Jornal do Povo Zona Norte 14

9
ZONA NORTE Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012 Ano I - Edição 014 Jaqueline Lima LAGUINHO Sesa mantém contrato vencido com prestadora n Página 9 NAMORADA ENTREGA PILANTRA E MANDA QUADRILHA PRA CADEIA Uma quadrilha de seis “malacos” assaltou um taxista na madrugada de quinta-feira. Aborda- da, a namorada de um dos bandidos acabou entregando a bocada e mandando todo o bando para trás das grades. Tiragem: 2.000 exemplares 1,00 n Página 9 Aliciadora é denunciada pelo Ministério Púbico Federal PROSTITUIÇÃO n Página 14 Mais de 45 mil cães e gatos serão vacinados contra a raiva SAÚDE SERVIÇOS URBANITÁRIOS MOSTRAM OS DOIS LADOS DA FEDERALIZAÇÃO DA CEA n Página 3 n Página 13 O Ministério Público Federal do Amapá (MPF) ajuizou uma ação contra o Governo do Estado do Amapá (GEA), por irregularidades no contrato com uma prestadora de serviços hospitalares. O GEA tem 30 dias para realizar a licitação para um novo processo licitatório. A empresa Amapá Comércio e Serviços LTDA está com contrato vencido desde fevereiro de 2011, e continua atuando de forma irregular na rede estadual de saúde. n Página 3

description

Jornal do Povo Zona Norte 14

Transcript of Jornal do Povo Zona Norte 14

Page 1: Jornal do Povo Zona Norte 14

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Ano I - Edição 014

Jaqueline Lima

LAG

UIN

HO

Sesa mantém contrato vencido com prestadora

n Página 9

namorada entrega pilantra e manda quadrilha pra cadeiaUma quadrilha de seis “malacos” assaltou um taxista na madrugada de quinta-feira. Aborda-da, a namorada de um dos bandidos acabou entregando a bocada e mandando todo o bando para trás das grades.

Tiragem: 2.000 exemplares

Filé d

O Bai

rro1,00

n Página 9

Aliciadora é denunciada pelo Ministério Púbico Federal

PROSTITUIÇÃO

n Página 14

Mais de 45 mil cães e gatos serão vacinados contra a raiva

SAÚDE

SERVIÇOS

urbanitárioS moStram oS doiS ladoS da federalização da cea

n Página 3

n Página 13

O Ministério Público Federal do Amapá (MPF) ajuizou uma ação contra o Governo do Estado do

Amapá (GEA), por irregularidades no contrato com uma prestadora de serviços hospitalares. O GEA

tem 30 dias para realizar a licitação para um novo processo licitatório. A empresa Amapá Comércio

e Serviços LTDA está com contrato vencido desde fevereiro de 2011, e continua atuando de forma

irregular na rede estadual de saúde. n Página 3

Page 2: Jornal do Povo Zona Norte 14

A terceirização se revela como uma das alternativas para se obter uma maior pro-dutividade quando o objetivo é produzir mais com menos. Porém, quando o propósito é ser mais feliz ou aumentar a competência, a terceirização parece não ser o melhor cami-nho. A felicidade e a compe-tência começam dentro de nós e são atributos de nossa inteira responsabilidade.

A altitude que um indivíduo poderá alcançar é diretamente proporcional à sua atitude. A grandeza humana está em as-sumir e não em “sumir” da res-ponsabilidade por seus erros e fracassos. Grandes realizações estão reservadas para as pesso-as de ação; elas não permitem que a ‘paralisia’ das desculpas e do medo as dominem, e se permitem errar e aprender com seus erros com a certeza de que eles não existem, existem ape-nas resultados.

A construção de todos os nossos recursos mentais e físi-cos é feita a partir de imagens mentais, diálogos internos, sen-sações e sentimentos. O suces-so começa em sua atitude. Ou-tras pessoas e as circunstâncias só produzem em nós o que per-mitimos. Dez por cento de nos-sas mazelas sãoprodutos do que nos acontece, os noventa por

cento restantes são produtos de nossa interpretação dos fatos. ‘síndrome do coitadinho’ e a autopiedade podem servir mui-to bem para chamar a atenção de outras pessoas, porém, o seu custo é a perda da autoconfian-ça, autorrespeito e do respeito dos que nos cercam.

O ser humano é como um computador que veio ao mun-do sem o manual deusuário. Aprende-se novos comporta-mentos e apreende-se novos conhecimentos, observando, experimentando e modelando comportamentos bem sucedi-dos. A vida é curta para apren-dermos somente através de nos-sas tentativas, erros e acertos. É sábio aprender a partir das ex-periências alheias.

O tempo vale mais do que o dinheiro. Valer-se de consulto-res, mentores e coaching, é um excelente atalho para a prospe-ridade. As ciências se multipli-caram neste último século de tal maneira que conhecimento e experiência, que outrora eram recursos caros e escassos, tor-naram-se abundantes e relativa-mente baratos. Se você ainda os acha caros, com certeza ainda desconhece o quanto valem.

A intensidade de nossa vontade é o que determina até aonde podemos chegar. A ação é proporcional ao quanto dese-

jamos o sucesso. Nosso cérebro é um mecanismo cibernético na busca de objetivos. Segundo a Wikipédia: “a cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja nos seres vivos, ou seja nas máquinas. A comu-nicação é que torna os sistemas integrados e coerentes, e o con-trole é que regula o seu com-portamento”.

Defina seu estágio atual, os problemas que está enfrentan-do, as dificuldades e insatisfa-ções, e o estado desejado. Tam-bém pense sobre onde estará e como estará se sentindo quando alcançar os seus objetivos.

É um passo muito impor-tante para a sua vitória, escre-ver as suas metas e lê-las três vezes ao dia, antes do café da manhã, antes do almoço e antes de dormir, acrescidas das palavras: “Eu quero!” (ação),“Eu posso!” (habilida-des) “Eu mereço!”, “Eu me permito!” (crenças). Seus li-mites são determinados pelas suas crenças. Se você acredita que é capaz de fazer alguma coisa ou que não é capaz, em qualquer caso está certo.

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

OPINIÃO2

ZONA NORTE

Jornal do POVOEXPEDIENTE Conceitos emitidos

em artigos é de inteira responsabilidade

de seus autores. Não refletindo a opnião deste

veículo.n Email:

[email protected] Fones reportagens:

(96) 9121-7368 / 9133-4677

n O DONOGrupo Conceito de

Comunicação

n QUEM MANDA:Venilton Santos

[email protected]

n QUEM CUIDA:Aracy Neto

[email protected]

n QUEM DIRIGE:José Marques Jar-

dim - DRT 040josemarquesjar-

[email protected]

n QUEM AJEITA:André Campos

n QUEM FAZ:Redação

n QUEM OLHA:Carlos Magno

n QUEM DEFENDEDr. Eduardo Lopes

OAB-AP 392

n QUEM VENDEAracy Neto9133-4677

n QUEM ESPALHA Célio Silva9181-3029

n ONDE FICARua General Ron-

don, 1467 - Sala 26

n TIRAGEM: 2 mi

n QUEM COLABORAVocê! De qualquer bairro da Zona Norte entre em contato através do email ou telefone e passe as

informações.

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012 15

Artigo

Felicidade e competência não se terceiriza

Enquanto isso naESCOLA...

“A concentização é um fato esperançoso para todo o território mundial.” (Haja fé!)

“Vamos deixar de sermos egoístas e pensarmos um pou-co mais em nós mesmos.” (Que pérola!)

O sero mano tem uma missão...” (A minha por exemplo, é ter que ler isso!)

“O Euninho já provocar secas e enchentes calamitosas...” (Levei uns minutos para identificar o El Niño...)

“Enquanto isso os zoutros .... tudo baixo nive... (Seja sempre você mesmo)

“A Xuxa hoje se prelcupa com a situação dos animais.” (É por causa da globalização)

“Na Amazonas está sendo a maior derrubagem e extra-ção de madeira do Brasil.” (A culpa é dos carregadore)

“O problema ainda é maior se tratando da camada Diozônio!” (Gente, eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)

“Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.” (Faz sentido)

“É um problema de muita gravidez.” (Com certeza, se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)

“A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destróem a Mata Atlântica da região.” (E além de tudo, viajam pra caramba, hein?)

“O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente.” (Entendeu...?)

CNPJ 13.259.568/0001-73

Soeli de Oliveiraé consultora e palestrante do

Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo,

atendimento e motivação. FIRE PREVENTION, presença necessária nos eventos de MMA

Oberdan Vieira Tenório, o PE-ZÃO, 24 anos, nascido em Portel no Estado do Pará. Reside no Es-tado do Amapá a mais de 10 anos, filho do casal José Luiz e Maria Aldenora, tem 9 irmãos, sendo o caçula dos homens. Atleta repre-sentante do Clube de Judô Ronildo Nobre, judoca e jiu jiteiro. Desde os 12 anos, Pezão treinava Capoeira, mas veio conhecer o MMA somen-te em 2008, com uma simples brin-cadeira aceitou seu primeiro convi-te para lutar no evento W Combat com o atleta Miojo, onde foi finali-zado no segundo round com uma guilhotina. A partir daquele mo-mento, Pezão decidiu dedicar-se aos treinos com mais intensidade e sentiu a necessidade de lutar novamente, mas dessa vez com o intuito de ganhar! Um ano depois, já sentindo-se seguro, aceitou o convite do promoter do Evento Fire fitgh em Fazendinha e lutou

com o paraense, Gilbert Prego. Pezão nocauteou o paraense aos 4`21 do primeiro round, saindo deste aplaudido pelo público ali presente. Naquele momento, Pe-zão chamou a atenção de outros promotores de eventos e come-çou a ser convidado a lutar com mais frequência. Participou de 3

eventos consecutivos em Fazen-dinha mas foram 3 derrotas, mes-mo criticado pela família e princi-palmente com a falta de apoio de seu Pai, Pezão ainda resistiu as críticas e foi a luta, mas saiu a procura de uma academia me-lhor com mais estrutura, foi então que passou a fazer parte da famí-lia Ronildo Nobre e decidiu mos-trar para sua família que o MMA poderia garantir seu futuro. Daí então, Pezão passou a ter trei-nos mais pesados o preparando para enfrentar qualquer atleta de sua categoria. Enfrentou Renan Pitbul do Squadron Orlando Jr e o finalizou com um mata leão, encarou os paraenses Moisés, Pantera, Buche e Bernardo, em eventos paraenses como Marajó Fight, Real Fight e outros. Nocau-teou os atletas Bernardo e Pante-ra, finalizou o Buche e perdeu para o Moisés por pontuação.

ESPORTE

Entrevista da semana

O bombeiro profissional civil ou bombeiro civil é uma profissão que na prática já vinha sendo exercida nas in-dústrias brasileiras, no serviço de prote-ção contra incêndio e prestação de socor-ros de urgência, mas somente no ano de 2009 que foi regulamentada e reconheci-da como profissão.

Concomitante ao reconhecimento da profissão, vieram direitos e deveres que norteiam o exercício da atividade do bombeiro profissional civil e somente a partir do conhecimento da legislação es-pecífica referente à sua profissão, o bom-beiro profissional civil saberá os limites e as implicações das suas ações para desempenhar sua atividade profissional.

Mesmo com a normalização federal sobre a profissão de bombeiro profissional civil, algumas lacunas existem, pois não houve ainda a regulamentação dessa lei, ficando os profissionais sujeitos a normas

estaduais, que se diferenciam de acordo com o poder de polícia dos respectivos Corpo de Bombeiros dos Estados onde é exercida essa profissão ou até mesmo convenções coletivas em âmbito estadual.

Para os profissionais organizadores de eventos , é conveniente ter a certeza que são profissionais informados e ins-truídos para dar o melhor de conforto e segurança ao seu evento, esta equipe ofe-rece um suporte de qualidade, para que possam executar seu evento com sucesso e dar mais segurança e comodidade ao público presente. “Somos uma empresa especializada em remoções de urgência e Emergência e resgate em todo tipo de evento fazemos o pré - Atendimento e a remoção se necessário, montamos am-bulatório e todo material necessário para o bom funcionamento do evento.” Diz, Augusto Oliveira, Gerente Operacional Administrativo da Fire Prevention.

Estes profissionais são altamente treinados e principalmente motivados para as funções imposta a Eles.

A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar com-plicações futuras e até mesmo salvar vidas. O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação de socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de aci-dentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.

Ramilton Farias com o presidente da Crônica de São Paulo (SP), Luiz Ademar, comentarista do Sportv em Salvador (BA) participando do Congresso Nacional de Cronistas Esportivos.

Ramilton FariasO Campeonato Amapaense de

Futebol Profissional, o Amapazão, terá início no dia 29 de abril, com a participação de nove clubes. A confirmação é do novo diretor--técnico da FAF, Rodolfo Juarez. Segundo ele, a competição será um atrativo para os torcedores e interessante para os clubes.

O Amapazão será disputado em dois turnos. Mas a novidade é que apenas os seis melhores clu-bes estarão presentes no returno. No primeiro turno, os 9 concor-rentes iniciam a batalha pelo título da temporada. Os seis melhores passarão automaticamente para o segundo turno, e os três piores da-rão adeus ao certame.

A idéia é reduzir a despesa dos participantes. Esta forma de disputa já foi adotada uma vez pela entidade máxima do futebol

amapaense.Os campeões dos turnos farão

a final do campeonato, e o clube que ganhar os dois turnos fica com o título e as vagas nas competições nacionais no ano que vem.

Os clubes confirmados no Amapazão são: Ypiranga, São José, Santos, São Paulo, Cristal, Santana, Independente, Oratório e Trem. O Mazagão desistiu de dis-putar o campeonato porque o está-dio Aluízio Videira, em Mazagão, está com sua obra parada. E sem poder jogar em seus domínios, o presidente José Carlos “Marmi-tão” optou por ficar fora. O Ypi-ranga chegou a anunciar que não participaria, mas depois de uma reunião entre seus presidentes re-solver reconsiderar a decisão.

O atual campeão amapaense é o Trem Desportivo Clube e o vice é o Santos Futebol Clube.

Amapazão é confirmado para o dia 29 de abril

Page 3: Jornal do Povo Zona Norte 14

Ministério Público Federal processa Governo do Estado por irregularidade contratual

ZONA NORTE

ZONA NORTE

Jornal do POVO Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

GERAL POLÍTICA14 3

Mais de 45 mil cães e gatos serão vacinados contra a raiva

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Mu-nicipal de Saúde (Semsa) deu início a campanha de vacinação anti-rábica, que pretende imunizar mais de 45 mil cães e gatos. O obje-tivo é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.

O Setor de Zoonose montou um cronograma que divide as ações en-tre zona rural e urbana. As equipes estão percorren-do diversas localidades do município utilizando como estratégia de vacinação a visita domiciliar. Neste pri-meiro momento os técnicos de zoonose estão realizan-do a vacinação nos distritos e áreas mais afastadas do município.

Os bairros seleciona-dos para a primeira etapa foram: Boné Azul, Brasil Novo, Liberdade, Morada das Palmeiras, Residen-cial Amazonas, Ilha Mirim, Loteamento Parque dos

Buritis, Infraero II, Lotea-mento Açaí, Loteamento Alencar, Sol Nascente, Conjunto Ipê, Curralinho, Loteamento Caranã, Chefe Clodoaldo, Distrito de Fa-zendinha, Vila do Coração, Irmãos Platon, Goiabal, Curiaú, Km 09 e Km 14. Localidades como Curiaú, Curralinho e o Loteamento Caranã e Bairro Boné Azul já estão 100% cobertos.

A outra etapa programa-da da vacinação anti-rábica na zona urbana de Macapá será a campanha de vaci-nação em massa, com 70 postos fixos de vacinação, abrangendo os demais bair-ros da cidade. O dia “D” está previsto para 26 de maio e os postos estarão funcio-nando em praças, escolas, Associações de Bairro, das 8:00h às 17:00h.

Todos os cães e gatos a partir de três meses devem ser vacinados. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Eliton Franco, a campanha se realiza uma

vez por ano e é fundamen-tal para prevenir a raiva. “A vacina é muito importantes para contribuir com a saúde do animal e das pessoas. É muito importante que cães e gatos sejam vacinados anu-almente contra raiva, pois eles fazem parte do nosso convívio. Por tanto todos os cães e gatos acima de três meses de idade devem to-mar a vacina contra raiva, inclusive as fêmeas que es-tiverem amamentando, pre-nhas ou no cio”, finalizou o diretor.

A Doença – A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, princi-palmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão.

Ruanne LimaO Ministério Público Fe-

deral do Amapá (MPF) ajui-zou uma ação contra o Go-verno do Estado do Amapá (GEA), por irregularidades no contrato com uma pres-tadora de serviços hospitala-res. O GEA tem 30 dias para realizar a licitação para um novo processo licitatório. A empresa Amapá Comércio e Serviços LTDA está com contrato vencido desde fe-vereiro de 2011, e continua atuando de forma irregular na rede estadual de saúde. Se o governo do Estado se negar a atender aos pedi-dos, a Justiça Federal po-derá obrigá-lo a pagar multa diária de R$ 50 mil.

Segundo o MPF/AP, o governo estadual contrariou a Lei de Licitações e Contra-tos Públicos (Lei nº8.666/93). De 2006 a 2011, utilizando--se de 11 termos aditivos, o GEA manteve o contrato com a empresa, que recebe mensalmente R$ 740 mil. De acordo com o promotor da república, Celso Leal, a multa deverá ser paga a par-tir da intimação. “Pelo sim-ples fato de estar havendo um pagamento sem contra-to, sem dúvidas a empresa está sendo beneficiada. O procedimento correto seria o lançamento de uma licitação com a participação de vários concorrentes, mas não foi

este o caso”, destacou Leal. Na última semana, uma

decisão do Tribunal de Jus-tiça do Amapá, garantiu a permanência da Amapá Serviços com a Sesa. A decisão ainda determina a suspensão da contratação emergencial de empresas substitutas até a licitação. Segundo o tribunal, houve regularidade na chamada pública e o Estado deve re-alizar outra licitação.

CPI da SaúdeA Comissão Parlamen-

tar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Amapá, deverá investigar ir-regularidades em mais de 50 contratos da Secretaria Es-tadual da Saúde (Sesa), que segundo o deputado esta-dual Dalto Martins (PMDB), não tiveram licitação. O parlamentar Keka Cantuária (PDT) estima que R$ 530 milhões foram gastos pela

secretaria de forma irregular, em 2011.

Na semana passada, a comissão realizou a primei-ra sessão ordinária, para a definição das primeiras atividades. Durante a dis-cussão, foram aprovados requerimentos constando agendamento de visitas, percentuais destinados a Sesa, orçamentos, pa-gamentos para empresas prestadores de serviços, além de convocação de servidores, secretários e diretores de hospitais.

Para o presidente da CPI, deputado Dalto Martins, algo que chamou atenção e motivou na investigação fo-ram os voos realizados para o traslado de pacientes. “Um voo no valor de R$ 102 mil reais é estranho. Quere-mos saber todos os gastos, precisamos comparar valo-res e analisar”, salientou o parlamentar.

O Projeto Pai Legal é uma inicia-tiva da Justiça Amapaense e tem como objetivo estimular o reconhecimento voluntário e a busca de paternidade para crianças e adultos que não têm em seus registros o nome do pai. Visa alcançar os pais que, por alguma razão, deixaram de reconhecer a paternidade de seus filhos por ocasião do nasci-mento, estimulando e disseminando a cultura da conciliação, para tal fim.

O Projeto Pai Legal nasceu há cer-ca de quatro anos e é um serviço que a Justiça do Amapá disponibiliza de forma desburocratizada e eficaz. As pessoas interessadas em buscar o reco-nhecimento de paternidade entram em contato com o Projeto. O processo tra-mita com celeridade e sem burocracia. O resultado, quando positivo, é enca-minhado ao Cartório para a retificação do assentamento civil e para emissão da nova certidão de nascimento, sem custas de averbação e perda de tempo.

O Conselho Nacional (CNJ), através do Projeto Pai Presente(Provimento nº 16 da Corre-gedoria Nacional de Justiça), também criou mecanismos para estimular o reconhecimento da paternidade. De-terminou que, além dos serviços já prestados às famílias que procuram a Justiça, o Judiciário encontre soluções para buscar todas as crianças na rede pública de ensino que, por alguma ra-zão, não têm em seus registros o nome do pai ou a paternidade reconhecida.

A partir do direcionamento dado no ano passado, durante a última visita do CNJ ao Estado do Amapá, a Vara de Mediação e Conciliação, executora dos Projetos, recebeu os dados de todas as crianças matriculadas na rede de en-sino que possuem os dados incomple-tos em seu registro de nascimento. Só na capital amapaense são cerca de 16

mil crianças nesta situação. Esse traba-lho vem sendo desenvolvido também nas comarcas do interior.

A Juíza Stella Simonne Ramos, coordenadora dos Projetos, explica que é um trabalho grande e gradati-vo, o retorno ainda é pequeno. “Nos-so papel é buscar as crianças alvos do Projeto. Enviamos cerca de 200 cartas por mês, esclarecendo sobre o Pai Legal e o Pai Presente e daí espe-ramos que essa mãe venha até nós. A Justiça favorece, mas a família pre-cisa estar interessada e, para tanto, é preciso levar a informação aos Pro-jetos”, explica a Juíza Coordenadora.

Existem duas situações mais co-muns nos projetos, a primeira, é quan-do o pai se sente impelido a registrar o filho e procura a Justiça para efetuar o registro. A outra situação, é quando a mãe indica à Justiça o nome do Pai e a equipe do Projeto entra em contato e media o processo. No caso da recusa deste pai em reconhecer a paternidade, a mãe pode iniciar o processo judicial de reconhecimento de paternidade, re-presentando ou assistindo o filho, atra-vés da Defensoria Pública.

“É importante que a mãe saiba que esse reconhecimento é possível, assim como todos os direitos cabíveis à criança a partir desse reconhecimento oficial. A Justiça apóia e disponibiliza várias ferramentas para executá-lo”, conclui a Juíza Stella Ramos.

Os interessados podem procurar o posto de atendimento dos Projetos “Pai Legal” e “Pai Presente” loca-lizado no Fórum Desembargador Leal de Mira. É necessário apresen-tar a certidão de nascimento do filho ou filha a ser reconhecido (original e cópia) e nome e endereço do pai. Mais informações através dos tele-fones: 3312-4525 ou 3312-4535

Projetos Pai Legal e Pai Presente: Estímulo ao Reconhecimento Voluntário de Paternidade

Para o Sindicato dos Urbanitários (Stiuap), a fe-deralização da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) trará muitos pontos negativos para a empresa. O estado teria que fazer empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES). Desse total, R$ 980 milhões seriam investidos em infra-estrutura, e R$ 716 milhões seriam para quitar as dívidas. R$ 304 milhões iriam para a criação de um fundo.

Audrey Cardoso, presidente do Stiuap também dis-corda da criação do fundo. Segundo ele, não existe necessidade disso, uma vez que o recurso de R$ 304 milhões partiu do presidente da companhia, José Ra-malho como forma de garantir a participação de 47,5% de ações na CEA. Com isso, o governo pretende fazer a indicação de diretores, conselheiros e outros cargos para manter a companhia nas mãos do PSB.

O balanço da CEA feito ano passado, apontou um prejuízo de R$ 300 milhões, atribuído à atual administração pelo sindicato. Audrey diz que a fal-ta de energia elétrica em vários municípios vem da falta de investimentos.

Por outro lado, o sindicato reconhece alguns pon-tos positivos da federalização. Um deles é a remissão do ICMS com o governo, outro é a retirada de juros e multas da dívida da CEA com a Eletronorte, e ainda, o encontro de contas com a Petrobras.

“Não aceitamos a participação acionária do gover-no na companhia com indicação de cargos, pois isso vai gerar dívidas e manter a politicagem, mas existe a parte boa nisso tudo”, destacou Audrey.

Urbanitários mostram os dois lados da federalização da CEA

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Page 4: Jornal do Povo Zona Norte 14

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012 8ZONA NORTE

Jornal do POVO

POLÍCIAGERAL9

Aliciadora é denunciada pelo Ministério Púbico Federal

Com a aproximação da Semana Santa o consumo de pescado aumenta entre as famílias católicas e preo-cupa a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) quanto à qualidade do produto vendido em Macapá. Neste sentido a Vigilância em Saúde inicia a Operação Semana Santa – Peixe Saudável, que vai in-tensificar a partir de amanhã (29), as ações de fiscalização e orientação para garantir a qualidade e a procedência do pescado comercializado nas feiras livres, peixarias, merca-dos e supermercados.

Segundo o Diretor de Vi-gilância em Saúde, Eliton Franco, o foco da ação é orientar e conscientizar o comerciante sobre o arma-zenamento adequado do pescado. “Os fiscais irão orientar os feirantes a man-ter o pescado coberto de gelo, livre de insetos e sem exposição ao sol. Estes cui-

dados devem ser mantidos sempre para que o consu-midor adquira o produto em condições adequadas para o consumo. O armazena-mento inadequado afeta a qualidade do produto e pode causar danos à saú-de da população”, ressaltou Eliton Franco.

Além disso, os fiscais irão distribuir material infor-mativo para orientar o con-sumidor com relação aos cuidados na hora da com-pra. “Nossa preocupação é que a população adquira produtos de qualidade e ga-rantam a saúde da família”, disse Eliton Franco.

Depois de seis anos, o Ministério Público Federal no Amapá resolveu denun-ciar a espertalhona conheci-da como “Graça”, que vivia às custas do sexo de menores de idades aliciados. Apenas o prenome foi divulgado. O

negócio funcionava em ga-rimpos da Guiana Francesa e Suriname. Ela teria manti-do os menores em condições precárias. De acordo com o MP, os casos ocorreram en-tre os anos de 2005 e 2006 nos municípios de Laranjal

do Jari, Oiapoque e Macapá.A proposta de trabalho

era oferecida tanto para me-nores quanto para adultos. Transporte, alimentação e vestimenta eram pagos como garantia. O esquema funcio-nava semelhante ao trabalho

escravo, com o pessoal re-crutado tendo que pagar pelo que recebeu. O dinheiro vi-nha da prostituição.

Maior parte do dinheiro dos programas era repas-sado para “Graça”. Dessa forma, a dívida adquirida

com alimentação, roupas e transporte demorava mui-to para ser paga. As fugas eram evitadas com vigilân-cia dia e noite. Caso seja condenada, a pena pode ir de dois a oito anos e mais o pagamento de multa.

Uma quadrilha de seis “ma-lacos” assaltou um taxista na madrugada de quinta-feira em uma das ruas do bairro Univer-sidade. No bando estavam duas mulheres, uma delas menor de idade. Identificado como Kleb-son Farias Barbosa, 32, o taxista pegou o frete de quatro pessoas em frente a uma boate no Buri-tizal. O grupo disse que ia para

o Zerão. Klebson tomou o rumo pedido e logo percebeu que esta-va sendo seguido.

Não deu outra, no bairro Universidade a “malacagem” deu o papo de assalto e rendeu o motorista. Na moto, estavam outros dois pilantras. Klebson foi agredido a socos e golpes de chave de fenda. Mas não parou por aí, os bandidos fugiram le-

vando o carro do taxista, um Fiesta sedan prata, placa NEO 7586 que a polícia encontrou a alguns quarteirões.

A busca pelos vagabundos começou logo em seguida. Um casal em atitude suspeita foi detido. O pilantra que pilotava a moto foi identificado como “Kaleu”, e deu no pé quando viu os canas. Ele abandonou moto e

namorada. Elaide Pereira Mon-teiro, 25 anos, deu o serviço in-formando que a arma do assalto era do seu amor.

Elaide foi reconhecida pelo taxista e aproveitar para dedurar o resto do bando. To-dos foram presos. São eles, Aeldevan da Costa Sanches, 18, Oberdan Costa de Moraes, 22, Jordy Dorau Marinho Pe-

reira, 18 anos, e uma menor de 17 anos de idade.

Com eles estavam três por-ções de crack e mais seis pape-lotes da droga, além do aparelho de som levado do carro e seis balas calibre 38 e três de calibre .40. Os cinco malacos já estão na “casa dos artistas” da Duca Serra e a menor vai estar nas ruas pron-ta para outra daqui a 45 dias.Vigilância em Saúde

inicia Operação Semana Santa

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Quadrilha vai em cana. X9 é namorada de um dos bandidos

Os supervisores de Malá-ria da Secretaria Municipal de Saúde estão desde segun-da-feira (26), numa capacita-ção que envolve Gestão Lo-cal do Controle da Malária, Supervisão do Cumprimento das Diretrizes de Diagnósti-co, Tratamento, Vigilância de Malária e Gestão Local de Medicamentos e Insumos. O evento está acontecendo das 08h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da CVS, até sex-ta-feira (30).

A capacitação foi plane-jada pela equipe do setor de endemias da SEMSA e está sendo ministrado por téc-nicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde com aulas teóricas e práticas. O foco principal da atividade é melhorar a qualidade do diagnóstico e tratamento de malária.

Para o chefe do setor de endemias, Fabio Mourão, a capacitação vai dinamizar as estratégias de controle da malária em consonância com as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde.

“A capacitação nos dará condições para implemen-tarmos os novos instrumen-tos de supervisão e o novo

protocolo de tratamento para esta endemia. Com este curso esperamos facilitar o diagnóstico dos pontos críti-cos do Programa Municipal de Controle da Malária, para que possamos direcionar me-lhor nossas ações de forma a otimizar nossos recursos humanos e materiais”, disse Fábio Mourão.

A doençaMalária é uma doença

prevalente nos países de cli-ma tropical e subtropical. O vetor da doença é o anofelino (Anopheles), um mosquito parecido com o pernilongo que pica as pessoas, prin-cipalmente ao entardecer e à noite. O ciclo da malária humana é homem-anofelino--homem. Geralmente é a fê-mea que ataca porque preci-sa de sangue para garantir o amadurecimento e a postura dos ovos. Depois de picar um indivíduo infectado, o para-sita desenvolve parte de seu ciclo no mosquito e, quando alcança as glândulas salivares do inseto, está pronto para ser transmitido para outra pessoa. A Amazônia é a região do Brasil onde ocorrem 98% dos casos de malária.

Semsa realiza capacitação para Supervisores de Malária

Dicas para comprar pescado:Peixes: cheiro característico, nunca forte demais;

olhos brilhantes e salientes; guelras de cor vermelho vivo, ventre firme e escamas inteiras e presas ao cor-po. Peixes secos, salgados e defumados com man-chas esverdeadas ou avermelhadas podem estar de-teriorados;

Bacalhau: não deve possuir manchas avermelha-das ou pintas pretas em seu dorso, que podem indicar deterioração ou bolor;

Camarão: o corpo deve apresentar-se firme e rijo; a casca consistente e bem presa e a cabeça aderen-te ao corpo. Nunca compre camarão com cheiro de amoníaco ou que tenha escurecida a parte que une a cabeça ao corpo. Evite comprar camarão limpo, pois é mais difícil saber se está fresco.

Page 5: Jornal do Povo Zona Norte 14

O prefeito Roberto Góes reuniu com representantes do Sindicato dos Servidores Públi-cos em Educação (Sinsepeap) e encaminhou a discussão de um acordo sobre a data base e o rea-juste para se chegar ao piso sala-rial da categoria.

Da reunião também partici-param os secretários de gover-nadoria, Alberto Góes, de Pla-nejamento, Joselito Abrantes, de Gabinete, Antônio Meireles, e de Finanças, Edilena Cantuária, além de vereadores.

A reunião transcorreu a por-tas fechadas e para evitar especu-

lações, os números percentuais de reajuste só serão divulgados após o consenso entre as partes. A expec-tativa é que uma definição ocorra na manhã desta sexta-feira, 30.

Entenda o casoNa quarta-feira, 28, os pro-

fessores convocaram uma assem-bléia geral para discutir a propos-ta de reajuste da prefeitura. Para surpresa, ao invés de uma deli-beração sobre o assunto, foi de-finida paralisação de dois dias. A prefeitura então chamou os pro-fessores e estuda um percentual junto com a categoria.

ZONA NORTE

Jornal do POVO

CIDADESAMPARO

Desde terça-feira que as associações de futebol estão contando com o apoio do mu-nicípio. O prefeito Roberto Góes e representantes da Fede-ração Amapaense de Futebol. Os profissionais se disseram desamparados pelo governo do estado e passando por dificul-dades financeiras.

A Prefeitura de Macapá se comprometeu a dar assistência aos professores e, consequen-temente garantiu que o esporte continue resgatando crianças e adolescentes da marginalidade. Para o presidente da FAF, Pau-lo Rodrigues, a mão de obra dos instrutores deve ser valorizada, pois desta forma os grandes esportistas serão reconhecidos. Os vereadores Aldrin, Gian do

NAE e Acácio Favacho partici-param do encontro.

De acordo com o coordena-dor municipal de esporte e lazer, Vítor Jaime, o vereador Gian do NAE irá elaborar projeto de lei que dará legalidade à criação da bolsa assistencial aos profes-sores. “Através deste projeto, a Prefeitura de Macapá irá absor-

ver esta mão de obra. Hoje, cada escolinha possui, em média, 100 alunos, ou seja, são quase mil jovens que estão sem assistên-cia alguma. Por hora, as nossas prioridades são: a manutenção destes professores, o planeja-mento de competições munici-pais e definições de convênios”, relatou Jaime.

Escolas de futebol da capital terão apoio do município

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

CIDADES12

Prefeito Roberto Góes reúne com professores para definir reajuste da data base e piso

Doaçãode Cestas Básicas

As inscrições estive-ram condicionadas a do-ação de uma cesta básica por equipe. Ao final da competição, a diretoria do Sindicato dos Servido-res de Macapá em com-panhia do time vencedor escolherão uma institui-ção voltada a assistência social a crianças ou ido-sos, para doar o material arrecadado.

As inscrições para o Campeonato de Futebol Amador encerram nesta sexta (30). Não é neces-sário ser sindicalizado para participar. O torneio é aberto a todos os inte-ressados, desde que estes participem da competição representando um órgão municipal ou qualquer entidade convidada pelo SSMM.

Para a edição deste ano, os atletas também se-rão auxiliados pela equipe de paramédicos do Servi-ço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que disponibilizará ambulân-cia durante a abertura do Campeonato. A Prefei-tura de Macapá também já sinalizou apoio quanto a realização da Festa do Servidor Municipal, que acontece no dia 29 de Abril, também na AABB.

SALÁRIOS @Esta semana o foco dos comentários no twitter foi a presta-ção de contas do ex-governador João Alberto Capiberibe. Depois de 9 anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), deu o parecer prévio do que se refere a 2001. A Assem-bleia Legislativa diz que vem solicitando os cálculos há um bom tempo. A demora foi do TCE.

Para descontrair:

TANDOTWI

As paróquias da capital já es-tão preparando a programação para a Semana Santa, que começa no dia 1º de abril, Domingo de Ra-mos na Catedral de São José. Para os católicos, este período é mar-cado por confissões e penitências como o jejum, preparação simbó-lica para a ressurreição de Cristo.

Outras paróquias como São Pedro, Nossa Senhora da Con-ceição e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também es-tão organizando programações. O Domingo de Ramos ocorre junto à Jornada Diocesana da Juventude, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de

Santa Rita. Catequese, apresen-tações culturais e missas estão programadas com a presença do bispo Dom Pedro Conti. A jor-nada tem a ver com a Jornada Mundial da Juventude, prevista para o ano que vem no Rio de Janeiro, onde o papa Bento XVI confirmou a vinda.

O Sindicato dos Servidores do município de Macapá (SSMM), em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), promovem hoje, 31, a 4° edição do Campeonato de Futebol Ama-dor “Bola para Frente”. A compe-tição vai integrar servidores de 28 repartições públicas e órgãos da administração municipal.

Serão mais de 390 competido-res, em equipes de até 15 atletas que representarão as secretarias do município. As equipes favori-

tas para a disputa do título de campeã deste ano são a Vigilância Sani-

tária do Município e a Guarda Muni-cipal, esta segun-da já conquistou dois títulos em edições passadas.

Na sexta-fei-

ra (23), representantes de dez se-cretarias municipais e convida-dos participaram de uma reunião que definiu as regras gerais do torneio. Conforme o acordado, todas as equipes inscritas entram em campo neste sábado, no horá-

rio das 8h00 às 15h00. Cada par-tida terá a duração de no máximo 30 minutos. Somente a partir da próxima semana, começa a fase de eliminação.

Os jogos aconteceram de se-gunda a sexta-feira, no horário

das 18h às 20h na quadra da Are-na Soccer da AABB. O Campeo-nato segue até o dia 28 de abril e a decisão do torneio ocorre no dia 29, durante a Festa do Servidor Municipal onde serão premiadas as equipes vencedoras.

Servidores disputam Campeonato de Futebol Amador neste fim de semana

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E AM-BIENTAL DO AMAPÁ – ADESCA – AP

EDITAL DE CONVOCACAO

Convocamos a todos a quem interessar em participar da assembléia geral de constituição da ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTU-RAL E AMBIENTAL DO AMAPÁ – ADESCA-AP, que ocorrerá nesta cidade de Macapá, estado do Amapá, sito a Avenida General Gurjão, nº. 388, Bairro Centro, no dia 07 de Abril de 2012, as 18h, com os seguintes itens de pauta a tratar:

1. Leitura, discussão e aprovação do estatuto social;2. Eleição da Diretoria;3. Eleição do conselho Fiscal;4. Posse dos membros eleitos aos cargos sociais.

Macapá-AP, 27 de março de 2012.

JOYSON FELIPE BARBOSA MONTEIROPresidente da Comissão de Constituição da ADESCA-AP

Paróquias organizam programações da Semana Santa

ProgramaçãoQuinta-Feira Santa, 05 - 19h, Missa da Ceia do Senhor e Lava pés, após a Missa segue o momento

de Adoração Eucarística.Sexta-Feira Santa, 06 - 08h, Via Sacra e Procissão do Encontro; 15h, Sermão das Sete Palavras,

Celebração da Paixão de Cristo e Procissão com a imagem do Senhor Morto.Sábado Santo, 07 - 21h, Celebração da Vigília Pascal (com transmissão ao vivo pela Rede Vida).Domingo de Páscoa, 08 - 07h30, Missa na Catedral; 09h, Missa na igreja de Santo Antonio, na

rua Odilardo Silva esquina com o canal da av. Mendonça Junior; 19h, Missa na Catedral de São José (com transmissão ao vivo pela Rede Vida). Contatos e informações com secretaria da Paróquia de São José pelo fone 32230594. (Pastoral da Comunicação)

5

Page 6: Jornal do Povo Zona Norte 14

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

CIDADES6

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012 11

Visando a melhoria no serviço de atendimento de saúde prestado às co-munidades dos Distritos de Macapá, o secretário Municipal de Saúde, Ota-cílio Barbosa, está cum-prindo programação de visita aos Postos de Saú-de da zona rural.

Aos moldes do que aconteceu nas Unidades de Saúde da cidade, o

gestor acompanhado de sua equipe técnica está verificando de perto a situ-ação das instalações para indentificar eventuais ne-cessidades das comunida-des. “Nosso objetivo é co-nhecer as particularidades de cada posto, conversar com os profissionais mas principalmente ouvir a comunidade. Queremos identificar o problema e le-

var a solução o mais breve possível”, disse Otacílio Barbosa.

No incio da semana a visita aconteceu no Pos-to de Saúde de Campina Grande, distante 30 km do município. A reunião aconteceu com repre-sentantes da comunida-de e da CONAQ, que se mostraram bastante res-pectivos e conversaram

expondo seus principais problemas, dando suges-tões de melhoria.

Na oportunidade o se-cretário de saúde reafir-mou seu comprometimen-to com a requalificação do sistema municipal de saú-de. “Hoje obtivemos um grande avanço, traçamos o perfil situcional e firma-mos um acordo para exe-cutar avanços na qualida-

de dos serviços prestados pela Semsa aqui nesta co-munidade”, finalizou Ota-cílio Barbosa.

As UBSs Abacate da Pedreira, Coração, Fazen-dinha, já receberam a visi-ta do secretário de saúde e naspróxima semana ou-tras unidades serão visto-riadas pela equipe técnica que acompanha Otacilio Barbosa.

Secretário de Saúde do município visita postos de saúde dos distritos

Falta de energia compromete ensino na escola Almirante Barroso, em Santana

O problema de falhas na geração de energia tem causado transtornos em todos os âmbitos que dependem deste bem, que atende as necessi-dades da coletividade. E a educação também está sendo afetada por este problema, pois, as quedas de energia tem sido constantes na esco-la Almirante Barroso em Santana.

E Para solucionar o problema das falhas de energia elétrica na Es-cola Estadual Almirante Barroso, localizada no Município de Santana, o Deputado Estadual Char-les Marques, solicitou ao Governo do Estado do Amapá, por meio da Com-panhia de Eletricidade do Amapá – CEA, a substitui-

ção do transformador que atende a necessidade da instituição.

A propositura feita em caráter de urgência, justi-fica-se em virtude das fre-quentes quedas de ener-gia elétrica na instituição de ensino, prejudicando o bom andamento das aulas, comprometendo assim o desempenho do trabalho educacional rea-lizado na Escola.

De acordo com o de-putado Charles Marques (PSDC) “a situação preju-dica tanto no andamento das aulas como poderá causar risco ao patrimô-nio público com perdas de equipamentos” afirma o parlamentar que sem-pre tem procurado aten-der as necessidades da população.

GERAL

Sebrae começa a receber adesão de empresas para Projeto Indústria de Macapá e Santana

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Ana Dalva Ferrei-ra, o projeto se justifica pela grande demanda por parte das empresas do Setor da Indús-tria e em função dos resulta-dos positivos que os projetos desse setor vem alcançando ao longo dos anos de 2009 e 2011, “se faz necessária, no Amapá, a implantação de um projeto com foco específico nos segmentos industriais de diversas áreas envolvidas, para o Planejamento Pluria-nual 2012 a 2015”, disse.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimen-to do setor da Indústria, por meio da criação de produtos

e serviços para a expansão do mercado e geração de no-

vos postos de trabalho; apri-morar processos produtivos;

melhorar a gestão adminis-trativa e Financeira das In-

dústrias; e viabilizar proces-sos de inovação.

São gestores do Projeto Indústria de Macapá e San-tana, os colaboradores do Sebrae, André Gomes (co-ordenador), Antonio Rosa e Tatiane Negrão.

Nesta, quarta-feira, 28 de março, às 19h, foi lançado pelo Senai e Sebrae Nacional o Projeto PROCOMPI, espe-cífico para o Setor de Sorve-teria. Na ocasião, o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, Alexsan-dro Cascaes e a colaboradora Tatiane Negrão apresentaram o Projeto Indústria de Maca-pá e Santana.

CPI da Saúde fecha segunda semana com 17 requerimentos aprovados

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da As-sembleia Legislativa (AL) do Amapá, em duas semanas de ativi-dade já aprovou dezessete requeri-mentos. Os documentos solicitam ações que vão contribuir no decor-rer da fiscalização no que se refere a todos os procedimentos da Secre-tária Estadual de Saúde (SESA).

Um dos requerimentos apro-vados solicita ao Ministério Públi-co Estadual (MPE) que disponibi-lize um promotor de justiça para junto da comissão acompanhar os trabalhos de análise documental da SESA. Outro requerimento exige que a Secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e

Tesouro emita relatório referente a todos os pagamentos de forne-cedores feitos pelo órgão à SESA no período de 2011 a 2012.

Ainda por meio de requeri-mento, o presidente da CPI da Saúde, deputado Dalto Martins (PMDB), solicitou à secretaria estadual de Saúde que encami-nhe à CPI a relação nominal de todos os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que receberam plantões men-sais, especificando a quantidade e o valor recebido por profissio-nal no exercício de 2011.

Segundo Dalto Martins há de-núncia de que em dezembro do ano passado um médico recebeu 50

mil reais em plantão. “Nós vamos apurar essa denúncia grave. Verifi-car se outros profissionais da saúde receberam plantão como consta na acusação. Por lei somente o médi-co tem direito a receber plantão, e

o que chegou até a Assembleia é que enfermeiros e outros profis-sionais receberam. Na denúncia há valores de plantão absurdos”, des-tacou Dalto Martins.

De acordo com o presidente

da CPI, a finalidade da comissão não é apenas apontar as irregula-ridades, e sim encontrar soluções para o sistema de saúde do Ama-pá. “Temos três médicos fazendo parte da comissão e isso nos dá muito mais responsabilidade e compromisso com o nosso Estado durante todo o processo de fisca-lização. Não queremos fazer poli-ticagem e sim apontar alternativas para oferecermos um atendimento digno à nossa população”, finali-zou o deputado.

As sessões da Comissão Par-lamentar de Inquérito da Saúde acontecem todas as terças e quin-tas a partir das 15 horas no plená-rio da casa de leis.

Page 7: Jornal do Povo Zona Norte 14

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012POLÍCIA 10ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012 7

anuncie grátiS

Nome:

Deixe aqui seu anúncio com até 3 linhas de texto, recorte e entregue no ponto de venda do jornal.

Telefone:

Anúncio:

Rose Belém 91431144 ou 91544011 - Con-vide os amigos para conhecer produtos 05 estrelas e ganhe uma limpeza facial grátis.------------------------------Neto do Rádio91334677 ou 81128487 - Trabalhamos com vendas, manutenção e instalação de rádio VHF/HF/Repetidora. Temos equipamentos para comunicação dentro e fora do Estado. Não perca tempo fale ponto a ponto para onde for sua necessidade. E-Mail: [email protected] 91246279 - Pizzaria e Lancho-nete Radical - Disk Entrega.------------------------------Junior 91513877 - Vende-se 01 Má-quina de Solda R$400,00, 01 Furadeira Industrial R$300,00 e 01 Balança Digital R$350,00.------------------------------Tablet 81041672 - Vende-se Tablet R$750,00, com entrada 3G.

------------------------------Vende-se uma casa no Ma-rabaixo II na 4ª Avenida, nº 1948, em frente ao Posto de Saúde. Contém 1 sala, 1 cozi-nha, área de serviço, 3 suítes, toda forrada em madeira de lei, toda murada, caixa d´água e poço arteseano. Valor R$ 120.000,00. Falar com Pedro Castelo. 9154-0681.------------------------------Vendo uma linda casa no Jar-dim Marco Zero, na Travessa Diamante nº 315 - Conjun-to Redenção (Barcellos) próximo ao final da Linha de Ônibus “Pedrinhas/Novo Horizonte”. Contendo pátio, garagem, ampla sala para 2 ambientes, cozinha com balcão de marmore tipo ame-ricano, dois quartos, sendo 1 suíte com closet, banheiro social, toda forrada, lajotada em porcelanato, área de servi-ço com depósito e wc, coberta com telha de barro, toda murada, quintal cimentado e cx d´água. Tratar 9141-3430 ou 8128-3028.

CLASSIFICADOS

Detentas continuam passeando pela cidade

DEOLHO@NO FACEBOOK

Quatro mulheres que fugi-ram do Instituto de Adminis-tração Penitenciária no início do mês continuam longe das grades. A fuga aconteceu na noite do dia 1º e só foi perce-bida na manhã do dia seguin-

te. As internas que cumpriam pena por tráfico de drogas e furto no anexo, escaparem du-rante a noite.

Maria Francidalva Go-mes Tavares, conhecida como “Lora”, condenada por tráfico

de drogas, Elisangela Cor-deiro Rocha, mais conhecida como “Fina”, condenada por furto, Daniella do Nascimen-to Silveira, conhecida por “Dani” e Jucilene Trindade da Trindade, ambas condenadas pelo crime de tráfico de drogas aconteceu durante a madruga-da do último dia 2 de março.

Maria Francidalva Gomes Tavares, 32, já havia fugido antes e foi recapturada em Laranjal do Jarí no dia 28 de janeiro por uma guarnição da PM. Ela foi surpreendida na garupa de uma moto. Malan-dra que só ela, tentou negar a identidade inventando outro nome. Checando, os polícias descobriram um mandado de prisão contra a suspeita, aí a casa caiu.

Elisangela Cordeiro Ro-cha, a “Fina”, dançou para os policiais do 6° BPM no dia 18 de outubro de 2011. O fato aconteceu depois dela furtar uma residência no bairro Per-petuo Socorro.

Page 8: Jornal do Povo Zona Norte 14

ZONA NORTE

Jornal do POVO 4

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012ZONA NORTE

Jornal do POVO 13

Jaqueline Liman Data de Nascimento: 06/12/1995n Hobby: Escutar música e estar com os amigosn Signo: Sagitário

Filé do Bairro do Laguinho

Av. Feliciano Coelho, 1630 - Trem - Macapá-AP(96) 3223-5504 / 3223-4383 / 9115-9464 / 8112-6411Email: [email protected] / [email protected]

FILÉ DO BAIRRO

Seja você também nosso Filé do Bairro. Mande foto para [email protected].

Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012POLÍTICA

A principal ajuda para quem tenta se livrar das drogas ou do álcool no Brasil vem de orga-nizações não-governamentais. Cerca de 60% das ações de pre-venção, tratamento e redução de danos para dependentes são realizadas por instituições sem vínculo direto com o governo. A maior parte leva em conta a con-cordância do paciente no trata-mento e a participação da família na recuperação.

Foi aprovado esta semana o projeto de lei do deputado Eider Pena que considera de utilidade pública o Centro Masculino de Recuperação Antidrogas Lírio dos Vales, no âmbito do Estado do Amapá.

O Centro de Recuperação Antidrogas Lírio dos Vales tem como finalidade atender e rea-bilitar homens que apresentem quadro de dependência alcoóli-ca e/ou química. O trabalho da

instituição consiste em desen-volver campanhas educativas voltadas a orientar os internos e seus familiares quanto ao uso de álcool e outras drogas. O objeti-vo da campanha é sensibilizar e conscientizar os usuários quan-to aos malefícios causados pelo seu consumo.

Outra atividade desenvolvi-da pela Instituição não-gover-namental diz respeito a ações sociais que vão desde projetos de

combate e prevenção às drogas e ao álcool, até a capacitação e qualificação profissional dos in-ternos, como forma de inserí-los no mercado de trabalho, propor-cionando, dessa forma, melhoria na qualidade de vida das pessoas que ali buscam tratamento.

Eider Pena reconhece os esforços das entidades que bus-cam atender às questões rela-cionadas às drogas e ao álcool, e defende a importância de dar

subsídios a estas instituições que contam com apoio voluntariado no desenvolvimento de suas ati-vidades. ”É preciso dar apoio financeiro a estas comunidades terapêuticas que realizam traba-lhos voluntários para amenizar os danos sofridos pelos depen-dentes químicos e seus familia-res”. O projeto do parlamentar foi aprovado na Assembleia Le-gislativa e aguarda anuência do Poder Executivo.

Centro de Recuperação Antidrogas é considerado de Utilidade Pública

KITT FOTO STUDIO

O circo do ConselhoA eleição para escolha do Conselheiro de Cultura na ca-deira de Literatura foi um dos maiores espetáculos circenses, jamais vistos em Macapá. No começo havia somente um candidato, (este à reeleição), apoiado pela deputada do lençol na cabeça, por ser seu cunhado. Por conta disso abdi-caram de concorrer vários lite-ratos de renome, já prevendo as manobras próprias da turma governista, com o objetivo de eleger o maior numero possível de conselheiros, além do que têm direito.

O circo do Conselho IPegos de surpresa com a candi-datura de Renivaldo Costa, que nada teme, e por ser um dos in-telectuais de maior cabedal por

estas bandas, apoiado por outras demais cabeças pensantes não subservientes e muito menos atreladas à turma do lençol, o desespero bateu. Na manhã da eleição foi um corre-corre, que mais parecia circo pegando fogo. As ordens emanadas via Embratel diziam: “Venha votar urgente. É uma ordem supe-rior”. E desta forma, lacaios surgiram de todos os lados para diminuir as chamas.

O circo do Conselho II

Pasmem. Pela primeira vez sur-giu uma categoria literária até então desconhecida: escritores de agenda. Estes pseudo-liera-tos, por mais absurdo que isto possa parecer tiveram direito a voto. O resultado final, como era esperado favoreceu, sim, ao escritor que se perpetua. Po-rém, a diferença foi de apenas oito votos, o que gerou agonia total no picadeiro.

O circo do Conselho IIICom o placar de 39 a 47, o

destempero veio à tona na comemoração da vitória. Aí ficou claro quem era quem, e quem estava por trás, olhando o espetáculo. Uma conselheira mais exaltada (pode-se dizer doida mesmo) não se conteve ao telefone e disparou: “Ganhamos, vencemos a prefeitura!!!”. Imaginem só.

Zona Norte em Destaque 105.9 FMMas vamos falar de coisa boa. Agora todos os sábados, das 8 às 11, o Jornal do Povo Norte está nas ondas do rádio. Você pode sintonizar a Novo Tempo, na freqüência 105.9 para três horas de informação, partici-pação do público e sorteio de muitos prêmios.

Dando o bocão...Por Enzo Rúbio

Page 9: Jornal do Povo Zona Norte 14

ZONA NORTE

Jornal do POVO GALERA DA CITYCom Diene Gomes [email protected]

16Macapá, 31 de março a 7 de abril de 2012

Comunidade, política, entrevistas, polícia e muitos sorteios para os ouvintes.

No comando: Cláudio Malta, José Marques Jardim e uma grande equipe de jornalistas e repórteres. Sintonize !!!

Zona norte em destaque105,9 FMAos sábados das 8h às 11h

AGORA NO RÁDIO

Aniversariou dia 28 de mar-ço o judoca Saulo Amaral, desejamos felicidades e muitas conquistas

Diretamente da França, esbal-dando charme nas águas do nosso Amapá. Maria da Silva

Aniversariante do último fim de semana, Janine Cruz, comemorou com amigos.

Rodrigão, proprietário do Guincho Catarinense na 3ª Trilha, Equinócio das Águas

Último domingo (25) regado com muita cerveja e chur-rasco, no Sítio do Velho o aniversário do nosso amigo Aracy Neto. Felicidades.

Venilton e Del Moraes, cantor e compositor

Pedro Da Lua, grande e irreverente comunicador

Nonato, segurança da LMS.