Jornal da AORP - Julho 2014

16
Julho 2014 - Ano 36 - nº 278 Cursos de qualidade em julho e agosto Veja a programação de cursos de especialização e atualização nas páginas desta edição A Feijoada AORP foi realizada este ano no dia da vitória do Brasil contra o Chile pela Copa do Mundo. Por isso mesmo a vibração, como a demonstrada pelo vice-presidente Cleo Costa Jr. e seu filho, na foto à direita. Entre os presentes, o vereador Cícero Gomes da Silva, na foto à esquerda, com a presidente Renata Fronzaglia Lollato Alegria na Feijoada

description

 

Transcript of Jornal da AORP - Julho 2014

Page 1: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 - Ano 36 - nº 278

Cursos de qualidade em julho e agostoVeja a programação de cursos de especialização e atualização nas páginas desta edição

A Feijoada AORP foi realizada este ano no dia da vitória do Brasil contra o Chile pela Copa

do Mundo. Por isso mesmo a vibração, como a demonstrada pelo vice-presidente Cleo Costa Jr.

e seu filho, na foto à direita. Entre os presentes, o vereador Cícero Gomes da Silva, na foto à esquerda,

com a presidente Renata Fronzaglia Lollato

Alegria na Feijoada

Page 2: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 2

Page 3: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 3

Já era de se esperar que estourasse a qualquer mo-mento a notícia que o jornal A Cidade publicou com destaque, em reportagem de página inteira, dia 27 de junho último, abordando os proble-mas que vêm ocorrendo face à – geralmente – inadequada aplicação do flúor na água de abastecimento público em Ribeirão Preto. É um assunto que realmente deve merecer especial atenção, tendo em vista sua importância para a saúde bucal, com possibilidade de reflexo mais amplo na saúde humana, se formos considerar a fluorose.

Tendo em vista o elevado índice de resultado de amostras apontando dosa-gem inferior à recomendada, e quase nada indicando dosagem superior no uso do flúor, o que se pode deduzir é que a adição do produto está sendo feita com muito cuidado para não provocar a fluorose. Seria a máxima de que é pre-ferível pecar por omissão do que pecar por excesso. Mas, sendo essa a realidade, está se comprometendo o objetivo de prevenção da cárie dentária, principal-mente em crianças.

Certo que é preciso considerar que Ribeirão Preto não possui uma única fonte de fornecimento da água distribu-ída à população, não possui um sistema único. Diferente disso, temos mais de 100 poços artesianos ligados a grande número de reservatórios d´água, o que leva à necessidade de ser feita a fluoretação em

diferentes pontos, o que torna mais difícil esse serviço. Difícil, mas não impossível, como já disse nossa colega Ana Lúcia Azevedo Barilli, quando, membro representante da AORP, presidia o Conselho Municipal de Fluoretação.

FALTA O COMFLÚOR

Aí chegamos no pon-to. O ComFlúor foi criado

nos anos 1990, quando o ex-presidente da AORP, professor da FORP-USP, José Roberto Tamburus, era o diretor do De-partamento Odontológico da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo desse Conselho Municipal, formado, entre outros, por representantes de várias enti-dades odontológicas, foi o de acompanhar todo processo de fluoretação da água, tendo em vista a dificuldade existente em Ribeirão Preto.

O problema é que o ComFlúor tem sido menosprezado. Após sua fundação, funcionou algum tempo, depois ficou vários anos inativo, e só foi retornar à função quando Ana Lúcia Barilli o pre-sidiu. Depois, agora, já faz vários meses, anos, que o Conselho não é convocado para se reunir.

A inatividade do ComFlúor pode ser apontada como uma das causas dos problemas da fluoretação da água em Ribeirão Preto, e foi isso que a presidente da AORP procurou demonstrar em e-mail

que enviou e que foi publicado por A Cidade em seguida àquela reportagem. Uma manifestação que realmente tinha de ocorrer, para fazer jus à participação decisiva da AORP em defesa da aplicação do flúor. A AORP inclusive, durante dois anos, promoveu o SimFlúor, simpósio que atendeu também ao interesse de cidades da região, preocupadas com a prevenção da cárie dentária.

AGORA É POSSÍVEL?Um outro assunto ligado à admi-

nistração pública de Ribeirão Preto: a concessão do prêmio incentivo por produtividade aos cirurgiões-dentistas funcionários públicos no mesmo índice em que foi dado aos médicos. É uma promessa da prefeita Dárcy Vera, que até reconheceu a injustiça que ela cometeu. Nos últimos meses, os dentistas deram uma trégua, tendo em vista a situação financeira da Prefeitura, que ultrapassou o limite prudencial recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas, agora, esse problema parece superado. E então, prefeita?

SUCESSO DA FEIJOADAInfelizmente, quase não sobrou espa-

ço para falarmos da nossa feijoada. Foi um sucesso, como pôde ser constatado por todos os que participaram. Com a alegria da vitória do Brasil, acompanhada atentamente pelo telão.

Um abraço a todos.

Renata Fronzaglia LollatoPresidente da AORP

Preocupação com o flúor em Ribeirão

AssociaçãoOdontológica

de Ribeirão PretoPresidente – Renata Fronzaglia LollatoVice-Presidente – Cleomenes Costa JúniorSecretário Geral – Alexandre Bertani Gama1º Secretário – Edvard Fernando ZaparolliTesoureiro Geral – Antônio Carlos Furlan1º Tesoureiro – Fernando Gonçalves Jun-queira LeiteDepartamento Científico – Regis Eduardo Oliveira JaccoudDepartamento de Comunicação – Hugo RosinDepartamento Cultural – Eliane Carou Ratier GasparDepartamento de Esportes – Gustavo Morais MartinsDepartamento de Patrimônio – Roberto CarvalhoDepartamento de Previdência – Daniel PalharesDepartamento Social – Adriana Barrico CostaEAP/AORP – Diretor: Lília Maria dos Santos Saito

JORNAL DA AORPÓrgão informativo da Associação, com circulação mensal, distribuído

para cirurgiões dentistas e setores de Odontologia

Jornalista responsável: Carlos Alberto Nonino (MTb 9341)Diagramação: Fernando Braga (fone 3610-4890)([email protected])Impressão: Gráfica Spaço(fone (16) 3969-2904)Tiragem: 5.000 exemplaresEndereço para correspondência:Rua Alice Além Saad, 650 – Nova RibeirâniaRibeirão Preto – SP – CEP 14096-570Fone: (16) 3603-0750 – Fax: (16) 3629-1559Internet: http://www.aorp.org.brE-mail: [email protected]

Editorial

MEnSAGEM DIRETA PARA O SEU PÚbLICO ALVO

Anuncie no Jornal da AORP

Fone 9-9119-0137

Page 4: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 4

Informe Sindiorp

SEDE DO SInDIORPRua Amador Bueno, 253, sala 57, fone: 3635-9633

E-mail: [email protected] - Site do Sindicato www. sindiorp.org.brRua Américo Brasiliense, 1229 - Fone: 3604-3030

Revendedor exclusivo de IMPLAnTES DEnTOFLEX

Sindicato de São Paulo desrespeita decisão judicialNos últimos anos, muitos cirurgiões-dentistas que exercem suas atividades pro-

fissionais no município de Ribeirão Preto vem recebendo guias para pagamento da contribuição sindical, enviadas pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, num evidente desrespeito à legislação em vigor, à ética e à harmônica convivên-cia sindical, porque é uma invasão à base territorial do Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto (Sindiorp), legalmente reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como legítimo representante da categoria odontológica nesta cidade.

Em vista desta situação, após tentar a solução administrativa, o Sindicato local

recorreu à Justiça, que no dia 01/02/2013 proferiu sentença reconhecendo que o Sindiorp é o legítimo representante da categoria odontológica nesta cidade. Esta sentença foi confirmada em segunda instância, dia 10/10/2013, assinada pela juíza relatora Maria Elisabeth Mostardo Nunes.

Apesar disso, o Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, estranha-mente, insiste na sua ação perante os profissionais de Ribeirão Preto, numa evidente afronta à decisão judicial. A Justiça declarou legítima a ação judicial impetrada pelo Sindiorp.

Sentença que condenou o sindicato invasorCOnCLUSÃO

“Pelo exposto, rejeitadas as preli-minares, julgo PROCEDENTES, EM PARTE, os pedidos formulados pelo SIN-DICATO DOS ODONTOLOGISTAS DE RIBEIRÃO PRETO para condenar SINDICATO DOS ODONTOLOGIS-TAS DO ESTADO DE SÃO PAULO na obrigação de não realizar atos de co-

brança de contribuição sindical na base territorial do autor, sob pena de multa equivalente ao valor cobrado, conforme apurado em liquidação de sentença; e pagar ao autor, honorários advocatícios em 15% do valor da condenação (IN nº 27, artigo 5º e artigo 20, §3º do CPC)”.

Anna Karenina Mendes GóesJuíza do Trabalho

O Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto reclama em face do Sindi-cato dos Odontologistas do Estado de São Paulo contribuições sindicais e demais pedidos, com base nos fatos e funda-mentos jurídicos descritos em sua ação judicial. A seguir, trechos da sentença.

“A petição inicial atende ao artigo 840, § 1º da CLT, sem vícios que impos-sibilitem o contraditório e a ampla defesa pela reclamada. Presentes as condições da ação. Os documentos de fls. 30/41 comprovam a existência e registro do sindicato autor. Os argumentos prelimi-nares integram o mérito da ação.

“As partes discutem a representativi-dade sindical na base municipal do autor e os direitos decorrentes. Os documentos de fls. 30/41 comprovam a existência e registro do autor, sem evidência de irre-gularidade nos atos realizados. Declaro

legítima a representação do autor na base territorial em que atua, nos termos do artigo 8º, II da CLT, independente da existência anterior e de maior abrangên-cia do sindicato réu, ante o princípio da unicidade sindical que permite a criação de novos sindicatos a partir do desmem-bramento da base territorial originalmen-te constituída, desde que não inferior ao âmbito de um município.

“O autor requer, no pedido C, que o réu se abstenha de praticar atos de representa-ção e cobrança sindical na base territorial do autor. Os documentos de fls. 53/62 comprovam atos de cobrança indevida, realizados pelo réu. Defiro. Condeno o réu na obrigação de não realizar atos de cobrança de contribuição sindical na base territorial do autor, sob pena de multa equivalente ao valor cobrado, conforme apurado em liquidação de sentença”.

O Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto (Sindiorp), com sua sede e foro na cidade de Ribeirão Preto-SP, à Rua Amador Bueno nº. 253, sala 57 - fone/fax (16) 3635-9633 / 3442-7088 - e-mail: [email protected] - foi fundado em 6 de novembro de 1989, com duração indeterminada, sendo reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 4 de maio de 1993. Congrega profissionais cirurgiões-dentistas autônomos ou em-pregados em serviço de saúde público ou privado na sua base territorial. Possui Código Sindical: 012.028.05135-5 e CNPJ: 68.326.552/001-28. É uma enti-dade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia através da Portaria CFO--SERESP-570 de 19 de julho de 2004.

Dentre outras prerrogativas, possui a de representar perante autoridades ad-ministrativas e judiciárias os interesses gerais da categoria odontológica ou os

interesses individuais de seus associa-dos; celebrar convenções coletivas ou contratos coletivos de trabalho como representante do cirurgião-dentista empregado, bem como do cirurgião--dentista empregador, de auxiliares não cirurgião-dentista e colaborar com os poderes públicos, como órgão técnico ou consultivo, no estudo dos problemas que se relacionam à categoria odontológica.

É uma entidade fruto da consciência e maturidade da categoria odontológica ribeirãopretana, com 98 sócios funda-dores, o que demonstra a vontade do cirurgião-dentista em fundá-lo.

É uma entidade integrada nacio-nalmente à Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) e União Geral dos Trabalhadores (UGT), extremamente atenta e atuante na luta pelos legítimos interesses da classe odontológica local, estadual e nacional.

O que é e o que representa o Sindicato de Ribeirão Preto

Page 5: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 5

“O Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) realiza, com frequência, adição irregular de flúor na água dos ribeirãopretanos. A situação acendeu o alerta do Ministério Público Estadual e, até, da Se-cretaria Municipal de Saúde”.

Com esse texto, o jornal A Cidade aborda, em reportagem de página inteira, dia 27 de junho último, falhas que vêm ocorren-do no processo de fluoretação da água de abastecimento público. Destaca que “no primeiro se-mestre de 2013, a Vigilância Sanitária verificou que uma em cada três amostras captadas na rede de distribuição apresentava dosagem de flúor em desacordo com a legislação, que prevê de 0,6 a 0,8 miligrama por litro”.

Em relatório datado de 23 de outubro de 2013, segundo o jornal, a Vigilância Sanitária enfatiza que “o padrão atual de concentração de flúor tem com-prometido a qualidade da água destinada ao consumo humano, colocando em risco a saúde da população consumidora”. Neste relatório consta a assinatura do secretário de Saúde, Stênio Miranda.

Diante da situação, o promo-tor Sebastião Sérgio da Silveira ajuizou ação civil pública contra o Daerp, exigindo uma solução. A juíza da 2ª Vara da Fazenda

E-mail enviado ao jornal A Cidade pela presidente da AORP, Renata Fronzaglia Lollato, lamenta a inativida-de do Conselho Municipal de Fluoretação. O e-mail:

A Associação Odonto-lógica de Ribeirão Preto, lembrando a campanha que realizou durante anos segui-dos em favor da fluoretação da água de abastecimento na cidade, ressalta o mérito da matéria publicada por A Cidade no último dia 27 de junho, em que é manifestada a preocupação quanto a pro-blemas que vêm ocorrendo por não haver a correta dosagem na aplicação do flúor na rede pública. É uma preocupação que realmente se justifica, uma vez que em dosagem insuficiente o flúor não surte o desejado efeito de prevenção da cárie dentária e, em dosagem excessiva, ele pode causar a fluorose.

Portanto, deve haver muito cuidado, principalmente numa cidade como Ribeirão Preto onde a adição do flúor tem de ser controlada em dezenas de pontos da rede pública de abastecimento d´água. Por isso mesmo, para acompanhar esse serviço, existe em Ribeirão Preto o Conselho Municipal de Flu-oretação (ComFlúor), vincu-lado à Secretaria Municipal da Saúde e integrado por representantes de entidades de Ribeirão Preto vinculadas à Odontologia. O problema é que o ComFlúor há vários meses não se reúne, e isso deve merecer uma explicação por parte da administração municipal, tratando-se de assunto de relevante interesse público.

Renata Fronzaglia

LollatoPresidente da AORP

Posição histórica da AORP em defesa

do ComFlúor

Jornal relata falhas na fluoretação

Pública, Heloísa Mimessi, ne-gou o pedido de liminar, mas deverá se posicionar quanto ao mérito da ação.

“nÃO HÁ RISCO”Consultado pelo jornal, o

Daerp respondeu que “não pro-cede qualquer informação sobre risco à saúde da população em relação à adição de flúor na água de distribuição”. Garante que a água é monitorada diariamente e que, enquanto o Ministério da Saúde determina uma coleta de água semanal, o Daerp realiza oito por semana.

PESQUISAA Cidade publicou ainda

notícia sobre dissertação de mestrado conduzida na FORP--USP pela pesquisadora Cristina Penna Crispim, que investigou a qualidade da água em 145 residências de quatro bairros ao longo de 2012.

A constatação, na maior parte dos casos, foi a aplicação de flúor em dosagem inferior à recomen-dada, o que torna a ação inócua. Já se a dosagem fosse superior à recomendada, haveria risco à saúde, principalmente causando a fluorose.

Na maior parte das amostras, constatação de dosagem inferior de flúor

Page 6: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 6

novo curso para Auxiliar em Saúde Bucal

As inscrições estão abertas para nova turma do curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), da EAP/AORP. Regulamentado pelo Conselho Fede-ral de Odontologia, o curso teórico e prático, com estágio em consultórios, regulamentado pelo Conselho Federal de Odontologia, tem o objetivo de preparar as ASBs para atuação em diversas áreas no consultório odontológico e, também, para concursos–públicos. O curso, a ser ministrado pela Drª Vera Marisa de Lacerda Chaves, com 30 vagas, terá duração de 20 meses – 300 horas/aula. As aulas serão realizadas quinzenalmente aos sábados.

Albertino Manoel Sobral faleceu no dia 18 de junho último, aos 93 anos de idade. Viúvo de Wanda Car-neiro Sobral, deixou a filha Vera Lúcia.

Último ainda vivo dos 32 cirurgiões--dentistas que fun-daram a Associação Odontológica de Ri-beirão Preto no dia 28 de fevereiro de 1946 e sempre teve participação ativa na AORP.

Formado pela an-tiga Faculdade de Farmácia e Odon-tologia de Ribeirão Preto, turma de 1944, Albertino recebeu o título de especialista em Odontopediatria em 1975.

Na AORP, foi membro da Diretoria Executiva em diversas gestões, prin-cipalmente na função de tesoureiro. Também foi membro do Conselho Deliberativo e seu presidente no bi-ênio 1962/63. Foi vice-presidente da Comissão Organizadora do 1º Con-gresso Internacional de Odontologia de Ribeirão Preto, promovido pela AORP em 1956.

Albertino foi ainda presidente da Comissão Pró-Expansão da AORP em

Era o último fundadorda AORP ainda vivo

1978. Sócio privilegiado a partir de 1979, ele recebeu em 1990 da AORP o título de Honra ao Mérito. Foi pre-sença marcante em pelo menos duas ocasiões de homenagens prestadas aos fundadores: em 1996, na festa dos 50 anos, e em 2006, nos 60 anos de fundação.

Em 2004, em entrevista à revista OdontoNews, ele assim definiu a im-portância da AORP: “uma associação é sempre primordial para a união e fortalecimento de uma classe, pois possibilita a troca de ideias e infor-mações, o que é muito importante na formação dos profissionais”.

Albertino Sobral, seu acompanhante, o ex-presidente Aristeo Cione e o associado Henrique Salles, em 2006

Uma visão contemporânea

da Implantodontia.

Planejamento, cirurgia e prótese

Dia 25 de agosto, segunda-feira, às 19h30

Certificado para novos especialistas dia 30 de agosto

A EAP/AORP programou para o dia 30 de agosto, sábado, a sessão solene de entrega dos certificados de especialistas para os cirurgiões-dentistas das últimas turmas, que concluíram o curso nas áreas

de Endodontia, Periodontia e Prótese. A solenidade será realizada no auditório da Associação com a presença de familiares e convidados, abrilhantada pelo Coral AORP.

Prof. Dr. Walter Martins Jr. | Profa. Dra. Regina Fernandes

Page 7: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 7

A palestra da Segunda Científica de 30 de junho foi ministrada pelo Prof. Dr. Márcio Grisi, que discorreu sobre os cursos on-line que a AORP oferece sob sua coordenação. Numa iniciativa pioneira, a entidade coloca à disposição dos cirurgiões-dentistas um modelo inte-rativo e inovador de qualificação profis-sional, atualização e pós-especialização.

Durante a palestra foram sorteadas 5 inscrições ao curso, e os contempla-dos foram: Regina Fernandes, Carmen Fanganiello, Seizo Suzuki, Eloísa R. M. Javaroni e José Pedro Issy Jr.

O primeiro curso on-line abordará o Exame Periodontal e Periimplantar e será ministrado durante todo o mês de agosto. As inscrições podem ser feitas on-line até o dia 27 de julho pelo site www.eLearningCenter.com.br. O custo é de R$150,00 para sócios AORP e R$180,00 para não-sócios.

Os cursos on-line da AORP permitem conteúdo, comodidade e conveniência aos participantes; meticulosamente sistematizados, oferecem um design ins-trucional de forma a permitir que o aluno receba o conteúdo do curso em casa ou no consultório, no momento em que estiver disponível e com mais disposição para se dedicar à sua atualização profissional. Ou seja, o aluno faz o seu próprio tempo, com liberdade para aprender e se manter atualizado, interagindo on-line com todos os professores e outros alunos.

JÁ bEM UTILIZADOO professor Grisi explicou que o

sistema se fundamenta no conceito de Continuing Education, já bem utilizado

Curso on-line é iniciativa pioneira da AORPPara o primeiro curso, as inscrições estão abertas até o dia 27 de julho

nos Estados Unidos (ADA CE Online) e países da Europa. Hoje são mais de 50 mil comunidades empregando a mesma

ferramenta de e-learning, atendendo 9 milhões de usuários de mais de 200 países, disponível em 80 idiomas. Um

novo paradigma, com alto nível de pro-fissionalização.

Mais informações na última página.

Professor Márcio Grisi e participantes da palestra

Page 8: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 8

Page 9: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 9

Page 10: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 10

Feijoada com alegria pela vitória do brasil

Page 11: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 11

Apoio

Page 12: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 12

Na reta final do Concurso de Fotos AORP 2014, o Departamento Cultural programou para o dia 6 de agosto, quarta-feira, palestra a cargo de associados do Cine Fotoclube de Ribeirão Preto. Será às 20 horas na AORP, gratuita, aberta a todos os interessados, cirurgiões-dentistas ou não, principalmente os que estão in-teressados em participar do concurso.

O concurso se destina a dentistas e não dentistas, em modalidades sepa-

radas. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de agosto - http://aorpo-dontologia.blogspot.com.br/2014/03/concurso-aorp-fotografia-2014.html. A festa de premiação será em setembro.

Os trabalhos vencedores do con-curso do ano passado foram expostos na Livraria Paraler. Alguns até rece-beram propostas de compra. As fotos foram também expostas no recinto da Feijoada AORP, realizada no dia 26 de julho.

Desconto para a AORP em aulas de nataçãoGraças à ação dos Departamentos de Previdência e de Esportes da AORP, os associados

(em dia) e seus familiares poderão gozar de desconto especial em aulas ministradas na Escola de Natação Pedro Baldo, que funciona na Associação Atlética Banco do Brasil, Av. Portugal nº 3035. Contato pelo telefone 9-9124-3489.

Os diretores Daniel Palhares e Gustavo Morais Martins destacam os benefícios:-10% de desconto no Plano Mensal (Incumbência de matrícula);-10% de desconto no Plano Trimestral (Isenção de matrícula);-20% de desconto no Plano Semestral (Isenção de matrícula);Condições de pagamento: 1ª mensalidade à vista no cartão de débito, cheque ou dinheiro;

a partir da 2ª e até a 6ª mensalidade, cartão de crédito ou em cheques pré-datados.

Palestra sobre Concurso de Fotos AORP

Fotos vencedoras do concurso expostas na Livraria Paraler tiveram proposta de compra

Page 13: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 13

Jornal da AORP PARA AnunciAR

9-9119-0137 com carlos

AniversariantesCOnSULTÓRIO/ALUGUEL

Aluga-se sala com consultório odontológico montado, em clínica no Alto da Boa Vista. Aluguel por dia ou período. Fone 3635-6320 ou 3635-0662

COnSULTÓRIO/ALUGUELAlugam-se períodos em clínica odontológica no Alto da Boa Vista (1/2 quarteirão da Presidente Vargas). Excelente localização! Consultório novo, completo e bem equipado com armários, ar-condicionado, 2 recepções, 2 banheiros, copa, ante-sala com escritório, móveis novos e jardim de inverno. Com vaga na garagem. Divisão de despesas, condomínio baixo. Fone 9-8151-2300, com Ana Paula.

FOTOPOLIMERIZADORVendo fotopolimerizador Ultralux Dabi Atlante, ultra som jet Scaler Jet, amalgama-dor Gnatus por R$2000,00 e aparelho de RX Odontomax 70 Kvp marca Astex por 1500,00. Fone 9-9996-5777, com Vivian.

COnSULTÓRIO ODOnTOLÓGICOVende-se consultório odontológico seminovo, Dabi Atlante, modelo Croma, estofamento azul, com mocho, completo, equipo com 4 pontas. Ótimo estado. Opcionais (também semninovos): armário Haydee, branco com puxadores aço inox, com 7 módulos; autoclave 19 litros, digital; bomba-a-vácuo, compressor Dabii Atlante. Tratar fone 9-9132-4745 ou 9-9794-6764, com Dr. Luiz Eduardo Montans.

ALUGUEL PERÍODOSAlugo períodos em consultório odontológico, com equipamentos novos, clinica moderna com duas recepcionistas e câmera interna. Atendimento somente de pacientes particu-lares. Fone 9-9725-8939.

COnSULTÓRIO A DIVIDIRProcuro clínicos que façam Endodontia, Cirurgia e Estética para dividir consultório 2 vezes por semana. Ótima localização. Fone 9-9203-2289.

bOMbA A VÁCUOVende-se bomba a vácuo portátil Vacuum Acrous e máquina para fazer moldeira caseira de clareamento. Fone 3621-1005.

COnSULTÓRIO/ALUGUELAluga-se consultório odontológico completo por 2 dias inteiros da semana (a combinar), na Av. César Vergueiro. Aluguel fixo e rateios de custo. Mais informações, fones (16) 9-9709-6643 (Vivo) ou (16) 9-8199-4858 (Tim).

COnSULTÓRIO/ALUGUELAluga-se consultório odontológico com duas salas equipadas: armários, raio x, bomba a vácuo e periféricos, sala de esterilização, recepção com TV e câmeras de segurança, banheiro. Ótimo preço. Fone (16) 9-9163-6782 ou (16) 3975-1253.

COnSULTÓRIO/ALUGUELAluga-se consultório odontológico por pe-ríodos, na Av. Independência (Jd. Sumaré). Equipamentos novos com equipo e armários, além de TV, internet, frigobar, autoclave, entre outros. Prédio com recepcionista, sala de espera, estacionamento para paciente. Fone 3024-7413 ou 3043-5074.

ALUGUEL OU ARREnDAMEnTOArrendo ou alugo consultório odontológico no Centro , próximo ao MEC. Sala de espera, escritório e consultório com três salas. Fone 9-9978-2816 ou 3636-6500.

SALA/ALUGUELAluga-se sala em clínica montada, no Jd. São Luiz, com banheiro privativo, armário embutido, divisão de despesas, local de fácil estacionamento. Fone 3620-6819 ou 3011-2365, com Vanessa.

SALAS EM CLÍnICAVendem-se salas na Clínica Canadá – www.clinicacanada.com.br - Av. José Adolfo Molina 2272, fone 3911-4660

SALA/ ALUGUELAluga-se sala em clinica equipada e mobiliada na Vila Tibério. Fone 3625-6771, com Dr. Ivan.

PROFISSIOnAISContratamos profissionais nas áreas de Clínica Geral e Ortodontia. Mais informações, fone (16) 9-9746-6175. [email protected]

PARA AnUnCIARSócios em dia, gratuitamente. Fone 3603-0750, ramal 4, e-mail [email protected]

Oportunidades INDICADOR PROFISSIONALINDICADOR PROFISSIONALJULHO

Dia 11 - José Olavo Felipe, Maria Clara Muglia Machado, Patrícia Borges Nakata.Dia 12 - Elzo Garcia Filho, Felipe Gonzaga Facioli, Nair Jorge Ciuffi Faustino, Wagner Lima dos Santos.Dia 13 - Alberto Pereira de Almeida, Danielle Carvalho Lima, Dario Pagano, Patrícia Abu Kamel Duque da Silva, Suzete Baranowski de Pádua, Wolsey Viana Júnior.Dia 14 - Carla Maria Melleiro Gime-nez, Janaína Mesquita Cano, Marco Antônio Garcia de Queiroz, Oger Luiz Soares Medola, Sérgio Luís Scombatti de Souza. Dia 15 - Christiana Costa Ribeiro do Valle, Bianor Martinelli Júnior, Hélio José Braga Martins, José Artur Mar-chi, Maria Martha de Barros T. Lima, Patrícia Maria Tófano.Dia 16 - Adílson Tomasin, Andréa Neves Silva Giovannetti, Luís Henri-que de Camargo Thomé, Maria Ester Gumerato, Wilson de Oliveira Marques. Dia 17 - Adenílson Antônio Prado, Fernanda Tassinafo Antunes da Silva, Giselle Collucci Perone, Sandra da Silva Cabral de Melo.Dia 18 - Amadeu Rodrigues da Silva Júnior, Erika Mantoza Ramos Saad, Ivan Piccirillo, Mariana Garcia Freire, Rodrigo dos Santos Pascoalino.Dia 19 - César Augusto dos Santos, Flávio Dalto, Maria Eugênia F. Ramos C. Ferreira, Maria Lúcia Q. Bernardes Cury, Pablo Samueli, Renata Nogueira Souza, Sílvia Adriana Falvo da Silva, Wanda S. Oliveira Carvalho.Dia 20 - Frederico Ferreira, Hélio Mas-saiochi Tanimoto, Jorge Ciuffi Júnior, Ricardo Canevari Pontes.Dia 21 - Karila Tavares Nora Gagliardi, Matheus Eduardo Mazer Ribeiro.Dia 22 - Ana Cláudia Lopes Rubio, Maria Rafaela Nader Sandoval, Renata Maria Bosco Silva, Viviane de Melo Possidio Campelo.Dia 23 - Jair Carlos Cibien, Marcos de Paula e Silva Bastos, Maurício Cassiani, Nelson Édson Pedro de Castro, Raquel Mariana de Souza Lopes.Dia 24 - Carmen Lúcia Pileggi M. Ribeiro, Célia Garcia Gonzaga, Felipe Posses Moys, Homero Carlos Venturelli Júnior, Luiz Marcel de Figueiredo Lo-pes, Ricardo de Toledo Cesco.Dia 25 - Auricélia Moura, Dorothy Milene de Oliveira, João Marcos de Aguiar Guadagnucci, Rafael Verleigia Mantovani, Roberto Rossi, Tessie Ma-ria Perna Reschini.Dia 26 - Ary Michael Renberg, Danielle Esper Kallas, Fabrício Magalhães, Gabriela de Oliveira Teixeira, Joaquim Augusto de Paula, Lívia Altoe Silva, Maria Auxiliadora Macedo da Costa,

Nádia Oliveira Ferreira.Dia 27 - Cristina Helena Pieroni F. Ferreira, Lígia Maria Napolitano Gonçalves, Márcio Alexandre Proni, Marícia Anaia de Brito, Mariza Chris-tina B. de A. Barros, Silvana Cauchick Rigo Caldeira.Dia 28 - Andréa Zanuto Giraldi Bolsoni, Heitor Panzeli, Iara Augusta Orsi, José Paulo Isola, Luciana Sanches Labella. Dia 29 - Ângela Furtado Pimenta, Cláudia Junqueira Benedini, Girlene Evangelista Prezoto Villa, Laerte Fa-varetto, Luís Fernando Lacerda, Nilda Yayoe Yamamoto.Dia 30 - Deborah Albertin dos Reis, Eliana Aranha Guimarães, Gislene Araújo Amparado, Luciana Corona dos Santos, Olívia Cristina Pedroso e Silva, Vera Morandini Stabile. Dia 31 - Eliana Mitsue Nakao, Mauro de Paula Ribeiro, Paulo Bartoli Filho, Tanit Clementino Santos.

AGOstODia 1º - Amilcar Naoyuki Iamamulla, Cristina Yoshie Garcia Takeuchi, Elias Pacheco Issa, Emílson Ruy Darini, Luís Augusto Peres de Oliveira, Marcelo Leipner de Oliveira, Maria Regina P. Quaccio, Roberto Wagner Coronatto, Simone N. Sobreira De La Cort, Thiago Araújo Munhoz.Dia 2 - Álvaro Landgraf Júnior, De-nizard Rivail Abrantes, José Renato Santana, Maria Isabel Serra Miranda, Marilúcia Nassif Alves Rodrigues, Saul de Souza Vieira, Tuana Ribeiro e Silva Salin, Zilda Maria Mussolino.Dia 3 - João Luiz Souto Carvalho, Maurício Sérgio Mestriner.Dia 4 - Alessandra F. R. de Mattos, Ivete Aparecida Álvares Custódio Arruda, Newton Oliveira Campos, Paramas Chekerdemian, Patrícia Cláudia L. de Carvalho, Paulo Thomé Vasconcelos, Rodrigo Alexandre Valério.Dia 5 - Hélio Lúcio Rosielo Júnior, Luiz Yamashita Filho, Marlon Celso Ozelin, Patrícia Cristiane dos S. Schiavinato, Patrícia Zanon Justiniano Zanetta, Rafael José Henrique. Dia 6 - Carolina Martins Degiovani, Cornélia de Souza Barbeiro, Marina Guimarães Ferreira.Dia 7 – José Geraldo Malaguti, Maria Aparecida Guedini Serafini, Raphael Correia Bragagnollo.Dia 8 - Angélica Umbelina Farias R. dos Santos, Celso Lauretti, Marcelo André Ramires, Maurício José Rubira, Wallis Therezinha Miranda R. de Sá.Dia 9 - Hamilton Pedrazzi, Irineu Ri-beiro de Lima Júnior, Laura Oliveira de Mendonça, Talita Vilhena Scandiuzzi.Dia 10 - Ana Flávia Aguiar Neves, Geraldo José de Almeida Jr., Juliana Maria Costa Palhares, Paulo José Ca-lazans dos Santos.

Page 14: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 14 INDICADOR PROFISSIONALINDICADOR PROFISSIONALDR. uLYSSES

niciDA SOARESCIRURGIA BUCAL

CROSP- 25.693

R. Mal. Deodoro, 1408Fones: 3610-7580 / 3635-4629

TRATAmenTO PRevenTIvO,CURATIvO e eSTéTICO.

COnTROLe de mAnUTençãOR. Visconde de Inhaúma, 468 – conjunto 156

Fone: 3610-9577 – Ribeirão Preto – sP

P E R I O D O N t I s t A

EXcELÊnciA EM PERiODOnTiA

Estacionamento conveniado no

local (Itamarati)

DR. WALTER MARTINS JR.

PeRIOdOnTIAdIAGnÓSTICO ORAL

ImPLAnTeSCROSP 20.124

R. Mal. Deodoro, 1408Fone: 3636-8908

Dr. Sérgio PolloniPeriodontista

implantes Ósseo-integrados

Recuperação de rebordos ósseosvisando implantes e estética

Tratamento Periodontal estético

Rua José Leal, 366Fone: (16) 3911-5848

Ribeirão Preto

Dr. Lázaro Augusto A. Gonçalves

CRO-SP 18.017

Rua Olavo Bilac, 651Fone: (16) 3610-6256

reabilitação oral

Reabilitação Oral

Odontologia Estética

PROF. DR. NELsON ANGELO CHAGURIProfessor de Oclusão, Implante e Prótese (Dental/Sobre Implante)

Pós-Graduado em Reabilitação Oral - FORP-USP

R. Américo Brasiliense, 1.861Fone/fax: 3636-6641 - cel.: 9-9181-3637

[email protected]

cLÍnicA DE DOR - DiSFunÇÃOOcLuSÃO - ATM

Lúcio Celso GosuenProf. dr. Fac. Odont. - USPRua Mal. Deodoro, 1.492

F.: 3625-5800 - Ribeirão Preto - SP

Periodontista CROSP 14.380

Rua Cesário Motta, 481 - Fone: 3610-8441

Drª. cARMEn L.S. FAnGAniELLOProf. Dr. Ricardo Cesco

CROSP 45.207Especialista em

Periodontia - AORPMestre em

Periodontia - UnicampDoutor em

Reabilitação Oral - USP

R. Bernardino de campos, 1336F.: (16) 3632-6996

RAdiOgRAfiA digitAlMicROscOPiA óPticA

R. visconde de Inhaúma, 580, sala 212 - ed. Center PlazaFones: 3612-7159 e 9-9103-8212

Dr. Hermano Borges Magalhães endodontista

CROSP 31.199

Rua Arthur Bernardes, 125Fone 3911-7757 - Ribeirão Preto

Clínica Geral - EstéticaOdontogeriatria em domicílio

Drª. ÉDME DE MELLO OLIVEIRACROSP 21670

Rua Frei Caneca, 348 - Campos Elíseos - Rib. Pretotels.: (16) 3612-3494 / 3632-7512 / cel.: (16) 9-9718-8081

Dr. Roger Santos

ScandiuzziEspecialista em

EndodontiaMestre pela FORP-USP

Av. Portugal, 419Vila Seixas

Fone: 3610-2389

Page 15: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 15

Page 16: Jornal  da AORP - Julho 2014

Julho 2014 16