Jornal 3 Vereador Arlindo Barros

4
Palestra sobre bullying alertou sobre possíveis traumas às crianças Uma aula de conscienti- zação. Foi essa a sensação que os mais de 40 alunos da Turma Teen (de 11 a 14 anos) e da Força Jovem (de 15 a 17 anos) da Igreja Universal do Reino de Deus participaram da palestra promovida pelo vereador Roberto Oliveira Teixeira (PMDB) sobre bullying na Câmara Municipal em San- tos. O vereador Arlindo Barros (PSDB), autor da lei sobre o tema, foi o palestrante. Barros falou dos moti- vos que o fizeram criar a lei 2683/2010 que combate o bullying nas escolas “Quando você vê uma criança que costumava tirar oito, nove no boletim e de repente, começa a baixar as notas para quatro, cinco, perde a vontade de comparecer as aulas, pode ter certeza que essa criança está sendo vítima de bullying ”. O vereador explicou que a lei não tem função de punir, mas de prevenir. “Apresentação de cartilhas, aulas e atividades Prestação de contas - Edição: dezembro/2011 Arlindo Barros: “Temos que levar a informação do bullying no local onde ela ocorre”. em grupos são algumas al- ternativas para que os jovens percebam o mal que esse tipo de violência pode causar”. O vereador Arlindo Bar- ros pretende estender a pa- lestra para todas as escolas do município. PROJETO DE FOMENTO À ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA É APROVADO NA CIDADE DE SANTOS O Projeto de Lei que cria o programa de Fomento a Econo- mia Solidária foi aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal de Santos. De auto- ria do vereador Arlindo Barros (PSDB), o objetivo é estimular a produção e consumo solidário centrado na valorização do ser humano e não do capital. O programa municipal de fomento a Economia Solidária apresenta três destaques: A criação do Centro Publico de Economia Solidária, a ela- boração do fundo municipal de economia solidária para captação de recursos públicos ou privados e a criação do selo popular de economia solidária. O Projeto levou um ano para ser elaborado com vi- sitas as incubadoras tecno- lógicas da USP, Fundação Getúlio Vargas e contatos com a UNISOL Brasil (União e Solidariedade das Coope- rativas Empreendimentos de Economia Social). O vereador acredita que com a lei em vigor, diversas comunidades em Santos poderão se desenvolver de forma independente, contan- do com o apoio do executivo “Acredito que mais pessoas interessadas em formar coo- perativas e associações vão entrar em contato com as comunidades para auxiliar no desenvolvimento das fa- mílias carentes”. twitter.com/arlindobarros facebook.com.br/arlindobarros www.arlindobarros.com.br Apagão da Telefônica nos morros de Santos Os usuários da linha da Telefônica que moram nos morros estão ficando sem sinal durante dias, espe- cialmente os residentes na Vila Lindóia. Por isso o vereador Arlindo Barros cobrou em plenário expli- cações da companhia não estar prestando serviços corretamente nos morros. jornal.indd 1 22/12/2011 13:00:25

description

Um resumo dos trabalhos do vereador Arlindo Barros no segundo semestre de 2011.

Transcript of Jornal 3 Vereador Arlindo Barros

Page 1: Jornal 3 Vereador Arlindo Barros

Palestra sobre bullying alertou sobre possíveis traumas às crianças

Uma aula de conscienti-zação. Foi essa a sensação que os mais de 40 alunos da Turma Teen (de 11 a 14 anos) e da Força Jovem (de 15 a 17 anos) da Igreja Universal do Reino de Deus participaram da palestra promovida pelo vereador Roberto Oliveira Teixeira (PMDB) sobre bullying na Câmara Municipal em San-tos. O vereador Arlindo Barros (PSDB), autor da lei sobre o tema, foi o palestrante.

Barros falou dos moti-

vos que o fizeram criar a lei 2683/2010 que combate o bullying nas escolas “Quando você vê uma criança que costumava tirar oito, nove no boletim e de repente, começa a baixar as notas para quatro, cinco, perde a vontade de comparecer as aulas, pode ter certeza que essa criança está sendo vítima de bullying”. O vereador explicou que a lei não tem função de punir, mas de prevenir. “Apresentação de cartilhas, aulas e atividades

Prestação de contas - Edição: dezembro/2011

Arlindo Barros: “Temos que levar a informação do bullying no local onde ela ocorre”.

em grupos são algumas al-ternativas para que os jovens percebam o mal que esse tipo de violência pode causar”.

O vereador Arlindo Bar-ros pretende estender a pa-lestra para todas as escolas do município.

PROJETO DE FOMENTO À ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA É APROVADO NA CIDADE DE SANTOS

O Projeto de Lei que cria o programa de Fomento a Econo-mia Solidária foi aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal de Santos. De auto-ria do vereador Arlindo Barros (PSDB), o objetivo é estimular a produção e consumo solidário centrado na valorização do ser humano e não do capital.

O programa municipal de fomento a Economia Solidária apresenta três destaques: A criação do Centro Publico de

Economia Solidária, a ela-boração do fundo municipal de economia solidária para captação de recursos públicos ou privados e a criação do selo popular de economia solidária.

O Projeto levou um ano para ser elaborado com vi-sitas as incubadoras tecno-lógicas da USP, Fundação Getúlio Vargas e contatos com a UNISOL Brasil (União e Solidariedade das Coope-rativas Empreendimentos de

Economia Social). O vereador acredita que

com a lei em vigor, diversas comunidades em Santos poderão se desenvolver de forma independente, contan-do com o apoio do executivo “Acredito que mais pessoas interessadas em formar coo-perativas e associações vão entrar em contato com as comunidades para auxiliar no desenvolvimento das fa-mílias carentes”.

twitter.com/arlindobarros facebook.com.br/arlindobarros www.arlindobarros.com.br

Apagão da Telefônica nos morros de SantosOs usuários da linha da Telefônica que moram nos morros estão ficando sem sinal durante dias, espe-cialmente os residentes na Vila Lindóia. Por isso o vereador Arlindo Barros cobrou em plenário expli-cações da companhia não estar prestando serviços corretamente nos morros.

jornal.indd 1 22/12/2011 13:00:25

Page 2: Jornal 3 Vereador Arlindo Barros

Vereador Arlindo Barros Trabalhando por todas as classes sociais

Amigos santistas, mais um ano de muito trabalho chega ao fim e venho apre-sentar um pouco dos meus projetos nesse ano de 2011 que foi muito produtivo. Nesses quase três anos de mandato, percebo que muitas vezes para conseguir aprovar uma lei ou atender um pedido simples do muníci-pe é necessário muita persistência e não desistir nunca.

Nesse informativo vocês vão ver um pouco do meu trabalho na cidade e principalmente nos morros, local onde nasci e vivo até hoje. Sei que tem muito a ser feito para melhorar a cidade, mas acredito que foram alcan-çadas vitórias importantes nesse mandato, como pode ser visto nessas páginas.

Aproveito também para desejar um feliz ano de 2012 com muitas alegrias e realizações. Um abraço a todos!

Editorial

Arlindo Barros

Exp

edie

nte

Boletim informativo do Vereador Arlindo Barros - PSDBRua XV de Novembro, 103/109 - sala 16 2º andar - Centro - Santos/SP -

Telefones: (13) 3219-6473 / 3211-4100 (ramal 4124) Jornalista responsável: Wilson de Freitas Soares MTB: 43216 -

Editoração: Renato Nascimento MTB: 45529Material impresso com recursos próprios do vereador.

Tiragem: 10.000 exemplares

Secretária municipal de saúde garante UBS até o final de 2012

Escola Total peca pela falta de estrutura e apoio a voluntários

2

O vereador Arlindo Barros se reuniu com a secretária de saúde, Maria Ligia para tratar do assunto envolvendo a construção da UBS no Morro da Nova Cintra. Outro tema do encontro foi o número de médicos que ficarão a dispo-sição da unidade depois de concluída a obra.

Sobre o início da constru-ção da nova UBS no Morro da Nova Cintra, a secretária ga-rantiu que até o final de 2012 a obra estará concluída.

Outro assunto que preocupa os moradores é o número de

médicos que ficarão na UBS, já que o local terá dois andares e estrutura de um pronto-socorro. A secretária explica “Não iría-mos inserir um equipamento de saúde se não tiver gente para atender. Vai haver o número ideal de médicos na UBS”.

Barros saiu satisfeito na reu-nião “A secretária me deu todas as garantias necessárias para falar a população sobre a cons-trução da UBS e o número de médicos e equipamentos que terão no local. Vamos esperar e cobrar, caso o que for falado, não estiver ocorrendo de fato”.

Depois de receber denuncias no gabinete sobre o Programa Escola Total, fez o vereador Arlindo Barros (PSDB) apresentar em ple-nário, um requerimento cobran-do informações do executivo sobre atraso nas remunerações e falta de estrutura em algum dos locais onde há o programa.

A denuncia partiu da Sind-serv Santos onde informam que os voluntários estão recebendo uma ajuda de custo de R$ 500,00 Reais mensais, mesmo assim em atraso. Outra questão é o contrato de voluntário onde os monitores são obrigados a assinar um termo de adesão.

Além da questão de salários e contrato, o vereador recebeu reclamações de estrutura em

Paulo Gomes Barbosa será enredo daEscola de Samba Unidos dos Morros

A Escola de Samba Unidos dos Morros escolheu como enredo do carnaval 2012, o ex-prefeito de Santos, Paulo Gomes Barbosa.

Um dos idealizadores da es-colha, o vereador Arlindo Barros esteve presente nesse momento histórico da Escola de Samba. O tema é: Unidos ao sabor do café.

Paulo Gomes Barbosa, uma his-tória de vida de luta e fé.

Barros se emocionou com a homenagem: “nada mais justo que homenagear um homem como Paulo Barbosa, que viveu no morro. Resta agora torcer e fazer um belo desfile para contar a história dessa grande personalidade santista”.

Construção da UBS na Nova Cintra foi um dos temas abordados na reunião

alguns locais do Programa Escola Total. Há espaços onde crianças dispõem de uma estrutura com piscina, campo de futebol, judô, local para artes cênicas, enquan-to outras ficam restritas a salas dentro de instituições com pou-cos ou quase nenhum recurso para trabalhar. “Isso desmotiva as crianças e ao mesmo tempo transforma os monitores em he-róis do improviso. A estrutura do programa tem que ser igual em todos os locais”.

O ex-prefeito que cresceu no Morro do Pacheco marcou história na cidade

jornal.indd 2 22/12/2011 13:00:29

Page 3: Jornal 3 Vereador Arlindo Barros

Vereador Arlindo Barros Trabalhando por todas as classes sociais

Vereador Arlindo Barros apresenta emendas da LDO e PPA com sugestões encaminhadas por internautas

Sucesso: mutirão da saúde nos morros reúne centenas de pessoas

O vereador Arlindo Barros (PSDB) apresentou seis emen-das da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual) com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da cidade. Nesse ano, o parla-mentar recebeu uma verba de R$ 180 mil Reais para que pu-desse distribuir no orçamento.

Uma novidade na escolha das emendas por parte do ve-

reador foi ouvir sugestões dos munícipes através das redes sociais “Utilizando o facebook e o twitter, conseguimos man-ter um relacionamento mais próximo com os moradores da cidades, portanto nada mais justo que compartilhar essa experiência da distribuição das emendas com eles”. Das seis emendas apresentadas, qua-tro partiram das redes sociais.

Foi realizado na UME Ru-bens Lara em parceria com a SINPOLSAN e a Prefeitura Municipal de Santos, o mu-tirão da saúde nos morros. O objetivo foi fazer testes de pressão arterial, dosagem de glicemia, distribuição de camisinhas e panfletos sobre a hepatite C aos mo-radores do local.

Centenas de pessoas compareceram e elogiaram a iniciativa do mutirão. O en-

contro serviu para auxiliar os moradores dos morros a se prevenir e cuidar me-lhor da saúde. O vereador Arlindo Barros esteve no local e realizou os exames disponíveis.

Barros elogiou o mutirão “Foi importante e muito bem realizado. O pessoal dos morros compareceu e participou. Todos estão de parabéns pelo evento realizado”.

Conjunto Cruzeiro do Sul 2 terá conta de água individualizadaOs moradores do conjunto

habitacional Cruzeiro do Sul 2 se reuniram com o vereador Ar-lindo Barros para solicitar junto a SABESP o registro individual da conta de água.

O parlamentar foi até o Cru-zeiro do Sul 2 para olhar as instalações da água e percebeu a necessidade de individualizar

o registro. “Há pessoas que tem dois, três filhos e utilizam a água com mais frequência que outros moradores. Acho justo cada um pagar pelo que utiliza”.

Barros levou o superinten-dente da SABESP, engenheiro João César ao local e garantiu que será feita a individualiza-ção da água.

No evento, foi possível realizar exames e conhecer métodos de prevenção

Arlindo Barros participou ativamente da negociação com a Sabesp

3

1) R$ 30 mil (instalação de Câmaras na Fonte do Sapo)2) R$ 20 mil (instalação de rampas de acesso a cadeirantes nas calçadas) 3) R$ 40 mil (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente para custe-ar projetos voltados às crianças e adolescentes que vivem em situação de risco) 4) R$ 30 mil (confecção de cartilhas de prevenção ao bullying nas escolas) 5) R$ 30 mil (instalação de uma Concha Acústica na Lagoa da Saudade)6) R$ 30 mil (instalação de uma pista de skate na Lagoa da Saudade)

EMENDAS - RESUMO

PM sugere instalação de base comunitária móvel nos morrosO vereador Arlindo Barros

conversou com o secretario de segurança, Renato Perrenound, para tratar da Base Comunitária no Morro da Nova Cintra.

A sugestão acolhida pelo secretario e pela Polícia Militar seria a instalação de uma Base Comunitária Móvel na Praça

Guadalajara, com o suporte da Guarda Municipal.

Barros entende que a ideia é boa, mas prefere uma Base fixa. “O número de assaltos aumentou e a sensação de insegurança aumentaram muito depois que a base foi desativada”, concluiu.

jornal.indd 3 22/12/2011 13:00:32

Page 4: Jornal 3 Vereador Arlindo Barros

Vereador Arlindo Barros Trabalhando por todas as classes sociais

Alunos dos morros podem perder ônibus escolar em 2012

O vereador Arlindo Barros apresentou um requerimento pedindo informações a Se-cretaria de Educação sobre o transporte escolar para os alunos das escolas Rubens Lara, João Otávio, Therezinha de Jesus e Magali Alonso.

Segundo informações das mães, a partir de 2012 os alunos acima de três anos de idade e que moram menos de dois quilômetros das UMEs terão que usar transporte público para irem as escolas, recebendo passe escolar. “Foram comunicadas através

da SEDUC que as crianças não poderão utilizar os ônibus da secretaria” diz Barros.

ReuniãoO vereador Arlindo Barros

se reuniu com a secretária de educação, Suely Maia, juntamente com as mães no CAIS Santista para entrar em um consenso em relação a questão do transporte escolar.

Os representantes expli-caram que o cadastro foi feito para avaliar a distância da casa para a escola onde a criança estuda. “Houve casos de alunos que ganhavam

Mães temem que os filhos acima de três anos tenham que ir à escola sozinhas

4

passe, mas sua residência é menos de 800 metros da escola”, disse a secretaria.

O vereador se surpreende-ram ao saber que existem três ônibus parados por falta de

manutenção. “A ideia seria com-prar, mas a SEDUC não tem não tem como fazer revisão ou contratar motorista”, diz a Maia. A ideia da secretaria é terceirizar o serviço de ônibus.

>>> AÇÕES DO VEREADOR ARLINDO BARROS EM 2011

1) Confratenização de Natal da Vila Lindóia; 2) Festa dos 25 anos da Zona Noroeste; 3) Festa dos 26 anos da Guarda Muni-cipal; 4) 13ª Confratenização Preto X Branco na Nova Cintra; 5) Reunião com o secretário de Segurança Renato Perrenound sobre o Posto Policial na Nova Cintra; 6) Encontro municipal do PSDB/2011; 7) Vereador Arlindo Barros presente nos meios de comunicação; 8) 4° Festa da Bica - 2011, no Dia das Crianças; 9) Festa Esportiva e Cultural na Vila Santa Casa.

1 2 3

4 5 6

7 8 9

jornal.indd 4 22/12/2011 13:00:39