Inframaritimabrochura pt

38
LOBITO - ANGOLA - 29 -31 OUTUBRO ENCONTRO DA COMUNIDADE DE CONHECIMENTO INFRAESTRUTURA MARÍTIMA

description

 

Transcript of Inframaritimabrochura pt

LOBITO - ANGOLA - 29 -31 OUTUBRO

ENCONTRO DA COMUNIDADE DE CONHECIMENTO INFRAESTRUTURA MARÍTIMA

Alexander Christiani, M.Eng. Líder da Comissão Organizadora do “6º ENCONTRO” Comunidades de Infraestrutura Marítima

Mensagem do Comitê OrganizadorEm nome da Comunidade de Infraestrutura Marítima, damos as boas vindas a Lobito para o 6º Encontro de Infraestrutura Maríti-ma - "6° ENCONTRO"

Desde a criação da Comunidade de Conhecimento de Infraestru-tura Marítima temos realizado eventos internacionais para absorver novos conhecimentos no desenvolvimento de infraestruturas marítimas e para partilhar informações e lições.

O tema deste ano é "O sucesso através da diversificação" e esta é a razão que escolhemos o Projeto Sonaref como o anfitrião do nosso sexto Encontro para que os nossos times internacionais tenha a oportunidade de ter uma experiência de África e poder ver todas as fazes de construção de um Cais executado em blocos.

O programa desse "6° ENCONTRO" foi organizado para maxi-mizar sua exposição a novos métodos de construção, recentes novidades na nossa profissão, desenvolvimento profissional através de vários temas, alem de oferecer oportunidades para desenvolver ou expandir sua rede de contatos e de colegas de profissão.

Especificamente, "6° ENCONTRO" oferece um dia de Minicursos apresentadas por especialistas internacionais de renome, dois dias de apresentações de trabalhos técnicos "Cases", visita técnica Projeto Sonaref, passeio de lancha ao Porto de Lobito, e visita às proteções costeiras da Restinga do Lobito, e uma noite agradável de companheirismo no icônico "Terminus Hotel", que foi aberto em 29 de dezembro, 1932.

Depois do "6° ENCONTRO" estaremos realizada uma Missão Técnica a China, ao Projeto do Hong Kong-Macau Link para con-hecer todas as inovações na construção de um túnel submerso. Esta ligação e no presente momento a mais longa do mundo, com uma extensão total de 6,7 km e com profundidades de quase 45 metros sob o Delta do Rio das Pérolas da China,

Este programa expandido da continuidade ao nosso comprom-isso de treinar a nova geração de profissionais de obras maríti-mas, ajudando a criar os lideres de amanha dessa área especifi-ca.

Este Fórum não poderia ter sido realizado sem os esforços dedi-cados de muitos indivíduos e nós esperamos que vocês tirem vantagem e participem das atividades deste "6° ENCONTRO" e da rica experiência oferecida ao redor da área do Lobito.

Estamos ansiosos para conhecer vocês ao longo do "6° ENCON-TRO" e ao mesmo tempo, rever os amigos, colegas de projetos anteriores e parceiros de negócios de Encontros anteriores. Obrigado mais uma vez por participarem desse 6º Encontro de Infraestrutura Marítima e bem-vindo novamente ao Lobito.

Lobito: A sala de Visitas de Angola

Conhecida por seu Slogan “Sala de Visitas de Angola” a cidade do Lobito é uma das atrações de Angola e a terceira maior do País.

Banhada pelas águas azul-anil do Atlânti-co e caracterizada por sua pequena península, a Restinga, Lobito é um destino turístico certo para todos os visitantes da Província de Benguela.

Seu patrimônio arquitetônico colonial e suas belas praias formam um verdadeiro cartão postal na costa ocidental Africana. Entre os edifícios históricos destaca-se o antigo palácio do Governador, Igreja Nossa senhora da Arrábida, Hotel Termi-nus e o Museu de Etnografia. Um marco histórico também faz parte do roteiro cultural da cidade, o Navio Zaire, que em 1961 transportou o agora Presidente da Republica Eng. José Eduardo dos Santos de Luanda para o Congo (Zaire) para inte-grar os patriotas que lutavam para a inde-pendência de Angola. Atualmente esse monumento histórico-cultural na Restin-ga do Lobito serve de Biblioteca pública. O Lobito significa a porta, o passadiço, a passagem..

Foram as condições extraordinárias deste Porto Natural que primeiro atraíram os Portugueses para essa baía de águas profundas, e pela mesma razão, mais tarde, aqui nasce o Terminal Maríti-mo da Sonaref, que e um ponto geografi-camente estratégico para a instalação da Futura Refinaria do Lobito contribuindo para o crescimento econômico de Angola.

Outro marco de infraestrutura Nacional, e a linha férrea do Caminho de Ferro de Benguela, que percorre 1344km entre as longitudes e latitudes de Angola até a fronteira leste com a República Democrática do Congo,

Sites de Interesse: http://www.eplobito.net/

Projeto Sonaref

O Projeto SONAREF, localizado na baia de Lobito em Angola, é o conjunto de infraestruturas marítimas que farão parte da futura refinaria da SONANGOL. Sendo composto por 3 terminais: um MOF (Ma-rine Offloading Facility) para desem-barque dos equipamentos da refinaria; um berço para embarque de graneis sólidos e um berço para embarque e desembarque de graneis líquidos.

Para a construção desses 3 terminais será utilizando pela primeira vez na Organização o método de construção de Cais em Blocos. Durante o nosso Encon-tro, o projeto estará num momento muito interessante com varias atividades no mar e em terra sendo executadas ao mesmo tempo:

Primeiramente, termos a oportunidade de observar o método de compactação dinâmica do aterro do terminal, com energias de compactação que variam desde 1000 KN.m até 8000 KN.m. Tere-mos também o privilégio de aprofundar o conhecimento sobre esta técnica de compactação com a participação de um dos maiores especialistas internacionais, o professor Karl Rainer Massarsch.

Por sua vez será observado também o aterro estrutural executado atrás da parede de blocos, constituído por um sistema de camadas de pedra granítica de granulometria variada e geotêxtil de proteção.

Também poderemos presenciar os serviços de preparo e nivelamento das fundações para assentamento dos blocos pelas equipes de mergulho. Serviço esse sendo executado com equipamentos de ponta permitindo presenciar a visualização desses serviços em real time. Nossos engenhei-ros de campo poderão explicar os méto-dos e artifícios utilizados para garantir que toda a fundação seja executada na cota de projeto com uma tolerância de no máximo 10 mm.

A atividade talvez mais interessante é a de instalação dos blocos de ate 345 toneladas com uso de uma cábrea de 800 toneladas posicionada por um siste-ma de ancoras e guinchos, operação essa acompanhada por mergulhadores que via sistema avançado de comuni-cação transmitem as instruções para os operadores para o correto posiciona-mento do blocos.

Finalmente teremos oportunidade de visitar o pátio de pré-fabricação dos blocos de concreto, e presenciar os cuidados que foram tomados para con-trolar o calor de hidratação dos blocos, com explicações do Professor Holanda que orientou e participou do desenvolvi-mentos dos métodos e processos utilizados.

Teremos também a oportunidade de presenciar o manuseamento e embarque desses blocos, através de gabarito de içamentos e pórtico de 500 toneladas e rolagem de blocos com o uso de air bags.

Com certeza essa visita técnica desper-tara muitas perguntas e questionamen-tos, agregando novos conhecimentos a todos.

Hanha do Norte

A Hanha do Norte está localizada à 20 quilômetros da futura Refinaria do Lobito e situada em um vale agrícola onde o Projeto Sonaref executa o Programa Desenvolvimento Comunitário.

Este programa estruturado pela área de Responsab-ilidade Social do Projeto em consonância com as vocações regionais e tradicionais objetiva contribuir com o Desenvolvimento Sustentável da Comuni-dade por meio da mudança positiva na qualidade de vida e na ampliação das oportunidades de inserção produtiva sob a perspectiva de auto-sustentação.

Durante seu 1º ano de existência o Programa estabe-leceu ações prioritárias fundamentadas na Política sobre Sustentabilidade da Organização Odebrecht, com foco no Desenvolvimento Econômico e Social, Responsabilidade Ambiental, Participação Política e Valorização da Cultura, buscando com isso o forta-lecimento dos laços comunitários tornando os membros da comunidade responsáveis por sua própria transformação.

Os Pequenos Agricultores de Subsistência são os grandes beneficiários do programa. Entretanto, a agricultura não exerce protagonismo sobre as demais dimensões desenvolvidas uma vez que

todas possuem o mesmo peso e medida em relevância.

O Programa logrou o estabelecimento de uma Associação Comunitária formada e instituída com o objetivo de gerir as ações propostas.

Associação denominada Tuyula Lomunga (em Umbundo), significa em português “Juntos Vencere-mos”. Atualmente coordena três ações de Geração de Emprego e Renda e as Ações de Desenvolvimen-to Social.

Ações de Geração de Emprego e Renda promovem o trabalho como fator de desenvolvimento pessoal e profissional e, a inclusão social produtiva. E estão consolidadas em: Fábrica de Sabão Ecológico Arte-sanal, Unidade de Processamento de Fuba de Milho e Agricultura Familiar.

As Ações de Desenvolvimento Social têm como foco os programas: Saúde na Comunidade, Alfabet-ização de Adultos, Cidadania, Resgate da Cultura e Educação Ambiental.

OradoresPrincipais

Oradores PrincipaisChrister Johansson Mr. Johansson has a total 18 years of experience in Tunnel and Bridge projects, covering analyses and design of reinforced concrete structures.Within immersed tunnels Mr Johansson has 12 years of experience in the following phases of a project; owners reference design including tender requirements and tender evaluation, contractors tender and detail design and technical assistance during construction.Mr. Johansson's position on projects for immersed tunnel projects is typical as specialist, team leader, design manager or project manager. He has long inter-national experience with longer stationing (1 to 2 years) in South Korea, Oman and India.Current main assignment is as COWI’s Assistant Project Manager / Design Manager for Fehmarnbelt Fixed Link – Tender Design and Project Manager for Technical assistance for �u �iem Immersed Tunnel, Ho Chi Minh City.

Berry ElfrinkDr Elfrink has been employed since 1995 in the department of the Coastal and Estuarine Dynamics (CED) at DHI in Denmark. As a senior coastal engineer he has a broad experience in coastal engineering and shoreline erosion- and protection studies. He has been in charge of a large number of coastal engi-neering projects involving the application of advanced mathematical model-ling tools. Dr Elfrink has been heavily involved in the development of DHI’s advanced mathematical models of sediment transport and shoreline evolution in coast-al areas.�e consulting work of Dr Elfrink covers coastal engineering projects all over the world. Since 1997 he has been at the basis of DHI’s activities in the marine area in Brazil. His field of work includes coastal impact analysis of existing - and new marine works, adaption of coastal areas to climate change, dredging, and development of sustainable and innovative coastal protection systems.

K Rainer Massarsch is consultant in geotechnical and earthquake engineering, as well as soil dynamics, working on assignments world-wide. During his professional career as an academic, researcher, consultant and contractor, he became involved in many aspects of geotechnical, foundation and earthquake engineering. He was respon-sible for the design and execution of major foundation projects in Europe, the Middle East, Far East, Australia, South and North America. Dr. Massarsch is the author of over 200 scientific and technical publications. Dr. Massarsch received his master degree from the Technical University of Vienna (BoKu), Austria and the doctor of technology degree from the Royal Institute of Technology (KTH) in Stockholm, Sweden. �ereafter, he was visiting scholar at the University of California, Berkeley and Assistant Professor at the University of Kentucky in Lexington, respectively. He has been professor of soil dynamics at the Royal Institute of Technol-ogy (KTH), Stockholm, senior consultant with a leading Swedish consulting group and technical director of an international foundation company. He works now as a consultant for major clients on assignments world-wide. Dr. Massarsch has been actively involved in national and international professional societies. He is past Chair-man of ISSMGE Technical Committee 10, Geophysical Testing and Chairman of two European Standardi-sa-tion Committees (CEN/TC 288), which prepared standards on Deep Soil Mixing (WG 10) and Vertical Drain-age (WG 11). FEANI has conferred on Dr. Massarsch in 1989 the title of EUR ING (#03094 SE).

Francisco Gladston HolandaFormado como engenheiro civil na Escola de Engenharia de Barretos, no estado de São Paulo no ano de 1973. Início de carreira como engenheiro de tecnologia do concreto e materiais através da empresa Furnas Centrais Elétricas que pertencem ao governo brasileiro do Sistema Eletrobrás. Participação em obras de grande porte, como chef do Controle de Qualidade para a construção das Usinas Nucleares de Angra 1 e 2, na construção das barragens de Marimbondo, Itumbiara e Tucuruí que juntos somam da ordem de 10 milhões de metros cúbicos de concreto. Em trabalhos de Assessoria Técnica (Barragens, Sistema de Irrigação, Pontes e portos) em vários países, tais como Angola, Djibuti, Argélia no Continente Africano, no Equador, Venezuela, Colômbia, República Dominica-na e Peru. Em 40 anos de experiência na área de construção, em tecnologia de concreto e seus materiais, acumula vivência de cerca de 25 milhões de metros cúbicos de concreto somados em aproximadamente 10 milhões de m³ de Concreto Compactado Com Rolo. Atua na área de durabilidade das estruturas de concreto em ambientes agressivos e em trabalhos de recu-peração de estruturas de concreto. Tem cursos de especialização na área de Tecnologia de Concreto nos Estados Unidos, Portugal, Suíça, França e Brasil. Tem participação ativa em seminários e conferências no Brasil e em outros Países.

Mr Mark Lindo, Coastal/civil engineer (Msc)Head of Engineering Department, Van Oord Dredging and Marine Contractors (responsible for engineering, research and design & construct studies in the fields of coastal, river, offshore and civil works) Before joining Van Oord in 1986 he worked for FC de Weger International Consultants (presently part of Royal Haskoning DHV), where he was involved in the design and review of large scale hydraulic and civil engineering projects ranging from storm surge barriers (�ames Barrier London, Delta Works �e Nether-lands) to breakwater design and rehabilitation projects (Tripoli, Arzew el Djedid) and reclamation projects. From 1987 to 1988 he also worked part time as Scientific Officer for the Delft University of Technology.He was directly involved with Van Oord’s most challenging projects in recent years: the extraordinary developments in front of the coast of Dubai. To work on such a scale, the challenge to build islands from scratch in the open sea according to a fast track schedule, the combination of design and construct and last but not least to get things done right and on time have been a great pleasure and privilege to him personally. Recently he was involved in the D&C project for the extension of the Port of Rotterdam (the largest port in Europe) and large scale DBM coastal protection works in front of the Dutch coast, including contractually 20 years of maintenance obligation.

RUBENS SABINOMr. Sabino has 37 years of experience working in several infrastructure projects, mainly focused to mari-time construction.Mr. Sabino joined Odebrecht in 1987 working as construction manager for the Terminal Portuario de Sergipe. During 14 years Mr. Sabino worked in several infrastructure projects in Brasil, Equador, Venezuela and Peru.From 1977 to 1987 Mr. Sabino served to Christiani Nielsen in Brazil, also dedicated to bridge foundations, shipyards, outfalls and port construction. Mr. Sabino has a Civil Engineering degree from Universidade Federal Fluminense – 1979In his career he has many times actuated as diving engineer and has achieved qualification as subsea inspector for maritime structures.In year 2000 Mr. Sabino founded EXE Engenharia, a consulting firm exclusively dedicated to maritime con-struction engineering.Main focus of EXE Engenharia has been the development of interactive design and method construction for maritime structures During the last fifteen years Mr. Sabino has participated in several designs and construction projects in projects in many countries outside Brazil, among them Argentina, Chile, Djibouti, Peru, Algerie, Guine Bissau, Mozambique, Guatemala, Panama, Algeria, Nigeria and Cuba.

Lucia Uguccioni Ms. Uguccioni has over nine years of international experience in coastal /marine engineering projects start-ing as design engineer and design group leader and spanning to management roles in large multi-discipli-nary projects. Her marine and coastal design experience has included the numerical modelling of hydrody-namic conditions (MIKE21), the design of rock structures, dredging and reclamation works. She has since covered management roles in large infrastructural and marine terminal projects. In 2008 Ms Uguccioni was Team Leader for the marine design of the large Qatar Bahrain Causeway and in 2009-2010 was Marine Team Leader for the technical assistance to the Contractor during construction of the Busan-Geoje.Ms. Uguccioni has a Master in Environmental and Planning Engineering by the Polytecnic of Milan, Italy, 1998-2004..

JOSÉ PRAT ARDENTIAMr. Ardentia has worked in Underwater projects internationally in Spain, Portugal, UK, Italy, Cyprus, Egypt, Lybia, Algeria and Brazil.Up to 2004 was Technical Manager & Partner in IT firm "AI Galicia SL".From 2004 to 2009 has been involved in various marine projects, as Assistant Project Manager, Project Manage and Maintenance Manager in the Inspection and repair of CALM terminal at the Port of Sirte, Lybia, Installation of pipeline & CALM terminals for WAHA Oil and AGIP Oil in Lybia, Operation and Maintenance of CALM terminal for GALP in the Port of Leixoes, Portugal. From 2009 to 2010 Vessel Coordinator for SAIPEM UK Sonsub Underwater Contruction fleet, performiong underwater works carried out by ROVs and Divers in Saturation.From 2010 Technical Manager for Ardentia Marine, performing different tipe of underwater works such as: Marine Salvage and Wreck removal for the Spanish Coast Guard, Installation of Wave Energy generator prototypes in Ares Bay, Spain, Inspection and repair of Industrial Outfalls in various locations in Spain and Portugal.Mr. Ardentia has a MSc in Naval Architecture, by the Universidade da Coruna (Spain) Member of the Colegio Oficial de Ingenieros Navales de España and the Royal Institution of Naval Architects, in the UK. He also holds a Commercial Diving License in Spain and Portugal.

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

AGENDA

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Terça, 28 de outubro de 2014 Atividade Detalhe

5:30 1:00 Chegada em Luanda Terminal Internacional6:30 3:00 Transferência em Mini Bus Terminal Domestico9:30 1:00 Voo para Lobito Passagem fornecida pela OAL11:30 0:30 Transferência para o Canteiro da Sonaref/ Hotel Providenciado pelo Projeto Sonaref12:00 1:00 Intervalo13:00 0:45 Almoço Restaurante Flamingo 13:45 0:15 Indução de Segurança Auditório Rainha Ginga14:00 0:20 Mirante do Marine Apresentação do Projeto Lider - Eustaquio Souto14:20 1:00 Canteiro de fabricação de Blocos Lider Julio Aguilera15:20 1:00 Instalação de blocos e operações de mergulho Lider - Martin Guzzetti16:20 0:20 Intervalo - Network Tenda - Marine Fill16:40 1:00 Compactação Dinâmica Lider - Daniel Fernandes17:40 0:15 Retorno ao Canteiro Lider - Eustaquio Souto17:55 1:50 Network Break Sonaref Camp19:45 1:00 Jantar Espaço Gourmet

Visita Obra

Logística

Logística

Início Duração Item

AGENDA

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Quarta, 29 de outubro de 2014

Início Duração Item Atividade Detalhe7:00 01:00 Café da Manha Espaço Gourmet 8:00 00:15 Inscrição Auditório Rainha Ginga8:15 02:10 Overview of Ground Improvement Methods Geo Risk & Vibration - Prof. K. Rainer Massarsch 10:25 00:30 Intervalo - Network Auditório Rainha Ginga10:55 02:10 Near Shore Dynamics Danish Hydraulic Institute - Berry Elfrink13:05 01:00 Almoço Espaço Gourmet 14:05 02:10 Immersed Tunnels - Case Study Considerations COWI - Christer Johansson16:15 00:30 Intervalo - Network Auditório Rainha Giga16:45 02:10 Concrete Durability in Marine Environment Holanda Consulting - Prof. Holanda 18:55 00:30 Intervalo - Network Canteiro Sonaref19:25 02:00 Jantar Espaço Gourmet

Curso Técnico

AGENDA

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Quinta, 30 de outubro de 2014

Início Duração Debate Tema/Atividade Detalhe7:30 0:45 --- Café da Manha Espaço Gourmet 8:15 0:30 --- Inscrição Sala Impala8:45 0:05 --- Momento de Segurança Ahmed Hafush8:50 0:15 --- Abertura e Boas Vindas Sonaref - Angola - Cristovão Silva 9:05 0:15 --- Introdução da Rede de Conhecimento da Odebrecht Líder Comunidade Infraestrutura\ Marítima

9:20 0:35 00:15 Desenvolvimento Portuário em Angola Instituto Marítimo Portuário de Angola - Victor A. de Carvalho

10:10 0:40 00:15 Busan Geoje Fixed Link "Case" COWI - Denmark - Christer Johansson11:05 0:20 --- Intervalo - Network Sala - Impala11:25 0:35 00:15 Dois estudos de dinâmica costeira em Angola. Danish Hydraulic Institute - Berry Elfrink12:15 0:40 00:15 Trabalhos de Proteção costeira Van Oord - Nederland - Mark Lido13:10 1:00 --- Almoço Espaço Gourmet 14:10 0:35 00:15 Técnicas e Procedimentos de segurança em trabalhos subaquáticos Ardentia Marine - Spain - Hugo Moura15:00 0:35 00:15 Cais em Bloco- Fatores críticos de projeto COWI - Denmark - Lucia Uguccioni16:50 0:20 Intervalo - Network Sala - Impala17:10 0:20 Metodologia do Encontro Alexander Christiani17:30 0:40 00:15 "Case" Sonaref Pablo Mattos 18:25 0:15 00:15 Encerramento Alexander Christiani18:55 0:40 Intervalo - Network Acampamento Sonaref19:35 --- Networking Cocktail Espaço Marimba

Cocktail Party

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Odebrecht tem o prazer de convida-lo para um cocktail que será realizado no espaço

Você ira experimentar uma noite tradicional Angola-na e drinques brasileiros

Contamos com a sua participação Quinta-feira 30 de outubro de 2014 das 19: 00 às 22:30

1. O kimbundu, quimbundo, é uma língua africana falada no noroeste de Angola, incluindo a Província de Luanda. É uma das línguas bantas mais faladas em Angola, onde é uma das línguas nacionais.

AGENDA

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Sexta, 31 de outubro de 2014Início Duração Debate Tema/Atividade Detalhe7:00 01:00 Café da Manha Espaço Gourmet 8:00 00:30 00:15 Design Basis EXE - Brasil - Rubens Sabino8:45 00:30 00:15 “Case” Projeto Mississipi – Logística OTP - Brasil - 9:30 00:30 00:15 Túnel Santos Guarujá - Brasil - Métodos Construtivos Evando Barros10:15 00:20 Network Break Sala - Impala10:35 00:30 00:15 Verificação Independente - Mitigação de riscos de projeto COWI - Denmark - Lucia Uguccioni11:20 00:30 00:15 Três projetos na America Latina - Mariel, Matarani e Punta Catalina EXE - Brasil - Rubens Sabino12:05 00:45 00:15 Cais em Blocos - Angola - Métodos Construtivos Martin Guzzeti13:05 01:00 Lunch Gourmet Space14:05 00:30 00:15 Case Study - Compactação Dinâmica - Técnicas e Testes Experimentais Nikhil Agarwal - Richard Price14:50 00:30 00:15 Segurança em Trabalhos Marítimos - Sonaref - Angola Gurnam Singh Bal 15:35 00:20 Intervalo - Network Sala - Impala15:55 00:20 00:15 Gerenciando Diferenças Técnicas e Culturais - Sonaref - Angola Eustaquio Souto15:55 01:00 --- Dinâmica de conclusão: Consolidação dos aprendizados e recomendações Membros da Comunidade16:55 00:30 --- Eleição de novos temas de Melhores Práticas e próximos passos Membros da Comunidade17:25 00:15 --- Encerramento Alexander Christiani17:40 01:20 Intervalo - Network19:00 00:30 Transferência em Mini Bus para Restinga19:30 02:30 Jantar de Confraternização Terminus Hotel - Lobito22:00 00:30 Transferência em Mini Bus para Acampamento22:30 Retorno ao Acampamento Acampamento Sonaref

AGENDA

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Sexta, 31 de outubro de 2014

Para Convidados

Início Duração Item Atividades para Convidados Detalhe7:30 01:00 Café da Manha Espaço Gourmet 8:30 00:30 Transporte em Mini Bus ate a Vila de Hanha do Norte9:00 02:00 Visita ao Programa de Desenvolvimento Comunitário Flavia Franca 11:00 00:30 Transporte em Mini Bus ate canteiro da Sonaref11:30 01:00 Intervalo - Network Canteiro Sonaref 12:30 01:00 Almoço Espaço Gourmet 13:30 00:10 Embarque no Cais provisório Lancha de Transporte de Pessoal13:40 00:15 Visita as obras marítimas Lancha de Transporte de Pessoal13:55 00:50 Visita a baia e Porto de Lobito Lancha de Transporte de Pessoal14:45 00:10 Desembarque na Restinga Marina de Lobito14:55 00:30 Passeio na orla e espigões da restinga15:25 00:55 Intervalo para descanso Zulu16:20 00:40 Transferência em Mini Bus para Acampamento17:00 Retorno ao Acampamento17:00 02:00 Intervalo - Network Acampamento Sonaref19:00 00:30 Transferência em Mini Bus para Restinga19:30 02:30 Jantar de Confraternização Terminus Hotel - Lobito22:00 00:30 Transferência em Mini Bus para Acampamento22:30 Retorno ao Acampamento Acampamento Sonaref

Programa para

Convidados

Logística

O projeto Sonaref tem o prazer de convidá-lo para um jantar que terá lugar no icônico Hotel Terminus

Serviço de transporte será providenciado entre as instalações da Sonaref e o Hotel Terminus Saída do Projeto Sonaref :- 19:30Retorno do Hotel Terminus :- 22.30

Esperamos vê-lo na sexta-feira 31 de outubro, 2014

Por favor, confirme sua participação durante a retira-da do crachá.

Historia do Hotel Tterminus

Jantar

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

AGENDA

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Sabado. 01 novembro de 2014

Domingo. 02 novembro de 2014

Bom Regresso

Início Duração Item Atividade Detalhe7:30 01:00 Café da Manha Espaço Gourmet 8:30 00:30 Transferência para aeroporto de Catumbela Providenciado pelo Projeto Sonaref9:00 02:00 Check -In Providenciado pelo Projeto Sonaref11:00 01:00 Voo para Luanda Terminal Domestico11:30 00:30 Transferência para Hotel Hotel Epic Sana17:00 00:45 Transferência para Aeroporto Internacional Voos de Sábado a noite

Logística

Início Duração Item Atividade Detalhe5:30 0:15 Logística Transferência para Aeroporto Internacional Voos de domingo de manha

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

AGENDA

Encontro da Comunidade de Conhecimento - Infraestrutura Marítima

Technical, Mission

Date W - Day Time Flight 3-Nov-14 Monday 18:15

21:4522:3000:00 -

Visit to Fabrication Yard morning -Visit Artificial Island and Marine operations morning -lunch on the island, back to the land afternoon

Departure to Zhuhai Airport 15:00Arrive Zhuhai Airport 16:30Departure Zhuhai Airport 17:20Arrive - Beijing - Greeting at airport by CHEC 20:35Transfer to Hotel in Beijing 21:35 -Meeting with CHEC 09:30Tour in Beijing Afternoon -Part of Delegation fly back to Luanda 23:05 EK 307 / ER 793

7-Nov-14 Friday Open day in Beijing

-High Speed Train to Shanghai Arrive in Shanghai

9-Nov-14 Sunday Open dayVisit ZPMC 9:00 to 15:00Fly to Luanda / Europe 23:00 EK 303 / EK 793

8-Nov-14 SaturdayLeave for the Train Station before 12:00

10-Nov-14 Monday

5-Nov-14 Wednesday

Hong Kong - Macau Link

Flight No - TBD

Thursday6-Nov-14

Technical Mission - Hong Kong-Macau Link - CHINAMonday 3rd November to Monday 10th November 2014

Description Departure - Luanda

EK 794 / EK 362

4-Nov-14 TuesdayArrive - GuangzhouGreeting at airport by CHECTransfer to Hotel in Zhuhai

Sobre: Situado no Lobito, o Turimar Business Hotel é um hotel moderno, que oferece 40 quartos amplos, 7 suites e 4 apartamentos.

Telefone: +244 945 566 075E-mail: [email protected]: http://www.turimarhotel.com

Opções de Acomodação

Hotel Turimar

Sobre: Está construído directamente sobre a praia. Possui 115 quartos sendo 50 Twins, 63 Duplos e 2 Suites.

Telefone: +244 930650628E-mail: [email protected](?)Site: http://www.hotelrestinga.com/

Hotel Restinga

Sobre: Hotel Términus, conhecido por Hotel Lobito, localizado na Restinga do Lobito é considerado um edifício histórico e um Hotel emblemático.

Telefone: +244 272 22 58 71 / 935 684 387E-mail: [email protected]: http://www.hotelterminuslobito.com/

Hotel Términos

Sobre: Situado no avançado do projecto sonaref, possui todas as condições para passar uma ótima noite de descanso.

Responsáveis: Flávia Brito e Marco JuniorTelefone: +244 943514279 / 945413852E-mail:[email protected]/[email protected]

Alojamento Sonaref

Informações GeraisTrajeO código de vestuário para o Encontro é casual social (ou seja, calças, vestidos casuais e preferível camisas de manga longa). A temperatura ambiente da sala de reuniões poderá variar. Também se recomenda aos participantes o uso de sapatos con-fortáveis.

Crachá Seu crachá é a sua admissão a todas as sessões e para todas as instalações do canteiro incluindo o acesso à cantina e restau-rante. Por favor, não deixe de usar seu crachá o tempo todo enquanto no estabelecimento Sonaref.

Indução de SegurançaTodos participantes deverão comparecer a indução de segurança ao chegar no local das instalações da Sonaref. Supervisores de SMS farão a indução e fornecerão o equipamento de proteção individual. .

Durante a indução, os visitantes receberão um cartão de infor-mação HSE. O HSE-VIC irá incluir as seguintes informações: Regras e regulamentos de segurança do projeto, rotas de evac-uação e ponto de congregação, localização da clínica, número de contato para a equipe de SSMA do projeto, e os números de con-tato de emergência 24/7.

Equipamento de Proteção IndividualPara a visita agenda para os locais de trabalho dentro da Sonaref e obrigatório o uso de EPI completo, botas, colete de segurança, capacete e óculos de proteção. Favor fornecer o seu tamanho de botas antes da sua chegada ao Encontro.

Emergências Medicas24/7 apoio de emergência médica disponível no local, apoiados por paramédi-cos, médicos e enfermeiros. Evacuação médica em Angola ou no exterior pode ser fornecido, se necessário.

MalariaOs visitantes receberão kit pessoal de repelente. É recomendável que utilizem o repelente, no início da manhã ao pôr do sol e à noite. Calças e camisas de mangas compridas são recomendados.

Cessão / Isenção Cessão de Direitos Autorias: Ao participar desta Encontro, eu permito que todas as fotografias/filmagens que possam ter sido tiradas de mim, pelo Grupo Odebrecht ou por qualquer outra pessoa participando do Encontro, durante os eventos possam ser utilizadas para qualquer finalidade.

Isenção de Responsabilidade: Eu concordo e reconheço que estou participando dos eventos e atividades do 6º. Encontro de minha própria livre vontade, e tenho plena consciência de que eventualmente poderei me expor e sofrer acidentes e danos físicos, como resultado da minha participação. Eu dou esse reconhecimento de livre e espontânea vontade, e com pleno conhecimento de causa. Como resultado sou capaz de participar de evento do 6º. Encontro, e assumo a responsabilidade pelo meu próprio bem-estar. Eu também concordo em não irei permitir que qualquer outra pessoa participe em meu lugar.

VistosPara vistos tirados no Brasil• Monica Torbey [email protected]• Agostinho Barbosa [email protected] vistos fora do Brasil • Flavia Brito [email protected]

Projeto SonarefLegenda

Espaço Impala

Ambulatório Médico

Auditório Rainha Ginga

Refeitório Gourmet

Espaço Marimba

Alojamento Imbondeiro

Alojamento Welwitchia

Alojamento Acáia Rubra

Alojamento Semba

Alojamento Kizomba

Escritório Sonaref

Escritório KBR

Escritório Odebrecht