Jornal da Gente – Edição 691 – Suplemento Lapa e Romana

4
1 28 de novembro a 4 de dezembro | 2015 www.jornaldagente.inf.br Mais dicas de Cultura e Lazer no bairro acesse: www.jornaldagente.com.br LAPA / ROMANA CIRCULA TAMBÉM NA POMPEIA Mostra em homenagem a Grande Otelo fica em cartaz no Memorial da América Latina até segunda-feira > Página 2 Pela primeira vez, A Próxima Com- panhia realiza apresentações de espe- táculo “Cobertas d’Alma - A Fábula de Reminiscor” em sua sede na Rua Faus- tolo, 101. As apresentação serão feitas de quarta a domingo (2 a 6), às 21h. O novo espetáculo é fruto da pesquisa do grupo com direção de Cida Almei- da sobre a memória e da ancestrali- dade. O grupo partiu do rito fúnebre de matriz popular chamado Cobertas d’Alma, que acontece em algumas ci- dades e regiões do Brasil, como estru- tura primordial da encenação. O tema central da peça sensibiliza por se tra- tar de um pensamento ao qual todos compartilham: a questão da finitude do humano. E de forma a contrapor essa questão por vezes tão densa e delicada surgem, como respiros, relatos pesso- ais dos atores e atrizes, nos quais estes contam passagens que suas vidas, de forma a aproximar e estreitar as rela- ções com o público que se identifica com estas memórias e rememoras as suas próprias. A entrada é na modali- dade pague quanto puder. Teatro Por Bruno Pedroni [email protected] A Próxima Companhia faz pré-estreia de novo trabalho Peça “Cobertas d’Alma” será apresentada só nesta semana Foto Divulgação 2° a Sáb. das 10h às 20h, Dom. das 10h às 18h Rua Camilo, 150 Vila Romana As melhores grifes infantis do Brasil As melhores grifes infantis do Brasil

description

 

Transcript of Jornal da Gente – Edição 691 – Suplemento Lapa e Romana

Page 1: Jornal da Gente – Edição 691 – Suplemento Lapa e Romana

128 de novembro a 4 de dezembro | 2015

www.jornaldagente.inf.brMais dicas de Cultura e Lazer no bairro acesse:

www.jornaldagente.com.br

LAPA / ROMANA CIRCULA TAMBÉMNA POMPEIA

Mostra em homenagem a Grande Otelo fica em cartaz no Memorial da América Latina até segunda-feira> Página 2

Pela primeira vez, A Próxima Com-panhia realiza apresentações de espe-táculo “Cobertas d’Alma - A Fábula de Reminiscor” em sua sede na Rua Faus-tolo, 101. As apresentação serão feitas de quarta a domingo (2 a 6), às 21h. O novo espetáculo é fruto da pesquisa do grupo com direção de Cida Almei-da sobre a memória e da ancestrali-dade. O grupo partiu do rito fúnebre de matriz popular chamado Cobertas d’Alma, que acontece em algumas ci-dades e regiões do Brasil, como estru-tura primordial da encenação. O tema central da peça sensibiliza por se tra-tar de um pensamento ao qual todos compartilham: a questão da finitude do humano. E de forma a contrapor essa questão por vezes tão densa e delicada surgem, como respiros, relatos pesso-ais dos atores e atrizes, nos quais estes contam passagens que suas vidas, de forma a aproximar e estreitar as rela-ções com o público que se identifica com estas memórias e rememoras as suas próprias. A entrada é na modali-dade pague quanto puder.

Teatro

Por Bruno [email protected]

A Próxima Companhia faz pré-estreia de novo trabalho

Peça “Cobertas d’Alma” será apresentada só nesta semana

Foto

Div

ulga

ção

2° a Sáb. das 10h às 20h, Dom. das 10h às 18h

Rua Camilo, 150Vila Romana

As melhores grifes infantis

do Brasil

As melhores grifes infantis

do Brasil

Page 2: Jornal da Gente – Edição 691 – Suplemento Lapa e Romana

Para anunciar é só telefonar: 3670-5545 / 3670-5539228 de novembro a 4 de dezembro | 2015

www.jornaldagente.inf.br

CURTASConfRATeRnizAção dA União fRATeRnAA Sociedade Beneficente União Fraterna realiza na segunda-feira, 30, às 14h, em seu Salão de Festas, a Confraternização anual da entidade. Haverá cursos gra-tuitos, a apresentação de alunos e professores, Tai Chi Chuan, Dança em Linha, Dança Circular e Iniciação Te-atral. Estarão também expostos no Bazar Beneficente, os trabalhos executados pelos alunos do artesanato. A União Fraterna fica na Rua Guaicurus, 01.

núCleo BARTolomeU eSTReiA SeU PRimeiRo infAnTil no SeSCO Núcleo Bartolomeu de Depoimentos fará sua primeira incursão no universo infantil, com o espetáculo “1, 2, 3, Quando acaba começa tudo outra vez”, que estreia no sábado (28), às 11h, no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93). O texto propõe uma montagem musical, em que ritmo e rima propõem o tom da narrativa e constroem uma dramaturgia que mistura música e texto em uma voz única, forte traço da linguagem do Núcleo Bartolomeu. O espetáculo fica em cartaz aos sábados e domingos às 11h, até 20 de dezem-bro. As apresentações dos dias 28 e 29 de novembro, 6, 19 e 20 de dezembro contarão com interpretação em libras. Os ingressos custam de R$ 5 a R$ 17.

moSTRA em homenAgem A gRAnde oTelo no memoRiAlNo ano em que se comemora o centenário de nascimento de Grande Otelo, a biblioteca do Memorial da América Latina presta uma singela homenagem ao artista com exposição de fotos, livros e filmes de seu acervo. A mostra fica em car-taz até segunda-feira (30), de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e, aos sábados, até 15h. A entrada é gratuita, pelos portões 1, 2 e 5. A obra de Grande Otelo (1915-1993), nome artístico de Sebastião Bernardes de Souza Prata, conta com 125 títulos na TV e no Cinema. Em sua trajetória, ainda dei-xou sua marca no teatro de revista, onde começou, e um trabalho significativo como compositor.

infantil

Giba Pedroza apresenta duas histórias no Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura no Parque da Água Bran-ca vai receber neste fim de semana o contador de histórias Giba Pedroza para duas contações de histórias sobre o medo. No sábado (28), às 15h, a história “Aquele friozinho na barriga” traz um jeito lúdico e poético de falar sobre o medo. Nesta apre-sentação, Giba narra contos e poemas em que o medo é o personagem ou tema central. Serão apre-sentadas as histórias “A princesa medrosa”, de Odi-lon Moraes – uma fábula clássica na qual o medo e a coragem são pintados com as cores da poesia –, e “O homem que saiu pelo mundo para conhecer o medo”, dos Irmãos Grimm, em que um homem vai em busca de algo que o assuste e surpreenda. Já no domingo (29), às 15h, é a vez de “Contos para brincar com o medo”. Nesta apresentação, Giba traz contos da tradição oral brasileira em que

Por Bruno [email protected]

personagens populares vivem situações que mistu-ram suspense, encantamento e muito humor. São causos divertidos como A velhinha do cemitério, Os três irmãos medrosos, O causo do bichão, além de outras histórias em que figuras curiosas mostram que o humor ajuda a lidar com os nossos medos.

Pequenos e grandinhos terão mais uma chan-ce de participar da exposição “Medo de Quê”, do Espaço de Leitura, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Sábado (28) e domingo (29) serão os dois últimos dias da visita mediada ao expositivo. Das 10h às 17h, com ses-sões sempre a cada uma hora, o público poderá ouvir as histórias causos intrigantes e fantásticos de autores como Marina Colasanti, tudo isso em uma sala ornamentada com árvores e corvos de botar medo. Após a sessão, as crianças podem participar de uma atividade educativa mediada por um educador do Espaço e criar sua própria receita contra o medo.

Foto divulgação

exposição medo de quê chega a última semana no Espaço de Leitura no Parque da Água Branca

lapyn Bar abre na Vila Romana

Foi inaugurada na sexta-feira, 27, na Vila Romana (Rua Catão com a Faustolo) o Lapyn Bar, do sócio Jackson Manes Alves (D) e sua equipe de atendimento. (Foto: Samuel Barcellos)

Foto

Sam

uel B

arce

llos

Page 3: Jornal da Gente – Edição 691 – Suplemento Lapa e Romana

28 de novembro a 4 de dezembro | 2015www.jornaldagente.inf.br 3 Especial Educação

Page 4: Jornal da Gente – Edição 691 – Suplemento Lapa e Romana

Para anunciar é só telefonar: 3670-5545 / 3670-5539428 de novembro a 4 de dezembro | 2015

www.jornaldagente.inf.br

CURTASRiCARdo HeRz TRio enConTRA ToninHo FeRRAgUTTi no CenTRAl O Central das Artes (Rua Apinajés, 1081) apresenta na quarta-feira (2), às 21h, o Ricardo Herz Trio, que traz como convidado Toninho Ferragutti. Este encontro inédito une tradição e modernidade e da música de acessível, com excelência e originalidade. Swing, ritmo e identidade própria: o violinista, compositor e arranjador Ricardo Herz utiliza sua sólida formação como alicerce para edificar e transformar influências de diversos gêneros musicais – da música erudita ao forró, do jazz e do choro à Bossa Nova, MPB e outros ritmos brasilei-ros – com muita energia e talento. De volta ao Brasil após nove anos no exterior, o músico vem ao nosso palco apresentar composições próprias de seu quarto CD, “Aqui é o meu lá” ao lado de Michael Ruzitschka e Pedro Ito.

‘AlvoRAdA’ USA máSCARAS PARA ReTRATAR FASeS de Um RelACionAmenToO Centro de Pesquisa da Máscara apresenta ao público um pouco de seu trabalho com máscaras expressivas em “Alvorada” no Casa de Cultura Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1100), no do-mingo (29), às 20h. A entrada é franca. Com direção de Luciana Viacava, a montagem é inspirada em histórias de amor tiradas de canções da música popular brasileira. A ideia é retratar várias fases e facetas de um relacionamento a partir de uma estrutura não-linear. Além do uso das máscaras em cena, o grupo pesquisa a intensa relação entre esse recurso expressivo e o cenário, o fi-gurino e a trilha sonora. Durante a apresentação, os atores trans-formam elementos cênicos abstratos em novos objetos. O elenco é composto por Eddy Stefani, Fernando Martins e Naiara Bastos. Robson Cabral assina a coreografia do espetáculo.

vAndeR lee FAz SHow no TeATRo J.SAFRAO cantor e compositor Vander Lee se apresenta no Teatro J. Safra (Rua Josef Kryss, 318) em 17 de dezembro, lançando o EP Vander Lee. No show ele antecipa três faixas de seu próximo CD, o nono de sua careira. Com pegada mais pop e radiofônica, o artista lança duas canções inéditas Nada Por Nada e Minha Criança e ainda grava Seu Nome, canção conhecida na voz de Luiza Possi. Nestas apre-sentações, ele estará acompanhado do músico Enéias Xavier, que também assina a direção musical do show. O repertório do show contempla além das canções do novo EP e de LOA (8º CD), os hits indispensáveis do artista como Esperando Aviões, Onde Deus Possa Me Ouvir, Iluminado, entre outros, mostrando um pouco do que está por vir no próximo disco. Os ingressos custam de R$ 40 a R$ 100.

música

O projeto Conversa com Verso apresenta no sábado (28), às 16h, no Centro Cultural e de Es-tudos Superiores Aúthos Pagano (Rua Tomé de Souza, 997) uma “Roda de Samba” com a can-tora Adriana Moreira e convidados, encerrando a programação musical de 2015. Sua primeira experiência com a música, mais especificamen-te como cantora veio a acontecer em 1996 par-

Por Bruno [email protected]

ticipando com a Orquestra Paulista de Samba da gravação do disco “O Cúmulo do Samba”, do compositor Carlinhos Vergueiro. Em seguida, in-tegrou o núcleo de músicos e compositores que constituiu o Mutirão do Samba (1997-1999), movimento deflagrador de uma série de outras iniciativas no cenário do samba de São Paulo. Toda essa vivência antes de se decidir cantora, teve peso importante na escolha de sua profis-sionalização na música, fato que ocorreu no fi-nal da década de 1990. A entrada é franca.

Foto divulgação

Adriana moreira participa de Roda de Samba no Conversa com Verso deste sábado no Aúthos Pagano

lenine encerra o Projeto Sala de estar 2015O Sesc Pompeia convida o cantor Lenine para encerrar o projeto Sala de Estar 2015 com 4 shows intimistas no Teatro da unidade. As apresentações acontecem de 10 a 13 de dezembro e nelas Lenine fará uma retrospectiva de sua carreira através de músicas que marcaram sua traje-tória entremeadas por causos e histórias que fizeram parte destas composições. Os ingressos custam de R$ 18 a R$

60. Recifense-carioca, Lenine traz em suas composições influências de manifestações culturais de seu país e de inúmeros gêneros musicais, desconsiderando rótulos ou classificações. Com mais de 30 anos de carreira, dez dis-cos lançados, dois projetos especiais e inúmeras partici-pações em álbuns de outros artistas, Lenine já teve suas canções gravadas por diversos artistas da MPB.

Conversa com Verso encerra ano com Roda de Samba