Jornal da - acevgp.com · está com um novo e ousado projeto: a ... para deliberar sobre a...

12
Jornal da Ano VII - Nº 56 - Distribuição Gratuita - Agosto/2014 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL VARGEM GRANDE PAULISTA ACE inicia construção do Centro de Formação A Associação Comercial e Empresa- rial (ACE) de Vargem Grande Paulista está com um novo e ousado projeto: a construção do seu Centro de Formação (Cefor). O prédio será edificado na Es- trada da Lagoa, e deverá ter 1.210 m2 de área construída. De acordo com o idealizador do pro- jeto, o presidente da ACE Wanderlei Domingues da Silva, o Cefor significa uma perspectiva de futuro para milha- res de pessoas que anseiam por opor- tunidades para alcançar uma qualidade de vida melhor. No local serão ministrados cursos profissionalizantes e eventos. Saiba mais na página 3. Sua História Auto Posto 45 sorteia 2 HB20 zero km e anuncia nova promoção Página 12 Página 7 Página 11 Marcha para Jesus terá show de ALINE BARROS Segurança: ACE cobra mais atuação das polícias e poder público Conheça nesta edição a história deste simpático senhor, de 85 anos, Homero José de Barros, fundador da Papelaria Prymave- ra. O comerciante, já aposentado, foi um dos primeiros mora- dores de Vargem Grande Paulista e é exemplo de vivacidade. Leia na página 9 Presidente da ACE, Wanderlei, acompanhando o serviço de terraplenagem do terreno onde será construído o Cefor

Transcript of Jornal da - acevgp.com · está com um novo e ousado projeto: a ... para deliberar sobre a...

Jornal daAno VII - Nº 56 - Distribuição Gratuita - Agosto/2014

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIALVARGEM GRANDE PAULISTA

ACE inicia construção do Centro de Formação

A Associação Comercial e Empresa-rial (ACE) de Vargem Grande Paulista está com um novo e ousado projeto: a construção do seu Centro de Formação (Cefor). O prédio será edificado na Es-trada da Lagoa, e deverá ter 1.210 m2 de área construída.

De acordo com o idealizador do pro-jeto, o presidente da ACE Wanderlei Domingues da Silva, o Cefor significa uma perspectiva de futuro para milha-res de pessoas que anseiam por opor-tunidades para alcançar uma qualidade de vida melhor.

No local serão ministrados cursos profissionalizantes e eventos. Saiba mais na página 3.

Sua História

Auto Posto 45 sorteia 2 HB20 zero km e

anuncia nova promoção

Página 12

Página 7

Página 11

Marcha para Jesus terá show de ALINE BARROS

Segurança: ACE cobra mais atuação das

polícias e poder público

Conheça nesta edição a história deste simpático senhor, de 85

anos, Homero José de Barros, fundador da Papelaria Prymave-

ra. O comerciante, já aposentado, foi um dos primeiros mora-

dores de Vargem Grande Paulista e é exemplo de vivacidade.

Leia na página 9

Presidente da ACE, Wanderlei, acompanhando o serviço de terraplenagem do terreno onde será construído o Cefor

2 www.acevgp.comEspaço ACE

EXPEDIENTE:Associação Comercial e Empresarial

de Vargem Grande PaulistaRua Francisco Manoel de Oliveira, 261 – Centro –

Vargem Grande Paulista/SP - Tel.: 4159-1053CEP 06730-000 – [email protected] ou

[email protected]: Wanderlei Domingues da SilvaVice-Presidente: Carlos Roberto Santos Correa1º Secretário: Mauro de Souza Lima2º Secretário: Fabio Munhoz1º Tesoureiro: Marcos Paulo de SouzaDir. Relações Públicas,Culturais e Sociais: Dr. Leonardo Ramires CarmonaConselheiro Deliberativo: Michele Velluto

Jornal da

Conselheiro Deliberativo: Francisco Maria MarquesConselheiro Deliberativo: Telmo DavinoSuplente: Maria Cleide de AssisSuplente: José Bigarelli NetoREDAÇÃO JORNAL DA ACE:Diretora Comercial: Lucia da SilveiraJornalista Responsável:Daniela Motta Rosetti (Mtb 28.813)

Tiragem desta edição: 5 mil exemplaresJornal da ACE não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Edital de ConvocaçãoPelo presente edital de convocação, o Presidente da Associação

Comercial e Empresarial de Vargem Grande Paulista, Sr. Wanderlei Domingues da Silva, nos termos que dispõem o artigo 18 do seu Esta-tuto, convoca os associados para a Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 19 de setembro de 2014, com inicio às 9 horas e com encerramento às 17 horas, na sede da Associação Comer-cial, localizada na Rua Francisco Manoel de Oliveira, nº 261, centro, para deliberar sobre a Eleição de 2014, por voto direto e secreto dos associados que se enquadram no artigo 7º do seu Estatuto, para os cargos eletivos a Diretoria da ACEVGP – Associação Comercial e Empresarial de Vargem Grande Paulista.

Vargem Grande Paulista, 20 de agosto de 2014.

Wanderlei Domingues da SilvaPresidente

VENDEDOR

(conhecimento em medidas polegada, e milímetro)

AJUDANTE GERAL

VENDEDOR INTERNO

MARCENEIRO (com expêriencia)

BALCONISTA

AUX. DEPARTAMENTO PESSOAL

MECÂNICO MANUTENÇÃO MOTORES DIESEL

AÇOUGUEIRO

PADEIRO

OP.DE CAIXA

REPOSITOR

Vaga para portador de necessidades especiais

Cadastro e análise de curriculos: toda 2ª feira - 13 às 16 horas

Para se cadastrar, basta comparecer com o currículo, foto 3×4, CPF e RG, na sede da ACE. Menores de idade devem comparecer

com responsável também munidos de CPF e RG. Faça uma visita: Rua Francisco Manoel de Oliveira, 261 - Centro - Vargem

Grande Paulista - Informações: 11 4159-1053

BALCÃO DE EMPREGOS ACE

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

Consulte nossas vagas

3www.acevgp.com Empreendedorismo

ACE inicia construção do seu Centro de Formação

Wanderlei encerra gestão com balanço positivo

A Associação Comercial e Empresa-rial (ACE) de Vargem Grande Pau-

lista está com um novo e ousado proje-to. Numa área com mais de 3 mil m2 localizada na Estrada da Lagoa, onde será edificado com recurso próprio o Centro de Formação (CEFOR) da ACE, com 1.210 m2 de área construída.

“Este projeto visa primordialmente criar um centro de formação profis-sional para assistir, de um lado, o em-presário, comerciante e prestador de serviço que necessitam de uma mão de obra melhor qualificada. E do outro lado, para dar oportunidades aquelas pessoas (jovens e adultos) excluídas, marginalizadas ou que simplesmente não tiveram a oportunidade de se pro-fissionalizar ou reciclar seus conheci-mentos, ou ainda, que queiram buscar

novos mercados”, explicou o presiden-te da ACE, Wanderlei Domingues da Silva, idealizador do projeto.

O CEFOR contará com um pavi-mento inferior de aproximadamen-te 443m2, um pavimento térreo com cerca de 581m2 e um mezanino de 186m2. De acordo com Wanderlei, o projeto deverá contar futuramente com parcerias público e privada. “Será um projeto em complemento e em parceria às ações governamentais federais, esta-duais e municipais. É uma perspectiva de futuro para milhares de pessoas que anseiam por oportunidades de alcançar uma qualidade de vida melhor”.

A terraplenagem do terreno, que foi adquirido pela ACE em 2009, já foi executada e, em breve, será iniciada a construção do prédio do CEFOR.

Após três gestões consecutivas, Wan-derlei encerra no próximo mês sua par-ticipação como presidente da ACE. A eleição para escolha da nova diretoria será no dia 19 de setembro, das 9 às 17 horas, na sede da Associação. Ao fazer um balanço de suas ações no período que esteve à frente da entidade (2005/2014), ele avalia de forma positiva sua atuação.

“Embora meu maior projeto, o CE-FOR, ainda não está concluído saio com o sentimento de dever cumprido e desejo de fazer mais. Espero o compromisso do próximo presidente para finalizar e colo-car em andamento este projeto. Estarei participando ativamente de todas as ati-vidades da ACE, inclusive fazendo parte da nova diretoria, afinal, filho é para sem-pre”, afirmou Wanderlei.

Segundo ele, o próximo presidente terá várias missões: manter o que já existe; aprimorar os serviços já prestados pela ACE acrescentando outros; concluir a obra do CEFOR e colocar o projeto em fun-cionamento; estreitar ainda mais os laços entre ACE e seus associados; angariar no-vos sócios pela competência e excelência dos serviços prestados; apoiar o comércio, indústria e prestadores de serviços no de-senvolvimento de seus negócios e, con-sequentemente, no desenvolvimento da Cidade; apoiar os órgãos públicos em suas iniciativas a fim de aprimorar o comércio, indústria e serviços locais e regionais; e, acima de tudo, colaborar para dar qualida-de de vida a todos vargendgrandenses.

“Infelizmente não consegui concluir tudo o que gostaria, mas fizemos o que

pudemos com responsabilidade fiscal, sem comprometer o caixa, dentro dos limites como todos bem sabem. Acho que atingimos o objetivo social da ACE: apoiamos os empresários sempre que possível, fizemos o máximo para de-fender nossa classe, estivemos sempre comprometidos com nossa causa e com nossa cidade, sem nunca nos vender a outros interesses. Sei que sentirei falta, mas peço a todos correligionários e asso-ciados que apoiem a nova diretoria, que cobrem e deem seguimento aos nossos projetos”.

Somente nos últimos anos quatro anos, Wanderlei desenvolveu um trabalho sério que resultou em muitas conquistas para toda a cidade, como a compra do terreno onde será construído o Cefor e beneficiará

toda população.Em sua gestão, Wanderlei criou cam-

panhas de Natal e Dia das Mães com sorteio de prêmios para promover o co-mércio local e impulsionar as vendas. Anualmente, a ACE realiza a pesquisa “Melhores do Ano” com jantar dançan-te e entrega de troféus aos comerciantes e empresários que mais se destacaram durante o ano.

Palestras, cursos e consultorias em parceria com o Sebrae também são re-alizadas com vários segmentos visan-do o seu crescimento. A ACE tem sido uma grande parceira do Projeto Jovem Aprendiz, que já encaminhou centenas de jovens ao primeiro emprego. Outra conquista do atua presidente, é o Balcão de Empregos.

Presidente da ACE, Wanderlei, no terreno onde será construído o CEFOR. No local serão realizados cursos profissionalizantes e eventos

4 www.acevgp.comSaúdeINFORME PUBLICITÁRIO

Eleições 2014: conheça os candidatos que pretende elegerEstimado Leitor da ACE, começa-

ram os horários políticos, os debates promovidos pela televisão e pelo rádio e é dever e responsabilidade nossa ali-mentar nossa fonte de conhecimento sobre aqueles candidatos que preten-demos eleger.

Não podemos negar nossa brasilida-de, cidadania e se quisermos que os jo-vens tenham uma condição melhor de educação e trabalho, temos o DEVER de antes de votar investigar , isso mes-mo, eu escrevi investigar os hábitos, os costumes, o trajeto político que nossos candidatos vêm exercendo.

Precisamos conhecer os candidatos, suas famílias, sua atuação profissional, se é político de carreira, se é um “aven-tureiro”, alguém que foi convidado a se candidatar porque é popular, porque é re-gionalmente conhecido e pode trazer vo-tos para o Partido político que se filiou.

Estimado leitor da ACE, nós quere-mos mais, nós queremos exercer o di-reito de escolha com dignidade e dig-

nidade exige EDUCAÇÃO, EXIGE TRABALHO , EXIGE MORADIA.

A EDUCAÇÃO CURA, A EDUCA-ÇÃO ALIMENTA, A EDUCAÇÃO NOS IDENTIFICA.

Formar bem o cidadão brasileiro deve ser direito adquirido a partir do nascimento e não um “sonho”, uma fantasia.

Quanto mais profundamente formos na avaliação daqueles que pretender-mos eleger, maior a chance de respos-ta abrangedora, com efeitos altamente benéficos, vejam alguns pontos im-portantes :- Ele tem FICHA LIMPA? Isso é fun-damental, não podemos nos esquecer desse detalhe.- O discurso dele representa o interesse de um Grupo, do Partido que ele re-presenta, ou os interesses sociais como um todo?- A Saúde, a Educação, a Moradia, a Segurança, o Meio Ambiente, são nor-

malmente os temas abordados por eles, mas eles são conhecedores do assunto mesmo, o discurso deles é coerente? - Ele de fato respeita a vida desde a sua concepção até a sua morte natural? Essa observação podemos fazer pri-meiro pelo trajeto de vida pessoal dos candidatos, pelo valor e respeito à fa-mília dele, pelos amigos diretos do seu convívio, depois pela sua presença na Câmara, no Senado, quem são os polí-

ticos do convívio dele?Estimado Leitor da ACE, vou usar

uma frase que não é minha, mas que está sendo divulgada: “Nós não pode-mos desistir do BRASIL“!

BOA ELEIÇÃO, BOA ESCOLHA !

Dora Marques SANTA CLARA LABORATÓRIO MÉDICO

5www.acevgp.com Saúde

Unimed São Roque conquista Selo Ouro Unimed

de SustentabilidadeA Diretoria Executiva da Unimed

São Roque recebeu durante o XXXI Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (SUESP) o Selo Ouro de Sustentabilidade – edição 2014, con-cedido pela Unimed do Brasil.

A categoria Ouro revela que a coope-rativa assimilou o conceito da gestão sustentável e boa parte de seus processos refletem sua implantação, havendo plane-jamento e monitoramento de suas ações.

Em sua 12ª edição, o Selo reconhe-ce as cooperativas do Sistema Unimed que incorporam os temas essenciais da sustentabilidade em sua gestão, nos âmbitos social, econômico e ambiental, alinhando-se às principais tendências de mercado para operadoras de planos de saúde somadas às especificidades das características do cooperativismo.

Motivo de orgulho para a coopera-tiva, a nova conquista mostra que a

Unimed volta seus esforços e recursos para estimular o bem estar da região.

Para a Unimed São Roque essa vi-tória representa o fortalecimento das ações e os princípios de Sustentabili-dade presentes na política administra-tiva da cooperativa. Essas ferramentas são fortes poderes de auxílio na cons-trução de uma sociedade mais justa e sustentável.

Confira no site: www.acevgp.com

6 www.acevgp.comSegurança

Um crime brutal chocou os mora-dores de Vargem Grande Paulista

no dia 6 de agosto. O taxista Antonio Branco Ribeiro, mais conhecido como Toninho Branco, foi morto a facadas em seu sítio no bairro da Lagoa. O autor do crime foi Francisco da Silva (Chicão), marido de uma sobrinha de Toninho, que foi preso no dia 15 de agosto e con-fessou ter matado a vítima depois de brigarem.

O Jornal da ACE ouviu o Delega-do Titular de Vargem Grande Paulis-ta, Ednelson de Jesus Martins, que já pediu a prisão temporária de Chicão. Segundo o Delegado, o laudo pericial ainda não foi concluído, mas o crime está praticamente esclarecido.

Chicão disse em seu depoimento, que tinha uma desavença antiga com Toninho por causa de uma cela e era sempre acusado de tê-la roubado. No dia do crime, ambos estavam tomando cerveja na varanda da casa localizada no sítio, até que houve uma discussão entre eles e o fez perder a cabeça esfa-queando o taxista.

“Só temos a versão do Chicão que alegou em sua defesa ter sido agredido primeiro por Toninho com a faca. Po-

Vingança motivou briga que matou o taxista Toninho Branco

Presa dupla que roubava comércios em Vargem Grande Paulista

GM faz apreensão de drogas

Dois homens foram presos por pra-ticarem diversos furtos no comér-

cio de Vargem Grande Paulista. Ander-son de Moraes Gomes (28) e Fernando de Souza Santos (18) confessaram ter furtado pelo menos cinco estabeleci-mentos da cidade.

Segundo investigações da Polícia Civil, a dupla furtou comércios como: Amazônia Vital Pesca, loja de vinhos Labambina, drogaria Pense Farma, Lojas Diana, Academia e o Supermer-cado Compre Certo no bairro Sossego.

O último furto praticado pela dupla foi no dia 15 de agosto, no supermer-cado, quando foram presos em flagran-

te com o apoio da Guarda Municipal e tiveram a prisão preventiva autoriza-da. “Esses dois vinham atormentando o comércio. Eles furtavam para trocar por drogas, para sustentar o próprio vício. Agora esperamos que a justiça não os solte”, informou o delegado de Polícia Ednelson de Jesus Martins.

Segundo ele, os dois homens já vinham sendo investigados e foram identificados com a ajuda de câmeras de segurança de alguns estabeleci-mentos.

Comerciantes que também foram vítimas dos criminosos devem pro-curar a Delegacia para denunciá-los, conforme orientou o delegado.

rém essa versão é totalmente contrária aos autos, a perícia discorda e consta-tou que a briga teria começado na par-te de fora da casa terminando dentro”, explica.

A vítima tinha ferimentos profundos na garganta e na região do abdômen. “Ele confessou o crime e montou esta história que não bate com o que foi constatado no local, a versão dele é

conflitante. A gravidade das lesões en-contradas na vítima não podem ser de um ato em legítima defesa. Além dis-so, Chicão não tinha nenhum ferimen-to de luta”, relatou o delegado.

Chicão permanecerá preso na Cadeia Pública de Cotia até terminar o inqué-rito policial, que deverá ser concluído na próxima semana. Ele deverá res-ponder por homicídio qualificado.

Fernandinho Anderson (“Socó”)

Fotos: GM

A Guarda Municipal (GM) tem agido com eficácia no combate ao tráfico de drogas. Durante patrulha-mento ostensivo pelo bairro Jardim Margarida, guardas municipais en-contraram num galpão, 46 porções de drogas, entre cocaína, maconha e crack, além de dinheiro.

Três homens que estavam no local, sendo um menor, foram detidos e le-vados à Delegacia de Polícia. Após tomar ciência dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante pelo Delegado para um dos indivíduos.

Após receber denúncia anônima, a GM também logrou êxito ao apre-ender um grupo de jovens, sendo um deles de 17 anos, no bairro Jardim Herminia próximo à escola munici-pal, com 30 cápsulas de cocaína, 10 trouxinhas de maconha, 16 pedras de crack e 170 reais em dinheiro. O gru-po foi encaminhado à Delegacia de Vargem Grande Paulista

7www.acevgp.com Segurança

ACE promove encontro sobre segurança e cobra mais atuação

das polícias e poder públicoUm dos problemas urbanos que

mais preocupa a população atual-mente é a violência. A sensação de in-segurança é constante, principalmente com as notícias diárias de assassinatos, roubos, sequestros e outros tipos de violência. Em Vargem Grande Paulis-ta não tem sido diferente. Preocupada com a incidência de crimes que tem as-sustado os moradores e comerciantes da cidade, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) promoveu na noite do último dia 27, um encontro com re-presentantes das Polícias Civil (PC) e Militar (PM), Guarda Municipal (GM) e Governo Municipal para cobrar mais investimentos e ações preventivas.

A reunião foi coordenada pelo presi-dente da ACE, Wanderlei Domingues da Silva, e contou com a presença de vários comerciantes e empresários da cidade. Para expor quais medidas estão sendo adotadas para coibir a violência e garantir mais segurança, foram con-vidados: o prefeito Roberto Rocha, o delegado titular Ednelson de Jesus Martins (Policia Civil), a Capitão Al-cione Nicanor da Silva Santos (PM) e o comandante da Guarda Municipal Deocleciano de Moraes. Além deles, também participaram o presidente da Câmara Vereador Zezinho e o secretá-rio de Gabinete Marcelo Lopes.

“A violência é um problema nacional, mas temos colegas sendo mortos em assaltos, comércios e casas sendo assal-tados diariamente. Precisamos de ações mais eficazes e mais investimentos em segurança”, disse Wanderlei ao abrir a reunião. Ele cobrou das autoridades responsáveis a reativação do Conselho de Segurança (Conseg) e o aumento do efetivos da PC, PM e GM para que possam fazer um patrulhamento mais ostensi-vo e preventivo.

Os convidados falaram quais ações estão sendo de-senvolvidas em suas áreas

de atuação para reduzir a criminalida-de no município, mas são unanimes ao afirmarem que a falta de profissionais é o maior problema que encontram.Poder público municipal

O prefeito Roberto Rocha foi o pri-meiro a falar sobre os investimentos que tem feito direta e indiretamen-te na área da segurança pública. Para combater a criminalidade, em especial o tráfico de drogas, o governo municipal tem criado oportunidades para que a po-pulação se qualifique profissionalmente. “Ao tirar os jovens da rua, da ociosidade, dando oportunidade de emprego esta-mos evitando que entrem no mundo do crime”, disse o prefeito.

Investimentos em iluminação pública e ampliação do sistema de viodemoni-toramento de ruas já estão sendo pro-videnciados pela atual administração. “Estamos fazendo uma reformulação nas câmeras de monitoramento com um receptor mais ágil e com melhor alcance, a fim de expandir o sistema também para os bairros Jardim Europa até o primeiro semestre de 2015 e Tijuco Preto”, infor-mou o secretário de Gabinete.Guarda Municipal

A atuação da Guarda Municipal de-verá ter mais efetividade a partir de agora. Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei 13.022/14 que dá poder de polícia aos guardas mu-nicipais. Os agentes poderão atuar na proteção da população, no patrulha-mento preventivo, no desenvolvimen-to de ações de prevenção à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades e em ações conjuntas com

demais órgãos de defesa civil. Os mu-nicípios terão até dois anos para se adequar á nova legislação.

Está previsto ainda para este ano, a realização de Concurso Público que abrirá cerca de 10 vagas para guarda municipal.Polícia Militar

A grande maioria dos criminosos que agem em Vargem Grande Paulista é de cidades vizinhas, como Jandira, Itapevi e Carapicuiba, conforme informou a Polí-cia Militar. “Nos meses de junho e julho com as prisões de quadrilhas de roubo e furto conseguimos reduzir os índices no município”, comentou a Capitão.

Apesar da deficiência no efetivo, hoje com apenas 41 policiais militares e 3 viaturas, a PM deverá intensificar as ações preventivas nos bairros a par-tir das 19 horas, com o apoio da Força Tática e com bloqueio e saturação. Essa ação, segundo explicou Capitão Alcio-ne, ajuda a identificar pessoas procu-radas, veículos roubados, porte ilegal

de arma, drogas, etc. Ela se comprometeu também, em realizar a partir do mês de se-tembro ações durante o dia.Polícia Civil

Para o delegado do muni-cípio, o trabalho conjunto e preventivo é a melhor alter-nativa para combater a cri-minalidade. Várias prisões

foram efetuadas pela PC, com o apoio da PM e GM, referente a homicídios, latro-cínios e furtos praticados no município.

As câmeras de segurança têm sido grandes aliadas na prevenção e na identificação de criminosos, confor-me explicou Ednelson. “As câmeras são muito importantes e ajudam, mas é preciso ter iluminação junto para a identificação”, orientou o delegado.Comércio

Comerciantes, empresários e socie-dade civil ouviram os convidados e aproveitaram para esclarecer dúvidas e cobrar mais eficácia. Demora no atendimento do 190 (PM), dificulda-des para fazer Boletim de Ocorrência, falta de policiamento nas ruas, foram alguns dos problemas apontados pelos participantes.Resultados

Ao final da reunião, a ACE solicitou o agendamento de um próximo encon-tro para tratar da reativação do Conseg, que será no dia 24 de setembro. De acordo com o secretário de Gabinete, a Prefeitura já oficializou a criação do Conselho por meio da Lei nº782/14, aguardando apenas a indicação do nome de alguns membros.

A ACE também ficou responsável em colher a adesão da comunidade para elaboração de um abaixo assinado reivindicação o aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar. Participe!

Da esquerda p/ direita: Capitão Alcione, Comandante da GM Moraes, secretário de Gabinete Marcelo, prefeito Roberto Rocha, Delegado Ednelson e presidente da ACE Wanderlei

8 www.acevgp.comQualificação

NOVA COLEÇÃO DE VERÃO

SAIA NA FRENTE E COMPRE EM ATÉ 10X SEM JUROS NO CARTÃO OU EM 6X SEM JUROS NO CREDIÁRIO PRÓPRIO

Rivan Calçados e Acessórios & Hipinose Store.José Manoel de Oliveira 114, Centro Vargem Grande Paulista - SP (11) 4158.3464

Com marcas exclusivas!

Venha conhecer nossa loja

totalmente reformulada

A Associação do Engenheiros, Ar-quitetos e Agrônomos (AEAA) de

Vargem Grande Paulista realizou no dia 21 de agosto, no auditório da ACE, a palestra técnica para que profissionais da área tenham mais qualidade em suas obras e serviços. Com o tema “Imper-meabilização: produtos e técnicas de aplicação”, a palestra foi ministrada pelo técnico em edificações da Vedacit, Izaias Batista da Silva Junior, em parce-ria com a empresa Otto Baumgart.

Acompanhado dos representantes comerciais Diego Fonseca Prado e Hilton S. Prado, o técnico destacou a importância de considerar as normas técnicas da ABNT/IBI para que o pro-fissional possa empregar com excelên-cia um sistema de impermeabilização nas obras, evitando patologias decor-

AEAA promove palestra técnica sobre “Impermeabilização: produtos e

técnicas de aplicação”

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS, ARQUITETOS E AGRÔNOMOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA

rentes da falta do tratamento. Ele apre-sentou soluções com sistemas rígidos e flexíveis de impermeabilização.

INFORME PUBLICITÁRIO

9www.acevgp.com Sua história

O mês de agosto tem um significado especial para um senhor também

muito especial. Há 60 anos, Homero José de Barros chegou a Vargem Gran-de Paulista. Hoje, aos 85 anos, orgulha-se de ter constituído aqui seus maiores patrimônios: a família e o trabalho. Fundador da Papelaria Prymavera, o comerciante, já aposentado, é exemplo de alacridade.

Calmo, sereno e com ternura no olhar, Homero recebeu o Jornal da ACE para contar a sua história. Ele foi um dos pri-meiros moradores de Vargem Grande Paulista, viu a cidade crescer e contri-buiu para o seu desenvolvimento social e comercial.

Mesmo com a voz cansada e fraca pela falta de ar, Homero fez questão de detalhar como era o então Distrito Var-gem Grande. Foi o trabalho que o trou-xe de Itapeva a Vargem Grande Paulista. Na época trabalhava no Departamento de Estrada e Rodagem (DER) como co-brador de pedágio.

“Prestei um concurso e passei, então trabalhei um ano na baixada santista que já tinha pedágio e depois vim pra cá com meu irmão. Sempre gostei muito

do interior, de verde e aqui era assim. A cidade não tinha nada, era estritamente rural, havia poucos moradores, as casas eram longes umas das outras, a maioria sitiante. Eu sempre gostei de lugar as-sim, pois fui criado em fazenda, então decidi: é aqui que vou ficar”, relembra.

Seus primeiros amigos foram os pou-cos comerciantes que a cidade tinha, en-tre eles, Ari Bigarelli e Benedito Amân-cio. De famílias católicas, os amigos frequentavam a missa juntos na capela da cidade e depois se reuniam para ba-ter papo. Foi quando surgiu a ideia de aumentar a capela. “Nós pensávamos: aqui vai crescer e geralmente uma cida-de nasce ao redor de uma capela, uma igreja, daí resolvemos fazer a igreja”.

Os amigos se uniram e ini-ciaram com muitos esforços a construção da Igreja Ma-triz. “Aqui só tinham traba-lhadores de corte de lenha, lavoura, fábrica de tijolos e mais nada. Então fazíamos festas para arrecadar dinhei-ro, mas demorou, só para fazer a estrutura levou de 3 a 4 anos, pois não tínhamos

dinheiro e mão de obra. Eu mesmo aju-dava a mexer na betoneira”, conta com orgulho.

Depois de três anos morando em Var-gem Grande conheceu sua esposa, Ode-te, com quem teve 5 filhos, cerca de 15 netos e 4 bisnetos. Como não trabalha-va todos os dias no DER decidiu abrir seu próprio negócio para preencher o tempo. A loja vendia produtos de vários segmentos, desde papelaria a ferramen-tas de construção.

“Naquele tempo era sozinho e não tinha a facilidade de comprar material como hoje, tendo que ir para São Pau-lo buscar e trazer na mão. Eu fechava a loja e ia de ônibus cometa, era mui-to cansativo. Logo no começo, quando criaram a escada rolante, cai duas ve-zes com os pacotes”, relata Homero. Alguns anos depois, um de seus filhos, Carlos, decidiu investir no negócio do pai e virou seu sócio.

Este ano, a tradicional Papelaria Pry-mavera completa 29 anos, prezando sempre pela qualidade de seus produ-tos, bom preço e grande variedade.

Homero parou de trabalhar há 6 anos. Apesar da idade avançada, é exemplo de vitalidade. Gosta de uma boa leitura e acaba de renovar sua Carteira de Ha-bilitação.

Homeropioneiro no comércio de papelaria

Homero gosta de se manter informado e tem como hábito a leitura de jornais e revistas. Na foto abaixo, com a esposa Odete e os filhos Carlos, João, Fernanda, Fátima e Regina

Acima: Homero violeiro - 1956Abaixo: 1961 time Cobras Club, os últimos da esq. p/ dir. em pé: Elias

Alves da Costa, e agachado Homero

10 www.acevgp.comEsporte

800 crianças e adolescentes participarão do programa Atleta do Futuro

Cerca de 800 alunos da Escolinha de Esportes de Vargem Grande Paulista serão atendidos pelo programa Atleta do Futuro. O convênio foi assinado no dia 23 de agosto, pelo prefeito Roberto Rocha e os representantes do Serviço Social da Indústria (SESI), o diretor Eduardo Pinto Monteiro (SESI-Cotia) e o gestor esportivo José Montanaro Jr., durante cerimônia realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

O Atleta do Futuro é um programa do SESI que utiliza o esporte para pro-mover a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes. Em aulas de iniciação motora e prática esportiva são ensinados valores como ética, tra-balho em equipe, superação, respeito, autoestima e saúde. Esses princípios extrapolam as linhas dos campos e quadras e são decisivos para a forma-ção pessoal dos jovens.

O programa atenderá jovens de 6 a 17 anos, nas modalidades: judô, ta-ekwondo, capoeira, futsal, handebol,

voleibol e futebol de campo. A Prefei-tura é responsável pelos profissionais que atuam e também pela disponibili-zação dos locais para as práticas espor-tivas. O SESI ficará responsável pelos materiais esportivos, uniformes dos alunos e pelo processo de capacitação

dos professores.“Este projeto dá oportunidade para

que todos os jovens sejam um atleta de sucesso dependendo apenas do esfor-ço de cada um, mas só de participaram já são vencedores. Nossa maior felici-dade é formar jovens com espírito de

cidadania, por isso queremos o com-promisso de vocês (alunos) com os es-tudos para que tenham uma boa forma-ção”, disse o prefeito Roberto Rocha.

Além do uniforme, o SESI também fornecerá aos alunos em dias de com-petições o transporte e lanche.

11www.acevgp.com Cidade

Marcha para Jesus de Vagem Grande Paulista terá show com Aline Barros

No dia 20 de se-tembro, Vargem

Grande Paulista rece-berá grandes nomes da música gospel que se apresentarão na “Marcha Para Je-sus”. Já confirmaram presença as canto-ras Aline Barros e Andressa Cordeio e o cantor Marcelo Aguiar. Além deles, várias outras ban-das locais também irão se apresentar.

De acordo com a programação, a partir das 13 horas será a concentra-ção para a Marcha, na Avenida Presi-dente Tancredo Neves - Praça Euzé-bio Lusvargui, bairro Jardim Floresta. A caminhada sairá às 14 horas sentido a Praça Maria Alzira Pedras (Avenida Manuelino do Prado com Rua Harold Loyd - Centro ), onde serão realizados

os shows.A cantora Ali-

ne Barros, gran-de atração da Marcha, deverá subir ao palco às 21h30.

A Marcha Para Jesus já faz parte do calendário ofi-cial de eventos de Vargem Grande

Paulista e está em sua quarta edição, sendo hoje uma realização do Con-selho de Pastores do Município com apoio da Prefeitura e Câmara Muni-cipal.

Oficializada pela Lei Municipal nº 552/10, a Marcha é realizada anual-mente no terceiro sábado do mês de setembro. O evento permite expressar ao mundo a comunhão dos cristãos e também da fé em Jesus Cristo.

Andressa Cordeio Marcelo Aguiar

Aline Barros

12 www.acevgp.com

Auto Posto 45-Shell sorteia 2 HB20 zero km e anuncia nova promoção

Moradores dos bairros Ruth Maria e São Judas foram os ganhadores

Emoção, felicidade e surpresa. Assim estavam os sortudos, Jonas José Ri-

beiro e Clodoaldo Antonio Batista, am-bos moradores de Vargem Grande Pau-lista e ganhadores da promoção realizada pelo Auto Posto 45-Shell, que sorteou dois carros modelo Hyundai HB20 zero quilômetro. O sorteio, realizado na noite do dia 22 de agosto, reuniu centenas de clientes que acompanharam de perto a abertura das urnas e o anúncio dos ga-nhadores.

Ao longo da promoção, mais de 600 mil cupons foram distribuídos para quem abasteceu R$ 30 em combustíveis ou troca de óleo. Os dois cupons foram sorteados por duas crianças e fiscaliza-dos por três testemunhas escolhidas ale-atoriamente entre o público. O sorteio contou, ainda, com a auditoria da Caixa Econômica Federal demonstrando total

transparência e seriedade.Logo no primeiro cupom veio a sur-

presa para o ganhador do HB20 verme-lho, que estava presente acompanhando

com o público o evento. Morador do bairro Ruth Maria, o aposentado Jonas depositou cerca de 20 cupons. “Foi ma-ravilhoso, me deu uma vontade de gri-tar, sair correndo. A primeira coisa que fiz foi ligar pra minha esposa que cho-rou de alegria”, contou Jonas que sem-pre abastece no Auto Posto 45. Segundo ele, a preferência é pelo bom atendi-mento, facilidade de estacionamento e boa localização.

Sem parar de sorrir, Jonas e sua esposa

Rosilene já planejavam o que fazer com o novo automóvel. “Agora sim acredito que esse sorteio é verdadeiro, pois nun-ca ganhávamos nada. O carro é maravi-lhoso e quero ficar com ele”, comentou a cabeleireira.

Com 62 anos de tradição, o Auto Posto 45 já sorteou 11 carros por meio das promoções realizadas. O principal objetivo das campanhas é atrair novos cliente e fidelizá-los. É o caso do auxi-liar de produção que ganhou o HB20 branco. Morador do bairro São Judas, Clodoaldo depositou aproximadamente 30 cupons. “Eu só abasteço aqui justa-mente pelo prêmio. Quando ligaram eu nem acreditei, estava trabalhando e vim correndo”.

Mesmo não tendo um carro muito novo, um Uno ano 86, Clodoaldo vai abrir mão do prêmio e presentear a mãe Nazelia. “Agradeço muito a Deus, eu queria muito esse carro, é lindo de-mais”, disse emocionada a mãe.

Assim que o sorteio foi finalizado, o Auto Posto 45 anunciou sua nova pro-moção: a cada R$ 30,00 em combustí-veis ou troca de óleo concorra a dois Nissan March zero quilômetro.

Da esquerda p/ direita: Tiago (Posto 45), auditora da Caixa Angelita, Nazelia e Clodoaldo, Miguel (Posto 45), Jonas e sua esposa Rosilene e amigo.

Ganhador do HB20 branco, morador do São

Judas, Clodoaldo que presenteou a mãe Nazelia

Testemunhas que acompanharam o sorteio, auditora da Caixa e crianças que pegaram os cupons

Ganhador do HB20 vermelho, morador do Ruth Maria, Jonas e sua esposa Rosilene