Importação e Exportação

1
Importação e Exportação As importações e a exportações fazem parte dos fluxos internacionais de bens e capital, através de uma economia aberta. Uma economia aberta interage com as demais economias comprando e vendendo bens e serviços nos mercados mundiais de produtos e também ativos de capital, nos mercados financeiros mundiais. Define-se como exportação todos os bens e serviços que sejam produzidos internamente e vendidos para o exterior. Já a importação caracteriza-se pelo contrário, são os bens e serviços produzidos no exterior e comercializados internamente. Para calcular o balanço geral do comércio internacional, subtraímos as importações das exportações realizadas no período e temos como resultados as chamadas Exportações líquidas (EL), ou seja: Exportações líquidas (EL) = valor total de Exportação – valor total de Importação As Exportações líquidas mostram se um país é comprador ou vendedor nos mercados mundiais de bens e serviços, que também é denominado de Balança comercial. Quando as EL são positivas, significa que as exportações foram maiores do que as importações no período, ou seja, o país vendeu mais do que comprou, isso é denominado de superávit comercial. Quando acontece ao contrário ao superávit comercial, ou seja, as EL são negativas e o país mais comprou do mercado internacional do que vendeu, chama-se de déficit comercial. Havendo equilíbrio entre as exportações e importações realizadas pelo país no mercado internacional, ou seja, as vendas e as compras foram exatamente iguais e as Exportações líquidas resultam em zero, chama-se de equilíbrio comercial. Fonte: Mankiw, N. Gregory. Introdução à Economia, 5ª edição.

description

Fonte: Mankiw

Transcript of Importação e Exportação

Page 1: Importação e Exportação

Importação e Exportação

As importações e a exportações fazem parte dos fluxos internacionais de bens e capital, através de uma economia aberta. Uma economia aberta interage com as demais economias comprando e vendendo bens e serviços nos mercados mundiais de produtos e também ativos de capital, nos mercados financeiros mundiais.

Define-se como exportação todos os bens e serviços que sejam produzidos internamente e vendidos para o exterior.

Já a importação caracteriza-se pelo contrário, são os bens e serviços produzidos no exterior e comercializados internamente.

Para calcular o balanço geral do comércio internacional, subtraímos as importações das exportações realizadas no período e temos como resultados as chamadas Exportações líquidas (EL), ou seja:

Exportações líquidas (EL) = valor total de Exportação – valor total de Importação

As Exportações líquidas mostram se um país é comprador ou vendedor nos mercados mundiais de bens e serviços, que também é denominado de Balança comercial. Quando as EL são positivas, significa que as exportações foram maiores do que as importações no período, ou seja, o país vendeu mais do que comprou, isso é denominado de superávit comercial.

Quando acontece ao contrário ao superávit comercial, ou seja, as EL são negativas e o país mais comprou do mercado internacional do que vendeu, chama-se de déficit comercial.

Havendo equilíbrio entre as exportações e importações realizadas pelo país no mercado internacional, ou seja, as vendas e as compras foram exatamente iguais e as Exportações líquidas resultam em zero, chama-se de equilíbrio comercial.

Fonte: Mankiw, N. Gregory. Introdução à Economia, 5ª edição.