Jaé do Calouro (2016.1)

12
- JaÉ JORNAL DA Janeiro de 2016 do Calouro Entrei, e agora? Primeiras matérias de Produção e Jornalismo, professores e o que estudar. Conhecendo as instâncias O que fazer na faculdade para ganhar experiência antes de entrar num estágio. Especial Varandinha Conhecendo o símbolo da faculdade de comunicação. Mais informações Eventos produzidos na Facom e pelos seus estudantes, tudo o que você precisa saber sobre a Agência Experimental e informações para não ficar tão perdido no primeiro semestre. 1

description

Parabéns, calouros! Essa versão foi feita especialmente para vocês!! Esse é o desejo de boas-vindas da Agência Experimental.

Transcript of Jaé do Calouro (2016.1)

Page 1: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Jornal da

Janeiro de 2016

do Calouro

Entrei, e agora?

Primeiras matérias de Produção e Jornalismo,

professores e o que estudar.

Conhecendo as instânciasO que fazer na faculdade para ganhar experiência antes de

entrar num estágio.

Especial Varandinha

Conhecendo o símbolo da faculdade de comunicação.

Mais informações

Eventos produzidos na Facom e pelos seus

estudantes, tudo o que você precisa saber sobre a Agência Experimental e informações para não ficar tão perdido no

primeiro semestre.

1

Page 2: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Vai uma ajudinha aí?

O produtor cria, planeja, elabora, organiza e executa projetos culturais. Além disso, pode trabalhar com artistas ou organizações e empresas que tenham suas atividades voltadas para a area de cultura, arte, esporte e divulgação científica, entre outros, e gerenciar orgãos públicos e instituições. O produtor também atua com políticas de investimento no setor e analisa propostas de patrocínio. O curso de produção tem duração de 8 semestres e é composto inicialmente por 3 matérias obrigatórias,sendo elas "Oficina de comunicação escrita ", "Teorias da comunicação" e "Política da cultura e da comunicação", e uma optativa, de sua escolha.

1. Oficina de comunicação escrita: A matéria discute questões sociais da linguagem que interferem na produção e utilização da lingua escrita e serve de introdução para as oficinas mais avançadas de produção textual, bem como para preparar o aluno a escrever textos (geralmente projetos relacionados a area de produção cultural) em formato acadêmico.A professora Clarissa Amaral avalia seus alunos de forma contínua, por meio de seminários, exercicios e a criação de um blog ou pré projeto de pesquisa, visando um melhor entendimento da relação linguagem e escrita x cultura.

2. Teorias da comunicação: Em teorias da comunicação, os alunos aprendem a analisar os principais conceitos, problemas e perspectivas do campo comunicacional, e refletem sobre os vinculos entre teoria e prática comunicativa.Usando como guia diversas obras de teóricos da comunicação, com destaque para Mauro Wolf e o próprio Giovandro Ferreira, que leciona a matéria, os alunos tem aulas extremamente participativas e contextualizadas com a atualidade sobre as principais

Como assim "Produtor Cultural"?por Victória Santana

escolas e teorias comunicativas.

3. Política da cultura e da comunicação: A matéria introduz aos aspectos históricos, éticos, legais, sociológicos e políticos da cultura e da comunicação na sociedade contemporânea, sendo organizada em três grandes blocos: teoria da cultura e da política, história das políticas culturais e história das políticas de comunicação. O programa permite uma visão ampla dos processos históricos da comunicação e da cultura, das linguagens artísticas e das políticas para a diversidade, das relações internacionais, nacionais intersetoriais e dos organismos responsáveis por tais medidas, além de ajudar na compreenção das mudanças possíveis a partir da abordagem crítica das experiências.De acordo com o professor José Roberto Severino (que lecionava a matéria até 2015.1) os autores selecionados sempre falam sobre temas que permitam o aprofundamento em alguma questão da atualidade, e trazem primordialmente uma viagem pelos conceitos principais e pela história das políticas de cultura e de comunicação no Brasil e nos principais pontos de referência contemporâneos.

2

Page 3: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Entrei em jornalismo, e agora?por Rafaela Ainsworth

O curso de jornalismo da Universidade Federal da Bahia tem por propósito formar profissionais que dominem a produção dos bens simbólicos, da linguagem e técnicas específicas, atuando nos meios de comunicação de massa tanto convencionais como nos mercados emergentes no campo da comunicação. Durante o processo de formação é dado ao estudante ferramentas para o exercício da sua futura profissão, sendo realizados trabalhos laboratoriais de fotografia, vídeo e rádio, além das instâncias presentes na própria Facom que possibilitam uma experiência do universo do profissional de jornalismo. A duração do curso é de no mínimo 4 anos e máximo de 7 anos. O primeiro semestre para os calouros de jornalismo consiste em três matérias obrigatórias e uma optativa, sendo elas:

1. Teorias da Comunicação com o professor Giovandro Ferreira.

2. Teorias do Jornalismo com a professora Malu Fontes: O que é teoria. O Jornalismo como demanda da sociedade contemporânea. O estatuto do discurso jornalístico. O jornalismo como modalidade de conhecimento. Jornalismo como acionamento de práticas discursivas para a compreensão da atualidade.

Estudo das correntes e dos autores mais significativos das teorias do jornalismo.

3. Oficina de Comunicação escrita com a professora Lia Seixas.

4. E a optativa de sua escolha ou designada pelo colegiado.

Uma dúvida muito recorrente para o calouro em jornalismo é que caminho seguir a partir dali, afinal, é uma profissão cujo campo de atuação é vasto. Mas não se desespere! No decorrer do curso é possível caminhar pelas diversas áreas jornalísticas por meio de matérias específicas, oficinas, laboratórios e com o trabalho realizado dentro das instâncias. Mas afinal, o que um jornalista pode ser?Comunicação digital multimídia: Administração de conteúdos na internet como sites, blogs e portais virtuais. O profissional dessa área precisa ter domínio de softwares de edição de imagens e textos.Comunicação empresarial: Esta área pode assemelhar-se ao trabalho do publicitário, ou seja, é função do jornalista promover o contato de uma instituição com o seu público alvo, imprensa ou outras instituições.Edição: O profissional de edição é especializado na parte técnica da profissão e deve ter pleno conhecimento dos softwares de diagramação, textos e edição de imagens. Trata da finalização do trabalho e da forma como ele será apresentado.Fotojornalismo: Consiste na fotografia de cenas do dia a dia, de pessoas ou acontecimentos que venham a compor uma notícia.Reportagem: O repórter trabalha na elaboração de matérias a partir da coleta de informações a cerca do assunto. Pode atuar no rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.

Vai uma ajudinha aí?

3

Page 4: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Vai uma ajudinha aí?Conhecendo as instâncias da Facom

por Gabriela Medrado

Nesta edição você calouro já conheceu um pouquinho melhor os cursos da Facom e suas principais disciplinas. Mas não é só de componentes curriculares que vivem os faconianos. Além das matérias obrigatórias e optativas, para se formar você vai precisar de 300 horas de atividades complementares. Você pode consegui-las participando de seminários e oficinas com certificado, indo a congressos e palestras, participando de monitorias e grupos de pesquisa, publicando artigos acadêmicos, ou ingressando em projetos de extensão, como as diversas instâncias existentes na Facom. As instâncias são projetos de extensão que reúnem uma série de atividades extracurriculares que irão ajudar a complementar sua formação. Elas podem incluir vivência profissional, estudo orientado de produtos acadêmicos, diversas formas de capacitação, e ações para te fazer pôr em prática tudo que você aprende no seu curso. Tudo para te ajudar a extrair o máximo que puder da sua experiência na universidade, te preparar para o futuro e deixar seu currículo lindo. As instâncias da Facom são:

AGENDA DE ARTE E CULTURA O QUE É: A Agenda de Arte e Cultura é um portal de notícias voltado para jornalismo cultural, e tem como objetivo a divulgação da produção artística e cultural da UFBA. Os estagiários da Agenda cobrem diversos eventos e produzem reportagens e entrevistas, e essa instância é uma boa oportunidade de entrar em contato com a rotina jornalística e conhecer mais sobre o cenário artístico baiano.QUERO ENTRAR, COMO FAZ? O processo seletivo é composto de envio de currículo, uma prova escrita e uma entrevista. Fique ligado(a) no site e no facebook para saber quando haverá seleção.

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.agendartecultura.com.br / https://www.facebook.com/agendartecult/ / [email protected]

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS EM C,T&I

O QUE É: A Agência de Notícias é um site especializado em ciência, tecnologia e inovação, que publica notícias e artigos de opinião, divulga eventos e entrevista pesquisadores. O portal visa a divulgar a produção de conhecimento científico na Bahia, e conta com parceiros como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia, a Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico (ABJC), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).QUERO ENTRAR, COMO FAZ? A seleção conta com envio de currículo, prova escrita e entrevista. Acompanhe o site e o facebook para MAIS INFORMAÇÕES: http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/ / https://www.facebook.com/agenciacienciaecultura/?fref=ts / [email protected]

PET

O QUE É: O Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado ao Ministério da Educação e está presente em cursos de diversas faculdades e universidades do país. O objetivo dessa instância é complementar a formação acadêmica dos estudantes, utilizando os princípios de ensino, pesquisa e extensão.Dentre as atividades exercidas no PET estão a elaboração e divulgação da revista Fraude, uma publicação experimental voltada para jornalismo cultural. Além disso, essa instância promove oficinas e workshops tanto para alunos da UFBA quanto para estudantes

4

Page 5: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Vai uma ajudinha aí?de escolas da rede pública, e os membros têm contato com o estudo de textos acadêmicos. QUERO ENTRAR, COMO FAZ? O processo seletivo do PET inclui a elaboração de um memorial e preenchimento da ficha de inscrição na primeira fase e entrevistas individuais na segunda fase.MAIS INFORMAÇÕES: http://www.petcom.ufba.br / https://www.facebook.com/petfacom / [email protected] RÁDIO FACOM

O QUE É: A Rádio Facom é a rádio experimental da UFBA, e qualquer estudante da universidade pode participar da mesma e sugerir programas. A rádio possui diversos programas sobre música, cultura, notícias e comportamento e é engajada na divulgação da cena musical independente baiana. Os monitores cuidam da gravação e transmissão de programas, montam playlists de música e são responsáveis pelo crescimento da rádio. Atualmente essa instância não possui monitores, e estudantes interessados são bem vindos.QUERO ENTRAR, COMO FAZ? A rádio não possui processo seletivo e não é preciso ter voz melodiosa ou conhecimento prévio sobre os equipamentos. Ficou interessado? Converse com Maurício Tavares, o professor tutor, ou Gustavo Mões às segundas, quartas ou sextas na Facom, ou envie um email para [email protected]. MAIS INFORMAÇÕES: http://www.radiofacom.ufba.br/ / https://www.facebook.com/RadioFacom/ / [email protected] LABFOTO

O QUE É: O laboratório de fotografia da Facom conta com um programa de monitoria com duração de dois anos com foco em formação, produção e pesquisa em fotografia. Os selecionados recebem cursos de capacitação em fotografia e realizam cobertura de pautas jornalísticas para veículos das disciplinas da Facom (Jornal da Facom, Lupa, Impressão Digital

126, Fraude) e eventos dentro e fora da universidade, além de projetos autorais.

QUERO ENTRAR, COMO FAZ? Para participar da seleção é preciso ser estudante da UFBA e ter conhecimentos básicos em fotografia. O processo seletivo inclui análise do portfólio virtual e ficha de inscrição do estudante na primeira fase, e entrevista na segunda fase. As inscrições estão abertas até o dia 18 de janeiro.MAIS INFORMAÇÕES: http://www.labfoto.ufba.br/ / https://www.facebook.com/labfoto/ / [email protected]

PRODUTORA JÚNIOR

O QUE É: A Produtora Júnior é uma empresa ligada à Brasil Junior, representante nacional do Movimento Empresa Junior. Formada por estudantes de jornalismo e produção em comunicação e cultura da Facom, a empresa oferece serviços de assessoria de comunicação, produção cultural e criação em publicidade. A empresa busca desenvolver o espírito empreendedor e a criatividade de seus membros, introduzindo-os ao mercado profissional e à relação com clientes e parceiros. A Produtora também produz o FacomSom, evento que dá visibilidade a bandas do cenário alternativo baiano. QUERO ENTRAR, COMO FAZ? A Produtora Júnior realiza processo seletivo com dinâmica em grupo, redação e entrevista individual. A instância abre suas inscrições no dia 11 de janeiro.MAIS INFORMAÇÕES: http://www.produtorajunior.com/ / https://www.facebook.com/produtorajunior/ / [email protected]

5

Page 6: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Vai uma ajudinha aí?

A Agência Experimental em Comunicação e Cultura é uma extensão universitária que tem o intuito de criar, dentro e fora do ambiente universitário, um espaço de aprendizado, profissionalização, transformações e interação com comunidades e movimentos sociais. Ou seja, quer mostrar cultura pra esse povo.

HISTÓRICO

A Agência foi inscrita como projeto no edital do MEC em 2007, começando efetivamente suas atividades no ano seguinte. Com o propósito de transformação social, a AECC busca explorar ao máximo as áreas periféricas de Salvador em busca das mais diversas formas de expressão cultural, disponibilizando atividades e oficinas que possam ajudar os comunicadores comunitários a terem uma base para desenvolver ainda mais seus projetos.Por ter como sede a Faculdade de Comunicação da UFBA, a Agência Experimental procura aproveitar ao máximo o potencial de seus agenciadores e seus conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos dentro das salas de aula. Atuação em assessoria de imprensa nas áreas de comunicação, promoção de cursos de capacitação à mobilizadores sociais, e documentação e mapeamento de manifestações populares e comunitárias são alguns dos seus ofícios dentro da extensão. Mas não é só posto em prática o que se aprende em sala de aula. Também é preciso pensar fora da caixa. Aumentar as possibilidades de inovação é desafiante, mas trabalhar com pessoas em processo de desenvolvimento e aprendizado depende disso. Por esse motivo, o trabalho da Agência Experimental é constante, e os projetos existentes são a confirmação disso.

PROJETOS

Entre visitas às comunidades e oficinas para aprimorar conhecimentos, os agenciadores são responsáveis pela efetivação dos projetos que expõem o que é desenvolvido dentro da extensão.

No Observatório, os agenciadores buscam estudar o modo como é gerida a produção comunitária em Salvador com o intuito de botar a cara desses grupos no sol para que eles não caiam no esquecimento.

Segurando forninhos desde 2008por Paloma Rigaud

6

Page 7: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Vai uma ajudinha aí?Tenta aproximar os moradores da região vizinha aos equipamentos, promovendo a democratização do acesso, e busca também despertar o interesse de parceiros em potencial, como o poder público, empresariado e universidades, já que as informações são divulgadas pelas redes sociais, e estão suscetíveis a grande circulação.

A Atividade Curricular em Comunidade (ACC) procura capacitar jovens para a produção audiovisual comunitária e observar processos de ressignificação das identidades. Durante o ano de 2011, a atividade se aproximou da produção cultural do município de Acupe, em Santo Amaro, e atuou na organização de museus, arquivos e atividades culturais, tendo em sua composição estudantes de Jornalismo, Produção Cultural, Museologia, Música, Letras, Ciências Sociais, entre outros.

A AgenciAÇÃO é inteiramente produzida pelos agenciadores experimentais, e visa a difusão da cultura popular no âmbito acadêmico através de apresentações de teatro, dança, música, exposição de fotografias, grafites, ou qualquer expressão cultural produzida pelos grupos espalhados pela cidade de Salvador. Tem o intuito de dar visibilidade a esses grupos e levar também os universitários a conhecerem outras formas de expressão cultural popular.

Tendo sua primeira edição em 2011, o JaÉ é o jornal da Agência Experimental. Também inteiramente produzido pelos estudantes que participam da instância, pode receber uma ajudinha dos universitários, que mandam suas artes - sejam elas quais forem, para serem publicadas junto às matérias que abordam política, comunidades, cultura e informativos sobre a UFBA e os projetos que são acompanhados pela AECC. Um de seus objetivos é defender a democratização da comunicação, dando espaço a diferentes vozes e opiniões, além de, claro, informar e divulgar o trabalho da instância.

NÚCLEOS

Por mais que os trabalhos realizados na AECC sejam gerados por todos os agenciadores, existem diferentes núcleos dentro da extensão, e fica cada um no seu quadrado. São três núcleos gerais e o núcleo administrativo, que é formado pelo coordenador de cada núcleo.O núcleo de Produção é responsável pela organização de fóruns, calendários de atividades, e eventos, inclusive a AgenciAÇÃO. O núcleo de Comunicação/Criação fica responsável pela comunicação interna e externa, com a criação de peças gráficas em geral e as publicações no blog e no Facebook. Já o núcleo Financeiro é responsável por toda a demanda financeira.

GOSTOU?

Para a nossa alegria, a Agência Experimental não tem processo de seleção. Ao invés disso, os interessados preenchem uma ficha escrevendo o motivo que os fez querer fazer parte da instância e em que núcleo gostariam de estar. A partir dessas respostas, os agenciadores os direcionam para os núcleos e planejam o Acolhimento, evento que introduz de fato os novos participantes na AECC. Neste evento, todos os projetos da extensão são apresentados de forma mais detalhada, os novos agenciadores têm contato com o professor orientador e são feitas atividades para que todos possam interagir e se conhecer melhor, tudo isso com música de fundo e muita comida e bebida. Se isso é estar na pior...

7

Page 8: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Para você que chega...Buzufba Sistema de transporte gratuito da UFBA. Funciona das 6h30 às 22h30.Roteiros atualizados:Linha B1- Portão principal de Ondina/ Ponto em frente ao portão 1-PAF1/ Ponto em frente ao Geociências-Residência Garibaldi/ Famed-ICS/ Viaduto Campo Grande/ Belas Artes/ Reitoria/ Ponto de ônibus após creche/ Politécnica/Arquitetura/ Geociências/ Portão 1-PAF1-RU/ Portão principal Ondina.Linha B2- Portão principal Ondina/ Ponto em frente ao portão 1-PAF1/ Ponto em frente ao Geociências-Residência Garibaldi/ Arquitetura/ Politécnica/ Ponto de ônibus após creche/ Reitoria/ Residência-Vitória/Residência Largo da Vitória/ ADM, Educação e Contábeis/ Centenário-Residência Barão de Loreto/ Portão 1-PAF1-RU/ Portão principal Ondina.Linha B3- Portão principal Ondina/ Ponto em frente ao portão 1-PAF1/ Ponto em frente ao Geociências-Residência Garibaldi/ Famed-ICS/ Viaduto Campo Grande/ Belas Artes/ Reitoria/ Ponto de ônibus após creche/ Politécnica/ São Lázaro/ Politécnica/ Arquitetura/ GIGeo/ Portão 1-PAF 1-RU/ Portão principal Ondina.

Colegiado O colegiado diz respeito a uma forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade, que reunidas, decidem sobre a melhoria da escola. Na Facom, o colegiado tem a função de mediar o diálogo entre alunos e setores administrativos da UFBA, propor e elaborar o projeto pedagógico de curso como a grade curricular e sistema de avaliações, acompanhar a vida acadêmica dos discentes e tratar de questões burocráticas como organização de matrículas, vagas residuais, trancamentos e transferências. O colegiado está em funcionamento nos dias úteis das 7 da manhã às 16 horas.

Telefone: 3283-6180 E-mail: [email protected] Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Figueiredo Costa Vice coordenadora: Prof.ª. Drª. Carla de Araújo Risso. Secretária: Sueli Fontes / Caroline Dumas Oliveira.

CA Facom UFBA Fundado em 2002, o Centro Acadêmico Vladimir Herzog ou CAFacom, é a entidade que representa todos os/as estudantes da Facom/UFBA.Os representantes do CAFacom, eleitos a cada ano letivo, estão sempre presentes em reuniões, congregações e eventos com o objetivo de defender os interesses e aspirações dos estudantes, além de promover e desenvolver atividades diversas e que contribuam para o acolhimento e desenvolvimento educacional, profissional e crítico do estudante.Por ser uma entidade que visa representar a todos com equidade o CA realiza reuniões periódicas e abertas a todos e todas e para saber um pouco mais, ou caso haja necessidade de ajuda dentro da universidade, as suas portas estão sempre abertas.

Para mais informação ou contato: https://cafacomufba.wordpress.com

8

Page 9: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Made in FacomCineFacom

Criado em fevereiro de 2013, o CineFacom - Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA - tem objetivo de reunir, expor e debater a produção audiovisual universitária e contemporânea, com mostras mensais, no auditório da Faculdade de Comunicação.

FacomFlix

Projeto criado pelos próprios alunos da Facom. A ideia é criar um espaço de entretenimento com a exibição de filmes e logo após realizar um debate. O filme escolhido para a estréia foi ''Whiplash - em busca da perfeição'', dirigido por Damien Chazelle, o segundo filme exibido foi a comédia brasileira “O cheiro do ralo”. Muitos outros encontros já aconteceram, e a exposição desses filmes ocorre toda sexta feira, às 9 horas, no autitório da Facom.

FacomSom

Iniciado em 2005, o projeto visa incentivar e dar espaço para a produção artística na cidade, principalmente do cenário alternativo. Sendo um dos projetos mais conhecidos da Produtora Júnior, o evento vem crescendo consideravelmente, é organizado por estudantes de jornalismo e produção cultural da Universidade Federal da Bahia. Em 2015 aconteceu a décima edição do evento, contando com a participação da banda Teenage Buzz como atração principal, além de Squadro, O Mundo e a DJ Julieta.

AgenciAÇÃO

É um projeto da Agência Experimental que visa a difusão da cultura popular no âmbito acadêmico através da apresentação de teatro, dança, música, exposição de fotografias, grafites, ou qualquer outra expressão cultural produzida pelos bairros periféricos da cidade. Neste projeto, o intuito é poder dar visibilidade aos grupos culturais apresentados e, ao mesmo tempo, levar o público universitário a interagir e procurar outras maneiras de expressão da cultura popular.

9

Page 10: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ10

Agência de cara nova

Page 11: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ

Especial

Dando cor à Facompor Paloma Rigaud

Sempre colorida e cheia de gente, a varandinha da faculdade de comunicação é como a porta de entrada do prédio. Atrai não só os futuros comunicólogos, mas todos os estudantes da UFBA que procuram um espaço onde possam se encontrar com os amigos e ser eles mesmos. Símbolo da Facom, tem identidade própria, já que todos os que a frequentam deixam suas marcas de alguma forma. Serviu como tela branca para o pintor Marcos Costa da Oficina de Graffiti dar uma cara nova à ela na Agenciação de 2014, e sempre era acrescido algum novo elemento pelos seus frequentadores. No início do ano de 2015 ela foi pintada novamente, o que não foi bem visto por muitos estudantes, mas atualmente sua identidade já foi recuperada com as frases e ilustrações que cobrem suas paredes.Além de ser o ponto de encontro dos estudantes e o espaço onde ocorrem alguns dos eventos da Facom, como a Agenciação e o fechamento da Semana do Calouro, na Varandinha rola o som da Rádio Facom o dia inteiro, informando os alunos sobre as notícias, transmitindo entrevistas ao vivo e reproduzindo músicas- que também podem ser escolhidas pelos ouvintes através da página do Facebook da rádio. Repleta de histórias, é mal vista por muitas pessoas. Porém, só quem a visita com frequência sabe o que de bem ela pode oferecer. E você, já passou na Varandinha hoje?

11

Page 12: Jaé do Calouro (2016.1)

- JaÉ 1112