Jornal da Matriz Edicao160 Abril 2015 - Santa Catarina · marca espiritual dos sacramentos - a...

12
Rua Tubarão nº 260 - Esquina com a Av. Sete de Setembro Fones: (47) 3348-1387 / 3348-4665 - [email protected] NOVO ENDEREÇO KLEIS & CIA. LTDA. Artigos para Decoradores Tapeceiros & Toldeiros Comunicação Visual ALFREDO KLEIS Homepage: www.kleis.com.br / e-mail: [email protected] MATRIZ: Rua Brusque, 29 - Telefax: (47) 3348 - 4477 - Centro - Itajaí - SC FILIAL: Av. do Estado, 3439 - Telefax: (47) 3367 - 3466 - Balneário Camboriú - SC

Transcript of Jornal da Matriz Edicao160 Abril 2015 - Santa Catarina · marca espiritual dos sacramentos - a...

Rua Tubarão nº 260 - Esquina com a Av. Sete de SetembroFones: (47) 3348-1387 / 3348-4665 - [email protected]

NOVO ENDEREÇO

KLEIS & CIA. LTDA.Artigos para Decoradores

Tapeceiros & ToldeirosComunicação Visual

ALFREDO KLEIS

Homepage: www.kleis.com.br / e-mail: [email protected]

MATRIZ: Rua Brusque, 29 - Telefax: (47) 3348 - 4477 - Centro - Itajaí - SCFILIAL: Av. do Estado, 3439 - Telefax: (47) 3367 - 3466 - Balneário Camboriú - SC

P r o j e t o s G r á f i c o s

(47) [email protected]

PRODUÇÃODIREÇÃOPe. Sérgio José de SouzaContato: (47) 3348-1254Praça Irineu Bornhausen S/NºCentro - Itajaí[email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMichelle Nunes CamposDRT: 1266 JP/[email protected]

TEXTOS / REPORTAGENSEquipe de colaboradores

PROJETO GRÁFICO / DIAGRAMAÇÃOJuan Carlos [email protected]

TIRAGEM4.000 exemplares

PERIODICIDADEMensal

A Campanha da Fraternidade para 2015 tem como um dos seis objetivos específicos “Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção p r e f e r e n c i a l p e l o s pobres, para o desenvol-vimento da pessoa e na construção de uma

sociedade justa e solidária”.A opção preferencial de cada pessoa, em geral, passa pelo

coração. Qualquer mudança de comportamento social, deve nascer no indivíduo. Ter sua origem pessoal.

A quase totalidade das pessoas tem informação religiosa, mas não desenvolve a mesma formação. Esta, pressupõe bom caráter, que consiste de formação moral, honestidade, ética... É a marca espiritual dos sacramentos - a semente que cresce como um arbusto e se desenvolve como árvore, até se tornar sólida e resisten-te.

Alguém falou que o poder não corrompe, mas revela o caráter. Diante disso, muitos que alcançam o poder mudam de atitude comportamental, porque não têm boa formação. Como “bons” brasileiros, gostam de tirar vantagem de tudo – a famigerada lei de Gerson.

Como formar uma sociedade justa e solidária, se os interesses individuais estão predominando sobre o coletivo? Os conluios se proliferam entre o que é público com o privado. O sacrifício da sociedade, representado pelo trabalho, entregue em forma de pesados impostos, se dilui em malversação dos recursos destinados aos serviços, dos quais, os brasileiros, principalmente os de baixa renda, carecem: saúde, educação, moradia, segurança...

Enquanto o povo pede hospitais e escolas, os que chegam ao poder pelo voto induzido por marqueteiros, constroem estádios de futebol. Verdadeiros elefantes brancos, servindo de circo, com o objetivo de oferecer momentos de despejo de pressão social.

Os que estão no ápice da pirâmide política, perdem o senso do razoável: se preocupam em abrir o leque de vantagens próprias, como se passagens de avião pagas pelo erário público, aos cônjuges, fossem o que de mais urgente o povo anseia ou, ainda, se a amplia-ção de espaço físico para acolher mais e mais assessores, fosse agilizar a burocracia legislativa a favor da justiça solidária.

As Escrituras orientam contra o transtorno do comportamen-to que leva os indivíduos a atitudes antissociais: “O ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça”. Provérbios 17:23

Espera-se que, pelo menos, as veredas da justiça ofereçam aos poderosos, os mesmos pesos e medidas que são atribuídos aos pobres.

O Concílio Ecumênico Vaticano II teve uma duração de quatro anos (11 de outubro de 1962 até 8 de dezembro de 1965). Isto não quer dizer que os quase 2000 bispos convocados estivessem fora de suas dioceses

durante todo esse tempo. A cada ano se reuniam, em Roma, para as chamadas sessões do Concílio, que tinham uma duração nunca inferior a 60 dias. A quarta sessão, por exemplo, a mais longa, foi realizada de 14 de Setembro a 8 de Dezembro de 1965, estendendo-se, portanto, por 86 dias.

Nestas quatro sessões, foram discutidos muitos temas de interesse para toda a Igreja Católica. As decisões tomadas, fruto de muita oração e profundas reflexões, são encontradas nas 4 constituições, 9 decretos e 3 declara-ções elaboradas e aprovadas pelo Concílio.

O Papa João XXIII desejava muito que, com o Concílio, a Igreja encontrasse um modo mais atual de apresentar ao mundo a verdade de sempre. Nada de mudar a doutrina e a moral, nada de amolecer o Evangelho, mas apresentá-lo de um modo mais compreensível ao mundo de hoje, escrevía-mos na edição anterior de nosso Jornal da Matriz.

Apesar dessa sua boa intenção, dizem alguns estudio-sos, os resultados deste Concílio ainda não foram total-mente entendidos, e, de muitos nem são conhecidos.

Em 1995, o Papa João Paulo II, em uma de suas muitas falas, classificou o Concílio Ecumênico Vaticano II como "um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo". Ele acrescentou também que esta "reflexão global" impelia a Igreja "a uma fidelidade cada vez maior ao seu Senhor. Mas o impulso vinha também das grandes mudanças do mundo contemporâneo, que, como ‘sinais dos tempos’, exigiam ser decifradas à luz da Palavra de Deus" (do Discurso do Papa São João Paulo II, no encerramento do Congresso Internacional sobre os Ensinamentos Conciliares).

Desejo que possamos ir avançando para águas sempre mais profundas na busca do conhecimento e do entendimento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Na próxima edição proporei uma “conversa” sobre o primeiro documento aprovado pelo Concílio no dia 04 de dezem-bro de 1963, sobre a Sagrada Liturgia.

Chegou a loja quevai vestir seubrasileirinho

de corpo e alma,no Itajaí Shopping

Ao iniciarmos mais um Ano Catequético toda a Igreja congraça-se com crianças, jovens e também, por que não dizer, os adultos que não tiveram a oportunidade e ou acesso aos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) quando jovens.

O Sacramento do Batismo é nossa porta de entrada à vida de Igreja; deixamos de ser criaturas amadas por DEUS e, por Sua Graça (pois recebemos sem merecer), passamos à ser seus filhos adotivos; discípulos missionários nascidos da água e do ESPÍRITO.

Na Eucaristia vivenciamos o maior Mistério de nossa fé: o contato (O SENHOR ao alcance de nossas mãos) real com A Divindade Do SENHOR JESUS por intermédio De Seus Preciosíssimos Corpo e Sangue Transubstanciados e desta forma, assim como O Próprio SENHOR, conseguimos superar a morte.

Por fim, A Confirmação (Crisma), munidos dos Dons do ESPÍRITO SANTO, revestimo-nos com a força e motivação necessárias para assumirmos a condição de soldados de CRISTO com a responsabilidade de testemunhar e promover O Reino de DEUS.

Através da Catequese recebemos dos nossos orientadores, os catequistas, a instrução oral dos mistérios da introdução à religião cristã; tornam-se palpáveis os contatos com A Boa Nova do SENHOR e, gradativa-mente, sentimos em nossas vidas as consequências dessa adesão ao Plano Salvífico Do PAI. A catequese em comunidade de Igreja, faz germinar àquela semente de formação religiosa já semeada, recebida por herança de nossas famílias; nada substitui a orientação recebida no seio familiar, daí a responsabilidade dos pais, avós e tutores de nossas crianças.

Provém das Sagradas Escrituras os subsídios fundamentais à nossa fé: A Palavra Viva que nos alimenta! Cabe aos pais, e agora, aos catequistas “fazer ecoar” esta Palavra.

Neste texto citamos os catequistas (instrumento), a catequese (o meio), crianças-jovens-adultos (o objetivo); mencionamos também como o SENHOR JESUS é presença viva entre nós através do Seu Evangelho e através dos Sacramentos (sinal sensível da graça santificante). Como ignorar tamanha expres-são de amor para conosco? C nós, valorizarmos e reconhecer que independentemente de nossa idade, ocupação, classe social, etc., as Graças e Bênçãos do SENHOR recaem por sobre nós a todo momento!

Convidamos você a contribuir com o Dízimo, pois uma vez iluminados e saciados pela sabedoria do Evangelho, aprenderemos a retribuir como forma de gratidão.

Solicite seu Calendário do Dízimo e Diziminho e viva a experiência da Catequese por meio da Oferta!“Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as

coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.” (2 Cor 9, 8)

Informações Dízimo e Diziminho: 3348-1254.

abe a

01/04 – Loni Lígia Kobarg Cercal01/04 – Mª de Lourdes L. Anacleto01/04 – Mª Eduarda Censi01/04 – Mª Ireni Curbano Patino01/04 – Rosa Giovanella Cugner02/04 – Mª Cecília de O. dos Santos03/04 – Antônio Manoel da Silva03/04 – Artur José de Souza03/04 – Ivone Horst Pereira03/04 – Rui Fernando Titton04/04 – Anna Luiza Pereira04/04 – Eugenia Floriano Fernandes04/04 – Jenny Coelho de S. Liberato04/04 – Mª Eduarda Pereira04/04 – Risoleta Reis Nunes05/04 – Arcina Lamim Juncks05/04 – Claudio N. Ribeiro05/04 – Pedro Ascendino Lamim06/04 – Diogo Willian Cardoso06/04 – Gilda Valente P. Rey06/04 – Sandro Luiz Pereira07/04 – Eduardo Gazaniga Muller08/04 – Carolina Bresolin C. Pinheiro08/04 – Neuzemar Rosa dos Santos09/04 – Fabio Soares Rocha09/04 – Marco Aurélio Streit09/04 – Mª Salete de Souza Borba10/04 – Ayhuré Tavares10/04 – Janete de Carvalho10/04 – Ricardo R. Onofre Weiss10/04 – Vagner Fransozi10/04 – Valdete Rocha da Silva11/04 – Fábio José Woiciechovski11/04 – Luci Martins Dittrich11/04 – Mª de Lourdes Marcelino11/04 – Mª Therezinha de S. Dreher12/04 – Gabriel Pereira Berlatto12/04 – John Luka M. Ribeiro13/04 – Neusa da Silva Oliveira13/04 – Rafaela de Carvalho Rossi14/04 – Mª Ramos dos Santos15/04 – Creusa Garcia Lázzaris15/04 – Evanilde Costa Maraski16/04 – César Paulo Coelho17/04 – Eliana Domingos17/04 – Lídia Catarina V. Osório17/04 – Luciano Angioletti17/04 – Magali de Lourdes F. Pereira17/04 – Marielle Aparecida Matos18/04 – Angela Maria Praum18/04 – Elisete dos Santos18/04 – José Moacir Vinholi18/04 – Moacir Ribeiro18/04 – Roberto Lamim19/04 – Ana Paula Kreusch19/04 – Luiz Antônio Spinosa20/04 – Dalva Sueli W, de Souza20/04 – Maria Lurdes Silva20/04 – Murilo José Zípperer da Silva21/04 – Angelo Daniel S. Gonzaga21/04 – Fátima Josyclér Stelmach21/04 – Renato Tedesco22/04 – Hamilton Pedro Turnes Jr.23/04 – Arlete Silva23/04 – Camila Silveira Medeiros23/04 – Roseli Assis Tolentino23/04 – Ubirajara de Brito24/04 – Antônio Fernando M. Silvestre24/04 – Célio Vailate24/04 – Dolar Danúbio da Silva24/04 – Ieda Cristina Döring24/04 – José Roberto Guimarães Neto25/04 – Vendelino Francisco da Rocha26/04 – Cleber Bonacolsa26/04 – Lucília P. Melo Rebelo27/04 – Renan da Cruz Avila27/04 – Roseli Rocha28/04 – Francielli Carolini Lima28/04 – Marcos Fábio Cardoso28/04 – Sofia da Silva Medeiros29/04 – Fernanda Schnaider29/04 – Neusa Mª do Nascimento29/04 – Osmar Antônio Dias29/04 – Paulo Roberto Valduga30/04 – Catarina Gandin Ardigó30/04 – Giovana G. L. dos Santos30/04 – José Silvio Wolf30/04 – Vanessa Cidral Lima30/04 – Vinicius de Andrade

Querido(a) dizimista, casoseu nome não conste na

lista dos aniversariantes,por gentileza procure a

Secretaria Paroquialpara atualizar o seu cadastro.Rua Heitor Liberato, 1131 - Itajaí - SC

DOAÇÕES RECEBIDASAlimentosBebê confortoBolsasBrinquedos e louçasCalçadosColchão de solteiroCompras (p/sacolão)CortinasEnlatados e pacotesLimpeza e higiene pessoalRoupas de Cama e banhoVestuário (adulto/infantil)Sacolões

185Kg1 peça

10 peçasVários

87 pares1 Un.

R$ 30,0010 peças209 Un.

33 Un.86 peças

2.018 peças12 Un.

DOAÇÕES EFETUADASAlimentosBebê conforto BolsasBrinquedos e louçasCalçadosColchão de solteiroCortinasEnlatados e pacotesLimpeza e higiene pessoalRoupas de Cama e banhoVestuário (adulto/infantil)SacolõesMala

173 Kg 1 peça

19 peçasvários

83 pares1 peça

6 peças152 Un.

17 Un.52 peças

1.327 peças15 Un.

1 Un.

ENTIDADES BENEFICIADASAção Social – Paróquia São Vicente de Paulo.Casa de Recuperação Nova CanaãAssociação dos Cadeirantes (A.P.E.D.E.F.I.)

No jornal de fevereiro foi com remédios. Contudo, falado sobre Guido Schäffer, em sua opinião, na o anjo sur f ista. Achei g r a n d e m a i o r i a h á interessante falar mais sobre depressão porque falta sua vida pois o senhor Dilnei intimidade com Deus. E J o s é Pé r i co d e n o s s a os milagres continuam comunidade comprou o acontecendo mesmo livro de Guido, da autoria de depois de sua morte.Padre Jorjão e achou a Rezem esta oração leitura muito rica. pedindo a intercessão

Guido quer dizer guia, dele todos os dias:Schäffer significa pastor. Ave Maria, Mãe do Puro Amor, dai-nos a graça da obediência e da

Guido Schäffer é o docilidade à palavra de Deus, para que, repletos de sabedoria, sur f i s ta do fogo. Sua possamos irradiar a luz de Cristo em nossos corações. Amém. caridade ainda está presente Guido faleceu jovem aos 34 anos no dia 1° de maio de 2009, dia

entre nós. Esta chama não pode se apagar, nem pela água de São José Operário. Nossa Senhora de Copacabana foi a estrela do mar, nem pela onda da morte. Neste livro explica que do mar que o conduziu a Cristo. A alma de Guido sorria no serviço Jesus quer salvar as pessoas para a eternidade. A cura é um a Deus e ao próximo. O surfista era um verdadeiro Missionário da motivo para que possam abraçar a fé e edificar a comunida- Caridade e agora continua espiritualmente na sua missão de de. Como aconteceu a cura física e espiritual de um homem interceder. que estava numa cadeira de rodas. Guido orou sobre ele Um de seus conselhos: “O que mais devemos pedir a Deus é o como o Senhor recomendou e ele ficou curado no corpo e Espírito Santo. Devemos lutar contra o pecado da seguinte na alma. Saudáveis ou enfermos, o que importa é que maneira: tenhamos o Senhor no centro de nossas vidas. - Não dê ouvidos a tentação;

Muitas pessoas o procuravam sofrendo de depressão, - Foge da ocasião de pecado;ele explicava que a depressão pode ter causas externas ou - Confessa-te frequentemente;internas. Procurava entender caso por caso, se a pessoa - Orar sem cessar; realmente precisava de antidepressivos ou se era uma - Jejuar e receber a eucaristia;tristeza da alma, uma sede de sentido. Como clínico geral, - Meditar sempre a palavra de Deus. sabia que há casos de depressão em que se deve intervir - O discípulo deve escolher sempre o caminho da humildade.

O Papa Francisco vai Nascido no meio de uma família de escritores, São Gregório proclamar Doutor da de Narek (950-1005) é considerado o primeiro grande poeta Igreja Universal São armênio e um grande marco na literatura e reflexão cristã, autor Gregório de Narek, um entre outras obras do “Livro das Lamentações”, hoje traduzido m í s t i c o a r m ê n i o em diversas línguas.oriundo do final do Através deste livro, o monge quis deixar às pessoas uma primeiro milênio e que autêntica enciclopédia de oração, composta por 95 trechos, que se notabilizou pela sua deixam transparecer todo o potencial do autor em transformar escrita e doutrina. A emoções como o sofrimento ou a humildade em ofertas a Deus.informação é avançada Para São Gregório de Narek, o principal objetivo da vida era a h o j e p e l a s a l a d e proximidade com Deus, pois só assim a humanidade poderia

imprensa da Santa Sé e surgiu na sequência de um viver uma vida verdadeiramente plena. Uma aproximação que encontro entre o Papa argentino e o prefeito da era possível não pelo conhecimento mas sim através das Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo emoções, defendia o místico.Amato.

(47) 3158 3100Rua Zózimo José Peixoto, 166

Centro - Itajaí - SC

www.cdmmulher.com.br

A Renovação Carismática Católica convida para:Tarde de Louvor à Divina MisericórdiaDia:12 de Abril Inicio 13h30hLocal : Salão Paroquial da Matriz do Ssmo. Sacramento

Tema: “Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que tendes recebido, e ser- vos - á dado”. (Marcos 11,24)

Pregador: Roberto Rivelino da Cunha- Secretario Geral da RCC- de Santa Catarina

Animação: Missão Filhos do Céu Voce é nosso convidado.Venha participar desta tarde de Louvor e Adoração

ao Senhor da Misericórdia.

instituições acadêmicas, organizações, agremiações laicas e outras instâncias, eclesiais participarão dando sugestões.

O pároco, padre Sérgio José de Souza, atendendo ao pedido de Sua Santidade, o Papa através da Arquidiocese de Florianópolis convoca uma equipe formada por lideranças da Paróquia Santíssimo Sacramento para debruçar sobre o documento. E assim foi feito. Num domingo, depois de uma leitura atenta e individual e ideias discutidas, apresentamos a conclusão responden-do a quarenta e seis questionamentos. Este documento representa nossa paróquia.

É muito salutar que a conclusão dos trabalhos realiza-dos pela Igreja local servirá também de base para a 2ª parte da Assembleia Geral Ordinária que acontecerá de 4 O Papa Francisco encanta católicos e não católicos a 25 de outubro de 2015.pelos seus gestos, jeito de servir e ir ao encontro. Usa o

O documento Relatio Synodi, traz importantes papamóvel aberto em vez do blindado, desce do auto-referências sobre temas polêmicos e desafiadores para as móvel para conversar com os fiéis, no meio da multidão famílias: indissolubilidade do matrimônio, cuidado com visita as comunidades. Ele não poupa esforços para que a as famílias (separados, os não casados, divorciados, Igreja seja servidora.recasados), Eucaristia para não casados, a transmissão da E agora fiel ao seu pontificado de reaproximar a Igreja vida, diminuição da natalidade, educação e o papel da da sociedade, torna público e envia a todos as Igrejas família na evangelização e tantos outros desafios.locais (paróquias) o relatório conclusivo da III Assembleia

Peçamos ao Espírito Santo, que conduz a Igreja nesses Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema XXI séculos de existência, que envie seu sopro inovador “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da sobre a Igreja “que deseja encontrar o caminho da evangelização”, realizado em 2014 na cidade de Roma.verdade e da misericórdia para todos”.É inédito, e muito bom saber que toda a sociedade:

(47) 3348-3427

Rua Cônego Thomaz Fontes, 417 - Centro - Itajaí

[email protected]

HOTELITAJAÍ TUR

HOTEL VITÓRIA

Rua Brusque, 947 - Itajaí - SCFone/Fax: (47) 3404-2700

[email protected]

Rua Alberto Werner, 133 - Itajaí - SCFone/Fax: (47) [email protected]

www.itajaitur.com.br

@ssfashionstore_

SS Fashion Store

(47) 9957-2277

[email protected]

www.ssfashionstore.com.br

Entre todas as semanas do ano, a mais importante para os cristãos é a Semana Maior, que foi santificada pelos aconteci-mentos que a liturgia celebra, da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor – o Mistério Pascal.

Esta semana é o coração e o centro de toda a liturgia anual, nela se celebra o mistério da redenção, o grande sinal do amor de Deus salvador. “A Páscoa é o cume”, assim resume esta festa um escritor dos primeiros séculos.

O cristão entra nesta Semana com o espírito de paz interior e recolhimento. A Quaresma foi um tempo de trabalho, disciplina, conversão, cerimônias penitenciais, agora chegou o tempo de descansar na Paixão de Cristo. “Deus amou tanto o mundo que lhe deu o Seu Filho Unigênito” (Jo. 3, 16). Toda a Paixão é sinal do amor de Deus, tornado visível em Jesus Cristo.

oração que se revela a magnitude e o mistério de nossa Salvação.

Os três dias são comumente chamados "santos" porque são o mistério da nossa Redenção; reconduzem-nos de fato ao núcleo essencial da fé cristã: a paixão, a morte e a ressurrei-ção de Jesus Cristo. São dias que poderíamos considerar

como um único dia: eles constituem o coração e o centro de todo o ano litúrgico assim como da vida da Igreja. Queremos despertar em nós a profun-da memória dos sofrimentos que o Senhor padeceu por nós e prepararmo-nos para celebrar com alegria sua Páscoa.

Predisponhamo-nos a viver intensa-mente o Tríduo Santo, para sermos cada vez mais profundamente partícipes do Mistério de Cristo. Que a Virgem Santa, que seguiu em silêncio o Filho Jesus até ao Calvário, participando com grande A Oração das Vésperas de Quinta-dor no seu sacrifício, cooperando assim feira Santa, faz o praeconium do que

no mistério da Redenção e tornando-se Mãe de todos os nos três dias do Tríduo Pascal será celebrado “Ó Deus, que crentes, permaneceremos aos pés da Cruz, vigiaremos para a vossa glória e nossa salvação constituístes Jesus Cristo juntamente ao lado de Cristo morto aguardando com sumo e eterno sacerdote, concedei ao vosso povo, resgatado esperança o alvorecer do dia radiante da ressurreição. por seu Sangue, que, ao celebrar o memorial de sua Paixão,

receba a força redentora de sua cruz e ressurreição.” É por essa

Talvez a “novidade” da ressurreição de Cristo, para nós cristãos, não seja mais uma grande notícia. Pode ser que estejamos tão acostumados com esse aconteci-mento, que não exista mais alegria, não exista mais sentido em celebrar a maior Festa do cristianismo. Porém, é urgente a necessidade de reascender em nós a alegria de celebrar a Páscoa, a ressurreição de Cristo, a alegria de celebrar a passa-gem da morte para a vida.

A Páscoa não se resume em apenas acompanharmos as celebrações do Tríduo Pascal. É preciso viver a Páscoa, pois ela é celebração da vida, é um convite para nos despojarmos do homem velho, do pecado, das imundícies mundanas, para que um homem novo, restaurado e iluminado pela Luz do Salvador renasça em nós.

Que durante esse tempo Pascal e por toda a vida, a alegria do Senhor Ressuscitado, seja a nossa força. Sejamos anunciadores Daquele que está vivo no meio de nós. Feliz e abençoada Páscoa!

VISÃ TICARua Tijucas, 30 - Centro - Itajaí - Fone: 3348-1260 www.visaootica.com.br

Programação02/04 – Quinta-feira Santa:

- 19h30 – Missa da Ceia do Senhor e Celebração do Lava-Pés. Ao término da celebração, transladação do Santíssimo Sacramento para o altar de Adoração, conforme escala abaixo:- 20h30: Grupo de Jovens Bom Pastor, Coroinhas, Coral Litúrgico, Cursilho de Cristandade e Divina Misericórdia.- 21h30: Legião de Maria, Equipes de Nossa Senhora, Irmandade da Imac. Conceição e Terço dos Homens.- 22h30 às 24h: Movimento de Irmãos, Pia União de S. Antônio, Ministros da Sagrada Comunhão, Equipe de Liturgia e Pastoral Familiar.

03/04 – Sexta-feira Santa:- Prossegue adoração:- 6h: Congregações Religiosas da Imac. Conceição, Pequenas Missionárias de Maria Imaculada e Irmãs Salesianas.- 7h: Apostolado da Oração da Matriz e Vila e Grupo Encantos da 3ª Idade.- 8h: Irmandade do Ssmo. Sacramento, RCC, Bandeireiras e Devotos do Divino.- 9h: Catequese de 1ª Eucaristia da Vila.- 9h30: Catequese de 1ª Eucaristia da Matriz.- 10h: Catequese de Crisma.- 11h: Grupos Bíblicos em Família, Associação Cristã Feminina e povo em geral.- 12h: Término da adoração.- 15h: CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR, ADORAÇÃO DA CRUZ E COMUNHÃO.- 17h: Via Sacra.- 19h: Procissão luminosa com a imagem do Senhor Morto.

CONFISSÕES:01/04 – Quarta-feira Santa: - 14h e 19h: Atendimento de Confissões se estendendo durante a Missa ou enquanto houver penitente. 02/04 – Quinta-feira Santa: - 19h: Atendimento de Confissões se estendendo durante a Missa ou enquanto houver penitente. 03/04 – Sexta-feira Santa: - 8h às 12h: Atendimento de Confissões.

VIGILIA PASCAL04/04 – Sábado Santo:

- 18h: Missa na Igreja Nossa Senhora da Paz, Vila Operária.- 19h30: Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz:

Bênção do fogo, procissão com o Círio Pascal, celebração da Palavra, canto do Aleluia, bênção da Água, Renovação das promessas do Batismo.

PÁSCOA05/04 – Domingo da Ressurreição:

- 9h30: Missa na Igreja Matriz.- 18h: Missa na Igreja Matriz e envio das Bandeireiras do Divino.

A Páscoa traz a possibilidade de redenção dos pecados e dos erros por meio da ressurreição interior com mudanças efetivas em nosso modo de viver.

Viver a ressurreição interior é ser capaz de mudar, é partilhar a vida na esperança, é lutar para vencer toda sorte de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e a vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós, para sermos mais felizes por nos conhecermos mais um pouquinho e vermos que hoje, somos melhores do que fomos ontem. Feliz Páscoa!

Por meio do Decreto 42112, de 20 de agosto de 1957, vasto repertório na literatura, autora de várias obras, entre foi criada a Medalha do Mérito Tamandaré, trata-se de romances, contos, reflexões teológicas e manuais da uma das mais expressivas condecorações de paz da Língua Portuguesa. Parabéns Professora Rosa de Lourdes, Marinha extensiva a civis. Destina-se a agraciar autorida- parabéns Marinha do Brasil pela justa homenagem.des, instituições e pessoas civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições da Marinha do Brasil, honrando os seus feitos ou realçando os seus vultos históricos.

Na semana em que a Marinha relembrou os feitos de seu patrono, a Professora Rosa de Lourdes esteve na cidade de Rio Grande no Rio Grande do Sul, sede da Marinha na região sul do Brasil, sendo agraciada com a Medalha do Mérito Tamandaré. Esta amiga da Marinha é carreirista no magistério do ensino primário ao curso superior, foi coordenadora e professora do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Estado de Santa Catarina. Rosa de Lourdes é possuidora de um

“Sei em quem confiei” (II Tm, 1,2)Inspirado neste Lema, o Diác. Victor Cadore, foi ordenado no Sacramento da Ordem Diaconal,

comemorando no dia 30 de abril, 27 anos.Fortalecido com esta graça, ele serve a Paróquia Ssmo. Sacramento, em comunhão com o Seu

Pároco.Diz ser apaixonado pelo seu Ministério, sempre afirmando exercer o seu serviço, fortalecido

pela Oração a Jesus e a Maria, Mãe dos vocacionados.Reconhecendo a sua dedicação, dando o testemunho verdadeiro de uma Vida exemplar,

como esposo, pai e sobretudo amor ao Evangelho, nós paroquianos, na pessoa do Pe. Sérgio, o cumprimentamos, desejando muitas felicidades.

Que Deus o proteja. Estaremos sempre, Diácono Victor, elevando nossas preces pelo seu serviço fiel a sua Igreja.

Dia 9 de abril, o Diácono Fábio, comemora o seu Aniversário. Sua espiritualidade é sentida por todos nós paroquianos. Pai e esposo exemplar. Concilia o trabalho com o serviço do seu Ministério. Seu jeito dócil, sensato tranquilo, contagia os que estão ao seu redor.

Foi Deus quem te deu a graça de seres quem você é. E bem o reconhece, pois se entrega ao serviço de Deus com muita seriedade.

Queremos na pessoa do nosso Pároco Pe. Sérgio, desejar-lhe muita paz, muita alegria, perserverança e que a presença de Jesus em sua vida seja a sua maior recompensa.

Parabéns pelo seu dia!

Diácono Fábio Soares Rocha

AGENDA PAROQUIAL - /2015ABRILDATA EVENTO LOCALHORA

QuaDomQuaQuaQuaQuiQuiSexSábDomSegTerTerQuaQuiSábTerQuiSábSegSegTerTerQua

20h3018h8h8h19h3019h3020h3019h3015h13h3019h20h3019h3020h308h3014h20h3014h3013h20h19h20h3014h3014h

Sala S. J. Paulo IIMatrizSalãoSalão

Igreja MatrizMatrizCapela

Igreja MatrizSala Frank Duff

SalãoMonum. N. Sra.

Salão (frente)Par. Santíssimo

Sala S. J. Paulo IISala Frank Duff

SalãoSala de reunião

Vila OperáriaSalão e Capela

CasaSalão

Sala Frank DuffSalão

Sala de Reunião

Reunião do CPPPáscoa – Envio das bandeireirasBazar de Artesanato – Grupo Div. MisericórdiaBazar de Roupas Usadas Missa em Honra a Imaculada ConceiçãoMissa de encerramento do Seminário - RCCReunião de MinistrosMissa do Divino – após reunião BandeireirasReunião Comitium Stella Maris–Legião MariaLouvor a Divina Misericórdia - RCCReza do Terço e Missa – Irm. Imaculada.Bazar – Bem-casados e almofadinhas (Pia UniãoClero e Pastorais – Reunião ForaniaReunião do CPPReunião Pré-Comitium – Legião de MariaReunião Mensal - Apostolado (Forania)Reunião – Pia União Sto. AntônioHora Santa / Reunião Mensal - ApostoladoEncontro para NoivosAdoração – Área Pastoral PrataEncontro para Pais e Padrinhos de BatismoReunião – Pastoral da AcolhidaReunião Mensal - Apostolado OraçãoReunião de catequistas - Planejamento

01/0405/0408/0408/0408/0409/0409/0410/0411/0412/0413/0414/0414/0415/0416/0418/0421/0423/0425/0427/0427/0428/0428/0429/04

MISSAS E CELEBRAÇÕESIgreja Matriz:

Igreja Nossa Senhora da Paz – Vila Operária:

Capela do Colégio Salesiano:

2ª feira – 19h30 – Missa e bênção c/ as relíquias de Sta. Paulina.

2ª feira – 20h30 – Terço dos Homens (Igreja Matriz)

3ª feira – 19h30 – Missa com novena de Sto. Antônio.

4ª feira – 14h30 – Atendimento de Confissões.

4ª feira – 15h e 19h30 – Missa e Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

5ª feira – 15h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento, com atendimento de Oração pela RCC.

5ª feira – 19h30 – Missa com procissão e bênção c/Santíssimo.

6ª feira – 19h30 – Missa.

Sábado – 19h30 – Missa.

Domingo – 9h30 – Missa (transmitida pela Rádio Conceição FM.105.9)

- 18h – Missa.

1ª Sexta-feira do mês – 18h30 – Adoração ao Santíssimo.

1º Sábado do mês – 19h30 – Missa em desagravo ao Coração Imaculado de Maria.

1º Domingo do mês – Missa às 18h com Procissão e Bênção c/Santíssimo.

2ª feira – l9h30 – Grupo de Oração – RCC.

4ª feira – 19h30 – Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

6ª feira – 15h – Terço da Divina Misericórdia.

1ª Sexta-feira do mês – 19h30 – Missa.

Sábado – 18h – Missa.

Sábado – 19h – Missa.

CASAMENTOS - /2015ABRIL

Tayonara Nascimento e Diego Carlos Lima

Eloisa Cristina Cordeiro e Maikon Gorges

Rúbia R. Ogibowski e Fernando Henrique M. Mingotti

Louise de F. Abrahão e Gustavo da Luz Araújo

Júlia Beatriz B. de Sá e Rodrigo S. Pereira

Cibelle Spindola e Willian José Momm

Juliani Jaquelini Firme e Luiz Henrique Baldissarelli

Mariane Rafaela Pereira e Rene Albino Júnior

Luísa P. Werrner e Gabriel Nicolau Hasselmann

11/04 – 20h

11/04 – 21h

18/04 – 15h30

18/04 – 17h

18/04 – 21h

25/04 – 16h

25/04 – 17h

25/04 – 20h

25/04 – 21h

Igreja N. Sra. da Paz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja N. Sra. da Paz

Igreja Matriz

CASAL LOCALDATA E HORÁRIO

ENCONTRO PARA PAIS E PADRINHOS DE BATISMO - 2015

DATA PARÓQUIA/COMUNIDADE FONEHORA1º Sábado do mês

1ª Quarta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

3ª Quarta-feira do mês

3º Sábado do mês

4º Sábado do mês

Última 2ª feira do mês

Último Sábado do mês

13h30

19h30

19h

19h

13h30

14h

14h

13h30

19h

13h30

13h30

19h

13h30

Paróquia São Cristóvão (Matriz)

Paróquia São João Batista

Paróquia São Sebastião (Baln. Camboriú)

Paróquia N. Sra. Aparecida (Baln. Camboriú)

Comunidade Cristo Rei – Costa Cavalcanti

Paróquia São João Bosco (Dom Bosco)

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Capela N. Sra. de Fátima – São Vicente

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Comunidade N.Sra. Perp. Socorro–Votorantim

Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente)

Paróquia Santíssimo Sacramento (Centro)

Paróquia São Pedro - Itaipava

3341-1408

3348-2594

3360-4321

3360-0488

3341-1408

3348-2728

3367-0847

3241-2742

3367-0847

3341-1408

3241-2742

3348-1254

3346-2874

CURSOS PARA NOIVOS - 2015

25/04

25 e 26/04

09/05

21/06

DIA LOCAL - PARÓQUIASantíssimo Sacramento

Senhor Bom Jesus

São João Batista

Nossa Sra. de Lourdes

BAIRROCentro – Itajaí/SC

Monte Alegre – Camboriú/SC

São João – Itajaí/SC

Fazenda – Itajaí/SC

TELEFONE3348.1254

3363.9796

3348.2594

3344.3972

Borba & Borba - Eng. e Construções

Av. José Eugênio Müller, 1280Salas 1 e 2 - Vila Operária – Itajaí - SC

(47)3246-1188

ANOSANOS

C O N V I T EO Grupo Terço dos Homens de São José, através do

seu coordenador Márcio Antônio Reiser, convida

todos os homens para a oração do Santo Terço que

acontece todas as segundas-feiras, após a Missa

das 19h30 na Igreja Matriz do Santíssimo.

Venha participar conosco.

Paróquia Santíssimo Sacramento - Itajaí10 Abril 2015

TRANSPORTADORATRANSBRASILIANA LTDA.

RUA LEODEGARIO PEDRO DA SILVA, 330 - BARRA DO RIO - ITAJAÍ-SC

FONE: (47) 3083-1217 – 3083-1277

Antônio Medeiros

Espaçoda Crianç[email protected]

dom seg ter qua qui sex sáb

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Abril - 2015

Jogo dossete erros

1.Relógio; 2. Vitral central; 3. Janela frontal esquerda; 4. Torre esquerda; 5. Torre direita; 6. Árvore; 7. carro vermelho.

CristoRessucitou!

Qual será o brinquedopredileto do cachorrinho?

05 - Páscoa

Dizimistas - Aniversariantes de Abril01/04 - Josiane da Costa 10/04 - Wilson Elias Brasil 16/04 - Maria Gabriela01/04 - Maria de Lourdes P. da Silva 12/04- Patrício de Matos Gomes 16/04 - Elizabete Sala Campos02/04 - Roseli Pereira 13/04 - Neusa da Silva Oliveira 17/04 - Ana Luiza Castro Cury08/04 - Maria Clara F. Schoping 15/04 - Maria Eduarda Batista 29/04 - Vanda Maria de Oliveira09/04 - Maria Gloria de Borba 15/04 - Rodrigo Cury 30/04 - Daniel Carvalho de Lima

Tudo de mais gostoso para você!

Rua Alberto Werner, 133 - Vila Operária - Itajaí - SCwww.confeitariacolonial.com.br - [email protected]

3348-37473046-374747

A Igreja de Cristo numera São José Operário e reconhe-o como homem justo, santo e cumpridor da vontade divina em sua vida. Foi também o homem do traba-lho, como fonte da dignidade humana e do desenvolvimento da pessoa.

A primeira vez que José é nomeado nos evangelhos e na cena da anunciação. Maria é chamada de “noiva de um homem chamado José, da tribo de Davi”. Não são muitas as demais ocasiões em que o “varão justo“ é citado. Mas em todas aparece como um homem atento aos planos e a vontade de Deus.

Pouco conhecemos sobre a vida de José. Contudo, o pouco que os evangelistas contam faz entender o seu destacado papel na historia da salvação. Deu nome a Jesus e tornou-se descendente da linguagem de Davi.

Ao lado dos aspectos espirituais, místicos, José manifesta-se pai adotivo de Jesus, trabalhador, providente da sagrada família. No evangelho de Mateus(13,35), a multidão maravilhada com os ensinamentos de Jesus, pergunta-se “Não é este o filho do carpinteiro?”. Esta profissão, com certeza, Jesus aprendeu de José e exerceu durante sua vida oculta, solidarizando-se, assim com todos os trabalhadores. Por outro lado, evidenciando a dignidade do trabalho.

A figura de São José sempre foi celebrada na liturgia da Igreja. Além de padroeiro dos esposos e pais é padroeiro dos carpinteiros e dos trabalhadores em geral.

São José, homem justo e trabalhador, desperta-nos para dignidade e para a justiça, pois nele prolongamos a obra do criador. É o elo de comunhão e solidarieda-de do trabalho que realizamos. Na festa do trabalhador, celebramos São José Operário como protetor dos trabalhadores.

11/04 - Envio da imagem de São José para visita as famílias de nossa comunidade.14/04 - Almoço de abertura da festa.30/04 - Início da festa em honra a São Jose Operário.01/05 - 9h30: Hasteamento da bandeira na Praça 1º de maio. 10h: Missa Solene em honra a São José Operário pelo dia mundial do Trabalho.02/05 – 18h – Santa Missa. 03/05 - Missa de encerramento da festa.

No dia 22 de fevereiro, os Seminaristas Adson Muniz e Jean Marcos iniciaram os trabalhos p a s t o r a i s n a P a r ó q u i a d o Santíssimo Sacramento. Desejamos felicidades nesta nova caminhada.

Igreja Matriz Igreja Nossa Senhora da Paz