Jornal da ABM ano 1 no. 3

16
Associação Bosque Marapendi www.portalabm.com.br Novembro 2011 . Ano 1 Nº 3 Projeto de recuperação ambiental do Lagunar Sistema

description

Edição de novembro 2011

Transcript of Jornal da ABM ano 1 no. 3

Page 1: Jornal da ABM ano 1 no. 3

AssociaçãoBosqueMarapendi

www.portalabm.com.br Novembro 2011 . Ano 1 Nº 3

Projeto de recuperação ambiental do

LagunarSistema

Page 2: Jornal da ABM ano 1 no. 3

Editorial

Diretoria Expediente

Balancete agosto 2011

Balancete julho

A matéria de capa do Jornal da ABM foi escolhida porque vemos o quanto é necessário acreditar e investir em sonhos. Sonhos de todos nós que moramos na Barra da Tijuca e queremos ver nossas lagoas despoluídas com este Projeto Lagunar.

Falamos da Festa das Crianças que a ABM realizou e temos uma matéria sobre o Coral, que tem recebido diversos elogios. Além disso, na Voz da ABM, João Luiz fala sobre a ocupação benéfica das áreas públicas pela ABM. E ainda outras matérias sobre educação, transporte e notícias do esporte da ABM.

O Jornal da ABM luta por uma proposta justa: levar aos usuários tudo o que acontece na Associação com a mais pura verdade.

A você, leitor, muito obrigado. E fale conosco fazendo seus comentários e sugestões.

Boa leitura!

Presidente: Lélio Altair Barbosa Assessor: Fernando Vicente Mello AlvesAssessor: Valdir da Silva BragaAssessor: Manoel Mattos dos Santos Vice-Administrativo: Amaury Bruno MartinsDiretor Financeiro: João Luiz Leite Rabello

Coordenador Financeiro: Carlos Afonso TeixeiraDiretor Marketing: Paola PolezelDiretor Secretaria: Hamilton da Silva Ramos CarvalhoDiretora de Patrimônio: Marta Cruz de Araujo da Silva BragaVice-Presidente de Transporte: Américo José de Araujo NettoDiretor de Fiscalização: Paulo Cesar Monteiro Bessa Vice-Presidente de Esportes: Carlos Alberto de OliveiraDiretor de Futebol: Ricardo OlivieriDiretor de Tênis: Fábio TonassiDiretor de Volei/Basquete: Fernando Lobo Vice-Presidente Sociocultural: Janete Rocha Martins (em exercício)Diretor Social: Lourival VictorinoDiretora Cultural: Janete Rocha MartinsDiretor Meio Ambiente: Artur Lourenço da Fonseca

Projeto gráfico: Renan Pinto Fotografia: Jorge SoutoRevisão: Petippa MojartaColaboradores: Américo Netto, Ilma Novaes, Luahine Mendes, João Luiz Rabello, Sandra Moreno e Janete Mattos Distribuição gratuita Tiragem: 7.000 exemplares

1- Barra Golden2- Barra D’oro3- Aloha4- Sunset5- Estrela do Mar6- Palace

7- Royal Barravaí8- Jardim Saint Tropez9- Santorini10- Marbella11- Lake Buena Vista12- Costabella

13- Via Barra14- Via Cancun15- Sol de Marapendi16- Itapoã-Jatiúca17- Villa Di Genova18- Costa Blanca

19- Barra Marina20- Barra Inn21- Lyon22- Porto Seguro23- Barra Sol

2

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

Page 3: Jornal da ABM ano 1 no. 3

Recentemente, por ocasião da Audiência Pública sobre Meio Ambiente na Câmara Comu-nitária da Barra da Tijuca, presenciei o protesto veemente de uma representante da Associação de Moradores do Itanhangá quanto à ocupação irregular do espaço urbano na região do Ita-nhangá. Representantes do poder legislativo do estado do Rio de Janeiro, gestores municipais e todos os presentes, ficaram perplexos com as fotos que foram apresentadas comprovando a degradação. Realmente o crescimento abrupto e não programado das comunidades naquela re-gião provocaram prejuízos irreparáveis ao meio ambiente. A reboque vieram também problemas de segurança e, consequentemente, a desvalo-rização dos imóveis no entorno. A inconsolável representante comunitária estimou em 50% a redução no preço do metro quadrado.

E aí fiquei pensando em nossa ABM. Há 13 anos, com a falência da ENCOL, os terrenos que eram ocupados para alojamentos, guarda de material, concreteira etc foram simplesmente abandonados. Com isso começaram a surgir em nosso entorno algumas ocupações irregulares (barracos, concen-tração de mendigos, moradia nos alojamentos).

Felizmente, à época, alguns dos nossos vizinhos arregaçaram as mangas e foram à luta. Interminá-veis negociações com o poder público municipal, procuradoria e representantes dos condomínios se sucederam, até que as áreas abandonadas (e já parcialmente ocupadas) foram destinadas à gestão de nossa Associação, que foi criada justamente para viabilizar o negócio/parceria com o município.

E aqui cabe a pergunta: e se esses vizinhos não tivessem se engajado nessa luta, haveria o Bosque Marapendi ou a Comunidade Marapendi? É claro que hoje poderíamos estar enfrentando os mesmos pro-blemas dos moradores do Itanhangá. A justiça é lenta, as comunidades ganham apoio de políticos oportu-nistas, e depois para desalojar é complicadíssimo...

Hoje a ABM é referência entre as diversas associações da Barra da Tijuca. Seja pelo sucesso de nosso transporte comunitário, seja pela coe-rência de suas gestões nesses 13 anos, seja pela cobrança sempre ética junto ao poder público ou mesmo pelo trabalho voluntário que marca as ações de toda a sua Diretoria.

A sua importância para a comunidade é notó-ria. Quase que diariamente recebemos em nossas instalações a visita de corretores de imóveis que, acompanhados de eventuais interessados na compra ou aluguel de imóveis, fazem questão de apresentar ‘o clube’ aos interessados. Aos que ainda duvidam, sugiro que consultem os classifi-cados dos jornais, onde poderão confirmar que os anúncios de imóveis veiculados são precedidos pelo registro na ABM.

Como é sabido, somos uma associação de condomínios. Ao ingressarem na ABM os con-domínios realizaram assembleias e aprovaram a vinculação, e esse é o único caminho para um condomínio - que esteja situado em nosso po-lígono - fazer parte da ABM.

Igual caminho deve ser percorrido para o con-domínio se retirar da ABM e, consequentemente, do transporte comunitário. Ou seja: é preciso uma

decisão de Assembleia.Faço este registro pois recentemente o STF

decidiu pela não obrigatoriedade de filiação de condôminos às Associações de Moradores, cons-tituídas em áreas públicas, e o fato vem gerando algumas dúvidas em nossa comunidade.

No caso da ABM as seguintes circunstâncias precisam ser ponderadas: 1) não somos Associação de Moradores; 2) nenhum condomínio é obrigado a se manter associado; 3) a ABM é uma instituição legal regida por estatuto; 4) a ABM funciona em espaço cedido, por processo administrativo, pela prefeitura e pelo qual paga uma taxa de ocupação; 5) a decisão de filiação dos condomínios à ABM se deu por Assembleias Gerais.

Assim, entendo que os fundamentos da decisão do STF passam bem longe do que é a nossa ABM.

No mais, dizer, por justiça, que na atual Di-retoria ainda se encontram 5 daqueles vizinhos - empreendedores, guerreiros e responsáveis pela criação de nossa ABM, e por não dizer pela tranquilidade que hoje desfrutamos. O nosso presidente Lélio A. Barbosa, os nossos vices-presidentes de Administração, Amaury B. Martins e, de Transporte, Américo Netto e os assessores da presidência: Fernando Mello e Manoel Mattos, com os quais tenho a honra e o prazer de dividir as tarefas da atual diretoria.

Vida longa para a ABM!

João Luiz Leite RabelloDiretor da Câmara Comunitária da Barra da

Tijuca e Diretor Financeiro da ABM

Voz da ABM

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

3

Ilma: 8114-0354ABM: 2495-6911

www.portalabm.com.br

Anuncie!

Page 4: Jornal da ABM ano 1 no. 3

4

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

Festa das CriançasPais e filhos são presenteados em evento no Canal

A criançada brincou com a Turma do Salsicha, saltou no pula-pula, curtiu o show do mágico Alex e ganhou lanches e bolas. Nada melhor do que ver tantas crianças felizes, acompanhadas de seus pais, avós e se divertindo de forma saudável.

Para os adultos, a Fiat organizou um test-drive e os 45 primeiros a participar ganharam um guarda-sol. Para quem doou alimentos, foram sorteados um CD player, bola de futebol e bola de

Muita alegria, animação e mágica. Assim foi a Festa das Crianças da Associação Bosque Marapendi, na manhã do dia 23 de outubro, na ABM Canal.

Roda de capoeira foi

sucesso entre pais e filhos

O mágico Alex deixou as crianças surpresas

Não faltou quem saísse do chão

Frequentemente presentes nos eventos da ABM, a Turma do Salsicha divertiu a galerinha

vôlei. Os ganhadores foram, res-pectivamente, Sérgio Luis Pereira, José Augusto Correia e Cristiane Aloise Rebello (Via Barra).

O curso de idiomas CNA par-ticipou ativamente ajudando no evento. Também foram arreca-dados alimentos para o Bosque Solidário da Associação. Quem estava lá, conferiu a felicidade dos pequenos e, claro, aprovou.

Mais fotos podem ser vistas em www.portalabm.com.brQuem quiser alguma foto individual da Festa das Crianças, entre em contato com o fotógrafo Jorge Souto pelo telefone: 6900-8800.

Page 5: Jornal da ABM ano 1 no. 3

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

5

TransporteTransporte vitorioso

1 - CARTEIRA APREENDIDA SEM O SELO ATUALIZADOA mesma será apreendida pelos fiscais e retida na ABM para as devidas averiguações. O prazo estipulado para averiguação junto ao Condomínio será de, até, 5 (cinco) dias úteis. Estando a carteira em situação regular, caberá ao titular solicitar a colocação do selo na Administração de seu Condomínio. Em se tratando de reincidência, a liberação da carteira se fará mediante o pagamento do valor de 1/3 (um terço) da cota.

2 - CARTEIRA USADA POR TERCEIROSA - apreensão da carteira com carta ao Síndico do Condomínio do condômino infrator, relatando o fato e solicitando explicações do titular da credencial;B - prazo de, no mínimo, 15 (quinze) dias para devolução da mesma carteira, a partir da data de recebimento, na ABM, de carta do Síndico do Condomínio do condômino infrator com as explicações plausíveis;C - aplicação de multa ao condômino titular infrator através de correspondência ao Condomínio, no valor de 1/3 (um terço) de uma cota;D - recebimento, pela Secretaria da ABM, do valor da multa mediante contra-entrega da carteira ao condômino-usuário.

3- CARTEIRA ADULTERADAA - apreensão da carteira e seu cancelamento, com carta ao Síndico do Condomínio do condômino infrator, relatando o fato e solicitando explicações ao titular da credencial;B - multa ao condômino titular através do condomínio, no valor de 1 (uma) cota;C - somente será emitida nova carteira para o verdadeiro condômino após recebimento da justificativa por parte do Condomínio;D - somente após 90 dias do recebimento do valor da multa pela Secretaria da ABM, será emitida nova carteira.

4- CARTEIRA FALSAA - apreensão da carteira sem devolução e aplicação das penalidades em lei;B - responsabilizar e multar através do Condomínio, o usuário que facilitou a emissão da carteira falsa, no valor de 2 (duas) cotas; entende-se por facilitador o usuário que teve sua carteira usada para tal fim, sem que a mesma esteja catalogada como cancelada por perda ou outra justificativa plausível.

5 - PROTOCOLO ADULTERADOA - será retido e encaminhado à ABM para as devidas providências;B - será cobrada uma multa de 2/3 (dois terços) da cota, através de correspondência ao condomínio do condômino infrator;C - não será emitido novo protocolo. O condômino infrator deverá aguardar a emissão da carteira, que só será encaminhada após o pagamento da multa na Secretaria da ABM.

6 - PERDA DO SELOA - será cobrado o valor de 1 (uma) cota para cada reposição, quando ocorrer o extravio do selo no período da selagem.

7- CARTEIRA CANCELADAA – a carteira será apreendida pelos fiscais e retida na ABM para as devidas averiguações. O prazo estipulado para averiguação junto ao Condomínio será de, até, 5 (cinco) dias úteis. Após a averiguação da mesma, a foto será retirada e devolvida ao usuário e será cobrado o valor de 1 (uma) cota pelo uso indevido.

8 - PARÁGRAFO ÚNICOA - todas as multas dobram de valor, em caso de reincidência.

A vice-presidência de transporte sempre voltada para a tranquilidade, segurança, cumprimento dos horá-rios, das condições mecânicas e higiênicas dos veículos, do procedimento dos motoristas, mantém 3 (três) fiscais contratados pela ABM e 2 (dois) fiscais e 1(um) monitor representantes da empresa Venus, para supervisionar os serviços contratados, bem como para controlar o acesso dos usuários aos veículos. Cabe aos fiscais da ABM emitir relatórios das ocorrências à vice-presidência de transporte (VPT), e nos casos oportunos, solicitar aos motoristas e inspetores da empresa contratada ações corretivas imediatas, e também exigir dos usuários a apresentação das credenciais e de documentos de identidade, bem como apreender, para entrega à vice-

presidência de transporte (VTP) credenciais irregulares ou utilizadas indevidamente. A fiscalização é realizada por amostragem por motivos operacionais.

Senhores usuários colaborem com os fiscais sendo solidários. A sua segurança depende destas ações. Mensalmente são apreendidas, em média, 15 (quinze) carteiras usadas por terceiros ou perdidas por usuários, o que põe em risco a tranquilidade de nossas viagens. Cabe lembrar que o acesso aos ônibus só é permitido mediante a apresentação da credencial ao motorista e/ou aos fiscais da ABM e/ou da Venus, nos pontos de em-barque autorizados pela vice-presidência de transporte (VTP), e em conformidade com as regulamentações da CET-RIO e SMTU.

A instrução normativa para uso de credenciais de transporte comunitário de

28/03/2000 determina os seguintes procedimentos por irregularidades das credenciais:

NOTA: Cabe lembrar aos senhores usuários que a troca dos selos das carteiras de transporte é realizada, no mínimo, uma vez por ano.

Vice-presidência de Transporte

Page 6: Jornal da ABM ano 1 no. 3

6

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

Os saudabilíssimos alunos do Parque Aquático e partici-pantes do Projeto mais light da ABM tiveram a primeira Ca-minhada Orientada conduzida por profissionais de Educação Física pela ciclovia do Canal de Marapendi, no dia 8 de ou-tubro. As voltinhas pelo local serviram para dar mais gás a essa turma, incentivando-a a praticar exercícios e a se alimentar melhor.

Ainda em outubro (dia 19), eles tiveram uma palestra bem diferente da primeira (que já comentamos na edição ante-rior). O Dr. Paulo Topfer, da Top Implantes, foi ao Salão Social da ABM para falar de assuntos como doenças bucais e suas prevenções, periodontite, escovação e a importância de dentes sadios na dieta, que ajudam a liberação do suco gástrico na hora da mastigação e digestão.

Turma continua a todo vapor

Desafio Saúde CertaLuahine Mendes

Até este jornal ir para a diagramação, rodar na gráfica e parar em suas mãos, os participan-tes do projeto já terão tido outra palestra das nutricionistas do Espaço Bem Nutrir (09/11) e uma nova Caminhada pelo ciclovia do Canal (12/11). E mais: haverá Aulão Luau de Encerra-mento, em 8 de dezembro, animado por DJ e

iluminado por tochas, às 20h. Neste dia haverá entrega de premiações para quem se saiu me-lhor nas aferições do Desafio, ou seja, mais coisa light para o nosso próximo número.

Fernando Mello aderiu a

caminhada do projeto

Dentista fala sobre curiosidades

bucais em palestra

Page 7: Jornal da ABM ano 1 no. 3

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

7

O Città América é o shopping ideal para os moradores do polígono da ABM devido a sua proximidade,

conforto, diversidade de lojas e serviços. Seus eventos nos fazem deliciar, entre eles, o “Espaço MPB”, que

toda última quinta-feira do mês recebe um grande nome da música popular brasileira. Lá já estiveram,

entre outros, Dori Caymi, Serjão Lorosa, Mulheres de Holanda, Claúdio Zoli e Bebeto. Preste atenção nesta

página. Estas são algumas das lojas e serviços oferecidos com eficiência e qualidade pelo Città América.

Page 8: Jornal da ABM ano 1 no. 3

8

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

MeioAmbiente

Sistema LagunarA Diretoria da ABM esteve presente à reu-

nião, no dia 25 de outubro, no Clube Marina (Barra da Tijuca), onde o subsecretário de Meio Ambiente, Antônio da Hora, falou sobre o projeto de despoluição e desassoreamento do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e do Prolongamento do Quebra-Mar, que tem como objetivo a dragagem das assoreadas lagoas, com sua revitalização ambiental.

O complexo lagunar da Barra e de Jacarepaguá ganhará uma i lha-parque ecológica, formada com sedimentos que serão retirados do fundo das próprias lagoas locais. A iniciativa faz parte do Projeto de Recuperação Ambiental do Sistema Lagunar dos bairros da Zona Oeste do Rio, que faz parte do Caderno de Encargos das Olimpí-adas de 2016.

Orçado em R$ 550 milhões, o projeto de recuperação ambiental do sistema lagunar da região inclui a dragagem de aproximadamen-te 5,7 milhões de m³ de sedimentos poluídos, da entrada do canal da Joatinga até as lagoas de Marapendi, Tijuca, Camorim e Jacarepa-guá. O projeto prevê ainda o prolongamento do Quebra-Mar em 180m de extensão, na desembocadura do canal da Joatinga, onde será construído um restaurante panorâmico.

Parte dos sedimentos dragados do fundo das lagoas da região será acondicionada em geobags, mesmo material utilizado para acondicionar o lodo poluído que vem sendo retirado do Canal do Fundão, outra importan-te obra da Secretaria de Estado do Ambiente. Essas geobags serão dispostas em uma área já assoreada, entre as lagoas do Camorim e da Tijuca, formando uma ilha de 444.660 metros quadrados. As geobags serão então cobertas por camadas de terra e argila, formando uma ilha-parque, com árvores, trilhas, um centro de visitação, áreas de lazer e atividades de educação ambiental e de ecoturismo.

Experiência já adotada em países como Canadá e Alemanha, a ilha ecológica é uma novidade no Brasil. Essa programação é vista como uma das principais metas do governo estadual e tem grande repercussão na quali-dade de vida da região.

O saneamento da Barra, Jacarepaguá e do Recreio dos Bandeirantes incluiu a construção de 13 elevatórias, Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), emissário submarino e im-plantação de redes de esgotamento sanitário, intervenções executadas pela Cedae.

Projeto de recuperação ambiental do

Page 9: Jornal da ABM ano 1 no. 3

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

9

A nobreza que o canto traz

Quando foi fundado o Coral da ABM, em março de 2006, José Serpa, um dos oito integrantes do grupo na época, não imaginava que um dia se tornariam mais de 50, maioria deles sendo frequentadores da ABM. Serpa, Dea de Almeida (coordenadores do Coral junto a José Adelyr Mello) e o maestro José Vallone Féo conversaram com a ABM numa terça-feira, dia de ensaio. É claro que não deixamos de questionar o segredo de multiplicar os números e fazer desta uma das atividades mais procuradas na Associação.

Um ano depois de sua fundação, o Coral já esta-va sob a regência de Féo. O grupo foi melhorando gradativamente e muito disso graças a seu regente. Dea faz questão em ressaltar: “Acho que nós também estamos crescendo devido à regência do maestro, que é muito dedicado. Em todo esse tempo conosco não teve um dia que ele faltasse ou chegasse atrasado. Ele nos transmite alegria. Nunca o vi reclamar de nada”. O maestro tem 36 anos de vida artística e já esteve a frente de mais de 30 corais.

O canto coral é um excelente meio para se iniciar na música. Porém, mesmo para aqueles que já conhe-cem essa linguagem, a prática de cantar desenvolve muito a musicalidade e a percepção. O canto também serve como uma terapia, uma forma de relaxar e fazer novas amizades.

Para dar conta da média de dez apresentações por ano, eles valorizam os ensaios, que muitas vezes são exaustivos, pois não querem só os aplausos, mas tam-bém o reconhecimento pela qualidade de suas vozes. E é, principalmente, após as apresentações que eles são procurados por quem está interessado em se tornar mais um coralista. “Quando o Coral cresce, o nome da ABM também cresce”, afirmando isto, Féo sabe

Ensaios: terças-feiras, das 9h30min às 11h30min

Salão Social da Associação Bosque Marapendi

Se você tem uma boa voz, venha cantar com o Coral!

a responsabilidade que é representar a Associação. Entre várias outras apresentações, eles já canta-

ram em São Lourenço, Caxambu, Conservatória; e no Museu do Exército e como ninguém é de ferro, eles aproveitam para fazer um passeio. O próximo concer-to será em dezembro, também em Conservatória, isto se até lá não surgir nada novo.

Nosso coral sente falta de integrantes mais jovens e Dea até brinca dizendo que suas vozes já estão can-sadas. Mal sabe ela que quem assiste às apresentações está longe de pensar assim. Cantar com o Coral da ABM não exige ter um vozeirão; força de vontade já é um grande passo dado. E resumindo a conversa, uma coisa deu para notar: é o que o maestro disse em alto e bom som: “Eu amo fazer o que eu faço”.

Apresentações

do Coral

ABM no Città

América em

época natalina

Luahine Mendes

Cantar serve como terapia para o Coral da ABM, que só fez crescer desde a chegada do maestro Féo

Cultura

Page 10: Jornal da ABM ano 1 no. 3

10

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

Bom na bola, bom na escola

Que eles realmente fiquem craques nos esportes e na escola! Este é o objetivo do projeto Bom na bola, Bom na escola, que reúne alunos do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Dom Pedro I (Barra da Tijuca), para usufruir de aulas como futebol society, futsal, vôlei de quadra, vôlei de praia e xadrez.

O projeto, que conta com a parceria da ABM e da Prefeitura do Rio de Janeiro, nasceu no ano passado e foi baseado numa ideia genial do professor Paulo César Pereira, que tem sua própria escolinha de fu-tebol na ABM. As aulas começaram em junho deste ano, fazendo com que os estudantes melhorassem o rendimento na escola, criando um vínculo entre a participação esportiva e escolar, além de eles desfru-tarem daquilo que para muitos é um sonho distante.

Paulo, além de coordenador do Bom na bola, bom na escola, ministra aulas de futebol e vôlei de praia para os participantes, com o professor de futsal Cláudio José e a professora Fátima Bispo, ministrando aulas de vôlei de quadra e xadrez, respectivamente. Segundo ele, esse projeto também pode servir para a descoberta de talentos. Alguns já se destacaram durante um campeonato de futebol, realizado para eles no mês de setembro, com meninos e meninas jogando juntos em campo.

Para o campeonato, foi feita uma divisão no estilo Copa do Mundo. Os alunos da manhã foram divididos em seis equipes: Brasil, Itália, Argentina,

EsportesLazer&

Prática de esportes na ABM estimula alunos de escola pública

Luahine Mendes

Nigéria, Alemanha e Inglaterra. Na fina,l Brasil e Itália se enfrentaram e, por 4 x 3, o time da Itália foi o campeão. Primeiro e segundo colocados receberam troféus e os destaques individuais também tiveram suas premiações.

Todos os estudantes possuem uma carteirinha que possibilita a entrada na ABM Canal. Os alunos que estudam de manhã vão na parte da tarde à ABM e vice-versa. O que a princípio atenderia cerca de 20 alunos, hoje pode chegar a 900. O Bom na bola, Bom na escola vai até dezembro deste ano e já está sendo planejado um torneio de futebol para encerramento que deverá começar na segunda quinzena de novembro. Se tudo der certo - e está dando - quem sabe ano que vem tem mais. A gente fica daqui torcendo para que possamos encontrar um futuro Robinho, Neymar...

Confira abaixo os jogadores que mais se destacaram no campeonato de futebol:

• Melhor jogador: goleiro Vinícius – Brasil

• Artilheiro: Lohan - Itália

• Atleta mais disciplinado: Yuri - Itália

• Destaque masculino: Robert - Inglaterra

• Destaque feminino: Sabrina - Itália

• Goleiro menos vazado: Marcelo - Itália

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS ESPORTES

Começou no dia 5 de novembro a 12ª Copa ABM de Futebol Society. As equipes a competir são: ABM, Rio Sport Center, FLA BARRA, FLU RECREIO, Universal, FLA RECREIO, Condomínio St. Mônica, FLU BARRA, BARRA VASCO, Imperial, CIEP 306 e Portal. Os jogos serão no campo de grama sintética da Associação.

Alunos da Escola Dom Pedro I durante campeonato de futebol na ABM

Page 11: Jornal da ABM ano 1 no. 3

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

11

A equipe do Costabella emplacou 2 gols na final do Campeonato de Futebol 2011 para funcionários e prestadores de serviço, tornando-se campeão e dei-xando para a ABM, que nem sequer balançou a rede adversária, o posto de vice. As finais aconteceram no dia 14 de outubro, na ABM Canal.

O campeonato (com todos os jogos disputados no campo de grama sintética do Canal) começou em 02 de setembro, com o Itapoã-Jatiúca na liderança até a 4ª rodada. Daí por diante, o Costabella deixou bem claro que estava lá para ganhar. Royal Barravaí e Barra Marina não foram classificados para as semifinais.

O Lyon perdeu na disputa do terceiro lugar para o Itapoã porque não compareceu ao jogo, que acon-teceria às 17h do dia das finais. Michel Macedo, do Costabella, foi eleito melhor jogador e artilheiro do torneio, com seus humildes 11 gols. Do mesmo time, temos também o goleiro menos vazado, Gabriel.

Logo após a decisão das finais, a Diretoria da ABM entregou os troféus aos três melhores colocados, além dos jogadores em destaque. A partir das premiações, alguns jogadores repuseram suas energias e comemo-raram o fim dos jogos com um churrasco.

É campeããão!Time azul e branco dribla a ABM e vence campeonato

Luahine Mendes

E se não fossem os 11 gols de Michel... Parabéns artilheiro!

Costabella e ABM: rivalidade só dentro de campo

Page 12: Jornal da ABM ano 1 no. 3

12

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

ANIVERSÁRIO DA ABMO 14º aniversário da ABM será comemorado no dia 9 de dezembro. Todos

os usuários estão convidados para a confraternização, que será realizada a partir das 18h, na ABM Canal.

VIGILÂNCIA SANITÁRIAA ABM recebeu a visita da Vigilância Sanitária. Sabem por quê? Um mo-

rador denunciou as fezes de animais que poluem e trazem péssimo odor à Rua Jornalista Henrique Cordeiro. A Associação, embora não tenha nenhuma responsabilidade, pede aos donos de cães que recolham as fezes, mantendo sua rua limpa.

NOVINHOS EM FOLHAOs vestiários da ABM Canal estão sendo reformados para maior conforto dos

associados que frequentam o local. A Diretora de patrimônio, Marta Braga, está a todo vapor comandando as obras.

BOSQUE SOLIDÁRIOO Bosque Solidário agradece a todos que doaram alimentos na Festa das

Crianças. O Bosque monta cestas básicas para ajudar as crianças com HIV do Hospital Geral de Jacarepaguá e as famílias das comunidades carentes, assistidas pela Paróquia São Bartolomeu, do Itanhangá. O Bosque também agradece aos coralistas da ABM, que sempre doam alimentos. Vocês podem fazer suas doações nas portarias da ABM.

ARTES NO BOSQUEAtenção moradores dos condomínios associados à ABM! Se você é um artista

plástico, um poeta ou escritor e quer ver sua arte publicada no Jornal da ABM, mande seu trabalho com seu nome e foto para [email protected], pois queremos publicá-la na coluna Artes no Bosque.

TARDES DE CONVIVÊNCIAToda quarta-feira, a partir das 14h, temos a Tarde de Convivência. Lá você

encontra as melhores companhias para um bom papo, costura, palestra e sempre no final, um bom lanche. A turma também faz excursões para várias cidades e países, além de idas ao teatro. Regina Wesley, do condomínio Porto Seguro, é a coordenadora destas quartas tão cheias de graça.

RIO LUZA ABM continua aguardando (há quase um ano) que a Rio Luz recoloque dois postes em nossa região.

Curtas

DENGUEO verão está chegando, muita

chuva, e com isto aumenta a proli-feração do mosquito Aedes aegypti. Combater a dengue é um dever de todos. Vamos cuidar de nossas áre-as e nos unir para evitar uma nova epidemia. Mobilize sua família, seus vizinhos e ajude a acabar com essa doença. A luta é de todos! A ABM preocupada com este grave problema, através do Núcleo de Promoção em Saúde (CAP 4) da Prefeitura, realizou dois encontros para tratar do tema. Em um dos encontros foram realizadas visitas aos condomínios com agentes de saúde para inspecionar os locais. Infelizmente, apenas representantes de nove condomínios compareceram.

AGRADECIMENTOA vice-presidência sociocultural agradece a Kátia, da empresa Tempra (Limpeza

e Jardinagem), pela grande colaboração pessoal na Festa das Crianças.

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Dezembro está chegando e com ele as festas de fim de ano. Já estamos prepa-rando a Chegada do Papai Noel. Traga seus filhos para ver o bom velhinho pousar de helicóptero no dia 11 de dezembro, na ABM Canal.

SUGESTÕES PARA O JORNALMande seu e-mail dando sugestões para o Jornal da ABM. Envie para

[email protected] e interaja com o jornal da sua comunidade.

12

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

Page 13: Jornal da ABM ano 1 no. 3

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

13

Ingredientes• 4 a 6 bananas d’água maduras

• 4 ovos inteiros

• 2 xícaras de açúcar (rasas)

VENDE EXCELENTE APTO DUPLEX

Pronto Morar!

Condomínio Atlantys

Vista Mar, 2 suítes, armários embu-

tidos quartos e banheiros, cozinha

planejada, ar condicionados, porce-

lanato italiano, 1 vaga

Proprietária Andréa 9713-5232

Aceita Financiamento

Receita vencedora do mês de novembro: Elza Pereira

Delícias Classificados

Modo de PreparoBata os ingredientes no liquidificador na ordem em que foram apresentados, mas vá colocando aos poucos.

Bolo de banana de liquidificador

Culinárias

Envie sua receita para: [email protected] selecionadas serão publicadas nas próximas edições.

Depois despeje a mistura num tabuleiro untado e deixe assar em forno a 180º C. Após assado, polvilhar açúcar e canela.

• 100g de manteiga

• 2 xícaras de farinha de rosca

• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Page 14: Jornal da ABM ano 1 no. 3

14

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

A força do exemplo é maior que todas as palavras de apoio a sua família, sua equipe. A simples presença do líder faz despertar a confiança das pessoas que sabem poder contar com ele.

Você é o modelo. As pessoas vão se inspirar em você. Seus filhos, sua família, sua equipe. Eles vão tratar as pessoas da maneira que você as trata. Seus funcionários se envolverão nos novos projetos. Se você é um líder que valoriza o estudo, sua equipe, sua família valorizarão a aprendizagem. A força de seu exemplo é maior que todas as palavras de apoio ditas em seu discurso. O mesmo acontece na família. Você é ídolo

de seus filhos; eles vão seguir seus passos! A orientação não funciona quando os pais cobram deles maior empenho em relação aos estudos, e nunca leem um livro. A força de seu exemplo é maior que a de milhares de palavras que utiliza. Sua atitude perante a vida é um modelo. Quando você está junto, as pessoas entram em sua energia vencedora. Suas palavras ganham credibilidade.

Quando você vai à frente de batalha com seus filhos, ou com sua equipe eles se sentem protegidos para arriscar. A simples presença do líder faz despertar a coragem e a confiança de todos. As pessoas sa-bem que podem contar com o líder.

Seja um modeloEspaço do Leitor

Platô Buffet e ABM.Uma parceria de sucesso

0

5

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100

Sua equipe, sua família, pre-cisam saber que você se importa com ela.

Liderar é fazer com que as pessoas a sua volta evoluam, cres-çam e coloquem em prática suas potencialidades. As pessoas têm necessidade de ser incentivadas.

Líder é aquele técnico que chama o jogador no banco de reserva, olha-o nos olhos com firmeza e diz ”Vai lá e marca o gol”. Neste momento, a certeza se propaga até o coração do atleta e o gol acaba saindo. A potência do olhar e das palavras do líder têm de ser maior. Isso vale também para seus filhos, sua família.

É importante que os pais per-guntem sobre as perspectivas dos filhos, ajudando-os a construir uma imagem clara do que querem e como alcançar suas metas, assim como ajudá-los a acreditar que têm capacidade de atravessar a ponte para o sucesso.

A importância de um líder aparece nos momentos de derrota. Nessas ocasiões, sua presença se torna fundamental. Nessa hora, é importante os pais escutarem os filhos, e mostrar-lhes que existe um amanhã.

Sandra de Oliveira MorenoPsicopedagoga

[email protected]

Page 15: Jornal da ABM ano 1 no. 3

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011

15

Elementary, my dear.

www.thescole.com.br.

Venha descobrir o melhor inglês do Rio de Janeiro, bem perto de você.

Saiba mais sobre essa história em:

www.thescole.com.br

Shopping Città America - Sala 317 p-s

2493.4700

Visite-nos e conheça as condições especiais para

moradores da ABM. sSpecial English Studie

Page 16: Jornal da ABM ano 1 no. 3

16

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Nov

embr

o 2

011