Informativo novembro 2010

8
Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Novembro/2010 | Ano 1 | Nº 05 Juventude salesiana no DNJ Pág. 3 Gratidão: Entoai ação de graças! "A virtude que mais orna o coração de um jovem é a gratidão" (São João Bosco)

description

Formação e Informação

Transcript of Informativo novembro 2010

Page 1: Informativo novembro 2010

Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Novembro/2010 | Ano 1 | Nº 05

Juventude salesiana no DNJ Pág. 3

Gratidão: Entoai ação de graças! "A virtude que mais orna o coração de um jovem é a gratidão" (São João Bosco)

Page 2: Informativo novembro 2010

2 Presença Salesiana | Novembro/2010

Presença de todos Experiência Salesiana

Geralmente quando al-guém nos auxilia em al-guma coisa ou nos presta um favor, utilizamos um gentil "muito obrigado". Em agradecimento, nos-sa língua portuguesa nos torna "obrigados" e quase nos força a retribuir a gen-tileza, esquecendo do ato caridoso e voluntário de quem ajuda! Talvez seja por isso que algumas pes-soas preferiram utilizar um simpático: "grato"!

Neste mês de novembro, nossa Presença Salesia-na em Joinville quer dizer aos Céus o quanto somos AGRADECIDOS:- pelo entusiasmo dos jo-vens presentes na Expo-ville, no dia 24 de outubro, para celebrar seu Dia Na-cional da Juventude!- pelas vidas de todos os fi-éis falecidos que nos prece-deram na caminhada rumo aos céus, nos lembrando que "somos cidadãos do Reino de Jesus de Nazaré"!- pelas celebrações dos Sa-cramentos da Eucaristia e da Crisma nas quatro comu-nidades da nossa Paróquia!- pela realização das As-sembleias de Pastoral: seja comarcal, paroquial ou co-munitárias!- pelos 35 anos do Movi-mento de Casais Encontris-tas (ECC) de Joinville (SC)!- pelo Ano Litúrgico que se encerra com a Solenida-de de Cristo-Rei e por um novo que se inicia com o Advento!

A Venerável Mamãe Mar-garida, mãe de Dom Bos-co, que vamos lembrar no próximo dia 25, nos ajude a cantar os louvores a Deus!

Cantar os louvores a Deus!

Edito

rial

Minha alma glorifica ao Senhor!

Dizem que de todos os sentimentos humanos, a gra-tidão é o mais efêmero de todos. Ser agradecido é mais que saber pronunciar umas palavras de forma mecâni-ca. A gratidão é aquela atitude que nasce do coração em apreço ao que alguém tem feito por nós.

A pessoa agradecida busca ter outras atenções com as pessoas, não pensando em “pagar” pelo benefício re-cebido, mas em devolver a mostra de afeto ou cuidado que recebeu. Já pensou como as crianças agradecem os favores de seus pais? Fazem com um sorriso, um abraço e um beijo.

A gratidão é a resposta espontânea e alegre de quem se sente acolhido e valorizado. A gratidão aquece os nossos relacionamentos e fazem de nós pequenos si-nais do Deus-Amor, que sempre se doa sem pedir nada em troca, a não ser, também, amor para com o nosso próximo.

A pessoa que mais serve é a que mais sabe ser agra-decida. Que neste mês, através das páginas desta pu-blicação, possamos usar mais a palavra “obrigada” na nossa família, no trabalho, na rua, na Igreja.

Unidos digamos também muito obrigada a Nossa Se-nhora, a pobre e pequena mulher de Nazaré, que todas as gerações chamam de bem-aventurada. Ela recebeu o maior dom que uma mulher podia receber: ser a mãe do Salvador. E doou o seu Filho a todos. Pura gratidão!

Pe. Gilson Marcos da Silva, SDB

Oficina Formação paroquial para músicos

Espaço para que você dê a sua opinião.

GratidãoDeus está em minha caminhada e gostaria

que todos meus amigos experimentassem a maravilha de ter o melhor amigo ao seu lado. Por isso, digo a todos que sou feliz, reali-zada e assim encontro forças para enfrentar os obstáculos em meu caminho. Encontro forças também em todos vocês que me con-sideram como amiga. Obrigado por vocês existirem!

Beatriz Aparecida de Barros Camilo

“Muitas vezes a vontade de desistir é gran-de. A cruz parece pesada e a dor, que nunca vai passar. Mas uma coisa me faz ter força e coragem para seguir em frente: o Amor de Deus. Nessas horas, eu tenho a certeza de que jamais estou sozinha, pois tenho Deus no meu coração. São muitos os anjos que Ele colocou em minha vida, como minha fa-milia e meus amigos queridos e especiais. Por tudo isso eu O louvo e agradeço a cada instante da minha vida e por cada um que por ela passa. Muito obrigada a todos pelo carinho!”

Tatiane Cristine Pereira

Espontâneo

A Pastoral Litúrgica da Paróquia realizou, na tarde do dia 16 de outu-bro, uma formação para

as equipes de canto. O encontro foi assessorado pelo coordenador da Pas-toral do Canto e Música da

Comarca Sul de Joinville, Romeu Boetcher. Partici-param 30 agentes da Pas-toral Liturgica envolvidos

nas equipes de animação das celebrações.

O objetivo foi de ofe-recer capacitação para aumentar o conhecimen-to dos músicos e prestar um maior esclarecimento sobre a correta escolha e utilização das músicas nas celebrações.

Entre os assuntos abor-dados, foram passados aos músicos maneiras de reconhecer se o canto é ou não litúrgico e a sua função na Celebração. Puderam também conhecer o que os documentos da Igreja falam sobre a música na liturgia para que, munidos deste conhecimento, as equipes possam levar a mensagem de Deus atra-vés da música.

Page 3: Informativo novembro 2010

3Presença Salesiana | Novembro/2010

Presença da juventudeCelebração

Cerca de dois mil jo-vens de toda a Diocese de Joinville participaram da comemoração do 25º Dia Nacional da Juventude, na Expoville, no dia 24 de outubro. O lema deste ano foi “Juventude: muita reza, muita luta, em marcha con-tra a violência”.

Os jovens da Articula-ção da Juventude Sale-siana (AJS) da Paróquia Santo Antônio e Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) marcaram presen-ça ao conduzir a espiritu-alização inicial do evento. Todos cantaram uma gran-de ciranda: “Vamos juntos gritar, girar o mundo, che-ga de violência e extermí-nio de jovens!”.

Durante o dia, foram re-alizadas oficinas, ativida-des culturais e esportivas.

Muitos ministérios de mú-sica e bandas se apresen-taram no palco principal, inclusive os educandos do CEDB Gabriel Borges e Karina Gonçalves.

O pároco Pe. Gilson da Silva fez parte da equipe que animou a caminha-da de 1,5 km contra a violência até o pátio da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na rua 15 de No-vembro. Uma celebração ecumênica finalizou este grande dia.

Campanha Nacional con-tra a Violência e o Exter-mínio de Jovens

A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assem-bleia Nacional das Pas-torais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indig-nação crescente dos dele-gados presentes naquela assembleia e da revolta diante do crescente nú-mero de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos estados brasileiros.

Educadores, catequistas e salesianos do sul do Brasil estiveram reunidos no 13º Congres-so sobre o Sistema Preventivo Dom Bosco. A presença salesiana de Joinville foi representa-da por 12 pessoas do CEDB e Paróquia (leia pág. 7).

Confira alguns relatos:

“Foi um ótimo final de se-mana de aprofundamen-

to da espiritualidade sa-lesiana na educação e evangelização dos jo-vens. Com certeza, vol-

tamos mais motivados e animados para continuar

nossa missão.”Milena Regina da Silva

“O Congresso nos mos-trou que, como cristãos,

precisamos amadure-cer um estilo de exis-tência tal e qual como Jesus Cristo viveu.

Nos motiva a seguir o exemplo de Dom Bos-

co, imitador do Mestre, nos mostrou que podemos, como os discípulos de Emaús, fazer o convite aos jovens: Fica co-nosco. Devemos mostrar ao jovem o verda-deiro sentido da partilha do pão, dando teste-munho de vida em comunidade. Precisamos fortalecer nosso jovem, cada vez mais, para que ele possa confrontar cada vez mais aqui-lo que não é da fé, e não caia nas armadilhas que o maligno lhe prepara.”

Maria Teresinha Alves Opelt

“Fiquei muito satisfeita em poder participar deste

momento de formação e assim confirmar que Dom Bosco foi um grande inovador

ao formar uma das maiores redes de bem - a

Família Salesiana -, que vai ao encontro dos jovens como ‘casa’ que os acolhe, 'paróquia' que evangeliza, 'escola' onde se ensina a vida e 'pátio' em que todos se encontram para viver em festa e sentir a liberdade e outros valores da vida”.

Lygia Mara Jaques

“Foram dois dias de to-tal aproveitamento sobre

espiritualidade. Os pa-lestrantes trabalharam muito bem os temas. Na minha opinião, todos

os educadores deveriam participar, pois voltamos

de lá com nossa fé e nossa salesianidade renovada.”

Neusa Maria Perão OliveiraPres

ença

da J

uven

tude

AJS participa do Dia Nacional da JuventudeJuventude salesiana marca presença na 25ª edição do evento

Reunidos em Jaraguá do Sul, no noviciado Nos-sa Senhora de Fátima, co-ordenadores e líderes de seis grupos de jovens da AJS fizeram parte de um momento de exercícios es-pirituais durante os dias 25 e 26 de setembro.

Tendo como tema a Espiritualidade Juvenil Salesiana, o retiro foi as-sessorado pelo Ir. Aroldo e contou com a presença do pároco Pe. Gilson no do-mingo. A equipe paroquial e os assessores da AJS or-ganizaram o encontro.O encontro

Ao início, o Ir. Aroldo

propôs a elaboração de um projeto de vida baseado nos quatro livros do Itinerário de Educação à Fé dos Jovens. Ao longo do retiro foram tra-tados temas como identida-de pessoal, o encontro com Cristo, a inserção na Igreja e o compromisso com o Reino. Momentos de deserto, refle-xão pessoal e grupal interca-laram a programação, além de um ato penitencial dina-mizado em forma de teatro, oração e reflexão na capela do noviciado e um momento mariano. Em clima de despe-dida, com o semblante trans-bordando alegria, os jovens participaram da Celebração

Eucarística presidida pelo Pe. Gilson.

Após o retiro, todos se sentem completos e revi-gorados para continuar sua caminhada. Aos jovens que participaram, fica a lembran-ça de tudo que se aprendeu e viveu. Àqueles que orga-nizaram, um sentimento de estar servindo a Deus e do dever cumprido. Mais um retiro na história da AJS, porém sempre uma nova experiência para os jovens, uma oportunidade dentre as muitas que ainda virão para estes coordenadores e líde-res que buscam crescer em sua espiritualidade.

Coordenadores e líderes de grupos de jovens participam de retiro

Algumas lideranças da AJS que estiveram no encontro

O evento pela paz terminou com uma celebração ecumênica e shows musicais

Page 4: Informativo novembro 2010

4 Presença Salesiana | Novembro/2010

Presença de comunhão

Assembleia paroquial reúne lideranças

Ação de Graças

Todas as comunidades realizam as assembleias comunitárias no mês de novembro

O Encontro Matrimonial é um movimento que sur-giu na Espanha para dar aos casais uma oportunida-de para examinarem suas vidas a dois. É um evento católico, mas está aberto a todos os casais, sem dis-tinção de religião ou credo.

Como acontece?Durante um fim de semana, através de palestras é

dada a oportunidade de se olharem como pessoas, como sacramento e seu relacionamento com Deus e o mundo.

Onde e quando é realizado?Acontecem na casa de retiro Monsenhor Scarzello,

no Bairro Vila Nova, nos fun-dos da Paróquia Nossa Senhora Medianeira.

O último deste ano será nos dias 5 a 7 de novembro. Não perca esta oportunidade!

Mais informações com Diomar e Maristela, pelo telefone 3026-5298, e Pe. Nivaldo, 3451-3720.

A Assembleia é um mo-mento forte e de muita im-portância para a caminha-da Paroquial. Sua missão é celebrar os frutos da ação evangelizadora na Igreja, bem como avaliar o caminho percorrido e lan-çar luzes para o futuro. A próxima reunião ocorre dia 10 de novembro, às 19h45.

Com experiências fortes de comunhão eclesial, o objetivo das assembleias

A Infância Missionária das comarcas Sul e Norte de Joinville celebraram o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, e a abertura do mês missionário na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Santo Antônio.

A Missa foi presidida pelo pároco Pe. Gilson Mar-cos da Silva, SDB, e concelebrada por Padre Remo Mariani, MCJ. Aproximadamente 400 crianças, acom-panhadas de seus pais ou responsáveis, participaram da Celebração preparada por equipes da Infância Mis-sionária das paróquias. No final do encontro, as crian-ças encenaram o Terço Missionário e representaram, através de trajes típicos, os cinco continentes.

Todos os anos, o mês de outubro é dedicado às missões e a Igreja nos oferece um tema para a nos-sa reflexão. O assunto abordado em 2010 foi: “Mis-são e Partilha”.

é fazer as avaliações do ano, os planejamentos e programações de toda a vida pastoral da Igreja para 2011. Por isso, são necessárias e obrigató-rias nos níveis diocesano, comarcal, paroquial e co-munitárias. Todos os co-ordenadores de pastorais, movimentos e ministérios são convocados.

Em todos os seus níveis, as Assembleias de Pastoral

devem obedecer os seguintes compromissos: programar a ação pastoral a seu nível; propor iniciativas refletir questões pastorais; definir prioridades; tomar posição diante de impasses; assumir as decisões das Assembleias e Conselhos de Pastoral em seus diferentes níveis; e zelar pela participação e união da comunidade numa pastoral de conjunto.

Encontro Matrimonial em JoinvilleNotas Curtas

Formação dos Ministros Extraordinários da Comunhão

Cerca de 400 crianças, das comarcas Sul e Norte, estiveram na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.Lideranças, não se esqueçam da Assembleia Comunitária de Pastoral da sua comunidade:

- 17/11 – Com. Nossa Senhora Aparecida, às 19h45- 18/11 – Com. Nossa Senhora de Fátima, às 19h45- 19/11 – Com. Matriz Santo Antônio, às 19h45- 22/11 – Com. Cristo Bom Pastor, às 19h45

A coordenação paroquial dos Ministros da Sagrada Comunhão realizou uma das suas formações mensais para a equipe, no dia 14 de outubro. O assessor foi o Pe. Fernando Gonçalves, fundador da Comunidade de Vida “Restauração”. O encontro aconteceu em uma das salas do Centro Educacional Dom Bosco.

Infância celebra mês missionário

Page 5: Informativo novembro 2010

5Presença Salesiana | Novembro/2010

Presença da Família Salesiana

A Paróquia São Francisco de Assis agradeceu os 27 anos de trabalho e dedicação dos salesianos da Paróquia Santo Antônio no bairro Saguaçú.

A nova paróquia preparou uma Missa especial de despedida presidida pelo Bispo Dom Irineu Roque Scherer, concelebrada pelos salesianos padres: Andreas Tonon, Gilson Marcos da Silva, Lino Satler, Renato dos Santos, e o agora pároco da Paróquia São Francisco, Pe. Ivanor Macieski. A Associação de Maria Auxiliadora animou a Celebração.

Após a Santa Missa, foi oferecido um almoço aos salesianos presentes e às lideranças da comunidade.

Paróquia São Francisco de AssisDiante da necessidade de criação de uma ca-

pela na região do bairro Saguaçú, a Paróquia Santo Antônio, da Rede Salesiana de Paróquias, fez nascer uma nova comunidade. O padroeiro escolhido foi São Francisco de Assis. A partir do impulso inicial do então pároco, Pe. Adriano Ce-min, SDB, muito outros padres da Congregação Salesiana dedicaram um carinho todo especial na animação da futura paróquia universitária da Dio-cese de Joinville.

Pastoral FamiliarDespedida salesiana na Paróquia São Francisco de Assis

Família Salesiana

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) come-mora 35 anos de atuação na Diocese de Joinvil-le. Entre as atividades preparadas para celebrar a data está o Baile Shalon. A festa vai acontecer no dia 20 de novembro, a partir das 22h, na So-ciedade Rio da Prata, localizada na Rodovia SC-301, Pirabeiraba.

Como serviço da Igreja em favor da evangeli-zação das famílias, o Movimento de Casais En-contristas (MCE) procura construir o Reino de Deus a partir da família da comunidade paroquial.

Semana Nacional da Vida e Dia do NascituroEntre as atividades da Semana teve a 1ª Mostra Fotográfica e a Missa com benção às gestantes

A Pastoral Familiar da Paróquia Santo Antônio juntamente com a equipe diocesana, organizou a 1ª Mostra Fotográfica em Fa-vor da Vida. Na exposição, foram apresentadas ima-gens que valorizam a vida humana ou abordam temas ambientais, conduzindo a um questionamento sobre a vida em um aspecto glo-bal. As fotografias ficaram expostas na Câmara de Ve-readores de Joinville, e de-pois no Centro Diocesano de Pastoral.

Paralelamente a esta ini-ciativa, a Pastoral também trabalhou a Semana Na-cional da Vida nas comuni-dades da Paróquia. No dia 8 de outubro, aconteceu o fechamento das atividades com a Missa do Nascituro com a benção às gestantes. Esta celebração aconteceu na Comunidade Nossa Se-nhora Aparecida e culminou com a novena em prepara-ção a Festa da Padroeira.

O casal Eliana e Silvio Lopes, coordenadores da Pastoral Familiar na Pa-

róquia Santo Antônio, res-saltaram a importância da promoção de atividades que visam mobilizar a so-ciedade como um todo, através de iniciativas de conscientização e valori-zação da vida e da promo-ção humana.

Durante a semana, um pequeno berço ficou ex-posto dentro da igreja para que a comunidade pudes-se fazer doações como fraldas e roupinhas que serão distribuídas às mães carentes da Paróquia.

A 1ª Mostra Fotográfica em Favor da Vida foi uma iniciativa da Pastoral Familiar

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Jantar beneficente do Apostolado da Oração

No último dia 12 de outubro, fieis da Paróquia Santo Antô-nio participaram da procissão motorizada e da Missa Solene em honra a Festa de Nossa Senhora Aparecida. A carreata partiu da Igreja Matriz Santo Antônio em direção à Comu-nidade que tem a Senhora do Brasil como padroeira.

O Movimento do Aposto-lado da Oração anualmente promove um jantar benefi-cente em prol da Matriz. Este ano, a promoção foi revertida ao Plano Anual de Solidarie-dade da INspetoria Salesiana São Pio X. O evento foi reali-zado no dia 24 de setembro.

Notas CurtasECC comemora 35 anos de atuação em Joinville

Page 6: Informativo novembro 2010

6 Presença Salesiana | Novembro/2010

Presença da salesianidade

CEDB realiza sua 10ª OlimpíadasEducação

No evento, os educandos ainda celebraram a memória do Pe. Miguel Rua

Nos dias 25 a 29 de ou-tubro, foi realizada a 10ª Olimpíadas de Dom Bos-co. Educandos do Centro Educacional e jovens da banda dos bombeiros vo-luntários participaram da solenidade de abertura e contagiaram todos os presentes.

Cada equipe escolheu

um nome, criou sua ban-deira e o grito de paz. Os educadores participaram das arbitragens e da or-ganização das atividades propostas. As modalida-des executadas foram: tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei, futebol, basquete, xadrez e provas de atletismo.

Notas Curtas

Os dias de competição foram marcados pela ami-zade e o espírito de equi-pe. No dia 29, aconteceu o encerramento das Olimpí-adas com a premiação de troféus e medalhas ao ven-cedores, além de uma ce-lebração festiva em memó-ria aos 100 anos de morte do Beato Pe. Miguel Rua.

As inscrições para cursos e oficinas gratuitas no CEDB de 2011 estão abertas e vão até o dia 3 de dezembro.

Para cursar na turma de Serviços Administrati-vos, é necessário estar cursando o Ensino Médio ou tê-lo concluído, ter entre 14 e 23 anos e, de pre-ferência, possuir carteira de trabalho.

O curso de Informática Básica tem como requi-sito estar na última série do Ensino Fundamental e ter entre 13 e 18 anos.

E se você tem de 12 a 18 anos pode participar das oficinas de Artes, Dança e Música.

Para a inscrição, são necessárias cópias dos se-guintes documentos:- Comprovante de renda de todos que trabalham e que residem na casa do aluno;- Comprovante de residência (água, luz, telefone, aluguel);- Identidade ou Certidão de Nascimento do candi-dato a vaga;- CPF e RG dos pais ou responsável;- Para doentes na família, atestados/declarações (comprovação se for o caso de despesas com do-enças, plano de saúde);- Atestado de frequência escolar.

Mais informações no CEDB, localizado na rua Sombrio, nº 15, bairro Saguaçú, Joinville, ou pelo telefone (47) 3435-5617.

Como celebração de encerramento do Mês da Bíblia, o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) promoveu uma grande gincana para reforçar aos jovens a importância do nosso Livro Sagrado.

As atividades tiveram início após um momento de oração em que se refletiu uma passagem do texto de Jonas.

Os jovens foram divididos em equipes, assim puderam se inte-grar mais com os educandos de outros cursos. As provas da gin-cana foram orientadas pelos edu-cadores.

Mais do que uma mera com-petição, o evento proporcionou muitos momentos de diversão, companheirismo e conhecimento da Palavra de Deus.

No dia 16 de outubro, foi realizada no Centro Educacional mais uma reunião de pais e responsáveis pelos educandos.

Os participantes foram recebidos com cânticos salesianos. Uma oração deu início ao encontro que foi conduzido pela coorde-nadora pedagógica Michele Pereira. Ela aproveitou para enfatizar a importância da participação da família junto à instituição.

Após os avisos institucionais, os res-ponsáveis receberam o parecer dos seus assistidos e puderam também conhecer um pouco mais sobre o dia a dia dos educandos e suas atividades no Centro Educacional Dom Bosco.

Inscrições para cursos e oficinas gratuitas de 2011 já estão abertas

Jovens participam de Gincana Bíblica

Reunião com pais e responsáveis

Encontrão dos grupos da AJS

Cerca de 140 jovens, de 14 grupos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) do CEDB dos períodos matutino e vespertino, realizaram mais um grande en-contro para rezar e refletir o Itinerário de Educação à Fé dos Jovens.

Três temas foram trabalhados: Beleza da Vida, A Vida tem Sentido e a Abertura ao Sagrado. Estes te-mas correspondem ao primeiro dos quatro livros do Itinerário elaborado pela equipe nacional da AJS.

O Seminarista Magnus Petry afirmou que a AJS no CEDB cresce a cada dia, como resultado do empenho dos líderes e educadores que animam os grupos. Ele acrescenta que ela é a porta de entrada para o CEDB, pois muitos jovens que não são dos cursos vêm parti-cipar dos grupos nas quartas-feiras a convite dos seus amigos que são educandos. Com isso, a juventude passa a conhecer a Espiritualidade Juvenil Salesiana e por ela se apaixona.

Entre as modalidades: tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei, futebol, basquete, xadrez e provas de atletismo

Page 7: Informativo novembro 2010

7Presença Salesiana | Novembro/2010

Sexta filha de dez irmãos, Margarida Occhiena nasceu no dia 1º de abril de 1788, em Capriglio, pro-víncia de Asti, Itália. Ela foi batizada no mesmo dia na igreja paroquial. Seus pais são agricultores, dota-dos de sinceros sentimentos cristãos.

Casa-se, em 1812, com Francisco Bosco. Ele tinha na época 27 anos, era viúvo, com um filho de três anos de idade, chamado Antonio, e uma mãe doente, aos seus cuidados. No ano seguinte, nasce José e, em 1815, João (o futuro Dom Bos-co). Juntos transferem-se para os Becchi, distrito de Castelnuovo d’Asti.

Em 1817, Francisco morre de pneumonia. Com 29 anos, Margarida se vê sozinha na condução da família. Sábia educadora, soube conjugar nela pater-nidade e maternidade, doçura e firmeza, vigilância e confiança, familiaridade e diálogo, ao educar os fi-lhos com amor desinteressado, paciente e exigente.

Tendo ouvido o sonho de Joãozinho aos nove anos de idade, ela é a única que consegue lê-lo à luz do Senhor: “Quem sabe, tu devas ser sacerdo-te”. Permite-lhe então que este fique com outros ga-rotos pouco recomendáveis, para que, com ele, se comportem melhor.

Em 1848, após ajudar o filho mais novo a recu-perar a saúde, recebe o convite para estar com ele. A presença de Margarida transforma o oratório numa família. É a primeira e principal cooperadora de Dom Bosco; torna-se o elemento materno do sis-tema preventivo; é, sem o saber, “co-fundadora” da Família Salesiana.

Morre em Turim, de pneumonia, no dia 25 de no-vembro de 1856, aos 68 anos. Gerações de salesia-nos a chamam de Mamãe Margarida.

Presença no mundo13° Congresso do Sistema Preventivo Dom Bosco Salesianidade

Notas Curtas

As delegações que par-ticiparam da 13ª edição do Congresso do Sistema Pre-ventivo Dom Bosco vieram de cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catari-na e do Paraná. O evento ocorreu na cidade de Santa Rosa (RS) em ocasião do aniversário de 50 anos da presença salesiana naque-le município gaúcho.

Na cerimônia de encer-

ramento, as 28 comunida-des presentes receberam uma vela acesa, para sim-bolizar a luz que deve ser espalhada, uma caixa com 13 palitos de fósforos, lem-brando o 13º Congresso, e sal, para lembrar que “de-vemos ser sal no mundo”.

O Sistema Preventivo de Dom Bosco

Durante toda a sua

vida, Dom Bosco tratou a educação como uma mis-são e sempre defendeu a ideia de que antes de educar é preciso amar. A partir disso, o funda-dor dos salesianos criou este sistema, um método educativo que sugere ao educador se dispor pa-cientemente como pre-sença significativa para a juventude.

A Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio está em reformas. Por isso, todas as atividades e celebrações devem ser transferidas para a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bom Retiro. A previsão é que as obras estejam concluídas até dezembro.

Mais informações sobre a agenda paroquial com esta mudança, na secretaria da Paróquia ou no telefo-ne (47) 3435-3229.

Nos dia 16 e 17 de outubro, aconteceu a reunião das equipes de Comunicação So-cial, Animação Vocacional, Animação Missionária e Articulação da Juventu-de Salesiana (AJS) da Inspetoria São Pio X, em Porto Alegre. O encontro foi realizado na Casa Inspetorial Nossa Senhora Aparecida das Filhas de Ma-ria Auxiliadora (FMA).

Os membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) tiveram mais uma etapa de formação no dia 14 de outubro.

A Associação, fundada por São João Bosco em 1869, faz parte da Família Salesiana pela devoção do carisma a Nossa Senhora Auxiliadora, na forma instituída pelo mesmo Dom Bosco. A ADMA compromete-se a honrar Maria, Auxílio e Mãe da Igreja, ao partici-par da missão juvenil e popular, sobretudo no seu aspecto de crescimento e de defesa da fé cristã entre as pessoas.

Na Família Salesiana, a associa-ção enfatiza e propaga a devoção mariana popular como instrumento de evangelização e de promoção das classes populares e da juventu-de carente.

Reformas na Matriz

Encontro inspetorial em Porto Alegre

Formação mensal da ADMA

Delegação que representou a presença salesiana de Joinville

Em 25 de novembro, dia em que a Igreja celebra a memória da Venerável Margarida Occhiena, a Santa Missa das 19h, na Comunidade Nossa Senhora Apare-cida, será celebrada na intenção dos pais e familiares falecidos dos membros da Família Salesiana

Venerável Margarida Occhiena, Mãe de Dom Bosco

Lideranças da Paróquia e CEDB estiveram presentes no evento

Page 8: Informativo novembro 2010

8 Presença Salesiana | Outubro/2010

Catequese: Pastoral da Iniciação à Vida CristãRumo aos 50 anos

Na continuação da série de reportagem sobre a Paróquia Santo Antônio, falamos sobre uma das atividades pastorais mais importantes: a Catequese.

A Evangelização é o primeiro anúncio do Evangelho e nos leva à conversão. Mas a Catequese é o ensinamento essencial da fé, parte essencial da vida cristã que leva a uma consciente e ativa participação do mis-tério litúrgico e uma ação apostólica.

O objetivo da Pastoral Catequética é animar o processo de iniciação da fé e for-mação continuada, buscando o seguimento de Jesus Cristo, rumo à maturidade da vida cristã, para formar comunidades vivas, com-prometidas com a justiça e com a transfor-mação da sociedade em vista do reino.

Entre os compromissos assumidos pela Pastoral na Paróquia, estão: capacitar as catequistas na “Iniciação à Vida Cristã”, en-volver mais as famílias nas turmas de Cate-quese; trabalhar junto com outras pastorais; valorizar a salesianidade nas Catequeses, acrescentando subsídios próprios ao mate-rial didático; oferecer aos catequistas uma formação continuada e adequada, através de escolas, cursos, encontros, retiros, estu-dos de documentos e partilha de experiên-cias; fazer da catequese e a educação da fé dos pais dos catequizandos e dos adultos em geral uma prioridade; assumir os Gru-pos de Reflexão como espaço de formação continuada e iniciação cristã; e dinamizar os encontros de preparação para o Batismo nas paróquias e comunidades.

A Catequese na Paróquia trabalha essas dimensões: Batismo, Eucaristia/Perseverança, Crisma e noivos.

Agenda da Catequese em novembro:- Dia 6: Primeira Eucaristia da Matriz Santo Antônio,

na Com. N. Sra. Aparecida, às 16h

- Dia 7: Primeira Eucaristia da Matriz Santo Antônio,

na Com. N. Sra. Aparecida, às 9h; Batismo e Primeira

Eucaristia de Adultos, às 19h

- Dia 13: Renovação das Promessas do Batismo dos

crismandos da Com. Cristo Bom Pastor e Nossa Se-

nhora de Fátima, na Com. Cristo Bom Pastor, às 19h

- Dia 14: Batizados, na Com. N. Sra. Aparecida, às

10h; Renovação das Promessas do Batismo dos cris-

mandos da Com. Nossa Senhora Aparecida e Matriz

Santo Antônio, na Com. Nossa Senhora Aparecida,

às 19h- Dia 17 e 18: Catequese de pais e padrinhos do Ba-

tismo, no CEDB- Dia 20: Batizados, na Com. N. Sra. Aparecida, às 17h

- Dia 21: Crisma das Com. Cristo Bom Pastor e N.

Sra. de Fátima, na Com. N. Sra. de Fátima, às 8h;

Crisma das Com. N. Sra. Aparecida e Matriz Santo

Antônio, na Com. N. Sra. Aparecida, às 10h

- Dia 27 e 28: Catequese de Noivos, na Com. Nossa

Senhora Aparecida- Dia 28: Batizados, às 10h

7ª Concentração Diocesana de CatequistasNo dia 29 de agosto, a Catequese da Paróquia participou do evento, realizado no Sesi, e que reuniu cerca de três mil catequistas em come-moração ao seu dia.

Primeira Eucaristia na Com. Nossa Se-nhora AparecidaCatequizandos da Comunidade receberam pela primeira vez o Sacramento da Sagrada Comunhão Eucarística no dia 17, em Missa presidida pelo Pe. Lino Satler, SDB.

Primeira Eucaristia na Com. Cristo Bom PastorQuatorze catequizandos receberam o Sacramento da Sagrada Comunhão Eucarística pela primeira vez. A Missa aconteceu na Comunidade Cristo Bom Pastor, no Jardim Sofhia, e foi presidida pelo Pe. Gilson Marcos da Silva, SDB.

Estudos sobre Iniciação à Vida CristãCatequistas das quatro comunidades e da Paróquia Univer-sitária São Francisco de Assis participam de sete encontros para estudos sobre a Iniciação à vida cristã. O subsídio a ser estudado é “Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspira-ção catecumenal – nº 97”, da CNBB. Os encontros foram rea-lizados dois em agosto, três em setembro e dois em outubro, assessorados pelo Ir. Aroldo Martins Filho, SDB.

Primeira Eucaristia na Com. Nossa Senhora de FátimaCatequizandos da turma de Primeira Eucaristia recebe-ram pela primeira vez o Cristo Eucarístico na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Retiro para crismandos jovens e adultosA catequese do Sacramento da Crisma realizou retiro para os crismandos jovens e adultos no dia 17 de outubro. O encontro foi assessorado por Adalberto Cesar Ignácio, que falou sobre a Santíssima Trindade. Cerca de 40 crismandos participaram do retiro encerrado com Missa pre-sidida por Pe. Lino Satler, SDB, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.