Jornal da Gente – Edição 692 – Suplemento Lapa e Romana

4
1 5 a 11 de dezembro | 2015 www.jornaldagente.inf.br Mais dicas de Cultura e Lazer no bairro acesse: www.jornaldagente.com.br LAPA / ROMANA CIRCULA TAMBÉM NA POMPEIA Dezembro é o mês de celebrar o circo no Espaço de Leitura no Parque da Água Branca com entrada franca > Página 4 Os moradores anônimos do centro de São Paulo são personagens da premiada peça “Pessoas Perfeitas”, da Cia. Os Satyros, que tem uma nova temporada no Teatro Ca- cilda Becker (Rua Tito, 295), até domingo, 13 de dezembro. As apresentações ocorrem de quinta a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h, com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do iní- cio da sessão, limitado a um par por pessoa. Com direção de Rodolfo García Vázquez, a montagem apresenta as histórias de sete personagens que se cruzam em algum ponto. Ruy cuida de sua mãe com Alzheimer e ameniza a sua solidão no dis- que amizade, sob o disfarce de Sarah. Sua irmã Ma- Teatro Por Bruno Pedroni [email protected] Os Satyros faz curta temporada no Teatro Cacilda Becker Pessoas Perfeitas fica no Teatro Cacilda Becker até 13 de dezembro ristela é uma cantora de boate que já não consegue mais brilhar nos palcos por causa de um câncer em estado avançado. Ela tem uma paixão obsessiva por Elder, um poeta que não ficou conhecido. Foto Divulgação Festival fecha com programação sobre a Lambada Vai até domingo o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, que acontece no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93) e Galpão VB (Av. Imperatriz Leopol- dina, 1150). Nesta edição, o Festival foca sua programação em três exposições, além de publicações, programas públicos, performances e uma exposição paralela. Dentro desta programação, o Galpão VB celebra neste sábado o Dia da Lambada, das 10h30 às 19h. Às 10h30 acontece a oficina “Lambada e o corpo social: o corpo da memória e vivência com dança”, com Carlos Monroy, com inscrições abertas no Sesc e no Galpão VB ou pelo e-mail ([email protected]). Às 15h, haverá a exibição do documentário “The Best of Lambada” (2013), de Yuri Amaral. E para finalizar, das 16h às 19h, haverá discotecagem La Lambateca, por Carlos Monroy. Ainda no sábado, às 15h, o Sesc Pompeia promove a oficina com os educadores das exposições, que se repete no domingo, 6, às 15h. D E T A L H E C O S T A S Rua Catão 1015 – Vila Romana 2893-1400 Aqui Você Brilha Neste Natal e Ano Novo suziemoraismodas

description

 

Transcript of Jornal da Gente – Edição 692 – Suplemento Lapa e Romana

Page 1: Jornal da Gente – Edição 692 – Suplemento Lapa e Romana

15 a 11 de dezembro | 2015

www.jornaldagente.inf.brMais dicas de Cultura e Lazer no bairro acesse:

www.jornaldagente.com.br

LAPA / ROMANA CIRCULA TAMBÉMNA POMPEIA

Dezembro é o mês de celebrar o circo no Espaço de Leitura no Parque da Água Brancacom entrada franca> Página 4

Os moradores anônimos do centro de São Paulo são personagens da premiada peça “Pessoas Perfeitas”, da Cia. Os Satyros, que tem uma nova temporada no Teatro Ca-cilda Becker (Rua Tito, 295), até domingo, 13 de dezembro. As apresentações ocorrem de quinta a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h, com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do iní-cio da sessão, limitado a um par por pessoa. Com direção de Rodolfo García Vázquez, a montagem apresenta as histórias de sete personagens que se cruzam em algum ponto. Ruy cuida de sua mãe com Alzheimer e ameniza a sua solidão no dis-que amizade, sob o disfarce de Sarah. Sua irmã Ma-

Teatro

Por Bruno [email protected]

Os Satyros faz curta temporada no Teatro Cacilda Becker

Pessoas Perfeitas fi ca no Teatro Cacilda Becker até 13 de dezembro

ristela é uma cantora de boate que já não consegue mais brilhar nos palcos por causa de um câncer em estado avançado. Ela tem uma paixão obsessiva por Elder, um poeta que não fi cou conhecido.

Foto Divulgação

Festival fecha com programação sobre a LambadaVai até domingo o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, que acontece no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93) e Galpão VB (Av. Imperatriz Leopol-dina, 1150). Nesta edição, o Festival foca sua programação em três exposições, além de publicações, programas públicos, performances e uma exposição paralela. Dentro desta programação, o Galpão VB celebra neste sábado o Dia da Lambada, das 10h30 às 19h. Às 10h30 acontece a ofi cina “Lambada e o corpo social: o corpo da memória e vivência com dança”, com Carlos Monroy, com inscrições abertas no Sesc e no Galpão VB ou pelo e-mail ([email protected]). Às 15h, haverá a exibição do documentário “The Best of Lambada” (2013), de Yuri Amaral. E para fi nalizar, das 16h às 19h, haverá discotecagem La Lambateca, por Carlos Monroy. Ainda no sábado, às 15h, o Sesc Pompeia promove a ofi cina com os educadores das exposições, que se repete no domingo, 6, às 15h.

DE

TA

LHE COSTAS

Rua Catão 1015 – Vila Romana 2893-1400

Aqui Você Brilha Neste Natal e Ano Novo

suziemoraismodas

Page 2: Jornal da Gente – Edição 692 – Suplemento Lapa e Romana

Para anunciar é só telefonar: 3670-5545 / 3670-553925 a 11 de dezembro | 2015

www.jornaldagente.inf.br

PARA ANUNCIAR:

Leopoldina

3670-5545

3670-5546

CURTASESTAção PAlmEiRAS-BARRA FUndA TERá APRESEnTAçõES dE CoRAiS O mês de dezembro trará um presente para os usuários das estações Palmeiras-Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que terão a oportuni-dade de apreciar grupos de corais. Neste sábado (5), das 15h às 16h, a Estação Palmeiras-Barra Funda receberá o Grupo Tendal, que integra o Coral da USP (Universidade de São Paulo). Formado por 50 vozes, o grupo apresen-tará repertório inspirado em músicas das décadas de 50 e 60, que fizeram sucesso no Brasil e nos Estados Unidos. Um dos destaques do coro será a peça “Disseram que eu voltei americanizada”, de Vicente Paiva e Luis Peixoto, eternizada na voz de Carmen Miranda.

SESC PomPEiA REAlizA o lAnçAmEnTo do livRo Facilitar a compreensão do mundo aos pequenos, abordando projetos arquitetônicos de forma lúdica e didática, é o objetivo da Coleção Arranha-Céu, idealizada por Baba Vacaro e Daniel Almeida. O lançamento do primeiro volume, que conta a his-tória do Sesc Pompeia (projetado por Lina Bo Bardi) acontece em 6 de dezembro, às 12h, no Sesc Pompeia. A ideia da coleção é apresentar as principais obras dos mestres da ar-quitetura brasileira, considerando diversificados períodos da história da arquitetura e a possibilidade de visitação por pais e filhos, permitindo assim uma imersão na própria história do lugar, das pessoas e da obra em si. Neste sentido, Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia inauguram a Coleção da editora C4, que segue com a proposta de orientar o processo de apren-dizagem, desenvolvendo nas crianças a sensibilidade para compreender a importância de cada obra e a diferença entre espaços -públicos e privados, interiores e exteriores.

mARiPoSAS E A BiChARAdAO grupo Mariposas apresenta aos domingos (6, 13 e 20), às 16h, o espetáculo “Mariposas e a Bicharada” no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93). De forma lúdica e delicada o grupo traz uma misturinha das canções autorais, propor-cionando uma rica experiência sensorial e afetiva aos par-ticipantes. A atividade acontece no Espaço de Brincar, no 8º andar do Conjunto Esportivo.

ToqUE-mE: ExPoSição dE FoToS REvElA dESEjo FEmininoEm 18 de dezembro, das 19h às 23h, no Teatro Garagem (Rua Silveira Rodrigues, 331), acontece a exposição “Toque-me”, da fotógrafa Alle Manzano, que tem se dedicado a fotografar a beleza e a particularidade de cada nudez feminina, além de abordar temas como música e moda em seus trabalhos. Com 8 anos de profissão, Alle Manzano é formada em produção publicitária e se autodenomina uma fotógrafa urbana. Em To-que-me, a artista faz uma analogia entre os corpos femininos - de 16 modelos - e instrumentos musicais. A mensagem não poderia ser mais direta, e essa é a ideia.

literatura

Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe Milton Hatoum para bate-papo

O escritor Milton Hatoum é o convidado especial deste mês do programa “Segundas Intenções”, da Bi-blioteca Parque Villa-Lobos. No sábado (5), às 11h, o escritor vai conversar com o público sobre seus livros, como é sua rotina de trabalho, como está o cenário da literatura atual e dará dicas para os aspirantes a escritor. A atividade integra a programação mensal da biblioteca,

Por Bruno [email protected]

é gratuita e vai contar com a interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar da atividade não precisa realizar inscrição, basta chegar 30 minutos antes do evento. A atividade será mediada pelo jorna-lista Manuel da Costa Pinto. O amazonense Hatoum é um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira, autor de sete romances premiados, além de contos e ensaios. Sua obra foi traduzida em mais de dez línguas. A biblioteca emite uma declaração de ativida-des complementares para estudantes universitários.

Foto divulgação

hatoum é o convidado especial deste mês do programa “Segundas Intenções”, da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Page 3: Jornal da Gente – Edição 692 – Suplemento Lapa e Romana

5 a 11 de dezembro | 2015www.jornaldagente.inf.br 3 Especial Educação

Page 4: Jornal da Gente – Edição 692 – Suplemento Lapa e Romana

Para anunciar é só telefonar: 3670-5545 / 3670-553945 a 11 de dezembro | 2015

www.jornaldagente.inf.br

Freedom Big Band se aPresenta no Central das artes O Movimento Elefantes traz ao Central das Artes na segunda-feira (7), às 21h, a Freedom Jazz Big Band. Formada em 2013, a big band é composta por 17 músicos paulistanos. Mantendo a tradicional formação, 5 Saxofones, 4 Trombones,4 Trompetes, seção rítmica formada por, guitarra, baixo, piano e bateria. Uma curiosidade é que dos 17 integrantes , 14 já tocaram ou ainda tocam na Orquestra Jovem Tom Jobim SP (Jazzinha) sob a direção do Maestro Roberto Sion. Objetivo da big band é divulgar ainda mais a era do Swing, através de arranjos que marcaram as décadas de 1950 a 70. Suas principais, influências são: Count Basie, Sammy Nestico, Thad Jones entre outros dessa época. Bom, isso aqui é apenas o começo da nossa história, que podemos perceber a cada ensaio, um amadurecimento coletivo, cheio de novas conquistas. O couvert custa R$ 20.

Dezembro é o mês de celebrar o circo no Espaço de Leitura

No mês de dezembro, o Espaço de Leitura no Parque da Água Branca (Rua Ministro Godói, 180) oferece uma programação especial para as férias, inspirada no universo lúdico dos palhaços, da mí-mica e do circo, a programação traz espetáculos, oficinas e vivências artísticas que vão celebrar a cul-tura circense.

Neste sábado, às 11h, o Espaço recebe o grupo Circo Herói para duas vivências circenses: uma ofi-cina de malabares e outra de acrobacias de solo. A primeira atividade, por exemplo, vai trabalhar téc-nicas de malabarismo com objetos diversos, como bolas, fitas, claves e suingues. “A ideia é, por meio do circo, fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Que eles se toquem, se olhem, e que um consiga perceber as limitações do outro, mas também as ha-bilidades”, explica o artista Rodrigo Guimarães. Já a oficina de acrobacia começa com um aquecimento de solo e depois as equipes serão divididas em du-plas, com limite de 30 pessoas por atividade.

Ainda no sábado, às 15h, tem apresentação mu-sical com o Projeto Guri. Neste espetáculo, os alu-nos do curso de violão do polo São Mateus, mos-tram um repertório de transita entre o erudito e o popular. O grupo, dirigido pelo professor Alexandre

Por Bruno [email protected]

Ribeiro, alterna formações entre tutti, duo e solos, criando um show dinâmico em que até a plateia é convidada a participar.

Já no domingo, às 11h, é a hora de trazer os pe-quenos para uma oficina de palhaços, com o artista Paul Zanon. Será uma vivência aberta para a família onde serão trabalhadas as gags clássicas da palha-çaria, jogos teatrais, exercícios corporais, mímicas, entre outras práticas cênicas cômicas. Tudo para ter um gostinho do que é ser um verdadeiro palhaço.

infantill

Foto divulgação

irmãos Becker surpreendem com a criatividade de números contemporâneos de malabarismo e equilíbrio de alto nível técnico

CUrtas

Depois, às 15h, o Espaço de Leitura apresenta o espetáculo “O mundo dos Irmãos Becker”, do Grupo Irmãos Becker. Os artistas surpreendem com a criatividade de seus números contempo-râneos de malabarismo e equilíbrio de alto nível técnico. Malabaristas cômicos que encantam a plateia com a diversidade de materiais apresen-tados: mini bike de 40 cm de comprimento, cha-péus, diabolôs, claves, bolhas de sabão e dança com facas.

Vila romana tem espetáculo de neve

Foto

ros

ana

Brac

cial

li

Quem passar pela esquina entre as ruas Fábia e Espártaco, na Vila Romana, vai se surpreender com um espetáculo de neve que deve reforçar o espírito natalino. A neve artificial poderá ser vista de quinta á sábado, a partir das 20h, até 23 de dezembro, e é uma iniciativa do Estúdio Vila Romana.