Jornal do Castelo

8
AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148 Pág. 04 05 DE AGOSTO - 2012 - ANO XIII - Nº 148 NUTRIÇÃO Pág. 02 Pág. 08 31 de agosto: Dia do Nutricionista, momento de reflexão PRÓXIMA EDIÇÃO 6 DE SETEMBRO 3241-7727 LIGUE (19) Grupo TAPA se apresenta no Teatro Liceu com o espetáculo Alguns Blues do Tennessee Foto: Marcelo Pacífico Mudanças na telefonia móvel Bosque dos Italianos terá nova biblioteca Nova biblioteca e playground: atrações do Bosque dos Italianos 31ª Expoflora começa no dia 30 de agosto Isabella Lemos, Conrado Sardinha e Rita Giovanna Clube Bonfim cede espaço para ensaios da Orquestra Sinfônica de Campinas Os sete candidatos a prefeito participam do primeiro debate promovido pela Band Campinas Candidatos dão a largada para a campanha eleitoral Casa de Portugal retoma tradição do Rancho Folclórico Pág. 08 Pág. 02 DIREITO DO CONSUMIDOR Clóvis Cordeiro Clóvis Cordeiro Clóvis Cordeiro COMPORTAMENTO Eu sei, você não entendeu! Pág. 02 JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 1 4/8/2012 13:05:54

description

Versão digital da edição de agosto do Jornal do Castelo

Transcript of Jornal do Castelo

Page 1: Jornal do Castelo

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148

Pág. 04

05 DE AGOSTO - 2012 - ANO XIII - Nº 148

NUTRIÇÃO

Pág. 02

Pág. 08

31 de agosto: Diado Nutricionista,

momento de reflexão

Próximaedição

6 de SeTemBro 3241-7727Ligue (19)

Grupo TAPA se apresenta no Teatro Liceu com o espetáculo

Alguns Blues do TennesseeFoto: Marcelo Pacífico

Mudanças na telefonia móvel

Bosque dos Italianos terá nova biblioteca

Nova biblioteca e playground: atrações do Bosque dos Italianos

31ª Expoflora começa no dia30 de

agosto Isabella Lemos, Conrado Sardinha e Rita Giovanna

Clube Bonfim cede espaço para ensaios da Orquestra Sinfônica de Campinas

Os sete candidatos a prefeito participam do primeiro debate promovido pela Band Campinas

Candidatos dão a largada para a campanha eleitoral

Casa de Portugal retoma

tradição do Rancho Folclórico

Pág. 08Pág. 02

DIREITO DO CONSUMIDOR

Clóvis Cordeiro

Clóvis CordeiroClóvis Cordeiro

COMPORTAMENTOEu sei, você não entendeu!

Pág. 02

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 1 4/8/2012 13:05:54

Page 2: Jornal do Castelo

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148

Eu sei, você

Jesus também não entendia porque muitas pessoas estavam tão doentes, desanimadas e es-quecidas em sua sociedade, Ele fez tudo o que estava ao seu al-cance. Percorreu cidades e alde-ias, enfrentou os desaforos dos escribas e fariseus, denunciou muita violência, injustiças e opressões. Não era possível que tudo continuasse “como estava” apesar de sua palavra e seus milagres.

Mas acontece que Deus cri-ou o Ser Humano livre, e não, simplesmente, robôs para serem teleguiados. E criar seres livres era o risco que corria de não poder mudar tudo como seria de seu gosto e sua vontade. É assim a vida. Não é como a gente quer, mas como ela é. Você sabe mui-to bem que, às vezes, um pai, ou mãe, cansam de falar ao filho para não abusar da velocidade, ter cuidado com sua moto, res-peitar os sinais de trânsito. Você vê e não pode fazer nada. Ele sai de casa e faz o que bem entende. Você pode controlar tudo??? Não pode! Não tem poder!

Veja como funcionam as coisas quando a gente se coloca no lugar de Deus. Então, pro-cure dar o primeiro passo que é aceitar o que está acontecendo e fazer a sua parte. Nada de se acomodar, de se revoltar, de de-sistir da luta. O mundo tem jeito. Sua vida tem jeito. Jesus ficou apenas três anos e pouco num pequeno país e procurou fazer a sua parte. Mas, o que mais Ele fez? Formou uma Equipe de Doze Apóstolos e 72 Discípulos para continuar a Missão que Ele apenas começou. E Você é um deles, sabia?! O que Você está fazendo para modificar o que é possível mudar? Qual o seu comprometimento com a Socie-dade, a Igreja e outros Organis-mos que lutam por um Mundo Melhor, mais justo, solidário e fraterno? Se é cristão, qual seu comprometimento com o Evan-gelho? Martin Luther King di­zia: “O que me assusta é o silên-cio dos bons!”

Os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores já estão saindo nas ruas para

Eu sei, você não entendeu!fazer sua propaganda política, suas articulações e concha-vos para conseguir um cargo. Não jogue fora e não venda o seu voto. Chega de falcatruas, mentiras, promessas vazias. Não acredite nos rótulos que cada um se pôs em si mesmo. Não fique escandalizado, mas, eu digo, nem mesmo aqueles que se dizem católicos, pas-tores ou têm qualquer outro título estão imunes de uma análise à luz do evangelho.

Quem se parece com o Bom Pastor, esse merece fé. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ove-lhas, não é um mercenário que foge diante do perigo, se vende, vai contra sua consciência e seus princípios com medo de perder o cargo. O Bom Pastor conhece suas ovelhas e suas ovelhas o conhecem. Larga as 99 ovelhas no redil para ir atrás daquela que se perdeu, que foi excluída, es-quecida, abandonada.

O mundo tem jeito, sim! A sociedade pode ser muda-da, sim! Depende de Você, de mim, da convicção e união de todos nós! Por isso, não basta escolher e votar, é preciso acompanhar o candidato de-pois de eleito e cobrar sua coe-rência e suas ações.

Cônego Luiz Carlos F. Maga lhães é jornalista,

psicopedagogo e pároco da igreja Cristo Rei

[email protected]

Neste último mês de julho, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) suspendeu a venda de chips de grandes opera-doras de telefonia celular. Proi-biu-se, assim, a comercialização de serviços de voz e de dados a novos clientes. A justificativa foi a péssima qualidade e o elevado grau de falhas no serviço prestado pelas companhias de telefone celular.

Como grande parte dos usuários de celular bem sabe, a qualidade do serviço é realmente baixa. Péssimo atendimento dos call centers, dificuldades para cancelar a linha, serviço contrata­do não correspondendo àquele contratado e inúmeros outros.

Por mais que possa parecer inútil, o consumidor deve sempre registrar no Procon e na Anatel a sua queixa, que somada a de milha res usuários, acarreta situa-ções como esta de suspensão das vendas por ineficiência dos serviços prestados. Deste modo, é importante que o consumidor conheça seus direitos, dentre eles:

Suspensão do serviço: o usuário pode requerer, gratuita-mente, a suspensão da prestação do serviço por 30 a 120 dias, a cada 12 meses. A suspensão deve ser providenciada em até 24 horas. A prestadora, por sua vez, pode suspender totalmente o ser-viço por inadimplência, desde que se aguarde ao menos 45 dias de prazo a partir do não-pagamento. Após rescisão do contrato, a em-presa poderá incluir o nome do usuário no SPC (Sistema de Pro-teção ao Crédito), devendo noti-ficá­lo com prazo mínimo de 15 dias de antecedência.

Devolução do valor pago in-devidamente: se o cliente pagar indevidamente valor a mais em sua conta, a operadora de telefone é obrigada a devolver o dobro, com juros e correção monetária.

Conta detalhada: o con-sumidor o tem o direito de rece-ber, independentemente do plano, gratui tamente, relatório detal-hado dos serviços dele cobra dos, incluin do, entre outras infor-mações, a data e o horário do início da chamada, a duração e o valor da chamada, explicitando

Telefonia móvel: conheça seus direitosos casos de variação horária. O usuário pode exigir da prestadora relatório deta lhado relativo aos 90 dias imediatamente anteriores a seu pedido.

Plano de fidelidade: o con-sumidor pode, além de firmar contrato de prestação de serviços (que não há prazo nem multa), assinar contrato de benefícios (como serviços com preços mais baixos, aparelhos com descon-tos...), estando sujeito à multa em caso de rompimento do acordo antes do prazo fixado contratual­mente. Tal prazo, no entanto, não pode ultrapassar 12 meses. A multa pelo descumprimento será proporcional (quanto mais perto do prazo final do contrato, menor o valor a ser pago).

Rescisão do contrato: deve ser atendida pela operadora no máximo em 24 horas, a contar do protocolo do pedido. Mesmo se estiver inadimplente, o consumi-dor tem direito de encerrar o con-trato quando bem entender.

Aparelhos bloqueados: a ope-radora pode vendê-los sempre que forem oferecidos benefícios como preços mais baixos para compra. No entanto, a validade do bloqueio não pode ultrapassar 12 meses. Depois deste prazo, o desbloqueio deve ser feito gratuitamente.

Propagandas por SMS: o consumidor tem o direito de não receber mensagens publicitárias da operadora em seu celular. A prestadora só pode enviá-las quando o cliente houver consen-tido previamente em receber esse tipo de comunicação.

PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldecampinas.com.br

Departamento Comercial: Fone: (19) 3241­[email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684Tiragem: 7.000

Campanha pelo balão do Castelo

DOCES LEMBRANÇAS

Vera LonguiniJornalista e escritora

[email protected]

Bruno Paes Leme CordeiroAdvogado e procurador do

município de São Paulo

DIREITO DO CONSUMIDOR

Moradores e comerciantes da região devem iniciar uma cam-panha para resgatar a praça 23 de Outubro, conhecida como “balão do castelo”. A proposta dos mora-dores, de acordo com o jornalista Clovis Cordeiro, é que o formato volte a ser circular, aumentando, assim, uma faixa de rolamento para os veículos hoje espremidos nos engar rafamentos frequentes em praticamente todas as horas do dia.

A alteração da forma geomé-trica da praça, na época, foi ne-cessária para evitar os “rachas” que ali aconteciam. Na minha adolescência, a gíria utilizada era “curvar no Castelo”, em referên-cia à caixa d´água, ou “curvar na Torre”, considerando que em uma das esquinas, onde está instalada hoje uma hamburgueria, funcio-nava a Torre de Pizza, uma lan-chonete e pizzaria muito famosa na época.

Mudar a forma geométrica da praça para evitar acidentes pode até ser uma medida aceitável. Mas derrubar todas as árvores que lá havia foi um crime. Até hoje não me conformo com a “amputação” feita na praça que, convenhamos, ficou horrível.

Na minha infância, lembro­me dos bancos sob as enormes árvores nos quais nos sentávamos para tomar sorvete ou para esperar um taxi que tinha ponto bem ali no balão. Recordo-me também do bar do pai do Ricardo, dono do Papai Salim, que ficava dentro do Cas-telo. No balcão, ao lado da escada, o baleiro de vidro redondo repleto de balas Juquinha e de gominhas era de dar água na boca.

Subir até o topo era uma aven-tura que começava na escada estrei ta e escura. Cochichávamos para não chamar a atenção dos imaginários guardiões do Castelo, pois estávamos em uma impor-tante missão: resgatar os prisio-neiros de um maldoso rei, isola-dos no alto da torre. O ambiente começava a clarear quando está-vamos próximos ao topo da esca-da. Como num passe de mágica, nos deparávamos com um lindo céu estrelado, pintado no teto abo-badado.

Do nada, mudávamos a

brincadeira e com a cabeça para trás, olhos arregalados e boca aber-ta, tentávamos contar as estrelinhas douradas e identificar onde es-tavam as “Três Marias”, o “Cru-zeiro do Sul” e o “rabo do escor-pião”. Depois, na pontinha dos pés, nos apoiávamos perigosamente no beiral para vislumbrar Campinas, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Era sempre a mesma brincadeira e sempre era divertido.

Na adolescência, conforme já contei várias vezes aqui, ficávamos sentados nas muretas late rais da Torre de Pizza esperando o “ra-cha”. A exibição não era apenas dos Fuscas, Mavericks, Kombis e Opalas em alta velocidade, cantan-do pneus e colocando e risco todos os que estavam por ali. Tinham os exibicionistas. Alguns colocavam o bumbum pelado na janela do passageiro enquanto o motorista, bem devagar, circulava pelo balão e buzinava para chamar a atenção da moçada que entupia as calçadas em volta.

Outros, mais afoitos, tiravam toda a roupa e realizavam a “volta olímpica” em torno do Castelo. Es-ses adolescentes não tinham com-putadores, internet, facebook e, talvez, consideramos hoje muito compreensível a maneira que eles tinham para tentar aparecer, não é mesmo?

Espero que a campanha surta um bom efeito, que o balão do Cas-telo volte a ser “redondo” e que, como já existe tecnologia para o replantio de árvores adultas, que o verde volte a circundar e a enfeitar a praça.

Famílias tradicionais adoravam passear e tomar sorvete no arborizado e tranquilo balão do Castelo

A Orquestra Sinfônica Mu-nicipal de Campinas e a diretoria do Bonfim Recreativo e Social devem decidir nos próximos dias a data para a apresentação de um concerto especial em homena-gem pelos 90 anos do clube . A

Sinfônica de Campinas fará concerto pelos 90 anos do Clube Bonfim

sinfônica, que já ensaia no salão social do Bonfim, no Jardim Cha-padão, desde o início de julho, deverá continuar no clube até a reinauguração do Teatro Castro Mendes, prevista para o final de novembro deste ano. Um Termo

de Cooperação, assinado entre o Bonfim, representado pelo seu presidente, José Arlindo Bono da Silva, e a Prefeitura Municipal de Campinas, através do secretário de Cultura, Gabriel Vagner Tenan de Oliveira, garante o uso do local

até 31 de dezembro de 2012, caso o teatro não fique pronto.

Os ensaios continuam de segunda a sexta­feira, das 9h às 12h30 e, embora não sejam aber tos ao público, receberão estudantes das redes municipal e particular dentro de um projeto didático em dias previamente agendados.

Ainda sem data definida, está prevista uma apresentação aos as-sociados num concerto que mar-cará os 90 anos do Clube Bon-fim. “Faremos um concerto de agradecimento pela gentileza do clube”, conta o diretor adminis-trativo da OSMC, Antonio Stopi-glia (Tite).

Jair Geremias, presidente do Clube Bonfim, José Arlindo Bono da Silva, Tite, diretor da Sinfônica e o secretário municipal de Cultura, Gabriel Vagner Tenan de Oliveira

Álbum de família

Cló

vis

Cor

deiro

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 2 4/8/2012 13:06:00

Page 3: Jornal do Castelo

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148

ELEIÇÕES 2012Como votar e porque

ESPECIAL

*Pedro J. Bondaczuk

As eleições, sejam em que nível forem, se constituem no clímax, na consagração, no mo-mento máximo da democracia. É quando nossa opinião conta, e muito, pois nosso voto, embora não pareça a muitos, pode fazer a diferença entre uma adminis- tração correta, honesta e progres-sista ou uma deficiente, desas-trosa e corrupta, entregue a mãos oportunistas, que tendam a lesar o patrimônio público e a frustrar expectativas e esperanças.

Todas eleições são impor-tantes. Todavia, as municipais são, no aspecto prático, ainda mais relevantes, por uma série de razões, do que as gerais, ou seja, do que as estaduais e federais. É nelas que escolhemos – no caso dos prefeitos – quem irá, com suas decisões, valorizar ou onerar nosso patrimônio. Afinal, é no município que nós vivemos. E, no que se refere aos vereadores, a pessoa pela qual optarmos será nossa representante e proporá (e votará) em nosso nome as leis que reivindicarmos para o bom andamento da coisa pública e, em última instância, dos nossos legí-timos interesses.

Antes de optarmos por um candidato, é necessário que tenha mos em mente que o voto é uma espécie de procuração que passamos a alguém para que aja em nosso nome. Se a conferirmos à pessoa errada, seremos, pois, cúmplices (mesmo que involun-tariamente) de seus des- lizes e de sua incompetência. Daí o pro-cesso de escolha requerer critério e enorme cautela..

Se o eleito atuar com com-petência e probidade, seremos nós os beneficiados diretos. Por isso a necessidade de nos informarmos, o máximo que pudermos, sobre a vi-da pregressa dos candidatos, sobre sua experiência, lisura e vontade de dar o melhor de si para admin-istrar com eficiência a cidade (no caso do prefeito) ou legislar com sabedoria, e fiscalizar o Execu tivo com rigor (no do vereador).

Um dos critérios de escolha do nosso representante ao Le­ gislativo munici-pal (mas não o único) é que ele resida, de prefe- rência, em nosso bairro. Por que? Porque, se eleito, certamente ele batalhará com mais vigor pelos nossos in-teresses, que também são os seus. Além disso, será mais acessível ao contato direto com mo-radores do que alguém de fora. Estará, assim, apto a cobrar, do Poder Executivo, melhorias para nosso bairro, nossas ruas e arredores de

nossas casas. E, pelo menos teori-camente, será mais fácil conhecer-mos sua vida pregressa, seu cur-rículo, suas idéias e rea lizações. Isso não quer dizer que o candi-dato que resida em outros bairros deva ser limi- narmente descarta-do, apenas por essa razão. Caso nos convençamos da sua aptidão, da lisura de sua conduta, pública e privada, e se suas propostas forem as mesmas que apresenta-rí a mos caso fôssemos vereadores, ele estará bem escolhido.

O que não podemos é nos omitir. É barganhar o voto em tro-ca de qualquer vantagem pessoal, que poderá, na sequência, se reve-lar não só desvantajosa, como, acima de tudo, danosa. É esco-lher com base na opinião alheia, sem que tenhamos convicção da escolha. É votar no candidato so-mente porque ele integra determi-nado partido da nossa preferência ou dar­lhe essa procuração, que é o voto, só por questão de simpatia pessoal. Esses são “pecados mor-tais” numa votação;

Eleição municipal (como todas as outras) é coisa muito séria. Pode significar a diferença entre uma cidade bem gerida, res-peitada, progressista e próspera ou deficiente, proble mática, es-buracada, carente de educação, saúde e segurança e que frequente assiduamente as manchetes dos noticiários nacionais por es-cândalos decorrentes de suces-sivos casos de corrupção.

Como você quer que seja seu município? Deseja que seja o me-lhor lugar do mundo para morar, trabalhar, estudar e viver? Pois tenha critério ao votar. Vote certo, vote bem. Vote com consciên-cia, personalidade e inteligência. Aposte em candidatos que você conheça, com os quais conviva, se identifique e que sejam compro-metidos com o desenvolvimento e com a solução dos problemas que nos afligem. Faça, se lhe convier (e creio que convém), com que seu bairro esteja representado da me-lhor maneira possível na Câmara Municipal de Campinas. E bom voto para você!!!

Pedro J. Bondaczuk é jornalista e escritor

A nova biblioteca do Bosque dos Italianos, no Jardim Cha-padão, que já está em fase final de construção deverá ser inaugu-rada ainda neste mês. O prédio já está com todas as obras concluí-das aguardando apenas os equi-pamentos que são de responsabi-lidade da Secretaria de Cultura.

SegurançaOs bosques dos Italianos

(Jardim Chapadão) e dos Alemães (Jardim Guanabara), importantes áreas de lazer e que preservam uma vegetação nativa, são valo-rizados pelos moradores. A área interna dois dois locais está bem conservada e limpa, porém a falta de iluminação tem gerado insegurança entre os frequenta-dores e comerciantes próximos. Moradores relatam que à noite os dois bosques viram um deserto, já que ficam uma escuridão to-tal, que somada à falta de um policiamento frequente dei-xa a região vulnerável aos usuários de drogas e assaltantes.

O chefe responsável pelos bosques dos Alemães e do Italia-nos, Ronald da Silva Paiola, ex-plica que o pedido para reposição

Bosque dos Italianos terá nova biblioteca

Área de lazer pode ser usada para festas de aniversário da iluminação já está na lista de prioridades. Paiola ressalta que as árvores próximas às luminárias também serão desbastadas pa-ra melhorar a iluminação. Se-gundo ele, a segurança nas duas áreas é feita das 8 às 18 horas.

A reclamação da falta de cui-dado nesse sentido já foi encami-nhada à Prefeitura que informou, por meio da assessoria de im-prensa, que tomará providências o mais breve possível.A popula-ção pode acompanhar e registrar sua reclamações através do 156.

O Bosque dos Italianos oferece aos usuários a possiblidade de rea-lizar festas no local,(aniversário, batizado, reunião de família), para aproximadamente 100 pes-soas, utilizando inclusive a área coberta e sanitários. Para isso, basta o interessado fazer contato com a admi nistração e verificar a disponibilidade da data. Não há cobrança de taxa, ficando a pes-soa que utiliza a área convidada a fazer uma pequena doação volun-tária, em produtos de limpeza. O telefone para contato é 3741-0233.

Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

Candidatos a prefeito e o mediador José Arnaldo, pouco antes do primeiro debate promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação

Em 2012 teremos eleições para prefeitos e vereadores. No dia 07 de outubro acontece a votação no pri-meiro turno e, se houver segundo turno (apenas para prefeito), a data marcada é 28 de outubro.

Campinas com 1.088.611 ha bi­tantes tem 785.274 eleitores aptos a votar.

No município, a Justiça Eleito-ral recebeu 717 inscrições de candi-datos a vereador que buscarão vo-tos para ocupar uma das 33 vagas disponibilizadas no Legislativo.

Para prefeito a cidade tem 7

Começa a disputa eleitoral em Campinas

Arlei Medeiros PSOLDr. Campos PRTBJonas Donizette PSBMarcio Pochmann PTPedro Serafim PDTRogério Menezes PVSilvia Ferraro PSTU

candidatos à vaga no cargo máxi-mo do Poder Executivo. O vence-dor comandará Campinas por mais 4 anos.

No primeiro debate entre os candidatos a prefeito, promovido pelo Grupo Band Campinas, os assuntos predominantes foram a crise política e a corrupção. Poucos apresentaram propostas concretas para a cidade. A maioria deles também procurou demo ns-trar que terá apoio dos governos estadual e federal na administra-ção de Campinas.

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 3 4/8/2012 13:06:07

Page 4: Jornal do Castelo

O primeiro curso para forma-ção de nutricionistas foi criado em São Paulo em 1939, no antigo Insti-tuto de Higiene, hoje, Faculdade de Saúde Pública da USP. Nos anos 60 existiam poucos cursos de Nutrição no Brasil e a profissão era pouco reconhecida. Hoje estão registra-dos no MEC cerca de 379 cursos.

Ao longo desses anos, a situa-ção política, econômica e social do Brasil e do mundo se modificou e nesse contexto, as funções e áreas de atuação profissional cresceram e se diversificaram, para aten der as demandas de uma nova socie-dade. O MEC juntamente com os órgãos da categoria e das Ins-tituições de Ensino Superior, e seguindo as tendências internacio-nais, estabeleceu legislações es-pecificas para padronizar a forma-ção em todo o território nacional.

Na década de 70, período de grande expansão dos Cursos de Nutrição no país, foi criado em 1979, o Curso de Nutrição da PUC­Campinas hoje Faculdade de Nu-trição, o qual comemora, em 2012, seus 30 anos de reconhecimento pelo MEC. Para festejar esse marco histórico, docentes e alunos estão organizando a Semana de Estudos de Nutrição, no período de 27 a 31 de agosto - Dia do Nutricionista.

Será um período de intensa comemoração, mas também de avaliação de nossa proposta pe-dagógica, que pretende formar um profissional de saúde, ético, compe-tente e comprometido com a melho-ria da saúde da população, atuando em diversas áreas, em consonân-cia com as diretrizes nacionais de vigilância alimentar e nutricional, meio ambiente, sustentabilidade e inclusão. Será também o momento de reflexão sobre o papel do curso frente as novas necessidades de ensino, num mundo de alta tecno-logia, crescentes índices de obe-

sidade, doenças não transmissíveis e aumento da população idosa. Para tanto, foram convidados pa-lestrantes ex-alunos, que lograram sucesso profissional e que servirão de referência e estímulo aos atuais discentes. As áreas de atuação pro-fissional mais frequentes são: ad-ministração e gestão de unidades de alimentação (pública e privada): restaurantes industriais,empresas de produção de refeições para tra-balhadores, escolares, restauran-tes comerciais, hotéis e similares; setor saúde: hospitais, clinicas e consultórios privados, secretarias de saúde em unidades básicas de saúde, vigilância sanitária; ensino, pesquisa e extensão: universidades, institutos de pesquisa, órgãos pú-blicos e ONGs; nutrição no es-porte: clínicas e academias, clubes esportivos, consultórios; geriatria: consultórios, casas de repouso; marketing de produtos alimentí-cios e outras iniciativas empreen-dedoras: empresa de assessoria, home care e atividades no 3º setor.

O principal papel da nutrição desempenhado pelo nutricionista é o da prevenção, reduzindo custos com o tratamento de doenças e buscando melhorias na qualidade de vida da população, visando manter os hábi-tos culturais regionais, com as tradi-cionais comidas caseiras tornando-as nutricionalmente balanceadas.

Sem segredo ou dietas mila-grosas, a solução para man-ter o peso é simples e está na matemática. Devemos inferir a quantidade de calorias e nutrien-tes de acordo com o nosso gasto individualizado, se comemos a mais do que precisamos o or-ganismo irá “guardar” em forma de depósitos de gordura. Então será preciso educar os hábitos alimentares e juntamente com a atividade física recuperar o estado nutricional adequado.

Dia do Nutricionista 31 de agosto: momento de reflexão

Profª Rye Katsurayama de ArrivillagaDiretora da Faculdade de Nutrição

PUC CAMPINAS - CCV - Centro de Ciências da [email protected]

www.jornaldecampinas.com.br

www.jornaldecampinas.com.br

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148

Park Idiomas aplica método exclusivo com sucesso

Fachada da escola no Guanabara

A Metodologia Park Idio mas foi desenvolvida com ba se no Sócio-Construti vismo , em que o aprendizado ocorre por meio da vivência.

Por isso, segue a Evolução Na tural da Comunicação: em pri-meiro lugar desenvolve-se a fala, e depois passa a trabalhar outras habilidades como leitura, escrita e estruturação gramatical. Exata-mente como você aprendeu a fa-lar sua língua mãe, o português, lembra?

Em uma aula, o professor apresenta as novas palavras ao usara técnica do “listen and re-peat” (escute e repita). Primeira-mente semque você tenha acesso visual às imagens, e depois faz com que você veja as figuras. Isso porque, em primeiro lugar, você aprimora a compreensão auditiva e a pronúncia. Em se-guida, associa significante e sig-nificado: sons e imagens.

A ausência da leitura e da escrita torna a aula mais ativa, interessante, e é um dos atrativos dametodologia.

No entanto, quando as dificuldades de compreensão e aprendizado do novo idioma aparecerem, você poderá se sen-tir inseguro e ter a necessidade psicológica de ver as palavras acreditando que isso facilitaria seu aprendizado. Mas acredi te, sabemos que não é verdade.

Tendo acesso a palavras es-

critas você sacia a necessidade psicológica e se sentirá mais se-guro realmente, mas terá os pro-blemas de “efeitos colate rais” no futuro, tais como má pronúncia, má compreensão auditiva e tor-nar-se “refém da escrita”.

Como consequência, não atingirá a tão almejada “fluên-cia”. Não foi assim que acon-teceu em outras tentativas de aprendizado com os métodos de ensino tradicionais?

Neles ocorre o desenvolvi-mento das quatro habilidades si-multaneamente, porém nenhuma com qualidade adequada.

Confie! O Método Park fun­ciona naturalmente. Como na vida real. A simplicidade no jeito Park de ensinar aumenta sua au-toconfiança.

Tranquilize-se, o Método da Park Idiomas não discorda da im-portância da leitura e da escrita, mas existe um cuidado para que cada habilidade seja trabalhada no momento exato.

A empresa de consultoria de idiomas oferece aula demonstra-tiva gratuita, mediante agenda-mento.

O Café Canecão completa 50 anos em julho. Para comemo-rar o cinquentenário, a empresa promoveu um almoço com seus diretores e com a imprensa no The Royal Palm Plaza. Na ocasião foi anunciado o lan-çamento do café Orchestra.

O produto na linha gourmet tem venda exclusiva na loja vir-tual (www.cafecanecao.com.br)

Incorporado à linha de es-peciais, o Orchestra é um café 100% Arábico, de torração média, indicado para uso em máquina de café expresso, ìbrik (método turco), coador de pano ou filtro descartável e para cafeteiras elé-

Canecão comemora 50 anos com lançamento do Café Orchestra

tricas, caseiras ou profissionais.O Orchestra Gourmet traz

outra exclusividade ao consumi-dor que receberá o café recém torrado 24 horas antes da entrega.

Com o lançamento, o Canecão, a empresa de Campinas, 100% nacional, entra numa nova fase. Segundo Natal Martins, diretor-presidente do grupo, a expectativa de crescimento é de 16% em 2012

Num longo prazo, até 2020, o Canecão prevê atuar em todos os municípios do Estado de São Paulo.

Uma apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar aos funcionários e diretores tam-bém fez parte das comemorações.

1° Sgt PM Flávio de Souza, Marcelo Ravazolli (Lolô), Lilian Abud Guidotti, Natal Martins, Capitão PM Luís Augusto Satto e Paulo César Martins

Foto: Roncon & Graça

Natal Martins, diretor-presidente apresenta o novo produto

Foto: Clovis CordeiroFoto: Clovis Cordeiro

O IV Festival Gastro-nômico de Campinas segue até 12 agosto com a partici-pação de 56 restaurantes de Campinas, Holambra, In-daiatuba, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Os esta-belecimentos destacam um menu com entrada, prato principal e sobremesa em ho-menagem ao tema do evento que neste ano é a culinária portuguesa.

A proposta é fomentar o turismo gastronômico e de la-zer, além de prestigiar os clien-tes tradicionais e somar novos com o aumento da frequência nesse período do festival.

Para participar basta com-parecer num dos restaurantes que integram o projeto.Infor-mações no site www.visite-campinas.com.br ou pelo te-lefone (19) 3232­5444.

Festival Gastronômico

faz sucessocom culinária

portuguesa

Ligue (19)3241-7727

A Park Idiomas fica na rua Rua Camargo Paes, 479

Jardim Guanabara.www.parkidiomas.com.br

[email protected]

Unidade Guanabara(19) 2103 9166/9266

JORNAL DOCASTELO

DESTAQUE/NUTRIÇÃO

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 4 4/8/2012 13:06:14

Page 5: Jornal do Castelo

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

A mais nova steak house de Campinas abriu suas portas há pouco mais de 3 meses na Ave-nida Machado de Assis, 390, no Taquaral num espaço totalmente planejado para ch urrascaria.

Localização privilegiada, fácil acesso, salão, espaço Kids e am-plo estacionamento próprio são alguns dos benefícios oferecidos pelo Rancho do Una. E, claro,

um vasto menu de carnes com cortes nobres, aves, peixes, mais acompanhamentos,bebidas e

porções O sistema à la carte traz op-

ções a partir de R$ 23,70 como o Contrafile Argentino para 01 pes-soa que acompanha arroz, farofa e vinagrete.

Em breve o Rancho do Una também servirá prato executivo no almoço, de segunda a sexta-feira, com opções variadas.

A casa disponibiliza 160 lugares bem distribuídos no salão e na área externa. Nas noites de

Churrascaria Rancho do Una abre unidade na região do Taquaral

clima fresco, os funcionários acendem a lareira para aquecer e deixar o ambiente ainda mais aconhegante.

Entre as carnes com cor-tes premium estão Picanha, Maminha, Alcatra e Contrafilé Argentino. Todas são preparadas no ponto pedido pelo cliente. Mas peixes como Medalhão de Salmão e o Pintado Grelhado são boas op-ções.

As saladas vêm fartamente servidas, com destaque para a rúcula com cebola e palmito ou a salada mista que leva alface, to-mate, cebola, ervilha e palmito.

O cardápio traz opções de pratos para 01 ou 02 pessoas; que acompanham arroz, farofa e vina-grete.

Os pais que levarem seus fi­lhos têm, ainda, outra vantagem: o Espaço Kids com brinquedões ins talado numa área segura e reservada para o lazer dos pequeninos.

O Rancho do Una fica na Avenida Machado de Assis, 329, Jardim Nossa Senhora Auxilia­dora (em frente ao Colégio São José) em Campinas. Telefone:(19) 3305-2441. Abre todos os dias para almoço e jantar. (exceto do-mingo à noite)

Ambiente amplo e climatizado

Foto: Camila Batista

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 5 4/8/2012 13:06:23

Page 6: Jornal do Castelo

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148 GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOS PÁG. 06

“Todos os dias, sobtodos os pontos de

vista, vou cada vez melhor”LIBRA ­ 23/09 a 22/10: Período em que fará muitos relaciona-

mentos, mas poucas amizades sinceras e leais. Por outro lado, é bom ir se precavendo, pois você entrará em uma fase desfavorável

e difícil, mas, passageira.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Fase em que deverá tomar cui-dado com estranhos, novas amizades, vizinhos e pessoas que são de sua inteira confiança. Só viaje se for de muita necessidade para

evitar acidente, cuide da saúde e evite excessos.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Período em que receberá o auxílio de pessoas de posição superior. Sua moral deverá ser exaltada, bem como suas qualidades mentais e profissionais. Todavia, cuide

bem do seu dinheiro e procure falar somente a verdade.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: A influência astral lhe propi-cia feliz contatos com os pais, filhos, parentes e com pessoas da sua alta estima. Procure também, levar a paz aos mais necessitados lhe

transmitindo mais otimismo e confiança. Bom para tentar na loteria. Divirta--se e passeie.

AQUÁRIO ­ 21/01 a 19/02: Período benéfico. Favorável para tudo que pretenda realizar. Faça deste período, um marco de esperanças, otimismo e felicidade. Procure vivê­lo intensamente. Procure olhar

com objetividade o que está acontecendo.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Esta benéfica influência desta fase atingirá diretamente sua capacidade mental, dando mais disposição para entabular e pensar nas novas empresas e especulações que pre-tende realizar. Favorável aos jogos, loteria e sorteios.

amizades e ao amor.

ÁRIES ­21/03 a 20/04: Muito boa influência para tratar de negó-cios e assuntos pendentes, para melhorar sua capacidade profis-sional e para iniciar tratamento de saúde. A vida amorosa neces-sita de paz e compreensão e o lar também.

TOURO - 21/04 a 20/05: Você tem inclinação para as pesquisas profundas, a medicina, a filosofia, a ciência. Procure convergir tudo isto para o terreno prático e rendoso. Não fique no mundo dos sonhos. Os assuntos cotidianos podem fazer você deixar um

pouco de lado a pessoa amada. GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Ótimo mês para obter a colaboração de outras pessoas para mudar a sua vida para melhor. Contudo, seja mais determinado e evite a precipitação. Ótimo ao trabalho, aos contatos sociais amizades e ao amor. Seu poder de sedução

se intensifica esta noite, favorecendo suas conquistas.

CÂNCER ­ 21/06 a 21/07: Excelente influência para desenvolver suas atividades de um modo geral. Aproveite, pois esta é a melhor fase para progredir profissional, social e materialmente. Êxito

romântico, sentimental e para novos afazeres. Seu lado intelectual estará ainda mais apurado.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Será improdutivo preocupar-se com o que os outros possam fazer ou dizer a seu respeito. Ninguém é perfeito. Mais vale uma orientação do que uma crítica amarga.

Problemas familiares. Na alimentação procure evitar excessos.

VIRGEM ­ 22/08 a 21/09: A influência do período promete a você lucros em negócios e em empreendimentos ousados. Sucesso social e bom para viajar. No momento, será mais adequa do ouvir do que falar.

HORÓSCOPO

Vinicius D´Ottaviano Ph. M. - Psicologia Clínica

[email protected]

Amadurecimento! Isso mes-mo... Amadurecer é estar inserido na vida! Sentir e viver com in-tensidade o que se sente! Porque definitivamente não há processo nem caminho sem decepções, desi-lusões, desencontros e frustrações. Assim como não há possibilidade de evolução se não tivermos a ca-pacidade de nos sentirmos preen-chidos, privilegiados, esperançosos e amados. E mais: definitivamente não dá para ser feliz se você está sempre com um pé atrás e ou fora da relação, se você está sempre analisando cada momento para ver se vale a pena investir ou não.

Esta é a proposta: um mergulho de cabeça. Uma viagem de corpo e alma no amor, acolhendo suas dificuldades, respeitando o seu ritmo, admitindo que você tenha limitações e, sobretudo, compreen-dendo que o outro também as tem.

Que haja em suas atitudes, sem-pre que possível, a conduta de quem deseja abandonar o modo imaturo com que vem se relacionando. Que haja a disposição necessária para ocupar o seu verdadeiro lugar: o de gente grande no amor, tão grande quanto você possa se tornar para amar alguém de verdade. Pois, preconizo que os tais “relaciona-mentos para sempre”, em minha opi nião, são nada mais nada menos que um dia depois do outro. Ou se-ja, é construção, doação e cumplici-dade. Em princípio, não existe em muitos relacionamentos. Mas basta que façamos as mesmas escolhas sucessivamente, além é claro de não se economizar afeto; assim te-remos construído o “para sempre”.

O que quero dizer é que o “sempre” não é magia nem tam-pouco um tempo que pré exista. Ele é consequência. Nada mais que

Por que economizarafeto? (Parte 6)

consequência de uma sucessão de dias, vividos minuto por minuto. Quanto ao amor, tem gente que acredita que só é de verdade se durar “até que a morte os separe”. Outras, como o grande Vinícius de Moraes poetizou, apostam no “que seja eterno enquanto dure”.

Eu, neste caso, admiro a cora-gem de quem vai até o fim, de quem se entrega inteiramente ao que sen-te, de quem se permite viver aquilo que seu coração pede até que todas as chamas se apaguem. Mais do que isso: até que as brasas esfriem e de-pois de todas as tentativas; nada mais possa ser resgatado e ou regado.

Claro que não estou defendendo a constância indefinida de atitudes desequilibradas, exageros desne-cessários ou situações destrutivas que infelizmente acontecem a cada dia mais... Mas concordo plena-mente com a máxima de que nada adianta cercar um coração vazio...

Exposição de dez fotos anti-gas no Bar do Gerson, no Guana-bara, registra vários momentos da Rua Barão de Jaguara, no centro da cidade. São registros fotográ-ficos de diversos autores que vão desde 1896, o cortejo fúnebre do maestro Carlos Gomes, trans-porte movido a burro, até a via já bem movimentada em 1995.

As fotos foram agrupadas e preparadas pelo engenheiro civil e historiador Wagner Paulo dos Santos, morador do Jardim Chapadão há mais de 30 anos. Wagner faz questão de ressaltar que as fotos não são de sua pro-priedade, ele apenas seleciona e, com o apoio das empresas da região, como a Guanabara Molduras, as coloca em moldu-ras e busca um local para expor.

Segundo o engenheiro civil, o objetivo desta exposição é res-gatar um pouco da história e con-tribuir com a memória da cidade.

A próxima exposição deverá ser feita em um estabelecimento comercial da Vila Nova, mos-trando fotos da Rua Conceição e em breve Wagner Paulo dos Santos vai selecionar e expor fotos da região do Castelo. Es-sas fotos deverão ser ofereci-das para fazer parte do Projeto Cultural Memórias do Castelo.

Exposição de fotos antigas mostra um pouco da história de Campinas

Foto Clovis Cordeiro

Gerson Domingos de Oliveira e Wagner Paulo dos Santos

A KPMG no Brasil, o Ibef Campinas e a Faculdade POLI-CAMP lançam do III Anuário de Transparência Contábil e Gove r-nança Corporativa da Região Ad-ministrativa de Campinas - Edição 2011/2012. O evento para con-vidados ocorrerá em 14 de agosto, terça­feira, às 11 horas, na sala Thaiti, do Hotel Vitória – Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) 425 – Cambuí.

Elaborada com a participação de alunos da faculdade POLI-CAMP e de profissionais da KP-MG, a terceira edição do anuário destaca pontos de aplicação das novas normas contábeis relacio-nados à preparação e à apresenta-ção das demonstrações financeiras para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2011.

Foram pesquisadas demonstra-ções financeiras publicadas de 100 empresas situadas na Região Administrativa de Campinas, clas sificadas nas categorias: So-ciedades de Grande Porte (SGP) e Empresas de Pequeno e Médio Portes (PMEs). Os resultados for-necem um panorama do grau de transparência e de governança cor-porativa das empresas.

III Anuário de Transparência

Contábil e Governança Corporativa será

lançado em março

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 6 4/8/2012 13:06:28

Page 7: Jornal do Castelo

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148V A R I E D A D E SPÁG. 07SOCIAL AGOSTO 2012 - ANO XII Nº 148 PÁG. 07

1ª Feijoada da HípicaA 1ª Feijoada vai agitar o

clube em 18 de agosto. Das 12 às 23 horas os associados e con-vidados de sócios vão contar com uma super festa inesquecível e all inclusive à beira da piscina, com bangalôs exclusivos e lounges su-per animados.

O presidente da Hípica, Pe-dro Pupo Nogueira, adianta que o evento contará dom DJs badalados da atualidade e muitas atrações. “Iremos surpreender quem vier, inclusive com o as-tral da festa”, promete.

O primeiro lote já está à venda (R$ 100,00 – associa-dos e R$ 150,00 – convidados de sócios), mas os ingressos são limitados! Portanto, vale se apressar para não ficar de fora do evento que entrará pa-ra o calendário de Campinas!

Informaçõesno SAA: [email protected]; 19 3794 6020

Palestra na HípicaO economista e ex-presi-

dente do Banco Central Gus-tavo Franco participa no dia 21 de agosto, às 19h30, da palestra “Tendências da Eco-nomia no Brasil e no Mundo”, no salão social da Sociedade Hípica de Campinas. O evento é uma realização do departa-mento Cultural da Hípica, em parceria com TEER Investi-mentos e Rio Bravo Investi-mentos. Os ingressos da pal-estra são limitados e gratuitos e podem ser retirados somente por sócios do clube no Serviço de Atendimento ao Associado (SAA), a partir de 1 de agosto.

“Não concordo com nenhuma pa-lavra do que dizeis, mas defenderei até à morte, vosso direito de dizê-las”

Voltaire

Neusa Leoncini

O Gênese (Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empre-sariais), que reúne os empreen-dedores da região de Campinas, promoveu Almoço Semestral de Confraternização dos seus as-sociados. O evento aconteceu no Flor de Pimenta Restaurante-Café-Empório, em Campinas, que preparou um cardápio espe-cial e exclusivo para o almoço e confraternização. No cardápio principal, os proprietários do Flor Pimenta, Humberto Sacchi e Veridiana Vaccarelli, serviram vaca atolada e frango com re-queijão e mussarella gratinada. O presidente do Gênese, Tiago Aguirre, afirmou que o evento, que faz parte do calendário a nual da entidade, “foi um sucesso tanto pelo boa gastronomia, como pelo convívio social en-tre as famílias dos associados”.

Gênese promove almoço de confraternização

Veridiana Vaccarelli e Humberto Sacchi, proprietáriosdo Restaurante e Empório Flor de Pimenta

Théo Medeiros eleito novamente o Chef do Ano pela Veja Campinas Comer e Beber, edição 2012/2013

Foto

: Clo

vis

Cor

deiro

Foto: Clovis Cordeiro

Geraldo Rossi, Maria Luiza de Souza, Flávia Aguirre e Tiago Aguirre

Que tal aproveitar a descontração com os amigos durante o Billa-bong Hour, o famoso happy hour do Outback Steakhouse? Realizada, por tempo limitado, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18 h às 20h, a ação é famosa pela tradição do double drink. Nesse horário, são servidos dois chopes, long necks, taças de vinho ou drinques pelo preço de um. Destaque para a deliciosa combinação frozen de espuman-te, pêssego, vodka e Outback “secret mixers” , especial da rede.

Happy Hour do Outback Steakhouseofecere drink em dobro

Nina Rita é a cópia da Juliana, personagem criada por Eça de Queirós em O Primo Basílio. Juliana também surtou con-tra a heroína Luisa, ao descobrir suas cartas comprovando o adultério. Descontou tudo o que havia passado ­ fez a pa-troa ir para cozinha, limpar seu quarto fedorento, cheio de per-cevejos, exigindo que Luisa lhe desse seus melhores vestidos.

Quando Jorge, o marido Tufão voltou, não entendeu nada a mudança do comportamento da mulher. Luisa morre, em razão do medo, da humilhação imposta pela serviçal, vergonha e remorso.

A novela que prendeu a atenção de todas as classes - muito bem realizada - nos leva a reler os clássicos da literatura universal. O au-tor, João Emanuel Carneiro usou sua cultura com muita propriedade.

Inspiração Clássica

Festival de Golfe O “Festival Primavera de

Golfe”, organizado pela ONG Grupo Primavera, chega este ano à 10ª edição como um dos eventos solidários de maior re-percussão em Campinas. Gra-ças à parceria com empresas socialmente responsáveis da região, foi possível realizar o evento na última década, ga-rantindo a sustentabilidade dos trabalhos que priorizam a edu-cação complementar de quali-dade e o atendimento a cerca de 3.200 crianças e jovens de 8 a 18 anos de idade no período.

O evento, que este ano acontecerá no dia 1º de setem-bro, no Clube de Golfe de Campinas, tem como objetivo, além de auxiliar financeira-mente os projetos, fortalecer o relacionamento com pessoas e empresas parceiras da in-stituição, que atua há 33 anos no Jardim São Marcos, bairro reconhecido pela vulnerabi-lidade social de seus mora-dores. O tema do torneio será ‘Dez anos caminhando juntos’.

Foto

: Clo

vis

Cor

deiro

Próxima edição 06 de setembro

LIGUE (19)

3241-7727

A Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, o Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD), o Movi mento Assistencial Espírita Maria Rosa (MAE), o Centro de Terapia da Dor e Cuidados Pali-ativos Lo Tedhal e a Casa de Ma-ria de Nazaré, todas de Campinas, uniram forças a fim de promover a 10ª FeiGIOada Solidária do Giovannetti, que reverterá R$ 50,00 de cada convite vendido para as entidades participantes. A ação será rea lizada no sábado, 25 de agosto, das 12h às 17h, no Gio­va n netti Cambuí (Rua Padre Viei-ra, 1277­ Telefone: 19 3234.9510) As camisetas-convite custam R$ 90,00 e dão direito ao cardápio es-pecialmente preparado para a oca-sião: buffet completo de feijoada com os pertences servidos sepa-radamente, chope Brahma claro e escuro, água, suco, refrigerante, batidinha, caipiroska e buffet de

sobremesa.Pontos de venda: Associ a-

ção e Oficina de Carida de San ta Rita de Cássia Ave ni da Francisco Glicério, 989 ­ 1º andar ­ Centro, Campinas Te lefone: (19) 3242­4416. Centro de Educação Espe-cial Síndrome de Down (CEESD) Rua Ezequiel Magalhães, 99 - Vila Brandina, Campinas Telefone: (19) 3795­4690.

Movimento Assistencial Es-pírita Maria Rosa (Grameiro) Rua Vicente Palombo, 34 - Jardim Campineiro, Campinas Telefone: (19) 3246­0894.

Centro de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos Lo Tedhal Rua Alexandre de Gusmão, 30 - Jardim Santa Genebra, Campinas Telefones/Fax: (19) 3242­3211 / 3242-8810 / 3243-0447.

Casa de Maria de Nazaré Rua Antônio Álvares Lobo, 53 ­ Centro, Campinas Telefone: (19) 3233-6644 / 3232-7883

Convites para a FeiGIOadaSolidária já estão à venda

Ingo Schwabe, Jörg Franz Schwabe e Carsten Schwabe, durantefesta de inauguração do Restaurante e Cervejaria Fritz, na RuaMaria Monteiro, 330, no Cambuí

Os “comandantes” do Outback, Gilson Gomes de Oliveira, (sócio regional), Thayse Maia Sampaio (sócia do D. PedroShopping) e Maurício Damasceno Garcia (sócio da unidade Iguatemi Campinas)

Divulgação

Foto

: Clo

vis

Cor

deiro

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 7 4/8/2012 13:06:36

Page 8: Jornal do Castelo

AGOSTO 2012 - ANO XIII - Nº 148 VARIEDADES

Você tem chiado, apito, cigarra, grilo, cachoeira ou uma zoeira no ouvido? Esses são os nomes usados geralmente pelas pessoas para definir o som do zumbido.

O zumbido pode ser conside-rado a ilusão auditiva, ou seja, a sensação sonora não relacionada a fonte externa e sim do sistema auditivo que apenas o próprio indivíduo pode ouvir. Pode ser o único ou o principal sintoma envolvido em várias doenças que comprometem a saúde.

Várias são as causas que po-dem dar início a esse sintoma, tais como exposição a sons altos e medicamentos ototóxicos, fa-tores relacionados a idade, além de outros problemas de saúde, como alergias, tumores, pro-blemas cardiovasculares, doen-

ças metabólicas, inflamação do ouvido ou diabetes. E ainda pode ser acentuado por causas emocionais como estresse e de-pressão.

Em 15% a 25% dos casos, o zumbido apresenta interferência importante na qualidade de vida, podendo afetar o sono, a concen-tração, o equilíbrio emocional e até as atividades sociais. Além disso, 90% dos pacientes com zumbido apresentam algum grau de perda auditiva associada.

Uma das formas de trata-mento para esse sintoma que afeta significativamente a vida da pessoa pode ser o aparelho auditivo e/ou o gerador de som.

Consulte o médico otorrino-laringologista e a fonoaudióloga e conheça a melhor forma de tratamento para o seu zumbido.

Exposição a sons altos pode causar zumbido no ouvido

[email protected] (19)Próxima edição

6 de setembro

Com o tema Halloween, a artista plástica Erlite Rocha Pereira inova e traz 13 óleos so-bre tela para o Espaço das Artes do Ciesp-Campinas, de 1° a 31 de agosto de 2012.

O Halloween, também co-nhecido como o Dia das Bru­xas, é comemorado no dia 31 de outubro e tem uma relação intrínseca com o mundo dos es-píritos. A festa é sempre cercada de imagens bizarras e figuras es-tranhas e são essas imagens que a artista retratou e coloca nessa exposição.

Erlite Rocha Pereira é biólo-ga e dedica-se às artes plásticas,

Halloween é tema da exposiçãono Espaço das Artes do Ciesp

que entraram em sua vida como uma forma de desenvolvimento da mente. A artista está apri-morando sua técnica para fazer retratos, mas a natureza e os animais representam uma rea-lização como autora.

A exposição Halloween, com 13 quadros de Erlite Ro-cha Pereira, fica aberta ao pú-blico, no Espaço das Artes do Ciesp­Campinas, das 8h30 às 17h30,de segunda a sexta. O Espaço das Artes fica na sede da entidade à Rua Padre Ca-margo Lacerda, 37, bairro Bon-fim, em Campinas. Fone (19) 3743-2200.

Composto por três peças de Tennessee Williams, O Quarto Escuro (1939), Verão no Lago (1939) e A Dama da Loção Antipiolho (1942), es-petáculo celebra centenário do autor e fica em cartaz na cidade por dois fins de se-mana.

O espetáculo Alguns Blues do Tennessee, do Gru-po TAPA, chega ao Teatro Liceu, em Campinas, no dia 10 de agosto, e fica em car-taz por apenas dois fins de semana, até dia 19, de sexta a domingo.

Resultado de dois anos de pesquisas, estudos e traduções do grupo, o espetáculo estreou em 2011 e celebra o centená-rio do dramaturgo america-no Tennessee Williams.

.Ficha Técnica:

Alguns Blues do Tennessee Texto: Tennessee Williams Tradução: Isabella Lemos, Ri-ta Giovanna e Kadi Moreno. Coordenação das traduções

A Casa de Portugal de Campi-nas retomou as atividades do Ran-cho Folclórico, espelho das raízes da cultura portuguesa que engloba toda a tradição do folclore e o cotidiano das várias regiões de Portugal, cada qual com sua peculiaridade retrata-da nas músicas, danças e “trajos”.

Em 28 de julho de 2012, em uma festa regada a vinho português e Bacalhau à Gomes de Sá, o Ran-cho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas reiniciou sua missão de manter as tradições portuguesas, levando aos palcos, a partir da dan-ça e instrumentos típicos da “ter-rinha”, em exibições internas ou externas, a alegria desse povo que há muito faz parte de nossa história

Em agosto a programação segue com o Jantar dos Pais, dia

Casa de Portugal retoma tradição do Rancho Folclórico

11, sábado, com noite de fado na voz da “fadista” Manuela Fer-nandes e Trio de Guitarra Portu-guesa, do Ricardo Araújo.

Dia 13 de setembro terá um chá beneficente. Já em 15 de setembro acontecerá o Jantar Dan-çante, com apresentação do Ran-cho Folclórico da Casa de Portu-gal de Campinas.

Clubes e entidades interessa-das em contratar as apresentações podem entrar em contato com o diretor, sr. Manuel Delgado, na sede da Casa de Portugal.

Os ensaios são abertos e acon-tecem toda quinta­feira, às 20h, na sede da Casa de Portugal de Campinas, à Rua Ferreira Penteado, n. 1349, Cambuí . Informações pelo telefone: (19) 3252­5752.

Grupo TAPA se apresenta no Teatro Liceu com o espetáculo

Alguns Blues do Tennessee

e revisão final: Maria Sílvia Betti.

Direção: Brian Penido Ross e Eduardo Tolentino de Araújo. Cenário e figur no: Lola To-lentino. Elenco: Conrado Sar-dinha, Isabella Lemos, Ka-di Moreno e Rita Giovanna. Duração: 80 minutos.Recomendado para maiores de 14 anos.

Serviço :

Espetáculo: Alguns Blues do Tennessee Local: Teatro Liceu. Rua Baronesa Geraldo Resende, 330, bairro Guanabara – Cam-pinas. (19) 3744­6823 Data: 10,11,12,17,18 e 19 de agosto Horário: Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).Expediente da bilheteria: 03 (três) horas antes do espetáculo Acesso universal - Ar Condicio-nado ­ Aceita dinheiro e todos os cartões.Ingressos antecipados: www.in-gressorapido.com.br e telefone 4003-1212

Kadi Moreno,Conrado Sardinha e Rita Giovanna

Foto: Marcelo Pacífico

Rita Maria, Juliano e Carlos do grupo Rancho Folclórico

Foto: Gigi Viana

A 31ª Expoflora começa em 30 de agosto e vai até a 23 de se-tembro de 2012, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Ho-lambra, à 40 km de Campinas.

Esse ano, o tema da exposi-ção de arranjos florais, uma das principais atrações da Expoflo-ra, é O amor em cores e flores. Entre as atrações fixas estão, também, a 8ª Mostra de paisa-gismo e jardinagem Minha Casa & Meu Jardim, a Chuva de Pé-talas, o passeio turístico por Ho-lambra, que inclui a visita a um campo de flores, as danças fol-clóricas e a culinária holandesa.

O nome Holambra, cidade on-de o evento acontece, é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. Trata-se de uma antiga co-lônia holandesa localizada a 140 km da Capital de São Paulo e a

Expoflora começa dia 30 de agosto

Tela de Erlite Rocha Pereira em exposição no Espaço das Artes do Ciesp Campinas

Beleza das flores encanta turistas durante exposição

A tradicional chuva de pétalas da Expoflora

40km de Campinas. Com apenas 11 mil habitantes, o município res-ponde por 40% do comércio brasi-leiro de flores e plantas ornamen-tais e por 80% das exportações. Durante o mês do evento, a cidade recebe cerca de 300 mil visitantes.

Os ingressos na bilheteria serão vendidos a R$ 30,00. Informações por meio da Cen-tral de Reservas, pelos tele-fones (19) 3802­1499, 8114­9783 e 8114­9892, ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento é de segunda a sexta­feira, das 9h às 17h.

Divulgação

www.jornaldecampinas.com.br

Divulgação

Clóvis Cordeiro

JORNAL DE AGOSTO 2012.indd 8 4/8/2012 13:06:42