Jornal de Elias Fausto | Edição 14

8
Elias Fausto Jornal de Editor: Marcelo José do Canto JEF no Ponto Certo informação ano I Entrevista Padre Thiago é uma ale- gria comemorarmos seus 7 anos de sacerdócio! É são 7 anos, não 7 dias, nem 7 meses, mas 7 anos. E dizer que o senhor já passou tanto tempo em nossa paró- quia parece até brincadeira, mas não, não é, é verdade...! E esse “passou”, só se for realmente no tempo verbal, porque o Senhor padre, está em nossa paróquia, as coisas que o Senhor realizou e reali- za, aqui permanecem e muito mais, permanecem em nós. Artigo Página 02 Distribuição Gratuita Edição nº 14 05 a 18 de julho de 2014 Palavra pouco utilizada no vocabulário da maioria das pessoas, descabido sig- nifica aquilo que não tem cabimento... inconveniente... impróprio... Por aí vai. Tam- bém pode ser destemperado, inoportuno, inadequado, inde- vido e até imoral. Será neces- sário encontrar mais alguns sinônimos para refletir sobre a confusão gerada na partida entre Kautela e Futsal Futuro na semifinal do Campeonato Municipal de Futebol? Infe- lizmente não! Mais... Editorial Página 02 Novo Campo de Provas da Pirelli terá 120 mil m 2 Empresa confirma investimento de aproximadamente R$ 50 milhões e que deverá substituir o atual de Sumaré Pipa e Cerol A Guarda Municipal ini- ciou no final do mês de junho uma operação que reforça o combate do uso da substân- cia. Quem for flagrado fazen- do o uso da substância será penalizado com base na lei nº. 12.192/2.006, que prevê a apreensão do material e multa. Página 06 Luiz & Nanci Pág. 03 Atletas já iniciaram as disputas em Itatiba | pag. 05 Local fica nos fundos da Casa da Agricultura | pag. 04 Pág. 03 Pág. 05 Pág. 08 Pág. 05 Jogos Regionais Novo DETRAN Via Rápida é opção para novo emprego HC garante GCMs armados Kautela x A.F.C. vai sair o campeão Julho é o mês da Saúde do Homem

description

Jornal de Elias Fausto (JEF), Informação no Ponto Certo

Transcript of Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Page 1: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Elias FaustoJornal de

Editor: Marcelo José do CantoJEFno Ponto Certoinformação

03 a 17 de janeiro 2014

Edição nº 1ano I

Entrevista

Padre Thiago é uma ale-gria comemorarmos seus 7 anos de sacerdócio!

É são 7 anos, não 7 dias, nem 7 meses, mas 7 anos. E dizer que o senhor já passou tanto tempo em nossa paró-quia parece até brincadeira, mas não, não é, é verdade...!

E esse “passou”, só se for realmente no tempo verbal, porque o Senhor padre, está em nossa paróquia, as coisas que o Senhor realizou e reali-za, aqui permanecem e muito mais, permanecem em nós.

Artigo

Página 02

Distribuição Gratuita

Edição nº 14

05 a 18 de julho de 2014

Palavra pouco utilizada no vocabulário da maioria das pessoas, descabido sig-nifica aquilo que não tem cabimento... inconveniente... impróprio... Por aí vai. Tam-bém pode ser destemperado, inoportuno, inadequado, inde-vido e até imoral. Será neces-sário encontrar mais alguns sinônimos para refletir sobre a confusão gerada na partida entre Kautela e Futsal Futuro na semifinal do Campeonato Municipal de Futebol? Infe-lizmente não! Mais...

Editorial

Página 02

Novo Campo de Provas da Pirelli terá 120 mil m2Empresa confirma investimento de aproximadamente R$ 50 milhões e que deverá substituir o atual de Sumaré

Pipa e Cerol

A Guarda Municipal ini-ciou no final do mês de junho uma operação que reforça o combate do uso da substân-cia. Quem for flagrado fazen-do o uso da substância será penalizado com base na lei nº. 12.192/2.006, que prevê a apreensão do material e multa.

Página 06

Luiz & Nanci

Pág. 03

Atletas já iniciaram as disputas em Itatiba | pag. 05

Local fica nos fundos da Casa da Agricultura | pag. 04

Pág. 03

Pág. 05

Pág. 08

Pág. 05

Jogos Regionais Novo DETRAN

Via Rápida é opção para novo emprego

HC garante GCMs armados

Kautela x A.F.C. vai sair o campeão

Julho é o mês da Saúde do Homem

Page 2: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Jornal de Elias Fausto02 | Opinião

Editor: Marcelo José do Canto – MTB 20.669 Textos: Marcelo José do Canto Fotos: Divulgação, Arquivo (Prefeitura Municipal de Elias Fausto) e Assessorias de Imprensa Colaboradores: Eduardo Lopes, Fernando Santos e Nílson Ribeiro Publicidade: Santiago Santos (estagiário)Diagramação: Marcelo de Queiroz Periodicidade: Quinzenal Tiragem: 4 mil exemplares - Impressão: Editora Z Ltda Endereço para correspondência: Rua Coronel Domingo Ferreira – nº 496 – Centro – CEP: 13.350-000 - Elias Fausto Para enviar um Artigo, notas para JEF Social, reclamações e notas para o Espaço de Leitor: [email protected] Jornal de Elias Fausto (JEF) é um produto da Canto da Comunicação: CNPJ: 05.127.081/0001-09 - Inscrição Municipal: 18.143facebook.com/jornaldeeliasfausto

Editorial

Violência Descabida e GCMPalavra pouco utilizada no

vocabulário da maioria das pessoas, descabido significa aquilo que não tem cabimen-to... inconveniente... impró-prio... Por aí vai. Também pode ser destemperado, ino-portuno, inadequado, indevi-do e até imoral. Será neces-sário encontrar mais alguns sinônimos para refletir sobre a confusão gerada na partida entre Kautela e Futsal Futuro na semifinal do Campeonato Municipal de Futebol? Infe-lizmente não! Mais infelici-dade de nada adiantaria. No entanto, o que deve adiantar e servir de lição para todos os envolvidos nesta confusão é fazer uma análise criteriosa da participação daqueles que se descontrolaram e fizeram de um campo de futebol, local de lazer e entretenimento, um verdadeiro campo de batalha.

É inadmissível que atle-tas de duas das melhores equipes da cidade façam um espetáculo tão deprimente. Ninguém, mas ninguém mes-mo, independente de credo, posição social e cor, deveria proporcionar um espetáculo tão vergonhoso como ocorreu no Estádio Municipal Afonso Bergamo. A Ícone TV tem as imagens e todo mundo pode conferir as cenas lamentáveis pelo site www.iconetv.com.br. Brigas entre os próprios atle-tas já é uma coisa inaceitável. Imagine, então, um jogador agredir covardemente o ár-bitro, de maneira inesperada, em que a vítima praticamen-te estava observando toda a confusão sem qualquer poder de reação. Não para revidar a agressão, mas sim para se pro-teger de ato tão lamentável. Que esse garoto, que não deve

ser crucificado, aprenda com um erro inadmissível como esse e vislumbre um futuro melhor dentro do esporte.

Em plena festa pela dispu-ta de uma Copa do Mundo em nosso país, que todos os envol-vidos reflitam sobre esse epi-sódio lamentável e pautem sua vida esportiva em exemplos de atletas que dignificaram o es-porte e não em exemplos deplo-ráveis que vêm, muitas vezes, de jogadores profissionais que mesmo vigiados por inúme-ras câmeras cometem atos que muitas vezes estimulam atletas amadores fazer de uma simples disputa uma verdadeira guerra.

Alguns psicólogos que já estudaram esse fenômeno. Um deles, o mestre e doutor em Psi-cologia do Esporte, Renato Mi-randa, acredita que a matriz da cultura da violência entre atle-tas se dá a partir da iniciação

esportiva, ou seja, na tenra ida-de. Renato ressalta que é a alta ansiedade gerada pelo desejo de vencer a qualquer preço que fomenta desde cedo o compor-tamento agressivo que desen-cadeia em violência. Alertam para frases do tipo “o segundo lugar é o primeiro dos últimos”; “Vencer é o que interessa”; “Só os vencedores são reconheci-dos”; “Não seja um loser (per-dedor!)”; “Vencer a qualquer preço” e outras tantas quando ditas no ambiente frequentado por adultos são relativizadas e são fomentadas pelo contex-to e a cultura de cada um. É uma pena que com tantos bons exemplos que o esporte nos dá, ainda tenhamos que passar por um episódio que mancha uma competição que está preste a conhecer seu campeão. Que a disputa entre Kautela e A.F.C seja sadia , que a torcida se di-

virta , estimule seu time, e que os jogadores joguem futebol e vença o melhor.

E por falar em violência, que o Habeas Corpus conce-dido pela Justiça para que a Guarda Civil Municipal possa portar armas também sirva de reflexão para os responsáveis e principalmente aos GCMs. Te-mos consciência de que o por-te de armas, ao mesmo tempo que pode facilitar o trabalho de combate à violência, também é um risco quando seus portado-res não estão preparados ade-quadamente. Em várias opor-tunidades já acompanhamos pelos noticiários episódios que colocaram em xeque a neces-sidade do porte de armas por Guardas Municipais. Muitas vezes pela utilização em mo-mentos de pressão sem a ne-cessidade de uma medida tão drástica como essa.

Padre Thiago é uma ale-gria comemorarmos seus 7 anos de sacerdócio!

É são 7 anos, não 7 dias, nem 7 meses, mas 7 anos. E dizer que o senhor já passou tanto tempo em nossa paró-quia parece até brincadeira, mas não, não é, é verdade...!

E esse “passou”, só se for realmente no tempo verbal, porque o Senhor padre, está em nossa paróquia, as coisas que o Senhor realizou e reali-za, aqui permanecem e muito mais, permanecem em nós.

Não é passado, é presente, é algo que se renova a cada dia quando exerces seu mi-nistério com amor.

Não tem como hoje falar da Paróquia de São José, sem falar em Padre Thiago. Nem tão pouco de Padre Thiago, sem falar da Paróquia de São José.

Há 7 anos sacerdote e pa-róquia vão se conhecendo aos poucos. Hoje uma mistura

tão grande, que já nem se pode mais separar sacerdote e paróquia. O sacerdote está na paróquia e a paróquia está no sacerdote. Quando dize-mos paróquia estamos falan-do de cada um de nós, seus paroquianos.

Padre Thiago, nesses 7 anos, ou nesses 2.555 dias, com certeza Deus foi te moldando, te modelando, te aprimorando, como o vaso na mão do Oleiro. Padre nós agradecemos a Deus, por to-dos os conselhos que nos dá em nosso dia a dia, nas con-fissões, quanta sabedoria!

Agradecemos a Deus por todos os doentes que visitas-tes, levando a esperança e a fé.

Agradecemos a Deus por todas as missas celebra-das através do Senhor Padre Thiago, Jesus se faz pão do céu e nós reconhecemos ao partir do pão...!

Agradecemos a Deus pelo

seu sacerdócio, pela sua vida dom de Deus e presente de Deus para todos nós, porque se estás aqui conosco é por-que assim Deus quis e quer.

Aceite nesse dia todo o nosso agradecimento e o ca-rinho de todos os seus paro-quianos. Que Deus o aben-çoe...!

7 anos de Ordenação

O Padre Thiago Luziano Leite, pároco da Paróquia São José de Elias Fausto, come-morou 7 anos de ordenação presbiteral no último dia 1º de julho. A missa comemorativa foi realizada domingo (29/06), Dia de São Pedro. Após a mis-sa a comunidade preparou um café e confraternização para o presbítero no Salão Co-munitário de Santo Antonio. Padre Thiago está em Elias Fausto desde 07 de dezembro de 2010. Thiago nasceu em Campinas, no dia 06 de outu-

bro de 1980, filho primogênito de João Luziano Leite (Me-mória) e Lourdes Aparecida Braga Leite. Tem dois irmãos Juliana Braga Leite e Jonas Eliezer Braga Leite.

Desde muito jovem se en-volveu e participou de sua comunidade católica. Cresceu na Comunidade Santa Tere-sinha, no Bairro Guará, em Barão Geraldo. Ao completar seus estudos no ensino funda-mental, aceitou o chamado de Deus para trabalhar radical-mente pelo Reino. Participou dos encontros vocacionais e foi admitido no ano de 2000 no Seminário da Imaculada, para os estudos filosóficos na PUC. Em 2003 iniciou o estu-do da Teologia. Acompanhado por seus formadores, como seminarista, vivenciou expe-riências pastorais na Paróquia Santa Isabel, em Barão Geral-do, de 2000 a 2001; Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Guanabara, em 2002; Paróquia

Padre Thiago: nosso agradecimento

Comunidade de São José

Artigo

Nossa Senhora da Candelária, Indaiatuba, de 2003 a 2004; e na Paróquia Santo Antônio, em Monte Mor, em 2005 a 2006.

No dia 28 de dezembro de 2006, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, recebeu de Dom Bruno Gamberini (Memória), Arcebispo Metropolitano de Campinas, a Ordenação Dia-conal. No dia 19 de janeiro de 2007 recebeu nomeação como Vigário Paroquial, com fun-ções diaconais, na Paróquia Santo Antônio, em Monte Mor.

Foi Ordenado Presbítero no dia 1º de julho de 2007, em Celebração Eucarística presi-dida por Dom Bruno Gambe-rini, no Ginásio Baia Assis, na cidade de Monte Mor. Neste mesmo dia foi nomeado Vi-gário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Monte Mor.

Page 3: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Jornal de Elias Fausto Cidades | 03

Pirelli terá Campo de Provas na cidadeInvestimento de US$ 23 milhões; construção nas imediações da Rodovia do Açúcar

Com um investimento de 23 milhões de dólares, mais de R$ 50 milhões, a Pirelli irá construir uma pista de provas de 120 mil metros quadrados em Elias Faus-to. Pelas informações da empresa, passadas na terça-feira (01/07), o novo Campo de Provas permitirá aos pesquisadores da Pirelli e das montadoras de veículos reunir a experimentação indoor à outdoor, o que é fundamental para o de-senvolvimento e para a qualidade dos novos produtos. A opção pelo nosso município, revela a asses-soria de imprensa da empresa, é pela proximidade com a fábrica de Sumaré e pela qualidade am-biental e climática da nossa re-gião. As obras terão início assim que toda parte burocrática estiver legalizada e a partir daí será de-finido o prazo para conclusão do empreendimento que, de acordo com a Pirelli, será na imediações da Rodovia do Açúcar, às margens do Rio Tietê, no antigo Engenho da Carvoeira.

O novo Campo de Provas ofe-recerá, em particular, a possibili-dade de desenvolver em conjunto com as fábricas, soluções e produ-tos adequados a cada modelo novo de automóvel, utilitário esportivo ou moto, veículo comercial, in-dustrial, agrícola ou de obras ci-vis, em pistas que replicam todas as condições estradais – do asfalto seco à relva – típicas da Améri-ca do Sul. O objetivo é testar os pneus nas condições mais extre-mas de uso, avaliando o desempe-nho em termos de duração, segu-rança e custos de funcionamento, com soluções arquitetônicas de baixo impacto ambiental.

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multi-nacional italiana consagrada na Campo terá área de 120 mil m2: utilitários estão entre os tipos de veículos que passarão por testes na pista

indústria de pneus, com 22 uni-dades industriais em 13 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presen-te com sete unidades produtivas, sendo cinco delas no Brasil, onde tem atuação industrial há 85 anos: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Ar-gentina (Merlo), e outra na Vene-zuela (Guacara). A empresa em-prega mais de 38 mil pessoas no mundo, com aproximadamente 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras.

Ainda de acordo com informa-ções dos executivos da empresa, o Campo de Provas de Sumaré – que completou 25 anos em 2013 – deverá ser substituído pelo novo Campo de Provas de Elias Faus-to. Os Campos de Provas da Pi-relli colaboram ativamente com um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de San-to André. Com perfeita integra-ção, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Uni-dos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e imple-mentos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

Informações da Pirelli: http://www.pirelli.com/tyre/br/pt/com-pany/campo-de-provas-intro.html

Prefeito recebe carro doado para o Conselho Tutelar

O Conselho de Tutelar de Elias Fausto terá, a partir de agora, mais condições de rea-lizar seu trabalho. O Prefeito Laércio Dude Betarelli as-sinou na manhã quarta-feira (02/07), em Araraquara, o termo de recebimento do ve-ículo Chevrolet Spin LT zero quilômetro, doado pela Se-cretaria de Direitos Humanos da Presidência. Os Conselhos Tutelares são órgãos integran-tes do Sistema de Garantia de Direitos, assim como o Juiza-do da Infância e Juventude e

Promotoria. São órgãos per-manentes e autônomos, cria-dos e regidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e outras leis municipais, para zelar pelos direitos das crian-ças e adolescentes.

Rádio Criativa em Cardeal Os moradores de Carde-

al já podem sintonizar a Rádio Criativa FM 105,9. O privilégio teve início no dia 29 de maio, com a instalação de uma torre de transmissão, que aumentou seu alcance. A população conta agora com diversas promoções, uma programação variada, reali-zação de grandes eventos, além de muita informação.

Existente desde 22 de mar-

ço de 2002, a Rádio Criativa vem inovando no conceito de comunicação. Conquista cada vez mais ouvintes. Além de muita música e programas de variedades, toda sexta-feira, das 10h30 ao meio dia, a população acompanha o Programa “Bom dia, Prefeito!” e pode fazer per-guntas ao vivo. O site da rádio é www.radiofmcriativa.com.br. Telefone: (19) 3821-7032.

Quem já recebeu o comunica-do do Via Rápida Emprego favor comparecer no Departamento da Educação, pois o curso de Assis-tente Administrativo inicia dia 28 de julho, às 19h, na escola João Guedes na Vila Anchieta. As ins-crições continuam abertas. O Via Rápida Emprego, um programa de qualificação profissional do Governo do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso de Assistente Administrati-vo. O curso tem carga horária de 60 horas.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.

Via Rápida Emprego tem inscrições até 28 de julho

viarapida.sp.gov.br. Os requisitos são: ter concluído o Ensino Mé-dio, ser maior de 16 anos e estar desempregado. O estudante rece-berá uma Bolsa Auxílio no valor de R$ 210, subsídio para trans-porte de R$ 150 e lanche no valor de R$ 100. Totalizando R$ 460 de benefício. As aulas ocorrerão na escola João Guedes no período noturno. Quem aplicará o curso é o Centro Paula Souza e a Fatec de Indaiatuba. Mais informações no Departamento da Educação pelo telefone (19) 3821-1704, falar com a Coordenadora Pedagógica Célia Luko.

O juramento à bandeira dos jovens que fizeram o Alistamento Militar será dia 18 de julho, às 8h, no Ginásio da Vila Anchieta.

Juramento é dia 18 de julho

Page 4: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Jornal de Elias Fausto04 | Cidades

Nova unidade do Detran está prontaO Departamento Estadual de

Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em Elias Fausto está em novo endereço e seu atendimento a partir de agora será na Rua 24 de Fevereiro, nº 274, no Centro, nos fundos da Casa da Agricultura. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem pausa para almoço. An-tes, os serviços eram oferecidos na própria delegacia, na Avenida Arthur Augusto Morais, nº 298, no Bairro São José, que passará a servir também para as atividades policiais. A mudança ocorreu na última terça-feira (01/07). Além dos serviços que eram prestados, a nova Seção de Trânsito passará a oferecer vistoria e lacração, com agendamento prévio. A vistoria de veículo será às segundas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Já a lacração será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Outra novidade é que o posto terá um computador para acesso gratuito aos serviços online pelo endereço www.detran.sp.gov.br. Além disso, a unidade passará a oferecer alguns serviços de ha-bilitação, como a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação

DETRAN-SPO DETRAN-SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.Informações ao cidadão: www.detran.sp.gov.br

Parceria com a Prefeitura propiciou infraestrutura e cessão de funcionários(CNH), a CNH Definitiva (no caso de condutores que tiraram a primeira habilitação) e a Per-missão Internacional para Dirigir (PID).

Antes, esses procedimentos só podiam ser realizados na unidade do Detran em Capivari. A nova seção de trânsito de Elias Fausto conta com móveis e equipamentos novos, condições de acessibilida-de, banheiro para uso do público, entre outras benfeitorias.

Para viabilizar todo o traba-lho e sacramentar a parceria com o Detran, a Prefeitura de Elias Fausto, além do novo espaço, ce-deu dois servidores municipais, que serão capacitados por profis-sionais da unidade de Capivari, para recepcionar e orientar os ci-dadãos.

REESTRUTURAÇÃO – As mudanças em Elias Fausto fazem parte da reestruturação das unida-des de atendimento do DETRAN--SP, que ocorre em todo o Estado. Atualmente, 64 unidades, entre as quais a Unidade de Elias Fausto, funcionam no novo padrão de atendimento, inspirado no Poupa-tempo. Todas têm mais de 90% de aprovação por parte dos usuários.

Os beneficiários dos pro-gramas Bolsa Família e Renda Cidadã participaram de um en-contro na tarde da última quinta--feira (26) no CRAS (Centro de Referência de Assistência So-cial).

O intuito da reunião foi a

A Renovação Carismática Católica (RCC), presente em Elias Fausto através do Grupo de Oração Nossa Senhora do Ce-náculo, realiza do dia 2 de julho até 27 de agosto o Seminário de Vida no Espírito Santo que são encontros durante nove semanas com oração, pregação e partilha.

Trata-se de uma série de en-

conscientização sobre o trabalho infantil através de palestra e ví-deo monitoradas pelo Psicólogo Delson Luis Lago Niebus e pela Assistente Social Roseli Apa-recida de Souza Santos. Cerca de 50 famílias participaram do evento.

Reunião sobre Bolsa Família e Renda Cidadã

contros que ocorrem às quartas--feiras a partir das 19h15 na Igreja Matriz São Jose, no Cen-tro, com o objetivo de tratar so-bre temas ligados à espirituali-dade e fé.

Em cada semana é tratado um tema na seguinte ordem: O Semeador (2/7), O amor do Pai (9/7), Pecado (16/7), Jesus Sal-

vador (23/7), Fé e Conversão (30/7), Senhorio de Jesus (6/8), Cura interior (13/8), Batismo no Espírito Santo (20/8) e Vida em Comunidade e Amor entre os Ir-mãos (27/8).

Nos dias 30 e 31 de agosto ocorre o encerramento do Semi-nário de Vida com o retiro e a missa.

Renovação Carismática realiza série de estudos sobre Espiritualidade

A arte e fé do Corpus Christi

Disque DETRAN-SP: Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333Demais localidades: 0300–101–3333 Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6 h 30 min. às 15 horas.Fale com o DETRAN-SP e Ouvidoria: Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.

Page 5: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Jornal de Elias Fausto Esportes/Cidades | 05

Elias Fausto já está nos RegionaisAs equi-

pes de futsal masculino e feminino, re-p r e s e n t a n t e s do atletismo e

ciclismo embarcaram na última quarta-feira (02/06), para Itatiba onde participarão da 58ª edição dos Jogos Regionais, que reúne as principais atletas e equipes do esporte amador do Estado de São Paulo de 3 a 12 de julho. A de-legação de Elias Fausto terá cer-ca de 70 pessoas e o município será representado em cinco mo-dalidades: Atletismo, Ciclismo, Futsal Masculino Livre, Futsal Feminino Livre e Futebol Mas-culino Sub 20. Nesta sexta-feira, a expectativa é para as disputas de Ciclismo e Atletismo, com a cidade bastante otimista pela par-

Abertura oficial foi na quinta-feira; expectativa para disputa do atletismoticipação do atleta Silvano Lima Pinto (Manipularium/Top Trai-ning) nas provas que acontecem neste sábado (07/07) e domingo (08/07) e no ciclismo. Silvano, que já conquistou medalhas em 2013, vai em busca do bicampe-onato.

Na última quinta feira (03/06), aconteceu a abertura ofi-cial do evento, no Ginásio Muni-cipal ‘José Boava’, com a presen-ça das delegações, torcidas e de autoridades. As competições, no entanto, começaram pela manhã, com disputas em diversos pontos da cidade. Elias Fausto abriu sua participação na quinta (03/06), com o Futsal Feminino encaran-do o time de Tuiuti, no Ginásio Lar Itatibense da Criança (LIC). Já o Futsal Masculino estreou contra Conchal.

A Guarda Civil Municipal de Elias Fausto vai poder por-tar armas para a realização do seu trabalho mesmo fora do município. Um Habeas Corpus Preventivo impetrado pelo ad-vogado e Coordenador da GCM, Jades Martins de Melo, teve sua argumentação acatada pelo Juiz Gustavo Nardi, que concedeu o Salvo-Conduto pleiteado. O que também pesou para a decisão favorável foi o Parecer da Pro-motora de Justiça Cristiane de Morais Ribeiro Sampaio Carva-lhaes de Camargo, que fez refe-

Pelo sétimo ano consecutivo um grupo de amigos promoveu a Romaria de Elias Fausto a Apa-recida, pela fé creditada à Nossa Senhora, a Padroeira do Brasil. Como sempre acontece, a saída ocorreu no Dia de Corpus Chris-ti, neste ano em 19 de junho. A ideia surgiu pelo fato desses amigos sempre acompanharem a Romaria de Indaiatuba e de-

rências elogiosas à GCM: “É de conhecimento desta Promotoria de Justiça que a Guarda Civil de Elias Fausto possui atuação des-tacada na cidade, sendo respon-sável pela maioria dos flagrantes realizados”. A promotora ressal-tou, ainda, em suas considera-ções que “é fato que em razão da atuação dos integrantes da Guar-da Civil de Elias Fausto, eles são visados por criminosos que podem atentar contra a sua vida, como o recente episódio ocorri-do em Monte Mor”.

De acordo com Jades, os

cidirem fazer a própria peregri-nação. “Neste ano fomos em 8 cavaleiros e 3 pessoas de apoio. Nosso objetivo é a fé em Nos-sa Senhora Aparecida e também a confraternização e o passeio entre amigos. Aproveitamos, também, para descansar”, conta um dos amigos e organizador, Vitório Gonzaga de Camargo, o Vitorinho, mostrando que nove

documentos (salvo-condutos) já foram expedidos e estão em trânsito. “Assim que chegarem serão entregues aos beneficia-dos. Trata-se de um importantís-simo documento, pois, antes, se um GCM em perseguição fosse até Salto, poderia ser preso por porte ilegal de arma, já que po-deria portá-la somente em Elias Fausto. Isso é um absurdo. O GM teria que assistir o meliante ir embora e parar na divisa dos municípios para não ser preso. E o que é pior: o bandido ficaria impune”, esclarece Jades.

dias de viagem, de 19 a 27 de junho, não deu para cansar nin-guém.

Todos os participantes foram Vitorinho, Lupércio, Alexandre, Diego Tubarão, Leo, Lando, Professor Meneguel e Mario Borgonove, com o caminhão de apoio com Fernando Mora, caminhão de cozinha Carlinhos Mineirin e o cozinheiro Ticão.

Habeas Corpus garante GCMs armados até fora do município

Grupo de amigos cavalga nove dias em Romaria à Aparecida

Parte da delegação que irá representar a cidade nos Jogos em Itatiba; Silvano corre em busca do bicampeonato

Oito cavaleiros encararam o desafio de 19 a 27 de junho e garantem que não deu para cansar ninguém

Campanha de Saúde do Homem acontece em julho

Com o objetivo de cons-cientizar os homens a cuidar da saúde e prevenir algumas doenças, a Diretoria Municipal de Saúde de Elias Fausto, jun-tamente com o Programa Saúde da Família e a Vigilância Epi-demiológica, realizam durante todo o mês de julho a Cam-panha de Saúde do Homem. Nesta campanha, além do PSA - exame para diagnóstico do câncer de próstata, será ofereci-do aos homens alguns exames para diagnósticos de algumas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Para o exame

de PSA a faixa etária entre 40 e 65 anos, e para os exames de DSTs será entre 20 e 65 anos. Os exames serão coleta-dos nos seguintes locais: • PSF 100 e 120: na UMS de segunda a sexta das 7:00 às 09:00 (Enfermeiras Luciana e Lucinéia).• PSF 900 (São Judas): Posto de Saúde do São Judas do dia 14 a 18 de julho das 08:30 às 15:00 (Enfermeira Vera). • PSF 130 Cardeal: Posto de Saúde do dia 14 a 18 de julho das 08:30 às 15:00 (Enfermeira Ruana).

CRAS cadastra currículo on-line ou pessoalmente

Os interessados a uma vaga de emprego têm duas opções para entregar ou preencher o currículo. Pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) “Igná-cio Malaquias Paes”, no Bair-ro Jardim Mário Covas Outra opção, mais prática, é pelo site www.eliasfausto.sp.gov.br no campo “Utilidade Pública”, no menu “Banco de Empregos”. Na sede do CRAS é na Rua

José Barrera, nº 193, no Jar-dim Mário Covas e o horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de se-gunda a quinta, e até às 15h às sextas-feiras. Falar com Celma Valli. O telefone para contato é (19) 3821-2087 ou 3821-2477. O objetivo da Promoção Social é colocar em contato o profissional desempregado e o empregador que está a procura de profissionais.

Prefeitura faz triagem para oferecer cursos

Com o objetivo de levan-tar a possível demanda para cursos profissionalizantes, a Prefeitura Municipal de Elias Fausto abrirá uma pesquisa permanente para dectar quais seriam os ideais a serem im-plantados no município. Essa ação, no entanto, será para pla-nejar cursos que supram essa deficiência em curto prazo de tempo. “De posse da demanda

poderemos organizar cursos ou fazer os devidos encami-nhamentos para escolas espe-cializadas da região”, revela o Coordenador da Educação, Lázaro Osório Michel. Os inte-ressados podem procurar o De-partamento da Educação sito à Rua XV de Novembro, nº 239, Centro. Horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h de se-gunda a sexta-feira.

Page 6: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Jornal de Elias Fausto06 | Entrevista

Há 30 anos juntos, Luizinho e Nanci moram e trabalham nos EUA desde 1996Luiz&Nanci: Casal internacionalEles estão casados há 21 anos (mais 9 anos e 11 meses de namoro) e formam o casal mais internacional de Elias Fausto. Atualmente moram nos Estados Unidos. Ela tra-balha em uma industria far-macêutica e ele como “wine communicator”, uma nova especialidade que especiali-dade que vem crescendo mui-to nos últimos anos. Antes de ‘desbravar’ o mundo e ir parar do outro lado da Améri-ca, fizeram um pouco de tudo que ainda hoje a nossa ju-ventude faz... Relembram de passagens marcantes como Baladas no ‘Rola Coco’, das competições de vôlei, cam-peonatos de futsal na escola e afirmam que estão muito bem adaptados à vida na Terra do Tio Sam. Nanci Bergamo é Head of “Quality Projects & Support North America” at Sanofi, e Luiz Alberto é Fun-dador da maior comunidade virtual para amantes do vinho no mundo, a #winelover.Como é a vida la fora? A adaptação a nova realidade é muito difícil? Saiba isso e muito mais nessa exclusiva entrevista para o JEF:JEF - Quem são suas famí-lias? Nanci - Eu (Luiz) sou filho do Lelo (Aurélio Alberto) e da Lelinha (Maria Helena Gazioli Alberto). A Nanci é filha do Jair Bergamo e da Rute Thoni Bergamo .JEF - Vocês nasceram em Elias Fausto e começaram seus estudos aqui. Contem um pouco desse início? Nanci - Belas memórias do General Mascarenhas de Morais (hoje EE Professora Genny Pimazzoni). Eu fiz até a oitava série e fui estudar no Pio XII em Campinas. A Nanci fez apenas o primário e se mudou para São Paulo, mas ia a Elias Fausto todos os finais de semana para ver a família. JEF - Há quanto tempo es-tão fora do Brasil? Nanci - Desde 1996. Parece que foi ontem, mas daqui a pouco vão ser 20 anos que es-tamos por aqui...

JEF - Onde vocês moram? Nanci - Ate o ano passa-do morávamos no estado de Nova Jersey. Mudamos algu-mas vezes de casa, mas vive-mos todos esses anos por lá. Gostávamos muito da vida no “Garden State” mas, no ano passado, a Nanci foi transfe-rida para Cambridge (Massa-chusetts). Nos mudamos para Wellesley (uma linda cidade-

zinha a 20 minutos de Bos-ton) e estamos muito felizes com nossa nova vida.JEF - Como foi a adapta-ção, não somente no con-texto profissional, mas tam-bém no convívio social? Nanci - Para nós foi bem fá-cil. Tem gente que se muda, mas que tem uma tremenda dificuldade em se adaptar porque continua a tentar vi-ver como se estivesse ainda no Brasil. E nós não fizemos isso... O segredo está na sua própria atitude em relação a mudança. Nada é perfeito no mundo, então o Importante é tentar achar as boas coisas na sua “nova vida” e guardar na memória as alegrias do pas-sado. Não da pra ser feliz se você pensa que deixou as coi-sas boas da vida para trás.JEF - Mesmo há muitos anos por aí, vocês ainda sentem diferença cultural? Nanci - Sim e não. Do jeito que a pergunta foi colocada, tem-se impressão que “sen-tir a diferença” é uma coisa negativa, quando na verdade esse é um dos maiores privi-légios que podemos ter como imigrantes. Ter nascido e vivido em outro pais nos dá uma perspectiva diferente da vida. Então: 1) Sim. Sentimos a diferença cultural porque fomos criados em uma reali-dade muito diferente. 2) Não. Não sentimos a diferença cul-tural porque nós abraçamos essa cultura como nossa.

JEF - Pretendem retornar ao Brasil, Elias Fausto, quando estiverem ‘velhi-nhos’? Nanci - Já aprendemos a nunca dizer nunca... mas não está nos nossos planos. Senti-mos falta de nossas famílias e amigos, mas a velhice por aqui é muito honrada. Em uma boa parte dos casos, fi-car velho não significa “es-perar o seu dia chegar”. As pessoas de idade continuam a aproveitar a vida. Viajar e ter atividades sociais é uma par-te da velhice por aqui e a cul-tura e a infraestrutura ame-ricana permitem que você o faça sem se sentir um peixe fora d’agua.

JEF - Quais passagens mais marcantes na juventude de vocês?Em nossa paquera e namoro, foi os bailinhos ‘rola coco’ no Salão Municipal. As compe-tições de vôlei e futsal tam-bém sempre foram bem mar-cantes.JEF - Quais os conselhos

que vocês dariam para essa juventude que praticamen-te tem hoje o mundo nas mãos e sonha morar no ex-terior?

Nanci - Viva o seu sonho e acredite em você. A gente se

move em direção das coisas em que pensa constantemen-te... Pense em que atividades você pode se destacar e nas coisas que vão te fazer feliz!

JEF - Por favor, mandem um recado para o povo

eliasfaustense!

Nanci - A distância não apaga as memórias e vocês vão sem-pre estar em nossos corações. Um forte abraço para todos vocês que foram parte das nossas infâncias e juventudes.

Page 7: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Jornal de Elias Fausto Social | 07

JEFestaJunina no Mascarenhas

Eagle School no GIL Massas

Padre Thiago: 7 anos de Ordenação

Page 8: Jornal de Elias Fausto | Edição 14

Jornal de Elias Fausto08 | Esporte

Vem aí a decisão: Kautela x A.F.C. As equipes do Kautela e

Associação Futebol Clube (AFC) vão brigar pelo título do Campeonato Municipal de Futebol 2014. Para chegarem à decisão, o Kautela se vingou da derrota da fase classificatória e despachou o Futsal Futuro por 1 a 0, com gol de cabeça do meia Vinicius Barreira. A partida disputada dia 22 de junho, no entanto, ficou marcada negativamente pela violência de jogadores dos dois times, principalmente do atleta Caio, do Futsal Futuro, que agrediu o árbitro Rodrigo da Costa. De acordo com a súmula do jogo, a árbitro teve dois dentes quebrados. Na outra semifinal, disputada dia 29 de junho, a A.F.C. levou a melhor sobre o Democratas nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. O Democratas saiu na frente no 1º tempo com gol de Kiko, cobrando falta, e a A.F.C empatou na 2ª etapa com o atacante Cleber. Nas penalidades, a A.F.C. fez 7 a 6 e vai brigar para chegar ao primeiro título. A decisão está programada para o dia 13 de junho, às 9h30, no Estádio Municipal Afonso Bérgamo.

Na tumultuada partida entre Kautela e Futsal Futuro, que todos podem conferir os melhores lances através da Ícone TV (http://www.iconetv.com), os kautelenses foram superiores e tiveram as melhores chances ao longo dos 90 minutos. O gol que garantiu o Kautela na luta pelo bicampeonato foi em cobrança de escanteio, com cabeçada do meia

Equipe Sub 17 está fora da final da LIDI

A equipe de futebol Sub 17 de Elias Fausto não irá disputar a final do Campeonato “Hélio Carlos Amstalden” da Lidi (Liga Regional Desportiva Indaiatuba-na). Os garotos eliasfaustenses foram eliminados na semifinal pelo São Francisco, por 2 a 1, em partida disputada em 28 de junho, no Campo da Osan. Co-mandada pelo treinador Rogério

Cardeal já conta com um novo parquinho para que a criançada se divirta e pratique atividades físicas. Ele fica na Praça bem ao lado da Rodoviária.

Vinicius. Na parte negativa, as imagens da Ícone TV mostram a agressão covarde do jogador Caio Felipe Moraes Gonçalves desferida ao árbitro Rodrigo da Costa, que estava observando a confusão e levou um soco do lado esquerdo do rosto, que quebrou dois dentes. De acordo com a súmula, um Guarda Municipal relatou a agressão em Boletim de Ocorrência. Na confusão, vários jogadores das duas equipes participaram da confusão, com socos e pontapés. Ainda de acordo com a súmula, no decorrer da partida, os atletas Vinicius do Canto Brandolim e Vinicius Barreira, do Kautela, e Marcelo da Silva Ferreira e Lucas da Silva, do Futsal Futuro, trocaram socos, pontapés e empurrões e acabaram expulsos. Também foi relatado que o goleiro do Kautela, Erik Brito, o Pregão, agrediu jogadores adversários.

Na outra semifinal, Democratas e A.F.C. fizeram uma partida em que as duas equipes tiveram várias chances para fazer um placar maior. No gol de falta do Democratas, a cobrança do jogador Kiko quicou e confundiu o goleiro que ainda chegou a tocar com o peito na bola, mas insuficiente para desviá-la. No gol de empate, Kleber acertou um chute rasteiro de fora da área, sem chances ao goleiro do Democratas. Na decisão, novamente as duas equipes tiveram chance de chegar a vitória. Mas, nas cobranças alternadas, a A.F.C levou a melhor.

Os kautelenses vão em busca do bicampeonato e a A.F.C o primeiro título

DesfalquesNa tentativa de conquistar

o bicampeonato, o Kautela terá que superar os desfalques de três titulares importantes: o goleiro Erik Pregão, o meia Vinicius Barreira e o atacante Vinicius Canto. O técnico Beline ainda não definiu a equipe e tem dúvidas de como montar seu meio campo e o ataque. Caso opte em jogar com três atacantes, deverá colocar Matheus jogando ao lado de Marquinhos e Beiço. Já no meio, Caio vai ocupar a vaga de Vinicius Barrera. Se preferir um time mais cauteloso, deve colocar Lazinho e Thiagão como volantes, deixando Matheus no banco. O

time provável é Lezinho; Tato, Jorge, Lerogi e Bragute; Lazinho, Thiagão, Danilo e Caio; Beiço e Marquinhos. O atacante Beiço é o artilheiro com 16 gols.

Pelos lados da A.F.C, fica a expectativa sobre os jogadores Alexandre Keita e o Alef Pinduka, que estão contundidos e são dúvidas para o técnico Jonas Moraes para definir a equipe que vai para a decisão. Já os principais atletas da equipe, o meio campo Douglas e o atacante Cleber estão confirmados. É sobre Cleber, inclusive, que fica a expectativa pela sua atuação, já que o atacante defendia o Kautela na temporada passada e ajudou na conquista do

título. Sem confirmar o time, estão relacionados os seguintes atletas; Goleiros - Wellington Camargo (Boca), Avelino Peterlinkan; Zagueiros - Maycon Luiz, Alef Marques (Pinduka); Laterais - Diogo Batista, Kléber Fernando, Alexandre (Keita), Rodrigo Luiz (Indio) e Leandro Ribeiro (Lê); Volantes - Maikon de Souza, Éder Felipe (Negão) e Lucas Mendes (Luquinha); Meias - Douglas de Souza, Clebér Azevedo (Vovô) e Leonardo Lopes (Léo); Atacantes - Anderson Serra (Baiano), Robervaldo (Robygol) e Jonas de Paula (Depaula). Comissão Técnica - Jonas Moraes (Técnico) e Tawan (Massagista).

e seu assistente Miltinho, o time de Elias Fausto precisava da vi-tória para brigar pelo título. O gol de honra foi marcado pelo reserva Marques, aos 22 minu-tos do 2º tempo, e equipe foi Ga-briel; Ricardo, Cabeção, Biazi e David; Tisiu, Washington, Gus-tavo e Ge; Téo e Jonas. Além de Marques, Negueba também par-ticipou do jogo.

Kautela, de preto, terá três desfalques, enquanto a A.F.C. ainda espera contar com dois jogadores contundidos