Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

11
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM. ATPC 17/03/2014 – EE Dep. Antonio Moreira Coelho

description

 

Transcript of Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

Page 1: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM.

ATPC 17/03/2014 – EE Dep. Antonio Moreira Coelho

Page 2: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística. De acordo com Gardner, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor. Por outro lado, o psicólogo afirma que são raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência.

Page 3: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

Gardner ainda afirma que estas inteligências apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as experiências vividas também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.

Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.

Page 4: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

AS INTELIGÊNCIAS SÃO:

Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.

Lingüística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.

Page 5: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.

Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).

Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

Page 6: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.

Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.

Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

Page 7: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

As modalidades pelas quais as pessoas aprendem melhor constituem os estilos de aprendizagem, que são os seguintes: Visual Auditivo Cinestésico

Page 8: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

VISUAL

O Estilo Visual determina que o indivíduo, o seu aluno, necessita, para interpretar o mundo, processar o conhecimento, da imagem. Isso significa que as informações obtidas do meio ambiente ou de sua mente estão voltadas para dados sobre tamanho, proporção, cor, beleza, altura, profundidade, largura, detalhes... Uma pessoa visual é muito observadora no conjunto e nos detalhes. E é dessa forma que armazena as descobertas e relaciona conhecimentos adquiridos anteriormente com novos conhecimentos.

Page 9: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

AUDITIVO

Auditivo = é a forma sonora a mais predominante, mesmo que haja imagens. O auditivo consegue perceber com maior nitidez e facilidade dados vinculados ao som: volume, tonalidade, vocabulário, ruídos, discursos, conversas, discussões. Uma pessoa auditiva presta muita atenção naquilo que está sendo dito. Se o professor faz apresentação de um tema dos conteúdos usando recursos auditivos o aluno que tem este estilo de aprendizagem vai se concentrar e processar sua aprendizagem.

Page 10: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

CINESTÉSICO

Definido como o indivíduo que utiliza bastante a expressão corporal, as pessoas que apresentam esse perfil geralmente são inquietos, bisbilhoteiros e “destruidores” de brinquedos, pois buscam saber como ocorre o funcionamento desses. Interagem melhor através do contato manual e corporal, costumam ter gosto pela prática de esportes, dança, invenção e construção de algo. Esse estilo é o estilo daquele seu aluno que necessita que sua aula seja mais movimentada, que necessita muito do concreto. Se você levar para sua aula o som, a imagem e objetos que ele possa manusear, ligados ao tema que está sendo trabalhado, ele vai ter a maior facilidade em aprender.

Page 11: Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem

BIBLIOGRAFIA

Estilos de AprendizagemALMEIDA, Marina da Silveira Rodrigues Consultora em Educação Inclusiva Psicóloga e Pedagoga especialista [email protected]

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, c1994