Jo rnal Digital · Menina e meninos de quase todas as cores Inspirados num texto de Luísa Ducla...

5
J E A Jornal Digital EB do Bom Pastor – novembro / dezembro d Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Nadaaaaa Começaram as aulas de natação. Na primeira aula começámos a a e também começámos a perder ca óculos, chinelos, toucas… Mas não digam nada! Foi um sonho que tivemo Depois de estudarmos este poema de Mig lançámos estrelas ao céu, que por lá irão ficar, sonhos. Queres colinho? Fizemos um treino de preparação para incêndio, que vai haver na escola, na próxima Treinámos a saída de emergência das sa caso de incêndio. Houve saídas em estilos variados: uns sa outros saíram em silêncio, uns saíram a anda apressados e até houve quem saísse ao colo! de 2015 s – Porto a!!! . aprender a nadar alções de banho, novembro 2015 os guel Torga, , para além dos novembro 2015 o simulacro de semana. alas de aula, em aíram aos gritos, ar, outros saíram ! 24.11.2015 E p e l a e s c o l l a d o B o m P a s t o r n ã o v a i n a d a , n a d a , n a d a ? ?

Transcript of Jo rnal Digital · Menina e meninos de quase todas as cores Inspirados num texto de Luísa Ducla...

Page 1: Jo rnal Digital · Menina e meninos de quase todas as cores Inspirados num texto de Luísa Ducla Soares, ensaiámos um teatro de fantoches, que foram construídos recorrendo à reutilização

Jo EB

Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Jornal Digital EB do Bom Pastor – novembro / dezembro de

Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

Nadaaaaa

Começaram as aulas de natação. Na primeira aula começámos a aprender a nadar e também começámos a perder calções de banho, óculos, chinelos, toucas… Mas não digam nada!

Foi um sonho que tivemos

Depois de estudarmos este poema de Miguel Torgalançámos estrelas ao céu, que por lá irão ficar, para além dos sonhos.

Queres colinho?

Fizemos um treino de preparação para o simulacro de incêndio, que vai haver na escola, na próxima semana. Treinámos a saída de emergência das salas de aula, em caso de incêndio. Houve saídas em estilos variados: uns saoutros saíram em silêncio, uns saíram a andarapressados e até houve quem saísse ao colo!

de 2015

Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis – Porto

aaaa!!!

Começaram as aulas de natação. começámos a aprender a nadar

calções de banho,

novembro 2015

Foi um sonho que tivemos

de Miguel Torga, ficar, para além dos

novembro 2015

izemos um treino de preparação para o simulacro de incêndio, que vai haver na escola, na próxima semana.

a saída de emergência das salas de aula, em

ns saíram aos gritos, saíram a andar, outros saíram

até houve quem saísse ao colo! 24.11.2015

EEE pppeeelllaaa eeessscccooolllaaa dddooo BBBooommm PPPaaassstttooorrr nnnãããooo vvvaaaiii nnnaaadddaaa,,, nnnaaadddaaa,,, nnnaaadddaaa???

Page 2: Jo rnal Digital · Menina e meninos de quase todas as cores Inspirados num texto de Luísa Ducla Soares, ensaiámos um teatro de fantoches, que foram construídos recorrendo à reutilização

É mentira! simulacro de incêndio, na escola do Bom Pastor. O uma máquina. Todas as turmas saíram rapidamente para o recreio e, felizmente, ninguém se chamuscou. Já sabemos o que fazer se houver um tremor de terra. Já sabemos o que fazer se houver um incêndio. Já só falta saber as tabuadas

Secção Faces

Reservados todos os direitos de imagem

Dia S - Não há fumo sem fogo

É mentira! Houve fumo sem fogo, no imulacro de incêndio, na escola do

Bom Pastor. O “incêndio” começou na sala 7, com um fuminho

uma máquina. Todas as turmas saíram rapidamente para o recreio e, felizmente, ninguém se chamuscou.

Já sabemos o que fazer se houver um tremor de terra.Já sabemos o que fazer se houver um incêndio. Já só falta saber as tabuadas.

Cof, cof, cof…

O simulacro no Feminino

A poetisa, a coordenadora e a bibliotecária

Recebemos na nossa biblioteca escolar a escritora Regina Gouveia (ao centro), numa iniciativa que contou com a organização da professora bibliotecária (à direita) e da professora Lídiacoordenadora de estabelecimento. Partilhamos a imagem que fixou o momento do agradecimento à autora, que passará a arquivo fotográfico e histórico da nossa escola.

Olhó…

de imagem.

um fuminho lançado por uma máquina. Todas as turmas saíram rapidamente para o recreio

Já sabemos o que fazer se houver um tremor de terra.

01.12.2015

A poetisa, a coordenadora e a bibliotecária

Recebemos na nossa biblioteca escolar a escritora , numa iniciativa que

contou com a organização da professora Fernanda, da professora Lídia,

Partilhamos a imagem que fixou o momento do , que passará a constar do

da nossa escola.

26.11.2015

Page 3: Jo rnal Digital · Menina e meninos de quase todas as cores Inspirados num texto de Luísa Ducla Soares, ensaiámos um teatro de fantoches, que foram construídos recorrendo à reutilização

Há uma química entre nós

Já conhecemos a escritora Regina Gouveia, de visitas que nos fez em anos anteriores. Desta vez, veio apresentar-nos mais uma das suas obras e mostrou-nos a química da sua poesia. Antes do encontro com a poetisa, estudámos alguns poemas e fizemos um cartaz coletivo, onde misturámos a inspiração individual, que resultou na reação que se mostra na fotografia.

Nota: A escritora Regina Gouveia reagiu muito bem aos trabalhos de expressão plástica expostos na biblioteca.

26.11.2015

Menina e meninos de quase todas as cores

Inspirados num texto de Luísa Ducla Soares, ensaiámos um teatro de fantoches, que foram construídos recorrendo à reutilização de materiais. Apresentamos, abaixo, a Flor de Lótus, o Miguel, o Lumumba, o Pena de Águia e o Ali-Babá. E agora, quem é quem?

novembro 2015

Sereias do Bom Pastor - O que avistais, senhor? - Quatro belas sereias! São as sereias do Bom Pastor. - Sereias?

Page 4: Jo rnal Digital · Menina e meninos de quase todas as cores Inspirados num texto de Luísa Ducla Soares, ensaiámos um teatro de fantoches, que foram construídos recorrendo à reutilização

Serei(a) ou não serei(a), eis a questão…

Apresentamos as imagens para que ninguém duvide. E se uma imagem vale por mil palavras, aqui fica o equivalente a, pelo menos, 4000 palavras.

Zzzzzzz…

Começaram as aulas de yoga, inseridas na iniciativa Porto de Crianças, da C. M. do Porto. Bzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

novembro 2015

Gestos de outono, entre Kandinsky e Chagall

Antes que chegue o inverno frio, pardacento e intimista, deixamos este vibrante apontamento outonal luminoso, ainda com laivos de um azul cerúleo, sobrante de um já longínquo horizonte de verão. Trata-se de uma técnica mista a guache castanho, vermelho e laranja, aplicado em movimentos amplos e firmes, sobre folha de papel de cenário beije, com sobreposição de colagens figurativas, coloridas a lápis de cor, executadas em papel cavalinho, com contornos e ritmos dissonantes.

Gestos de outono – coleção privada

novembro 2015

Page 5: Jo rnal Digital · Menina e meninos de quase todas as cores Inspirados num texto de Luísa Ducla Soares, ensaiámos um teatro de fantoches, que foram construídos recorrendo à reutilização

O rouxinol (do imperador da China)

2015

Obrigatório afixar Este período letivo, aprendemos o que são afixos e o que são palavras derivadas por prefixação e por sufixação. Na aula, o professor pediu aos alunos, exemplos de palavras com o prefixo hiper. A menina Valéria foi a primeira a dar um exemplo. – Hipermercado. – Muito Bem! Verifico que esteve com atenção Valéria – elogiou o professor. – Eu também sei uma – disse a menina Domingas. – Diga, menina Domingas – anuiu o professor. – Drogaria… – Drogaria? – interrompeu o professor. – Calma professor, que é drogaria hiperfumaria.

novembro 2015

Próxima edição

Especial dezembro

Natal