JORNAL AFOLHA 356

8
ALVORADA, 23 A 29/08/2012 - ANO XVII - Nº 356 - R$ 1,00 A cidade de Venâncio Aires foi sede, no dia 17 de agosto, do Acendimento da Chama Cri- oula, na Praça Central. No sábado, dia 18, a Cha- ma foi levada para o Parque do Chimarrão onde aconteceu a distribuição da Chama para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o prefeito Carlos Brum, a pri- meira dama, Rejane Brum, o coordenador da Campeira de Alvorada, Antão Hidalgo e família. A coordenadora da Campeira Feminina, Mara Baldi, os patrões dos CTGs Bento Gonçal- ves e Campeiros do Sul, cavalarianos e seus fa- 16 anos Mais Uma Sinaleira Um importante ponto de circulação de pessoas e veículos do município foi alvo da atenção da Secretaria Municipal de Mo- bilidade e Segurança Urbana (SMSU) na última semana. Com isso, a esquina da Avenida Presidente Getúlio Vargas com a Rua Martin Lutero, recebeu nova pintura de sinalização viária e semáforo. As ações que atenderam a um antigo pedido da população vai trazer mais segu- rança e comodidade para pedestres e mo- toristas que utilizam o local nos seus des- locamentos. www.tv-alvorada-rs.com TV ALVORADA RS Acesse A Folha Online em Seucanalnainternet Divulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo Reportagens, Fotos, Gravações Cobertura de Festas, Religiosas, Eventos Politicos Divulgamos sua campanha Eleitoral Virtual Fones: 84806327 OU 95139691 E-mail: [email protected] www.tvalvorada.hd1.com.br Negada prisão e afastamento do Prefeito Carlos Brum Nesta Edição: PÁGINA 2 Propaganda política de carro de som desagrada comerciantes PÁGINA 2 Rádio Acácia transmite programa político dos candidatos de Alvorada PÁGINA 6 Prefeito e Comitiva Alvoradense Participam do Acendimento da Chama Crioula em Venâncio Aires miliares também fizeram parte da comitiva que tem como missão conduzir, a cavalo, a Chama até Al- vorada. Na ocasião o grupo participou de um chur- rasco, assado e servido a moda campeira, à som- bra das árvores do Parque do Chimarrão. A tarde a comitiva iniciou o caminho da vol- ta. O grupo retornará a Venâncio Aires, no dia 1º de setembro, para receber a Centelha da Chama e trazê-la para Alvorada, com chegada prevista para o dia 07 de setembro, quando se iniciam os festejos Farroupilha na Capital da Solidariedade. Churrasco campeiro serviu para a confraternização da comitiva da cidade que foi a Venâncio Aires

description

JORNAL AFOLHA EDIÇÃO 356

Transcript of JORNAL AFOLHA 356

Page 1: JORNAL AFOLHA 356

ALVORADA, 23 A 29/08/2012 - ANO XVII - Nº 356 - R$ 1,00

A cidade de Venâncio Aires foi sede, nodia 17 de agosto, do Acendimento da Chama Cri-oula, na Praça Central. No sábado, dia 18, a Cha-ma foi levada para o Parque do Chimarrão ondeaconteceu a distribuição da Chama para as 30Regiões Tradicionalistas do Estado.

Entre as autoridades que prestigiaram oevento estiveram o prefeito Carlos Brum, a pri-meira dama, Rejane Brum, o coordenador daCampeira de Alvorada, Antão Hidalgo e família.

A coordenadora da Campeira Feminina,Mara Baldi, os patrões dos CTGs Bento Gonçal-ves e Campeiros do Sul, cavalarianos e seus fa-

16 anos

Mais Uma SinaleiraUm importante ponto de circulação de

pessoas e veículos do município foi alvoda atenção da Secretaria Municipal de Mo-bilidade e Segurança Urbana (SMSU) naúltima semana. Com isso, a esquina daAvenida Presidente Getúlio Vargas com aRua Martin Lutero, recebeu nova pintura desinalização viária e semáforo.

As ações que atenderam a um antigopedido da população vai trazer mais segu-rança e comodidade para pedestres e mo-toristas que utilizam o local nos seus des-locamentos.

www.tv-alvorada-rs.com

TV ALVORADA RS

Acesse A Folha Online em

Seu canal na internetDivulgações em Geral, Filmagens, JornalismoReportagens, Fotos, Gravações Cobertura deFestas, Religiosas, Eventos PoliticosDivulgamos sua campanha Eleitoral VirtualFones: 84806327 OU 95139691E-mail:[email protected]

www.tvalvorada.hd1.com.br

Negada prisãoe afastamento do

Prefeito Carlos Brum

NestaEdição:

PÁGINA 2

Propaganda políticade carro de som

desagradacomerciantes

PÁGINA 2

Rádio Acácia transmiteprograma político dos

candidatos deAlvorada

PÁGINA 6

Prefeito e Comitiva AlvoradenseParticipam do Acendimento da

Chama Crioula em Venâncio Aires

miliares também fizeram parte da comitiva que temcomo missão conduzir, a cavalo, a Chama até Al-vorada.

Na ocasião o grupo participou de um chur-rasco, assado e servido a moda campeira, à som-bra das árvores do Parque do Chimarrão.

A tarde a comitiva iniciou o caminho da vol-ta. O grupo retornará a Venâncio Aires, no dia 1ºde setembro, para receber a Centelha da Chamae trazê-la para Alvorada, com chegada previstapara o dia 07 de setembro, quando se iniciam osfestejos Farroupilha na Capital da Solidariedade.

Churrasco campeiro serviu para a confraternização da comitiva da cidade que foi a Venâncio Aires

Page 2: JORNAL AFOLHA 356

2ALVORADA, 23 A 29/08/2012

GERAL

EXPEDIENTE

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - ! (51) 3483-5334 / Fax: 3442.0449 E-mail : afolha@gmail .com

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGO

Repr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoJOEL PORTO

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

Avenida Frederico Dihl, 584 !!!!!3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve !!!!!3443-5183

EspEtão CarnEsE MErCado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 46!3483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade deAlvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

JUSTIÇA

Olá queridos amigos! No Jornal ZeroHora do dia 20 de agosto do corrente ano(segunda feira) ao realizar a minha tradicio-nal leitura, achei no rodapé da página 15uma pequena citação a respeito da votaçãona comissão de finanças e tributação queseria realizada no dia 22 de agosto (quartafeira) para acabar com a mordomia do 14º e15º salários a parlamentares. Se aprovadaseguirá para CCJ e depois finalmente parao plenário. Particularmente creio que emnada resultará e que a pouca vergonha emão grande no erário continuará existindoe o que é pior brandamente repercutida.

E por falar em repercussão...

No jornal de maior circulação do estado essanotícia estava brandamente divulgada. Não erachamada de capa nem ocupava um espaço dedestaque na página. Longe de ter a pretensãode discutir a pauta do conceituado jornal, massim aproveitando o gancho da sua penetraçãoe traçando um paralelo com as notícias quesão divulgadas e assimiladas pela sociedade,tenho o triste sentimento que notícias comoestas sequer ganham destaque principalmen-te pelo elevado grau de alienação coletiva quenos encontramos.

Notícias de maracutaias respaldadas pordispositivos legais, já não chamam a atençãode ninguém, até por que os mesmos picaretasque voam em direção ao erário com a mesmavoracidade de piranhas atacando um alimentoem potencial nos rios são ciclicamente recon-duzidos aos seus cargos onde pouco fazem emuito lucram para não utilizar outro adjetivo.

Na sociedade o embate Carminha VersusNina e os clássicos regionais da ultima rodadado primeiro turno do campeonato brasileiro defutebol são mais importantes e povoam as dis-cussões e certamente por isso essas figurasnefastas gastam tanto se candidatando na ten-tativa de perpetuarem-se nas tetas do dinheiropúblico.

É evidente que alguns candidatos tem con-duta ilibada e um real desejo de trabalharemem prol da sociedade e consequentementemudar o status quo vigente, o meu receio éque na tentativa de reuni-los não consigamoslotar três kombis. Mas é duro saber que perso-nagens fictícios de telenovelas já foram capasde revistas, que não são de fofocas, e que as-suntos como esses recebam pequena reper-cussão.

Acho que as inúmeras pizzas servidas aolongo dos julgamentos de escândalos nacio-nais no que tange ao patrimônio público contri-buam para que essa pouca vergonha não sejade interesse coletivo ou o que é pior ouvir dealgumas pessoas que gostariam de estar numaboquinha dessas. 15º salários para uma turmaque na sua maioria é inqualificável é dose paramamute, mas certamente esse projeto nemchegará ao plenário, pois se chegar essas ca-ras recheadas de cupins não ficarão sequerconstrangidos em vetá-lo e quando assim o fi-zerem certamente não terão uma repercussãoà altura.

O desembargador Gaspar Marques Batista, da4ª Câmara Criminal do Tribunal do TJRS, negou opedido feito pelo Ministério Público (MP) de prisãopreventiva e afastamento do prefeito Carlos Brum,e de outros 17 denunciados na Operação Cartola.

O magistrado entendeu ser prematuro, com basenos elementos até o momento apurados, pensar emprivar da liberdade qualquer dos denunciados, ouafastar o prefeito.

Além de Brum, também são investigados no pro-cesso os prefeitos de Canela e de Parobé. Todosforam denunciados como tendo suposta ligação comesquema de subcontratações e compras superfatu-radas com uma empresa de marketing e propagan-da.

Os denunciados vão ser notificados, tendo umprazo de tolerância de 15 dias para resposta escri-ta, para que, depois, seja julgado o recebimento ounão da denúncia do Ministério Publico/MP, encami-nhada ao TJ em 6 de julho.

CARLOS BRUM NÃO VAI SER PRESO ENEM AFASTADO DO GOVERNO

PROPAGANDA POLÍTICA COM CARRO DE SOMPERTUBA COMERCIANTES E POPULAÇÃO

Não é a partir desta eleição municipal queos carros de som que fazem propaganda polí-tica dos candidatos vem incomodando, irritan-do e perturbando incessantemente os comer-ciantes da nossa principal avenida e tambémos dos bairros, além é claro da população. Nin-guém aguenta mais tanto barulheira e pertur-bação auditiva e da ordem pública com os trans-tornos causados por este tipo de propaganda.

A irritação é tanta que desta vez um grupode comerciantes fez um abaixo-assinado pedin-do a suspenção dos carros de som durante ohorário comercial e já protocolou na 074º Elei-toral. Para debater esta questão de interessepúblico envolvendo o emprego de aparelhagemde som para fins de propaganda política.

O Exmo. Sr. Juiz Eleitoral da 74°ZE Dr. Ro-berto Coutinho Borba, convocou uma reunião

com partidos, coligações e candidatos interes-sados no dia 29 de agosto às 10h no salão dojúri da comarca de Alvorada.

Page 3: JORNAL AFOLHA 356

ALVORADA, 23 A 29/08/20123PANORAMA

Pingou e Respingou...Até quando o povo brasileiro ficará de braços cruzados e sem

fazer nada, enquanto políticos corruptos se perpetuam no po-der, roubando dinheiro da nossa população mais carente. Nos-sas crianças com fome, nossos idosos abandonados, nossossalários baixos, preços altos, estradas esburacadas, nosso sis-tema de saúde e educação um caos.

Nós que os elegemos e somente nós podemos cobrar queeles realmente trabalhem para a coletividade e não em prol dosseus interesses pessoais.

EDITORIAL

Não podemos desprezar o papel da política na vida dos indiví-duos, mas não podemos também deixar de entender o que se passano processo político hoje em vigor em nosso país onde a classepolítica promove todo o tipo de ação que vai desencadear no des-crédito, na decepção e na conformação da maioria de nosso povo.

A arte da política que se baseia em relações, negociações éticas econvívio com diferente ideologias vem sendo descaracteriza pelos gru-pos que comanda o Poder e tem sempre relação com o dilema da sobre-vivência proposto pelo sistema onde vale tudo para sobreviver. Dessemodo grandes lideranças que tinham discursos avançados e críticos hojese dobram e se conformam diante de cargos, colocações e privilégiosque o poder lhe oferece.

A população é sempre ávida em cobrar da classe política ética, respei-to e moral no fazer política, no entanto a prática demonstra que a popula-ção acaba sendo corresponsável pelo atual estado de coisas onde ve-mos que ainda predominam em nossas eleições a troca de favores, oclientelismo e o voto pelo voto.

Quem lembra o candidato em que votou nas últimas eleições? Quemacompanha a ação parlamentar do candidato que escolheu? Quem pro-cura se envolver nas lutas pelas demandas populares? Quem age nosentido da mudança? A prática tem demonstrado que hoje em dia a ide-ologia da dominação ainda é comum em nosso país e a corrupção é ummal generalizado em todos setores da vida.

A mudança na política só virá se também houver mudança no proces-so cultural de nossa população onde todo cidadão passe a acreditar epraticar a justiça, a democracia, a verdade e o interesse coletivo. O sen-tido da política só mudará se o nível de mentalidade popular alcançar umnível de mudança que pode começar nas Instituições Sociais, para geraruma ação plenificada de discussão da situação do povo e engajamentocoletivo em busca de novos rumos.

A política só muda se o povo mudar e os exemplos venham de quemtem o poder intelectual, político e econômico para gerar conscientizaçãoe ação verdadeira. A mudança da política sobrepõe a uma nova situaçãode sociedade que deve ser questionadora, engajada e educada em to-dos os sentidos.

POLÍTICA SÓ POLÍTICA SÓ POLÍTICA SÓ POLÍTICA SÓ POLÍTICA SÓ TEM SENTIDO QTEM SENTIDO QTEM SENTIDO QTEM SENTIDO QTEM SENTIDO QUUUUUANDO SE PRAANDO SE PRAANDO SE PRAANDO SE PRAANDO SE PRATICA COM BONS EXEMPLTICA COM BONS EXEMPLTICA COM BONS EXEMPLTICA COM BONS EXEMPLTICA COM BONS EXEMPLOSOSOSOSOS

CHARGE

PESQUISAS E ENQUETES POLITICAS...Toda vez que vemos os resultados das pesquisas eleitorais, seja como

membro de algum grupo político ou como eleitor, uma dúvida vem à nossamente: Será que devemos confiar nos dados apresentados nos levanta-mentos em relação aos candidatos a um cargo público? Há casos de pes-quisas para Prefeito em que, menos, de 1.000 pessoas são entrevistadasdentro de um universo eleitoral de mais de 140.000 pessoas (eleitores ap-tos). Além disso, sempre há reclamações dos partidos políticos e candida-tos que estão em má posição nas disputas eleitorais, segundo as pesqui-sas. As acusações são desde distorções na forma de coleta de dados atémá-fé na hora da divulgação.... ACREDITAR OU NÃO, VOCÊ ELEITOR DECIDE

Apesar destes argumentos contrários em relação à confiabilidade ecredibilidade das pesquisas eleitorais, indispensável em uma pesquisaeleitoral, boa metodologia de amostragem, boa coleta de dados e apuraçãorealizada de forma correta. Só não se deixe influenciar pelo resultado depesquisas eleitorais. Você não tem que votar em pesquisa, e nem quemesta melhor na pesquisa, mas sim votar no candidato de sua confiança.

Votar não é um jogo, onde você deve votar em quem vai ganhar, paranão perder o seu voto. Perder o voto é votar no candidato errado. E erradoé aquele candidato que já deu provas de que não merece mais a suaconfiança, por ter faltado com a ética, o respeito em seus atos como homempúblico.

Não podemos im-pedir que juízes ouseja lá quem for, porqualquer motivo nãopossa chorar, comoaconteceu com umjuiz por conta de umareportagem “Desabafono Cárcere" publicadano jornal ZERO HORAno dia 3 de agosto, so-bre o tratamento desu-mano dispensado aospresos do sistema pri-sional do estado.

Porem não pode-mos esquecer que ospresos estão encarce-rados, porque são cri-minosos, não respei-tam o ser humano. Ma-tam, estrupam, rou-bam, mutilam sem dó e

Por muito tempo,os agora detentores dopoder em nosso país,estavam na oposição ecriticavam vorazmente ogoverno que estava nasituação por não atenderas reivindicações dost r a b a l h a d o r e s , e mespecial os do setorpúblico federal. Erambrados de fora isso,fora aquilo, etecetera etal... Hoje de norte a suldo país, como nuncaantes visto acontece um verdadeiro Tsunami de Greves que se alastra econfronta o governo da nossa presidente. Várias categorias de funcionários públicos estão mobilizadas pormelhores salários ou a reposição dos mesmos. O resultado pode ser vistopor todo o país: protestos e mais protestos, que causam congestionamentosnas estradas e nas cidades, além de deixar muitos serviços públicos semfuncionar. Vale lembrar que, uma coisa é o direito de greve, outra é o abusode poder que afronta não só ao governo, mas principalmente ao contribuinteque acaba sempre pagando a conta deste confronto.

Se por um lado os funcionários públicos estão insatisfeitos, por outroa população também está. E este desgaste pode ser danoso se for levadopara as urnas pela população.

piedade e muitosnem presos vão.

O lamentável detudo isso é que não en-contramos nem umaautoridade que chore a

morte ou console fa-miliares de vitimasdestes facínoras que"coitadinhos", estão re-cebendo tratamentodesumano nas cadei-as.

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

Page 4: JORNAL AFOLHA 356

4ALVORADA, 23 A 29/08/2012

GERAL

ANÚNCIO DAGRÁFICA

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LEGALCARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O XPLANTÃO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Professor Serginhocumpre agenda eleitoral

No último dia 15, o candidato a prefeito Pro-fessor Serginho esteve em São Paulo para umencontro com o ex-presidente Lula.

O encontro, que contou com diversos can-didatos do PT às prefeituras do Brasil, tevecomo objetivo falar sobre a sintonia entre oGoverno Federal com os Governos Estaduaise os Municipais. Os petistas acreditam que essasintonia entre governos, possibilita o desenvol-vimento de pequenas e grandes cidades.

Durante a semana, Professor Serginho tam-bém participou de uma agenda com lideran-ças do bairro Jardim Aparecida e representan-tes da Igreja Católica, dentre os assuntos tra-tados, o projeto de expansão do SantuárioNossa Senhora Aparecida em um Centro Cul-tural e transformar a região em um potencialponto turístico.

Serginho também se reuniu com o Movimen-to Tradicionalista da cidade, onde os represen-tantes pedem a criação do Centro MunicipalTradicionalista. O candidato acredita que esseseria um espaço adequado para repassar acultura gaúcha aos cidadãos de Alvorada, emparceria com o Governo Municipal.

No sábado, dia 19, houve uma caminhadana Avenida Presidente Getúlio Vargas com osvereadores e representantes da Frente Popu-lar.

Senador Paulo Paim apoia candidatura

No dia 21 de agosto esteve em Alvorada osenador Paulo Paim em apoio à candidaturado Professor Serginho, o Senador fez cami-nhada pela Avenida Presidente Vargas, sendoque a agenda final foi em reunião na ABAIP,onde estiveram presentes para receber o Se-nador e o Professor Serginho, o Vice-Presiden-te da Federação dos Trabalhadores, Aposen-tados e Pensionistas do RS, Dr. Erlon Caetanode Souza e o Secretário Léo Authmeyer.

EDUCAÇÃO Escola Municipal Cléo dos Santossupera expectativas no IDEB

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Edu-cação Básica (Ideb) 2011, divulgados nesta terça-fei-ra (14), pelo Ministério da Educação (MEC), apontama Escola Cléo dos Santos, localizada no Bairro SãoPedro, entre as escolas da rede municipal de ensinocom melhor desempenho nas séries iniciais (4ª série/5º ano). Criado em 2007, o Ideb é o indicador nacionalque mede a qualidade da educação numa escala quevai de zero a dez. Foi a partir deste instrumento avali-ativo que o Ministério da Educação traçou metas dedesempenho bianuais para cada escola e cada redede ensino do país até 2022.

A divulgação do resultado foi comemorado pelosalunos, hoje no 6º ano, e pela Professora Eliete daSilva Barbosa. O índice atingido foi de 4.5, ficando 12%acima do esperado, cuja projeção era de 4.0 para2011, conforme gráfico. Em 2008, todos os 5.563municípios brasileiros aderiram ao compromisso. Oindicador já alcançará a meta para 2009. Se o ritmofor mantido, o Brasil chegará a uma média superior a6,0 em 2022. É o mesmo que dizer que teremos umaeducação compatível com países de primeiro mundo.

UBIRATAN MACHADO BANDEIRAJORNALISTA - REG. PROF. 11159

"[email protected]# 9173.7033

GOVERNO ENTREGA ESTRADASO Governo Federal entrega à iniciativa pri-

vada as estradas brasileiras para conservaçãoe melhorias, em contrapartida as empresáriasexplorariam os usuários, com pedágios em todoo Brasil. A pergunta é: pra onde vai o dinheiro doIPVA?

MENSALÃOUm dos maiores escândalos brasileiros cria-

do no governo "Lula" envolvendo na lista componen-tes do governo de 1º e 2º escalão, segundo a im-prensa na época o ministro da Casa Civil José Dire-ceu e quase toda a diretoria petista.

JULGAMENTONos dias atuais estão sendo julgados pela

mais alta cúpula da justiça brasileira os componen-tes da quadrilha do mensalão, entre os suspeitosalém dos políticos petistas estão políticos de outrospartidos, que vendiam seus apoios por dinheiro ecargos públicos, envolvendo vários partidos políticos.

EMPRESÁRIOS E POLÍTICOSPorque só os políticos são comentados pela

imprensa, por suas falcatruas geralmente corrup-

ção, enquanto sabemos de muitos empresáriosenvolvidos em tráficos de droga: políticos tráficosde influência, empresário roubos de carros "car-ga" sonegação de impostos e maercadorias desegunda linha.

GOVERNO FEDERAL E FUNCIONÁRIOSOs funcionários públicos federais parecem es-

tar descontentes com o Goerno Federal, pois temfuncionários em greve ganhando entre 12 e 16 milreais pleiteando aumento descontentes com o salá-rio, que dizer a quem ganha o salário mínimo?

FALTA DE SEGURANÇAO Governo do Estado do Rio Grande do Sul,

pelos últimos assassinatos em Alvorada, nos levachegar a conclusão da falta de segurança no muni-cípio, pois embora a Brigada se esforce no trabalhoostensivo no centro da cidade, as periferias ficamdesprovidas da presença dos policiais militares.

INVERNO AJUDA OS POLÍTICOSO inverno seco está ajudando os gestores pú-

blicos municipais e também seus candidatos, poissem chuva as periferias que não tem calçamento seconservam sem erosões.

DESTAQUE ESPECIAL "AMANDA"Gostaria de destacar a Srª Amanda Melo

Gama, gerente da Farmácia Mais Econômica, pelasimpatia e carinho ao atender seus fregueses nacoordenação do grupo de funcionários. Um beijinhodo colunista à sua filhinha Ana Luiza.

ELEIÇÕES 2012

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225

Page 5: JORNAL AFOLHA 356

ALVORADA, 23 A 29/08/20125GERAL

Selma Modas

AV. PRES. GETULIO VARGAS, 1592PDA. 46 -3483-2121

Vestindo a mulher com classe,elegância, bom gosto e preço justo.

LANÇAMENTO OUTONO\INVERNO 2012

Porque você merece o melhor

Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 33 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

ELEIÇÕES 2012

* Chegue a ti, SENHOR, a minha súpli-ca; dá-me entendimento, segundo a tua pa-lavra.

* Chegue a minha petição à tua presen-ça; livra-me segundo a tua palavra.

* Profiram louvor os meus lábios, poisme ensinas os teus decretos.

* A minha língua celebre a tua lei, poistodos os teus mandamentos são justiça.

* Venha a tua mão socorrer-me, pois es-colhi os teus preceitos.

* Suspiro, SENHOR, por tua salvação;a tua lei é todo o meu prazer.

* Viva a minha alma para louvar-te; aju-dem-me os teus juízos.

* Ando errante como ovelha desgarrada;procura o teu servo, pois não me esqueçodos teus mandamentos.

Salmos 119 V. 169 a 176

Começou na ter-ça-feira, dia 21 deagosto, a propagan-da eleitoral gratuitana TV e no rádiopara os candidatosao cargo de verea-dor e prefeito emtodo o país. De acor-do com a Confede-ração Nacional dosMunicípios, cerca de70% dos prefeitosem primeiro manda-to vão tentar se ree-leger. O número devereadores na mes-ma situação também é alto. Mas, além das propostasapresentadas durante a propaganda eleitoral gratuita,outra maneira de os eleitores avaliarem seus candi-datos à reeleição é buscando informações sobre odesempenho deles durante o atual mandato, por meioda Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigorno mês de maio. "É uma excelente oportunidade de oeleitor poder confrontar o discurso adotado pelos can-didatos durante a propaganda com o que de fato elesfazem quando estão no poder, verificando quem real-mente trabalha pela população, pela cidade", diz Wal-ter Penninck Caetano, diretor da CONAM - Consulto-ria em Administração Municipal, empresa que atual-mente presta serviço para mais de 100 entidades pú-blicas.

Ele alerta que a nova lei dá garantias à populaçãode se informar sobre os processos administrativos dosgovernos. "Depois de solicitada a informação, a res-

posta deve chegar em até 20 dias, no máximo, prorro-gáveis em até mais 10", explica. Mas Caetano achaque o brasileiro precisa ainda mudar um pouco suapostura em relação a questões políticas, para apro-veitar o benefício que a nova lei oferece. "Não deve-mos pensar nela apenas como uma ferramenta decaça às bruxas, como meio de encontrar só proble-mas.

Com as informações que o eleitor pode adquirir, épossível também colaborar com o bom trabalho queos governantes estão fazendo, mostrando alguns pro-blemas que ainda podem ser resolvidos, a exemplode outros que já foram solucionados e descobertossomente após as informações adquiridas", exemplifi-ca o diretor da CONAM, que atua nessa área há maisde 30 anos. Para o primeiro turno, a propaganda elei-toral gratuita na TV e no rádio vai até o dia 4 de outu-bro. Dia 7 acontece a votação.

Para as cidades onde houver segundo turno, a pro-paganda volta a ser exibida no dia 13 e para nova-mente no dia 26. Dia 27 acontece a votação, definindoos últimos prefeitos que serão eleitos ou reeleitos paramais quatro anos de mandato.

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃOPODE AUXILIAR O ELEITOR

Deputado confirma verba para construçãode mais uma academia de saúde

RECURSOS

Boa notícia na área dasaúde para a Capital daSolidariedade. O deputa-do federal Nelson Mar-chezan Júnior confirmoua liberação do recurso deemenda parlamentar paraa saúde de Alvorada.

A verba, no valor deR$ 180 mil, será utilizadana construção de maisuma academia da saúdeno município.

O recurso faz parte dacota de emendas do par-lamentar no OrçamentoGeral da União 2012 e foi

conveniado através doFundo Nacional da Saú-de. Com a liberação, aprefeitura já pode apre-sentar o projeto à CaixaEconômica Federal paraaprovação e, posteriorior-mente, iniciar as obras.

A Academia de Saúdeserá construída na praçalocalizada entre a RuaAndré Puente com a Tra-vessa Ouvidor, no bairroAmericana.

Ela vai beneficiar acomunidade, incentivan-do ações de práticas cor-

porais e atividades físi-cas.

Marchezan lembraque a proposta visa qua-lificar a saúde na cidade,garantindo a oportunida-de da prática saudável deatividades físicas na co-munidade local.

Em 2010, quando eradeputado estadual, Mar-chezan viabilizou recur-sos, através de EmendaParlamentar, para a com-pra de um veículo levepara ser util izado notransporte de pacientes

do SUS e equipamentospara o Posto de SaúdePAM 8, beneficiando todaa população de Alvorada.

homenagem aos atletas paraolímpicosOs deputados gaú-

chos aprovaram, porunanimidade, no dia 21,o Projeto de Resolução(PR) nº 5/2012, de au-toria do deputado CarlosGomes (PRB), que ga-rante aos atletas do Es-tado que representaremo Brasil nas Paraolimpí-adas o direito de seremhomenageados com o

Prêmio Mérito Olímpico,conferido pela Assem-bleia Legislativa. O PR nº5/2012 altera a Resolu-ção nº 2.971/2006, queinstituiu a honraria, queaté então contemplavasomente esportistas doRio Grande do Sul parti-cipantes dos jogos Olím-picos.

Carlos Gomes obser-

vou que a distinção é umaforma do Parlamento ga-úcho valorizar o trabalhorealizado pelos atletas,que merecem ter direitosiguais por honrarem o RioGrande do Sul e o Brasilem todo o mundo.

A delegação brasileira,que se prepara para dis-putar as Paraolimpíadasde Londres, entre os dias

29 de agosto e 9 de se-tembro, terá a maiorparticipação em moda-lidades coletivas alémda Grã-Bretanha, anfi-triã dos jogos, que temdireito a enviar repre-sentantes para compe-tir em todos os esportes,segundo informação doComitê ParaolímpicoBrasileiro (CPB).

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Page 6: JORNAL AFOLHA 356

6ALVORADA, 23 A 29/08/2012

GERALDESTAQUE

Empresário de Alvorada RecebePrêmio Destaque Gaúcho 2012

Em noite de gala,com a presença deaproximadamente milpessoas, entre empre-sários e convidadostendo como palco osalão de eventos daFENAC Novo Hambur-go no dia 20 de agos-to, o empresário de Al-vorada, Flavio da RosaChaves (Flavinho) daempresa Trimaksul re-cebeu o prêmio Desta-que Gaúcho 2012.

O prêmio foi entre-gue pelo Jornalista Da-venir Braer a todas asempresas que se des-tacaram no ano de2012.

A Trimaksul máqui-nas de sorvete expres-so completou 10 anosde existência, fruto demuitas batalhas paraque ela viesse a serreconhecida como amelhor máquina desorvete expresso doBrasil.

O prêmio méritoempresarial contacomo um incentivo aAlvorada e a seu poloindustrial em fase de

Professor Borba se Reúne comNovo Presidente do SIMA

FUNCIONALISMO

O candidato a pre-feito, Borba e o vice,Pila se reuniram como presidente do Sindi-cato dos ServidoresPúblicos Municipaisde Alvorada (SIMA),Rudinei Rosseto. Oobjetivo do encontrofoi conhecer a novagestão da sede e dis-cutir propostas paramelhorar o funciona-lismo público.

Borba afirmou queno seu programa degoverno o plano decarreira e o diálogosão metas para obternovas conquistas.

Alvorada mereceum salto de qualidadee temos a convicçãoque construímos umbom plano de gover-no, tivemos a partici-pação da populaçãopara que isso fosserealizado, comentouBorba.

Se eleito prefeito,

Borba pretende qualifi-car e trabalhar a cons-cientização de cadafuncionário público,pois, segundo ele aqualificação gera pers-pectiva de vida e umfuturo melhor para to-dos.

O presidente doSIMA salientou a im-portância de ter um ser-vidor qualificado, traba-lhando contente, deuma forma positiva eafirmou que a melhormaneira de administrar

uma cidade é comtransparência, tantopela prefeitura, comopelo sindicato.

Rudinei Rossetoagradeceu a visita doscandidatos, destacan-do que eles foram osprimeiros a buscar odiálogo com o sindica-to.

Participaram tam-bém da reunião avice-presidente, Su-seane Czenvimski e otesoureiro do SIMA,Mário San Segundo.

AAAAAtençãotençãotençãotençãotençãoCandidatCandidatCandidatCandidatCandidatosososososLembrem-se:“Quem não évisto não élembrado”

ANUNCIEAQUI!

grande desenvolvimen-to.

Ao receber o prêmioo empresário se emo-cionou e dedicou omesmo a populaçãoalvoradense.

"Alvorada Mereceser reconhecida pelas

suas qualidades e nósconseguimos isso"! -Resaltou o empresário.

É motivo de orgulhopara nossa cidade verum empresário ganharum prêmio a nível Re-gional e com Apoio Na-cional.

RÁDIO ACÁCIA É A VOZ DOSCANDIDATOS DE ALVORADANO HORÁRIO ELEITORAL

Desde terça-feiradia 21, esta sendo vei-culada a propagandaeleitoral gratuita na te-levisão e no rádio.

Onde os eleitorestem a oportunidade deassistir e ouvir as pro-postas dos candidatosa Prefeitura e CâmaraMunicipal.

Em Alvorada acomunidade poderáouvir as propostas dostrês candidatos a pre-feitura, Professor Bor-ba da coligação Alvora-

da de Um Novo Tempo,Professor Serginho, dacoligação Frente Popu-lar e Mario do Metrô doPSC, pela Rádio Acá-cia FM.

A frequência daemissora é a 87.9 FM.Os horários de veicula-ção das propagandas éentre as 7h e 7h30mine das 12h às 12h30.

Os eleitores tam-bém poderão ouvir aspropostas dos candida-tos a câmara municipal,às terças, quintas e sá-

bados.Nas segundas e

sextas-feiras o horárioestá reservado aoscandidatos à prefeitura.

O tempo de cadacoligação ficou definidoassim: Mário do Metrô/PSC 03 minutos e 53segundos, ProfessorBorba (PTB) Alvoradade Um Novo Tempo: 14minutos e 23 segun-dos, Professor Sergi-nho (PT) Frente Popu-lar: 11 minutos e 43 se-gundos.

Seu melhor momento O Walmart lança esta semana concurso cultural “Revele SeuMelhor Momento”. Para participar basta acessar o site http://www.reveleseumelhormomento.com.br/e postar uma foto que o internauta considere um dos seus melhores momentos. A melhor fotogra-fia ganha revelação grátis até dezembro deste ano (limitado a 100 unidades mensais), o 2º lugarganha um vale-compras de R$ 100 e o 3º ganhador um kit de fotoprodutos do Fotocenter, serviçodisponível nas 19 lojas do Estado. As imagens podem ser enviadas até o dia 16/09/2012.

Desde o dia 16 de agosto, travestis e transexuais do Rio Grande do Sul jápodem usufruir do direito de tratamento pelo nome que escolheram nos serviçospúblicos do Estado. Nesta data, o Instituto Geral de Perícias (IGP) começou aconfeccionar as carteiras de identidade com o nome social, por meio de umaparceria das Secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e da Segu-rança Pública (SSP) dentro do programa RS Sem Homofobia.

O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado no país a possuir tal documentoque, por enquanto, tem validade apenas em território gaúcho. O decreto foi assi-nado em maio pelo governador Tarso Genro, e previa 90 dias para que os órgãosenvolvidos preparassem o início da confecção das carteiras.

IGUALDADE

Page 7: JORNAL AFOLHA 356

ALVORADA, 23 A 29/08/20127VARIEDADES

RUBENS LIMA RONDON ( R U B I N H O )

CONTEXTOS&

CONCEITOS

1234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HORÓSCOPOÁries (21/3 a 20/4)

Bom momento para apri-morar a forma física, fazeruma dieta e purificar o orga-nismo. Aproveite para ofere-cer tudo que está devendo aoseu corpo.

Touro (21/4 a 20/5)Evite ficar preso nas

suas próprias armadilhassentimentais. Respire fundo,libere-se e procure novas al-ternativas para solucionar asemoções antigas.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Uma boa eletricidadepercorre o seu corpo e asua mente, deixando tudomais claro de repente. Co-loque a sua marca pesso-al em tudo que estiver fa-zendo.

Câncer (21/6 a 21/7)Um final de semana sau-

dável e cuidadoso será bemmais favorável. Aproveitepara cuidar das suas própri-as necessidades físicas epessoais. Recuperação.

Leão (22/7 a 22/8)Não precisa correr atrás

de nada, nem de ninguém.Apenas faça contato com aspróprias emoções e reconhe-ça o que está faltando para oseu bem-estar.

Virgem (23/8 a 22/9)Com a Lua em seu signo

tudo fica mais bonito. Obser-ve a vida com os olhos docoração e não precisa inter-pretar isso ou aquilo. Apenasviva e desfrute!

Libra (23/9 a 22/10)Tudo que você quer,

você pode; especialmente noplano sentimental. Mas terátalvez que enfrentar seuspróprios demônios para po-der encarar e conquistar...

Escorpião (23/10 a 21/11)A verdade e os bons sen-

timentos são superiores,amigo Escorpião. Por issonão se preocupe com as pa-lavras nem com as açõesdos levianos. Confie.

Sagitario (22/11 a 21/12)Será um final de sema-

na propício para encontrar osamigos, divertir-se em grupo,praticar esportes ou até mes-mo encarar um viagenzinha.Por que não?

Capricornio (22/12 a 20/1)Sozinho você já é forte.

Em boa companhia então vaificar muito mais. Prestigie osapoios e corresponda aosseus verdadeiros sonhospessoais.

Aquario (21/1 a 19/2)O bom encontro com

Mercúrio vai dar um cliqueem sua mente. Perceba tudocom maior clareza e eleve osseus pensamentos para nãoentrar em roubada.

Peixes (20/2 a 20/3)Existem mil maneiras de

utilizar a própria força paraconquistar seus objetivos.Uma delas vem do próprioequilíbrio do corpo, da men-te e do espírito. Perceba.

Primeira Dama Representa Municípioem Evento do IMAMA

em Santo Antônio da Patrulha

EVENTO

O CARINHO

A amizade é bom, o sexo é bom, o compa-nheirismo é bom, tudo isto na vida é bom, ...Mas! Tudo isto é bom e é muito melhor se hou-ver... CARINHO.

POIS

O carinho é a verdadeira e pura essênciade tudo! E tudo fica capenga, fica fútil, se nasrelações, seja profissional, afetiva ou sexualnão houver CARINHO.

E O QUE É, CARINHO?

Carinho pra mim é alguém lembrar de mim e memandar uma simples mensagem, lembrando do diados pais, é alguém me mandar mensagem dizendoque é feliz, com os meus atos de ... CARINHO.

NA VIDA

A indiferença passa, o desafeto passa, e por me-lhor que seja a casa, o carro, as roupas, a vida so-cial, tudo isto, também passa, e nem sequer ficaaquela linda palavra que só existe no nosso idioma,a palavra "Saudade", porque ela só existe se hou-ver o bendito, o maravilhoso, verdadeiro amor comoprato de entrada, porque no prato principal o ingre-diente é um só... CARINHO!

Atendendo a convi-te da primeira dama domunicípio de Santo An-tônio da Patrulha,Aglae Regina da Silva,na sexta-feira, dia 10,a primeira dama de Al-vorada, Rejane Brumparticipou do EventoCTZ - Comitê Tolerân-cia Zero do Câncer deMama, realizado noestande da FENACAM,naquela cidade.

O evento foi organi-zado pelo gabinete daprimeira dama Aglae,Liga Feminina de Com-bate ao Câncer que emsetembro completa 38anos de fundação, pre-sidida atualmente porLeda Sinhorelli, e Con-selho dos Direitos daMulher presidido porMargareth Santana.

Teve ainda a pre-sença da Superinten-dente do IMAMA, RosaRutta, da médica Simo-ne Schmidt e da enfer-meira e radiologista dohospital que coordenao CTZ.

Pela manhã, duran-te a cobertura da Rádiolocal Tuiuti, a primeiradama de Alvorada, Re-jane Brum fez um rela-to sobre o que Alvora-da vem fazendo temfeito na prevenção e notratamento do Câncerde Mama, acompanha-da da colaboradora

Geógrafo da Alma

Idas e vindasparadoxos.Contradições, dúvidas.Como construir a razãosem tê-las ocultadas entre os pilares?Mesmo acreditando,Todos nós já flertamos com o escrédito. Geógrafo da Alma!

Rosa Feijó e de AnaPazini presidente doGrupo de Apoio e Aler-ta do Amanhã semCâncer, que se reúnena Paróquia Santo An-tônio de Alvorada. Anaque nasceu em SantoAntonio, relatou o tra-balho que o grupo, pio-neiro no Estado, faz embenefício das pessoase familiares que estãoenfrentando algum tipode câncer.

Durante a tarde hou-ve o pronunciamentodo IMAMA, com as vo-luntárias transmitindoinformações importan-tes, bem como de Re-jane Brum relatandoações da secretariamunicipal de Saúde naprevenção e combateao câncer de mama, noúltimos oito anos. O re-lato mereceu elogiospara Alvorada e seus200 mil habitantes.

CIR reinicia os acolhimentosINCLUSÃO

Na última semana,reiniciaram os acolhi-mentos do Centro deIntegração e Recursos(CIR). O novo espaço,situado na AvenidaWenceslau Fontoura,131, foi inaugurado nodia 4 de julho e propi-cia qualidade a todosque frequentam e tra-balham no local.

Na ocasião, houveatividades de reintegra-ção, como brincadeirasdirigidas, cama elásticae circuito, com o objeti-vo de que todos explo-rem o espaço.

O CIR, setor queestá vinculado a Secre-taria de Educação(SMED), trabalha coma inclusão social nomunicípio. O local aco-

lhe aproximadamente300 crianças da RedeMunicipal de Ensinoque apresentam ne-cessidades educativasespeciais.

A projeção é dupli-car o número de aten-dimentos no período deum ano.

No local já trabalha-vam profissionais dasáreas de psicopedago-gia, psicologia, fonoau-diologia, pedagogia,educação física e, paraqualificar ainda mais,recentemente foi con-tratada uma professo-ra de libras.

Page 8: JORNAL AFOLHA 356

A SOUL seleciona candidatos para diversasvagas de trabalho. Confira os requisitos, as ativida-des a serem desempenhadas e a carga horária paracada cargo:

* Estágio em Controladoria: Ensino Superiorem andamento, a partir 6º semestre em CiênciasContábeis; excel básico. Atividades: análise de or-çamento de DRE; elaboração de relatórios informa-tivos; manutenção de dados em planilhas eletrôni-cas; formulação de tabelas e gráficos; manutençãode indicadores de BSC e demais rotinas da área.Bolsa de R$900,00 + vale alimentação e transpor-te. Carga horária: 6h a combinar

* Estágio em Compras: Ensino Superior emandamento em Administração de Empresas. Ativi-dades: atendimento aos clientes internos, contatocom fornecedores, atendimento ao telefone e de-mais atividades administrativas do setor. Bolsa deR$600,00 + vale alimentação e transporte. Horário:das 9h às 16h.

* Almoxarife: experiência com liderança de equi-pe. Noções de informática (planilhas eletrônicas).Escolaridade: Ensino Médio Completo. Horário deTrabalho: das 8h30 às 17h05 (trabalha 6 dias e fol-ga 1)

* Auxiliar de Almoxarifado: conhecimento empeças e acessórios (Mecânica Diesel). Noções deinformática (planilhas eletrônicas). Escolaridade:Ensino Médio Completo. Total de duas vagas, umacom horário das 19h30 às 03h13 e outra no períododas 8h30 às 17h05.

* Analista de Suprimentos: Ensino Superior emandamento em Administração de Empresas. Ativi-dades: atualizações de cadastro no sistema de es-toque; inventário do estoque; movimentação, análi-se, registro e geração de relatórios mensais e fe-chamento de estoque; levantamento de dados deconsumo e necessidade de compras; análise dosindicadores da área; emissão de notas fiscais; ca-dastros e registros no sistema e demais rotinas daárea.

* Auxiliar de Serviços Gerais: Horário: das 8h30às 17h05 ou das 19h às 02h48.

* Eletricista: possuir experiência em ElétricaVeicular. Horário: das 8h30 às 17h05.

* Cobrador: escolaridade: Ensino FundamentalCompleto. Carga Horária: 3h para o turno da ma-nhã

* Motorista: possuir experiência mínima de 6meses comprovada em ônibus, caminhão ou lota-ção, CNH D ou E e Curso de Transporte Coletivo dePassageiros. Escolaridade: Ensino FundamentalCompleto (preferencial). Carga Horária: 3h para oturno da manhã. Todas as vagas também são desti-nadas a pessoas com deficiência. A empresa ofere-ce salário compatível, cesta básica, cartão alimen-tação, transporte, uniforme completo, assistênciamédica e odontológica extensiva aos dependentes,participação nos resultados e programas de valori-zação e reconhecimento dos colaboradores. Os in-teressados devem encaminhar currículo [email protected] ou ligar para (51) 3442.8510.

OPORTUNIDADESEGURANÇA

Guardas Municipais Recebem Certificados e Uniformes

Alunos Visitam PrefeitoUm grupo de alunos da escola Salgado Filho visi-

tou o prefeito Carlos Brum no seu gabinete.Descontraídos e alegres, os adolescentes conver-

saram informalmente com o prefeito fazendo pergun-tas sobre a cidade e realizações da administração.

Após ouvirem as respostas do prefeito o grupo sedespediu agradecendo a boa receptividade.

Durante a sessão ordinária da Câmara de Verea-dores de Alvorada, na terça-feira (14), aconteceu aentrega dos certificados relativos ao Curso de Forma-ção em segurança Pública, conforme a Lei Municipal2337/2011, que oportunizou a formação para o apro-veitamento no Cargo de Guarda Municipal dos servi-dores que exerciam o cargo de vigia, e preencheramas exigências pertinentes.

A oportunidade ainda serviu para a entrega dosnovos uniformes do Departamento de Segurança, ad-quiridos através da Secretaria Municipal de Educação.Os certificados foram entregues pelo secretário de Se-gurança Fabiano Santos Gonçalves, comandante daGuarda Municipal, Rogério Canabarro, procurador domunicípio Dr. Ernani, professora Mariah Thimes e pelosecretario de Administração Cristiano Holstein.

O evento foi de expressiva participação de servi-dores, familiares, comunidade e lideranças e autori-dades municipais, entre eles, o prefeito Carlos Brum.Os cursos foram oportunizados pela administração,em duas etapas, no final de 2011 e inicio de 2012.

Lista de formados: 1º. Turma

Alairton do Nascimento Rodrigues, Carlos Barreto,Eni Cardoso Tech, Francisco Carlos de Brito, GiovanniFesta Jaime, Izaias Urias Lemos, José Luis Gonçalves,José Rosaldo Kunzler, José Volnei Rufino, Julio C. An-drade da Rosa, Luis Carlos Fernandes da Costa, LuisFernando Domingos Soares, Marcelo da Silva Quadros,Nevton Luis Silveira da Rocha, Paulo Augusto Alves,Paulo Renato Rosa Cardoso, Rejane Delanei RodriguesMoreira, Susiane Czenvinski Ferreira, Valter Luis Oli-veira dos Santos, Vinicius Lourenzi dos Santos, Edmil-son Pinto Gonçalves

Lista de formados: 2º. Turma

Adriana Menezes Pressler, Acácio Soares Cavalhei-ro, Airton Fernando Brito de Andrade, Carla Rosa Araú-jo Cavalheiro, Geraldo Barboza Nunes, Joésio Nunes,José Odilon Rocha dos Santos, Leo Nunes, MarcelinoFigueiredo Cezar, Marcelo José da Silva Castro, MarioSergio da Conceição, Paulo Lucidio Lena, Paulo Sér-gio Rosa da Silva, Paulo Ricardo Ribeiro Sevage, Ri-cardo Pereira Pinto, Ricardo Puresa de Oliveira, RoniAndré Cardoso Teixeira, Roni Vanderlei Auler, ValfredoMoraes Pereira, Vanderlei Ferreira Crepes

Primeira-dama visita sede do Conselho dos Clubes de Mães

A primeira-dama, Rejane Brum, esteve na semanapassada, na sede do Conselho dos Clubes de Mães.Na ocasião ela recebeu roupas que foram confeccio-nadas por representantes dos seis clubes existentesem Alvorada.

Através do fornecimento da lã, por parte da primei-ra-dama, foi possível fazer cerca de 10 peças, queserão entregues a crianças necessitadas que, por al-guma necessidade, estejam no hospitalizadas.

A distribuição será feita durante a Semana do Clu-

be de Mães, que ocorre de 21 a 25 deste mês. No dia25, em Tramandaí, está previsto a realização de umchá, onde será escolhida a avó do município e tam-bém o associado destaque.

Clubes de Mães de Alvorada

Clube de Mães Amigas Rua Sepé Tiaraju, nº 260

Clube de Mães Raio de Luz Rua Tramandaí, nº 55

Clube de Mães Sol Nascente (Vila Maria Regina) Rua Porto Alegre, nº 1345

Clube de Mães Stela Maris Rua Leon Denis, nº 105

Clube de Mães Maria Imaculada Travessa do Ouvidor, nº 24

Clube de Mães Vila Torotama Rua Vieira de Mello, nº 217

SOLIDARIEDADE