INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS

3
INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS Anatomia das Brocas - Haste; - Intermediário; - Ponta Ativa. A haste pode ser longa, para peça de mão; curta, com encaixe, para contra-ângulo; curta, sem encaixe e com menor diâmetro, para turbina. Formas Básicas de Brocas É importante estudá-las para saber qual característica geométrica a broca dará ao preparo cavitário. Quais brocas poder-se-ia usar para uma restauração de amálgama? Resposta: esférica, cone invertida, pêra alongada ou cilíndrica. Porém a mais indicada seria a broca em forma de pêra, pois além de dar paredes convergentes para a oclusal, também proporciona ângulos diedros arredondados e parede pulpar plana. Como exemplos podemos citar as brocas 330, 329, 245. FUNÇÕES DAS BROCAS 1. Esférica (carbide de aço ou broca de aço) - Remoção de tecido cariado; - Confecção de Retenções; - Acesso em cavidades de dentes anteriores. 2. Broca em Forma de Pêra

Transcript of INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS

Page 1: INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS

INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS

Anatomia das Brocas

- Haste;- Intermediário;- Ponta Ativa.

A haste pode ser longa, para peça de mão; curta, com encaixe, para contra-ângulo; curta, sem encaixe e com menor diâmetro, para turbina.

Formas Básicas de Brocas

É importante estudá-las para saber qual característica geométrica a broca dará ao preparo cavitário.

Quais brocas poder-se-ia usar para uma restauração de amálgama?

Resposta: esférica, cone invertida, pêra alongada ou cilíndrica. Porém a mais indicada seria a broca em forma de pêra, pois além de dar paredes convergentes para a oclusal, também proporciona ângulos diedros arredondados e parede pulpar plana.

Como exemplos podemos citar as brocas 330, 329, 245.

FUNÇÕES DAS BROCAS

1. Esférica (carbide de aço ou broca de aço)

- Remoção de tecido cariado;- Confecção de Retenções;- Acesso em cavidades de dentes anteriores.

2. Broca em Forma de Pêra

- Determinar paredes convergentes para a oclusal nos preparos para amálgama;- Proporcionar ângulos diedros arredondados e parede pulpar plana.

3. Broca de Forma Cilíndrica

- ... (preparo de cavidades em lugares remotos)

4. Broca Tronco-Cônica

- ... (dentística II)

Page 2: INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS

5. Broca Cone Invertido

- Não se usa mais praticamente.

Classificação das Brocas em Categorias

1. Carbide;2. Diamantadas;3. Aço.

As brocas carbides e diamantadas possuem halo com cores diferentes que se relacionam ao número de laminas da broca ou diâmetro do grampo de diamante que foi usado para fazer a broca.

Carbide (Forma do Preparo de Cavidades)

Verde: versão com alta eficiência de corte (6-8 lâminas);Vermelho: instrumentos para acabamento (acima de 8 lâminas);Amarelo: 16/20 lâminas;Branco: 30 lâminas Polimento

Diamantadas (Forma do Preparo de Cavidades)

Extra-fina (remoção de tecido dental);Fina (remoção de tecido dental);Regular (acabamento);Grossa (acabamento e polimento);Extra-grossa (acabamento e polimento).

Aço

Raramente é usada. Usada basicamente para pinos intradentinários.

A broca Carbide produz uma menor espessura de smear layer que a broca Diamantada.

As brocas Carbides para amálgama são melhores, pois produzem menor espessura de smear layer (forma mais regular e definida) do que as diamantadas e como ele (o amálgama) não é um material adesivo isso no final vai fazer diferença.

As duas brocas não formam a mesma smear layer (espessura da smear layer da carbide é muito maior). Para sistemas adesivos convencionais de 3 ou 2 passos não haverá muitos problemas. A preocupação deve ser voltada para adesivos autocondicionantes, pois se a smear layer é reduzida, a capacidade de condicionamento daquela superfície é melhor, logo a broca carbide é melhor.

A refrigeração deve ser adequada para não causar danos ao complexo dentino-pulpar (três pontos de refrigeração).