Jornal da Oce nicaX3 - 31 de · ponta, a aquisição de equipamentos de ... Oceânica marca...

4
3 2 4 Oceânica em foco ABRIL/MAIO/JUNHO de 2011 | nº 15| Macaé - RJ A Oceânica estará presente na Feira Brasil Offshore 2011 navegação e aquisição de dados em tempo real. Além disso, são prestados servi- ços de correntometria, maregrafia, fluvio- metria, oceanografia e, principalmente, são providos o planejamento, levanta- mento e processamento de dados de sísmica rasa no meio aquático, bem como dados de varredura com o sonar multibeam. Com isso, a Oceânica se orgulha de poder oferecer serviços de survey com qualidade, agilidade, confiabilidade e presteza aos clientes. Hoje, sabemos que a nossa qualificação técnica, fruto da atuação no mercado desde 1978 e o nível de excelência dos serviços prestados equiparam-se aos das mais conceituadas empresas do setor, colocando a Oceânica em um patamar de capacitação e aptidão cada vez melhor para atender as Operadoras e empresas “EPCISTAS”. Esta é mais uma fronteira que a empresa ultrapassa com determinação e sucesso! 2011 já começou há algum tempo e continua a se mostrar um ano promissor para a Oceânica, face aos grandes desafios que se desenham para o segundo semestre deste ano. Além dos projetos em execução, como Cacimbas, Ubarana e os que ainda estão por começar, nossa empresa se vê diante de novos e entusiásticos desafios. Acabamos de cruzar uma nova fronteira rumo à diversificação de serviços de engenharia para atender prospects clientes e oferecer ainda mais serviços à Petrobras, hoje o principal cliente da Oceânica. Com o intuito de incrementar os atuais serviços já prestados com sucesso, como comissionamento, lançamento de linhas rígidas e cabos flexíveis, atividades vinculadas a engenharia submarina e também o fornecimento de serviços de equipamentos para correção de vãos livres e suporte e estabilização de tubulações, fruto da parceria com a ULO, a empresa está potencializando seu portfólio para implementar novos serviços. Através de sua divisão de Engenharia a Oceânica se orgulha de anunciar que desde Maio deste ano passou a executar atividades de levantamento de informações geofísicas, geoambientais, mapeamentos e projetos geofísicos e de monitoramento ambiental. Para atender às demandas do mercado de óleo e gás e de meio ambiente, a empresa realiza serviços de campo, processamento dos dados e gera- ção de produtos georeferenciados e de sistemas de informações geográficas. A utilização de tecnologia de ponta, a aquisição de equipamentos de última geração e o emprego de técnicos com comprovada experiência, permitem à Oceânica realizar levantamentos bati- métricos automatizados com DGPS submétrico e sistemas de batimetria mono e multifeixe, dotados de software de Ultrapassando novas fronteiras Oportunidades para portadores de necessidades especiais Em 2010, número de cursos promovidos ultrapassa a marca de 24 mil horas

Transcript of Jornal da Oce nicaX3 - 31 de · ponta, a aquisição de equipamentos de ... Oceânica marca...

Page 1: Jornal da Oce nicaX3 - 31 de · ponta, a aquisição de equipamentos de ... Oceânica marca presença na Brasil Offshore 2011 de engenharia submarina, impul-sionados por um processo

32 4

Oceânicaem foco

ABRIL/MAIO/JUNHO de 2011 | nº 15| Macaé - RJ

A Oceânica estará

presente na Feira Brasil

Offshore 2011

navegação e aquisição de dados em temporeal.

Além disso, são prestados servi-ços de correntometria, maregrafia, fluvio-metria, oceanografia e, principalmente,são providos o planejamento, levanta-mento e processamento de dados desísmica rasa no meio aquático, bem comodados de varredura com o sonarmultibeam. Com isso, a Oceânica seorgulha de poder oferecer serviços desurvey com qualidade, agilidade,confiabilidade e presteza aos clientes.

Hoje, sabemos que a nossaqualificação técnica, fruto da atuação nomercado desde 1978 e o nível deexcelência dos serviços prestadosequiparam-se aos das mais conceituadasempresas do setor, colocando a Oceânicaem um patamar de capacitação e aptidãocada vez melhor para atender asOperadoras e empresas “EPCISTAS”. Esta émais uma fronteira que a empresaultrapassa com determinação e sucesso!

2011 já começou há algum tempoe continua a se mostrar um ano promissorpara a Oceânica, face aos grandes desafiosque se desenham para o segundo semestredeste ano.Além dos projetos em execução,como Cacimbas, Ubarana e os que aindaestão por começar, nossa empresa se vêdiante de novos e entusiásticos desafios.Acabamos de cruzar uma nova fronteirarumo à diversificação de serviços deengenharia para atender prospectsclientes e oferecer ainda mais serviços àPetrobras, hoje o principal cliente daOceânica.

Com o intuito de incrementar osatuais serviços já prestados com sucesso,como comissionamento, lançamento delinhas rígidas e cabos flexíveis, atividadesvinculadas a engenharia submarina etambém o fornecimento de serviços deequipamentos para correção de vãos livrese suporte e estabilização de tubulações,fruto da parceria com a ULO, a empresa

está potencializando seu portfólio paraimplementar novos serviços.

Através de sua divisão deEngenharia a Oceânica se orgulha deanunciar que desde Maio deste ano passoua executar atividades de levantamento deinformações geofísicas, geoambientais,mapeamentos e projetos geofísicos e demonitoramento ambiental.

Para atender às demandas domercado de óleo e gás e de meioambiente, a empresa realiza serviços decampo, processamento dos dados e gera-ção de produtos georeferenciados e desistemas de informações geográficas.

A utilização de tecnologia deponta, a aquisição de equipamentos deúltima geração e o emprego de técnicoscom comprovada experiência, permitem àOceânica realizar levantamentos bati-métricos automatizados com DGPSsubmétrico e sistemas de batimetria monoe multifeixe, dotados de software de

Ultrapassandonovas fronteiras

Oportunidades para

portadores de

necessidades

especiais

Em 2010, número de

cursos promovidos

ultrapassa a marca

de 24 mil horas

Page 2: Jornal da Oce nicaX3 - 31 de · ponta, a aquisição de equipamentos de ... Oceânica marca presença na Brasil Offshore 2011 de engenharia submarina, impul-sionados por um processo

2

Munida de sólida trajetória de33 anos de sucesso no atendimento àsdemandas do mercado offshore, aOceânica participará da Feira BrasilOffshore 2011, Conferência In-ternacional da Indústria de Petróleo eGás, que acontece em Macaé, de 14 a 17de junho deste ano, no Centro deConvenções Jornalista Roberto Marinho.

A empresa optou pela iniciativade participação por acreditar ser umaótima oportunidade para interagir edemonstrar aos seus clientes, de formadiferenciada, os investimentos queestão sendo feitos em embarcações,equipamentos e capacitação profis-sional.

Voltada para o fornecimento deserviços e soluções tecnológicas deengenharia para empresas do setor deóleo e gás, o objetivo da Oceânica naFeira é compartilhar com clientes eparceiros os resultados do desempenhoorganizacional na prestação de serviços

Editorial

Soluções inovadoras para o mercadoda América Latina

instalações de risers, manfolds, PLET´s, PLEM´s, abraçadeiras e

defensas, reparo de dutos com conectores mecânicos e muitos

outros além das técnicas e equipamentos para survey. Mostraremos

a nova embarcação da Oceânica, o Oceânicasub II, que possui um

sistema de four mooring points, uma sala de controle de operações,

bem como, um Frame de Popa para 30 toneladas, um guindaste com

capacidade para 22 toneladas, acomodações com infraestrutura

completa para atender a tripulação e seus 26 passageiros. O

Oceânicasub II foi concebido para ser uma embarcação de múltiplas

configurações e está apta a atender as diferentes demandas do

mercado.Aembarcação ainda conta com um sistema completo para

intervenção submarina com bounce dive.Estas novidades só se tornam possíveis porque temos uma

equipe de profissionais altamente capacitados que em nossa visãoesse investimento possibilita um atendimento qualificado aosnossos clientes.

Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínuade nossos serviços, sem esquecer a responsabilidade com odesenvolvimento social.

Por intermédio deste conjunto de ferramentas, que estãosendo desenvolvidas por nossa empresa, pretendemos alcançar anossa meta de protagonistas em nosso segmento, dentro domercado offshore.

Vitor Cesar - Gerente Comercial

Oceânica marca presença na Brasil Offshore 2011

de engenharia submarina, impul-sionados por um processo contínuo decapacitação e obtenção de certificaçõesde Gestões de Qualidade, Saúde eSegurança eAmbiental.

Em nosso stand apresentaremosos novos empreendimentos, os últimosequipamentos adquiridos e soluçõespara o mercado daAmérica Latina, comogrouting submarinos e correção de vãolivres. Esta solução inovadora nomercado latino americano é fruto deuma parceria exclusiva da Oceânica coma ULO Systems.

Estas e outras novidades vocêpoderá encontrar no stand da Oceânica,número 48 na Tenda 1.

A Feira

A Brasil Offshore é realizada acada dois anos em Macaé, cidade base dasoperações da empresa, e responsável pormais de 80% da exploração offshore doBrasil. O evento é consolidado no mercadocom 10 anos de existência e atraiu em 2009número de visitantes superior a 49 milprofissionais e 636 expositores.

A ocasião é oportuna para queprofissionais do mercado Offshore bus-quem e discutam novas tecnologias destesetor nas áreas de construção e conheçam assoluções em potencial do mercado Offshorebrasileiro.

Com a franca expansão do mercado offshore,

impulsionada pelo crescimento econômico brasileiro, a

Oceânica intensificou seus investimentos significativamente

em equipamentos e na capacitação profissional de forma a

expandir sua posição no segmento em que atua.

Em um mercado tão extenso como a indústria de óleo e

gás, com tamanha diversidade de negócios, nós buscamos nos

adaptar às necessidades do mercado offshore, não somente no

segmento de engenharia submarina, como em todo tipo de

inovação para fornecer soluções submarinas.

Nossos atributos conseguem transpor as fronteiras

nacionais e captar o que há de melhor em nosso segmento no

mercado internacional com o intuito de preservar a nossa

qualidade na prestação de serviços de engenharia.

Incentivamos nossos colaboradores a trabalharem em

equipe e com criatividade para que juntos possam enfrentar as

necessidades do mercado.

Nossas novidades serão apresentadas ao público

durante a feira Brasil Offshore. Quando mostraremos nossa

gama completa de serviços e tecnologias voltadas para soluções

em engenharia submarinas tais como: Construção e Instalação

de estruturas marítimas, projetos e serviços de correção de

vãos livres e estabilização de dutos e cabos submarinos,

Protagonismo de Engenharia Submarinano segmento

Page 3: Jornal da Oce nicaX3 - 31 de · ponta, a aquisição de equipamentos de ... Oceânica marca presença na Brasil Offshore 2011 de engenharia submarina, impul-sionados por um processo

3

Perfil

Programa para Portadores de NecessidadesEspeciais abre um oceano de oportunidades

Salvaguardar a garantia dedireitos constitucionais e humanos,promovendo oportunidades para oexercício da cidadania em sua forma maisampla. Esta é uma das ações em que aOceânica está engajada. A empresaincentiva o Programa de Inserção dePortadores de Necessidades Especiais.

A proposta é inserir e integrar“pessoas especiais” no quadro decolaboradores da empresa e asexpectativas para esta prática são asmelhores. A Oceânica está comprometidaem realizar a contratação de portadores denecessidades especiais. O Programa levaem consideração a conscientização detodos os colaboradores, clientes, parceirose a sociedade sobre o cenário dosdeficientes no Brasil.

As contratações são feitas juntoao Médico do Trabalho da Oceânica, que

Orgulho de fazer parte do que há de melhorno mercado de intervenção submarina

submarina. Como gosta de surfar, quandoas ondas não estavam propícias, ia caçar.Possuía curso de mergulho autônomo,realizado em 1978, e seu primeiro trabalhoprofissional na área foi na cidade deSantos. Afastou-se quando teve queassumir os negócios da família, mas o marcontinuava a fazer parte da sua vida.

Mudou-se para São Sebastiãodepois que ele e o pai foram baleados.Sobreviveram, mas decidiram mudar deSão Paulo. Na nova cidade, tornou-sepescador até que um grego, proprietário deum navio de mergulho, o convidou paraparticipar de projetos de resgate de naviosnaufragados, como o “Príncipe dasAstúrias” e aviões da Fab. Posteriormenteabriu uma empresa no ramo e começou aprestar serviços, inclusive para a Petrobrasna região. Quando trabalhava para umagrande empresa no Rio foi apresentadopara Ivan Lemos e Wladimir da Oceânica eem seguida veio fazer parte dessa grandefamília, como gosta de chamar. “Hoje meorgulho de trabalhar na Oceânica e fazerparte do que há de melhor no mercado deintervenção submarina” – comemoraNicola.

analisa as adequações necessárias parainiciar as atividades do “colaboradorespecial” e o melhor setor para suaadaptação.

Um dos objetivos do Programa éexpandir as condições de trabalho destescolaboradores, minimizando as limitaçõesde qualquer ordem. Para tanto, é motivadaa realização dos treinamentos presenciais

e disponibilizados pela empresa. Os“colaboradores especiais” recebem aindaa orientação de um tutor em suasatividades e quanto à formaçãoprofissional.

Recente contratada, MichellyQuintanilha, 35 anos, é portadora dedeficiência auditiva e atua na Oceânicacomo recepcionista. Para ela, o Programarepresenta uma ótima oportunidade paraos deficientes mostrarem sua capacidade eseu lado profissional. “A gente se sentecidadão. Muitos podem surpreender e darum resultado além do esperado”, diz.

Michelly afirma que a oportu-nidade aberta a levou a novos caminhos.“Além de ter sido muito bem recebida pelogrupo da Oceânica, conheci uma novacarreira. Pretendo fazer faculdade deRecursos Humanos ou Administração. Seconfiarmos em nós mesmos chegaremosonde quisermos”, declara.

on line

oportunidade, gosta de cozinhar para afamília, fazer pizzas e comida chinesa.

O mergulho entrou na vida deNicola através de um hobby: a caça

De hobby à profissão

Morador de um paraíso no LitoralPaulista, a cidade de São Sebastião, omergulhador Nicola, 61 anos, trabalha há12 anos na Oceânica. Em sua trajetóriaprofissional gosta de valorizar ocrescimento e a evolução da empresa, quese modernizou e ofereceu oportunidadespara que seus profissionais progredissemna carreira, assumindo postos desupervisão e inspeção.

Os embarques são momentosmarcantes em sua memória. “Cadaembarque é uma surpresa, um momentode crescimento e união de cada equipe. Équando nos forta lecemos comoprofissionais e nos tornamos pessoasmelhores” – comenta Nicola.

A honestidade e a amizade sãofundamentais quando nos relacionamoscom outros membros da equipe. Por isso,ele tenta passar suas experiências aosmais novos, já que eles serão o futuro daempresa.

Ao falar da Oceânica ele seemociona e agradece a amizade e respeitoque sempre recebeu. “Tenho uma grandeconsideração por todos, desde aquelesque quase não vejo, mas que fazem

diferença no desempenho da minhafunção, como o pessoal do escritório,passando pela minha equipe e a Diretoria”- afirma.

Nas horas vagas pratica surf,pesca e joga tênis. Casado há 22 anos,possui quatro filhos, e quando tem

Page 4: Jornal da Oce nicaX3 - 31 de · ponta, a aquisição de equipamentos de ... Oceânica marca presença na Brasil Offshore 2011 de engenharia submarina, impul-sionados por um processo

Mais de 24 mil horas de treinamento

4

Créditos

Responsabilidade Social

Este jornal é uma publicação da Oceânica Engenhariae Consultoria

Matriz - Rua Victor Civita, 66 bl.01, Ed.5, sala 624 -Rio Office Park, Barra da Tijuca - RJ. CEP. 22.775-044

BASE MACAÉ - Av. Pref. Aristeu Ferreira da Silva, 2133- Novo Cavaleiros, Macaé - RJ. CEP. 22.930-070

A excelência no atendimento aocliente é um dos focos principais daOceânica, que reconhece que é necessáriomanter seus profissionais treinados ecapacitados para atingir esta meta. Parachegar a este resultado a empresadesenvolveu o PAT - Programa Anual deTreinamento, que é construído a partir dasdemandas encaminhadas pelos gestoresde cada área da empresa .

Os treinamentos realizadosvisam conscientizar e capacitar a força detrabalho. No ano de 2010 foram realizados189 cursos diferentes, totalizando mais de24 mil horas de investimento nacapacitação profissional.

Grande partedos cursos sãorealizados naempresa emMacaé , queconta com umaestrutura comcapacidade pa-ra 50 pessoasonde são rea-

Agir solidariamente deve serum comportamento incondicional detodos. Comprometida com esse ideal ecom a contribuição para o bem-estarsocial, a Oceânica apóia iniciativas quefomentem o desenvolvimento humano eda sociedade em que está inserida.

Embasada nos princípios daResponsabilidade Social, a mais recentecolaboração da empresa foi aparticipação no movimento solidáriodestinado às vítimas das enchentes naregião serrana do Rio de Janeiro, noinício deste ano.

Sensibilizada pelo desastrenatural, a Oceânica se prontificouvoluntariamente a prestar ajuda atravésde doações realizadas pelos colabo-radores e pela própria empresa. A ini-ciativa foi da colaboradora AndresaChagas Dias, que trabalha na matriz daempresa, no Rio de Janeiro. Ela repassoua idéia ao setor de Recursos Humanos dabase em Macaé que ficou responsável

Solidariedade para a Serra

CONSELHO EDITORIAL:Alfredo José Califfa - Diretor GeralLuis Paulo Assumpção - Diretor ComercialIvan Lemos - Diretor OperacionalJosé Luis Baptista Jr - Diretor AdministrativoMichelli Marinho - Coordenadora de RHVitor Cesar - Gerente Comercial

Envio de matérias e sugestões através doe-mail : maté[email protected]

www.oceanicasub.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Fernanda Viseu (DRT/RJ17877) - Fv2 Comunicação Integrada Tel. (22) 2762-5043Impressão: Gráfica Ideal. Tiragem: 800 exemplares

pela divulgação aos demais setores daunidade e pela arrecadação dos donativos.

Os colaboradores ajudaramindividualmente. Juntaram donativos elevaram pessoalmente ou entregaram nospostos da Cruz Vermelha. Todos semobilizaram para ajudar e o volume dedoações foi significativo. A Direção daOceânica disponibilizou uma expressivadoação a qual foi enviada para as regiõesmais atingidas pelas enchentes.

Quem vivenciou de perto a reali-

dade da tragédia foi a colaboradoraMichelli Marinho, coordenadora do setorde RH em Macaé. Ela representou aempresa na distribuição de donativos naregião serrana e compartilhou aexperiência. “Eu estive pessoalmente naregião fazendo a distribuição das doaçõesnos abrigos e nos postos da CruzVermelha. Senti que a mobilização foigeral. Eu vi o quanto as pessoas ficavamgratas com a ajuda, pois não tinham nemágua para beber”, recorda.

Michelli conta que este foi maisum ato de preocupação com o próximorealizado pela empresa, dentre osdiversos desta natureza. “A respon-sabilidade social faz parte da cultura daOceânica, que visa promover e apoiarboas práticas entre seus colaboradores ea sociedade. A empresa participa dediversas ações de cunho social, des-tacando-se a reforma e manutençãomensal de uma creche no Rio de Janeiro”-comenta.

lizados treinamentos e aperfeiçoamentosnas áreas de engenharia. A Oceânicatambém possui em suas instalações umtanque de mergulho com cinco metros deprofundidade, onde acontecem, prin-cipalmente, cursos de atualização pararealizar serviços de inspeção submarina.

Existem casos em que os pro-fissionais que necessitam de qualificaçãoresidem em outros estados. A Oceânicabusca empresas que desenvolvamtreinamentos próximos da residência docolaborador, para que ele permaneça pertoda sua família, proporcionando umamelhor qualidade de vida ao profissional.

Seguindo uma tendência mundialde cursos , a empresa também uti-liza a plataforma web para treinamento,principalmente no que se refere aalterações de procedimentos. Como aOceânica possui profissionais espalhadospor todo país ou embarcados, a plataformaweb facilita a realização de treinamentosque acontecem à distância.

on line

Acima, tanque de mergulho paratreinamento,localizadona sede de Macaé

Ao lado, sala de treinamento,localizadana sede de Macaé