introdução+à+engenharia+-+ética

15

Click here to load reader

Transcript of introdução+à+engenharia+-+ética

Page 1: introdução+à+engenharia+-+ética

1

PUCPUC CampinasCampinasPUC PUC –– CampinasCampinasCEATECCEATEC

61051 61051 –– Introdução à EngenhariaIntrodução à EngenhariaÉticaÉtica

Professora: Ana Elisabete P. G. A. Professora: Ana Elisabete P. G. A. JacinthoJacintho11

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA

22

Page 2: introdução+à+engenharia+-+ética

2

Introdução à EngenhariaIntrodução à Engenharia

BazzoBazzo, A. B.; Pereira, , A. B.; Pereira, L.T.V.L.T.V. Introdução à Engenharia, 3a. Introdução à Engenharia, 3a. edição. Editora da UFSC, Florianópolis, 1993. edição. Editora da UFSC, Florianópolis, 1993. HoltzappleHoltzapple & & ReeceReece. Introdução à Engenharia. LTC Editora, . Introdução à Engenharia. LTC Editora, Rio de Janeiro. 2006.Rio de Janeiro. 2006.Introdução à Engenharia. Notas de aula. Introdução à Engenharia. Notas de aula. http://pt.wikiversity.org/wiki/introduhttp://pt.wikiversity.org/wiki/introdução_à_engenharia_civilção_à_engenharia_civil

33

ÉÉÉTICA DA ENGENHARIAÉTICA DA ENGENHARIA

44

Page 3: introdução+à+engenharia+-+ética

3

DefiniçãoDefinição

Conjunto de padrões comportamentais que Conjunto de padrões comportamentais que todos os engenheiros devem respeitar;todos os engenheiros devem respeitar;todos os engenheiros devem respeitar;todos os engenheiros devem respeitar;Extensão dos padrões éticos de convívio dos Extensão dos padrões éticos de convívio dos seres humanos;seres humanos;Pesquisas de opinião pública listam a Pesquisas de opinião pública listam a engenharia entre as atividades profissionais engenharia entre as atividades profissionais g pg pmais éticas.mais éticas.

55

Regras de InteraçãoRegras de Interação

Engenheiros em geral trabalham em equipe Engenheiros em geral trabalham em equipe ––raramente sozinhos;raramente sozinhos;raramente sozinhos;raramente sozinhos;O produtos dos seus serviços impactam a O produtos dos seus serviços impactam a sociedade como um todo:sociedade como um todo:

Carros, aviões, trens;Carros, aviões, trens;Produtos químicos;Produtos químicos;Estradas e edificações;Estradas e edificações;

66

Page 4: introdução+à+engenharia+-+ética

4

RelaçõesRelações

Relações do engenheiro Relações do engenheiro com outros indivíduos e com outros indivíduos e com a sociedade como com a sociedade como um todo:um todo:

77

engenheiroengenheiro sociedadesociedade

Regras de InteraçãoRegras de Interação

Engenheiro:Engenheiro:Ser honesto;Ser honesto;

Sociedade:Sociedade:Remunerar o trabalho;Remunerar o trabalho;;;

Sem preconceito;Sem preconceito;Trabalhador;Trabalhador;Cuidadoso;Cuidadoso;

;;Respeito ao trabalho Respeito ao trabalho executado;executado;Respeito à criatividade;Respeito à criatividade;

88

••Regras de etiqueta;Regras de etiqueta;••Regras de direito;Regras de direito;••Regras morais;Regras morais;••Regras éticas.Regras éticas.

Page 5: introdução+à+engenharia+-+ética

5

EtiquetaEtiqueta

Códigos de comportamento e Códigos de comportamento e cortesia;cortesia;cortesia;cortesia;São arbitrárias e evoluem:São arbitrárias e evoluem:

Quantos talheres na mesa do jantar;Quantos talheres na mesa do jantar;Vestuário adequado a um casamento;Vestuário adequado a um casamento;Alocação de assentos;Alocação de assentos;Emissão de convites.Emissão de convites.

Passado:Passado: mulheres usavam luvas mulheres usavam luvas brancas em encontros formais.brancas em encontros formais.

99

EtiquetaEtiquetaGafe:Gafe:

Não causa prisão;Não causa prisão;G lG l Gera malGera mal--estar entre os presentes:estar entre os presentes:

Durante a guerra do Vietnã, por causa de Durante a guerra do Vietnã, por causa de uma discussão sobre o formato da mesa de uma discussão sobre o formato da mesa de reuniões, as negociações de paz foram reuniões, as negociações de paz foram interrompidas e muitas vidas se perderam.interrompidas e muitas vidas se perderam.

Engenharia:Engenharia:Engenharia:Engenharia:Respeito aos empregadores, clientes e Respeito aos empregadores, clientes e colegas;colegas;Atitude profissional ao atender o telefone;Atitude profissional ao atender o telefone;Não confundir respeito com bajulaçãoNão confundir respeito com bajulação 1010

Page 6: introdução+à+engenharia+-+ética

6

DireitoDireito

Sistema de regras estabelecidas por Sistema de regras estabelecidas por autoridades pela sociedade ou por costumes;autoridades pela sociedade ou por costumes;autoridades, pela sociedade ou por costumes;autoridades, pela sociedade ou por costumes;A violação dessas regras resultam punições:A violação dessas regras resultam punições:

Multas;Multas;Prisão;Prisão;Serviços comunitários;Serviços comunitários;Morte;Morte;Descredenciamento;Descredenciamento;Suspensão.Suspensão.

1111

DireitoDireito

Cada sociedade tem suas próprias Cada sociedade tem suas próprias consequênciasconsequências para violação das leis:para violação das leis:consequênciasconsequências para violação das leis:para violação das leis:

Oriente Oriente –– ladrão tem mão amputada;ladrão tem mão amputada;Ocidente Ocidente –– ladrão é preso;ladrão é preso;

As leis devem ser claras e bem definidas As leis devem ser claras e bem definidas ––separação nítida entre o legal e o ilegal;separação nítida entre o legal e o ilegal;

1212

Page 7: introdução+à+engenharia+-+ética

7

MoralMoralPadrões aceitos de certo e errado aplicados ao Padrões aceitos de certo e errado aplicados ao comportamento individual;comportamento individual;HerdaHerda--se padrões morais:se padrões morais:

Família;Família;Religião;Religião;Amigos;Amigos;Mídia:Mídia:Mídia:Mídia:

Televisão;Televisão;Cinema;Cinema;Música;Música;Livros.Livros.

1313

MoralMoral

Alguns códigos morais estão em escritos Alguns códigos morais estão em escritos religiosos;religiosos;religiosos;religiosos;Apesar da diversidade de culturas e religiões Apesar da diversidade de culturas e religiões há concordância em relação à vários aspectos há concordância em relação à vários aspectos morais:morais:

Assassinato;Assassinato;Roubo;Roubo;

1414

Page 8: introdução+à+engenharia+-+ética

8

MoralMoral

Em outros aspectos não há concordância:Em outros aspectos não há concordância:Jogos de azar;Jogos de azar;Jogos de azar;Jogos de azar;Dança;Dança;Álcool;Álcool;Carne;Carne;Etc...Etc...

Direitos morais:Direitos morais: são pleitos justos (demandas) são pleitos justos (demandas) que pertencem a todos os seres humanos, que pertencem a todos os seres humanos, independentemente de serem reconhecidos por independentemente de serem reconhecidos por um governo.um governo.

1515

MoralMoral

A civilização reconhece os direitos humanos:A civilização reconhece os direitos humanos:Boa parte do mundo civilizado acredita que prisioneiros Boa parte do mundo civilizado acredita que prisioneiros Boa parte do mundo civilizado acredita que prisioneiros Boa parte do mundo civilizado acredita que prisioneiros não devem ser torturados;não devem ser torturados;

Podem ser fontes de controvérsias:Podem ser fontes de controvérsias:Os direitos morais devem ser estendidos a seres não Os direitos morais devem ser estendidos a seres não humanos?humanos?Se sim, a construção de barragens pode ficar limitada Se sim, a construção de barragens pode ficar limitada pois produz impacto na sobrevivência de espécies de pois produz impacto na sobrevivência de espécies de animais e vegetais.animais e vegetais.

1616

Page 9: introdução+à+engenharia+-+ética

9

ÉticaÉtica

Conceito geral e abstrato de comportamento Conceito geral e abstrato de comportamento correto e incorreto derivados da teologia dacorreto e incorreto derivados da teologia dacorreto e incorreto derivados da teologia, da correto e incorreto derivados da teologia, da filosofia e das sociedades profissionais;filosofia e das sociedades profissionais;A maioria das sociedades profissionais possui A maioria das sociedades profissionais possui um código de ética formal para guiar seus um código de ética formal para guiar seus membros;membros;Sociedade profissional de engenharia:Sociedade profissional de engenharia:

Sistema CONFEA/CREASistema CONFEA/CREA

1717

SOCIEDADE PROFISSIONALSOCIEDADE PROFISSIONAL

1818

Page 10: introdução+à+engenharia+-+ética

10

Sociedade Profissional de Sociedade Profissional de EngenhariaEngenharia

CONFEA CONFEA = Conselho Federal de Engenharia, = Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia;Arquitetura e Agronomia;Arquitetura e Agronomia;Arquitetura e Agronomia;

Criado em 1933 por Getúlio Vargas para regulamentar a Criado em 1933 por Getúlio Vargas para regulamentar a profissão de engenharia, arquitetura e agronomia no profissão de engenharia, arquitetura e agronomia no Brasil;Brasil;Atualmente agrega:Atualmente agrega:

Geógrafos;Geógrafos;Geógrafos;Geógrafos;Geólogos;Geólogos;Meteorologistas;Meteorologistas;Tecnólogos dessas modalidades;Tecnólogos dessas modalidades;Técnicos industriais e agrícolasTécnicos industriais e agrícolas

1919

Sociedade Profissional de Sociedade Profissional de EngenhariaEngenharia

O O CONFEACONFEA zela pelos interesses sociais e zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e com basehumanos de toda a sociedade e com basehumanos de toda a sociedade e, com base humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.respeito ao cidadão e à natureza.O Conselho Federal é a instância máxima à O Conselho Federal é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício refere ao regulamento do exercício profissional.profissional.

2020

Page 11: introdução+à+engenharia+-+ética

11

Sociedade Profissional de Sociedade Profissional de EngenhariaEngenharia

CREA = Conselho Regional de Engenharia, CREA = Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia:Arquitetura e Agronomia:Arquitetura e Agronomia:Arquitetura e Agronomia:

O CREA SP foi fundado em 1934;O CREA SP foi fundado em 1934;““A missão dos profissionais da área tecnológica é A missão dos profissionais da área tecnológica é transformar recursos naturais em bens à sociedade, transformar recursos naturais em bens à sociedade, melhorando a sua qualidade de vida, sem prejuízo melhorando a sua qualidade de vida, sem prejuízo ao meio ambienteao meio ambiente” = primeiro artigo da lei que ” = primeiro artigo da lei que ao meio ambienteao meio ambiente = primeiro artigo da lei que = primeiro artigo da lei que regerege essas profissões. essas profissões.

2121

CREACREA

Missão:Missão:Valorizar o exercício profissional da área tecnológica Valorizar o exercício profissional da área tecnológica Valorizar o exercício profissional da área tecnológica, Valorizar o exercício profissional da área tecnológica, fiscalizando, capacitando e orientando para a fiscalizando, capacitando e orientando para a segurança e qualidade de vida da sociedade.segurança e qualidade de vida da sociedade.

Visão:Visão:Ser reconhecido como uma organização ágil e Ser reconhecido como uma organização ágil e eficaz,eficaz, com credibilidade perante os profissionais e com credibilidade perante os profissionais e empresas da área tecnológica e a sociedade, pela empresas da área tecnológica e a sociedade, pela qualidade dos serviços prestados.qualidade dos serviços prestados.

2222

Page 12: introdução+à+engenharia+-+ética

12

CREACREA

Valores:Valores:A lealdade e a imparcialidade prevalecem em todas as A lealdade e a imparcialidade prevalecem em todas as A lealdade e a imparcialidade prevalecem em todas as A lealdade e a imparcialidade prevalecem em todas as nossas relações internas e externas, visualizando nossas relações internas e externas, visualizando sempre ossempre os usuários e a sociedade como merecedores usuários e a sociedade como merecedores de toda a nossa atenção e cortesia. Com isso, de toda a nossa atenção e cortesia. Com isso, garantimos o sigilo e a confiabilidade dos serviços, garantimos o sigilo e a confiabilidade dos serviços, como fruto de um trabalho norteado pelo espírito de como fruto de um trabalho norteado pelo espírito de p pp pequipe, responsabilidade, ética e comprometimento equipe, responsabilidade, ética e comprometimento pessoal com a sua missão e visão.pessoal com a sua missão e visão.

2323

ÃÃCOMPARAÇÃO ENTRE AS COMPARAÇÃO ENTRE AS REGRAS DE INTERAÇÃOREGRAS DE INTERAÇÃO

2424

Page 13: introdução+à+engenharia+-+ética

13

Exemplo 1Exemplo 1

Uma companhia química desenvolveu um Uma companhia química desenvolveu um novo processo que produz resíduos Seusnovo processo que produz resíduos Seusnovo processo que produz resíduos. Seus novo processo que produz resíduos. Seus próprios estudos internos mostraram que esse próprios estudos internos mostraram que esse resíduo pode ser extremamente cancerígeno. resíduo pode ser extremamente cancerígeno. No entanto, o resíduo não consta na lista do No entanto, o resíduo não consta na lista do governo de materiais químicos proibidos, governo de materiais químicos proibidos,

t t ã tát t ã tá f d l if d l iportanto não está portanto não está fora da leifora da lei..Entretanto todos concordam que este seria um Entretanto todos concordam que este seria um comportamento comportamento imoralimoral..

2525

Exemplo 2Exemplo 2

As autoAs auto--regulamentações governamentais regulamentações governamentais exigem que todas as compras sejam realizadasexigem que todas as compras sejam realizadasexigem que todas as compras sejam realizadas exigem que todas as compras sejam realizadas por meio de licitações.por meio de licitações.Um engenheiro do governo resolve comprar Um engenheiro do governo resolve comprar uma peça de ferro velho para fazer um teste uma peça de ferro velho para fazer um teste rápido em seu serviço. Esta peça não pode ser rápido em seu serviço. Esta peça não pode ser adquirida por licitação e o processo de compra adquirida por licitação e o processo de compra é demasiadamente longo.é demasiadamente longo.

2626

Page 14: introdução+à+engenharia+-+ética

14

Exemplo 2Exemplo 2

O engenheiro resolve comprar a peça com O engenheiro resolve comprar a peça com dinheiro do próprio bolso e reembolsardinheiro do próprio bolso e reembolsar--se comse comdinheiro do próprio bolso e reembolsardinheiro do próprio bolso e reembolsar se com se com CDs para computador em valor exatamente CDs para computador em valor exatamente equivalente;equivalente;Não é um comportamento imoral à priori Não é um comportamento imoral à priori nenhum roubo foi cometido, entretanto não há nenhum roubo foi cometido, entretanto não há regras diferentes para este caso;regras diferentes para este caso;A Lei deve ser imparcialA Lei deve ser imparcial

2727

O Engenheiro ÉticoO Engenheiro Ético

Proteger a segurança, a saúde e o bemProteger a segurança, a saúde e o bem--estar estar públicos;públicos;públicos;públicos;Atuar apenas em áreas de competência;Atuar apenas em áreas de competência;Ser verdadeiro e objetivo;Ser verdadeiro e objetivo;ComportarComportar--se de forma honrosa e digna;se de forma honrosa e digna;Seguir aprendendo para aprimorar as aptidõesSeguir aprendendo para aprimorar as aptidõesSeguir aprendendo para aprimorar as aptidões Seguir aprendendo para aprimorar as aptidões técnicas;técnicas;Prover trabalho honesto aos empregadores e Prover trabalho honesto aos empregadores e clientes;clientes;

2828

Page 15: introdução+à+engenharia+-+ética

15

O Engenheiro ÉticoO Engenheiro ÉticoInformar as autoridades competentes sobre Informar as autoridades competentes sobre atividades danosas, perigosas ou ilegais;atividades danosas, perigosas ou ilegais;EnvolverEnvolver--se com assuntos cívicos e se com assuntos cívicos e comunitários;comunitários;Proteger o meio ambiente;Proteger o meio ambiente;Não aceitar propinas ou presentes que possam Não aceitar propinas ou presentes que possam interferir no julgamento da engenharia;interferir no julgamento da engenharia;interferir no julgamento da engenharia;interferir no julgamento da engenharia;Proteger informação confidencial de Proteger informação confidencial de empregadores e clientes;empregadores e clientes;Evitar conflitos de interesse.Evitar conflitos de interesse.

2929

ResumoResumo

O propósito das regras de interação é eliminar O propósito das regras de interação é eliminar (diminuir) conflitos;(diminuir) conflitos;(diminuir) conflitos;(diminuir) conflitos;As questões factuais são concretas e podem As questões factuais são concretas e podem ser resolvidas independentemente da educação ser resolvidas independentemente da educação e do nível cultural dos indivíduos;e do nível cultural dos indivíduos;As questões morais tendem a ser abstratas e As questões morais tendem a ser abstratas e qqsua resolução depende da educação e do nível sua resolução depende da educação e do nível cultural cultural dos indivíduosdos indivíduos

3030