Informativo outrubro 2010

8
Espiritualidade na Educação Salesiana

description

Informação e Formação

Transcript of Informativo outrubro 2010

Page 1: Informativo outrubro 2010

Espiritualidade na Educação Salesiana

Page 2: Informativo outrubro 2010

2 Presença Salesiana | Outubro/2010

Page 3: Informativo outrubro 2010

3Presença Salesiana | Outubro/2010

Presença da juventudeDia Nacional da Juventude

Em 2010, as Pastorais da Juventude, os diversos grupos e movimentos que trabalham com jovens e toda a Igreja do Brasil celebram com alegria o jubileu de 25 anos do Dia Nacional da Juventude. A data surgiu em 1985, quando a ONU determi-nou o Ano Internacional da Juventude. O Jubi-leu coincide novamente com o mesmo anúncio da ONU: 2010 é o ano dedi-cado aos jovens no mun-do todo para gerar diálogo e entendimento mútuo.

Aqui no Brasil, as diver-sas expressões da Igre-ja consideram este ano como um tempo oportuno para defender a vida dos jovens, denunciando o ex-termínio e a violência con-tra a juventude.

O evento em JoinvilleNa Diocese, o DNJ será

realizado no dia 24 de ou-tubro na Expoville com o seguinte lema: "Juventu-de: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência".

O encontro inicia às

9h com a abertura oficial, oração e resgate histórico das 24 edições anterio-res. Em seguida, grupos de jovens vão apresen-tar várias atividades cul-turais no palco principal. No início da tarde haverá diferentes oficinas, brinca-

deiras e um palco aberto para apresentações. Às 15h, acontece uma grande marcha com o clamor pela vida nas ruas da cidade e, às 16h, uma Celebração. Para encerrar o dia, um Evangelizashow promete alegrar os participantes.

As diversas expressões da juventude católica, articuladas no Setor Juventude da CNBB, abra-çaram a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Os jovens da nossa paróquia também apóiam a Campanha. Veja o que eles têm a dizer:

“Esta Campanha é mui-to importante para cons-

cientizar as pessoas do que está acontecendo com os jovens. Assim vamos combater essa

violência que aumen-ta a cada dia. Estamos

perdendo bons jovens que poderiam ter a grande oportunidade de fazer o mundo melhor.”

Hugo Carmona

“A campanha é de grande importância para a juven-tude atual, algo organi-zado com um objetivo central bem definido e um alicerce fortemen-

te baseado no primeiro eixo que é o da formação.

Desta forma, o jovem pode entender não somente a violência contra a ju-ventude e como ela ocorre, mas também qual o momento que ele passa em sua vida, a fase das mudanças, escolhas e renúncias, pois isto reflete grande parte da violência à que é sub-metido. É uma grande evolução do pensamento a respeito da juventude, com a cara jovem em favor da vida."

Olivan Bittencourt

“Não é de hoje que a vio-lência afeta diretamen-

te a vida de inúmeras pessoas em qualquer lugar, de qualquer ní-vel social, e sempre

será algo a ser discuti-do. Acho muito importante

esta campanha, pois a juven-tude sempre foi vítima da violência e devemos começar a reagir com mais eficácia!”

Gustavo Harger Paul

“O que se pode esperar do jovem se o culpa-

mos da violência que ele mesmo sofre? O jovem hoje é culpado por sua banalidade

e irresponsabilidade, mas, muitas vezes, nem

pensamos em quem aban-donou esse jovem ao ponto dele chegar a essa situação.”

Rodrigo SchlikimannPres

ença

da J

uven

tude

DNJ 25 anos: Celebrar a memória e transformar a HistóriaEm Joinville, os jovens se encontram na Expoville no dia 24 de outubro

Mais que um dia, um mês de celebraçõesAs celebrações e atividades foram estendidas a todo

o mês de outubro. Um material foi enviado às paró-quias com propostas e sugestões para uma prepara-ção própria dos 25 anos de DNJ. O livreto traz o roteiro de três encontros e uma celebração, além de textos e anexos complementares.

A organização do DNJ na Diocese ressalta a importân-cia da data ser vivida de forma paroquial. Segundo os or-ganizadores, as paróquias acenderão tochas para serem levadas, no dia 24 de outubro, para o evento diocesano, onde fará parte de uma dinâmica na abertura da data.

Formação para asses-sores da AJS estadual

Treze assessores da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Santa Catarina participaram, no dia 5 de setembro, de um encontro formativo no Lar Padre Jacó, obra social das Irmãs Salesianas em Itajaí. Seis assessores da presença de Joinville parti-ciparam do encontro.

Dois temas foram traba-lhados no encontro: “SAV na

AJS: A animação vocacional é um compromisso de todos”, assessorado por Magnus Petry, seminarista salesiano, e “O ministério do acompa-nhamento” pela salesiana Ir. Silvia Aparecida da Silva.

“O assessor que acom-panha um grupo ou um jo-vem deve ser uma pessoa que já percorreu o cami-nho e agora pode tornar-se companheiro daqueles que estão iniciando a caminha-da”, afirmou a Ir. Silvia.

Quarta Missionária A Quarta Missionária é

um encontro mensal de formação e animação de missionários que integra as atividades do Triênio Missionário. O projeto foi elaborado pela Dioce-se de Joinville para que todos possam vivenciar o clima das Santas Mis-sões Populares.

Os encontros são pro-movidos sempre nas primeiras quartas-feiras de cada mês no Centro Diocesano da Pastoral. Os próximos encontros, abertos para o público em geral, serão promovi-dos nos dias 6 de outu-bro e 3 de novembro.

Notas Curtas

Page 4: Informativo outrubro 2010

4 Presença Salesiana | Outubro/2010

Page 5: Informativo outrubro 2010

5Presença Salesiana | Outubro/2010

O Movimento “Garuva sem drogas”, que tem entre seus participantes as Irmãs Salesianas, abriu o tradi-cional desfile de 7 de setembro.

Page 6: Informativo outrubro 2010

6 Presença Salesiana | Outubro/2010

Page 7: Informativo outrubro 2010

7Presença Salesiana | Outubro/2010

Page 8: Informativo outrubro 2010

8 Presença Salesiana | Outubro/2010