Informativo Flexa Ribeiro - Julho e Agosto

4
RECONHECIMENTO Intelectuais, militares, empresários e trabalhadores fazem homenagens a Flexa Ribeiro MARCHA DOS PREFEITOS Coordenação da bancada do Pará define ações para defender municípios paraenses Belém em destaque nacional Flexa Ribeiro é um dos articuladores do Círio itinerante pelo Brasil e teve grande participação no Centenário da Assembléia de Deus. FOTO ANTÔNIO SILVA O SENADOR DO PARÁ INFORMATIVO DO SENADOR FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA) • JULHO/AGOSTO 2011 • EDIÇÃO Nº 17 – Twitter: @senadorflexa

description

Boletim Informativo de quatro paginas do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA)

Transcript of Informativo Flexa Ribeiro - Julho e Agosto

RECONHECIMENTO Intelectuais, militares, empresários e trabalhadores fazem homenagens a Flexa Ribeiro

MARCHA DOS PREFEITOS Coordenação da bancada do Pará define ações para defender municípios paraenses

Belém em destaque nacionalFlexa Ribeiro é um dos articuladores do Círio itinerante pelo Brasil e teve grande participação no Centenário da Assembléia de Deus.

FOTO ANTÔNIO SILVA

O SENADOR DO PARÁINFORMATIVO DO SENADOR FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA) • JULHO/AGOSTO 2011 • EDIÇÃO Nº 17 – Twitter: @senadorflexa

Pará é destaque no cenário nacional

Para falar com a OuvidoriaAs reclamações, críticas, comentários, elogios, pedidos de providências e sugestões poderão ser encaminhadas por meio dos seguintes canais:

• Página da Ouvidoria na internet: www.senado.gov.br/ouvidoria• Carta: Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Palácio do Congresso,

Anexo 2, Bloco A, Térreo, sala da Ouvidoria. Brasília-DF. CEP 70165900• Alô Senado: 0800-612-211 (opção - Fale com a Ouvidoria)

O senador Flexa Ribeiro (PSDB--PA) ficou conhecido pela presença constante no Senado. No ranking dos mais presentes de 2007 a 2010, Flexa foi o primeiro lugar. Não foi só pre-sença, mas atuação constante e firme em defesa dos paraenses. Tal posicio-namento gerou ainda mais credibili-dade ao nome de Flexa Ribeiro, que foi então escolhido para assumir a Ouvi-doria do Senado Federal.“

Nós vamos ter a missão de desen-volver no cidadão brasileiro esse sen-timento de que suas manifestações serão aqui acolhidas e terão credibili-dade, transparência e celeridade nas respostas”, afirmou o senador. Além de dar encaminhamento às suges-tões, denúncias, elogios e pedidos de informações da sociedade, tendo até 30 dias para respondê-las, também caberá à Ouvidoria sugerir mudanças visando ao controle social e ao aperfei-çoamento da organização do Senado.

Criada em 2005, a Ouvidoria foi

Diversas autoridades do país estiveram presentes durante cerimônia de lançamento da Ouvidoria do Senado.

FHC recebe homenagem e prestigia PSDB do Pará

Na homenagem que o PSDB fez ao ex-presidente Fer-nando Henrique Cardoso pelos seus 80 anos, o Pará teve parti-cipação especial. FHC esteve no Congresso Nacional e visitou o gabinete do Senador Flexa Ribeiro. No gabinete do paraense, já se encontravam também o Governador do Pará, Simão Jatene, o Chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho e Sérgio Leão.

Acompanhando FHC, estiveram também Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, o presidente nacional do PSDB, depu-tado federal Sérgio Guerra e o líder do PSDB no Senado, sena-dor Álvaro Dias (PSDB-PR). Para o senador paraense, foi uma honra ao Pará ter sido escolhido para a realização de uma breve reunião entre a cúpula da oposição que acompanhava FHC.

Liderança no Pará e no Brasil

O Senador Flexa Ribeiro (PSDB) foi mantido como coorde-nador da bancada federal do Pará em Brasília. A escolha ocor-reu juntamente com o nome do deputado federal Beto Faro (PT). A articulação de Flexa para reunir com diversos ministros e funcionários do alto escalão do Governo Federal facilita a busca de recursos e ações para desenvolver o Pará. A bancada paraense reúne três senadores e 17 deputados federais. Cabe à coordenação convocar reuniões, aprovar audiências em con-junto para avaliar diferentes temas e posicionamentos e ajustar atuação em conjunto sobre determinado assunto.

Para o senador Flexa Ribeiro, que é do mesmo partido do Governador do Pará, Simão Jatene, a unidade da bancada em colocar os interesses do Estado em primeiro plano é fun-damental. “Temos divergências partidárias e isso é parte do processo democrático. Mas com a coordenação da bancada buscamos manter o máximo de equilíbrio e atender todos os municípios e a população do Estado, além de unir forças para defender o Pará em questões nacionais, como a urgente reforma tributária”, destacou Flexa.

Um outro exemplo desse tipo de ação conjunta da ban-cada e que está em desenvolvi mento é a defesa da instalação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, cujo projeto já foi entregue pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) ao Ministério da Educação.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o Governador do Pará, Simão Jatene, em visita ao gabinete de Flexa Ribeiro, em Brasília.

PAULA SHOLL/PSDB

instalada este ano. “Esse trabalho vai levar ao cidadão brasileiro a transpa-rência do Senado Federal e, com isso, ele terá a informação correta das ati-vidades da Casa e o Senado ganhará credibilidade junto à sociedade”, disse o senador Flexa.

Dar transparência às atividades da Casa também é, na avaliação do presidente do Senado, José Sarney, o

principal objetivo da Ouvidoria, que agora se soma, segundo ele, a outras iniciativas que vão na mesma direção, como o Portal da Transparência, os veículos de comunicação da Casa e o serviço Alô Senado.“Nós vamos ter um instrumento capaz de atender a todas as solicitações do povo brasileiro a respeito de tudo que ocorre na Casa”, afirmou Sarney.

INFORMATIVO BIMESTRAL DO SENADOR FLEXA RIBEIROCHEFE DE GABINETE: Gustavo Antônio Mendonça de Freitas • REPORTAGEM E EDIÇÃO: Daniel Nardin/Francy Rodrigues • PROJETO GRÁFCO E EDITORAÇÃO: Calazans Souza FOTOS DESTA EDIÇÃO: Paula Scholl/PSDB; Antonio Silva, Tarso Sarraf, Daniel Nardin, Cadu Gomes/PSDB Senado • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Daniel Nardin - DRT/PA-1860GABINETE SENADO: Ala Alexandre Costa– Gab. 01. Brasília – DF - CEP: 70165-900 - Tel: (61) 3303-2342 ESCRITÓRIO BELÉM: Av. Almirante Barroso/ Alameda Moreira da Costa, n0 3 • CEP: 66093-710Tel: (91) 3213-5800 • [email protected] • www.senadorfl exaribeiro.com.br • TWITTER: @senadorflexa

CADU GOMES/LIDERANÇA PSDB SENADO

2 www.senadorflexaribeiro.com.br

Um grande grupo de prefeitos paraenses esteve em Brasília, durante a 14ª Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, organizada pela Con-federação Nacional dos Municípios para discutir, com os parlamentares integrantes da bancada paraense, uma ampla pauta de reivindicações. Entre os assuntos em destaque está a neces-sidade da bancada votar em conjunto e apoiar os 18 itens da chamada “Pauta Municipalista”.

A regulamentação da Emenda Constitucional 29, que prevê o finan-ciamento da saúde, está parada no Congresso. Na prática isso quer dizer que entre os anos de 2000 e 2008 a União deixou de investir R$ 11,7 bilhões e os Estados R$ 4,9 bilhões na saúde pública. O senador Flexa Ribeiro, que é um dos coordenadores da ban-cada, deixou claro que apóia a reivindi-cação dos prefeitos e que nessas horas não há questões partidárias em jogo. “Todas as reivindicações são justas e temos algumas em andamento, mas o governo segura e não deixa serem aprovadas, por pura falta de vontade política. A emenda 29, que destina recursos para a saúde e que nosso Estado tanto precisa, foi aprovada no

Senado, mas está parada na Câmara dos Deputados porque o Governo Federal não deixa andar. Certamente se os deputados se unirem e votarem em favor dos municípios e do que foi reivindicado, teremos essa emenda aprovada e é isso que nós desejamos”, destacou. Ainda em Brasília, a Fede-ração dos Municípios do Estado do Pará, também pleiteou apoio dos par-lamentares para a derrubada do veto do ex-presidente Lula que alterava o modelo de distribuição dos Royalties do petróleo.

Mais infraestruturano interior

Num momento em que o Brasil vive um colapso nos aeroportos, o Senador Flexa Ribeiro trabalha para melhorar os aeroportos de Belém, Marabá e Santarém. Integrantes da bancada paraense, entre eles o sena-dor Flexa Ribeiro, estiveram com o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, para discutir a questão.

Durante o encontro foram discu-tidas duas ações: a construção de um novo aeroporto em Marabá que já está com sua estrutura saturada para aten-

der a demanda atual de onze voos de companhias aéreas e cinco de empre-sas regionais, além das decolagens de táxi aéreo e voos particulares.

O terminal tem apenas uma sala pequena para embarque e outra do mesmo tamanho para desembarque. No caso de Marabá, o ministro se com-prometeu em estudar o caso, “Vejo que é um assunto que tem urgência e possui necessidade. Vamos pedir os estudos e verificar o que pode ser feito”, disse Bittencourt, ministro de Aviação Civil.

Flexa Ribeiro também falou da necessidade de estruturar o aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca. O terminal é considerado uma alterna-tiva para vôos internacionais graças a sua localização geográfica, entre Belém e Manaus. Flexa Ribeiro reforçou ao ministro a necessidade de agilizar o início das obras para modernização e ampliação do espaço ou mesmo cons-truir um novo aeroporto. “É um ponto fundamental não só para o turismo, que é a vocação da região, mas tam-bém para facilitar o acesso a investido-res e melhorar a integração com o res-tante do país, tendo maior número de voos e outros benefícios” disse Flexa.

Atuação em defesa do interior do Pará

Entre as mobilizações da Ação Parlamentar Pró-Amazônia, estará também a defesa de uma infraestrutura logística mais apropriada para a Amazônia. Neste sentido, Flexa comemorou a informação que recebeu sobre implantação das hidrovias do Tapajós e do Tocantins. Os dois corredores estão no Plano Nacional das Hidrovias, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

No geral, os investimentos no Pará corresponderão a cerca de um terço de todo o recurso destinado ao plano. Dos R$ 3 bilhões previstos, quase R$ 900 milhões serão investidos para otimizar as hidrovias dentro do território paraense.

Pelo programa, a maior fatia do investimento, R$ 833 milhões, será destinada às obras de viabilidade do Corredor do Tocantins, com extensão de 1.731 quilô-metros. Estão previstos as dragagens da montante e da jusante de Tucuruí, o derrocamento dos 40 quilômetros do Pedral do Lourenço, acima da barragem, a ampliação do porto de Vila do Conde, os portos de Marabá, Belém e Outeiro, e a implantação dos terminais de Marabá e Imperatriz (MA).

A expectativa do governo é aumentar em dez vezes mais o escoamento da produção de minérios, grãos e outros. Atu-almente, a produção é de 2 milhões de toneladas ao ano e deverá saltar, em 2015, para 20 milhões de toneladas.

Já o Corredor do rio Tapajós, com 270 quilômetros, entre Miritituba e Santarém, receberá um investimento de R$ 48 milhões. Além do estudo de melhoria e manutenção, será autorizado também para este ano o início das obras de dra-gagem, derrocagem e sinalização no rio Tapajós no trecho entre Santarém a Miritituba e a construção do porto público em Miritituba.

Senado terá Ação Parlamentar Pró-Amazônia

O senador Flexa Ribeiro lança neste segundo semestre de 2011 a Ação Parlamentar Pró-Amazônia. Tal grupo já nasce com força: são 27 senadores, o que corresponde a um terço do Senado. “Se conseguirmos um bloco que deixe as questões partidárias de lado e vote e atue pensando apenas na Amazô-nia e nos seus desafios, nossa região certamente tem muito a ganhar e garantir o caminho para um desenvolvimento sólido e sustentado”, afirma Flexa.

O parlamentar vem atuando na defesa de uma reformatributária e fiscal, que garanta a revisão do pacto federativo,

mecanismo que distribui os recursos advindos dos impostos de forma desigual, sendo 60% para a União, 24% para os Esta-dos e 16% para os municípios. Segundo Flexa, tal distrbuição é injusta, uma vez que a população da Amazônia tem crescido e aumentado a demanda para governadores e prefeitos, que ainda dispõem de poucos recursos.

Amazônia terá avanço nas hidrovias para desenvolver região

A campanha ‘Doe um livro’, coor-denada no Pará pelo Senador Flexa Ribeiro e com grande participação de internautas de Belém, doou de seis mil obras para bibliotecas em seis diferen-tes municípios. Escolas e bibliotecas públicas de Abaetetuba, Anajás, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Belém e São Miguel do Guamá foram beneficia-das com a mobilização.

Segundo o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a grande participação das pessoas só estimula que a ação seja ampliada para 2011. Afinal, o número de doações nos três postos, montados durante dois meses nos shoppings Boulevard, Castanheira e Pátio Belém superou todas as expectativas. “Foi um

Campanha doa seis mil livros para estudantes do interior

projeto-piloto, mas podemos receber mais parcerias e ampliar essa ação. É motivador saber que centenas de crianças estão agora lendo os livros

que antes apenas ocupavam espaço na prateleira da casa de alguém. Para quem doou, isso tudo também é muito positivo”, afirma o senador.

Estudantes de escolas públicas de Breves agora tem acervo da Biblioteca Municipal com mais obras. Campanha vai aumentar em 2011

3 www.senadorflexaribeiro.com.br

Militares, intelectuais, empresariado e trabalhadores já prestaram homenagens a Flexa Ribeiro, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Senado. A presidenta da Repú-blica, Dilma Rousseff presidiu cerimônia em Brasília e cumpri-mentou cada um dos homenageados pelas Forças Armadas com a Medalha do Mérito Militar. Entre os home nageados, estava o único senador da oposição que recebeu a comenda. O paraense Flexa Ribeiro reafirmou a luta por fazer uma opo-sição séria e responsá vel, sempre colocando o Pará e o Brasil em primeiro plano. Da mesma forma, Flexa Ribeiro recebeu a Comenda do Mérito Naval, dessa vez em Belém. Ambos os títulos, oferecidos pelas Forças Armadas, são reconhecimentos pelos serviços prestados ao país.

Além dos militares, o empresariado também reconheceu a luta de Flexa Ribeiro em favor do desenvolvimento do país. O senador recebeu em Belém a Medalha do Mérito Industrial, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria. A Acade-mia Paraense de Letras, ainda no final de 2010, entregou a Flexa Ribeiro a medalha Condecorativa ‘José Veríssimo’, a mais alta homenagem da casa. A escolha do nome de Flexa Ribeiro ocor-reu por voto unânime dos membros da APL. Ainda em Belém, no início do ano foi a Associação dos Feirantes do Mercado Ver-o-Peso quem rendeu homenagens ao senador paraense. Flexa recebeu na ocasião da festa de aniversário dos 384 anos do mercado, o título de ‘Amigo do Ver-o-Peso’, título concedido também ao Governador Simão Jatene e ao cantor Pinduca.

Reconhecimento do trabalho

A fé paraense também ganha destaque no cená-rio nacional. Belém foi o centro das comemorações pelo Centenário da Assembléia de Deus no Brasil, conduzido pelo Pastor Samuel Câmara. Em Brasí-lia, foi realizada uma sessão especial no Senado em homenagem ao feito. “Em nome do Pastor Samuel, parabenizo todos aqueles que fazem parte deste movimento e sua contribuição por mais justiça social no nosso país”, disse Flexa Ribeiro.

“Sua participação e seu trabalho foram funda-mentais no sucesso do centenário da Assembléia de Deus, e lhe cognominamos o Senador do Centenário. Isso ficou provado pelo seu eloquente e fundamen-tado discurso que pronunciou na sessão solene do

Senado”, afirma o Pastor Samuel Câmara, presidente da Assembléia de Deus de Belém.

O Círio de Nazaré, também famoso em todo o mundo, conquista ainda mais os brasileiros. Depois de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, chegou a vez de Salvador reproduzir a maior festa religiosa do Brasil, enaltecendo a imagem do Pará. Em agosto, a capital da Bahia irá realizar diversas ações com referência ao Círio de Nazaré, divulgando um pouco da cultura paraense. O evento será possível por conta das articulações que são feitas pela Direto-ria da Festa de Nazaré, tendo a frente o diretor César Neves, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira e o Senador Flexa Ribeiro.

Belém ganha destaque com Círio Itinerante e CentenárioTARSO SARRAF

Medalha da Ordem do Mérito Naval, em Belém

A presidente Dilma Rousseff cumprimentando Flexa Ribeiro pela Ordem do Mérito Militar, em Brasília

Confederação Nacional das Indústrias concede homenagem a Flexa pelo trabalho em favor do setor produtivo

Academia Paraense de Letras concede medalha ‘José Veríssimo’ para Flexa RibeiroFlexa, Jatene e Pinduca recebem título de Amigos do Mercado Ver-o-Peso, em Belém.

DANIEL NARDIN

TARSO SARRAF

ANTONIO SILVAANTONIO SILVA

Flexa Ribeiro é um dos articuladores do Círio itinerante pelo Brasil e teve grande participação no Centenário da Assembléia de Deus

ANTONIO SILVA

4 www.senadorflexaribeiro.com.br