Jornal Cuidando Melhor de Nossa Gente - Ed Especial

12
Comunidades de difícil acesso estão recebendo ações itinerantes em saúde. Página 9 Projeto leva diversas ações à população rural de forma itinerante. Página 11 2 anos de muito trabalho Saúde nos engenhos Campo Aberto A Prefeitura reformou CRAS e Núcle- os de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Página 3 Melhorias nos CRAS e SCFV NOSSA GENTE CUIDANDO MELHOR DE JULHO/2015 - Nº 3 Pavimentação de diversas ruas, requalificação de praças, urbanização de vilas, construção de escola-parque e posto de saúde, da estrada de Suape, além da cobertura do Mercadão, são algumas obras que estão melhorando a vida dos cabenses. Página 6

description

Jornal Cuidando Melhor de Nossa Gente - Edição Especial. Publicação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (PE-Brasil)

Transcript of Jornal Cuidando Melhor de Nossa Gente - Ed Especial

Comunidades de difícil acesso estão recebendo ações itinerantes em saúde. Página 9

Projeto leva diversas ações à população rural de forma itinerante. Página 11

2 anos de muito trabalho

Saúde nos engenhos Campo Aberto

A Prefeitura reformou CRAS e Núcle-os de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Página 3

Melhorias nos CRAS e SCFV

NOSSA GENTECUIDANDO MELHOR DE

JULHO/2015 - Nº 3

Pavimentação de diversas ruas, requalificação de praças, urbanização de vilas, construção de escola-parque e posto de saúde, da estrada de Suape, além da cobertura do Mercadão, são algumas obras que estão melhorando a vida dos cabenses. Página 6

2

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTEJULHO/2015 •

EXPEDIENTE

ADMINISTRAçãO/GESTãO

Informativo da PrefeituraEdição Especial Aniversário do Cabo

Prefeito: José Ivaldo Gomes (Vado)Vice-prefeita: Edna Gomes da SilvaSecretário Executivo de Comunicação Social:Carlos Sinésio de Araújo CavalcantiCoordenação editorial: Raíza Muniz – jornalista (DRT-PE)

Diagramação: MakplanProdução Textual: Redação Secom e Ascom SME/SMPS/SMS Fotos: João Barbosa (Secom), Randy Augusto (Secom), Jorge Luiz (Ascom da SME), Roque de Jesus (Ascom da SMPS)Tiragem: 20 mil exemplaresRealização: Secretaria Executiva de Comunicação SocialContato Secom: (81) 3521-6779www.cabo.pe.gov.br

EDITORIAL

O Cabo de Santo Agosti-nho comemora os 138 anos de emancipação política neste dia 9 de julho. Para co-memorar a data, a Prefeitura preparou uma programação com eventos cívicos, espor-tivos, culturais e religiosos.

Nesta oportunidade, lança esta edição especial do jornal, com um resumo das principais obras e ações desenvolvidas pela atual gestão, iniciada em janeiro de 2013. Não se trata exata-mente de uma prestação de contas, mas de uma amostra do que foi feito para benefi-ciar a população.

Os temas abordados es-tão divididos por secretarias e agrupados por áreas afins, para que os cabenses iden-tifiquem mais facilmente o que de melhor foi realizado para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A gestão parabeniza a ci-dade pelo aniversário, bem como a todos que vêm con-tribuindo ao longo dos anos para transformá-la em um lugar cada vez melhor de se viver.

A Prefeitura efetivou, em maio deste ano, 73 agentes, sendo 22 comunitários de saúde (ACSs) e 51 de combate às en-demias (ACEs). Com isso, aumenta para 376 o número de agentes no município. Existe ainda uma seleção simplificada para contratação de mais 71 profissio-nais da área.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE--PE) aprovou as contas da administração financeira da Prefeitura, referentes ao ano de 2013, primeiro da atual gestão. Segundo o TCE, no exercício de 2013, a prefeitura conseguiu, com êxito, aten-der a todos os limites constitucionais e legais avaliados para emissão do Parecer Prévio, nas áreas de educação, saúde, pessoal, duodécimo, dívida pública e previdência.

A Prefeitura reintegrou, em março deste ano, 124 servidores municipais anistiados, demitidos irregularmente em 1993. Em virtude do ato, concedido através da Lei de Anistia de 2004, os con-templados têm direito reconhecido a todo o tempo de serviço, inclusive para fins previdenciários.

Embora constituísse obrigação im-posta aos entes públicos desde a Lei Complementar Nº 101/2000, foi somen-te a partir de outubro de 2013 (na atual gestão) que a Audiência Pública para De-monstração e Análise do Cumprimento das Metas Fiscais passou a ser realizada regularmente pelo Poder Executivo Mu-nicipal na Câmara.

Carta aos leitores

Agentes efetivados

Contas de 2013 aprovadas

Gestão reintegra 124 servidores

Transparência e Responsabilidade

3

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTE • JULHO/2015

Além da construção da escola-parque em Garapu, a gestão reformou mais de 30 unidades, tanto na zona urba-na como rural. A mais recente reforma ocorreu na Escola José Clarindo Gomes, em Ponte dos Carvalhos, por meio de parce-ria com a iniciativa privada.

Os estudantes da Rede Mu-nicipal estão contando com o Projeto de Leitura “Minha Cida-de tem Arte, Leitura, Cultura e emoção”. Os alunos receberam um kit contendo livros para-didáticos escritos por autores regionais e outro material di-dático para produção escrita.

Os auditórios Luiz Alves La-cerda e o Pe. Antônio Carlos Vander Velden estão receben-do desde 2014 o projeto cultu-ral Cineco. A iniciativa dotou os espaços com uma estrutura de cinema e uma coleção de 200 filmes, que auxiliarão em tra-balhos educativos.

Desde 2013, os estudantes da rede municipal contam com mais quatro ônibus para ir e vol-tar da escola. Os veículos foram adquiridos através de uma par-ceria com o Governo Federal por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Estudantes de 32 escolas municipais foram contempla-dos com tablets. São 10,8 mil aparelhos, adquiridos com re-cursos da Prefeitura, que vão auxiliar os alunos do 6º ao 9º ano nas atividades pedagógi-cas e inseri-los ainda mais na era da tecnologia.

O Cabo de Santo Agostinho valoriza o professor. A cidade é uma das poucas do Estado que deu o Piso Nacional do Magistério, através do reajuste salarial de 13,01% aos docen-tes efetivos. Eles também são incentivados a participarem de congressos e seminários.

EDUCAçãO

Reforma e construção

Projeto de Leitura

Cinema nos auditórios

Novos ônibus escolares

10,8 mil tablets Rápidas

Valorização do professor

DirigentesForam empossados, em maio deste ano, 90 diri-gentes (dois por escola) e 42 coordenadores es-colares para o mandato de 2015 a 2017. O Cabo destaca-se como uma das poucas cidades cujos dirigentes são eleitos democraticamente pela comunidade escolar. Participaram da votação dirigentes, alunos, pais e funcionários.

PME aprovadoA Câmara dos Vereado-res do Cabo aprovou em junho o Projeto de Lei, de autoria do Executi-vo Municipal, que insti-tuiu o Plano Municipal de Educação (PME) – Lei 3055/15. O referido Pla-no apresenta estratégias e metas para o municí-pio para os próximos dez anos.

ACLA Prefeitura vem firman-do parcerias com a Aca-demia Cabense de Letras no que se refere à divul-gação da vida e obra de intelectuais do municí-pio. Em 2014, a gestão adquiriu exemplares do livro “Theo Silva: poesias e crônicas”, que foram en-tregues a alunos e profes-sores.

4

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTEJULHO/2015 •

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em 2014, a Prefeitura im-plantou a Coordenação de Políticas Públicas LGBT (lésbi-cas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). O setor, que é ligado à Secretaria de Progra-mas Sociais, tem como função formar, articular, propor e mo-

nitorar políticas públicas de promoção da cidadania e dos direitos humanos do segmen-to. A coordenação conta ainda com ações de enfrentamento ao preconceito, desenvolven-do oficinas, seminários, fóruns e rodas de diálogos.

Foi realizado este ano o 2º Festival Esportivo Bola Pro Alto. 2 mil crianças e adoles-centes participaram de cam-peonato de futebol, jogos, rodas de capoeira, oficinas e palestras.. Também foram oferecidos diversos serviços à população, como emissão de documentos, corte de cabelo, vacinação, aferição de pres-são arterial, teste glicêmico e aplicação de flúor. O Festival promoveu a integração en-tre as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e ainda divulgou os serviços da Prefeitura.

Mais de 2 mil pessoas já foram inseridas no Programa Acessuas/Cabo, que atua co-ordenando ações do Pronatec, além de promover a integra-ção dos usuários da assistência social ao trabalho. Em 2014, o Acessuas realizou a 1ª Feira de

Profissões e Empregabilidade do município, reunindo mais de mil jovens cabenses e be-neficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚ-nico). No mesmo ano, o Pro-grama também formou 300 alunos em 16 cursos técnicos.

Para melhorar os atendi-mentos, a Prefeitura reformou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dis-tribuídos por regional: Ponte-zinha, Praias (Gaibu), Vila Roca, Jussaral e Ponte dos Carvalhos, e que atendem 30 mil famílias cabenses, ofertando serviços e ações de proteção básica. Os Núcleos do Serviço de Con-vivência e Fortalecimento de Vínculos de Cajabuçú, Estivas e Mupan (foto), na zona rural, também receberam reforma estrutural. Mais de 2 mil crian-ças e adolescentes são atendi-das pelos núcleos.

Coordenação de Política LGBT

2 mil pessoas no Acessuas

2º Festival Bola Pro Alto

CRAS e Núcleos de Convivência

Antes

Depois

5

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTE • JULHO/2015

ESPORTES / PREVENçãO ÀS DROGAS

A Prefeitura, em parceria com a Deca/Duratex e a Orga-nização Social Esporte Brasil, entregou, em maio deste ano, duas academias de ginástica e um bicicletário. Todos os equi-pamentos têm utilização gra-tuita.

A Prefeitura vem organi-zando diversas competições. Em fevereiro, foi realizado o 1° Torneio de Futevôlei, que já fez sucesso com 18 duplas. A Cor-rida da Ladeira e os passeios ci-clísticos também atraem cen-tenas de pessoas anualmente.

A Prefeitura promoveu este ano o 1° Festival Esporte e Vida, programa que oferta aulas de diversas modalidades esporti-vas para centenas de crianças e adolescentes do município.

Para incentivar a prática de atividades físicas, a Prefeitura oferece gratuitamente aulas de ginástica interativa e aeró-bica para adultos e idosos (a partir de 18 anos). As aulas são ministradas duas vezes por se-mana na sede da Secretaria da Juventude e Esportes, no Par-que da Juventude, na Cohab.

A Prefeitura lançou, em março deste ano, o Projeto de Diagnose nas Escolas com foco no uso de drogas, para realizar um trabalho de pesquisa com diretores, professores e alunos sobre o uso e conhecimento relacionados às drogas dentro e fora do ambiente escolar, e

traçar medidas para preveni--las e combatê-las. A iniciativa, pioneira no Estado, é da Secre-taria de Combate às Drogas. Nesta primeira etapa, partici-param 87 escolas municipais. A diagnose também será feita nas escolas estaduais e parti-culares.

Desde 2013, o Cabo conta com o Centro de Referência Esportiva Pernambuco. O pro-jeto é executado pelo Institu-to Pró-Cidadania, em parceria com a Prefeitura. Além de ofer-tar nove modalidades para 600 crianças e adolescentes, capa-cita 160 professores do Cabo e de mais sete municípios.

Academias e bicicletário

Campeonatos agitam o Cabo

1º Festival Esporte e Vida

Ginástica interativa

Diagnose sobre uso de drogas

Centro de Referência Esportiva

6

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTEJULHO/2015 •

OBRAS / SERVIçOS PÚBLICOS

A Prefeitura concluiu este ano a construção da escola-parque de Garapu. A escola conta com dois pavimentos, dez salas de aulas, laboratório de ciências, de matemática e de informática, biblioteca, playground, refeitório, ginásio poliesportivo com co-bertura e arquibancada e salas administrativas climatizadas.

As obras na antiga estrada de Suape estão a todo vapor. Os serviços são feitos com re-cursos do FEM II, cerca de R$ 3,1 milhões. A estrada, que possui 2,5 km e liga as praias de Gaibu e Suape, está rece-bendo drenagem e canaletas, meio-fio, calçadas, e a pavi-mentação em asfalto.

A Prefeitura iniciou este ano as obras de reestruturação do Mercadão. A próxima etapa será a cobertura de toda a área onde ficam os boxes fixos.

Cerca de 40 ruas do Cabo foram beneficiadas com re-cursos do FEM I e da Prefeitu-ra. Ruas da Vila Roca, Jussaral, Bairro São Francisco e de ou-tras localidades receberam pa-vimentação e drenagem.

O Proinfância Espaço Edu-cativo Infantil, em Garapu, já está sendo concluído. O equi-pamento atenderá 120 crian-ças de 0 a 6 anos. Os trabalhos são executados pela Prefeitura e o Ministério da Educação.

Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura construiu um novo posto de saúde em Garapu. A unidade básica pos-sui recepção, seis consultórios, salas de vacina, curativo e ne-bulização, farmácia, almoxarifa-do, entre outros equipamentos.

Pontezinha vai ganhar em breve um estádio de futebol. O estádio terá gramado com sis-tema de drenagem de águas pluviais, vestiários, arquiban-cadas e alambrado.

A Prefeitura autorizou este ano as obras de reforma do Campo do Carecão, na Charne-ca. Ele receberá novo alambra-do, reforma dos vestiários, dre-nagem geral e nova iluminação.

Garapu ganha escola-parque

Pavimentação em Suape

Novo posto de saúde

Melhoriasno Mercadão

ProinfânciaObras do FEM

Estádio de Futebol

Campo do Carecão

7

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTE • JULHO/2015

Moradores dos bairros Ma-laquias, Alto da Bela Vista, Alto do Cruzeiro e Torrinha estão sendo beneficiados com no-vas obras de contenção de encostas. Ao todo serão 50 intervenções em 23 ruas das localidades. As obras são reali-zadas com recursos do PAC.

A comunidade Aurino Xa-vier comemorou este ano a entrega das obras de urbani-zação realizadas na localidade. Uma praça foi inaugurada e 12 ruas receberam pavimentação. Em Ponte dos Carvalhos, duas comunidades estão receben-do serviços de urbanização, Chiado do Rato II e Nova Era.

A população de Jussaral já está comemorando a revitali-zação da Praça Manuel Alves Pessoa. As praças da 3ª Idade e do Coqueiral, em Ponte dos Carvalhos, também estão sen-do revitalizadas.

A Prefeitura está concluin-do as obras de requalificação da Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas do Centro. A via, que possui cerca de 1,3 mil metros, já re-cebeu a recuperação de seis paradas de ônibus existentes, além da implantação de uma nova.

As obras de pavimentação da Av. Almirante Paulo Morei-ra, em Garapu, já estão em fase de acabamento. A via recebeu os serviços de drenagem, can-teiro central e calçadas, além de pavimentação.

A gestão iniciou as obras de pavimentação e drenagem em nove ruas da Charneca (da 17 a 25). Os serviços também contemplam a construção de escadarias, contenção de en-costas e canaletas.

A Prefeitura entregou, no início deste ano novas máqui-nas adquiridas em parceria com a Caixa Econômica Fe-deral para realizar serviços de manutenção em todo o muni-cípio.

Foi iniciada em 2014 a im-plantação do sistema de coleta de lixo doméstico mecanizada. As instalações já beneficiaram as praias de Itapuama, Enseada dos Corais, Gaibu e Suape; Ga-rapu e a Av. Israel Felipe (Roca).

Contenção de encostas

Aurino Xavier

Revitalização de Praças

Getúlio Vargas

Pavimentação em Garapu

Obras na Charneca

Novo maquinário

Coleta de lixo mecanizada

8

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTEJULHO/2015 •

DEFESA SOCIAL / MULHER

O município ampliou sua atuação nas praias, com o tra-balho da equipe de salvamen-to aquático. Em 2014, por meio de uma seleção simplificada, 20 novos salva-vidas tomaram posse. Ao todo, 54 profissio-nais trabalham na área.

A segurança pública de Ponte dos Carvalhos e Jussaral, além do bairro de Pontezinha, ganhou um importante refor-ço. É que a Prefeitura deu início à formação dos Conselhos de Segurança Comunitária (CCS) nas três localidades. Os presi-dentes dos conselhos toma-ram posse em maio deste ano.

A criação e comércio de animais silvestres sem licença é crime. No Cabo, essas práti-cas são coibidas através do tra-balho de fiscalização realizado pelo Grupamento Ambiental.De janeiro a abril de 2015, 98 aves foram apreendidas.

Os guardas municipais fo-ram beneficiados, em mar-ço deste ano, com a Lei n° 3.051/2015, que alterou o es-tatuto da categoria e reajustou as gratificações de função e do adicional de risco de vida.

A Prefeitura vem intensifi-cando a implantação de sina-lização de trânsito (vertical e horizontal) em diversas loca-lidades. A sinalização de todo o Centro foi requalificada. Os bairros de Garapu e Destilaria também foram contemplados com a ação.

A Prefeitura autorizou, em junho, o início das obras de reforma do antigo prédio da Compesa, em Pontezinha, que vai abrigar a 14ª Delegacia Es-

pecializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios, em um in-vestimento de R$ 210 mil.

Grupamento Aquático

Resgate de animais

Gratificações da Guarda

Sinalização de trânsito

Delegacia da Mulher

Conselheiros comunitários

9

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTE • JULHO/2015

Com o objetivo de viabilizar o atendimento às comunida-des de difícil acesso, a Prefei-tura lançou o projeto Saúde nos Engenhos. A ação reúne diversos profissionais da área, que vão às comunidades para levar educação em saúde e atendimentos.

A Prefeitura realizou em 2014 a reforma do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, situado no Hospital Mendo Sampaio. O equipamento re-cebeu pintura e manutenção. O Setor de Reanimação do hospital (foto) também rece-beu reforma.

O Setor de Raio-X do Hos-pital Mendo Sampaio também foi contemplado com melho-rias em 2014. A unidade de radiologia recebeu uma má-quina de Raio-X, que faz todos os tipos de radiografias em alta frequência, e uma processado-ra de revelação automática.

Em 2014, a população do Cabo passou a contar com 11 novas ambulâncias. Foram adquiridas oito unidades bási-cas e três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os carros são compostos por maca, suporte para oxigênio e soro e pran-cha.

A Prefeitura está implan-tando um projeto piloto para informatizar o trabalho de pesquisa e monitoramento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A Secretaria de Saúde desenvolveu o progra-ma ACS Mobile, pioneiro no Brasil.

Foi implantado em Pontezi-nha o Centro de Práticas Inte-grativas e Complementares do Cabo (CEPIC). Entre os diversos serviços oferecidos estão acu-puntura, técnicas de conscien-tização corporal e respiratória, automassagem, relaxamento e hidroterapia.

SAÚDE

Saúde nos engenhos

Melhoriasno Mendo

Equipamentos de Raio-X

Ambulâncias adquiridas

Projeto paraos ACSs Rápidas

Práticas Integrativas

Prêmio nacionalA Secretaria de Saúde do Cabo foi escolhida para receber o Prêmio “Inovar 2015”, entregue durante o Encontro Nacional de Secretários de Saúde do Brasil em abril, no Rio de Janeiro.

Serviços oftalmológicos A Secretaria de Saúde retomou, em março, consultas, serviços de especialidades e de ur-gências oftalmológicos do município. Através de uma parceria com o Centro Especializado em Oftalmologia – Oftalmos, localizado no Centro, são realizados aproxima-damente 1,2 mil aten-dimentos gratuitos por mês.

Endoscopia e colonoscopiaA população está con-tando desde 2014 com exames gratuitos de en-doscopia e colonoscopia no Hospital Mendo Sam-paio. Uma equipe com-posta por cinco médicos atende os pacientes de segunda a sexta-feira. O teste da urease, que per-mite detectar a presença da bactéria H. Pylori, que causa a gastrite, também é realizado no local.

10

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTEJULHO/2015 •

MEIO AMBIENTE / CONTROLE URBANO

A Prefeitura vem desenvol-vendo diversas ações de edu-cação ambiental. Uma delas é a Semana do Meio Ambiente. A última edição contou com o plantio de centenas de mudas, palestras, trilhas e exposições.

Para intensificar as ações no município, a Superintendência de Controle Urbano montou postos avançados de atendi-mento nas gerências regio-nais. Neles, a população pode fazer denúncias e tirar dúvidas quanto a ocupações e constru-ções irregulares.

O Programa Verão Susten-tável foi criado em 2013 para conscientizar e motivar a po-pulação das praias para um trabalho em conjunto em prol do meio ambiente. Equipes da SEMA distribuem folders edu-cativos e sacolinhas biodegra-dáveis

O município reafirmou a parceria com a Cooperativa Mista de Serviços do Cabo (COOMSERC), associação de catadores de materiais reci-

cláveis. Parte da separação e acondicionamento dos resídu-os coletados pela cooperativa funciona em um galpão cedi-do pela Prefeitura.

A Prefeitura vem realizan-do diversas ações de ordena-mento do comércio irregular na cidade. Equipe de Controle Urbano iniciou, em 2014, o dis-ciplinamento da atividade nas principais vias do Centro. Este ano, o trabalho iniciou em Pon-te dos Carvalhos e nas praias. Na orla de Itapuama, 25 barra-cas construídas irregularmente foram retiradas. Agora, os co-merciantes utilizam materiais que podem ser removidos ao fim do dia. A ocupação irregu-lar dos logradouros públicos, além de deixar a cidade desor-ganizada, promove problemas de mobilidade urbana.

Parceria com a COOMSERC

Educação ambiental

Controle Urbano

Ordenamento do comércioirregular

Verão Sustentável

11

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTE • JULHO/2015

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E RURAL / OP

A Prefeitura, em parceria com o Sebrae, está realizando desde 2014 a campanha de incentivo à formalização: MEI - Meu Negócio é Legal. Através dela, são realizadas palestras e cursos de capacitação para in-teressados em se tornar micro-empreendedores individuais. Centenas de pessoas já foram beneficiadas com a iniciativa.

Representantes de entida-des e comerciantes do distri-to de Jussaral participaram, em maio deste ano, do 1° Se-minário de Desenvolvimento Econômico da localidade. O evento aconteceu na Escola Municipal Marquês do Reci-

fe, com o objetivo de debater com lideranças e comerciantes as potencialidades do distrito e proporcionar o crescimen-to econômico da localidade. O evento foi promovido pela Prefeitura, com apoio do Se-brae e do Senar.

Meu Negócio é Legal

1° Seminário em Jussaral

A Secretaria Executiva de Orçamento Participativo deu início em 2014 à formação do Conselho de Desenvolvimento Local (CDL), representado por moradores eleitos pelas comu-

nidades, que vão apresentar as demandas da população e fiscalizar as ações realizadas em cada microrregião. A ideia é aproximar ainda mais a pre-feitura da população.

Foi lançado, este ano, o projeto Dia do Campo Aber-to, que leva diversas ações da Superintendência de Desen-volvimento Rural e de outras secretarias à população rural de forma itinerante. A ação já beneficiou diversos engenhos.

Em 2014, os agricultores do município foram contempla-dos com dois novos tratores. Os maquinários foram adqui-ridos com recursos próprios, com investimento de mais de R$ 250 mil. A Prefeitura tam-

bém recuperou equipamentos agrícolas, sendo três tratores com tração 4×4, uma cami-nhonete, cinco grades arado-ras e dois sulcadores (para a abertura de sulcos para o plan-tio).

Desenvolvimento Local

Dia do Campo Aberto

Reforço no maquinário agrícola

12

CUIDANDO MELHOR DE NOSSA GENTEJULHO/2015 •

CULTURA

A Prefeitura iniciou o pro-cesso de implantação do Siste-ma Municipal de Cultura (SMC) e adesão do Cabo ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Uma das etapas é a reformu-lação do Conselho de Cultura. O anteprojeto para criação do conselho já foi elaborado e apresentado em audiência a artistas e agentes culturais.

Foi lançado este ano o novo Cadastro Cultural do municí-pio. Nele, artistas e agentes culturais nascidos ou que pos-suam atuação na cidade pode-rão se cadastrar. O CAC pode ser feito individual ou coletiva-mente, pelo link “Cadastro Cul-tural”, disponível no site www.cabo.pe.gov.br. Outras infor-mações: 3521-6655.

Em 2014, a Prefeitura cedeu um imóvel para a Associação dos Bacamarteiros do municí-pio. A entidade poderá utilizar o espaço por dez anos, através da Lei Municipal n° 2.972. A Sede da associação está locali-zada na Rua Vigário João Batis-ta, nº 157, Centro.

Este ano, os festejos juninos do Cabo contaram com nove polos de animação. No Centro, foram montados três: um na Festa de Santo Antônio, um no Mercadão e o outro no Pátio da Estação Ferroviária. Tam-bém houve festa em Ponte dos Carvalhos, Pirapama, Gaibu, Suape, Jussaral e Pontezinha (este último dedicado ao coco de roda).

Sistema de Cultura

Cadastro Cultural

Imóvel para os bacamarteiros

Festejos juninos

Confira a programação:

08/07 – Quarta-feira18h - Culto Evangélico em Ação de GraçasLocal: Estacionamento do Centro Administrativo Municipal - CAM (Torrinha)20h - Abertura da 20ª MOCASPEMostra Cabense de Esquetes e Poesias EncenadasLocal: Auditório Luiz Alves Lacerda (Garapu) 09/07 - Quinta-feira5h - Alvorada Festiva 8h - Caminhada da Pessoa Idosa saindo da Praça do Jacaré (Centro)8h - Hasteamento das Bandeiras8h20 - Apresentação Esquete Teatral “Quem descobriu o Brasil?”Trupe Cara e Coragem8h40 - Concerto da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense9h - Missa em Ação de Graças10h - Pronunciamento do Prefeito / Parabéns / Corte do Bolo / Sorteio / Caminhada da Pessoa IdosaLocal: Centro Administrativo Municipal – CAM (Torrinha)10h - Passeio Ciclístico com saída na Praça da Paz (Pontezinha) echegada na Praça da Terceira Idade (Ponte dos Carvalhos)

O Cabo comemora, no dia 9 de Julho, seus 138 anos de elevação à cidade. Para marcar a data, a Prefeitura or-ganizou vários eventos e espera contar com a

participação ativa da população. Além de inaugurações e ordens de serviço, os cabenses podem participar de atividades religiosas, culturais e esportivas.

138 anos do Cabo

cabo de santoagostinho