Jornal do Povo Zona Norte 10

9
ZONA NORTE Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012 1,00 Ano I - Edição 010 Elohane Cantuária de Almeida MPF quer anulação de licitações da Seinf ASSEMBLEIA n Página 13 O Ministério Público Federal (MPF/AP) fez uma recomendação ao governo do Amapá para que anule todas as licitações da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). n Página 4 PERÍCIA DESFORRA DANDO O BOCÃO Laudo de incêndio no centro de Macapá sai em 30 dias Morte de mototaxista com 10 pipocos .40 pode ter sido vingança Ypiranga deve ficar fora do Amapazão Deusimar Oliveira, dando as cartas no Ypiranga Clube desde quarta-feira, 25, substituindo o deputado Edinho Duarte já começa com lambança. Por ele, o “Negro Anil” não participará do Amapazão 2012. Tiragem: 2.000 exemplares MALACOS QUE ROUBARAM FARMÁCIA ESTÃO EM CANA CPI DA AMPREV GANHA CORPO n Página 9 n Página 14 n Página 14 n Página 4 n Página 9

description

Jornal do Povo Zona Norte 10

Transcript of Jornal do Povo Zona Norte 10

Page 1: Jornal do Povo Zona Norte 10

Filé d

O Bai

rro

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012

1,00

Ano I - Edição 010

Elohane Cantuária de Almeida

MPF quer anulação de licitações da Seinf

aSSeMbleia

n Página 13

O Ministério Público Federal (MPF/AP) fez uma recomendação ao governo do Amapápara que anule todas as licitações da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf).

n Página 4

PERÍCIA DESFORRA

DANDO O BOCÃO

Laudo de incêndio no centro de Macapá sai em 30 dias

Morte de mototaxista com 10 pipocos .40 pode ter sido vingança

Ypiranga deve ficar fora do AmapazãoDeusimar Oliveira, dando as cartas no Ypiranga Clube desde quarta-feira, 25, substituindo o deputado Edinho Duarte já começa com lambança. Por ele, o “Negro Anil” não participará do Amapazão 2012.

Tiragem: 2.000 exemplares

MalacoS que roubaraM FarMácia eStão eM canacPi da aMPrev ganha corPo

n P

ágin

a 9

n Página 14

n Página 14

n Página 4 n Página 9

Page 2: Jornal do Povo Zona Norte 10

Em dezembro do ano passado foi sancionada a lei 12.153 que rege e leciona os comportamentos relativos ao Juizados Especiais da Fazenda Pública, até então novidade para a ordem jurí-dica pátria.

Vale a pena mencionar que nesses ditos juizados, será possível ingressar com ações contra estados e mu-nicípios, a fim de discutir cobranças de ICMS, IPTU e IPVA, além de multas de trânsito ou multas de caráter ambiental.

É bom se observar que o valor da ação nunca poderá ultrapassar 60 salários mí-nimos, algo em torno de 30 mil reais, pois o sistema es-pecial só comporta deman-das de até 60 salários míni-mos como preconiza a lei.

Esses novos juizados deverão começar a fun-cionar nos próximos dois anos, e os Tribunais de Justiça dos Estados que são os responsáveis por essa implementação, pode-rão aproveitar as estruturas e a logística das atuais va-ras de Fazenda Pública.

Qual a vantagem que trará a implantação desses juizados? A grande virtu-de desses juizados encon-

tra guarida na celeridade. Questões que deverão ser decididas e pagas no prazo máximo de 60 dias após a decisão. Esse pagamento é facilitado devido ao uso do RPV (requisição de peque-no valor) e não através de precatórios, que levam anos para serem quitados depois da decisão definitiva da justiça.

Em termos de compa-ração, nos juizados cíveis atuais as demandas levam cerca de 6 meses a um ano para serem julgadas, depen-dendo da localidade onde estejam instalados os jui-zados. No âmbito da justiça comum, um processo pode levar anos, quem sabe déca-das para serem julgados.

O maior objetivo do jui-zado especial da Fazenda Pública é ser o guardião pe-rene do combate às ilegali-dades administrativas dos governos de Estado e pre-feituras. Esse juizado será um facilitador para julgar as causas relativas a taxas mu-nicipais, como as do lixo, iluminação pública etc.

Conforme a lei de juiza-dos especiais cíveis e crimi-nais, o juizado da Fazenda Pública também não neces-sitará da presença ou do ofí-

cio de um advogado, uma vez que até 20 salários mí-nimos, pode ser levado até a fase recursal apenas pelo cidadão que propôs a ação.

Faz-se mister mencionar que desde 2002 existem os Juizados Especiais Federais, e estes zelam pelos direitos ofendidos dos cidadãos, face a questões tributárias e previdenciárias.

Se for para descomplicar e para facilitar a obtenção de direitos, que venham mais medidas desse nível. Inicia-tivas assim fazem com que a sociedade brasileira sinta--se prestigiada e contribuem para o Estado de Direito.

A medida visa corrigir a enxur-rada de balizas irregulares que a enti-dade tem encontrado desde que resol-veu medir todas em todos os estádios utilizados nas séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista.

Segundo o coronel Marcos Mari-nho, chefe da comissão de arbitragem da FPF, desde que houve suspeita de medidas erradas nas traves da Are-na Barueri, todos os árbitros foram orientados a medir as balizas e relatar os resultados nas súmulas dos jogos.

Na Primeira Divisão, nove es-tádios tiveram suas traves medidas até quarta-feira. E em oito deles havia irregularidades: Brinco de Ouro, Pacaembu, Jayme Cintra, Dario Leite Rodrigues, Barão de Serra Negra, Prudentão, Estádio dos Amaros e Silvio Salles.

Curiosamente, apenas a Arena Barueri, que foi onde a polêmica co-meçou, passou 100% nos testes, de acordo com o relatado pelos árbitros. “O problema é mais com relação à altura da trave. A largura está dentro dos padrões”, afirma Marinho.

Segundo o chefe da arbitragem, a medição tem sido feita sempre antes dos jogos nas três divisões da Série A estadual. Nos estádios em que foi verificado tamanho errado nas traves, os clubes mandantes se-rão notificados e terão de corrigir o problema. Para os reincidentes, explica Marinho, entra a ameaça de punição com a perda de mando.

A intenção da federação é que os problemas sejam solucionados rapidamente pelos clubes. E o prazo de tolerância após a primeira notifica-ção, conta Marinho, será curto. “Que-remos ver se isso se resolve até em

uma semana. Esse é um pedido direto do presidente da federação. Ele está em cima disso.”

PRECISÃO À BRASILEIRAMas embora diga que haverá

bastante rigor com os estádios com traves irregulares, a federação vai tolerar os casos em que a diferença entre a medição e o tamanho oficial exigido pelas regras do futebol (a baliza precisa ter 2,44 m de altura por 7,32 m de largura).

“Não vai ser também uma preci-são britânica. Traves com um ou até dois centímetros de diferença tudo bem. O problema são os casos em que há quatro, cinco, seis centímetros de diferença”, afirma Marinho.

Até agora, o estádio Sócrates Sta-mato, em Bebedouro, foi onde houve a maior discrepância entre o que pede a regra do futebol e o que foi medido em campo. Em uma das traves, o ár-bitro relatou que a baliza direita me-dia 2,30 m, ou seja, incríveis 14 cm a

menos que o padrão.Na mesma trave, o meio tinha

2,39 m e o lado esquerdo, 2,33 m, o que permite imaginar que o travessão formava um arco para cima em seu ponto mais alto.

Os motivos para que tantos es-tádios apresentem problemas com as medidas de suas traves, acredita Marinho, é que muitos passaram por reformas de seus gramados. “Vemos muitos campos com desní-vel. Quando há uma reforma costu-mam colocar mais terra no campo e isso cria essa diferença.”

No entanto, segundo a Federa-ção Paulista, esses problemas com o tamanho das traves são pontuais. A entidade afirma que as medidas dos gramados de todos os estádios uti-lizados na A1, A2 e A3 do Estadual têm suas medidas corretas (desde largura e comprimento do gramado até circunferência do círculo central e tamanho das áreas), dentro do padrão exigido pela Fifa, e verificadas.

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012

OPINIÃO2

ZONA NORTE

Jornal do POVOEXPEDIENTE Conceitos emitidos

em artigos é de inteira responsabilidade

de seus autores. Não refletindo a opnião deste

veículo.n Email:

[email protected] Fones reportagens:

(96) 9121-7368 / 9133-4677

n O DONOGrupo Conceito de

Comunicação

n QUEM MANDA:Venilton Santos

[email protected]

n QUEM CUIDA:Aracy Neto

[email protected]

n QUEM DIRIGE:José Marques Jar-

dim - DRT 040josemarquesjar-

[email protected]

n QUEM AJEITA:André Campos

n QUEM FAZ:Redação

n QUEM OLHA:Carlos Magno

n QUEM DEFENDEDr. Eduardo Lopes

OAB-AP 392

n QUEM VENDEAracy Neto9133-4677

n QUEM ESPALHA Célio Silva9181-3029

n ONDE FICARua General Ron-

don, 1467 - Sala 26

n TIRAGEM: 2 mi

n QUEM COLABORAVocê! De qualquer bairro da Zona Norte entre em contato através do email ou telefone e passe as

informações.

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012

ESPORTE15

Federação ameaça punir clubes caso traves não tenham medidas corretas

Coluna Saber Direito

Em entrevista, Cicinho admitiu frustração por ter sido sacado da equipe, em-bora já estivesse esperando por isso. “Eu estava pres-sentindo. Não sei explicar o motivo, mas sentia que ia sair do time. Fico chatea-do, claro, porque eu queria muito jogar.” Ele recebeu a notícia na hora da preleção. “Fiquei emburrado assim que ouvi o nome do Artur no meu lugar, mas tranquilo. Se entrar contra o São Ca-etano vou jogar o que sei.”

Artur está suspenso pelo terceiro amarelo e não po-derá jogar domingo. A única chance de Cicinho não jogar, e aí seria a confirmação de que perdeu muito prestígio, é Felipão improvisar João Vitor ou Márcio Araújo na posição.

Em uma análise sincera, Cicinho reconhece que não está rendendo como no ano passado. E atribui a queda de rendimento a uma mu-dança tática feita por Felipão. “Jogando com o Maikon Lei-te eu subo muito pouco. Ano passado eu fui bem porque o Patrik jogava e eu tinha mais espaço para atacar, como sempre fiz em toda a carrei-ra. Tenho dificuldades para marcar. Faço o que o profes-sor pede, mas defender não é muito a minha.”

Para complicar a situa-ção de Cicinho, Artur é um lateral-direito que iniciou a carreira como zagueiro, e por isso tem muito mais facilida-de para fazer o que Felipão pede. Contra o Linense, por exemplo, ele quase não foi visto no campo de ataque e por vezes atuou praticamen-te como um zagueiro pela

direita. “Pode ver que em Lins o Artur quase não su-biu.” A torcida festeja as boa atuações de Artur, mas não esquece das boas atuações de Cicinho em 2011.

APOIO DA TORCIDAQuando a equipe amar-

gava uma má fase e até re-baixamento era assunto nas entrevistas, o lateral conse-guia se destacar e chegou a receber sondagens de clu-bes da Ucrânia e Rússia.

“O que me deixou feliz no jogo, além da vitória, claro, foi sentir o apoio da torcida. Enquanto estava me aquecendo eles fica-ram gritando o meu nome. Quando entrei, dei um dri-ble e voltaram a gritar por mim. É sinal de que reco-nhecem o meu trabalho.”

O treinador não parece ter sentido Cicinho chate-ado. Após o jogo contra o Linense, ele falou que sen-tia o clima melhor e via que quem deixava o time não ficava chateado.

“Como o ambiente está um pouquinho melhor, dá para brigar bem com todo mundo e fazer substitui-ções. Quem entra vem cor-respondendo.”

Cicinho já imaginava que ia virar reserva no PalmeirasJustiça

descomplicada

Enquanto isso naESCOLA...

22) - A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país. (É... E ainda faltam muitas para comentar.... ) 23) - O Chile é um país muito alto e magro. (Coitada da Espanha...) 24) - As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia. (Essa deve ser a mais “marcante” de todas. ) 25) - O batismo é uma espécie de detergente do pecado original. (Já a confissão poderia ser o sabonete, para uso diário... ) 26) - Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam. (Pensando bem, não é má idéia...) 27) - A prosopopéia é o começo de uma epopéia. (E a centopéia???) 28) - Os crustáceos fora d’água respiram como podem. (Coragem, faltam poucas.) 29) - As plantas se distinguem dos animais por só respi-rarem a noite. (Que perspicácia! ) 30) - Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo. (Já pensou se a pergunta fosse “o que são xifópagos”???)

31) - As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir. (Bem, já chegamos até aqui.... )

CNPJ 13.259.568/0001-73

Roberto Victor Ribeiro Articulista da Acade-mia Bras. de Direito

Advogado, Assessor Especial da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará, Pesquisador de Ciências das Religiões, Teologia e

Filosofia, Pós-Graduado em Direito Processual, Sócio fundador e idea-lizador da Academia Cearense de

Letras Jurídicas, Membro da Acade-mia Cearense de Hagiologia, Mem-

bro da Associação Brasileira de Bibliófilos, Membro da Associação

Cearense de Escritores, Membro do Instituto Brasileiro de Direitos

Humanos, Associado da Associação Brasileira de Advogados, Articulista

da Academia Brasileira de Direito, Colaborador de vários jornais e

revistas nacionais.

Colunista: www.amapadigital.net

Page 3: Jornal do Povo Zona Norte 10

Preocupada com a saúde pú-blica e a necessidade de melhoria na prestação do serviço por parte dos gestores municipais e esta-duais, foi discutido amplamente na Assembleia Legislativa, reque-rimento solicitando o conserto do elevador do Hospital de Especia-lidades Alberto Lima, com defeito há alguns meses. “O elevador é uma necessidade para a loco-moção de pacientes em estado crítico de saúde, especialmente os que passam por tratamento no setor de oncologia do Hospital”, justifica a deputada Mira Rocha (PTB), autora da proposição.

Ano passado, durante uma visita de fiscalização a deputada constatou que além do defeito no elevador, a estrutura de loco-moção de pacientes sofria com

a falta de maqueiros e macas suficientes para a demanda. Na ocasião, um idoso, com a saúde fragilizada esperava há uma hora pela ajuda de um maqueiro que o transpusesse para o leito ao qual estava destinado.

“Esse tipo de descaso é ina-ceitável. Há recursos. É uma prioridade que se atenda bem a população que vem em busca de serviços de saúde”, afirmou a deputada.

O requerimento da deputada é destinado diretamente à secre-taria estadual de Saúde (SESA) e tem como objetivo expor a re-alidade e encontrar, através da missão de fiscalizar do poder legislativo, respostas positivas aos requerimentos. “Somos le-gisladores e fiscalizadores, so-

mos parceiros da gestão pública quando é necessário executar serviços de qualidade, no caso do hospital Alberto Lima, vejo o elevador como uma urgência que já deveria ter sido resolvida, o apelo informal da população já existe, agora esperamos que com o requerimento oficial da Assembleia Legislativa a solução aconteça”, finalizou Mira Rocha.

A demora no conserto do ele-vador já mobilizou o Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), que ofereceu ajuda financeira ao Estado, para que o proble-ma encontrasse solução eficaz e rápida. A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) divulgou em nota que não precisava do apoio financeiro do IJOMA e que em breve resolveria a pendência.

Deputada Mira Rocha quer saúde como prioridade

ZONA NORTE

ZONA NORTE

Jornal do POVO Jornal do POVOMacapá, 3 a 10 de março de 2012 Macapá, 3 a 10 de março de 2012

GERAL POLÍTICA14 3

Licitações da Seinf são anuladas pelo Ministério Público Federal

CPI da Amprev quer saber pra onde vai o dinheiroEsta semana, a Assembleia

Legislativa aprovou requeri-mento do deputado Zezé Nu-nes (PV) solicitando a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na Amapá Pre-vidência (Amprev).

A comissão é formada por oito parlamentares e terá pra-zo de funcionamento de 120 dias, prorrogados por mais 60, de acordo com a Artigo 37 do Regimento Interno da AL. A CPI vai investigar a utiliza-ção de recursos financeiros e acompanhar as metas autorais estabelecidas no plano de in-vestimentos de acordo com as regras previdenciárias, bem como verificação dos relató-rios dos recursos e investi-mentos dos planos financeiros e previdenciários geridos pelo comitê da Previdência; os cri-térios de escolha das institui-ções financeiras e produtos de investimentos financeiros utilizados nas aplicações dos recursos; a motivação dá não aprovação das contas e atas

pelo Conselho Gestor daquele órgão previdenciário estadu-al. Semana passada, o diretor da Amapá Previdência, Élcio Ferreira chegou a considerar

a criação da CPI uma menti-ra e negou que estivesse ha-vendo qualquer movimento de investigação na Amprev. A confirmação veio em se-

guida. A Amapá Previdên-cia foi criada em teoria para tratar do futuro do servidor público do estado, a partir da aposentadoria. Os des-

contos são feitos diretamen-te na folha de pagamento. Os deputados querem saber basicamente para onde vai esse dinheiro.

MAIS ATENÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF/AP) fez uma recomenda-ção ao governo do Amapá para que anule todas as licitações da Secretaria Estadual de Infraes-trutura (Seinf). Os processos fo-ram feitos entre o fim de 2011 e começo de 2012 e têm recursos

do Banco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social (BN-DES), e do Ministério da Defesa.

Uma requisição dos proces-sos foi feita pelo MPF no último dia 27. Depois de analisar um a um, os erros foram apontados. Segundo os procuradores, exis-

tem situações que facilitam frau-des, como por exemplo, a ausên-cia de numeração das páginas, falta de assinaturas e documen-tação fora de ordem cronológica. Outra falha é que os resumos não foram publicados no Diário Oficial da União. Também foi descarta-

da a participação da Procurado-ria-Geral do Estado. E em cada processo, apenas uma empresa chegou com proposta de valores próximos ao teto estabelecido.

Na interpretação do Minis-tério Público, tem que haver a anulação e realização de no-

vas licitações com publicidade e livre concorrência. Todos os editais das licitações envol-vendo recursos federais de-verão ser publicados no Diário Oficial da União. A divulgação também deve aparecer no site do Governo do Amapá.

Deputado Brasil comemora licitação da “Casa de Parto na Zona Norte”

O requerimento do deputado estadual Manoel Brasil (PRB/AP), que no ano passado foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (AL) hoje é uma realidade.

O deputado comemora a resposta do execu-tivo que afirma que no mês de setembro deverá ser entregue o processo licitatório para contra-tação da empresa que irá construir a “Casa de Parto na Zona Norte”.

Com a implantação do centro, as gestantes da zona norte serão beneficiadas com atendimento de pré-natal e obstetrícia, além de não precisarem mais se deslocar para o centro da cidade para ter um atendimento especializado.

Para o deputado Manoel Brasil, as gestantes da zona norte precisavam de uma atenção especial. “A zona norte nos últimos anos tem apresentado um elevado crescimento populacional, e é por esse motivo que precisava com urgência ter esse tipo de atendimento. Hoje, para as pessoas se deslocarem para o centro de Macapá é uma dificuldade, imagine as gestantes. A Casa de Parto vem beneficiar todas as mães da zona norte, que necessitam do serviço público de qualidade e de mais saúde para elas e filhos”, ressalta o parlamentar.

FALTAVA TUDO

PENTE FINO

Page 4: Jornal do Povo Zona Norte 10

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012 8ZONA NORTE

Jornal do POVO

POLÍCIACIDADES9

Moto taxista liquidado com 10 balaços pode estar ligado a crime no Pará

A pesquisa “Mapa da Vio-lência 2012, os novos pa-drões da violência homicida no Brasil, divulgada recente-mente pelo Instituto Sangari serve para reforçar o que outros trabalhos de campo já diziam sobre esta onda crescente no Amapá. Se-mana passada, o Jornal do Povo Zona Norte estampou como manchete de capa o resultado de duas destas pesquisas, uma nacional e outra internacional colocan-do o estado em destaque no ranking de mortes.

Agora, este mapeamen-to revela que em 30 anos houve um crescimento per-centual de 950% na taxa de assassinatos nos municí-pios amapaenses que pas-sou de 2,4 por grupo de 100 mil habitantes, em 1980, para 25,2 em 2010. Maca-pá, tida como a 36ª cidade mais violenta do planeta por um instituto mexicano de pesquisas segue na frente. Atrás estão Porto Grande, Laranjal do Jari e Santana.

A coordenação da pes-quisa é do sociólogo Ju-lio Jacobo Waiselfisz, que destacou a 5º colocação do Amapá no ranking da vio-lência nacional, com a taxa de assassinatos de 38,7 por grupo de 100 mil habitan-tes. Há dez anos, segundo o pesquisador, os municí-pios que aparecem hoje na pesquisa, não pontuavam qualquer taxa, situação que mudou drasticamente na úl-tima década.

Santana, por exemplo, com 101.262 habitantes, de acordo com o IBGE, re-gistrava em 2000, nada me-nos que 21 homicídios. Em 2010, este total foi para 30. Laranjal do Jari com seus 39.942 habitantes, não re-gistrou nenhuma morte vio-lenta em 2000. Em 2010 fo-ram 14 assassinatos. Porto Grande tem 16.809 habitan-tes pulou de 0 para 7 homi-cídios de 2000 a 2010. Em Macapá, o ano de 2000 teve 131 mortes violentas em 2000. Em 2010 foram 195.

O mototaxista Mário Cézar da Silva Correa, 35, foi liquidado cm mais de dez balaços de pistola .40, dentro da casa onde morava no ramal do CD Rural, rodovia Juscelino Kubitschek. O crime aconteceu na última terça-feira e a polícia só sabe até agra que dois homens chegaram em uma moto

e um deles fez os disparos. De acordo com testemunhas,

a dupla estava rondando o local durante o dia. O rapaz estava deitado com a família quando a casa foi invadida. Ao levantar da cama, o rapaz recebeu os dispa-ros e caiu recebendo o resto dos tiros no chão. Segundo a esposa,

a única motivação para o assas-sinato é um crime ocorrido em Itaituba onde o moto taxista foi tido como matador. A Delegacia Especializada em Crimes Con-tra a Pessoa está investigando o caso. A identificação dos mata-dores foi dificultada devido ao uso de capacetes.

A polícia conseguiu prender parte do bando que assaltou uma farmácia no bairro Beirol, no co-meço da semana. São eles, William Natividade Silveira, 19, anos com passagem pela penitenciaria local e reconhecido pelas vítimas; Luiz Henrique Dias Trindade, 19, anos; Rafael Guedes Machado; Jesus da Silva Ramos, 23, o “Chinga” com passagem pela penitenciária; Felipe Coelho da Silva, 21 anos, apreendi-do quando era menor de 18 anos; Élson dos Santos Nascimento, co-nhecido como “calcinha ou cabelu-

do” cumpriu pena no Instituto Peni-tenciário local por furto e Marcos da Silva Leão, 22 anos de idade.

O estabelecimento, que fica na rua Jovino Dinoá foi invadido por quatro bandidos. De acordo com testemunhas, o bando aparentava pouca idade, provavelmente entre os 17 e 20 anos. Todos estavam a pé e armados com faca e um re-vólver usado para render clientes e funcionários.

O sistema interno de câmeras gravou toda a ação dos marginais que agiram sem máscara ou capuz

e permaneceram no estabeleci-mento por cerca de 30 minutos. Metade das vítimas foi trancada em um banheiro. O restante foi levado para uma sala. O bando le-vou algo em torno de R$ 1.800 em dinheiro, além de jóias e aparelhos celulares. A moto de um dos fun-cionários também foi levada. Ho-mens do Batalhão de Operações Especiais estiveram no estabele-cimento para recolher as imagens feitas pelo circuito de tv. Eles es-peram que as imagens revelem a identidade dos bandidos.

Novos dados de pesquisa revelam crescimento da violência em 950% no Amapá

Macapá, 3 a 10 de março de 2012

EM ALTA

Preso parte do bando que assaltou farmácia no Beirol

EM CANA

VINGANÇA

Depois de um mês, morte de mecânico, com balaço nas costas, ainda é um mistério

Trinta dias depois, a polícia ainda não sabe quem ma-tou o mecânico José Augusto Batista Picanço, 41. A Dele-gacia de Crimes Contra a Pessoa, Decipe, ainda aguarda o laudo dos exames feitos no cadáver, para nortear as inves-tigações. “Zezinho”, como era conhecido, foi morto com um tiro nas costas durante a madrugada de 26 de janeiro na área conhecida como bueirinho, ao lado do muro da Infraero, zona Norte de Macapá.

Uma das versões para o crime fala que “Zezinho” havia “furado” uma blitz e acabou sendo perseguido pela polícia e baleado. Ele estaria no carro de um cliente da oficina que usou para comprar cigarro. A fuga se deu pelo fato do mecânico não ser habilitado. A PM negou qualquer perse-guição ou disparo.

A outra versão conta de um possível acerto de contas onde “Zezinho” foi assassinado por um traficante apelidado de “Zorro”. A versão ainda não é tida como definitiva pela polícia, mas é reforçada devido à certa quantidade de entor-pecente encontrada no veículo. A família diz não saber de qualquer envolvimento de “Zezinho” no mundo do tráfico ou no consumo de drogas.

Page 5: Jornal do Povo Zona Norte 10

ZONA NORTE

Jornal do POVO

CIDADES5

GOLPE DO PEIXE

Ruanne LimaO Ministério Público Fede-

ral irá investigar pessoas que se passam por pescadores para receber o seguro defeso. Este benefício auxilia os profissio-nais durante o período em que a pesca é proibida, e a venda do produto escassa. A fraude tem deixado os verdadeiros pesca-dores literalmente a ver navios, pois ficam impedidos de retirar a carteira que comprova a ati-vidade profissional e garante o

acesso ao benefício. No Amapá, pelo menos mil profissionais têm o direito, mas não recebem o seguro defeso.

Para corrigir as irregulari-dades o MPF, juntamente com colônias e associações de pes-cadores, deverá fazer um reca-dastramento dos profissionais até o dia 15 de agosto de 2012. Objetivo ação é identificar as pessoas que recebem o benefí-cio de forma fraudulenta e, ga-rantir o direito aos verdadeiros

profissionais. A pescadora Benedita da

Silva, afirma que é importante que os trabalhadores se mobi-lizem nesta ação. “Todos os dados colhidos durante o re-cadastramento serão enviados ao Ministério da Pesca. Nós sabemos que retirar a carteira de pescador não é fácil, mas é importante para garantir a única fonte de renda durante o período de defeso”, destacou Benedita.

Ministério Público Federal investiga falsos pescadores que estão faturando seguro

Macapá, 3 a 10 de março de 2012

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012

CIDADES12

O Secretário de Governo da Pre-feitura de Macapá, Alberto Góes, reu-niu esta semana com representantes de entidades e movimentos sociais que atuam junto à juventude de Macapá. Entre elas, associações de bairros, fe-derações de entidades, UNE, Ubes, Uecsa, Feuni, DCEs, grêmios estu-dantis e juventude partidárias. Partici-

pam também, o diretor presidente do Planurb, Ivaldo Dantas e a Coordena-dora Municipal da Juventude, Joelma Santos.

O objetivo foi encaminhar a mi-nuta de indicações dos representantes da sociedade civil e do poder público municipal que constituirão as câmaras temáticas para formular o Plano Muni-

cipal de Juventude da Capital. Os in-dicados serão institucionalizados pelo ato administrativo do prefeito Roberto Góes ainda em março.

De acordo com Joelma Santos, da Coordenadoria de Juventude, o plano municipal reunirá diretrizes para orien-tar políticas públicas durante os próxi-mos 10 anos.

O secretário municipal de saú-de Otacílio Barbosa representou o prefeito de Macapá Roberto Góes, na cerimônia de assinatura do con-vênio entre Assembleia Legislativa e Instituto Joel Magalhães.

No mês de novembro do ano passado houve uma audiência na AL, que gerou comprometimento dos parlamentares em ajudar o Ins-tituto a dar continuidade ao traba-lho social que ele desenvolve. Com isso foi assinado um convênio no valor de R$10 mil a ser repassado mensalmente ao Ijoma.

Para o secretário Otacílio Bar-bosa, “Este convênio é salutar para a implementação da assistência para pessoas com câncer. Toda a ajuda é importante, o prefeito Ro-berto Góes está sensibilizado com a causa e todas as secretarias mu-nicipais, em especial a de Saúde, estarão disponíveis para ajudar o Ijoma”, concluiu.

Plano Municipal da Juventude começa a ser discutido

Secretário Otacílio Barbosa participa da assinatura de convênio entre Assembleia e Ijoma

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Secretaria de Educação de Macapá firmaram convênio para beneficiar 100 jovens do ensino médio. Eles atua-rão nas escolas da rede pú-blica e na própria Semed.

Os interessados devem ter mais de 16 anos e es-tarem regularmente matri-culados na rede pública de ensino. A iniciativa quer desenvolver atividades para possibilitar aos estudantes a aquisição de experiência

e postura profissional. O estágio terá jornada de

20 horas semanais e dura-ção de 12 meses. O jovem receberá bolsa-auxílio e au-xílio transporte. A parceria conta com a participação do Conselho Tutelar do Maca-pá, que desenvolve o pro-jeto “Qualificar para Cres-cer”, que ensina o jovem a melhorar a imagem pessoal, comportamental e atuar em equipe. Os candidatos de-vem procurar a unidade do Ciee de Macapá.

Convênio garante a primeira vez de 100 jovens

EMPREGO

Page 6: Jornal do Povo Zona Norte 10

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012

CIDADES6

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012 11

O promotor de Justiça Pedro Rodrigues Gonçalves Leite entrou com uma repre-sentação junto ao Tribunal de Contas do Estado pe-dindo que os contratos para exames de tomografia reali-zados pelo Hospital Alberto Lima sejam fiscalizados. Ele quer saber também, como é aplicado o Fundo Estadual da Saúde.

Declarações da diretora interina do HCAL deram con-

ta de que os pacientes estão sendo obrigados a realizar o exame em clínicas particula-res e a despesa está sendo paga pela Secretaria de Es-tado da Saúde. Os valores variam entre R$ 400 e R$ 1.250 dependendo da com-plexidade. Processos dessa natureza têm chegado todos os dias à mesa do secretário Edilson Pereira, para serem analisados.

Os pacientes têm en-

frentado mais um proble-ma, o Instituto de Neuro-logia do Amapá, Inneuro, uma clínica particular que vinha fazendo os exames cancelou os atendimentos no começo de dezembro passado por falta de paga-mento do estado.

Muitos pacientes eram informados de que a sus-pensão havia ocorrido por defeito no equipamento, mas logo depois foi descoberta a

falta de repasse dos recur-sos do contrato firmado com a clínica. A direção do hos-pital informou que estuda a possibilidade de comprar um tomógrafo, que custa em mé-dia R$ 70 mil.

O diretor da Inneuro, o médico Alejandro Cadena, explicou que, um Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado em abril de 2011, en-tre estado, Ministério Público e Inneuro. O acordo garan-

tiria o pagamento pelos ser-viços, o que não aconteceu. Com o cancelamento, os pa-cientes ficaram sem o servi-ço, uma vez que não foi feita licitação alguma para que outra empresa assumisse a função. Os prejuízos do In-neuro, de acordo com o mé-dico, chegam a R$ 200 mil. O Secretário de Estado da Saúde, Edilson Pereira disse que o processo de licitação já está em andamento.

Estado descumpre acordo e pacientes da rede pública de saúde estão sem tomografia

Prefeitura faz entrega de cadeiras de rodas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atra-vés da Coordenadoria da Saúde da Pessoa Por-tadora de Deficiência e Acessibilidade, fez ontem a entrega de cadeiras de rodas a três pessoas as-sistidas pelo programa Estratégia Saúde da Fa-mília (ESF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Fa-mília (Nasf).

O coordenador Aluí-zio Araújo disse que as ações beneficiam quem tem dificuldade para se locomover, e que a coor-denadoria está ajudando

na infraestrutura das uni-dades para melhorar o acesso ao sistema muni-cipal de sáúde.

Um das pessoas bene-ficiadas foi Dona Brígida, de 75 anos de idade. que possui dificuldade de lo-comoção em decorrência de vários problemas de saúde. Emocionada agra-deceu a ação da Semsa. “Está cadeira será muito útil, vai facilitar o meu dia a dia”, disse dona Brígida.

Outro paciente atendi-do e escolhido pelas equi-pes do Nasf é Eleandro, de 21 anos, morador da

área de ressaca do Novo Esperança. Eleandro é portadores de deficiência e tem grande dificuldade em sair de casa em de-corrência do difícil aces-so. “Só tenho a agradecer com esta cadeira poderei passear, estudar e ainda vou fazer uma das coisas que mais gosto que é em-pinar papagaio”, desaba-fou Eleandro.

Ainda este ano, mais cadeiras serão distribu-ídas entre as unidades de saúde e pessoas com problemas de lo-comoção. O Amapá chega a final na-

cional em mais uma edição do Prêmio Sebrae Mulher de Ne-gócios, dessa vez quem embarca para Brasília são as vencedoras estaduais nas categorias peque-nos negócios, Creusa de Souza Távora, da micro empresa Ana-this Floricultura, venda de flores naturais, decorações e presentes; e Negócio Coletivos, Alvina do Carmo Rêgo Costa, da Agroja-ri (Associação Agroextrativista Vegetal dos Produtores e Produ-toras Familiar e Rural de Laranjal do Jarí), produção de farinha . A solenidade de premiação aconte-ce no dia 8 de março, na Sede do Sebrae Nacional. Nesta etapa, a vencedora ganha uma visita téc-nica ao exterior, num centro de referência de empreendedorismo.

De acordo com o diretor su-perintendente do Sebrae, João

Carlos Alvarenga, na etapa es-tadual, as empreendedoras se-lecionadas pelas suas histórias

passam por uma avaliação e verificação, em que a comissão julgadora defini as dez melhores

histórias no Estado, selecionan-do somente uma para a premia-ção regional. “Na etapa regional

estão empreendedoras seleciona-das na etapa estadual. São quatro finalistas por região – norte, nor-deste, centro-oeste, sudeste e sul, totalizando 20 empreendedoras”, disse o diretor do Sebrae, João Alvarenga.

A final estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – ci-clo 2011, aconteceu no dia 24 de fevereiro, na Sebrae do Sebrae. Nesta edição, foram inscritas 27 histórias, avaliadas por 13 con-sultores voluntários. O prêmio é uma parceria entre Sebrae e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Na solenidade estadual estiveram presentes ainda, o di-retor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro, a ge-rente da Unidade de Atendimen-to Individual do Sebrae, Lindeti Góes e a gestora estadual do prê-mio, Gilvana Rosa.

CIDADES

MOBILIDADE

Empresárias amapaenses estão na final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

CEA discute saúde do trabalhadorMUDANÇAS

O projeto denominado de Promoção da Saúde do Tra-balhador e Qualidade de Vida no Trabalho foi aplicado esta semana na Companhia de Ele-tricidade do Amapá, coorde-nado pela Seção de Bem Estar (SEBS). O objetivo foi realizar ações de promoção da saúde dos funcionários da empresa e acompanhamento de possíveis problemas ocupacionais. Ati-vidades iniciam nesta quinta--feira, 1, com palestras e outras atividades práticas.

A programação irá acontecer no decorrer do ano abordando te-mas que possam colaborar com o bem estar do trabalhador. Uso abusivo de álcool e outras dro-gas, mapeamento ergonômico dos postos de trabalho, ginástica laboral e ciclo de palestras de

preparação para a aposentadoria serão colocados em pauta.

As palestras serão proferi-das por especialistas da própria empresa e de parceiros como

o Centro de Atenção Psicosso-cial de Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), Centro de Refe-rência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Faculdade Seama,

Narcóticos Anônimos e Alcoóli-cos Anônimos e Serviço Social da Indústria (SESI) que serão os responsáveis pelas ações.

De acordo com Mayana

Lacerda, supervisora da SEBS, a idéia de promover este evento foi devido o elevado número de afastamento de funcionários da empresa por motivo de saúde.

Há registros também de al-tos índices de atendimento am-bulatorial, controle de diabetes e excesso de pesos. Mas, o que chamou a atenção foram os pre-juízos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Para a psicóloga Agnes Go-mes, a prevenção ainda é a me-lhor maneira de resolver pro-blemas. Os funcionários além de ter acesso a informações adequadas nos mais variados assuntos pertinentes a saúde também terão a oportunidade de refletir sobre sua prática de vida e, sobretudo, sobre seu de-sempenho profissional.

Page 7: Jornal do Povo Zona Norte 10

A casa caiu para os mar-manjos Wilkison Haroldo Batista e Waldir de Souza Borges, presos na estrada de Laranjal do Jari. Eles são acusados como sendo res-ponsáveis pela receptação de veículos roubados na região paraense de Monte Dourado e Almerim.

As “crianças” estavam sendo investigadas há algum tempo pela polícia de Monte Dourado. Na primeira bobeira foram abordados pelos agentes em Laranjal do Jari. Estavam transportando uma motocicleta Honda Biz, preta, que escon-

deram curiosamente no banco traseiro de um crossfox. A nu-meração do chassi da moto já havia sido alterada. Segundo a polícia, ela seria vendida em Laranjal. Uma espingarda, mu-nição e documentos de vários veículos também foram encon-trados no carro.

Na delegacia de Monte Dourado, Waldir foi reconhe-cido como receptador. O mala possui um histórico criminal que faz inveja a qualquer che-fão da bandidagem. Ele tam-bém é dono de uma oficina mecânica que fica em Laran-jal do Jari. As acusações con-tra a dupla foram porte ilegal de arma de fogo, receptação qualificada, uso de documen-to falso e adulteração de sinal identificador de veículo auto-motor. Se houver condenação, a pena pode chegar a 20 anos de cana.

ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012POLÍCIA 10ZONA NORTE

Jornal do POVO Macapá, 3 a 10 de março de 2012 7

anuncie grátiS

Nome:

Deixe aqui seu anúncio com até 3 linhas de texto, recorte e entregue no ponto de venda do jornal.

Telefone:

Anúncio:

Rose Belém 91431144 ou 91544011 - Conhecer os amigos para conhecer produtos 05 estrelas e ganhe uma limpeza facial grátis.------------------------------Neto do Rádio91334677 ou 81128487 - Trabalhamos com vendas, manutenção e instalação de rádio VHF/HF/Repetidora. Temos equipamentos para comunicação dentro e fora do Estado. Não perca tempo fale ponto a ponto para onde for sua necessidade. E-Mail: [email protected] 91246279 - Pizzaria e Lancho-nete Radical - Disk Entrega.------------------------------Junior 91513877 - Vende-se 01 Má-quina de Solda R$400,00, 01 Furadeira Industrial R$300,00 e 01 Balança Digital R$350,00.------------------------------Tablet 81041672 - Vende-se Tablet

R$750,00, com entrada 3G.------------------------------Vende-se uma casa no Ma-rabaixo II na 4ª Avenida, nº 1948, em frente ao Posto de Saúde. Contém 1 sala, 1 cozi-nha, área de serviço, 3 suítes, toda forrada em madeira de lei, toda murada, caixa d´água e poço arteseano. Valor R$ 120.000,00. Falar com Pedro Castelo. 9154-0681.------------------------------Vendo uma linda casa no Jar-dim Marco Zero, na Travessa Diamante nº 315 - Conjun-to Redenção (Barcellos) próximo ao final da Linha de Ônibus “Pedrinhas/Novo Horizonte”. Contendo pátio, garagem, ampla sala para 2 ambientes, cozinha com balcão de marmore tipo ame-ricano, dois quartos, sendo 1 suíte com closet, banheiro social, toda forrada, lajotada em porcelanato, área de servi-ço com depósito e wc, coberta com telha de barro, toda murada, quintal cimentado e cx d´água. Tratar 9141-3430 ou 8128-3028.

CLASSIFICADOS Dupla que mandava no roubo e desmanche dá

bobeira e é presa no Jari

NA ESTRADA DEOLHO@NO FACEBOOK

Page 8: Jornal do Povo Zona Norte 10

O laudo que vai revelar a cau-sa do incêndio em um prédio na Avenida Padre Júlio, centro de Macapá, no começo da noite de quinta-feira, 01,deve sair em 30 dias. Na estrutura de dois anda-res funcionava uma financeira no andar térreo e kitnet’s na parte de cima. As chamas chegaram a uma loja e duas casas.

Funcionários de uma livraria que fica nas proximidades repas-saram a informação de que o fogo começou com pequenos estalos na

fiação elétrica. Depois, houve um estouro seguido de fogo e fumaça. Os bombeiros levaram mais de duas horas para controlar as cha-mas que chegaram a pelo menos dois metros de altura.

Donos de estabelecimentos vizinhos trataram de esvaziar as prateleiras temendo que o fogo se alastrasse ainda mais. O coman-dante do Corpo de Bombeiros, coronel Miranda adiantou que não houve vítimas. O trabalho conti-nuou no local na manhã de ontem.

ZONA NORTE

Jornal do POVO 4

Macapá, 3 a 10 de março de 2012ZONA NORTE

Jornal do POVO 13

Elohane Cantuária de Almeidan Nascimento: 16/08/97n Hobby: Navegar na internetn Signo: Leãon Estudando na Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes

PRODUÇÃO: PETER JUNIOR - 8131-5172 E-Mail: [email protected]

Av. Feliciano Coelho, 1630 - Trem - Macapá-AP(96) 3223-5504 / 3223-4383 / 9115-9464 / 8112-6411Email: [email protected] / [email protected]

FILÉ DO BAIRRO

KITT FOTO STUDIOSeja você também nosso Filé do Bairro. Mande foto para [email protected].

Macapá, 3 a 10 de março de 2012

O “iluminado”Deusimar Oliveira, dando as cartas no Ypiranga Clube desde quarta-feira, 25, substituindo o deputado Edinho Duarte já começa com lambança. Por ele, o “Negro Anil” não participará do Amapazão 2012. Tudo por conta de tratamento diferenciado cobrado por ele, Deusimar. Pergunta que fica, é se a grande torcida do clube compartilha da decisão ou pelo menos foi consultada. É claro que todo torcedor quer ver seu time em campo disputando campeonato. Esta é a segunda

vez que o ”iluminado” presiden-te apronta das suas excluindo o clube com mais tradição e títulos do estado. Pode?

TransbordandoEntrevistado em canal de TV, coronel Miranda, do Corpo de Bombeiros informa que tudo está sob con-trole quando o assunto é áreas de alagamen-tos. Povão, por outro lado pergunta: Será coronel? A exemplo

do canal do Beirol, outros tantos locais da cidade transbordam com menos de meia hora de chuva. E não precisa ir à periferia. O caos está no centro da cidade também.

A mentiraEm programa de rádio, pela manhã, surgiu discussão sobre

acusações feitas por políticos, de que alguns jornalistas mentem de-mais. Um dos radialistas disparou: “Gostaria de saber quem mente mais, os políticos ou os jornalis-tas”, muito boa.

CPI da PrevidênciaPara uma notícia chamada de mentirosa pelo diretor da Amprev, CPI que vai investigar a Amapá Previdência é bem real. Catorze deputados assinaram o requeri-mento esta semana, para definir a comissão, quando precisava ape-nas de oito assinaturas. De acordo com os parlamentares, não se trata de nenhuma caça às bruxas, mas sim de um esclarecimento ao servidor público.

AdvertênciaProfessores já anunciam paralisa-ção por três dias na rede pública do estado. Eles seguem orientação

nacional da categoria, que rei-vindica um piso salarial decente. Alunos já estão de orelha em pé, pois mal voltaram às salas de aula, depois de terem que cumprir um calendário fora do padrão ano passado, e já vão ter que parar de novo. Apesar de ser um movimen-to de advertência, greve não está descartada.

Quase 1000%Gente, a violência no estado continua desenfreada mesmo. De acordo com pesquisa nacional recente, o aumento de ocorrências registradas no interior, em 10 anos, aumentou 950%. Municí-pios onde não haviam registros, hoje pontuam na escalada da violência. Macapá, infelizmente,

Dando o bocão...Por Enzo Rúbio

CIDADES

LAUDO

Causa do incêndio em prédio no centro da cidade sai em 30 dias

Page 9: Jornal do Povo Zona Norte 10

ZONA NORTE

Jornal do POVO GALERA DA CITYCom Lorrana Kérr Wara

16Macapá, 3 a 10 de março de 2012

O competente advogado Eduardo Lopes que esteve de niver no último dia 1º

Cleuda Rodrigues Amanajás completando mais um aninho de vida. Nossos parabéns e sucesso

A linda Odilia Oliveira que completou 15 anos no dia 1º, parabéns! Regina com sua linda filha

Empresário Públicitário Venilton Santos aniversaria neste sábado, 3, comemorando com amigos

Renivaldo Costa com o filhão M arcos Vinícius “Carijó” “Vicoco” comemorou dois aninhos no dia 1º a moda tucuju, com muito açaí.

Eduarda Guimarães “Duda”, voltando de férias no Rio de Janeiro