Idm a vida e o ministério de jesus

27
IGREJA DE DEUS MISSIONÁRIA Pastor: Orlando Macêdo Júnior. Rua Dirce Coutinho 1927 Capim Macio - Natal/RN. RETIRO IDM A VIDA E MINISTÉRIO DE JESUS MICHAEL JOHANSSON MACEDO

Transcript of Idm a vida e o ministério de jesus

Page 1: Idm   a vida e o ministério de jesus

IGREJA DE DEUS MISSIONÁRIAPastor: Orlando Macêdo Júnior.

Rua Dirce Coutinho 1927 Capim Macio - Natal/RN.

RETIRO IDM

A VIDA E MINISTÉRIO DE JESUS

MICHAEL JOHANSSON MACEDO

NATAL, BRASILSETEMBRO/2011

Page 2: Idm   a vida e o ministério de jesus

PALAVRAS DO AUTOR

O povo de Deus tem sido destruído por falta de conhecimento, isto é o que nos diz a Palavra de Deus em Oséias 4:6. Creio mais do que nunca que nós, a Igreja do Deus vivo, o povo de Deus, precisamos estar equipados com as verdades, os princípios do Senhor. Nós vivemos nos últimos dias e sabemos que muitos falsos profetas têm surgido e muitos outros surgirão e enganarão a muitos, até os escolhidos se puderem. Nossas vidas devem estar fundamentadas naquilo que o Senhor falou, tem falado e irá falar. Jesus já conquistou uma vida mais que abundante ao morrer e ressuscitar daquela cruz e precisamos ter conhecimento do que possuímos, de quem somos e do que podemos em Cristo Jesus. Existe uma vida sobrenatural a se viver ao lado de Jesus e, se nós, povo de Deus, não nos apropriarmos das verdades e não fundamentarmos nossas vidas na Palavra de Deus, não iremos usufruir e vivenciar tudo o que já é nosso por direito. A única forma de andarmos cheios da vida de Deus é conhecendo a verdade. A verdade nos libertará.

Escrevi esta apostila com o objetivo de conhecermos mais sobre a vida e ministério de nosso Senhor Jesus. Incentivo a você, líder de grupo, a ler com atenção cada tópico escrito nesta apostila e se apropriar daquilo que é a verdade. Peço a Deus para que Ele abra o seu entendimento para que você venha a entender mais sobre o que realmente é vida cristã.

Oriento que, para esta leitura, se faça o uso da bíblia como instrumento de consulta. A bíblia é a Palavra de Deus e contém tudo o que é necessário e essencial para vivermos nossas vidas diante do Senhor. Esta apostila ou nenhum outro livro estão acima da bíblia e a podem substituir, pois esta, possui as sagradas escrituras e como já mencionei anteriormente ela é a Palavra de Deus.

Desejo a todos uma ótima leitura!

Michael Johansson Macêdo

Page 3: Idm   a vida e o ministério de jesus

Jesus é eterno, não teve início.Jesus não começou a existir 2000 anos atrás. Jesus é eterno como o Pai e o Espírito

Santo. Ele não teve início quando nasceu do ventre de Maria. Jesus é Filho de Deus antes dos tempos, Ele é Filho de Deus desde a eternidade.

João 1:1-5: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

João 8:56-58: Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

Jesus no Antigo Testamento.Vemos Jesus no Antigo Testamento:

1. Profecias faladas.2. “Profecias em Imagem” (Pinturas ou eventos que apontavam para Jesus).3. Aparições. (Jesus apareceu no antigo Testamento – mas nunca se identificou como

Jesus – algumas são especulações).

Gênesis

No primeiro livro da bíblia já vemos muitas imagem de Jesus no Antigo Testamento. Deus já havia preparado a solução para a humanidade desde o início, logo depois da queda.

A Semente da mulher – 3:14-15 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Abel foi um pastor de ovelhas que e morreu de forma inocente. Isaque. – capítulo 22 (o primeiro filho primogênito para ser sacrificado no Monte

Moriá).

Isaque levou a lenha como Jesus levaria a cruz. / Houve um substituto. / Abraão disse: Nesta montanha Deus Proverá. (anos depois o templo seria construído naquela montanha e em uma pequena parte mesmo daquela montanha (chamada Gólgota) Jesus foi crucificado).

José – capítulos 37-45 (o salvador rejeitado).

Era o filho preferido do pai. / Foi rejeitado pelos os seus. / No tempo de fome os irmãos de José (que simbolizavam os judeus) vão ao Egito e não o reconhecem (acham que é um estranho – Jesus não foi reconhecido pelos seus – assim como José. / Mas no fim no livro vemos José revelando quem ele era e dizendo: isso é para a salvação de muitos (futuro – Jesus um dia irá se revelar para os Judeus e eles serão perdoados).

“Shiloh”. 49:10 – O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.

Page 4: Idm   a vida e o ministério de jesus

“Shiloh” = aquele a quem a honra, o tributo pertence.

Jacó chama filho por filho e declara palavras de profecias para cada um. E ele diz algo interessante para Judá (Jesus veio da tribo de Judá).

Êxodo

Moisés – capítulo 2 (salvo da morte quando criança). Moisés tirou o povo do cativeiro. O Cordeiro Pascoal (simbolismo do sangue que seria derramado e do corpo moído de

Jesus na cruz) - 12:5-7,13 - O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

Levítico

Sacerdotes – Mediadores entre Deus e os homens. Sacrifícios - Capítulo 16 (os pecados seriam transferidos das pessoas para aqueles

animais e seus pecados seriam tirados deles. Era algo que acontecia constantemente e apontava para um perfeito sacrifício que tiraria de uma vez por todos os pecados do povo).

O sangue expiatório - Capítulo 17 O ano do Jubileu Capítulo 25. (a cada 50 anos seria um ano de júbilo e todos os

escravos seriam livres e todos os débitos seriam cancelados). Era um símbolo do que Jesus faria. Em Lucas 4 Jesus estava se referindo ao ano de Júbilo dos Judeus. Jesus estava cumprindo o ano de Júbilo.

Números

Serpente de bronze. – capítulo 21. – João 3:14-15 – 2 Coríntios 5:21 - A serpente simbolizava os pecados que Jesus tomaria sobre si na cruz. Ele se fez maldição em nosso lugar.

A visão de Balaão. – 24:1 (Balaão tenta amaldiçoar várias vezes o povo de Deus, mas acaba abençoando-os. Ele acaba profetizando sobre o Messias que estava por vir. Este rapaz estava sendo pago para profetizar maldição contra o povo de Deus, mas acaba que ele profetiza sobre o futuro Messias. O único sinal profético que o povo do leste ouviu sobre o Messias foi sobre uma estrela. E foi uma estrela que os magos viram como sinal no céu).

Deuteronômio

Um profeta virá. – 18:15,18 Pendurado no madeiro – 21:22-23 – Gálatas 3:13

Josué

Josué. – Liderou o povo de Deus para dentro da Terra Prometida. O Nome de Josué era conectado ao de Jesus. Em hebreu é o mesmo nome. Significa: o Senhor salva.

O príncipe do exército do Senhor – 5:13-15

-Em Hebreu essa expressão “O príncipe do exército do Senhor” é o comandante geral. Não há ninguém acima dele. E aquela pessoa recebeu a adoração. Anjos não recebem adoração. Nós

Page 5: Idm   a vida e o ministério de jesus

vemos os anjos da bíblia não permitindo que os homens os adorassem. Mas “esse anjo” aqui encoraja aquela adoração: tira as tuas sandálias. (especulação de que aqui é o próprio Jesus).

Ruth

Boas. – O redentor que se casou com uma noiva pagã.

1 & 2 Samuel

Davi. – Um pastor de Belém que foi ungido como rei e construiu um reino forte.

“Hosann

a, Filho de Davi”. Jesus era o Filho de Davi que estabeleceria o reino eterno.

1 & 2 Reis

Elias. – Os milagres e a compaixão com o fraco e perdido. / “Cada milagre de Elias tem uma ligação profética com os milagres de Jesus”.

Neemias

Lamentou pelo seu povo e restaurou o que estava destruído. Jesus lamentou sobre o seu povo e sobre Jerusalém.

Jó – O sofrimento e a restauração. O sofrimento conduziu Jesus à restauração. O sofrimento foi por um período de tempo.

Salmos

(Diversos Salmos são citados cerca de 70 vezes no Novo Testamento, incluindo 50 vezes sobre o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus).

Salmos Messiânicos: 2, 8, 16, 22, 24, 40, 47, 69, 72, 89, 96, 110, 145.

Quando Davi escreveu o Salmos 22 a crucificação não ainda não existia. / Esse verme no original é aquele verme que vira borboleta. “A escarlata era extraída de um inseto Oriental (verme) que infesta certas árvores. Eram juntadas, esmagadas, secadas, e transformadas em um pó que produzia uma matiz carmesim brilhante. Escarlata fala de sacrifício e simboliza a Cristo em seus sofrimentos”. O Salmo 22, de crucificação traz citações de Jesus, como dizendo - "eu sou um verme". Deus, de alguma maneira deu a Ele mesmo, um corpo de carne e sangue, e então morreu, e dá a Sua vida como um resgate por nós todos, sendo esmagado nos moinhos da justiça de Deus. Escarlata: cor brilhante de carmesim vivo, diferente do escarlate de hoje. A matéria colorante extraía-se de um inseto, Coccus ilicis.

Provérbios

A Sabedoria. – 8:14-35. (Leia “Jesus” ao invés de Sabedoria)

Cantares

O homem e a mulher = Cristo e Sua noiva.

Isaías

Page 6: Idm   a vida e o ministério de jesus

Várias referências (8:14:16; 9:6-7; 11:1-9; 35; 49), especialmente no capítulo 53. Uma das maiores profecias sobre Jesus.

Isaías 53 é o único capítulo na bíblia onde encontramos os sete nomes da aliança de Deus.

Jeremias

Jeremias – 11:19 - Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.

Ezequiel

O Bom Pastor – 34:11 – Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.

Daniel

O Filho de Deus – 3:24-25 – (a segunda possível aparição de Jesus de forma visível no A.T.)

O Filho do homem – 7:13-14

Jonas

O sinal de Jonas – Jonas 1 - Mateus 16:4 (Jonas passou 3 dias na barriga do peixe – “Jesus morto”).

Miquéias

Um messias de Belém – 5:2

Zacarias

Montado em um jumento – 9:9 A Aliança de Sangue – 9:11 30 peças de prata – 11:13 O Primogênito – 12:10

Malaquias

O Sol da Justiça – 4:2

Page 7: Idm   a vida e o ministério de jesus

Jesus no Novo TestamentoOs evangelhos não são biografias. O propósito não é nos dar detalhes sobre a vida de

Jesus. Eles nos dão o conhecimento necessário para sermos salvos.

A maior parte do conhecimento, informações que temos sobre Jesus é sobre os 3 últimos anos de Jesus.

Versículos-Chave: Lucas 1:26-35

Versículos-Chave: Lucas 2:1-7

-A encarnação e o nascimento de Jesus.

Informações: Noivado e Casamento na época de Jesus

Nos dias de Jesus as mulheres casavam-se quando tinham em torno de 14 e 15 anos e os homens em torno de 16 a 18 anos de idade. A maioria dos casamentos eram arranjados pelos pais do garoto e da garota. Isso fazia parte da cultura.

Um ano antes do casamento o casal noivava. (A bíblia não fala quanto tempo Maria e José estavam no noivado no momento em que o anjo fala com Maria). Durante o ano de noivado o noivo pagava dinheiro o ano todo ao pai da garota por todo o gasto que a garota viesse a ter. Ele já cuidava da parte financeira dela.

O primeiro dia do casamento o noivo levava a noiva para casa. E a dava presentes. Na primeira noite eles não tinham relações sexuais e ficavam em quartos separados. No segundo dia (1) o casal prometia cuidar um do outro (isso na presença de todos) – era uma troca de valores para o casamento. (2) O sacerdote dava a bênção sobre o casal e assim eles se tornavam marido e mulher. (3) E havia um contrato de casamento. Esse contrato era entre o marido e os pais da noiva e naquele contrato dizia que o marido concordava em pagar um considerável valor em dinheiro aos pais da noiva. (Na cultura judaica desde os 3 anos de idade o menino já começava a ajudar o pai, de uma forma natural, em seu negócio. Assim desde

Page 8: Idm   a vida e o ministério de jesus

pequeno o garoto já começava a ajudar e contribuir nos negócios da família. Uma garota não ajudava nos negócios da família, mas ajuda a sua mãe. Era ilegal uma mulher ter um negócio. Isso era o mais comum. Ou seja, os garotos traziam alguma ajuda financeira e por isso as família, em geral, preferiam meninos. O que não fazia os garotos serem mais dignos que as garotas, eles tinham o mesmo patamar. Assim, na tradição, o garoto pagava algo à família por ter cuidado da garota). Neste segundo dia o casal tinham a primeira união sexual e depois disso eles tinham 7 dias de celebração (dia 2 do casamento ao 8). E era uma obrigação do jovem casal dar comida e bebida e tudo mais aos convidados.

Versículos-Chave: Mateus 1:18-25 – “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”. ... “e recebeu sua mulher . Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus”. (Ler o texto todo)

-O sonho de José.

Quando José recebe a Maria ele cumpre o primeiro dia do casamento, mas na continuação dos dias ele não tem relações com Maria.

(Alguns cristãos acreditam que José e Maria tiveram um casamento normal e tiveram filhos e filhas juntos. Mas outros cristãos acreditam que Maria foi virgem todo o casamento e eles viveram juntos, mas não tiveram uma família, somente Jesus como filho. Visão 1 - Aqui nesses versos mostra que José não conheceu a Maria ENQUANTO ela não deu à luz um filho. No livro de Marcos (Marcos 6:3 ) encontramos claramente que Jesus tinha irmãos. Visão 2 – Diz que Maria e José não tiveram outros filhos. No grego a palavra IRMAOS usada em Marcos pode ser entendida como pessoas da família (primos, etc). Defende-se de que José não podia ter relações com Maria por causa do chamado especial de Maria. E José deveria se guardar da mesma forma que os sacerdotes não tinham relações sexuais no tempo em que estavam ministrando diante do Senhor e da forme que toda a congregação de Israel não tiveram relações durante o tempo em que Moisés estava no Monte Sinai). O que fazer neste caso? Posso ter minha opinião sobre a visão correta, mas preciso entender que existem os dois argumentos. Isto não é uma questão sobre salvação. É uma questão que não temos total certeza e existem diferentes tipos de pensamentos. Assim devemos tratar as pessoas com respeito e curiosidade. Não podemos sair por ai dizendo que temos a resposta correta.

Versículos-Chave: Lucas 2:21-38

-Circuncisão e sacrifícios.

No dia 8 (segundo a Lei) o filho de cada casal judeu deveria ser circuncidado. E o primeiro filho, depois 40 dias, deveria ser levado à Jerusalém, ao templo, e ser apresentado ao Senhor e serem feitos sacrifícios. Como Jesus era o primeiro filho, ele, pela cultura, deveria ser levado ao templo. Levíticos 12 fala sobre os sacrifícios para o primeiro filho. O interessante era que uma ovelha deveria ser sacrificada. E para aqueles que não tiverem como oferecerem uma ovelha (por falta de condições financeiras) poderia oferecer o que foi oferecido por Jesus. Aqui a família de Jesus ainda não havia recebido a provisão dos magos. Mostra que eles não tinham muitas condições.

Versículos-Chave: Mateus 2:1-12

-Aqui Jesus não estava mais na estrebaria, mas em uma casa.

-Os magos guiados pela profecia de Balaão (Números 24:1), sobre a estrela. Foram guiados por uma promessa e não por astrologia.

Page 9: Idm   a vida e o ministério de jesus

-Dois grupos de pessoas vieram para ver Jesus. Pastores vieram na mesma noite em que Jesus nasceu. Os magos vieram um tempo mais tarde. Quando os magos vieram Jesus já estava em CASA. Os pastores de ovelhas simbolizavam o pobre e simples homem. E os magos falam sobre grandeza e riqueza. Aqui mostra que esse rei reinaria tanto para os pobres quanto para os ricos. Os pastores de ovelhas eram de Belém (judeus), mas os magos eram GENTIOS! Deus já estava mostrando que esse rei seria Messias sobre pobres, ricos, judeus e gentios.

Versículos-Chave: Mateus 2:13-23

-Os primeiros anos de Jesus.

-Esses versos aconteceram durante mais ou menos dois anos. Eles saíram da Judéia (Belém) para o Egito. Os primeiros anos de Jesus aconteceram no Egito. Do Egito eles foram para Nazaré.

-Não temos muitas informações sobre a infância de Jesus. Mas podemos dizer que foi como a dos outros garotos da época.

Informações: Infância e escola na época de Jesus

Os garotos começavam na escola com a idade de 5-6 anos. A escola era na sinagoga. A sinagoga era o centro cultural e social da comunidade. O primeiro estágio na escola era chamado BET SHEFER (5-9 de idade). Quatro disciplinas eram focadas: Teologia (conhecendo a Deus), Geografia (conhecendo a nação), Língua (primeiramente o judeu) e História (do povo judeu). O Torá era o livro usado para todas as disciplinas. Tudo era estudado pelo Torá. Aos 10 anos de idade se entrava para o próximo estágio chamado BET TALMUD e ficava até os 12-13 anos de idade. Passava-se a aprender sobre a tradição oral (passada de uma geração para outra oralmente), sobre aquilo que não estava no Torá. E por fim, com a idade de 13 anos, havia uma celebração para mostrar à sociedade de que os garotos estavam prontos para ser responsáveis pelos próprios atos. A graduação era e é chamada BAR MITZVAH. Era uma grande celebração. Espiritualmente ele se tornava um adulto. Esses garotos já haviam decorado a maior parte das escrituras, do Torá. E além de irem à escola eles ajudavam seus pais nos negócios.

(Jesus tinha doze anos quando foi ao templo e conversou com os doutores da Lei. Provavelmente Ele estava no estágio chamado BET TALMUD).

As garotas eram educadas em casa pelas mães. Estudavam basicamente as mesmas coisas, mas em casa. (no tempo de Jesus).

Versículos-Chave: Lucas 2:41-52 – “Ora, anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Festa da Páscoa”...

Todos os anos eles iam a Jerusalém. E encontramos três vezes Jesus indo a Jerusalém para a Festa da Páscoa COMO ERA DE COSTUME. Aqui vemos a importância da educação dos pais sobre os filhos. Os pais mostravam a Jesus como viver aquele costume.

Quando se fala aqui “E DESCEU COM ELES PARA NAZARÉ” fala sobre descer o Monte Sião onde Jerusalém está e ir para outros lugares. Isso é o que significa subir e descer de Jerusalém.

18 anos se passam agora e a bíblia não fala nada sobre a vida de Jesus.

Page 10: Idm   a vida e o ministério de jesus

Versículos-Chave: Marcos 1:1-5 (João Batista)

Lucas 3:1-10

João Batista. (o chamado de João Batista era fazer as pessoas despertarem sobre a verdade sobre suas vidas, de que eram pecadoras e precisavam de perdão. Acordar as pessoas sobre a realidade. Ele estava preparando os corações das pessoas para ouvirem Jesus e receberem o perdão de Jesus).

AD 26 (Aproximadamente).

Versículos-Chave: Mateus 3:13-17

João 1:29-34

AD 27 (Aproximadamente).

O batismo de João era para pecadores. E por que Jesus foi batizado por João Batista? Não se tem certeza, mas pode ter sido: (1) Por causa de significância profética (imagem profética falando do futuro de Jesus de que Ele morreria e ressuscitaria); (2) o batismo é um sinal de dedicação.

O batismo de Jesus foi o ponto inicial do Ministério de Jesus.

Page 11: Idm   a vida e o ministério de jesus

O Ministério de Jesus(Em quatro partes, períodos).

Importante: Norte de Israel – Galiléia. No Sul de Israel – Judéia. Pequena parte no meio de Israel – Samaria.

Primeira parte: Pregando e batizando na Judéia

Começou com o batismo no rio Jordão.

Versículos-Chave: Lucas 4:1-13

-Jesus foi tentado pelo inimigo, pois Ele era o segundo Adão e desta vez não caiu como o primeiro Adão caiu. (Enquanto você permanecer na Palavra de Deus o inimigo terá que fugir cedo ou tarde).

Versículos-Chave: João 1:35-42

(Jesus já conhecia alguns discípulos antes de chama-los).

Versículos-Chave: João 2:1-12

Jesus durante seu ministério na Judéia ele vai até esse casamento em Caná da Galiléia.

Aqui Jesus está vindo para a vida familiar das pessoas. Jesus mostrando que Ele era um Deus para a família. Aqui mostrando a bênção do casamento. O Novo Testamento começou da mesma forma que o Antigo: Deus abençoando o casamento.

Resumo: Tentado pelo inimigo, pregações, encontra alguns futuros discípulos, primeiro milagre em Caná.

Jesus celebra a Páscoa em Jerusalém AD 27

Versículos-Chave: João 2:13-21

Page 12: Idm   a vida e o ministério de jesus

No tempo de Jesus havia muita corrupção. No tempo da Páscoa as famílias traziam um cordeiro para ser sacrificado. Os cordeiros eram dados aos sacerdotes para serem investigados, pois deveriam ser puros. As viagens muitas vezes eram longas e os cordeiros muitas vezes não passavam pela investigação devido as consequências de terem enfrentado uma longa viagem. E muitas ovelhas, segundo o sacerdote, não eram puras o suficiente para serem sacrificadas. Assim, pessoas começaram a vender ovelhas, no templo, para os sacrifícios para o Senhor! Muitas pessoas tinham que pagar um preço alto para sacrificar ao Senhor. Deus odeia quando pessoas são usadas. Os pobres estavam sendo usados para dar lucro a outros. Os sacerdotes estavam fazendo as pessoas comprarem cordeiros dizendo que os que elas traziam não eram bons para o sacrifício e por isso Jesus reagiu daquela forma.

Versículos-Chave: João 3:1-3,22-23

Páscoa

Celebrado no mês de Nisan (nosso Janeiro). É o primeiro mês dos judeus.

Dia 10 – os cordeiros eram trazidos à Jerusalém.

Dia 12 – Inspeção dos cordeiros. (foi nesse dia que Jesus limpou o templo).

Dia 14 – os cordeiros eram mortos e as pessoas comiam a alimentação pascoal. Era um dia de celebração.

-Jesus permaneceu na Judéia para pregar e batizar, lado a lado com João Batista durante a primavera, verão e outono de AD 27. Os dois estavam pregando e batizando na Judéia. (os discípulos de Jesus quem batizavam). Imagine os maior profeta do A.T junto ao maior profeta do N.T trabalhando na mesma área e no mesmo tempo. João estava diminuindo e Jesus crescendo.

Versículos-Chave: João 4:1-10,25-30 - ...”Era-lhe necessário passar por Samaria”...

-Jesus retorna à Galileia através de Samaria. (AD 27).

Os judeus que iam e voltavam entre Judéia e Galileia evitavam passar por Samaria. Por que Jesus passou por ali?

Samaria

No fim do A.T o sul e norte de Israel são feitos cativos. (Sul – Babilônia). (Norte – Assíria). (2 Reis 17). A Assíria tomou para seu reino as melhores pessoas de Israel e as levou para sua terra e tomou as piores de todo o reino e trouxe a Israel. Eles queriam extinguir o povo judeu, misturá-los com outros povos. Assim esses povos trouxeram suas culturas e deuses para Israel. Os judeus fizeram de tudo para evitar essas pessoas e essas pessoas foram gradativamente se movendo para essa área chamada Samaria e então foram chamados samaritanos. Eram pessoas que receberam o Deus judeu, mas também adoravam os deuses assírios. Eles acreditavam em vários deuses. Assim os judeus rejeitavam aquelas pessoas. E assim os judeus de forma alguma passavam por Samaria.

-Jesus foi levado pelo Espírito Santo à Samaria. Nenhum judeu passava por ali, mas foi NECESSÁRIO Jesus passar por ali. Jesus, pela primeira vez, em Samaria, confessa que Ele é o Messias. Jesus mostrou que Ele seria o Messias, também, dos gentios. Por isso Jesus fala com a

Page 13: Idm   a vida e o ministério de jesus

mulher samaritana. (Mais tarde, em seu ministério, Jesus falou a vários judeus a parábola do Bom Samaritano).

Segunda parte: O Evangelho é pregado e pessoas são curadas em cada cidade e vila da Galileia.

A maioria das curas e libertações que Jesus fez aconteceu na Galileia.

Galileia é uma parte pequena. Você pode imaginar como a fama de Jesus era grande naquela parte. É por isso que multidões o seguiam e Ele curava a todos. O pessoal do sul (Judéia) considerava o pessoal do norte como pessoas comuns como carpinteiros e pescadoras. Galileia também era conhecia como Galileia dos gentios.

O primeiro milagre de cura “gravado” no Ministério de Jesus.

Versículos-Chave: João 4:45-54 – Quando chegou à Galiléia, os galileus deram-lhe boas-vindas. Eles tinham visto tudo o que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa da Páscoa, pois também haviam estado lá...

As pessoas da Galiléia eram as pessoas que mais sofriam com a corrupção no templo em relação aos cordeiros. E eles viram e souberam o que Jesus fez no templo, como Ele limpou o templo. E eles gostaram disso. E O receberam.

Jesus, em seu primeiro milagre de cura (que encontramos nas escrituras), está conectado a um gentil. Observemos a fé NA PALAVRA. Jesus não precisou impor mãos aqui. O homem creu na Palavra e a recebeu.

Versículos-Chave: Lucas 4:14-30

Jesus na sinagoga de Nazaré.

No ano 50 era o ano do jubileu onde tudo era restaurado e os escravos eram feitos livres. E Jesus disse que proclamava aquele ano. Jesus, novamente, proclama que Ele é o Messias, mas desta vez aos judeus.

Informações: As Sinagogas.

Nós não encontramos as sinagogas no A.T, mas no N.T nós encontramos muitas vezes. A idéia das sinagogas começou na Babilônia, enquanto o povo estava no exílio. O povo estava longe do templo e do lugar santo. Estavam arrodeados por outros deuses e culturas, então tiveram a idéia de criarem as sinagogas. Era um centro cultural e religioso judeu. Era um centro de educação para a comunidade judaica. Era um local também para praticar a religião e para as pessoas terem comunhão.

-Esdras é tido como o pai das sinagogas. Ele desenvolveu a idéia.

Assim, quando o povo voltou do exílio eles continuaram com a idéia das sinagogas. Em toda vila encontravam-se as sinagogas. Hoje elas ainda existem.

Havia um líder na sinagoga (comparado ao pastor da igreja). Jairo era um líder, por exemplo, de uma sinagoga.

Não havia sacrifícios nas sinagogas. Os sacrifícios aconteciam no templo. Todos os dias as escrituras eram lidas.

Page 14: Idm   a vida e o ministério de jesus

A data mais importante nas sinagogas era o sabátt. Sete escrituras eram lidas por sete diferentes homens. Eles se levantavam, liam as passagens, sentavam e comentavam um pouco sobre o texto lido. Eles não tinham como preparar nada. O líder da sinagoga dizia na hora quem seriam as pessoas e elas tinham que fazer algum comentário. Meninos de 11 anos à homens idosos eram escolhidos.

Foi o que Jesus fez. Ele se levantou, leu, sentou e comentou a passagem lida.

Versículos-Chave: Lucas 4:31-41 – Então ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia...

-Jesus expulsa demônios e ministra cura para a multidão.

As pessoas ficam maravilhadas com o que Jesus estava fazendo. No A.T não encontramos ninguém expulsando demônios. Davi tocou a arpa e trouxe a glória de Deus e o espírito saiu de Saul, mas Davi não expulsou o demônio. Isso era totalmente novo. Eles não conheciam esse nível de autoridade. Cafarnaum é um lugar muito pequeno. É uma pequena vila. Muitas pessoas foram curadas em Cafarnaum.

Versículos-Chave: Mateus 4:18-22 – Andando à beira do mar da Galiléia...

-Os discípulos são chamados.

-Jesus já havia tido contato com alguns discípulos. Agora Ele os chama para um ministério em tempo integral.

Informações: Os Discípulos

Ter um grupo de discípulos em algo tradicional e comum. Todo Rabi tinham um grupo de discípulos com ele. A tarefa deles era a de memorizar o ensino do Rabi e espalhar o ensino. É por isso que vemos Jesus pregando basicamente a mesma coisa algumas vezes. Ele fazia isso para que os discípulos memorizassem o Seu ensino. Os discípulos tinham que saber ensinar a mesma coisa que o Rabi os ensinava. Ser discípulos era escutar a mesma coisa várias vezes. Jesus estava investindo na vida dos discípulos. Ser discípulos é escutar e escutar; decorar e decorar. Para que possamos passar tudo da MESMA forma que o professor nos ensinou.

Versículos-Chave: Lucas 5:12-35

-Jesus ensina, cura o doente e expulsa demônios. (AD 28).

-Jesus proclama duas coisas: 1- sua vontade para curar. 2- Ele proclama Seu poder para perdoar.

Versículos-Chave: João 5:1-9

-A cura do homem no tanque de Betesda. A segunda Páscoa durante o ministério de Jesus. Páscoa de AD 28.

Informações: Jesus curando o doente.

*Por quê?

1.Jesus curou para cumprir as profecias. (muitas das profecias relacionadas ao Messias estão relacionadas com cura). As curas provam que Jesus é o Messias.

2.Para confirmar, provar Sua Palavra. Muitas vezes vemos Jesus ensinando e logo depois curando.

Page 15: Idm   a vida e o ministério de jesus

3.Para mostrar a natureza de Deus. (mostrava a misericórdia e compaixão e amor de Deus).

4.Ele curava por amor e compaixão.

*Como?

1.Pela Sua Palavra.

2.Contato físico.

3.Pelos dons de curar. (=agindo de acordo com a instrução do Espírito naquele tempo específico).

Versículos-Chave: Lucas 6:1-49

-Jesus confronta os fariseus. Os doze são escolhidos. O Sermão da Montanha.

Mateus 5-7 – o Sermão Completo do Sermão da Montanha.

Informações: Os Fariseus.

Não os encontramos no A.T. 400 anos se passaram entre o A.T e o N.T. Tempo de Silêncio. Foi um tempo de turbulência. Muitos povos vieram contra Israel. Durante esse tempo de horríveis circunstâncias, os fariseus se levantaram como um grupo de pessoas que defendiam a Palavra de Deus e a fé de Israel. Eles aparecerem para defenderem os costumes e tradições. Não era qualquer um que podia fazer parte desse grupo. Era um grupo restrito. Eles começaram com os melhores dos motivos. Mas o tempo em que Jesus veio, o zelo e a paixão pela Palavra se tornaram em legalismo. Eles viram que a Lei não citava, não cobria algumas áreas vida. Então, eles inventaram algumas leis que deveriam ser seguidas pelo povo. Criaram novas leis. Eles queriam, no início, que o povo seguisse o bom caminho. Mas eles se tornaram legalistas e começaram a dividir as pessoas. Eles começaram a se achar bons de mais para cumprirem a Lei e viam os outros como totalmente longe de cumprir a Lei. Teve uma divisão entre “os bons e os mal”. Os outros não eram suficientes para cumprir a Lei, mas achavam que eles eram. Eles adicionaram novas Leis. E Jesus veio para os pecadores e por isso os fariseus não aceitaram a Jesus. -Não eram conectados ao templo.

Informações: Os Saduceus.

. Eram mais liberais. Eles não aceitavam as leis inventadas pelos Fariseus, mas tinham a opinião de que se a Lei não te diz algo específico sobre algo na sua vida você pode fazer o que você quiser. Eles eram bastante influenciados pela filosofia grega e por isso não acreditavam em muitas coisas que eram conectadas com o sobrenatural. Eles não acreditavam, por exemplo, em ressurreição e em anjos. Estavam conectados com o templo. Estavam no pátio do templo. Assim, quando o templo foi destruído eles deixarem de ser um grupo. (70 AD)

Versículos-Chave: Lucas 7:1-23, 36-50

-Jesus cura o servo de um oficial, ressuscita um garoto morto em Naim e é ungido na casa de Simão o Fariseu.

-Foi a primeira que Jesus ressuscitou alguém dos mortos.

-Jesus foi à casa dos pobres e dos ricos; dos pecadores e dos seus.

-Jesus é ungido por uma pecadora. Ela chora lágrimas de agradecimento.

Page 16: Idm   a vida e o ministério de jesus

-Aquela mulher e Simão eram pecadores. E aqui Jesus mostra que um estava acordado para a necessidade de perdão e o outro não. Simão achava que o que ele estava fazendo já era tudo. A mulher mostrou o quanto necessitamos e carecemos do perdão de Deus. Ela se derrama em agradecimento a Jesus.

Versículos-Chave: Lucas 8:22-33

-Jesus acalma a tempestade e livra o homem possesso de Gadara.

-Primeira vez que Jesus faz um milagre relacionado com a natureza caída.

Versículos-Chave: Lucas 8:40-56

As pessoas estavam esperando Jesus. Estavam na expectativa. Jesus, em Cafarnaum, estava fluindo em cura. Até o chefe da sinagoga se prostrou perante o Senhor. A cidade estava indo atrás de Jesus. As pessoas estavam esperando serem curadas e receberem algo de Jesus e Jesus pôde curar muitos. Cafarnaum tinha uma atmosfera de fé e expectativa. E assim Jesus pôde fazer o que Ele quis sem limites. Uma atmosfera de fé e expectativa sempre fazem Jesus agir com liberdade.

Versículos-Chave: Marcos 6:1-6 –... Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar.

-A filha de Jairo é ressurreta e uma mulher com fluxo de sangue é curada, em Cafarnaum. Jesus é recebido com descrença em Nazaré.

Aqui não diz que Ele não era capaz de curar e fazer milagres, mas diz que ali Ele não pôde fazer nenhum milagre por causa da incredulidade das pessoas. As pessoas não esperavam nada dele e não tinham expectativa (fé, confiança) Nele. A incredulidade tirou a atmosfera de fé para que Jesus pudesse fazer o que Ele queria.

-As pessoas, em Nazaré, criticaram e questionam Jesus.

-Nós devemos levar a atmosfera de Cafarnaum aonde nós formos. Devemos adicionar a atmosfera de fé e expectativa onde eu for. Devo me levantar dizendo: Hoje o Senhor fará algo. Hoje é dia de milagre.

Versículos-Chave: Lucas 9:1-6

-O ministério de Jesus cresce. Os discípulos são enviados pela Galiléia. 28 D.C

-Jesus dar poder e habilidade aos seus discípulos para expulsar demônios e curar enfermos.

-Eles foram por toda a Galiléia. Isto deve ter durado algum tempo.

(NUNCA TENHA A DESCULPA DO SEU MINISTÉRIO PARA COM DEUS PARA LARGAR SUA FAMÍLIA. NÃO É VONTADE DE DEUS QUE VOCÊ DEIXE SUA FAMÍLIA DE LADO PARA SERVÍ-LO. SE VOCÊ FALHAR COM SUA FAMÍLIA VOCÊ VAI FALHAR EM SEU MINISTÉRIO. / NÃO SE APEGUE AOS BENS MATERIAS AO PONTO DE QUE DEUS NÃO PODE TE MOVER E TE USAR).

Versículos-Chave: João 6:1-15

-Alimenta os cinco mil. Todos experimentaram o milagre. 29 D.C

Page 17: Idm   a vida e o ministério de jesus

Tentaram fazer de Jesus um rei. Jesus sabia que o caminho para o seu reinado não era pela fama, mas pela cruz. Jesus venceu a tentação de tomar o caminho fácil e curto. Existirão momentos na sua vida que você receberá ofertas ótimas. Não tome o caminho que parece ser o melhor sem tirar tempo com o Senhor. Primeiro fique sozinho com o Senhor e escute-o. Não tome decisões que vão mudar a sua vida de uma grande forma sem antes “subir ao monte” sozinho e conversar com o Senhor.

-Você tem dúvida sobre alguma direção, questão? Tire um tempo sem internet, tv, etc e fique sozinho com o Senhor. Qual o próximo passo? Com quem vou casar? Qual igreja eu irei servir? Tire tempo com o Senhor. Você pode pensar: e se a oportunidade desaparecer? Deus não trabalha assim. Deus sempre te dar tempo para subia ao monte para buscá-lo. Deus não trabalha com stress.

Versículos-Chave: Mateus 14:22-33

-Jesus anda sobre as águas.

-Isto foi durante a noite. No outro dia:

Versículos-Chave: João 6:47-69

-Uma mudança inesperada no ministério de Jesus.

-Jesus agora possuía muitos seguidores. Mas a partir destes versos vemos que muitos começam a deixa-Lo. Ele começa a focar seus ensinos no que Ele faria na cruz.

A terceira parte do ministério de Jesus: PREPARAÇÃO PARA A CRUZ.

-Depois da Páscoa de 29 D.C.

-Durou aproximadamente seis meses.

-Vemos Jesus indo pelas bordas de Israel. Jesus aqui não está procurando multidões. Mas ele começa a preparar seu coração com aquilo que passaria. Ele tira tempo sozinho com seus discípulos.

Versículos-Chave: Mateus 15:21-28

-Jesus ministra à mulher Cananéia.

-Jesus estava com o foco na preparação de seu coração. Seu coração não estava focado em curas e etc aqui. A forma com que Ele trata a mulher é de acordo com o tempo que Ele estava em seu ministério.

-Jesus estava fora das bordas de Israel.

Versículos-Chave: Mateus 15:32-38

-Jesus estava de novo fora das bordas de Israel tirando tempo sozinho. Mas a multidão o encontrou e de novo ele não os manda embora. Mas ajudou a eles. Jesus era movido por compaixão.

Versículos-Chave: Mateus 16:13-28

-A confissão de Pedro em Cesaréia de Filipe.

-É um local não muito bonito. Ele estava com foco Nele mesmo.

Page 18: Idm   a vida e o ministério de jesus

-Deus quer saber como você O vê. Quem é Ele para você?

Exemplo: Salmos 18:1-2 - Eu te amo, ó SENHOR, força minha. O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte.

Mateus 17:1-8 – A transfiguração

-Perto de Nazaré. Perto da montanha do Armagedom.

-Jesus no monte da transfiguração.

-Os discípulos viram Jesus mudando para uma forma resplandecente.

-Um tempo de quietude na vida de Jesus.

Versículos-Chave: Lucas 9:51 – 10:12

-Jesus deixa Carfanaum e se muda de volta para a Judéia. 29 D.C

O EVANGELHO É PREGADO E PESSOAS DOENTES SÃO CURAS NA JUDÉIA.

-Outono de 29 D.C até a Páscoa de 30 D.C

O nível de religiosidade na Galiléia não era alta, mas na Judéia onde estava Jerusalém, a religiosidade era alta. É um tempo de muitos conflitos.

-Quando Jesus disse que não tinham onde reclinar a cabeça temos que entender o sentido.

A “pobreza” de Jesus.

Três coisas que provava que Jesus não era pobre.

1. Ele tinha alguém responsável pelas finanças. (Se não há dinheiro no ministério não há necessidade de alguém responsável por esta parte).

2. Ele vestia roupas de qualidade. (Os soldados romanos disputavam pelas roupas de Jesus). (Esses homens não eram pobres. Eram soldados romanos). (Eram roupas de qualidade. Não estamos falando de luxúria).

3. Jesus manteve a aliança. Lembre-se de Deuteronômio 28. Jesus foi o único que cumpriu totalmente os mandamentos e o único a usufruir totalmente das bênçãos cumprindo a Lei.

Versículos-Chave: João 7:37-39

-Jesus prega em Jerusalém durante a Festa dos Tabernáculos.

-João usa quatro capítulos para falar desses acontecimentos.

João 11:1-53

-Jesus ressuscita Lázaro dos mortos.

-Aqui surge a primeira vez em que se pensa em matar Jesus.

Lucas 18:18–19:10

Page 19: Idm   a vida e o ministério de jesus

-O jovem rico, o cego Bartimeu e Zaqueu em Jericó.

(DOS 89 CAPÍTULOS DOS EVANGELHOS, 39 (=40%) COBREM OS EVENTOS DA ÚLTIMA SEMANA DA PÁSCOA ATÉ A RESSURREIÇAO).

Sexta antes da Páscoa (8th Nisan):

Uma semana antes da morte de Jesus.

Versículos-Chave: João 12:1-11

-Jesus é ungido por Maria em Betânia.

Sábado antes da Páscoa (9th Nisan):

-Não se tem informações.

-Jesus provavelmente ficou em Betânia. Os judeus não fazem muito nos sábados.

Domingo antes da Páscoa (10th Nisan):

Versículos-Chave: Lucas 19:28-44

-A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Jesus entrou sobre um jumento para cumprir a profecia de Zacarias. Vir sobre um jumento trás o significado de dizer: eu venho em paz. Mostrava que Jesus não vinha para uma guerra. Se Jesus viesse sobre um cavalo daria a informação contrária.

-Um dia como diz Apocalipse Ele virá em um cavalo para guerrear.

-10th Nisan era o dia em que os cordeiros eram trazidos a Jerusalém para o sacrifício. Jesus entrou em Jerusalém como um cordeiro para o matadouro.

Segunda antes da Páscoa (11th Nisan):

Mateus 21:18-46

-Jesus amaldiçoa a figueira.

Terca antes da Páscoa (12th Nisan):

Mateus cap. 22-25

-Jesus é testado pelos fariseus e ensina sobre os últimos dias.

-Os fariseus já haviam se decidido em matar Jesus. Eles não tinham essa autoridade. Eles tinham que pedir aos romanos. Eles encheram Jesus de questões procurando alguma coisa que justificasse aos romanos o porquê de mata-lo.

-12th Nisan – Dia de inspeção dos cordeiros. Espiritualmente a mesma coisa aconteceu com Jesus. Estavam O testando e buscando algo que O fizesse impuro e indigno. Mas Jesus permaneceu puro e digno de morrer como um cordeiro.

-Nos montes das Oliveiras Jesus fala sobre os fins dos dias.

Page 20: Idm   a vida e o ministério de jesus

Quarta antes da Páscoa (13th Nisan):

Versículos-Chave: Marcos 14:1-11

-Jesus é ungido mais uma vez, e é traído por Judas.

Quinta durante a Páscoa (14th Nisan):

Versículos-Chave: Marcos 14:12-31

Versículos-Chave: João cap. 14-17

-A última Ceia e palavras para os discípulos.

O tema da fala de Jesus aos discípulos (João 14-16): perseguição, autoridade no nome de Jesus, o Espírito Santo. Aqui Jesus fala bastante sobre quem é o Espírito Santo e o que Ele fará.

-O tema da oração de Jesus (João 17): Unidade.

-Quando você trabalha pela unidade do corpo você está respondendo uma oração que Jesus fez.

Versículos-Chave: Mateus 26:36-56

-Getsêmani, e a prisão de Jesus.

-Getsêmani significa óleo pressionado.

-Jesus tinha o poder de destruir toda aterra enviando seus anjos, mas Ele escolheu morrer por mim.

Sexta durante a Páscoa (15th Nisan):

Versículos-Chave: Marcos 14:53-72

-Jesus diante dos sumo-sacerdotes e Pilatos.

Versículos-Chave: Lucas 23:1-25

-Condenado a morte.

-Dia em que os cordeiros eram sacrificados no templo.

Versículos-Chave: João 19:16-42

-Via Dolorosa, Jesus morre na cruz.

Sábado durante a Páscoa (16th Nisan):

Versículos-Chave: Mateus 27:62-66

-o túmulo é fechado.

Domingo durante a Páscoa (17th Nisan):

Versículos-Chave: João 20:1-18

Page 21: Idm   a vida e o ministério de jesus

-ELE É RESSURRETO.

Jesus ao ver os discípulos disse eu sou carne ossos (não sangue). Ele havia dado seu sangue por nós.

*Lucas 24:13-49 –

-Jesus se revela aos discípulos.

Versículos-Chave: Mateus 28:16-20

-Encontro com os discípulos na Galiléia.

Versículos-Chave: Atos 1:7-11 -

-A ascensão do Monte das oliveiras. O mesmo monte no qual ele vai retornar.

-Jesus, após ressurreto, passou 40 dias com os discípulos, ensinado sobre o Reino.