Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

12
FAZENDO A DIFERENÇA Com ações voluntárias Escola Vila Neópolis vem recebendo benfeitorias que favorecem os alunos Página 5 Polícia procura dono de Celta branco que matou menina atropelada Página 10 Página 9 Metalúrgicos entram em férias coletivas no município Gravataí, 15 de Junho de 2015 ANO IX | Edição # 2253 Segunda-feira seg ter qua 14º 14º 19º Mais de SEIS MIL PESSOAS prestam concurso da Prefeitura Provas para áreas da educação, administrativa e da saúde ocorreram neste domingo Página 3

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Page 1: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20151FAZENDO A DIFERENÇA

Com ações voluntárias Escola Vila Neópolis vem recebendo benfeitorias que favorecem os alunos

Página 5

Polícia procura dono de

Celta branco

que matou menina

atropelada

Página 10

Página 9

Metalúrgicos entram em férias coletivas no município

Gravataí, 15 de Junho de 2015

ANO IX | Edição # 2253

Segunda-feiraseg ter qua

14º 14º 19º5º 3º 5º

Mais de SEIS MIL PESSOAS prestam concurso da Prefeitura

Provas para áreas da educação, administrativa e da saúde ocorreram neste domingo

Página 3

Page 2: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94060-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

CHARGESoluções de mobilidade urbana contribuem para uma estrutura mais saudável para cidades

Marco Antônio Barbosa

Especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compar-tilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de soluções.

Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Inscrições para o Prouni começam amanhã (16). Mais informações na página 9 do JG.

Desde 2012, com a instituição da Lei Federal 12.587 que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urba-na, toda a sociedade é convidada a debater e estruturar o trânsito em suas comunidades. A escolha por carros individuais nas cidades, ao mesmo tempo em que tra-zem mais conforto a motoristas e passageiros, também representam problemas como congestionamentos, polui-ção e dificuldades para estacionar, sem contar o impacto na qualidade de vida, uma vez que o transporte público não consegue atender a demanda na quantidade e qua-lidade desejada.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsi-to (DENATRAN), em 2014, só na região sudeste, foram emplacados mais de 2 milhões de veículos, sendo que de janeiro a abril deste ano a marca já alcançou mais de 273 mil emplacamentos. E numa das cidades mais populosas e importantes para a economia da região, Campinas, já no ano de 2013, a frota de automóveis chegou a 860 mil unidades – o que representa uma mé-dia de 1 carro para cada 1,33 morador. Nesse cenário, a demanda por um sistema mais eficiente e de qualidade só cresce.

As novas tecnologias na área de mobilidade urbana colaboram para que a vida nas grandes regiões metro-politanas fique mais tranquila e saudável para todos. Elas priorizam a responsabilidade no uso do ambiente comum e a redução dos custos com transporte de ma-neira geral. São tais fatores que aumentam a sustentabi-lidade no trânsito. Os gastos com energia, por exemplo, são reduzidos a partir da adoção de soluções de contro-le de acesso flexíveis que podem ser ajustados a diver-sas plataformas e que sejam compatíveis com sistemas anteriores, para que não haja desperdício nem substitui-ções desnecessárias.

Outra medida importante também é convidar cada cidadão para que integre ou saiba mais sobre os conse-lhos municipais que tratam do desenvolvimento urbano na sua cidade. No caso de Campinas, por exemplo, é o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) que, formado por representantes voluntários, discute temas como transporte, urbanismo e arquitetura. Para melhorar a cidade, a participação social é funda-mental.

Page 3: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20153Cidade

Blitz Balada Segura realiza 105 abordagens

Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa tem diversas atividades no município

Uma megaoperação de blitz fiscalizatória foi realizada na tarde de sexta-feira (12)na Avenida Marechal Rondon, na altura da parada 59, na divisa entre Gravataí e Cachoeirinha. Na ocasião, foram realizados averiguação dos registros documentais, tanto do veículo, quanto do condutor. No total, nos dois lados da via, foram realizadas 105 abordagens, resultando em 26 registros de infrações, sete remoções de veículo para depósito, quatro condutores embriagados e destes, um estava com índice acima de 0,34 miligramas de álcool por litro por ar expelido e foi encaminhado à Delegacia de Cachoeir-inha. A ação foi uma parceria entre o gov-erno municipal de Gravataí e Cachoeirinha.

De acordo com o secretário de Mobili-dade Urbana de Gravataí (Semurb), Adão de Castro, a operação teve por objetivo fis-calizar e conscientizar os condutores sobre a importância da regularização, tanto dos documentos do veículo, quanto do próprio motorista, coibindo também que pessoas sem a devida habilitação continuem dirig-indo. "Nesta via nós sempre tivemos um problema para fiscalizar porque metade fica na nossa cidade e a outra metade, dividida pelo canteiro central, pertence à Cachoei-rinha, então desta vez nós conseguimos unir esforços. Felizmente tivemos um saldo bastante positivo onde a maioria dos condu-tores estava com todos os seus documentos de acordo com a lei. Gostaríamos de agra-decer a todos que participaram desta força tarefa em prol da disseminação da cultura de educação e segurança para o trânsito", explica.

Redução no número de acidentes

Como resultado das ações do Promset 2020 e a intensificação das fiscalizações que funcionam de forma coordenada com as forças de segurança estaduais através da Operação Balada Segura, os números estatísticos com informações oficiais do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN-RS), já começam a surtir efeito. Em 2014, Gravataí apresen-tou o menor número de mortes por acidente de trânsito dos últimos quatro anos. Em relação a 2013, onde foram registradas 18 mortes, Gravataí teve uma diminuição de 40%, confirmando 11 vítimas fatais no ano passado.

Hoje (15), diversas atividades serão re-alizadas na Associação dos Funcionários da Companhia Estadual de Energia Elétrica (AFCEEE), localizada na rua Dr. João Dutra, 38, na parada 79, no Centro, em alusão ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data estão programas atividades a partir das 13h30 com baile, às 15h30 palestra com o Delegado de Polícia Antônio Paulo Torres Machada da Del-egacia do Idoso de Porto Alegre. Às 16h baile, às 17h lanche e o encerramento das ativi-dades está previsto para as 18h. As atividades são uma realização da Assessoria municipal de Política Pública para o Idoso (APPI), com apoio da Câmara de Vereadores de Gravataí e da Associação de Aposentados e Pensionis-tas de Gravataí (Asapeg).

A assessora da APPI, Saionara Silva, reve-la que, no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do IBGE, Censo

2010. As projeções nacionais apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crian-ças no Brasil. "O fenômeno da violência contra a pessoa idosa não pode ser visto e aceito como processo normal, natural. Precisamos nos indignar e combater posturas violentas, que geram violações de direitos humanos", referiu a assessora.

Segundo Saionara, é importante chamar atenção da sociedade para o tema, pois a violência, não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a eles. "O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas", destacou a assessora.

Foram aplicadas ontem (14) as provas do Concurso Público para as áreas da educação, administrativa e da saúde da Prefeitura de Gravataí. De acordo com a Objetiva Concursos, que realizou a seleção, dos mais de 7,4 mil candidatos inscritos nos dois processos, cerca de mil não compareceram, o que configurou 14% de abstenção.

Ainda durante a manhã, centenas de candidatos estiveram no Campus da Ulbra Gravataí para participar da seleção. Durante a tarde, as provas ocorreram, ainda, no Colégio Nossa Senhora dos Anjos, no Colégio Barbosa Rodrigues e na Escola Municipal Santa Rita.

Seguindo o edital do concurso, até a próxima terça-feira, serão divulgados os gabaritos preliminares.

A candidata Paula Tavares inscreveu-se para uma vaga de professor de séries iniciais. "Estou muito tranquila, busco no serviço público a estabilidade para minha carreira", declarou antes da prova. Já Cássia Renck, que busca uma oportunidade na mesma área, ressaltou que, além da estabilidade, a afeição pela educação é o que motiva a prestar o concurso público em busca de uma vaga na Prefeitura. Ambas as concorrentes vieram da Capital para prestar o concurso público.

MAIS DE 6 MIL PESSOAS prestaram concurso para a Prefeitura

Page 4: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20154 Política

GABRIEL [email protected] da MÁFIA DAS PRÓTESES

Cota para idosos em programas habitacionais

O projeto do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) que amplia o acesso dos idosos aos programas habitacionais foi aprovado na última semana pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. Ele explicou que apenas 3% dos programas habitacionais públicos - tanto para doação como para finan-ciamentos - são reservados a essa fatia da população, conforme previsto pelo Estatuto do Idoso, por isso apresentou o projeto a fim de aumentar o alcance desse percentual para 5%. “Cerca de 7,5% dos brasileiros têm mais de 65 anos e merece uma moradia digna no período da vida em que estão em maior vulnerabilidade”, afirma o deputado.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que trata da Máfia das Próteses voltou a se reunir na última semana. O presidente da CPI instalada na Câmara de Gravataí, vereador Gerson Rovisco, deliberou os próximos passos a ser dados, que serão decisivos para o relatório final que deverá ser apresentado ao Ministério Público. Rovisco disse que foram contratados os

serviços de um escritório ju-rídico especializado para inten-sificação dos trabalhos. Além disso, deverão ser aceleradas as oitivas de possíveis vítimas e envolvidos, além dos exames dos documentos apreendi-dos pela Delegacia de Crimes Fazendários, disponibilizados em parceria firmada em reunião anterior da Comissão com os delegados que investigam a Má-

fia das Próteses. A estimativa é que nas próximas semanas de-vam ser distribuídas as intima-ções. Até agora todos os órgãos que foram intimados a entregar relatórios contribuíram de forma positiva. O presidente afirmou que as pessoas que forem con-vidadas, caso não compareçam, poderão ser conduzidas coer-civamente às audiências da Comissão Parlamentar.

Moção de parabenização

Preparativos da SemanECA

O vereador Gerson Rovisco en-tregou uma moção de parabenização ao presidente da Associação Gravataiense da Aliança de Pastores Evangélicos (AGAPE), pelo sucesso da segunda edição da Marcha para Jesus, realizada no dia 25 de abril de 2015, em Gravataí. O Pastor Gerson Borges da Silveira, preside da entidade, entende que este evento une as Igrejas Evangélicas para homenagear e divulgar a palavra de Deus na cidade e proclamar o nome de Jesus.

A Comissão da Criança e Adolescen-te da Câmara de Gravataí, presidida pelo vereador Alan Vieira (PMDB) e composta pelos vereadores Paulo Silveira (PSB) e Dimas Costa (PT), reuniu-se na última sexta-feira com a representante do Con-selho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Gauterio Dias; com as representantes da Proteção Social Básica do SMFCAS, Raquel Cruz e Sibele Brito; com a representante da FUNDARC, Ângela Maria Santos; com o diretor de trânsito, Júlio César; e o representante da SEMURB, Gilberto Alcântara. No encontro, foram expos-tas ideias e sugestões de atividades e locais para a realização da SemanECA, evento que tem como objetivos celebrar o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído na Lei n° 2362/2005, para a semana que anteced-er ou que fizer parte do dia 13 de julho.

60 anos da Emater/AscarO escritório da Emater/Ascar de Gravataí realizou,

na última semana, uma confraternização relativa às comemorações de 60 anos da instituição, com um Café Solidário junto aos seus colaboradores e parceiros. Esti-veram presentes no evento as anfitriãs, colaboradoras da Emater/Ascar-escritório de Gravataí, Vanessa Sperotto, Ana Helena Barbieri, Veroni Rauber e Rejane Denech, o ex-colaborador João Guilherme, além do vereador Beto Pereira (PP), presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Câmara de Gravataí, Acimar Silva, secretário municipal de Agricultura, produtores rurais do Município e demais parceiros. No dia 2 de junho de 1955 nascia esta instituição tão relevante para o desenvolvi-mento do Rio Grande do Sul, presente em 494 dos 497 municípios gaúchos. As colaboradoras da Emater/Ascar destacaram as ações realizadas no Município e a im-portância da Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul ao longo destas seis décadas.

O vereador Paulinho da Farmácia (PTB) esteve no final da última semana na Secretaria Municipal da Família, Cidadania e As-sistência Social, onde doou cerca de 2 mil peças de roupas, calçados e cober-tores para a Campanha do Agasalho promovida pela Prefeitura de Gravataí. “O inverno está chegando com suas temperaturas rigoro-sas, por isso é muito impor-tante que os gravataienses exercitem sua solidarie-dade!”, conclamou Paulinho.

Campanha do agasalho

Page 5: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20155Cidade

Administração Municipal reúne-se com representantes dos professores e servidores

Em agenda realizada na quinta-feira, 11, rep-resentantes da Administração Municipal voltaram a reunir-se com os sindicatos dos Trabalhadores Públicos e Servidores Municipais de Gravataí (STPMG) e dos Trabalhadores em Educação Pública do Município. No encontro, o secretário da Fazenda, Davi Severgnini, reafirmou a situação financeira do município. "A realidade nos impede de ampliar ainda mais o comprometimento da folha. Com a queda na receita, temos um cenário que agrava-se diariamente. Desta forma, é conhe-cida a situação desoladora em que encontra-se o cenário econômico no País, no Estado e também em Gravataí", declarou o secretário.

Durante o encontro, que contou com a pre-sença dos secretários de Administração e Re-cursos Humanos, Luiz Zaffalon, e de Educação, Sonia Oliveira, além do procurador-geral Jean Torman, falou-se também do comprometimento do município. Foram aproximadamente R$ 120 milhões pagos nos últimos dois anos em dívidas de gestões anteriores, cortes de R$ 70 bilhões do governo federal e o pagamento anual de R$ 20 milhões para o Ipag, também referente ao parcel-amento de dívidas passadas e do déficit atuarial.

Com ações voluntárias escola Vila Neópolis vem recebendo benfeitorias que favorecem os alunos

Na última quarta-feira (10), a Escola Municipal de Educação Fundamental Vila Neópolis inau-gurou a sua nova pracinha, que irá beneficiar os 790 alunos do turno da manhã e tarde da escola. A escola que fica localizada na Rua Paraná, 17, na parada 70, atende alunos do 1º ao 9º ano. A escola vem recebendo o trabalho voluntário de pais e professores, o que vem auxiliando na compra de equipamentos pedagógicos e lúdicos.

A diretora da escola Sônia Maria da Silva, observou que no último sábado de cada mês, os pais realizam mutirão na escola. "Eles pintam as salas de aulas, os corredores, cortam a grama, cuidam do jardim e da horta, o monitor Celso Esmeraldino fez um lindo painel na entrada da escola com os dizeres 'Eu curto Eu cuido', em sua folga. As mães

Clarissa Machado e Cristina Brayer realizam pequenos trabal-hos para embelezarem a escola", referiu a diretora.

Sônia garantiu que estas ações vêm proporcionando a es-cola uma economia muito grande. "Estamos economizando na mão de obra e em alguns materiais, o que nos proporcionou investir em uma nova pracinha para os alunos", esclareceu a diretora.

Sônia revelou que a escola tem recebido apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMASP), que disponibilizou um guarda que fica permanente na escola das 19h às 7h. A Secre-taria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) também doou mudas de árvores frutíferas.

A chuva impediu a inauguração da pracinha no Dia do Brinquedo em 28 de maio, mas não impe-diu a festa na quarta-feira (10). Alunos do 9º ano se fantasiaram e pintaram o rosto das crianças, na festa que marcou a abertura do espaço. Foi oferecido algodão doce e pipoca, uma cama elástica doada por um condomínio de Porto Alegre e muita música.

"Nossa escola está cada dia mais bonita e tudo graças à união de nossa comunidade e a verba do repasse escolar da Smed", frisou a diretora.

Fazendo a DIFERENÇA

Audiência Pública debate Plano Municipal de EducaçãoA Secretaria Municipal da Educação,

realizou na sexta-feira (12), Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Edu-cação.No evento, realizado na Câmara de Vereadores, a secretária-adjunta Mari Léia Bastiani, enfatizou a importância do Plano e o compromisso da Prefeitura na sua elabo-ração e posterior execução.

"Estamos aqui como agentes, na busca da qualidade da Educação do nosso mu-nicípio para podermos avançar cada dia mais e ofertar um ensino com mais quali-dade para as crianças gravataienses", de-stacou Mari Léia.

A secretária-adjunta frisou que o plano está em fase de finalização e que foi con-struído de forma conjunta entre gestores, ci-dadãos, colaboradores e entes das esferas federais e estaduais. Mari Léia finalizou o discurso com uma frase de Paulo Freire, agradecendo a toda a equipe da Comissão de Elaboração do Plano Municipal: "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".

Hoje (15), a partir das 19h, na Câmara será realizada a Abertura da Conferência

sobre o Plano Municipal de Educação, com apresentação artística e apontamentos sobre a importância do Plano. Já na terça-feira (16), às 8h, na Ulbra Gravataí, será realizada a Conferência do Plano Municipal de Educação. Na parte da manhã, será feita a Plenária dos Eixos, que tratará dos se-guintes aspectos (eixos): Gestão democráti-ca dos sistemas de ensino no território municipal e regime de colaboração; Direito à Educação Básica; Diversidade, Justiça social e trabalho; Acesso e democratização do Ensino Superior; Valorização dos Trab-alhadores em Educação: Salário, Carreira e Formação; Financiamento da Educação na viabilização do Planejamento Educacional.

À tarde, a partir das 13h30 será feita a Plenária Geral, também na Ulbra Gravataí., a secretária-adjunta Mari Léia Bastiani, enfatizou a importância do Plano e o com-promisso da Prefeitura na sua elaboração e posterior execução. "Estamos aqui como agentes, na busca da qualidade da Edu-cação do nosso município para podermos avançar cada dia mais e ofertar um ensino com mais qualidade para as crianças grava-taienses", destacou Mari Léia.

Page 6: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20156 Esportes

Cenário esportivo

Alunos da Escola Municipal Santos Dumont praticam tênis

Jogos Abertos de Canoas 2015 terão 48 equipes

Canoas (RS) - A entrega formal de equipamen-tos voltados à prática do tênis, como raquetes e bolinhas especiais para crianças e miniquadras, foi realizada na manhã de sexta-feira (12) para a EM Santos Dumont. Em uma parceria com as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Edu-cação, 64 estudantes já estão aprendendo as pri-meiras noções do esporte na quadra poliesportiva da escola e junto ao campo do Iraí, que fica bem em frente à instituição.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Edimilson Tresoldi destaca o fato de as crianças poderem ter acesso a um esporte diferente.

— Vocês estão vendo o quanto é legal ter um esporte diferente dentro da escola. É uma boa oportunidade, é um belo esporte. Espero que saiam daqui bons tenistas para o município de Canoas e para o Brasil — disse Tresoldi, acres-centando o convite para que as crianças partici-pem das atividades de futebol do projeto Atleta Ci-dadão do Futuro que são desenvolvidas no campo do Iraí. Ele destacou também, que em breve será aberta uma turma nova de futebol feminino no local.

A secretária municipal adjunta de Projetos Ped-agógicos da Educação, Érida do Amaral, também destacou a iniciativa. Ela disse que o mais impor-tante é trazer mais esta opção esportiva para a escola. Disse que agora foi a vez do tênis, para que todos aproveitem bastante.

— O objetivo do projeto é popularizar o esporte e usa-lo como forma de educar, de incluir e trans-formar a vida de muitas pessoas. Agradecemos a escola por ter nos aberto as portas e por ter feito possível nosso sonho de ver as crianças jogando tênis e se divertindo.

O tênis só passa valores bons. E é ótimo para a autoestima — disse o coordenador do projeto, o treinador e ex-tenista Mateus Triska, que foi bicampeão brasileiro interfederações e hexacam-peão gaúcho.

Triska conheceu o programa social Sports for Community (Esporte para a Comunidade) na Filadélfia, Estados Unidos, e voltou de lá com a ideia de fazer algo semelhante em Canoas. Os equipamentos doados para a Escola Santos Du-mont foram comprados com verba fornecida pelo programa americano, do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O material é usado nas aulas de tênis do programa, mas, como estão na escola, também poderão ser usados nas atividades de educação física. Os professores foram, inclusive, quali-ficados por uma equipe do Primeiro Saque para

trabalhar com o tênis em sala de aula. No futuro, também serão formadas turmas com crianças que desenvolverem maior habilidade no esporte para que elas possam competir em nível estadual e nacional.

Brenda do Rosário Nascimento, oito anos, aluna do 3º ano na Escola Santos Dumont, diz que está adorando as aulas de tênis na escola. Antes, ela não conhecia o esporte. "Eu não tinha noção do que era o tênis. O que eu mais gosto é equilibrar a bolinha na raquete", falou Brenda, que recebeu os equipamentos ao lado da prima, Isabelle Nascimento, seis anos, aluna do 1º ano.

Canoas (RS) - Os Jogos Abertos de Canoas 2015 terão 48 equipes participantes e começam a ser disputados a partir do dia 20 de junho. Os últimos detalhes da competição foram acertados durante o congresso técnico, realizado na última quinta-feira (11) à noite, no auditório Sady Schi-witz, no Paço Municipal. Na mesma cerimônia, foi realizado o lançamento dos Jogos Abertos.

— Teremos um bom número de equipes. Vai ser uma grande competição. Participam pessoas que gostam mesmo de esporte. E a população está convidada a prestigiar. Fazemos justamente no sábado e no domingo para propi-ciar que todo mundo possa ir — diz o secretário municipal de Esporte e Lazer, Edimilson Tre-soldi.

Os Jogos Abertos de Canoas 2015 (JAC/2015) integram o projeto "Em Canoas o esporte tem mais valor". A competição será realizada nos dias 20, 27 e 28 de junho, nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, masculino e feminino.

A competição canoense objetiva a mel-hor organização das entidades esportivas do município, além de oportunizar, incentivar e desenvolver a prática de esportes, propiciar a valorização de novos atletas, técnicos e dirigen-tes esportivos, através do intercâmbio esportivo; fomentar o segmento ''Esporte Rendimento'' na cidade de Canoas, e oportunizar a continuidade do trabalho realizado nas categorias de base do município.

Datas e locais das provas

Dia 20 de junho, às 13h: Basquetebol (femi-nino), no CEPEDia 20 de junho, às 8h: Futsal (feminino), no SESIDia 20 de junho, às 9h:Futsal (masculino), no Centro Esportivo São LuizDia 20 de junho, às 8h: Handebol (femi-nino), no SESIDia 20 de junho, às 9h: Handebol (mascu-lino), no CEPEDia 27 de junho, às 8h:Voleibol (masculino e feminino), no SESIDia 28 de junho, às 9hBasquetebol (masculino), no CEPE

Page 7: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20157EsportesCenário esportivo

Brasil vence Peru na Copa América

Fabrício Werdum unifica títulos no México

Por trás de todo o sangue, suor, diretos, cruzados, joelhadas e finalmente a guilhotina avas-saladora, muitos neurônios e estratégia. Fabricio Werdum calou não só a Arena Cidade do México, como todo o país. Surpreendeu o mundo. E se vingou do próprio UFC, que o havia dispensado, em 2008.

Como havia prometido, o brasileiro mostrou a Cain Velas-quez que não é apenas um lutador de jiu-jitsu. Antes da espe-tacular guilhotina, ele havia batido Velasquez na sua especialidade, o boxe. Bastaram três assaltos. Foi uma vitória inquestionável. O título dos pesados está unificado e é brasileiro. É de Fabricio 'Vai Cavalo' Werdum. Aos 37 anos, Werdum fez uma preparação meticulosa, impressionante. Ele era o dono do título interino dos pesados. Ganhou o cinturão der-rotando o neozelandês Mark Hunt em novembro de 2014, na mesma Cidade do México. Hunt substituiu Cain Velasquez que teve de fazer uma artroscopia no joelho direito.

Velasquez havia operado o ombro esquerdo logo após sua segunda vitória diante de Junior Cigano. Ou seja, o norte-ameri-

cano estava há vinte meses sem lutar. O que era uma vantagem importantíssima que o brasileiro precisava explorar.

Fabricio sabia que o arena Cidade do México estaria lotada e totalmente favorável a Cain. Ele é americano, mas tem profunda ligação com os mexicanos. Seu pai era um deles, que invadiu os Estados Unidos de maneira irreg-ular, para trabalhar. E só por isso Velasquez nasceu no território americano. Em todas as lutas que fez no UFC, fez questão de levar a bandeira mexicana.

Werdum tem uma relação de amor e ódio com o UFC. Ele havia feito excelentes lutas no Pride, no Japão, entre 2005 e 2006. Foram apenas duas derrotas e cinco vitórias. A última contra Alek-sander Emelianenko, irmão de Fedor, o melhor de todos no MMA. Mas quem ganha de um Eme-lianenko merecia ter as portas abertas do UFC.

O brasileiro fez apenas quatro lutas. Perdeu de Andrei Arlovski em decisão dividida. Venceu Ga-briel Napão Gonzaga e Brandon Vera. Mas foi massacrado por Ju-nior Cigano. Foi demitido do UFC sem piedade.

Foi um sufoco. O Brasil venceu o Peru, por 2 a 1, em Temuco, no Chile, na noite deste domingo, na estreia da Seleção na Copa América 2015. Os peruanos saíram na frente aos dois minutos com Cueva. Neymar empatou logo em seguida, mas Douglas Costa decretou a vitória somente 46 minutos da segunda etapa. Com o resultado, os brasileiros assumiram a primeira colocação do grupo C ao lado da Venezuela, que venceu a Colômbia, por 1 a 0, na tarde deste domingo. Na quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a seleção colombiana , no estádio Monumental, em Santiago. Na quinta, às 20h30min, o Peru enfrenta a Venezuela, em Valparaíso.

Saulo Bartz

A vitória diante do Atlético, por 2 a 1, foi importante em dois aspectos: os pontos na tabela e a boa atuação da equipe. Meio campo encaixado e intenso, zaga segura, e ataque de muita movimentação. Esse é o Grêmio de Roger. Wallace é de uma segurança impressionante, de-sarma o jogo o todo, sai jogando eleva o nível da dupla junto ao Maicon. O trio ofensivo foi bem demais. Luan, Giuliano e Pedro Rocha ditaram um ritmo muito in-

teressante, passes bem coloca-dos. O gol surgiu de uma achada do Douglas para Giuliano que só colocou nas redes. No segundo tempo o tricolor sofreu o empate em uma cobrança de falta em que o goleiro Tiago aceitou de forma vergonhosa. A equipe sentiu o gol, e não conseguiu produzir mais nada. Chegou com força nas bolas paradas, e foi através delas que fez o gol da vitoria com o capitão Rhodolfo.

Os três pontos são fundamen-tais para equipe se aproximar da parte de cima da tabela.

Tricolor vence o Atlético

Paranaense e chega aos 11

pontos Foto: Rodrigo Buendia / AFP

Foto: Fabiano Amaral

Page 8: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20158

O governo do Estado dis-ponibilizou para consulta pública no site www.transparencia.rs.gov.br, na tarde de sexta-feira (12), a relação nominal e os respectivos salários dos servidores ativos vinculados às empresas públicas. Na mesma página na internet, é pos-sível também obter informações sobre os 45.668 pensionistas pagos pelo IPE (Instituto de Pre-vidência do Estado). A divulga-ção atende a uma determinação do governador José Ivo Sar-tori, através do decreto 52.387, publicado há uma semana no Diário Oficial do Estado, refor-çando o princípio constitucional da publicidade administrativa e as decisões judiciais transitadas em julgado.

Durante a tarde, foi dis-ponibilizada para consulta a lista de servidores do Badesul Desenvolvimento, Corsan (Cia. Riograndense de Saneamento), CESA (Cia. Estadual de Silos e Armazéns), Corag (Cia. Rio-grandense de Artes Gráficas), Sulgás (Cia. de Gás do RS) e EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias).

Para ainda durante a noite, estão previstas as divulgações da CEEE (Cia. Estadual de Energia Elétrica), Procergs (Cia. de Processamento de Dados do RS), Ceasa (Centrais de Abas-tecimento do RS) e CRM (Cia. Riograndense de Mineração). O Banrisul (Banco de Estado do Rio Grande do Sul) não divulgou os salários por uma questão de mercado, sendo que os demais bancos, inclusive controlados por governos, não tornam públicas suas listas de trabalha-dores. Ainda na última quarta-

feira (10), houve a divulgação completa dos quantitativos dos cargos públicos e os respectivos salários de 372.011 servidores estaduais (ativos e inativos) vinculados ao Poder Executivo, incluindo a administração direta, fundações e autarquias.

Além do quantitativo de fun-cionários, as empresas públicas e as sociedades de economia mista têm sistemas próprios para geração das suas folhas salariais e diferenciados entre si, o que dificultou a operaciona-lização das informações.

Festa de São João BatistaVocê é nosso convidadoDia 21 de Junho no Morro Agudo10 hs missa com o Pároco Pe. Jorge12 hs Almoço: Churrasco e galinhada14 hs Animação Banda Musical Clavesol

Durante o evento haverá vários sorteios

Notícias

ECONOMIA

A Receita Federal libera hoje (15), na rede bancária, os valores do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Ao todo, 1.495.850 contribuintes terão direito à restituição neste lote, com correção de 1,9%, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões.

Contribuintes idosos, com doença grave ou deficiência física, que não tenham come-tido erros ou omissões na hora de enviar os dados, são a maioria no lote.

Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2014 que foram reti-radas da malha fina, elevando para R$ 2,4 bilhões o valor total de liberações.

As informações sobre o primeiro lote estão disponíveis na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone 146. Por meio de aplicativo para tablets e smartphones com sistemas Android e iOS também é possível consultar o lote.

O supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, tem alertado para que os contribuintes que não são listados nos lo-tes de restituição verifiquem sempre o extrato da declaração para ver se não há pendência ou inconsistências no documento enviado à Receita e realizar a correção para evitar cair na malha fina. O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Se não for cadastrado, é só informar os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pes-soa Física (Dirpf) dos exercícios referentes às declarações ativas das quais o contribuinte seja titular.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, na página da Receita Federal na internet.

Caso o valor não seja creditado, o con-tribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefo-ne especial exclusivo para pessoas com de-ficiência auditiva), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Receita libera primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2015

VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 15 de junho de 2015.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor OriginalADEMIR DOS SANTOS DAPPER/BEATRIZ DAPPER 1490543-0 R$ 651,45 109 IDM ADO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDAANDREIA FERREIRA DA SILVA 1487811-0 R$ 320,00 1 IDM EVALDO FRANCISCO DA ROSABLACKSTEEL INDUSTRIA E COMERCIO 1491777-6 R$ 3.510,50 22500/C IDM CANOAS TRUCK SERVICE LTDA MECLAUDIA SILVANEA DA SILVA 1492153-6 R$ 8.129,91 00112018611 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFCLAUDIA SILVANEA DA SILVA 1492188-0 R$ 2.051,16 00113001998 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFCOMERCIAL LANER LTDA 1484099-8 R$ 1.696,00 00327 IDM METALURGICA RAFEL ESTAMPA LTDAEBJ COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA 1489235-1 R$ 1.356,00 127 2.4 IDM ISOPLAN MATERIAIS ISOTERMICOS LTDAFABIANO DOS SANTOS WOLFF 1491098-8 R$ 272,25 0060079 04 IDM RENOVADORA DE PNEUS HOFF LTDAIRMAOS NEVES COMERCIO DE CARNES LTDA 1491696-6 R$ 993,06 033332 IDM COMERCIAL DE CARNES CARNEIROSUL LTDAISABEL CRISTINA RODRIGUES GONCALVES 1492148-5 R$ 7.927,33 00112003737 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFJ L CUNHA IMPLEMENTOS ROD. LTDA ME 1491484-8 R$ 680,00 3446-01/04 IDM ELEVAMAQ EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDAJOAO CLARINDO DE SOUZA 1492139-6 R$ 1.982,68 00111029174 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFLAURA PERPETUA PEREIRA GONCALVES 1490541-0 R$ 628,33 061 IDM ADO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDALH BASSANI TRANSPORTES LTDA 1490891-6 R$ 1.275,34 20/3 IDM GUNTNER DO BRASIL REPRESENTACOES LTDA.LIDIANE FAGUNDES DA SILVA 1490469-1 R$ 675,00 6792/2 IDM ROMS CAR COMERCIO DE VEICULOSM & M NUTRICAO LTDA - ME 1488588-0 R$ 29,90 0000071462 IDM VIOPEX TRANSPORTES LTDA.M. CONTINENTAL PARTICIPACOES LTDA. 1491730-0 R$ 3.705,00 6067 IDM TEC GESSO - ARTEFATOS DE GESSO LTDAM. REGINA DA SILVA E CIA LTDA 1491296-4 R$ 420,00 0001909 IDM AMADOR RODRIGUES G R LTDAMARA FATIMA MOTTA 1488815-0 R$ 456,00 0161 IDM BERNARDO S CORREA - AR CONDMARCOS ANTONIO DA SILVA ME 1490792-8 R$ 1.500,90 5339849007 IDM FRIGELAR COMERCIO E DISTRIBUICAO S.A.MARIA IEDA SIRTULI ME 1491631-1 R$ 222,00 285345 IDM NUTRIR DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDAMETALURGICA ESTAL LTDA 1492093-8 R$ 345,13 92446442700 IDM AIR PRODUCTS BRASIL LTDANELCIO J PEREIRA E CIA LTDA EPP 1490686-0 R$ 90,00 00036301 IDM BARROS CARDOSO COMERCIO E SERVICOSPASSOS TUR TRANS ESCOLAR E EMPRESAR 1490212-6 R$ 460,00 000418008 IDM SAVAR VEICULOS LTDAR TREVISAN FILHO 1488612-0 R$ 318,91 5362001003 IDM FRIGELAR COMERCIO E DISTRIBUICAO S.A.RENATO AZEVEDO DE MATTOS 1490452-6 R$ 395,00 RS 0000190 IDM PAULISTA SAUDE S.AROSELENE BARPP DOS SANTOS - ME 1491624-1 R$ 199,62 000687435-1 IDM SENAR COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS LTDAROSLEI OLIETE COSTA 1491425-0 R$ 80,00 6439- IDM VLADIMIR COUTINHO MESERGIO ANTONIO RODRIGUES 1488324-5 R$ 415,80 0644/05 IDM INSTITUICAO EDUCACIONAL E BENEFICENTE ASSEMBLSIGMAS SOLUCOES COMERCIAIS LTDA 1492228-0 R$ 16.600,96 00412005494 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-SIMPLESSS DOS SANTOS MOVEIS 1492983-9 R$ 564,01 107/15 IDM UTILIDADES RD - COMERCIO DE MOVEIS LTDAT2L USINAGEM E MATRIZARIA LTDA 1491703-2 R$ 1.075,00 S0193/15 IDM SMARTTECH SOLUCOES EM MANUTENCAO E USINAGEM LTECNOENG CONSTRU OES LTDA 1491161-9 R$ 2.626,85 03673101 IDM SUL FER COMERCIO DE FERROS LTDATECNOENG CONSTRUCOES LTDA 1491524-9 R$ 3.500,00 NFSE2015002 IDM ONILDO DOMINGOS BROCHTHIAGO MENEGATTO BERTOL 1488498-1 R$ 747,50 1115 IDM MARMORARIA CARVALHO LTDATKT ACESSORIOS ESPECIAIS LTDA EPP 1490159-0 R$ 366,00 183C IDM FABIO BEVENUTO SA SILVA ME

Estado amplia divulgação de salários de servidores das empresas públicas e pensões do IPE

Page 9: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 20159Notícias

FACEBOOK.COM/JORNALDEGRAVATAI

A agência do Sine (Rua Adolfo Inácio Barcelos, 774, no Centro da cidade) está com diversas vagas em aberto, segundo o site da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvi-mento Social. Interessa-dos devem comparecer ao local hoje(15), munidos da CTPS para a realização de cadastro.

O momento de instabilidade econômica faz com que aproximada-mente dez mil metalúrgicos de Gravataí entrem em férias coletivas a partir de hoje (15). A GM e as empresas sistemistas ficarão paradas até o dia 28 de junho. O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SMG) acredita que a medida ajuda a evitar o desemprego em massa dos trabalhadores.

- Nós estamos preocupados com a situação, pois o desemprego começa a afetar as pequenas empresas. Os economistas dizem que a crise vai até o final de 2015. Alguns pessimistas falam que irá até 2017. Faremos o que for possível para preservar os empregos - afirma o presidente do SMG, Valcir Ascari.

O sindicalista lembra que o mercado precisa aquecer para que o momento melhore. Em maio, o Sindicato conseguiu, junto com os funcionários da GM, manter os três turnos de produção e ampliar o day off. O trabalhador recebe folga sem perda de remuneração. Além disso, caso ocorra alguma dispensa, o banco de horas é zerado, sem débito desse item do trabalhador para com a empresa.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior na ed-ição do segundo semestre deste ano. As inscrições começam amanhã (16) e vão até quinta-feira (18) no site http://siteprouni.mec.gov.br. O número de bolsas representa um aumento de 0,78% em relação à segunda edição do ano passado, quando foram ofertadas 115.101 bolsas. Já o número de instituições participantes diminuiu. No segundo semestre de 2014, elas somavam 943. O número de bolsas integrais também reduziu. Neste ano, serão oferecidas 68.971, contra 73.601 do ano pas-sado. As parciais aumentaram para 47.033. No ano passado, foram 41.500.

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior com cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem 2014 e ob-tido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usa-dos no Enem. Podem concorrer a bolsas integrais candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo. As parciais são para aqueles com renda familiar bruta mensal per capita menor que três salários mínimos.O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 de junho. Os candidatos terão até o dia 29 para comprovar as informações. A segunda chamada está marcada para 6 julho. Os alunos deverão comparecer às instituições de ensino até o dia 10 de julho. Os candidatos não selecionados ainda poderão participar da lista de espera do Prouni, manifestando o interesse no site do programa entre os dias 17 e 20 de julho.

Vagas em aberto no Sine

INSCRIÇÕES COMEÇAM AMANHÃProUni vai oferecer mais de 116 mil bolsas

VAGAS DISPONÍVEIS:

• Analista de recursos humanos (1) • Arrumador de hotel (1)• Atendente balconista (1)• Auxiliar administrativo (3)• Auxiliar de limpeza (4) • Cozinheiro industrial (2)• Recepcionista atendente (1)• Recepcionista telefonista (1)

Metalúrgicos entram em férias coletivas

Page 10: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 201510 Polícia

ANUNCIE AQUI | 3423.1792

Polícia fecha boate em Canoas

Polícia procura dono de Celta branco que matou menina atropelada

Guarda Municipal atende ocorrência da Lei Maria da Penha

Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, com apoio da Brigada Militar (BM), realizaram na madrugada deste domingo (14) uma operação em uma boate, no bairro Mathias Velho, naquele município. Na ação, resultado de dois meses de investigações, três pessoas foram presas por venda de bebida alcoólica a adolescentes e um revólver foi apreendido.

Segundo o delegado Pablo Queiroz Rocha, o local era um verda-deiro inferinho para adolescentes. Quando a polícia chegou à festa, estavam presentes cerca de 300 adolescentes, entre eles, 108 menores de 18 anos e 52 menores de 14 anos – relatou o delegado.

Crianças menores de doze anos circulavam na boate às três horas da manhã. Elas foram encaminhadas e entregues a respon-sáveis maiores de idade. Foi constatado que se ocorresse um tumulto, haveria um novo caso Kiss. O local é absurdamente inapro-priado, possui somente uma porta de entrada e de saída, sem jane-las, uma arapuca. Com a ação, que fechou a casa, que funcionava sem nenhuma documentação, evitou-se uma tragédia – salientou Rocha.

O Grupamento de Operações Urbanas da Guarda Municipal de Grav-ataí (GOU), atendeu na noite de quinta-feira (11), às 20h, uma ocorrência da Lei Maria da Penha de violência doméstica. O fato ocorreu na Morada do Vale II.

Ao atender a ocorrência, os guardas municipais encontraram no local uma aglomeração de populares. O suspeito teria agredido sua compan-heira e encontrava-se trancado no banheiro de casa.

Diante do ocorrido, foi efetuada a mediação do conflito e abordagem do suspeito, bem como o encaminhamento da vítima e do agressor ao Hospi-tal Don João Becker, para atendimento médico.

A vítima sofreu escoriações leves na cabeça e nas pernas. Após o exame médico, o suspeito foi apresentado à autoridade policial de plantão na Delegacia de Pronto Atendimento - DPPA de Gravataí, onde foi feito o Boletim de Ocorrência do flagrante e o agressor foi levado ao Presídio Central.

A Polícia Civil procura o proprietário de um Celta branco que atropelou e matou uma menina de seis anos, no fim da tarde de sábado (13), no bairro Auxiliadora, em Gravataí. Bruna Raphaela da Silva Padilha foi atingida ao sair para brincar, na rua Artur Gonçalves dos Santos, e o condutor fugiu sem prestar socorreu. A menina morreu, horas mais tarde, no Hospital Dom João Becker. De acordo com a Polícia Civil, as diligências prosseg-uem neste domingo.

Polícia Civil apreende 300 comprimidos de ecstasy

Policiais Civis da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do De-partamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (2ªDIN/DENARC) prenderam, na madrugada desta sexta-feira (12), um homem em flagrante por tráfico de drogas. Após receber informação que um veículo com placas de Teutônia estaria transportando drogas, a Polícia Civil abordou o veículo suspeito no pedágio de Campo Bom.

No veículo foi apreendido 300 comprimidos de ecstasy embaixo do banco do motorista. O preso seria produtor de festas raves e iria abas-tecer uma grande festa de música eletrônica que aconteceria nos próxi-mos dias. De acordo com o delegado Thiago Lacerda, a droga tem origem Europeia e estaria sendo transportada para o interior do Estado.

Page 11: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 32

VGC

PERVERTIDO

CANTILAFINS

LETAIAC

CANDOMBLEI

CORALA

MANE

IVIROSEC

COPIARALVI

ROAIIIIA

ISIPES

PERA

NOTASDOENEM

NULALISBI

PERUXAROPE

GASOLINAEN

RÃATALTA

HOMOSSEXUAL

Recipientepara trans-portar águaem viagens

Religiãocujos cul-tos se dãono terreiro

Abrevia-tura de

"depois",em d.C.

Just (?):recém-casados(inglês)

AgathaChristie: aRainha do

Crime

Vitaminachamada

retinol

A Regi-ão dos

cerrados(abrev.)

Reprodu-zir ilegal-mente;piratear

Indicaconteúdono versoda folha

Flor-de-(?),um dos

símbolosda França

Jogo mui-to pareci-do com o

tênis

Onoma-topeia

do latidodo cão

Consoantede ligação

de"friorento"

Formatoaproxi-

mado doAtlântico

A modelode

passarela,pela altura

Análogos(?)

sísmico:terremoto

3, emromanosCidadeitaliana

Árvores or- namentaisMenção;

referência

Bebida quecombate a

tosseLouvores

InválidaAve assa-da em da-tas festivas

Naturezada gripe

Maneira dese portar

Fina (a sopa)

(?) Láctea,galáxia

"(?) prafora", pleo-

nasmo

Bobo (pop.)

Capital doEspírito Santo

Localiza-se na pontados dentes da cobra peçonhenta

Triture comos dentesResultadosque podemgarantir

aos alunosbolsas no

ProUni

Raciocino

Direciona o navioMarília

(?), atriz

Terreno para secar

cereais

O combus-tível mais

usado

O benefici-ado pelaLei da

União Está-vel (jur.)

Materialde unhasartificiais

Adoção de hábitos sustentáveis,conduta que se quadruplicou no

Brasil nos últimos 20 anos(?) de Reis: 6/1Rabo, em inglêsDepravado

Construção em Petró-polis antes usada comoresidência de verão de

presidentes

"Branco",em "alvi-negro"

Separador

3/gel. 4/eira — pela — tail. 7/married. 11/notas do enem. 15/palácio rio negro.

O momento envolve bons acordos e boa comunicação. Como Mercúrio ain-da está retrógrado, tome cuidado com mal entendidos.

O momento é ótimo para o contato com estrangeiros, para as viagens e os estudos. Um curso fora do país pode seduzir você.

O momento é ótimo para um novo investi-mento ou aquisição de bens materiais. Cui-dado apenas com o sentimento de posse e ciúme, que podem estar mais fortes.

Algumas mudanças são inevitáveis e você vai sentir como se um grande peso saísse de suas costas. Finanças são beneficiadas.

Seu estado de espírito melhora consi-deravelmente e você acaba por atrair bons e inusitados acontecimentos

O momento é ótimo para começar um namoro, mas também uma sociedade ou parceria comercial. A vida social fica mais intensa.

Está bastante voltada para o seu mun-do emocional. A sensação de que pre-cisa deixar algumas situações e senti-mentos para trás fica ainda mais forte.

Seus projetos e rotina de trabalho em movimento. Se estiver esperando pelo resultado de uma entrevista de emprego, pode começar a comemorar.

Bons amigos se aproximam de você. Um contrato pode ser firmado com uma grande empresa, clube ou insti-tuição.

Romances e relacionamentos de afeto em movimento. Um novo amor pode sur-gir para aquarianos solitários. Para os já comprometidos, o amor será renovado.

Momento de grande satisfação e alegrias, pois o reconhecimento e o sucesso profis-sional, há tanto tempo esperado, começa a fazer parte de sua vida.

Aproveite o contato com os seus e procu-re promover almoços e encontros em sua casa, com amigos e parentes mais próxi-mos.

Alinne Moraes, Ana Beatriz Nogueira e Louise Cardoso gravam "Além do Tempo"

Fernanda Lima leva à criançada à pré-estreia de filme da Disney, no Rio de Janeiro

A Globo divulgou algumas imagens de sua próxima novela das seis, "Além do Tempo". Uma das fotos mostra as atrizes Louise Cardoso, Ana Beatriz Nogueira e Alinne Moraes caracterizadas para gravações como suas perso-nagens.

Segundo o jornal Extra, Ana Beatriz será Emília, a batalhadora mãe da protagonista Lívia, vivida por Alinne Moraes. Seu maior sonho é que a filha se torne noviça, pois entende que esta é a única forma de protegê-la de todo o mal. Já Louise Cardoso fará Gema, melhor amiga de Emília, uma mulher simples e sempre disposta a ajudar o próximo.

"Além do Tempo" tem autoria de Elizabeth Jhin e abordará a reencarnação e o amor dos dois sobreviverá a um século. A novela tem estreia marcada para o dia 13 de julho, substituindo "Sete Vidas".

Fernanda Lima teve uma progra-mação infantil, neste domingo (14). Logo cedo, rolou a pré-estreia da nova animação da Disney, Divertida Mente, no cinema do shopping Le-blon, na zona sul do Rio de Janeiro.

A apresentadora do Superstar levou os gêmeos João e Francisco, de sete anos, junto com mais dois amiguinhos para curtirem o desenho.

Nívea Stelmann também não perdeu a farra e foi com o marido Marcus Rocha e os filhos Bruna e Miguel, junto com um amiguinho também. Sem Flávia Alessandra, Otaviano Costa compareceu com a filha deles, Olivia, assim como Giulia, fruto do relacionamento anterior da atriz com Marcos Paulo, aproveitou para ir com eles.

Page 12: Jornal de Gravataí. 15 de junho de 2015. Edição 2253.

Gravataí, 15 de Junho de 201512 +Show

HUMOR DO VALE para o Brasil Estar no palco é cômodo para

Índio Behn, é tranquilo e o humorista sempre viu isso com naturalidade, como se tivesse em uma conversa informal entre amigos. Não foi dife-rente quando Behn conseguiu chegar a etapa final do quadro “Quem chega lá”, no Domingão do Faustão.

“O sorriso é uma arma de sedução do ser humano, se aprende a sorrir desde criança”, relatou o humorista.

Índio Behn faz shows por todo o estado e no palco apresenta dois quadros em pouco mais de uma hora. Seu personagem Zé Mundícia, apre-sentado no Domingão do Faustão, caiu no gosto do público. “Eu faço duas apresentações no show, uma é o Zé Mundícia, a outra é um stand-up de cara limpa, humor de improviso”, explica Benh.

O artista lembra que há pouco reconhecimento do seu trabalho na cidade, segundo ele, por diversas vezes tentou realizar eventos em Cachoeirinha com apoio da Secretária de Cultura, mas nunca foi correspon-dido. “Eu já tentei várias vezes, mas sempre ouvi um “vamos nos falando, eu te ligo”, e nada, não há incentivo para cultura na cidade”, lamentou o humorista.

O envolvimento de Índio com a arte começou logo cedo, ainda muito pequeno o morador do Parque da Matriz, passou a conhecer a música. “Somos oito filhos, meu pai mandou nós escolhermos um presente de natal que fosse para todos usarem, entre as opções estava uma piscina e um violão, eu ainda era pequeno, e não lembro, mas meus irmãos escol-heram um violão”, lembra o artista. O comediante começou a aprender a tocar violão, músico desde os 14 anos de idade começou a se interessar por humor em 2006. “Quando começou a surgir os blogs de humor comecei

a fazer textos para a internet, porque sempre gostei de fazer piadas, no colégio tive problemas com isso”, conta Índio.

Em 2012 foi convidado para inte-grar o elenco da peça Gozadas, com direção de Patsy Cecato, época em que criou seu primeiro personagem, o Jesus da Internet, que lhe rendeu mais de 20 mil curtidas na sua página do Facebook, uma participação no programa Mais Você (Globo) e o prê-mio “Melhores do Twitter 2012”.

Em 2013 estreou seu primeiro show solo, Programa de Índio, em que alterna entre humor musical, personagens e stand up comedy, e conta com a direção de João Carlos Castanha.

Em 2014 criou o grupo Sagrada Zuêra, junto a Matheus Breyer e Do-nato Oliveira. O grupo apresenta uma proposta uma inovadora ao passar por variados formatos da comédia, como imitações, esquetes e stand up comedy.

Neste momento, seu foco em teat-ros e eventos corporativos com o solo “Programa de Índio” e apresentações com o grupo Sagrada Zuêra.

Atualmente o humorista está percorrendo bares de Porto Alegre e interior com o Show Melhor que Saco Bolha, as apresentações consumam variar de R$ 10,00 e 15,00 em bares e de R$ 20,00 a 25,00 em teatros. “É um preço bem popular, as pessoas ainda não se adaptaram as comédias por aqui” explica o comediante. “Meu show agora passou a ser dirigido pelo também comediante Alexandre Régis do Zorra Total”, conclui.

Para contatar o Índio Behn, basta ligar para o telefone 054- 8446-0898 e Falar com Alexandre Rodrigues. E quem quiser conhecer melhor o Índio Behn, pode acessar o site Indiocome-diante.com

Moisés Benh, que prefere usar o nome artístico, resolveu se inscrever no concurso de humor do Programa do Faustão, e acabou selecionado. “Me in-screvi, mandei o vídeo e fui selecionado para participar”, explica o humorista. Aos poucos Behn foi passando pelas etapas até chegar à finalíssima. “Na última etapa acabei eliminado, mas foi muito bom o aprendizado que adquiri nesses meses de programa”, falou Behn.

O comediante ressalta que a estrutura dada para os artistas na Rede Globo foram da melhor qualidade, segundo ele o tratamento é digno de elogio. “Eles me deram todo o suporte necessário, transporte, hospedagem, alimentação, além das reuniões com os produtores que foi um grande apren-dizado para mim”, elogia.

Behn conseguiu alguns recordes ao participar do quem chega lá, um deles é ter conseguido arrancar risos da plateia no menor tempo entre todas as edições do quadro. “ Eu consegui fazer a plateia rir em 9 segundo, um recorde no programa”, comemora.

Antes do Programa do Faustão, Moisés Benh já havia participado do pro-grama Mais Você da Ana Maria Braga, o concurso melhores do twitter. “Era um concurso pequeno, não era tão relevante quanto foi esse”, disse o artista.