Intencionalidade Da Educação a Distância

3
Intencionalidade da educação a distância A intencionalidade da educação a distância visa democratização e universalização do conhecimento ,no sentido de que essa modalidade de educação tem caráter libertador ,pois “A educação aberta baseia-se nos princípios da igualdade e do ensino permanente, acessível a qualquer pessoa, independentemente do seu perfil, a qualquer hora e em qualquer lugar.” (Revista do Serviço Público Brasília 58 (3): 351-374 Jul/Set 2007,p.353) Para entendermos o significado e amplitude da era digital ,se faz necessário que reconhecessamos o poder transformador que ela propicia nas relações sociais , nas maneiras de agir e pensar e como base para o repensar da educação nos seus níveis mais elevados de construção do conhecimento e como fator de libertação, colaboração e compartilhamento nas relações humanas. Existir ultrapassa viver porque é mais do que estar no mundo. É estar nele e com ele. E é essa capacidade ou possibilidade de ligação comunicativa do existente com o mundo objetivo, contida na própria etimologia da palavra, que incorpora ao existir o sentido de criticidade que não há no simples viver. Transcender, discernir, dialogar (comunicar e participar) são exclusividades do existir. O existir é individual, contudo só se realiza em relação com outros existires. Em comunicação com eles (FREIRE,1999,P.40). Assim, ao percorrer os caminhos trilhados pelas tecnologias de informação e comunicação nos deparamos com a

description

Educação

Transcript of Intencionalidade Da Educação a Distância

Intencionalidade da educao a distncia

A intencionalidade da educao a distncia visa democratizao e universalizao do conhecimento ,no sentido de que essa modalidade de educao tem carter libertador ,pois A educao aberta baseia-se nos princpios da igualdade e do ensino permanente, acessvel a qualquer pessoa, independentemente do seu perfil, a qualquer hora e em qualquer lugar. (Revista do Servio Pblico Braslia 58 (3): 351-374 Jul/Set 2007,p.353)Para entendermos o significado e amplitude da era digital ,se faz necessrio que reconhecessamos o poder transformador que ela propicia nas relaes sociais , nas maneiras de agir e pensar e como base para o repensar da educao nos seus nveis mais elevados de construo do conhecimento e como fator de libertao, colaborao e compartilhamento nas relaes humanas.Existir ultrapassa viver porque mais do que estar no mundo. estar nele e com ele. E essa capacidade ou possibilidade de ligao comunicativa do existente com o mundo objetivo, contida na prpria etimologia da palavra, que incorpora ao existir o sentido de criticidade que no h no simples viver. Transcender, discernir, dialogar (comunicar e participar) so exclusividades do existir. O existir individual, contudo s se realiza em relao com outros existires. Em comunicao com eles (FREIRE,1999,P.40).

Assim, ao percorrer os caminhos trilhados pelas tecnologias de informao e comunicao nos deparamos com a imensido de possibilidades oferecidas e pelo vasto caminho a ser trilhado em busca da construo do conhecimento, da insero humana em um mundo mais justo e para a convivncia dos homens em comunho.

A proposta da educao a distncia no desvaloriza as razes da nossa cultura, mas evidncia a preocupao com a sociedade que vive na era da informao e com o impacto das novas tecnologias nas estratgias e maneiras de ensinar ,Segundo Saltini (1999, p.15):[...] conhecer pensar, inventar, descobrir e conectar as qualidades e atributos dos objetos recompondo com a minha capacidade criadora o real externo dentro de minha mente. Este o significado de aprender. No aprendo aquilo que o outro me d pronto. Aprendo em funo daquilo que posso trabalhar sobre o que o outro me diz, ou daquilo que o objeto me mostra ou descubro. Construo, invento, sempre dentro de minhas necessidades e do campo das possibilidades.

Muitos podero ser os desafios encontradas para a modalidade da educao a distncia e esse caminho a ser trilhado qui apresentar novas formas de ensinar e aprender transformando a educao em uma prtica de compartilhamento de conhecimentos sem barreiras ou distino de raa, idade ou posio social,seguindo os preceitos de igualdade e solidariedade.

Freire, Paulo. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 14ed.Educao a distncia: o estado da arte e o futuro necessrio Gardnia da Silva Abbad - Revista do Servio Pblico Braslia 58 (3): 351-374 Jul/Set 2007SALTINI, Cludio J.P. Afetividade e Inteligncia. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.