Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº … · A Deloitte oferece serviços de auditoria,...

18
Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61 (Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.) (CNPJ: 01.522.368/0001- 82)(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) (CNPJ: 33.868.597/0001-40) Demonstrações Financeiras Referentes ao Período de 4 dezembro de 2017 (data após a transferência da administração do Fundo) a 31 de março de 2018 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Transcript of Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº … · A Deloitte oferece serviços de auditoria,...

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61 (Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.) (CNPJ: 01.522.368/0001-82)(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) (CNPJ: 33.868.597/0001-40) Demonstrações Financeiras Referentes ao Período de 4 dezembro de 2017 (data após a transferência da administração do Fundo) a 31 de março de 2018 e Relatório dos Auditores Independentes

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido ("DTTL"), sua rede de firmas-membro, e entidades a ela relacionadas. A DTTL e cada uma de suas firmas-membro são entidades legalmente separadas e independentes. A DTTL (também chamada "Deloitte Global") não presta serviços a clientes. Consulte www.deloitte.com/about para obter uma descrição mais detalhada da DTTL e suas firmas-membro. A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. A Deloitte atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os cerca de 225.000 profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo Facebook, LinkedIn e Twitter. © 2018 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.

Deloitte Touche Tohmatsu Av. Dr. Chucri Zaidan, 1.240 - 4º ao 12º andares - Golden Tower 04711-130 - São Paulo - SP Brasil Tel.: + 55 (11) 5186-1000 Fax: + 55 (11) 5181-2911 www.deloitte.com.br

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Aos Cotistas e ao Administrador do Ishares Ibovespa Fundo de Índice (Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.) (Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.)

Opinião

Examinamos as demonstrações financeiras do Ishares Ibovespa Fundo de Índice (“Fundo”), que compreendem o demonstrativo da composição e diversificação da carteira em 31 de março de 2018 e a respectiva demonstração da evolução do patrimônio líquido para o período de 4 de dezembro de 2017 (data após a transferência da administração do Fundo) a 31 de março de 2018, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Ishares Ibovespa Fundo de Índice em 31 de março de 2018 e o desempenho de suas operações para o período de 4 de dezembro de 2017 (data após a transferência da administração do Fundo) a 31 de março de 2018, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis aos Fundos de Investimento regulamentados pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários – CVM nº 359, de 22 de janeiro de 2002.

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras”. Somos independentes em relação ao Fundo de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Principais assuntos de auditoria

Principais assuntos de auditoria são aqueles que, em nosso julgamento profissional, foram os mais significativos em nossa auditoria do exercício corrente. Esses assuntos foram tratados no contexto de nossa auditoria das demonstrações financeiras como um todo e na formação de nossa opinião sobre as demonstrações financeiras e, portanto, não expressamos uma opinião separada sobre esses assuntos.

Existência dos títulos e valores mobiliários (nota explicativa n° 9)

Em 31 de março de 2018, o Fundo detém investimentos em títulos e valores mobiliários. Cabe ao Administrador do Fundo manter controles para garantir a propriedade dos títulos mantidos em sua carteira, junto às entidades custodiantes independentes. Devido à relevância dos saldos desses investimentos em relação às demonstrações financeiras tomadas como um todo, consideramos esse assunto como uma área de foco em nossa auditoria.

© 2018 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. 2

Como o assunto foi conduzido em nossa auditoria?

Com o objetivo de avaliar a adequação das posições registradas dos títulos e valores mobiliários do Fundo, nossos procedimentos de auditoria incluíram, entre outros: (i) o entendimento do processo de reconciliação das posições dos títulos e valores mobiliários do Fundo junto às posições das entidades custodiantes independentes; (ii) obtivemos acesso à composição detalhada da carteira de títulos e valores mobiliários do Fundo e comparamos com os seus respectivos registros contábeis; (iii) conciliamos a composição da carteira do Fundo em 31 de março de 2018 com os relatórios emitidos pelas entidades custodiantes independentes; e (iv) avaliamos as divulgações efetuadas nas demonstrações financeiras do Fundo.

Baseado nos procedimentos de auditoria efetuados e nos resultados obtidos, consideramos que os processos adotados pelo Administrador são aceitáveis para suportar a existência dos títulos e valores mobiliários, no contexto das demonstrações financeiras do Fundo tomadas como um todo.

Responsabilidade do Administrador pelas demonstrações financeiras

O Administrador é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis aos Fundos de Investimento regulamentados pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários – CVM nº 555, de 17 de dezembro de 2014 e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações financeiras, o Administrador é responsável, dentro das prerrogativas previstas pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários – CVM nº 555, de 17 de dezembro de 2014, pela avaliação da capacidade de o Fundo continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações financeiras, a não ser que o Administrador pretenda liquidar o Fundo ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações financeiras.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional, e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtivemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

• Obtivemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas não com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos do Fundo.

Ishares Ibovespa Fundo de ÍndiceCNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.)

Demonstrativo da composição e diversificação da carteiraEm 31 de março de 2018

(Em milhares de Reais)

% sobre o

Espécie/ Custo Mercado/ patrimônio

Forma Quantidade Total realização líquido

Disponibilidades 11 -

Aplicações Interfinanceiras de Liquidez 61.465 58.463 1,09

Letra do Tesouro Nacional - LTN-O 61.465 58.463 1,09

Ações 181.380.510 4.332.688 4.819.645 90,18

Itaú Unibanco Holding S.A. ITUB4 11.123.449 487.639 570.744 10,68

Vale S.A. VALE3 11.235.711 391.544 474.259 8,88

Banco Bradesco S.A. BBDC4 10.253.114 363.329 404.998 7,58

Ambev S.A. ABEV3 14.390.207 304.043 346.372 6,48

Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras PETR4 15.446.604 270.155 330.712 6,19

Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras PETR3 10.175.000 186.975 237.688 4,45

Itausa Investimentos Itaú S.A. ITSA4 14.444.529 160.014 199.190 3,73

B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão B3SA3 7.455.338 180.654 198.983 3,72

Banco do Brasil S.A. BBAS3 4.335.436 153.950 177.883 3,33

Banco Bradesco S.A. BBDC3 2.052.542 69.034 78.961 1,48

Lojas Renner S.A. LREN3 2.094.403 72.521 71.943 1,35

Ultrapar Participações S.A. UGPA3 1.007.102 77.398 71.424 1,34

Kroton Educacional S.A. KROT3 4.946.224 86.241 67.269 1,26

Telefônica Brasil S.A VIVT4 1.275.629 64.233 64.292 1,20

BB Seguridade Participações S.A. BBSE3 2.069.475 58.634 60.574 1,13

Suzano Papel e Celulose S.A SUZB3 1.814.300 38.190 60.525 1,13

EMBRAER - Empresa Bras de Aeronáutica S.A. EMBR3 2.706.715 47.132 58.330 1,09

Rumo Logistica Operadora Multimodal S.A. RAIL3 4.147.212 53.323 54.536 1,02

Localiza Rent a Car S.A. RENT3 1.838.181 28.830 52.793 0,99

Cielo S.A. CIEL3 2.517.305 57.893 52.083 0,97

CCR S.A. CCRO3 4.121.600 70.201 51.520 0,96

JBS S.A. JBSS3 5.497.311 45.219 51.400 0,96

Equatorial Energia S.A. EQTL3 716.300 45.131 51.215 0,96

BRF - Brasil Foods S.A. BRFS3 2.242.142 90.784 51.188 0,96

Gerdau S.A. GGBR4 3.093.232 37.275 47.945 0,90

Hypermarcas S.A. HYPE3 1.280.050 43.371 46.287 0,87

Braskem S.A. BRKM5 961.310 48.876 46.143 0,86

Tim Participações S.A. TIMP3 3.110.100 39.033 44.785 0,84

Banco Santander (Brasil) S.A. SANB11 1.085.700 33.243 43.330 0,81

Raia Drogasil S.A. RADL3 568.865 44.497 42.551 0,80

Lojas Americanas S.A LAME4 2.183.023 37.840 41.128 0,77

WEG S.A. WEGE3 1.692.326 37.123 38.263 0,72

Cia Brasileira de Distribuição PCAR4 563.560 42.206 37.505 0,70

Klabin S.A. KLBN11 1.788.228 32.720 37.016 0,69

BR Malls Participações S.A. BRML3 3.090.958 38.881 36.010 0,67

Fibria Celulose S.A. FIBR3 551.796 28.827 35.883 0,67

Estácio Participações S.A. ESTC3 1.002.908 29.970 35.072 0,66

Cia Saneamento Básico Est São Paulo SBSP3 927.732 29.210 32.471 0,61

Fleury S.A. FLRY3 1.131.100 33.223 30.698 0,57

Engie Brasil Energia S.A. EGIE3 775.411 27.960 30.365 0,57

Bradespar S.A. BRAP4 907.200 24.185 28.568 0,53

Magazine Luiza S.A. MGLU3 258.400 21.025 25.300 0,47

Cia. Energética de Minas Gerais - CEMIG CMIG4 2.607.990 20.494 22.324 0,42

Centrais Elétricas Bras. S.A - Eletrobras ELET6 840.100 21.168 20.246 0,38

Qualicorp S.A. QUAL3 874.500 29.134 19.484 0,36

Centrais Elétricas Bras. S.A - Eletrobras ELET3 847.301 18.381 17.793 0,33

Cosan S.A. Indústria e Comércio CSAN3 396.950 15.425 16.477 0,31

Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.-USIMINAS USIM5 1.479.401 13.369 16.155 0,30

Multiplan - Empreendimentos Imobiliarios S.A. MULT3 227.940 16.239 15.655 0,29

MRV Engenharia e Participacoes S.A. MRVE3 902.622 12.205 14.668 0,27

Metalúrgica Gerdau S.A. GOAU4 2.041.278 11.385 14.575 0,27

Cia. Siderúrgica Nacional CSNA3 1.625.400 14.145 14.304 0,27

Companhia de Saneamento do Paraná SAPR11 235.929 13.986 14.156 0,26

EDP - Energias do Brasil S.A. ENBR3 1.041.493 14.791 13.862 0,26

Natura Cosméticos S.A. NATU3 413.928 13.098 13.246 0,25

Smiles Fidelidade AS SMLS3 181.586 15.305 12.620 0,24

Via Varejo S.A. VVAR11 393.549 9.852 11.932 0,22

Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A IGTA3 290.467 11.543 11.404 0,21

Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. TAEE11 485.909 10.209 10.559 0,20

Cyrela Brazil Realty S.A. - Empeend. e Part. CYRE3 684.838 9.078 10.471 0,20

Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. ECOR3 745.537 8.160 6.523 0,12

Marfrig Alimentos S.A MRFG3 1.081.527 6.980 6.424 0,12

Cia Paranaense de Energia - COPEL CPLE6 224.608 5.947 5.858 0,11

CPFL Energia S.A. CPFE3 213.159 4.486 5.310 0,10

Itausa Investimentos Itaú S.A. ITSA10 321.125 2.505 4.428 0,08

Cia. Energética de Minas Gerais - CEMIG CMIG10 345.645 2.271 2.969 0,06

Aplicações - Especificação

4

Ishares Ibovespa Fundo de ÍndiceCNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.)

Demonstrativo da composição e diversificação da carteiraEm 31 de março de 2018

(Em milhares de Reais)

% sobre o

Espécie/ Custo Mercado/ patrimônio

Forma Quantidade Total realização líquidoAplicações - Especificação

Direito por Ações em empréstimo 462.273 8,64

Ultrapar Participações S.A. UGPA3 38.873 0,73

Cielo S.A. CIEL3 36.529 0,68

Itaú Unibanco Holding S.A. ITUB4 31.806 0,60

Banco Bradesco S.A. BBDC4 30.139 0,56

Ambev S.A. ABEV3 24.847 0,47

Vale S.A. VALE3 23.550 0,44

Fibria Celulose S.A. FIBR3 18.579 0,35

Lojas Renner S.A. LREN3 17.095 0,32

Raia Drogasil S.A. RADL3 15.618 0,29

BRF - Brasil Foods S.A. BRFS3 15.061 0,28

Telefônica Brasil S.A VIVT4 14.101 0,26

Banco Santander (Brasil) S.A. SANB11 13.568 0,25

BB Seguridade Participações S.A. BBSE3 13.062 0,24

Cia Saneamento Básico Est São Paulo SBSP3 12.890 0,24

WEG S.A. WEGE3 11.552 0,22

Banco do Brasil S.A. BBAS3 11.102 0,21

Gerdau S.A. GGBR4 10.310 0,19

Kroton Educacional S.A. KROT3 8.522 0,16

Lojas Americanas S.A LAME4 7.707 0,14

Natura Cosméticos S.A. NATU3 7.491 0,14

Hypermarcas S.A. HYPE3 7.434 0,14

Multiplan - Empreendimentos Imobiliarios S.A. MULT3 6.368 0,12

Cia. Siderúrgica Nacional CSNA3 6.235 0,12

Cosan S.A. Indústria e Comércio CSAN3 6.026 0,11

Estácio Participações S.A. ESTC3 5.718 0,11

Cia. Energética de Minas Gerais - CEMIG CMIG4 5.617 0,11

B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão B3SA3 5.100 0,10

Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.-USIMINAS USIM5 5.074 0,09

Cia Paranaense de Energia - COPEL CPLE6 4.283 0,08

Centrais Elétricas Bras. S.A - Eletrobras ELET3 3.980 0,07

Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A IGTA3 3.861 0,07

Via Varejo S.A. VVAR11 3.786 0,07

Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. TAEE11 3.523 0,07

Cyrela Brazil Realty S.A. - Empeend. e Part. CYRE3 3.400 0,06

JBS S.A. JBSS3 3.130 0,06

Localiza Rent a Car S.A. RENT3 3.041 0,06

Marfrig Alimentos S.A MRFG3 2.820 0,05

Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras PETR4 2.257 0,04

MRV Engenharia e Participacoes S.A. MRVE3 2.181 0,04

CCR S.A. CCRO3 1.940 0,04

EDP - Energias do Brasil S.A. ENBR3 1.663 0,03

Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras PETR3 1.481 0,03

Companhia de Saneamento do Paraná SAPR11 1.396 0,03

Metalúrgica Gerdau S.A. GOAU4 1.156 0,02

CPFL Energia S.A. CPFE3 1.148 0,02

Itausa Investimentos Itaú S.A. ITSA4 975 0,02

Fleury S.A. FLRY3 958 0,02

Smiles Fidelidade AS SMLS3 918 0,02

Banco Bradesco S.A. BBDC3 812 0,02

Cia Brasileira de Distribuição PCAR4 779 0,01

Qualicorp S.A. QUAL3 729 0,01

Klabin S.A. KLBN11 542 0,01

EMBRAER - Empresa Bras de Aeronáutica S.A. EMBR3 321 0,01

Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. ECOR3 282 0,01

Braskem S.A. BRKM5 264 -

BR Malls Participações S.A. BRML3 227 -

Equatorial Energia S.A. EQTL3 193 -

Engie Brasil Energia S.A. EGIE3 86 -

Centrais Elétricas Bras. S.A - Eletrobras ELET6 82 -

Magazine Luiza S.A. MGLU3 78 -

Tim Participações S.A. TIMP3 4 -

Suzano Papel e Celulose S.A SUZB3 3 -

Instrumentos financeiros derivativos 1.059 0,02

Mercado futuro - ajuste a receber 1.059 0,02

Valores a receber 8.614 0,16

Valores a pagar (6.661) (0,12)

Patrimônio líquido 5.343.404 100,0

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

5

Ishares Ibovespa Fundo de ÍndiceCNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.)

Demonstração da evolução do patrimônio líquidoPeríodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1° de dezembro de 2017 (data de transferência de administração) e

Exercício findo em 31 de março de 2017

(Em milhares de Reais, exceto o valor da unitário das cotas)

Período de 04 de

dezembro de 2017 a 31 de

março de 2018

Período de 1° de abril a 1° de

dezembro de 2017 (data da

transferência de administração)

31 de março de

2017

Patrimônio líquido no início do período/exercício

Total de 51.900.000,000 cotas a R$ 69,798108 cada uma 3.622.522

Total de 37.150.000,000 cotas a R$ 62,877191 cada uma 2.335.888

Total de 55.700.000,000 cotas a R$ 48,619272 cada uma 2.708.093

Cotas emitidas no período/exercício

17.450.000,000 cotas 1.394.310

32.400.000,000 cotas 2.118.732

44.650.000,000 cotas 2.601.400

Cotas resgatadas no período/exercício

4.550.000,000 cotas (279.030)

17.650.000,000 cotas (979.740)

63.200.000,000 cotas (2.860.137)

Variação no resgate de cotas (72.640) (197.109) (661.374)

Patrimônio líquido antes do resultado do período/exercício 4.665.162 3.277.771 1.787.982

Composição do resultado do período/exercício

Ações 676.595 352.013 553.415

Valorização a preço de mercado 472.746 360.712 67.564

Resultado nas negociações (136) (52.615) 417.905

Dividendos e juros sobre capital próprio 80.668 42.174 65.573

Resultado com empréstimos de ações 123.317 1.742 2.373

Renda fixa e outros títulos e valores mobiliários 467 1.613 2.429

Rendas de aplicações interfinanceiras de liquidez 467 1.613 2.429

Demais receitas 27.735 29.221 45.303

Ganhos com derivativos 27.734 29.221 45.303

Receitas Diversas 1 - -

Demais despesas (26.555) (38.096) (53.241)

Remuneração da administração (7.098) (10.734) (11.538)

Serviços contratados pelo Fundo - (533) (649)

Corretagens e emolumentos (377) (278) (536)

Auditoria e custódia (525) (15) (16)

Publicações e correspondências - (4) (6)

Perdas com derivativos (18.535) (26.489) (40.418)

Taxa de fiscalização (20) (40) (78)

Despesas diversas - (2) -

Total do resultado do período/exercício 678.242 344.751 547.906

Patrimônio líquido no final do período/exercício

Total de 64.800.000,000 cotas a R$ 82,459933 cada uma 5.343.404

Total de 51.900.000,000 cotas a R$ 69,798108 cada uma 3.622.522

Total de 37.150.000,000 cotas a R$ 62,877191 cada uma 2.335.888

As notas explicativas são partes integrantes das demonstrações financeiras.

6

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

7

1 Contexto operacional O Fundo foi constituído em 19 de novembro de 2008 e iniciou suas atividades em 28 de novembro de 2008, sob a forma de condomínio aberto, com prazo indeterminado de duração, destinado a pessoas físicas, pessoas jurídicas, fundos de investimento, fundos de pensão e entidades seguradoras, investidores locais ou não residentes devidamente autorizados a adquirir cotas do Fundo pela respectiva legislação aplicável de sua jurisdição, incluindo, sem limitação, coligadas da administradora e do gestor, que aceitem todos os riscos inerentes ao investimento no Fundo e busquem retorno de rentabilidade condizente com o objetivo do Fundo que é o de buscar retornos de investimento que correspondam de forma geral à performance, antes de taxas e despesas, do índice Ibovespa. Não obstante a diligência da administradora no gerenciamento dos recursos do Fundo, a política de investimento coloca em risco o patrimônio deste, pelas características dos papéis que o compõem, os quais sujeitam às oscilações do mercado e aos riscos de crédito inerentes a tais investimentos, podendo, inclusive, o valor das cotas do Fundo detidas por qualquer cotista, poderá a qualquer tempo, ser inferior ao valor originalmente pago por suas cotas. Os investimentos do Fundo estão sujeitos a flutuações do mercado e a riscos de crédito, existindo a possibilidade de realização de operações que coloquem em risco o patrimônio líquido do Fundo, podendo ocorrer variações negativas no valor da cota e perda do capital. Os investimentos em fundos não são garantidos pelo Administrador ou por qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

2 Apresentação e elaboração das demonstrações financeiras As demonstrações financeiras foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis aplicáveis aos fundos de investimento, complementadas pelas normas previstas no Plano Contábil dos Fundos de Investimento (COFI) e pelas orientações emanadas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), especialmente pela Instrução CVM n° 359/02 e alterações posteriores. Na elaboração dessas demonstrações financeiras foram utilizadas premissas e estimativas de preços para a contabilização e determinação dos valores dos ativos e instrumentos financeiros integrantes da carteira do Fundo. Desta forma, quando da efetiva liquidação financeira desses ativos e instrumentos financeiros, os resultados auferidos poderão ser diferentes dos estimados.

3 Descrição das principais práticas contábeis Entre as principais práticas contábeis adotadas destacam-se: a. Receitas e despesas

As receitas e despesas são reconhecidas de acordo com o regime de competência.

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

8

b. Aplicações interfinanceiras de liquidez As operações compromissadas são registradas pelo valor efetivamente pago e atualizadas diariamente pelo rendimento auferido com base no indexador e prazo negociado, são reconhecidas como resultado e registradas na rubrica “Renda fixa e outros títulos e valores mobiliários”.

c. Ações As ações integrantes da carteira são valorizadas pela cotação de fechamento do último dia em que foram negociadas em bolsas de valores. Na hipótese de não divulgação dos preços ou da inexistência de negócios no dia em questão, serão utilizados os preços do dia imediatamente anterior ou os preços da última data em que tiverem sido registrados negócios com a ação. São reconhecidas como resultado e registrados na rubrica “Ações”.

d. Bonificações As bonificações em ações são registradas na carteira de títulos apenas pelas respectivas quantidades, sem modificação do valor dos investimentos, quando as ações correspondentes são consideradas “ex-direito” na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. Os ganhos provenientes das bonificações são registrados na rubrica “Dividendos e juros sobre capital próprio”.

e. Dividendos e juros sobre capital próprio São contabilizados em receita quando as ações correspondentes são consideradas “ex-direito” na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. Os ganhos provenientes dos dividendos e juros de capital são registrados na rubrica “Dividendos e juros sobre capital próprio”.

f. Corretagens As despesas de corretagens em operações de compra de ações são consideradas parte integrante do custo de aquisição. Na venda são registradas como despesa, na rubrica “Corretagens e emolumentos”.

g. Direitos/Obrigações por empréstimo de ações As ações doadas e tomadas por empréstimos são valorizadas pela cotação de fechamento do último dia em que foram negociadas em bolsas de valores e a comissão sobre essas operações é apropriada “pro rata” sendo registrada na rubrica “Resultado com empréstimos de ações”.

h. Instrumentos financeiros derivativos i. Operações de futuro - Os ajustes diários, positivos e negativos, das operações no mercado futuro

são apropriados ao resultado e registrados na rubrica “Ganhos/Perdas com derivativos”.

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

9

4 Títulos e valores mobiliários O critério de precificação das ações considera os preços de fechamento divulgados pela B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. O Fundo mantém, em 31 de março de 2018, sua carteira de ações e empréstimo de ações classificados como "Títulos para negociação" o valor total de R$ 5.281.918. O resultado com ações está apresentado na demonstração da evolução do patrimônio líquido na rubrica "Ações – valorização a preço de mercado" e "Ações - resultados nas negociações", cujos ganhos deduzidos das perdas, no período de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018 totalizam R$ 472.610 (no período de 1º de abril a 1° de dezembro de 2017 totalizou R$ 308.097 e no exercício findo em 31 de março de 2017 foi de R$ 485.469). Os juros contratuais das operações de empréstimos de ações foram registrados com base na taxa de remuneração contratual e em virtude dos prazos e vencimentos dos contratos juntamente com a valorização/desvalorização de empréstimo de ações, e está apresentado na demonstração da evolução do patrimônio líquido no período de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, na rubrica "Ações – resultado com empréstimos de ações" totalizaram R$ 123.317 (no período de 1º de abril a 1° de dezembro de 2017 totalizou R$ 1.742 e no exercício findo em 31 de março de 2017 foi de R$ 2.373. O resultado com dividendos está apresentado na demonstração da evolução do patrimônio líquido em "Ações - dividendos e juros sobre capital próprio", no período de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018 totaliza R$ 80.668 (no período de 1º de abril a 1° de dezembro de 2017 totalizou R$ 42.174 e no exercício findo em 31 de março de 2017 foi de R$ 65.573).

5 Instrumentos financeiros derivativos O Fundo poderá realizar operações com derivativos executadas em bolsas de valores, em bolsas de mercadorias e futuros ou em mercados de balcão organizados, contanto que tais operações com derivativos sejam realizadas unicamente com o propósito de administrar os riscos inerentes à carteira do Fundo ou dos valores mobiliários que a integrem, observados os limites de diversificação e de composição da carteira dispostos no regulamento do Fundo. As operações foram realizadas em bolsa, e seus valores assim como seus prazos de vencimento, estão demonstrados conforme segue: a. Composição da carteira

Futuros

Quantidade de contratos

Posição Valor do Valor de Faixas de

Indexador Compra Venda líquida ajuste referência vencimento

FUT IND 705 - 705 1.059 60.387 Até 1 ano

Total 705 - 705 1.059 60.387

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

10

O ajuste de futuro apresentado no demonstrativo da composição e diversificação da carteira nas rubricas “Instrumentos Financeiros Derivativos”. Mercado futuro - As operações no mercado futuro são ajustadas a mercado conforme ajuste proveniente da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. No período de 4 de dezembro de 2017 a 31 da março de 2018, as operações com Mercado Futuro geraram resultado positivo de R$ 9.199 (período de 1º de abril a 1º de dezembro de 2017 gerou um resultado positivo de R$ 2.732 e no exercício findo em 31 de março de 2017 gerou um resultado positivo de R$ 4.885).

b. Margem de garantia

Para as operações com instrumentos financeiros derivativos, efetuadas junto à B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. foram requeridas margens de garantia, o montante em 31 de março de 2018:

Tipo R$ Mil

Itaú Unibanco Holding S.A. 10.253

Total 10.253

6 Gerenciamento de riscos O administrador e a gestora possuem Comitês de Risco por meio dos quais é definida uma carteira-modelo para os objetivos de performance, política de investimento e política de administração de risco do Fundo, conforme segue: Risco de Mercado: o valor dos ativos que integram a carteira pode variar em função de oscilações nas taxas de juros, taxas de câmbio, preços e cotações de mercado, bem como em razão de quaisquer alterações nas condições econômicas e/ou políticas, nacionais e internacionais. Tais fatos podem afetar negativamente os preços dos ativos integrantes da carteira, resultando, inclusive, na depreciação do valor da cota do Fundo, com perdas patrimoniais aos cotistas; Risco de Crédito: o inadimplemento ou atraso no pagamento de juros ou principal pelos emissores dos ativos integrantes da carteira ou pelas contrapartes das operações do Fundo, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial de tais emissores e/ou contrapartes, pode ocasionar a redução de ganhos ou mesmo perdas financeiras ao Fundo e aos seus cotistas. Adicionalmente, pode haver custos adicionais nas hipóteses em que o Fundo tente recuperar seus créditos por meio de ações judiciais, acordos extrajudiciais ou outros. O Fundo está sujeito a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido nos casos dos eventos ora indicados;

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

11

Risco de liquidez - a possibilidade de redução ou mesmo inexistência de demanda pelos ativos e modalidades operacionais integrantes da carteira podem fazer com que o Fundo não esteja apto a realizar pagamentos de resgate de suas cotas conforme previsto em seus respectivos regulamentos, inclusive em decorrência de dificuldades para liquidar posições ou negociar tais ativos pelo preço e no tempo desejados; Risco de derivativos - a utilização de instrumentos de derivativos pelo Fundo, tanto para proteção quanto para alavancagem, arbitragem e/ou posicionamento em estratégias, pode aumentar a volatilidade do Fundo, limitar as possibilidades de retorno nas suas operações, não produzir os efeitos desejados e/ou provocar significativas perdas patrimoniais ao Fundo, bem como perdas superiores ao capital aplicado pelos cotistas, o que resultará na obrigatoriedade de aporte de recursos adicionais pelos cotistas no caso de patrimônio líquido negativo, para cobrir os prejuízos do Fundo, em valor proporcional ao número de cotas por eles detidas, mediante solicitação do Administrador; Risco para ativos registrados na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”) - a guarda da documentação física original representativa dos ativos financeiros e eventuais garantias a eles vinculadas é de responsabilidade do participante registrador do ativo financeiro na B3, o que pode limitar o acesso do Fundo à referida documentação, podendo dificultar ou retardar eventuais procedimentos de cobrança decorrentes de inadimplência no pagamento dos referidos ativos financeiros por seus respectivos devedores, podendo acarretar em perdas ao Fundo, e consequentemente, aos seus cotistas. Adicionalmente, eventos que fogem ao controle do Administrador, do Custodiante ou do participante registrador na B3, tais como, mas não se limitando a, incêndio, inundação ou outros eventos de força maior, poderão causar a perda dos documentos originais e consequentemente gerar perdas ao Fundo e aos seus cotistas; e Riscos gerais - eventual interferência de órgãos reguladores no mercado, mudanças na legislação e regulamentação aplicáveis aos fundos de investimento, decretação de moratória, fechamento parcial ou total dos mercados, alteração nas políticas monetária e cambial, dentre outros eventos, podem impactar as condições de funcionamento do Fundo, bem como seu respectivo desempenho. Política de administração de risco

O processo de avaliação e monitoramento do risco consiste em:

• Além do controle de posição, o risco é controlado por meio de tracking error na carteira do FUNDO visando manter o máximo de aderência ao Índice do Fundo (Benchmark previsto). Não há limites de VaR e stress para este tipo de Fundo.

• Definir parâmetros para avaliar se as perdas estimadas estão de acordo com o perfil do Fundo, se agressivo ou conservador.

A política de administração de risco do Fundo compreende ainda: (i) discussão, definição e verificação do cumprimento das estratégias de investimento; (ii) monitoramento do desempenho do Fundo e (iii) verificação do cumprimento das normas e restrições aplicáveis à administração e gestão do Fundo.”

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

12

Análise de sensibilidade Em conformidade com a Instrução CVM nº 577/2016 e a Instrução CVM nº 475/2008, apresentamos a seguir uma simulação, com base em cenários estressados, dos impactos no patrimônio líquido do Fundo que seriam gerados por mudanças nas variáveis de riscos às quais o Fundo está exposto. Esta simulação não considera o poder de reação da Administração frente aos cenários apresentados, o que certamente mitigaria as perdas que seriam ocorridas. Análise de Sensibilidade

Cenários Descrição Cenário 1 Cenário 2 Cenário 3

Renda Variável 143.095 1.320.480 2.640.959 Derivativos 1.617 15.097 30.193

Total 144.712 1.335.577 2.671.152

Renda Variável: O cenário 1 considera um cenário de perda provável (VaR) sobre o Valor Justo do ativo, o cenário 2, considera um choque de perda de 25% na posição do ativo, enquanto o cenário 3 considera um choque de perda de 50% na posição do ativo. Saldos em Tesouraria, Contas a Pagar/Receber não estão sujeitos à análise de sensibilidade. Derivativos: O cenário 1 considera um cenário de perda provável (VaR) sobre o Valor Justo do ativo, o cenário 2, considera um choque de perda de 25% na posição do ativo, enquanto o cenário 3 considera um choque de perda de 50% na posição do ativo. Saldos em Tesouraria, Contas a Pagar/Receber não estão sujeitos à análise de sensibilidade.

7 Emissões e resgates de cotas As cotas são nominativas, intransferíveis e mantidas em conta de depósito em nome de seus titulares. Para fins de integralização e resgate de cotas, a administradora utiliza o valor patrimonial das cotas apurado no encerramento do dia de pregão em que a respectiva solicitação foi processada. As operações de integralização e de resgate são liquidadas no prazo estipulado para liquidação de operações na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. As cotas são emitidas e resgatadas somente em lotes mínimos de cotas ou em múltiplos de lotes mínimos de cotas. Entende-se por lote mínimo 50.000 (cinquenta mil) cotas, a ser emitido nos termos de uma Ordem de Integralização ou Ordem de Resgate devidamente apresentada por um agente autorizado. Os lotes mínimos de cotas somente podem ser resgatados mediante uma ordem de resgate devidamente submetida por um agente autorizado e mediante a entrega de uma Cesta pelo Fundo.

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

13

"Cesta" corresponde a lotes mínimos de cotas composta de ações do índice, investimentos permitidos, valores em dinheiro ou direitos sobre ações. A composição da "Cesta", seja para fins de uma ordem de integralização ou de uma ordem de resgate, obedecerá às seguintes regras: (a) No mínimo 95% do seu valor representado por ações do índice, em qualquer proporção; (b) No máximo 5% do seu valor representado por investimentos permitidos e ou valores em dinheiro. Durante o período compreendido entre os cinco dias úteis anteriores e os cinco dias úteis posteriores a data de rebalanceamento do índice a gestora pode a seu exclusivo critério instruir a administradora a adotar os procedimentos especiais previstos no regulamento do Fundo, tais como, suspensão das integralizações de cotas e limitações de resgates.

8 Remuneração da Administração

Pela prestação dos serviços de administração do Fundo, que incluem a gestão da carteira, as atividades de tesouraria e de controle e processamento dos títulos e valores mobiliários e de escrituração, o Fundo pagará a taxa de 0,54% (zero vírgula vinte e sete por cento) ao ano, incidente sobre o patrimônio líquido, referente à remuneração global paga mensalmente pelo Fundo. A taxa de administração será provisionada diariamente, com base em um total de 252 (duzentos e cinquenta e dois) dias úteis por ano, e paga mensalmente até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente à sua vigência. No último dia útil de cada mês, a administradora fará a apuração do valor total das receitas decorrentes das operações de empréstimo de ações realizadas pelo Fundo provisionadas durante o mês em questão em "Receitas de empréstimos". Na hipótese das receitas de empréstimos na data de apuração serem inferiores a 0,1% ao ano calculadas sobre o patrimônio líquido médio do mês em questão, a administradora deve devolver ao Fundo, parcela do valor da taxa de administração provisionada no mês em questão correspondente a diferença entre as receitas de empréstimos e o percentual de 0,1% do patrimônio líquido. A devolução da taxa de administração é efetuada, quando aplicável, no primeiro dia útil do mês subsequente, e não configura para quaisquer fins, uma redução da taxa de administração. A despesa correspondente ao período de 4 de dezembro de 2017 à 31 de março de 2018 foi no montante de R$ 7.098 (de 1º de abril a 1º de dezembro de 2017 foi de R$ 10.734 e no exercício findo em 31 de março de 2017 foi de R$ 11.538), está apresentada na demonstração da evolução do patrimônio líquido em "Demais despesas - remuneração da administração". Não são cobradas taxas de performance, de saída e de ingresso.

9 Serviços de gestão e custódia e controladoria A gestão da carteira do Fundo é realizada pela BlackRock Brasil Gestora de Investimentos Ltda. As operações compromissadas lastreadas em títulos públicos são registradas no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), os instrumentos financeiros derivativos, as ações e os empréstimos de ações na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão.

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

14

Os serviços de tesouraria, custódia e controladoria dos títulos e valores mobiliários e demais ativos financeiros do Fundo e escrituração da emissão e resgate de cotas do Fundo são realizados pelo próprio Administrador. Os serviços de distribuição do Fundo são contratados pelo Administrador agentes autorizados. A despesa correspondente no período de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018 foi no montante de R$ 306, está apresentada na demonstração da evolução do patrimônio líquido em "Demais despesas – Auditoria e custódia".

10 Informações sobre transações com partes relacionadas

Em conformidade com a Instrução CVM nº 514 de 27 de dezembro de 2011, segue demonstrado abaixo as transações que o Fundo realizou com partes relacionadas: a. Operações compromissadas:

Operações compromissadas com partes relacionadas

Mês/Ano

Operações compromissadas realizadas com

partes relacionadas / total de operações compromissadas

Volume médio diário / Patrimônio médio

diário do fundo

Taxa Média contratada / Taxa SELIC

jan/18 1,0000 0,0101 0,7101

fev/18 1,0000 0,0106 0,7026

mar/18 1,0000 0,0141 0,6991

b. Outras transações com partes relacionadas: Contraparte Natureza R$ Mil

Disponibilidade Banco BNP Paribas Brasil S/A Administrador 11

Contraparte Natureza R$ Mil

Despesa Taxa de Custódia Banco BNP Paribas Brasil S/A Administrador (306)

Despesa Taxa de Administração Banco BNP Paribas Brasil S/A Administrador (637)

Despesa Taxa de Gestão BlackRock Brasil Gestora de Investimentos Ltda Gestora (6.461)

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

15

11 Legislação tributária a. Fundo

Os rendimentos e ganhos auferidos com operações realizadas pela carteira do Fundo não estão sujeitos ao imposto de renda nem ao IOF.

b. Cotista i. Imposto de renda - De acordo com a lei n° 11.033/04, os rendimentos estão sujeitos ao imposto de

renda na fonte a alíquota de 15%, retido exclusivamente no resgate de cotas.

ii. IOF - Em conformidade com o decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, os resgates de cotas, quando efetuados em prazo inferior a 30 dias, estavam sujeitos ao IOF, mediante alíquota regressiva. Após 30 dias não havia incidência de IOF.

12 Política de distribuição dos resultados

Os resultados auferidos são incorporados ao patrimônio com a correspondente variação no valor das cotas, de maneira que todos os seus condôminos participem proporcionalmente à quantidade de cotas possuídas.

13 Política de divulgação das informações O Administrador colocará à disposição dos interessados, na sede do Administrador, as seguintes informações: • Diariamente, o valor da cota e do patrimônio líquido do Fundo; • Mensalmente, até 15 dias após o encerramento do mês a que se referir o balancete, demonstrativo de

composição e diversificação da carteira e informações relativas ao perfil mensal;

• Anualmente, no prazo de até 60 dias contados a partir do encerramento do exercício a que se referirem as demonstrações financeiras acompanhadas do parecer do auditor independente.

O fundo tem uma página eletrônica na rede mundial de computadores, no site www.blackrock.com/br que contém as informações exigidas pelo artigo 39 da Instrução CVM nº 359/02.

O cotista pode acessar a Ouvidoria pelo telefone – 0800-7715999 ou através do e-mail: [email protected]. O horário de funcionamento da Ouvidoria é de segunda-feira à sexta-feira, das 09h00 às 18h00, outros canais de duvidas com o Client Desk pelo telefone – (11) 3841-3157 ou (11) 3841-3168 ou através do e-mail: [email protected] e [email protected], ou no site www.blackrock.com/br.

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

16

14 Rentabilidade A rentabilidade mensal proporcionada pelo Fundo e o valor nominal da cota no exercício foram os seguintes:

Rentabilidade em % Benchmak - Ibovespa

Patrimônio Líquido Valor da Variação Variação Variação Variação

Data Médio - R$ Cota - R$ Mensal Acumulada Mensal Acumulada

31/03/2017 2.174.477 62,877190 - - - -

30/04/2017 2.388.299 63,278610 0,64 0,64 0,65 0,65

31/05/2017 2.619.006 60,667010 (4,13) (3,52) (4,12) (3,50)

30/06/2017 2.655.929 60,825860 0,26 (3,26) 0,30 (3,21)

31/07/2017 2.882.254 63,726680 4,77 1,35 4,80 1,44

31/08/2017 3.172.388 68,473110 7,45 8,90 7,46 9,00

30/09/2017 3.815.859 71,796220 4,85 14,18 4,88 14,33

31/10/2017 3.737.883 71,805330 0,01 14,20 0,02 14,35

30/11/2017 3.679.877 69,342030 (3,43) 10,28 (3,15) 10,75

01/12/2017 (*) 3.622.522 69,798110 0,66 11,01 0,15 10,92

31/12/2017 3.749.817 73,816521 5,76 17,40 5,73 17,57

31/01/2018 4.181.417 82,006132 11,09 30,42 11,14 30,67

28/02/2018 4.900.767 82,447426 0,54 31,12 0,52 31,35

31/03/2018 5.190.588 82,459933 0,02 31,14 0,01 31,36

(*) Data da transferencia de Administração

A rentabilidade obtida no passado não representa a garantia de resultados futuros. A rentabilidade nos exercícios/período foram as seguintes:

Data Patrimônio líquido

médio – R$ Rentabilidade

(%) Rentabilidade

Índice (%)

Período de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018

4.505.673 18,14 18,13

Período de 1º de abril a 1º de dezembro de 2017 3.125.192 11,01 11,20 Exercício findo em 31 de março de 2017 2.184.043 29,33 29,82

15 Demandas judiciais

Não há registro de demandas judiciais ou extrajudiciais, quer na defesa dos direitos dos cotistas, quer desses contra a administração do Fundo.

16 Política de empréstimo de ações As ações da carteira podem ser emprestadas aos cotistas para fins de voto em Assembleia Geral de Acionistas. A solicitação de empréstimo de ações somente pode ser feita após a convocação da Assembleia Geral do respectivo emissor e deve ser comunicada a administradora por intermédio de um agente autorizado no mínimo de cinco dias e no máximo de seis dias de pregão de antecedência à realização da Assembleia Geral de Acionistas. O empréstimo é isento de taxa de aluguel sendo assim o cotista arca somente com os custos operacionais.

Ishares Ibovespa Fundo de Índice CNPJ nº 10.406.511/0001-61

(Administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A.)

(CNPJ nº 01.522.368/0001-82)

(Anteriormente administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores

Mobiliários S.A.)

Notas explicativas às demonstrações financeiras Períodos de 4 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, de 1º de abril a 1º de

dezembro de 2017 (data da transferência de administração) e Exercício findo em 31 de

março de 2017 (Em milhares de Reais, exceto o valor unitário das cotas)

17

F2018-SPO-0520

A Administradora pode, durante os cinco primeiros dias do período de rebalanceamento, rejeitar ou limitar empréstimos de ações da carteira, desde que tal restrição se limite à parcela de ações da carteira cujo empréstimo poderia, a critério do gestor, vir a causar danos significativos na capacidade do Fundo de atingir seu objetivo de investimento.

17 Alterações Estatutárias Em Assembleia Geral realizada em 03 de outubro de 2017, foi aprovada a substituição do atual Administrador do Fundo para Banco BNP Paribas Brasil S.A, com efetivação a partir do fechamento de 1º de dezembro de 2017.

18 Prestação de outros serviços e política de independência do auditor De acordo com a Instrução CVM nº 381, de 14 de janeiro de 2003, registre-se que a Administração, nos períodos/exercício, não contratou nem teve serviços prestados pela Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes relacionados aos fundos de investimento por ela administrados que não aos serviços de auditoria externa referentes a esses fundos. A política adotada atende aos princípios que preservam a independência do auditor, de acordo com os critérios internacionalmente aceitos, quais sejam, o auditor não deve auditar o seu próprio trabalho, nem exercer funções gerenciais no seu cliente ou promover os interesses deste.

* * *

Oronzo Chiarella Marcelo Marques Sellan Diretor Responsável CRC 1SP213451/O-8