Ideologia

8

Click here to load reader

Transcript of Ideologia

Page 1: Ideologia

John Rawls

John Rawls (Baltimore, 21 de Fevereiro de 1921 — Lexington, 24 de Novembro de 2002) foi um professor de Filosofia Política na Universidade de Harvard, autor de Uma Teoria da Justiça (A Theory of Justice, 1971), Liberalismo Político (Political Liberalism 1993), e O Direito dos Povos (The Law of Peoples 1999).

Justiça

A teoria da justiça de Rawls é extremamente influente no meio acadêmico e práticas consoantes com a mesma já fazem parte das políticas públicas de vários países, entre os quais se encontra o Brasil.

Rawls distinguia o surgimento das gerações do direito em três grandes grupos:

1° civil - Primeira Geração 2° político - Segunda Geração 3° social - Terceira Geração

No Brasil o que se pode observar é que a sequência para o surgimento dessas gerações se dá diferentemente: surge em primeiro lugar o grupo político, em seguida o grupo social e por último o grupo civil. A partir disso o que se pode obter é uma dentre tantas respostas para o motivo de ser a sociedade brasileira tão defasada

Ideologia

Page 2: Ideologia

 Ideologia: conjunto de idéias e pensamentos.

Conceito

Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy. 

O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Objetivo

Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma maquiada de indivisão.

Exemplo:

Todos são iguais perante a lei (verdade, numa sociedade burguesa) sugere que todos são iguais no sentido de terem oportunidades iguais (o que é falso, devido à propriedade privada dos meios de produção).

Desigualdade Social

Page 3: Ideologia

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.

Desigualdade agrava fome no nordeste

Da Redação

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado a partir de dados da renda per capita, grau de escolaridade e expectativa de vida, traz um quadro de desigualdades entre o Nordeste e o resto do Brasil.

A taxa de analfabetismo na região é de 22%, contra 7% no Sudeste e 6% no Sul do País. A média nacional é de 11%. A renda per capita nordestina representa cerca de 48% da média nacional. Esses índices fazem com que a situação de pobreza do NE encontre-se em patamares críticos. A incidência é ainda maior no meio rural. No Brasil, os índices de pobreza estão fortemente ligados ao grau de escolaridade e acesso a serviços de saúde.

Fonte: UOL.

Pesquisa mostra desigualdade e exclusão social na educação

O Globo e O Globo Online

SÃO PAULO - Um estudo que será apresentado nesta semana revela a extensão da desigualdade social ao cotidiano da educação no Brasil.

A pesquisa, da ONG Ação Educativa, toma por base dados de 2005 e algumas de suas conclusões foram antecipadas em reportagem publicada neste domingo do jornal "O Globo" Dos jovens de 15 a 17 anos, 45,3% cursavam o ensino médio. No Nordeste, essa taxa caía para 30,1%. No Sudeste, subia para 57,4%.

Page 4: Ideologia

Mais de 56% dos estudantes do ensino médio eram brancos; negros e pardos eram 35,6%. Quando se consideravam os 20% mais ricos, 76,1% deles estavam cursando o ensino médio. Dos 20% mais pobres, apenas 24,8% haviam chegado lá.

- Hoje temos mais de 60 milhões de brasileiros com mais de 14 anos sem ensino fundamental completo. Passam pela escola, mas não conseguem ficar. É o que chamamos de novo tipo de exclusão - diz o autor do estudo, o pedagogo Sérgio Haddad, da ONG Ação Educativa.

Haddad é duro ao especificar:

- Essa exclusão tem cor, raça e geografia. Quem está nas piores condições sociais recebe o que há de pior em educação.

Conclusão:

Neste trabalho concluímos que a desigualdade social no mundo vem de gerações passadas, tendendo cada vez mais piorar a cada dia que se passa.

Perante a democracia todos tem direitos iguais. Acesso a saúde, educação, transporte, segurança, emprego e moradia digna. Porém a democracia que se estabelece sobre o Brasil, é a democracia da burguesia (classe dominante). Enquanto uns tem muito outros tem pouco. E o brasileiro de certa forma já se “acostumou” com isso.

De certa forma o pobre é excluído pelos governos, os governos só falam em melhoria, mas em resolver ninguém é capaz. Quando falamos que o brasileiro já se acostumou com a vida que leva, falamos em contentamento. O povo brasileiro já está contentado com a vida que leva pelo fato de não quererem evoluir, pois não possuem nenhum incentivo do governo federal.

A cada eleição que se passa a esperança é grande de que irá acabar com a desigualdade, entretanto a tendência é só piorar.

Page 5: Ideologia

Trabalho de FilosofiaTema: A vida de John Rawls

e o conceito de ideologia

Nome: Vinicius Araujo Silva nº41

Nome: Bruna N. G. Santos nº09

Série: 1ºC.

Disciplina: Filosofia.

E.E. Calhim Manoel Abud.

São Paulo, 9 de novembro de 2010.

Page 6: Ideologia