Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

6
Distribuição Gratuita Publicação Bimestral da FUCAPI InFucapi Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Ano XI - Número 57 - Manaus - AM - Fevereiro de 2011 - ISSN 2175-1218 FUCAPI e Environ assinam acor- do de cooperação técnica Isa Assef reestrutura a ABIPTI e eleva a credibilidade da Associação FUCAPI e VALE irão oferecer curso de capacitação Programa Viva as Férias: diversão e lazer Campanha ambiental da FUCAPI foca no uso consciente dos recursos naturais Pág. 03 Pág. 03 Pág. 04 Pág. 06 Foto: Arquivo Abipti

description

 

Transcript of Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

Page 1: Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

Distribuição Gratuita Publicação Bimestral da FUCAPI

InFucapiFundação Centro de Análise,

Pesquisa e Inovação Tecnológica

Ano XI - Número 57 - Manaus - AM - Fevereiro de 2011 - ISSN 2175-1218

FUCAPI e Environ assinam acor-do de cooperação técnica

Isa Assef reestrutura a ABIPTI e eleva a credibilidade da Associação

FUCAPI e VALE irão oferecer curso de capacitação

Programa Viva as Férias: diversão e lazer

Campanha ambiental da FUCAPI foca no uso consciente dos recursos naturais

Pág. 03 Pág. 03 Pág. 04 Pág. 06

Foto

: A

rqui

vo A

bipt

i

Page 2: Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

InFucapi 02

Campanha e materialO material de divulgação

foi desenvolvido por Joice de Jesus Machado, analista ambiental e responsável pela campanha; Luciana Alves, líder em exercício da Gestão do Sistema Integrado (GESIN/FUCAPI); e por Marcella Sarah, designer do Núcleo de Design e Meio Ambiente (NDEMA/FUCAPI). “Dividimos a campanha em dois aspectos: primeiro tratou-se da conscientização,

mensagens genéricas que visam melhorar o entendimento e o compromisso pessoal com a questão ambiental. Cito como exemplos os cartazes do 5r, marcadores de livro, cartazes de conscientização sobre coleta seletiva e impacto dos resíduos inertes no lixão. E o segundo aspecto diz respeito à orientação, ou seja, o conteúdo indica o melhor procedimento no descarte do resíduo, levando em consideração os hábitos da instituição e sinaliza os materiais que devem ir em cada coletor, como cartazes de mesa de café e copa, e sinalização diferenciada para coletores”, explica Joice Machado.

Meio ambiente no trabalhoDe acordo com ela, a conscientização

ambiental tornou-se assunto essencial no ambiente corporativo. “A campanha ambiental é um instrumento fundamental para o sistema de gestão porque quando

esperamos atingir um bom nível de desempenho ambiental dentro de uma

organização, estamos na verdade falando de consciência ambiental de cada colaborador. A questão é tão relevante, que se tornou requisito legal, conforme portaria do IBAMA, que solicita às empresas com

cadastro técnico federal que tenham ações de educação ambiental junto

aos seus empregados”, comenta Joice.

Luciana Alves explica que em 2010 aconteceu a coleta dos índices de consumo que permitiu a criação de histórico que irá avaliar o comportamento ambiental da FUCAPI. “Nós possuímos vários indicadores que nos auxiliam a medir o desempenho do sistema de gestão ambiental: consumo de energia, consumo de água per capta, índices de atendimento a requisitos legais, de qualidade do efluente e de cumprimento do PGA. A partir deste ano foram adicionados a quantidade de resíduos destinados e índice de resíduos recicláveis”, afirma a atual responsável pelo setor.

Equipe e atividadesA campanha faz parte das atribuições

da equipe de Gestão do Sistema Integrado. A GESIN, por sua vez, está subordinada à Governança Corporativa (GOVER/FUCAPI), tendo à frente o coordenador Miguel Grimm. Formam a equipe Luciana Alves, responsável pela ISO 9001; Joice Machado, responsável pela ISO 14001; e Marcus Carvalho, responsável pela ISO 27001, que atuam como analistas.

Já a parte que corresponde à operacionalização fica a cargo do setor Infraestrutura e Compras (INCOM/FUCAPI). “Na INCOM atuam Evandro Carioca (analista), Richard Douglas (líder de projetos) e Bárbara Moreira (coordenadora). Eles são responsáveis pelos controles e procedimentos que são fundamentais para o sistema como coleta seletiva, instalações elétricas e hidráulicas, manutenção da estação de tratamento, etc.”, comenta Joice Machado.

Auditoria reforça compromisso ambientalEm 2010, a FUCAPI recebeu a certificação

da norma ISO 14.001:2004, a qual trata do gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais gerados pelas atividades da Fundação. No entanto, há muitos anos, as ações na área ambiental são alinhadas à Política Integrada da FUCAPI e estão em concordância aos seus compromissos com

o meio ambiente. “A manutenção da certificação, que ocorrerá neste ano, deve ser consequência natural do modo de trabalho que temos, que é coerente com as demandas da sociedade e com a própria missão da FUCAPI. A ISO14001 é uma maneira inequívoca de demonstrar à sociedade que a organização, que tem entre seus projetos inú-meras ações de desenvolvimento sustentável e ainda, possui um curso de Engenharia Ambien-tal, cumpre efetivamente com aquilo que propaga. Não é exigência de nenhum contrato, mas, certamente agrega valor a nossa marca, além de, com a maturidade do sistema, con-

tribuir para redução de custos da organização”, finaliza Joice.

SIG/FUCAPI desenvolve campanha ambiental

Seja consciente com o meio ambiente! Essa foi a frase escolhida para ilustrar todo o material de divulgação da campanha ambiental que a equipe do Sistema Integrado de Gestão (GESIN/FUCAPI) irá, ao longo de 2011, trabalhar com a força de trabalho da FUCAPI, na qual se incluem colaboradores, terceirizados e estagiários.

O objetivo central da campanha é envolver a força de trabalho na questão da conservação ambiental no local de trabalho, de modo a mitigar os impactos provenientes das atividades da Fundação. Para isso, este ano a campanha ambiental irá focar no uso consciente da água e da energia elétrica e no conceito 5r para gestão de resíduos sólidos.

ambiental é um instrumento fundamental para o sistema de gestão porque quando

esperamos atingir um bom nível de desempenho ambiental dentro de uma

organização”, finaliza Joice. In

Page 3: Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

InFucapi 03

Gestão administrativa confere credibilidade à ABIPTI

À frente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), desde 2008, Isa Assef dos Santos vem se destacando na Presidência em virtude dos resultados apresentados. O comando da presidente pode ser constatado por meio das ações que tornam, hoje, a ABIPTI uma instituição de respeito.

Anterior à gestão de Isa Assef, a ABIPTI acumulava um passivo decorrente de projetos de fomentos que não apresentavam prestações de contas ou contas prestadas irregularmente, uso inadequado de recursos para pagamento de empregos também irregulares, entre outras situações.

Atualmente, a administração se baseia no uso correto dos recursos conforme padrões estabelecidos pelos órgãos de fomento e pela gestão transparente verificada no relacionamento de cooperação entre as instituições, nas parcerias estratégicas e no forte trabalho em rede, o que confere à ABIPTI credibilidade para representar os seus 211 associados, ou seja, cerca de 80% das instituições de pesquisa do país.

ReconstruçãoMas, para que a ABIPTI voltasse a se

destacar, foram necessárias adequações na sua estrutura organizacional: criação de

segregação de funções e unidades específicas por área de atuação, redução do quadro de pessoal, contratação de técnicos qualificados e conforme editais públicos de licitação, controle rígido sobre os bens patrimoniais, reconciliação bancária e controle prévio das despesas previstas por convênio.

Outro fato importante a se destacar é a elaboração de um Plano de Gestão Estratégica (PGE), o qual foi elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vinculado ao MCT, com notória especialização neste segmento.

ConfiançaAs atitudes comprovadas na gestão da

ABIPTI foram preponderantes para que o Governo Federal garantisse recursos do orçamento da União. Serão repassados à ABIPTI R$ 800,0 mil anuais para cobrir parte dos custos anuais da instituição, avaliados em R$ 1,3 milhão.

Para Isa Assef o centro da discussão em relação à reorganização da Associação retrata um problema crucial do Brasil. “Existem excelentes profissionais e cientistas, mas o país é carente de bons gestores, sobretudo públicos. É preciso unir governo, universidades, institutos de tecnologia e as empresas. A academia quando pensa em projeto, não pensa em prazo, nem retorno. A empresa, que tem olho no mercado, é dinâmica e se não apresentar produtos inovadores, perde a corrida de mercado. O que se quer são engenheiros desenvolvedores, que apresentem ideias criativas e que estas se transformem em produto”, avalia.

Foto

: A

rqui

vo A

bipt

i

In

In

FUCAPI e VALE assinam convênio referente à capacitação profissional

sional para técnicos de manutenção mecânica e de eletroeletrônica.

O Programa, com carga horária de 494 horas para mecânica e 506 horas para eletroeletrônica, será im-plantado no primeiro semestre de 2011 e desenvolvido nas depen-dências da Fundação. Espera-se que, no total, sejam formados 80 profissionais, divididos nas duas áreas.

A seleção ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro. Após o en-cerramento do Programa e depois de ter passado por todas as ava-liações, os selecionados serão con-tratados pela Vale como trainees.

Instituições e convênioConforme o acordo, a Vale se compro-

mete a investir recursos financeiros para o desenvolvimento do Programa, inclusi-

No dia 09 de dezembro de 2010, foi assinado, na sede da FUCAPI, o convênio de cooperação técnica entre a FUCAPI e a VALE, com o obje-tivo de criar o Programa de Formação Profis-

ve concedendo bolsa-auxílio aos estudantes. A parte prática do Programa será implementada nas instalações da mineradora. Já a FUCAPI, irá dispor seu corpo técnico e estrutura organi-zacional, ou seja, salas de aula, laboratórios, recursos audiovisuais e material didático.

Page 4: Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

InFucapi 04

Programa Viva as Férias se torna ótima opção de lazer

Como acontece anualmente, o Programa Viva as Férias, desenvolvido pela Responsabilida-de Social (RESOC/FUCAPI), sob o comando da coordenadora Yvânia Gabriel, apresentou em 2011, além da tradicional programa-ção, novas opções socioeducativas e de la-zer. Tudo para agitar as férias de janeiro das crianças e adolescentes que participaram das atividades. “Este ano apresentamos algumas novidades como as Oficinas de Maquiagem; Decoupage; Criatividade e Desenho Básico; Sabonetes Artesanais e o Minicurso de Manu-tenção de Sistemas Operacionais e Aplicati-vos”, informa Yvânia.

O Programa Viva as Férias foi implemen-tado em 2005 e tornou-se uma importante alternativa de lazer e inclusão socioeducativa

para os familiares dos cola-boradores, especialmente as crianças, adolescentes e jovens em período de férias escolares.

A atual versão do Progra-ma aconteceu de 12 a 29 de janeiro, ofereceu 8 oficinas e 2 minicursos e contabilizou 154 participantes que tinham entre 4 e 18 anos de idade.

Estreitando laçosDe acordo com

a coordenadora, a versão 2011 do pro-grama cumpriu seu objetivo. “O saldo foi muito positivo, a jul-gar pelas avaliações

realizadas pelos alunos e pelos responsáveis. Além do mais, é uma oportunidade dos colabo-radores poderem trazer os seus familiares para conhecer o am-biente de trabalho. Isso é muito importante, pois ajuda a despertar nos familiares o senso de respon-sabilidade e a valorizar o trabalho e esforço dos responsáveis no que diz respeito a oferecer educação e conforto para toda a família. Estas iniciativas fazem com que os laços empregado-empregador se for-taleçam e todos saem ganhando com isso”, diz a coordenadora da RESOC.

Colaboradores no voluntariadoO diferencial do Programa Viva as Férias

diz respeito ao engajamento dos colabora-dores às atividades que são disponibilizadas graciosamente, já que a maioria deles atua como instrutores das oficinas ou minicursos. “São colaboradores da Fundação exercendo o voluntariado, transmitindo conhecimento”, finaliza Yvânia. In

Page 5: Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

InFucapi 05

Falece Lynaldo Cavalcanti, um dos precursores de C&TI do país

FUCAPI apresenta a exposição “Design Tropical da Amazônia”

Departamento de Estrutura e Construção, diretor da Escola Politécnica até que em 1977 assumiu o cargo de reitor da Univer-sidade Federal da Paraíba.

O engenheiro foi presidente do Conse-lho de Reitores das Universidades Brasilei-ras (CRUB), antes de assumir a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, reconhecido pela sigla CNPq. Dentre tantas atividades, Lynal-do foi um dos idealizadores da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tec-nológica (ABIPTI), onde exerceu os cargos de secretário-executivo e diretor de Rela-ções Institucionais.

Lynaldo, durante a sua longa carreira, recebeu muitas condecorações com títulos, como Doutor Honoris Causa. O último tí-tulo recebido foi de sócio benemérito pela ABIPTI, em novembro de 2010. Por ocasião da entrega, Isa Assef, presidente da ABIPTI disse: “Ele é um grande lutador na área de In

In

Colaboradores do DETEC/FUCAPI recebem certificação CSPO

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2010, 15 colaboradores do Departamento de Tecnolo-gia (DETEC/FUCAPI) realizaram o curso de Certificação CSPO (Certified Scrum Product Owner) no auditório do Lord Hotel Manaus.

O objetivo do treinamento é tornar efetivo o papel de Product Owner (PO) em projetos ágeis, propiciando melhor entendimento sobre a utilização do PO no que diz respeito à otimi-zação dos resultados da equipe e da satisfa-ção dos clientes. “As práticas ágeis do Scrum buscam propiciar rápido retorno do investi-mento no desenvolvimento de software através da identificação e priorização das reais neces-sidades do cliente. No curso, foram apresen-tadas técnicas de levantamento, priorização e estimativa no projeto e desenvolvimento de software”, pontua Marcus Hilson, analista de Gestão de Negócios da FUCAPI e participante do curso.

ciência e tecnologia (C&T) e a ABIPTI deve tudo a este cidadão. A visão que temos hoje de C&T é fruto do trabalho dele. Vale desta-car também que ele é um dos poucos que defendem o regionalismo como forte instru-mento de crescimento do país”.

Lynaldo e a FUCAPILynaldo teve grande contribuição para

o desenvolvimento da área de Educação da FUCAPI, já que desde 1986 ele passou a acompanhar as atividades educacionais, contribuindo por intermédio do Plano de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Educação para a Amazônia Ocidental, de modo que a pesquisa, tecnologia e inovação tornassem parte do nome da FUCAPI, o que permanece até os dias atuais.

Cavalcanti participou ainda do Conselho Diretor e atuou como diretor do Centro de Ensino Superior de 1998 a 2004. Em virtude disso, a FUCAPI o homenageou alterando o nome do Centro Educacional FUCAPI para Centro Educacional FUCAPI - Lynaldo Caval-canti de Albuquerque.

No dia 12 de janeiro, no auditório da FUCAPI, aconteceu a Missa da Saudade, ce-rimônia que relembrou o saudoso professor Lynaldo.

Foto

: A

rqui

vo A

BIPT

I

In

de no mínimo 120 livros diferentes. Há muitos anos, esses pesquisadores definiram o que seria o desenvolvi-mento amazônico aliado à sustenta-bilidade. Então a exposição fala de sustentabilidade fundamentada em cima da arte”, explica o artista plás-tico.O coquetel de abertura da mostra aconteceu no hall do Tropical Hotel no dia 17 de fevereiro e a exposição permanecerá no lobby bar do hotel até o mês de dezembro.

De acordo com as proprietárias da Native, Rozana Trilha e Tânia Ferraz, as peças expostas poderão ser vendidas confor-me reserva na loja. Se você gostou de algum produto procure a loja Native que está locali-zada no minisshopping do Tropical Hotel (lo-jas 19 e 20) e atende de segunda a domingo, das 9h00 às 19h00 (segunda a sexta-feira), e das 9h00 às 17h00 (sábados e domingos).

Com muito pesar, informamos o falecimen-to de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, ocorrido no dia 06 de janeiro de 2011, em Brasília.

Paraibano de Campina Grande, Lynaldo graduou-se em Engenharia Civil na Univer-sidade Federal de Pernambuco. Ao longo do tempo, tornou-se professor titular, chefe do

A FUCAPI, em parceria com o Tropical Hotel Manaus e a loja Native Original Products, apresen-ta a mostra “Design Tropical da Amazônia”, que traz 15 painéis elaborados pelo artista plástico e consultor da FUCAPI Luiz Galvão e executados por uma equipe de profissionais envolvidos no pro-jeto. A iniciativa busca resgatar a herança deixada por naturalistas e cientistas que investigaram e de-senvolveram a região.

Sustentabilidade amazônicaConforme Luiz Galvão, todos os painéis foram produzidos com resíduos florestais e madeiras cer-tificadas. “Estudo a região há 35 anos e para esse trabalho realizei uma vasta pesquisa, com a leitura

Page 6: Informativo Fucapi - Ed.57 - 2011

Expediente

InFucapi é uma publicação da Fundação Centro de Análise,

Pesquisa e InovaçãoTecnológica - FUCAPI

Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 381Distrito IndustrialCEP: 69075-351

Manaus - AM

Diretora-PresidenteISA ASSEF DOS SANTOS

Redação e EdiçãoCristina Monte

Mtb 39.238 DRT/SP

Projeto Gráfico e DiagramaçãoOsvaldo Relder

Fotos: Arquivo FUCAPI

http://portal.fucapi.br/[email protected]

Tel.: (92) 2127-3203

Reciclar garantia de um futuro melhor!

InFucapi 06

FUCAPI irá oferecer serviços técnicos para obtenção de licenciamento ambiental

Cooperação internacional reforça atuação de incubadoras amazonenses

A FUCAPI e a empresa Environ Consultoria e Projetos Ltda. (ECP) assinaram, no dia 09 de fevereiro, acordo de cooperação técnica que permitirá às empresas da Região Norte obter licenciamento ambiental. O evento aconte-ceu no auditório da Fundação e contou com a presença do corpo técnico da Fundação e da Environ. Após a assinatura do contrato, foi proferida a palestra “Licenciamento e Gestão Ambiental de Grandes Obras” pelo diretor--presidente da ECP o engenheiro Carlos Favo-reto, especialista em Ciências Ambientais.

Por meio de um projeto de cooperação entre a FUCAPI, como executora; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), como financiadoras; e o Polo Tecnológico Navacchio, da Itália; as incubadoras do Amazonas terão a oportunidade de aprender as melhores práticas

Crescimento urbano Com a assinatura do contrato, a

FUCAPI passa a oferecer serviços téc-nicos às empresas públicas ou priva-das que desejam obter licenciamen-to ambiental para obras de grande porte.

A iniciativa da Fundação se jus-tifica em decorrência ao forte cres-cimento que deverá acontecer na região nos próximos anos, por con-ta de grandes eventos. “Em função de acontecimentos nacionais como os Jogos Mundiais Militares (2011), a Conferência Rio+20, a Copa das

Confederações (2013), a própria Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), quem virá ao Brasil, provavelmente, vai in-cluir a Amazônia no roteiro da viagem. Com isso, novos negócios devem ser implantados na região, exigindo infraestrutura adequa-da. É preciso, portanto, estarmos prepara-dos para oferecer serviços que ajudem a nortear as empresas que necessitam de li-cenciamento ambiental para suas obras”, afirma o coordenador de Gestão e Negócios da FUCAPI, Renato Frota.

de gestão, assim como o funcionamento de rede de incubadoras e atuar em possível intercâmbio de empresas incubadas, conforme previsto no acordo.

O contrato de coope-ração entre as instituições e o Polo Navacchio pas-sou a vigorar a partir de 15 de outubro de 2010 e irá permanecer até 15 de agosto de 2011.

A primeira fase do contrato foi executada em outubro do ano passa-do, quando a diretora do Polo Navacchio, Elisabetta Epifori, e mais dois repre-

sentantes da instituição italiana estiveram em Manaus para conhecer a realidade da incu-bação local.

Após isso, Euler Guimarães, gestor da incubadora de Design FUCAPI (INDEF/ FUCAPI) e coordenador do projeto com o Polo Navacchio, e três representantes de in-cubadoras de Manaus, estiveram na Itália

In

para conhecer o funcionamento de uma rede de incubadoras. “A estrutura é capaz de geren-ciar, estabelecer índices de resultados e fazer as empresas conversarem entre si. Lá, existe até um serviço de comercialização de produ-tos, que as empresas não são obrigadas a par-ticipar, mas que coloca à disposição um grupo de especialistas que negociam diretamente com grandes clientes”, explica Euler.

O Polo Tecnológico Navacchio, segundo o coordenador do projeto, tem experiência na articulação das ações que podem ser fortale-cidas em virtude do trabalho desenvolvido por empresas incubadas, o que as tornam mais competitivas, contribuindo para a obtenção de financiamento de capital de risco, além de aumentar as possibilidades em desenvolver parcerias e contratos. “As empresas de base tecnológica têm potencial de crescimento mui-to rápido e, incentivadas pelo know-how de uma entidade como o Polo Navacchio, podem ascender ainda mais, e com possibilidade de realizar negócios globais”, pontua Euler.

In