Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

12
Gravataí, 21 de maio de 2015 ANO IX | Edição # 2237 Quinta-feira qui sex sáb 28º 28º 26º 16º 16º 17º Homem é ASSASSINADO na 76 Página 10 Sem transporte escolar especial Página 3 Executado com mais de 30 facadas Página 10

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Page 1: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20151

Gravataí, 21 de maio de 2015

ANO IX | Edição # 2237

Quinta-feiraqui sex sáb

28º 28º 26º16º 16º 17º

Homem é ASSASSINADO na 76

Página 10

Sem transporte escolar especial

Página 3

Executado com mais de 30 facadas

Página 10

Page 2: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94060-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

A inclusão dos alunos com SÍNDROME DE DOWN

CHARGE

RADAR

Nossa Constituição diz que toda criança tem direito inalienável à educação. Toda criança, inclusive as que têm síndrome de Down. Embora a educação no Brasil necessite de vários ajustes, felizmente é possível notar o esforço de muitas escolas pela inclusão de alunos com síndrome de Down. Tanto na rede pública de ensino como nas escolas privadas, organizações ligadas à defesa dos direitos de alu-nos com síndrome de Down confirmam um aumento signi-ficativo do número de matrículas nos últimos anos. Mesmo que em alguns casos o atendimento não ocorra de maneira mais satisfatória, deve-se ressaltar a iniciativa pela inclusão.

Alunos com síndrome de Down têm a capacidade de aprender assim como quaisquer outros estudantes, apresen-tando igualmente um pouco mais de habilidade ou de dificul-dade em determinadas áreas. Óbvio que existem algumas diferenças durante o processo de aprendizagem desses alunos se comparados a outros, como maior dificuldade de concentração ou de memorização a curto prazo, por exem-plo. Mas basta apenas um pouco mais de atenção dos pais e professores a esses alunos e que se respeite o ritmo mais lento de aprendizado deles.

Estudos científicos indicam ainda que a escolarização de alunos com síndrome de Down é mais efetiva em escolas comuns e, de preferência, se iniciada já na educação infantil. O desenvolvimento da criança depende fundamentalmente da estimulação precoce que ela receberá, do ambiente em que estará exposta e do incentivo das pessoas que estão a sua volta. Pois, nas escolas comuns, além de transmitir conhecimento acadêmico, a convivência com alunos de dife-rentes origens e formações contribui significativamente para o desenvolvimento psicoafetivo da criança, no seu proces-so de socialização e também no desenvolvimento de suas capacidades.

De acordo com a organização Movimento Down, que é filiada à Federação Brasileira das Associações de Sín-drome de Down, cada vez mais jovens com síndrome de Down concluem o Ensino Médio e, atualmente, existem pelo menos 20 alunos cursando o Ensino Superior em cursos não adaptados. Ou seja, é apenas uma questão de oportunidade. Quando oferecida, eles correspondem e demonstram plena capacidade para avançar em seu desenvolvimento.

Por fim, vale reforçar que recusar a matrícula de crianças e jovens com síndrome de Down ou por qualquer outro moti-vo relacionado a outras deficiências – o que vale para esco-las públicas ou privadas – é crime, de acordo com o artigo 8º da Lei 7.853/89.

Pode-se até compreender que algumas escolas realmen-te tenham suas dificuldades em se adequar a essa realida-de, que ainda não tenham alcançado as melhores condições para atender da melhor forma possível as necessidades de estudantes especiais, por falta de recursos humanos e peda-gógicos, entre outros pontos. Mesmo assim, espera-se que isso não sirva de justificativa para a recusa. Essa lição, ainda bem, estamos vendo que muitas escolas já aprenderam! Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira

compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de soluções. Participe pelo e-mail [email protected]

ou Whatsapp (51) 9415.3122Francisca Romana Giacometti Paris | pedagoga

A campanha de vacinação contra gripe encerra sexta-feira (22).As doses, aplicadas em todas as unidades de saúde do

município, são para crianças com seis meses até quatro anos de idade, portadores de doenças crônicas, quem trabalha na área da saúde, gestantes, indígenas, detentos, funcionários

do sistema prisional e idosos.

Page 3: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20153Cidade

Alunos de escolas especiais estão há mais de 15 dias sem transporte. Prefeitura promete regularizar o serviço nesta quinta-feira

Filipe Foschiera

Luiza Scheffer tem 16 anos, e há 10 utiliza o transporte for-necido pela Prefeitura para ir até a sua escola. Ela é autista e estuda na Escola Municipal de Ensino Especial Cebolinha (APAE). Os responsáveis pela menina não sabem o que está acontecendo, mas há mais de 15 dias o micro-ônibus não passa em sua residência para cumprir o seu itinerário de cos-

tume. Durante esse tempo, Lu-iza fica em casa, com a mãe, e não sabe quando voltará a estudar. Ela mora na Cohab C, na parada 74 da Dorival de Oliveira, e não possui outras alternativas para realizar o trajeto, todas as manhãs, até a instituição de ensino.A mãe da menina, Lucir Schef-fer, considera um grande descaso com as crianças es-peciais. “Sempre temos dificul-dades, nada é facil para estas crianças”, destacou. Ela afirma ainda que nenhuma informa-ção foi repassada sobre a alteração do serviço de trans-porte, e conta que já houve algumas interrupções quando algum veículo estragava, mas nenhuma durou tanto tempo. “Eu não trabalho, assim posso ficar com ela. Minha filha pre-cisa de cuidados sempre, não faz nada sozinha”, finalizou.Um micro-ônibus que faz o transporte somente para crian-ças especiais, que leva alunos

de vários pontos da cidade para diversas escolas. Conforme informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gravataí, responsável pelo serviço, a questão das vans escolares é bastante complexa. A Pre-feitura possuía um contrato com uma terceirizada que fazia o transporte escolar das crianças. A empresa não estava realizando um trab-alho satisfatório e em razão disso, foi rompido o contrato com a prestadora. Além da má qualidade na prestação de serviços, os veículos (vans) foram danificados durante o uso, e precisaram passar por manutenção e reparo.Para alegria da jovem Luiza, a Prefeitura informou que a van que faz o transporte das crianças para o Cebolinha retornaria da manutenção e hoje (quinta-feira) deveria nor-malizar o serviço de transporte escolar.

Sem transporte escolar especial

Até o final deste mês será possível con-sultar os cardápios das refeições servidas diariamente na rede municipal de ensino no site da prefeitura (www.gravatai.rs.gov.br). Os cardápios obedecem o Programa Nacional de Alimentação Escolar e conta com os principais nutrientes necessários para o desenvolvimento dos alunos em sua faixa etária.

Para os alunos da Educação Infantil são disponibilizados dois cardápios, sendo que as crianças no berçário recebem quatro refeições diárias, pois é nesta faixa etária que inicia a introdução da alimentação como papas de frutas, sopinhas salgadas, ovos, mingaus, entre outros. Aos alunos maiores de um ano são servidas quatro refeições diárias como: café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta.

Na Educação Fundamental é servida uma refeição por turno. Nas três Escolas Quilom-bolas os alunos recebem o café da manhã e o almoço, os alunos do turno da tarde recebem o almoço e o lanche da tarde.

Nas 36 escolas que mantém o Mais Edu-cação os alunos recebem diariamente café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Nas nove escolas onde funciona a Educa-ção de Jovem e Adulto (EJA) é servido janta para todos os alunos no inicio do turno.

A diretora de apoio técnica e secretaria-adjunta da Smed, Mari Léia Bastiani, destacou que diariamente são servidas para os alunos da rede municipal de ensino, por faixa etária, 30.176 refeições. Para Mari Léia, com esta metodologia, a Smed além de cumprir com uma determinação legal, ou seja, a de tornar acessível o cardápio para a comunidade esco-lar, “também contemplará os pais que poderão acompanhar a alimentação escolar de seus filhos”, avaliou a diretora.

A coordenadora do setor de alimentação escolar da Smed, Lisiane Monteiro, revelou que os cardápios são montados de acordo com a idade dos alunos, suas necessidades nutricio-nais e a estação do ano. “O Governo Munici-pal vem assegurando aos seus educandos o fornecimento de uma alimentação mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade, colaborando, assim, para a sua formação social e cognitiva”, assegurou a coordenadora.

Lisiane ressaltou que os cardápios são elaborados pelo setor de Alimentação da Smed, cujos itens utilizados e prioritários são os produtos básicos como: arroz, feijão, peixe, hortifrutigranjeiros, carnes, ovos, macarrão e outros, diferente do que acontecia anteri-ormente, quando a bolacha e os panificados eram a base da merenda escolar.

Novidades

Este ano está sendo acrescentado ao Cardápio Escolar carne em cubos o que facilita a manipulação e evita contaminação, peito de frango, presunto, bolo de cenoura e mes-clado, biscoito de chocolate e biscoito salgado integral, uma vez por mês peixe (os Emeis já recebem) e lasanha como guarnição (Mais Educação).

Cardápio da Merenda poderá ser conferidos pela internet

Page 4: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Pátria EDUCADORA ou ENGANADORA?

Mais Segurança Ainda em Brasília

Câmara homenageia 40 ANOS DO POLIVALENTE

No ano em que o governo da presi-dente Dilma Rousseff adotou como slogan “Pátria Educadora”, os professores das universidades públicas ameaçam entrar em greve por melhores salários. A greve nacional de professores de institu-ições federais, a princípio marcada para começar no dia 28 deste mês. Foi o que ficou decidido após reunião no último sábado de 43 seções sindicais, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Ainda nesta semana, a decisão será submetida a voto de assembleias locais de profes-sores.

O vereador Alex Tavares esteve reuni-do com o Cap. Assis Brasil e o Ten. Rees, no 17º BPM. Na ocasião, Tavares mostrou aos militares a necessidade de reforçar o policiamento na região da Av. dos Esta-dos. Para tanto, o vereador iniciou uma campanha em suas redes sociais pedindo mais segurança nos bairros da cidade.

Nesta quarta-feira, após visita ao Congresso Nacional, o vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil, o grava-taiense Marcio Souza (PV), acompanhado de outros representantes da UVB, reuni-ram-se para discutir e definir a estratégia sobre como influenciar positivamente na votação da Reforma Política. As ações continuarão com visitas ao Congresso nos próximos dias, sendo que a votação deverá ocorrer na Comissão Especial da Reforma Política na segunda (25) e, na terça (26), o Plenário começará a se posicionar sobre o tema.

A Câmara de Gravataí fez uma linda e justa homenagem aos 40 anos da Escola Adelaide Pinto de Lima Linck, o Poliva-lente, na noite de terça-feira. A cerimônia realizada na própria escola foi proposta pelo vereador Dilamar Soares, que em seu discurso lembrou o tempo em que foi aluno do ‘Poli’. “De todas as escolas que passei, contando com a graduação e pós, que venho fazendo, o Polivalente foi a que mais marcou a formação do meu caráter e de minha personalidade. Estou emocionado em poder proporcionar esse momento à escola do meu coração”, destacou o parlamentar, que saudou a presença das professoras do seu tempo na solenidade. Desde a atual diretora, a professora Maria da Graça Leal, até a primeira diretora da escola, professora Teresinha Follmann, a grande maioria dos educadores que fizeram parte dessa história, prestigiaram a sessão solene, que ainda contou com diversas apresen-tações dos alunos.

O prefeito Marco Alba confirmou nesta terça-feira que a Prefeitura de Gravataí vai romper a concessão dos serviços de água e esgoto que fez para a Corsan, a estatal estadual do RS. A decisão foi tomada depois de concluído estudo que apontou que a Corsan levaria 120 anos para cumprir as metas exigidas pelo Plano Munici-pal de Saneamento Básico. O atual contrato de concessão é de 25 anos, com vencimento em 2034. “Os moradores de Gravataí não podem esperar por mais dez anos para ter essa questão estrutural resolvida”, disse o prefeito. Será criada uma empresa municipal em Gravataí. O leilão para a nova concessão permitirá a disputa entre

empresas estatais e privadas, inclusive a própria Corsan, mas exigirá investimentos pesados, o que não aconteceu até agora e motivou o rompi-mento. Em até 20 anos, a nova empresa deverá atingir R$ 550 milhões em investimentos, sendo R$ 150 milhões em quatro anos.

Hoje, a Corsan investe, em média, R$ 4,5 mil-hões por ano no Município. A decisão do prefeito deve ser louvada, pois se trata de um ato de cora-gem e determinação. Mesmo sendo do mesmo partido do governador José Ivo Sartori, Alba ficou do lado do contribuinte gravataiense, que carece de uma melhor prestação de serviço de abastec-imento de água.

Gravataí terá empresa municipal de abastecimento

Page 5: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20155Cidade

As comemorações da tradicional Festa do Divino iniciou ontem no município. O evento que acontece até o dia 23 de maio, sempre às 19h30, tem como lema em 2015 a mensagem “Senhor, tua palavra é luz”. A celebração religiosa, que remonta ao passado açoriano da cidade e faz um resgate histórico dos primórdios da reli-giosidade de Gravataí, terá, além das missas, procissões. O encer-ramento será mar-cado com um almoço no domingo (24), na Paróquia Matriz Nossa Senhora dos Anjos.

De acordo com o Imperador da Festa, Breno Moacir de Ávila, há 15 anos a cerimônia foi resgatada em parce-ria com o poder público municipal e felizmente segue sendo realizada e prestigiada por mil-hares de pessoas. “Nós iniciamos hoje o tríduo e dia 24 de maio ter-emos uma grande festa que irá contar com mil-

hares de pessoas. Será uma grande celebração não só da religiosidade de nosso povo, mas da origem da nossa cidade”, explica.

A comunidade Divino Espírito Santo foi criada em 1986, per-tencendo à Paróquia Santa Luzia, de Ca-choeirinha. Em maio de 2005, com a con-clusão das obras da casa paroquial, o Bispo Dom Dadeus Grings se aliou a outras quatro comunidades e formou, portanto, uma nova paróquia em Cachoei-

rinha, denominando-a Paróquia do Divino Espírito Santo.

A Festa do Divino Espírito Santo tem origem portuguesa e é uma tradicional e das mais antigas práticas do catolicismo popular, reunindo as mais di-versas classes sociais. O evento é organizado com base no dia de Pentecostes, ou seja, 50 dias após a Páscoa.

Festa do Divino iniciou ontem

Neópolis no projeto Criança Colorada

Doação da cadeira emociona familiares A família do seu Manoel, vítima de um

atropelamento seguido de AVC e morador do bairro Santo Inácio, em Morungava; após várias pedidos através da Associação de Moradores, teve a grande notícia de que a doação da cadeira de rodas seria feita pelo senhor Gilberto Etchechury Nunes. A entrega foi realizada no último sábado, com muitos agradecimentos e emoção da família.

POR CLEBER CORNELY

COLUNA DE MORUNGAVA

[email protected]

No último domingo, 17 de maio, a Escola Municipal Vila Neópolis esteve participando do Projeto Criança Colorada que tem por objetivo aproximar a criançada do clube, fortalecendo a relação com o time. Os alunos tiveram a chance de conhecer seus ídolos e entrar no gramado com eles. Para muitos deles, essa, talvez, seja a única oportunidade de terem contato com seus atletas preferidos.

A escola procurou oportunizar uma atividade lúdica que exercitou a disciplina, cidadania e o bom relacionamento, tão importantes para a sociedade atual.

Os professores e pais que os acompanharam puderam perceber a emoção que tomou conta de cada um deles, naquele momento mágico. Também puderam assistir ao jogo Inter e Avaí e foram contemplados com a vitória do time.

Um almoço, no domingo (24), na Paróquia da Matriz, marcará o encerramento do evento.

Page 6: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20156 Esportes Cenário esportivo

A saída de Luiz Felipe Scolari do comando do Grêmio, anunciada pelo presidente Romildo Bolzan nesta terça-feira, não foi aprovada pela torci-da. Pelo menos é o que indica a maioria dos internautas que participaram de enquete do GloboEsporte.com.

Ao todo, 62.52% dos torcedores ficaram descontentes com a alteração no comando da equipe tricolor. Por outro lado, 37.48% aprovaram a saída de Felipão. Foram quase quatro mil votos na enquete.

Após a perda do título estadual e o início ruim no Brasileirão - o Grêmio acumulou empate com a Ponte Preta, na Arena, e derrota para o Coritiba, no Couto Pereira -, o treinador pediu demissão do cargo. No retorno a Porto Alegre, os torcedores gremistas protestaram e não pouparam nem mesmo o treinador, que foi campeão brasileiro, continental e estadual pelo clube, nas duas passagens anteriores.

Alfeu Gomes Furtado (Piloto Rato), atleta da Associa-ção Motoesporte e Lazer de Gravataí (AMEG) conquistou o 1º lugar da 2ª Etapa do Campeonato Sul Brasileiro de Wheeling - Categoria Speed. O evento aconteceu no último domingo (17), na sede da Associação Caxiense de Velocross – Ascave, em Caxias do Sul.

O Chelsea promete mundos e fundos para tirar Raheen Sterling do Liverpool. A joia, de 20 anos, é uma das revelações do clube da Terra dos Beatles e é cobiçado por gigan-tes do futebol mundial, como o Bay-ern de Munique e o Manchester City. Para ficar com o jovem, os Blues podem até negociar o brasileiro Oscar e o colombiano Cuadrado.Sterling está avaliado em cerca de 70 milhões de euros (R$ 236 mil-hões). Segundo o "Daily Star", o ob-jetivo do Chelsea é negociar um dos seus jogadores para abater o valor

pedido pelo Liverpool por seu astro. O atacante tem apenas só mais um ano de contrato e os Reds teriam a intenção de liberá-lo para não perdê-lo de graça ao fim da próxima tem-porada.Cuadrado chegou em janeiro e custou ao Chelsea 36 milhões de euros (R$ 121,3 milhões), mas teve problemas de adaptação e quase não foi aproveitado pelo técnico José Mourinho. Oscar, que atualmente está machucado e ficou fora da con-vocação da Seleção Brasileira para a Copa América, teve altos e baixos no clube inglês.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Foto: Heuller Andrey / Mowa Press

Gremistas reprovam saída de Felipão do Grêmio em enquete

Gravataiense conquista o 1º lugar em Campeonato de WheelingChelsea pode vender Oscar

para ter revelação do Liverpool

Page 7: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20157EsportesCenário esportivo

Ocorreu na manhã do dia 19, em Porto Alegre, o lançamen-to estadual do Dia do Desafio 2015. O evento foi realizado no Teatro do Sesc Centro e reuniu centenas de autoridades, enti-dades parceiras e imprensa. Promovido pelo Sistema Fecomér-cio-RS/Sesc, o Dia do Desafio acontece na última quarta-feira do mês de maio (27/05) e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

- Que esta motivação se reverta em conquista neste ano e que a maior delas seja a alegria. O Dia do Desafio é uma grande mobilização em prol da saúde e do bem-estar das pes-soas - exalta o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. Ele revela que o Rio Grande do Sul é o único Estado a mobilizar 100% de seus municípios pelo segundo ano consecutivo.

- O objetivo é promover o incentivo à prática diária do es-porte, pois 15 minutos do seu dia pode mudar sua vida - desta-ca o dirigente, parafraseando o célebre escritor Moacyr Scliar.

Durante o lançamento, estiveram presentes a saltadora e velocista brasileira, medalha de ouro no salto em distância dos jogos olímpicos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi; e a ciclista paraolímpica, que figura entre as 10 melhores do mundo, Jady Malavazzi. Maurren destacou que o Dia do Desa-fio é a maior causa de incentivo ao esporte, um espelho para o mundo inteiro.

Sobre o DDD

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acon-tece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

“Mais um ano que Gravataí se faz representar neste lança-mento, pois acredita que a proposta vem ao encontro das políti-cas públicas, voltadas para o esporte no município”, declarou o secretário da Smel Luciano Oliveira, que na ocasião representou o prefeito Marco Alba. Oliveira assegurou que a atividade física é incentivada no município, através de Núcleos Esportivos de Ginástica em diversos bairros da cidade, o ciclismo, através do programa Pedalaí, Gravataí, do câmbio, futsal, futebol, skate e de outras modalidades esportivas.

Gravataí irá desafiar o Distrito de Carabayllo, em Lima, no Peru. O distrito peruano de Carabayllo é um dos 43 distritos que formam a Província de Lima, na zona central do Peru e possuí 188 mil habitantes. “Queremos repetir a performance dos outros anos, quando vencemos esta saudável competição”, declarou o secretário.

Em Gravataí, as atividades do dia 27 de maio iniciam exata-mente às 00h01 com a Caminhada e a Corrida Noturna, que terá largada da Praça Borges de Medeiros no Centro. O desafio segue com um sopão animado por uma roda de samba. Durante todo o dia, em vários pontos da cidade, haverá atividades para que a população ajude a cidade a vencer este desafio saudável.

No lançamento, também estiveram presentes a saltadora e velocista brasileira, medalha de ouro no salto em distância dos jogos olímpicos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi; e a ciclista paraolímpica, que figura entre as 10 melhores do mundo, Jady Malavazzi. O evento também contou com a participação do campeão brasileiro de ioiô, Luis Augusto da Silva, e do campeão paulista, Robson Jr. Na ocasião, os dois desafiaram os convida-dos a realizar diversas piruetas com o ioiô.

RS é o único Estado a mobilizar 100% dos municípios no DIA DO DESAFIO 2015

GRAVATAÍ participa do lançamento do evento

Page 8: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20158 Notícias

ECONOMIA

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem (20) que, em março de 2015, o setor de serviços do país teve crescimento nominal de 6,1%, na comparação com igual mês do ano anterior. O crescimento no-minal embute a inflação ocorrida no período.

De acordo com os dados, que fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a taxa é superior às taxas de fevereiro (0,9%) e janeiro (1,8%), retornando aos patamares de abril e se-tembro de 2014. A taxa acumulada no ano atingiu 2,9% e, em 12 meses, 4,6%.

Em relação a março de 2014, cinco segmen-tos do setor de serviços registraram variações positivas: serviços profissionais, administrativos e complementares (8,8%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (8,7%); outros serviços (5,2%); serviços de informação e comu-nicação (2,9%) e serviços prestados às famílias (2,5%).

O crescimento nominal (que inclui a inflação do período) do setor de serviços no 1º trimestre de 2015, em comparação ao 1º trimestre de 2014, situou-se em 2,9%, o menor patamar da série tri-mestral, em consequência das menores variações registradas nos meses de janeiro de fevereiro. As taxas de crescimento trimestral, em ordem de va-riação, foram as seguintes: serviços prestados às famílias (6,1%); serviços profissionais, adminis-trativos e complementares (6%); transportes, ser-viços auxiliares dos transportes e correio (3,1%); outros serviços (1,6%) e serviços de informação e comunicação (0,6%).

Representantes de entidades sindicais de pro-dutores rurais de todo o país se reuniram nesta terça-feira (19), em Brasília, com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Liderados pela Confe-deração Nacional dos Trabalhadores na Agricul-tura (Contag), eles apresentaram uma série de reivindicações para melhorias na agricultura fami-liar. Os principais pedidos são relacionados à im-portação de café peruano, que os produtores são contra, subsídios para compra de milho utilizados como alimentação para os rebanhos e dispositivos legais em favor da agricultura familiar.

“O que não teve de resposta concreta ficou de ser aprofundado e discutido, como a criação de uma diretoria de Agricultura Familiar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A ministra se dispôs a dialogar para avaliar essa possibilidade”, informou o secretário de Política Agrícola da Con-tag, David Wylkerson.

A ministra analisou também a viabilidade das reivindicações e prometeu defender a agricultura familiar. “Todos os nossos programas são para ampliação da classe média rural. Queremos man-ter os que estão lá e buscar os demais. Para isso, a gestão da terra é o mais importante”, acrescentou Kátia Abreu. O encontro faz parte do 20º Grito da Terra Brasil. A mobilização dese ano ocorre entre 18 e 22 de maio, de forma conjunta em todo Bra-sil, envolvendo protestos e reuniões com autorida-des federias e estaduais.

Setor de serviços cresce 6,1% em março

Produtores rurais cobram de Kátia Abreu

melhorias na agricultura familiar

PUBLICAÇÃO LEGAL

ANUNCIE NO JG 3423.1792

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 21 de maio de 2015. VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor Original

3149 - SADI PINHEIRO DE OLIVEIRA 1485263-7 R$ 3.937,42 7117-4 IDM FERRAGEM THONY LTDA

ADRIANO ELOI ME 1485888-3 R$ 424,00 22781201 IDM MADELEI PROD PARA MOVEIS E DECORACAO LTD

ALCASTER SUL-COMERCIO E DISTRIBUICAO DE 1484603-4 R$ 1.200,00 00614029282 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-OUTRAS MULTAS

AMERICO DUNKER M E 1484631-6 R$ 800,00 00614029335 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-OUTRAS MULTAS

ANDERSON LUIS DE OLIVEIRA STUMPF E 1483292-0 R$ 366,90 020858301 IDM SAVAR VEICULOS LTDA

ANDRE LUIZ GONCALVES DA SILVA 1479161-1 R$ 1.200,00 20000504792 IDM CONCREPEDRA CONCRETO E PEDREIRAS LT

ASSOCIACAO DAS VILAS PARAIZO,UNIAO,SAO 1484628-4 R$ 1.000,00 00614029329 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-OUTRAS MULTAS

BRUNO DE VARGAS MATIAS 1485477-4 R$ 145,40 0400000000 IDM ESTACIONE BEM A G E LT

CAROLINA SANTOS DA SILVA 1485325-4 R$ 360,53 0005514365 IDM ONIZ DISTRIBUIDORA LTDA.

CICERO BATISTA DE OLIVEIRA 1485814-0 R$ 1.213,00 W963/02 IDM COMERCIAL DANIEL ZIMMER LTDA

CLEONICE SANTANNA PRADO 1484926-3 R$ 363,40 14777/1-6 IDM CRISTIANO MARCELO NUNES SCHILLING ME

CRISTIANE DA ROSA AVILA 1485290-4 R$ 190,20 80518/01 IDM JOLI COMERCIALIZACAO DE CEREAIS LTDA

DAVI DISTRIB DE MATERIAS ELETRICOS LT 1485744-8 R$ 184,58 220-1 IDM T T A COMERCIO COMPONENTES ELETRICOS E SERVIC

DAVI DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS 08871 1485946-2 R$ 326,60 0026278-1 IDM GRUPOSUL COM E REPRESENTACOES LTDA

DILAMAR CONCEICAO DE MELO 36641537072 1485742-9 R$ 152,20 008767-02 IDM DCRIS CONFECCOES LTDA

EDISON MENDES DORNELES 1485778-7 R$ 487,50 1411/174/1/ IDM FORMULA TRUCK PECAS A

ELIANE APARECIDA PINHEIRO 1485770-0 R$ 413,00 15514234181 IDM ADEMIR COMERCIO DE VEICULOS LTDA

FERNANDO HORN - ME 1485474-0 R$ 105,55 125307/1 IDM PROTEFIX PROTECAO FIXACAO LTDA

IRAI XAVIER DA FONSECA 1485308-0 R$ 253,66 3442061 IDM SERVBEM COMERCIAL E DISTRIBUIDORA DE ALIMENTO

JAIR NUNES 1484908-5 R$ 241,00 15514233311 IDM ADEMIR COMERCIO DE VEICULOS LTDA

JORGE ANTONIO IBARR 1485753-7 R$ 255,00 180415 IDM DELAMINAS - COMERCIO E EXPORTACAO LTDA

JORGE LUIS ECCEL 1485895-3 R$ 825,00 0095134/04 IDM IGARA PNEUS LTDA

JOSE LUIS XAVIER DE ARAUJO 1485135-2 R$ 282,95 0000173902 IDM ABT COMERCIAL ELETRICA LTDA

LEONARDO LIMA DILELIO 1485345-1 R$ 625,00 17879704 IDM MONTREAL COMERCIAL DE AUTOMOVEIS LTDA

LUIS AUGUSTO RODRIGUES MENDES 1485277-9 R$ 150,36 1322774/1 IDM UNICASA INDUSTRIA DE MOVEIS S A

MARINS BRAZ TRANSPORTES LTDA 1485482-4 R$ 280,00 4723 IDM CASA VELOC MENDES OLIVEIRA LTD

MARIO RITZEL 1484573-6 R$ 1.665,42 00114023272 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-IRPF

PAULO VICENTE LEIVAS DA SILVA 1485803-1 R$ 810,13 0502015/03 IDM HOME INCORP CONSTRUTORA E INCORPORADORA-EIREL

RAQUEL NOEMI MACHADO 1485694-3 R$ 667,00 106029 IDM JMAX PRE-VESTIBULAR LTDA

RICARDO MACHADO MENDES 1484650-9 R$ 1.500,00 00614029380 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-OUTRAS MULTAS

SANDRO LUIS MACHADO RANGEL 1485478-9 R$ 150,00 005 IDM TRANSGOLD TRANSP L C V AUTOMO

SANDY GRAZIELA RIBEIRO LEAO ME 1483979-3 R$ 739,82 1158373-3 IDM FERRAMENTAS GERAIS COMERCIO DE IMPO

ULTRASERVISE - COMBATE A PRAGAS E SERV 1484646-2 R$ 900,00 00614029370 CDA FAZENDA NACIONAL - DIV.ATIVA-OUTRAS MULTAS

VILMAR DIAS ALVES 1483985-9 R$ 236,60 198839.U52 IDM FERRAMENTAS GERAIS COMERCIO DE IMPO

WILLIAM WANNEKSON FARIAS - ME 1485955-1 R$ 1.237,52 122775-001 IDM JBM COMERCIO DE GENEROS ALIMENTICIOS LTD

WILLIAM WANNEKSON FARIAS - ME 1485956-6 R$ 1.897,25 122716-001 IDM JBM COMERCIO DE GENEROS ALIMENTICIOS LTD

Estado prepara-se para receber haitianosThamy Spencer | JG/ADI

O governo gaúcho prepara-se para receber nos próximos dias em torno de 400 haitianos oriundos do Acre, no Norte do País, de onde eles saem a partir desta quinta-feira, 21, em ônibus em direção ao Sul do Brasil – devem desembarcar primeiro no Paraná e em Santa Catarina. Até a tarde de on-tem ainda não haviam informações oficiais sobre a vinda dos imigrantes junto às secretarias estaduais do Trabalho e Desenvolvimento Social e Justiça e Direitos Humanos. Esta última, no entanto, confir-mou que começou ontem a organizar uma logística emergencial para recebê-los, enquanto a do Tra-balho iniciou uma força-tarefa para cadastramento dos imigrantes. A intenção é que possam ter opor-tunidades de trabalho com a ajuda da Fundação

Gaúcha do Trabalho. A vinda mobilizava ainda a Secretaria de Direitos Humanos de Porto Alegre. A última chegada de imigrantes ao Rio Grande do Sul havia sido registrada em dezembro do ano pas-sado, quando a maioria dirigiu-se para o interior. No Brasil eles buscam melhores condições de vida.

O governo do Estado não possui um levanta-mento de quantos imigrantes vivem no RS e em que situação. Há um relatório de maio de 2012 da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Le-gislativa que apurou, na época, denúncias de tra-balho escravo no litoral gaúcho. O trabalho apontou que haviam 175 imigrantes trabalhando em 16 em-presas de sete cidades (além da capital, em Gra-vataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vale Real, Marau e Sarandi) onde foram acolhidos. O relató-rio é assinado pelo então presidente da comissão, Miki Breier, atual secretário estadual do Trabalho.

Edital de Citação - Cível. 2ª Vara Cível - Comarca de Gravataí. Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza. Sustação de Protesto. Processo: 015/1.07.0015405-6. (CNJ:. 0154051-21.2007.8.21.0015). Autor: PPG Industrial do Brasil Tintas. Réu. Allimentus Engenharia e Tecnologia Ltda. e outros. Objeto: Citação de Allimentus Engenharia e Tecnologia Ltda., atualmente em lugar incerto e não sabido, para, no prazo de quinze (15) dias, a contar do término do presente edital (art. 232, IV, CPC), contestar, querendo, e, não o fazendo, serão tidos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na inicial. Gravataí, 06 de maio de 2015. Servidor: Elton Martins Ribeiro. Juiz: Maria de Lourdes de Souza Pereira.

Page 9: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 20159

Thamy Spencer | JG/ADI

O Departamento de Trânsito (Detran-RS) está reavaliando con-tratos de serviços para adequar gastos à realidade financeira do Estado – o governo prevê um dé-ficit de R$ 5,4 bilhões este ano. Se-gundo informou o órgão, por meio de sua assessoria de imprensa, a intenção é detalhá-los para, então, decidir se serão adaptados ou até extintos. Um desses serviços que passa por estudos é o funciona-mento de totens de autoatendi-mento do Detran-RS, instalados por empresa. Eles estão espal-hados em shoppings, estações rodoviárias e Centros de Formação de Condutores, no interior do RS, e sedes do Tudo Fácil em Porto Alegre, onde, até o final da tarde desta terça-feira, os equipamentos continuavam sendo usados normal-mente por motoristas na unidade do Centro.

No total são 197 terminais exis-

tentes em 96 cidades, onde os con-dutores que não têm computador podem consultar sobre infrações de trânsito, pagamento de multas e pontuação na Carteira de Habilita-ção, certidão de prova e resultado de prova eletrônica, por exem-plo. Desde o ano passado cerca de dois milhões de informações foram prestadas por meio desses equipamentos. Os totens foram usados, por exemplo, em projeto de inclusão digital no veraneio 2013/2014 no litoral gaúcho.

Um dos equipamentos está localizado no térreo do prédio da Federação das Associações dos Municípios do RS, a Famurs, na capital, desde outubro do ano passado. A recepcionista Marília Cardoso, que trabalha no local, diz que já utilizou a máquina para consultas sobre infrações e pôde inclusive imprimir o relatório emit-ido pelo sistema. Também prefei-tos, quando dirigem-se à Famurs, utilizam o terminal.

As inscrições para os Con-cursos Públicos de Admissão ao Colégio Naval (CN) e à Escola Naval (EN) continuam abertas. São 273 vagas, sendo 230 vagas para o Colégio Naval e 43 vagas para a Escola Naval. A inscrição tem custo de R$25 e pode ser realizada no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha até o dia 15 de junho.

Para concorrer a uma das vagas do Colégio Naval, o candidato deve ser do sexo masculino, ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade e ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, dentre outros requisitos.

Para a Escola Naval, o Edital prevê 31 vagas para o sexo mas-culino e 12 para o sexo feminino

(estas especificamente para o Cor-po de Intendentes da Marinha). Os candidatos devem ser brasileiros, ter 18 anos completos e menos de 23 anos, ter concluído o Ensino Médio, dentre outros requisitos. As inscrições devem ser realizadas no até site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha até 5 de junho de 2015.

Os aprovados em todas as etapas do processo de ingresso ao Colégio Naval estudarão em regime de internato pelo período de três anos letivos, localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Já os aprovados para a Escola Naval estudarão na cidade do Rio de Janeiro em regime de de inter-nato, com duração de quatro anos letivos.

O Autódromo de Tarumã promove mais uma edição do Racha Tarumã na noite de sexta-feira (22). Nesta semana, o tradicional local destinado à velocidade e adrenalina, em Viamão, terá o Desafio de Gigantes, com disputas vibrantes e a pista liberada para todos os car-ros inscritos.

O primeiro colocado levará para casa um prêmio em dinheiro de R$3.000 e um troféu. O valor do ingresso é R$ 15,00 e pode ser adquirido nas bilheterias do Autódromo. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.rachataruma.com.br ou pelo telefone (51) 3485.1510.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu desde ontem (20), a comercialização de 87 planos de saúde de 22 operadoras por não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e por outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. Na mesma data, 34 planos de saúde que estavam com a comercialização até então suspensa poderão voltar a ser comercializados, já que houve comprovada melhoria no atendimento ao cidadão.

A medida protege aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários que estão vinculados aos planos com comercialização suspensa, tendo em vista que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Há hoje no país 50,8 milhões de con-sumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

Desde o início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após com-provar melhorias no atendimento. O nome das operadoras suspensas está disponibilizado no link http://goo.gl/Dde6Ib

Notícias

DETRAN reavalia serviços de informações em totens

Inscrições para o colégio e escola naval estão abertas

RACHA TARUMÃ tem Desafio de Gigantes como atração da semana

ANS suspende a comercialização de 87 planos de saúde no país

Page 10: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 201510

O tráfico de drogas fez mais uma vítima, des-sa vez, no bairro São Geraldo. Ângelo Márcio de Lima Colombo, 34 anos, foi morto com pelo menos 30 facadas. O crime, conforme a polícia estaria ligada ao tráfico de entorpecentes.

O crime aconteceu por volta 21h50, na rua Padre Réus, na parada 72 da avenida Cândido Luz de Oliveira. Ele foi ferido com pelo menos 30 facadas, espalhadas por todo o corpo. O local, conforme o comissário Jair Gonçalves, já era conhecido por venda e consumo de drogas. Por isso, e pelo fato de Ângelo ser usuário, ele acredita que a morte pode estar relacionada a alguma divida dele. "O crime está relacionado ao uso. Acredito que ele tivesse alguma dívida e essa foi cobrada com a vida dele", declarou.

Conforme a polícia, ele tinha antecedentes por tráfico, posse de entorpecentes e roubo de veículo. Nos próximos dias, os tiras vão tomar depoimento dos conhecidos e familiares para tentar identificar os matadores.

No final da tarde de quarta-feira, mais uma morte foi registrada em Gravataí. Um homem, que até o fechamento da edição não tinha sido identificado, foi morto a tiros no bairro União. O caso também vai ser investigado pela DHPP.

A morte aconteceu por volta das 16h30, na rua Cristóvão Colombo, na parada 76, no bairro União. O corpo da vítima, um homem, ficou estirado no chão, na frente da algumas casas. A polícia ainda não sabe as reais circunstâncias do crime, mas vai tomar depoimento de moradores próximos para esclarecer a morte, ocorrida em plena luz do dia.

Essa foi a terceira morte ocorrida na cidade em menos de 24 horas. As outras duas foram o encontro do cadáver de uma mulher já em adiantado estado de decomposição, no distrito da Costa do Ipiranga, e a outra, foi a de Ângelo Márcio de Lima Colombo,ocorrida na parada 72. PATRICIA MELLO

Notícias

Morto com mais de 30 facadas

Homem é assassinado na 76

Patricia Mello

Um grande mistério evolve o encontro de um cadáver no distrito de Santa Tecla no final da tarde de terça-feira. O corpo, que seria de uma mulher, estava enrolado em um tapete e amarrado com arame. Até o fechamento da edição,o instituto Geral de Perícias (IGP) ainda não tinha feito a necropsia para tentar identificar quem era a vítima.

De acordo com o chefe de investigações da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), comissário Jair Gonçalves, a polícia está no aguardo do laudo para, em primeiro lugar, saber se o corpo foi identificado, uma vez que foi recolhido enrolado, na noite de terça-feira. No dia, o exame pericial não chegou a ser feito pois o instituto estava com falta de água e como o corpo estava em adiantado estado de decomposição, os peritos acha-ram melhor não realizar o exame. O mesmo teria acon-tecido na quarta-feira, quando por falta de água, mais uma vez o exame não teria sido feito, pelo menos até o fechamento da edição.

O corpo foi encontrado por volta das 18h, jogado às margens da estrada Henrique Closs, no distrito de Santa Tecla. Para tentar montar uma linha investigativa, em primeiro lugar, segundo Jair, é necessária a identificação do corpo. A partir dessa identificação, os policiais vão saber também onde ela morava, pois como o local serviu para a desova do corpo, existe a suspeita de que ela posse nem ser moradora de Gravataí. "Infelizmente, por ser uma área rural, eventualmente os criminosos usam o local para desovar vítimas e assim, acreditam, vão atrapalhar a investigação e o esclarecimento do crime. Só que isso não acontece, podem atrapalhar um pouco, mas a gente acaba esclarecendo", disse,

Mistério envolve corpo enrolado

em tapete jogado no Santa Tecla

Page 11: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 4

Ilhalendáriado ReiArtur

(?) de Águia, ban-da baiana

de axé (?) univer-sais: têmo sangue O negativo

A síntesede tudo oque aspi-

ramos

Alvo deacusaçãoda Promo-

toria

"Ideia de(?)", pro-posição

tola (gíria)

(?) Rúbia,vedete e

atriz

A vogal davaia

Árvore eu-ropeia de madeira dequalidade

(?) Gueva-ra, revolu-cionário

argentino

Ana Néri:a Mãe dos

Brasi-leiros

Resultado do vício dotabagistaPetróleo,em inglês

Martin (?),cineasta de "O Aviador"

"(?) Secas",romanceReferenteao Direito

Que temdesejosintensos

Esclarecer determinada situaçãoConhecido como

nictofobia, é comumentre crianças

O motivopelo qualOrfeu foi

ao submun-do (Mit.)

Fétidos;infectos

Que podeser

cultivado

Risos, nainternet

"Estúpido(?)", umadas músi-cas pro-pulsoras

do rock noBrasil

Aspirina (sigla)

Afirmarem cará-ter oficial

Vendedorade artefa-tos de ouro

Sucesso(gíria)Volume(abrev.)

Profundo,em inglêsSílaba de"cacei"

TVDAMBICIOSO

EURIDICEDAVALON

PODRESRÇIDEALASA

OLDEEPJERICOSU

SEMEAVELCUPIDOMUOOLMORSCRAN

JOALHEIRAATESTAR

3/oil. 4/deep — olmo. 5/cível. 6/jerico. 8/eurídice — scorsese. 9/joalheira.

Um projeto de médio prazo, especial-mente que envolva pessoas e empresas estrangeiras pode começar a ser con-cretizado. Novas oportunidades.

Seus pensamentos podem estar con-fusos. Procure não se deixar levar pelo baixo astral. Um contrato importante pode ser assinado.

Questões relacionadas às suas finan-ças podem ser discutidas. É possível também que um novo contrato seja discutido.

Não se envolva em grandes gastos e nem em investimentos de risco, espe-cialmente os novos. Mantenha o con-trole nos gastos.

Dia mais tenso e difícil no que diz respeito aos seus relacionamentos, tanto os pesso-ais quanto os profissionais. É hora de colo-car alguns pingos nos is. Mantenha a calma.

É possível que esteja mais pessimista ou baixo astral, mas não leve tão a sério seus sentimentos, pois essa energia é passageira.

Dia mais difícil e com alguns problemas para resolver em seus projetos de trabalho. É possível que um problema mais grave faça você pensar em deixar seu emprego.

Dia em que você estará mais voltado para questões que envolvem seu mun-do emocional. Você estará ainda mais fechado e introspectivo.

Dia em que você estará mais fechado para o amor. Um problema em um ro-mance pode fazer você pensar se vale mesmo a pena continuar.

Dia em que você pode ter problemas com um projeto de internet que vem sendo desenvolvido em equipe. Uma pessoa próxima pode estar com problemas.

Dia em que você estará mais voltado para solucionar algumas dificuldades em sua vida doméstica ou em um relacionamento familiar. O momento envolve tensão.

Você estará totalmente voltado para questões que envolvem sua carreira e vida profissional. É possível que surja um problema em um projeto. Solucione-o!

Neymar curte folga ao lado de loira misteriosa, em Barcelona

Danilo Gentili critica Jô Soares por encontro com Dilma Rousseff

Recentemente, Neymar comemorou o título do Campeonato Espanhol e já parece ter encontrado uma companhia para curtir a atual fase. Ele estava no W Hotel, em Barcelona, quando foi clicado ao lado de uma linda loira miste-riosa. O jogador, que vestiu uma sunga branca, também tinha a companhia de outros amigos no local, mas suas atenções ficaram concentradas na loira, com quem ele trocou carinhos em alguns momentos e se divertiu bastante.

Devido ao fato de estar sem camisa, Neymar mostrou que sua forma física não poderia estar melhor, onde deixou os “gominhos” de seu abdômen à mostra nos cliques dos fotógrafos.

E, se a vida pessoal está boa, a profissional está às “mil maravilhas”. Além do título com o Barcelona, Neymar marcou gol 22 vezes na competição. No clube catalão, o atacante da Seleção Brasileira também já faturou a Superco-pa da Espanha 2013 e o Troféu Joan Gamper, em 2013 e 2014.

Jô Soares, se encon-trou com a presidente Dil-ma Rousseff nesta última segunda (18). Quem não gostou muito do encontro foi o humorista Danilo Gentili, apresentador do "The Noite" do SBT, con-corrente de Jô nos talk--shows de fim de noite.

Em post no Twitter, Gentili registrou a foto do encontro com Dilma e complementou com uma montagem de uma imagem antiga de Jô ao lado de Emílio Garrastazu Médici, presidente do Brasil na época mais opressora da Ditadura Militar. Na legenda, comparou Jô a um cachorro. "Senta. Deita. Rola. Parabéns! Um biscoitinho pra vc", escreveu Danilo.

Page 12: Jornal de Gravataí. 21 de maio de 2015. Edição 2237.

Gravataí, 21 de maio de 2015

Chegou a hora. Com uma carreata por alguns dos principais centros comerciais da cidade, o Sindilojas lança oficialmente na tarde desta terça-feira, a campanha “Compre Aqui e Concorra”. Em parceria com a Fiat San Marino e o Sicredi, a promoção da entidade vai sortear dois Fiat Uno Vivace em 16 de setembro – um para o compra-dor e outro para o vendedor que o atendeu. Para concorrer, o consumidor receberá um cupom a cada R$ 50,00 em compras na rede credenciada, até 10 de setembro. Quem comprar com o cartão Sicredi, recebe o dobro de cupons. Para aumentar suas chances de concorrer, o consumidor pode consultar a lista de empresas participantes no hotsite www.sindilojasgravatai.com.br/campanha.

O Departamento Comercial do Sindilojas está cuidando da distribuição dos kits da “Compre Aqui e Concorra”. Até o momento cerca de 200 empre-sas estão cadastradas como participantes, identi-ficadas pelos cartazes da campanha afixados na vitrine.

Na terça, desde cedo, os veículos da promoção ficaram expostos na Praça Borges de Medeiros, em frente à Prefeitura. A partir das 15h30min, uma carreata percorreu o Centro e levou a campanha para os bairros. O presidente do Sindilojas, José Rosa, destaca a importância da iniciativa para o comércio:

– Gravataí tem tudo o que o consumidor pre-cisa e esta promoção vai valorizar as empresas locais e as pessoas que fazem suas compras na cidade. Quanto mais compras, mais cupons e mais chances de terminar o ano com um carro zero quilômetro na garagem – destaca.

Em sua terceira reunião do ano, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) reuniu-se nesta quarta-feira, 20, no auditório da Dana, para tratar do georreferenciamento (ma-peamento da cidade) e as alternativas viárias para o Centro, com projetos de paradões e de uma rua coberta. De acordo com o representante da GEO+, Rafael Thisen, o projeto de georreferen-ciamento da cidade resultará na modernização da gestão e de seus serviços, bem como na integração de setores da prefeitura. O projeto passa pelas etapas de cobertura aerofotogramé-trica, levantamento cadastral multifinalitário e, por fim, implantação de um sistema de geoproces-samento, que poderá ser utilizado através de computadores, tablets e smartphones. O sistema possibilitará consultas referentes aos dados de casas, comércios, escolas e todos os tipos de lote do município. “Com essa ferramenta, o que hoje demora cerca de 15 dias para ser feito poderá ser acessado em minutos”, afirmou Thisen.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), Adão Castro, atualmente estão sendo realizadas uma série de mudanças na mo-bilidade do município, buscando melhorar as vias

e trazer mais opções para motoristas e pedestres. O secretário expôs os trabalhos de estudo de tráfego e circulação viária que serão realizados no município, para que o trânsito consiga acompan-har o crescimento do número de veículos previsto para os anos seguintes. “Ferramentas modernas serão utilizadas para monitorar o tráfego em pon-tos estratégicos da cidade, para que possam ser feitas contagens volumétricas, estudos de circula-ção, simulações de tráfego, relatórios de capacid-ade de vias e projetos de geometria e sinalização viária”, esclareceu. Segundo ele, a partir dessas informações serão apresentadas as melhores pro-postas para um trânsito mais seguro e organizado para os próximos dez anos.

O prefeito Marco Alba, que também preside o Codes, ressaltou a importância de o governo ter priorizado a “arrumação da casa” e o pagamento em dia das contas, para que agora o município estivesse em condições de fazer as obras e ações que a cidade precisa. “Essas reuniões são funda-mentais para fazer com que a cidade se informe dos assuntos e participe, para que juntos possa-mos encontrar soluções que vão ao encontro das necessidades de todos”, comentou o prefeito.

Na ocasião, também foram apresentadas ideias de revitalização do centro da cidade, que envolvem o redesenho de vias como a Avenida José Loureiro da Silva, a união das praças Borges de Medeiros e Dom Feliciano e a criação da rua coberta, um espaço voltado ao lazer e à realiza-ção de eventos. Os projetos dos novos "paradões" no Parcão da 79 e na Rua Adolfo Inácio Barcelos, com cobertura, banheiros, bancos e lixeiras, tam-bém foram mostrados.

Sindilojas lança campanha Compre Aqui e Concorra

Ações de georreferenciamento e novo sistema de paradas de ônibus são apresentados ao Conselho de Desenvolvimento

12 Contracapa

Evento foi lançado com uma carreata por alguns dos principais centros comerciais da cidade