Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

12
Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 2015 ANO IX | Edição # 2210 Sexta-feira, sábado e domingo sex sáb dom 30º 29º 26º 17º 16º 18º Página 5 Estudantes da rede municipal seguem recebendo uniformes escolares Apreendidos 6000 maços de cigarros contrabandeados Marco Alba assume comando da Granpal Página 3 Página 10

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Page 1: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20151

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 2015

ANO IX | Edição # 2210

Sexta-feira, sábado e domingo sex sáb dom

30º 29º 26º17º 16º 18º

Página 5

Estudantes da rede municipal seguem recebendo uniformes escolares

Apreendidos 6000 maços de cigarros contrabandeados

Marco Alba assume comando da GranpalPágina 3

Página 10

Page 2: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20152

A seca que abate as regi-ões Sudeste e Nordeste são fatores que aumentam as di-ficuldades de abastecimento em muitos centros urbanos, fazendo com que a questão da água seja cada vez mais discutida. Mudanças de há-bitos são necessárias, tendo em vista que a falta desse recurso já atinge mais de 1 bilhão de pessoas no mun-do. Estima-se que, em 2030, quase metade da população mundial viverá em condições de alto estresse hídrico.

O futuro do planeta está ligado à conscientização. Ações aparentemente sim-ples, como não demorar no banho e fechar a torneira ao escovar os dentes, são im-prescindíveis – em 2013, no país, consumiram-se 166,3 litros por habitante/dia, sendo que a Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de 110 litros diários para uma pessoa atender suas neces-sidades básicas de consumo. Todos os segmentos sociais devem se comprometer e er-guer a bandeira de consumo consciente, desde cidadãos, empresas privadas e ONGs. Usar racionalmente e realizar iniciativas que visem à eco-nomia de água é uma forma de preservação da vida, já que este é um bem necessá-rio a todos os seres vivos.

Órgãos públicos e o setor privado devem unir esforços para a realização de práticas que visem despertar para a “causa” da água. As em-presas devem ir além das obrigações impostas pela legislação, promover ações que impactem minimamente o meio ambiente. No pró-

prio processo de produção, também se pode reciclar, reutilizar água, reaproveitar sobras de matéria-prima, adotar medidas que econo-mizem energia elétrica. São atitudes éticas que buscam o crescimento econômico sem agressão ao meio ambiente. Também é preciso investir em projetos sustentáveis que fomentem o engajamento da população – a começar por conscientizar a própria equi-pe de trabalho.

A Víqua, indústria de plás-ticos que fornece produtos para casa, jardim, construção e irrigação, procura sempre oferecer à sociedade solu-ções que usem a água de forma inteligente, evitando ao máximo o seu desperdício. Um exemplo é a aplicação de arejadores nas linhas de torneiras. Esse mecanismo mistura microbolhas de ar à água, garantindo um jato mais suave que reduz em até 50% o consumo. Ou seja, a crise hídrica também pode ser uma oportunidade para quem investe em sustenta-bilidade. A água é elemento que envolve a maior parte dos produtos da empresa, por isso a nossa preocupa-ção ainda é maior. Se não estudarmos ações inteligen-tes para reduzir perdas, será difícil evitar o desabasteci-mento no futuro.

Artigo

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Água: uma responsabilidade de

TODOS

Daniel Cardozo Junior

Diretor da Víqua

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade

em busca de soluções. Participe pelo e-mail [email protected]

ou Whatsapp (51) 9415.3122

Boeiro aberto no trajeto da ciclovia de Gravataí, na Rua Barbosa Filho, Pda 78.

CHARGE

Page 3: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20153

Prefeito de Gravataí assume comando da Granpal

Lauro Pimentel

Em cerimônia bastante concorrida, com a presença do governador José Ivo Sartori e de autoridades regionais e municipais, nesta quinta-feira (9), no Salão de Eventos do Intercity Premium Hotel, em Gravataí, aconteceu a transmissão de cargo na presidência da Granpal. Paulo Bier (prefeito de Santo Antônio da Patrulha, até então na presidência da entidade, passou o posto ao prefeito de Gravataí, Marco Alba). A Granpal foi criada em 1985, sendo composta de 14 municípios: Porto Alegre, Alvorada, Arroio dos

Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.

Previsões do novo presidenteNo discurso de posse, Marco Alba deu ênfase

ao Pacto Federativo como uma das principais bandeiras de sua gestão frente à Granpal. “Hoje contamos com os mesmos recursos de quando a entidade surgiu, só que com mais encargos”, lembrou o novo presidente, apontando que, atualmente, a divisão do bolo tributário é feita com 60% para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios. Alba destacou, ainda, que um dos primeiros desafios da nova gestão será o encaminhamento da discussão sobre a viabilidade do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. Ou seja, pensar de forma integrada o crescimento das grandes cidades. E foi além. Ressaltou a necessidade de que as lutas da entidade sejam materializadas. Observou que a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, trazia uma nova perspectiva à gestão que está iniciando. Da mesma forma citou as presenças dos presidentes da Famurs, Serja Menegasso e da CNM, Paulo Ziulkoski, entidades intimamente ligadas às questões municipais, e

de deputados, prefeitos, vereadores e inúmeras autoridades regionais.

--- Não é fácil assumir uma entidade do valor e da importância da Granpal, que representa mais de 4 milhões de pessoas em seus 14 municípios – disse Alba.

O prefeito de Gravataí lembrou que a entidade municipalista, nascida mais ou menos à mesma época em que o Brasil voltava à Democracia - depois de um período obscuro iniciado em 1964 - um pouco antes da realização da Constituição Brasileira de 1988, vem cumprindo seu papel de cuidar do interesse do povo inserido em sua área de atuação.

Por isso, prosseguiu Marco Alba: “assumir a Granpal é, e sempre foi assumir uma posição de risco e de coragem, que com certeza haveremos de cumprir dentro das possibilidades que estiverem ao nosso alcance e ajuda de nossos companheiros de diretoria. Buscaremos incessantemente um novo pacto para mantermos o equilíbrio e a transparência de nossos atos. Por isso queremos que os prefeitos sejam partícipes e não meros expectadores”.

Cidade

Page 4: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20154 Política

Marco Alba prega espírito coletivo

Importância da Granpal

Em seu discurso de posse na presidên-cia da Granpal (Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre), o prefeito de Gravataí, Marco Alba, disse que a entidade tem um compromisso inalienável com a discussão sobre o Pacto Federativo, pano de fundo da grande maioria das “nossas reivindicações”. Salientou que o Município não pode ser compreendido como uma ilha, e que, por mais próspero que seja, depend-erá sempre do alicerce de uma política institucional que lhe consagre direitos, sob pena de ver secarem as fontes que finan-ciam suas ações. “Por isso, é mais do que urgente a discussão, de forma efetiva e con-sequente, acerca da redefinição do pacto federativo. Não para definir somente quanto cada um dos entes deve receber do bolo tributário, mas um pacto constituído de ação colaborativa entre os três níveis de gov-

erno, visando o atendimento à sociedade de forma eficiente e racional, especialmente nas áreas mais sensíveis, como educação, saúde, assistência social e saneamento básico”, afirmou Marco. Ele disse também que não se pode pensar em ampla cidada-nia, no bem-estar das famílias, se o poder púbico se mostra falho no atendimento a essas demandas. “Queremos, e acredita-mos nisso, que os prefeitos, legitimados pela nobre função do exercício de poder na instância mais próxima dos cidadãos, sejam partícipes dos projetos, especialmente em suas concepções. Conclamo autoridades e líderes políticos, e ao senhor governa-dor (presente no ato), gostaria que fosse o nosso timoneiro político nesta jornada, para que somemos forças e que este debate ultrapasse a barreira das boas intenções”, conclamou Marco.

GABRIEL [email protected]

Homenagem aos 75 anosO vereador Alex Peixe visitou a Escola Estadu-

al de Ensino Fundamental Salvador Canellas para entregar moção de parabenização, aprovada por unanimidade dos parlamentares da Câmara de Gravataí, pela passagem dos 75 anos de funda-ção daquela instituição de ensino - ocorrida no dia 20 de janeiro. Parabenizou a diretora Andrea Carolina e a vice-diretora Rosi Freitas, e a todos que contribuem para a educação junto àquela escola.

O recém-empossado presidente da Granpal,

prefeito Marco Alba, defen-deu que a entidade deve ir

muito além do seu papel in-stitucional de representação e de defesa dos interesses dos municípios da Região

da Grande Porto Alegre. “Temos a compreensão de que a entidade precisa as-sumir também posição de

liderança na condução e ex-ecução das macropolíticas,

pensando e planejando a região de forma integrada”,

destacou.

Continua na boca do bicho

O professor, Daniel Bordignon, que nas últimas eleições não conseguiu

se reeleger, continua à espera de um chamado dos “amigos”, lecionando na Escola Municipal Cincinato Jardim do Vale. Tá difícil para o ex-deputado… e ex-prefeito de Gravataí ganhar um

cargo no seu partido. Os “mui ami-gos”, parece, sumiram de vez de sua vida. Duro mesmo é ter que esperar até 2016 para “tentar” alguma coisa

nas próximas eleições municipais.

Page 5: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20155Cidade

A Secretaria Municipal de Educação (SMED), segue distribuindo os kits de uni-formes escolares nas esco-las da rede municipal. Nesta quarta-feira (8), as EMEFs Cecília Meireles, Cerro Azul, São Marcos, Castro Alves, Cônego João Cordeiro e Santa Cruz participaram do ato simbólico de entrega. Ao todo, 27 mil kits serão dados aos estudantes do município.

A secretária da SMED, Sônia Oliveira, reiterou o significado da ação. “Mesmo em uma época de crise e baixa arrecadação como esta, o prefeito Marco Alba quis dar continuidade à entrega dos uniformes como uma demonstração de res-peito e carinho pela educa-ção do município”, declarou. De acordo com ela, o inves-timento de R$ 3 milhões que resultou nos kits tem como objetivo trazer segurança e igualdade para os alunos da rede municipal de ensino, e economia para os pais.

Já a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba explicou

aos estudantes o motivo da iniciativa. “A uniformização de todos os alunos de esco-las municipais já estava na Lei Orgânica de Gravataí há 24 anos, mas só ano pas-sado passou a ser colocada em prática”, esclareceu Patrícia. “Essa ação não é uma bondade da gestão, é o cumprimento da lei, um direito de vocês que está sendo cumprido”, destacou a primeira-dama.

Conforme a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil Castro Alves, a uni-formização dos alunos é de extrema importância, tanto para o reconhecimento de alunos novos e antigos das instituições, como a questão das diferenças sociais entre os estudantes, onde o uniforme muitas vezes estabelece uma relação de igualdade, atenuando as diferenças. “Estamos muito contentes de estar rece-bendo os uniformes novos. É um ponto positivo para a segurança das crianças, para auxiliar e atenuar as diferenças sociais, além de

representar uma economia de vestimenta para as famí-lias de baixa renda”, explica.

De acordo com Vera Lú-cia da Silva, avó de Gustavo, seis anos, aluno da EMEF Cônego João Cordeiro, os uniformes cedidos pelo município são muito impor-tantes na hora de comprar roupas, porque representam uma economia significa-tiva nas vestimentas. “Com o uniforme escolar, nós podemos economizar. As cri-anças crescem muito rápido e trocam frequentemente o tamanho de camiseta, então pra nós acaba se tornando muito importante esta contri-buição da Prefeitura”, afirma.

Comunidade escolar agradece

A diretora da Escola Cerro Azul, Irene Scherer

Pacheco, aprovou a ação. “Os uniformes eram uma demanda muito antiga da comunidade. Já tínhamos tentado confeccioná-los por conta, mas muitos pais não tinham condição de comprá-lo”, expôs a diretora. Segundo ela, todos estão ansiosos pela entrega dos kits. “Essa iniciativa ajuda muito a escola, porque ajuda a padronizar os alunos e contribui para a segurança deles”, contou.

A integrante do conselho escolar da EMEF Cerro Azul, Keit Alvarez, também elogiou a uniformização dos alunos. “Assim eles ficam mais organizados, iguais, e também ajudam a econo-mizar sem tanta troca de roupas”, comentou. A mo-radora Susana Ignácio, que também participa ativamente na comunidade, agradeceu

à prefeitura pela entrega. “É uma ajuda muito bem vinda para nós”, colocou.

Durante todo o mês de abril, as escolas municipais receberão os kits de uni-forme escolar, contendo duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, uma calça, uma bermuda ou legging e um casaco. A direção de cada instituição fica respon-sável pela organização da entrega aos pais dos alunos, que poderão escolher a nu-meração mais adequada aos seus filhos.

Estudantes da rede municipal seguem recebendo uniformes escolares

A Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fun-darc), pelo Museu Munici-pal Agostinho Martha, em parceria com o Shopping Gravataí está realizando a exposição Gravataí por Dulce Helfer. A exposição ficará disponível por todo o mês de abril. A fotógra-fa, que atuou por vários anos na Zero Hora e em cobertura de eventos culturais, propõe um novo olhar para as belezas do município, direcionando o foco para lugares históri-cos, além de retratar a beleza natural da cidade.

Segundo a diretora-presidente da Fundarc, Fernanda Fraga, "a ex-

posição traz belas foto-grafias, relatando belos lugares de Gravataí, mui-tas vezes desconhecidos pelos moradores. Vale muito a pena a visita". Fernanda destacou, que no mês de aniversário da cidade, esta é uma oportunidade para visu-alizar alguns dos locais mais bonitos de Gravataí, através das lentes de Dulce Helfer.

As fotografias estão localizadas perto da en-trada principal do Shop-ping de Gravataí e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 11h às 22h.

Nesta quarta-feira (8), as EMEFs Cecília Meireles, Cerro Azul, São Marcos, Castro Alves, Cônego João Cordeiro e Santa Cruz participaram do ato simbólico de entrega

Exposição homenageia os 252 anos da cidade

Page 6: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20156 Esportes

O Cruzeiro foi até o Beira-Rio, na última quarta-feira, 8, para encarar o In-ternacional, e mesmo saindo vitorioso no primeiro tempo, sofreu o empate e acabou perdendo a vaga nas penalidades máximas.

Sem medo do adversário, o time de Cachoeirinha foi para cima e acabou fa-zendo um belo gol ainda na primeira etapa, marcado por Matheus. No retorno ao segundo tempo, novamente o time impôs seu ritmo e Wesley marcou o segundo para o Estrelado.

O Internacional via sua vaga indo embora quando teve um pênalti marcado em seu favor. D’Alessandro cobrou e chutou para fora. Poucos minutos depois, novamente o árbitro marcou um novo pênalti para o Internacional, cobrado dessa vez por Lisandro López, que converteu.

Embalado pelo gol, o time Colorado foi para cima, e foi nos pés do atacante argentino novamente que o Inter conseguiu o empate. No final, a disputa da vaga foi para os pênaltis, e o Inter converteu 3 dos 4 chutes, enquanto o Cruzeiro marcou apenas uma das quatro cobranças.

O Brasil, que no mês passado venceu a França (3 a 1) e o Chile (1 a 0) em amisto-sos, ganhou uma posição no ranking da Fifa e agora aparece como o quinto colocado na classificação mundial.

A Alemanha, campeã mundial, permanece na liderança, seguida pela Argentina. A Bélgica superou a Colômbia e agora ocupa a terceira posição. A Holanda perdeu uma colocação e agora ocupa a sexta colocação, enquanto Portugal se manteve na sétima posição.

Cruzeiro empata com o Internacional e perde nas penalidades

Jogando de igual para igual, o Cruzeiro viu a vaga no Campeonato Gaúcho escorrer de suas mãos ao ceder o empate para o Internacional, que teve duas penalidades marcadas em seu favor ( Foto: José Haag)

Brasil sobe uma posição e é quinto colocado no ranking da Fifa

Foto: Rafael Ribeiro

Page 7: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20157Esporte

Os 252 anos de Gravataí não passaram sem os Parabéns a Você e muita festa, os eventos aconteceram nos Núcleos de Gi-nástica mantidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e La-zer (Smel). Pela manhã se reuniram os alunos dos Núcleos Esportivos de Ginás-tica do Laço da Amizade e do Vila Elisa. À tarde a festa aconteceu nos Núcleos de Ginástica São Francisco de Assis e São Miguel e de Câmbio do Aldeião.

O Núcleo de Câmbio do Aldeião co-memorou a data com um Jogo de Câmbio

da Amizade juntamente com os alunos de Câmbio da Associação dos Aposenta-dos e Pensionistas de Gravataí (Asapeg). Após o jogo aconteceu um coquetel.

O secretário da Smel, Luciano de Oli-veira, comentou o entusiasmo dos alu-nos na preparação das comemorações. “Nossos Núcleos Esportivos são muito vibrantes, eles interagem e gostam de se reunirem e de festejarem as datas come-morativas”, afirmou o secretário.

A coordenadora dos Núcleos Espor-tivos da Smel, Cristina Fonseca, referiu

que é sempre muito gostoso conviver com os alunos dos Núcleos Esportivos. “Eles tem uma alegria de viver, uma amizade contagiante. Estão sempre prontos para participarem de ações sociais, de festas ou de qualquer movimento que envolva a sociedade”, destacou a coordenadora.

A diretora social da Asapeg, Maria Isabela Coelho de Souza, assegurou que é sempre um prazer participar das ativi-dades esportivas realizadas pela Smel. “Temos um bom congraçamento e segui-damente participamos de torneios con-juntos. Nesta tarde fizemos uma bela brincadeira para festejar os 252 anos da nossa querida Gravataí”, colocou a dire-

tora Social. Jogo de confraternização

O professor do Núcleo Esportivo de Câmbio, Gelson Robles, observou que já é tradicional no aniversário de Gravatai, uma partida comemorativa de Câmbio. “Este ano chamamos nossos parceiros o time de Câmbio da Asapeg e realizamos um torneio de integração”, afirmou Ro-bles. Segundo ele foi montado dois times mistos. “Todos venceram, pois a amizade e o divertimento aconteceram o tempo todo”, garantiu o professor.

Parabéns Gravataí

O cerca de 20 alunos do Núcleo Es-portivo São Miguel se reuniu com o se-cretário da Smel na tarde desta quarta--feira (8) para comemorar os 252 anos da cidade. O bacharel em Educação Física, Matheus Teixeira deu a idéia e os alunos se movimentaram e organizaram a festa.

“Teve parabéns a você e muita alegria para saudar Gravataí”, comentou o aluno Roberto Krüger. Ele freqüenta as aulas as segundas e quartas-feiras das 14h às 15h. “Não falto nunca, pois as aulas, os ami-gos e o professor são pessoas especiais”, alegou Krüger.

Amor a ginástica

No Núcleo de Ginástica São Francis-co de Assis, que fica localizado no salão paroquial da Igreja São Francisco de As-sis, cerca de 40 alunas se encontram as segundas e quartas-feiras, das 15h30min às 16h30min para juntas praticarem gi-nástica.

A estudante de Educação Física da Smel, Lidiane Prado, comentou que as alunas costumam não faltar às aulas. “Na segunda-feira (6), comentei sobre o ani-versário da cidade e elas resolveram fes-tejar”, comentou a professora.

Maria Inês Silveira ama fazer ginás-tica e agradece a Prefeitura as aulas que estão recebendo. “Não podíamos deixar de agradecer a cidade pelos momentos de amizade e diversão que ela nos propor-ciona”, disse a aluna.

Núcleos Esportivos da Prefeitura comemoram os 252 anos de Gravataí

Eventos ocorreram nos Núcleos de Ginástica e no de Câmbio

“Nossos Núcleos Esportivos são muito vibrantes, eles interagem e gostam de se reunirem e de festejarem as datas comemorativas”, afirmou o secretário da Smel, Luciano de Oliveira.

Page 8: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20158 Economia

ECONOMIA

A agência de classificação de risco Fitch man-teve a nota de crédito do Brasil em BBB, mas revi-sou a perspectiva do país de estável para negativa. A mudança, segundo comunicado da Fitch, divul-gado hoje, ocorreu em razão do "contínuo fraco desempenho da economia brasileira, o aumento dos desequilíbrios macroeconómicos, a deterio-ração fiscal e um aumento da dívida pública com pressão sobre o perfil de crédito soberano do país".

Essas agências avaliam a capacidade e a dispo-sição do emissor de um título em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida. O rating é um indicador relevante para os investido-res, uma vez que fornece sinalização a respeito do risco de crédito da dívida de uma empresa ou país analisado.

Para a Fitch, enquanto o governo iniciou um processo de ajustes para aumentar a credibilidade e a confiança, riscos negativos relacionados com a aplicação e durabilidade persistem, “especialmen-te no contexto de um ambiente político e econó-mico desafiador”. E acrescenta: “Choques internos e externos adicionais poderiam minar o ritmo e o alcance do processo de ajuste”.

Na avaliação da Fitch, entre outras motivos, as contas fiscais do Brasil se deterioraram acentua-damente em relação ao ano passado, com o déficit atingindo 6,5% do PIB, sendo este “o primeiro déficit primário em vários anos.” E observa: “A re-lação da dívida com o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou para 58,9% em 2014, em comparação com a média de 52,8% durante o período 2010-2013”.

Os técnicos, entre outras avaliações, levaram em conta o crescimento da economia brasileira de apenas 0,1% em 2014. Segundo a Fitch, o proces-so de ajuste em curso, se efetivamente implemen-tado, poderia levar a uma retomada da confiança e do crescimento em 2016, mas o crescimento provavelmente permanecerá baixo. O Ministério da Fazenda não se manifestou sobre o comunicado da Fitch.

A taxa de desemprego no país subiu para 7,4% no três meses que antecederam fevereiro, divul-gou, ontem (9), o IBGE: o índice compreende o período entre dezembro de 2014 e fevereiro des-te ano. A taxa revela aumento da desocupação na comparação com os três meses anteriores (setem-bro, outubro, novembro), quando era 6,5%.

De acordo com a pesquisa Pnad Contínua, o desemprego no trimestre encerrado em fevereiro também está acima do índice do mesmo trimestre do ano anterior (6,8%) e é o maior indicador des-de o início da contagem, entre janeiro e março de 2014 (7,2%).

No período, o IBGE contabilizou 7,4 milhões de pessoas desocupadas, alta de quase um milhão de pessoas (14,7%) na comparação com o quanti-tativo de desempregados entre setembro e novem-bro de 2014, que era 6,5 milhões de trabalhadores. Por outro lado, a pesquisa verificou que o rendi-mento médio do brasileiro cresceu 1,1%, subindo de R$ 1.793 no trimestre fechado em novembro para R$ 1.817 nos três meses seguintes.

O montante subiu ainda 0,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior, descontada a inflação.

Agência de classificação mantém nota do Brasil, com perspectiva negativa

IBGE registra alta de 7,4% no desemprego em fevereiro

PUBLICAÇÃO LEGAL

ANUNCIE

NO JG

3423. 1792 Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.

EDITAL DE CASAMENTO Edital nº 026/2015

Gravataí, 10 de abril de 2015 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de Registros

* ISMAEL BILHALVA FONSECA e ANDRÉIA OLIVEIRA DE JESUS * LUÍS CALEBE POLAO PAGLIOZA e CARINE ARAUJO CAMBOIM * FABIO FIALHO BATISTA e MARTA SIMÉIA NEVES DE CAMPOS * PAULO HENRIQUE NANDI e KETLEN PECININ POLIDORO

AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

Queda nas vendas dos free-shops deixam mais de 2 mil desempregadosA crise que afeta o comércio de free-shops na

fronteira uruguaia, em razão da alta do dólar, já deixou mais de 2 mil pessoas desempregadas no Uruguai. Em razão da retração, os tradicionais produtos importados estão com preços similares aos praticados no Brasil e em alguns casos aca-bam ficando mais caros. Recentemente, um grupo de parlamentares uruguaios analisou a situação. Como como forma de minimizar os prejuízos, num contexto mais amplo, vão formular uma proposta para a eliminação temporária da cobrança do Im-posto de Valor Agregado (IVA) incidente na cesta

de alimentos básicos nas cidades uruguaias que fazem fronteira com o Brasil.

Além das lojas de importados, restaurantes, hotéis e prestadores de serviço, queixam-se do momento de recessão que está acelerando o processo de desemprego na região. Rivera conta com 60 estabelecimentos credenciados para op-erar com free-shops e é apontada como a maior praça comercial do interior uruguaio. Em alguns prédios localizados na área central há lojas que fecharam as portas pela ausência dos clientes brasileiros.

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 10 de abril de 2015. VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor Original

ADEMIR DOS SANTOS DAPPER/BEATRIZ DAPPER 1475734-3 R$ 651,45 109 IDM ADO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA

ALINE CHEFFER 1475131-3 R$ 166,90 96.12 IDM HELEN S S C IDIOMAS LTDA ME

ALINE ESPINDULA PEREIRA ME 1475812-0 R$ 468,62 00177102 IDM ACOS LEO COMERCIO DE FERROS LTDA - ME

ALISSON DAMBROWSKI DE OLIVEIRA 1475228-4 R$ 80.214,72 4349521667 NP BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS SA

ALMEIDA CONST E INCORP LTDA 1475147-4 R$ 322,09 000001567 IDM ALDRIN DUARTE RODRIGUES - ME

ALMEIDA CONSTRUTORA E INCORPOR LTDA 1474341-0 R$ 4.577,80 2881 IDM COQUEIRO COM MAT HID E ELETRICOS LT

ALZIRA BITTENCOURT DA ROSA 1475053-7 R$ 334,36 1565802 IDM MONTREAL COMERCIAL DE AUTOMOVEIS LTDA

ANDERSON LINHARES VIEIRA 1475261-7 R$ 106,38 14138 IDM MADASUL COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTICIO

ANDREO MARTINS FISCHER 1475858-1 R$ 142,85 0100 IDM SIMON SANGIOGO A ASSOCIADOS

CARMEN DE OLIVEIRA LEMOS ME 1475171-8 R$ 683,55 122861/1 IDM PROTEFIX PROTECAO FIXACAO LTDA

CARMEN DE OLIVEIRA LEMOS ME 1475871-7 R$ 556,00 121255/2 IDM PROTEFIX PROTECAO FIXACAO LTDA

CATIA ALICE SOUZA DE ALMEIDA 1474674-3 R$ 125,95 0100 IDM SIMON SANGIOGO A ASSOCIADOS

CONDOMINIO SHOPPING GRAVATAI 1475625-1 R$ 11.945,00 2173/3 IDM WANDA HAUCK LTDA

CONDOMINIO SHOPPING GRAVATAI 1476179-6 R$ 949,40 880 IDM MARIVE INDUSTRIA DE CONFEC ES LTDA

DIEGO FONSECA VARGAS-ME 1476172-4 R$ 100.000,00 1809116060000089/34 CCB CAIXA ECONOMICA FEDERAL

EBJ COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA 1475616-2 R$ 1.940,00 109 4.6 IDM ISOPLAN MATERIAIS ISOTERMICOS LTDA

EGIDIO JOAO GIURIATTI 1475777-1 R$ 154,00 9812 IDM NARA BEATRIZ ORTIZ DA SILVA ME

JEANE RIBEIRO BEUREN 1475091-2 R$ 1.708,87 124342-1/4 IDM BELMETAL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA.

JEFFERSON CALDAS PRESTES 1476162-0 R$ 150,00 0029-04 DS MELTRA 3 LTDA

JESIEL DIAS 1475837-0 R$ 975,00 28583 2/4 IDM PEDRO CANTINI ME

LH BASSANI TRANSPORTES LTDA 1475922-6 R$ 1.275,33 20/1 IDM GUNTNER DO BRASIL REPRESENTACOES LTDA.

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO PECAS - M 1476214-4 R$ 726,52 0430655140 IDM UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS S/A

MARCOS LEANDRO JANES SEMENSATO-M 1475041-4 R$ 174,42 000013159-1 IDM PALLATO INDUSTRIA E COMERCIO LTDA-ME

MARCOS MARCELO LEMES COSTA 1475264-0 R$ 116,71 45513-1 IDM VANDERLEI CARDOSO LUIZ

MIGUEL ANTUNES DO LIVRAMENTO N 1475867-0 R$ 390,00 NF 477 IDM PERFORMANCE DESIGN C I E LTD

MORRAMADI ALI S S DE VARGAS 1475296-0 R$ 5.329,77 0001203-26 IDM ASTRA INCORPORACOES E PARTICIPACOES LTDA

PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA SILVA 1475401-0 R$ 270,00 12051318 IDM MARPA CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL LT

Q1 COMERCIAL DE ROUPAS S.A. 1475410-0 R$ 373,50 2444/138/02 IDM REIS & REIS INFORMATICA LTDA - ME

R TREVISAN FILHO 1475775-2 R$ 139,49 5362779001 IDM FRIGELAR COMERCIO E DISTRIBUICAO S.A.

RENATO AZEVEDO DE MATTOS 1475153-0 R$ 395,00 RS 0000190 IDM PAULISTA SAUDE S.A

RODRIGO PINHEIRO LAGUNA MANUT LTDA 1475057-5 R$ 394,47 03525001 IDM SUL FER COMERCIO DE FERROS LTDA

SAYONARA DE SOUZA MARTINS 1475021-7 R$ 758,46 8550106 IDM O BALEIRO DISTRIBUIDOR DE BALAS LTD

SOCIEDADE GAUCHA DE COACHING LTDA 1475898-6 R$ 1.140,00 EV 7108-3 IDM ORGANIZACAO SANTAMARIENSE DE HOTEIS SA

TALECO COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA 1475207-2 R$ 130,00 00000000718 IDM TECNOWARE TECNOLOGIA E SERV EM INFORMATI

VANESSA DA SILVA SOARES 1475729-2 R$ 400,83 042 IDM ADO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA

YAMA IND.DE PLAST MET LTDA 1474693-6 R$ 420,00 00886401 IDM PXS SERVICOS INFORMATICA LTDA

Page 9: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 20159Notícias

Com a presença do governador José Ivo Sartori, o prefeito de Gravataí, Marco Alba, assumiu a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Gran-pal) nesta quinta-feira (9). A entidade, que completa 30 anos em 2015, representa 14 municípios e 4 milhões de habitantes, o equivalente a 40% da população gaúcha e a 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. É uma das mais importantes e representativas instituições gaúchas.

Ao desejar ao prefeito Marco Alba e a sua diretoria na Granpal sucesso e uma boa caminhada, o governador destacou a importância da Associação: “Apesar de ser amigo do prefeito Marco Alba, não estou aqui somente por este motivo. Acho que a Granpal nunca foi avaliada como deveria, porque, pela sua representatividade, possui um dos maio-res patrimônios do Estado - o contingente humano. Afinal, são 4 milhões de pessoas”, observou. “E é por meio de entidades como esta que passa o Rio Grande que dá certo. A Granpal serve de exemplo, pois, através do trabalho, estas milhares de pessoas con-tribuem para 50% do PIB do Estado.”

O governador lembrou a crise do Estado, mas ressaltou que o mais importante é a superação das dificuldades. “Momentos como este que estamos vivendo, são, muitas vezes, de extrema criatividade, pois temos que achar saída para os problemas, e é o que estamos fazendo, a fim de criar uma nova realidade política, econômica e social para o nosso Rio Grande”, afirmou. Segundo o governador, é tempo de parcerias, de construir coleti-vamente, sem esquecer que o Rio Grande é a soma de suas regiões. "O que é bom para os municípios será bom para todos os gaúchos”, observou.

Pacto federativo - Sartori afirmou que irá defender um novo pacto polítco, “à altura da história do nosso Rio Grande”. E enfatizou que chegou o momento de melhor distri-buição do bolo tributário - hoje concentrado, na maior parte, pela União. “Serviços, comér-cio, agricultura e outros setores contribuem para o desenvolvimento do trabalho, da renda, e o governo do Estado estará sin-tonizado com esta realidade”, acrescentou. "O Rio Grande é muito maior que todas as dificuldades que possamos ter. Precisa do apoio do seu povo, mas podem estar certos de que o governo tudo fará para melhoria das condições da população gaúcha, porque o Rio Grande somos todos nós.”

Sartori destaca importância de entidades para o Estado em posse na Granpal

Parode assume presidência do Ipergs

Auditor fiscal da Re-ceita há 31 anos, José Alfredo Pezzi Parode assumiu nesta quarta-feira (8) a presidência do Instituto de Previ-dência do Rio Grande do Sul (Ipergs) com um grande desafio: enfren-tar o déficit financeiro de mais de R$ 7 bil-hões em 2015 - o valor é superior ao déficit previsto para o Estado, de R$ 5,4 bilhões - com a manutenção da quali-dade dos serviços a 1 milhão de beneficiários só na área da saúde. O ato de posse foi presti-giado pelo governador José Ivo Sartori, secre-tários, ex-presidentes do IPE e entidades de servidores públicos, no auditório do Centro Administrativo Fernan-do Ferrari (CAFF), em Porto Alegre.

Ao saudar o novo presidente, o governa-dor defendeu o for-talecimento e a recu-peração do Instituto. "Isso só se constrói

com a união, trabalho coletivo e muita renún-cia", disse. Conforme Sartori, o objetivo do trabalho do governo no Ipergs é oferecer aos servidores públicos o seu "direito à saúde to-dos os dias". A abertura dos números das con-tas públicas, acrescen-tou Sartori, é "falar a verdade para obter o respeito da população gaúcha". "A população que foi às ruas para se manifestar, ainda em junho de 2013, só disse uma coisa para nós, homens públicos: que deseja um serviço pú-blico melhor, quer ser bem atendida e quer ter acesso aos serviços públicos", concluiu o governador.

Antes de assumir o Ipergs, Parode era se-cretário da Fazenda do município de Gravataí, na Região Metropoli-tana. Em seu discurso, anunciou várias metas para o enfrentamento das dificuldades. Entre

elas, citou a revisão da legislação protetiva do sistema de saúde e previdência, a revisão do modelo de financia-mento dos serviços de saúde, a qualificação do atendimento aos usuários do sistema de saúde com transpar-ência e tecnologia, a expansão da receita própria com novos ser-viços e beneficiários, o diálogo permanente com usuários e par-ceiros prestadores de serviço, ouvidoria atuante, a modern-ização de estruturas administrativas, valori-zação dos servidores, pagamentos em dia de prestadores de serviços e parceiros e a previsibilidade com realismo atuarial e orçament&aacut e;rio com fundo de reserva financeira.

Em seus grandes números, o Ipergs, cria-do em agosto de 1931 e hoje com um quadro funcional de 568 ser-

vidores, se destaca por ter, além de 1,066 milhão de segurados na área da saúde, convênios com 570 clínicas, 306 hospitais, 7.634 médicos e 320 municípios. Para o IPE-Saúde, o orçamento para 2015 é de R$ 1,8 bilhão. Na área da pre-vidência, sobe para R$ 10,5 bilhões. O impacto das ações e serviços do órgão atinge mais de 2 milhões de pes-soas no Rio Grande do Sul. Os quatro grandes princípios da nova gestão são: transpar-ência, diálogo, parceria e sustentabilidade, finalizou Parode.

Novo presidente do instituto era secretário da Fazenda de Gravataí

Page 10: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 201510 Notícias

Homem é preso por receptação em oficina mecânica em Alvorada

6000 maços de cigarros contrabandeados são apreendidos em Gravataí

Policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia (3ªDP) de Alvorada prenderam em flagrante, na tarde dessa quarta-feira (8), um homem de 28 anos por receptação em uma oficina mecânica de sua propriedade. No local foram encon-trados dois veículos de mesmo modelo, um deles parcial-mente desmontado e em ocorrência de furto. Já o outro es-tava com as peças que haviam sido reti-radas do primeiro.

Segundo o del-egado André Lobo Anicet, o homem

preso na ação pos-sui antecedentes policiais por homicí-dio, receptação, fur-to de veículo, roubo a estabelecimento comercial e adulte-ração de sinal iden-tificador de veículo. O preso foi apresen-tado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Alvorada para os procedimentos de praxe. Após foi con-duzido ao sistema prisional. Conforme o delegado, a ação é parte integrante da Operação Cidade Segura 2015, que é desenvolvida no município.

Nesta terça-feira (7), às 15hs, na Av. Centenário, bairro Várzea, em Gravataí, uma guarnição da 1ª Cia do 17º BPM, pren-deu Gabriel M., 30 anos, com antecedentes criminais por posse e tráfico de entorpe-cente, contrabando e descaminho, violação de direitos autorais, falsificação de CDs, ato obsceno, embriaguês ao volante, violar a suspensão de conduzir veículo, desacato e resistência, que se encontra em liberdade desde janeiro do ano passado por força de um habeas corpus. O indivíduo foi preso quando conduzia um veículo Fiat Uno azul em alta velocidade pelo Centro de Gravataí. Ao ser abordado, os Policiais localizaram no interior do veículo 6000 maços de cigarros contrabandeados. O veículo, os cigarros e o indivíduo foram encaminhados a Polícia Federal em Porto Alegre.

Quadrilha invade casa de gerente de banco em Ivoti

MP investiga fraude em diárias de agentes penitenciáriosA Promotoria de Justiça

Especializada Criminal do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, em parceria com a Receita Municipal de Porto Alegre, cumpre nesta quinta-feira quatro mandados de busca e apreensão em hotéis da Capital para a localização de registros relativos aos hóspedes dos estabelecimentos, nos anos de 2013 e 2014, bem como as segundas vias das notas fiscais emitidas naqueles anos.

As investigações da op-eração $u$epe já identificaram desvio de diárias, envolvendo 158 agentes penitenciários, que teriam utilizado nas prestações de contas junto à Superin-tendência de Serviços Peniten-ciários (Susepe) pelo menos 769 notas fiscais falsas de hotéis, com prejuízo ao erário, somente em 2014, superior a R$ 1,6 milhões.

As investigações têm por base relatório da Corregedoria-Geral da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) de que notas fiscais falsas de hotéis foram apresen-tadas por agentes penitenciários que desempenhavam suas funções no monitoramento ele-trônico, para a comprovação de hospedagem em Porto Alegre. Os agentes moram em Porto Alegre e estariam lotados ape-nas formalmente no interior do

Rio Grande do Sul com o intuito de obter diárias.

Em um dos casos, uma nota fiscal apresentada à Susepe fazia referência a 15 diárias de hospedagem, com o valor de R$ 525. Já a informação encamin-hada pelo hotel para a Re-ceita Municipal de Porto Alegre indicava que a mesma nota fiscal foi emitida antes mesmo do término da hospedagem do agente penitenciário, com o valor de R$ 59, possivelmente fazendo referência a uma diária. Em outro caso, um agente recebeu pagamento de diárias,

utilizando notas fiscais falsas, durante quase todos os dias de cinco meses em 2014.

Outra nota apresentada tem diferença de um mês entre o de-clarado no papel e a expedição registrada no fisco municipal. Além disso, o valor apresentado à Susepe é de R$ 140, mas o declarado ao fisco é de R$ 80. Ainda, há casos em que as notas de hotéis diversos foram preenchidas de forma idêntica pelos próprios agentes.

Uma quadrilha invadiu na manhã desta quinta-feira a casa de um gerente do banco Sicredi em Ivoti, no Vale do Sinos. O grupo, que seria especial-izado em ataques a agências bancárias, teria a intenção de sequestrar o dono da residên-

cia, localizada no bairro Cidade Nova.

De acordo com a Brigada Militar (BM), a quadrilha utilizou um Focus roubado para realizar a ação. Por volta das 11h, os criminosos chegaram à casa do gerente, que não estava. Ele já

havia se deslocado até Portão, onde trabalha. A família do homem foi amarrada e deixada no banheiro da residência.

A BM descobriu o crime depois que um dos familiares conseguiu se desvencilhar das amarras e fez a ligação. Via-turas foram deslocadas para o bairro e conseguiram encontrar um dos integrantes da quadrilha, que acabou preso. Os compar-sas conseguiram fugir para uma matagal. As buscas aos crimino-sos seguem na região de Ivoti e contam com a ajuda de um helicóptero.

Há uma semana, um ger-ente de banco foi alvo de um sequestro em Erval Seco. O homem, que trabalha no Banri-sul, foi levado pelos criminosos ao lado da esposa e do sogro. Trinta minutos depois, as vítimas foram libertadas em Seberi.

O copiloto Andreas Lubitz (Foto: Reprodução)

POLÍCIA

Operação $u$epe foi deflagrada em Porto Alegre (Foto: Marjuliê Martini)

Page 11: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 201511Variedades

A Lua em Sagitário em ótimo aspecto com Júpiter promete um dia de abertu-ras e crescimento em seus negócios e projetos com estrangeiros.

O momento envolve crescimento e ex-pansão, especialmente relacionados a um projeto em equipe.

Um negócio com imóveis ou uma nova sociedade e parceria comercial podem ganhar um novo impulso. Fique atento às oportunidades.

Um benéfico triângulo de energias en-volvendo seu trabalho e carreira pode trazer expansão e crescimento aos seus projetos.

Um bom acordo pode ser negociado e trazer benefícios a você. O momento envolve um passo adiante em um pro-jeto em equipe.

Apesar do peso da responsabilidade deste momento, um benéfico triângulo de ener-gias envolvendo sua vida afetiva e os ro-mances movimenta seu coração.

O dia segue bastante beneficiado por um maravilhoso triângulo de energias trazendo crescimento e evolução a um projeto que envolve o aumento de seus rendimentos.

Apesar de você estar meio para baixo nos últimos dias, hoje o céu o beneficia com um benéfico triângulo de energias que traz ex-pansão e equilíbrio às suas emoções.

Dia de boas vibrações, crescimento e benefícios em projetos que envolvem via-gens e pessoas e empresas estrangeiras. Fique atento às oportunidades.

Seus pensamentos retomam o equilíbrio perdido há algumas semanas e o baixo as-tral fica para trás. Um benéfico triângulo de energias que traz crescimento e expansão.

Um triângulo de energias extrema-mente benéfico, envolvendo plane-tas poderosos, movimenta positiva-mente seu mundo emocional.

Depois de algumas dificuldades, um triân-gulo de ótimas energias envolve o setor, trazendo crescimento e expansão aos seus negócios e dinheiro.

Grazi Massafera nega namoro com Flávio Canto, mas faz elogios ao bonitão

Grazi Massafera garantiu que ela e o ex-judoca e apresentador Flávio Canto não estão namorando. "Nos co-nhecemos em Fernando de Noronha, durante uma gravação para o progra-ma Estrelas.

"Foi um prazer conhecê-lo. O Flávio é muito gente boa, educado e do bem, mas nós não estamos namo-rando", afirmou Grazi em entrevista ao colunista Leo Dias do jornal O Dia.

A atriz decidiu se manifestar depois da revista 'Contigo!' estampar em sua capa uma suposta história de amoren-volvendo os dois.

De acordo com a publicação, o apresentador do Corujão do Esporte, da Rede Globo, e a atriz começaram o romance, que ainda está sendo mantido sob sete chaves, em fevereiro desse ano, logo após o carnaval.

Um amigo muito próximo do atleta disse à publicação:"Eles estão juntos, sim. Mas ele é muito discreto. Não comentou com quase ninguém".

Ainda de acordo com essa teste-munha, que preferiu não se identificar,

Flávio estaria com o coração quebra-do por conta do rompimento de sua antiga relação, fato este que encontrou apoio nos conselhos de Grazi, que também terminou seu casamento com o ator Cauã Reymond.

"Ele sofreu muito pela Fiorella Mattheis, Grazi também passou por isso com Cauã. Então, é o encontro de duas pessoas que sofreram muito", contou outro amigo do apresentador.

Após o contato mais estreito entre os dois em fevereiro, foi a vez deles passarem a se seguirem no Instagram em março.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 28

TALEDUARD

OPAESEDULCORANTE

UNINRTNCASTR

OALVESA

ÇMAURA

MIROCÃIBRAESRCOMANDANTE

IÃAITALANUSADAEQCPUNARAU

RALIATIG

ULAS

UCATAFEARILM

OREIVEVERAIGUAL

CASADASOGRA

Sombrias;melan-cólicas

Dispositivoque abreporta de

shoppings

Roda de(?), diver-são típicade bares

NandoReis: gra-vou "Luz

dos Olhos"

É apre-ciada emmirantes e torres

Volante doGrêmio(fut.)

Pagar(salário)

antes do dia

Vilão das"Meninas

Superpode-rosas" (TV)

Pinturacomum emtrabalhos

do CAAutoridademáxima do

navio ouaeronave

A roupadoada anecessi-

tadosO

"cérebro"do PC

(Inform.)

Vegetal emconserva a-preciado no hambúrguer

Ponto maisintenso ouelevado

Competi-ção auto-

mobilísticaoff-road

(?) a alma:objetivo de

banhosespirituais

(?)-silvestre,

frutoarroxeado

Alvo doxeque-

mate, noxadrez

"Quem teViu, Quem

te (?)",música

Sem (?):único;

exclusivo(bras.)

Prefeito responsá-vel pelo

projeto de revitaliza-ção PortoMaravilha

(Rio)

Carta, eminglês

EnfeitarImunidade

(?), prerrogativajudicial do Congresso

RuimBrinde de

festasinfantis

Atração dosLençóisMara-

nhenses

Projeto pedagógicoque promove integra-ção dos alunos com ne-cessidades especiais

AdoçantePoeta

baiano de"Espumas Flutuan-

tes" e "OsEscravos"

Dormuscularcausadapor falta

de potássio

Medo, eminglêsAquiestá

Pecadodo glutão

Frutonatalino

Cidade doJapão

Gaivota,em tupi

Materialdo ferro-

velho

Local demoradiade casaisem apuros

Ilustrís-simo

(abrev.)(?) Holtz,

atriz

Imobiliza o braçoDesselugar

3/ati — cpu. 4/fear — nara. 6/letter — ramiro. 11/casa da sogra — edulcorante.

Leandro Hassum fala sobre cirurgia: 'Decidi em um churrasco na casa de André Marques'

Leandro Hassum é a capa da edi-ção de abril da revista Trip e concedeu uma entrevista irreverente e divertida, abordando sua cirurgia e o humor. Atualmente, o ator é dono da maior bilheteria nacional. No último ano, Leandro protagonizou quatro filmes que somaram mais de 8 milhões de espectadores e uma quantia de R$ 94, 5 milhões.

No auge de seus 41 anos, Hassum passou recentemente por uma cirurgia de redução de estômago, que o levou de 150 quilos para 115 em apenas três meses. “A saúde estava perfeita, colesterol em ordem. Decidi fazer a cirurgia num churrasco na casa do André Marques. Foi a primeira vez que o vi depois que ele havia emagrecido em razão da mesma cirurgia. Somos muito amigos. Temos os mesmos medos”, contou.

Além disso, o ator comentou sobre o fato de sempre associarem o humor com o peso do comediante. “Não acho todo gordo engraçado. Sou engraçado porque tenho uma disposição à comé-dia. Fui professor de teatro muito tem-po. Ser comediante ninguém ensina. Você ensina técnica, aprimora. Mas a respiração do humorista vem com a gente. Eu respiro de forma diferente".

Com relação ao futuro, Leandro tem objetivos bastante promissores, que envolvem shows em inglês. “Já fiz

apresentações em Boston, Nova York, Flórida, Nova Jersey. A maioria da plateia era brasileira. Mas como falo inglês fluente, fui professor de língua, estou criando um show em inglês. Vou testar em apresentações de 5 minu-tos em bares de Nova York, em casa de comédia em Los Angeles. Quero desbravar esse mercado."

Page 12: Jornal de Gravataí. 10 a 12 de abril de 2015. Edição 2210.

Gravataí, 10, 11 e 12 de abril de 2015

Neste mês de abril, Gravataí recebe uma programação cultural di-versificada, com eventos realizados pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte. Espetáculos de teatro e de música, sessões de cinema e sarau serão desenvolvidos ao longo dos dias. No dia 1º, iniciou a Mostra de Cinema “Sombras Que Assombram – Expressionismo Alemão”. Serão exibidos quatro filmes que marcaram o movimento expressionista alemão no cinema mundial. Misticismo, fantasmas, sobrevivência, sangue, morte e sombras são representadas na sétima arte, durante a ruína da Alemanha pós Primeira Guerra Mun-dial. Entre as obras cinematográficas de 1920 está “Nosferatu”, “Fausto”, “O Homem que Ri”, “Última gargal-hada” e “Metropolis”, que percorrem um cenário desolador e extrema-mente mecanicista alemão. As ses-sões têm entrada franca e seguem nos dias 14 e 28/04, sempre às 14h, no Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241).

No dia 11 de abril, às 15h,, o

espetáculo infantil “Os Mochileiros” será apresentado também no Teatro do Sesc Gravataí. A apresentação será realizada para todos os pú-blicos. Os ingressos já podem ser adquiridos no Sesc, com valores a partir de R$ 7,00. Duas sessões, organizadas pela produção do espe-táculo, estão previstas também no dia 10 de abril. Espetáculos musicais também estão na agenda cultural de Gravataí. No dia 11 de abril, está programado um show com Stanis Soares, das 11h às 14h, no Restau-rante do Sesc Gravataí. Das 19h às 21h, ocorrerá um Sarau Literário com participação do cantor, no Foyer do Teatro do Sesc Gravataí. A entra-da é franca em ambas as atrações.

No dia 15 de abril, às 15h, será promovido um Concerto Didático com a Orquestra da Ulbra, também no Teatro do Sesc Gravataí. No intu-ito de abrir novos horizontes e levar às crianças e professores o contato com a música erudita, a Orquestra, que tem a regência de Tiago Flores, propõe este trabalho da série Con-certos Didáticos. O projeto existe há 11 anos e é voltado para alunos de oito a 12 anos das escolas da rede pública.A atividade é gratuita, com agendamento prévio pelo telefone (51) 3497-6263.

Arte Sesc realiza diversas atividades em abrilPeças de teatro, música, cinema e sarau estão na agenda cultural da cidade