Jogos

17
Coordenadora: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Responsáveis pelos Conteúdos: Adriane C. Kirst, Cristiane H. Simó, Milka L. Plaza, Rodrigo Born, Maria Cristina da Rosa F. da Silva Revisão Gramatical: Miriam C. C. M. Mattos Projeto Gráfico e Diagramação: Luiza C. Magajewski ALGUMAS REPRESENTAÇÕES DOS JOGOS NA ARTE Universidade Federal do Rio Grande FURG

description

Material didático usado no Moodle, para professoras de arte. LELA - UDESC. Laboratório de Educação, Liguagem e Arte 2013.

Transcript of Jogos

Page 1: Jogos

Coordenadora: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Responsáveis pelos Conteúdos: Adriane C. Kirst, Cristiane H. Simó, Milka L. Plaza, Rodrigo Born, Maria Cristina da Rosa F. da Silva Revisão Gramatical: Miriam C. C. M. Mattos Projeto Gráfico e Diagramação: Luiza C. Magajewski

ALGUMAS REPRESENTAÇÕESDOS JOGOS NA ARTE

Universidade Federaldo Rio GrandeFURG

Page 2: Jogos

Na arte os jogos foram representados ao longo dos tempos em diversas formas: por meio de semideuses de corpos perfeitos do atletismo, brincadeiras de crianças, crítica social, e também, como meio de propagação e consumo de grandes eventos esportivos. Isto para citar apenas alguns modos como os artistas trabalharam este tema. O que move o jogo pode ser o domínio de uma técnica, uma habilidade, uma busca pela melhor performance, independente se o jogo é jogado por um jogador profissional, ou por uma pessoa qualquer em um lugar qualquer do planeta, todos buscam uma melhora naquilo que estão se dedicando. O jogo traz para o jogador a satisfação na superação e também a frustração na perda, afinal não se pode ganhar sempre.

Page 3: Jogos

1- MíronDiscóbolo, 450 ACEscultura

4- Gabriel OrozcoMesa de ping-pong, 1998Objeto instalação

5- NikeAntes e depois de Ronaldo, 2011Vídeo

2- Pieter Brugel the ElderJogos de Crianças, 1560Pintura3- Maurizio Catellan

Estádio, 1991Instalação e performance

Page 4: Jogos

1- MíronDiscóbolo (O lançador de discos), aproximada-mente do ano 450 antes de Cristo Escultura em mármore, 1m e 55cm.

Pode-se dizer que esta escultura repre-senta bem a transição histórica do período Severo para o Clássico grego. Nesta época os escultores, com a evolução e crescimento de outras áreas do saber, também ganharam conhecimento sobre a estrutura do corpo e simetria, procurando atingir um ideal de beleza. A imagem de Discóbolo que apresentamos, é uma cópia do original em bronze produzida em 455 a.c. por Míron e que se perdeu ao longo do tempo. A escultura retrata o exato momento em que o jogador vai lançar o disco, portanto é quase uma ação. Perceba os movimentos.

Como era a vida na época do artista e como os atletas eram tratados na sociedade?

4- Gabriel OrozcoMesa de ping-pong, 1998Objeto instalação

Uma mesa de ping-pong para ser jogada com 4 jogadores, e se não bastasse isto, ainda tem um aquário no meio com plantas, água e peixes. Reconhecemos que é uma mesa de ping-pong, e sabemos que podemos tentar jogar nela, contudo temos certeza que vai ser uma experiência que causará estranhamento e gerar dificul-dades. O artista também modifica outras coisas tais como: carros, bicicletas, mesas de jogos, frutas e outros. Por que Orozco modifica e rearranja as coisas que encontra? Pesquise outras obras do artista para entender melhor sua poética.

3- Maurizio CattelanEstádio, 1991

Performance e instalação

A obra de Cattelan é provocativa e controversa, em “Estádio”, coloca em uma mesa de pebolim, adaptada para 11 jogadores, um time de brancos contra um time de negros. A mensagem é direta. Não há como escapar aquilo que o artista quer nos mostrar. O racismo é ironizado pelo artista, ao confrontar negros e brancos em um ato considerado politicamente incorreto. No entanto, sabemos que o racismo ainda está presente na sociedade só que de modo, mais contido e velado. Neste trabalho que é uma performance, o que fica como registro para depois é a mesa, como objeto que pode ser exposto sozinho. O ato do jogo, ou seja, a performance, que aconteceu em determinado momento fica registrado em vídeos e fotos.

Que mais podemos debater sobre as relações sociais, a partir das questões trazidas pela obra?

5- NikeAntes e depois de Ronaldo, 2011 Vídeo

A Nike homenageou o ex-jogador Ronaldo em seu jogo de despedida, o amistoso contra a Romênia em 2011 em um filme com o nome de "Antes e Depois de Ronaldo“. O enredo mostra como o jogador dividiu o mundo do futebol em duas épocas: antes (a.R.) e depois (d.R.) de Ronaldo. Nele é possível ver o estilo de jogo e a técnica, juntamente com jogadas consideradas fenomenais do atleta. A divulgação da homenagem aconteceu pela inter-net com a hashtag #prasemprefenomeno, criada pela Nike no início do ano, quando o “fenômeno” anunciou sua aposentadoria.

Como é a carreira de um jogador de futebol?

2- Pieter Brugel the ElderJogos de Crianças, 1560

Pintura

Este quadro nos mostra uma série de atividades esportivas e jogos praticados pelas crianças do período da Renascença. O bambolê, as três Marias, entre muitas outras brincadeiras são reveladas quando observamos a imagem com atenção. Esta tela pode ser considerada intrigante, pois não há registros sobre as intenções de seu autor ao pintá-la. Será que este era um cenário comum daquela época, com crianças se divertindo nas ruas? Sabemos que este era um período difícil nas cidades, sem a menor intra estrutura, neste sentido, outra possibilidade é de que o autor use as crianças como metáfora para as irresponsabibidades presen-tes no mundo adulto. Pesquise mais sobre o período, ou seja, como era a vida na época das cidades da Renascença? Que brincadeiras as crianças estão brincando o quadro e quais delas ainda persistem hoje?

Page 5: Jogos
Page 6: Jogos

1- MíronDiscóbolo (O lançador de discos),

aproximadamente do ano 450 antes de CristoEscultura em mármore, 1 m e 55cm.

Míron foi um escultor Grego que viveu no século V a.d., por este motivo, praticamente não há regis-tros sobre sua vida, no entanto, deixou uma obra referência na história da arte. Introduziu uma abordagem anatômica mais próxima do natural, e resumiu em arte um ideal de beleza física, de equilíbrio dinâmico e de harmonia entre mente e corpo, antecipando em muitos as-pectos a produção de seus contemporâneos.

Page 7: Jogos
Page 8: Jogos

2- Pieter Brugel the ElderJogos de Crianças, 1560

Pintura

O pintor nasceu em Breda, em 1525 e faleceu em Bruxelas em 1569. Foi um dos primeiros a retratar como era a vida rural em pinturas. Sendo um artista do início do século XVI, é considerado do Período da Renascença e como os artistas do mesmo período, viajou para a Itália, berço do estilo, no entanto, a peculiaridade de seus tra-balhos está na experiência que viveu na viagem, nas paisagens que viu pelo caminho nos Alpes.

Page 9: Jogos
Page 10: Jogos

3- Maurizio CatellanEstádio, 1991

Instalação e performance

Nasceu em Pádua na Itália em 1960, hoje mora em Nova York. Este artista gosta de explorar o limite da liberdade artística, tentando desestabilizar as regras que mantém a realidade. Faz uma crítica aos princípios nos quais a sociedade está baseada. Seus personagens são ao mesmo tempo, caricatos e trágicos. Joga com ícones da história e heróis de todo o dia. Não toma nenhuma posição moral ou ideológica, mas reproduz a realidade em toda a sua com-plexidade. Apesar de não oferecer soluções, ele mostra que é possível sobreviver e usar o sistema sem ser consumido por ele.

Page 11: Jogos
Page 12: Jogos

4- Gabriel OrozcoMesa de ping-pong, 1998

Objeto instalação

O artista nasceu no México em 1962 e atualmente é um dos mais influentes nomes da arte con-temporânea. Em grande parte dos seus trabalhos, explora o efêmero encontrado no dia a dia, direcio-nando sua atenção para materiais e situações, combinando e reconfigurando. Podemos perceber isto em “Mesa de ping-pong” onde explora zonas da percepção, mudando o ponto de vista do espectador. Ao coletar e modificar os objetos que encontra ele potencializa o lado artístico e estético deles. Podemos considerar que Orozco é um tipo de artista nômade, que passa o tempo viajando pelo mundo, coletando materiais e situações em diferentes culturas. Trabalha com diversas mídias, tais como instalações, fotografia, objetos, performances entre outros.

Page 13: Jogos
Page 14: Jogos

5- NikeAntes e depois de Ronaldo, 2011

Vídeo

Este vídeo foi criado pela F/Nazca, agência de publicidade fundada em 1994 em São Paulo. A produção do vídeo é de Eduardo Lima, João Linneu e Theo Rocha, com direção de criação de Fabio Fer-nandes, Eduardo Lima e Theo Rocha. A ação pretendeu  mobilizar os usuários nos diversos canais da Nike – YouTube, Twitter e Facebook – como uma homenagem mundial ao jogador.

Como se dão as diferentes abordagens de comunicação atualmente?Qual o poder das grandes corporações, sejam as agências de publicidade, as marcas

mundialmente conhecidas, a indústria do esporte, no mercado econômico?

Page 15: Jogos

CAMINHOS POSSÍVEIS

Objetivos - Refletir sobre alguns aspectos que envolvem o jogo na sociedade e na arte, por meio das imagens apresentadas. - Pesquisar sobre o jogo, o esporte, o jogador, o atleta, por meio das questões presentes nas obras. - Produzir uma revista ou blog baseado nas pesquisas, que foram desenvolvidas.

Estratégias - Observar as imagens, assistir o vídeo. Pensar nas perguntas que podem ser feitas para instigar as leituras das obras pelos alunos. - Dialogar a respeito dos aspectos presentes em cada obra, de cada artista, ou seja, quais suportes foram usados? Qual a participação do público? O que estava acontecendo na sociedade da época em que o artista fez as obras? - Dialogue com todos a respeito das injustiças e conflitos velados que existem no mundo do esporte bem como da sociedade. - Quais competições importantes ocorrem no mundo? O que difere um profissional de um amador? - Pesquise com seus alunos como ocorrem as transações de compra e venda de jogadores, os contra-tos publicitários. Que tipo de vida leva um grande atleta nos dias de hoje? Como a indústria vende, trata e divulga jogadores e outros? - Pode ser produzida com os alunos uma revista de papel, ou um blog sobre como é a vida de um atleta, sob vários aspectos. Cada grupo ou turma pode previamente escolher que categorias e assuntos vão conter o blog.

Page 16: Jogos

Temas relacionadosCorpo, Cidades e Fotografia

Temas articuladores

- Diversidade cultural – nas diferentes questões trazidas pelas obras de arte apresentadas. - Ética - através das regras dos jogos, da indústria do patrocínio, dos dirigentes e todas as relações presentes quando pensamos no esporte.

Para refletirO que é performance?

Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=

termos_texto&cd_verbete=3646>. Acesso em: jan, 2012

Page 17: Jogos

REFERÊNCIAS

1- MíronGRAHAM-DIXON, Andrew. Art, the definitive guide. London: Ed. DK, 2008. Catálogo. 30,000 years fo art. London: Phaidon, 2007.

2- Pieter Brugel the ElderGRAHAM-DIXON, Andrew. Art, the definitive guide. London: Ed. DK, 2008.

3- Maurizio CatellanGROSENICK, Uta. Art Now. Cologne: Taschen, 2005.BOURRIAUD, Nicolas. Post produccion. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2004.Disponível em: <www.basicfacts.com>. Acesso em: 16 jun 2010.

4- Gabriel OrozcoGROSENICK, Uta. Art Now. Cologne: Taschen, 2005

Disponível em: <http://www.artdaily.org>. Acesso em: 16 jun 2010. Disponível em: <http://www.moma.org>. Acesso em: 16 jun 2010.

5- Vídeo NikeDisponível em: <http://inside.nike.com/blogs/nikefootball-pt_BR/2011/06/06/antes-e-depois-do-ronaldo>. Acesso em: jan, 2012.Disponível em: <http://www.fnazca.com.br/>. Acesso em: jan, 2012.