Jornal de Gravataí. 17 de junho de 2015. Edição 2255.

12
Onze bairros poderão ficar sem água hoje Gravataí, 17 de junho de 2015 ANO IX | Edição # 2255 Quarta-feira qua qui sex 17º 16º 14º Agasalhos recolhidos em encontro automotivo são distribuídos em creches do município Substituição de uma válvula em Canoas afetará o abastecimento em alguns bairros do município | Página 3 Página 3 Solidariedade que aquece vidas Conta de luz vai ficar mais barata a partir de sexta-feira Página 3 Identificado suspeito de matar menina atropelada Página 10

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 17 de junho de 2015. Edição 2255.

Gravataí, 17 de junho de 20151Onze bairros

poderão ficar sem água hoje

Gravataí, 17 de junho de 2015

ANO IX | Edição # 2255

Quarta-feiraqua qui sex

17º 16º 14º6º 9º 3º

Agasalhos recolhidos em encontro automotivo são distribuídos em creches do município

Substituição de uma válvula em Canoas afetará o abastecimento em alguns bairros do município | Página 3

Página 3

Solidariedade que aquece vidas

Conta de luz vai ficar mais barata a partir de sexta-feira

Página 3

Identificado suspeito de matar menina atropeladaPágina 10

Gravataí, 17 de junho de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

CHARGE

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de

soluções. Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

A seleção brasileira de futebol feminino enfrenta a Costa Rica nesta quarta-feira (17) pela Copa do Mundo de Futebol Feminino que está sendo realizada no Canadá. A partida será transmitida a partir das 20h pelo canal SporTV 2. A gravataiense, Mônica Alves, integra a equipe comandada pelo técnico Vadão. O Brasil lidera o grupo E e já está classificado para as oitavas de final da competição. Estamos na torcida!

Você sente calafrios, tremores, raiva, arrepios, fobia ou pânico quando escuta ou pronuncia a palavra burocracia? Creio que todo bra-sileiro tenha no mínimo uma experiência negativa para contar, entre filas, atestados, procurações, carimbos, reconhecimentos de firmas, desmandos, descasos, abusos de poder, idas e vindas a cartórios e repartições. Um emaranhado de processos, procedimentos e requeri-mentos sem sentido, atrasando, engessando e atravancando a vida de pessoas físicas e jurídicas.

Imagine a dificuldade para explicar a um norueguês, alemão ou japonês os motivos de tanta demora para renovar seu visto de per-manência, abrir uma empresa, conseguir uma licença ou alvará de funcionamento ou pior ainda, os caminhos alternativos para acelerá--los, utilizando-se de despachantes, contatos, influenciadores e suas mágicas propinas?

Não obstante as críticas, a teoria da burocracia criada pelo filósofo alemão Max Weber, em meados de 1940, tinha como objetivo a busca pela racionalização e a eficiência nas crescentes organizações que floresciam na época. Para Weber, a burocracia baseava-se na formu-lação de procedimentos e processos escritos, os quais obedeciam a fluxos preestabelecidos e hierarquias rígidas, através de uma definição de cargos prévios, onde cada pessoa sabia exatamente o papel a desempenhar.

Talvez venham da formulação teórica os malefícios e desvantagens da burocracia, tais como a rigidez em seguir as regras e procedimen-tos a risca, a inflexibilidade em abrir concessões, a não utilização do bom senso para resolver problemas que fujam da rotina ou saiam do raio de atuação, assim como o descaso aos clientes, uma vez que a burocracia despersonaliza a relação, focando-se no cargo e na hierar-quia.

Com a crescente concorrência e a globalização do final do século, as empresas viraram do avesso em busca de produtividade e agilida-de. Michael Hammer surgiu como guru da época com sua teoria de-nominada “reengenharia” cujo mote principal era o fim da burocracia, cortando níveis hierárquicos de maneira indiscriminada (downsizing), reduzindo, eliminando e reestruturando processos e estruturas.

Que tal uma organização perfeita, sem processos, procedimentos, hierarquia, papéis, controles e registros, os quais tanto dificultam nos-sa vida? Apesar do foco no cliente e a boa vontade, seria praticamente impossível ou inviável atender a todas as solicitações com qualidade e eficiência. Desnecessário seria comentar as fraudes e desvios, que em casos passados levaram à criação de leis especificas, como a Sarbanes-Oxley e comitês de governança corporativa. Isso já mandou muita gente graúda para a cadeia, como no caso americano Enron.

Apesar da dissonância, a burocracia pode ser positiva quando bem dosada e aplicada de maneira correta, trazendo rapidez e transparên-cia, além de registros confiáveis e padronização, garantindo qualidade e eficiência às organizações e seu ecossistema. Em suma, o que dife-rencia a burocracia boa da ruim é o excesso e a orientação ao cliente ou ao próprio umbigo.

Infelizmente neste quesito vivemos o pior dos mundos: excesso de burocracia e total descaso ao cidadão por um lado, e fraudes, desvios e descalabros por outro. Isso contribui para a criação de mais leis e procedimentos, engessando ainda mais a pesada máquina do estado e retroalimentando o monstro da burocracia. Como já dizia o ditado: a diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem. Enfim, o Ministério da Saúde adverte: burocracia demais faz mal a saúde!

BUROCRACIA: veneno ou remédio?

Marcos Morita

Executivo, professor, palestrante e consultor

Gravataí, 17 de junho de 201533Cidade

Agasalhos recolhidos em encontro automotivo são distribuídos em creches do município

O dia começou mais aquecido para duas creches no município. Na manhã desta terça-feira (16), o Clube Chevetteiros de Gravataí entregou diversos agasalhos nas entidades dos Bairro Neópolis e Por do Sol. Casacos, abrigos, blusas de lã, jaquetas e calçados foram doados para o Centro Infanto Juvenil Neópolis e para a Escola de educação infantil Por do Sol. Os agasalhos foram todos arrecadados no encontro mensal do grupo, que aconteceu no último dia 7, onde lotaram dois Chevettes com doações de roupas. Segundo a organização do Clube Chevetteiros, novas entregas de agasalhos serão realizadas no final de semana.

Perguntado sobre uma possível discriminação da população com os grupos automotivos no mu-nicípio, o presidente do clube, Matheus Eggres, afirmou que não apoiam qualquer tipo de “zueira” praticada por outros grupos. “Eu penso assim, existem muitos "grupos" de carros que só que-rem fazer festa, isso não apoiamos. Nós somos um clube, formado e organizado por amigos e por famílias, tornando um ambiente agradável. E referente a essa a atitude (doação de agasalhos), é um dos pequenos gestos de humanidade que existe em cada um, sempre procurando ajudar o próximo”, destacou Matheus. Para o próximo mês, uma campanha de arrecadação de alimen-tos está sendo planejada.

Devido aos compromissos profissionais de cada integrante do grupo, o restante dos agas-alhos deve ser entregue no final de semana, em outras creches, escolas e clínicas de reabilitação. “A sensação é ótima, sensação de dever cum-prido, de ver o sorriso no rosto e a gratidão de quem esta recebendo. Falo por mim e por todos integrantes do Clube, que pegaram junto nesta causa”, finalizou o organizador da ação, Matheus Eggres.

Conta de luz mais barataA RGE, distribuidora de energia elétrica em Gravataí,

terá redução média de 3,76% nas tarifas a partir de 19 de junho. As novas tarifas da concessionária foram atualiza-das nesta terça-feira (16) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Reunião de Diretoria. A conta de luz dos clientes industriais será reduzida em 3,09% e a tarifa residencial, em 4,22%.

Os novos porcentuais foram definidos pelo órgão regula-dor em relação à Revisão Tarifária Extraordinária de março de 2015. Os novos valores refletem a redução do custo de aquisição de energia devido à incorporação da oferta das hidrelétricas que tiveram as concessões renovadas na Medida Provisória (MP) nº 579/2012.

A redução não foi maior devido a despesas apuradas em 2014 postergadas para 2015 para cobrir gastos com a geração termelétrica e a alta do preço da energia no mercado de curto prazo. Os cálculos da RGE indicam os custos não administráveis pela concessionária, tais como os encargos setoriais, compra de energia e gastos com transmissão, tiveram impacto negativo em 11,58% nas tarifas.

Por sua vez, as despesas gerenciáveis, que se ref-erem aos serviços prestados pelas concessionárias, como distribuição de energia, manutenção de rede, cobrança das contas, centrais de atendimento e remuneração dos inves-timentos, impactaram as tarifas em 3,50%. As novas tarifas serão impactadas também por componentes financeiros, referentes a despesas sem a devida cobertura tarifária e que agora serão repassadas à conta de luz dos consumi-dores. Isso terá um impacto de 4,31% no reajuste tarifário médio percebido pelos consumidores.

Solidariedade que aquece vidas

Mais de 300 peças de roupas para a Camapanha do Agasalho

Na tarde de segunda-feira (15), a pri-meira-dama Patrícia Bazotti Alba recebeu mais 300 peças de roupa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), destinadas à Cam-panha do Agasalho 2015. Os agasalhos foram doados por funcionários da Secre-taria e população em geral. Patrícia lem-brou ainda que a Campanha do Agasalho continua e as doações podem ser feitas até 15 de agosto.

Doações podem ser realizadas nos seguintes pontos de arrecadação: Prefei-tura; SMFCAS; Ulbra; Carrefour; Dana; Lojas Wink; Ameg; Épcos; Metalúrgica Becker; GM; Bazar Bragança; Sindilojas; Sidi Imagem; MM Castro; Sogil; Farmácia do Paulinho; Lojas Lebes; Pirelli; DP da Mulher; Brigada Militar; Madeireira Pinho; Ceva Logistics; Atacadão; Heineken e OAB

Onze bairros poderão ficar sem água nesta quarta-feira

Novamente parte da população gravataiense ficará sem água nesta quarta-feira (17). Assim como na semana passada, a região das mora-das do vale e arredores poderão ficar sem abastecimento de água durante a manhã. O transtorno se deve ao serviço de manutenção, realizado pela Corsan, na captação de água bruta no Arroio das Garças, em Canoas. Onde será substituída uma válvula de reten-ção, o que poderá afetar o abastec-imento de água em partes de Canoas, Cachoeirinha e Gravataí entre as 8h e o meio-dia. A normalização do for-necimento de água está prevista para ocorrer durante a tarde. A Corsan res-

salta que o serviço será realizado com qualquer tempo. Informações atualiza-das poder ser adquiridas no corsan.com.br ou no 0800 646 6444.

Bairros afetados:Em Gravataí: Moradas do Vale I,

II e III, Águas Claras, Antonio Carlos Jobim, Planaltina, Garibaldino, Parque dos Eucaliptos, Vera Cruz, Vila Branca e São Geraldo.

Cachoeirinha: Betânia, Canarinho, Túnel Verde, Santa Cruz, Granja Esperança, Moradas do Bosque, Chácara das Rosas, Firenze, Vene-zia, Vicenza, Piacenza, Vista Alegre, Fátima, Anair, Espírito Santo, Nova Cachoeirinha e Mal. Rondon.

Gravataí, 17 de junho de 20154 Política

GABRIEL [email protected] Dr. Levi assina ficha no PSD

Exposição do Plano Energético

O vice-presidente da Câmara de Grav-ataí, vereador Paulinho da Farmácia (PTB), representou o Poder Legislativo Municipal na reunião presidida pelo secretário estad-ual de Minas e Energia, Lucas Redecker, que apresentou o Plano Energético do Rio Grande do Sul para os próximos 10 anos. O Plano Energético Gaúcho é um estudo que projeta a demanda de energia e os desafios que precisam ser enfrentados, a fim de obtermos um abastecimento con-tínuo e de qualidade ao longo dos anos. O vereador Fred Pinho também esteve presente na reunião, que acorreu na As-sembleia Legislativa.

A Associação de Moradores do Sítio Gaúcho esteve reunida com o Comando do 17° Batalhão de Polícia Militar de Gravataí para pedir mais atenção e policiamento da Brigada Militar no bairro. O comandante Padilha e a capitã Cátia receberam os representantes da comu-nidade, Altivir Dalva Marins, Fernando Chedda e Deolinda Goulart, que es-tavam acompanhados do vereador Paulo Silveira (PSB), e se comprometeram a dar uma resposta imediata através das forças de segurança.

O médico Levi Melo, ex-vereador de Gravataí e can-didato a deputado estadual nas eleições de 2014, deixou o PMDB nesta terça-feira, mesmo dia em que assinou ficha no PSD (Partido Social Democrático). Dr. Levi, que teve a ficha no PSD abonada pelo vice-governador José Paulo Cairoli, deixa o partido do prefeito Marco Alba em busca de mais espaço e pro-tagonismo na região. “Não é nada contra o Marco Alba ou o governo dele. Não saio brigado com ninguém, muito pelo contrário, tenho excelen-tes amigos no PMDB, ape-nas quero buscar mais es-paço e me tornar uma quarta opção no ano que vem junto às outras três candidaturas a prefeito”, afirma. Dr. Levi revela ainda que vai conciliar a profissão de médico com a tarefa de montar e organizar o PSD visando as eleições de 2016.

O presidente da Câmara de Gravataí, vereador Juarez Souza (PMDB), responde à nota publicada ontem nesta coluna sob o título "Uma tacada de mestre", que se refere à nomeação do vereador Marcio Souza (PV) como líder do governo munici-pal. Juarez Souza esclarece que não poderia ser indicado para ocupar o cargo de líder do governo na Câmara por ter a atribuição de presidente do Legislativo, não podendo assumir dois cargos de liderança dentro do parlamento municipal.

O vice-governador José Paulo Cairoli joga no ataque em Gravataí em busca da solidifica-ção do PSD na cidade. Nesta segunda-feira, um dia antes de abonar a ficha de filiação do Dr. Levi Melo, Cairoli recebeu em audiência em seu gabinete membros do Partido Social Cristão (PSC) de Gravataí, acompanhados do vereador Dilamar Soares. Na ocasião, assina-ram ficha no PSD, Giovani Luis Sartori, Marce-lo Lemes dos Santos, Luciano da Silva Rocha e Volni Pompeu Vieira. Cairoli assedia outros gravataienses, que estariam de malas prontas, como o vereador Dilamar Soares (PMDB) e o ex-vereador Vail Corrêa (PTB).

O vereador Juarez Souza (PMDB) solicitou ao De-partamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) melhorias na pista da rodovia ERS-030, de concessão estadual, entre as paradas 97 e 98. O conserto da via foi realizado pelo departamento a partir dessa reivindica-ção. As comunidades da região agradecem a iniciativa que visa a melhoria da circulação e mais segurança aos usuários e moradores do local.

Esclarecimento

Vice-governador busca filiações

Conserto na pista da ERS-030

Sítio Gaúcho pede mais segurança

Gravataí, 17 de junho de 20155

A Assessoria municipal de Política Pública para o Idoso (APPI), com apoio da Câmara de Vereadores de Gravataí e da Associação de Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg) realizaram um encontro nesta segunda-feira (15) para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento contou com a participação do delegado de Polícia Antônio Paulo Machado, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, e aconteceu na Associação dos Funcionários da Companhia Estadual de Energia Elétrica (AFCEEE), localizada na rua Dr. João Dutra, 38, na parada 79, no Centro.

A assessora da APPI, Saionara Silva, enfatizou que em Gravataí a Prefeitura vem trabalhando políticas públicas de proteção aos idosos. "Temos realizado um trabalho de conscientizar os idosos sobre os seus direitos e alertá-los sobre os perigos de golpes e de crimes contra a sua pessoa", referiu a assessora. Neste encontro, Saionara frisou que é um direito de todos envelhecerem com dignidade, respeito e com muita alegria.

O palestrante da tarde, delegado de polícia Antônio Paulo Machado, chamou a atenção dos idosos para os crimes mais comuns que são cometidos contra a população da categoria. "Os idosos em sua maioria

desconhecem os seus direitos", assegurou o delegado. Segundo ele, é grande o número de pessoas idosas que são criminalizadas pelos próprios membros da família.

"O crime patrimonial é mais comum do que se pensa, alguém próximo se apropria do cartão bancário do idoso e gasta todo o seu rendimento mensal e não lhe supre as necessidades básicas", destacou o delegado. Outro crime que é praticado comumente são os golpes, o mais freqüente é o do bilhete premiado.

Machado resumiu que os crimes mais frequentes são o de violência física, a violência patrimonial, o abandono, a negligência e a auto-negligência. "Quando a pessoa idosa ameaça a sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesmo", referiu o delegado.

Os idosos compareceram em grande número e participaram de um baile antes da palestra e posteriormente, o encontro foi encerrado com um lanche coletivo.

Cidade

Palestra marca o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa no município

Prefeitura dá início ao projeto 'Contagem Volumétrica'

PRAÇA POR DO SOL É REVITALIZADA

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) em parceria com a empresa de plane-jamento e consultoria de trânsito TranZum, deu início, nesta terça-feira (16), ao projeto 'Conta-gem Volumétrica'. O programa, que consiste em um estudo detalhado da trafegabilidade e circu-lação de veículos em Gravataí, tem o objetivo de buscar melhorias na segurança e no trânsito do município.De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, o projeto segue o cronograma estabelecido na assina-tura do acordo com a empresa, que, durante duas semanas, fará um levantamento completo do tráfego de veículos no Centro de Gravataí, apontando possíveis problemas de fluxo, bem como soluções práticas para melhorar o trân-sito. "O estudo, que prevê um mapeamento completo da cidade, resultará em amplas mel-horias e garantirá fluidez, agilidade e segurança no trânsito do município", afirmou o secretário, ressaltando ainda que, depois do Centro, outras regiões serão analisadas durante o estudo, que deverá ter a duração de 12 meses.

Consultor técnico e representante da Tran-Zum, Alexandre Winkel explica que diversas câmeras deverão ser instaladas no município com o objetivo de acompanhar a movimenta-ção de veículos e pedestres durante variados horários e dias da semana. Além disso, Winkel ressalta que "as imagens serão transmitidas para um software alemão, que fará a conta-gem do fluxo e apontará os pontos críticos de trânsito". O consultor prevê pequenas interven-ções, mas que devem gerar melhorias significa-tivas para a cidade. Na ocasião da assinatura do contrato com a empresa, o prefeito Marco Alba destacou a importância da existência de um estudo detalhado sobre as condições de trafegabilidade do município. "É preciso pensar na segurança dos motoristas e pedestres e em rotas alternativas de tráfego para que a gente garanta fluidez e agilidade nas principais vias da cidade", concluiu.

A revitalização da Praça Por do Sol, localizada entre as ruas Brito Peixoto, Boa Esperança e Bibiano de Almeida, no bairro Neópolis, começou a ser realizada nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU). O local recebeu lixeiras e balanços novos. Também está recebendo pintura nova e melhora na arborização.

O trabalho, que vem sendo desen-volvido pela secretaria desde o início do ano em diversas praças, tem como obje-tivo limpar e embelezar a cidade, revigo-

rando os espaços públicos do município para melhorar a uso do espaço pela população. A meta do governo municipal é revitalizar 40 praças até o final do ano.

O titular da SMSU, secretário Eduardo Müller, destaca a importância da partici-pação da comunidade na preservação das praças. "Sabemos o quanto estes locais, além de serem áreas de lazer, servem de sede para o desenvolvimento de muitas atividades da comunidade, por isso queremos contar com o apoio da população da região para conservá-los"

Gravataí, 17 de junho de 20156 Esportes

Cenário esportivoCachoeirinha, 17 de junho de 2015 Cachoeirinha, 17 de junho de 2015

6 7Esportes CENÁRIO ESPORTIVO

GRAVATAÍ

Seleção Brasileira feminina classificada em 1º lugar enfrenta nesta quarta-feira a Costa Rica

A Prefeitura de Gravataí, através da

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), vem acom-panhando a Seleção Brasileira de Futebol Feminina, que dispu-ta no Canadá a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Na seleção joga a atleta grava-taiense Mônica Alves.

Conforme o secre-tário da Smel, Luciano Oliveira, a atleta está muito confiante na vitória de sua equipe. "Com certeza Môni-ca está satisfeita pela corrente positiva dos gravataienses", revelou o secretário.

Segundo Oliveira, no último domingo (14), à noite, Mônica mandou um recado para a Aldeia. "Con-tinuem torcendo por nós. Estamos classifi-cadas para as oitavas

em primeiro no grupo, mas somente na última rodada conheceremos nosso adversário. A equipe vai crescendo a cada jogo e evoluin-do a cada partida na competição", revelou Mônica.

O Brasil vencendo a Espanha está clas-sificado em primeiro lugar do Grupo E para as oitavas de final da Copa do Mundo de

Futebol Feminino. Na coletiva após a vitória sobre a Espanha, o téc-nico Vadão anunciou que aproveitará a vaga antecipada para poupar jogadoras na partida contra a Costa Rica, pela terceira rodada da fase de grupos.

Vadão aprovou a atuação de seu time nos dois jogos da primeira fase: vitórias sobre a Coreia do Sul

por 2 a 0 e sobre a Espanha por 1 a 0.

“Não tivemos nenhuma goleada, mas fizemos bons jogos. Conseguimos colocar em prática o que trei-namos. Agora, não po-demos entrar na zona de conforto. Temos que estar atentos a todo o momento porque uma competição como essa não permite erros” afirmou o técnico.

Meninas do Brasil em ação. Na seleção joga a atleta gravataiense Mônica Alves.

DELEGAÇÃO ESTÁ EM MONCTONA delegação brasileira

está em Moncton. As jogadoras e os integran-tes da comissão técnica chegaram ao aeroporto da cidade às 11h30 deste domingo e foram re-

cepcionados por muitos fãs. Crianças, jovens e adultos estavam à espera da Seleção Brasileira Feminina, já classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo do

Canadá, a delegação seguiu para o hotel Cro-wne Plaza, onde ficará concentrada até dia 22 de junho. O segundo con-fronto será pelas oitavas de final, dia 21 de junho,

às 14 horas.O adversário das oi-

tavas ainda não definido. Será o segundo colocado do Grupo D, que tem Es-tados Unidos, Austrália, Suécia e Nigéria.

CACHOEIRINHA

Uma das ações sociais de maior sucesso da era Olímpico inaugurou neste final de semana na Arena, antes do jogo Grêmio x Atlético-PR. O projeto “Escola vai ao Jogo”, orga-nizado pelo Departamento Consular, em parceria com o Marketing do Clube, levou 50 crianças da Escola Municipal Dr. Alberto Pasqualini, de São Sebas-tião do Caí, para conhecer o estádio gremista. A ini-ciativa tem como objetivo proporcionar uma expe-riência lúdica aos jovens da rede pública de ensino de todo o Rio Grande do Sul e aproximá-los de uma das práticas desportivas que mais produz valor na construção da cidadania. O evento foi inaugurado no Auditório da Arena pelo presidente gremista, Ro-mildo Bolzan, pelo diretor consular, Paulo Ferrer, e pela coordenadora do pro-jeto, Ana Esquiam.

Novo projetoA ocasião foi marcada

pelo início de outro projeto: “Alunos Nota Azul”, dedi-cado aos estudantes que se destacaram em sua insti-tuição de ensino, graças ao bom desempenho escolar,

comportamento e assidui-dade. Um total de 15 alunos selecionados pelo Colégio Vicentino Santa Cecília, de Porto Alegre, e da Escola Municipal João Goulart, de Gravataí, foram agraciados no evento.

Romildo Bolzan saudou a iniciativa e deu as boas--vindas à comitiva escolar, declarando ser uma honra para o Grêmio poder, de al-guma forma, incentivar que os estudantes tenham um bom desempenho escolar. “O Grêmio participa desta ação e dá toda as condições para que neste ambiente, extremamente positivo, possamos sempre ter aqui aluno nota azul”, declarou.

Em todos os jogos na Arena, realizados aos finais de semana, uma escola será convidada a assistir à partida. Os jovens serão recepcionados no estádio, terão a possibilidade de co-nhecer o interior da Arena e ainda poderão assistir ao jogo das cadeiras gramado--corner. Uma vez ao mês também haverá entre as escolas participantes do projeto, o Aluno Nota Azul. Mais informações e inscri-ções pelo e-mail [email protected].

Alunos da rede pública voltam frequentar JOGOS DO GRÊMIO

Equipe Chocolate Sensual FC

V Copa Art Rodas movimentou o Ginásio Municipal

No último domingo (14), ocorreu a V Copa Art Rodas, competição de patinação que já é tradicional na cidade. Com equipes de Cacho-eirinha, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Ca-noas, a Copa Art Rodas

teve a presença de cerca de 600 pessoas no Giná-sio Munícipal. A com-petição foi divididas em cinco categorias entre masculino e feminino.

O Secretário de Esporte e Lazer Valdir Mattos, falou sobre a

valorização da modali-dade "Competições de outros esportes além do futebol ajudam o país também em seu ciclo olímpico" disse o o titular do esporte, lem-brando as olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Competição de patina-ção que já é tradicional na cidade contou com

equipes de Cachoei-rinha, Porto Alegre, Novo Hamburgo e

Canoas

PREPARADOR FÍSICO COLORADO É CONVOCADO PARA OS JOGOS PAN-AMERICANOS

Auxiliar de preparação física João Goulart é mais um profissional do Internacional convocado para as seleções do Brasil. Em julho, ele estará com o time nacional no Canadá, para a dispu-ta dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Atu-almente, o clube tem o médico fisiologista Luiz Crescente e o Analista de Vídeo e Estatística Maurício Dulac representando a seleção princi-pal na Copa América; além de Odair Hellmann, auxiliar técnico, que tem sido chamado para os compromissos da seleção sub-17.

Goulart, 45 anos, tem 20 anos de experiên-cia no futebol e trabalha no Internacional desde 2009. Antes, acumulou experiências em diversos clubes do Brasil, incluindo a Ulbra, vice-campeã gaúcha de 2004. No Canadá, ele fará parte da comissão do técnico Rogério Micali. A prepara-ção para o Pan começará em 29 de junho com o início dos treinos na Granja Comary. O Pan--Americano do Canadá ocorrerá entre os dias 10 e 26 de julho. O time sub-23 será a base para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

POLIANA ESTARÁ EM CAMPO HOJE CONTRA A COSTA RICA

Poliana será uma das 11 jogadoras que entra-rão em campo contra a Costa Rica nesta quarta--feira, pela terceira rodada do Grupo E na Copa do Mundo do Canadá. Na entrevista coletiva após a vitória sobre a Espanha e classificação para as oitavas de final, o técnico Vadão anunciou que Fabiana seria poupada da partida seguinte. “Va-mos valorizar a nossa vantagem da classificação antecipada e poupar algumas jogadoras que es-tão desgastadas”, disse Vadão.

Por enquanto, a Fabiana é a única que não jogará. Assim, Poliana terá a oportunidade de começar o jogo pela primeira vez em uma Copa do Mundo. A lateral entrou no segundo tempo no confronto contra a Espanha. “É uma emoção muito grande. Toda jogadora quer estar entre as 11 e por isso aproveitarei a minha oportunidade”, falou a jogadora.

Apesar de o Brasil já estar classificado em pri-meiro lugar no Grupo E, a Seleção Brasileira quer encerrar a primeira fase de uma maneira positiva. Poliana sabe que não será uma partida tranquila, pois a Costa Rica precisa vencer para avançar às oitavas de final. “Tenho certeza de que será um jogo difícil, pois a Costa Rica precisa vencer e fará o possível para isso. E nós faremos de tudo também para sairmos 100% da fase de grupos”, concluiu a lateral.

EsportesCENÁRIO ESPORTIVO

Fórmula 3 Brasil: Equipes fazem testes coletivos em Santa Cruz do Sul (RS) nesta quarta-feira

A Fórmula 3 Brasil está mais competitiva do que nunca. Com apenas quatro corridas disputadas até agora, as equipes e pilotos estão utilizando o longo intervalo de dois meses até a terceira rodada, que será disputada em Santa Cruz do Sul (RS) nos dias 27 e 28 de junho, realizando intensivos treinos para desenvolver os conjuntos Dallara/Berta e aprimorar o talento dos jovens pilotos.

“O intuito é fazer com que os pi-lotos tenham um bom aproveitamen-to dos pneus novos que estaremos

disponibilizando e se tornando cada vez mais velozes” aponta o ex-piloto Dárcio dos Santos, chefe da equipe PropCar Racing (Phinter/Menzoil).

Desta vez, cinco equipes com-binaram de levar seus 12 pilotos para treinarem na pista do centro do Rio Grande do Sul nestas quarta e quinta-feira (17 e 18/6), o que além de naturalmente equilibrar as forças nas disputas da quinta e sexta etapas, proporcionará uma prévia das provas e já apontará os favoritos nas duas classes.

PONTUAÇÃO DA F3 BRASIL APÓS 4 ETAPAS:

1) Matheus Iório, 48 pontos;2) Rodrigo Baptista, 41;3) Pedro Piquet, 33;4) Arthur Fortunato, 21;5) Christian Hahan, 14;6) Leonardo Souza, 11;

7) Carlos Cunha Filho, 10;8) Gustavo Bandeira, 9;9) Giuliano Raucci, 8;10) Fernando Croce, 7; 11) Ryan Verra, 3;12) Nicholas Silva, 2.

PONTUAÇÃO DA FÓRMULA 3 LIGHT APÓS 4 CORRIDAS:

1) Guilherme Samaia, 45 pontos;2) Matheus Muniz, 26;

3) Pedro Cardoso, 21;4) Andreas Visnardi, 19;5) Igor Fraga, 9.

Gravataí, 17 de junho de 20157Esportes

Cenário esportivoCachoeirinha, 17 de junho de 2015 Cachoeirinha, 17 de junho de 2015

6 7Esportes CENÁRIO ESPORTIVO

GRAVATAÍ

Seleção Brasileira feminina classificada em 1º lugar enfrenta nesta quarta-feira a Costa Rica

A Prefeitura de Gravataí, através da

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), vem acom-panhando a Seleção Brasileira de Futebol Feminina, que dispu-ta no Canadá a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Na seleção joga a atleta grava-taiense Mônica Alves.

Conforme o secre-tário da Smel, Luciano Oliveira, a atleta está muito confiante na vitória de sua equipe. "Com certeza Môni-ca está satisfeita pela corrente positiva dos gravataienses", revelou o secretário.

Segundo Oliveira, no último domingo (14), à noite, Mônica mandou um recado para a Aldeia. "Con-tinuem torcendo por nós. Estamos classifi-cadas para as oitavas

em primeiro no grupo, mas somente na última rodada conheceremos nosso adversário. A equipe vai crescendo a cada jogo e evoluin-do a cada partida na competição", revelou Mônica.

O Brasil vencendo a Espanha está clas-sificado em primeiro lugar do Grupo E para as oitavas de final da Copa do Mundo de

Futebol Feminino. Na coletiva após a vitória sobre a Espanha, o téc-nico Vadão anunciou que aproveitará a vaga antecipada para poupar jogadoras na partida contra a Costa Rica, pela terceira rodada da fase de grupos.

Vadão aprovou a atuação de seu time nos dois jogos da primeira fase: vitórias sobre a Coreia do Sul

por 2 a 0 e sobre a Espanha por 1 a 0.

“Não tivemos nenhuma goleada, mas fizemos bons jogos. Conseguimos colocar em prática o que trei-namos. Agora, não po-demos entrar na zona de conforto. Temos que estar atentos a todo o momento porque uma competição como essa não permite erros” afirmou o técnico.

Meninas do Brasil em ação. Na seleção joga a atleta gravataiense Mônica Alves.

DELEGAÇÃO ESTÁ EM MONCTONA delegação brasileira

está em Moncton. As jogadoras e os integran-tes da comissão técnica chegaram ao aeroporto da cidade às 11h30 deste domingo e foram re-

cepcionados por muitos fãs. Crianças, jovens e adultos estavam à espera da Seleção Brasileira Feminina, já classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo do

Canadá, a delegação seguiu para o hotel Cro-wne Plaza, onde ficará concentrada até dia 22 de junho. O segundo con-fronto será pelas oitavas de final, dia 21 de junho,

às 14 horas.O adversário das oi-

tavas ainda não definido. Será o segundo colocado do Grupo D, que tem Es-tados Unidos, Austrália, Suécia e Nigéria.

CACHOEIRINHA

Uma das ações sociais de maior sucesso da era Olímpico inaugurou neste final de semana na Arena, antes do jogo Grêmio x Atlético-PR. O projeto “Escola vai ao Jogo”, orga-nizado pelo Departamento Consular, em parceria com o Marketing do Clube, levou 50 crianças da Escola Municipal Dr. Alberto Pasqualini, de São Sebas-tião do Caí, para conhecer o estádio gremista. A ini-ciativa tem como objetivo proporcionar uma expe-riência lúdica aos jovens da rede pública de ensino de todo o Rio Grande do Sul e aproximá-los de uma das práticas desportivas que mais produz valor na construção da cidadania. O evento foi inaugurado no Auditório da Arena pelo presidente gremista, Ro-mildo Bolzan, pelo diretor consular, Paulo Ferrer, e pela coordenadora do pro-jeto, Ana Esquiam.

Novo projetoA ocasião foi marcada

pelo início de outro projeto: “Alunos Nota Azul”, dedi-cado aos estudantes que se destacaram em sua insti-tuição de ensino, graças ao bom desempenho escolar,

comportamento e assidui-dade. Um total de 15 alunos selecionados pelo Colégio Vicentino Santa Cecília, de Porto Alegre, e da Escola Municipal João Goulart, de Gravataí, foram agraciados no evento.

Romildo Bolzan saudou a iniciativa e deu as boas--vindas à comitiva escolar, declarando ser uma honra para o Grêmio poder, de al-guma forma, incentivar que os estudantes tenham um bom desempenho escolar. “O Grêmio participa desta ação e dá toda as condições para que neste ambiente, extremamente positivo, possamos sempre ter aqui aluno nota azul”, declarou.

Em todos os jogos na Arena, realizados aos finais de semana, uma escola será convidada a assistir à partida. Os jovens serão recepcionados no estádio, terão a possibilidade de co-nhecer o interior da Arena e ainda poderão assistir ao jogo das cadeiras gramado--corner. Uma vez ao mês também haverá entre as escolas participantes do projeto, o Aluno Nota Azul. Mais informações e inscri-ções pelo e-mail [email protected].

Alunos da rede pública voltam frequentar JOGOS DO GRÊMIO

Equipe Chocolate Sensual FC

V Copa Art Rodas movimentou o Ginásio Municipal

No último domingo (14), ocorreu a V Copa Art Rodas, competição de patinação que já é tradicional na cidade. Com equipes de Cacho-eirinha, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Ca-noas, a Copa Art Rodas

teve a presença de cerca de 600 pessoas no Giná-sio Munícipal. A com-petição foi divididas em cinco categorias entre masculino e feminino.

O Secretário de Esporte e Lazer Valdir Mattos, falou sobre a

valorização da modali-dade "Competições de outros esportes além do futebol ajudam o país também em seu ciclo olímpico" disse o o titular do esporte, lem-brando as olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Competição de patina-ção que já é tradicional na cidade contou com

equipes de Cachoei-rinha, Porto Alegre, Novo Hamburgo e

Canoas

PREPARADOR FÍSICO COLORADO É CONVOCADO PARA OS JOGOS PAN-AMERICANOS

Auxiliar de preparação física João Goulart é mais um profissional do Internacional convocado para as seleções do Brasil. Em julho, ele estará com o time nacional no Canadá, para a dispu-ta dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Atu-almente, o clube tem o médico fisiologista Luiz Crescente e o Analista de Vídeo e Estatística Maurício Dulac representando a seleção princi-pal na Copa América; além de Odair Hellmann, auxiliar técnico, que tem sido chamado para os compromissos da seleção sub-17.

Goulart, 45 anos, tem 20 anos de experiên-cia no futebol e trabalha no Internacional desde 2009. Antes, acumulou experiências em diversos clubes do Brasil, incluindo a Ulbra, vice-campeã gaúcha de 2004. No Canadá, ele fará parte da comissão do técnico Rogério Micali. A prepara-ção para o Pan começará em 29 de junho com o início dos treinos na Granja Comary. O Pan--Americano do Canadá ocorrerá entre os dias 10 e 26 de julho. O time sub-23 será a base para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

POLIANA ESTARÁ EM CAMPO HOJE CONTRA A COSTA RICA

Poliana será uma das 11 jogadoras que entra-rão em campo contra a Costa Rica nesta quarta--feira, pela terceira rodada do Grupo E na Copa do Mundo do Canadá. Na entrevista coletiva após a vitória sobre a Espanha e classificação para as oitavas de final, o técnico Vadão anunciou que Fabiana seria poupada da partida seguinte. “Va-mos valorizar a nossa vantagem da classificação antecipada e poupar algumas jogadoras que es-tão desgastadas”, disse Vadão.

Por enquanto, a Fabiana é a única que não jogará. Assim, Poliana terá a oportunidade de começar o jogo pela primeira vez em uma Copa do Mundo. A lateral entrou no segundo tempo no confronto contra a Espanha. “É uma emoção muito grande. Toda jogadora quer estar entre as 11 e por isso aproveitarei a minha oportunidade”, falou a jogadora.

Apesar de o Brasil já estar classificado em pri-meiro lugar no Grupo E, a Seleção Brasileira quer encerrar a primeira fase de uma maneira positiva. Poliana sabe que não será uma partida tranquila, pois a Costa Rica precisa vencer para avançar às oitavas de final. “Tenho certeza de que será um jogo difícil, pois a Costa Rica precisa vencer e fará o possível para isso. E nós faremos de tudo também para sairmos 100% da fase de grupos”, concluiu a lateral.

EsportesCENÁRIO ESPORTIVO

Fórmula 3 Brasil: Equipes fazem testes coletivos em Santa Cruz do Sul (RS) nesta quarta-feira

A Fórmula 3 Brasil está mais competitiva do que nunca. Com apenas quatro corridas disputadas até agora, as equipes e pilotos estão utilizando o longo intervalo de dois meses até a terceira rodada, que será disputada em Santa Cruz do Sul (RS) nos dias 27 e 28 de junho, realizando intensivos treinos para desenvolver os conjuntos Dallara/Berta e aprimorar o talento dos jovens pilotos.

“O intuito é fazer com que os pi-lotos tenham um bom aproveitamen-to dos pneus novos que estaremos

disponibilizando e se tornando cada vez mais velozes” aponta o ex-piloto Dárcio dos Santos, chefe da equipe PropCar Racing (Phinter/Menzoil).

Desta vez, cinco equipes com-binaram de levar seus 12 pilotos para treinarem na pista do centro do Rio Grande do Sul nestas quarta e quinta-feira (17 e 18/6), o que além de naturalmente equilibrar as forças nas disputas da quinta e sexta etapas, proporcionará uma prévia das provas e já apontará os favoritos nas duas classes.

PONTUAÇÃO DA F3 BRASIL APÓS 4 ETAPAS:

1) Matheus Iório, 48 pontos;2) Rodrigo Baptista, 41;3) Pedro Piquet, 33;4) Arthur Fortunato, 21;5) Christian Hahan, 14;6) Leonardo Souza, 11;

7) Carlos Cunha Filho, 10;8) Gustavo Bandeira, 9;9) Giuliano Raucci, 8;10) Fernando Croce, 7; 11) Ryan Verra, 3;12) Nicholas Silva, 2.

PONTUAÇÃO DA FÓRMULA 3 LIGHT APÓS 4 CORRIDAS:

1) Guilherme Samaia, 45 pontos;2) Matheus Muniz, 26;

3) Pedro Cardoso, 21;4) Andreas Visnardi, 19;5) Igor Fraga, 9.

Gravataí, 17 de junho de 20158 NOtícias

ECONOMIA

O volume de vendas do comércio varejista teve queda de 0,4% em abril, na comparação com março, segundo o Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística. A retração é a terceira consecu-tiva e contribuiu para que a média do trimestre chegasse a –0,6%.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de vendas do varejo teve queda ainda maior (–3,5%). Em 2015, o resultado acumulado também é negativo (–1,5%), enquanto em 12 meses houve alta de 0,2%.

O IBGE também divulgou a receita nominal do setor, que subiu 0,3% na comparação com março e 2,5% ante abril do ano passado. Em 2015, a receita do varejo acumula alta de 4,7% e, nos últimos 12 meses, a expansão chega a 6,4%.

O comércio varejista inclui oito atividades e a pesquisa divulga, além deles, o resultado do varejo ampliado que soma a esses oito setores, as vendas de veículos e motos, partes e peças e materiais de construção. Com o acréscimo dessas duas atividades, o resultado frente a abril do ano passado passa a apresentar quedas mais intensas. No volume de vendas, o varejo ampliado caiu 8,5% na comparação com o ano passado e, na receita nominal, perdeu 2,7%.

Já na comparação com o mês de março, o resultado do varejo ampliado em abril é bem pró-ximo do varejo, com queda de 0,3% no volume de vendas e alta de 0,3% na receita nominal.

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) ficou em 0,57%, em junho deste ano. A taxa é superior ao 0,52% apurado em maio. Em 12 meses, o IGP-10 acumula inflação de 5,16%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A alta na passagem de maio para junho foi provocada por avanços nas taxas de inflação dos preços no varejo e na construção civil. A taxa do Índice de Preços ao Consumidor, subíndice do IGP-10 que analisa o varejo, subiu de 0,57% em maio para 0,8% em junho.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de uma inflação de 0,37% em maio para 1,48% em junho.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Pro-dutor Amplo, subíndice do IGP-10 que avalia o atacado, teve queda na taxa de inflação, ao passar de 0,53%, em maio, para 0,34%, em junho. O IGP-10 é um índice geral de preços que analisa atacado, varejo e construção civil, calculado pela FGV com base em preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Varejo tem queda no volume de vendas e alta na receita

IGP-10 aumenta em junho e acumula inflação de 5,16% em 12 meses

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 17 de junho de 2015. VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor OriginalADAO LUIZ BRUM DOS SANTOS 1492588-0 R$ 1.146,08 00613004646 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-OUTRAS MULTASARM JACINTO MACHADO LTDA 1491283-8 R$ 228,50 NFE 1715/1 IDM EDSON RONALDO ROBASKICLAUDIO MATOS 1486905-5 R$ 292,00 13201 IDM SIND TRABS TR ROD INT INTERESDELCACE SEVERO BASTOS 1492183-7 R$ 2.921,36 00113001274 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFDENIS LUIZARDO BARBOSA BUENO 1488739-2 R$ 618,18 2400140407 IDM ASSOCIACAO PRO ENSINO SUPERIOR EM NOVO HEDER ALEXANDRE AMADO MENDES 0036522701492697-2 R$ 604,00 51648/03 IDM ALTERNATIVA COMPONENTES LTDAFERNANDO GONCALVES SILVEIRA GARCIA 1492816-4 R$ 27.534,60 370814351(19A23) CCBI BV FINANCEIRA SA CFIFERNANDO URSSULIN DA ROSA 1492245-4 R$ 216,67 35844P IDM AROSI COMERCIO DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS LTDAG L FONTOURA E CIA LTDA - EPP 1490749-2 R$ 349,77 63514301DU IDM BUONNY PROJETOS E SERVICOS DE RISCOS SECURITAG L FONTOURA E CIA LTDA - EPP 1490766-6 R$ 613,71 63678701DU IDM BUONNY PROJETOS E SERVICOS DE RISCOS SECURITAGISELE GIACOMELLI 1491685-8 R$ 719,59 0005241007 IDM RESIDENCIAL LOCATELLI EMPREENDIMENTO IMOBILIAIMAC COMERCIO DE PECAS E LOCACOES 1492553-7 R$ 193,67 38622003 IDM AUDIOCAR DISTRIBUIDORA DE EQUIPAMENTOS EIVONE FERREIRA DOS SANTOS 1492137-7 R$ 2.049,79 00111029151 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFJEFFERSON SPLINDER BOCCA 1489439-6 R$ 262,82 0005221006 IDM RESIDENCIAL LOCATELLI EMPREENDIMENTO IMOBILIAJMA TRANSPORTES 1492319-4 R$ 1.388,49 31736 IDM TRANSPORTES JUJO LTDAKNEVITZ E CIA LTDA - ME 1492958-0 R$ 368,27 0000637591 IDM MAGIC TOYS DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDLEONARDO ROSA DE SOUZA-ME 1488795-6 R$ 223,00 3516-571C IDM ADILSON PINTO MACHADOLEVI MARTINS DA SILVEIRA 1492395-5 R$ 822,40 28007 IDM GRACEL INDUSTRIA E COMERCIO DE CEREAIS LLIANA SILVEIRA DOS SANTOS 1491103-6 R$ 304,32 17148/2 IDM TONGRAX - COMERCIO DE LUBRIFICANTES LTDA.ME.MAIS SABORES REFEICOES COLETIVAS LTDA 1493345-9 R$ 3.313,21 0737798-01 IDM COOPERATIVA DOS SUINOCULTORES DO CAI SUPERIORMAQUISTEL SUL - MAQUINAS E EQUIPAMENTO1493100-6 R$ 890,50 27997/02 IDM MADEF S/A INDUSTRIA E COMERCIOMARIA DE FATIMA PEREIRA RIBEIRO 1492147-0 R$ 1.030,75 00112003426 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFMATHEUS FERNANDES DIAS 1488745-8 R$ 1.094,80 2400136276 IDM ASSOCIACAO PRO ENSINO SUPERIOR EM NOVO HMAURO SERGIO VIEIRA ABRITA 1492206-4 R$ 930,52 00114024103 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFMORRAMADI ALI S S DE VARGAS 1490914-4 R$ 5.329,77 00001203-B IDM ASTRA INCORPORACOES E PARTICIPACOES LTDAOLIVEIRA DE ASSIS E MARTINS NUNES LTDA 1489229-7 R$ 365,35 000000784 IDM LEANDRO BATISTA DE FRAGAPAULO CESAR MACIEL ME 1489290-1 R$ 82,88 502819/2 IDM MULTINACIONAL DIST M C LTDAPREMIUM SOLUCOES & SERVICOS LTDA 1492216-8 R$ 9.686,11 00212003092 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPJPREMIUM SOLUCOES & SERVICOS LTDA 1492586-1 R$ 5.301,23 00612008568 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-CONTRIBUICAO SOCRAQUEL TERESINHA FERREIRA 1492198-3 R$ 1.233,09 00114023384 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPFROBERTO CARLOS CORADINE BERTOLDO 1491629-3 R$ 217,00 05/15-0412 IDM GOETZ E GOETZ LTDARODRIGO ITTURRIET DE ALMEIDA 1488804-1 R$ 359,69 2248/CEL04 IDM PROMMER TECNOLOGIA LTDAT2L USINAGEM E MATRIZARIA LTDA 1492253-9 R$ 272,38 021937/2 IDM PAESE - COMERCIO DE FERRAGENS LTDAT2L USINAGEM E MATRIZARIA LTDA 1492995-1 R$ 682,09 022148/1 IDM PAESE - COMERCIO DE FERRAGENS LTDAVALDEMAR RODRIGUES DA SILVA 1492969-9 R$ 422,50 247-01/02 IDM AGROPECAS MAQUINAS E MOTORES LTDAVIDEONNE FELIX PEREIRA 1487800-1 R$ 1.400,00 AA-000085 CH ANTONIO PEREIRA FILHO

Autenticidade das multas pode ser conferida na internetCirculam pela

internet informações de multas falsas que estariam sendo envia-das por golpistas. O proprietário do veículo receberia pelo Correio um boleto idêntico ao das multas verdadei-ras e código de barras para pagamento em uma conta laranja. O Detran/RS não tem conhecimento de ne-nhum caso no Estado mas, em dúvida, o motorista que receber uma notificação pode consultar os sites do Detran/RS, da Polícia Rodoviária Federal e do DNIT para verificar a autenticidade.

No site www.detran.rs.gov.br basta aces-sar o menu Consulta de Infrações, inserindo a placa do veículo e Renavan. A fanpage do Detran/RS no Face-book também traz um link para consulta. O site do Detran/RS con-centra autuações apli-cadas no estado por

todos os órgãos autua-dores, exceto a Polícia Rodoviária Federal e o DNIT. Para consultar as multas da PRF, basta acessar www.prf.gov.br e clicar no menu Multas e Infrações, submenu Nada Consta/Consulta de Multas. Para infra-ções do DNIT, acesse o site www.dnit.gov.br, em Serviços de Infor-mação ao Cidadão. É possível, ainda, conta-tar o Disque Detran/RS pelo 0800.510.3311.

O Detran/RS alerta, ainda, que a notificação da aplicação da penali-dade (multa), que vem com o código de bar-ras para pagamento, sempre é precedida por uma notificação de autuação (NAIT). A NAIT traz o formulário para apresentação do condutor infrator, bem como as instruções para apresentação de defesa da autua-ção. Essa notificação observa o princípio do contraditório e da

ampla defesa, ofer-ecendo a oportunidade

do condutor contestar a autuação.

Festa de São João BatistaVocê é nosso convidadoDia 21 de Junho no Morro Agudo

10 hs missa com o Pároco Pe. Jorge12 hs Almoço: Churrasco e galinhada14 hs Animação Banda Musical ClavesolDurante o evento haverá vários sorteios

Gravataí, 17 de junho de 20159Cidade

Evento foi aberto na noite desta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores

Em busca de chegar a um docu-mento único que irá nortear a edu-cação no município, a Administração Municipal deu início nesta segunda-feira, 15, ao Fórum Municipal de Educação. Durante a abertura do evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), dezenas de representantes da comu-nidade escolar compareceram ao plenário da Câmara de Vereadores. O evento produzirá um documento final para o Plano Municipal de Edu-cação.

A secretária da Educação, Sonia Oliveira, compôs a mesa de abertura do evento ao lado da representante da Secretaria Estadual de Educação, Iara Wortmann, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosélia Nunes e do vereador Carlos Fonseca (PSB), que representa a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores.

Sonia declarou que a construção do Plano Municipal de Educação re-sultará de um trabalho conjunto, en-volvendo profissionais da educação, professores, comunidade escolar e representantes do ensino público e particular. "É preciso que o município aponte os caminhos para buscarmos uma educação com mais qualidade", disse. A ex-secretária da Educação do Estado e ex-deputada estadual Iara Wortmann falou aos presentes sobre a importância da construção do Plano Municipal. "O primeiro ponto é que tenhamos definido o que queremos para a educação de nos-sas crianças. Por isto, repito; este deve ser um trabalho conjunto da sociedade", falou Iara, que integra o grupo que está definindo o Plano Estadual de Educação.

Professora, com mais de quatro décadas de atuação, Iara parabeni-zou as representantes de Gravataí pelo documento inicial produzido.

"Gravataí está muito bem encamin-hada, com metas bem definidas. Da mesma forma, estamos acompan-hando a construção do plano em todas as cidades gaúchas e também definindo metas exequíveis. Este é um ponto chave. Os objetivos devem ser traçados de forma que possam ser colocados em prática", ressaltou.

"Portanto, pais, professores, conselheiros, profissionais e comuni-dade escolar. A união na discussão destes nortes resultará em uma educação de muita qualidade para Gravataí", finalizou Iara.

Participantes do debate, alguns pais deram seus depoimentos após a fala de Iara Wortmann. Mãe de dois alunos que estudaram nas escolas públicas Carlos Bina e José Linck, Regina Wiithrich elogiou a iniciativa. "Devo muito à educação do município de Gravataí", disse, declarando que sente muito orgulho pelos filhos, que se formaram nas escolas públicas.

Outro pai de estudante da Es-cola Municipal Prefeito José Linck,

Antônio da Silva, declarou que o filho Gabriel Clodoaldo Alves da Silva estudou no Cebolinha e agora segue em uma escola de ensino

fundamental. "O povo de Gravataí tem que agradecer pelo trabalho que vem sendo feito pela Administração Municipal", declarou.

Fórum debate futuro da educação

Gravataí, 17 de junho de 201510 Polícia

Identificado suspeito de matar menina atropelada e fugir do local do acidente

A Polícia Civil de Gravataí identificou o motorista que atropelou e matou uma menina de seis anos na cidade, no último final de semana. De acordo com o del-egado Alencar Carraro, o condutor foi identificado no fim da noite de ontem e já prestou depoimento: “ele compareceu até a delegacia acompanhado do advogado e prestou esclarecimentos. Agora, vamos realizar novas diligências para averiguar o caso”. Carraro garante que, na tarde des-ta quarta-feira, todos os dados referentes ao caso serão apresentados à imprensa.

O delegado ressaltou que como o sus-peito se apresentou à polícia e declarou endereço fixo, não deve ser solicitada a prisão preventiva à Justiça. A partir das diligências que serão realizadas entre hoje e amanhã, a polícia deve finalizar o inquérito e identificar os responsáveis pelo crime.

No fim da tarde de sábado, um Celta branco atropelou Bruna Raphaela da Silva Padilha em frente à casa onde a criança vivia, em Gravataí. O motorista fugiu do local. Imagens de câmeras de segurança foram utilizadas para identifi-car o motorista.

ANUNCIE AQUI 3423 1792

Produto adulterado era comercializado em 23 cidades gaúchas

Como resultado da Opera-ção Queijo Compen$ado 1, desencadeada ontem (16), pelo Ministério Público, foram interditadas de forma liminar as sedes da Laticínios Progresso em Três de Maio e Ivoti. A medida é fruto de um pedido cautelar preparatório de ação civil pública ajuizado pela Pro-motoria de Justiça Especializa-da de Defesa do Consumidor. Os produtos foram apreendi-dos para análises e posterior inutilização. A decisão liminar da Justiça de Três de Maio determinou, também, o recol-himento de todos os produtos fabricados pela empresa e que estejam em comercialização ou depósito fora do município de Três de Maio pela Vigilância Sanitária da Secretaria Es-tadual de Saúde. Conforme a Receita Estadual, a Laticínios Progresso vendia queijo para 72 estabelecimentos de 23 cidades do Estado, entre elas Canoas, Porto Alegre, Sapu-caia do Sul, Novo Hamburgo e Campo Bom. Apesar de pos-suir apenas o selo SIM (Ser-viço de Inspeção Municipal), que liberaria o comércio de produtos somente em Três de Maio, o queijo era transportado – normalmente aos finais de semana, quando há menos fiscalização – para o depósito clandestino em Ivoti, de onde saía para a venda.

Foram presos preventiva-mente o proprietário da em-presa, Volnei Fritsch, o filho dele, Pedro Fritsch, (os dois em Ivoti), e o responsável pe-los laticínios na localidade de Progresso e sócio da empresa, Eduardo André Ribeiro (em Três de Maio). Também foram cumpridos dois mandados de medidas alternativas à prisão contra outros três investigados: o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Três de Maio, Valdir Ortiz, o fiscal do Serviço de Inspeção Municipal de Estância Velha,

Roberto Nardi, e o motor-ista da Laticínios Progresso, Arnildo Roesler. Ainda foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão – na sede e no depósito da empresa e nas residências dos envolvi-dos. Foram localizadas notas fiscais de compra de amido, bem como tabelas de controle da adição de amido no queijo, além de uma agenda que com-prova a ligação entre o fiscal de Estância Velha e a empresa de Três de Maio.

Em entrevista, os Pro-motores de Justiça da Es-pecializada Criminal, Mauro Rockenbach, e de Defesa do Consumidor, Alcindo Luz Bas-tos da Silva Filho, detalharam a Operação Queijo Compen$ado 1. Rockenbach ressaltou a importância do afastamento cautelar do Secretário Mu-nicipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio e do fiscal de Estância Velha. “Enquanto ambos deveriam ter agido oficialmente e impedir a venda do produto fora de Três de Maio, o Secretário inclusive facilitava o credenciamento da empresa junto ao Fundopen, que permite a compensação de ICMS em investimentos. É dinheiro de impostos, din-

heiro público, facilitando uma atividade criminosa”, disse. Por sua vez, Alcindo Luz Bastos reiterou a gravidade da fraude. “Na verdade, o queijo não tinha fiscalização de fato, já que os agentes que deveriam fiscalizar estavam envolvidos no esquema”, analisou. O Delegado da Receita Estadual Joaquim Oliveira informou que, em conjunto com a Promo-toria de Justiça de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária, será ajuizada uma denúncia para a restituição aos cofres públicos de R$ 1,7 mil-hão sonegado pela empresa, resultado de inspeções feitas em 2011.

Os valores são referentes à sonegação de tributos ques-tionados pela empresa, que deixou de informar suas movi-mentações financeiras desde janeiro deste ano. No entanto, a estimativa é que ela apenas declarasse 20% da arrecada-ção, cujo total beirava R$ 1 mil-hão por mês. Uma nova ação para a recuperação dos valores sonegados deve ser ajuizada após a conclusão das análises feitas pela Receita Estadual a partir dos documentos apreen-didos durante os mandados de busca.

Queijo Compen$ado 1: três pessoas são presas e sedes da Laticínios Progresso são interditadas

Gravataí, 17 de junho de 201511

O sucesso de Rainer Cadete na pele de Visky em "Verdades Secre-tas" foi instântaneo. Mais de 10 mil seguidores de um dia para o outro no Instagram, festa no Projac e pessoas gritando "Visky!!!" por onde ele passava. De um advogado dis-creto a um homossexual afeminado espalhafatoso, este são dois papéis contrastantes interpretados pelo ator em "Amor à Vida" (2013) e agora em "Verdades Secretas".

Em entrevista ao jornal Extra, ele conta como foi o processo de preparação para o personagem e o sucesso de Visky. "Assim que fiquei sabendo como ele seria, percebi que estava diante de um grande desa-fio. Precisava me sentir seguro em cena, então fui para a Espanha e lá fiquei dois meses estudando corpo e voz. Foi muito bom para me soltar, sempre fui tímido. De volta ao Brasil, fiz aulas de passarela e de stiletto, que é uma dança em cima do salto

alto. Visky, além de booker, é pro-fessor de passarela das modelos da agência da Fanny (Marieta Severo). Eu não queria passar vergonha!", revela. Até arrancar os pêlos, Rainer arrancou. "Para entender um pouco mais o universo feminino, eu me depilei com cera da primeira vez. Abençoadas sejam as mulheres! Era uma dor tão grande que eu gritava, queria morder a cabeça da depila-dora, tadinha. Agora, só com ma-quininha. Eu me sinto meio que um Tony Ramos da nova geração por causa do excesso de pelos. Se Deus abençoar, vou desenvolver o talento como ele, brincou o ator, mostrando que tem bom humor.

"Eu sou simpático, mas sempre fui péssimo com piadas. Com essa preparação toda, descobri um Rainer engraçado dentro de mim. Dizem que tenho dado pinta no dia a dia. Mais do que isso, estou mais solti-nho, engraçado", conta.

Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 23

OTLATOSENSUEOCERGAZUAGURI

UIRAPURUSETAAUSAM

ITDEMOROMAPASATA

NACARCOMICDODNGE

DESPOJADOSFARARISERGSUSHISIAPCIV

MAURICERAVEL

Entretidacom algu-ma ação

Chaveimpro-visada

Armadilha para caçar

animaissilvestres

"Meu (?)",música de

ChicoBruarque

Letra daroupa do

Robin(HQ)

Pássaro a-mazônicode cantomavioso

Objeto decomércio

A sétimaletragrega

Sua capital é Manaus

(sigla)

Objeto deestudo docartógrafo

(pl.)

Formigaconhecida

comosaúva

(?)-Con,feira decultura

pop (EUA)

Substân-cia do

interior daconcha

OrlandoDantas,

jornalistabrasileiro

Mineralusado emcaixas de

rapé

Faz cha-mada em

antigotelefone

Sem ambi-ção (pl.)

O 70 plane-ta (Astr.)104, emromanos

Difundir

Antigonome do

nitrogênioEl. comp:"povo",

em demo-cracia

CostumamTecla para

sair doprograma

Papa-mel(Zool.)O vírus da Aids

Ouro(símbolo)Caminho;direção

Soberano da antigaAbissínia

Cobalto(símbolo)

Alegação do advogadoem defesa do réu que

agrediu para se protegerde um ataque Expressão

latina quesignifica

"em senti-do amplo"

Desinênciado plural

Permite e facilita viagens e roteiros de lazer a indivíduos portadores de

deficiên-cias

Rodovia(abrev.)Prato

típico daculináriajaponesa

Gritosde dor

Flúor(símbolo)

Gargalhou

Compôs"Bolero" e"La Valse"

Unidadede medida de energiae trabalho

(Fís.)

A T A

3/eta. 5/azoto — gazua — jaspe — negus — urano.

Dias em que os imprevistos podem ser fre-quentes, especialmente com relação à sua vida doméstica e familiar. Podem surgir mal entendidos em negociações.

Dias de imprevistos e mudanças em questões que envolvem seus projetos profissionais e planos de carreira. Atra-sos e problemas relacionados a viagens.

Mudanças e imprevistos com ques-tões que envolvem o amor e suas fi-nanças. Um cliente antigo pode voltar a querer os seus serviços.

Revisão e mudanças em um proje-to que envolve pessoas e empresas estrangeiras. Uma viagem pode ser adiada.

Procure não se envolver em inves-timentos de risco. Cuidado com as palavras e mal entendidos. Mantenha seus gastos sob rígido controle.

Necessidades emocionais e sensuais não estão sendo satisfeitas. Uma mu-dança intensa pode acontecer a partir dessa tomada de consciência.

Imprevistos e novidades relacionadas ao amor e às finanças. No entanto, mantenha seu dinheiro sob controle, pois não é hora de correr riscos.

Uma sociedade pode passar por pro-blemas. Um projeto de trabalho pode precisar de revisão e mudanças para que tenha continuidade.

Você deve cuidar com mais carinho de sua saúde, especialmente do aparelho respiratório. Um amigo do passado pode retornar a sua vida.

dias de mudanças em sua rotina de trabalho. Um projeto pode passar por uma fase mais difícil e ser necessário uma séria revisão.

Atrasos em um projeto desenvolvido em equipe, que pode passar por al-gumas mudanças para que problemas futuros sejam evitados.

Mudanças e revisões devem fazer par-te de sua vida nos próximos dias. Um problema doméstico ou familiar não resolvido pode vir novamente à tona.

Em alta, "Os Dez Mandamentos" bate novo recorde de audiência na Record

Ator comemora sucesso instântaneo como o Visky em "Verdades Secretas"

Desde março no ar como a gran-de estreia da temporada na Record, a novela "Os Dez Mandamentos" corresponde e muito às expectativas da emissora. Nesta segunda-feira (15), a novela bateu mais um recor-de de audiência na média. Segundo dados consolidados divulgados pelo Ibope, a trama registrou 17 pontos de média com 18 de pico, ficando na vice-liderança isolada.

Na mesma faixa horária, a Globo ficou em primeiro lugar com 25 pontos, com a exibição do "Jornal Nacional" e de trecho de "Babilônia", o SBT fechou em terceiro com 13, mostrando "Chiquititas" e "Carros-sel", e a Band se manteve em quar-to, marcando 3 pontos com a novela "Mil e Uma Noites".

Com esta audiência, "Os Dez Mandamentos" bate o recorde ante-rior conseguido no último dia 11 de

junho, quando marcou 16 pontos de média. Durante o pico de 18 pontos, a Record chegou a ficar a cerca de 4 pontos atrás da Globo, que já exibia sua novela das 21h, "Babilônia".

Os dados são consolidados e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores na Grande São Paulo.

JORNAL DE GRAVATAÍ | Gravataí, 17 de junho de 2015

GRUPAMENTO AMBIENTAL MINISTRA PALESTRA PARA ESTUDANTES DO SENAC

O Departamento Comercial do Sindilojas segue fazendo a entrega dos kits da Campanha Compre Aqui e Concorra. A meta é chegar a 700 em-presas participantes. Até o momento cerca de 300 já estão fazendo da cam-panha uma ótima oportunidade de promoção de vendas. Seus clientes re-cebem um cupom a cada R$ 50,00 em compras e concorrem no sorteio de dois Fiat Uno Vivace 0Km em 16 de setembro – um para o consumidor e outro para o vendedor.

A gerente comercial do Sindilojas, Elisia Lucca, explica que a Blitz foi criada há pouco mais de dois anos para aproximar ainda mais o Sindilojas de seus associados e oportunizar que outras empresas se associem à enti-dade. Para participar da campanha, as empresas não precisam esperar pela blitz. O credenciamento e a retirada dos kits pode ser feito em uma das unidades do Sindilojas Gravataí.

Acesse o site da campanha www.sindilojasgravatai.com.br/campanha e veja os endereços e as informações da campanha.

SE PREFERIR ESPERAR, VEJA A SEGUIR QUANDO A DISTRIBUIÇÃO CHEGA A SUA REGIÃO:

18/06 – GLORINHA

23/06 – CENTRO

25/06 – PARQUE FLORIDO

26/06 – BAIRROS/CARRO DE SOM/COMERCIAL

Blitz leva material da “Compre Aqui e Concorra” aos associados

O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal realizou na noite de segunda-feira (15) uma palestra no Senac. O evento foi destinado a três turmas do curso de Gestão Ambiental. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer um pouco das experiências e atividades realizadas pelo Grupa-mento Ambiental. Os palestrantes foram os guardas e gestores ambi-entais Douglas da Rosa e Alexan-dre Varreira. Segundo Varreira os principais assuntos apresentados durante o evento foram os aspec-tos legais para a atuação dos ofici-

ais, missão e valores que norteiam a conduta dos agentes bem, como os resultados alcançados até o momento e também os detalhes operacionais e administrativos do trabalho conjunto com a Funda-ção Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

Por fim, ressaltado a dedicação e esforços que os oficiais guar-das municipais empreendem na preservação da APA do Banhado Grande, área de frequentes crimes contra a fauna e flora da região, e que terá intensificação na fiscal-ização nos próximos dias.

Toyota entrega veículo híbrido à Brigada Militar

Para marcar os dez anos da instalação do Centro de Distribuição da Toyota em Guaíba, a empresa entregou um carro híbrido à Brigada Mili-tar. O governador José Ivo Sartori participou do ato em frente ao Palácio Piratini, nesta terça-feira (16). O veículo, um Toyota Prius 2011/2012, no valor de cerca de R$ 114 mil, será usado tanto em operações quanto no policiamento ostensivo pelo 9º BPM, responsável pela segurança na área central de Porto Alegre.

Entre os diferenciais do Toyota Prius, que já teve 442 unidades com-ercializadas no Brasil, estão os motores a gasolina e elétrico. Através do sistema Toyota Hybrid Synergy Drive, o veículo alia tecnologia avançada e responsabilidade ambiental, já que os motores são capazes de criar um sistema mais leve e compacto, com melhor funcionamento a baixas temperaturas, menor consumo de combustíveis e baixos níveis de emissões de gases poluentes.

A bateria híbrida atua como acumulador energético, responsável pelo armazenamento da energia excedente gerada pela desaceleração ou pelo acionamento dos freios, para utilização posterior na aceleração do automóvel. Graças a esse sistema, reduz-se o consumo de gasolina e aumenta-se a vida útil dos discos e das pastilhas de freios.