Introdução à Física Quântica

2
Introdução à Física Quântica Nós seres humanos, o universo, todos somos formados por minúsculas partes da matéria chamadas de átomos que vivem em dimensões quânticas. Para se ter uma ideia de sua dimensão (10 -12 picômetros), em 1 milímetro cabem cerca de 10 milhões de átomos enfileirados! O átomo é formado de três partículas elementares, os prótons e os nêutrons que formam o núcleo e os elétrons que o orbitam assim como a Terra rotaciona e translada em torno do Sol, porém os elétrons também podem realizar saltos quânticos pelas 7 camadas de energia, para exemplificar seria como se a Terra saltasse para a órbita de Saturno, passasse pela de Marte e retornasse à sua órbita original. Há cerca de 2400 anos atrás, os filósofos gregos Leucipo e Demócrito já começaram a definir o átomo (do grego a= não, tomo= divisão), ou seja, algo que não pode ser dividido, pois naquela época acreditava-se que eram indivisíveis, nos dias de hoje esse conceito já está ultrapassado, pois já dividimos o átomo com a fissão nuclear, e o fundimos a outro com a fusão nuclear. Para entendermos melhor os átomos devemos compreender também o que o constitui, ou seja, suas partículas elementares. Os prótons foram descobertos no ano de 1886 através dos experimentos de Ernest Rutherford e Eugen Goldstein que usaram a ampola de Crookes, era um recipiente de vidro que possuía em seu interior um gás de baixa pressão, quando esse gás era submetido a altas voltagens ocorriam emissões de raios catódicos (radiação em feixes de elétrons). Com isso Eugen percebeu que na presença de um campo magnético ou elétrico externo à ampola, os raios eram desviados em direção ao polo negativo e quando se testava o Hidrogênio, o desvio era o menor de todos os outros elementos. Sendo assim, se imaginou a presença de uma partícula subatômica com carga positiva, e então denominou- se próton (do grego PROTOS= primeiro, pois o Hidrogênio

description

Material interessante para quem é curioso e iniciante sobre o assunto. Espero que gostem!

Transcript of Introdução à Física Quântica

Page 1: Introdução à Física Quântica

Introdução à Física Quântica

Nós seres humanos, o universo, todos somos formados por minúsculas partes da matéria chamadas de átomos que vivem em dimensões quânticas. Para se ter uma ideia de sua dimensão (10-12 picômetros), em 1 milímetro cabem cerca de 10 milhões de átomos enfileirados! O átomo é formado de três partículas elementares, os prótons e os nêutrons que formam o núcleo e os elétrons que o orbitam assim como a Terra rotaciona e translada em torno do Sol, porém os elétrons também podem realizar saltos quânticos pelas 7 camadas de energia, para exemplificar seria como se a Terra saltasse para a órbita de Saturno, passasse pela de Marte e retornasse à sua órbita original.Há cerca de 2400 anos atrás, os filósofos gregos Leucipo e Demócrito já começaram a definir o átomo (do grego a= não, tomo= divisão), ou seja, algo que não pode ser dividido, pois naquela época acreditava-se que eram indivisíveis, nos dias de hoje esse conceito já está ultrapassado, pois já dividimos o átomo com a fissão nuclear, e o fundimos a outro com a fusão nuclear.

Para entendermos melhor os átomos devemos compreender também o que o constitui, ou seja, suas partículas elementares. Os prótons foram descobertos no ano de 1886 através dos experimentos de Ernest Rutherford e Eugen Goldstein que usaram a ampola de Crookes, era um recipiente de vidro que possuía em seu interior um gás de baixa pressão, quando esse gás era submetido a altas voltagens ocorriam emissões de raios catódicos (radiação em feixes de elétrons). Com isso Eugen percebeu que na presença de um campo magnético ou elétrico externo à ampola, os raios eram desviados em direção ao polo negativo e quando se testava o Hidrogênio, o desvio era o menor de todos os outros elementos. Sendo assim, se imaginou a presença de uma partícula subatômica com carga positiva, e então denominou-se próton (do grego PROTOS= primeiro, pois o Hidrogênio contém apenas um próton em seu núcleo, era visto como componente de todos os elementos). Como os prótons são constituintes do núcleo atômico, eles são cerca de 100 mil vezes menores do que o próprio átomo e a quantidade dessa partícula difere um elemento de outro, pois variam seus números atômicos, a tabela periódica, por exemplo, está organizada seguindo uma ordem crescente de número atômico.

NÊUTRON http://eaen.ipen.br/fn13.pdf

Page 2: Introdução à Física Quântica

Portanto, para ser quântico é necessário possuir átomos, e se toda matéria no cosmos possui átomos, o que não é quântico?

http://www.mundoeducacao.com/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htmhttp://conceito.de/atomo http://hypescience.com/veja-como-os-atomos-sao-ridiculamente-pequenos/http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/proton/ http://www.alunosonline.com.br/quimica/protons.html