Jornal da ABM ano 1 no. 9

16
junho 2012 nº 9 www.portalabm.com.br Educação ambiental A importância de plantar a semente da preservação e da sustentabilidade nas novas gerações

description

Edição de junho 2012

Transcript of Jornal da ABM ano 1 no. 9

Page 1: Jornal da ABM ano 1 no. 9

junho 2012 nº 9 www.portalabm.com.br

Educação ambientalA importância de plantar a semente da preservação

e da sustentabilidade nas novas gerações

Page 2: Jornal da ABM ano 1 no. 9

Editorial

Balancete Abril 2012

MapaNo dia 5 de junho comemorou-se o Dia Internacional do Meio Ambien-

te. Muito tem se falado sobre ecologia, meio ambiente e sustentabilidade. Diversas atividades foram realizadas e tiveram como objetivo chamar a atenção da população para que cuide melhor do meio ambiente. Só que mais importante do que ações pontuais são as atividades realizadas diaria-mente. Em casa, os pais podem e devem participar ensinando a seus fi lhos princípios básicos de ecologia. A semente da consciência ecológica deve ser plantada ainda nos primeiros anos de vida. As crianças aprendem, mesmo pequenas, que têm capacidade de produzir arte, criar beleza e de pensar a realidade de outra forma. O lixo não é somente lixo, é algo que pode ser transformado. As crianças sabem o seu papel nessa questão e procuram colaborar da melhor forma, principalmente cobrando dos adultos.

Os acontecimentos sociais, notícias do nosso entorno, as curtas relatam com precisão.

O Jornal da ABM convida você a interagir através do e-mail [email protected]

Boa leitura!1- Barra Golden2- Barra D’oro3- Aloha4- Sunset5- Estrela do Mar6- Palace

7- Royal Barravaí8- Jardim Saint Tropez9- Santorini10- Marbella11- Lake Buena Vista12- Costabella

13- Via Barra14- Via Cancun15- Sol de Marapendi16- Itapoã-Jatiúca17- Villa Di Genova18- Costa Blanca

19- Barra Marina20- Barra Inn21- Lyon22- Porto Seguro23- Barra Sol

2

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 20

12

DiretoriaPresidente: Lélio A. BarbosaAssessor: Fernando V. MelloAssessor: João Luiz Leite Rabello

Vice-Presidente Administrativo: José Rodrigues LopesDiretor Financeiro: Amaury Bruno MartinsDiretor de Secretaria: Valdir da Silva BragaDiretor Marketing: Luiz PauloDiretora de Patrimônio: Marta Cruz de Araujo da Silva BragaCoordenador de Patrimônio: ÍtaloCoordenador Financeiro: Carlos Afonso Teixeira

Vice-Presidente de Esportes: George KhedeDiretor de Futebol: Carlos Alberto de OliveiraDiretor de Vôlei/ Basquete: Luiz

Vice-Presidente Sociocultural: Ricardo MagalhãesDiretora Cultural: Sonia MagalhãesDiretor Meio Ambiente: Lourival VictorinoDiretora Social: Janete Martins

Vice-Presidente de Transporte: Américo José de Araujo NettoDiretor de Fiscalização: Fernando AntônioDiretor Técnico: Paulo BessaDiretor Relação Cond./Usuário: Hamilton da Silva Ramos Carvalho

ExpedienteEditor: Paulo WagnerFotografi a: Jorge SoutoArte: Ideiatrip Comunicação e Design - (21) 4101-2248Projeto gráfi co: Renan Pinto Diagramação: Andressa LuzRevisão: Marilza BigioColaboradores: Américo Netto, Ilma Novaes, Sérgio Lima Nascimento, Luahine Mendes, Janete Martins, Fernando MeloDistribuição gratuita Tiragem: 7.000 exemplaresCapa: Clara da Rosa Drumond, fi lha da Mariana - Condomínio SpázioBruno da Silva Diniz , fi lho da Marilene - Condomínio Villa Di Gênova

Veja a edição completa na internet: www.jornaldaabm.tk

Anuncie - Ilma: 8114-0354 - ABM: 2495-6911

Page 3: Jornal da ABM ano 1 no. 9

Voz da ABM

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 20

12

3

Ricardo MagalhãesVice-presidente Sociocultural

Este lema é que norteará nossa vice-presidência Sociocultural. Assim tem sido desde quando compusemos nosso grupo com a Srª Janete Martins (diretora Social), Srª Sonia Magalhães (diretora Cultural) e Sr. Lourival Victorino (diretor de Meio Ambien-te). Acrescentamos ainda as coordenadoras Srª Regina Wesley do Grupo da 3ª Idade e Srª Ilma Constante, do Coral da ABM, vinculadas à diretoria Social e a diretoria Cultural, res-pectivamente.

Na realidade o que a vice-presidência almeja é uma participação mais efetiva dos associados na nossa ABM, organizadamente, nos diferentes segmentos que a compõem.

Porque organização é isto: esforços indi-viduais combinados, para realizar propósitos da coletividade.

Nossa vice-presidência entende que somente organizados e unidos teremos a possibilidade de atingir o sucesso, pois que sozinhos, os nossos objetivos se tornariam mais difíceis de alcançar.

Percebemos que a ABM é sempre concla-mada a se fazer presente nos condomínios que a constituem, no bosque, nos transpor-tes, nos esportes, na ciclovia, no Parcão, na piscina, nas festividades que realiza, nas ruas de nosso polígono, em nosso entorno, no bairro e na cidade. Para uma resposta de êxito é preciso, porém, contar sempre com a colaboração dos associados.

A ABM não teria razão de existir se assim não fosse. Temos que vencer os obstáculos que surjam para mostrar uma ABM mais participativa no social, no cultural e no meio ambiente. Para isto não devem existir barrei-ras entre os condomínios, entre associados e a ABM. Que as fronteiras mesmo que exis-tindo fi sicamente, possam ser transpostas com o objetivo de nos associarmos mais, nos socializarmos, nos integrarmos socialmente, culturalmente e na preservação do meio am-biente. Isto aproxima mais o ser humano sem distinção de gênero, classe, etnia etc. Nos faz sentir a vida e nos anima !

Vencer desafios com uma administração mais participativa

O que desejamos, volto a dizer, é uma administração receptiva à colaboração e queremos incentivar não apenas a participa-ção dos associados que aqui já atuam, mas almejamos sobretudo resgatar aqueles que se afastaram por motivos diversos.

Desejamos ver o jovem da ABM não só ocupando espaços esportivos, os quais reputamos importantes e necessários, mas, criando e ampliando sua atuação na área social, cultural e meio ambiente. Precisamos que tragam suas ideias com mais força e energia. Que estes jovens sejam vibrantes o sufi ciente para contagiar nossa associação no processo de crescimento. Queremos resgatar as competências, os talentos e as habilidades que todo este conjunto de moradores possui, para nos ajudar. Estamos interessados em criar e inovar. Necessitamos, para isso, da sua ajuda!

Conto com vocês e contem também conosco!

Page 4: Jornal da ABM ano 1 no. 9

4

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Transporte

1 – Que a contratada (VÊNUS) precisa manter, no mínimo, 2 (dois) fiscais e 1 (um) monitor para supervisionar os serviços contratados, as condições dos veículos e dos motoristas, bem como para controlar o acesso dos usuários aos veículos.

2 – Que a GESTORA (ABM), pode excluir do transporte os usuários que procederem de maneira inconveniente, danificando os veículos, atrapalhando o bom andamento do serviço, agredindo física ou moralmente os prepostos da CONTRATADA bem como outros usuários.

3 – Que a CONTRATADA responde financeiramente (valor equivalente ao preço de uma viagem) pelo descumprimento/falha na prestação dos serviços, tais como: pontualidade, identificação dos ônibus, observância de paradas nos pontos de embarque, etc., ou de outras determinações acessórias acordadas e não cumpridas.

4 – Que a CONTRATADA não faz transporte escolar, pois o objeto do presente não preenche os requisitos dos Decretos Municipais 11.519/92 e 14.918/96, da Lei Municipal 2.522/96 e do Código Nacional de trânsito, para transporte desta natureza.

5 – Que a coincidência nos trajetos de quaisquer dos veículos da CONTRA-TADA, a serviço dos CONTRATANTES (Condomínios), com os logradouros onde funcionem instituições de ensino, não é de se considerar como trajeto escolar aceito pela CONTRATADA.

6 - A APRESENTAÇÃO DA CREDENCIAL É OBRIGATÓRIA.Quando da entrada nos ônibus, o usuário já deverá estar de posse de sua

credencial em mãos e apresentá-la ao motorista. A qualquer tempo, sempre que solicitado pelo motorista ou pelo Fiscal, o usuário deverá apresentar sua creden-cial, bem como seu documento de identidade, quando assim se fizer necessário.

Sempre que o Fiscal identificar irregularidade no uso da credencial, este deverá apreender a credencial entregando-a à Vice-Presidência de Transporte (VPT) para averiguação, impedindo o acesso ao ônibus ou solicitando que o infrator se retire do veículo. Em não sendo acatado, o Fiscal e/ou o motorista estão orientados a não dar partida no ônibus e, se necessário, solicitar auxílio de força policial.

À Empresa prestadora do serviço é assegurado o direito de designar fiscais, devidamente uniformizados e credenciados, aos quais, sempre que solicitado, o usuário também deverá apresentar sua credencial.

O trânsito: muita calma nesta hora!

VOCÊ SABIA?

A credencial apreendida será encaminhada à VPT para as devidas providências.7 - CARTEIRA APREENDIDA SEM O SELO ATUALIZADOA mesma será apreendida pelos fiscais e retida na ABM para as devidas

averiguações. O prazo estipulado para averiguação junto ao Condomínio será de até 5 dias úteis. Estando a carteira em situação regular, caberá ao usuário solicitar a colocação do selo na Administração de seu Condomínio. Em se tratando de reincidência, a liberação da Carteira se fará mediante o pagamento do valor de 1/3 (um terço) da cota do transporte;

8 - A carteira sem o selo atualizado é inválida, e não permite o ingresso dos usuários aos ônibus.

9 - O acesso aos ônibus só será permitido mediante apresentação da credencial ao motorista e/ou aos fiscais da ABM e/ou da contratada.

10 - O custo básico do transporte comunitário é pago por cada Condomínio participante diretamente à CONTRATADA para a prestação do serviço. A ABM não recebe dinheiro, direta ou indiretamente, para este fim.

11 - As reclamações sobre falhas na prestação dos serviços, com base nas obrigações contratuais, devem ser efetuadas pelos usuários, registrando a ocor-rência em formulário próprio, à disposição nas administrações dos condomínios participantes.

12 - Além das obrigações gerais definidas pelas regras da boa conduta, os usu-ários obrigam-se a arcar com os ônus decorrentes de danos causados no interior dos veículos, respondendo, inclusive, por seus dependentes.

13 - É da responsabilidade dos pais ou responsáveis permitir o transporte de menores desacompanhados, arcando desse modo, exclusivamente, com suas consequências, em virtude do contrato da transportadora não contemplar a guarda de menores.

14 - A ABM não se responsabiliza por objetos perdidos no interior dos ônibus. Os objetos encontrados e entregues à ABM serão encaminhados aos respectivos proprietários, caso seja possível a identificação.

15 – A campainha nos ônibus novos está localizada acima dos assentos, pró-xima às luzes de leitura (botão de cor vermelha e cinza).

16 – Sinalização no parabrisa:Faixa amarela – Circular Shopping Faixa verde – Saindo para o CentroFaixa vermelha – Chegando do Centro.

O trânsito tem sido um dos moti-vos de maior estresse para a popula-ção da cidade do Rio de Janeiro. Difi-cilmente um motorista está tranquilo dirigindo seu carro. É tensão pura. Se houver um pequeno descuido ainda rola prejuízo, discussão, insultos ou até mesmo agressão. É preciso man-ter a calma...

Muitos são os fatores que contri-buem para o caos no trânsito, entre os quais podemos destacar: falta de planejamento viário há vários anos,

grande número de carros circulando, ruas e avenidas estreitas, antigas - da época em que não havia tantos auto-móveis circulando - motoristas estres-sados, falta de transporte coletivo em quantidade e qualidade suficientes e, principalmente, a falta de educação de motoristas e de pedestres. Juntem-se a isso os reflexos das diversas obras que estão sendo realizadas pelos quatro cantos da cidade.

Por tudo isso o trânsito virou uma preocupação permanente, tanto para

as autoridades, para os motoristas, pedestres e, em nosso caso, para a vice-presidência de Transporte Co-munitário que está sempre atenta e procurando, a cada dia, minimizar o transtorno causado aos usuários de nosso transporte. Através de levan-tamentos estatísticos, observação “in loco”, críticas e sugestões recebidas, inclusive dos próprios motoristas dos ônibus, procuramos otimizar os nos-sos recursos visando o cumprimento de todos os itinerários programados.

A tarefa realmente não é fácil, nota-damente nesse momento em que o poder público municipal promove a implantação dos BRTs pela cidade o que vem causando constantes mo-dificações no desenho de trajetos e paradas que já tínhamos consolidado.

Por isso, pedimos a compreensão e paciência de todos, pois é grande a nossa vontade de acertar e propor-cionar um transporte de qualidade com segurança a toda a nossa co-munidade.

Page 5: Jornal da ABM ano 1 no. 9

5

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Qualidade de vida

Já comeu uma banana hoje?A banana contém três açúcares naturais - sacaro-

se, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos exte-nuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

Depressão: de acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.

TPM: esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimu-lam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão arterial: muito rica em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para com-bater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as fun-

ções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoça-do com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Azia: têm efeito antiácido natural no organismo, por isso se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjôo matinal: comer uma banana entre as re-feições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Excesso de peso e pressão no trabalho: estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de ali-mentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue,e é aí que entra a nossa querida banana.

Úlceras: a banana é usada na dieta diária con-tra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: muitas culturas veem a banana como fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional

de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

Fumar: banana pode ajudar as pessoas que ten-tam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recu-perar dos efeitos da retirada da nicotina.

Stress: o potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana,que é rica em potássio.

Enfarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%!

Assim, a banana é um remédio natural para mui-tos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitami-nas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: “One apple a day, keep the doctor away”. E que nós traduzindo deveríamos usar: “Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!”

PS: Banana deve ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui: quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de dentro da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato... Passe após um pano seco. Fruto incrível!

Estaremos atendendo nos dias 20,21 e 22/06

Page 6: Jornal da ABM ano 1 no. 9

6

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012 Conhe• a nossa loja na Barra! Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Telefone para encomendas: 2178-2100

Choconata • Base de massa soufflŽ , intercaladas com chantilly e coberta com calda de chocolate meio amargo.

Banana Integral • Massa feita com farinha integral e a• œ car mascavo, intercalada com bananas, decorada com granola.

Rocambole de Doce de Leite Crocante • Base de massa soufflŽ , recheio de doce de leite, coberto com calda de chocolate e crocante de castanha de cajœ .

Alem‹ • Creme de baunilha super leve, intercalado com biscoitos Maria, coberta com deliciosa calda de chocolate.

Bem Casado de Chocolate com Avel‹ • Finas camadas de p‹ o de l— especial, recheada com creme de chocolate, chantilly, avel‹ s, decorada com a• œ car de confeiteiro.

Lim‹ o • Casquinha de biscoito amanteigado, recheada com creme de lim‹ o e suspiro.

Bem Casado de Damasco c/ Am• ndoa • Finas camadas de p‹ o de l— especial, recheadas com gelŽ ia de damasco, chantilly e am• ndoas, decorada com a• œ car de confeiteiro.

Brigadeiro c/ Raspas • Massa soufflŽ , recheada e coberta com delicioso brigadeiro, decorada com calda de chocolate e raspas de chocolate meio amargo.

Quind‹ o Nevado • Tradicional Quind‹ o caseiro decorado com coco fresco ralado.

Cheesecake c/ Mousse de Goiaba Base de biscoito, delicioso creme preparado com cream cheese, mousse de goiaba, coberta com geleia de goiabada casc‹ o.

Torta Financier c/ Morangos Deliciosa base de Financier, morangos picados, creme tipo brigadeiro branco, chantilly e gelŽ ia de frutas vermelhas.

Torta Mousse de Chocolate da Vov— • Base de Brownie, camada de mousse de chocolate meio amargo, decorada com mini brownies e calda de chocolate.

Tortas Hum! Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!

Alunos da escola de natação da ABM foram com tudo à VI Travessia de Guara-tiba. Organizada pelo Circuito Integração de Natação, o CINAT, a competição acon-teceu no mar de Barra de Guaratiba, no último dia 12 de maio.

Marcelo Ferreira, coordenador do Parque Aquático da ABM e proprietário da MF8 Esportes (empresa que ministra aulas de natação e hidroginástica na Associação), levou à disputa cinco alunos que fi zeram valer as aulas na piscina da ABM. A Travessia contou com nadado-res em três categorias: 200, 600 e 1.500 metros.

Morador do condomínio Itapoã-Jatiúca, Rafael Malkomes Lira Peres, de apenas 13 anos, nadou os 1.500 metros, fi cando em 2° lugar na sua faixa etária e 27° no geral. Ele fez a marca de 24s04.

Representando o condomínio Barra D’oro, Isabel Cristina de Araújo, 54 anos, foi 1ª colocada na faixa etária. Paulo Bastos, do Barra Golden, foi outro compe-

tidor que se destacou. Ele nadou 1.500m, assim como Isabel, e, aos 61 anos, foi 4° lugar em sua faixa de idade.

Napoleão Sobrinho, 41 anos, nada de segunda à sexta-feira e não falta as aulas de natação. Para ele foi uma experiência muito interessante participar da Travessia de Guaratiba. O rapaz mora no Barra Sol e também nadou os 1.500m, sendo 11° lugar na faixa.

Aplaudido por todos os olheiros de plantão da praia após completar a prova dos 600m, José Augusto Garcia emocio-nou quem estava por lá. O médico de 58 anos, residente do Barra D’oro, faz parte do quadro de alunos da escola de natação da Associação há 9 meses e aluno do professor Marco Antonio. Aos 6 meses de idade enfrentou uma poliomielite e, hoje, sabe conviver muito bem com a sequela, não deixando que isso seja um grande empecilho ou desculpa para não realizar atividades físicas. Em outubro de 2011, ele fraturou o joelho, mas retomou

Esportes

ABM na VI Travessia de GuaratibaMF8 Esportes levanta a bandeira da Associação Bosque Marapendi na praia de Barra de Guaratiba

Paulo, Rafael, Marcelo e Isabel: 1.500 metros completados com sucesso

o nado com a mesma garra de sempre. “O que me motivou a participar da compe-tição foi o prazer de ultrapassar um novo desafi o, já que não havia feito antes”, relata José Augusto, que chegou à Barra de Guaratiba acompanhado da esposa.

Marcelo Ferreira chegou a convidar outros alunos, que faltaram por estarem temerosos com o mau tempo. A Travessia de Guaratiba teve início às 9 h e foi conclu-ída por volta das 11h30min, com entrega de medalha aos cerca de 140 nadadores.

O profissional de Educação Física lembra que a próxima competição já tem data marcada: é a tradicional Rei e Rainha do Mar, que acontece neste mês de junho, na Barra da Tijuca. Ele contou ao Jornal da ABM que está treinando alguns alunos que integram o grupo de travessias do Parque Aquático. Os alunos que quiserem participar basta procurar os professores. O jovem Rafael está dentro.

José Augusto recebe o carinho de Marcelo após nadar os 600 metros

por Luahine Mendes

Colônia de férias Lelé da Cuca - Oásis Clube

A colônia de férias realizada pela Lelé da Cuca proporciona às crianças atividades esportivas, artísticas e de confraternização. Acontece de 9 a 27 de julho. Período integral e tarde com refeição incluída.

Inscrições abertas

Local: Secretaria Oásis Clube - Tel: (21) 2434-1408Av. Prefeito Dulcidio Cardoso, 3007 - Barra da TijucaDesconto especial para associados da ABM.Informações: www.leledacuca.eev.com.br

ClassificadosAtendimento psicológico em parceria com a ABMAtendimento para crianças/adoles-centes/adultos/ idosos. Andrea Passos- 8839-3050

Aluga-se Lake Buena Vistasala 3 quartos - 1 suite - armáriodependencias de empregada - 2 vagas. Av. Prefeito Dulcídio Car-doso nº 1000Tel.: 2220-1638 / 9996-3567

Page 7: Jornal da ABM ano 1 no. 9

7

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012Conheça nossa loja na Barra! Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Telefone para encomendas: 2178-2100

Choconata • Base de massa soufflé, intercaladas com chantilly e coberta com calda de chocolate meio amargo.

Banana Integral • Massa feita com farinha integral e açúcar mascavo, intercalada com bananas, decorada com granola.

Rocambole de Doce de Leite Crocante • Base de massa soufflé, recheio de doce de leite, coberto com calda de chocolate e crocante de castanha de cajú.

Alemã • Creme de baunilha super leve, intercalado com biscoitos Maria, coberta com deliciosa calda de chocolate.

Bem Casado de Chocolate com Avelã • Finas camadas de pão de ló especial, recheada com creme de chocolate, chantilly, avelãs, decorada com açúcar de confeiteiro.

Limão • Casquinha de biscoito amanteigado, recheada com creme de limão e suspiro.

Bem Casado de Damasco c/ Amêndoa • Finas camadas de pão de ló especial, recheadas com geléia de damasco, chantilly e amêndoas, decorada com açúcar de confeiteiro.

Brigadeiro c/ Raspas • Massa soufflé, recheada e coberta com delicioso brigadeiro, decorada com calda de chocolate e raspas de chocolate meio amargo.

Quindão Nevado • Tradicional Quindão caseiro decorado com coco fresco ralado.

Cheesecake c/ Mousse de Goiaba Base de biscoito, delicioso creme preparado com cream cheese, mousse de goiaba, coberta com geleia de goiabada cascão.

Torta Financier c/ Morangos Deliciosa base de Financier, morangos picados, creme tipo brigadeiro branco, chantilly e geléia de frutas vermelhas.

Torta Mousse de Chocolate da Vovó • Base de Brownie, camada de mousse de chocolate meio amargo, decorada com mini brownies e calda de chocolate.

Tortas Hum! Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!

Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Avenida Evandro Lins e Silva, 840 Barra Office Tower • Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100 Telefone para encomendas: 2178-2100

Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!Tortas Hum!

Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra! Conheça nossa loja na Barra!

Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!Experimente e se apaixone pela melhor torta da cidade!

Page 8: Jornal da ABM ano 1 no. 9

8

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Capa

Alfabetização ecológica:

Se existe uma questão global que preocupa a todos, essa é a sus-tentabilidade ecológica. Os meios de comunicação, de uns tempos para cá, têm dado uma especial atenção a temas que, até pouco tempo atrás, passavam quase despercebidos. Mas a brusca queda na qualidade de vida das pessoas, representada pelas assustadoras mudanças climáticas observadas em todas as regiões do mundo, forçaram o homem a se conscientizar - de imediato - da im-portância de um novo olhar sobre as nossas relações com o mundo, com as pessoas e com o meio ambiente. A responsabilidade de deixar um legado para filhos, netos e bisnetos se impôs

ao imediatismo. A base para esta conscientização urgente é a educa-ção, desde a mais tenra idade, e os papéis da escola e da família, neste contexto, são preponderantes. As crianças incorporam não só os direitos humanos, mas também os direitos animais e ambientais, aprendendo a ter uma atitude responsável com todo o meio que a cerca. A consolidação dessas bases responsáveis e éticas contribui para a formação da perso-nalidade humana e a vivência de um ambiente familiar saudável.

Nas próximas décadas a sobrevi-vência da humanidade vai depender da nossa habilidade de extrair co-nhecimento da natureza, entender os princípios básicos da ecologia e de viver de acordo com eles. Para tanto, a educação ecológica das atuais e pró-ximas gerações faz-se imprescindível. Conceitos de ecologia bem funda-mentados na infância serão referência na vida futura. Quando as crianças estudam os princípios básicos do funcionamento da natureza, perce-bem que tudo está muito fortemente relacionado. A natureza sustenta a vida criando e nutrindo comunidades. Sustentabilidade, portanto, não é uma propriedade individual, mas sim propriedade de uma rede completa de relações.

Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade foi criado no começo da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Instituto Worldwatch, que definiu a sociedade sustentável como aquela que é capaz de sat isfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das g e r a ç õ e s f u t u r a s . A l g u n s a n o s depois, o relatório da Comissão M u n d i a l d e M e i o A m b i e n t e e D e s e n v o l v i m e n t o ( o f a m o s o “Relatório de Brundtland”) usou a mesma definição para apresentar a n o ç ã o d e d e s e n v o l v i m e n t o s u s t e n t á v e l : “A h u m a n i d a d e tem a capacidade de alcançar o desenvolvimento sustentável - de atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade

por um mundo melhor

Page 9: Jornal da ABM ano 1 no. 9

9

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”. Essas definições de sustentabilidade s ã o a d v e r t ê n c i a s d e g r a n d e importância. Lembram-nos da nossa responsabilidade de deixar para os nossos filhos e netos um mundo dotado de tantas oportunidades quantas havia no mundo que nós mesmos herdamos.

A definição operativa de sus-tentabilidade exige que o primeiro passo do nosso esforço de constru-ção de comunidades sustentáveis seja a alfabetização ecológica, ou seja, a compreensão dos princípios de organização, comuns a todos sistemas vivos, que os ecossistemas desenvolveram para sustentar a teia da vida. Os sistemas vivos são redes auto-geradoras, fechadas dentro de certos limites no que diz respeito à sua organização, mas abertas a um fluxo contínuo de energia e matéria. Essa compreensão sistêmica da vida nos permite formular um conjunto de princípios de organização que podem ser chamados de princípios básicos da ecologia. Em específico, há seis princípios da ecologia que dizem respeito diretamente à sustentação da vida: redes, ciclos, energia solar, alianças (parcerias), diversidade e equilíbrio dinâmico. Esses princípios têm uma relação direta com a nossa saúde e bem-estar. Em virtude das necessidades essenciais de respirar, comer e beber, estamos sempre inseridos nos processos cíclicos da natureza. Nossa saúde depende da pureza do ar que respiramos e da água que bebemos, e depende da saúde do solo a partir do qual são pro-duzidos os nossos alimentos. Assim, a alfabetização ecológica, segundo educadores e ambientalistas, deve ser, em todos os níveis, a parte mais importante da educação - desde as escolas de primeiro e segundo grau

até as faculdades, universidades e centros de extensão educacional de profissionais. Os ensinamentos obtidos nas esco-las entram nas casas, no âmbito das famílias e podem promover não só mudanças nos comportamentos dos membros como estimular alianças, gerando movimentos comunitários em que os principais atores são os mo-radores, estimulados pelas crianças e jovens que, ao acusarem degradação ambiental envergonham os adultos e realizam transformações.

Projetos escolares Os problemas graves que estão acontecendo com o meio ambiente, como os desequilíbrios ecológicos, as alterações climáticas, a destruição da camada de ozônio, são impossíveis de resolver em curto prazo. Com isso tem se colocado nas crianças, que são o fu-turo, toda a expectativa de um mundo onde não se destrua a vida e se tenha mais atenção com as necessidades de cuidados elementares á sua preserva-ção. Essa conscientização, esse novo olhar, essa mudança de atitude têm sido uma preocupação nos projetos de educação de crianças e jovens. Um novo modelo comportamental, diante do meio ambiente, vem sendo incuti-do em algumas escolas para crianças desde as primeiras séries. O mundo vem clamando pela importância de ensinamentos em projetos de pre-servação do meio ambiente, com en-sinamentos que possam transformar o comportamento das crianças em relação aos cuidados com a susten-tabilidade e novos olhares voltados para ações ecológicas compreensíveis e naturais no dia a dia das crianças. Da escola para a casa, para a família, para

os grupos sociais, simples atitudes como economizar energia e água, cuidar do lixo, reciclagem e proteção da vegetação, da terra, do ar passam a transformações importantes.

Diversas escolas de educação infantil entraram de cabeça na ques-tão do meio ambiente. Desenvolvem projetos buscando conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais que têm afetado, cada vez mais, a vida de bilhões de habitantes da Terra, comprometendo o futuro da huma-nidade. A preocupação principal foi mostrar às crianças que as inúmeras riquezas que a natureza nos oferece têm tido como retribuição, muitas ve-zes, descaso e destruição em relação a todas as formas de vida e de recursos naturais, mas ao mesmo tempo ensi-nando que a participação delas para mudar a situação presente pode, e vai, fazer a diferença no futuro. É lógico que não é difícil atrair a atenção da criançada para o tema, uma vez que, mesmo indiretamente, elas têm sido bombardeadas com questões que envolvem o aquecimento global, a escassez futura de recursos hídricos, extermínio da fauna e da flora, entre outros assuntos nada amenos para suas cabecinhas. Os objetivos dos projetos permeiam a observação e análise do ponto de vista ambiental, de forma crítica, reconhecendo a ne-cessidade e as oportunidades de atua-ção e modo positivo, a fim de garantir um meio ambiente saudável com boa qualidade de vida, proporcionando as

crianças uma percepção integrada e voltada para reconhecimento dos problemas, ao mesmo tempo em que propõe soluções ambientais. Com certeza os objetivos foram ple-namente atingidos, pois as crianças alcançaram, através das atividades propostas, tais como feira de ciên-cias (plantio de mudas e realização de inúmeras experiências), aulas sobre alimentação saudável, teatri-nho, oficinas de reciclagem (onde trabalharam com reaproveitamento de garrafas, plásticos, latas, papéis etc.), uma consciência duradoura de que elas podem fazer a diferença quando o assunto é a melhoria da qualidade de vida no planeta Terra. Crianças que observam o crescer de uma planta e entendem a impor-tância da água limpa, entre outros preceitos fundamentais, levarão vida afora a semente da consciência eco-lógica, esta sim, a base da educação moderna.

Através da consciência eco-lógica formam-se cidadãos que compreendem a dinâmica da natu-reza e o funcionamento das coisas, que estabelecem relações entre os acontecimentos, admitem novas possibilidades e fazem escolhas mais conscientes, sempre comprometidos com a responsabilidade de melhorar o mundo em que vivemos.

Page 10: Jornal da ABM ano 1 no. 9

10

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Logo que chegou à Barra, em 1992, com a inauguração do Campus Akxe, a Estácio se sentiu em casa. A identificação

foi imediata. Sua moderna infraestrutura, além de um corpo docente formado por mestres, doutores e profissionais de

renomeÊ noÊ mercado,Ê atraiuÊ umÊ grandeÊ nœ meroÊ deÊ alunos.Ê EÊ n‹ oÊ demorouÊ paraÊ queÊ aÊ institui• ‹ oÊ seÊ consolidasseÊ naÊ

BarraÊ eÊ proximidadesÊ comÊ 6Ê unidadesÊ eÊ umaÊ multiplicidadeÊ deÊ cursos.Ê S‹ oÊ maisÊ deÊ 50Ê cursosÊ deÊ gradua• ‹ oÊ eÊ 30Ê deÊ

p— s-gradua• ‹ o,Ê queÊ atendemÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊ universit‡ rioÊ queÊ moraÊ naÊ regi‹ o,Ê comÊ qualidadeÊ eÊ aÊ comodidadeÊ eÊ

seguran• aÊ deÊ estarÊ pertoÊ deÊ casa.Ê Hoje,Ê comÊ todoÊ oÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ daÊ Barra,Ê aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ caraÊ doÊ bairro.

de Mídia e Fo tografia. A realidade do mercadoÊ tamÊbŽ mÊ Ž Ê vivenciadaÊ pelosÊestuÊdanÊtesÊ deÊ DiÊreiÊto,Ê noÊ Nœ cleoÊ deÊPr‡ ticaÊ Jur’ ÊdiÊcaÊ (NPJ),Ê emÊ conv• nioÊcomÊ oÊ TriÊbuÊnalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊJaÊneiro,Ê prestandoÊ assist• nciaÊ jur’ ÊÊÊdicaÊgratuitaÊ ˆ Ê comunidade.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ Ê toaÊqueÊ aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ UniÊversidadeÊ comÊoÊ maiorÊ nœ meroÊ deÊ alunosÊ aprovadosÊnaÊ OABÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.*

CampusÊ Akxe:ÊEngenharias,Ê Arquitetura,Ê FisioÊtera-pia,Ê Ed.Ê F’ sica,Ê Design,Ê Inform‡ Êtica,ÊentreÊ outros.

OÊ CampusÊ AkxeÊ concentraÊ osÊcursosÊ daÊ ‡ reaÊ deÊ Saœ de,Ê EnÊge-nharias,Ê alŽ mÊ deÊ Design,Ê Arqui-teturaÊ eÊ Moda.Ê OsÊ alunosÊ t• mÊ ˆ ÊsuaÊ disposi• ‹ oÊ complexoÊ esportivo,ÊaÊÊcaÊdemiaÊ modernaÊ paraÊ asÊ aulasÊpr‡ Êticas,Ê laborat— riosÊ deÊ pontaÊ paraÊprática profissional, como labo­rat— rioÊ deÊ Anatomia,Ê diversosÊ daʇ reaÊ deÊ Farm‡ ciaÊ eÊ deÊ PsicoloÊgia,ÊFisiologiaÊ doÊ Exerc’ cio,Ê eÊ muitoÊ mais.ÊJ‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ArquiteturaÊ oÊfereceÊescrit— rio-modeloÊ eÊ umaÊ workÊstationÊparaÊ cadaÊ aluno.Ê J‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ModaÊcontaÊ comÊ umaÊ parceriaÊ comÊ oÊrenomadoÊ InstitutoÊ ZuzuÊ Angel.

EstruturaÊ deÊ pontaÊnaÊ Barra

UmÊ bomÊ come• o

EmÊ sintoniaÊ comÊ oÊ mErcadoAdaptarÊ osÊ programasÊ deÊ seusÊ cursosÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊmercado.Ê ƒ Ê comÊ esteÊ objetivoÊ queÊ aÊ Est‡ cioÊ desenvolveÊ umaÊsŽ rieÊ deÊ parceriasÊ comÊ diversasÊ empresasÊ eÊ organiza• › es.ÊAcompanheÊ aÊ seguirÊ algunsÊ dosÊ principaisÊ conv• nios:

Gastronomia

ParceriaÊ comÊ aÊ AlainÊ DucasseÊ FormationÊ (ADF),Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊ gastronomiaÊ daÊ Fran• a.ÊOÊ alunoÊ graduadoÊ emÊ GastronomiaÊ naÊ Est‡ cioÊ recebeÊduas certificações: uma da Estácio e outra da ADF.

HotelariaÊChancelaÊ daÊ principalÊ escolaÊ deÊ hotelariaÊ doÊ mundo:Ê aÊEcoleÊ h™ teli• reÊ deÊ Lausanne.

Direito

Nœ cleoÊ deÊ Pr‡ ticaÊ Jur’ dicaÊ (NPJ)Ê emÊ conv• nioÊ comÊ oÊTribunalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ eÊ comÊ aÊ Justi• aÊ FederalÊparaÊ osÊ Nœ cleosÊ deÊ PrimeiroÊ AtendimentoÊ dosÊ JuizadosÊEspeciaisÊ C’ veis.Ê

rela‚ Í esÊ internacionais

Interc‰ mbioÊ comÊ diversasÊ universidadesÊ daÊ AmŽ ricaÊ LatinaÊeÊ Europa.

meDicinaÊ Veterinç ria

ParceriaÊ comÊ oÊ IBAMAÊ paraÊ reabilita• ‹ oÊ deÊ ÊanimaisÊ silvestres.

uma universidade com a cara da barraAlŽ mÊ doÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ doÊ bairro,Ê aÊ Est‡ cioÊ temÊ aÊ infraestruturaÊ idealÊ ÊparaÊ oÊ alunoÊ vivenciarÊ aÊ realidadeÊ doÊ mercado.

*AÊ UniversidadeÊ Est‡ cioÊ deÊ S‡ Ê doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ Ž Ê aÊ Institui• ‹ oÊ deÊ EnsinoÊ queÊ maisÊ aprovouÊalunosÊ emÊ nœ merosÊ absolutosÊ noÊ ExameÊ deÊ OrdemÊ 2010.3.Ê Fonte:Ê www.oab.org.br.Ê **OÊ tabletÊser‡ Ê entregueÊ emÊ comodatoÊ ap— sÊ aÊ renova• ‹ oÊ daÊ matr’ culaÊ paraÊ oÊ 2¼ Ê per’ odoÊ aÊ serÊ cursadoÊ emÊ2013.1,Ê exclusivamenteÊ paraÊ osÊ novosÊ alunosÊ dosÊ cursosÊ presenciaisÊ deÊ Direito,Ê EngenhariasÊ eÊArquiteturaÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil;Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê HotelariaÊ (RJ/SP),Ê Administra• ‹ oÊ (CE/GO/PA),Ê queÊ ingressaremÊ emÊ 2012.2.Ê AÊ extens‹ oÊ aosÊ demaisÊ cursosÊ eÊ localidadesÊ est‡ Ê sobÊ estudo.

SErvi‚ o:Ê

Total de cursos na Barra e proximidades: mais de 50 de graduação e 30 de pós­graduação. Unidades • BarraÊ World:Ê Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580, cobertura ­ Recreio • TomÊ Jobim:Ê Av.Ê dasÊ AmŽ ricas,Ê 4.200Ê -Ê BlocoÊ 11Ê -Ê CentroÊ EmpresarialÊ BarraÊ ShoppingÊ Ð Ê BarraÊ

• BarraÊ Akxe: Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2.900 – Barra • vargemÊ Pequena:Ê Estr.Ê daÊ BocaÊ doÊ Mato,Ê 850Ê Ð Ê VargemÊ Pequena • (21) 3231­0000 • www.estacio.br

SeuÊ materialÊ did‡ tico,Ê queÊ j‡ Ê eraÊcompleto,Ê agoraÊ est‡ Ê naÊ palmaÊ ÊdaÊ m‹ o:Ê mobilidadeÊ eÊ interatividadeÊnosÊ seusÊ estudos.

AÊ Est‡ cioÊ inovaÊ eÊ ofereceÊ umÊ modernoÊmodeloÊ deÊ ensinoÊ atravŽ sÊ deÊ umaÊinterfaceÊ interativa:Ê oÊ tablet**.Ê UmaÊferramentaÊ queÊ permiteÊ acessoÊ ˆ Êinforma• ‹ oÊ emÊ qualquerÊ lugarÊ eÊ queÊestimulaÊ aÊ educa• ‹ oÊ sustent‡ vel.Ê

• Conexão bluetooth com outros dispositivos.

• Acesso gratuito e ilimitado via 3G ˆ sÊ p‡ ginasÊ daÊ Est‡ cio.

• Rede Wi­Fi TABLET exclusiva nas unidades.

• Biblioteca Virtual: são milhares deÊ livrosÊ dispon’ veisÊ naÊ ’ ntegraÊeÊ gratuitamente,Ê paraÊ consultaÊ24hÊ porÊ dia.Ê Fa• aÊ suasÊ anota• › esÊpessoais,Ê buscasÊ inteligentesÊ eÊimpress› es,Ê aÊ qualquerÊ momento.

OÊ materialÊ did‡ ticoÊ completo,ÊoferecidoÊ aosÊ alunosÊ daÊ Est‡ cioÊ desdeÊ2010,Ê Ž Ê umÊ projetoÊ inovador,Ê frutoÊ daÊparceriaÊ entreÊ aÊ Est‡ cioÊ eÊ asÊ melhoresÊ

editorasÊ nacionaisÊ eÊ internacionais,ÊbemÊ comoÊ deÊ seusÊ renomadosÊautores.Ê OÊ tablet**Ê Ž Ê entregueÊaosÊ alunosÊ novosÊ deÊ Direito,ÊEngenhariasÊ eÊ ArquiteturaÊ deÊ todoÊoÊ Brasil,Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê

HotelariaÊ (RJ/SP)Ê eÊ Administra• ‹ oÊ(CE/GO/PA).Ê OsÊ alunosÊ dosÊ demaisÊcursosÊ continuamÊ recebendoÊ oÊmaterialÊ did‡ ticoÊ impresso.Ê GarantiaÊdeÊ qualidadeÊ deÊ ensinoÊ eÊ economia.

ConstanteÊ inova• ‹ o

ParaÊ ajudarÊ seusÊ alunosÊ aÊ entrarÊnoÊ mercadoÊ deÊ trabalho,Ê aÊ Est‡ -cioÊ contaÊ comÊ oÊ Espa• oÊ Est‡ giosÊeÊ Empregos,Ê queÊ mantŽ mÊ maisÊdeÊ 38Ê milÊ empresasÊ cadastradasÊ eÊofereceÊ oportunidadesÊ deÊ est‡ gioÊeÊ empregoÊ aÊ seusÊ alunos.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ ÊtoaÊ queÊ atŽ Ê outubroÊ deÊ 2011Ê foramÊofertadasÊ maisÊ deÊ 75Ê milÊ oportuni-dadesÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.Ê

Gastronomia:Ê parceriaÊ comÊ aÊ ADF.

CampusÊ TomÊ Jobim

Comunica• ‹ o:Ê aÊ realidadeÊ doÊ mercadoÊ deÊ trabalhoÊ naÊ Universidade.

Educa• ‹ oÊ F’ sica:Ê naÊ academia,Ê equipamentosÊ deÊ œ ltimaÊ gera• ‹ o.

CampusÊ BarraÊ World:ÊOdontologia,Ê Pedagogia,Ê Adminis-tra• ‹ o,Ê entreÊ outros.

InauguradoÊ emÊ 2001,Ê oÊ CampusÊBar ra World destaca­se pelas 4 clí­nicasÊ odontol— gicasÊ eÊ 1Ê centroÊ ciÊrœ r-gicoÊ comÊ capacidadeÊ paraÊ 110Ê aÊÊten-dimentos,Ê paraÊ queÊ osÊ estudantesÊpossam,Ê orientadosÊ porÊ professores,ÊcolocarÊ emÊ pr‡ ticaÊ oÊ queÊ aprendem.ÊOÊ campusÊ ofereceÊ tambŽ mÊ mesÊÊ-tradoÊ eÊ doutoradoÊ naÊ ‡ rea.

CampusÊ vargemÊ Pequena:ÊMedicinaÊ Veterin‡ riaÊ eÊ Ci• nciasÊBioÊl— gicas.Ê

AÊ regi‹ oÊ daÊ BarraÊ contaÊ comÊ umÊ cursoÊdeÊ MedicinaÊVeterin‡ riaÊ deÊ qualidade,ÊqueÊ ofereceÊ umaÊ Policl’ nicaÊ Escola,ÊcompostaÊ deÊ centroÊ cirœ rgicoÊ paraÊanimaisÊ deÊ pequenoÊ eÊ grandeÊportes,Ê consult— riosÊ paraÊ cardiologia,Êultrassonografia e endoscopia, onde osÊ alunos,Ê supervisionadosÊ pelosÊprofessores,Ê prestamÊ atendimentoÊveterin‡ rioÊ ˆ Ê comunidade.Ê OÊ cursoÊtambŽ mÊ possuiÊ umaÊ cl’ nicaÊ paraÊatendimentoÊ aÊ animaisÊ silvestres.

CampusÊ TomÊ Jobim:ÊDireito,Ê Jornalismo,Ê Cinema,Ê GasÊ-tronomia, Produção Fonográ fica e Publicidade,Ê entreÊ outros.

UmÊ dosÊ diferenciaisÊ doÊ CampusÊTomÊ Jobim,Ê inauguradoÊ emÊ 2000,Ê Ž ÊoÊ fatoÊ deÊ estarÊ locaÊlizadoÊ dentroÊ doÊCentroÊ EmpresarialÊ BarraShopping,ÊcomÊ estacionamentoÊ f‡ cil,Ê lojasÊ eÊseÊÊguran• a.Ê EÊ oÊ maisÊ importanÊÊte:ÊoÊ alunoÊ encontraÊ aÊ infraestruturaÊiÊdealÊ paraÊ vivenciarÊ oÊ diaÊ aÊ diaÊ daÊprofissão. Entre os destaques es­t‹ oÊ osÊ muitoÊ bemÊ equipadosÊ la-boÊrat— riosÊ deÊ Mac,Ê Inform‡ ticaÊ eÊaÊ cozinhaÊ deÊ Gastronomia,Ê cuÊjoÊcursoÊ Ž Ê oÊ œ nicoÊ comÊ duplaÊ certi-ficação em parceria exclusiva com AlainÊ DucasseÊ Formation,Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊGastronomiaÊ daÊ Fran• a.Ê NaÊ ‡ reaÊdeÊ Comunica• ‹ oÊ Social,Ê alŽ mÊdaÊ R‡ dioÊ Esta• ‹ o,Ê equipadaÊ comÊrecursosÊ dispon’ veisÊ nasÊ melhoresÊr‡ diosÊ doÊ pa’ s,Ê oÊ alunoÊ praticaÊ aÊprofissão na TV Estácio, no nú­cleoÊ deÊ Cinema,Ê naÊ ag• nciaÊ deÊpublicidadeÊ SapiensÊ eÊ nosÊ laboÊrat— riosÊ

5233-1 Anuncio Revista ABM - unidade Barra.indd 1 5/23/12 4:12 PM

Logo que chegou à Barra, em 1992, com a inauguração do Campus Akxe, a Estácio se sentiu em casa. A identificação

foi imediata. Sua moderna infraestrutura, além de um corpo docente formado por mestres, doutores e profissionais de

renomeÊ noÊ mercado,Ê atraiuÊ umÊ grandeÊ nœ meroÊ deÊ alunos.Ê EÊ n‹ oÊ demorouÊ paraÊ queÊ aÊ institui• ‹ oÊ seÊ consolidasseÊ naÊ

BarraÊ eÊ proximidadesÊ comÊ 6Ê unidadesÊ eÊ umaÊ multiplicidadeÊ deÊ cursos.Ê S‹ oÊ maisÊ deÊ 50Ê cursosÊ deÊ gradua• ‹ oÊ eÊ 30Ê deÊ

p— s-gradua• ‹ o,Ê queÊ atendemÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊ universit‡ rioÊ queÊ moraÊ naÊ regi‹ o,Ê comÊ qualidadeÊ eÊ aÊ comodidadeÊ eÊ

seguran• aÊ deÊ estarÊ pertoÊ deÊ casa.Ê Hoje,Ê comÊ todoÊ oÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ daÊ Barra,Ê aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ caraÊ doÊ bairro.

de Mídia e Fo tografia. A realidade do mercadoÊ tamÊbŽ mÊ Ž Ê vivenciadaÊ pelosÊestuÊdanÊtesÊ deÊ DiÊreiÊto,Ê noÊ Nœ cleoÊ deÊPr‡ ticaÊ Jur’ ÊdiÊcaÊ (NPJ),Ê emÊ conv• nioÊcomÊ oÊ TriÊbuÊnalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊJaÊneiro,Ê prestandoÊ assist• nciaÊ jur’ ÊÊÊdicaÊgratuitaÊ ˆ Ê comunidade.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ Ê toaÊqueÊ aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ UniÊversidadeÊ comÊoÊ maiorÊ nœ meroÊ deÊ alunosÊ aprovadosÊnaÊ OABÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.*

CampusÊ Akxe:ÊEngenharias,Ê Arquitetura,Ê FisioÊtera-pia,Ê Ed.Ê F’ sica,Ê Design,Ê Inform‡ Êtica,ÊentreÊ outros.

OÊ CampusÊ AkxeÊ concentraÊ osÊcursosÊ daÊ ‡ reaÊ deÊ Saœ de,Ê EnÊge-nharias,Ê alŽ mÊ deÊ Design,Ê Arqui-teturaÊ eÊ Moda.Ê OsÊ alunosÊ t• mÊ ˆ ÊsuaÊ disposi• ‹ oÊ complexoÊ esportivo,ÊaÊÊcaÊdemiaÊ modernaÊ paraÊ asÊ aulasÊpr‡ Êticas,Ê laborat— riosÊ deÊ pontaÊ paraÊprática profissional, como labo­rat— rioÊ deÊ Anatomia,Ê diversosÊ daʇ reaÊ deÊ Farm‡ ciaÊ eÊ deÊ PsicoloÊgia,ÊFisiologiaÊ doÊ Exerc’ cio,Ê eÊ muitoÊ mais.ÊJ‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ArquiteturaÊ oÊfereceÊescrit— rio-modeloÊ eÊ umaÊ workÊstationÊparaÊ cadaÊ aluno.Ê J‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ModaÊcontaÊ comÊ umaÊ parceriaÊ comÊ oÊrenomadoÊ InstitutoÊ ZuzuÊ Angel.

EstruturaÊ deÊ pontaÊnaÊ Barra

UmÊ bomÊ come• o

EmÊ sintoniaÊ comÊ oÊ mErcadoAdaptarÊ osÊ programasÊ deÊ seusÊ cursosÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊmercado.Ê ƒ Ê comÊ esteÊ objetivoÊ queÊ aÊ Est‡ cioÊ desenvolveÊ umaÊsŽ rieÊ deÊ parceriasÊ comÊ diversasÊ empresasÊ eÊ organiza• › es.ÊAcompanheÊ aÊ seguirÊ algunsÊ dosÊ principaisÊ conv• nios:

Gastronomia

ParceriaÊ comÊ aÊ AlainÊ DucasseÊ FormationÊ (ADF),Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊ gastronomiaÊ daÊ Fran• a.ÊOÊ alunoÊ graduadoÊ emÊ GastronomiaÊ naÊ Est‡ cioÊ recebeÊduas certificações: uma da Estácio e outra da ADF.

HotelariaÊChancelaÊ daÊ principalÊ escolaÊ deÊ hotelariaÊ doÊ mundo:Ê aÊEcoleÊ h™ teli• reÊ deÊ Lausanne.

Direito

Nœ cleoÊ deÊ Pr‡ ticaÊ Jur’ dicaÊ (NPJ)Ê emÊ conv• nioÊ comÊ oÊTribunalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ eÊ comÊ aÊ Justi• aÊ FederalÊparaÊ osÊ Nœ cleosÊ deÊ PrimeiroÊ AtendimentoÊ dosÊ JuizadosÊEspeciaisÊ C’ veis.Ê

rela‚ Í esÊ internacionais

Interc‰ mbioÊ comÊ diversasÊ universidadesÊ daÊ AmŽ ricaÊ LatinaÊeÊ Europa.

meDicinaÊ Veterinç ria

ParceriaÊ comÊ oÊ IBAMAÊ paraÊ reabilita• ‹ oÊ deÊ ÊanimaisÊ silvestres.

uma universidade com a cara da barraAlŽ mÊ doÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ doÊ bairro,Ê aÊ Est‡ cioÊ temÊ aÊ infraestruturaÊ idealÊ ÊparaÊ oÊ alunoÊ vivenciarÊ aÊ realidadeÊ doÊ mercado.

*AÊ UniversidadeÊ Est‡ cioÊ deÊ S‡ Ê doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ Ž Ê aÊ Institui• ‹ oÊ deÊ EnsinoÊ queÊ maisÊ aprovouÊalunosÊ emÊ nœ merosÊ absolutosÊ noÊ ExameÊ deÊ OrdemÊ 2010.3.Ê Fonte:Ê www.oab.org.br.Ê **OÊ tabletÊser‡ Ê entregueÊ emÊ comodatoÊ ap— sÊ aÊ renova• ‹ oÊ daÊ matr’ culaÊ paraÊ oÊ 2¼ Ê per’ odoÊ aÊ serÊ cursadoÊ emÊ2013.1,Ê exclusivamenteÊ paraÊ osÊ novosÊ alunosÊ dosÊ cursosÊ presenciaisÊ deÊ Direito,Ê EngenhariasÊ eÊArquiteturaÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil;Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê HotelariaÊ (RJ/SP),Ê Administra• ‹ oÊ (CE/GO/PA),Ê queÊ ingressaremÊ emÊ 2012.2.Ê AÊ extens‹ oÊ aosÊ demaisÊ cursosÊ eÊ localidadesÊ est‡ Ê sobÊ estudo.

SErvi‚ o:Ê

Total de cursos na Barra e proximidades: mais de 50 de graduação e 30 de pós­graduação. Unidades • BarraÊ World:Ê Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580, cobertura ­ Recreio • TomÊ Jobim:Ê Av.Ê dasÊ AmŽ ricas,Ê 4.200Ê -Ê BlocoÊ 11Ê -Ê CentroÊ EmpresarialÊ BarraÊ ShoppingÊ Ð Ê BarraÊ

• BarraÊ Akxe: Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2.900 – Barra • vargemÊ Pequena:Ê Estr.Ê daÊ BocaÊ doÊ Mato,Ê 850Ê Ð Ê VargemÊ Pequena • (21) 3231­0000 • www.estacio.br

SeuÊ materialÊ did‡ tico,Ê queÊ j‡ Ê eraÊcompleto,Ê agoraÊ est‡ Ê naÊ palmaÊ ÊdaÊ m‹ o:Ê mobilidadeÊ eÊ interatividadeÊnosÊ seusÊ estudos.

AÊ Est‡ cioÊ inovaÊ eÊ ofereceÊ umÊ modernoÊmodeloÊ deÊ ensinoÊ atravŽ sÊ deÊ umaÊinterfaceÊ interativa:Ê oÊ tablet**.Ê UmaÊferramentaÊ queÊ permiteÊ acessoÊ ˆ Êinforma• ‹ oÊ emÊ qualquerÊ lugarÊ eÊ queÊestimulaÊ aÊ educa• ‹ oÊ sustent‡ vel.Ê

• Conexão bluetooth com outros dispositivos.

• Acesso gratuito e ilimitado via 3G ˆ sÊ p‡ ginasÊ daÊ Est‡ cio.

• Rede Wi­Fi TABLET exclusiva nas unidades.

• Biblioteca Virtual: são milhares deÊ livrosÊ dispon’ veisÊ naÊ ’ ntegraÊeÊ gratuitamente,Ê paraÊ consultaÊ24hÊ porÊ dia.Ê Fa• aÊ suasÊ anota• › esÊpessoais,Ê buscasÊ inteligentesÊ eÊimpress› es,Ê aÊ qualquerÊ momento.

OÊ materialÊ did‡ ticoÊ completo,ÊoferecidoÊ aosÊ alunosÊ daÊ Est‡ cioÊ desdeÊ2010,Ê Ž Ê umÊ projetoÊ inovador,Ê frutoÊ daÊparceriaÊ entreÊ aÊ Est‡ cioÊ eÊ asÊ melhoresÊ

editorasÊ nacionaisÊ eÊ internacionais,ÊbemÊ comoÊ deÊ seusÊ renomadosÊautores.Ê OÊ tablet**Ê Ž Ê entregueÊaosÊ alunosÊ novosÊ deÊ Direito,ÊEngenhariasÊ eÊ ArquiteturaÊ deÊ todoÊoÊ Brasil,Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê

HotelariaÊ (RJ/SP)Ê eÊ Administra• ‹ oÊ(CE/GO/PA).Ê OsÊ alunosÊ dosÊ demaisÊcursosÊ continuamÊ recebendoÊ oÊmaterialÊ did‡ ticoÊ impresso.Ê GarantiaÊdeÊ qualidadeÊ deÊ ensinoÊ eÊ economia.

ConstanteÊ inova• ‹ o

ParaÊ ajudarÊ seusÊ alunosÊ aÊ entrarÊnoÊ mercadoÊ deÊ trabalho,Ê aÊ Est‡ -cioÊ contaÊ comÊ oÊ Espa• oÊ Est‡ giosÊeÊ Empregos,Ê queÊ mantŽ mÊ maisÊdeÊ 38Ê milÊ empresasÊ cadastradasÊ eÊofereceÊ oportunidadesÊ deÊ est‡ gioÊeÊ empregoÊ aÊ seusÊ alunos.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ ÊtoaÊ queÊ atŽ Ê outubroÊ deÊ 2011Ê foramÊofertadasÊ maisÊ deÊ 75Ê milÊ oportuni-dadesÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.Ê

Gastronomia:Ê parceriaÊ comÊ aÊ ADF.

CampusÊ TomÊ Jobim

Comunica• ‹ o:Ê aÊ realidadeÊ doÊ mercadoÊ deÊ trabalhoÊ naÊ Universidade.

Educa• ‹ oÊ F’ sica:Ê naÊ academia,Ê equipamentosÊ deÊ œ ltimaÊ gera• ‹ o.

CampusÊ BarraÊ World:ÊOdontologia,Ê Pedagogia,Ê Adminis-tra• ‹ o,Ê entreÊ outros.

InauguradoÊ emÊ 2001,Ê oÊ CampusÊBar ra World destaca­se pelas 4 clí­nicasÊ odontol— gicasÊ eÊ 1Ê centroÊ ciÊrœ r-gicoÊ comÊ capacidadeÊ paraÊ 110Ê aÊÊten-dimentos,Ê paraÊ queÊ osÊ estudantesÊpossam,Ê orientadosÊ porÊ professores,ÊcolocarÊ emÊ pr‡ ticaÊ oÊ queÊ aprendem.ÊOÊ campusÊ ofereceÊ tambŽ mÊ mesÊÊ-tradoÊ eÊ doutoradoÊ naÊ ‡ rea.

CampusÊ vargemÊ Pequena:ÊMedicinaÊ Veterin‡ riaÊ eÊ Ci• nciasÊBioÊl— gicas.Ê

AÊ regi‹ oÊ daÊ BarraÊ contaÊ comÊ umÊ cursoÊdeÊ MedicinaÊVeterin‡ riaÊ deÊ qualidade,ÊqueÊ ofereceÊ umaÊ Policl’ nicaÊ Escola,ÊcompostaÊ deÊ centroÊ cirœ rgicoÊ paraÊanimaisÊ deÊ pequenoÊ eÊ grandeÊportes,Ê consult— riosÊ paraÊ cardiologia,Êultrassonografia e endoscopia, onde osÊ alunos,Ê supervisionadosÊ pelosÊprofessores,Ê prestamÊ atendimentoÊveterin‡ rioÊ ˆ Ê comunidade.Ê OÊ cursoÊtambŽ mÊ possuiÊ umaÊ cl’ nicaÊ paraÊatendimentoÊ aÊ animaisÊ silvestres.

CampusÊ TomÊ Jobim:ÊDireito,Ê Jornalismo,Ê Cinema,Ê GasÊ-tronomia, Produção Fonográ fica e Publicidade,Ê entreÊ outros.

UmÊ dosÊ diferenciaisÊ doÊ CampusÊTomÊ Jobim,Ê inauguradoÊ emÊ 2000,Ê Ž ÊoÊ fatoÊ deÊ estarÊ locaÊlizadoÊ dentroÊ doÊCentroÊ EmpresarialÊ BarraShopping,ÊcomÊ estacionamentoÊ f‡ cil,Ê lojasÊ eÊseÊÊguran• a.Ê EÊ oÊ maisÊ importanÊÊte:ÊoÊ alunoÊ encontraÊ aÊ infraestruturaÊiÊdealÊ paraÊ vivenciarÊ oÊ diaÊ aÊ diaÊ daÊprofissão. Entre os destaques es­t‹ oÊ osÊ muitoÊ bemÊ equipadosÊ la-boÊrat— riosÊ deÊ Mac,Ê Inform‡ ticaÊ eÊaÊ cozinhaÊ deÊ Gastronomia,Ê cuÊjoÊcursoÊ Ž Ê oÊ œ nicoÊ comÊ duplaÊ certi-ficação em parceria exclusiva com AlainÊ DucasseÊ Formation,Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊGastronomiaÊ daÊ Fran• a.Ê NaÊ ‡ reaÊdeÊ Comunica• ‹ oÊ Social,Ê alŽ mÊdaÊ R‡ dioÊ Esta• ‹ o,Ê equipadaÊ comÊrecursosÊ dispon’ veisÊ nasÊ melhoresÊr‡ diosÊ doÊ pa’ s,Ê oÊ alunoÊ praticaÊ aÊprofissão na TV Estácio, no nú­cleoÊ deÊ Cinema,Ê naÊ ag• nciaÊ deÊpublicidadeÊ SapiensÊ eÊ nosÊ laboÊrat— riosÊ

5233-1 Anuncio Revista ABM - unidade Barra.indd 1 5/23/12 4:12 PM

Page 11: Jornal da ABM ano 1 no. 9

11

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Logo que chegou à Barra, em 1992, com a inauguração do Campus Akxe, a Estácio se sentiu em casa. A identificação

foi imediata. Sua moderna infraestrutura, além de um corpo docente formado por mestres, doutores e profissionais de

renomeÊ noÊ mercado,Ê atraiuÊ umÊ grandeÊ nœ meroÊ deÊ alunos.Ê EÊ n‹ oÊ demorouÊ paraÊ queÊ aÊ institui• ‹ oÊ seÊ consolidasseÊ naÊ

BarraÊ eÊ proximidadesÊ comÊ 6Ê unidadesÊ eÊ umaÊ multiplicidadeÊ deÊ cursos.Ê S‹ oÊ maisÊ deÊ 50Ê cursosÊ deÊ gradua• ‹ oÊ eÊ 30Ê deÊ

p— s-gradua• ‹ o,Ê queÊ atendemÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊ universit‡ rioÊ queÊ moraÊ naÊ regi‹ o,Ê comÊ qualidadeÊ eÊ aÊ comodidadeÊ eÊ

seguran• aÊ deÊ estarÊ pertoÊ deÊ casa.Ê Hoje,Ê comÊ todoÊ oÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ daÊ Barra,Ê aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ caraÊ doÊ bairro.

de Mídia e Fo tografia. A realidade do mercadoÊ tamÊbŽ mÊ Ž Ê vivenciadaÊ pelosÊestuÊdanÊtesÊ deÊ DiÊreiÊto,Ê noÊ Nœ cleoÊ deÊPr‡ ticaÊ Jur’ ÊdiÊcaÊ (NPJ),Ê emÊ conv• nioÊcomÊ oÊ TriÊbuÊnalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊJaÊneiro,Ê prestandoÊ assist• nciaÊ jur’ ÊÊÊdicaÊgratuitaÊ ˆ Ê comunidade.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ Ê toaÊqueÊ aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ UniÊversidadeÊ comÊoÊ maiorÊ nœ meroÊ deÊ alunosÊ aprovadosÊnaÊ OABÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.*

CampusÊ Akxe:ÊEngenharias,Ê Arquitetura,Ê FisioÊtera-pia,Ê Ed.Ê F’ sica,Ê Design,Ê Inform‡ Êtica,ÊentreÊ outros.

OÊ CampusÊ AkxeÊ concentraÊ osÊcursosÊ daÊ ‡ reaÊ deÊ Saœ de,Ê EnÊge-nharias,Ê alŽ mÊ deÊ Design,Ê Arqui-teturaÊ eÊ Moda.Ê OsÊ alunosÊ t• mÊ ˆ ÊsuaÊ disposi• ‹ oÊ complexoÊ esportivo,ÊaÊÊcaÊdemiaÊ modernaÊ paraÊ asÊ aulasÊpr‡ Êticas,Ê laborat— riosÊ deÊ pontaÊ paraÊprática profissional, como labo­rat— rioÊ deÊ Anatomia,Ê diversosÊ daʇ reaÊ deÊ Farm‡ ciaÊ eÊ deÊ PsicoloÊgia,ÊFisiologiaÊ doÊ Exerc’ cio,Ê eÊ muitoÊ mais.ÊJ‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ArquiteturaÊ oÊfereceÊescrit— rio-modeloÊ eÊ umaÊ workÊstationÊparaÊ cadaÊ aluno.Ê J‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ModaÊcontaÊ comÊ umaÊ parceriaÊ comÊ oÊrenomadoÊ InstitutoÊ ZuzuÊ Angel.

EstruturaÊ deÊ pontaÊnaÊ Barra

UmÊ bomÊ come• o

EmÊ sintoniaÊ comÊ oÊ mErcadoAdaptarÊ osÊ programasÊ deÊ seusÊ cursosÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊmercado.Ê ƒ Ê comÊ esteÊ objetivoÊ queÊ aÊ Est‡ cioÊ desenvolveÊ umaÊsŽ rieÊ deÊ parceriasÊ comÊ diversasÊ empresasÊ eÊ organiza• › es.ÊAcompanheÊ aÊ seguirÊ algunsÊ dosÊ principaisÊ conv• nios:

Gastronomia

ParceriaÊ comÊ aÊ AlainÊ DucasseÊ FormationÊ (ADF),Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊ gastronomiaÊ daÊ Fran• a.ÊOÊ alunoÊ graduadoÊ emÊ GastronomiaÊ naÊ Est‡ cioÊ recebeÊduas certificações: uma da Estácio e outra da ADF.

HotelariaÊChancelaÊ daÊ principalÊ escolaÊ deÊ hotelariaÊ doÊ mundo:Ê aÊEcoleÊ h™ teli• reÊ deÊ Lausanne.

Direito

Nœ cleoÊ deÊ Pr‡ ticaÊ Jur’ dicaÊ (NPJ)Ê emÊ conv• nioÊ comÊ oÊTribunalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ eÊ comÊ aÊ Justi• aÊ FederalÊparaÊ osÊ Nœ cleosÊ deÊ PrimeiroÊ AtendimentoÊ dosÊ JuizadosÊEspeciaisÊ C’ veis.Ê

rela‚ Í esÊ internacionais

Interc‰ mbioÊ comÊ diversasÊ universidadesÊ daÊ AmŽ ricaÊ LatinaÊeÊ Europa.

meDicinaÊ Veterinç ria

ParceriaÊ comÊ oÊ IBAMAÊ paraÊ reabilita• ‹ oÊ deÊ ÊanimaisÊ silvestres.

uma universidade com a cara da barraAlŽm Ê doÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ doÊ bairro,Ê aÊ Est‡ cioÊ temÊ aÊ infraestruturaÊ idealÊ ÊparaÊ oÊ alunoÊ vivenciarÊ aÊ realidadeÊ doÊ mercado.

*AÊ UniversidadeÊ Est‡ cioÊ deÊ S‡ Ê doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ Ž Ê aÊ Institui• ‹ oÊ deÊ EnsinoÊ queÊ maisÊ aprovouÊalunosÊ emÊ nœ merosÊ absolutosÊ noÊ ExameÊ deÊ OrdemÊ 2010.3.Ê Fonte:Ê www.oab.org.br.Ê **OÊ tabletÊser‡ Ê entregueÊ emÊ comodatoÊ ap— sÊ aÊ renova• ‹ oÊ daÊ matr’ culaÊ paraÊ oÊ 2¼ Ê per’ odoÊ aÊ serÊ cursadoÊ emÊ2013.1,Ê exclusivamenteÊ paraÊ osÊ novosÊ alunosÊ dosÊ cursosÊ presenciaisÊ deÊ Direito,Ê EngenhariasÊ eÊArquiteturaÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil;Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê HotelariaÊ (RJ/SP),Ê Administra• ‹ oÊ (CE/GO/PA),Ê queÊ ingressaremÊ emÊ 2012.2.Ê AÊ extens‹ oÊ aosÊ demaisÊ cursosÊ eÊ localidadesÊ est‡ Ê sobÊ estudo.

SErvi‚ o:Ê

Total de cursos na Barra e proximidades: mais de 50 de graduação e 30 de pós­graduação. Unidades • BarraÊ World:Ê Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580, cobertura ­ Recreio • TomÊ Jobim:Ê Av.Ê dasÊ AmŽ ricas,Ê 4.200Ê -Ê BlocoÊ 11Ê -Ê CentroÊ EmpresarialÊ BarraÊ ShoppingÊ Ð Ê BarraÊ

• BarraÊ Akxe: Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2.900 – Barra • vargemÊ Pequena:Ê Estr.Ê daÊ BocaÊ doÊ Mato,Ê 850Ê Ð Ê VargemÊ Pequena • (21) 3231­0000 • www.estacio.br

SeuÊ materialÊ did‡ tico,Ê queÊ j‡ Ê eraÊcompleto,Ê agoraÊ est‡ Ê naÊ palmaÊ ÊdaÊ m‹ o:Ê mobilidadeÊ eÊ interatividadeÊnosÊ seusÊ estudos.

AÊ Est‡ cioÊ inovaÊ eÊ ofereceÊ umÊ modernoÊmodeloÊ deÊ ensinoÊ atravŽ sÊ deÊ umaÊinterfaceÊ interativa:Ê oÊ tablet**.Ê UmaÊferramentaÊ queÊ permiteÊ acessoÊ ˆ Êinforma• ‹ oÊ emÊ qualquerÊ lugarÊ eÊ queÊestimulaÊ aÊ educa• ‹ oÊ sustent‡ vel.Ê

• Conexão bluetooth com outros dispositivos.

• Acesso gratuito e ilimitado via 3G ˆ sÊ p‡ ginasÊ daÊ Est‡ cio.

• Rede Wi­Fi TABLET exclusiva nas unidades.

• Biblioteca Virtual: são milhares deÊ livrosÊ dispon’ veisÊ naÊ ’ ntegraÊeÊ gratuitamente,Ê paraÊ consultaÊ24hÊ porÊ dia.Ê Fa• aÊ suasÊ anota• › esÊpessoais,Ê buscasÊ inteligentesÊ eÊimpress› es,Ê aÊ qualquerÊ momento.

OÊ materialÊ did‡ ticoÊ completo,ÊoferecidoÊ aosÊ alunosÊ daÊ Est‡ cioÊ desdeÊ2010,Ê Ž Ê umÊ projetoÊ inovador,Ê frutoÊ daÊparceriaÊ entreÊ aÊ Est‡ cioÊ eÊ asÊ melhoresÊ

editorasÊ nacionaisÊ eÊ internacionais,ÊbemÊ comoÊ deÊ seusÊ renomadosÊautores.Ê OÊ tablet**Ê Ž Ê entregueÊaosÊ alunosÊ novosÊ deÊ Direito,ÊEngenhariasÊ eÊ ArquiteturaÊ deÊ todoÊoÊ Brasil,Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê

HotelariaÊ (RJ/SP)Ê eÊ Administra• ‹ oÊ(CE/GO/PA).Ê OsÊ alunosÊ dosÊ demaisÊcursosÊ continuamÊ recebendoÊ oÊmaterialÊ did‡ ticoÊ impresso.Ê GarantiaÊdeÊ qualidadeÊ deÊ ensinoÊ eÊ economia.

ConstanteÊ inova• ‹ o

ParaÊ ajudarÊ seusÊ alunosÊ aÊ entrarÊnoÊ mercadoÊ deÊ trabalho,Ê aÊ Est‡ -cioÊ contaÊ comÊ oÊ Espa• oÊ Est‡ giosÊeÊ Empregos,Ê queÊ mantŽ mÊ maisÊdeÊ 38Ê milÊ empresasÊ cadastradasÊ eÊofereceÊ oportunidadesÊ deÊ est‡ gioÊeÊ empregoÊ aÊ seusÊ alunos.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ ÊtoaÊ queÊ atŽ Ê outubroÊ deÊ 2011Ê foramÊofertadasÊ maisÊ deÊ 75Ê milÊ oportuni-dadesÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.Ê

Gastronomia:Ê parceriaÊ comÊ aÊ ADF.

CampusÊ TomÊ Jobim

Comunica• ‹ o:Ê aÊ realidadeÊ doÊ mercadoÊ deÊ trabalhoÊ naÊ Universidade.

Educa• ‹ oÊ F’ sica:Ê naÊ academia,Ê equipamentosÊ deÊ œ ltimaÊ gera• ‹ o.

CampusÊ BarraÊ World:ÊOdontologia,Ê Pedagogia,Ê Adminis-tra• ‹ o,Ê entreÊ outros.

InauguradoÊ emÊ 2001,Ê oÊ CampusÊBar ra World destaca­se pelas 4 clí­nicasÊ odontol— gicasÊ eÊ 1Ê centroÊ ciÊrœ r-gicoÊ comÊ capacidadeÊ paraÊ 110Ê aÊÊten-dimentos,Ê paraÊ queÊ osÊ estudantesÊpossam,Ê orientadosÊ porÊ professores,ÊcolocarÊ emÊ pr‡ ticaÊ oÊ queÊ aprendem.ÊOÊ campusÊ ofereceÊ tambŽ mÊ mesÊÊ-tradoÊ eÊ doutoradoÊ naÊ ‡ rea.

CampusÊ vargemÊ Pequena:ÊMedicinaÊ Veterin‡ riaÊ eÊ Ci• nciasÊBioÊl— gicas.Ê

AÊ regi‹ oÊ daÊ BarraÊ contaÊ comÊ umÊ cursoÊdeÊ MedicinaÊVeterin‡ riaÊ deÊ qualidade,ÊqueÊ ofereceÊ umaÊ Policl’ nicaÊ Escola,ÊcompostaÊ deÊ centroÊ cirœ rgicoÊ paraÊanimaisÊ deÊ pequenoÊ eÊ grandeÊportes,Ê consult— riosÊ paraÊ cardiologia,Êultrassonografia e endoscopia, onde osÊ alunos,Ê supervisionadosÊ pelosÊprofessores,Ê prestamÊ atendimentoÊveterin‡ rioÊ ˆ Ê comunidade.Ê OÊ cursoÊtambŽ mÊ possuiÊ umaÊ cl’ nicaÊ paraÊatendimentoÊ aÊ animaisÊ silvestres.

CampusÊ TomÊ Jobim:ÊDireito,Ê Jornalismo,Ê Cinema,Ê GasÊ-tronomia, Produção Fonográ fica e Publicidade,Ê entreÊ outros.

UmÊ dosÊ diferenciaisÊ doÊ CampusÊTomÊ Jobim,Ê inauguradoÊ emÊ 2000,Ê Ž ÊoÊ fatoÊ deÊ estarÊ locaÊlizadoÊ dentroÊ doÊCentroÊ EmpresarialÊ BarraShopping,ÊcomÊ estacionamentoÊ f‡ cil,Ê lojasÊ eÊseÊÊguran• a.Ê EÊ oÊ maisÊ importanÊÊte:ÊoÊ alunoÊ encontraÊ aÊ infraestruturaÊiÊdealÊ paraÊ vivenciarÊ oÊ diaÊ aÊ diaÊ daÊprofissão. Entre os destaques es­t‹ oÊ osÊ muitoÊ bemÊ equipadosÊ la-boÊrat— riosÊ deÊ Mac,Ê Inform‡ ticaÊ eÊaÊ cozinhaÊ deÊ Gastronomia,Ê cuÊjoÊcursoÊ Ž Ê oÊ œ nicoÊ comÊ duplaÊ certi-ficação em parceria exclusiva com AlainÊ DucasseÊ Formation,Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊGastronomiaÊ daÊ Fran• a.Ê NaÊ ‡ reaÊdeÊ Comunica• ‹ oÊ Social,Ê alŽ mÊdaÊ R‡ dioÊ Esta• ‹ o,Ê equipadaÊ comÊrecursosÊ dispon’ veisÊ nasÊ melhoresÊr‡ diosÊ doÊ pa’ s,Ê oÊ alunoÊ praticaÊ aÊprofissão na TV Estácio, no nú­cleoÊ deÊ Cinema,Ê naÊ ag• nciaÊ deÊpublicidadeÊ SapiensÊ eÊ nosÊ laboÊrat— riosÊ

5233-1 Anuncio Revista ABM - unidade Barra.indd 1 5/23/12 4:12 PM

Logo que chegou à Barra, em 1992, com a inauguração do Campus Akxe, a Estácio se sentiu em casa. A identificação

foi imediata. Sua moderna infraestrutura, além de um corpo docente formado por mestres, doutores e profissionais de

renomeÊ noÊ mercado,Ê atraiuÊ umÊ grandeÊ nœ meroÊ deÊ alunos.Ê EÊ n‹ oÊ demorouÊ paraÊ queÊ aÊ institui• ‹ oÊ seÊ consolidasseÊ naÊ

BarraÊ eÊ proximidadesÊ comÊ 6Ê unidadesÊ eÊ umaÊ multiplicidadeÊ deÊ cursos.Ê S‹ oÊ maisÊ deÊ 50Ê cursosÊ deÊ gradua• ‹ oÊ eÊ 30Ê deÊ

p— s-gradua• ‹ o,Ê queÊ atendemÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊ universit‡ rioÊ queÊ moraÊ naÊ regi‹ o,Ê comÊ qualidadeÊ eÊ aÊ comodidadeÊ eÊ

seguran• aÊ deÊ estarÊ pertoÊ deÊ casa.Ê Hoje,Ê comÊ todoÊ oÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ daÊ Barra,Ê aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ caraÊ doÊ bairro.

de Mídia e Fo tografia. A realidade do mercadoÊ tamÊbŽ mÊ Ž Ê vivenciadaÊ pelosÊestuÊdanÊtesÊ deÊ DiÊreiÊto,Ê noÊ Nœ cleoÊ deÊPr‡ ticaÊ Jur’ ÊdiÊcaÊ (NPJ),Ê emÊ conv• nioÊcomÊ oÊ TriÊbuÊnalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊJaÊneiro,Ê prestandoÊ assist• nciaÊ jur’ ÊÊÊdicaÊgratuitaÊ ˆ Ê comunidade.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ Ê toaÊqueÊ aÊ Est‡ cioÊ Ž Ê aÊ UniÊversidadeÊ comÊoÊ maiorÊ nœ meroÊ deÊ alunosÊ aprovadosÊnaÊ OABÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.*

CampusÊ Akxe:ÊEngenharias,Ê Arquitetura,Ê FisioÊtera-pia,Ê Ed.Ê F’ sica,Ê Design,Ê Inform‡ Êtica,ÊentreÊ outros.

OÊ CampusÊ AkxeÊ concentraÊ osÊcursosÊ daÊ ‡ reaÊ deÊ Saœ de,Ê EnÊge-nharias,Ê alŽ mÊ deÊ Design,Ê Arqui-teturaÊ eÊ Moda.Ê OsÊ alunosÊ t• mÊ ˆ ÊsuaÊ disposi• ‹ oÊ complexoÊ esportivo,ÊaÊÊcaÊdemiaÊ modernaÊ paraÊ asÊ aulasÊpr‡ Êticas,Ê laborat— riosÊ deÊ pontaÊ paraÊprática profissional, como labo­rat— rioÊ deÊ Anatomia,Ê diversosÊ daʇ reaÊ deÊ Farm‡ ciaÊ eÊ deÊ PsicoloÊgia,ÊFisiologiaÊ doÊ Exerc’ cio,Ê eÊ muitoÊ mais.ÊJ‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ArquiteturaÊ oÊfereceÊescrit— rio-modeloÊ eÊ umaÊ workÊstationÊparaÊ cadaÊ aluno.Ê J‡ Ê oÊ cursoÊ deÊ ModaÊcontaÊ comÊ umaÊ parceriaÊ comÊ oÊrenomadoÊ InstitutoÊ ZuzuÊ Angel.

EstruturaÊ deÊ pontaÊnaÊ Barra

UmÊ bomÊ come• o

EmÊ sintoniaÊ comÊ oÊ mErcadoAdaptarÊ osÊ programasÊ deÊ seusÊ cursosÊ ˆ sÊ necessidadesÊ doÊmercado.Ê ƒ Ê comÊ esteÊ objetivoÊ queÊ aÊ Est‡ cioÊ desenvolveÊ umaÊsŽ rieÊ deÊ parceriasÊ comÊ diversasÊ empresasÊ eÊ organiza• › es.ÊAcompanheÊ aÊ seguirÊ algunsÊ dosÊ principaisÊ conv• nios:

Gastronomia

ParceriaÊ comÊ aÊ AlainÊ DucasseÊ FormationÊ (ADF),Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊ gastronomiaÊ daÊ Fran• a.ÊOÊ alunoÊ graduadoÊ emÊ GastronomiaÊ naÊ Est‡ cioÊ recebeÊduas certificações: uma da Estácio e outra da ADF.

HotelariaÊChancelaÊ daÊ principalÊ escolaÊ deÊ hotelariaÊ doÊ mundo:Ê aÊEcoleÊ h™ teli• reÊ deÊ Lausanne.

Direito

Nœ cleoÊ deÊ Pr‡ ticaÊ Jur’ dicaÊ (NPJ)Ê emÊ conv• nioÊ comÊ oÊTribunalÊ deÊ Justi• aÊ doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ eÊ comÊ aÊ Justi• aÊ FederalÊparaÊ osÊ Nœ cleosÊ deÊ PrimeiroÊ AtendimentoÊ dosÊ JuizadosÊEspeciaisÊ C’ veis.Ê

rela‚ Í esÊ internacionais

Interc‰ mbioÊ comÊ diversasÊ universidadesÊ daÊ AmŽ ricaÊ LatinaÊeÊ Europa.

meDicinaÊ Veterinç ria

ParceriaÊ comÊ oÊ IBAMAÊ paraÊ reabilita• ‹ oÊ deÊ ÊanimaisÊ silvestres.

uma universidade com a cara da barraAlŽ mÊ doÊ charmeÊ caracter’ sticoÊ doÊ bairro,Ê aÊ Est‡ cioÊ temÊ aÊ infraestruturaÊ idealÊ ÊparaÊ oÊ alunoÊ vivenciarÊ aÊ realidadeÊ doÊ mercado.

*AÊ UniversidadeÊ Est‡ cioÊ deÊ S‡ Ê doÊ RioÊ deÊ JaneiroÊ Ž Ê aÊ Institui• ‹ oÊ deÊ EnsinoÊ queÊ maisÊ aprovouÊalunosÊ emÊ nœ merosÊ absolutosÊ noÊ ExameÊ deÊ OrdemÊ 2010.3.Ê Fonte:Ê www.oab.org.br.Ê **OÊ tabletÊser‡ Ê entregueÊ emÊ comodatoÊ ap— sÊ aÊ renova• ‹ oÊ daÊ matr’ culaÊ paraÊ oÊ 2¼ Ê per’ odoÊ aÊ serÊ cursadoÊ emÊ2013.1,Ê exclusivamenteÊ paraÊ osÊ novosÊ alunosÊ dosÊ cursosÊ presenciaisÊ deÊ Direito,Ê EngenhariasÊ eÊArquiteturaÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil;Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê HotelariaÊ (RJ/SP),Ê Administra• ‹ oÊ (CE/GO/PA),Ê queÊ ingressaremÊ emÊ 2012.2.Ê AÊ extens‹ oÊ aosÊ demaisÊ cursosÊ eÊ localidadesÊ est‡ Ê sobÊ estudo.

SErvi‚ o:Ê

Total de cursos na Barra e proximidades: mais de 50 de graduação e 30 de pós­graduação. Unidades • BarraÊ World:Ê Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580, cobertura ­ Recreio • TomÊ Jobim:Ê Av.Ê dasÊ AmŽ ricas,Ê 4.200Ê -Ê BlocoÊ 11Ê -Ê CentroÊ EmpresarialÊ BarraÊ ShoppingÊ Ð Ê BarraÊ

• BarraÊ Akxe: Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, 2.900 – Barra • vargemÊ Pequena:Ê Estr.Ê daÊ BocaÊ doÊ Mato,Ê 850Ê Ð Ê VargemÊ Pequena • (21) 3231­0000 • www.estacio.br

SeuÊ materialÊ did‡ tico,Ê queÊ j‡ Ê eraÊcompleto,Ê agoraÊ est‡ Ê naÊ palmaÊ ÊdaÊ m‹ o:Ê mobilidadeÊ eÊ interatividadeÊnosÊ seusÊ estudos.

AÊ Est‡ cioÊ inovaÊ eÊ ofereceÊ umÊ modernoÊmodeloÊ deÊ ensinoÊ atravŽ sÊ deÊ umaÊinterfaceÊ interativa:Ê oÊ tablet**.Ê UmaÊferramentaÊ queÊ permiteÊ acessoÊ ˆ Êinforma• ‹ oÊ emÊ qualquerÊ lugarÊ eÊ queÊestimulaÊ aÊ educa• ‹ oÊ sustent‡ vel.Ê

• Conexão bluetooth com outros dispositivos.

• Acesso gratuito e ilimitado via 3G ˆ sÊ p‡ ginasÊ daÊ Est‡ cio.

• Rede Wi­Fi TABLET exclusiva nas unidades.

• Biblioteca Virtual: são milhares deÊ livrosÊ dispon’ veisÊ naÊ ’ ntegraÊeÊ gratuitamente,Ê paraÊ consultaÊ24hÊ porÊ dia.Ê Fa• aÊ suasÊ anota• › esÊpessoais,Ê buscasÊ inteligentesÊ eÊimpress› es,Ê aÊ qualquerÊ momento.

OÊ materialÊ did‡ ticoÊ completo,ÊoferecidoÊ aosÊ alunosÊ daÊ Est‡ cioÊ desdeÊ2010,Ê Ž Ê umÊ projetoÊ inovador,Ê frutoÊ daÊparceriaÊ entreÊ aÊ Est‡ cioÊ eÊ asÊ melhoresÊ

editorasÊ nacionaisÊ eÊ internacionais,ÊbemÊ comoÊ deÊ seusÊ renomadosÊautores.Ê OÊ tablet**Ê Ž Ê entregueÊaosÊ alunosÊ novosÊ deÊ Direito,ÊEngenhariasÊ eÊ ArquiteturaÊ deÊ todoÊoÊ Brasil,Ê GastronomiaÊ (BH/RJ/SP),Ê

HotelariaÊ (RJ/SP)Ê eÊ Administra• ‹ oÊ(CE/GO/PA).Ê OsÊ alunosÊ dosÊ demaisÊcursosÊ continuamÊ recebendoÊ oÊmaterialÊ did‡ ticoÊ impresso.Ê GarantiaÊdeÊ qualidadeÊ deÊ ensinoÊ eÊ economia.

ConstanteÊ inova• ‹ o

ParaÊ ajudarÊ seusÊ alunosÊ aÊ entrarÊnoÊ mercadoÊ deÊ trabalho,Ê aÊ Est‡ -cioÊ contaÊ comÊ oÊ Espa• oÊ Est‡ giosÊeÊ Empregos,Ê queÊ mantŽ mÊ maisÊdeÊ 38Ê milÊ empresasÊ cadastradasÊ eÊofereceÊ oportunidadesÊ deÊ est‡ gioÊeÊ empregoÊ aÊ seusÊ alunos.Ê N‹ oÊ Ž Ê ˆ ÊtoaÊ queÊ atŽ Ê outubroÊ deÊ 2011Ê foramÊofertadasÊ maisÊ deÊ 75Ê milÊ oportuni-dadesÊ emÊ todoÊ oÊ Brasil.Ê

Gastronomia:Ê parceriaÊ comÊ aÊ ADF.

CampusÊ TomÊ Jobim

Comunica• ‹ o:Ê aÊ realidadeÊ doÊ mercadoÊ deÊ trabalhoÊ naÊ Universidade.

Educa• ‹ oÊ F’ sica:Ê naÊ academia,Ê equipamentosÊ deÊ œ ltimaÊ gera• ‹ o.

CampusÊ BarraÊ World:ÊOdontologia,Ê Pedagogia,Ê Adminis-tra• ‹ o,Ê entreÊ outros.

InauguradoÊ emÊ 2001,Ê oÊ CampusÊBar ra World destaca­se pelas 4 clí­nicasÊ odontol— gicasÊ eÊ 1Ê centroÊ ciÊrœ r-gicoÊ comÊ capacidadeÊ paraÊ 110Ê aÊÊten-dimentos,Ê paraÊ queÊ osÊ estudantesÊpossam,Ê orientadosÊ porÊ professores,ÊcolocarÊ emÊ pr‡ ticaÊ oÊ queÊ aprendem.ÊOÊ campusÊ ofereceÊ tambŽ mÊ mesÊÊ-tradoÊ eÊ doutoradoÊ naÊ ‡ rea.

CampusÊ vargemÊ Pequena:ÊMedicinaÊ Veterin‡ riaÊ eÊ Ci• nciasÊBioÊl— gicas.Ê

AÊ regi‹ oÊ daÊ BarraÊ contaÊ comÊ umÊ cursoÊdeÊ MedicinaÊVeterin‡ riaÊ deÊ qualidade,ÊqueÊ ofereceÊ umaÊ Policl’ nicaÊ Escola,ÊcompostaÊ deÊ centroÊ cirœ rgicoÊ paraÊanimaisÊ deÊ pequenoÊ eÊ grandeÊportes,Ê consult— riosÊ paraÊ cardiologia,Êultrassonografia e endoscopia, onde osÊ alunos,Ê supervisionadosÊ pelosÊprofessores,Ê prestamÊ atendimentoÊveterin‡ rioÊ ˆ Ê comunidade.Ê OÊ cursoÊtambŽ mÊ possuiÊ umaÊ cl’ nicaÊ paraÊatendimentoÊ aÊ animaisÊ silvestres.

CampusÊ TomÊ Jobim:ÊDireito,Ê Jornalismo,Ê Cinema,Ê GasÊ-tronomia, Produção Fonográ fica e Publicidade,Ê entreÊ outros.

UmÊ dosÊ diferenciaisÊ doÊ CampusÊTomÊ Jobim,Ê inauguradoÊ emÊ 2000,Ê Ž ÊoÊ fatoÊ deÊ estarÊ locaÊlizadoÊ dentroÊ doÊCentroÊ EmpresarialÊ BarraShopping,ÊcomÊ estacionamentoÊ f‡ cil,Ê lojasÊ eÊseÊÊguran• a.Ê EÊ oÊ maisÊ importanÊÊte:ÊoÊ alunoÊ encontraÊ aÊ infraestruturaÊiÊdealÊ paraÊ vivenciarÊ oÊ diaÊ aÊ diaÊ daÊprofissão. Entre os destaques es­t‹ oÊ osÊ muitoÊ bemÊ equipadosÊ la-boÊrat— riosÊ deÊ Mac,Ê Inform‡ ticaÊ eÊaÊ cozinhaÊ deÊ Gastronomia,Ê cuÊjoÊcursoÊ Ž Ê oÊ œ nicoÊ comÊ duplaÊ certi-ficação em parceria exclusiva com AlainÊ DucasseÊ Formation,Ê umaÊdasÊ maisÊ renomadasÊ escolasÊ deÊGastronomiaÊ daÊ Fran• a.Ê NaÊ ‡ reaÊdeÊ Comunica• ‹ oÊ Social,Ê alŽ mÊdaÊ R‡ dioÊ Esta• ‹ o,Ê equipadaÊ comÊrecursosÊ dispon’ veisÊ nasÊ melhoresÊr‡ diosÊ doÊ pa’ s,Ê oÊ alunoÊ praticaÊ aÊprofissão na TV Estácio, no nú­cleoÊ deÊ Cinema,Ê naÊ ag• nciaÊ deÊpublicidadeÊ SapiensÊ eÊ nosÊ laboÊrat— riosÊ

5233-1 Anuncio Revista ABM - unidade Barra.indd 1 5/23/12 4:12 PM

Page 12: Jornal da ABM ano 1 no. 9

12

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Curtas

Pedrinho na ABM

Pedro Ramos de Araújo visitando seus avós no condomínio Barra D’oro. Veja o charme do Pedrinho e a alegria dos avós!

Tardes de convivência

Regina Wesley e suas amigas do projeto Terceira Idade, comemorando mais um evento, na quarta-feira de convivência no Salão Nelson Gallo da ABM. Festa é o que não falta para esse grupo superanimado.

Flores para as mães

Sonia Magalhães, Diretora Cultural da ABM, dis-tribuiu fl ores para as mães no dia 12 de maio. Esta foi a homenagem que a ABM prestou a essas mulheres maravilhosas. Rosas foram distribuídas na ciclovia e nas portarias da Associação.

Coral da ABM no IPEA

Os coralistas da ABM se apresentaram com cinco canções no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada no dia 14 de maio, às 14h. Eles fi zeram uma pesquisa com um pequeno grupo de pessoas presentes no IPEA e obtiveram média de 8,5 como nota da apresentação. Parabéns ao Coral e seu regente José Vallone Féo!

ABM atuante

A ABM pediu e a Prefeitura atendeu. O espaço sob a ponte Oscar Niemeyer estava virando abrigo de mendigos. A Prefeitura compareceu com assistência social para tomar as devidas providências.

Aniversário de Marta Braga

A diretora de Patrimônio da ABM, Marta Braga, comemorou mais um ano de vida no dia 28 de maio. Dois dias depois, seus colegas da ABM a presentearam com uma festinha no fi m de tarde na sede da Associa-ção. Festeira que só ela, a diretora adorou o presente.

TrânsitoAs modifi caçãos para melhorar o trânsito da re-

gião já estão fi cando prontas. O retorno em frente ao Extra 24 horas fi cou ótimo. Breve vamos ter a troca do sinal de pedestres em frente à Eurobarra para a Praça Pimentinha.

Praia fi tnessA academia Praia Fitness, está fazendo sucesso

nas quartas-feiras de manhã no Salão Nelson Gallo. A Associação agradece a academia pela parceria tão útil e agradável. A academia convida a todos para conhecer sua sede na Av. Lúcio Costa, 4.270.

Chá de bebê

Esta é Mara, funcionária da ABM, que em 18 de maio ganhou um Chá de Fralda, organizado por seus companheiros de trabalho. Ela agradeceu emociona-da, dizendo que na Associação se sente feliz no meio de tantos colegas. Que o Rodrigo (nome escolhido para seu bebê) chegue com muito amor e carinho.

Show no DowntownFoi um sucesso o show em homenagem ao Dia das

Mães no Shopping Downtown. Sandra de Sá cantou e encantou a plateia na Praça do Chafariz do shopping em 12 de maio.

Page 13: Jornal da ABM ano 1 no. 9

13

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

PRIMEIRO CREME:1 colher de sopa de açúcar1 lata de leite condensado1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)3 gemas1colher de sopa rasa de maisenaMODO DE FAZERMisture tudo e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar ou até ferver.

INGREDIENTES SEGUNDA CAMADA12 bombons sonho de valsaSe gostar coloque também 200g de ameixas pretas.MODO DE FAZER:Pique os bombons e as ameixas (se usar) e coloque sobre o primeiro creme.

INGREDIENTES DA TERCEIRA CAMADA4 colheres de sopa bem cheia de açúcar2 colheres de sopa de chocolate em pó1 copo americano de leite1 colher de sopa de maisenaMODO DE FAZER:Leve tudo ao fogo, mexendo até engrossar. Com este creme cubra a segunda camada.

INGREDIENTES DA QUARTA CAMADA6 colheres de sopa de açúcar3 claras em neve1 lata de creme de leite gelado e sem soroMODO DE FAZER:Prepare um suspiro firme com as claras e o açúcar (Claras em neve firme e açúcar).Acrescente o creme de leite, mexendo bem. Cubra a terceira camada e leve a geladeira para gelar. Servir bem gelado de preferência de um dia para o outro.

Receita de Ilma Novaes

Delícias

Pavê Sonho de Valsa

Culinárias

Envie sua receita para: [email protected]

Para comemorar o Dia dos Namorados nada como uma refeição a dois com uma atmosfera aconchegante. Para isso, uma receita de uma sobremesa especial que você pode fazer com muito amor e carinho.

Page 14: Jornal da ABM ano 1 no. 9

14

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Tire suas dúvidas

1 - É comum, na maior parte dos Planos de Saú-de, haver cláusula prevendo um reajuste elevado nas mensalidades quando o segurado atinge 60 (sessenta) anos de idade. Esse tipo de cláusula pode ser considerada abusiva?

Sim. O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 51, reconhece como nulas as cláusulas que colocam o consumidor em desvantagem excessiva.

Algumas empresas vêm reajustando, às vezes acima de 70% (setenta por cento), o valor das men-salidades quando o segurado atinge a idade de 60 anos, o que também vai de encontro à Constituição Federal bem como ao Estatuto do Idoso, que impede a discriminação do mesmo em razão da idade.

Nesses casos, o consumidor tem o direito de recor-rer à Justiça para garantir um valor justo. As decisões têm sido favoráveis. Em março de 2012, o Superior Tribunal de Justiça, em Recurso Especial, reconheceu esse direito ao não reajuste tão somente em razão da idade de 60 (sessenta) anos (REsp nº 809329/RJ).

Além disto, os idosos que vêm efetuando o paga-mento das mensalidades reajustadas de forma abusiva podem requerer a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente, com amparo no artigo 42,

parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor.Insta salientar que existe um prazo legal para o

exercício do direito de ação, sob pena da perda da possibilidade de se recorrer à Justiça.

2 - É obrigatório o pagamento de pensão ali-mentícia ao filho maior de 18 anos (maioridade)?

O termo final para obrigação de pagar os ali-mentos não está estipulado na legislação pátria. O entendimento predominante hoje nos nossos Tribu-nais é o de que se admite a extensão da obrigação de alimentos até o limite de 24 anos ou até o fim do curso superior, o que vier primeiro.

É necessária uma análise aprofundada do caso concreto, uma avaliação das reais necessidades dos filhos e a verdadeira possibilidade dos pais, pois, muitos são os casos de filhos que ajuízam ação após atingirem a maioridade (até os 24 anos ou término do ensino superior), requerendo os alimentos sem a devida necessidade comprovada, sacrificando o patrimônio dos pais, sendo que já conseguem manter seu próprio sustento.

Neste caso (após a maioridade), não se trata propriamente de obrigação alimentar decorrente

do poder familiar (conjunto de responsabilidades e direitos que envolvem a relação entre pais e filhos), mas obrigação alimentar decorrente do parentesco, ou seja, tanto os pais como os filhos que não detive-rem a condição de manterem-se, podem, em tese, comprovados os requisitos de necessidade, possibi-lidade e proporcionalidade, requerer alimentos, uns dos outros, nos moldes dos artigos 1.695 e 1.696 do Código Civil.

Este espaço é destinado aos leitores para elucidar dúvidas acerca de temas jurídicos. As perguntas que possam interessar ao maior contingente possível de pessoas serão respondidas pela advogada nas próximas edições. As questões devem trazer os nomes dos leitores, condomínio em que moram e telefone para contato (nas respostas serão publicadas apenas iniciais do nome e condomínio). Os e-mails com dúvidas devem ser enviados para Dra. Patrícia Machado:patrí[email protected]

Planos de Saúde e Pensão Alimentícia

Saúde Mental

Vivemos num mundo extremamente acelerado onde a cobrança de eficiência e produtividade é grande e com isso uma maior competitividade entre as pessoas, o que causa muita ansiedade. Esses “ex-cessos” vêm causando um nível alto de estresse nos profissionais, caracterizando um estado de tensão emocional e estresse crônico. O estresse apresenta um quadro de grande esgotamento com consequência na vida profissional e pessoal do indivíduo. Um fator muito importante é que a Síndrome aparece, princi-palmente, em pessoas cuja profissão exige um grande envolvimento interpessoal diretamente.

Nas últimas décadas os professores, principalmen-te da rede pública, vêm procurando a clínica médica apresentando vários sintomas devido aos fatores gera-dores de estresse diários em seu ambiente de trabalho. Em consequência disso, a vida profissional, que o pro-fessor vivencia, leva ao aumento de pedidos de desvio de função, devido à impossibilidade de continuidade do seu trabalho em sala de aula (os readaptados). E os

pedidos de licença médica vêm aumentando muito, tornando-se uma característica marcante dentro da classe de professores da rede pública.

A Síndrome de Burnout é considerada como um dos resultados desse grande esgotamento/estresse profissional com exaustão física e emocional, onde o desejo de “não estar em sala de aula” é constante. Muitos chegam a entrar em desespero. Algumas características têm sido comuns entre os professores como: irritabilidade, apatia, depressão, autoestima baixa, dificuldade de concentração pelo aumento de cansaço mental, crises do pânico etc. E, atrelado a es-tes, estão os quadros psicossomáticos como: gastrite, úlcera, problemas dermatológicos, queda de cabelo, pressão alta, colesterol alterado, aparecimento de tumores, herpes, aumento ou diminuição de peso, insônia, cefaleia constante etc.

Em contrapartida, o ambiente de trabalho fica mais tenso e vira um verdadeiro ciclo vicioso, pois pro-fissionais trabalham “doentes” tornando o ambiente

de trabalho não favorável, perdendo toda a qualidade, retornando para ele próprio esse mal-estar e adoecen-do mais ainda. São muito comuns as relações entre colegas e chefia (direção) ficarem sem harmonia, muitas vezes com pensamentos neuróticos e até per-secutórios, onde um acaba por boicotar o trabalho do outro. Assim, verifica-se, uma real necessidade, diria, de caráter urgente, de atenção a esses professores.

O Governo deveria se preocupar com o que vem acontecendo, lançando um Projeto de Saúde Mental e Prevenção para o seu quadro de professores. Talvez assim, o ensino na rede pública tivesse um ganho con-siderável. Porém, ao contrário disso, o Governo vem diminuindo o período de férias, reforçando a Síndrome de Burnout nos professores.

Onde querem que os professores cheguem?

Andrea Passos - psicó[email protected]

Síndrome de Burnout em professores da rede pública

Page 15: Jornal da ABM ano 1 no. 9

15

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Texto e Fotos de Sérgio Grande (“Édifícil”)

Cultura

Jogos Mundiais Femininos Abadá Capoeira no Città America

O Città America recebeu o maior grupo de ca-poeira da atualidade, Abadá Capoeira de Camisa, o Mestre dos Mestres. Foi a finalíssima dos Jogos de Capoeira somente para mulheres em sua terceira edição. O evento começou no Floresta Country Club, em Jacarepaguá, com cursos, palestras e eliminatórias das competidoras, e teve sua apoteose com a presença luxuosíssima de Zezé Motta, uma de nossas próximas entrevistadas no Jornal da ABM.

Hoje a capoeira é o maior divulgador da cultura brasileira e da língua portuguesa no mundo. Capoei-ristas do Brasil e do resto do mundo tentavam alcançar o prêmio máximo que não era de um competidor, mas da dupla que melhor mostrasse destreza e técnica nos jogos de Angola, Benguela, São Bento Grande e Iuna. A filosofia dos jogos não é acertar ou destruir o oponente, mas desenvolver ataque e defesa, numa pergunta-resposta, para que as premiadas fossem as duplas com o melhor jogo e as capoeiristas que se destacassem em cada corda (grau do capoeirista).

No Cittá América, o ponto alto da noite foi a pre-sença da atriz/cantora Zezé Motta, que veio para uma de suas atividades sociais: a divulgação de tratamento da Anemia Falsiforme. Zezé abraçou mais essa causa do Movimento Negro, por ser uma doença que os atinge preferencialmente. A doença age na hemoglo-bina, transformando-a da normal forma arredondada em um formato de foice que causa má circulação do sangue, dores e oxigenação insatisfatória do orga-nismo. Além de curtir o evento, acompanhando com palmas os jogos, Zezé ainda brindou a todos com duas músicas com acompanhamento de berimbaus,

atabaques e pandeiros, sem nenhum ensaio prévio, trocando energia com todos de uma forma natural e inesquecível. A ideia de divulgar esse trabalho na capoeira deve-se principalmente a abrangência do Abadá Capoeira, presente hoje em mais de 50 países, principalmente nos lugares mais improváveis, como Ilhas Maurício, Angola, Cabo Verde, Groenlândia, além dos tradicionais EUA, Alemanha, Japão etc.

Confira no YouTube o vídeo (ZEZÉ MOTTA na RAIZ - Jogos Femininos 26/05/2012 ABADÁ CAPOEIRA no CITTÀ AMERICA) com Zezé cantando, mais fotos no portal da ABM.

Page 16: Jornal da ABM ano 1 no. 9

16

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Junh

o 2

012

Receba seu

aluguel

antecipado

linhas de

crédito

para

condomínio