JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.016 • 21 DE JULHO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional www.jornalarua.com.br ACESSE O POR ACESSE O POR ACESSE O POR ACESSE O POR ACESSE O PORTAL AL AL AL AL de notícias do Jor Jor Jor Jor Jornal a rua nal a rua nal a rua nal a rua nal a rua SOCIAL CADERNO POLÍTICA EDUCAÇÃO PÁGINA 6 PÁGINA 2 Lula será interrogado em setembro em mais um processo da Lava Jato MEC DEVE PEDIR EMPRÉSTIMO PARA REFORMA DO ENSINO MÉDIO TECNOLOGIA PÁGINA 6 Osasco Osasco Osasco Osasco Osasco volta a volta a volta a volta a volta a realizar realizar realizar realizar realizar FES FES FES FES FESTA DO PEÃ DO PEÃ DO PEÃ DO PEÃ DO PEÃO PÁGINA 8 Prefeito Rogério Lins faz balanço dos 200 dias do governo PÁGINA 2 Prefeitura de Barueri troca gestora que administra Hospital Municipal PÁGINA 12 HOME THEATER REPRODUZ SOM EM 360° E AINDA TEM FUNÇÃO ‘LEVITAÇÃO’ ESPORTES Após empate sem gols, Oeste encara Juventude na Arena PÁGINA 4 Adoçantes não ajudam na perda de peso e podem engordar PÁGINA 3 OSASCO

Transcript of JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá...

Page 1: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.016 • 21 DE JULHO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

www.jornalarua.com.brACESSE O PORACESSE O PORACESSE O PORACESSE O PORACESSE O PORTTTTTAL AL AL AL AL denotícias do JorJorJorJorJornal a ruanal a ruanal a ruanal a ruanal a rua

SOCIAL

CA

DE

RN

O

POLÍTICA

EDUCAÇÃO

PÁGINA 6

PÁGINA 2

Lula será interrogadoem setembro em mais umprocesso da Lava Jato

MEC DEVE PEDIREMPRÉSTIMO PARAREFORMA DOENSINO MÉDIO

TECNOLOGIA

PÁGINA 6

OsascoOsascoOsascoOsascoOsascovolta avolta avolta avolta avolta arealizarrealizarrealizarrealizarrealizarFESFESFESFESFESTTTTTAAAAADO PEÃDO PEÃDO PEÃDO PEÃDO PEÃOOOOO

PÁGINA 8

Prefeito Rogério Lins faz balançodos 200 dias do governo PÁGINA 2

Prefeitura de Barueri troca gestora queadministra Hospital Municipal

PÁGINA 12

HOME THEATERREPRODUZ SOM EM360° E AINDA TEMFUNÇÃO ‘LEVITAÇÃO’

ESPORTES

Após empate sem gols, Oesteencara Juventude na Arena

PÁGINA 4

Adoçantesnão ajudamna perda depeso e podemengordar

PÁGINA 3

OSASCO

Page 2: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA | CIDADES

• PAINEL

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

Diretores ResponsáveisLoreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708 WWW.JORNALARUA.COM.BR

As matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

ColaboradoresVanessa Dainesi | Geral [email protected]

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723 -

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

O prefeito de Osasco, RogérioLins (Podemos), ao lado da pri-meira dama e presidente do Fun-do Social de Solidariedade, AlineSoares Lins, e da vice-prefeita,Ana Maria Rossi, apresentou, nanoite desta quarta-feira, 19/07, obalanço dos 200 dias de gover-no, bem como alguns compromis-sos assumidos com a cidade paraos próximos meses.

Lins iniciou sua explanaçãoagradecendo aos servidores queatuaram nas diversas áreas e con-tribuíram para que fosse possí-vel apresentar uma mudança sig-nificativa na cidade nesses pri-meiros 6 meses, além de ressaltara importância da imprensa local eda união de forças, independen-te da questão partidária, paraavançar mais. “Podemos ter dife-renças partidárias, mas uma coi-sa nos une, o amor por Osasco.Vamos criar uma grande correntedo bem e valorizar também as coi-sas positivas que acontecem nanossa cidade”, disse.

A Saúde é uma das áreas quemais recebeu investimentos nes-ses 6 primeiros meses. Entre asmudanças estão a entrega de 20leitos de UTI neonatal da Mater-nidade Amador Aguiar, acontratação emergencial de maisde 100 médicos para regularizar oatendimento na rede de saúde.Além disso, mais 300 médicosatenderão à população, em regi-me efetivo a partir de agosto.

Também foram retomadas asobras da UBS do Rochdale, cujaentrega está prevista para o fimdeste ano. Com a mudança do la-boratório de análises clínicas foipossível maior rapidez nos diag-nósticos, diminuindo o prazo deentrega de exames, que antes erade até 12 horas, para apenas 5horas. A Segurança Pública temrecebido atenção especial porparte do prefeito Rogério Lins. Oprograma Amanhecer Seguro, daGuarda Civil Municipal, acompa-nha os usuários do transportecoletivo nas primeiras horas damanhã, evitando a ação de crimi-nosos nos pontos de ônibus.Além disso, o Estado vem aten-dendo às solicitações de Osascoe, após um pedido da administra-ção municipal na área da segu-rança, a ROTA passou a fazerações ostensivas nas ruas da ci-

Concurso Público de OsascoA Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Administração,comunica a todos os candidatos inscritos no Concurso PúblicoEdital Nº 01/2017, que a 1ª etapa do concurso será realizada nodomingo, dia 23/7. Os candidatos deverão comparecer no local deprovas com uma hora de antecedência da abertura dos portões,munidos do comprovante de inscrição, original de um dos docu-mentos de identidade, caneta esferográfica azul ou preta, lápis pre-to e borracha. Os inscritos podem acessar seus dados através dolink: http://www.indepac.org.br/concursos/concurso/acessarConvocacao/id/21. A lista completa com os nomes dos convoca-dos, datas, horários e locais de realização das provas já está dispo-nível no site do Instituto de Cultura, Desenvolvimento Educacio-nal, Promoção Humana e Ação Comunitária (Indepac):www.indepac.org.br/concursos. Os demais candidatos, que não seenquadram neste etapa do concurso, devem ficar atentos, pois nodia 30/7 haverá a segunda etapa para demais cargos especificadosno site do Instituto.

Lins promove reunião com sindicalistasO prefeito de Osasco, Rogério Lins, promoveu uma reunião comsindicalistas de Osasco, dando sequência à política da atual admi-nistração de manter um diálogo aberto e permanente com todos ossegmentos da sociedade osasquense. Sob a coordenação dos se-cretários Gelso de Lima (Governo) e Dulce Helena (Planejamento eGestão), esta foi a terceira reunião, cujo objetivo é ouvir as reivindi-cações e sugestões do Movimento Sindical que reúne representan-tes de todos os sindicatos de Osasco. As principais reivindicaçõesforam referentes às áreas da Saúde e do Trabalho, das quais muitasjá foram atendidas pela administração municipal, como a aberturados dois Portais do Trabalhador (Centro e Zona Sul) e a Semana deSaúde do Trabalhador, enquanto outras estão sendo discutidas,além de fazerem parte do plano de governo do prefeito RogérioLins. Uma delas diz respeito à instalação de banheiros para motoris-tas e cobradores de ônibus nos terminais rodoviários da cidade. Areivindicação será encaminhada pela Prefeitura às empresas queexploram o transporte coletivo no município. Ficou acertado tam-bém na reunião a formação de um Grupo de Trabalho (GT), comrepresentantes dos Sindicatos, que irá se reunir periodicamentecom o secretário Gelso de Lima, a fim de agendar, discutir e agilizara busca de soluções para as demandas apresentadas. O Grupo deTrabalho será o canal de diálogo permanente dos Sindicatos com aPrefeitura. Durante a reunião, diversos líderes sindicais apresenta-ram suas reivindicações.

Marcos Neves visita terminal do 21O prefeito Marcos Neves recebeu no gabinete o presidente daEMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos) Joa-quim Lopes para tratar sobre as obras Terminais Intermunicipal doKm 21 e do Centro. “Desde a época de deputado, batalhei naAssembleia Legislativa para liberação de recursos e construçãodos terminais intermunicipais. O Terminal do Km 21 vai abrigar 40linhas intermunicipais e 9 linhas municipais da nossa cidade, bene-ficiando mais de 20 mil usuários”, afirma o prefeito Marcos Neves.O Terminal do Km 21 está sendo construído em uma área com maisde 6.000 m². Conterá 50 baias de ônibus que abrigarão linhasintermunicipais e municipais de Carapicuíba e Osasco. A previsãode inauguração é agosto. Já as obras do Terminal Intermunicipal doCentro estão em novo processo de licitação para retomada dasobras.

Conferência de Assistência Social em JandiraA cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social. O evento, que será realizadono Teatro Municipal Luiz Gonzaga, tem o objetivo de debater ereafirmar a Assistência Social como política pública garantidora dedireitos com atuação central nos usuários. Com o tema: “Garantiade Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de AssistênciaSocial (SUAS)”, a conferência, além de prever a participação popu-lar nas sugestões das políticas públicas, irá eleger delegados para aconferência estadual, prevista para acontecer entre agosto e outu-bro. Desde junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social organi-zou uma série de encontros em todas as unidades, com o objetivode estimular a participação popular e divulgar as políticas de Assis-tência Social desenvolvidas na cidade, para que a população tenhaconhecimento sobre as formas de acesso aos benefíciossocioassistenciais que tem direito, mas, em muitos casos, desco-nhece.

3ª edição da Feira de Negócios e Emprego de Parnaíba reúne 400empresasUm grande público e empresários dos mais diversos segmentos,estiveram presentes nos dias 12, 13 e 14 de julho da 3ª edição daFeira de Negócios e Empregos de Santana de Parnaíba, que uniudesde a oportunidade da realização de novas parcerias, além daampliação de empreendimentos interessados em investir na cidadee balcão de empregos.Realizado no Condomínio Santana Business Park, o evento foi rea-lizado pela prefeitura, por meio da SEMEDES (Secretaria Municipalde Emprego, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).Milhares de pessoas, estiveram presentes na Cerimônia de Abertu-ra, que contou com a participação dos Prefeitos das cidades deMairiporã, Araçariguama e Vargem Grande Paulista, além de repre-sentantes da embaixada da Espanha, entre outras autoridades eempresários da região.Durante os três dias, mais de 45 mil pessoas estiveram no evento,visitando os stands das 400 empresas que participaram da feira,expondo sua marca, mostrando alguns dos seus trabalhos e falan-do sobre o ramo de atuação. Também foram realizadas diversaspalestras, que abordaram temas como oportunidades de negóciosem países da Europa e América Latina, vantagem competitiva emépoca de crise, financiamento para fomento de negócios, planeja-mento tributário, entre outros, que tiveram o intuito de contribuirpara o crescimento econômico das empresas presentes.O evento deste ano abriu espaço para pessoas que estão em buscade recolocação no mercado de trabalho. De acordo com a SEMEDES,nos três dias, mais de cinco mil pessoas passaram pelo balcão deempregos, entregando currículos ou fazendo o cadastramento paraconseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Rogério Lins faz balanço dos 200 dias de Governo

dade. Na Educação havia um dé-ficit muito grande e foram contra-tados em caráter emergencialmais de 1.600 professores. Maisprofessores estão chegando pormeio do concurso público, que éo maior do município com quase1.300 vagas. Outra grande reali-zação foi a reabertura dos Portaisdo Trabalhador unidades Centroe Sul, fechados no final do anopassado. O serviço reabriu já com7 mil vagas e 12 mil atendimentosno primeiro mês.

O Fundo Social de Solidarieda-de promoveu diversas ações, en-tre elas a Campanha do Agasa-lho e o Casamento Comunitário,que este ano uniu 449 casais.

Na área de Esportes, o lança-mento do Agita Osasco foi umaconquista para a cidade.O pro-grama leva atividade física a maisde 500 pontos da cidade. Osascovenceu o Dia do Desafio e du-rante 24 horas foram mais de milpontos de atividades na cidade,com a participação de mais de 142mil pessoas. Meio Ambiente epromoção da geração de rendase uniram no lançamento dosPontos de Entrega Voluntária dematerial reciclável, instalados, ini-cialmente nos parques ecológi-cos de Osasco. A segunda fasedo projeto está em andamento eprevê a colocação dos PEVS em200 locais da cidade.

Garantir moradia digna para fa-mílias e tratar com seriedade odéficit da habitação são compro-missos assumidos pela adminis-tração municipal. Nesses seismeses, a Prefeitura mudou a vidade 48 famílias do Colina D’Oeste

e em breve outras 21 famílias domesmo bairro receberão as cha-ves seus apartamentos.

Na Cultura, a cidade comemo-ra a reabertura do Centro Cultu-ral e Esportivo do Portal D´Oeste,antiga Casa de Cultura e Cidada-nia, fechada na gestão anterior.

A administração tem dado aten-ção especial para a área de Zela-doria com o projeto “Osasco Re-novada” que tem mudado as ruasda cidade com números impres-sionantes. De janeiro até agora,foram mais de 8.600 vias públicasreparadas com tapa buracos e9.400 lâmpadas trocadas.

A segunda fase de canalizaçãodo Ribeirão Vermelho, no limiteentre Osasco e São Paulo, foi ini-ciada com a presença do gover-nador. Essa importante obra decombate às enchentes, em parce-ria com o Estado, beneficiará maisde 100 mil pessoas nos dois mu-nicípios. Uma entrega que fezmuita diferença para quem traba-lha com proteção de crianças eadolescentes de Osasco, foi onovo Conselho Tutelar na ZonaNorte. Em sede própria, o prédiooferece infraestrutura e confortopara a região que possui mais de67 mil jovens. E outra novidade éo serviço gratuito e permanentede castração para cães e gatos.Atualmente, são realizadas 30 ci-rurgias todos os dias. Para apro-ximar o governo da comunidadefoi criado o “Fale com o Prefei-to”, que abre as portas da Prefei-tura para o munícipe, e houve aadesão ao Programa “BrasilTransparente” que dá transparên-cia aos atos do governo.

VEJA ALGUNS DOSCOMPROMISSOSASSUMIDOS

SEGURANÇA. Osasco estará interligado ao Sistema deVideomonitoramento Inteligente.. Sistema de videomonitoramentomunicipal vai ganhar o reforço de novascâmeras nos próximos meses.. Guarda Civil Municipal terá motos parareforçar o policiamento das ruas deOsasco.. Mais 200 guardas municipais serãocontratados

EDUCAÇÃOAlém das creches em construção no JardimSão Pedro e Novo Osasco, a Prefeituraconstruirá oito novas creches: JardimRoberto e Santa Maria (duas unidadescada), Jardim Veloso, Vila Menk, JardimConceição e Vila Militar, que terão umaunidade cada. . Outras quatro escolaspassarão por obras de ampliação eganharão anexos de creches: Cidade dasFlores, Conjunto Vitória, Bela Vista eJardim Veloso.

SAÚDE. Novas ambulâncias. Em agosto, o Hospital Municipal AntônioGiglio passa a ser gerenciado por umanova OS (Organização Social), comíndices melhores, qualidade no atendimentoe menor custo. .Laboratórios. Há um processo em andamento para acontratação de um OS para gerenciar quatrounidades de Residência Terapêutica daSaúde Mental.. Novas OSs para gerenciar UPAS eProntos-Socorros.. Até o final do ano mais de 900 novosmédicos. Universidade de Medicina

TRANSPORTES E MOBILIDADEURBANA. Novo acesso a Osasco pela RodoviaCastello Branco. Mutirões de ações em conjunto com aequipe técnica para verificar sinalizaçãohorizontal, sinalização vertical, sinalizaçãosemafórica, vagas de idosos e portadoresespeciais.. Retomada das obras do Corredor Oeste. Regulamentação do UBER. Entrega do Terminal do KM 21. Reforma do Terminal da Vila Yara. Entrega de 45 novos ônibus

ZELADORIA. Amplo programa de recapeamento dasvias públicas. Programa “Asfalto Novo” – investimentode R$ 100 milhões. Osasco Renovada

A Prefeitura de Barueri, porintermédio da Secretaria de As-sistência e DesenvolvimentoSocial e do Fundo Social de So-lidariedade de Barueri – EstrelaGuia, entregou, na última se-mana, 1.280 cobertores de ca-sal novos e mais 48 mantas,além de dezenas de peças avul-sas como acolchoados, cache-cóis, toucas de lã e moletons.

Na manhã da segunda-feira(dia 10), a presidente do Fun-do Estrela Guia, Sônia Furlan,realizou a primeira entrega dasemana da Campanha do Aga-

O juiz Sérgio Moro, da 13ª VaraFederal de Curitiba, marcou para13 de setembro o interrogatóriodo ex-presidente Luiz Inácio Lulada Silva no segundo processo aque ele responde derivado daOperação Lava Jato.

Na ação penal, o MinistérioPúblico Federal (MPF) acusa oex-presidente de ter recebido daOdebrecht um apartamento emSão Bernardo do Campo (SP) eum terreno em São Paulo paraconstrução da sede do InstitutoLula. Segundo a denúncia, emtroca, a empreiteira foi beneficia-da em contratos com a Petrobras.

O despacho publicado ontem,dia 20/07, cita o interrogatório doex-presidente realizado em maio,no processo em que ele foi con-denado em primeira instância. Deacordo com Moro, aquela sessão

Barueri entrega 1.280 cobertores pela Campanha do Agasalhosalho 2017, na viela da ruaMississipi, no bairro Vale doSol. Foram entregues 500 co-bertores de casal novos para osmoradores da comunidade.

Já na quarta-feira (dia 12),Sônia Furlan recebeu no seugabinete a doação da empresade telemarketing CSU (locali-zada na Aldeia de Barueri) de1.575 peças, entre novas e usa-das, sendo 526 infantis (de zeroa 16 anos), e 1.049 para adul-tos. Em nome de todos os co-laboradores da empresa CS, fi-zeram a doação das peças de

inverno o superintendente deRecursos Humanos, PauloCesar Correa, a coordenadorade Capacitação e Desenvolvi-mento, Thamara Orestes, e aanalista de ResponsabilidadeSocial do Instituto CSU,Daniela Vieira. Parte destas pe-ças foi imediatamente entregueàs comunidades visitadas, sen-do uma na rua Irã com ruaTilápia, no Jardim São Luiz,com mais 275 cobertores e, emseguida, foram contempladasmais 95 famílias da comunida-

de da “Viela do Hospitalis”, pró-ximo ao Jardim Reginalice.

Ainda na quarta, pela manhã,a presidente do Fundo EstrelaGuia, acompanhada da secre-tária de Assistência e Desenvol-vimento Social, Adriana BuenoMolina, e da vice-presidente doFundo, Valéria Fugii de Barros,visitou o antigo Asilo Munici-pal, hoje Grupo Vida Residên-cia, para a entrega de mantas,acolchoados e acessórios de lã,como toucas e cachecóis paratodos os 48 internos.

Lula será interrogado em setembroem mais um processo da Lava Jato

“acabou envolvendo gastos ne-cessários, mas indesejáveis, derecursos públicos com medidasde segurança”.

Sob essa argumentação, o juizpediu à defesa de Lula que se ma-nifestasse sobre a possibilidadede realizar o interrogatório pormeio de videoconferência.

No dia 4 de setembro, serãointerrogados os empresáriosMarcelo Odebrecht, Dermeval deSouza Gusmão Filho e o executi-vo Paulo Ricardo Baqueiro deMelo. No dia 6, serão ouvidos oex-ministro Antônio Palocci, oadvogado Roberto Teixeira eGlaucos da Costa Marques, pri-mo do pecuarista José CarlosBumlai.

Branislav Kontic, ex-assessorde Palocci, será interrogado nomesmo dia que Lula.

Page 3: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

Na manhã de quarta-feira(19/07), o prefeito de Osasco,Rogério Lins, entregou à popu-lação 45 novos ônibus. Eles vãorenovar a frota das duas em-presas – Auto Viação Urubu-pungá e Viação Osasco – queexploram o transporte coletivona cidade com linhas munici-pais e intermunicipais. A reno-vação da frota faz parte do con-trato que as permissionáriastêm com a Prefeitura e que asobriga a substituir todos os ve-ículos que chegam a dez anosde uso. Dos novos ônibus se-rão 25 para a Viação Osasco e20 da Urubupungá.

A cada renovação da frota, osnovos ônibus vêm com novi-

A Prefeitura de Barueri con-cluiu, na quinta-feira (dia 13),a intervenção realizada no Hos-pital Municipal de Barueri(HMB) Dr. Francisco Moran edeu posse à SPDM (Associa-ção Paulista para o Desenvol-vimento da Medicina), entida-de vencedora da seleção públi-ca para gestão da unidade.

A Prefeitura de Itapevi eo Ministério Público assina-ram um Termo de Ajusta-mento de Conduta (TAC)para reorganizar o serviçodos Centros de AtençãoPsicossocial (CAPS) domunicípio. O documento foifirmado nesta segunda-fei-ra (17) no Paço Municipal,em evento com a presençade representantes do grupoPais e Mães Azuis deItapevi, que lutam por me-lhores condições de atendi-mento para crianças e ado-lescentes autistas.

Entre os compromissosassumidos, a Prefeitura irácriar e estruturar uma uni-dade do CAPS III (para ci-dades com mais de 200 milhabitantes) para atendimen-to 24 horas de crianças,adultos e adolescentes comtranstornos mentais gravese persistentes, com neces-sidades de cuidados clínicoscontínuos. Neste equipa-mento, o serviço oferecidodeverá ter até doze leitospara observação emonitoramento de pacien-tes. O TAC determina queos três CAPS que já exis-tem na cidade (para atendi-mento adulto, infanto-juve-nil e especializado em álco-ol e drogas) sejam mantidosem pleno funcionamento até

Roupas, agasalhos e cober-tores angariados pelo FundoSocial de Solidariedade deJandira já estão sendo entre-gues à população de baixa ren-da na cidade que está cadastra-da nos programas sociais pelaSecretaria de Desenvolvimen-to Social. A Campanha do Aga-salho 2017, iniciada em maio,mobilizou a sociedade jandi-rense em prol de ações sociaisvisando proteger as famíliascarentes contra o frio.

A ação foi concluída no últi-mo sábado, 15/07, com a rea-lização do jogo beneficente‘Jandira Joga Contra o Frio’,no Ginásio do Jardim Brotinho.Craques do futsal brasileiro,Serginho Paulista e Careca reu-niram amigos entre jogadoresprofissionais e amadores, paraa disputa de uma partida amis-tosa, na qual centenas de pes-soas contribuíram com a cam-

A Prefeitura de Carapicuíba,através da Secretaria de Proje-tos Especiais, Convênios e Ha-bitação, continua trabalhandointensamente no combate às in-vasões em toda a cidade. Emdiversas ações de tolerânciazero, em parceria com as Se-cretarias de Obras e Seguran-ça, áreas públicas em diferen-tes bairros já foram desocupa-das. Só nos meses de maio ejunho, cerca de 120 operaçõesnas regiões da Cohab, ParqueJandaia, Jardim Novo Horizon-te, Jardim Maria Beatriz, Altosde Santa Lúcia, Jardim Angéli-

OSASCOENTREGA45 NOVOS EMODERNOSÔNIBUS ÀPOPULAÇÃO

dades, inclusive, acompanhan-do os avanços tecnológicos. Osentregues na quarta-feira vêmequipados com dez pontos USBpara carregamento de celula-res, wi-fi em fase de testes ecâmeras de monitoramento quevão auxiliar o sistema de segu-rança, uma vez que são acom-panhadas em tempo real portécnicos nas garagens das em-presas. São quatro câmeras emcada veículo, sendo três pararegistrar toda a movimentaçãointerna a fim de garantir segu-rança aos usuários e a quartacom visão externa, instalada nadianteira do veículo. Além dosequipamentos eletrônicos, osônibus Mercedes Benz, ano

2017, possuem ar condiciona-do, três portas pneumáticas,sendo a central destinada ao ele-vador para acesso de cadei-rantes. Outra novidade fica porconta do novo sistema de sus-pensão pneumática que provo-ca níveis menores de ruídos.Visando proporcionar maisconforto a todos, os novos ôni-bus possuem também dois lu-gares para pessoas obesas, al-ças de segurança e balaústrestáteis amarelos, que facilitam a

locomoção de pessoas comdeficiência visual. E para osmotoristas, os carros oferecemainda ajuste de altura do volan-te.

Conforto e segurançaLuiz Augusto Saraiva e

Roberto Bertolini, respectiva-mente, diretores das empresasUrubupungá e Viação Osasco,ressaltaram que essa renova-ção, além de fazer parte do con-trato com a Prefeitura, vem

também ao encontro da políti-ca das duas empresas no sen-tido de acompanhar a deman-da e oferecer sempre a melhorqualidade aos usuários.

Ao falar sobre os novos ôni-bus, o prefeito Rogério Linsdestacou que eles significamum grande avanço no transpor-te coletivo de Osasco. “O nos-so compromisso é buscar sem-pre o bem estar do cidadão emtodas as áreas de atuação daPrefeitura. Além do conforto

que o usuário vai encontrarcom wi-fi, carregadores USBpara celulares e elevadores paracadeirantes, são ônibus que vãooferecer também maior segu-rança para a população com ascâmeras de monitoramento”,disse o prefeito, que observoudetalhando as novidades. Nofinal, Rogério Lins fez tambémum pequeno trajeto em um dosônibus, acompanhado dos di-retores das empresas, verea-dores e secretários municipais.

Hospital de Barueri jáestá sob administraçãode nova gestora

O objetivo é que o Hospi-tal Municipal, fundado há 9anos, volte a ser referênciana área de saúde, como naépoca em que foi adminis-trado pela própria SPDM, econsiderado um dos maismodernos da região.

Após a rescisão do contrato,em abril deste ano, com a anti-

ga organização social, o hospi-tal foi administrado pela Prefei-tura até que as tratativas che-gassem ao acordo propostopela Justiça do Trabalho, emque a Prefeitura deve arcar coma verba rescisória referente aosdireitos trabalhistas dos funci-onários vinculados à antigagestora.

A maioria dos trabalhadoresfoi aprovada em processo se-letivo da nova organização, maspara serem admitidos, havia anecessidade do desligamentolegal do antigo instituto. O Mu-nicípio pretende acionar judici-almente a antiga gestora, poisos repasses financeiros previs-tos em contrato foram realiza-dos normalmente.

Em Jandira, Campanha do Agasalho revertedoações a moradores de baixa renda

Carapicuíba implanta sistema de tolerância zero às invasõesca, Vila Dirce, Jardim SantaBrígida, foram realizadas pelaPrefeitura para coibir novas in-vasões e atuar na reintegraçãode posse em locais ocupadosirregularmente. As ações de to-lerância zero têm recebido aajuda da população, que cola-boram na fiscalização e no en-vio de notificações através doWhatsApp Denúncia. Lançadono mês de maio, para ampliar eagilizar os trabalhos de combateás invasões, o canal de comu-nicação já recebeu aproximada-mente 800 alertas dos morado-res em apenas dois meses.

Segundo a secretária de Ha-bitação, Fabiana Marques, aparticipação dos moradorestêm sido de grande valia para aorganização das ações. “É umtrabalho sério e intenso, umapelo de muitos carapicuibanos.A população nos ajuda com osalertas e seguimos agindo comfirmeza, afinal, as invasõesampliam problemas de segu-rança e desvalorização de imó-veis”, explica.

Vale ressaltar que, para asocupações já consolidadas, tan-to nas áreas públicas, comonas áreas da Cohab, a Prefeitu-

ra já entrou com o processo dereintegração de posse e em bre-ve poderá agir diante do man-dado judicial. “Tudo está sen-do feito dentro da lei. As açõestêm acontecido, tolerância zero,e temos recebido todo apoionecessário dos órgãos Cohab,CDHU e Governo do Estado,além da Policia Militar nos au-xiliando sempre, juntos contraas invasões. É importante es-clarecer que a Prefeitura neces-sita de todo respaldo dos cida-dãos, por isso pedimos a cola-boração de toda população”, fi-naliza a secretária.

panha, trazendo roupas ealimentos. As doações obti-das durante o jogo já foramrevertidas ao Fundo Socialde Jandira, que está realizan-do entregas à população. Aprimeira entrega aconteceuno NIC (Núcleo de Inte-gração e Cidadania) do Jar-dim Gabriela, com a parti-cipação da presidente doFundo, Márcia BandeiraBarufi. “Agradeço imensa-mente a todos que colabo-raram com a Campanha.Foram muitas as doaçõesnesses dois meses de ação,vindas de setores públicos,de empresas, de entidades ede muitos moradores. Te-nho certeza de que muitasfamílias serão beneficiadas,ainda mais com o rigorosoinverno que estamos pas-sando esse ano”, destacoua presidente.

Prefeitura e MPassinam acordopara reestruturarCAPS de Itapevi

a sua evolução para unidadesde maior complexidade. Tam-bém está prevista acontratação de médicos, psi-cólogos, assistentes sociais edemais profissionais paraatender a demanda, assimcomo o fornecimento de ali-mentação em todas as unida-des. O prazo para implanta-ção destas ações é de seismeses a dois anos. “Duran-te anos, esperamos esta aber-tura e nunca tivemos. Agora,finalmente conseguimos”, dis-se Ana Maria Araújo, umadas representantes do GrupoPais e Mães Azuis de Itapevi.

“Esse compromisso é re-sultado da nossa luta para daraos nossos filhos autistas umatendimento digno e capaz detorna-los mais independentes.Estamos felizes por estarmosaqui hoje e, principalmentepor estarmos sendo testemu-nhas da assinatura deste com-promisso que é resultado danossa luta”, afirmou AnaMaria. “Os termos apresen-tados são muito coerentes eestão dentro do que o muni-cípio pode fazer”, explicou opromotor Marcelo SilvaCassola. “Se o que estamospropondo aqui hoje se concre-tizar, Itapevi certamente vaise tornar referência em aten-dimento psicossocial na re-gião”, completou.

Page 4: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Sexta-feira, 21 de Julho de 2017GERAL

Osasco participa do 61º Jo-gos Regionais 2017, em SãoBernardo do Campo, que acon-tece até o dia 30/7, etapa da 1ªRegião Esportiva dos jogos. Omapa da competição deste anofoi distribuído entre as cidades-sede de Caraguatatuba, Ameri-cana, Andradina, Sorocaba e ascidades das Regiões Esportivasde São Bernardo do Campo,Lençóis Paulista, Sertãozinho eOswaldo Cruz.

As disputas acontecem inici-almente nas cidades-sede (nº

A equipe do Oestevolta acampo neste sábado, 22/07, às19 horas, para enfrentar o Ju-ventude. A disputa válida pela16ª rodada da Série B do Cam-peonato Brasileiro, acontece naArena de Barueri, após o empa-to do Rubrão diante doFigueirense, na última terça-fei-ra, 18/07, no estádio OrlandoScarpelli, em Florianópolis.

O primeiro tempo foi muitoamarrado. Embora os dois timesse posicionassem com três ata-cantes na escalação inicial, apartida ficou amarrada no meiode campo. Sem chances dosdois lados, a primeira jogada deperigo foi no chute de longe de

Os atletas de hipismo da Hí-pica Manége Alphaville e mo-radores da região conseguiramconquistar ótimos resultadosdurante o Campeonato Paulistade Hipismo o Paulistão 2017 quefoi realizado no Clube HípicoSanto Amaro na cidade de SãoPaulo. A competição contoucom a participação dos melho-res cavaleiros do Estado de SãoPaulo e foi uma etapa válida pelaFederação Paulista de Hipismo(FPH). Durante as três semanasde competição, a jovem equipeparnaibana que representa aHípica Manége Alphaville, con-seguiu conquistar belíssimosresultados. As moradoras dobairro de Alphaville MaricéuContini e Camila Ferro Fuchs fi-caram com o bronze por equipena categoria Intermediária (altu-ra de 0.80cm). O cavaleiro Lucas

Já está definido qual será oprimeiro compromisso doHinode Barueri nesta tempora-da: a Copa São Paulo, que tevea tabela divulgada na sexta-fei-ra, dia 14, pela FederaçãoPaulista de Vôlei (FPV). A com-petição quadrangular contarátambém com a participação deEC Pinheiros, Sesi/São Paulo eVôlei Bauru. Os jogos serãonos dias 28 e 29 de julho.

Como o treinador JoséRoberto Guimarães está à fren-te da seleção brasileira dispu-tando o Grand Prix, quem vaicomandar o Hinode Barueri é oauxiliar técnico Alexandre Go-mes. “É uma competição rápi-da, mas que vai ser muito im-portante para ajudar a nos pre-pararmos para as próximas tam-bém. Estamos vindo de duassemanas de treinos físicos in-tensos e, agora, vamos darmais volume à parte técnica,com mais intensidade, para ga-nharmos ritmo.”

A estreia do Hinode Barueriserá no dia 28, às 19h30, dian-te do E.C Pinheiros. Mais cedo,às 18h, o Sesi-São Paulo jogacontra o Vôlei Bauru. Os ven-cedores das duas partidas seenfrentam no dia 29, às 18h,para definir o campeão da CopaSão Paulo.

Além da Copa São Paulo, oHinode Barueri terá pela frente,

Osasco participa do 61º Jogos Regionais 2017pares) até o dia 21/7: sendo 2ªRegião Esportiva: Caragua-tatuba; 4ª Região Esportiva:Americana; 6ª Região Esporti-va: Andradina; 8ª Região Espor-tiva: Sorocaba. Já até o dia 30/7 a competição segue nas Re-giões Esportivas, (ímpares): 1ªRegião Esportiva: São Bernardodo Campo; 3ª Região Esporti-va: Lençóis Paulista; 5ª RegiãoEsportiva: Sertãozinho e 7ª Re-gião Esportiva: Oswaldo Cruz,continuamente. Segundo a Se-cretaria de Esporte, Lazer e

Juventude do Estado de SãoPaulo (SELJ), organizadora doevento, 30 mil atletas e cercade 300 cidades de toda a regiãopaulista estarão aquecendo a 61ªedição dos Jogos Regionais.

A delegação da cidade deOsasco está preparada e com-posta por 424 pessoas, dividi-das entre 326 atletas, 58 pes-soas na comissão técnica, 36pessoas na administração e 4no departamento médico.

”Nossa delegação está prepa-rada para realizar uma excelen-

te campanha. Apesar das difi-culdades, todos os atletas e asmodalidades tiveram o apoio daPrefeitura de Osasco e da Se-cretaria de Esporte. Todos re-ceberam os treinamentos ne-cessários e estão preparadospara representar a nossa cida-de. Valorizamos nossa base etemos total confiança no de-sempenho dos atletas deOsasco”, afirmou DélbioTeruel, secretário de Esporte.

Entre as novidades nesta edi-ção dos Jogos Regionais estãoa inclusão de duas novas mo-dalidades: Skate Street eBadminton – nas quais a cida-de de Osasco também compe-tirá-, e o retorno das categori-as sub-21 e livre nos Regionais,concluindo o modelo de classi-ficação por primeira e segundadivisões. Segundo a SELJ, osJogos Regionais têm por obje-tivo favorecer o desenvolvi-mento da prática esportiva nosmunicípios do Estado de SãoPaulo por meio da competição;buscar aprimoramento técnicodas diversas modalidades espor-tivas, bem como revelar jovenstalentos para competições nosJogos Abertos Horácio BabyBarioni, maior competição espor-tiva da América Latina, que esteano chegará a sua 81º edição.

Hinode Barueri volta à quadra no fim de julhonesta temporada, o CampeonatoPaulista, a Copa Brasil e aSuperliga.

NOVIDADESO Hinode Barueri está a um

passo de contratar a opostapolonesa Katarzyna Skow-ronska, um dos maiores nomesdo vôlei polonês nas últimasdécadas. Ela está em Barueri aconvite do treinador da equipe,José Roberto Guimarães, e estátreinando diariamente no

Sportville Centro de Treina-mento. A polonesa de 34 anosestava jogando pelo Bergamo,da Itália – era a maiorpontuadora do clube e uma dascinco maiores da Liga Italiana.Zé Roberto trabalhou com aoposta no Fenerbahce, da Tur-quia, e no Pesaro, da Itália.

“Nunca perdemos o contato.É um excelente técnico, comum coração gigante para o vô-lei, e uma pessoa maravilhosa.Tenho muito respeito e muita

admiração por ele. Confio nele.Por isso, quando ele me convi-dou, não tive medo de vir aoBrasil. Só fechei os olhos ecomprei a passagem”, contoua atleta, que chegou ao Brasilno dia 25 de junho e volta paracasa em 28 de julho.

Quem também pode chegarpara reforçar ainda mais oHinode Barueri é a ponteira-passadora Jaqueline, bicampeãolímpica pela seleção brasileiraem Pequim e em Londres.

Cerca de 48 atletas deJandira que integram o Cen-tro de Convivência do Idoso(CCI), da Secretaria de De-senvolvimento Social, partici-pam da 16ª edição dos JogosAdaptados da Terceira Idade,em Santana de Parnaíba. Oevento, que termina hoje, dia21 de julho, em Santana deParnaíba, conta com a parti-cipação de 10 cidades e tem oobjetivo de valorizar a práticaesportiva e a integração entreos atletas da terceira idade.

Jandira está na disputa nascategorias Vôlei adaptado

Após empate sem gols, Oesteencara Juventude na Arena

Índio, para fácil defesa de Rodolfo.Quem imaginou que a segunda eta-pa seria diferente, se enganou.Marcelo Cabo mexeu na equipe epromoveu as entradas de RenanMota, Zé Antônio e Luidy, na ten-tativa de obter velocidade. Do ou-tro lado, Jheimy entrou no Oeste,que passou a acreditar na vitória.Foi nos pés do atacante a melhorchance, após lançamento deMazinho. O fim do jogo foi emoci-onante, mas com pouca organiza-ção, não teve rede balançando emFlorianópolis. Com o empate, oOeste segue na 14ª colocação com20 pontos. Agora, o time precisada vitória para se manter longe dazona de rebaixamento da disputa.

Moradores de Parnaíba sãodestaque no CampeonatoPaulista de Hipismo

de Nardi, morador do bairro doIngaí, foi o terceiro melhor colo-cado com sua equipe na catego-ria Jovens Cavaleiros (altura de1.10cm). Já a amazona BeatrizArruda Woselow, moradora doResidencial 4 de Alphaville foi a3ª colocada na categoria Amadore vice-campeã por equipe (alturade 1M). Esdra Ramos Pereira doTamboré foi vice-campeãopaulista na categoria CavalosNovos de até quatro anos (alturade 1.10M). E a equipe da catego-ria Jovens Cavaleiros B da divisãode 1 metro de altura, conquistou ovice campeonato com os atletas:Isaias Martins da Cruz (Suru),Rafaela De Nardi (Ingai) e Leonar-do Jonas Claudio (Aldeia da Serra).Agora os atletas seguem o treina-mento e a preparação de seus ani-mais para as próximas competiçõesque acontecerão no próximo mês.

Jandira disputa Jogos Adaptadosda Terceira Idade

(masculino e feminino), Truco(masculino), Dama (masculi-no), Dominó (masculino e fe-minino) e Buraco (masculino efeminino). No primeiro dia dacompetição (17/07), a cidade jáconquistou uma medalha deouro, na categoria Truco, com adupla Sebastião Oliveira eEzequiel Pereira. No dia 18, foi avez da equipe de Vôlei Feminino(de 50 a 59 anos), que conquis-tou a medalha de prata na cate-goria. Já no dia 19, a dupla Mar-ta Batista e Maria Gonçalves con-quistou medalha de prata na mo-dalidade Buraco.

Page 5: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

PÁG. 8POR OVADIA SAADIA

SOCIALSEXTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2017CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃO

By Loreny Moreira

CADERNORotary Osasco empossanovo presidenteUma solenidade festiva de transmissão de cargos deu posse ao novo ConselhoDiretor da entidade para o biênio 2017/2018. Na ocasião, José AntônioTavares dos Reis, foi empossado presidente do Rotary Página 7

Chega a OsascoChega a OsascoChega a OsascoChega a OsascoChega a Osascoa quarta ediçãoa quarta ediçãoa quarta ediçãoa quarta ediçãoa quarta ediçãodo do do do do CIRCIRCIRCIRCIRCUITCUITCUITCUITCUITOOOOOCULCULCULCULCULTURALTURALTURALTURALTURAL PÁGINA 8

Abelardo Moreno, José Antonio Reis e Prof. José Antonio Antiório

TURISMO

FÉRIAS DE JULHO:

veja o que fazerem Socorro,no interior deSão Paulo PÁGINA 6

Page 6: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

JORNAL A RUA Sexta-feira, 21 de Julho de 2017PÁGINA 6 GERAL

A Prefeitura de Osasco vaiiniciar a execução de oito pro-jetos de construção de novasunidades escolares ainda esteano. A previsão é que as obrascomecem em setembro e ao fi-nal, com a entrega, abram cer-ca de 1200 vagas na rede. Oanúncio foi feito no sábado, 15/7, após o prefeito Rogério Linsvisitar os terrenos onde essasescolas serão construídas. “Es-sas vagas reduzirão a fila deespera por vagas no nossomunicípio”.

As oito unidades somam-seao projeto das 10 novas cre-ches planejadas pelo prefeitopara a sua gestão à frente doExecutivo da cidade e serãoconstruídas no Jd. Roberto(duas unidades), Santa Maria,Jardim Veloso, Vila Menk, Jar-dim Conceição e Vila Vicentina.Além dessas, mais duas tive-ram suas obras retomadas noinício do ano: uma no Jd. SãoPedro e outra no Novo Osasco.

Outras quatro escolas darede, que hoje são Emeis, vãopassar por ampliação, ganhan-do creches anexas. As Emeis

O Ministério da Educação(MEC) poderá pedir um em-préstimo de US$ 250 milhõesao Banco Internacional paraReconstrução e Desenvolvi-mento (Bird) para imple-mentação da reforma do ensi-no médio nos estados. O em-préstimo foi autorizado peloMinistério do Planejamento.

Entre as principais açõesprevistas estão a formação detécnicos educacionais paraadaptação dos currículos eelaboração dos itineráriosformativos e o repasse derecursos para reprodução dematerial de apoio e para in-centivar a implementação dosnovos currículos. Tambémestá previsto o apoio às se-cretarias para a transferênciade recursos às escolas paraimplementação do tempo in-tegral. Além disso, os recur-

Dando continuidade aostrabalhos de tornar o ensinomunicipal de Santana deParnaíba cada vez melhor,sendo a única região amunicipalizar a demanda edu-cacional, do ensino infantil aoensino médio, desta vez, aPrefeitura junto a Secretariade Educação realizou a for-matura do projeto PROSSE-GUE (Programa de Seguran-ça Escolar), para os alunosdo sexto ano de algumas uni-dades escolares do municí-pio. O projeto é uma parce-ria da Guarda Municipal Co-munitária que, em conjuntocom a Secretaria de Seguran-ça Urbana, realizaram nosColégios Helena Chaves, Jus-celino Kubitscheck, ProfªDaisy Nicolas, Dr. PauloBotelho, Álvaro Ribeiro, Au-rélio Gianini, Manuel Jacob eMario Covas a formação dos

Osasco inicia construçãode oito novas creches

Parnaíba entrega certificadosa alunos do Prossegue

alunos do 6º ano com as aulasdesenvolvidas nos próprios co-légios por meio de encontrossemanais, onde a equipe daGMC, composta pela subinspe-tora Alessandra Sousa, GMC’sMaurício, Fogaça, Malagodi eEmerson Silva ministraram ocurso que abordou temascomo: ética e cidadania, respeitoà melhor idade, bullying e dro-gas. O objetivo é dar suporteaos alunos a fim de prevenirsituações geradoras de confli-tos, evitando a discriminaçãonum contexto geral.

Com base nos conhecimen-tos adquiridos durante o proje-to, mais de 300 alunos se for-maram no curso do PROSSE-GUE onde receberam das mãosdo prefeito, vereadores e secre-tários presentes, seus certifica-dos de agentes promotores dapaz dentro e fora do ambienteescolar.

MEC deve pedir empréstimo aoBird para reforma do ensino médio

sos servirão para capacitaçãode gestores e técnicos para oplanejamento das mudanças. Aassistência técnica apoiada pelobanco deverá oferecer serviçosde consultoria especializados,de alto nível, para apoiar o MECe as secretarias estaduais.

O projeto de reforma no en-sino médio foi apresentado emmarço deste ano pelo ministroda Educação, Mendonça Filho,a representantes do BancoMundial, em Washington. Ovalor total estimado pelo MECpara as ações a serem realiza-das é de US$ 1,577 bilhão.

O novo ensino médio é umamudança do sistema atual deensino. Com a flexibilização dagrade curricular, o novo mo-delo permitirá que o estudanteescolha uma área de conheci-mento para aprofundar seusestudos.

da Cidade das Flores e do BelaVista atenderão, cada uma, 48crianças em creche, a do Con-junto Vitória e a do Jardim

Veloso, abrirão 96 vagas cada,totalizando mais 288 vagas narede. Novas parcerias serão re-alizadas a fim de aumentar as

creches conveniadas totali-zando cerca de 2,5 mil no-vas vagas para atender ascrianças da cidade.

O programa “Ocupação Cri-ança”, realizado pelo InstitutoAvisa Lá, que conta com a par-ceria da Unicef tem o objetivode sensibilizar, comunicar esocializar práticas que respei-tam o potencial infantil nos seg-mentos da educação infantil eséries iniciais do ensino funda-mental. Escolas de todo Brasilparticiparam com os mais di-ferentes projetos e a Emei Dé-cio Trujillo, de Barueri, ficouentre as cinco escolhidas entretodas as inscritas, juntamentecom os estados de São Paulo,Santa Catarina e Rio Grande doSul. De acordo com a diretoraDamaris Gally, o projeto barue-riense, denominado “Constru-ções” foi trabalhado desde oinício do ano e as propostasmostraram como as criançasexpressavam suas opiniões epensamentos sobre o que cons-truíam. Na maioria das vezes,organizaram-se em pequenosgrupos para a realização de umprojeto, compartilhavam seussaberes e vibravam quando en-contravam soluções para resol-ver algum problema ou mesmo

Mais do que um truque visual,a levitação das caixas de som temum motivo técnico. De acordocom os criadores do Spaco, essacaracterística impede atrito e vi-brações, permitindo que a repro-dução tenha 360°, garantindomaior imersão.

No interior das caixinhas, exis-tem quatro drivers para reprodu-ção de som, cada um deles volta-dos para uma direção. Segundoo fabricante, esse design favore-ce a redução de distorção, ampliaos detalhes e o alcance do som.Voltado para cima, o alto-falantepara som agudo é a parte que le-vita do Spaco e, voltado para bai-xo, um woofer para os graves.

O usuário pode controlar o sis-tema todo com a voz, dando co-mandos de reprodução, pausa,pular para a próxima música, au-

TECNOLOGIA

Projeto deBarueri éselecionadoentre os cincomelhoresdo Brasil

cesso, as crianças explora-ram vários conceitos como:equilíbrio, massa, estética,resolução de problemas. Aprofessora Jerusa Pereira deJesus, autora do projeto foiquem inscreveu o trabalho deconstruções com papelão noprograma do Instituto AvisaLá. Segundo a educadora, oprojeto “Construções” sur-giu a partir da observaçãodas ações, das interações,das ideias, dos diálogos en-tre as crianças. Um trabalhode escuta atenta possibilitounão apenas visualizar o queas crianças fazem, mas darvisibilidade às suas compe-tências. “Ao invés de trazerpropostas prontas resolvipensar em situações em queas crianças tivessem a opor-tunidade de ser autônomas ecoautoras de seus trabalhospor meio da experimentação,pesquisas, interações e ex-plorações, assim tinha comofoco de observação o pro-cesso e não apenas o produ-to. Durante as propostas deconstrução as crianças ex-pressavam suas opiniões epensamentos sobre o queconstruíam. Na maioria dasvezes, organizavam-se empequenos grupos para a rea-lização de um projeto, com-partilhavam seus saberes evibravam quando encontra-vam soluções para resolveralgum problema ou mesmoquando concluíam um traba-lho”, explicou.quando concluíam um trabalho.

Outro fator importante foi adiminuição de conflitos entreelas, pois os materiais perten-ciam a todos e cada uma fazia

dele o uso que a sua imagina-ção permitisse. Durante o pro-

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO BARUERIENSE:

http://ocupacaocrianca.avisala.org/banco-de-boas-pr%C3%A1ticas.html

Home Theater reproduz som em 360° e ainda tem função ‘levitação’dispositivo é a capacidade defuncionar como repetidor Wi-Fi. Nesse sentido, quem com-prar um conjunto de caixasSpaco (o pacote é formadopor seis unidades) pode usá-las não apenas para levar sompara todos os ambientes, mastambém para estender a co-bertura de Internet wireless daresidência.

A campanha de financia-mento do Spaco no Indiegogojá terminou, mas ainda é pos-sível adquirir o aparelho pormeio do site. Para levar o con-junto completo com seis cai-xas, o interessado terá que de-sembolsar US$ 1.549 (R$ 5.055,em conversão direta sem im-postos). As entregas começamem outubro e o frete para oBrasil é de R$ 130.

mentar ou diminuir o volume, porexemplo. Alternativamente, háum app específico para acessar

as funcionalidades do Spaco notelefone celular.

Outro recurso interessante do

TURISMO

O frio do inverno combinacom uma viagem para uma ci-dade montanhosa, como é ocaso de Socorro, a 138 quilô-metros de São Paulo. Emoldu-rada pela Serra da Mantiqueira,a cidade oferece uma progra-mação especial para os turis-tas durante essa época do ano.

Um dos eventos mais aguar-dados é o Arraiá do Valle, umafesta julina com grande varie-dade de comidas e bebidas cai-piras, food trucks, fogueira eatrações para as crianças. Afesta será realizada no dia 15, apartir das 12 horas, pelo Valledas Águas Camping & Even-tos, a cinco quilômetros do cen-tro de Socorro .

Os turistas também poderãoaproveitar o Festival Culturalde Inverno, que aconteceráentre os até 30 de julho. O even-to terá peças teatrais, oficinasculturais e shows de bandaslocais acontecendo na Praça daMatriz e na Praça do Fórum.

Se você quiser um pouco deaventura, será possível fazeruma tour a bordo de um boteem uma parte do Rio do Peixe,em plena área urbana. Ninguémprecisa ficar com receio de pas-sar frio, já que esse é um pas-

FÉRIAS DE JULHO: vejao que fazer em Socorro,no interior de São Paulo

seio contemplativo que não en-volve contato com a água.

Além de curtir os passeios, osturistas também podem aprovei-tar a viagem para fazer comprasde roupas. A cidade é um dosmaiores polos fabricantes de ma-lhas do estado de São Paulo enos centros de compra ShoppingLoja Moda de Fábrica, CircuitoOutlet e Feira Permanente deMalhas é possível encontrar pre-ços bem mais acessíveis para bi-juterias, calçados e acessórios.

A gastronomia da cidade tam-bém é um dos atrativos e ofereceopções para todos os gostos. Lásão produzidos queijos, vinhos,cervejas, cachaças e doces quefazem sucesso Brasil afora. Noinverno, o destaque fica para oscaldos e fondues. Hospedagem

Socorro tem acomodaçõespara todos os tipos de turista, quevão do conforto de um hotel-fa-zenda até dormir em campings.Para os que querem viver momen-tos românticos, é possível dor-mir em chalés e aproveitar a larei-ra. Além de oferecer acomoda-ções, os estabelecimentos tam-bém têm atividades o tempo todo,como festas caipiras, recreaçãocom monitores, cavalgadas epasseios de quadriciclo.

Page 7: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

SOCIALSexta-feira, 21 de Julho de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 7

O Rotary Osasco realizou nosábado, 08/07, uma solenidadefestiva de transmissão de car-gos e posse do Conselho Dire-tor da entidade para o próximobiênio 2017/2018. Na ocasião,José Antônio Tavares dos Reis,foi empossado como presiden-te no lugar de Abelardo BastaziniMoreno (2016/2017). O novopresidente recebeu o sino e omartelo e será responsável pelaadministração como lema: ORotary faz a diferença.

A cerimônia para a transmis-são foi realizada no belíssimo esofisticado Buffet Platinum, naCampesina, onde comparece-ram diversos integrantes da so-ciedade Osasquense, entre eles,destacam-se: diretor do RotaryInternacional ano rotário 2011/2013 e companheiro de RotaryClube de Osasco, José AntonioFigueiredo Antiório; o prefeitode Osasco, Rogério Lins; a pri-meira-dama de Osasco, AlineLins; o governador do Distrito4610 ano rotário 2017/2018 ecompanheiro do Rotary deBarueri Alphaville FranciscoSouza Ferreira Filho; o presi-dente da Câmara de Osasco,vereador Elissandro Lindoso; apresidente da Associação dasfamílias de rotarianos deOsasco gestão 2016/2017,Welenice Moreno; o governa-dor do Distrito 4610 ano rotário2016/2017 e companheiro doRotary Clube de São Paulo

Rotary Osascoempossa novopresidente

América Latina, Osmar Azeve-do; a vice-prefeita de Osasco,Ana Maria Rossi; o ex-prefeitode Osasco, Francisco Rossi;entre outras autoridades.

Durante a posse, o novo pre-sidente destacou que conheceuo Rotary transformando vidasem suas inserções e brilhandopor todos os cantos que atuou.“Em um mundo cada vez maiscomplexo, globalizado e reple-to de conflitos, o Rotary satis-faz uma das necessidades maisbásicas do seres humanos, queé o companheirismo. Estamosenvolvidos em todos os ramosprofissionais, ajudando e for-talecendo as relações humanas.Aprendemos a motivar, influ-enciar e, principalmente, acompartilhar. O motivo de es-tarmos aqui é o objetivo de aju-dar nosso semelhante. Sabemosque o nosso trabalho transfor-mar a vida de pessoas, indepen-dentemente,das motivações, asatisfação que encontramos emvocês é que nos faz ficar e con-tribuir para que o Rotary faça adiferença”, disse.

O Rotary é uma organizaçãointernacional de profissionais epessoas de negócios, líderesem suas áreas de atuação, queprestam serviços humanitários,fomentam elevado padrão deética em todas as profissões eajudam a estabelecer a paz e aboa vontade no mundo.

Cerca de 1,2 milhão de rota-

rianos pertence a mais de 31mil Rotary Clubes em 166 na-ções. Rotary é uma entidadehumanitária apolítica e sem vín-

culos religiosos, fundada em1905. Em Osasco, o Rotaryexiste há mais de 58 anos. Aorganização auxiliou a instala-

ção da empresa ABB, a forma-ção da JUCO (Juventude Cívi-ca de Osasco) e ACM (Asso-ciação Cristã de Moços), a

construção da igreja Matriz deSanto Antônio e diversos ou-tros dispositivos importantespara a cidade.

Elisabete Pedroso Reis (Presidente da AFRO), José Antonio Reis e Giseli Esteves

Silvana Reis, José Antonio Reis, Giseli Esteves e Gregório Reis (Pais do Presidente)

Luciano Camandoni, José Carlos Pedroso, Prof. José Antonio Antiório, Prefeito Rogério Lins, José Antonio Reis e Helvis Pedroso

Vista Geral dos Convidados

Guilherme Antiório, Fernando Antiório, José Antonio Reis, José Carlos Pedroso e Nicolau AzevedoPrefeito Rogério Lins, José Antonio Reis, José Antonio Antiório e Dr. Lindoso

Governador do Rotary Francisco Ferreira, Juliana França, Alexandre França e José Antonio Reis

Presidente do Rotary Osasco,

José Antonio Reis

Giseli Esteves, José Antonio Reis, Ana Maria Rossi e Francisco Rossi

José Antonio Reis, Giseli Esteves, Guilherme Antiório, Jô Antiório, Fernando Antiório, Fernanda Antiório, Rosangela

Antiório e Daiane Antiório

Page 8: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 8 SOCIAIS

Por Ovadia Saadia

CLIQUESda semana

Até 19 de novembro,acontece em Osasco, o Cir-cuito Cultural. Serão 6 me-ses de espetáculos teatraisinfantis gratuitos que ocor-rerão aos domingos, às16h, no Teatro Municipalde Osasco. Com o patrocí-nio da Belgo Beakaert Ara-mes e apoio da SecretariaMunicipal de Cultura, o cir-cuito é viabilizado por meioda Lei Estadual de Incenti-vo à Cultura de São Paulo(PROAC-ICMS).

Esta é a 4ª edição do pro-jeto que já beneficiou 12 milespectadores. O CircuitoCultural visa, além de pro-mover o intercâmbio degrupos entre Osasco e asdemais cidades, disseminara arte e formar um públicopara teatro. Levar os espe-

Chega a OsascoChega a OsascoChega a OsascoChega a OsascoChega a Osascoa 4ª edição doa 4ª edição doa 4ª edição doa 4ª edição doa 4ª edição doCircuito CulturalCircuito CulturalCircuito CulturalCircuito CulturalCircuito Cultural

táculos ao Teatro de forma gra-tuita é uma maneira de demo-cratizar a cultura favorecendoo acesso a todas as classes so-ciais, vivenciando a arte den-tro de um teatro. Companhiasrenomadas compõem a progra-mação do Circuito, apresentan-do espetáculos aclamados epremiados na cena teatral in-fantil. Cia Le Plat du Jour,Viradalata, Cia O que de que,Pia Fraus, Cia Pic Nic e CiaTruks, entre outras farão partedo projeto, encantando e dis-seminando a arte teatral paracrianças e adultos de Osasco.

No dia 23 de julho, domingo,às 16h, a Cia Sabre de Luz Te-atro apresenta o espetáculo“Cinco Semanas em um Balão”que conta a história de Dr.Fergusson, um cientista aven-tureiro, seu amigo Dr. Kennedyum corajoso explorador e seufiel criado Joe, que partem emuma aventura pela África embusca de três tesouros perdi-dos, a bordo de um balão. A tra-vessia dura cinco semanas.Durante o percurso eles apren-dem que nem todo tesouro domundo é mais valioso do queuma grande aventura!

Após um longo período,Osasco deve retomar a tradi-cional Festa do Peão. O anún-cio foi realizado, nesta terça-feira, 18/07, no Centro deEventos Pedro Bortolosso. Afesta deve acontecer entre osdias 13 e 22 de outubro, e tra-zer para cidade grandes no-mes da música sertaneja e ele-trônica. A dupla Jorge eMateus é quem abre a pro-gramação na sexta-feira, 13.No sábado, os shows ficampor conta de Israel Novaese da dupla Simone e Simaria.Henrique e Juliano fechama agenda da semana no do-

O TEATRO MUNICIPAL GLÓRIA GIGLIO fica na avenida dos

Autonomistas, 1.533, na Vila Campesina. Mais informações sobre a

programação ou retirada dos ingressos que devem ser feita com 30 minutos

de antecedência, pelos telefones: 3685-9596 / 3682-3916 ou através do

site: www.fb.com/circuitoculturalosasco

Osasco volta aOsasco volta aOsasco volta aOsasco volta aOsasco volta arrrrreeeeeaaaaalililililizzzzzararararar FES FES FES FES FESTTTTTAAAAADO PEÃDO PEÃDO PEÃDO PEÃDO PEÃOOOOO

mingo, 15. Já para a segundasemana de festa, o cantorWesley Safadão se apresentana quinta-feira, 19. No dia 20,quem canta para o público é adupla Matheus e Kauan. Paraquem curte música eletrônica,o DJ Alok comanda sua pickupno sábado, 21. Quem encerra

a Festa do Peão de Osasco é adupla Edson e Hudson, no do-mingo, com entrada franca.Ainda não há informações so-bre valores e início da vendados ingressos para os shows.O evento vai acontecer na Ave-nida dos Eucaliptos, s/n, na Ci-dade das Flores.

CAROL LEVY é um verdadeiro fenômeno de popularidade no Nordeste. Com seu trabalhodedicado ao público infantil, que inclui canções e historinhas interpretadas com carisma edesenvoltura, cativou um público fiel, lançou dois DVDs e um CD e encerra neste domingo, 23/07, às 16 horas, mais uma temporada na Caixa Cultural, com entrada gratuita. “CantaBicho”, oespetáculo que Carol mostrará ao público paulistano, é a realização de um antigo desejo. Oshow é uma verdadeira festa audiovisual que terá uma hora de duração, com direito a banda aovivo, bailarinos e efeitos cênicos repletos de cores e criatividade, com Carol comandando tudo.Do tipo do espetáculo que encanta crianças de todas as faixas etárias, e sempre com direito amuita interação com as crianças. O espaço CAIXA Cultural São Paulo, fica na Praça da Sé, 111,no Centro. Mais informações no telefone: 3321-4400.

A FAMÍLIAVARNOVITZKY recente-mente ganhou 2 novos mem-bros na família: Simba (GoldenRetriever) e Zeca (West Ter-rier). Com isso, passaram a serconsumidores do mercado pet,o que os levou a notar uma ca-rência no mercado deroupinhas de alta qualidade aum preço justo. Foi assim quesurgiu a Petzfit, marca quebusca introduzir um novo con-ceito de moda animal. Focamosem produtos com design dife-renciado, alinhados com as ten-dências de moda e tambémcoleções Mãe & Pet. “Vamosalém da estética. Nosso produ-tos são desenvolvidos com

foco na saúde e bem estar dospets: trabalhamos com tecidosde qualidade, incluindo linhas deprodutos com proteção UV. As

modelagens também são de-senvolvidas com o objetivo detrazer o máximo conforto aosnossos melhores amigos”.

INSTITUTO PROJETONEYMAR JR. promoveu umglamoroso, movimentado e dis-putado leilão beneficente, comdireção geral de Vildomar Ba-tista, no luxuoso Hotel Unique,localizado no bairro do JardimPaulista, em São Paulo, para ar-recadar fundos para a institui-ção. O evento de gala, contoucom a presença ilustre do joga-dor Neymar e sua família, alémde artistas, atletas, empresári-os e autoridades. O apresenta-dor Luciano Huck e a cantoraClaudia Leitte foram os apre-sentadores da noite, que tam-bém teve show da bela loiracantando seus sucessos epocket-show de abertura dohumorista Tom Cavalcante.Como padrinhos, a atriz PaollaOliveira, o apresentador e em-presário Roberto Justus, o apre-sentador Rodrigo Faro, a apre-sentadora Sabrina Sato e o con-sultor de moda e apresentadorGustavo Sarti. Entre outros no-

mes confirmados, estão AdrianeGalisteu (com o marido Alexan-dre Iódice),a top e apresentado-ra Fernanda Motta, o cantor ser-tanejo Leonardo (com seu filho,também cantor Zé Felipe), a MissBrasil 2007 Natália Guimarães, ocantor Thiaguinho, além dos jo-

gadores Paulo Henrique Gan-so, Gabriel de Jesus e DanielAlves, entre outros.Entre os itens do leilão estãoduas passagens para Barcelo-na com ingresso para um jogodo time espanhol no CampNou, com direito a um encon-tro com Neymar Jr., após a par-tida – item doado pelo próprioatleta. Além das experiênciasexclusivas aos 640 convidados,houve leilão virtual de produ-tos, como o tênis da linha doNeymar Jr. e Michael Jordan,autografado pelo ícone do bas-quete e pelo craque do futebolbrasileiro. Toda a renda do lei-lão será revertida ao projeto so-cial, idealizado por Neymar Jr. esua família. O Instituto atende2.400 crianças e adolescentesde 7 a 17 anos, com alcance de10 mil pessoas em seu comple-xo educacional e esportivo, lo-calizado no Jardim Glória, nacidade de Praia Grande, em umaárea de 8.400 metros quadrados.

ANIVERSÁRIOS

No domingo, 23,José GuilhermeEscórcio Antiório(carinhosamenteGuiga) faráaniversário ereceberá muitocarinho e mimosdos irmãos, dospais, dos avóse de centenasde amigos.Felicidades!!!

Ana Maria Rossi, vice prefeita deOsasco e esposa do ex-deputado fe-deral e ex-prefeito de Osasco, Fran-cisco Rossi, troca de idade dia 25,quando receberá abraços e muito cari-nho de muitos que a amam. Na foto aaniversariante com o esposo Francis-co Rossi.

Page 9: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

JORNAL A RUA

PÁGINA 9

www.facebook.com/jornalaruaregional

As camisinhas masculinasdistribuídas gratuitamente peloMinistério da Saúde terão novaembalagem até o final desteano. Nesta segunda-feira (17),a Pasta, em parceria com aOrganização das Nações Uni-das para a Educação, a Ciênciae a Cultura (UNESCO) lançouum concurso público direcio-nado aos estudantes de designgráfico, desenho industrial, ar-quitetura e publicidade. O ob-jetivo é escolher uma nova iden-tidade visual para os preserva-tivos. As inscrições deverão serfeitas pelo site http://emba-lagemcamisinha.aids.gov.br até11 de setembro.

O resultado e a premiaçãoestão previstas para acontecerdurante o 11º Congresso Brasi-leiro de HIV/Aids e o 4º Con-gresso Brasileiro de HepatitesVirais, entre os dias 26 e 29 de

Um novo medicamento paratratamento de diabetes tipo 2 foiaprovado, nesta segunda-feira(17), pela Anvisa. O remédio,chamado Soliqua, é uma cane-ta aplicadora contendo insulinae a lixisenatida, droga que esti-mula a secreção insulina –hormônio que “sequestra” aglicose da corrente sanguíneae promove sua entrada nas cé-lulas, dessa forma, controlan-do a glicemia. O novo trata-

A insônia é um problema queatinge pelo menos 40% da po-pulação brasileira, segundo da-dos da Organização Mundial daSaúde (OMS). Distúrbio carac-terizado pela dificuldade em ini-ciar o sono e, também, demantê-lo, a privação de ao me-nos 8 horas de descanso pro-fundo traz fadiga, cansaço, an-siedade, falta de concentração,adversidades metabólicas, en-tre outros problemas. Com oobjetivo de conscientizar a po-pulação sobre a importância dotema e abordar mudançascomportamentais capazes demelhorar a qualidade do sono, afarmacêutica Medley inaugurouem São Paulo o primeiro Hoteldo Sono do mundo, criado paraensinar a população a dormirmelhor. Localizado em um ca-sarão dos anos 20, no bairro daVila Mariana, o espaço oferece-rá aos visitantes aulas de relaxa-mento (ioga e respiração), culi-nária funcional, meditação, pa-lestras sobre como melhorar ashoras de sono, entre outros.

Quem passar por lá conhe-cerá como deveria ser o quartoideal de dormir – cores neutras,roupa de cama macia, baixa luze sem interferência de tevês,tablets ou celulares –, irávisualizar quais alimentos (aexemplo da cereja, hortaliças eovos) contribuem de fato parauma noite de sono tranquila,além de aprender dicascomportamentais com o obje-

Novo tratamentopara diabetes tipo 2 éaprovado pela Anvisa

mento é indicado para melho-rar o controle glicêmico emadultos que não respondembem aos medicamentos atu-almente disponíveis no mer-cado. Segundo a SociedadeBrasileira de Diabetes, cercade 90% das pessoas com adoença têm o tipo 2. De acor-do com dados do Ministérioda Saúde, 8,9% da populaçãobrasileira tem diabetes, umproblema crescente no país.

PRIMEIRO “HOTEL DO SONO” DOMUNDO É INAUGURADO NO BRASIL

tivo de vivenciar um sono pro-fundo, para serem aplicadas nodia a dia. Vale ressaltar que todaa ideia e conteúdos disponíveis nolocal foram desenvolvidos comaval de médicos especialistas em

ESPECIALISTA EM TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA(TCC), DÃO ALGUMAS DICAS PARA DORMIR MELHOR:

– Mantenha horário regular para acordar e dormir – o hábito melhora o ritmo

circadiano ou biológico do organismo

– Adquira o hábito de anotar em um papel preocupações e pendências do dia

seguinte – não as leve para a cama

– TV´s, celulares e gadgets, em geral, devem estar fora do quarto

– Só vá para a cama quando realmente tiver sono;

– Não fique mais tempo na cama do que realmente necessite

sono, além de princípios aplica-dos na Terapia ComportamentalCognitiva (TCC). As vagas po-dem ser reservadas no portalhttp://www.hoteldosono.com.br,de forma gratuita.

Saúde lançaconcurso paramudar visualde preservativosmasculinosO edital convoca universitários de

design gráfico, desenho industrial,

arquitetura e publicidade de todo o

país a criarem nova embalagem para

as camisinhas distribuídas pelo SUS

setembro, em Curitiba, Paraná.O vencedor terá como prêmioum pacote de viagem de trêsdias com um acompanhantepara um dos sítios do patri-mônio Histórico Cultural daUNESCO no Brasil.

“Com esse concurso, preten-demos criar uma identidademais moderna e atrativa para opúblico, a fim de renovar a ima-gem da camisinha masculinadistribuída no Sistema Único deSaúde. A última vez que a em-balagem foi modificada fazmais de dez anos”, afirmouAdele Benzaken, diretora doDepartamento de Vigilância,Prevenção e Controle das In-

fecções Sexualmente Transmi-ssíveis, do HIV e Aids, do Mi-nistério da Saúde. Incentivar ouso de preservativos, principal-mente entre os jovens, tem sidofoco de campanhas de preven-ção, como a lançada no Carna-val deste ano. Dados do ministé-rio apontam que essa é a faixaetária que menos usa camisinha.Pesquisa de Conhecimento, Ati-tudes e Práticas indica queda nouso regular do preservativo en-tre os que têm de 15 a 24 anos,tanto com parceiros eventuais –de 58,4% em 2004 para 56,6%,em 2013 – como com parceirosfixos – queda de 38,8% em 2004para 34,2% em 2013.

BOLETIMDe acordo com o último

boletim epidemiológico doMinistério da Saúde, atual-mente a epidemia no Brasilestá estabilizada, com taxade detecção em torno de 19,1casos a cada 100 mil habi-tantes, com cerca de 41,1mil casos novos ao ano. Olevantamento mais recentemostra que a epidemia deAids tem se concentrado,principalmente, entre popu-lações vulneráveis e nos maisjovens. Destaca-se o aumen-to em jovens de 15 a 24 anos,sendo que entre 2006 e 2015a taxa entre aqueles com 15e 19 anos mais que triplicou,passando de 2,4 para 6,9casos a cada 100 mil habi-tantes. Entre os jovens de 20a 24 anos, a taxa dobrou,passando de 15,9 para 33,1casos a cada 100 mil habi-tantes.

Page 10: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 10

Há meio século, os pacientescom diagnóstico de câncereram tratados com as poucasarmas disponíveis: cirurgia, ra-dioterapia ou quimioterapia.Geralmente, a decisão sobre ostratamentos propostos eramtomadas pelo médico e esta-vam focados no melhor resul-tado esperado em termos dechance de sobrevida, indepen-dentemente de qualquer outraconsequência.

As autoridades médicas erampoderosas por terem o conhe-cimento de uma literatura ina-cessível a outros médicos e im-possível de ser acessada oucompreendida por pacientes.Eles utilizavam ainda o argu-mento da experiência pessoalpara justificar as decisões. Opaciente e a família, na maioriados casos, aceitava esta auto-ridade sem questionar. Não ha-via como questionar.

Mas, na verdade, pouco seconhecia sobre a biologia dadoença, pouco se podia ofere-cer para a maioria dos pacien-tes. Apenas um em cada trêscasos de câncer eram curados.Era um tempo em que se usavada experiência de cada um oude cada instituição e da cegaconfiança e esperança dos pa-cientes.

Os progressosno tratamentoNos anos 1960 até 1990 re-

gistraram-se inúmeros pro-gressos com novas técnicascirúrgicas, com destaque paraas cirurgias oncológicasregradas baseadas em conhe-cimento da disseminaçãotumoral. Os cirurgiões dessaépoca avançaram muito nas re-construções, possibilitandouma sobrevida com menormorbidade. Também na radio-terapia houve ganhos com no-vos equipamentos, mais preci-sos e capazes de tratar melhor,produzindo menos sequelas. Naquimioterapia algumas drogas

Os grandes progressosno tratamento do câncerAlém das terapias, também houve mudança na postura médica no tratamento do câncer.Agora, a estratégia é definida por uma equipe multidisciplinar

novas surgiram e elas foramcombinadas trazendo maior efi-cácia aos tratamentos.

Comparação entretratamentosO maior salto, no entanto, foi

o fato de que os resultados dediferentes tratamentos passa-ram a ser comparados e ques-tionados. Velhos dogmas foramquebrados. Agora, as decisõesterapêuticas passaram a termais base científica e os médi-cos a discutir casos entre es-pecialidades. Mas ainda haviamuita rivalidade. Nessa épocaocorreram melhoras significa-tivas dos resultados, um emcada dois pacientes eram cu-rados. No entanto, por vezes,a ciência era atropelada pelaarrogância. Foi a época do iní-cio da colaboração entre espe-cialidades para maximizar osefeitos terapêuticos e minimi-zar as sequelas do tratamento.

Progressos extraordináriosA partir dos anos 1990 os

progressos foram extraordiná-rios. Cirurgiões tornaram-secada vez mais especializados epassaram a usar novos instru-mentos como a endoscopia, acirurgia videoassistida e, maisrecentemente, a robótica. Re-finaram-se as técnicas de re-construção. A radioterapia pro-grediu de forma exponencial.Agora, radioterapeutas não po-deriam mais continuar a sergeneralistas.

Eles também se dividiram emsubespecialidades. A oncologiaclínica mudou drasticamentepelo aparecimento de novas dro-gas, novas combinações e, maisrecentemente, com as drogas-alvo e imunomoduladoras.

Ninguém mais consegue en-tender tudo. Houve uma pulve-rização em subáreas dentro daespecialidade. Agora não hácomo exercer a oncologia semespecialização fina, sem coope-ração entre especialistas.

Maior precisãoPacientes oncológicos atuais

recebem o benefício de diag-nóstico e estadiamento maisprecisos, terapêuticas mais ba-seadas na história natural dadoença e em resultados de es-tudos criteriosos. Não há maiscampo para o médico individu-al decidir o tratamento. Sãoequipes multiprofissionais, lide-radas por um ou outro de seusparticipantes que coordena otratamento.

No entanto, por vezes, mes-mo com todo o conhecimentoacumulado existem divergênci-as quanto a determinadas con-dutas. Uma segunda opinião, deequipes mais especializadas eexperientes pode ser necessá-ria. Aqui sempre fica um dile-ma. O paciente e a família, an-siosos pelo melhor, podem bus-car ajuda de quem prometa re-sultados mágicos, aqueles quesão mais agradáveis de seremouvidos. No entanto, o preçoda cura pode ser um períododifícil e doloroso. Os atalhospodem custar a vida.

Hoje curamos dois de cadatrês pacientes. Eles participamda decisão porque agora têmacesso irrestrito a informaçõese elas são, de modo geral, com-preensíveis. Eles têm oportu-nidade de questionar suas equi-pes médicas. E as equipes es-tão cada vez mais preparadaspara discutir opções, rever ru-mos, adotar novas alternativas.O tratamento não é maisdogmático. Surgem novidadescom muita frequência. Os mé-dicos precisam ter a agilidade– mas também a necessáriaparcimônia – em adotar novosprocedimentos.

Estamos agora mergulhadosem um mar de informações.Como lidar com isso tudo?

Em primeiro lugar, se as equi-pes médicas não tirarem bene-fício dos progressos científi-cos, elas não estarão oferecen-do a seus pacientes tudo aquilo

que pode ser usado, diminuin-do suas chances de cura. Empouco tempo, estas equipescairão em descrédito e sofre-rão pesadas críticas pelo ana-cronismo das decisões toma-das. Para utilizar as melhoresevidências científicas, não bastaler os últimos artigos. É neces-sário saber medir a qualidadeda informação. É preciso lercom espírito crítico, mas coma mente aberta para absorvernovos conceitos. Em segundolugar, existem classificações queauxiliam na tomada de decisõesde acordo o “nível de evidên-cia”. De um modo geral, meta-análises (um compilado de es-tudos randomizados), estudoscontrolados com casos e con-troles submetidos a diferentestratamentos (os chamados es-tudos randomizados) são con-siderados os mais poderosos.

No entanto, não existem taisestudos para responderem a to-das as perguntas do dia-a-dia dosmédicos e de seus pacientes.Por exemplo: podem existir in-formações de que determinadotratamento é melhor que outroem vários estudos. Nesse caso,pouco questionamento existesobre a validade de indicar o tra-tamento identificado como maiseficiente. Por outro lado, elepode não ter sido testado empacientes idosos, excluídos dosestudos originais. Como o mé-dico poderá tratar pacientes re-ais desta faixa etária? Podeextrapolar os resultados daque-les estudos e aplicar nesse gru-po específico de pacientes?Certamente, não existindo amelhor evidência científica, aequipe médica deverá adotarcondutas baseadas em outrasfontes e até mesmo na experi-ência para tomar decisões des-

sa complexidade. Em terceirolugar as evidências têm sidoutilizadas para construção dediretrizes (guidelines) de diag-nóstico e tratamento. São fer-ramentas úteis que facilitam asatividades médicas no dia-a-dia.Elas oferecem um guia para aprática, mas não podem ser to-madas como inquestionáveis ouimutáveis. Elas ajudam a me-lhorar a assistência à popula-ção, mais pelas contrain-dicações a tratamentos nãocomprovados do que pela indi-cação precisa. Elas não substi-tuem o juízo clínico apurado naresponsabilidade pela tomada dedecisões complexas em paci-entes individuais. Em quarto lu-gar, outro contexto a ser lem-brado é aquele relacionado adisponibilidade dos meios. Empaíses como o Brasil, as reali-dades locais podem ser muitodistintas. Por exemplo, o me-lhor meio para diagnóstico demetástase de determinado tu-mor pode ser um PET-CT. Maso equipamento mais próximopode estar a milhares de quilô-metros. Ou o melhor tratamen-to exige um equipamento comoa Próton terapia, indisponível nopaís. As equipes médicas terãoque julgar se estas tecnologiastrariam um benefício tãomarcante para pacientes espe-cíficos que justificariam umacustosa transferência para ou-tros locais. Na maioria dos ca-sos, o impacto é limitado e omelhor a fazer é utilizar o me-lhor recurso local disponívelpara benefício dos pacientes.

Conhecimento foi ogrande diferencialLamento dizer, mas a medi-

cina baseada em evidência nãoé atual. Sempre se utilizou a

melhor evidência disponível paraa tomada de decisões. O quemudou é o volume de conheci-mento que norteia a prática. Istofez com que o fato de ser, outro-ra, uma prática individual domédico (que podia até sabermuito, mas não tudo, o que seconhecia sobre um dado assun-to), para uma prática atual deequipes médicas especializadas(onde cada um sabe muito, masnão tudo, o que se conhece so-bre cada fragmento do assunto).O entendimento da complexa li-teratura atual requer a participa-ção de muitos especialistas e umareflexão profunda e orquestradaquanto a hierarquização das evi-dências para que haja umaparcimoniosa aplicação práticado conhecimento. Ao tratar deum paciente individual, ondequalquer equívoco para menosou para mais no diagnóstico ouno tratamento pode custar avida, todos os dados precisamser considerados, revistos econfirmados antes do início dajornada de um tratamentooncológico. Este é um exercí-cio de coordenação de trabalhoem equipes compostas por se-res humanos que tratam de ou-tros seres humanos buscandoo máximo benefício com omenor risco possível. As certe-zas e intransigências do passadoderam lugar a uma nova posturamédica, onde a observação cui-dadosa – e em tempo real – daevolução dos pacientes e a aber-tura para a consideração de crí-ticas construtivas permitem re-ver planos de tratamento, incor-porando condutas que possambeneficiar os pacientes. Umapostura de colaboração e humil-dade na prática médica eviden-cia todos os dias que há sempreo que aprender e melhorar.

Page 11: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

Page 12: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/07/21JR.pdf · A cidade de Jandira irá realizar, no próximo dia 25/07, a 11ª Conferên-cia Municipal de Assistência Social.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 12

Quer emagrecer? Comer maisno café da manhã e reduzir aquantidade de refeições ao lon-go do dia podem colaborar coma perda de peso. É o que mostraum novo estudo publicado noperiódico científico Journal ofNutrition. Pesquisadores da Uni-versidade Loma Linda, nos Es-tados Unidos, e da RepúblicaTcheca analisaram dados demais de 50.000 pessoas sobreseus hábitos alimentares e quan-to pesavam durante um períodode sete anos. Eles descobriramque quatro fatores eram respon-sáveis pelas menores taxas deÍndice de Massa Corporal(IMC): comer uma ou duas re-feições por dia, ficar em jejumpor 18 horas, tomar café damanhã e fazer com que a pri-meira ou a última refeição do dia(horas antes de dormir) fossemas mais calóricas.

Muitos médicos recomendam

Açúcar ou adoçante? Se vocêprefere a segunda opção, tal-vez seja melhor repensar a suaescolha. De acordo com um re-latório, publicado recentemen-te no periódico científicoCanadian Medical AssociationJournal, os adoçantes artifici-ais compostos por sucralose,aspartame e glicosídeo deesteviol (Stevia), ao contráriodo que se pensa, não ajudamna perda de peso e, pior ainda,podem aumentar a probabilida-de de desenvolver diabetes,pressão alta, doenças cardíacase obesidade.

Para estudar os efeitos dassubstâncias adoçantes, pesqui-sadores da Universidade deManitoba, no Canadá, analisa-ram 37 estudos já realizados,que contaram com a participa-ção de mais de 400.000 pesso-as em um período de dez anos.Sete deles foram ensaios clíni-cos randomizados, um tipo deestudo considerado de referên-cia em pesquisas científicas,que acompanharam como pes-soas acima do peso reagiam adietas que utilizavam adoçantescomo alternativa ao açúcar. Aolongo de seis meses, algunsparticipantes emagreceram,

Adoçantes não ajudam na perda de peso e podem engordarSegundo as pesquisas, o uso frequente de adoçantes artificiais pode estar associado a um maior risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas

mas os outros não tiveram per-das significativas.

Os outros estudos foram ape-nas observacionais, mas mos-traram que as pessoas que con-sumiam adoçantes regularmen-te, bebendo uma ou mais bebi-

das açucaradas artificialmentepor dia, tinham riscos maioresde ter problemas de saúde porconta de ganho de peso, obesi-dade, diabetes, doenças cardí-acas, pressão alta e outras en-fermidades.

Efeito contrárioSubstituir o açúcar para per-

der peso não é a única solução.Adoçantes artificiais são aditi-vos alimentares sintéticos queimitam o sabor doce do açúcarcontendo menos ou zero calo-

rias. Muitos produtos que oscontêm são rotulados como“diet” ou “zero” e alegam se-rem benéficos na perda depeso, o que é contestado pelanova análise. Apesar dos resul-tados, os pesquisadores não

sabem dizer como e porquê osadoçantes artificiais poderia cau-sar esses efeitos negativos e res-saltam que outros fatores, comoo consumo de alimentos proces-sados, que geralmente têmadoçantes artificiais na composi-ção, podem ser responsáveis pe-los resultados.

Mas, uma possibilidade le-vantada por alguns cientistaspara explicar a associação en-tre adoçantes e problemas desaúde à forma como eles afe-tam a microbiota intestinal, oconjunto de bactérias que man-tém a saúde do intestino e ajudana absorção de nutrientes. Con-sumir alimentos e bebidas quecontenham essas substânciasadoçantes com frequência, segun-do outros estudos, pode estimu-lar o apetite e fazer com que aspessoas queiram comer cada vezmais. Além disso, por acredita-rem que estão reduzindo a quan-tidade calorias, as pessoas tendema extrapolar na alimentação.

CaloriasApesar da polêmica em rela-

ção à eficácia dos adoçantes, oConselho de Controle Calórico,organização americana que re-presenta a indústria de alimen-tos e bebidas de baixa caloria,diz que a maior parte das pes-quisas não confirmam as no-vas descobertas. Os adoçantessão uma ferramenta para aju-dar a fornecer sabor doce semcalorias. Além disso, durante aperda de peso é preciso consi-derar outros aspectos do estilode vida. “As estratégias indivi-dualizadas são críticas nesseprocesso e devem abordar nãosó preferências alimentares,mas também atividades físicase considerações médicas paraajudar cada pessoa a alcançarseus objetivos”, explica o estu-do. Ainda assim, para os pes-quisadores, o consumo deadoçantes precisa ser reduzido.

“O cuidado precisa ser ga-rantido até que os efeitos a lon-go prazo dos edulcorantes arti-ficiais sejam completamentecompreendidos. Dado o usogeneralizado e crescente dosadoçantes e a atual epidemia deobesidade e doenças relaciona-das, são necessárias mais pes-quisas para determinar os ris-cos e benefícios desses produ-tos.”, diz o relatório.

Quer emagrecer? Tomar um café da manhã farto pode ajudarque as pessoas façam um jantarleve algumas horas antes de irpara a cama. No entanto, o es-tudo mostrou que pular o jantare jejuar por até 18 horas duran-te a noite pode ser melhor paraquem deseja emagrecer. Alémdisso, fazer mais de três refei-ções por dia ou fazer lanchesentre as refeições regularmentepode aumentar o IMC.

A ideia de investir no café damanhã como a principal refei-ção do dia para prevenir o gan-ho de peso já é antiga. Em outroestudo, foi descoberto que émais provável que a pessoa sesinta satisfeita ao longo dia, co-mendo menos, quando ela con-some a maior parte das caloriasdiárias pela manhã. Segundo es-pecialistas, comer chocolate demanhã, quando nosso metabolis-mo está mais ativo, tambémpode ajudar a reduzir a vontadede comer doces no resto do dia.

É difícil manter uma alimenta-ção regrada o tempo todo, masfazer pequenas melhorias ao es-colher alimentos mais saudáveisde vez em quando pode aumen-tar significativamente as chancesde viver mais, segundo um estu-do americano. O estudo, publi-cado no “New England Journalof Medicine”, é o primeiro amostrar que melhorar a quali-dade da dieta ao longo de pelomenos 12 anos está associadoa menores taxas de mortalida-de por doenças cardiovas-culares e outras causas. Pes-quisadores da Universidade deHarvard rastrearam mudançasna dieta em uma população dequase 74 mil profissionais desaúde que registraram seus há-bitos alimentares a cada quatroanos.

Os pesquisadores usaram umsistema de pontuações de qua-lidade da dieta para avaliar o

Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem prolongar vida

quanto as dietas tinham melho-rado. Por exemplo, um aumen-to de 20% nas pontuações po-deria “ser alcançado trocandoapenas uma porção de carnevermelha ou processada poruma porção diária de nozes oulegumes”, segundo a pesquisa.

Ao longo do período de 12anos, aqueles que passaram acomer um pouco melhor do que

no começo - principalmente con-sumindo mais grãos integrais,frutas, vegetais e peixes gordu-rosos - tiveram um risco de 8%a 17% menor de morrer prema-turamente nos próximos 12 anos.Aqueles cujas dietas pioraram aolongo do tempo tiveram um au-mento de 6% a 12% no risco demorrer nos próximos 12 anos deacompanhamento.