Jornal de Novembro

8
NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139 DIREITO DO CIDADÃO Proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores Pág. 02 O berço da Educação Pág. 03 COMPORTAMENTO NOVEMBRO - 2011 - ANO XII Nº 139 NUTRIÇÃO Atitudes para evitar o câncer Pág. 05 DOCES LEMBRANÇAS Sobrinha de peixe, peixinha é! Pág. 04 JORNAL DO CASTELO Versão online em: www.jornaldecampinas.com.br Integrantes da banda Raimundos participaram do plantio simbólico na área do evento Pág. 03 Foto Clovis Cordeiro Sesc inicia o mês com intervenção artística na Torre do Castelo Adultos e crianças enfrentaram o frio para ver a projeção de vídeo na torre Pág. 04 Foto Clovis Cordeiro Área do SWU está quase pronta para os 3 dias de shows e debates Foto Clovis Cordeiro Demétrio Vilagra reassume a Prefeitura por decisão do Tribunal de Justiça Nilson Lucílio, chefe de Gabinete, e o prefeito Demétrio Vilagra Pág. 03 Clube Bonfim volta a promover várias atividades sociais Alcides Sabadini, Marilda Sabadini e João Sabadini Pág. 02 Foto Clovis Cordeiro

description

Versão digital da edição de novembro do JORNAL DO CASTELO

Transcript of Jornal de Novembro

Page 1: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139

DIREITO DO CIDADÃOProibição da venda de bebidas

alcoólicas para menoresPág. 02

O berço da EducaçãoPág. 03

COMPORTAMENTO

NOVEMBRO - 2011 - ANO XII Nº 139

NUTRIÇÃOAtitudes para evitar o câncer

Pág. 05

DOCES LEMBRANÇASSobrinha de peixe, peixinha é!

Pág. 04

JORNAL DO CASTELOVersão online em:

www.jornaldecampinas.com.br

Integrantes da banda Raimundos participaram do plantio simbólico na área do evento Pág. 03

Foto Clovis Cordeiro

Sesc iniciao mês com

intervençãoartística na Torre

do Castelo

Adultos e crianças enfrentaram o frio para ver a projeção de vídeo na torre Pág. 04

Foto Clovis Cordeiro

Área do SWU está quase pronta paraos 3 dias de shows e debates

Foto Clovis Cordeiro

Demétrio Vilagra reassume a Prefeitura por decisãodo Tribunal de Justiça

Nilson Lucílio, chefe de Gabinete, e o prefeito Demétrio Vilagra Pág. 03

ClubeBonfimvolta a

promovervárias

atividadessociais

Alcides Sabadini, Marilda Sabadini e João Sabadini

Pág. 02

Fot

o C

lovi

s C

orde

iro

Page 2: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldocastelo.com.br

Departamento Comercial:Fone: (19) [email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684Tiragem: 7.000

DIREITO DO CIDADÃOProibição da venda de bebidas

alcoólicas para menores

Voto de Jonas Donizettegarante mais rigor contra

a corrupção

Bruno Paes Leme CordeiroBacharel em Direito pela USP-Largo São [email protected]

Bonfim resgata Festa do Chopp

Jonas Donizette

O deputado federal JonasDonizette (PSB/SP) participouativamente da aprovação, pelaCâmara dos Deputados, do Projetode Lei 3.443/08 do Senado, queaumenta o rigor contra a lavagemde dinheiro no Brasil.

Lavagem de dinheiro é umaforma de corrupção. O termodefine operações financeiras queescondem a origem ilegal de recur-sos econômicos ou de bens. É umjeito de esconder o dinheiro rouba-do ou qualquer propriedade obti-da por meios ilícitos. O textoaumenta também o rigor contraoutros tipos de crime, como otráfico de drogas, o tráfico dearmas, o sequestro e as ações liga-das à contravenção.

O Projeto de Lei 3.443/08amplia o número de operaçõessobre as quais devem serremetidas informações ao Conse-lho de Controle da AtividadeFinanceira (Coaf), conformedisciplina a Lei 9.613/98. Isso vaipermitir aumentar o rigor nafiscalização do governo. Segundoo texto aprovado na Câmara, quematua na negociação, no agencia-mento ou na intermediação detransferência de atle-tas e artistas ficaobrigado a comunicaras transações finan-ceiras ao Coaf.

Também deverãocomunicar os casossuspeitos as juntascomerciais, osregistros públicos, osconsultores deimóveis, as empresasde transporte e deguarda de valores eaqueles que comer-cializem bens de altovalor, tanto de origemrural quanto deorigem animal.

As transferênciasinternacionais e ossaques em dinheiro deverão

ser previamente comuni-cados à instituição financeirasegundo os termos, limites,prazos e condições definidospelo Banco Central.

Outra importante mudançaé o fim da exigência decomprovação do chamado“crime antecedente” paraconfigurar a lavagem dedinheiro. Desse modo, após umcrime de corrupção sobre o qualnão há provas, se determinadapessoa for pega tentando“lavar” o dinheiro, ela poderáser processada por esse últimoato ilegal, sem a necessidade dese comprovar o crime decorrupção. Ou seja, se a pessoativer uma grande quantia ouuma grande propriedadeincompatível com os seusrecursos, ela poderá sercriminalizada apenas por essainfração.

Segundo Jonas Donizette,essa é mais uma importantemedida aprovada peloparlamento que inibirá os casosde corrupção, punindo commais rigor quem desvia odinheiro público.

O Estado de São Paulo apro-vou recentemente lei proibindo avenda ou qualquer outra forma deentrega de bebida alcoólica amenores de idade. Já existia leifederal sobre o assunto. Porém, apartir de agora, o estabelecimentocomercial deve impedir a ingestãode álcool por menores em suasdependências.

A lei federal nº 8.069/90, maisconhecida por Estatuto daCriança e do Adolescente, proíbea comercialização de bebidasalcoólicas a menores de 18 anos.Classifica ainda como crime aentrega ou venda de produtosque possam causar dependênciafísica ou psíquica. Sendo o álcoolum destes produtos, vendê-lo ouentregá-lo a um menor de idadetambém é crime, passível dedetenção de 2 a 4 anos (ressalta-se que muitos juízes nãointerpretam desta forma, con-siderando a mencionada condutacomo uma simples contravenção,cuja pena é bem mais branda).

A despeito disto, o certo é queagora há uma lei paulistaampliando a proibição (Lei nº14.592/11). Como cada ente daFederação (União, Estados eMunicípios) tem atribuiçõesespecíficas, não foi possível, pormeio de lei estadual, tornar crimeaquela conduta e acabar com asdivergências. No entanto, dentrode sua competência, o Estado deSão Paulo passa a proibir oconsumo de bebidas por menoresem estabelecimentos comerciais,incumbindo o controle da ven-dagem aos bares, restaurantes,mercados, lojas de conveniênciase outros.

Antes daquela lei, um adultopoderia comprar a bebida e arepassar para um adolescente oucriança. Atualmente, se istoocorrer, o estabelecimento poderáser responsabilizado. Desta

forma, o comerciante deveimpedir tanto a venda quanto oconsumo de álcool por menoresde idade em suas instalações. Anova legislação obriga ocomerciante a pedir documentode identificação para realizar avenda ou deixar que o produtoseja consumido no local. Alémdisso, as bebidas alcoólicas de-vem ser expostas em localseparado dos demais produtoscom sinalização adequada.

A lei estadual determina aaplicação de multas de até R$ 87,2mil, interdição por 30 dias ou atémesmo a perda da inscrição nocadastro de contribuintes doICMS aos estabelecimentos quevendam, ofereçam, entreguem oupermitam o consumo, em suasdependências, de bebida comqualquer teor alcoólico entremenores de 18 anos de idade emtodo o Estado. As inspeçõesserão feitas por fiscais do Procon-SP e da Vigilância SanitáriaEstadual, com apoio da PolíciaMilitar.

O presidente José Arlindo Bono da Silva e a esposaClarinda Amália Bono da Silva

Os diretores Elias Lopez da Cruz, Jairo Ignácio doNascimento e Benedito Aparecido Dias

A OKTOBER BONFA´S, evento tradicional, e que foi resgatado pelaatual diretoria do clube Bonfim aconteceu no sábado, 29 de outubro. Osparticipantes levaram para casa uma caneca como recordação do evento. Alémde chopp e refrigerante, churrasco, salscichão, joelho de porco e pastel, osassociados do Clube Bonfim e convidados puderam curtir o som do DJ. NinoCancioneiro e Grupo Expresso Gaúcho. O Bonfim, um dos mais tradicionaisclubes de Campinas, já prepara o Baile Tropical.

Foto Clovis Cordeiro

Foto Clovis Cordeiro

Page 3: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139 PÁG 3NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº139ESPECIAL

Cônego Luiz Carlos F.Magalhães é jornalista e párocoda igreja Cristo Rei

[email protected]

O berço da Educação

O conteúdo desta edição, outrosartigos e matérias estão em

www.jornaldecampinas.com.br

A Missa das Crianças naParóquia Cristo Rei nos dá aoportunidade de tocar em assuntosimportantes para a formação eeducação das crianças. Ospersonagens das historinhas sãocapazes de mostrar para as criançasquais os verdadeiros valores que elasdevem implantar em suas vidas,quais os perigos que vão encontrarem seus caminhos e, ainda,questionar os pais na forma comoestão educando seus filhos e filhas.

Educar não é tarefa fácil. Possoimaginar a aflição dos pais diante dosfilhos pequenos: sentem anecessidade de estar semprepresentes na vida dos filhos e, aomesmo tempo, a obrigação de saíremde casa para buscar recursos para osustento da família no exercício deuma profissão. A busca do equilíbrioé um desafio.

A mãe conquistou um espaçoimportante no mundo do trabalho,mas é injusto fazer com que ela abramão de ser mãe: precisa de tempopara ser e estar com os filhos,conversar, brincar, caminhar junto,conviver com as plantas e animais.As leis precisariam ser alteradas,como em alguns países nórdicos, paraque as mães possam acompanhar deperto o desenvolvimento de seusfilhos por mais de três anos.

O certo é que a formação dapersonalidade e o desenvolvimentopsicológico e cognitivo se fazem naprimeira infância. Não adiantaesperar pela adolescência. Será tardedemais. O desenvolvimento físico eemocional, a formação dapersonalidade termina aos seis anos.Até essa idade os pais formam acriança – ou não formam.

O consumismo está desvirtuandoo sentido de vida das crianças: ospais precisam trabalhar demais para“dar conta das contas”. Não são ascoisas, os objetos que trazemfelicidade e satisfação de viver. O ternão pode estar acima do ser. Ascrianças não têm critério, queremcomprar tudo, ter tudo em casa.

Disciplina e limites deve ser aregra de ouro na formação. TV eInternet precisam ser controladas:tempo demais prejudica seudesenvolvimento. A criança precisaaprender a se relacionar com as

pessoas, ouvir outras vozes, brincarcom seus brinquedos pedagógicos,desenhar, mexer com a terra, criarbrincadeiras, viver sua fase infantil.

Não há outro caminho paraeducar bem a não ser a Família: alémde buscar uma vida de união,entendimento e compreensão, o casalprecisa encontrar caminhos para quea formação da criança não se reduzaapenas ao intelectual, mas inclua oemocional, o físico e o espiritual.David Issacs, autor do livro “Aeducação das virtudes humanas” (13edições), da Universidade de Navarra,Espanha, diz: “A prioridade para ohomem casado deve ser a sua esposae vice-versa. A seguir os filhos, e aseguir os demais. Muitas pessoasdeixam de ser conscientes de suasprioridades devido à vida de açãofrenética incessante que levam”.

“Na família, continua David, apessoa pode e deve ser aceita peloque é, por ser única. Não tanto peloque faz, mas sim pelo que é. Hoje emdia os pais tendem a gastar seusesforços em conseguir que seus filhosaprendam a fazer mais coisas,aprendam mais idiomas, pratiquemmais esportes, desenvolvam diversosgostos, e se esquecem da necessidadede criar esse clima de aceitaçãoincondicional, onde cada pessoa podeexpressar-se sabendo que não vai serjulgado ou rotulado. Na famíliaprecisamos buscar o que há depositivo nos outros, e dizer-lhes oque temos encontrado. Trata-se deajudar cada um para que utilize o quepossui da melhor maneira possível.

Somente neste contexto épossível entender bem a idéia de umaeducação sexual voltada para o amor”.

Demétrio Vilagra (PT) reas-sumiu o comando da Prefeitura,na manhã desta sexta-feira, 4 denovembro, por decisão doTribunal de Justiça de São Paulo.O TJ-SP entendeu que o afas-tamento de Vilagra foi ilegal, umavez que o prefeito, em momentoalgum, interferiu nos trabalhospara apuração das denúncias decorrupção, assim, determinou avolta imediata dele ao cargo.

Após reassumir, o prefeitoconfirmou que vai realizar, nospróximos meses, os concursospúblicos que havia anunciado eque foram suspensos por PedroSerafim (PDT). Ele explicou quesomente este ano aproxima-damente 600 servidores vão seaposentar e, para o bem doServiço Público, esses traba-lhadores precisam ser repostos,principalmente nas áreas daSaúde e Educação.

Sobre a decisão do TJ, Vilagra

Demétrio Vilagra reassume ocomando e promete realizar os

concursos públicos

enfatizou que sempre acreditouna Justiça e que estava tranquilo.

O prefeito também garantiuque algumas medidas que foramadotadas por Serafim, que esteveno cargo interinamente, se foremboas para a cidade, serão man-tidas, no entanto, já adiantou queé contrário à fusão entre assecretarias de Esportes e Cultura,como pretendia Serafim.

Pedro Serafim voltou aassumir a presidência da Câmara.

Todos os secretários queforam afastados durante o perío-do em que Serafim permaneceuno comando da prefeitura,Gustavo Petta (Esportes), PauloMallmann (Finanças), AngeloBarreto (Habitação), OtávioAntunes (Comunicação), NilsonLucílio (Chefia de Gabinete) eSebastião Arcanjo, (ServiçosPúblicos), serão reconduzidosaos cargos.

Prefeito também chama de volta os secretários exonerados

Foto Clovis Cordeiro

Demétrio Vilagra durante coletiva de imprensa: acreditona Justiça

As atenções dos jovens eadmiradores de música estarãovoltadas para Paulínia, onde acon-tece, durante três dias denovembro, a segunda edição doSWU Music & Arts, evento quereúne música e sustentabilidade.

Uma mega estrutura aguardaos participantes. As apresen-tações musicais nacionais einternacionais e as ações de sus-tentabilidade estarão acontecendono complexo de 1,7 milhões demetros quadrados.

Dias 12,13 e 14 de novembrouma extensa agenda contempla 70apresentações entre música, ba-lada, performances e mais outrassurpresas com muitos showsmusicais.

Nos 3 palcos principais:Energia e Consciência, o NewStage e a Heineken Greenspaceacontecerão os shows de bandascomo Black Eyed Peas, LynyrdSynyrd e Faith No More. MarceloD2, Ultraje a Rigor, Zé Ramalho,

Emicida e Raimundos estão entreas atrações nacionais queintegram o festival.

Nos três dias, entre 10 e 17horas, no auditório do TheatroMunicipal de Paulínia, acontece oII Fórum Global de Susten-tabilidade, com 26 palestrantesnacionais e internacionais. Paraparticipar é preciso fazer inscriçãopelo site: www.swu.com.br e teringresso para o dia.

Os integrantes da banda Rai-mundos estiveram no evento deapresentação dolocal e fizeram oplantio simbólicode árvores na áreapróxima à lagoa noParque Brasil 500.

Ainda háingresso, à preçopromocional: pistaé R$ 210 (R$ 105meia entrada) e opreço promocionaldo passaporte

é R$ 535,50 (R$ 267,75 meiaentrada), para os três dias com15% de desconto. As vendas pelocall center (4003-1212) funcionamde segunda a sábado, das 9h às22h, e nos domingos das 11h às22h. Os ingressos também podemser adquiridos em 67 pontos devenda espalhados pelo Brasil

Haverá estacionamento nolocal: R$ 50 para carros com 3 oumais passageiros e R$ 100 carroscom 1 ou 2 pessoas.

Paulínia se prepara para os 3 diasde shows e debates do SWU

Local que abrigará o festival está quase pronto

Foto: Clovis Cordeiro

Page 4: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139VARIEDADE PÁG. 4

DOCES LEMBRANÇAS...Sobrinha de peixe, peixinha é !

Vera Longuinijornalista e [email protected]

Desde criança eu sempre gosteide escrever. Em casa, apesar do poucoestudo dos meus pais, falarcorretamente o português sempre foiuma exigência. Até hoje, umaconcordância verbal errada ou apronúncia de uma palavra inexistenteou trocada é motivo de correção, pertode quem quer que seja. Para quemnão está acostumado, pode parecergrosseria, mas desde pequenos fomosacostumados a corrigir uns aos outros.E não importa quem esteja por perto.No mínimo, quem ouvir aprendetambém.

Mas essa “insuportável” maniaque temos de corrigir uns aos outrosem casa pelo menos nos fez falar eescrever corretamente. Talvez, porisso, seguimos fazendo o mesmo comas novas gerações. E não é que estádando certo. No dia do meuaniversário, em setembro, fuisurpreendida pela minha sobrinha-neta, Nicole, que tem apenas 15 anos.Há 9 anos, desde que comecei atrabalhar para a Expoflora, ela e osirmãos Isadora e Rafael (está com 5anos, mas vai lá desde que nasceu)ficam um ou dois dias lá comigo.Minha mãe também adorava visitaro evento das flores e, em especial, aChuva de Pétalas. Em vez de contar,prefiro publicar o texto que a Nicoleescreveu, intitulado “Porque opteifingir que acredito”. Ela escreveu:

“Há alguns anos, eu e minhafamília somos fiéis ao passeio nacidade das flores. É uma vez ao anoem que deixamos de lado osdesentendimentos, decepções etristezas que existem em qualquerfamília estranhamente normal. Umdia para dar o devido valor aos pontosaltos de se ter uma família.

Esses dias são afogados porrisadas, piadas sem graça e muitacomida. Dia para matar as saudadesde quem quase não se vê, dia de amare ser amado. Dia de sorrir e, em troca,receber sorrisos.

A chuva de pétalas sempre foi amelhor parte. Todo mundo junto,grudadinho para presenciar a chuvamais delicada que existe. Finalzinhoda tarde e todos estendem e elevamas mãos para sentir o toque daspétalas. Esse momento sempre foibonito, já que dizem que quem seguraruma pétala ainda no ar tem um sonhorealizado. E todos os anos eram iguais:milhões de sonhos, mãos para o alto,pessoas e pétalas.

No ano que passou, minha famíliaperdeu um pedaço. A nossa queridaabelha rainha – conhecida tambémpor ser irmã, tia, mãe, avó e bisavó –resolveu que era a hora de partir para

o andar de cima e nos deixou sem...sem mãe, avó e bisavó, que é o meucaso. A saudade tomou conta dascasas e das pessoas e, por um bomtempo, ninguém conseguiu ouvir apalavra capelete sem deixar que umalágrima escorresse de seus olhos.

Eu era aquela pessoa que tentavasegurar pétalas por diversão, masnunca acreditei na história darealização de sonhos. Porém, esseano, a vontade de segurar uma pétalafoi maior. Era como se alguma coisaestivesse me puxando para lá. Fiqueibem na frente e levantei as mãos.Estava disposta a segurar uma pétala.

A chuva com cheiro de florcomeçou e lá fui eu tentar segurar esentir o cheiro da rosa. Depois deinúmeras tentativas frustradas, deixeia mão direita aberta e não a movi.Um minuto, aproximadamente, sepassou e, finalmente, uma pétalapousou sobre a palma da minha mão.Resolvi não conter o choro e o deixeipercorrer o meu rosto. Choro desaudade e alegria caminhando de mãosdadas. Saí de lá com a pétala na mãoe sentei-me em um canteiro de floresem frente à Sala da Imprensa. Fiqueiquieta e comecei a curtir a saudade daminha bisa que voltou para me visitar.

Para a minha surpresa, a música“Como é grande o meu amor porvocê”, do Roberto Carlos, começoua tocar. Uma música que a dona MariaHelena – minha bisa – adorava e viviaa cantarolar. Optei fingir que acreditona história das pétalas, por sempreouvir a minha “véia” falando quegostaria de segurar várias pétalas parapedir amor, alegria, saúde, dinheiro epaz para os parentes e amigos.

De agora em diante, tentarei pegaro máximo de pétalas que eu conseguir,para poder continuar a pedir todasas boas coisas que ela pedia. Assim,poderei lembrá-la com mais amor esaudade do que eu me lembro hoje”.

Não é uma fofa? Acho que logo,logo, essa menina puxa o meu tapete.

Com a proposta orientar,explicar a legislação e dar dicasde experiências bem sucedidassobre uso sustentável deprodutos, a Associação Paulistade Supermercados (Apas) lançao Guia da Loja Verde, umapublicação inédita voltada asupermercadistas e comerciantesque desejam fazer a diferença eadotar o conceito dasustentabilidade no construçãoou reforma de suas lojas.

A iniciativa integra as açõesda recém lançada campanha“Vamos Tirar o Planeta doSufoco” que une associados daApas, comerciantes e mais de 60entidades de classe pelo fim douso das sacolas plásticasrecicláveis e substituição por

sacolas retornáveis ou caixas depapelão.

Com mais esta ação, a Apasevidencia seu empenho naconscientização dos empresáriosdo varejo para as práticassustentáveis, ao mesmo tempoem que multiplica para apopulação os cuidados com omeio ambiente.

Para o presidente da Apas,João Galassi, a publicação é maisum passo nas ações deconscientização de uma jornadaem prol do meio ambiente.

A primeira tiragem de 3 milexemplares do Guia da Loja Verdeserá distribuida aossupermercados, instituições deensino superior, Ongs eentidades engajadas.

Apas lançaGuia da Loja Verde

O mês começou com umaintervenção artística na Torre VitorNegrete (Balão do Castelo) querecebeu, na noite do dia 1º, ovideomaping - projeção de vídeomapeada em edifícios-, do coletivoBijaRi.

A novidade compõe oprojeto Instante, que acontece noSesc até 27 de novembro e reúneartistas e coletivos, misturando artee tecnologia para desafiar a percepçãosensorial e promover a interatividadedo visitante.

Idealizado e realizado pelo SescCampinas, o projeto Instante -experiência / acontecimento em artee tecnologia, apresenta obras deartistas e coletivos brasileiros de arte,revendo a produção visual dosúltimos 50 anos. O foco são as obrasque expandiram os limites da artecontemporânea, que se apropriam desuportes tecnológicos audiovisuais defácil reprodução.

Além do BijaRi, outros nomes

reconhecidos nacional einternacionalmente tambémparticipam do projeto, como:Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles,Paulo Bruscky, Letícia Parente,Chelpa Ferro, Ricardo Basbaum eOtávio Donasci.

Entre as obras que poderão servistas até 27 de novembro, estão avideoperformance Marca registrada,de 1974, de Letícia Parente, em que aartista borda, na sola do próprio pé,a inscrição Made in Brasil; e ainstalação Haarp Radio, de 2006, doartista e professor da UnicampMarco do Valle, referência a umtransmissor de ondaseletromagnéticas instalado no Árticoque, segundo ativistas e cientistas,trata-se de uma arma com o poder deinterferir no clima do planeta.

O Sesc fica na Rua Dom José I,270/333-bairro Bonfim. O ingresso égrátis, apenas os cursos e semináriossão taxados. Informações: (19) 3737-1500.

Instalação artística no Balão do Casteloabre a programação do Sesc Campinas

Projeção de imagens na Torre do Castelo

Foto Clovis Cordeiro

Foto Lázara Paes Leme

Antonio Gandra, vice-diretor de Responsabilidade Ambiental,João Galassi, presidente da Apas e João Sanzovo, diretor deSustentabilidade

Pág. 09

Ligue paraanunciar

(19) 3241-7727

Page 5: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

Atitudes para evitar o câncer

Regina Esteves JordãoCRN

3 – 13437

[email protected]

Fone (19): 30253767 /97416565

Com base no documento de maiorautoridade sobre alimentos, nutriçãoe prevenção do câncer nos últimosdez anos, apresento as 11recomendações para a populaçãomundial:

1. Seja o mais magro quantopossível dentro dos limites normaisde peso corporal.

2. Mantenha-se fisicamenteativo como parte da rotina diária.

Seja moderadamente ativofisicamente, o equivalente a umacaminhada acelerada, por, no mínimo,30 minutos todos os dias. Limitehábitos sedentários tais como assistirà televisão.

3. Limite o consumo dealimentos com alta densidadeenergética.

Evite bebidas açucaradas, comorefrigerantes. Raramente ou nuncaconsuma alimentos do tipo fast-food.

4. Consuma principalmenealimentos de origem vegetal.

Coma, pelo menos, cinco porções(no mínimo, 400g) de hortaliças semamido e de frutas variadas todos osdias. Consuma cereais (grãos) poucoprocessados e/ou leguminosas emtodas as refeições. Limite alimentosprocessados (refinados) quecontenham amido.

5. Limite o consumo de carnevermelha (menos de 500g porsemana) e evite carnes processadas.

“Carne vermelha” se refere àscarnes de vaca, porco, cordeiro ecabra, incluindo aquela contida emalimentos processados e “Carneprocessada” se refere às carnespreservadas por defumação, curadasou salgadas, ou pela adição deprodutos químicos de preservação.

6. Limite o consumo de bebidasalcoólicas. (não mais do que doisdrinques por dia, para homens e aum drinque por dia, para mulheres)

Um “drinque” contémaproximadamente 10-15g de etanol.

7. Preservação, processamento,preparo - Limite o consumo de sal.Evite cereais e grãos mofados. Limiteo consumo de alimentos processadoscom adição de sal. Procure utilizartemperos naturais, tais comopimentas e ervas (alho, cebola, cheiroverde). Verifique o conteúdo de sal(NaCl ou Cloreto de Sódio) dosalimentos industrializados nasinformações nutricionais do rótulo.

8. Suplementos alimentaresSuplementos nutricionais não são

recomendados para a prevenção docâncer. As evidências mostram quesuplementos alimentares em altasdoses podem ser protetores oucausar câncer e que a melhor fonte denutrientes são os alimentos e asbebidas, e não os suplementosalimentares.

9. As mães devem amamentar;as crianças devem ser amamentadas.

Amamentar as criançasexclusivamente (leite humano, semnenhum outro alimento ou bebida,inclusive água) até seis meses econtinuar com alimentaçãocomplementar, a partir de então.

10. Sobreviventes de câncerSiga as recomendações de

prevenção de câncer. Todos ossobreviventes de câncer (pessoas queestão vivendo com um diagnósticode câncer e os que se recuperaram dadoença) devem receber assistêncianutricional de um profissionalapropriadamente treinado. Opaciente deve ter como objetivo ocumprimento das recomendações dealimentação, peso saudável eatividade física. Essa recomendaçãonão se aplica àqueles que estão sesubmetendo a tratamento ativo.

11. Não fume. Se estiverfumando procure tratamento paraparar. Se não fuma, então nãocomece!

Fonte: World Cancer ResearchFund – WCRF (2007)

Campinas recebe de 7 a 10 denovembro a Patchwork Show, noespaço Edding, bairro Taquaral. Afeira promete inúmeras atrações.Entre elas, dezenas de cursos paraensinar ou aperfeiçoar a técnica dopatchwork, a arte de juntar etransformar tecidos em peças parauso pessoal ou para a casa e adecoração. Também haverádemonstrações nos estandes dealguns expositores.

Para quem quer aprender e jávoltar para casa com um belo trabalhopronto, os cursos da sala da Singersão uma boa opção. As professorasirão ensinar a criar peças comonécessaire, ecobags, sachês bordados,porta-copos, toalhas e almofadas. Asala tem capacidade para 8 alunos e ocusto de cada aula é R$90. Na sala decursos da Marbor/Janome também

Campinas recebe a PatworK Show

haverá lugar para 8 alunos aprenderema confeccionar peças como lixeira paracarro e crazy natalino, e a aplicar atécnica do círculo perfeito commáquina de costura. Os custos naMarbor / Janone também custamR$90 cada.

O pré-requisito para participarde qualquer uma das aulas é sabercosturar em máquina doméstica. Osalunos precisam levar apenas seu kitpessoal de costura, composto portesoura, agulha, linha, régua, alfinetee lápis. Todas as salas são equipadascom máquinas de costura, ferro, tábuade passar, base de corte e cortador. Ainscrição antecipada pode ser feitano site:www.brazilpatchworkshow.com.br.As inscrições na própria feiradependerão da disponibilidade devagas.

Page 6: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139

LIBRA - 23/09 a 22/10: Momento em que haverá muitatranqüilidade na vida familiar e profissional, com bastantedisposição para solucionar problemas. Contudo evite

discussões com a pessoa amada, rivais e inimigos. Ótimo na saúde.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Fase em que fará novosrelacionamentos, mas poucas amizades sinceras e leais. Poroutro lado, é bom ir se precavendo, pois a partir deste

período você entrará em uma fase um pouco desfavorável.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: As novas amizades que temfeito ultimamente, agora, se apresentarão de forma agradávele benéfica para você. Por outro lado, você deve dar mais

atenção aos familiares, e a pessoa amada.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: Momento propício paratratar de assuntos importantes com autoridades. Evite,porém assinar documentos que possam comprometê-lo ou

atritos com pessoas que dizem ser amigas.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Será improdutivo preocupar-se com o que os outros possam fazer ou dizer a seu respeito.Ninguém é perfeito. Mais vale uma orientação do que uma

crítica amarga. Problemas familiares.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Você sentirá forte necessidade deser apreciado por todos com quem entrar em contato, assimcomo uma grande sensibilidade à menor alteração ambiental.

Excelente intuição e êxito nos assuntos religiosos e profissionais estãoprevistos para você. Favorável às viagens e no trato com pessoas de altonível social.

“Todos os dias, sob todosos pontos de vista,

vou cadavez melhor”

HORÓSCOPO Previsões do Instituto Omar Cardoso

ÁRIES -21/03 a 20/04: Dia que poderá lhe trazerdesentendimentos no ambiente de trabalho e até atritos ediscussões, mesmo com pessoas desconhecidas. Para o

amor, viagens e negócios, dia bom. Pratique esportes.

TOURO - 21/04 a 20/05: Seja mais confiante em si mesmoe mais positivo que conseguirá melhores resultados. Todavia,a fase não lhe será das mais propícias, principalmente no

que se refere ao dinheiro. Quanto ao amor, excelente.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Momento benéfico para a suavida em conjunto com outras pessoas, o trabalho e aprofissão. Evite a precipitação e os gastos supérfluos.Procure se do momento para promover a sua elevação em

todos os sentidos.

CÂNCER - 21/06 a 21/07: Fase em que poderá fazer oupedir empréstimos e assinar documentos, ações ou mesmopedir aumento de vencimentos, que será muito bem

sucedido. A saúde estará boa e boa chance de êxito amoroso e social.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Muita coisa melhoraráconsideravelmente no que diz respeito às finanças,especialmente. Contudo, não deverá descuidar-se da saúde,evitando a precipitação nos negócios. Fluxo neutro para o

romance e o amor.VIRGEM - 22/08 a 21/09: Procure união com aquelaspessoas que poderão tornar este período mais alegre. Sejaprudente com assuntos de dinheiro, principalmente antesdo meio período. A influência astral, para aventuras e

especulações deve ser razoável.

GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOS PÁG. 06

O Conselho Municipal deMeio Ambiente – Comdema,criado pela Lei Municipal 10.841/2001, com função deliberativa,tem como principais atribuiçõesa participação organizada dasociedade civil na questão daPolítica Ambiental , visando apreservação, conservação,defesa e recuperação do meioambiente natural e construído emnosso município.

Entretanto, se faz necessárioque a visão do Comdema seestenda por toda a RegiãoMetropolitana de Campinas,dada a conurbação hoje existente,levando-se em consideração,inclusive, que recentes pesquisasda OMS (Organização Mundialde Saúde) dão conta de que o arem nossa região é pior que o daCapital do nosso Estado. Por essarazão, já se levanta dentre nossospares a intenção de se trabalharpensando na região.

Mas cabe aqui uma reflexão,pois o(a) nobre leitor(a) já ouviudizer que o ser humano para secompletar precisa ter um filho,editar um livro e plantar umaárvore. Quanto ao filho e ao livroé fácil se imaginar que a maioriade nossos leitores, ou pelomenos grande parte cumpriu seupapel, mas em relação à arvore:quantas plantamos ??? ouquantas destruímos ???

As últimas intempéries, nomundo todo, têm nos mostrado oquanto somos frágeis e o quantodestruímos nossa natureza.

OCOMDEMAe Campinas

Antonio CarlosChiminazzo é SecretárioExecutivo do Comdema

De outubro de 2011 até outubrode 2012, a Associação Internacionalde Estudo da Dor (InternationalAssociation for the Study of Pain)traz como foco a Dor de Cabeça. Acampanha mundial da instituição visaaumentar a consciência internacionalsobre dor de cabeça, uma das doençasque mais gera falta ao trabalho, e aenxaqueca, um dos tipos de dor decabeça, está entre as 20 doenças maisincapacitantes do mundo. Cerca de5% da população tem dor de cabeçacrônica, identificada por ocorrer maisde 15 dias por mês, por mais de 3meses sucessivos.

Acupuntura no tratamento

Um dos tratamentos que se revelabastante eficiente no tratamento destetipo de dor é a acupuntura. Estudosda especialista em dor de cabeça, amédica acupunturista Jerusa AlecrimAndrade, publicados fora do Brasil,apontam que a técnica é a mais novaaliada no tratamento preventivo dasdores de cabeça, e pode substituirmedicamentos ou mesmo diminuir ouso deles. E ainda: os efeitos daacupuntura permanecem por pelomenos 11 meses após a interrupçãodo tratamento e, no caso daenxaqueca, é um dos mais fortesaliados na prevenção das crises.A médica, que atua em Campinas,defendeu o doutorado: “Avaliação daeficácia da acupuntura na prevençãodas crises de enxaqueca”, noDepartamento de Medicina Internada Faculdade de Medicina daUniversidade Autônoma deBarcelona, no final de julho de 2011.As pesquisas da doutora Jerusa

Dor de Cabeça é tema de campanha mundial daAssociação Internacional de Estudo da Dor

Alecrim Andrade, realizadas emCampinas com 135 pacientes entre2001 a 2005, revelaram que aacupuntura reduziu em 50% onúmero de crises.

Atualmente, a Dra. JerusaAlecrim Andrade comanda a ClínicaAlecrim, em Campinas, onde realizatratamento da dor com uso daacupuntura e outrosrecursos.Informações: ClínicaAlecrim - Rua Rafael Sampaio, 428,Jardim Guanabara, telefones: (19)3388-3165 / (19) 9602-2631.

Danças circulares ganhamespaço em academia de Campinas

A Academia Hammer Sports deCampinas abre espaço todas àsterças-feiras, às 19h, para as DançasCirculares, uma reunião de danças dediversos povos que tem objetivosterapêuticos (mentais e físicos) e sãoexecutadas como atividade físicaaeróbica, de relaxamento, diversão eintegração de grupos. Com duraçãode uma hora, as aulas são orientadaspor Petrus Schoenmaker (Piet),coordenador do Instituto Dança Viva,de Holambra, especialista em danças

folclóricas e focalizador de DançasCirculares com formação no Cursode Ausbidungsinstitut, de FriedelKloke-eibl, da Alemanha. Não épreciso ter qualquer experiência emdança. Podem participar pessoas detodas as idades. Outras informaçõespelo telefone (19) 3252-3557. AAcademia Hammer Sports (UnidadeFlamboyant) fica na Avenida JoséBonifácio, 785, próxima ao ShoppingIguatemi Campinas.

Público feminino aprovou a nova opção

Dra. Jerusa Alecrim Andrade

Divulgação

Page 7: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139VARIEDADES PÁG. 07GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOSSOCIAL PÁG .07NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139

Neusa Leoncini

“O amor é uma arte quenunca se aprende e sempre sesabe”

Benito Galdós

12ª Expo SCALA

Mais de 45 empresas jáconfirmaram presença na 12ªedição da Expo SCALA - Feirade negócios do comércio exteriore de logística, que acontece em08 e 09 de novembro, das 13h às21h, no Centro de Convençõesdo Royal Palm Plaza, emCampinas. A entrada é gratuitapara profissionais do setor,mediante credenciamento onlineno site do evento:

www.exposcala.com.br.O Clico de Palestras do

SCALA, organizado e idealizadopela NanquimGR1000Comunicação & Eventos, já temconfirmação de nomes degrandes palestrantes paradebater assuntos relacionadosao mercado, além de temasdiretamente ligados aodesenvolvimento da RMC.

Informações: (19) 3743-6609/ 7811-1458.

Yara Gomes, Margareth Salzane, Heloisa Martins e Cleuza Azevedo: as amigaspassaram para dar o abraço em Heloisa, por mais uma Primavera

Foto :Clovis CordeiroCasamento de princesa

Como estava linda a noivaMaria Teresa portandobelíssimo vestido em renda todarebordada ao se casar comFrançois, unindo as famíliasTonico e Nina Baracat (elaelegantíssima em alta costuraverde com brilhos, impecável)e George e Antonina Antoine.

Candelabros ostentandocristais engalanados de floresrealçavam os vetustos salõesda Hípica que reuniu quase 600convidados vips.

O cardápio de ClaudiaPorteiro foi algo maravilhoso.Antecedido por canapés finoshavia Ilha de Petit Menu e aojantar pontificaram Camarõessobre leito de tomate confit,Medalhão de filé mignon aomolho trifolatti shitake,champignon e funghi, Raviolede alcachofra na manteiga desálvia, só para citar alguns dospratos. E também houve Ilha deSobremesa, sorvetes com caldae mesa de doces preciosos.Tudo regado ao espumanteMaria de Codorniu Brut, whiskyBlack Label, vodka Absolut.

Os noivos Maria Teresa Baracat e François Antoine

Foto: Aladino Nannini Junior

Foto: Aladino Nannini Junior C O N C E N T R A D A SAniversário do Clube dos Centauros A Sociedade Hípica de Campinas recebeu 2,7 mil associados e seus

convidados para a mega festa comemorando os 63 anos de fundação do clube,com supershow de Lulu Santos, realizado em uma área de 4,5 mil metrosquadrados, construída especialmente para o acontecimento. A cobertura dematerial translúcido (cristal) e piso em carpete, na região da piscina, recebeu40 lustres de cristal, que emprestaram ainda mais glamour ao espaço.

Foram algumas das surpresas que aguardaram os associados e convidadosno evento com buffet de Cláudia Porteiro. A noite marcou época no registrodos acontecimentos sociais notáveis de Campinas.

Ossobuco EspecialO Chef Antonello encerra a programação 2011 do Hípica Gourmet, da

Sociedade Hípica de Campinas. Dias 16 e 17 de novembro, ele pilota a 59ªaula-jantar do Espaço do Hípica Gourmet, a partir das 20 horas. No cardápio,Ossobuco ao Molho de Cerveja Preta com Polenta Branca, Cogumelos e Granapadano. Inscrições para sócios e seus convidados estão abertas.

Show de Marília MoraisA famosa estilista que veste as chiques de Campinas vai mostrar na

passarela do Espaço Gourmand e Cheesecakery, no Jardim Flamboyant, AvenidaJosé Bonifácio, 708, o “must” da Moda e Acessórios da nova estação. O Cháe Poket Fashion Show acontece no dia 25 de novembro, às 15 horas, embenefício da Associação e Oficina de Caridade Sta. Rita de Cássia. Como oespaço é para 50 pessoas, a reserva de convites será disputada. Além decooperar as elegantes, as convidadas terão uma bela tarde.

JCD promove evento de acompanhamentodas obras do DUE

A JCD Empreendimentos promoveu o primeiro evento deacompanhamento das obras do DUE, complexo de edifícios residenciaise comerciais ao lado da Pedreira do Chapadão, na Avenida MarechalRondon, 700 e que está mudando o perfil da região. Participaramdiretores da empresa, parceiros, proprietários e clientes interessadosem adquirir um imóvel. Os moradores do Jardim Chapadão, Joaquim V.Nascimento e Maria do Rosário Nascimento (foto abaixo), já compraramum apartamento para a filha Fernanda Elise, que é analista financeira.Osinvestidores relatam que compraram o imóvel também pela localização,uma vez que são moradores do Jardim Chapadão, e por ser um projetode luxo, compatível com o bairro.

Rodrigo Silva Gonçalves e Raquel Silva Gonçalves, proprietários e odiretor Adilson Guilherme - O casal decidiu fazer um investimentoduplo comprando um apartamento e uma sala comercial. O que maischamou a atenção e despertou interesse foi o projeto diferenciado ea localização.

Foto :Clovis Cordeiro

Ricardo Mello visitou a Astor Vidraçaria, no Castelo, para presentear ocomerciante Dorival de Jesus Pinto com uma raquete.

O tenista, que atualmente ocupa a 84ª posição no ranking mundial, jáconquistou diversos títulos na carreira, entre eles a conquista do ATP deDelray Beach, em 2004, nos Estados Unidos. Em 2005, alcançou o melhorranking da carreira profissional como número 1 do Brasil e chegou ao 50º domundo.

Foi integrante da equipe brasileira titular da Copa Davis, em confrontosnos anos de 2005, 2006 e 2007 e 2010.

Também ganhou 15 Challengers, sendo considerado o maior vencedorem torneios disputados pelo Brasil.

O presente da raquete foi para incentivar o amigo Dorival a iniciar noesporte.

Barbacoa Campinas

Começou em novembro e vaiaté 04 de dezembro a 7a edição daesperada temporada do “MenuEspecial Cordeiro 2011” nas casasà la carte do grupo Barbacoa.

A carne de cordeiro é uma dasmais nobres e saborosas; seuaroma e suculência sãoinconfundíveis e é sempreassociada a momentos festivos eespeciais.

No Barbacoa, as carnes queintegram o “Menu EspecialCordeiro” passam por umarigorosa seleção antes dechegarem às mesas dos clientese sua degustação proporcionauma experiência única quesurpreenderá os paladares maisexigentes, tirando-os da rotina.

Realizado anualmente peloBarbacoa - referência emchurrascarias de alto padrão queprima pela qualidade na seleçãodos melhores cortes de carnes –o “Menu Especial Cordeiro”tornou-se um imperdível ediferenciado eventogastronômico.

Parque D. Pedro Shopping -Campinas (À LA CARTE)fone: (19) 3209-1641.

Os ganhadores do PrêmioExcelência Empresarial 2011 Ciesp-Campinas foram apresentados naNoite da Indústria, durante coquetele jantar dançante na Via Appia, emCampinas.

A Diretoria Regional do Centrodas Indústrias do Estado de SãoPaulo (Ciesp) premiou nascategorias Melhor Empresa - micro/pequena e média-grande, MelhorProjeto de Sustentabilidade Social ou

Ambiental, MelhorFornecedor Direto daIndústria e MelhorIndustrial ou ExecutivoAssociado (PrêmioWladimir TadeuMantovani).

O diretor do Ciesp-Campinas, José NunesFilho, nessa Noite daIndústria, tambémhomenageou inmemorian, o industrial eex-diretor da entidade,Carlos Serpa e o ex-diretor do Sesi-Campinas, FranciscoMarcondes.

Realizado a cadadois anos, o PrêmioExcelência Empresarialtem como um dos seusobjetivos incentivar amelhoria constante dos

níveis de qualidade dos produtos eserviços oferecidos pelas empresas.Incentivar o empresário da indústria,através do reconhecimento dos seusesforços, destacar a indústria nocenário regional e conscientizar epremiar as organizações e as pessoaspelas ações voltadas para aresponsabilidade social tambémfazem parte das metas dessapremiação.

Prêmio Excelência Empresarial 2011

Foto: Clovis Cordeiro

Fot

o: C

lovi

s C

orde

iro

Divulgação

Page 8: Jornal de Novembro

NOVEMBRO 2011 - ANO XII Nº 139 PÁG. 08VARIEDADES

Li PerucciPersonal [email protected]

Outro dia fui correr na Lagoa doTaquaral com meu five fingers (fotoacima), que é como se estivessecorrendo descalço, e muita gente ficoucuriosa olhando, até mesmo rindo oufalando mal, a mesma coisa aconteceuquando escrevi no facebook que tinhaido correr com ele.

Como nunca me importei comessas pessoas que “acham que sabemtudo”, continuo usando e vou escreveraqui as vantagens de usá-lo.

A ideia de ser um exercício auto-limitante é simplesmente de que sevocê correr descalço mais do que oseu corpo aguenta, ele vai te indicarisso por dores no calcanhar ou no

Renato CoppolaPersonal Trainer ClubPersonal

Exercícios auto-limitantes

tornozelo, e essa reação faz com quevocê ou pare de correr, ou se adaptecom um padrão adequado demovimento que não permita que tenhauma incidência exagerada de forças noseu corpo, exigindo uma consciênciae percepção do movimento,alinhamento, balanço, controle e umcomprometimento do executante.

O que aconteceao usarmos um tênispara corrida é quecolocamos umsistema de amorte-cimento na sola dospés, que nos permiteexigir mais do nossocorpo do quee s t a r í a m o spreparados, epassamos a distribuiressa sobrecarga paraoutras regiões docorpo, como joelho eregião lombar dacoluna. O que passaa acontecer é que ocorpo perde o“feedback” que nosdiz que aquelevolume ou intensi-

dade da corrida estão sendo exageradospara aquele momento ou pessoa, eacabamos com lesões crônicas. Emcorredores isso fica evidenciado pelonúmero de corredores usando suportede joelhos.

Saber que o verão pede coresquentes todas já sabemos e, nestatemporada, as misturas de coreschegam com força total.

Nas passarelas elas fizeram acabeça de muitos, mas atenção, poisa tendência color block é muitomarcante, então o que vale é saberusar com moderação em algunsambientes como o de trabalho, porexemplo.

A tradução correta para colorblock é a mistura de cores em blocose, de preferência, cores quentes nomesmo look. A ideia é que todas asatenções se voltem à você, o que podeser comprometedor em alguns casos.Para ambientes corporativos deve-seter muito cuidado, já que a misturade cores passa uma referência maisdescontraída.

A dica é: explore a mistura decores nos acessórios.

Segue uma listinha de opções quese casam na versão color block:

Combine:Rosa com verde. / Verde com

roxo. / Roxo com laranja. / Laranjacom Pink. / Pink com verde.

Amarelo com azul. / Azul comvermelho. / Vermelho com verde.

M O D A Misture as cores!

O conteúdo desta edição, outrosartigos e matérias estão em

www.jornaldecampinas.com.br

Com o objetivo de apoiar, estimular, desenvolver e difundir a orquidofiliae a orquidicultura, a Associação Campineira de Orquidófilos – (ACO) realiza,de 18 a 20 de novembro, a Exposição Nacional de Orquídeas, aberta aopúblico em geral, dias 19 e 20, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro deCampinas, na rua Camargo Paes, 118, Jardim Guanabara.

Participam da exposição aproximadamente 25 associações de cidades daregião e de outros estados. A entrada é gratuita e estima-se um público devinte mil visitantes nos três dias do evento.

Atualmente com mais de 100 associados, a ACO ainda promove cursos,palestras, excursões, além de publicar um boletim mensal.

Nipo Campinas recebe ExposiçãoNacional de Orquídeas

Divulgação

Divulgação