Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS...

8
Jornal 9 9 V QUINZENA DE ABRIL DE 1.983 PORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO CrS 80,00 EDIÇÃO N 0 25 i Saúde: comissão de moradores receb Secretário Pàg.4 Coln ii PKUíí leritói IBLIOTECA Administração Regional: O novo administrador é a esperança Pág.8 üard. Santo André: Um bairro fora do mapa PÁGINA 3 Pàg. 6 SABs: Reunião da Câmara Regional do Vale do Aricanduva

Transcript of Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS...

Page 1: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

Jornal 9 9 V QUINZENA DE ABRIL DE 1.983

PORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00

EDIÇÃO N0 25 i

Saúde: comissão de moradores receb

Secretário Pàg.4 Coln ii PKUíí leritói

• IBLIOTECA

Administração Regional: O novo administrador é a

esperança Pág.8

üard. Santo André: Um bairro fora do mapa

PÁGINA 3

Pàg. 6

SABs: Reunião da Câmara Regional do Vale do

Aricanduva

Page 2: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

PAGINA 2 JORNAL DO MORADOR 1a QUINZENA DE ABRIL DE 1.963

Posse: a triste herança para que o povo tome conhecimento e julgue os fatos. E ai, pobre deste Pais.

Nos Estados, sobretudo após a posse de governadores oposicionistas as esperanças se renovam. Ninguém acredita que vá se conseguir punir aqueles que fizeram uso do dinheiro público a seu bel prazer, pois não há pistas tudo fica na base da "má ad- ministração". Mas todos, realisticamente, consideram que estes governadores podem mostrar os desperdícios e seus autores para que estes nunca mais sejam conduzidos a postos na vida pública. A população quer e precisa saber.

Por outro lado, comprovando-se o crime não pode haver perdão, o governo já em- possado, democraticamente empossado, tem o respaldo popular para encaminhá-los à justiça. Ao contrário as consepuências serão repassadas. Há um prazo para mostrara situação, e não para um esquecimento de compromissos.

Em áreas menores o procedimento é o mesmo. Os Administradores Regionais recém empossados já tomam pé da situação. Há uma luta surda nos bastidores para que a situação permaneça inalterado, mas o povo não quer saber de bastidores, quer ver as ações na prática e já conhece muito bem a ação dos anteriores. Quer vera mudança pçometida. A herança é triste e é pesada, mas neste Estado, acredita-se que a democracia já chegou e pronta para ajudar. Os administradores ficarão sozinhos se quizerem ou em determinados casos, a es- cola política aprendida por eles for a do arbítrio.

Passados os dias de empolgação pela vi- tória conseguida nas umas e pela posse os novos administradres do Estado e da Pre- feitura de São Paulo vão confirmando o descalabro administrativo existente no meio dos serviços públicos. A posse dos mtvos dirigentes assemelha-se como a chegada de uma expedição em algum lugar por onde tenha havido um furacão devastador. São tantos os problemas que exigem de quem agora assume o poder, em primeiro lugar, medidas emergenciais, já que a população tem necessidade e pressa. Até que se consiga arrumar a casa.

A situação toda foi causada pela ausência de democracia, todo mundo sabe disso. A permanência por longos anos de um mesmo grupo no poder tira do administra- dor aquela preocupação de prestar contas de seus atos ao povo, consequentemente-, utiliza-se das mordomias e outras ben- feitorias aqueles que tweram "a sorte" de ter conhecidos ou pertencer aos círculos ín- timos do poder.

Esta situação é totalmente conhecida, ocorre em diversos níveis do poder, prin- cipalmente naquelas esferas onde a democracia não chegou, os negócios ocorrendo com conhecimento de apenas mandantes e beneficiados. O povo tem apenas conhecimento de que trabalhadores querem receber os seus salários, que as empresas envolvidas estão em difíceis situações financeiras e necessitam do apoio do governo {mais de uma vez) para solucioná-los. Nunca os motivos que gera- ram este estado de coisas são debatidos

EXPEDIENTE

JORNAL DO

MORADOR

AV. MATEOBEI, 1.651 — SALA 4 — SÃO MATHEUS-SP. TELEFONES: 271-3811- 216-0654 DIRETOR: JOAQUIM CORDEIRO DOS SANTOS EDITOR: MANOEL F. DOS SANTOS DIAGRAMAÇAO: CLÁUDIO NUNES REPRES. EM GUAIANAZES: MOREIRA DOS PALMARES RUA: PROF. COSME DEODATOTADEU, No20 FONE: 207-0200

DEPARTAMENTO JURÍDICO: DR. PEDRO KIKUDOME

TIRAGEM: 20.000 MIL EXEMPLARES

COMPOSIÇÃO E FOTOLITOS: EDITORA JORNALÍSTICA AFA LTDA.

AS MATÉRIAS ASSINADAS NAO EXPRESSAM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

O DEPÓSITO SS

COMERCIO DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO EM GERAL

CIMENTO — AREIA — TIJOLOS — CAL — PEDRA — BLOCOS TUBOS - LAJE - FERRO - PISO - AZULEJO - ETC.

FINANCIAMENTO SEM ENTRADA — FONE: 216-7884

AV. SAPOPEMBA, 16.Q70 — JD. VERA CRUZ SÃO PAULO (300 MTS. APÓS O LARGO STA. ADELIA)

ESCOLA SANTA IZILDINH A

JARDIM, PRÉ E MATERNAL DA l" A 8a SERIES DO 1o GRAU

PERÍODO: MANHÃ E TARDE

RUA MIMAS, 93 A103 — CIDADE SATÉLITE SANTA BÁRBARA - SÃO MATHEUS - SP.

LOJAS DOM JUAN LTDA

MATERIALESCOLAR-AULAS DE PINTU- RA EM CERAMICA^ESSOTECIDO ART

NOVEAU, VÍTRAIS. MADEIRA. AV. INCONFIDÊNCIA MINEIRA, 1.232

CEP.: 03911 —SÃO PAULO

ALCEU'S MAGAZINE A ESQUINA DA MODA

A NOVA LOJA DE SÃO MATHEUS TUDO EM MODINHAS PARA ELE E ELA

CALÇADOS, BOLSAS, CINTOS E CARTEIRAS UNHA ESPORTE E SOCIAL

COMPLETA LINHA DE JEANS USE O CREDIÀRICSEM ENTRADA

AV. MATEO BEI, 2.905 - FONE: 918-5404 SÃO MATHEUS - SP.

PREFEITURA URGENTE

— Os Moradores da Rua Marechal Renato Paquet, reclamam o não acabamento das obras de asfaltamento da rua, metade foi asfaltada por empresa particular e o restante esperam da prefeitura uma solução.

— Em Guaianazes, os moradores estão aflitos, pois o Rio Ita- quera Mirim quando enche causa transtornos a população, è necessário uma limpeza urgente para evitar males maiores.

— Os comerciantes da Baroneza de Murítiba, solicitam da A.R. de Vila Prudente, providências no sentido de que seja feito reparos no Asfalto nas proximidades do n0 2.957, bem como a limpeza dos terrenos sem calçamento.

— Os moradores do JD. Vera Cruz, reclamam do mato que cerca as escolas e o CDM do bairro, embora tenham reclamado diversas vezes, não foram atendidos ainda pela Admi- nistração Regional.

BIBLIOTECA INFANTIL DE GUAIANASES

Antigamente a biblio- teca era tida como um objeto de luxo. Hoje, porém, é um apêndice da escola moderna. Além de um lo- cal de estudo e pesquisa, a biblioteca deve ser usa- da como um centro de vida social da própria co- munidade a que serve.

A Biblioteca Infantil de Guaianases, situada à Rua Otelo Augusto Ribeiro, n0

19, foi inaugurada em 15 de junho de 1.966 e desde então procura servir sem- pre bem à sua comunida- de. Ela está aberta de 2a à 6» feira, das 10,00 às 18,00 hs., e aos Sábados - somen- te para pesquisa - das 8,00 às 12,00 hs.

Paralelamente ao apelo que dá aos seus usuários no tocante aos trabalhos escolares, fornece ainda

atividades de lazer, tais como a própria literatura infanto-juvenil, artes plás- ticas. Jogos, música, teatro, etc. Eis a sua programa- ção para o mês de abril:

às 2as feiras - Orienta- ção teatral e jogos

às 3as feiras - Artes Plásticas

às 4as feiras - integração Escola/Biblioteca com a EMPG 25 de Janeiro

às 5as feiras - Tardes de Recreio

às 6as feiras - Música e Jogos

Não perca mais tempo: conheça e freqüente a sua Biblioteca Ela está aguar- dando a sua presença e as sugestões.

Xadrez, dama, vareta, dominó, mico, cai-não-cai, war, senha, etc.

"Desenho, pintura, do- bradura, colagem, etc.

'"Programações varia das com brincadeiras ao ar livre, música, jogos, etc.

CLUBE DESPORTIVO MUNICIPAL DO PARQUE IGUATEMI

COMUNICADO 01/03.

AOS SENHORES ASSOCIADOS DO CDM:

O Presidente Executivo, nos direitos que lhe sáo conferidos pelos estatutos do CDM PARQUE IGUATEMI, faz saber a todos os seguintes;

a) O sr. RAFHAEL PEQUENA, portador da Cédula de Identida- de RG n0 12.724.829 e CIC n° 210.151.398-68, foi demitido do cargo de Io Tesoureiro do CDM, a partir de Fevereiro/83.

b) — Também, foi demitido do cargo de Io Secretário da SOCIEDADE AMIGOS DO BAIRRO DO IGUATEMI por extravio do Talão de recibos do n0 200 até o n0 300.

c) — O cidadão acima mencionado, foi DEMITIDO, de ambos os cargos, a bem das duas entidades.

d) — E, o mesmo nâo poderá RECEBER ou COBRAR, as men- salidades dos Senhores Associados do CLUBE ou da SOCIEDA- DE, sob hipótese nenhuma a partir de 01/Março/83.

Sâo Paulo/Março/1983

Uriel Caminsk Pimentel PRESIDENTE DO CDM

FAÇA ECONOMIA DE TEMPO E DINHEIRO

COMPRANDO SEU MATERIAL ESCOLAR NA

MONA USA BAZAR AV. MATEO BEI, 2.020

CIDADE SÃO MATHEUS — SP.

Page 3: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

Ia QUINZENA DE ABRIL DE 1.983 JORNAL DO MORADOR

Jardim Santo André

PAGINAS

A terra que os administradores esqueceram

Ai famillu vio chegando ao morro: cômodo, cozinha e dcaespero

Manhã fria, chuvosa, pessoas cala- das andam cuidadosamente pelas ruas lameadas do bairro. No rosto uma expressão de desalento, de abandono. Não seria necessário muito esforço para perceber porque naquela manhã cinzenta as pessoas estavam caladas. "Este bairro não existe, disse João José Pereira, morador há 7 anos na Rua Campo de Piratinin- ga. Pelo menos é o que acho, já que a prefeitura, as autoridades respon- sáveis pelo serviço público esque- ceram que o Jardim Santo André existe no Mapa".

Logo, depois, disse quase a mes- ma coisa a Sra. Agda Dalva da Fon- seca e Santos, presidene da Socie- dade Amigos do bairro. Ela foi cha- mada por um dos diretores da enti- dade Antônio Arlindo Alvares, já que o carro da reportagem não con- seguiu chegar até a casa dela.

"A rua onde moro, disse a Presi- dente, é a mesma Campo Piratinin- ga, nos dias de chuva esta parte do bairro fica em verdadeiro estado de calamidade. As melhorias que soli-- citamos não vieram, há dois anos e meio saiu publicado no Diário Ofi- cial a execução de algumas destas obras, principalmente guias e sarje- tas, mas até hoje nada disso ocor- reu. "

Situação idêntica vivem os mora- dores das Ruas Amâncio Rebelo e Lopes Perestelo, que para as quais praticamente não há acesso direto, os moradores são obrigados a dar uma volta muito grande, ou descer através de "picadas" no barranco. A solicitação é para que a regional melhore as condições de acesso

iü ^r~b *

i?

5^ Ai ruas são improvliadci, foram traçadas mas não construída*

para estas ruas ou melhore as condições da Rua Domingos Cabral para se chegar a Rua Campos de Piratininga, ou ainda, com a constru- ção de uma escadaria para que os mo- radores, saindo da Av. principal chegue com mais facilidade em suas resi- dências.

Dona Agda foi mostrando porque o Jardim Santo André é considerado um bairro fora do Mapa. Na Rua Te- nente Felix Bitencourt, a água e a lama, consequentemente todas forma de doenças vão invadindo as residências existentes por ali. "A única salda- diz uma moradora, seria fazer um rebaixamento no nível dai rede de água, providência solicitada na Sabesp que até então não tomou nenhuma atitude".

"A informação que temos - diz D. Agda ■ é de que estas obras já se iniciara. Estiveram técnicos da empresa aqui e garantiram que estas obras vão começar. Mas sabe como é, né? De promessas remos uma longa história para contar, as mais recentes datam de alguns dias antes de 15 de novembro."

Aqui, para acesso a Ruas Amâncio Rebelo e Lopes Perestelo, solicitam a construçSo de uma escadaria.

A questão de acesso para a Ave- nida Principal do bairro é um pro- blema constante. "Os piores dias são os de chuva, é claro os veículos não chegam em várias partes do bairro, quem mora, por exemplo na Rua Gabriel Maciel e adjacência pode contar muito bem, são sempre histórias tristes e de desepero".

"Levamos tantos anos sonhando com uma casa própria - diz Maria de Nalva. moradora na Gabriel ma-

Em torno do Grupo Escolar, uma para as crianças

O caminhão tentou fazer a coleta, buracos e a lama impediram.

A situação na área de encontro das ruas Felix Bitencourt, Av Sertanista é terrível. Para atravessar na área exige-se dos moradores curso de malabarismo. Caso contrário vai para o bura- co mesmo.

ciei, para depois sermos abandona- dos nos cantos da cidade. É injusti- ficável o tratamento que a Prefeitura nos dispensa, já que de nossa parte, todos os anos pagamos com pon- tualidade os impostos. Merece- ríamos um pouco mais de atenção, não acham?"

Transporte e Segurança

"A questão do transporte é grave - diz Agda., as linhas existente é muito ruim, para cidade então estamos muito mal servidos, os ônibus do Consórcio Aricanduva chegam sempre sujos, não são pontuais, dificuldades que os moradores ainda tem que dividir com superlotações. Gostaríamos de ter uma linha da CMTC para o Centro e uma outra que servisse o bairro à Vila Prudente, devido o grande desloca- mento de pessoas para aquela área da cidade. Dos nossos pedidos, a respos- ta que obtivemos da CMTC é de que já tínhamos linhas demais e de que não precisávamos de mais nada, revelan- do assim o descanso pelas famílias que são obrigadas a viver na perife- ria."

Quanto a segurança a situação tam- bém é péssima continua ela. Todas as noites há crimes horrendos nestes bairros maltratados deste canto de ci- dade, o medo toma conta dos passa- geiros que desembarcam dos últimos ônibus, há muita ameaça, roubos, es- tupros para cima dos moradores e es- tudantes. Estamos tentando por meios legais que a polícia possa garantir a nossa integridade física, mas se ela não garantir, são muitos os moradores que defendem outros meios, como uma segurança formada pelos pró- prios moradores".

Conquistas

"As únicas conquistas que conse- guimos - diz Agda foi a construção da creche, a inauguração de um posto de saúde, a iluminação das ruas e o asfal- to para quatro ruas. Estamos tentando a construção de nosso CDM e a refor- ma do E.E.P.G. Carlos Henrique Li- beram, sempre atrasadas por falta de ' 'verba ". "O resto - finaliza ela - é só calamidade".

r DINHEIRO... não é problema

CRÉDITO PESSOAL, FINAMAAMEXTOS DE VEÍCULOS, MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Fale ctnutsco - Licenciamento e Transfercnvia de \ eiculos, CAmtahilubide, Abertura, Encerramentos e Escritas Fiscais.

DESPACHANTE SÃO MATHEUS Av. Mateo Bei, 3.174 • São Matheus • SP. Fone: 216-0577 ■ Atendemos à Domicilio.

MOTEL BLÜE MOON MUSICA AMBIENTE, INTERFONE, MÁXIMA HIGIENE

CONFORTO, TV A CORES, AR CONDICIONADO E SAUNA APAR TAMENTOS FINAMENTE MOBILIADOS

A V. ITAQUERA, 600 - FONE:216-3661 (A V. MATEO BEI - ALT. DO N0 606} SÃO MA THEUS - SP.

RESTAURANTE- CHURRASCARIA EPIZZARIA PIRINEOSLTDA

SERVIÇOS A LA CARTE PIZZAS E DEMAIS PRATOS PARA VIAGEM

GALETOS E FRANGO DE LEITE BANOUETES - RESERVAS

/?.. IONEJI MA TSUBA YASHI, 901ANT. ESTRADA B) FONE: 2064243 (FIM DA RUA CEVEMANO DE

ALMEIDA - PEGADOÀ COHAB11) COLÔNIA JAPONEZA - ITAQUERA

Page 4: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

PAGINA 4 JORNAL DO MORADOR 1a QUINZENA DE ABRIL DE 1.983

Saúde: o povo não quer mais ser enganado, quer soluções

"Quando começa a construção do Ambu- latório? (fiando começa a comtruçío doa HoapiU» Públicaa? Estamo» canaado» de •olrer, lei ngaoadoa, queremos ama aoia- çio agora. ." Fraaes constantemente repeli- das em das encontros que o Movimento de Saúde de São Mateus teve com o atual SecretArio ('a Saúde, Dr. Joio Yunes.

O primeiiO foi no dia 20 de março, domin- go ia 10 horas da manhã. O ato contou com a participaçio de mais de duas mO pessoas que protestaram prinãpafaneate contra o péssimo atendimento do Ambolatfr- rio Casa de Saúde de Vila Matilde, atuada na Avenida Mateo Bei. n* 55 em Sio Ma- teus. Durante o ato oa manifestantes distri- buíram uma carta aberta a populaçio, re- gião de Sno Mateus, Slo Rafael, Iguate- mi, Sapopemba, Vila AntonieU e bairros vitinhos, na qual sio retratadas aa condi- ções de atendimentos e aa morte* havidas devida ao mal atendimento, como exemplo citado, a morte do Padre Antônio do Parque Sio Rafael. Exigiam tambim com veemên- cia o inicio imediato da coostruçio do Hospi- tal Público, com Pronto Socorro e um Am- bulatório do INAMPS, na regiio.

No segundo encontro, este realixado no sa- lão comunilirio da Igreja de Sio Mateu», além de cantar novamente com a pfeaença do Secretário Joio Yunea, contou tarobte» com a preaença do Secretário da Saúde a Higiene do Município, proí. Joai Guedes, e um representante do INAMPS, O SopsriD- tendente do 6rg«o em Slo Paulo, mais uma vei olo compareceu.

Neste encontro, estavam praaentes mais de 200 pessoas integrantes do movimento e doa conselhos de saúde, que demonatra- vam uma grande revolta pelos descaaos das autoridades que se sucederam na pasta da saúde do Estado, principalmente no atendi-

mento daa construçOM doa hospitais da re- giio e na aplicaçio de recursos para um melhor atendimento doa poeta de saúde 1 populaçio.

O Secretário prometeu no primeiro encon- tro e trouxe para o segurado a situaçio em que se encontra oa pedidos feitos pelo movimento de saúde. "Todoe oa profetas re- lativos a área de Sio Mateus ««tio arquiva- das em BrasUia - disse Yunes e sio neoea- airioa em primeiro lugar que elea aqam desarquivados. devendo-se procurar os sena- dores eleito por Sio Paulo, Sewro Gomes ou Fernando Henrique Cardoso''. De ime- diato. Soou definido que uma irá procurar os respectivos senadorea.

ALTERNATIVAS

Em aobos os encon- traa, apesar de uma cer- ta agreesnidade de pes- soas ou grupoe que de- fendiam soluçfles para já, posiçOee considera- das irreaDatica», prinò- pafanente para quem acaba de aiw"iw"' uma secreUria em um gover- no de oposição, fora do poder há mais de vinte anos, o Secretário Yunes achou positivo as mani- feataçBea e a organiu- çio do movimento.

Estamos dispostos a discutir todoe os problemas de saúde na regiio, mas predaa- mos definir um critério urgente no atendi- mento. Uma doe primeiras alternativas será dotar os postos já existentes para atender em nível ambulatória], efetivanao-se médicos coocursados e contratações de novos fundo- oários".

O Proí. José Guedea, por aua vez afirmou que sua pasta vai trabalhar em oomunto com a Secretaria Estadual de Saúde. A sua intençio é colocar médicas da Prefeitura atendendo serviços nos Postas de Saúde do Estado, sobretudo os mais carentes e, inclu- sive com ambulâncias. "Acompanho - disse ele - a longo tempo o movimento de saúde,

> pleno conhecimento do plano de uúde

_^^^^^^__-g^_m^^m

i 1

mmÊÊÊr -^SSm

ut -j*

elaborado para esta área, que só nio for concluído porque, infelizmente, tivemos que agüentar um ' governo Maluf". Mas, agora todos estes planos serio novamente debati- dos com a populaçio.

URGÊNCIA

Á maior preocupação doa participantes do movimento de saúde presentes ao encon- tro, sobretudo da última quinta-feira, era quanto ao atendimento de urgência. Algu- mas propostas foram sugeridas, entre as quais a transferência do Poeto de Atendi- mento Médico de Sio Mateus (Junto a Pa- róquia) para outros postos da regiio, trans- formando o local em Pronto Socorro.

A medida ficou de ser estudada pelo Se- cretário, já que esta proposta foi considera- da um retrocesso por alguns moradores do bairro ouvidas pelo Secretrário. Estas moradores defendem a idéia da ampliação do atendimento deste posto e nio a sua transformação, e, ao mesmo tempo, pedem que a Secretaria alugue um local para a instalação deste Pronto Socorro, já que exis- te vários locais para isto. De comum acor- do eatio mesmo contra as péssimas condi- ções do atendimento do AmbvulatArio da Casa de Saúde de Vila Matilde. Pa- ra todas estas questões o Secretário prometeu uma resposta no prazo mais rápido possí- vel.

No palanque, a população exigia que o Ambulatório da Casa de Saúde de Viia Matilde, na Mateo Bei cerrasse as portas.

O Secretário Dr. Joio Yunes, na Paróquia ouve aten- tamente a leitura das reivindicações.

Donas de casa presente, anotam as promessas feitas.

Tumulto: a presença de um vereador do PTB

Um, dois, três, pelegono Xadrez...Gritava a multidão com a presença do vereador Antônio Carlos Fernandes do PTB, presente no palanque armado para a manifestação organizada pelço Movimento de Saúde, no dia 20 ultimo. Momentos depois, membros da própria Comi», sio Organizadora do Movimento de Saúde de Sio Mateus exigia a sua descida do palanque, afirmando entre outros motivas que o vereador e nem qual quer outro político fora convidado para estar ali presente, isto porque o ato de protesto que se realizava visava debater a política de saúde e nio fazer política na saúde. "O encontro nio era para políticos, mas para a política de saúde."

O vereador mesmo depois de muita insistência se negou a retirar, dizendo que precisava fazer uso da palavra para exigir do Secretário da Saúde presente uma atitude mais objetiva em relação aos anseios da populaçio. Precisava dizer ao povo que o Secretário nio trazia nenhuma proposta concreta, fato que deveria ser exigido.

Diante disso, iniciou-se um verdadeiro empurra-empurra, e o vereador acabou no chio, tentou subir novamente no palanque e foi impedido por membros da comissão, e "aconselhado a nio insistir". Vendo que realmente nio podia mais voltar ao caminhão, o vereador foi para o meio do povo e paseou a gritar oe slogans do ato. Lá ele recebia aplausos e ao mesmo tempo

Justificando a sua atitude ele dizia: "Eu sou um vereador eleito pelo voto popular, sem a utilização de recursos econômicos, pois sou pobre. Vim prestigiar o movimento e apoiar as reivindicações que os setores de saúde da regiio estão fazendo, pois a meu ver, da mesma forma como o povo pedia soluções, o Secretário deveria ler vindo a um encontro destes pelo menos com alguma coUa, e nio desta forma, sem estar prevenido,"

Para José Carlos, da Comissão de Saúde da RegUo de São Mateus, foi exigida a stia descida do palanque porque ele nio devia ter ido lá jogar demagogia. O movimento é organizado e as comissões de saúde se reúnem por regiio. O encaminhamento para o ato de hoje já estava previsto pela comissão organizadora e o vereador subiu para fazer propostas completamente diferente daquelas que idealizamos, sem sentido, há nio ser que tivesse o sentido de tumultuar. Nestes anos todos de luta que desenvolvemos ele nunca apareceu aqui, agora ele quer entrar no meio, como é que pode né?

O vereador continuou ee movimentando e entregando cartão pessoal para oe presentes. As vaias e alguns aplausos se sucediam. A maioria na verdade nio sabia quem ele era, nem mesmo membros da Comissio Organizadora no principio do tumulto, coof undindo-o com po- lítico do PDS. "Afinal, disse um dos manifestantes, PTB, PDS - é tudo a mesma coisa."

li FESTA DO CHOPPS DIA 23 DE ABRIL DE 1983

Promoção de: LAVA RÁPIDO ZÉ GORDO CHURRASCARIA TÒKCS

ANIMAÇÃO: ROBERTO E SEU CONJUNTO HORÁRIO: DAS 20:00 ÀS 2:00 HORAS

ADQUIRA SEU CONVITE E SUA CANECA

Sorteio de 1 FOGÃO A GÁS e Vários outros Brindes Local: AV. RIO DAS PEDRAS, 2.832 - Vila Nova York - Sáo Paulo

Reservas de Convites pelos Telefones: 918-8892 e 271-5479

Page 5: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

1a QUINZENA DE ABRIL DE 1.983 JORNAL DO MORADOR

Carta Aberta O movimento de Saúde distribuiu i população uma carta aberta, cujo teor trans- crevemos na integra:

CARTA A POPULAÇÃO DA REGIÃO DE S. MATEUS, S. RAFAEL, IGUATEMI, SAPOPEMBA,

V. A1VTONIET A E B AIR ROS VIZIMIOS

OS FATOS SAO ESTES

No dia 4/inirço/83 perdemos uma pes- soa muito querida na região: Padre Antônio de Sâo Rafael. Apés ler sofrido grave acidente ele foi levado ao Ambulatório S. Mateus pertencente a Casa de Saúde Vila Matilde. Foi examinado pelos médicos e constatado a gravidade do caso. Ao invés de transferi-lo imediatamente para um Hos- pital de Verdade com maiores recursos o Ambulatório Sâo Mateus tentou extorquir dos acompanhantes da vítima a importân- cia de Gr$ 22.000,00. Sem e«te dinheiro eles nâo chamariam a ambulância para a transferência. Enquanto se providenciava o dinheiro o Padre Antônio ficou a mercê da própria sorte. Quando se oooseguiu efetuar easa remoção quase duas horas depois ele ji estava morto.

Este fato nâo é único na Doasa história. Por exemplo o Sr. Salvador também faleceu aqui por nâo ler sido transferido para um Hospital melhor. E o filho do S. ManueUto do Jardim Itápolis também morreu apàe o péssimo atendimento neste local. Muitos outros moradores da região sofrem diaria- mente nas mesmas circunstância». Somos todos vítima» das péssimas condições de atendimento que nos é imposta por este Ambulatório.

Aqui somos obrigados a pagar exames, medicação de urgência, consultas médicas, ambulâncias, enfim é um abuso.

Nós trabalhadores jâ somos explorados pelos baixos salários, pelo desemprego, pelo custo de vida, pelas péssimas condiçfles de moradia, pelos aluguéis, pela falta de sanea- mento básico e agora também vamos ser obrigados a pagar o atendimento médico?

Nâo basta os Impostos e os descontos do INAMPS? O que está sendo feito com o

o dinheiro?

A POLÍTICA DO INAMPS

O INAMPS é controlado pelo Ministério da Previdência Social e eliminou qualquer participação dos trabalhadores no controle doOrgâo.

Todos sabem que o número de Hospitais e Pastos do INAMPS é muito pequeno. Desde 1966 quando foi criado o INPS cons- truiu apenas 39 Hospitais ou Postes pró- prios. Enquanto isto contratou mais de 3.000 Hospitais particulares. Desta forma o, dinheiro que os trabalhadores pagam men- salmente ao INPS transformam-se em lucros para as empresas médicas. Nâo é de admirar que o INAMPS fique reclamando que está a beira da falência.

Sâo basicainente duas as formas como nosso dinheiro é repassado pelo INPS para os patrões da medicina:

1 - Hospitais credenciados - é o caso deste ambulatório de S. Mateus. Eles recebem dinheiro do INPS por quantidade de serviços que fazem, com aso acabam fa- «ndo muitas coniaas que interessa ao bolso do dono do Hospital e nâo ao interesse dos doentes. Fazem muita corrupção. A maioria deles mentem para o INAMPS sobre a quantidade e qualidade dos serviços feitos para poderem receber mais.

2 - Mediana de Convêadoa - Eles re- cebem do INAMPS uma quantidade de di- nheiro por cada empragano da firma que traz o convênio. Como a quantidade de dinheiro á fixa as empresas e convênios evitam gastar dinheiro no atendimento como odoente.

Pedem poucos exames, evitam fazer ope- rações, dâo remédios baratos para os doentes internados, tudo para aumentar o lucro. A maioria das firmas e fábricas preferem o convênio, sâo eles que escolhem a empieaa médica e assim podem forçá-las a protege- rem os seus interesses.

Qualquer trabalhador que já foi atendido por um convênio sabe como é difícil conse- guir um atestado por mais doente que es- teja.

A NOSSA LUTA

Há anos o Movimento de Saúde da Re- gião de Sâo Mateus vem lutando por Hospi- tais Públicos e de bom nível. Já fizemos caravanas. Assembléias, Atos Públicos. Fo- mos várias vezes a Secretaria de Saúde ao INAMPS. Até agora já conseguimos 12 Cen- tros de Saúde para nossa Região. Consegui- mos também:

■ 1 terreno para construção de um Am- bulatório de Especialistaí do INAMPS na baixada de Sâo Mateus.

- 1 terreno para construção de um Hospi- tal Público Estadual com Maternidade e Pronto Socorro em, S. Mateus.

- 1 terreno para construção de um Hospi- tal Público Estadual com Maternidade e Pronto Socorro em Sapopemba.

Mas a construção até agora só promes- sa. As autoridades vão mudando e cada Se- cretário de Saúde ou cada novo Superin- tendente do INAMPS se faz de desentendi- da Alegam que não podem assumir com-

promissos feitos anteriormente. Será que é»- to mesmo? Nós estamos cada vez mais achando que é o seguinte: Os Hospitais particulares estão pressionando o Estados o INAMPS para que não construir o Ambula- tório e os Hospitais Públicos. Assim estes Hospitais particulares podem continuar ten- do seus gordos lucros as custas do poro da nessa região.

Porém não podemos esperar mais. Cada dia que passa mais casos acontecem de má

Queremos dai»:

PAGINAS

agora uma definição das aulori-

Predsanos de um Basta a tanta explora- ção. Basta de pouca vergonha que é nossa assistência médica.

— Quando começa a construção do Am- bulatório?

— Quando começa a construção dos Hospitais Públicos?

São Paulo, 20/3/83

Movimento de Saúde São Mateus Conselhos de Saúde da Região S.Matw

CF.B» da Região de São Mateoa eSapopanba

Pastonú operárias de S. Mateus e S. Rafael Núcleo P.T. São Rafael

VAREJÃO DE SUÍNOS E BOVINOS

DO GRANDEABC LTDA

ATACADO E VAREJO FORNECEMOS PARA:

BARES, RESTAURANTES E COZINHAS INDUSTRIAIS TOUCINHO - 200,00 P/KL

COXÃO MOLE, COXÃO DURO E PATINHO — 750,00 P/KL

ACEM COM OSSO — 320,00 PI KL. ACEITAMOS ENCOMENDAS PARA FESTAS

AV. MARIA CURSI, 864 — CEP. 03932 CIDADE SAO MATHEUS - SP.

FONE: 271-4194 LUÍZ

PHILCO CONSERTOS Üfc TELEVISÃO, VlDEO-CASStTE E

APARELHOS DE SOM EM GERAL

PHAMA — ASSISTÊNCIA TÉCNICA

AV. MATEO BEI, 1.718 - SÃO MATHEUS FONE 216-3449 — 216-1662 — 918-7355 — 918-6144

CHOCOLATE TURISMO

ÔNIBUS ESPECIAIS

PARA EXCURSÃO E FABRICA RUA: ÂNGELO DE CÂNDIA, 905

Fone: 216.3730 São Matheus

MADEIREIRA

SI AL LTDA AV. INCONFIDÊNCIA MINEIRA, 1.190

FONE: 271-9413 VIGAS 6X12 CANAFÍSTULA....." 280,00 CAIBROS 5X6 PEROBA ATÉ 250. 150,00 RIPAS PARA PORTÃO 20,00 GUARNIÇÃO PINHO 50,00 RODAPÉ DE 5 CM PEROBA 40,00 PRANCHA 6X30 APARELHADAS 1.600,00 o m.

MADEIRAS APARELHADAS PARA PRATELEIRAS CORTAMOS COM QUALQUER MEDIDA

VIGAMENTO DE PEROBA PRANCHAS APARELHADAS PARA GARAGEM RODAPÉ - CORDÃO GUANtÇAO ZtlRAL DE PEROBA SIMPLES EMOLDURADO FORRO DE PEROBA PONTALETES DE PINHO E MADEIRA DE LEI PONTALETES - EUCALIPTOS PORTAS E JANELAS BATENTES EUCATEX - COMPENSADOSEMADEIRIT ENTREGAMOS NO MESMO DIA.

'UVENTUDi CALCADOS/

f SEMPRE NOVIDADES "" ÓTIMOS

PREÇOS {CREDIÁRIO SUPERA

FACILITADO

ENDEREÇOS: AV. MATEO BEI, 2.356 — SAO MATHEUS — SP. AV. MATEO BEI, 2.682 — SÂO MATHEUS - SP. AV. MATEO BEI, 3.311 - SÂO MATHEUS - SP. AV. SAPOPEMBA, 7.702 - SAPOPEMBA — SP.

RUA ORATÓRIO. 1.593 — PQ. DAS NAÇÕES — SANTO ANDRÉ

Page 6: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

PAGINA 6 JORNAL DO MORADOR 1a QUINZENA DE ABRIL DE 1.983

CAMPANHA DO AGASALHO

SINTONIZE O CANAL DE SUA MENTE COM A EMISSORA DA RADIO DA EQUIPE BRASINHA DE CARTOLINAS, Fratenidade SIM.Violència NÃO, — Ajude-nos a ultra- passar às 20 mil peças de roupas arrecada- das no ano passado, às quais roupas entregue em caravana a Casa de Caridade Porta do Céu., pois se você tiver roupas usadas ou novas, sapatos, remédios, sabão em pedras, mercúrio, colaborem conosco telefone para 918.92.42, que nós mandaremos buscar, e pedimos para nós acompanhar na ent.ega pois só assim iremos aumentar a corrente da AMIZADE em beneficio aos que necessita. Carta com sugestões ou informações para o Jornal do Morador. Av. Mateo Bei n° 1.651 - Sala 4 Bairro São mateus, ou pela Caixa Pos- tal 56.035 - CEP. 03999 - S.P.

A CAmara Regional do Vale do Arican- duva, no último dia 13 de Março participou da festa de Aniversário do Jardim Vera Cruz e assistiu a posse da Nova diretoria da Sociedade Amigos, cujo o presidente .empossado é Manuel Antônio Lopes. Es- tavam presentes diretores de várias socie- dades, amigos e políticos da região. A composição da Diretoria eleita é a seguinte: MANUEL ANTÔNIO LOPES — PRESI- DENTE. REOVADO PESSOA DE BRITO - VICE- PRESIDENTE. SYLVIO RIBEIRO TOLEDO - Io SECRE- TARIO. SIDNEY VELLA DA SILVA — 2o SECRE- TÁRIO JAIR NUNES - Io TESOUREIRO LUIZ CARLOS PEREIRA - 2o TESOUREIRO JOSÉ FERREIRA DA SILVA — DIRETOR SOCIAL E CULTURAL NELSON ALVES DE SANTANA — Io

Aentrega de chave

DIRETOR DE ESPORTES EDSON DE OLIVEIRA — 2o DIRETOR DE ESPORTES OSMAR MARIANO — 3o DIRETOR DE ESPORTES JOSÉ DE OLIVEIRA RIBEIRO — RELAÇÕES

PUBLICA HÉLIO SILVA RAMALHO — PRESIDENTE DO CONSELHO JOÃO RAMOS — VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO LAURINDO MARTINS DO NASCIMENTO — CONSELHEIRO OSCAR RAMOS — CONSELHEIRO JACY CÂNDIDO — CONSELHEIRO JOÃO SANTANA NETO - CONSELHEIRO JOSÉ MARTINS DO NASCIMENTO — CONSELHEIRO VAUTHIER FERREIRA DA COSTA - CONSELHEIRO ANTÔNIO GONÇALVES DE OLIVEIRA - CONSELHEIRO DIJALMA PEREIRA - CONSELHEIRO ADÉLIO GERMANO - CONSELHEIRO

No próximo dia 10 de Abril, a reunião da Câmara do Vale será na Sociedade Amigos São Mateus, que estará comple- tando 18 anos de atividades.

CASA DO NORTE E LANCHONETE FEIJOADAS S 4'S E SÁBADOS, CARNES DE SOL, PEIXE,

SARAPA TEL E CALDO DE MOCOTÓ TODOS OS DIAS EMBALAGEM PARA VIAGEM

RUA SALVADOR GIANETTI, 6-A - GUAIANAZES

VENDE-SE UM ÓTIMO PONTO COMERCIAL

RUA OLAVO BILAC, 10 — GUAIANAZES INFORMAÇÕES - FONE: 207-8505

ANUNCIE: 271.3811

EM

GUAIANAZES 207.0200

TELEFONES: 271 Residencial e Comercial

Tratar 271-3811 ou 918-8892

SPAÇUS BALLETCLÁSSICO—MODERNO—JAZZ— YO(iA —GINÁSTICA K

SAPATEADO

AMBOS OS SEXOS TURMAS ESPECIAIS AOS SÁBADOS

AV. RIO DAS PEDRAS, 4.227 - S/21 e 22 ■ 2o ANDAR - JARDIM ITAMARATY - SAO PAULO - MATRÍCULAS ABERTAS

MONTE KELLI MAQUINAS DE COSTURA INDUSTRIA t LTDA

COMPRA E VENDAS DE MAQUINAS NOVAS E USADAS.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA EM BROTHER,SINGEK, PFATT. KANSAI, SPESIAK

— MITSUBISHI AV. CONSELHEIRO CARRÃO, 3280 _ FONE: 294-7829 - VILA (ARRÃO -ABERTO DE 2' A SÁBADO ATÉ ÀS 20 H

VANT BAZAR

CERÂMICA, PLÁSTICOS E BRINQUEDOS

RUA JOAQUIM GOUVEIA FRANCO, 74

SÃO MATHEUS - SP.

SA TELITE DEPÓSITO DE CEREAIS LTDA

Especialista em arroz, feijão, milho, batata, alho, cebola

Miudeza em Geral (por atacado) AV. MATEO BEI, 2845 SÃO MATHEUS

FONE: 271-1175-271-5044

GUIDA'S COMÉRCIO DE

MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA.

FABRICA DE BLOCOS, PEDRA. AREIA. TIJOLO. CIMENTO, CAL

ESTRADA DO IGUATEMI, 4.063 ITAQUERA - SP FONE: 918-7827.

ALUGUEL GARANTIDO!

SENHORES PROPRIETÁRIOS, OFERECEMOS OS SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE BENS COM ASSESSORIA JURÍDICA, ALUGANDO O SEU IMÓVEL COM GARANTIA DE RECEBI- MENTO PELO MELHOR PREÇO

CONSULTEM NOS!

KAKÁ IMÓVEIS

AV. MATEO BEI, 2.050 SÃO MATHEUS FONE: 271-6124

MECÂNICA - FUNILARIA - PINTURA eBORRACHARIA

Piter e Bráulio Av. Mateo Bei, n.0 344-A

SãoMatheus-SP

CASA FUKUDA BAZAR, PAPELARIA E

BICICLETARIA ARTIGOS ESCOLARES,

ARMARINHOS E ARTIGOS PI PRESENTES EM GERAL

CONSERTOS E REFORMAS EM BICICLETAS EM GERAL

AGRADECEMOS A PREFERENCIA

FONE: 216-0111 RUA: DR. PAULO QUEIRÓS, 362/4 JD. 9 DE JULHO SÃO MATHEUS SÃO PAULO

CEZAMAK MÁQUINAS E

EQUIPAMENTOS PARA ESÇRITÒRIpS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E VENDA DE MAQUINA DE

ESCREVER, SOMAR E CALCULAR:

MANUTENÇÃO f M GERAL CHARLES-(TÉCNICO)

Rua: COPENHAGUE,4 FONE: 207-9170

GUAIANAZES - SP. (ANTIGA RUA OLAVO BILAC)

FOTO LUÍZ

ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIAS

PARA CASAMENTOS REPORTAGENS EM

GERAL AV. MATEO BEI, 2J64-A-SÃO

MATHEUS-SP.

MANE

DECORAÇÕES

RUA ANTÔNIO PREVIATO, 709 SÃO MATHEUS

SP.

TOBBS CABELEIREIROS

MUDOU PARA AV. MATEO BEI, N° 2383

1° ANDAR SALAS

(DEFRONTE AO ANTIGO SALÃO)

Page 7: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

1- QUINZENA DPABRIL DE 1.983 JORNAL DO MORADOR

ACONTECEU...

+ No último dia 19 de Março, a Academia de Ballet SPAÇUS, Av. Rio das Pedras, 4.227 - 2o andar, realizou o seu tradicional espetá- culo de Ballet, no Auditório da Associaçâc Cristã 'de Moços em Itaquera

A Organização esteve a Cargo de Maria Inê2 de Carvalho, competente profissional, qu6 vem desenvolvendo um trabalho de relevan te importância na Zona Leste de Sâo Paulo.

+ no último dia 27 de Março, as Sociedades Amigos do Plenário de Vila Prudente, reali- zaram eleiçOes para a escolha da Nova Dire- toria. Na próxima edição reportagem com- pleta sobre as eleiçOes.

+ A Associação Cultural e Esportiva NIBRA-ACENI, uma das entidades tradicionais do Bairro de São Matheus. promoveram durante o mês de março, um Campeonato nas Modalidades de Vôlei e Tênis de Mesa com a participação dos jovens atletas. A iniciativa visou principal- mente, a integração entre os jovens nisseis congregando todos numa formação salutai para a vida.

+ Aniversariou dia 1o de março, Enedina Oliveira Souza. Parabéns!

+ Ana Lúcia Rosa Gonçalves, festejou seu aniversário dia 06/03. Felicidades! + Dia 12, foi a vez de José Carlos de Paula. Parabéns! + Dia 13, essa Garotinha da Foto, com- pletou mais um ano de vida. Valdirene, Parabéns para você! + Dia 19, nosso Assinante, José Sebastião Gomes.

+ Dia 24, foi o dia do Djalmada Retifica Sâo Matheus, Felicidades! + Dia 26, quem comemorou foi o nosso amigo Moreira dos Palmares. Parabéns! + Ainda dia 26, o Oracy Amaral Pitta; Felicitações! + Dia 31, o Garotinho César de Oliveira Campos, completou mais um aninho. + O Conselho das SABs DE ITAQUERA,

GUAIANAZES E SAO MATHEUS, reuniram- se dia 27/03, na Vila Corberi, o assunto será publicado na próxima edição. + Dia 1° de Abril, a Sr* Maria José Cláudio da Silva, comemorou sua data natalícia, felicitações dos amigos e familiares. + Dia 02 de Abril, a Sr* Ariete Tabarracho, apagou mais uma velinha. Parabéns do Jor- nal!

ACONTECENDO... + Dia 15 de abril, às 20 hs. na Mansão Pen- der, haverá um grandioso desfile de Modas Alto Verão e Inverno de Alceu's Magazine. + Dia 16 de abril, nosso colaborador Ângelo, fica mais velho, o azar é só dele.

+ nos dias 17 e 24/04; 01, 08 e 15/05, a Equi- pe Som Líder, fará realizar o primeiro Festi- val de Música Popular Estudantil da COHAB, no horário das 13,00 às 17,30 hs., no Clube Esportivo e Recreativo XII de Julho localizado à Rua José Bo- langio, 188 - Conjunto Ha- bitacional Padre An- chieta em Itaquera.

As inscrições poderão ser feitas na Av. Ipiranga, 1.071 - 5o andar - sala 501 ou na diretoria da própria escola. + Chá Bene ficiente, no próximo dia 23 de

PAGINA?

abril, no Salão Paroquial São Benedito, a Rua Salvador Gianetti, 134 em Guaianazes, com inicio às 14 hs. Haverá na oportunidade um grandioso desfile de Modas, com promo- ção de ALLAS BOUTIQUE e apoio da Orga- nização "GUERREIROS DOS PALMARES". Prestigiem! + Dia 10 de abril. Reunião da Câmara Regional do Vale do Aricanduva, na Socie- dade Amigos da Cidade São Matheus, às 10:00 hs.

ANUNCIE:

271.3811 EM GUAIANAZES

207.0200

GLOBAL ESCOLA DE 1.° E 2.° GRAUS

PRIMÁRIO GRATUITO SUPLETIVO GRATUITO

Magistério (antigo normal Cr$ 7.000,00 MATRÍCULAS ABERTAS

VAGAS LIMITADAS" Rua General Osório n.015 • Fone: 205.5650

(Próximo ao Varejão de Itaquera)

PHILCO SERVIÇO AUTORIZADO

CONSERTOS DE TELEVISORES, VlDEO-CASSETE E APARELHOS DE SOM EM GERAL

PHAMA— ASSISTÊNCIA TÉCNICA

AV. MATEC 3EI, 1.718 - SÃO MATHEUS FONE: 216-3449 — 216-1662 — 918-7355 — 918-6144

CLINICA VETERINÁRIA SÃO MATHEUS

CIRURGIA, CLÍNICA, VACINAÇÃO HORÁRIOS:

2» A 6a DAS 8 AS 22 HS. SÁBADO DAS8 AS 18 HS..

DOMINGOS E FERIADOS DAS 8 Ô 12 HS.

AV. MATEO BEi,518 — SÃO MATHEUS - SP (EM FRENTE A GARAGEM DO CARRÃO)

SUPER MERCADOS

NISHIDALTDA

o ^m LOJA 1 - RUA FERNANDES PORTO

ALEGRE, 343 - JD. MARINGÁ

LOJA 2-AV. MATEO BEh 2226

SÃO MATHEUS

MERCADAO DE CARNE BOVINA

PAULICARNE CARNE FRESCA

CONTRA FILÉ Cr$ 600,00 ALCATRA Cr$ 600,00 LAGARTO Cr$ 600,00 COXÃO MOLE Cr$ 600,00 COXÃO DURO Cr$ 600,00 PATINHO Cr$ 600,00 BRAÇO SI OSSO Cr$ 380,00 ACEM S/ OSSO Cr$ 380,00 COSTELA Cr$ 260,00 PICADÃO Cr$ 200,00

AV. MATEO BEI, 2.326 — SÃO MATHEUS FONE: 216-5293

SOB NOVA DIREÇÃO

COM HIGIENE E CORTEZIA

TEMOS CARNE FRESCA TODOS OS DIAS

Page 8: Jornal 9 9 - cpvsp.org.br filePORTA VOZ DOS MORADORES DA GRANDE REGIÃO LESTE DE SÃO PAULO — CrS 80,00 ... mas neste Estado, acredita-se aque a ... 20.000 MIL EXEMPLARES

PAGINAS JORNAL DO MORADOR 1» QUINZENA DE ABRIL DE 1.983

Administração Regional

Gilson Barreto foi o indicado, as esperanças se renovam

Gilson Almeida Barreto, recebeu o cargo do Administrador anterior Olavo Fortes Cam- pos.

...o, autoritarismo continuado por tantos anos afastou a participação da população ■ afirmou Gilson. As decisões sempre foram tomadas a revelia dos contribuintes do Estado, inúmeras vezes visando fins políti- cos eleitorais. Esta pritica, ocasionou pro- gressivamente a deterioração de nossos quadros administrativos de tal modo que, se aqui fosse uma empresa particular há multo tempo já teria sido decretada a sua falência...

Com 39 anos, 18 dos quais dedicados a atuaçio em •ntldadss associativas, Gil- son Almslds Barreto assume a Admlnls- tração Regional de Sio Mateus, Itaquera e Gualanases. Ele é o primeiro Administra- dor escolhido por um governo de opoalçâo para a reglio e é, também, o primeiro administrador praticamente naacldo neata «rea.

Neste sentido, embora seja um profun- do conhecedor dos problema» que cercam esta Administração Regional, certamente nio conaegulri por ai aó a aoluçio doa mesmos vai necessitar de amplo apólo da coletividade. De outra parte, enfrenta de- safios de toda natureza, aendo o mala grave a própria concepçio autoritária que predominou nos últimos vinte anos em todas as repartiçdes públicas.

"Este autoritarismo continuado por tan- tos anos afastou s participação da popula- ção afirmou Gilson. Decisões sempre to- madas a revelia doa contribuintes do Esta- do, Inúmeras vszes visando fins políticos eleitorais. Esta prática ocasionou progree-

2 — 0 novo administrador recebe cumpri- mentos de representantes de entidades presentes. Na foto, os cumprimentos de Alaor Bento da Silva (de óculos) da Diretoria da Soe. Amigos do Jardim Tietê.

slvamente a deterioracio de nosso» qua- dros administrativo» d» tsl modo que, se squt fosse uma empresa particular há mul- to tempo Já teria eldo decretada a sua faláncla".

"Este é o nosso dessflo, pegar a Adml- nlatraçio depois de 20 anoe de arbítrio. Temos que começar praticamente tudo de novo, aplicar uma nova forma de açlo e montar quadros administrativos que este- iam realmente dispostos a dar seu tempo Integral para servir a populsçio. Espero que este recado tenha sido percebido por todos os setores dests Regional se nio foi, com o apoio da coletividade nós va- mos conseguir. •

A Indicação

A Indicação doa Administradores Re- gionais pelo PMDB foi polèmlcs em fods a cldsde. Grupos políticos, movimentos or- ganizados, demonstraram todo o descon- tentamento havido após o «núncio feito pelo Prefeito Conetltucienal Alttno Lima. Multa» das Indícaçõe» estiverem comple- tamente fora daa expectativas deete gru- pos, pois como se sabe, em várias regloee da cidade oa futuro» Adminlatradorae Re- Sionsls Já eetavam praticamente escolhi-

os palas entidadee popularee, que co- mandaram uma votação direta no meio da população para a eacoiha dos meemos.

Na regional de Sio Msteue-ltsqusrs- Quaianaaes eetee problema» também existiram, mas em menor sscsls. A recusa do processo é mala forte em grupos políti- cos de oposiçío, que cobram a promeesa de participação popular no governo Mon- toro. O nome de Gilson foi recebido com bastante satisfação em vários setores. A sus indlcaçio se deve a uma eérie de atributo» por ele conquistado, como sxempio s votaçio recebida em 15 de novembro, na reglio foi o candidato "à vereador que teve o maior números de votos. Somados a Isso, a sua longa cami- nhada via Sociedade Amigo» e outra» enti- dadee repreeentatlvas da população na reglio. E por último, seu nome á bem recebido porque á do bairro. A exigência que todos fazem á na só: partlclpaçio.

A posse e os problemss administrati- vos.

Praticamente todas s» sociedsde ami- gos de bairro» e aaeociaçóea de morado- res ae fizeram representar. O ato de poaae ocorreu no dle 21 próximo paaaado, e de imediato o novo Administrador foi bastante cumprimentado. Ele percebeu que os pri- meiros s dar-lhes cumprimentos foram inúmeros cabos eleitorais do PDS. A corri- da foi rápida como quem espera ums continuidade da Adminietraçio anterior. Como quem eepera que nada vai mudar. A Indlcaçio do Gilson trouxe de certe forma um alivio a eete peeeoal, pois eles eeta- vam temeroso» que a Indlcaçio foaee alguém que tlveece uma poatura mala radical, intereeaado em mudar tudo e a todoa.

O adminiatrador empoaaado percebeu Isto e procurou moetrar em seu discurso que seu programa de atuaçio eerá o pro- grama do Partido ao qual pertence. "De- pois, disse ele, foi o povo que pediu eete programe, como ae pode verificar com oe resultados em 15 de novembro. O povo quer mudanças e vamos trsbslhsr para Isso". Mee, meemo com um discurso coerente com s proposta do PMDB nio causou impac- to aos que estavam ali para cumprimen-

DONATO CONFECCÇOES

TEMOS A MAIS LINDA COLEÇÃO DE INVERNO E VERÃO DA REGIÃO. VISITE-NOS SEM COMPROMISSO

TRAGA ESTE ANÚNCIO E GANHE UM DESCONTO DE 5% EM TODA A

MERCADORIA AV. INCONFIDÊNCIA MINEIRA, 1.284

VILA ANTONIETA - SP.

ta-lo. Muitos querem ver è e se ele tem "condições de auatentar a propoeta do partido, se ele terá efetivamente forçae para realizar aa mudanças neceeeáriaa .

Oe problema»

Recebido a po»»e, chega a hora em que o novo Adminiatrador ee vi frente a frente com a realidade em que ae encontra a Regional. Uma semana depois, einds nio conseguiu um mapa completa, mas Ji tem noçio doe problemss.

JA sltuaçio é realmente difícil, diz Gil- son enfrentamos problemss em todoa oe iadoe. No quadro funcional a confuaio é completa, a primeira buaca e para localizar funcionários pertencentes ao quadro e descobrir as lunçóes sxtss. Para ee ter uma Idéia, tomemos como o exemplo o setor de limpeza pública. De 90 funcionário axiatentee só temos em serviço 29, os outros eetamoa levantando onde estio. No sstor de Parques e Jardins a eltuaçio é a meema, e a maioria do pessosl foi desvisdo psra outras funções. Em todos os eetoree, eetamoe contando com ape- nas 30% do peeeoal. A noeee tarefa eerá organizar eete quadro para atender a popu- lação".

Segundo Gilson Barreto, a eltuaçio em toda área adminiatrativa da Regional é deficitária. "Pegamos a A.R. praticamente aem equipamentos, daa 33 máquinas que

lemo nsis, por oceelio da formaçió deete Rs vieram de outras Administração Reglo-

gionsf, contamos apena» com 17, meemo assim em precárias condições. A frbta de veículos também nio atende ae nscsssl- dadea, ao chegermoe aqui nio encontra- mo» c-ltérlo» adequado» no uao doe veí- culo» e e eltuaçio técnica doa meemoe precárias. 0 próprio carro a aer uaedo pelo administrador Já foi enviado para a oficina três vezee, todos devidos a eusáncls de manutençio. Oa equipamentoe estfio ne- cessitando da raparos. Na última eemana conseguimos consertar aela e oe coloca- mos a disposição doa aetoree.

Partlclpaçio popular

"Estamos certos — afirma Gilson — que somente com s partlclpaçio da comu- nidade será possível a aoluçio da maioria doa nosso» probiemaa. E para que poaaa- mos contar com a população precieamoa mudar a nossa forms ds sçio Internemen- te. E neste sentido s primeira mudança será ns forms de atender o público. Temos que conscientizar oa noeeoa tuncionárioe que a populaçio procura pagar em dia auaa obrigações para com o poder públi- co, aendo merecedor portanto da melhor atençio.

"Vamos atuar de forme diferente no que diz respeito a própria comunidade, poia pretendemoa devolver a Reglonel ao povo. A populaçio é que vai eatudar oa probie- maa, definir ee prioridade» e fiecelizar o cumprimento daa relvlndlcaçõe» aprova- das. O trabalho doa técnico» eerá de orientação, vamoa colocar oa noeeoa su- pervisores pers msnter um contato perma- nente com a comunidade".

Para situar melhor esta queetio, o novo administrador afirmou que vários conse- lhos populsres eetio eendo formedoe con- tsndo com a partlclpaçio de todae as entidadee da reglio, entre oe quais oe movimento» popuiare», aa comunid^riee ecleaials de base, as Sabs, Igrejas, etc. que vio Inicier Juntamente com nossos técnicos o estudo daa prioridades que serio definidas. Neete sentido. Já reeer- vou uma sala para que eetae reuniões tenham lugar na própria Reglonel.

"lato nio quer dizer que a noeee açio será apenas deeta forma. A minha Inten- çio é ir de encontro ao povo, o meu trabalho nio deverá aer de gabinete, mea aim noa bairro», nae rua», naa praça». A entidadee podem marcar debate» doa pro- biemaa que lá eeterai.

Flecellzeçio daa obra»

O novo adminiatrador chame e atenção da populaçio para um doa problemas de maior gravidade, que é a queetio de fieca- iizar a atuaçio doe serviços públicos. "So- mente co i eete fiecailzaçio poderemoa moralizar eetee serviços, diz Gilson. Co- mo exemplo podemos citar o esso de inúmeree ruee que foram aafeitedee eem a devida preceuçio, aem a conatruçio de galeria», "boca» de lobo", etc, cuje ausên- cia acarretarão em determinação tempo inúmeros problemas".

"Segue-ee também aa obra» Inacaba- da», por nio estsrsm sua» concluaõea contida» noa projeto», como é caso de rua Cactor na Cidade Satélite, ou a rua Reneto

3 — Ouve atentamente as primeiras reivin- dicações de moradores presente ao ato.

Parquet em Sio Máteue. Aflacallzaçio de populaçio tem que ser rigoroaa na própria açio de noesas flscsls. sobretudo nes questões que envolvem a ssúds públlcs. Ji que nio elo poucas ae reclamações que egora eetamoe tomando conhecimento.

Psra finalizar, o Administrador colocs a disposição da populsçio o telefone 205 6301 psrs que sejs denunclsdss qualquer Irregularidades, permitindo aaalm uma açio rápida da Regional.

CURRICULUM VITAE 1 DADOS PESSOA» 1.1 -Nome: GILSON ALMEIDA BARRETO 1.2 -Nascimsnlo: 22 de novembro de 1 944 1.3 Local: Sâo Miguel das Malas Bahia 14 Estado Civil: Casado. 1.5 Nacionalidacle: Brasileiro. 1.6 FILIAÇÃO 161 Aladio de Souza Barreto. 1 6.2 Dalva Almeida Barreto. 2) DOCUMENTAÇÃO 2.1 -Cédula de Identidade ■R.G.n.0 4 475 331.SP 2.2 -CartelradeTrabalho.n°078.571-série 147 23 -C.P.FJCICn.°079024.178.15 24 -Certilicado de Reservista n." 143975

2.*Cat 25. Titulo de Eleitor •n" 356468860*) 2» 2bna 4* 2.6 O.A.B SP-n.» 37848 ^^ 2.7 Secretária de Educaçítoe Cultura n» 12.611 2.8 PM.SPReg. n0134.267 3) -ESCOLARIDADE

Primeiro Grau 3.1.1 1'* <" Série ■ Grupo Escolar Félix Gaspar

Santo Antônio de Jesut B«r«a -1 i66 à 1969 5.' á S.' série ■ Ginásio Estadual Nossa Senhora de Fátima Santo Antônio de JesusBahial 960á1 963

312 Segundo Grau 3.2.1 Técnico em Contabilidade - Escola Técnica

Comercial Dom Pedro II. Rua Riachuelo n." 275 Sâo Paulo-1.966 à 1.968

3.3 Curso Universitário 3.3 1 Bacharel em Direito • Faculdade de Direi

Io de Bragança Paulista. 3.3.2 Po&<3raduaçâo-Metraòo. Direito Tnbutíró 3.4 OUTROSCURSOS 3.4.1 Curso de Orientação Pedagógica, licen

ciado em matérias técnicas expedido pe- lo Ministério de Educação e Cultura ■ Fa-

culdade Alvares Penteado - Largo Sâo Francisco 1969 â 1970

3.4.2 Conferências de Problemas Brasileiros Faculdade de Direito de Bragança Paulista - Bragança Paulista.

3.4.3 Curso Prático dedireito Comercial para Contabillslas de São Paulo SP

3.4.4 Curso de Legislação Trabalhista ministra, do pelo SESI

3.4.5 II Semana de Previdência Social ■ Cen Iro de Debates dos Cheles do Pessoal do Instituto de Aposentadorias e Pen soes dos Industrlános. do Instituto Com- parado do Trabalho e da Segurança So- cial - da Faculdade de Direito da Uni. versidaòe de Sâo Paulo

3.4.8 Curso sobre o Imposto de Circulação de Mercadorias ministrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de Sâo Paulo 1.967

3.4 7 Curso de Extensão Universitária Sistema tica dos Principais Tributos Nacionais Faculdade de Direito de Bragança Paulis- ta-SSo Paulo-1.971

3.4.8 Curso de Difusão Cultural - instituição do Direito Romano - Faculdade de Direito de Bragança Paulista - Sâo Paulo -1 971

3.4.9 Curso ComplementaçAo do Estudo de Problemas Brasileiros - Faculdade de Di- reito de Bragança Paulista ■ Sâo Paulo - 1.971.

3.4.10 II Seminário Jurídico - Direito e Civismo Faculdade de Direito de Bragança Paulis ta . Bragança Paulista Sâo Paulo 1971

3.4.11 I Seminário de Estudos Sócio-Econômi- cos. Político e Jurídico realizado de

1 3 a 17103/1 972 - Faculdade de Direito de Bra

3412

3.413

3.4.14

34.15

35 35 1

352

gança Paulista Bragança Paulista - Sâo Paulo 1 972 III Seminário de Estudos-Sócio-Ecorinmicc Político e Jurídico ■ Faculdades dr: Di reíto de Bragança Paulista - Sâo Paulo 1973 IV Seminário de Estudo Sócio-Econômico Político e Jurídico Faculdade de Direito de Bragança Paulista - Sâo Paulo 1 974 I Curso de Orientação sobre Autópsia Cadavénca - Faculdade de Medicina de Bragança Paulista Bragança Paulista Sâo Paulo 1 974 Curso de Comunicação Verbais ■ Ministra- da pelo Professor Osvaldo Melantonío - Instituto Melantonío ■ Sâo Paulo 1 976 à1977 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Direito Trabalhista, juntos as JCJ. de Sâo Paulo e no Tribunal Regional do Trabalho com duração de (01 ■ Hum) ano Direito Processual Penal, juntos as varas distritais do 2° Fórum Central desta Ca- pital com duração de (02 ■ DOIS) anos