INFORMATIVO - Município de Rio do Oeste · possível criar alternativas para atender esta grande...

12
INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE 7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008 Página 1 Programas Municipais Crédito Fundiário Atendimentos Subsídios Atividades e Encerramento 2008

Transcript of INFORMATIVO - Município de Rio do Oeste · possível criar alternativas para atender esta grande...

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

Página 1

Programas Municipais

Crédito Fundiário

Atendimentos

Subsídios

Atividades e

Encerramento 2008

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

PROGRAMA MUNICIPAL DE REFLORESTAMENTO

Com o objetivo de despertar nos pequenos produtores o interesse pelo reflorestamento como fonte de renda e contribuir para diminuir a destruição da mata nativa temos o Programa de Reflorestamento. Em quatro anos foram distribuídas mais de 160.000 mudas florestais e beneficiados mais de 400 produtores com treinamentos.

CITROSA produção de mudas cítricas é tradicional em Rio do Oeste. Para contribuir com o crescimento da atividade e permitir que muitas famílias que dependem desta atividade possam se manter e crescer, várias reuniões e ações técnicas foram realizadas e continuam sendo planejadas.

VALORIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO

RURAL – CMDR A participação dos agricultores e das entidades ligadas a agricultura na definição das ações prioritárias e no estabelecimento das normas dos programas municipais tem sido fundamental para que os recursos públicos atendam com justiça os interesses da maioria da população. Se quisermos seriedade na aplicação dos recursos e um trabalho realmente voltado para atender as necessidades dos agricultores, precisamos trabalhar para que o CMDR seja cada vez mais forte e comprometido.

EXATORIADesde 2005 são desenvolvidas ações que visam fortalecer o movimento econômico do setor agrícola do município. O trabalho da Exatoria consiste em prestar assistência, fornecer informações, orientações e gerenciar a emissão das Notas Fiscais de Produtor Rural. Em 2008 foram mais de 4.000 atendimentos, mais de 11.437 Notas Fiscais de Produtor Rural emitidas e mais de 80 novos produtores cadastrados. A conscientização do produtor rural na emissão das notas fiscais é fundamental para o processo de desenvolvimento do município, permitindo o repasse de benefícios para a comunidade.

Página 2

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

PRESENÇA RIOESTENSE NA FESTA ESTADUAL DO LEITE

Através de uma iniciativa da Secretária de Agricultura, os produtores de leite de Rio do Oeste estiveram presentes na 12ª Festa Estadual do Leite (2008) em Presidente Getúlio.

ARROZ IRRIGADORio do Oeste possui cerca de 1.600 hectares cultivados com arroz irrigado. Para atender os produtores envolvidos com esta importante atividade, a Secretaria de Agricultura realizou excursões de produtores para a EPAGRI de Itajaí e orientou os produtores nas questões relacionadas ao Licenciamento Ambiental – TAC. Viabilizou os cadastros de água e a aquisição de marrecos, organizou reuniões técnicas para os produtores e colaborou em várias ações regionais para atender os interesses da cultura arrozeira.

IIª EXPOFEIRA DE FLORES, PLANTAS ORNAMENTAIS E MUDAS FRUTÍFERAS DE

LAURENTINO E RIO DO OESTEPara divulgar e mostrar a beleza, a qualidade e a grande variedade de plantas ornamentais e mudas frutíferas produzidas em Rio do Oeste e Laurentino foi criada a Expofeira.

ANÁLISES DE SOLO

GRATUITASA realização de análises permite melhor utilização do solo. Para que o agricultor possa realizar de forma eficaz e correta a manutenção dos

insumos necessários, a Secretaria de Agricultura liberou recursos para que, em 2 anos, fossem realizadas gratuitamente 500 análises de solo.

Página 3

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

PROGRAMA MUNICIPAL DE CALCÁRIOA Administração 2005 – 2008 adquiriu com recursos próprios 1.230 toneladas de calcário. Foram beneficiadas mais de 100 famílias que indicadas pelas comunidades e CMDR, receberam gratuitamente treinamento, análise de solo e calcário em sua propriedade.

CALCÁRIO DO ESTADOPara que houvesse transparência e justiça na distribuição do calcário do Programa Estadual, o CMDR estabeleceu normas e critérios de participação. O que possibilitou que, em 4 anos, Rio do Oeste recebesse 3.585 toneladas de calcário e fossem beneficiadas 239 famílias agricultoras. A lista com os nomes dos próximos beneficiados está disponível na Secretaria de Agricultura.

SUBSÍDIO

No Programa Municipal de Subsídio, com a integração do Poder Público, produtores e iniciativa privada, onde cada um faz a sua parte, foi possível atender às necessidades de muitos agricultores. Com custos acessíveis foram viabilizados serviços de maquinário, como retroescavadeira, esteira, carregadeira e poclain.

PROGRAMA MUNICIPAL DE PEDRASCom a experiência adquirida no Programa de Pedras e com a participação da comunidade e do Administrativo Municipal, mais uma vez será possível criar alternativas para atender esta grande necessidade dos produtores.

Página 4

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

INVESTIMENTOS EM PISCICULTURA

Para quem tem interesse em investir na criação de peixes, o município demonstra boa aptidão, devido ao relevo, a quantidade de água e principalmente o interesse por parte do produtor. Com a colaboração do Programa, a atividade já conta com uma maior profissionalização e segue técnicas adequadas de cultivo. Diante dos resultados positivos obtidos, foi formada a Associação de Piscicultores de Rio do Oeste, que já possui diretoria constituída.

SUINOCULTURAA cultura de suínos em Rio do Oeste vem crescendo e é uma atividade que precisa ser planejada e ter normas claras para permitir o seu crescimento sem causar problemas futuros. Para isso é fundamental que produtores, indústria, comunidade e Poder Público definam ações, trabalhem juntos e formem parcerias.

SEMANA DA AGRICULTURAPara valorizar, integrar, motivar e informar as famílias rurais, Rio do Oeste tem realizado a Semana da Agricultura, com palestras, atividades e discussões de interesse do agricultor.

SISTEMA DE RASTREABILIDADE PARA BOVINOS E BUBALINOS EM

RIO DO OESTEO Sistema de Rastreabilidade dos rebanhos é parte de um programa para identificação e monitoramento que permite maior controle ao serviço de saúde animal em relação a

produção de bovinos e bubalinos, promovendo a segurança sanitária do Estado. Em Rio do Oeste o sistema de rastreabilidade dos rebanhos teve início no mês de abril com treinamento teórico e prático de 22 produtores de diversas comunidades. Hoje o município conta com um rebanho de 17.342 bovinos, todos identificados conforme as normas do Projeto de Identificação – PIB/SC.

Página 5

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

EDUCAÇÃO SANITÁRIAEm parceria com a Vigilância Sanitária do município, foram realizadas para produtores e alunos, palestras e aulas práticas sobre sanidade animal e manejo de produtos químicos. Entre os temas abordados estavam doenças, vacinação e medicamentos para animais de pequeno e grande porte e orientações sobre agrotóxicos, desde a aquisição até o descarte de embalagens.

MELHORAMENTO GENÉTICO No Programa de Inseminação Artificial participam ativamente 13 inseminadores, que envolvem 10 comunidades. A adoção dessa prática possibilita ao produtor melhorar a qualidade genética do rebanho.

BRUCELOSE E TUBERCULOSEA Brucelose e a Tuberculose são doenças que acarretam grandes problemas sanitários e diversos prejuízos econômicos. Por isso é obrigatória a realização dos exames de Brucelose e Tuberculose para animais comercializados – compra ou venda – para dentro ou para fora do município. Já foram realizados mais de 1188 exames de Tuberculose e mais de 1089 exames de Brucelose em cerca de 280 propriedades. Destes, apenas um animal apresentou resultado positivo para Tuberculose, e foi destinado ao abate sanitário. Os exames de Brucelose devem ser realizados em animais com idade superior a 8 meses e de Tuberculose a partir dos 45 dias de idade.

G.T.A. – GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL

É necessária a G.T.A para qualquer tipo de transporte e comercialização, cria ou recria, engorda e abate de animais. Para a emissão da G.T.A. é exigida a realização dos exames de Brucelose e Tuberculose, com exceção nos casos de abate. A guia deve ser preenchida e assinada por um médico veterinário e tem validade de 24 horas. No ano de 2008 em Rio do Oeste foram emitidas mais de 900 guias de trânsito animal.

Página 6

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

PREVENÇÃO DE DOENÇAS REPRODUTIVAS

Sintomas como aumento do intervalo entre os partos, abortos, natimortos, terneiros com defeitos congênitos, infectados ou imunes podem ser sinal de doenças reprodutivas no rebanho. O diagnóstico é obtido através de exames laboratoriais. Em 2008, 12 animais foram submetidos aos exames de IBR – Rinotraqueíte Infecciosa Bovina, BVD – Diarréia Viral Bovina, Neosporose e Liptospirose, 8 deles apresentaram resultado positivo.

ATENDIMENTO VETERINÁRIOEm 2008 foram realizados mais de 700 atendimentos clínico–veterinário em mais de 600 propriedades e cerca de 60 procedimentos de castração, mochação e intervenções cirúrgicas.

Atendimentos ou procedimentos veterinários podem ser solicitados de segunda à sexta–feira,

das 8h às 8h30min ou entre 13h30min e 14h através dos fones 3543–0688 ou 3543–0664.

Os demais serviços da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem horário de

atendimento de segunda à sexta–feira das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

PROGRAMA MUNICIPAL DE MELHORAMENTO, IMPLANTAÇÃO E

RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS MIRE PA$TO

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente priorizou em 2008 o trabalho através de parcerias com os produtores de leite. Os temas foram abordados de maneira a valorizar o conhecimento dos produtores e a troca de experiências entre as famílias. Estiveram em discussão:*Sanidade Animal;*Análise do Solo;*Correção do Solo;*Crédito Agrícola;*Áreas Demonstrativas;*Melhoramento de Pastagens;*Implantação de Pastagens;*Recuperação de Pastagens;*Controle Leiteiro;*Legislação Ambiental.

Destaque para a Comunidade de Ribeirão Franzói onde participam 18 famílias. Também são desenvolvidos trabalhos nas comunidades de São José, Cabeça D'Anta e Ribeirão do Ouro.

Página 7

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE RIO DO OESTE

Curso de Massas Congeladas

O Sindicato dos Produtores Rurais organizou e ministrou nas comunidades rioestenses cursos em atividades diversificadas.

*Pintura em Tecido – Sede do Sindicato;*Implantação e Manejo de Pastagem – Em parceria com a Cravil – Toca Grande;*Implantação e Manejo de Pastagem – Em parceria com a Cravil – Cabeça D’Anta;*Cortes e Assados de Carne Suína – Angico;*Pintura em Tecido – Alto Águas Verdes;*Produção Artesanal de Massas Congeladas – Angico;*Cultivo de Plantas Medicinais – Angico;*Implantação e Manejo de Pastagem – Alto Sumidor;*Produção Artesanal de Pães – Alto Águas Verdes;*Produção Artesanal de Pães – Angico;*Qualidade do Leite – Em parceria com a Cravil – Toca Grande;*Operação e Manutenção de micro tratores – Alto Águas Verdes;

*Implantação e Manejo de Pastagem – Alto Sumidor;*SOL Rural – Em parceria com a Souza Cruz – Toca Grande II;*Pintura em Tecido – Alto Águas Verdes;*SOL Rural – Em parceria com a Souza Cruz – Ribeirão Franzói;*Qualidade do Leite – Em parceria com a Cravil –Cabeça D’Anta;*Confeitaria – Angico.

Curso de Panificação

Além de atender o município de Rio do Oeste, o Sindicato dos Produtores Rurais realizou em parceria com o SENAR, cursos em municípios que não possuem Sindicatos Rurais, Laurentino, Dona Emma, José Boiteux, Vítor Meireles, Witmarsum, Presidente Getúlio e Ibirama.

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

Durante o ano de 2008 foram realizadas 680 DITR – Declaração de Imposto Territorial Rural; 220 DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf; Declarações de Atividade Rural e encaminhamentos para fins de aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e outros.

Página 8

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

HABITAÇÃO RURAL AGRICULTORES DE CASA NOVA

No ano de 2008 foram atendidas 16 famílias com o Programa Habitação Rural, os projetos já foram liberados e estão em fase de conclusão. A parceria é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fetaesc, Caixa Econômica Federal e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Rio do Oeste.

CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Para assuntos que envolvem as questões e os aspectos ambientais de Rio do Oeste, foi instituído o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Formado por representantes das entidades ligadas à agricultura, o Condema conta também com a participação das 16 comunidades do município.

Em julho, Josemir

Trentini foi eleito para a presidência

do Condema pelo período

de 2 anos.

PROJETO PIAVA

Rio do Oeste, é destaque na recuperação ambiental com a implantação do Projeto Piava, que trabalha com educação ambiental, recuperação da mata ciliar e proteção de rios e nascentes. O projeto teve início em 2005 e terá continuidade até maio de 2008. Um dos aspectos do Piava que merece ser destacado é a distribuição e o acompanhamento técnico gratuitos, de mudas nativas.

KLABIN PARABÉNS VALMOR CATAFESTA

A Klabin promoveu o primeiro encontro do Programa de Fomento Florestal no dia 28 de novembro de 2008 em Otacílio Costa. Durante o evento o produtor Valmor Catafesta de Rio do Oeste foi homenageado por sua contribuição no Desenvolvimento Sustentável. Parabéns!

Página 9

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

RELATÓRIO 2008 DAS ATIVIDADES DO PROJETO MICROBACIAS 2

EM RIO DO OESTE

No ano de 2008 os recursos disponíveis para aplicação direta para os produtores das Microbacias do Ribeirão Sumidor, do Ribeirão da Toca e Angico somaram R$ 99.000,00. Os recursos do Microbacias 2 foram totalmente aplicados nos seguintes projetos:

Aquisição de 3 roçadeiras de trator para uso na comunidade do Ribeirão da Toca;

Aquisição de 3 plantadeiras de plantio direto com tração animal para o atendimento de 6 famílias da comunidade do Ribeirão Jundiá, 4 famílias da comunidade de Serra São Jorge e 4 famílias da comunidade de Toca Grande I ;

Aquisição de 73.950 (setenta e três mil novecentos e cinqüenta) mudas de eucalipto repassadas à 31 famílias das três Microbacias;

Aquisição de 2 batedores de milho para uso de 4 famílias da comunidade de Alto Águas Verdes e 4 famílias da comunidade de Ribeirão do Ouro;

Aquisição de 5.076 (cinco mil e setenta e seis) mudas frutíferas distribuídas entre todas as comunidades das três Microbacias;

Aquisição de 282 (duzentos e oitenta e dois) sacos de fosfato natural reativo para auxiliar na adubação de mudas frutíferas e atender as comunidades do Microbacias 2;

Aquisição de 2.405 (dois mil quatrocentos e cinco) quilos de sementes de ervilhaca para a comunidade da Microbacia do Ribeirão Sumidor;

Aquisição de 1 plantadeira de plantio direto para microtrator, para uso de 7 famílias das comunidades de Serra da Gabiroba e Gabiroba;

Aquisição de 7 pulverizadores tração animal para atender 8 grupos de agricultores, no total de 46 famílias das Microbacias do Ribeirão Sumidor e Angico;

Aquisição de 1 plantadeira de plantio direto de três linhas para trator de uso de 25 famílias das comunidades de Alto Águas Verdes, Águas Verdes, Angico, São Bernardo e Angiquinho.

Página 10

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

CRÉDITO FUNDIÁRIONo município de Rio do Oeste, entre 2005 e 2008 foram aprovados 89 projetos de crédito fundiário para aquisição de terras agrícolas, num total de R$ 3.465.080,00.

PROGRAMAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E

MEIO AMBIENTE Programa Municipal de Reflorestamento.

Responsável: Eng.º Agr.º Dirceu Nones. Programa Municipal de Subsídios.

Responsável: Eng.º Agr.º Dirceu Nones. Programa Municipal de Calcário.

Responsável: Eng.º Agr.º Dirceu Nones. Programa Municipal de Mudas Frutíferas,

Plantas Ornamentais e Flores. Responsável: Eng.º Agr.º Dirceu Nones.

Programa Arroz irrigado. Responsável: Eng.º Agr.º Dirceu Nones.

Programa Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Responsável: Eng.º Agr.º Dirceu Nones.

Programa Bovinocultura de Leite – Melhoramento de Pastagens. Responsável: Eng.º Agr.º Antônio Cesar Padilha.

Programa Exatoria. Responsável: Tania Michels.Programa Bovinocultura de Leite – Melhoramento Genético. Responsável: Méd. Vet. Cristina Cyane Pinho.

Programa Bovinocultura de Leite – Sanidade Animal. Responsável: Méd. Vet. Cristina Cyane Pinho.

Programa Bovinocultura de Leite – Educação Sanitária. Responsável: Méd. Vet. Cristina Cyane Pinho.

Programa Bovinocultura de Leite – serviço de Inspeção Municipal. Responsável: Méd. Vet. Cristina Cyane Pinho.

Programa Suinocultura. Responsável: Eng.º Agr.º Antônio Cesar Padilha.

Programa Piscicultura. Responsável: Eng.º Agr.º Antônio Cesar Padilha.

Programa Agroecologia. Responsável: Eng.º Agr.º Antônio Cesar Padilha.

Programa Crédito Fundiário. Responsável: Eng.º Agr.º Irineu Bernardo Schuelter.

Programa Crédito Agrícola. Responsável: Eng.º Agr.º Irineu Bernardo Schuelter.

Programa Epagri (calcário, sementes e outros). Responsável: Eng.º Agr.º Irineu Bernardo Schuelter.

Programa Microbacias 2. Responsável: Eng.º Agr.º Irineu Bernardo Schuelter. Facilatador: Técn. Agr. Alexsandro Kniess.

Programa Cidasc ( Inspeção, Defesa Sanitária e Vigilância, Fiscalização, exames, GTA, Educação Sanitária). Responsável: Méd. Vet. Maria Alice Gerber Adami.

Projeto Piava. Adelírio Heidemann. Programa Conselho Municipal do Meio

Ambiente (COMDEMA). Adelírio Heidemann.

Programa Coleta 100% Seletiva. Responsável: Adelírio Heidemann.

Página 11

INFORMATIVO SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE RIO DO OESTE7ª Edição Rio do Oeste, dezembro de 2008

AMIGO AGRICULTOR

Chegamos ao final da Administração 2005/2008.

O momento é de lembrarmos o que juntos

realizamos. Neste período nosso grande objetivo foi

o de abrir as portas e recebermos todas as pessoas e

entidades que conosco quiseram buscar formas de

melhorar a vida de nossas famílias. Em todas as

nossas ações tivemos a preocupação de priorizar o

caráter educativo, para que tenhamos em Rio do

Oeste cada vez mais pessoas independentes e

capazes de atingir seus objetivos.

Após estes quatro anos ficou a certeza que a

construção de um município melhor depende de

uma Administração que não queira ser mais que

seu povo, mas que permita que o povo esteja ao seu

lado para juntos buscar crescimento, ações

solidárias e realizações.

Agradecemos a todos que colaboraram conosco e

desejamos que o exemplo de humildade do Menino

Jesus, que nasceu numa manjedoura entre animais,

nos inspire para que em 2009 tenhamos sempre em

mente quais são os verdadeiros valores que fazem a

vida valer a pena.

Engº. Agrº. Dirceu Nones Odenir Felizari

Secretário de Agricultura Prefeito Municipal e Meio Ambiente de Rio do Oeste

Que o Natal esteja vivoem cada dia do Ano Novo que se inicia,para que as luzes e

cores da vidaestejam presentes em

toda a nossa existência,

e concretizem com a ajuda de Deus,todos os nossos desejos.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

São os votos de toda a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Página 12