ima07

8
1

Transcript of ima07

Page 1: ima07

1

Page 2: ima07

2

ExpedienteEditor e Jornalista Responsável: Roberto Marinho (Mtb: 18.914) - Diretoria: Ivan Carlos Witt, João Júnior Alves Rodrigues, José Helio Baraldi,Marco Antônio Carbonari.Todos os integrantes do Time Editorial fazem parte do Conselho Editorial assim como compõem a Equipe de Reportagem deste Informativo.Arte e Revisão: Zenith Comunicação Integrada.

Condomínio Industrialda Bahia

Pessoal,finalmente, a Copa terminou. Talvez, não como gostaríamos.Mesmo assim, acho que podemos tirar belas lições do ocorrido,principalmente quando analisamos o que se passou com a nossaSeleção. Um time de futebol, composto e definido como este,exprime bem como deve ser o comportamento de uma empresa.

Nós temos falado muito sobre a importância de dar o máximode si, não se importando como os nossos concorrentes atuam ouem que patamar eles se encontram. Acredito que a nossa Seleçãopode demonstrar isso com muita sabedoria. Apesar de ter emcampo os melhores jogadores com impressionante potencial,estiveram muito aquém do ideal. Demonstraram claramente quenão estavam a fim. Não houve esforço, dedicação, quebra delimites e determinação para superação, entre outras coisas.

Acredito que podemos trazer isto para a nossa empresa. AIMA tem sido um Grupo - considerando seus segmentos de atua-ção -, que sempre se preocupou em ter os melhores recursos emprocedimentos, atitudes e infra-estrutura. No entanto, temos en-frentado em um dos nossos principais segmentos, o automotivo,uma inversão de valores. Aquilo que era valorizado no passado(empresa de porte, com recursos ) passou a ser algo secundário:busca incessante pela redução de custos que igualam as empre-sas de nosso segmento num degrau abaixo.

O Grupo IMA não compartilha deste pensamento estratégicopara tornar-se igual a outros players, que trabalham com custosmenores. Todavia, isto tem dificultado muito nosso desempenhonas cotações que temos participado. Sempre temos preços maio-res que a concorrência. Como fazemos então para enfrentar isto?Aqui vai um pouco da lição apreendida com a Seleção Brasileira:Temos que dar o máximo de nós. Temos condições de demons-trar que valemos cada centavo que o cliente paga pelos nossosserviços. Podemos ter um custo diferenciado, mas a qualidade,rapidez, segurança e presteza são compatíveis, além de diferen-ciais, o que na verdade se traduz em redução direta de custospara nossos clientes.

Aqui vai a principal mensagem que gostaria de deixar nesteeditorial. Nossa empresa depende em muito de você. Cada umnão é apenas parte dela. Você é dono também. Caso não tenha-mos resultados, por falha de processo ou mesmo, displicênciasua, o resultado não será aquele esperado e muito menos aquiloque nos propomos, excedendo a expectativa de nossos clientes.Você tem missão e função determinante no sucesso do Grupo.Uma peça mal inspecionada, retrabalhada ou qualquer serviçoque venhamos executar afetará a IMA e cada um de nós. Issopode significar perda de contrato, fechamento de unidades e con-seqüentemente o nosso valioso emprego.

Estamos passando, como sempre, nestenosso país, por momentos difíceis, mas te-nho plena convicção: se atuarmos comdedicação e coração poderemos alcançarobjetivos cada vez maiores, independentede onde esteja a nossa concorrência.

Muito obrigado e boa missão a todos!

João Jr A Rodrigues

Dormir bem é essencial para manter-se saudável, melho-rar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.

Nosso desempenho mental e físico está diretamente liga-do a uma boa noite de sono.

O sono é o estado de repouso normal e periódico que secaracteriza especialmente pela suspensão da consciência,pelo relaxamento dos sentidos e dos músculos e pela dimi-nuição do ritmo circulatório e respiratório.

O número de horas de sono necessário para o organismovaria de pessoa para pessoa. Os adultos precisam em médiade 8 horas de descanso.

Interferências orgânicas que prejudicam a qualidade do sono:• Ronco• Apnéia (freqüentemente associada ao ronco)• Insônia• Narcolepsia (sonolência diurna excessiva)• Bruxismo (ranger dos dentes).

Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo:• Cansaço e sonolência durante o dia, alterações repentinasde humor, irritabilidade, perda de memória de fatos recentes,dificuldade de concentração, lentidão de raciocínio,desatenção, redução da capacidade de planejar e executar.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo:• Falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diabetes, ten-dência a desenvolver obesidade, doenças cardiovasculares egastro-intestinais.

Vamos cuidar para que o nosso sonoseja sempre regular e cheio de saúde!

A importância do sonopara uma vida saudável

Toda pergunta, sugestão, elogio ou crítica referente à IMA esuas empresas coligadas pode ser feita diretamente [email protected].

Participe e faça a diferença no seu ambiente de trabalho!

Page 3: ima07

33

Source comemoraresultados

A Source Jaguariúna agradece seus cola-boradores pelos resultados conquistados epela diminuição da taxa de absenteísmo! Mes-mo com o aumento da demanda de trabalho,colaboradores antigos e novos integrantesmostraram que, juntos, formam uma equipede sucesso.

Valeu o empenho, pessoal!

Novas unidades de negócios• 2 de janeiro de 2006 - Iniciamos atividades na Weidmann, emPiracicaba, com seis funcionários.• 27 de março de 2006 - Iniciamos atividades na TAKATA, em Jundiaí,com 10 funcionários.• 28 de março de 2006 - Iniciamos atividades na INTIER, em Vinhedo,com três funcionários.

Aconteceu...Aconteceu...

Sucesso total na Sipatrealizada em Guarulhos

Foi realizada no site da IMA Guarulhos, no perío-do de 22 a 26 de maio, a IV SIPAT (Semana Interna dePrevenção de Acidentes). Trata-se de um evento ex-tremamente importante, que reúne uma série de açõese campanhas de conscientização sobre a importân-cia da prevenção de acidentes.

O objetivo principal é estimular os colaboradoresa contribuir para o desenvolvimento de uma mentali-dade prevencionista, estruturada a partir de projetoapresentado juntamente com a CIPA (Comissão Inter-na de Prevenção de Acidentes).

"Em nome da Ima do Brasil, gostaria de parabeni-zar a todos os colaboradores por mais uma Sipatmarealizada. Sem dúvida, o maior reconhecimento aosnossos esforços e à nossa dedicação veio através dossorrisos dos funcionários com a peça de teatro, doentusiasmo com os jogos realizados na Passarela eda participação integral nas atividades desenvolvidaspara o evento. Agradecemos a colaboração de todos,tendo a certeza de que estaremos juntos na realiza-ção dos próximos eventos ligados à Segurança doTrabalho", afirma Cristina M.Cogo, da área de Segu-rança do Trabalho da Ima do Brasil.

ISO - Auditorias de Manutençãoe de CertificaçãoNa semana de 02 a 05 de maio, as unidades do Grupo IMA -Guarulhos, São Bernardo do Campo, Manaus e Berrini passarampela auditoria externa de Manutenção da ISO 9001:2000.Destaque para a inclusão de mais uma unidade no escopo ISO,que é a unidade IMA- Camaçari.

Auditoria InternaNo mês de abril, a auditora Eliana Macedo visitou a UnidadeCamaçari para mais uma auditoria interna.Parabéns a todos pelo ótimo resultado!

Ótima: Atuação diversificadaA Ótima, em sintonia com sua estratégia de diversificação,

está levando os conceitos Lean6sigma para outros segmentosde negócio.

No setor de serviços, foram desenvolvidos Kaizens na Gimba,empresa de comercialização de material de escritório e informática,visando a melhoria dos processos de atendimento ao cliente egestão de estoques. Com este trabalho, obtivemos resultados ex-pressivos de aumento de produtividade, na satisfação de clientese na redução de estoques.

No setor farmacêutico, a Ótima está a mais de um ano traba-lhando junto à Merck Sharp e Dohme no desenvolvimento eimplementação de projetos Lean6sigma. Foram realizados treina-mentos de Green Belt e desenvolvidos projetos de melhoria nosprocessos de pesquisa clínica dentro da empresa e também emhospitais e centros de pesquisas. Ainda neste ano, também forampromovidos treinamentos de MASP e Minitab, assim como oKaizen de Liderança para Alta Gerência, que é aplicado para de-senvolver o Mapa de Fluxo de Valor da empresa e desdobrar osobjetivos estratégicos em projetos Seis Sigma e Kaizens.

Na Allergan foram desenvolvidos treinamento e auditorias deTPM (Manutenção Produtiva Total).

PromoçãoCopa Loucos

PPI Brasil foi a responsável pelaprodução das mini taças da Promo-ção Copa Loucos, realizada pelaCoca-Cola.

Na foto, Helio Baraldi, diretor daPPI (à direita) entrega troféu-parce-ria a Cesar Medeiros, da Coca-Cola.

NOVIDADES NA STEER! Formação de LíderesSão palestras, workshops e projetos abordando

assuntos como: coragem, perseverança, integrida-de, desenvolvimento de pessoas, trabalho em equi-pe, comunicação, comprometimento, orientação aresultados, pensamento sistêmico, conhecimentodo negócio, inovação, busca da excelência, entreoutros.

O mais recente evento ocorreu no dia 4 de ju-lho. Em uma palestra de 2 horas, no curso de for-mação de ministros da Igreja Messiânica Mundialdo Brasil, Ivan Witt discorreu sobre "Liderança, Ser-vindo os demais pelo exemplo".

CoachingAtravés de sessões individuais e voltadas às ne-

cessidades dos clientes, orientamos os profissionaiscomo obterem o máximo nas suas carreiras, alme-jando êxito profissional e qualidade de vida.

Page 4: ima07

4

Conheça o Grupo IMA

4

A maioria de nós já conhece a história que foi contada em nossa edição do "VamosConversar" - Ano 1, Nº 2: O Grupo IMA iniciou sua jornada na década de 90 através derepresentações técnicas na área de Engenharia de Qualidade, que, na época, era formadaapenas por três jovens empreendedores, João, Marco e Helio, e com eles pouco menos deuma dúzia de funcionários.

De lá pra cá, a IMA cresceu muito, desenvolveu novas áreas de atuação e hoje contamoscom mais de 700 colaboradores distribuídos por todo o território nacional. Trata-se, realmentede uma jornada e tanto até agora! Como resultado deste crescimento, herdamos também umaenorme responsabilidade social.

Atualmente, a Engenharia de Qualidade é a Divisão do Grupo que conta com o maiornúmero de colaboradores (aproximadamente 62,5% de todo o grupo IMA) por sua caracterís-tica de serviços de inspeção de peças, retrabalhos, representação técnica, engenharia residen-te, inspeção de entrada de materiais, entre outros. As áreas de atuação da IMA são focadas nasindústrias automotiva e eletro-eletrônica.

A IMA está presente e auxilia grandes empresas automotivas e de telefonia celular nolançamento de veículos e produtos que são vendidos no mercado nacional e internacional acada dia. Podemos citar alguns dos nossos clientes: Ford, Honda, PSA Citroen, Visteon, DowAutomotiva, Faurecia, Johnson Controls, Siemens VDO, Delphi, Pioneer, Clarion, Motorola,entre outros.

ENGENHARIA DAUma área marcada por competência,

Ford - Taubaté. Condomínio Industrial - Bahia.Honda - Sumaré. Condomínio Industrial - Bahia.

Motorola - Jaguariúna.

Motorola - Jaguariúna.

Motorola - Jaguariúna.

Ima - Manaus.

Ima - Manaus.

Page 5: ima07

55

ência, flexibilidade e crescimentoOs serviços que a IMA executa são bastante variados e abrangem desde um serviço

aparentemente simples, como limpeza de óleo de parafusos e retrabalho de peças plásticas,até inspeção e teste de sistemas complexos como air-bags e sistemas de freio, além decomponentes sensíveis como os eletro-eletrônicos.

Todos estes serviços, entretanto, são de extrema importância para nosso cliente, pois,além de causarem impacto na qualidade final dos produtos, muitas vezes podem até causarriscos de acidentes aos usuários do produto final (veículos, celulares etc). Por este motivo,nossa empresa tem uma grande preocupação com a qualidade dos serviços prestados,atendimento às normas de clientes, treinamento das equipes e elaboração de documenta-ção de apoio através do sistema de Qualidade ISO 9000.

Podemos imaginar então que a complexidade dos serviços é muito alta e, portanto, quenosso time deve ser extremamente "flexível", sendo coordenado por engenheiros, técnicose gerentes capacitados, que exercitam freqüentemente a troca de valiosas informaçõestécnicas para garantir a elaboração de soluções que irão superar as expectativas dos nossosclientes.

dustrial - Bahia. Jonhson Controls - S. B. do Campo.

Mann Humel - Indaiatuba.

Visteon - Guarulhos.

Visteon - Guarulhos.

Visteon Guarulhos.

Behr - Arujá.

Ford - SBC.

• Behr Arujá• Condomínio Industrial Bahia• Fiat, PSA Citroen Betim, Porto Real• Ford Camaçari• Ford SBC• Ford Taubaté• Gates São José dos Campos• Getoflex Guarulhos• Honda Sumaré• Intier Vinhedo• Itautec São Paulo• Jonhson Controls São Bernardo do Campo• KS Pistões Nova Odessa• Mann Humel Indaiatuba• Motorola Jaguariúna• Takata Jundiaí• Tower Arujá• Visteon Guarulhos• Visteon Manaus• Weidman Piracicaba

A IMA Engenharia de Qualidade atua em várias regiõesdo território nacional e é dividida nas seguintes unidades:

Condomínio Industrial - Bahia. Condomínio Industrial - Bahia.

QUALIDADE

Page 6: ima07

6

IMA DO BRASIL - UNIDADE BEHR

FRANCIELI SPANIOL 01/03/06 Inspetor de qualidade

GISELE DOS SANTOS PAES ALVES 28/03/06 Inspetor de qualidade

ISABEL APARECIDA DOS SANTOS 24/04/06 Inspetor de qualidade

JESUS CRISTIAN E. E. DOS REIS 24/04/06 Inspetor de qualidade

JOSÉ AYRTON ALVES LOPES 24/04/06 Inspetor de qualidade

ROBERTA CUTRIM DE SOUZA 24/04/06 Inspetor de qualidade

IMA DO BRASIL - UNIDADE BERRINI

ANA PAULA TANIGUTI 10/04/06 Assistente de compras

CLEOPATRA S. PASCHOALATTO 03/05/06 Assistente Comercial

IMA DO BRASIL - UNIDADE FILTROS MANN

ADRIEL FERNANDO DA SILVA 15/02/06 Inspetor de qualidade

IMA DO BRASIL - UNIDADE HONDA

ANDRÉ LUIZ S. DOS SANTOS 28/04/06 Inspetor de qualidade

RENAN CAMPOY PEREIRA 20/02/06 Inspetor de qualidade

IMA DO BRASIL - UNIDADE JAGUARIÚNA

ANDERSON FERREIRA DE SOUZA 01/03/06 Inspetor de qualidade

DIANE FATIMA DE S. NASCIMENTO 01/03/06 Inspetor de qualidade

FABIA DE MATOS RODRIGUES 01/02/06 Inspetor de qualidade

GABRIEL PANINI C. DE OLIVEIRA 09/02/06 Inspetor de qualidade

GILBERTO CARLOS MONROE 09/02/06 Inspetor de qualidade

GISELE J. FRASAMES DE BARROS 01/02/06 Inspetor de qualidade

GISLAINE APARECIDA TOBIAS 09/02/06 Inspetor de qualidade

JOSIVALDO DE SOUZA SANTOS 01/02/06 Inspetor de qualidade

KARINA APARECIDA BATISTA 01/03/06 Inspetor de qualidade

LEILA CAETANO DA CRUZ 01/03/06 Inspetor de qualidade

MAGNO RAMOS DA SILVA 01/03/06 Inspetor de qualidade

MOISES TONETO BONFIM 02/05/06 Técnico Eletrônico Jr.

MONICA ASSIS DE SOUZA 01/03/06 Inspetor de qualidade

PATRICIA FONTES DE DEUS 01/02/06 Inspetor de qualidade

RAFAEL FERNANDES SISTI 01/03/06 Inspetor de qualidade

RAFAEL JOSE DOS SANTOS 01/03/06 Inspetor de qualidade

SUELI MARQUES JARDIM 01/03/06 Inspetor de qualidade

THALITA DA SILVA OLIVEIRA 01/03/06 Inspetor de qualidade

ULYSSES RODRIGUES DE SOUZA 01/02/06 Inspetor de qualidade

VANILDO GOMES 01/02/06 Inspetor de qualidade

IMA DO BRASIL - UNIDADE INTIER

ADRIANO PACETTA FAVERO 29/03/06 Estagiário de engenharia

ALEXANDRE PASQUOTTO 10/04/06 Assistente de produção

VICTOR RIGAMONTE NOBRE 28/03/06 Estagiário de engenharia

IMA DO BRASIL - UNIDADE ITAUTEC

ALBERTO RODRIGUES CAMARGO 20/02/06 Inspetor de qualidade

MOACYR CLAYTON GUEDES 07/03/06 Inspetor de qualidade

IMA DO BRASIL - UNIDADE KS PISTÕES

FABIANA ARAUJO DE SOUZA 17/04/06 Inspetor de qualidade

GRAZIELA REGIANE DA SILVA 03/04/06 Inspetor de qualidade

JOEL GONCALVES VEIGA 03/04/06 Inspetor de qualidade

MARCELO APARECIDO TORETTE 17/04/06 Inspetor de qualidade

PAULO ISAAC ARAUJO 03/04/06 Inspetor de qualidade

VANIA ELIAS FRANCISCO 15/02/06 Inspetor de qualidade

IMA DO BRASIL - UNIDADE TAKATA PETRI

ADEILSON EMERSON DA SILVA 27/03/06 Inspetor de qualidade

CLAUDIO DA SILVA 24/04/06 Inspetor de qualidade

CRISTIANE OSMARA DE OLIVEIRA 27/03/06 Inspetor de qualidade

DANIELE DOS SANTOS SILVA 27/03/06 Inspetor de qualidade

DANILO HENRIQUE BARBOSA 03/04/06 Inspetor de qualidade

DIMAS E.LONGUI MACEDO 03/04/06 Assistente de produção

EDUARDO D. DOS SANTOS 27/03/06 Inspetor de qualidade

JUCILEIA F. DO NASCIMENTO 27/03/06 Inspetor de qualidade

KLEBERSON IRINEU ZANCANI 27/03/06 Inspetor de qualidade

MARCOS ROBERTO FRATTINI 27/03/06 Inspetor de qualidade

RAQUEL THAIS BOSCARIOLO 20/04/06 Inspetor de qualidade

IMA DO BRASIL - UNIDADE VSTEON

ESLEI DOS SANTOS MAGNO 03/05/06 Inspetor de qualidade

FERNANDO ZORZENON OLIVEIRA 03/05/06 Inspetor de qualidade

JERSON CARNEIRO DA SILVA 23/02/06 Inspetor de qualidade

JOÃO DE OLIVEIRA RUIZ 29/03/06 Estagiário Técnico

JUVENIL G. DOS SANTOS FILHO 03/05/06 Inspetor de qualidade

LEONARDO DA SILVA BARBOSA 03/05/06 Inspetor de qualidade

MARCOS PAULO G. SANTOS 23/02/06 Inspetor de qualidade

OZIEL ALVES DA SILVA 23/02/06 Inspetor de qualidade

SOURCE JAGUARIÚNA

PRISCILA LIMA REIZNAUTT 15/02/06 Operador de Produção

FERNANDA PENTEADO BARBOSA 20/02/06 Operador de Produção

RODRIGO FIORINI MENDES 20/02/06 Operador de Produção

LUIZ ALBERTO DE FRANCA 20/02/06 Operador de Produção

FERNANDO AUGUSTO GLEREAN 20/02/06 Operador de Produção

ANDERSON DA CUNHA PEREZ 01/03/06 Operador de Produção

CESAR ALEXANDRE DE OLIVEIRA 01/03/06 Operador de Produção

CRISTIANE F. PAULINO CORREA 01/03/06 Operador de Produção

DAIANA APARECIDA GARCIA 19/04/06 Operador de Produção

MONICA TEIXEIRA BOTELHO 19/04/06 Operador de Produção

ROBERTA DE ARAUJO RODRIGUES 02/05/06 Operador de Produção

DANILO PEREIRA DA SILVA 02/05/06 Operador de Produção

ANGELICA PAULA DE CAMPOS 02/05/06 Operador de Produção

EMERSON JOSE LOLLI 07/03/06 Auxiliar Técnico Jr.

FLAVIO DE A. SAMOEL 13/03/06 Programador de Produção Jr.

JOSE MANOEL MINATELLE 02/05/06 Auxiliar Técnico Jr.

SARA APARECIDA DE OLIVEIRA 10/04/06 Estagiária de RH

MARCIO ANTONIO C. FERRONI 03/04/06 Auxiliar de TI

SOURCE MANAUS

LORINEZ D'AMATO 18/04/06 Prestador de Serviços

WELLINGTON DA CRUZ TERRA 02/04/06 Prestador de Serviços

RETRONIX JAGUARIÚNA

JULIANO JOSE ADAO 01/03/06 Operador de Produção

EDNA LIMA REZENDE 01/03/06 Operador de Produção

ANDREZA DA SILVA SALES 01/03/06 Operador de Produção

ELIANE CEZARIO BISPO 01/03/06 Operador de Produção

LUCAS RIBEIRO DA SILVA 01/03/06 Operador de Produção

ROGERIO E. DAVANSO 01/03/06 Técnico Eletrônico Pl.

PPB ALPHAVILLE

FERNANDO KUROIWA 03/04/06 Prestador de Serviços

STEER

AMANDA MODOLO DANTAS 01/02/06 Estagiária de RH

Novos integrantes do Grupo IMA

Page 7: ima07

77

Onde e quando você nasceu?Eu nasci em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, em 5de julho de 1975.

Como foi a sua infância e quais eram os seus sonhos?Graças a Deus meus pais puderam me dar uma boa estruturafamiliar para que eu tivesse uma boa educação e formaçãoprofissional. Meu sonho sempre foi ser engenheiro... meustios são engenheiros e eles me incentivaram muito quandocriança. Acabei me formando em Engenharia Mecatrônicapela Universidade Paulista (Unip). Além disso, sempre quistrabalhar no setor automotivo em uma grande montadora. AGM era muito representativa para os moradores da minhacidade.

Você possui alguma religião?Sim, TENRIKYO. É uma religião japonesa que prega verdade,honestidade e gratidão pela vida, pois acreditamos que o nossocorpo é um empréstimo de Deus e por isto temos que cuidardele da melhor maneira possível.

O que você faz para se divertir?A minha maior diversão é curtir a minha esposa e meu filho.Gostamos muito de viajar e conhecer novos lugares. Hoje emdia buscamos roteiros mais infantis, como por exemplo, par-ques temáticos.

O que mais gosta na cidade onde mora?Gosto muito da estrutura da cidade, da organização e tam-bém da facilidade de encontrar tudo que preciso por perto.Ela também proporciona aos moradores lazer, cultura e qua-lidade de vida. São Caetano está classificada como uma dascidades de melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo.

Como conheceu a IMA e chegou a ser gerente de contas?Em abril de 2000 conheci a Ima através de um anúncio nafaculdade que buscava um estagiário de Engenharia. Partici-pei da entrevista com o João Júnior e fui contratado para atuarjunto à Ima na Unidade Ford Ipiranga; depois disso, estagieina Ima Unidade SBC junto com o Paulo Costa. Em janeiro de2002, passei a atuar com engenheiro na Unidade Ima Visteon,gerenciando a conta da Clarion. Já em 2003 passei a atuar noInterior, gerenciando a unidade Honda Sumaré e muitos ou-tros negócios foram desenvolvidos.

Quais são as unidades de negócios na Ima que estão sob suagerência?Hoje são oito empresas: Honda, KS Pistões, Filtros Mann, Intier,Takata, Weidmann, Ford São Bernardo e Rieter.

Cláudio Yassudi Higa é um dos gerentes de contas mais novos da Ima do Brasil "Engenharia deQualidade", tendo sob sua responsabilidade oito unidades de negócios da empresa, localizadasno interior do Estado de São Paulo e no ABCD.Mesmo acumulando grandes responsabilidades, Higa tem sempre um sorriso bonito, um jeitoamigo e tranqüilo de lidar com os colegas, clientes e funcionários.

CLÁUDIO YASSUDI HIGA

O que você faz por um mundo melhor?Eu procuro ser sempre o mais correto possível para que euseja exemplo para aqueles que estão ao meu redor.

Quais sãos seus objetivos profissionais?Eu me sinto muito satisfeito em trabalhar na IMA. Meu próxi-mo passo será fazer um curso de Pós Graduação em Admi-nistração Empresarial.

O que mais gosta na IMA?Gosto bastante da flexibilidade da empresa, da liberdade decomunicação, pois posso expor minhas idéias diretamentepara os diretores, sabendo que serei ouvido e respeitado, egosto muito também do companheirismo das pessoas.

Gostaria de aproveitar para dizer que sou imensamente gratoao João Júnior pela oportunidade de trabalho e desenvolvi-mento, e aos amigos Paulo Costa e Omar Cartes por teremcompartilhado suas experiências comigo, contribuindo mui-to com o meu desenvolvimento profissional.Também agradeço ao Rogério Bacaglini e à Lilian CristinaCampoy por todo esforço e comprometimento para desen-volver as Unidades de Sumaré e região.

Muito obrigado!!!

Page 8: ima07

8

Marleide Maria de França, da Ima Unidade Berrini,em 10 de dezembro de 2005, com Ricardo DuarteTavares Rios, passando então a se chamar MarleideMaria de França Rios.

Felicidades ao casal!!!

Casaram...Na Ima do Brasil Unidade Takata,em 23 de junho de 2006, Fer-nando Antônio Zancani, filho do nosso amigoKleberson Irineu Zancani e de Rebeca Antonio Zancani.

Na Ima do Brasil Unidade Visteon, em 17 de abril de 2006,Rebeca Dias dos Santos, filhinha da funcionária FabianaDias de Aquino e de Albino Manoel dos Santos.

Parabéns aos papais e às mamães!

Nasceram

"Para mim fazer"?ou "para eu fazer"?Você já ficou em dúvida e se perguntou qual éa forma correta quanto ao uso do para mim

fazer ou para eu fazer?

Muito bem, para eu fazer é a forma correta, pois o EU emfrases desse tipo, exerce a função de sujeito: Esse livro é para euler / Esse trabalho é para eu fazer / A matéria está aqui para eurever (e não: para mim ler, para mim fazer, para mim rever).

Se o EU não for sujeito, então se usa para mim. Ele trouxe olivro para mim. / Não é conveniente para mim sair agora (e não:para eu).

Se tudo aí em cima parece pouco prático na hora de decidirse é EU ou MIM, segue uma regrinha bem fácil de lembrar:

Na dúvida, faça a seguinte pergunta: Eu faço, ou mim faz?Talvez o Tarzan (lembram dele?) responda que é a segunda alter-nativa, mas nós não somos o Tarzan. Então, na hora de decidir,faça a pergunta mágica: eu leio, ou mim lê? Se eu leio, então olivro é para eu ler.

Mas, atenção! Essa regra só vale para a primeira e a segundapessoa do singular (eu, tu - mim, ti). Nos outros casos, seja opronome sujeito ou não, ele será sempre do caso reto. Assim: Eletrouxe o livro para mim.

Basta para eu ter você ao meu lado

Basta para mim ter você ao meu lado

Quero um lanche para mim comer

Quero um lanche para eu comer

Entre "eu" e você

Entre "mim" e vocêErrado

Correto

Errado

Correto

Errado

Correto

Veja alguns exemplos:

O objetivo do jogo é completar todosos quadrados utilizando números de1 a 9. Para completá-los, seguiremos

a seguinte regra: Não podemhaver números repetidos nas linhashorizontais e verticais, assim como

nos quadrados grandes.

Os dados abaixo foram organizados emseqüência lógica. Descubra qual seria o

próximo dado dessa seqüência e desenhe onúmero de pontos em suas faces.

O balde com capacidade para 8l está vazioe os outros cheios de água. Como é possíveldividir igualmente, em dois desses baldes,

essa quantidade de água?