Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

12
Encontro ocorreu no domingo (26) na sede da ABSERVALE, na Morada do Vale I Preso suspeito de ser o traficante número 1 de Gravataí Prefeitura organiza almoço para haitianos Página 10 Página 9 Gravataí, 28 de abril de 2015 ANO IX | Edição # 2221 Terça-feira ter qua qui 24º 22º 21º 14º 14º 14º Mc Capella: 15 anos de rap Contracapa

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Page 1: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20151

Encontro ocorreu no domingo (26) na sede da ABSERVALE, na Morada do Vale I

Preso suspeito de ser o traficante número 1 de

Gravataí

Prefeitura organiza almoço para haitianos

Página 10 Página 9

Gravataí, 28 de abril de 2015

ANO IX | Edição # 2221

Terça-feirater qua qui

24º 22º 21º14º 14º 14º

Mc Capella: 15 anos de rap

Contracapa

Page 2: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20152

O governo dos Estados Unidos se jogou em outra guerra civil no Oriente Mé-dio. Quando nós já nos perguntamos “quando é que eles vão aprender?”, talvez a resposta seja que os governantes não têm qualquer incentivo para fazer as coisas de forma diferente. O que parece um fracasso pode ser o resultado esperado. Esses atoleiros podem ser benéficos — para a elite governante — se as baixas americanas forem mínimas.A administração Obama tem auxiliado a Arábia Saudi-ta em seu bombardeio do Iêmen, criando — em conjunto com o embargo saudita — uma catástrofe humanitária no país mais pobre do Oriente Médio. Civis morrem e a pouca infraestrutura do país está sendo destruída.Por quê? O Secretário de Estado John Kerry afirma que os EUA “não ficarão parados enquanto a região é desestabilizada”. Kerry é um veterano e, presumivelmente, um conhecedor da guerra americana na Indochina. Ele deve saber que um bombardeio é uma manei-ra terrível de evitar a desestabilização. Kerry não é burro — mas aparentemente é mentiroso e demagogo.

Note que ele fala da “região”, mas não do Iêmen. Por que uma guerra civil no Iêmen afetaria a região? Porque, de acordo com a narrativa oficial, religiosamente repetida pela maior parte da mídia, o Iêmen está sob ataque de agentes do Irã, os Houthis. O Irã hoje em dia serve ao mesmo propósito que servia a União Soviéti-ca ou a Conspiração Comunista Internacional durante a Guerra Fria. O Irã é um arqui-inimigo para todos os propósitos, podendo ser responsável por qualquer dos males políticos do mundo. Assim, o partido da guerra e seus aliados sauditas e israelenses nos dizem todos os dias que o Irã está se movendo, controlando capitais em todo o Oriente Médio: Bagdá, Damasco, Beiture e, agora, Sanaá.

Isso tudo, porém, é absurdo. O Irã não está se movendo. George W. Bush entregou Bagdá aos xiitas iraquianos amigáveis ao Irã em 2003. Obama e sua primeira secretária de estado, Hillary Clinton, declararam temporada de caça ao regime de Assad na Síria, que é um aliado iraniano de longa data, e assim fortaleceram a al-Qaeda e sua mutação mais violenta, o ISIS. Os aliados do Irã no Líbano, o partido político Hezbollah, se formou em resposta à invasão e ocuapação israelense de 1982. Nada disso demonstra a agressividade do Irã. Uma explicação melhor é que essas alianças ajudam o Irã a lidar com o cerco americano. (Lembre-se: a CIA derrubou o governo democrático do Irã em 1953 e foi cúmplice na guerra ofensiva do Iraque nos anos 1980 contra o Irã, na qual Saddam Hussein utilizou armas químicas adquiridas com facilitação americana. Desde então, os presidentes dos EUA e o governo de Israel têm atacado o Irã de várias formas: economicamente, ciberneticamente, patrocinando terroristas e com operações secretas.)

E quanto ao Iêmen, onde os Houthis derrubaram o presidente autocrata apoiado pelos EUA enquanto lutavam contra inimigos declarados dos americanos, como a al-Qaeda sunita na Península Arábica e os aliados iemenitas do ISIS? Sim, os Houthis praticam um tipo de islamismo xiita, zaidi, mas ele difere de várias formas do xiismo iraniano. Na verdade, os Houthis são apenas a manifestação mais recente de uma minoria religiosa iemenita oprimida há muito tempo que bus-ca autonomia do governo central. Depois de anos de frustração e mentiras, eles finalmente se moveram contra esse governo. Diga o que quiser sobre esse grupo, mas não o chame de agente do Irã.

A Arábia Saudita considera o Irã como ameaça, mas seu governo não tem qualquer credibilidade e a administração Obama provavelmente está apenas apaziguando a família real agora que um acordo nuclear com o Irã está em curso. Como o pesquisador independente Jonathan Marshall observa: “Décadas antes de o Irã se tornar o inimigo (…), a Arábia Saudita começou a intervir em seu vizi-nho do sul. Além de tomar terras, os sauditas enviaram grandes somas de dinhei-ro para o Iêmen para promover sua versão extrema de islamismo sunita chamada wahhabismo. Em 2009, ela invadiu o norte do Iêmen para atacar os Houthis, sem sucesso.” Marshal ainda acrescenta: “Washington (…) tem se envolvido nos conflitos civis do Iêmen há décadas.” Claro, Washington tem também matado ie-menitas com drones — nem todos são mesmo “suspeitos de terrorismo” — desde 2001, quando o governo corrupto e repressivo em Sanaá se tornou um aliado na “guerra ao terror”. “O governo iemenita repetidamente usava auxílio do exército americano para sustentar seu ataque contra os Houthis (‘Operação Scorched Earth’), causando um enorme número de fatalidades civis”, observa marshall.

Como já deveríamos saber a este ponto, a intervenção dos Estados Unidos não é um erro inocente.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

O que diabos os Estados Unidos estão fazendo no Iêmen?

CHARGE

Sheldon Richman | Escritor e ativista libertário

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compar-tilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de soluções.

Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Faça sua doação para Loja do Bem ( Rua Ary Tubbs, 590, Centro, de segunda a sábado, das 9h às 17h30. #Campanha doAgasalho2015

Page 3: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20153Cidade

Prefeitura participa de evento cultural na Escola Augusto Longoni

Na manhã do último sábado (25), a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Governança Comunitária (SGCOM), representada pela Assessoria de Políticas Públicas para o Negro (APPN) e Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso (APPI), prestigiou, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Longoni, o evento Diversidade, que contou com apresentação dançante dos alunos da instituição. O objetivo da atividade era promover a valorização da diversidade cultural, além de incentivar o respeito às diferenças.

A convite da escola, a APPN e a APPI representaram a Prefeitura no evento através da integração no grupo Clube Esperança do Vale, que se apresentou aos alunos ao som da música Olhos Coloridos, de Sandra de Sá.

A assessora da APPN, Pâmela Silva, que esteve no local acompanhada da assessora do Idoso, Saionara Silva, enfatizou a importância do evento para a formação de cidadãos conscientes das diferenças culturais e sociais existentes na sociedade. “Esta atividade foi muito importante porque consiste na valorização da diversidade cultural. O evento é um incentivo ao respeito de todas as diferenças”, declarou a assessora da APPN.

Já na opinião da diretora da Escola Augusto Longoni, Maria Conceição de Azevedo, a ação visava promover maior integração e respeito entre os alunos e demais presenças da ocasião: “O nosso foco com estas atividades era gerar a integração entre os estudantes, além de instruí-los sobre a necessidade de aprender a conviver e a respeitar as diferenças”.

As apresentações culturais fizeram parte de uma programação estabelecida pela escola ao longo da última semana e também contaram com a presença de professores, demais funcionários e da própria diretora da Augusto Longoni.

Doses estão disponíveis em 1,8 mil unidade básicas de saúde

Constrangido por ter que tirar a camisa, o governador José Ivo Sartori se vacinou e deu início à campanha de vacinação contra a gripe deste ano. O evento de lançamento ocorreu no Asilo Padre Cacique nesta segunda-feira. O local foi escolhido porque reúne um dos grupos prioritários, que são as pessoas com mais de 60 anos. Durante o período da campanha, que vai até 22 de maio, a vacina estará disponível nos mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde do Estado.

Cerca de 3,5 milhões de gaúchos fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, com recomendação médica (por problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros).

A antecipação da campanha é uma estratégia definida pela Secretaria da Saúde, com o aval de entidades médicas, para imunizar pessoas dos grupos de risco antes da

chegada do clima frio, pois a vacina oferece maior proteção após três ou quatro semanas da aplicação.

Em Gravataí, a abertura oficial foi realizada na Unidade de Saúde da Família Nova Conquista, às 14h. Segundo o secretário municipal da Saúde, Jones Martins, a campanha tem por meta vacinar 80% do público-alvo.

“Devem ser vacinados prioritariamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores na área da saúde, povos indígenas, idosos a partir de 60 anos de idade e portadores de doenças crônicas”, explica Jones.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Patrícia Silva Rosa, que acompanhou a abertura da Campanha, aponta que as vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde do município. Ainda segundo a SMS, o “Dia D” de mobilização será em 9 de maio.

Lançada campanha de vacinação contra gripe no RS

Ação, promovida pela instituição com o objetivo de valorizar a diversidade cultural

Page 4: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20154

No final de semana o vereador Paulo Remi Martins (Paulinho da Farmácia) teve uma crise de hérnia de disco e chegou a ficar com as pernas travadas. Foi uma grande preocupação para a família e para o rol de amizades que possui. Paulinho foi hospitalizado, medicado e teve sensível melhora.

Pelas redes sociais, o parlamentar agra-deceu a Deus por ter amigos maravilhosos e preocupados com o seu bem-estar.

Nesta segunda-feira, Paulinho postou esta mensagem: “hoje é um dia especial para mim que quero compartilhar com todos os meus amigos, pois estamos, eu e minha esposa Carla Kowalski, completando 25 anos de casados, juntamente com nossos filhos Paula e Edu-ardo”. Vida longa ao casal!

Política

GABRIEL [email protected]

PM Mirim

Oficialização da JPMDB

Prevenção de doenças com ervas

Imprevistos acontecem

O Projeto Policial Militar Mirim do 17º BPM será destacado na Câmara de Vereadores de Gravataí na próxima quinta-feira (30), a partir das 19h30, durante sessão solene em homenagem aos 10 anos de implantação do projeto em Gravataí. A proposição de autoria do vereador Tanrac Saldanha (PRB) foi aprovada por toda a Casa.

O presidente da JPMDB Gravataí, Marconi Ávila, o vice-presidente Felipe Mendes e o secretário geral André Moraes entregaram ao secretário executivo da JPMDB Estadual, Norton Soares, a documentação da Convenção Municipal da Juventude, ocorrida no último dia 12, quando foram eleitos representantes do diretório, comissão executiva, conselho fiscal e delega-dos. O ato marca a regularização da Juventude Munici-pal, respaldando o mandato dos eleitos pelos próximos dois anos.

A professora Lourdes Maria Prado Du-arte, conhecida por “Rafinha”, desenvolve um trabalho direto com a comunidade. Ela é pesquisadora de ervas e especialista em plantas medicinais, fundadora de 69 farmácias fitoterápicas no Estado e três na região da Amazônia. Para falar da experiência adquirida com as plantas, a estudiosa participará de um bate-papo na Câmara de Vereadores de Gra-vataí, na quarta-feira, 29 de abril, a partir das 14 horas e trinta minutos.

O engenheiro Ernani A. Piccoli, diretor-presidente da AGREGA (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Gravataí), em referência à matéria publicada na página 2 do JG de segunda-feira (sem citar a autoria da proposta), propondo a cobertura da Parada de Ônibus localizada na Rua Osvaldo Aranha, no Centro, lembra que, para a revitalização da área central de Gravataí já existe um projeto que está em mãos da Prefeitura, denomi-nado “Charrette”, do arquiteto G. Takeda, que propõe a ocupação de espaços, inclusive onde foi demolida a rodoviária da Praça Borg-es de Medeiros. Piccoli sugere que o prefeito Marco Alba poderá dar maiores informações sobre o assunto.

Em um momen-to delicado quando faltam recursos para investir em saúde, segurança e educação, é no mínimo estranho que sobrem ver-bas para triplicar a receita dos partidos. Mais uma vez, os repre-sentantes do Legislativo e do Executivo agem na contramão dos anseios da sociedade. A ampliação das verbas destinadas aos partidos políticos, de R$ 289,5 milhões para R$ 867,5, é mais um exemplo de que há um enorme dis-tanciamento entre o interesse real do cidadão e a prática dos poderes Executivo e Legislati-vo – criticou Cláudio Lamachia, vice-presiden-te nacional da OAB, ao afirmar que a medida se mostra absolutamente contraditória diante dos arrochos fiscais colocados em prática pela União e dos recentes aumentos que sacrificam toda a sociedade. Lamachia disse: “parece existir uma surdez generalizada com as vozes das ruas. Não há dúvidas da neces-sidade de fortalecimento dos partidos políticos – fundamentais em nossa democracia — mas, ao mesmo tempo é também verdade que isso não ocorrerá com o aumento do Fundo Partidário e a continuidade do investimento empresarial de campanhas”.

Revitalização do Centro

Eles estão surdos

Page 5: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20155Notícias

O presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Juarez Souza (PMDB), participou da solenidade de posse da Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano que aconteceu na sexta-feira (24), no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal da Capital.

Ao ser empossado no cargo de se-cretário-geral do Parlamento, o presiden-te do Legislativo Gravataiense afirmou: “queremos fortalecer o Poder Legislativo reunindo representantes das 34 cidades da região. Temos que debater temas importantes, como a Reforma Política, por exemplo, pois os vereadores tam-bém estão inseridos na base do sistema político nacional. Por este motivo, esta solenidade é de importância histórica para nossas Câmaras Municipais”.

A atividade que empossou Mauro Pinheiro na presidência da entidade teve a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. O prefeito lembrou que é na Câmara de Vereadores ou da Pre-feitura que os cidadãos batem na porta para reivindicar melhorias.

Fortunati destacou a importância do Poder Legislativo recordando que é ali que está representado o poder de forma plural, com pluralidade de ideias.

Polos Legislativos Regionais

Vale do Caí (Capela de Santana, Montenegro, Portão, São Sebastião do Caí): vice-presidente Diego Martins (PMDB - Portão); Vale do Gravataí (San-to Antônio da Patrulha, Glorinha, Grav-ataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão): Éderson ‘Dedo’ Machado (PT - Viamão); Vale do Paranhana (Igrejinha, Parobé, Rolante e Taquara): Eduardo Kohlrausch (PTB - Taquara); Vale do Rio dos Sinos (Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Canoas): Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita); Vale do Sapateiro (Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Araricá): Neila

‘Mana’ Becker (PT - Estância Velha); Carbonífera (Arroio dos Ratos, Char-queadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo e Triunfo): Ernani ‘Chacrinha’ (PMDB - Guaíba).

Comissões Permanentes

Os grupos de trabalho, formados por vereadores das 34 Câmaras terá a finali-dade de elaborar estudos e propostas relacionados às temáticas: Desenvolvim-ento Urbano e Infraestrutura, Transporte e Mobilidade, Saúde, Meio Ambiente e Saneamento, Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte; Segu-rança, Direitos Humanos e Cidadania; Turismo e Desenvolvimento Econômico e Regional..

A escolha dos coordenadores de cada comissão ocorrerá em reuniões preliminares, ainda sem data definida. Segundo o presidente Mauro Pinheiro, a intenção é promover grandes seminários temáticos no fim do ano. “Pensamos em convidar autoridades, até de fora do País, para que possamos conhecer mel-hor algumas experiências positivas que outras cidades e regiões implantaram”, acrescentou.

Juarez Souza toma posse no Parlamento Metropolitano

Prazo para regularizar benefício da Tarifa Social vai até a próxima quinta (30)

Workshop sobre Desenvolvimento Urbano encerra hoje

Os consumidores da área de concessão da Rio Grande En-ergia (RGE) que se enquadram nos crité-rios ou preenchem os requisitos estabelecidos pelo Governo Fed-eral poderão solicitar o benefício do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Aos já beneficiários, é ne-cessário que seja feita a atualização dos dados. O prazo para realizar os dois procedimentos segue até a próxima quinta-feira (30).

Critérios para ser beneficiário: Ter a família inscrita no Ca-dastro Único para Programas Sociais do Governo Social com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; Receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993; Ter a família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Como requerer o acesso ao programa: Um dos integrantes da família deve requerer junto à RGE a clas-sificação da unidade consumidora na subclasse residen-cial baixa renda, informando o nome, CPF e carteira de identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação com foto, ou ainda, no caso de indígenas, o RANI; o código da unidade consumidora a ser benefi-ciada; o Número de Identificação Social (NIS) ou, no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada, o número do benefício; o relatório e atestado subscrito por profissional médico (somente no caso de famílias com uso de aparelhos).

Para solicitação do benefício ou recadastramento, o cliente deve procurar um Centro de Referência de As-sistência Social (CRAS) no município em que reside.

Encerra hoje (28) workshop sobre desenvolvimento urbano, promovido pela administração municipal, em par-ceria com o Ministério das Cidades, que tem por objetivo orientar os representantes das secretarias municipais a respeito da elaboração das diretrizes do Plano Diretor Municipal e o Plano de Mobilidade Urbana, juntamente com a revisão de seus instrumentos complementares, com base na Lei 1541/2000 do (Plano Diretor de Desen-volvimento Urbano - PDDU).

O evento, que iniciou ontem, acontece na sede do Colégio Cenesista Nossa Senhora dos Anjos (GENSA). Dentro da programação do evento, destacam-se as participações do arquiteto Guilherme Takeda, de técnicos do Ministério das Cidades e dos secretários da SMDUR, Cláudio Santos, Seplaecr, Silvio dos Reis, e de Mobili-dade Urbana, Adão de Castro.

Frente quer ampliar atuação de vereadores

Page 6: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20156 Esportes

Brasil é ouro no Campeonato Pan-Americano

"Gostei deste empate", declara Felipão sobre vantagem do gol fora

O judô brasileiro é campeão das Américas. No Campeonato Pan-Americano de Edmonton, no Canadá, a equipe verde-amarela conquistou 17 medalhas, sendo nove ouros, sete pratas e um bronze, garantindo o primeiro lugar geral no torneio, que serve como preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, em julho deste ano.

A equipe masculina, formada por Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Silva (+100kg) e Da-vid Moura (+100kg), despachou o Peru e o Canadá nas fases anteriores, antes de vencer Cuba na final por 4 a 1. O único a ser derrotado foi David Moura. No individual, o time conseguiu cinco ouros e três pratas.

Além disso, Felipe Kitadai foi eleito o Melhor Atleta Masculino do torneio. No individual de sábado, o brasileiro ficou com o ouro ao vencer todas as suas três lutas por ippon.

Na disputa feminina, Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Rochele Nunes (+78kg), ficaram muito próximas do título por equipes. Elas passaram pelo Equador antes de encarar a final contra as donas da casa. Nela, saíram vencendo por 2 a 0, mas sofreram a virada e terminaram com a prata.

As meninas ainda conquistaram três ouros, três pratas e um bronze nas chaves individuais.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira já acontece no próximo final de semana, no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. Nenhum dos judocas que esteve em Edmonton, representará o país no GP.

Seria o Felipão dos velhos tempos do "mata a mata"? Mesmo com o empate em 0 a 0 dentro de casa, o técnico do Grêmio se mostrou satisfeito com o resultado do Gre-Nal neste domingo. "Gostei deste empate",enfatizou, antes de "colocar o regulamento debaixo do braço".

"Não queríamos isso (ficar sem a vitória), mas agora jogamos no Beira-Rio por uma vitória, empate com gols ou até empate sem gols nos dá a chance das penali-dades", salientou o treinador gremista. "Temos que en-tender que, com um a mais, o Inter teve chances vivas de gol e fez por merecer", relatou o técnico.

Sobre as dificuldades de atuar no Beira-Rio, Felipão minimizou o desconforto. "Vai ter seu torcedor, mas este não muda decisões do árbitro ou a forma de jogar do rival. Se a gente vencesse, mesmo assim teríamos que, no mínimo, empatar lá", ponderou.

Felipão destacou o desempenho dos seus comandados até a ex-pulsão de Pedro Geromel, mas não culpou o zagueiro pelo lance em campo. "No primeiro tempo, nas chances, o Grêmio foi superior", fri-sou. "Vi a equipe jogando bem, mas temos que respeitar o outro lado, que tem bons jogadores, bom técnico, com um trabalho maravilhoso", analisou. Com um jogador a menos, contudo, Felipão reconheceu as dificuldades. "Sofremos bastante e vimos o Inter superior", comentou. o treinador enfatizou, contudo, que não falaria da arbitragem, mas reconheceu ter ficado "nervoso" com as decisões em campo.Atletas comemoram mostrando o troféu

Alex: "Acho difícil acontecer"

Meia do Inter foi flagrado dizendo que jogaria Tricolor durante Gre-Nal na Arena

Page 7: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20157Esportes

Reserva no primeiro Gre-Nal da decisão do Gauchão, Alex ganhou destaque após o clássico realizado na Arena. O meia do Inter foi flagrado conversando com torcedores do Grêmio e chegou a afirmar que viria para Arena. Nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Guaíba, ele minimizou a polêmica e disse que a frase foi uma "maneira leve" de responder às provocações dos gremistas. Sobre possível ida para o Tricolor, Alex resu-miu: "Acho difícil acontecer, principalmente pela minha história no Inter".

"Desde o final do primeiro tempo, a gente quando está ali aquecendo ou no banco de reservas, é provo-cado pelos torcedores. E ali tudo estava acontecendo dentro da normalidade do futebol. Uns foram mais man-sos e eu respondi dizendo iria jogar no Grêmio. Achei que foi uma maneira leve de brincar com a situação", disse Alex.

Ao ser questionado sobre o rápido contato com o técnico Luiz Felipe Scolari no corredor que dá acesso ao gramado da Arena, Alex afirmou que fez um pedido ao comandante gremista. "Falei a ele para não ir para China. Já tive outros contatos com Felipão e tenho muito respeito e carinho pelo profissional que ele é. Todo atleta tem desejo de trabalhar com o Felipe, mas como ele diz que está perto de se aposentar, eu acho que não vai dar tempo", argumentou.

Alex explicou que o processo de renovação de contrato com o Inter já foi iniciado, mas está estagnado. "A gente sabe que existem estratégias e até pensam-entos diferentes. A gente não pode obrigar ninguém a nada. Eu quero permanecer no Inter e quero gastar tudo para encaminhar esta permanência, até porque seria importante para a minha famíliar ficar em Porto Alegre", ponderou. "Se acontecer de não ficar, vou procurar um clube bom para jogar", acrescentou.

O Inter confirmou a quantidade de gremistas que poderão assistir ao segundo jogo da decisão do Campeonato Gaúcho de 2015, no Beira-Rio. Em reciprocidade ao que ocorreu no empate em 0 a 0 na Arena do Grêmio, ficou definido que será disponibilizado um total de 3,5 mil lugares para a torcida tricolor.

Dessa carga, mil bilhetes serão des-tinado ao setor misto, prática que será realizada pelo terceiro Gre-Nal consecutivo, todos em 2015. Os outros 2,5 mil gremistas ficarão em um setor destinado somente à torcida tricolor. A torcida mista é exclusiva para quem é sócio do Inter, que pagando R$ 130 terá o direito a levar um amigo

gremista como acompanhante.A decisão foi tomada nesta segunda-fei-

ra, em reunião que contou com dirigentes dos dois clubes, além de representantes da Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Federação Gaúcha de Futebol.

O check-in para sócios do Inter já foi aberto no domingo e os ingressos para torcedores comuns do Colorado custarão de R$ 80 e R$ 100 na arquibancada. Os gremistas que desejam assistir ao jogo na torcida visitante terá que desembolsar R$. Os setores vips custarão de R$ 190 a R$ 400.

Inter confirma 3,5 mil lugares para gremistas na decisão do Gauchão

Page 8: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20158 Notícias

O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, afirmou nesta segunda-feira, em reunião com sindicatos de servidores do Estado, que a necessidade mensal do governo para o pagamento do funcionalismo é de R$ 1,8 bilhão. “Não é chororô. Falta dinheiro”, ressaltou. O secre-tário também apresentou dado apontando que R$ 5,4 bilhões de déficit equivalem a três me-ses de folha de pagamento.

O governador José Ivo Sar-tori compareceu à reunião. Ele afirmou que alguns serviços oferecidos pelo funcionalismo vêm apresentando defasagem no atendimento à população e completou: “Queremos preser-var questões fundamentais. O estado está precisado de todos nós”, disse. Sartori deixou en-

contro mais cedo para partici-par da abertura da campanha da vacinação contra a gripe.

Foi confirmada a presença de aproximadamente 35

unidades sindicais no encon-tro com o governo do Estado, incluindo o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers).

ECONOMIA

Estudo divulgado ontem (27), pela Confede-ração Nacional da Indústria (CNI) informa que, depois da leve melhora em março, o Índice Nacio-nal de Expectativa do Consumidor (Inec) registrou aumento no pessimismo da população em relação à inflação e ao desemprego.

Em abril, o índice caiu 1% em abril – em com-paração a março – e alcançou o menor patamar desde junho de 2001. "Com isso, o INEC acumula queda de 9,3% no ano e está 8,9% menor do que o registrado em abril de 2014", informa o estudo.

Neste mês, o índice de expectativa da inflação para os próximos três meses caiu 4,4% e o de de-semprego recuou 9,8% em relação a março. Quan-to menor o indicador, maior é a preocupação da população com a evolução dos preços e da oferta de emprego. No mesmo período, o índice de com-pras de bens de maior valor recuou 7,5%.

Mesmo assim, a pesquisa mostra que a percep-ção dos brasileiros em relação à situação financeira atual melhorou um pouco. O indicador de situação financeira aumentou 7,7% em abril e o de endivi-damento subiu 0,3% frente a março. O índice de expectativa para a renda pessoal nos próximos três meses aumentou 11,9% em relação ao mês ante-rior, mas continua 8,9% inferior ao registrado em abril do ano passado.

Os contribuintes têm prazo até quinta-feira (30), às 23h59, horário de Brasília, para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2015. Até as 11 horas de hoje (27), mais de 18,302 milhões de declarações foram recebidas pela Re-ceita Federal. O número corresponde a 66,55% do total estimado de 27,5 milhões de declarações nes-te ano. A Receita alerta para o risco de as pesso-as deixarem para enviar a declaração nos últimos dias: contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos no endereço da Re-ceita na internet. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 ou o equivalente a 20% do imposto devido.

A declaração poderá ser preenchida no próprio computador, com a utilização do programa gera-dor, ou em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Para isso, é necessário usar o apli-cativo m-IRPF ou acessar diretamente o site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Para acessar o e-CAC, é necessário ter certificação digital. Para entender melhor todo o processo, existe um passo a passo na página da Receita para o contribuinte preencher e enviar com agilidade a declaração.

A Receita Federal disponibilizou também ví-deos no site YouTube para tirar dúvidas sobre o preenchimento e a entrega do Imposto de Renda. Chamada de TV Receita Responde, o site explica de forma simples os principais assuntos relaciona-dos à declaração do IRPF.

Mais informações sobre a declaração do IRPF 2015 e para assistir o vídeo instrutivo disponibi-lizado pela Receita Federal, acesse o site do JG (2mnoticias.com.br).

CNI: piora a percepção dos brasileiros em relação à inflação e ao desemprego

Prazo para enviar declaração do Imposto de Renda encerra-se dia 30

PUBLICAÇÃO LEGAL

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.

EDITAL DE CASAMENTO Edital nº 031/2015

Gravataí, 28 de abril de 2015 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de Registros

* ERIBERTO DOS SANTOS e MARIA REGIANA FERREIRA

AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

ANUNCIE NO JG 3423.1792

Exportações gaúchas voltam a crescer em março

Estado precisa de R$ 1,8 bilhão mensal para pagar funcionalismo

As exportações do Rio Grande do Sul voltaram a crescer no mês de março. As exportações alcançaram o valor de 1,3 bilhão de dólares, o que representou um aumento de 93,4 milhões de dólares (8,1%) em relação ao mesmo mês do ano ante-rior, devido, principalmente, ao crescimento (22,4%) do volume exportado, de acordo com dados apresentados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) nesta segunda-feira.

No mês, o Estado ocupou a quarta posição nas expor-tações nacionais - abaixo de São Paulo (26,53%), de Minas Gerais (12,72%) e do Mato Grosso (8,17%) e acima do Paraná (7,35%) -, com uma participação de

7,38%. No mês de março, as

exportações de 1 bilhão de dólares da indústria de trans-formação, com 83% do total exportado, apresentaram um crescimento de 82,8 milhões de dólares em relação a março do ano anterior, com destaques positivos para os aumentos nos setores de fumo (56 milhões de dólares) e veículos automotores (49,1 milhões de dólares). No setor de veículos, o destaque foi o aumento de 42,3 milhões de dólares do segmento de automóveis, caminhonetas e utilitários. Com variação neg-ativa, o setor de derivados do petróleo (- 45,9 milhões de dólares).

A agropecuária tam-bém registrou crescimento,

com uma variação de 15,2 milhões de dólares, destacando-se os aumentos das exportações de soja (43,9 milhões de dólares) e de trigo (22,2 milhões de dólares). Houve queda das exportações de milho (- 51 milhões de dólares).

Page 9: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 20159Cidade

A Secretaria de Governança Comunitária (SGCOM), pela sua As-sessoria de Políticas Públicas para o Negro (APPN), realizou no domingo (26), um almoço de confraternização com os haitianos que trabalham e vivem em Gravataí. O evento acon-teceu na sede da Associação Be-neficente dos Servidores da Brigada Militar da Morada do Vale (ABSER-VALE), localizada na Morada do Vale I.

Conforme a assessora de APPN, Pâmela Silva, o objetivo do encontro foi o de aproximar os haitianos que trabalham em Gravataí, da Adminis-tração Municipal. “Temos acompan-hado estes imigrantes que chegaram

à cidade em 2014 para trabalharem. Muitos deles moram em Gravataí e outros em Cachoeirinha”, declarou a assessora.

Pâmela observou que ainda é muito difícil para estes imigrantes vi-verem longe de sua pátria e de seus familiares. “O Haiti, país de onde vieram, passou por um terremoto em

2010”, comentou Pâmela. Segundo a assessora, o Haiti foi quase que totalmente destruído. Muitas famílias vivem até hoje em situação precária e não têm trabalho. “É grande o número de haitianos que tiveram que imigrar em busca da sua sobrevivên-cia e de suas famílias que ainda permanecem no Haiti, para onde remetem parte de seus salários”, as-segurou a assessora.

Por este motivo, afirmou Pâmela, é que a Prefeitura reuniu estes imi-grantes no sentido de sociabilizá-los. Na ocasião houve uma apresenta-ção de Street Dance e um convidado haitiano cantou para todos o Hip Hop do Haiti. No intervalo após o almoço aconteceu uma partida de futebol, formada por dois times Brasil e Haiti.

"Aprender é mudar." Esse é o mote da 10º edição da Feira de Oportunidades do Senac-RS. Promovido anualmente em todas as es-colas e balcões de atendimento do Senac no Estado, o evento pretende capacitar mais de 100 mil pessoas gratuitamente entre os dias 4 e 8 de maio.

A Feira de Oportunidades, que já figura como uma das mais importantes ações de incentivo à educação no Rio Grande do Sul tem como objetivo levar qualificação e orien-tação profissional gratuita ao maior número de gaúchos. Em Gravataí, o tema Aprender é Mudar será abordado em diversos horários e turnos o que oferece várias opções para partici-par.

Ao longo das nove edições, 373.167 mil pessoas passaram pelo evento, que acontece em mais de 60 pontos de atendimento e atinge os 497 municípios do Estado. As atividades, que incluem palestras, workshops e oficinas, são abertas ao público e o valor da inscrição é simbólico, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, o evento cumpre o compro-misso do Senac de educar para o trabalho. "Ao longo de dez edições nos orgulhamos de fazer da Feira de Oportunidades uma importante ação de incentivo à educação. Para esse ano, o tema "Aprender é Mudar" nos fará pensar o quanto precisamos nos reinventar para conquis-tar não só posições de destaque, mas fazermos a diferença no competitivo mundo do trabalho", enfatiza.

As atividades geram um certificado de par-ticipação que pode ser retirado após o evento. Mais informações e a programação completa de todas as unidades envolvidas estão disponíveis através do site http://www.cmacomunicacao.com.br//listen/redirect_auto.php?rd=2194151&cda=24457206&[email protected]. Mais informações sobre as atividades em Gramado também podem ser obtidas na Unidade (rua Coronel Vicente, 45) ou pelo telefone (51) 3488-9990.

Operação visa sanar problemas de mobilidade nos locais

Visando dar continuidade às melhorias no município, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), está reali-zando a operação tapa-bura-

cos, que busca revitalizar ruas e estradas do município. Nesta segunda-feira (27) as equipes se concentraram nas vias 20 de Setembro e Dom Feliciano.

José Machado mora há 30 anos na Rua Dom Feliciano e disse que já havia solicitado junto a prefeitura o serviço. Segundo ele, devido ao trafego pesado da via, os moradores

temiam que a erosão piorasse. “Passam duas linhas de ônibus aqui, estávamos preocupados que com a chegada do inverno e das chuvas o buraco aumen-tasse”, disse. Sobre a opera-ção, declarou que deve melho-rar o trafego do local. “Dá uma sensação de bem estar morar numa rua que condiz com o veículo”, afirmou. Segundo o secretário de Obras Públicas, Paulo Martins os trabalhos seguem em ritmo intenso na cidade. “As vias mais críticas já foram atendidas, porém ainda há muitas ruas que precisam de atenção. As equipes contin-uam trabalhando para atender a todas as demandas”, de-clarou. Só na semana passada o serviço foi feito nos bairros Itatiaia, São Geraldo, Parque Olinda, Santa Cruz e Distrito Industrial. Mais de 100 vias do município já foram atendidas pela tapa-buracos. Nos próxi-mos dias, as equipes da Smop devem atender aos bairros Moradas do Vale, Fazenda Conceição e Mato Alto.

Tapa-buracos atende bairros São Geraldo e Santa Cruz

Prefeitura organiza almoço para os haitianos que trabalham em Gravataí

Aprender é mudar: Gravataí realiza Feira de Oportunidades do Senac-RS

Encontro ocorreu no domingo (26) na sede da ABSERVALE, na Morada do Vale I

Page 10: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 201510

No início da tarde de sábado (25), a 4ª DIN do Denarc efetuou a prisão de dois homens que estavam realizando venda de drogas, através de tele-entrega. No bairro 35, em Guaíba, os indivíduos que já eram monitorados pela 4ª DIN, foram abordados na via pública quando tripulavam um automóvel. Em uma verificação preliminar, foi encontrada em poder dos indivíduos uma porção (“bucha”) com 22 porções menores de cocaína. No local, foi dada voz de prisão aos indivíduos.

Já no Denarc, em verificação mais apu-rada e com o auxílio de um dos presos, foram encontradas mais três “buchas” com cocaína. Essas porções estavam escondidas no interior do forro da porta do veículo e no controle de ajuste dos espelhos laterais. Ao todo, foram encontradas 85 porções de cocaína (pesando aproximadamente 45 gramas), do tipo escama de peixe.

Segundo o delegado Maurício Barison, em relato informal, um dos presos disse receber de R$ 2 a R$ 3 mil por semana para realizar a venda da droga. Ontem, a 4ª DIN do Denarc cumpriu mandado de busca na residência de outro investigado de integrar a quadrilha. No imóvel, situado no bairro Jardim dos Lagos, em Guaíba, foi encontrado mais de 50 gramas de cocaína, uma porção de ácido bórico, rádio co-municador na frequência policial e um revólver.

O delegado Barison acredita que o inves-tigado não foi encontrado na residência em razão do sistema de vídeo-monitoramento. Durante as buscas no imóvel, um indivíduo chegou até o local e passou a buzinar com seu veículo. Ao ser surpreendido pela presença dos policiais, o indivíduo confessou que teria ido até o local para comprar drogas. Os presos serão encaminhados ao Presídio Central.

Polícia

Dois presos por tele-entrega de drogas em Guaíba

Preso suspeito de rouboAlvorada - Na tarde desta segunda-feira

(27), policiais da 2ª Delegacia de Polícia de Al-vorada cumpriram mandados de busca e apre-ensão nos bairros Formoza e Bela Vista. Um homem de 23 anos foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, por envolvi-mento em roubo a estabelecimento comercial. Com o suspeito foi apreendido um revólver calibre .38 e munições. Segundo a delegada Fabiana Kleine, outros dois indivíduos que já estão presos também foram identificados por participar do crime. Após, os procedimentos legais, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Preso suspeito de ser o traficante número 1 de Gravataí

Patricia Mello

Uma mega operação acabou colocando atrás das grades o homem que por anos vem sendo apontado pela polícia como uma dos maiores traficantes da região Metropolitana e o número 1 de Gravataí. Vinícius Otto, 36 anos, mais conhecido por Vínicius da Ladeira, e seus irmãos, irmãos, João Paulo Otto, 22 anos, e Edu-ardo Otto, 31 anos, além de Rudinei Medeiros, 32 anos, foram presos em flagrante. Eles acabaram sendo detidos suspeitos de terem mantido em cativeiro o jovem Jesse Matos Gomes, 21 anos.

Os quatro foram presos na madrugada de segunda-feira, após a polícia ter recebido a denúncia de que na casa de Rudinei, na rua Levi Prates, no bairro Morada do Vale II, havia um jovem que foi se-questrado e torturado durante o fim de semana. Vinícius, foi encontrado em casa, na rua Levi Prates, próximo ao local onde Jesse foi mantido em cativeiro por quase 24 horas.

Segundo o delegado End-rigo Veiga Marques, a vítima foi sequestrada dentro da própria casa, porque o irmão é acusado de realizar o roubo de um veículo na área da quadrilha. "Esse tipo de crime atrai a vinda de policiais para a região, o que por conse-quência acaba espantando os clientes e atrapalhando o comércio do tráfico", disse.

Um dos pedidos para libertar o jovem sequestrado era de que o irmão deveria ser apresentado ou o carro deveria ser devolvido. O delegado regional Eduardo Hartz explicou que o carro apareceu, mas ainda não há explicações sobre em quais condições. O jovem foi leva-do de volta para casa, mas seguiu sendo monitorado por homens da quadrilha.

Como a mãe da vítima de-nunciou o desaparecimento do filho, a polícia entrou em contato com a vítima, que denunciou a localização dos criminosos. Com a quadrilha, foram apreendidas quatro motos, um Jetta branco e um Honda Civic blindado, que

eram utilizados pelo líder, e um Nissan Sentra. Todos foram presos em flagrante e responderão por extorsão mediante sequestro e cárcere privado, quadrilha armada e tortura. A soma das penas pode chegar a 34 anos.

Irmão desaparecidoJesse apareceu, mas

o irmão dele, Jean Matos Gomes, 18 anos, está desa-parecido. A polícia suspeita que o jovem tenha fugido ou que tenha sido encontrado por criminosos, já que existe a hipótese de que seria ex-ecutado. Ele tem anteceden-tes por roubo e receptação de veículos. Jesse Matos Gomes e a família recebem proteção policial.

O delegado Marco Antônio de Souza destaca que a prisão de Vinícius da Ladeira representa um grande tombo no tráfico de drogas. "É pre-ciso monitorar se haverá uma substituição na liderança da região e também para evitar que ordens sejam encamin-hadas pelo traficante de den-tro do presídio", afirmou.

Page 11: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Gravataí, 28 de abril de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 78

Utensíliopara de-

samassara roupa

Rubens (?),escritor emédium

brasileiro"Deus aju-da quemcedo (?)"

(dito)

Preposi-ção queindicaorigem

(?)-20, seleção emque estre-ou Neymar

Lugaronde seajusta o

cinto

O pontomais

elevado

(?) Braga,atriz de

"Elysium"(Cin.)

Relaçãode nomesou coisas

Ilha ondereinavaUlisses(Lit.)

Árvores demadeira

resistente

Superiorde mos-

teiro(Catol.)

Persona-gem decontosinfantis

EscolaSuperior

de Guerra(sigla)

1.004, em algaris-

mosromanos

A senten-ça que

beneficiao réu

Local deextração

do enxofre

Comprovante de emissão obri-gatória a cada doação arreca-dada pelo partido, num pleito

Indecoroso As Nações Unidas Dois parasitos do

intestino do homem

Dar à luzTubérculo rico emfibras que ajuda nocontrole

da diabetes

(?) múltipla,doença in-flamatória crônica que

afeta afunção dosistemanervoso

Aveia, em inglês

Desfruta

Adicionar

(?) Soares,humorista

PRBATATADOCE

SARACENICIBSUB

MADRUGAOREAPICEIADROL

ESCLEROSEEIPESI

ITACAOATEESGBO

ANÃOSOMARIJAZIDA

FAVORAVEL

3/oat. 4/anão. 5/alice — ítaca. 8/saraceni. 9/esclerose — favorável. 15/recibo eleitoral.

Dia em que você estará mais comunica-tivo e voltado para firmar boas negocia-ções e acordos. O dinheiro é negociado com mais liberdade e bons resultados.

Mercúrio e Sol unidos nos últimos graus de seu signo, livres de tensão, indicam um momento em que tudo o que era confuso, ganha equilíbrio e movimento.

A tensão emocional vivida nas últimas semanas e os problemas em seu tra-balho, ficam definitivamente para trás. Aproveite este dia para aparar arestas

O momento é ótimo para uma reorga-nização e revisão do que, de fato, vale a pena dar continuidade. Novas opor-tunidades de trabalho podem surgir.

Um projeto em equipe começa a ca-minhar com mais fluidez. Tudo o que esteve confuso e difícil, caminha com tranquilidade.

Uma volta não está descartada, ou mes-mo a possibilidade de se encantar por uma outra pessoa. Fique tranquilo, pois toda tensão ficou no passado.

Dia em que você coloca todos os pingos nos is, com relação a um projeto profis-sional ou plano de negócio.

Depois de um tempo de grande tensão emocional você encerra esse ciclo e to-dos os problemas ficam para trás.

Toda tensão e dificuldades enfrentadas nas últimas semanas ficam para trás e você consegue retomar seu otimismo e fé de que está no caminho certo.

O momento agora envolve a possiilida-de de novos acordos e negociações e o possível fechamento de um contrato. Um novo horizonte começa a se abrir.

Toda tensão emocional ultimamente fica para trás e você começa a vislum-brar novas saídas para um problema vivido em uma sociedade ou parceria.

Uma negociação ou um acordo envol-vendo o aumento de seus rendimen-tos também fica para trás. O dinheiro, agora, entra com mais facilidade.

Christina Perri deu show em Porto Alegre

"Conexão Repórter": Edir Macedo fala sobre a Record e diz que não se opôs à contratação de Xuxa

A cantora Christina Perri fez show em Porto Alegre na noite de sábado (25). Autora da música A Thousand Years (Mil anos), a estrela norte-ame-ricana deu um verdadeiro show no Auditório Araújo Vianna. A bela Chris-tina Perri nasceu na Filadélfia (USA) e está em plena forma aos 28 anos de idade. A primeira música de sucesso foi Jar of Hearts. Ela ganhou fama no programa So You Think You Can Dance, na TV norte-americana, mas o auge veio com o sucesso A Thousand Years. Quem foi conferir o show ficou satisfeito com o que viu, além de sair encantado com a beleza, o talento e o carisma de Christina. O brasileiro Sam Alves, vencedor da segunda edição da versão brasileira do programa The Voice,fez uma participação especial no show da norte-americana, com a qual interpretou “Be My Forever".

O Bispo da Igreja Uni-versal do Reino de Deus e dono da Rede Record, Edir Macedo, deu uma longa e reveladora entre-vista ao jornalista Rober-to Cabrini, dentro de uma edição especial do "Co-nexão Repórter", neste domingo (26) no SBT. Foi a primeira cedida a um jornalista fora do Grupo Record de Comunicação, sendo totalmente nego-ciada e intermediada por Silvio Santos, que inclusi-

ve, cedeu uma hora e meia de sua atração para exibir esta entrevista.Dentre os assuntos levantados, logicamente, Edir falou sobre a compra da

Record e da contratação da apresentadora Xuxa Meneghel em abril deste ano. Sobre a primeira, o Bispo disse que ficou mais visado como dono de uma rede e afirmou que a Record mudou a forma do brasileiro ver a notícia na TV: "Eu fui visado, muito visado. Logo eu, uma pessoa tão frágil. Por esse lado, a compra foi cruel. Depois da Record, o Brasil teve outro rumo. Até então tínhamos a Rede Globo como informação única nesse país. Com a Record tivemos a oportunidade de deixar o povo brasileiro ciente do outro lado dos fatos. Isso fez o Brasil des-pertar. Hoje temos um Brasil democrático, eu diria, em grande parte por causa da Record".

Edir comentou sobre o motivo da Record, mesmo sendo controlada por Bispos, ter programação religiosa apenas nas madrugadas: "As pessoas não tem tempo, de dia, para ver as nossas prédicas. Você sabe que as pessoas que estão sofrendo, sofrem à noite, especialmente pela madrugada". Já sobre a con-tratação de Xuxa, Edir confirmou que foi consultado e não se opôs, dizendo que se é bom para o canal, é bom para ele também: "A Record tem vida própria. Fui

perguntado se havia alguma objeção à contratação da Xuxa. Eu disse 'não'. Se é bom para a Record, é bom pra mim. Nossa filosofia é dar liberdade às pes-soas em quem nós confiamos". A edição especial do "Conexão Repórter" chegou a picos de 10 pontos logo após o término do "Fantástico", vencendo a Globo e sendo líder de audiência durante alguns minutos. A média transitou entre 7 e 8 pontos. Os dados são prévios e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores na Grande São Paulo.

Page 12: Jornal de Gravataí. 28 de abril de 2015. Edição 2221.

Músico e compositor gravataiense traz alegria, amor, e problemas sociais em suas canções

Filipe Foschiera

Morador do bairro Monte Belo há 30 anos, Luis Carlos Ferreira, é conhecido por outro nome na comunidade e na cena rap do município. Assim como exibe no pingente da corrente que leva no pescoço, Mc Capella é o nome artístico deste cantor que batalha há tempos no cenário do rap nacional.

Vislumbrou um futuro promissor com o rap quandro freqüentava a extinta dance-teria Forte Club, na parada 68 da principal avenida da cidade. Ali, ouvindo todos os variados tipos de batidas e melodias das canções de hip-hop, Capella viu que tinha talento para compor, e começou a escrev-er algumas músicas.

Iniciou efetivamente a carreira de can-tor de rap no final da década de noventa, com um grupo chamado Capela. O pri-meiro palco foi de uma danceteria da capi-tal, chamada Mansão Black. O tempo foi passando e, como ele mesmo fala, acabou na “correria”. Tempos depois, apoiado por amigos de São Paulo como Ndee Naldinho

e até mesmo o Mc Marcinho, seguiu em carreira solo como Mc Capella, em refer-ência ao seu grupo musical de origem. Desde então se foram 15 anos de carreira na cena hip-hop, que contou o apoio de Dj Leitinho e Dj Luciano.

Entre as canções mais conhecidas do músico está o “rap das quebradas”, exibindo o contexto social e relações entre as comunidades de Gravataí. Na música “História Real”, o cantor entra em um clima romântico, e conta a saudade de um homem pelo seu amor perdido. A alegria também está nas letras de Capella, com um rap em homenagem ao locutor esport-ivo da RBS, Paulo Brito. A música chega a seu refrão com “Uma voz da nossa terra que transforma em emoção, Paulo Brito solta a voz e a torcida sai do chão. Solta a voz Paulo Brito, o jogo começou, tudo belezinha, feito!”. O músico pretende gravar um novo vídeo clipe em seu bairro ainda neste ano.

Para Capella, uma das suas maiores conquistas da carreira no mundo do rap foi cantar ao lado de Mano Brown, do Racio-nais Mc’s. Ele destaca que continua com todo o “pique”, fazendo shows e músicas para campanhas e até para empresas. “Tenho muito mais para mostrar, e quero que a galera de Gravataí saiba que sou um guerreiro, e não pretendo parar”, final-izou o Mc.

Gravataí, 28 de abril de 2015

Mc Capella: 15 anos de rap12 Cidade

Patrocínio: Realização:

MOSTRE QUE VOCÊ TEM CALOR NO CORAÇÃO E AJUDE A ESQUENTAR

O INVERNO DE MUITA GENTE.

DOAÇÕES DE 18/4 A 9/5, DAS 9H ÀS 17HLOCAL: PREF. ARY TUBBS, 590

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM.

Venha conhecer uma loja diferente das outras: ao invés de comprar roupas, você doa.

A ação faz parte da Campanha do Agasalho 2015.

VOCÊ PODE DOAR: • Meias • Sapatos/Tênis • Roupas de bebê

• Acessórios/Cintos/Bolsas • Cobertores • Mantas/Toucas • Agasalhos

Apoio: