Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

12
Gravataí, 20 e 21 de abril de 2015 ANO IX | Edição # 2216 Segunda e Terça-feira seg ter qua 25º 23º 24º 18º 16º 13º O primeiro jogo da final do estadual está marcado para o próximo domingo na Arena. No dia 2 haverá o Gre-Nal que decidirá o campeão gaúcho de 2015 Página 10 CENTRAL Página 5 Em operação conjunta com Cachoeirinha, blitz realiza 135 abordagens Idosa encontrada em situação de abandono deve ser encaminhada a abrigo Inter joga bem, vence o Brasil por 3 a 1 e vai à final do Gauchão VAI TER GRENAL

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Page 1: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20151

Gravataí, 20 e 21 de abril de 2015

ANO IX | Edição # 2216

Segunda e Terça-feiraseg ter qua

25º 23º 24º18º 16º 13º

O primeiro jogo da final do estadual está marcado para o próximo domingo na Arena. No dia 2 haverá o Gre-Nal que decidirá o campeão gaúcho de 2015

Página 10

CENTRAL

Página 5

Em operação conjunta com Cachoeirinha, blitz realiza 135 abordagens

Idosa encontrada em situação de abandono deve ser encaminhada a abrigo

Inter joga bem, vence o Brasil por 3 a 1 e vai à final do Gauchão

VAI TER GRENAL

Page 2: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20152

Sempre admirei homens e mulheres cujos sacrifícios pelo país custaram sua própria liberdade. São estes exemplos que nos inspiram a continuar uma luta perene: a incessante busca pela justiça social. O atual regime brasileiro é democrático, mas nossa democracia é ma-dura o suficiente para enfrentar as mazelas de nosso tempo? Não, ainda não. A batalha continua. Neste dia, entretanto, é possível afirmar: a chama de Tiradentes vive entre seus compatriotas.

Quando surge um feriado em meio de semana, as pessoas referem a possibilidade de descanso – uma interrupção sadia do trabalho para colocar a mente em ordem. Desopilar faz parte da vida do ser humano, mas seria muito mesquinho de nossa parte não refletir sobre os acontecimentos deste dia na memória do país. Pois foi em 21 de abril de 1792, há 223 anos, que um homem se ergueu contra a tirania de Portugal e se sacrificou pelos ideais de uma nação livre e independente.

Os executores de Joaquim José da Silva Xavier, o Ti-radentes, não sabiam, mas em vez de matá-lo, estavam imortalizando-o. Na Inconfidência Mineira, a exemplo de outros movimentos, como a Revolução Farroupilha, co-meçava o prelúdio de uma inadiável soberania nacional. Algo que, gradativamente, se espalharia pela sociedade. A cultura do medo e da exploração não teria vida longa no Brasil. O gigante pela própria natureza veria que um filho teu não foge à luta.

No entanto, existem outras formas de medo e explora-ção e elas estão muito presentes em nossa realidade. O Brasil ficou refém de siglas e ideologias de ocasião. Es-tamos nas mãos de um sistema que não renova, apenas substitui mais do mesmo. Um sistema que vende, a cada eleição, a esperança de um país melhor, incomparável, perfeito. E a cada nova eleição, mascara problemas não filtrados nos últimos quatro anos de gestão. Afinal, que política sem vigor é essa?

Compreender que as histórias do passado servem – e sempre servirão – de moldes para o futuro, incendeia a fagulha de mudança. A diferença é que hoje temos e liberdade e muitas formas de manifestar nossas contra-riedades. A classe política brinca perigosamente com os anseios do povo. Por vezes, pisa na moralidade para atingir algum intento. Tiradentes reprovaria essa inde-pendência forçada. Ele, entre tantos outros protagonistas brasileiros, combateria firmemente a injustiça e a corrup-ção com fidelidade e patriotismo. Neste dia, honremos a memória de nosso herói nacional. Ele merece.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

CHARGEO exemplo de Tiradentes

Gabriel Bocorny Guidotti

Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compar-tilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de soluções.

Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Feira de adoção de animais acontece nesta quarta-feira (22) na Praça Borges de Medeiros, das 10h às 16h, em

frente à Prefeitura.

Page 3: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20153

Com a presença dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e do presidente da entidade, prefeito Marco Alba, uma reunião-almoço contou com a presença do promotor Daniel Martini, da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, nesta sexta-feira (17). Em pauta, temas como o meio ambiente, gerenciamento de resíduos sólidos e saneamento básico, entre outros. Martini debateu com os prefeitos e apresentou possíveis alternativas para soluções conjuntas aos municípios.

"O prazo para os municípios adaptarem-se à Lei 12.305/2010 e elaborar seus planos de gerenciamento de resíduos sólidos já se esgotou, mas é preciso que aqueles que ainda não se enquadraram realizem as ações necessárias. A alternativa mais coerente para a Região Metropolitana é que seja resolvida através de uma solução conjunta

entre os municípios, e o Ministério Público é parceiro para chegar a este ponto", ressaltou Martini, destacando o papel que a Granpal poderá desempenhar nessa iniciativa.

"O Ministério Público do Rio Grande do Sul trabalha de forma pró-ativa nessas questões. O Programa Ressanear, por exemplo, visa auxiliar aos municípios na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, fiscalizando a destinação do tratamento do esgoto doméstico e acompanhando a implantação dos Planos de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, além de promover iniciativas quanto à logística reversa e redução de embalagens", falou Martini. O promotor debateu com os prefeitos também a temática da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), cuja verba arrecadada através do imposto não é repassada aos municípios.

Ao final do encontro, o presidente Marco Alba ressaltou que a

solução dos municípios deverá ser construída em conjunto, através de uma ação coletiva da Granpal. Ainda segundo Marco Alba, é preciso que o Ministério Público Estadual e também Federal auxiliem os municípios a propor a mudança na lógica da distribuição de recursos, para que questões essenciais, como a administração de resíduos sólidos, sejam atendidas pelas cidades.

Participaram do encontro o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; os prefeitos de Arroio dos Ratos, José Carlos Azeredo; Alvorada, Sérgio Bertoldi; Cachoeirinha, Vicente Pires; Esteio, Gilmar Rinaldi; Nova Santa Rita, Antônio Cesar dos Santos; Sapucaia

do Sul, Vilmar Balin; Santo Antônio da Patrulha, Paulo Bier; Viamão, Valdir Bonatto; Glorinha, Renato Raupp; Guaíba, Henrique Tavares; e o vice-prefeito de Eldorado do Sul, Sávio Salvador.

Cidade

LOJA DO BEM é inaugurada no município

Encontro na Granpal debate sobre RESÍDUOS SÓLIDOS

Em uma ação inovadora, o Gabinete da Primeira-Dama, promoveu na sexta-feira (17), a inauguração e lançamento da Loja do Bem. Segundo Patrícia Bazotti Alba, o local, idealizado pela Magic Brands, apoiadora do evento, e abraçada pela Prefeitura e pelo Sindilojas, parceiro da realização, será um ponto de arrecadação de doações para a Campanha do Agasalho deste ano. A Loja do Bem é uma novidade para incentivar e facilitar o recolhimento de roupas, calçados, agasalhos que serão doados para famílias em vulnerabilidade social durante o período do inverno. Na solenidade de lançamento, o prefeito Marco Alba destacou que a capacidade de gestão está em “fazer boas escolhas com recursos limitados” e relatou que o Governo optou por priorizar as áreas da Saúde, Educação e Assistência Social para receberem a maior quota de investimentos. Alba ainda classificou o gesto da doação como “demonstração de fé, respeito, carinho e amor ao próximo”. O prefeito destacou ainda, que a viabilidade da loja deu-se pela parceria com a iniciativa privada, sem custos a Administração Municipal. Patrícia destacou que o Governo, ao assumir a Gestão do município, firmou um compromisso com a população, traduzido no slogan ‘Cuidar das pessoas faz uma cidade melhor’; e reiterou que a inauguração da Loja

traduz esse comprometimento da Administração. Acrescentou que a articulação entre as esferas, são de fundamental importância para a realização de ações indispensáveis para o bem estar da população. “A união de esforços entre o ente público, sociedade e a fé é capaz de melhorar a vida das pessoas. Obrigada a todos que fazem o bem”, agradeceu a primeira-dama, nominando os colaboradores e parceiros. O vereador Alan Vieira (PMDB) falou em nome da Câmara, e compartilhou que, para ele, “política é a arte de promover o bem e a felicidade das pessoas”, enfatizando que a Loja do Bem é mais uma oportunidade de propagar boas ações em prol da sociedade. O diretor da Magic Brands, Glauber Pacheco, reconheceu e destacou os esforços da primeira-dama Patrícia, na realização do evento.

Após os pronunciamentos, houve um desfile com personalidades da cidade, que posteriormente fizeram a doação dos looks para a Loja. As peças de roupas arrecadadas ficarão expostas nos manequins e araras do estabelecimento e ao fim do dia serão recolhidas e levadas para a Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), para serem encaminhadas à doação.

A Loja do Bem está localizada na Rua Prefeito Ary Tubbs, 590, no Centro e ficará aberta até o dia 9 de maio de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Promotor Daniel Martini propõe solução conjunta entre os municípios da Grande Porto Alegre

Local destinado ao recebimento de doações de roupas para Campanha do Agasalho ficará aberto até o dia 9 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Ao final do encontro, o presidente Marco Alba ressaltou que a solução dos municípios deverá ser construída em conjunto, através de uma ação coletiva da Granpal

Page 4: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Granpal debate repasses

Gravataí ganha Loja do Bem

Em assembleia realizada na última quarta-feira, na sede da Granpal, a diretoria da entidade capitaneada pelo prefeito gra-vataiense, Marco Alba, recebeu o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. Eles de-bateram a realidade financeira da pasta e as dificuldades enfrentadas pelos municípios. Na ocasião, os membros da Granpal apre-sentaram suas demandas e reivindicações. Os prefeitos e vice-prefeitos da Granpal defenderam que é preciso uma união mais forte dos municípios para cobrar do Governo Federal e estadual a manutenção dos recur-sos para a área da saúde. O prefeito Marco Alba fez ver ao secretário que as pessoas são afetadas diariamente pela falta desses recursos. Ele afirmou que é preciso descen-tralizar a distribuição para proporcionar uma fatia maior para os municípios. Segundo o presidente, uma pauta propositiva será construída e apresentada ao Estado, indi-cando propostas alternativas para que não exista nenhum prejuízo à população com a redução de recursos na área da saúde. Por sua vez o secretário da Saúde mostrou um diagnóstico da pasta. Gabbardo disse que existe atraso nos repasses de 2014, masque neste ano a secretaria trabalha para que os valores sejam pagos em dia.

Este ano, a Campanha do Agasalho de Gravataí vai contar com uma novidade de reforço no recolhimento das doações. Trata-se da Loja do Bem. O projeto é da Prefeitura e conta com o patrocínio da Magic Brands e apoio do Sindilojas. A primeira-dama, Patrí-cia Bazotti Alba, explica que a Loja do Bem é uma ideia trazida pela Magic Brands, e imediatamente abraçada por seu gabinete e pelo Sindilojas, parceiro da realização. Patrí-cia destaca que o objetivo do projeto é apre-sentar uma loja diferente das demais, que ao invés de adquirir roupas, estará dedicado ao recebimento de doações da população como roupas de qualquer estação, bolsas, sapa-tos, acessórios, etc. A loja, que ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, contará com araras e manequins, onde serão expostas algumas das peças doadas. Ao final dos dias de funcionamento a loja é esvaziada, deixando o espaço livre para as doações do próximo dia. A Loja do Bem está localizada na Rua Prefeito Ary Tubbs, 590, no Centro de Gravataí e fica aberta até o dia 9 de maio. Toda a arrecadação durante o funcionamento da Loja do Bem e demais dias da Campanha do Agasalho será doada para a população carente de Gravataí.

O tradicional evento reli-gioso “Festa do Divino Espírito

Santo” inicia nesta segunda (20) e encerra no dia 24 de abril. O presidente da Câmara, Juarez

Souza, recebeu os religiosos da Paróquia Nossa Senhora

dos Anjos, que lhe entregaram o convite pessoalmente. Nesse período em que as festividades

religiosas acontecem, a ban-deira é levada às residências e

instituições do Município, sendo uma oportunidade para que a

população faça seus pedidos e agradecimentos.

PSB realiza filiaçõesO Partido Socialista Brasileiro de Gravataí pro-

moveu na última semana ato de filiações, na Pizzaria Morosko, na Vila Branca. A atividade contou com a presença da presidente do PSB no Município, Anabel Lorenzi, e do vereador Paulo Silveira. O partido filiou companheiros que defendem a bandeira da acessibili-dade. Afrânio Henrique Galdino, que preside a Orga-nização de Integração do Deficiente Físico (ONDEF) assinou a ficha de filiação, tornando-se pré-candidato a vereador. Anabel deu boas-vindas os novos filiados e disse entender que hoje, no Município, é preciso trabalhar muito as Políticas Setoriais voltadas às Pes-soas com Deficiências.

Festa do Divino

Festa do Divino IIDa Câmara os religiosos foram até o gabinete do prefeito Marco Alba

onde fizeram idêntico convite. O prefeito, acompanhado da primeira-dama, Patrícia Bazotti Alba, recepcionou a comitiva conduzida pelos Imperadores da festividade em ato simbólico no Paço Municipal. Marco Alba disse que é preciso prestigiar esta tão valorosa celebração que está ligada diretamente à origem da cidade, e que era um prazer receber todos os representantes desta festa abençoada pelo nosso senhor Jesus Cristo. “Sabemos que grande parte da nossa população é fiel da religião católica, mas mais do que isso, esta festividade é uma tradição do início da nossa população aqui em Gravataí, por isso é uma demonstração de respeito com a nossa história”, lembrou o prefeito.

Page 5: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20155Cidade

Com o intuito de coibir irregularidades de trânsito nos locais dos limites do município, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) e a Guarda Municipal, em parceria com a Prefei-tura de Cachoeirinha, através de sua Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMOB), realizou, na tarde de sexta-feira (17),

uma mega operação de blitz fiscalizatória na Ave-nida Marechal Rondon, na altura da parada 59. O local que divide as duas cidades foi escolhida para a averiguação dos registros documentais, tanto do veículo, quanto do condutor. No total, nos dois lados da via, foram realizadas 135 aborda-gens, resultando em 37

registros de infrações e sete remoções de veículo para depósito.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí (Semurb), a operação teve por objetivo fiscalizar e conscientizar os condu-tores sobre a importância da regularização, tanto dos documentos do veí-culo, quanto do próprio motorista, coibindo tam-bém que pessoas sem a devida habilitação contin-uem dirigindo.

“Nesta via nós sempre tivemos um problema para fiscalizar porque metade fica na nossa cidade e a outra metade, dividida pelo canteiro central, pertence à Ca-choeirinha, então desta vez nós conseguimos unir esforços. Felizmente tivemos um saldo bas-tante positivo onde a maioria dos condutores estava com todos os seus documentos de acordo com a lei. Gostaríamos de agradecer a todos que participaram desta força tarefa em prol da dis-seminação da cultura de educação e segurança para o trânsito”, explica.

Conforme o fiscal de trânsito de Cachoei-

rinha, Gerson Borges, responsável pela opera-ção realizada em con-junto com o município de Gravataí, a mobilização especificamente nesta via é de grande importância para a fiscalização de sua cidade.

“Nós temos aqui um dos pontos de grande dificuldade nas fiscal-izações, onde não raras vezes, os condutores em situação irregular acabam se aproveitando deste local limítrofe para escapar. Hoje foi um dia muito produtivo onde nós pudemos vencer esta bar-reira geográfica com um efetivo ostensivo, tendo Gravataí como aliado no combate as irregulari-dades e a impunidade no trânsito”, destaca.

Pelo município de Gra-vataí, foram deslocados nove fiscais de trânsito e cinco Guardas Municipais. Por Cachoeirinha, foram enviados 13 fiscais de trânsito que se somaram com mais seis Guardas Municipais. A operação ainda contou com quatro representantes do Bat-alhão de Operações Especiais (BOE) do 26° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A Prefeitura informa que manterá o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado de Tiraden-tes. Na terça-feira (21), que integra o calendário de fe-riados oficiais do município, e na segunda-feira (20) não haverá expediente de trab-alho nas Repartições Públi-cas Municipais. No entanto, a respectiva carga horária do dia 20 será compensada em data a ser estabelecida. Confira os serviços que fun-

cionarão durante o recesso:

SaúdeO Pronto Atendimento

Municipal - PAM 24 Horas e a Central de Ambulâncias at-enderão ininterruptamente e poderão ser acionados pelos telefones 0800.541.97.89. O mesmo ocorre com o Ser-viço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que pode ser chamado pelo tele-fone 192. A emergência do Hospital Dom João Becker

atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviços UrbanosSolicitações de urgência

podem ser feitas pelo fone (51) 9208-6517.

Mobilidade

As equipes de fiscal-ização da Secretaria Mu-nicipal de Mobilidade Urbana (Semurb) atenderão pelo telefone (51) 3600-7107. Para dúvidas sobre os ônibus de linha municipal e taxis, o plantão funcionará pelo número (51) 9141-7481. Horários, itinerários e outras informações podem ser adquiridos diretamente com a Sogil, pelo telefone 0800.510.7080.

Segurança

A integridade do pat-rimônio e a segurança dos espaços públicos estarão garantidas pela Guarda Municipal, que fará plantão durante o feriado. A Defesa Civil, em caso de necessi-dade, poderá ser acionada

pelo telefone 153.

Obras PúblicasSó serão realizados ser-

viços com urgência. Os tele-fones de contado do plantão da SMOP são o (51) 9960-8143 e o (51) 9214-0142.

Fundação Municipal do Meio Ambiente

A FMMA manterá plantão de 24 horas, atendendo a denúncias de crimes ambi-entais. Durante o feriado, os atendimentos podem

ser solicitados através do telefone: (51) 9999-5799. O plantão do Grupamento Am-biental também funcionará 24 horas, pelo telefone (51) 9733-1286.

Gravataí e Cachoeirinha realizam força tarefa em Blitz

Prefeitura mantém serviços essenciais durante o feriado de Tiradentes

Avenida Marechal Rondon que divide os dois municípios teve 135 abordagens realizadas e 37 registros de infrações documentais de veículos e condutores

Expediente da Administração Municipal funciona em regime de plantão nos dias 20 e 21

Page 6: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20156 Esportes

Paladino representa município nas competições oficiais de Voleibol em 2015

Inter joga bem, vence o Brasil por 3 a 1 e vai à final do Gauchão

Com grande atuação de Valdívia,

Colorado também assegurou decisão

no Beira-Rio

Page 7: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20157Esportes

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), confirma a participação da equipe Mirim Feminina de Voleibol do Paladino Tênis Clube em três competições em 2015. São elas: Copa RS, Copa Cláudio Braga e o Campeonato Estadual de Voleibol.

O técnico das equipes Celso Oliveira, destaca que mesmo com todas as dificuldades que repre-senta manter uma equipe de alto rendimento no Voleibol, o Paladino é o único representante da cidade no esporte a nível estadual. “Temos uma tradição no Voleibol Gaúcho e

vamos continuar a investir em nos-sas jogadoras”, referiu o técnico.

As equipes participarão da Copa RS que será jogada em abril e maio, a Copa Cláudio Braga (homenagem in memorian ao ex-presidente) será jogada em junho e julho, e o evento mais importante do ano, o Campeonato Estadual de Voleibol será jogado durante o segundo semestre.

Oliveira observou que Gravataí sempre foi um celeiro para revela-ção de talentos no voleibol. O volei-bol é uma modalidade que exige além de um biótipo especifico muito

tempo de dedicação na aprendiza-gem e treinamento. A equipe do Paladino ainda está em formação, processo iniciado ainda em 2014. “Este ano conseguimos manter a mesma base do ano passado, com a experiência adquirida e temos certeza de melhores resultados”, destacou o técnico.

Antes da estréia nas com-petições oficiais, a equipe fará vários jogos preparativos visando dar entrosamento à equipe, entre eles acontece nesta quinta-feira (16) o amistoso contra a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo em

Novo Hamburgo.O grupo base de atletas é for-

mado por Amandinha, Manu, Tota, Nati, Vitória, Manuela, Talita, Maria Paula, Carol e Duda. Técnico Celso Oliveira e Auxiliar Técnica Paula Oliveira.

A SMEL ressalta que divulga as atividades esportivas e a participa-ção de atletas e instituições es-portivas da cidade como forma de incentivar e apoiar o desporto mu-nicipal. Quem quiser divulgar o seu trabalho, dentro da área esportiva é só contatar com a Smel, através do telefone 3600-7730.

Vai ter Gre-Nal na final do Gauchão. Um dia depois de o Grê-mio garantir presença na decisão do estadual, o Inter fez a sua parte no estádio Beira-Rio e derrotou o Brasil de Pelotas por 3 a 1, neste domingo. Com o resultado, assegurado após a equipe de Diego Aguirre mostrar su-perioridade em campo, os colorados também garantiram o segundo jogo da final no estádio do Inter.

O primeiro jogo da final do Gauchão está marcado para o próximo domingo e será na Arena do Grêmio. No domingo seguinte haverá o Gre-Nal que decidirá o campeão gaúcho de 2015. Antes da decisão começar, porém, o Inter vai enfrentar o The Strongest quarta-fei-ra, no último jogo da fase de grupos da Libertadores.

Apesar da equipe mista, o Inter se impôs diante de sua torcida no Beira-Rio. Praticamente sem correr riscos, a equipe colorada esteve sempre mais próxima da área xavante do que a da sua. Aos 10, a primeira boa chance: Anderson cruzou e Valdívia

apareceu como centroavante para cabecear. O goleiro Eduardo Martini, com 36 anos, mostrou reflexo e fez uma grande defesa para evitar o gol. A bola ainda bateu na trave na sequência da jogada.

Valdívia seguiu mantendo o Inter na pressão. Aos 18, Nilton se ante-cipou a Leandro Leite e iniciou um contra-ataque concluído por Ander-son em seguida, depois de grande troca de passes. Martini novamente salvou o Brasil. Os xavantes respi-raram um pouco mais depois do lance, conseguindo um pouco mais de posse de bola e se aproximando da meta defendida por Alisson. Alex Amado chegou a criar duas chances, mas errou o alvo. A folga de Eduardo Martini, porém, não chegou até o intervalo e o goleiro foi novamente exigido no fim do primeiro tempo. Martini, em dois tempos, fez a defe-sa que manteve o placar fechado até a descida dos times para o intervalo.

Precisando da vitória, o Brasil voltou a campo querendo aprontar. Aos 2 teve falta para cobrar na in-

termediária. Rafael Forster levantou perigosamente na área, Alisson ficou sob as traves e ninguém alcançou de cabeça. A bola foi indo e passou rente à trave direita colorada, as-sustando a torcida. Aos 9 Valdívia e Alex mostraram que queriam decidir. O cabeludo meia lançou o camisa 12, que surgiu entre os zagueiros para desviar. A bola foi, rasteira e devagar, cruzando a pequena e saindo ao lado da trave. A jogada se provou um rascunho do que viria quase no lance seguinte. Só que desta vez Valdívia mandou a bola alta para Alex, que deu o toque por cima e desta veZ correu para o abraço, 1 a 0 Inter. Mal terminou a comemoração no Beira-Rio e Valdívia fez o Beira-Rio vibrar de novo. Ele recebeu quase na meia lua e mandou no canto. A bola bateu na trave e só parou no fundo das redes. O Xavante tentou o respiro aos 23, quando Galiardo mostrou ousa-dia. Após entrar no lugar de Felipe Garcia, ele cobrou falta de quase o meio de campo e tentou o gol. Alis-

son conseguiu a recuperação e deu um tapinha salvador, evitando o que seria um golaço. O susto, contudo, não foi suficiente para abafar a supe-rioridade alvirrubra. E com a folga no placar, Aguirre fez mudanças, sacan-do Valdívia e Anderson para colocar Vitinho e Rafael Moura. Numa tarde em que tudo pareceu dar certo, até estrela o treinador teve, pois, aos 34, Rafael Moura deu seu primeiro toque na bola. E anotou o terceiro do Inter, ao concluir o cruzamento de William.

Apesar do revés, o Brasil se mostrou bravo. E provou com Rogério Zimmermann também tem estrela. Aos 39, ele mandou Márcio Jonathan no lugar de Alex Amado. Tal como o He-Man, no primeiro toque de Jonathan, gol. Ele se antecipou à marcação na cobrança de Forster e descontou para os xa-vantes, que, ainda que tenham sido eliminados, levantarão pelo segundo ano seguido a taça de campeão do interior. A festa, porém, não diminuiu a comemoração colorada no fim de tarde no Beira-Rio.

Page 8: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20158 Notícias

Thamy Spencer

Esta semana promete ser de mais embates contra e a favor do Projeto de Lei 4330, que regula-menta a terceirização no trabalho e segue em discussão em Brasília. No Rio Grande do Sul, dirigentes da Central Única dos Trabalha-dores prometem fazer uma vigília dentro do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na quarta-feira, 22, e pressionar deputados gaúchos que embar-cam para Brasília. A previsão é que neste dia sejam apreciados destaques – são mais de 30 no total - ao texto-base. Essas pro-postas que alteram o texto foram discutidas e acordadas entre gover-no e outros partidos. A votação ocorreria esta semana e foi adiada pela segunda vez.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, diz que a intenção é também se dirigir à Capital Fed-eral, na quarta-feira, na tentativa de evitar que o Congresso aprove a terceirização para as chamadas atividades-fim. O dirigente con-sidera que a Câmara Federal já deu um passo atrás, depois do protesto nacional realizado na quarta-feira, 15, inclusive em Porto Alegre e cidades do interior do RS. “Os deputados começaram a recuar”, acredita.

Na quinta-feira (16) a Federação das Indús-trias do RS (Fiergs) se manifestou a respeito do PL 4330. Para a entidade, que torce pela regulamentação, a mudança poderá significar um estímulo ao desenvolvimento econômico com a pro-teção ao trabalhador . “A lei trabalhista não mudou. O empregador, esse que será a nova empresa terceirizada, tem, por lei, obrigação de registrar seus trab-alhadores, treiná-los, quitar seus compro-missos trabalhistas”, argumenta o coorde-

nador do Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social da Fiergs, Paulo Garcia. Para ele, haverá mais segurança jurídica e competitividade.

A Fiergs lembra que desde 2004, o PL 4330 é debatido entre representações de trabalhadores e de empregadores. E, em 11 anos, foram acres-centadas à proposta cláusulas que, se-gundo a entidade, im-põem regras para uma “terceirização respon-sável, com segurança para o trabalhador e empresas". Para a entidade, o projeto não vai no sentido contrário à Consolidação das Relações de Trabalho, porque se trataria da contratação de empre-sas especializadas por outras empresas. “Isso eleva a competitividade da economia e gera empregos formais, pois uma série de empresas especialistas é utiliza-da”, argumenta.

O cientista político Tarson Nuñez, pes-quisador do Núcleo de Políticas Públicas da Fundação de Economia e Estatística (FEE), de Porto Alegre, acredita que podem ocorrer novas manifestações na próxima semana contra o projeto das terceirizações. Ele considera que como se trata de um tema con-creto que diz respeito à vida das pessoas, elas debatem o as-sunto e se posicionam, mesmo que recente-mente tenham eleito seus representantes no Congresso Nacional que agora pretendem aprovar o PL 4330. “Há um descolamento entre a política das ruas e o sistema político”, explica. Para ele, a ter-ceirização pode signifi-car a curto prazo maior competitividade às empresas, mas é um erro a médio e longo prazos porque reduziria o poder de consumo dos trabalhadores. Ele diz que no Brasil há 12 milhões de tercei-rizados, que recebem salário 25% menor do

que os demais trabal-hadores e têm jorna-das, em média, de três horas a mais.

Nuñez acredita que já houve recuo por parte dos deputados em função das mobili-zações. “A reação foi muito grande”, avalia. Ele menciona que com a fragilidade do gov-erno federal, pautas como as reformas trab-alhista e previdenciária, por exemplo, voltam com força, e no caso do PL 4330, a polar-ização política fez com que o projeto fosse encaminhado rapi-damente, sem muita

discussão. “Os trab-alhadores se deram conta disso”, analisa, inclusive categorias de classe média, como os profissionais que operam, por exemplo, a Justiça do Trabalho. “O projeto inclusive mudou bastante, tirando a terceirização no setor público.”

Dirigentes da CUT-RS prometem vigília no Salgado Filho para pressionar deputados gaúchos

PUBLICAÇÃO LEGAL

ECONOMIA

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse – em entrevista no sábado (18), após reunião do Comitê Monetário e Financeiro do FMI (IMFC, sigla em inglês), em Washington, Estados Uni-dos, – que percebeu confiança dos participantes da reunião em relação ao Brasil. Segundo ele, os demais países estão atentos às mudanças que o Brasil está promovendo para voltar a crescer.

Levy reuniu-se com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew. Sobre a reunião, Levy disse que foi “excelente”. Segundo ele, Lew considera importante que o Brasil continue aprofundando o diálogo com os Estados Unidos.Para levy, “o governo dos Estados Unidos tem expectativa muito positiva “ sobre a visita que a presidente Dilma Roussef fará ao país em 30 de junho próximo.

Levy também afirmou que não foi questio-nado, em sua visita a Washington, sobre a pos-sibilidade de um processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O tema passou a ser abordado diretamente pela oposição depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) conside-rou irregulares as manobras fiscais realizadas no mandato anterior, conhecidas como "pedaladas fiscais".

"Vamos analisar as decisões (do TCU) e va-mos implementar o que elas implicarem", disse o ministro durante entrevista coletiva realizada em Washington, nos Estados Unidos. "É preciso analisar, ver todas as consequências e ver qual é a melhor maneira de implementar a orientação que o TCU tiver dado." Levy também informou neste sábado que os países que compõem o Ban-co dos Brics, em processo de criação, devem de-finir seus representantes até o final de abril. A presidência será exercida pela Índia e os demais membros indicarão vice-presidentes.

A primeira reunião dos representantes do órgão multilateral de fomento deve ocorrer até meados de maio, em Xangai, sede do banco. "O primeiro passo para ter o Banco dos Brics como uma realidade vamos ver em meados de maio. Há uma enorme demanda sobre o financiamen-to de infraestrutura", disse Levy. "A expectativa é ter o banco funcionando no ano que vem." O Banco dos Brics reunirá representantes de Bra-sil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Beneficiados pela migração das indústrias do centro para cidades vizinhas, os municípios da periferia das 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras aos poucos alcançam desenvolvimen-to econômico compatível com o das principais cidades. Isso está fazendo com que os municí-pios que integram grandes centros deixem de ser cidades-dormitório ou bolsões de pobreza.

Os dados estão no estudo do Cofecon. Em alguns casos, os municípios periféricos ultrapas-saram os núcleos principais no PIB das regiões metropolitanas. Gradualmente, as cidades prin-cipais se especializam na economia de serviços, enquanto os municípios vizinhos adotam perfil industrial. Responsáveis por 40% da população e 50% do PIB nacional, as 15 maiores regiões metropolitanas do país têm um nível de desen-volvimento econômico maior que o do restante do país, sendo 30% superior à média nacional.

Aumenta a confiança dos parceiros comerciais do Brasil, diz Levy

Industrialização muda perfil das periferias das grandes cidades

Semana de embates sobre a proposta de terceirização

(em Liquidação) Av. José Loureiro da Silva, 1350 Gravataí/ RS CEP 94010 000 CNPJ 08.149.550/0001-89

Telefone/Fax: (51) 3432 2300

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O PREFEITO MUNICIPAL DE GRAVATAÍ, no uso de suas atribuições e nos termos do artigo 2º, parágrafo único, e suas alíneas, da Lei Municipal nº 3.228, de 22 de junho de 2012, alterada pela Lei Municipal nº 3.255, de 07 de novembro de 2012, convoca os Senhores Acionistas da Companhia de Desenvolvimento de Gravataí – CDG, “em liquidação” a se reunirem em Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, na Av. José Loureiro da Silva, nº 1.350, Bairro Centro, CEP 94010-001, Gravataí/RS, no dia 24 de abril de 2015, (sexta-feira), às 11:00 (onze) horas, com a seguinte Ordem do Dia:

I – Em Assembléia Geral Ordinária: a) Apreciar e deliberar sobre o Balanço Patrimonial, o Inventário Geral dos Bens Móveis e Imóveis e as demais Demonstrações Contábeis e Financeiras da Liquidação, e o Parecer do Conselho Fiscal, relativo ao exercício encerrado em 31/12/2014; b) Exame, discussão e votação do Relatório de Tomada de Contas do Liquidante, relativo ao exercício encerrado em 31/12/2014; c) Declarar extinto o mandato dos membros do atual Conselho Fiscal; d) Nomeação de novos membros Titulares do Conselho Fiscal e seus Suplentes, e fixação de sua remuneração, para atuação a partir do exercício de 2015. II – Em Assembléia Geral Extraordinária: a) Exame, discussão da Extinção da Companhia e votação da data da sua Extinção, com a possibilidade de a Extinção Definitiva ser Declarada para a mesma data, (24/04/2015), na Assembléia ora convocada; b) Prestação de Contas do Liquidante; c) Outros assuntos de interesse da Companhia.

Gravataí/RS, 13 de abril de 2015.

MARCO ALBA

Prefeito Municipal

Manifestações foram realizadas na semana passada em frente ao Piratini, na Capital

Page 9: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 20159+Emprego

Estagiários ganham até R$ 1,6 mil; veja lista dos cursos mais bem pagosPesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios

(Nube) aponta que os estudantes de agronomia (nível superior) ganham a maior bolsa-auxílio do país, de R$ 1.662,01. A média nacional do valor recebido pelo jovem passou de R$ 859,45, em 2013, para R$ 969,83, em 2014.

Enquanto a inflação fechou o último ano em 6,4%, a bolsa-auxílio cresceu o dobro, 12,8%. "Em 2014, os vencimentos do trabalhador brasileiro cresceram. Isso também se reflete nos recém-chegados ao mercado", avalia Seme Arone Junior, presidente do Nube.

No nível médio técnico, os alunos com estágios em andamento recebem a média de R$ 746,19 (em 2013, era R$ 670,69). No superior tecnólogo, R$ 950,09 (antes, R$ 884). Por fim, para o su-perior, saltou de R$ 964,81 para R$ 1.100,07. A Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2014 foi feita com 22.683 estagiários entre 15 de setembro e 15 de dezembro de 2014.

O levantamento buscou mostrar a realidade dos ganhos de estudantes com idade entre 16 e mais de 50 anos, separados por sexo, nível de ensino e cursos.

Veja a lista dos cursos mais bem pagos no Brasil, divididos por nível:

Nível superior1) Agronomia - R$ 1.622,012) Estatística - R$ 1.564,833) Ciências Atuariais - R$ 1.526,824) Economia - R$ 1.510,455) Ciência e Tecnologia - R$ 1.461,966) Engenharia - R$ 1.354,267) Química Industrial - R$ 1.275,888) Química - R$ 1.263,129) Ciências Contábeis - R$ 1.197,2110) Relações Públicas - R$ 1.192,08

Nível superior tecnólogo 1) Tecnologia em construção civil - R$ 1.178,882) Tecnologia em gestão da qualidade - R$ 1.159,213) Tecnologia em mecatrônica - R$ 1.082,604) Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas - R$ 1.029,425) Tecnologia em gestão comercial - R$ 1.022,226) Tecnologia em processos gerenciais - R$ 1.013,747) Tecnologia em comércio exterior - R$ 1.011,848) Tecnologia em secretariado - R$ 1.007,769) Tecnologia em design gráfico - R$ 988,0610) Tecnologia em redes de computadores - R$ 966,77

Nível médio técnico1) Técnico em segurança do trabalho - R$ 881,182) Técnico em química - R$ 869,233) Técnico em eletrotécnica - R$ 830,244) Técnico em eletroeletrônica - R$ 800,835) Técnico em edificações - R$ 791,716) Técnico em mecânica - R$ 790,947) Técnico em eletrônica - R$ 779,798) Técnico em mecatrônica - R$ 767,889) Técnico em redes de computadores - R$

756,2510) Técnico em secretariado - R$ 749,56

O Nube também registrou quanto recebem as variadas faixas etárias. De 16 a 18 anos, a média fica em R$ 644,92. Na sequência, entre 19 e 23 anos, R$ 1.084,02.

O melhor momento, do ponto de vista finan-ceiro, abrange exatamente aqueles entre 24 e 29 anos. A remuneração anotada é de R$ 1.123,68. Na sequência, de 30 a 39 anos, o valor é de R$ 912,45. Entre 40 e 49 anos, R$ 799,08 e, no último segmento detalhado, acima dos 50 anos, R$ 811,27.

Na avaliação por sexos, a bolsa-auxílio au-mentou para as estudantes do sexo feminino. Elas recebem R$ 937,14 (progresso de 14,3%), enquanto eles alcançaram R$ 1014,12 (alta de 10,8%).

"O fato de o valor ainda ser superior para os

homens é reflexo da predominância de alunos do sexo masculino nos cursos detentores das bolsas maiores, como economia, agronomia e engenhari-as. Entretanto, a diferença vem caindo nos últimos anos, e esta é a tendência clara de mercado", explica Arone Junior.

Estudantes de agronomia lideram lista com bolsa-auxílio de R$ 1.662,01. Média nacional cresceu 12,8%, de R$ 859,45, em 2013, para R$ 969,83.

Page 10: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 201510 Polícia

Idosa encontrada em situação de abandono deve ser encaminhada a abrigo

Patricia Mello

Agentes da Patrulha Maria da Penha do 17º BPM vão encamin-har, na manhã desta segunda-feira, uma denúncia ao Ministério Público pedindo o abrigamento de uma idosa encontrada em situação de aban-dono semana passada. Ana Maria Gaspar, 72 anos foi encontrada sentada, embaixo da mesa, com o pijama e a calcinha arriados. Ela foi encaminhada ao Pronto Atendimento 24 Horas. O filho que tinha ido pas-sar uma semana em Santa Catarina, apareceu, mas não quis falar.

A situação de Ana Maria foi descoberta através de denúncias feitas por vizinhos de uma das rua do bairro Cohab B, onde a maioria são moradores que residem a vários anos e portanto, se conhecem bem. No início da tarde de quarta-feira passada, a viatura da Patrulha Maria da Penha seguia pelo local para deixar em casa uma mulher vítima de violência quando os vizinhos pararam os policiais. Eles contaram que uma vizinha tinha sido aban-donada pelo filho que foi para Santa Catarina e deixou a idosa sozinha que foi encontrada por eles sentada embaixo da mesa. Falaram também que o local estava sendo usado por ela para fazer suas necessidades. Tudo foi mostrado em fotos.

Os soldados Micheli Carrasco e Alex Ferreira não tiveram dúvidas. Pediram para os moradores ficarem ali por uns minutos enquanto larga-vam a mulher da outra ocorrência, que é moradora próxima do local do fato, em casa. Rapidamente retor-naram e com os moradores foram

até o local. "Foi uma cena muito triste ver aquela idosa sentada em-baixo de uma mesa, do estado em que estava. Não tem como acreditar que aquilo era normal e que aquela pessoa não precisa de cuidados especiais", lamentou Carrasco.

O filho da Ana Maria mora com a esposa no mesmo terreno que a ido-sa, só que ela fica em uma pequena casa na frente e eles, nos fundos. Quando abriram a porta para entrar eles viram a idosa no chão. As per-nas dela estavam arranhadas, talvez por estar sem nada e ter muitos ga-tos no local, acreditam os policiais. Pelo chão havia fezes e xixi, princi-palmente embaixo da mesa. Sobre a mesa haviam potes como os dias e os remédios que a idosa tinha que tomar, só que abertos, sem proteção alguma. Na geladeira a mesma coisa, haviam potes datados com a comida que ela tinha que comer no referido dia.

Os policiais, junto com os viz-inhos tentaram conversar com a ido-sa que não falava, apenas tremia. O Samu foi acionado e no local mesmo prestou os primeiros atendimentos a Ana Maria, que foi encaminhada ao Pronto 24 Horas. "Como a informa-ção que recebemos dos vizinhos era de que o filho e a nora dela tinham ido para Santa Catarina havia uma semana, retiramos ela para que tivesse o socorro necessário", detal-hou Ferreira.

A história inicial de que o filho ainda estava em Santa Catarina não foi confirmada. Passado um dia da retirada dela da casa, os viz-inhos acabaram falando que o filho já tinha voltado e que estava por

casa quando a mãe foi encontrada naquela situação.

O artesão Alexandre Soares de Oliveira, 48 anos, revelou que Her-aldo tem uma casa em Santa Cata-rina e que tinha ido para o estado vizinho após receber a informação de que a casa que tem lá tinha sido arrombada e se comprometeu de ver como ela estava. "Eles voltaram fazia um três dias e não vimos mais a Ana Maria. Fomos até a casa e ela estava naquela situação", disse.

Foram os vizinhos que, indigna-dos pela situação da idosa, chama-ram a Patrulha Maria da Penha. Neide Medeiros, 60 anos, também é vizinha. Contou que o filho até cuida da mãe, mas que esse é o cuidado que ele tem, cuidado que não serve, pois ela precisa de atendimento especial. "Ele acha que está cuidan-

do, mas as fotos provam que esse cuidado não serve", afirmou.

Na manhã de quinta-feira, Heral-do Luis Gaspar, 42, compareceu ao Posto 24h. Lá foi notificado pela BM sobre o que tinha acontecido, sobre os motivos pelo qual retiraram a mãe dele de casa. Ele não quis falar sobre o que tinha acontecido.

Carrasco explica que, se o filho não tivesse aparecido, a rede de proteção que atua tanto em casos de violência contra a mulher e ido-sos, teria comunicado ao CRAS e a idosa seria recolhida e um asilo.

Como o filho apareceu, segue com a tutela da idosa até o que Ministério Público decida o que será feito. "Os relatórios já estão prontos e na segunda-feira mesmo uma denúncia ser encaminhada ao MP", finalizou.

Prefeitura flagra crime ambiental na 020 A Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), em parceria com o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, realizou uma operação de fiscalização de possíveis crimes ambientais em Área de Preservação Per-manente (APP) do município, às margens da ERS-020, na região do Morun-gava. A inspeção flagrou o uso irregular de uma máquina motoniveladora, onde foi relatado que o maquinário apreendido utilizava o material para abrir uma estrada para alocamento de equipamentos. O ato, caracterizado como desvio de Curso Hídrico, Supressão de Mata Nativa e possível construção de Loteamento Irregular, foi consumado como crime ambiental.

A Prefeitura de Gravataí solicita a parceria da população na fiscalização de possíveis crimes ambientais no município. Qualquer cidadão que presen-ciar alguma ação suspeita de irregularidade em áreas de preservação ambi-ental, deve prontamente procurar a FMMA para registrar uma denúncia. Este contato pode ser feito através dos fones (51) 3423.2772, (51) 3490.3979, (51) 3490.1233, ou, ainda, pelo email [email protected].

Ação firmada através da parceria entre a FMMA e a Guarda Municipal deflagrou o uso irregular de máquina motoniveladora em Área de Preservação Permanente (APP) do município

Page 11: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 201511Variedades

O dia pode ser tenso, pois a Lua em Gêmeos em tenso aspecto com Satur-no aumenta ainda mais essa possibili-dade.

A Lua em Gêmeos faz um tenso as-pecto com Saturno e pede revisão de um projeto de viagem.

O dia segue tenso em questões que envolvem suas finanças. Não se en-volva em novos investimentos. O su-cesso continua.

Você estará confuso, mais fechado e introspectivo. Mantenha a calma, pois essa energia é passageira. Mercúrio retrógrado unido ao Sol movimenta a vida familiar.

Mercúrio, seu regente ainda retrógra-do e unido ao Sol em Aquário, traz de volta um projeto que você havia deixa-do de lado.

Mercúrio em seu movimento retrógrado uni-do ao Sol pode trazer de volta a possibilida-de de firmar um contrato importante.

Um dia em que você estará mais fe-chado e introspectivo, com as emo-ções à flor da pele. Mercúrio unido ao Sol e ainda em movimento retrógrado aumenta ainda mais essa tendência.

A Lua em Gêmeos em tenso aspecto com Saturno pode indicar pressão relacionada ao seu dia de trabalho. Mantenha a cal-ma, pois tudo é passageiro.

Mercúrio ainda em seu movimento re-trógrado se une ao Sol em Aquário e continua movimentando seus relacio-namentos, o que pode trazer um amor ou uma amizade do passado.

A Lua em Gêmeos faz um tenso aspecto com Saturno indicando um mal entendido ou pequena dificuldade com seu amor.

Dia mais tenso, que você será obri-gado a lidar com pressões em seu trabalho.

Mercúrio ainda em seu movimento retró-grado unido ao Sol continua indicando um momento de introspecção e avaliação de antigas escolhas.

Globo terá "Globo Repórter" especial para contar seus 50 anos de história

Dani Calabresa reúne elenco de novo Zorra Total e agradece 'depilação cavada'

No ano em que celebra cinco dé-cadas de existência, a Rede Globo prepara uma programação especial para contar momentos marcantes da sua história na próxima semana.

Segundo o jornalista José Arman-do Vanucci, o "Globo Repórter" desta sexta-feira (24) será totalmente especial sobre o assunto.

A edição do programa comanda-do por Sérgio Chapelin, por exemplo, contará detalhes dos 50 anos com imagens em 360 graus. A atração recorrerá a imagens para revelar o trabalho de atores, diretores, produ-tores, técnicos, engenheiros e cenó-grafos durante uma cena. Um dos blocos contará ainda como o canal chegou a diversas partes do mundo.

Além do "Globo Repórter", a GloboNews prepara um "Arquivo N" especial. A ideia é recorrer a ima-gens antigas para contar a história da fundação e desenvolvimento da emissora. A reportagem vai mostrar

os primeiros equipamentos utilizados pela empresa e depoimentos dos fundadores. A atração será exibida nesta quarta-feira (22), às 23h.

Também nesta semana, a Globo começa a exibir a segunda edição do especial "Luz, Câmera, 50 anos", com suas principais produções em formato de telefilme. A nova leva começa com "Amores Roubados".

Dani Calabresa publicou neste domingo (19) uma foto no Instagram com o elenco do novo Zorra Total, que estreia na Globo em 9 de maio e passará a se chamar apenas Zorra. Na foto, a humorista aparece ao lado de atores veteranos, como Paulo Silvino, Tony Tornado e José Santa Cruz, e parte do elenco do programa atualmente no ar, como Thalita Carauta e Mariana Santos, e integrantes do Tá no Ar, que terminou na última quinta (16), como Welder Rodrigues, Georgiana Góes e Marcius Melhem, responsável pela re-formulação do Zorra. Calabresa agradeceu à "galera do figurino, maquiagem, depilação cavada, câmeras" pelo novo programa.

Page 12: Jornal de Gravataí. 20 e 21 de abril de 2015. Edição 2216.

Gravataí, 20 e 21 de abril de 201512 Cidade

Eunice Duarte Neves de Barcellos é Cidadã GravataienseA Câmara de Vereadores de Gravataí realizou

sessão solene no último dia 16 para entregar o título de “Cidadã Gravataiense” para a senhora Eunice Duarte Neves de Barcellos, diretora da Jocum – Jovens com uma Missão. A solenidade foi proposta pelo vereador Gerson Rovisco (PV), aprovada por unanimidade dos parlamentares. O vice-prefeito Francisco Pinho representou o prefeito Marco Alba na solenidade.

Trajetória de uma vidaNascida no interior de Campos dos Goytaca-

zes, no Rio de Janeiro,Eunice Duarte Neves de Barcellos é de família evangélica e foi alfabetiza-da em uma escola organizada por seu pai,Gediel Duarte Neves. Aos 11 anos fez seu primeiro curso, ministrado pela APEC (Aliança Pró-Evan-gelização da Criança), curso preparatório para o ensino de crianças nas escolas dominicais. No ano seguinte, recebeu sua primeira classe, dando então início à sua trajetória como professora. Aos 22 anos, participou de curso de dois meses nas férias, onde se juntou à entidade: “Jovens Com Uma Missão”, em Belo Horizonte, há 38 anos. Em 1977, pisou em solo gaúcho com uma equipe de missionários, onde permaneceu por três meses, fazendo o trabalho de evangelismo entre Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Cachoei-rinha, Pelotas e Rio Grande. Dali seguiu para a Argentina e Paraguai onde participou de uma grande campanha evangelística, por ocasião da Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Em janeiro de 1982, casou-se com um colega de missão, Paulo Sérgio Ribeiro de Barcellos, que já morava em Porto Alegre. No mesmo ano vieram para Gravataí, onde permanecem até hoje. Em 1989, com a professora Vania Carvalho Ferrer, organizou e oficializou a Escola de Ensino Fun-damental Pequeno Rebanho. Desenvolve, em Gravataí, o treinamento de professores nacionais e internacionais dentro de uma metodologia cristã bíblica de educação, através da Universidade das Nações.

Eunice é mãe de Isaac Neves de Barcellos e Hadassa de Barcellos Ochikubo e avó de Timóteo (6 anos), Samuel (4 anos), João (2 anos) e Rute (10 meses).

A nova cidadã de Gravataí

Homenagem dos vereadores e vice-prefeito à senhora Eunice

"Tendo visto seu carinho, respeito e contribuição social para com nosso Município, destaco e justifico a titulação à Eunice Duarte Neves de Barcelos a quem muitos dos cidadãos são gratos pela realização na área da educação e evangelização", destacou Gerson Rovisco.