Jornal em Rede - Setembro / 2010

8

description

Publicação da Paróquia São José Operário - Sorocaba - SP destinado a cobrir os acontecimentos e fatos relevantes da paróquia, da Igraja Católica e do mundo

Transcript of Jornal em Rede - Setembro / 2010

2PAUTA

Editorial Juliana Cuani

Jornalista

Expediente

Publicação Ofi cial da Paróquia São José Operário - Arquidiocese de SorocabaEdição mensal - nº 31 - Tiragem: 3.000 exemplares

Horários de missas - Matriz

Serviço Paroquial

Agenda Paroquial - Setembro

De segunda à sexta-feira, às 7h.Sábados, às 19h30.Domingos, às 8h.1º Sábado do mês, Missa Paroquial da Catequese, às 9h30.4ª Terça do mês, Missa da Saúde, às 15h30.

Comunidade Nossa Senhora do Carmo ................................................................ domingo, 18h.Comunidade Santa Filomena ..................................................sexta-feira, 19h30 e sábado, 18h.Comunidade São João Batista .................................................................................sábado, 18h.Comunidade São Judas Tadeu ............................................................................ domingo, 9h30. Comunidade São Tiago - Ibiti .................................................................. 2º e 4º domingos, 11h.Comunidade Nossa Senhora Medianeira ......................................................... domingo, 19h30................................................................................................................... segunda à sexta, 19h.Comunidade Divino Espírito Santo .................................................................... domingo, 9h30................................................................................................................... quartas-feiras, 19h30.Todo o dia 10, Missa em louvor a Santa Filomena ........................................................... 19h30.Todo o dia 25, missa em louvor a São Frei Galvão.......................................................... 19h30.Todo o dia 28, Missa em louvor a São Judas Tadeu.......................................................... 19h30.

ExpedienteDe terça a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.Matriz: R. José Mattos Corrêia - 244 - Vila Progresso - Sorocaba - SP - 18090-440E-mail: [email protected] - Telefone: 15 - 3232.4007Com. Nossa Senhora Medianeira: R. Araraquara - 27 - Jd. Leocádia - Sorocaba - SP - 18085-470E-mail: [email protected] - Telefone: 15 - 3228-3140

Horários de missas - Comunidades

Grupo de Jovens

Grupo de Oração

Grupo de Jovens na Matriz .........................................................................todo sábado, às 18h. Grupo de Oração Jovem na Matriz .......................................................... todo domingo, às 18h.

Grupo de Oração na Matriz ......................................................... toda segunda feira, às 19h30.

O Livro dos livros

O dízimo éinsubstituível

“O caminho da santidade passa necessariamente pela escuta da Palavra de Deus. Esconde-se e se revela nas páginas da Bíblia o próprio Cristo. Ele é a Palavra que se fez Carne e veio morar no meio de nós. Ele está no meio de nós; mais em nós do que nas letras da Escritura. Mas são as letras da Escritura que, pela ação do Espírito, nos fazem encontrá-lo em plena vida. Por isso é necessário “alimentar-nos da Palavra para sermos ‘servos da Palavra’ no trabalho de evangelização: tal é, sem dúvida, uma prioridade da Igreja no início do novo milênio” (NMI 40). Assim começa um artigo de Dom Eduardo Benes, nosso arcebispo metropolitano, falando sobre o mês dedicado à Bíblia. Não encontrei maneira melhor de começar esta editorial a não ser reproduzindo as palavras do nosso pastor.

O mês de setembro é dedicado ao livro certamente mais vendido do mundo, traduzido em diversas línguas e espalhado nos 4 cantos do mundo, mas fi ca a pergunta: será que é o livro mais lido? Diante de tantos best--sellers disponíveis nas estantes das livrarias e listados semanalmente por grandes jornais e revistas, questionamos qual lugar dedicado a este Livro. Nesta edição do Em Rede, trazemos a matéria “Setembro mês da Bíblia e das Flores” (página 3) com curiosidades e dicas práticas para quem deseja iniciar a leitura e a vivência da Bíblia. Na página 7, você encontra mais curiosidades e um caça-palavras sobre a Bíblia.

A editoria ‘Pastoral em destaque’ traz um texto escrito pela Paula que é coordenadora da equipe de Liturgia na matriz, comentando como funcio-na essa pastoral e como é fazer parte dela. Outro destaque dessa edição é o testemunho do casal Luis e Márcia, leia na página 8. Entre outras matérias preparadas com carinho para nossos leitores! Aproveite!

Atualmente algumas comunidades pa-roquiais descobriram que a promoção de eventos como jantares, festa da pizza e outras atividades é uma boa saída para as despesas da sua comunidade. Estas vivem sempre dependuradas e dependentes desses momentos de arrecadação esporádicos que com certeza ajuda, traz a integração social e a convivência na comunidade. Mas, quando o leigo descobre que o dizimo é uma forma cristã e bíblica de se ter o necessário, ele irá se organizar no sentido de conscientizar seu grupo, sua pastoral, dessa importância na comunidade.

O dizimo representa uma forma diferente de administrar a economia dentro da Igreja. O dízimo é uma forma diferente de se “ar-recadar” o dinheiro que se consome na ad-ministração de qualquer paróquia. “Dízimo é partilha. Partilhar não é dar o que sobra. Partilhar é dar o que o outro precisa”.

O dízimo é uma forma maravilhosa de fazer uma experiência com Deus. Toda a tentativa de se encontrar com Deus é válida, desde que a mesma nasça de uma experiên-cia positiva com o Deus da vida. Experi-mentar Deus é participar de sua comunhão com o povo. Experimente e você verá!

Conselho Editorial: Pe Wagner, Hilton, José Garcia, Juliana e Saint Clair. | Correspon-dentes: Wanda (SJO), Sueli (DES), José Garcia (NSM), Juliana (SJT) | Redação: Fábio, Julia-na, Roberto Ruiz e Beatriz | Fotografi a: José Garcia | Diagramação: JCP Comunicações | Jornalista responsável: Juliana Cuani MTB 56.868

Dia 06 Missa de cura e libertação às 19h30, Matriz

Dia 06 Apostolado da Oração, terço vocacional às 15h Matriz

Dia 07 Apostolado da Oração, Hora Santa 15h Matriz

Dia 08 Chá Bingo Clube de Mães Matriz

Dia 10 Missa de Santa Filomena às 19h30, na Comunidade

Dia 11 Pizza Nossa Senhora do Carmo

Dia 11 Past. da criança, celebração da vida às 9h Matriz

Dia 12 Reunião da Catequese de Adulto 9h Matriz.

Dia 12 2º encontro dos jovens das 16h às 18h Matriz

Dia 14 Apostolado da Oração, reunião sala 4, às 15h Matriz

Dia 18 Jantar na Nossa Senhora Medianeira

Dia 18 Encontro do Batismo Centro Catequético

Dia 18 Comunidade do Divino Romaria Aparecida do Norte

Dia 21 Promoção Humana, entrega de sextas básicas

Dias 24, 25 e 26 Encontro Casais com Cristo (ECC-2010) na Matriz

Dia 25 Noite da Primavera na Medianeira

Dia 25 Missa de S. Frei Galvão na Comunidade Nossa Senhora do Carmo

Dia 25 Past. da Criança, celebração da vida às 9h S. J. Batista

Dia 28 Missa da saúde às 15h30 na Matriz

Dia 28 Missa de São Judas Tadeu na Comunidade às 19h30

3

Setembro é um mês especial, mês da primavera, de mudanças, coisas novas, cores, flores, alegria, e principalmente o mês da Palavra de Deus, sendo essa nossa arma para alcançarmos a santidade. Através da Bíblia Sagrada são relatados diversos nomes de plantas, árvores e frutos que muitos de nós nunca tiveram a oportunidade de ver estas plantas, pois em vários casos se tratam de espécies extintas e as que existem em sua maioria não são comum aqui em nosso país.

Muitos pregadores do evangelho gostam de usar analogias para ministrar seus ser-mões analisando a natureza como Jesus fazia, segue alguns exemplos: Figueira (pri-meira mencionada na Bíblia), Joio (cresce discreto junto com o trigo), Rosa de Saron (curiosamente não é encontrada no mediterrâneo e sim na Ásia), Hena (Salomão 1,14), Hestoraque (Êxodo 30;34), Amoreira (2 Sam. 5;23), Salgueiro (Jó 40;22), Zimbro (Jó 30;4), Alho silvestre (Num. 11;5), Nardo (Cantares 4;14), Palmeira(Ex 15;27), Cálamo (Ez 27;19), etc.. Na palavra encontramos a direção de Deus para que a gente saiba como caminhar naquilo que é a vontade dEle para nós.

No dia 30 de setembro celebramos o Dia Nacional da Bíblia, dedicado também como o mês da Bíblia para os católicos, data escolhida em homenagem ao dia da morte de São Jerônimo reconhecido pela Santa Igreja Católica como um homem eleito por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia, sendo renomado Pa-trono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender e amar mais as Sagradas Escrituras.

Assim somos chamados a fazer uma reparação maior, uma reflexão melhor da Pa-lavra de Deus em nossa vida, a palavra BÍBLIA designa a palavra de Deus escrita e consignada nos 73 livros que compõem o Antigo e o Novo Testamento. Nós sabemos que a bíblia não foi escrita de um dia para outro e sim muitos anos de trabalho e colaboração de muitas pessoas, foram diversos autores. Deus se serviu de diversas classes de pessoas para escrevê-la, homens e mulheres, jovens e velhos, reis, doutores, sacerdotes, profetas, pastores e operários de diversas profissões, pessoas instruídas que sabiam ler e escrever, algumas pessoas simples que apenas sabiam contar histórias, ou-tras viajadas e algumas nem saiam de casa, mas todos unidos em um só pensamento: o de construir um povo irmão, onde reinasse a fé, a justiça, a fraternidade, a fidelidade a Deus e onde não houvesse opressor nem oprimido.

A composição dos livros da Bíblia abraça um período de cerca de 1.100 anos, sendo

1.000 anos A.C. e 100 anos D.C., com a conclusão do Novo Testamento. É bom lembrar que a palavra de Deus foi vivida em primeiro lugar pelo povo que teve sua experiência com Deus. A Bíblia não é para nós somente uma obra de literatura uni-versal e sim, principalmente, a Palavra de Deus escrita, devendo ser lida a luz da fé e do magistério da Igreja, tendo em conta a unidade do Antigo e o Novo Testamento. Nas sagradas escrituras, tudo converge para Cristo tendo como centro a história da Salvação no mistério da encarnação do filho de Deus, Jesus Cristo.

São Jerônimo afirma que ignorar as escrituras é ignorar o próprio Cristo na Bíblia. Nós descobrimos o Projeto de Deus sobre o mundo e encontramos nela o alimento da alma e a fonte pura e plena da vida espiritual, tendo sua leitura como luz e orientação de nossa vida. Leiam a Bíblia, ou melhor, rezem com a Bíblia...

Setembro mês daBíblia e das Flores

Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:

1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Após-

tolos…;3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualida-

de);4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para

quem o texto foi escrito;5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando

participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a entender;7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia

e a vida. Viver a Palavra!

Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4,4).

João Pompeu

COM

UNID

ADE

Festa de San

N

1

2

3

4

56

7

8

9

01 - Pe. Wagner02 - Pe. Wilson03 - Pe. Ricardo04 - Pe. Washington05 - Pe. Ocelo

06 - Pe. Fausto07 - Pe. Fernando08 - Pe. Rozântemo09 - Pe. Aroldo

4

No último dia 10 , a comunidade Santa Filomena encerrou as festividades em louvor a sua padroeira com uma missa campal presidida pelo pe. Wagner e concelebrada pelo pe. Aroldo, contando com a pre-sença de milhares de fi eis. Dentro das comemorações

também foi realizado um churrasco de confraternização com a venda de convites a preços populares.. Du-rante a novena, vários padres foram convi-dados para celebrar e pregar sobre o tema da noite, mantendo alta a freqüência dos fi eis todos os dias.

A noite do dia 16 de agostofoi um momento importante para a Igreja Católica de Sorocaba, em uma Sessão Solene proposta pelo vereador Anselmo Neto, a Família e os valores cristãos foram debatidos. Com apresentações da banda Átrio Sagrado e a presença de autoridades civis e padres da Arquidiocese, encerrando a Se-mana da Família celebrada de 8 a 15 de agosto.O principal assunto foi a preservação da fa-mília diante de tantos problemas e a constante distorção dos valores familiares. O casal Ângela e Guenka, coordenadores da Pastoral Familiar Ar-quidiocesana, ressaltou que a família é a base de qualquer ser humano, sendo responsável pela for-mação da personalidade do indivíduo.Dom Edu-ardo abordou os conceitos da sociedade atual e encerrou dando a benção.

nta Filomena

Noite da Família na Câmara Municipal

5

6

Jovem, leia a Bíblia!

Pastoral da Liturgia

O jovem cristão de hoje, tem muitas atividades diárias e pressões em sua volta, para isso lhe daremos algumas dicas de como desviar os passos dos problemas lendo a Bíblia, sem sentir difi culdade e entender seus ensinamen-tos !

Mas primeiro, precisamos saber que só poderemos di-recionar nossa vida para o caminho certo se meditarmos a Palavra de Deus: “Com que purifi cara o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Sl 118, 9).

Neste cântico o salmista destaca várias vezes a alegria que ele encontra na observância das leis do Senhor e no seu seguimento e, para entendermos a Bíblia, precisamos seguir três passos muito simples:

1° Ler (conhecer) – lendo, começamos a conhecer e, desta forma, alimentamo-nos da palavra de Deus: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que pro-cede da palavra de Deus” (Deut 8, 3);

2° Meditar (compreender) – somente com o olhar da

fé conseguiremos entender o sentido presente na Bíblia e, para isso, contamos com um aliado, o Espírito Santo, que nos dá o entendimento, já que o entendimento é um dos dons do Espírito;

3°Aplicar (vivenciar) – “Assim também a fé: se não ti-ver obras é, morta em si mesma” (Tg 2, 17). Cristo é exemplo de que a palavra de Deus deve ser colocada em prática e devemos fazer como o salmista: “Dos maus ca-minhos desvios os meus pés, para poder guardar vossas palavras. De vossos decretos eu não me desvio, porque vós me ensinastes” (Sl 118, 101-102).

É lendo a Bíblia que aprendemos a ser “perfeitos como nosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48). Jovem, leia a Bí-blia! Esse é o convite que o mês da Bíblia lhe faz.

“Pedi e se vos dará. Buscai e acharei. Batei e vos será aberto. Pois todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. E a quem bate, abrir-se-á” (Mt 7, 7-8). Pedi ao Es-pírito Santo e ele vos dará o entendimento a respeito das escrituras. Essa é a solução!!!

Espaço Jovem

Pastoral em Destaque

A palavra liturgia signifi ca originalmente “obra pública”; ação, serviço em favor do povo. Nós da Equipe de Liturgia, falamos por todos os Cristãos de Fé. Na tradição cristã signifi ca que o povo toma parte na obra de Deus, por isso é que todos os cristãos de fé estão inseridos na pastoral litúrgica.

“Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santifi cação dos homens e a glori-fi cação de Deus”.

Em outras palavras, a liturgia é a continuidade do plano de salvação do Pai, através da presença mística de Cristo nos sacramentos, que são administrados e perpetuados pela Igreja. Note-se, à Igreja cabe a missão de continuar a obra de Cristo, que se dá, sobretudo, através da liturgia. Sem liturgia, não há Igreja e sem Igreja não há liturgia. E sem liturgia não há continuidade no mistério da salvação da humanidade.

O culto ou a missa é o ponto de encontro onde os cristãos vão buscar o Alimento da Palavra com os ensinamentos para a sua caminhada através das leituras; e o alimento do pão e vinho que é o proprio Corpo e Sangue de Cristo.

Dentro da pastoral litúrgica existem várias equipes: leitores, animadores, salmistas, equipes de preparação, entre outras. Existe formação permanente na liturgia, porque Graças a Deus, a Igreja vai se abrindo, surgindo a necessidade de irem se adaptando a nova metodologia. A liturgia é a Obra de Deus manifestada no meio do povo. Se você ama seu irmão e lhe dá um sorriso, é um ato litúrgico, porque Deus está presente. E emocionante falarmos da liturgia, porque estamos falando de Deus.

Parabenizamos a todos os paroquianos da São José Operário pela participação e colabora-ção, especialmente aos membros da Pastoral da Liturgia, pela dedicação e empenho no servir, e convidamos aqueles que quiserem fazer parte da liturgia, que entrem em contato com a Paula, coordenadora de liturgia da matriz, pelo email [email protected].

A Missa nos conduz pelo caminho da santidade. Quando corretamente oferecido, o sacrifício conduz as almas ao desejo de entrar pela porta estreita e se tornarem santos de Deus.

l

m

m

7

Entretenimento

CURIOSIDADES DA BÍBLIA - O livro maior é o dos Salmos, com 150 capí-tulos. - O livro menor é III João. - O capítulo maior é Salmos 119. - O capítulo menor é salmos 117. - O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais. - Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico. - A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes- O verso maior é Ester 8:9. - O verso menor é Êxodo 20:13.

- O verso central é Salmos 118:8. - Texto áureo da Bíblia: João 3:16- A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, dividi-dos em Velho Testamento com 39 livros e o Novo Testamento com 27 livros, assim clas-sificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e

Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamenta-ções de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Meno-res) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. - Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. - Históricos – Atos dos Apóstolos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gála-tas, Efésios, Filipenes, Colossenses, I e II Tessalo-nicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. - Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e

III João e Judas. - Profético - Apocalipse. - As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poe-sia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estuda-do convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca ex-traordinária!

A Igreja do Divino em fase final da construção

precisa de vocêNos dias 06, 07,08 de agosto foram distribuídos envelopes em to-

das as missas e celebrações da paróquia, onde você colocou a sua con-tribuição. Agradecemos imensamente todos aqueles que de alguma forma colaborou com esta Campanha.

O valor total arrecadado nesta coleta especial foi de R$7.158,40. Lembramos que esta igreja só está sendo construída com a ajuda

de todas as comunidades e quem não pode colaborar e ainda dese-ja, segue uma outra maneira de colaborar depositando na conta da construção :

Caixa Econômica FederalAgencia 2870 conta corrente 03.155-5Arquidiocese de SorocabaQue o Espírito Santo os abençoe!Comunidade do Divino Espírito Santo

Encontre as 15 palavras em negrito do texto acima

8 Experiência de Luis e MárciaMárcia - Nós somos Márcia

e Luis, casados há 24 anos e te-mos cinco filhos: Dimas, Araceli, Marília, Clara e Gabriela. Desde que nos casamos, nossa vida foi marcada pelo amor de Deus e sua providência. A unidade entre nós e a vivência da Palavra sempre nos ajudou a superar dificulda-des e entender qual a Vontade de Deus para nossa família, seja em relação a educação dos filhos, na administração da casa, no rela-cionamento com outras famílias e também na parte econômica. Há cerca de três anos vivemos

uma experiência muito forte do amor de Deus por nós.

Luis - Eu trabalhava como Transpor-tador Escolar há 12 anos e graças a uma linha ética, procurando por em prática o Evangelho também no trabalho, tinha reconhecimento entre meus clientes. Há alguns meses fazia tratamento e lutava contra uma séria depressão. Sentia-me so-zinho, extremamente amargurado e com medo, sentindo que até mesmo Deus eu havia perdido.

Márcia - Nessa época, eu ouvia o Luis dizer que estava cansado de tudo e achava que todos esses anos em que tinha procu-rado por em prática esse amor não valeram de nada, pois não conseguia ver nenhum fruto.

Luis - Voltei a escrever poesias após 25 anos... Era minha válvula de escape, mi-nha janela com o mundo. Escrevia para os amores que eu pensava ter perdido: Deus, minha esposa e filhos, meus amigos. À me-dida que meu tratamento foi prosseguindo, minha mente e coração foram clareando. Conseqüentemente, minhas crônicas e poe-sias se transformaram de um grito de deses-pero para um profundo diálogo e louvor a Deus. Nesse período, mais precisamente em 13 de junho de 2007, sofri um acidente de trânsito. Milagres existem e eu sou a prova disso... Mesmo sem ser o culpado e tendo meu veículo quase que totalmente destruí-do, escapamos ilesos do acidente. Não tinha

mais minha ferramenta de trabalho e corria o risco de perder minha clientela.

Márcia – Quando eu soube do acidente, estava trabalhando (sou auxiliar de educação em uma creche) e fiquei muito nervosa, pois não sabia ao certo a gravidade, se alguém ti-nha se ferido, mas procurei me colocar em Deus e pedi a Ele que tomasse conta da situ-ação. Quando cheguei em casa e vi nossa van destruída foi ao mesmo tempo um choque e também motivo de louvor a Deus pela vida do Luis, da Marília e das outras crianças que estavam com ele. Procurei ser forte, mas não conseguia parar de pensar, pois não tínha-

mos seguro. Em um momento de desabafo com um amigo muito querido eu disse “E agora, o que será de nós? Não temos de onde tirar dinheiro”. Ele segurou minha mão e disse: “Não se esqueça do Amor de Deus, vocês não estão sozinhos e a providência de Deus vai chegar”. Aquelas palavras ficaram gravadas no meu coração e a partir daí eu não duvidei nem por um momento que Deus cuidaria de tudo.

Luis - Nos primeiros dias após o aciden-te, minha mente reprisava as cenas... E meu

coração elevava preces e diálogos com Deus, Maria e meu Anjo da Guarda num franco agradecimento pelo dom da vida e pedidos de providência. Lembrei-me de um e-mail que recebi sobre a mãe que salvou o filho do ataque de um jacaré, agarrando-o pelos braços, chegando até mesmo a causar-lhe fe-rimentos... Indagado pelos médicos sobre as feridas nos braços e no pescoço, o menino respondeu sorrindo: “as pernas foi o jacaré, aqui em cima foi minha mãe... são machu-cados de amor”. Assim também Deus, para nos salvar, não mede esforços. Não faltaram amigos e parentes para apoiar: a Providência Divina imediatamente se manifestou.

Fomos visitados por inúmeras pessoas trazendo uma palavra de conforto. Um fu-nileiro se ofereceu para consertar a van sem cobrar a mão de obra, outro nos emprestou sua Tawner para eu continuar trabalhando, outra trouxe uma cesta de legumes, pessoas da paróquia rifaram uma TV e ainda outras ajudaram com dinheiro. Os donos da pada-ria do nosso bairro ofereceram o pão e leite sem cobrar nada até que nossa situação me-lhorasse.

Márcia – Era preciso cortar gastos des-

necessários e alguns necessários teriam que ficar em segundo plano como a formatura da Marília, a minha faculdade e o cursinho do Dimas. Eu estava cursando Pedagogia e seria difícil continuar a pagar então pedi a Deus que mais uma vez me mostrasse a sua vontade. Pouco tempo depois uma pessoa da comunidade me procurou e colocou um envelope no meu bolso dizendo que queria fazer uma comunhão de bens. Quando abri, havia o valor da mensalidade, então entendi o que Deus estava me mostrando. Também o Dimas, nosso filho mais velho, estava pron-to a abrir mão do cursinho. Nós sabíamos o quanto isso custava para ele, pois seu maior

sonho era fazer uma boa faculdade. Poucos dias depois, fomos visitados por uma famí-lia que se ofereceu para assumir algumas prestações. Eles são uma família simples e sabemos que esse passo custaria a eles mui-tas renúncias. Entendemos que só o Amor pode motivar uma atitude dessas. Para o Dimas foi uma grande emoção experimen-tar o “dai e vos será dado” que nos fala o Evangelho.

Luis - Todos os dias recebíamos presen-tes de Deus para ajudar-nos a recomeçar. Uma amiga, que apoiamos em um grande problema familiar e a muito não víamos, apareceu e deixou-nos uma linda carta e uma boa quantia em dinheiro, mandou--nos roupas e palavras preciosas. Meu sogro e minha sogra e alguns amigos ajudaram a procurar peças para o conserto e quando vimos que não seria possível, continuaram na procura de outro carro. Então chegou uma nova providência: meus colegas de transporte escolar nos entregaram uma boa quantia de dinheiro possibilitando o paga-

mento das despesas da nova perua. Verifiquei que o Amor de Deus faz maravilhas, pois me fez entender e sentir como e quanto somos amados, quantos amigos temos, quantas pes-soas também estão prontas a dar a vida pelo próximo. Senti o carinho, delicadeza e for-taleza de minha esposa para comigo, a força e a unidade dos nossos filhos. Descortinou--se diante de mim, a realidade de que nunca fui abandonado pelos que amo... Nem pelos que não amo ainda, porque foram muitos os que, sabendo da rifa, colaboraram generosa-mente mesmo sem nos conhecerem...