i+arte junho

24
jun`12 EDIÇÃO Nº10 Distribuição Gratuita revista i+arte Oferta DVD OLHA, MEXE-TE COM ARTE MERGULHA-TE NAS FÉRIAS COM ARTE! PROJECTO INCLUSÃO PELA ARTE II

description

Revista do projecto inclusao pela Arte II do programa Escolhas

Transcript of i+arte junho

jun`12EDIÇÃO Nº10 Distribuição Gratuita

revi

sta

i+ar

te

Oferta DVDOLHA, MEXE-TE

COM ARTE

MERGULHA-TENAS FÉRIAS COM ARTE!

PROJECTOINCLUSÃO PELAARTE II

Equipa Projecto Inclusão Pela Arte

Anabela Matado(Coordenadora)

Nuno Duarte(Monitor Cid@net)

Sandra Lay Wá(Monitora de Dança)

Sónia Guerreiro(Técnica de Animação)

Vitoria Fialho(Monitora de Expressão Plástica e

Dramática)

http://www.facebook.com/ProjetoInclusaoPelaArte

site: http://inclusaopelaarte.programaescolhas.pt/

Email 2: [email protected]

TLF. 284 326 398TLM. 961 244 478

Edificio da Antiga Escola Primária, Bairro da Esperança 7800 Beja.

Contactos:

Nádia Silva(Monitora de HIP HOP)

Vítor Besugo(Monitor Futebol)

E-skills2012

7

Guerra dos Polegares

8

Olha, Mexe-te com Arte

9Vive Empreendedorismo

20

Actividadesde Verão

22

ViveSustentabilidade

14

MarchasBairro da Esperança 16Casting

Moda ePublidade18

Futebol de Rua

15

7E-skills2012 No Dia 30 de Março de 2012 pelas 15horas, o Projecto Inclusão Pela Arte II, organizou as E-skills 2012 na Casa da Cultura. Este Evento consistiu num conjunto de workshops ligados às indústrias criativas, nomeadamente em desenho digital, foto-grafia e multitouch com técnicos convidados.Importa ainda referir que as E-skills foi um evento promovido pela Direção Geral das Empresas e da Indústria, da Comissão Europeia, e coordenada pela DIGITALEUROPE e a European Schoolnet. Em Portugal será coordenada pela Direção-Geral de Educação em estreita colaboração com a UMIC – Agência Nacional para a Sociedade do Conheci-mento e Programa Escolhas.

MARÇO

No âmbito da campanha de pre-venção de envio de sms durante a con-dução, o projecto inclusão pela arte II, deu o seu contributo com a elaboração de um cartaz alusivo ao tema, elabo-rado por um jovem do nosso bairro (Flávio Pereira). O cartaz construído pre-tende passar a mensagem de que o en-vio simples de sms durante a condução pode causar em perigo a nossa vida e do que está à nossa volta.

8ABRIL

OLHA,MEXE-TECOM ARTE

9MAIO

O Seminário “Olha Mexe-te com arte” foi pensado e organizado pela eq-uipa técnica do projeto Inclusão pela Arte II. Realizou-se no passado dia 18 de Maio pelas 14.00 horas no auditório da Escola Superior de Educação de Beja e o grande objetivo deste encontro foi dar a conhecer ao exterior o trabalho que desenvolvemos junto das comunidades do Bairro da Es-perança e Pedreiras.Importa mencionar que o seminário foi um momento de partilha e reflexão do percurso que o projeto tem vindo a ter junto das pessoas.

OLHA, MEXE-TECOM ARTE

12

13

12

Oferta DVDOLHA,MEXE-TE COM ARTE

Inclui:

> Vídeo Inicio do Projecto Inclusão Pela Arte

> Vídeo do Seminário Olha, Mexe-te com Arte

> Fotografias do Seminário

13

ViveSustentabilidade noCID@NET O CID tem vindo a querer dar importância ao tema sustentabilidade. No nosso espaço já criamos alguma iniciativas tais como: a colocação de noticias sobre o tema sustentabilidade e o painel das ideias sustentáveis. Brevemente teremos ainda mais iniciativas, tal como a criação de um ecoponto de materiais recicláveis.

Ideia Sutentável da edição i+arte

Bar capta energia produzida pela dança de seus frequentadores “Todas as luzes e os sons de uma “balada” gastam uma quantia considerável de eletrici-dade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu es-tabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.”

Fonte: http://hypescience.com/as-10-ideias-sustentaveis-mais-curiosas/

14MAIO

15Futebol de Rua No Dia 19 de Julho de 2012 irá realizar-se em Beja o Torneio de Fute-bol de Rua Nacional, organizado pela Associação Cais. O Torneio irá estar pre-sente junto ao IP Beja, contando com a participação de 16 equipas. O Projecto Inclusão Pela Arte II irá participar no torneio com a equipa de futebol futes-perança.

MarchasBairro da Esperança Dia 29 de Junho, pelas 17 horas realizou-se no Bairro da Esperança as Marchas Populares, organizadas pela cresche “O Sonho da Criança” do C.S.C.R.B.E. As Marchas contaram com a par-ticipação de técnicos da instituição organizadora, crianças e pessoas do bairro. Após as Marchas Populares tivemos a apresentação do grupo de dança, o grupo de Hip Hop e ainda o grupo de Teatro do Projecto Inclusão Pela Arte II. Com a presença de um grande número de pessoas do Bairro da Esperança seguiu-se en-tão um final de tarde bem animado!

16Junho

17

Casting Moda ePublicidade No passado dia 23 de Junho de 2012, duas jovens inscritas no nosso projecto, Amanda Sou-za e Inês Bate, participaram no casting de moda e publicidade, no âmbito da Glam e Programa Escol-has que se realizou na Escola Básica de Ferreiras, em Albufeira. O evento contou com cerca de 40 participantes, onde alguns jovens tiveram a opor-tunidade de mostrar os seus talentos quer na dan-ça quer na sessão fotográfica para uma posterior selecção dos candidatos para Moda e Publicidade. Para a próxima fase serão seleccionados 10 partici-pantes.

18Junho

19

Vive Empreendedorismo

“Um seminário na Universi-dade Católica deu o mote para a dis-cussão sobre inovação e austeridade.

Sair da crise pode estar ao alcance de um auditório cheio, na Universidade Católica Por-tuguesa, em Lisboa. Apostar no empreende-dorismo cultural, no ‘crowdfunding’, mas so-bretudo “não perder tempo” e inovar foram as soluções apresentadas no seminário “Como Em-preender e Inovar em Tempos de Austeridade?”

Pedro Oliveira, coordenador do Programa Avançado de Empreendedorismo e Gestão de Inovação, da Católica, apresentou os cinco ora-dores de “empresas portuguesas que mostram que é possível inovar em tempos de crise”.

“Portugal não pode perder tempo, te-mos de ter uma atitude empreendedo-ra”, lançou Pedro Janela, co-fundador e Group Development Director do WY Group.

“Não ser inovador é muito difícil”, corrobora Francis-co Fonseca, co-fundador e CEO da AnubisNetworks.

Sandra Correia lembra o caso da Pelcor, empresa de que é co-fundadora e CEO, onde “ inovar é inovar sobre a inovação”.

Para sair da crise, Paulo Silva Pereira, co-fundador e CEO da PPL Crowdfunding Portugal, aposta no ‘crowdfunding”, que “permite às pessoas que tenham boas ideias arriscarem com baixo risco financeiro”.Para Guta Moura Guedes, Portugal devia investir no empreendedorismo de base cultural. “Todos os projectos nessa área que liguem boa gestão ao tecido cultural são alavancadores para o que Portugal pode fazer no mundo, e são-no em duas dimensões: a cultura tem um vector e um potencial de posicionamento e de contribuição para a imagem de Portugal muito importante”.

Já Pedro Janela deixa conselhos aos futuros em-preendedores: “Um jovem empreendedor que ten-ha uma ideia, que pense nela, mas que sobretudo a faça, que reúna com professores e mentores que o ajudem, que ganhe experiência e alguma tarim-ba para empreender e que rapidamente se lance”.

“O mais importante é fazermos as coisas de forma diferente”, conclui Francisco Fonseca.

Empreendedorismo vencedor

1 - Porquê?Pedro Janela defende que empreender em tem-pos de austeridade é uma boa ideia por que “há menos concorrentes, as pessoas estão assustadas e empreendem menos, porque as maiores empre-sas têm de pensar mais para tomar decisões, por-tanto quem começa tem mais oportunidades de ser visto, e porque a energia do empreendedorismo é a única coisa que pode transformar um perío-do de austeridade num período de crescimento”.

2 - Como?Uma das formas de se financiar é o ‘crowdfunding’, que “é uma boa aposta para um jovem empreendedor, porque é uma forma de fazer um primeiro teste ao mercado, por exemplo, para depois partir para um in-vestimento tradicional, já com um apoio vasto e recon-hecimento no mercado”, considera Paulo Silva Pereira.

3 - Em quê?“O empreendedorismo de base cultural pode ajudar Portugal a sair da crise, porque “todo o tipo de activi-dade ligada à ideia do empreendedorismo que possa acelerar a economia e das indústrias culturais é muito importante para Portugal, que tem uma componente criativa fortíssima”, acredita Guta Moura Guedes. “Espe-ro que haja bons empreendedores nesta área porque temos grande potencial a ser trabalhado aqui”, sugere.”

Nota: Trabalho publicado na edição de 13 de Fevereiro de 2012 do Diário Económico

“Como ser empreendedor em tempos de crise?”

20

21

Actividadesde Verão 2012 22 Começaram no mês de Julho as Actividades de Verão com o Projecto Inclusão pela Arte II. Os nossos Jovens têm agora oportunidade de partici-par em idas às piscinas municipais de beja e praia acompanhados pelos nossos técnicos de animação, com o transporte assegurado pela nossa entidade promotora Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança. Em Agosto iremos também participar na colónia de Férias. Contamos como tudo foi na próxima edição da i+arte.

Julho