Jornal holandes março 2015

16
Ano 13 - Nº 133 - Março de 2015 - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais 9912338611/2013-DR/MG ACGHMG EXPOSIÇÃO Para abrir a temporada de exposições da raça Holandesa, a Expojovem trará novidades para todos os participantes PÁGINA 4 ARTIGO Transição é o período mais crítico para as vacas leiteiras. PÁGINA 7 A FAZENDA MENGE GADO HOLANDÊS HÁ ALGUNS ANOS TOMA UMA SÉRIE DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO DAS NASCENTES E DE RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO. PÁGINAS 8 E 9 BOAS IDEIAS QUE AJUDAM O CRIADOR Rank CADERNO Super PÁGINAS 13 A 15 PÁGINA 10 Roteiro Programado PÁGINA 10 Eventos ESPECIAL ÁGUA FOTOS ARQUIVO MENGE GADO HOLANDÊS

description

Jornal da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - edição março de 2015

Transcript of Jornal holandes março 2015

Page 1: Jornal holandes março 2015

ano 13 - Nº 133 - Março de 2015 - publicação oficial da associação dos Criadores de Gado holandês de Minas Gerais

9912338611/2013-DR/MGACGHMG

EXposiçãoPara abrir a temporada de exposições da raça Holandesa, a Expojovem trará novidades para todos os participantes

PÁGINA 4

artiGoTransição é o período mais crítico para as vacas leiteiras.

PÁGINA 7

A FAZENDA MENGE GADO HOLANDÊS HÁ ALGUNS ANOS TOMA UMA SÉRIE DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO DAS NASCENTES E DE RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO.PÁGINAS 8 E 9

boas idEias QUE aJUdaM o Criador

rank

CadErNo

superpáGiNas 13 a 15páGiNa 10

roteiroprogramado

páGiNa 10

Eventos

ESPECIAL ÁGUA

foto

s ar

quiv

o m

enge

gad

o ho

land

ês

Page 2: Jornal holandes março 2015

Jorn

al H

olan

dês

Mar

ço d

e 20

15

2

expediente editorial

EQUIPE VALOR EDITORA

Projeto Gráfico e Editorial: equipe de criação da valor editora

Edição e Diagramaçãohelô costa - mtb 00127/mg

Editor de Fotografiawagner correa

Revisão Linguísticaprofessora mariza moura

Colaboraçãoesther figueiredo

Contato Imprensa: [email protected]

Departamento Comercial - Executivo de Contas: wagner correa | 31 2526- 2527 | 31 9105-7737 [email protected]

Impressão: o tempo serviços gráficos

Participe do jornal, envie sugestão de pautas, reclamações, agenda de eventos e deixe seus comentários, esse é o canal direto com o produtor: [email protected]

a valor editora é a única empresa responsável pela comercialização de espaços dentro do jornal impresso e site do jornal assim como qualquer outra negociação que diz respeito ao Jornal holandês conforme acordo firmado com a associação dos criadores de gado holandês de minas gerais. qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe.

o Jornal holandês não se responsabiliza pelas matérias assinadas e pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, sendo de responsabilidade de seus autores. É vetado a reprodução parcial ou integral de qualquer conteúdo do Jornal holandês.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO

JORNal hOlaNDÊS NO TWITTER twitter.com/jornalholandes

JORNal hOlaNDÊS NO facEbOOK http://pt-br.facebook.com/holandesonline

RECADASTRAMENTOpara continuar a receber o Jornal holandês acesse www.jornalholandes.com.br e preencha todos os dados corretamente.

Jornal Holandêspublicação oficial da associação dos criadores de gado holandês de minas gerais

Conheça a nossa publicação digital, acesse www.jornalholandes.com.br

clEOcY fam DE mENDONça JÚNIORDIRETOR EXECUTIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS

CRIADORES DE GADO HOLANDÊS DE MINAS GERAIS

NOVIDADES À VISTA

Nughoman - Núcleo dos Criadores

de Gado Holandês da Mantiqueira

Presidente - Jarbas de oliveira

rua João baptista scarpa, 666

cep 37464-000 - itanhandu - mg

(35) 3361.2404

Nughobar - Núcleo dos Criadores

de Gado Holandês de Barbacena

Presidente - gérson rodegheri

avenida amílcar savassi, s/n

caixa postal 126

cep 36200-000 - barbacena - mg

(32) 3332-8673

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS:

CONSELHO DE

ADMINISTRAÇÃO

presidente do conselho

leonardo moreira costa de souza

antônio augusto marins

armando eduardo de lima menge

lucia mara Yamaguti Kono

makoto edison sekita

marcelo elias rigueira

mauro antônio costa de araújo

DIRETOR EXECUTIVO

cleocy fam de mendonça Júnior

[email protected]

assoCiação dos CriadorEs dE

Gado holaNdês dE MiNas GErais

Avenida Sete de Setembro, 623 Centro Juiz de Fora - MG - CEP 36070-000

tel: (32) 4009-4300

Não é só porque as chuvas retornaram em alguns locais anteriormente secos que devemos nos esquecer da atual crise hídrica que vivemos. Nesta edição continuamos engajados na campanha pela utilização consciente da água. A Fazenda Santa Maria – Menge Gado Holandês nos dá exem-plos de que, por meio de ações, independente do tamanho, é possível racionalizar o seu uso. Lembre-se que não temos como aumentar a quantidade de água no planeta, por isso é importante utilizá-la de forma consciente. Se você faz algo em sua propriedade que ajude na utilização racional deste bem tão precioso, compartilhe conosco e teremos prazer em divulgar, pois suas ideias podem ser úteis a outros leitores que, ao aplicá-las, estarão contribuindo com a economia de água do planeta.

O artigo técnico dessa edição trata de uma fase bastante importante na vida produtiva da vaca, o Período de Transição. Dr. Alexandre Predroso nos traz importantes dicas de alimentação e manejo que podem fazer a dife-rença nesse período tão crítico para as vacas leiteiras.

Continuando com a apresentação de nossa equipe, nesta edição poderão conhecer sobre a funcionária Valquíria que, ao longo de idas e vindas, soma 23 anos de ACGHMG e que certamente tem grandes histó-rias para nos contar.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, muito em breve, trará várias novidades para os criadores da raça Holandesa com a criação do Circuito Holandês de Exposições. De agora em diante esperamos que ouçam falar muito do Circuito Holandês. Este projeto, ide-alizado pela Comissão de Eventos da ACGHMG, tem como objetivo fortale-cer as maiores exposições da raça no Estado, aumentando o púbico e a participação de expositores e parceiros. A primeira exposição que fará parte desse Circuito é a EXPOJOVEM, que ocorrerá em Itanhandu, de 20 a 25 de abril deste ano e que desde já convidamos a todos para levarem seus animais e estarem presentes. Criadores e parceiros façam parte do início de uma grande jornada repleta de ações inéditas, criadas especialmente para valorizar nossos eventos e consequentemente nosso negócio. Em breve divulgaremos mais detalhes do Circuito Holandês de Exposições.

Para finalizar, conforme foi amplamente divulgado, ao fim deste mês estarão ocorrendo na sede da ACGHMG a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária, onde teremos a eleição do Conselho de Administração da ACGHMG para a gestão 2015/2017. Gostaríamos que todos os nossos associados estivessem presentes nessas Assembleias, trazendo soluções e ideias que poderão contribuir para o crescimento da nossa entidade. Contamos com vocês!!!

Forte abraço a todos e uma boa leitura!

agenda 2015EXPOJOVEM - 20 a 25 de abril - Itanhandu - MG

MEGALEITE - 30 de junho a 4 de julho - Uberaba - MG

EXPHOMIG - 7 a 12 de setembro - Barbacena - MG

EXPOSIÇÃO NACIONAL - 20 a 24 de outubro - Castro - PR

WORLD EXPO DAIRY - 29 de setembro a 3 de outubro - Madison - USA

THE ROYAL WITER FAIR - 5 a 15 de novembro - Toronto - Canadá

Page 3: Jornal holandes março 2015

Jornal Holandês M

arço de 2015

3

A Associação dos C r i a d o r e s d e G a d o H o l a n d ê s d e M i n a s Gerais – ACGHMG já se movimenta para orga-nizar a participação dos associados em impor-tantes exposições, além de apoiar eventos em todo o estado. A pri-meira exposição que contará com o apoio da ACGHMG é a VIII Expojovem, que será realizada pró-ximo mês; sendo uma exposição muito importante para o gado Holandês, que está sempre de olho nos pequenos ani-mais e almeja alcançar no futuro exce-lentes resultados na criação.

Na sequência, ao final de junho acon-tecerá a Exposição Interestadual da Raça Holandesa na Megaleite que reunirá várias raças de leite. Um ótimo local para a troca de informações e para conhecer muitas novidades do mercado de leite. Palco do Girolando, o local perfeito para integração e bons negócios.

O início de setembro é marcado com o esperado encontro em Barbacena, a Exphomig, que a cada ano ganha maior

espaço e respeito de todo o agronegócio. Está entre as três maiores exposi-ções de gado Holandês do Brasil e essa qualifi-cação é consequência do sério e árduo trabalho realizado ano a ano pela equipe da Associação Mineira, sempre preocu-pada em agregar aos

associados, parceiros e público em geral uma exposição de qualidade e com mui-tas novidades.

Criador observe que as exposições possuem um distanciamento estraté-gico, ocasionando um bom espaço de tempo para preparar os seus animais para esses três importantes eventos. Tempo também importante para organi-zar com o seu vizinho e juntos viabiliza-rem a par ticipação. As exposições criam oportunidades para todos partici-parem e conquistarem prêmios que agregam reconhecimento e valorização não só do animal participante, mas de todo o rebanho. Participe!

Mais informações: 32 4009 4300 - ACGHMG

eventos

Exposições para todosPlaneje sua participação nas exposições da raça

Holandesa e agregue valor a sua propriedade

Ano passado, o gado Holandês apresentou na Megaleite belos exemplares em pista

arquivo acghmg

nota

NOVO PRESIDENTEEm seu segundo mandato, não con-

secultivo, o Médico Veterinário Jarbas de Oliveira é o novo presidente do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês da Mantiqueira – Nughoman.

“A ideia de participar do Núcleo de nossa região é sempre dar uma contribui-ção aos nossos associados no caminho que todos sabemos que não é fácil para os produtores de leite em nosso País. Os desa-fios são muitos, entre eles de manter nos-sos associados na ativa, incentivar e atrair mais companheiros,” comenta Jarbas.

Segundo o presidente do Nughoman, “a minha intenção é construir parcerias com empresas, laticínios, técnicos e outros segmentos (sindicatos e associações) ligados ao setor leiteiro para entrar porteira adentro e orientar nossos associados como dinamizar e facilitar o trabalho do dia a dia, obtendo resultados cada vez mais positi-vos para todos.”

A Associação dos Criadores de Gado Holandês parabeniza por mais um mandato e conta com o seu apoio para ajudar no fortalecimento de nossos associados e criadores em geral da raça Holandesa.

O Médico Veterinário, Jarbas de Oliveira está

em seu segundo mandato

arquivo pessoal

EXPOSIÇÕES OFICIAISPROMOVIDAS PELA ACGHMG

Page 4: Jornal holandes março 2015

Jorn

al H

olan

dês

Mar

ço d

e 20

15

4

fotos arquivo acghmg

A edição de 2014 contou com grande

participação de criadores de Minas

Gerais, São Paulo e Paraná

exposição dados

Gado jovem abre a temporada

de exposições

Recomendações de padrão de crescimento para novilhas da Raça Holandesa

Números que auxiliam os criadores

Palestras e presença internacional serão algumas das novidades da Expojovem 2015

A b r i n d o o roteiro de exposi-ç õ e s d a r a ç a H o l a n d e s a e m Minas Gerais, a V I I I E x p o s i ç ã o Nacional de Gado Holandês Jovem – Expojovem acontecerá no período de 20 a 25 de abril, em Itanhandu – MG.

A Expojovem é uma exposição focada nos animais jovens com julga-mentos do HVB e HPB. O jurado de pista será Brian Carscaden, conhecido pelos criadores por julgar a Exphomig 2011. Antes de sua carreira no mercado de inseminação artificial, Brian foi prepa-rador profissional de animais, traba-lhando com os melhores rebanhos do mundo. Brian já julgou exposições em

mais de 20 países no mundo: exposições nacionais do Reino Unido, Suíça, Guate-mala, Costa Rica, Holanda, França, Espanha, Itália, Japão, México e Austrá-lia. Já na América do Norte, julgou exposições estaduais e nacionais.

Ano passado, a exposição contou com a participação de criadores de Minas, São Paulo e Paraná. A novidade desta edição são os ciclos de palestras que estão sendo organizados para o dia 23 de abril.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais estará pre-sente apoiando mais um evento da raça Holandesa. Organize-se para levar o seu animal ou mesmo prestigiar o ciclo de palestras e a exposição. Os melhores animais jovens estarão presentes nesta grande exposição. Aproveite para conhe-cer o futuro do gado Holandês.

Com o objetivo de auxiliar o criador de Gado Holandês a desenvolver análises com-parativas sobre a forma como suas bezerras e novilhas Holandesas estão crescendo, a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG divulga abaixo a Tabela de Referência:

Como é desejável, para expor animais mostrando seu bom desenvolvimento de acordo com sua idade, todos gostaríamos que nossas bezerras e novilhas estivessem acima da estatura média para sua idade, mas ainda assim dentro de uma estatura cor-reta para sua idade.

Lembre-seTer uma bezerra ou novilha estruturalmente correta, equilibrada e

que apresente desenvolvimento adequado para sua idade

é mais desejável que uma bezerra ou novilha exageradamente

alta e que não seja tão correta estruturalmente.

Page 5: Jornal holandes março 2015

E M P R E S A S A S S O C I A D A S

A credibilidade evoluiu ainda mais e ganhou números atualizados.

GENÉTICA AMERICANA DO LEITE: A B S O L U T A .

PRODUCT OF USA

Proteína 27 2716 16

310 8-1 -1

6 612 11

9 7-5 -511 13-2 -2-1 -1

43% 46%29% 28%28% 26%

Composto de úbere

DCE

Gordura

Composto de pernas e pés

DSB

Efi ciência alimentar

Vida produtiva

Produção

PTA TIPO

CCS

Saúde e fertilidade

Caracterização leiteira

DPR

Conformação

FórmulaJAN 2010

TPI: Os melhores resultados para selecionar o seu rebanho.

(valores relativos %)

FórmulaDEZ 2014

USE GENÉTICA AMERICANA.

Page 6: Jornal holandes março 2015

Jorn

al H

olan

dês

Mar

ço d

e 20

15

6

notasNOSSOS PESaRESUm dos ícones mundiais em julgamento da

raça Holandesa deixa um legado de grandes julgamentos internacionais. No dia 8 de março faleceu o jurado canadense Donald Dubois. Ele mostrou sua larga experiência no Brasil jul-gando a Exphomig 2010, com seu olhar afiado e justificativas certeiras realizou um trabalho sensacional.

Referência mundial entre os grandes apre-sentadores da raça Holandesa. Em 2014 con-quistou a maior honraria de um jurado, que é ser responsável pelo julgamento da raça na Royal Agricultural Winter Fair,

Uma grande perda que deixará muitas saudades.A Associação dos Criadores de Gado Holandês

de Minas Gerais e o Jornal Holandês expressam os seus sinceros sentimentos de

pesar a todos os familiares e amigos.

É hORa DE caDaSTRaRDe acordo com os dados apresentados pelo Serviço Florestal Brasileiro

(SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) responsável pelo CAR, cerca de 551 mil cadastros já foram realizados, totalizando 132 milhões de hectares. Isso corresponde a aproximadamente 40% do total que ainda deve ser cadastrado até maio deste ano.

Nos dados, a região norte se destaca, com cerca de 203 mil imóveis rurais já cadastrados. Em termos de área são 58,4 milhões de hectares, o que repre-senta 62% do total na região. No Sudeste já foram efetivados 110 mil registros, em uma área de quase 10 milhões de hectares (18,5% do total).

A região Centro-Oeste já cobriu 41% da meta, com 43,3 milhões de hectares e 61 mil propriedades rurais cadastradas. O Nordeste atingiu 7 milhões de hectares (9,2%) e 10,3 mil imóveis registrados. A região Sul cobriu 1,9 milhões de hectares (4,7%), com 72,7 mil propriedades cadastradas.

Os produtores rurais devem ficar atentos ao prazo de inscrição no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Siscar) - sistema eletrônico que comporta todas as informações da propriedade – que vai até o dia seis de maio de 2015. No momento do cadastro, o produtor identifica a localidade e as delimitações da propriedade e deve fornecer ainda imagens por satélite. Por isso, agricultores que não tiverem as informações necessárias para realizar o cadastro, devem procurar a ajuda de um técnico.

Para realizar o cadastro, o produtor pode acessar o endereço eletrônico http://www.car.gov.br/#/ , baixar o Módulo de Cadastro, preenchê-lo e enviá-lo para análise por meio da internet.

NOVO PROgRama DO lEITE Aumentar a produtividade e ampliar as exportações brasileiras de leite,

essas são algumas das propostas apresentadas na primeira reunião para definir os parâmetros do novo programa do leite.

A ideia é beneficiar pequenos e grandes produtores de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que são os cinco principais estados que garantem o abastecimento de leite no Brasil. Esses estados, juntos, são responsáveis por 73% de toda a produção de leite brasileira.

Para isso, os principais investimentos deverão ser nas áreas de assistência técnica e extensão rural, além de financiamentos para novas tecnologias, a fim de modernizar a produção de leite e ainda o combate a doenças como a tuberculose e a brucelose no gado leiteiro. “Queremos fazer com que o setor cresça. Para isso vamos investir na produtividade, aumentar a renda do produ-tor e a qualidade do produto para viabilizar o aumento tanto do consumo interno quanto das exportações”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.

Nesse primeiro encontro, que deu início às definições dos principais eixos do programa, estiveram presentes representantes da Organização das Coope-rativas do Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Embrapa Gado de Leite e da Associação Viva Lácteos.

O projeto do programa deve ser entregue à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, até o final desse mês. Enquanto isso, o setor e o Mapa continuarão com reuniões semanais para definir todos os parâmetros do novo programa.

Fonte: Mapa

aPOIO a PublIcaçãOA Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig - lança

edital de apoio à publicação de livros técnicos e científicos. O objetivo é possi-bilitar a publicação de livros que divulguem resultados de pesquisas originais desenvolvidas por pesquisadores sediados no Estado de Minas Gerais.

Para participar, o candidato deve preferencialmente ter o título de doutor, ou equivalente, e possuir vínculo com Entidades de Ciência, Tecnologia e Ino-vação - ECTIs - sediada no Estado de Minas Gerais. Deve também enviar a proposta de publicação à FAPEMIG com o aval da ECTI. A proposta deve estar acompanhada da aceitação da Editora responsável pela publicação e distri-buição do livro, incluindo o respectivo orçamento.

A Fundação apoiará com a revisão ortográfica e gramatical, serviços gráfico-editoriais e itens imprescindíveis à publicação do livro desde que tenha a contrapartida de financiamento de outras fontes.

Mais informações: www.fapemig.br/apoio/publicacao-de-livros-tecnicos-e-cientificos

wagner correa

Page 7: Jornal holandes março 2015

Jornal Holandês M

arço de 2015

7

artigo

Manejo e alimentação de vacas em transiçãoalexandre m. pedroso

engenheiro agrônomo, doutor em ciência animal e pastagens, especialista em nutrição de precisão e manejo de bovinos leiteiros

Falar de vacas em transição tem sido uma constante em minha vida profissional nos últimos anos, e de fato trata-se do período mais crítico para as vacas leiteiras.

Classicamente o período de transição compreende as 3 semanas imediatamente pré-parto e as 3-4 semanas pós-parto, e é um período crítico para toda e qualquer vaca leiteira. O stress fisiológico a que esses animais são submetidos no final da gestação e no início da lactação é muito grande. Diversas são as mudanças hormonais que ocorrem para preparar as vacas para uma nova parição. Dessa forma, se não estiverem muito bem preparadas para suportar esse desafio, podem sofrer grandes proble-mas, que irão resultar em saúde comprometida e quebra na produção de leite, gerando prejuízos significativos aos produtores de leite.

No Período de Transição a vaca passa de um estado gestante, não lactante, para um estado em que a gestação já se encerrou, e a produção de leite está em ritmo cres-cente. Nesse período, diversas e profundas alterações ocorrem no metabolismo animal para dar suporte a essa mudança de status fisiológico, sendo as mais significati-vas a redução no consumo de alimentos e a inversão entre demanda e suprimento de energia. Isso impõe uma grande dificuldade à vaca no início da lactação, uma vez que ela não consegue consumir o que precisa para aten-der à demanda energética, gerando uma condição de balanço energético negativo (BEN). Com isso a vaca precisa mobilizar suas reservas adiposas para utilizar a gordura armazenada como fonte de energia. Depen-dendo da magnitude dessa mobilização, a vaca pode ter dificuldades para metabolizar essa gordura no fígado, e isso pode levar à ocorrência de distúrbios metabólicos importantes, como cetose e fígado gorduroso.

Para minimizar os efeitos desses distúrbios, e prevenir a sua ocorrência, é preciso entender o funcionamento do fígado, e como a gordura é metabolizada. Os lipídios são a forma de armazenar a gordura no tecido adiposo. Um lipídio é composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácido graxo. A mobilização das reservas gordurosas tem início com a lipólise, liberando-se o glice-rol e os ácidos graxos, que entram na corrente sanguínea em forma livre (ácidos graxos livres, ou não esterificados – AGNE). No início da lactação estima-se que os AGNE respondam pela produção de 40% da gordura do leite.

Dessa forma, a concentração de AGNE no sangue aumenta na mesma proporção da intensidade do BEN. Quanto mais intenso o déficit energético, maior a necessi-dade de mobilizar reservas, e maior a liberação de AGNE no sangue. Esses AGNE chegam ao fígado para serem oxidados a fim de se produzir energia para atender à demanda da lactação. Se a quantidade de AGNE que chegam ao fígado não for muito elevada, não há proble-mas, o órgão é capaz de oxidar quase que integralmente o pool de AGNE que chega pela corrente sanguínea.

No entanto, a capacidade de metabolização desses compostos pelo fígado é limitada, e se a quantidade de AGNE for muito grande (mobilização excessiva de reser-vas, indicando BEN pronunciado) o fígado pode ficar saturado, e aí começam os problemas. Num primeiro momento, o excesso de AGNE que não pode ser oxidado pela rota normal, passa a dar origem a compostos chama-dos de corpos cetônicos (CC). Se os CC forem produzidos em pequenas quantidades, também não há problemas, eles podem ser utilizados por diferentes tecidos como fonte de energia. Os principais corpos cetônicos são a acetona, o

acetoacetato e o -hidroxi-butirato. Porém, se a produção de CC no fígado for muito intensa, esses compostos passa-rão a se acumular na corrente sanguínea, causando redu-ção ainda maior no consumo de alimentos, com conse-quente queda na produção de leite. Se o acúmulo de CC na corrente sanguínea for muito elevado, o animal poderá sofrer danos neurológicos, que podem levá-lo à morte.

Pelo exposto até agora fica evidente que o metabo-lismo de gorduras, especialmente os processos relacio-nados ao fígado, têm profundos impactos na saúde das vacas, e isso é decisivo no desempenho no início da lacta-ção. Basicamente, a origem de tudo é a queda no con-sumo de alimentos que ocorre antes do parto. Quanto maior essa queda, pior para a vaca, pois ela terá que mobilizar mais gordura. Animais que chegam ao período seco muito gordos (ECC excessiva) normalmente têm o consumo ainda mais deprimido, o que agrava a situação.

Logicamente esses eventos serão tão mais importantes quanto mais produtiva for a vaca, pois o volume de leite produzido determina a intensidade do BEN no início da lactação. Porém, independente do nível de produção das vacas, é fundamental estar atento a esse tipo de problema, pois o diagnóstico precoce garante uma boa chance de recuperar animais doentes. De qualquer forma, a chave para minimizar esses problemas é prevenir. E a prevenção passas obrigatoriamente por práticas de manejo que redu-zam a queda no consumo de alimentos pré-parto.

cOmO maxImIzaR O DESEmPENhO PóS-PaRTO

Eu entendo que nas primeiras 3 semanas pós-parto, que ainda compreendem o chamado período de transi-ção, temos que focar mais na sanidade das vacas, do que em maximizar a produção de leite. Se dermos a elas as condições adequadas para se recuperarem do parto de forma, maximizando o consumo de alimentos com menor stress metabólico, poderão expressar todo o seu potencial produtivo, sofrerão menos com os distúrbios metabólicos e, muito provavelmente, apresentarão óti-mos índices reprodutivos.

Para que as vacas iniciem bem a nova lactação, um aspecto muito importante do manejo é tentar minimizar os efeitos da redução de consumo iniciada nos dias que ante-cedem o parto. A ideia é compensar de alguma forma essa queda na ingestão de alimentos de forma que a ingestão de nutrientes, especialmente energia, não seja tão prejudi-cada. Uma estratégia lógica é aumentar a oferta de con-

centrados, especialmente fontes de carboidratos não fibrosos (CNF), como milho, sorgo, polpa cítrica, etc. Mas o ideal é oferecer volumosos de altíssima qualidade, com alta digestibilidade, de forma que a ingestão de energia seja elevada, sem impor à vaca riscos significativos de sofrer de acidose, por exemplo. Aumentar um pouco a oferta de CNF junto com um volumoso de alta digestibili-dade é a melhor alternativa. O objetivo nessa fase é manter o teor de energia da dieta das vacas entre 1,41 - 1,45 Mcal/kg ELL, se o lote for composto por vacas e novilhas. Se for um lote só com vacas adultas, que normalmente apresen-tam consumo mais elevado, a recomendação é manter a energia em 1,35 a 1,39 Mcal/kg ELL.

O foco do manejo das vacas nos primeiros 20-30 dias de lactação deve ser no conforto e na sanidade. Não importa o sistema de produção – pasto ou confinamento – as vacas recém-paridas precisam ser tratadas “a pão-de--ló”. O conforto nas instalações onde irão ficar é fundamen-tal. Manter a saúde do rúmen também, de forma que as dietas dessas vacas devem ser menos agressivas do que as do lote de alta produção. Costumo trabalhar e recomendar o uso de pelo menos 28% de FDN na dieta (em base maté-ria seca) dessa categoria, prestando muita atenção à fibra fisicamente efetivo da dieta. Se o volumoso for silagem de milho, é altamente recomendável inserir alguma fonte de fibra longa – feno, bagaço de cana, etc. – para estimular a mastigação, pois a fração fibrosa da silagem de milho pode ser de alta digestibilidade, com pouca efetividade física para estimular a mastigação. Como sabemos, a pro-dução de saliva é totalmente dependente da atividade de mastigação, e a saliva é o principal agente controlador do pH ruminal. Como regra geral costumo acrescentar cerca de 1 kg de MS de uma boa fonte de fibra longa nas dietas à base de silagem de milho.

Outro ponto importante é o agrupamento das vacas. Se a separação entre primíparas e multíparas for possí-vel, certamente haverá um benefício em termos de con-sumo, pois vacas de primeira cria via de regra são domi-nadas pelas mais velhas, de forma que vacas primíparas geralmente não conseguem ingerir todo o alimento que necessitam. No que se refere à alimentação, há algumas particularidades no manejo dessa fase, que merecem uma reflexão mais aprofundada.

Assim, para garantir às vacas uma transição tran-quila para uma nova lactação, é preciso estar atentos aos pontos chaves do manejo de vacas secas:

• Oferecer conforto às vacas. Elas precisam de som-bra e água fresca. Os estudos mais recentes sobre o tema recomendam manter espaço em cocho mínimo de 75 cm para vacas grandes nessa fase.

• Minimizar a queda no consumo de matéria seca pré-parto. Para isso é fundamental oferecer volumosos de alta qualidade e formular corretamente as dietas.

• Monitorar de perto o ECC. O ideal é que as vacas cheguem ao parto com ECC entre 3,25 e 3,5. Vacas parindo muito magras ou muito gordas têm muito mais chances de ter problemas ao parto e no início da lactação.

• Aumentar a densidade energética das dietas das vacas em transição, adequando o valor para cada fase . Isso ajuda a compensar a queda no consumo, e a adaptar as vacas às dietas do início da lactação.

Fonte: Milkpoint

wagner correa

Page 8: Jornal holandes março 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

8

Apesar de o planeta ser composto em sua maior parte por água, sofremos atualmente com a escassez. Apenas cerca de 1% de toda a água do mundo está disponível para consumo, é um número que merece a atenção de todos. Confira mais dados abaixo.

As águas dos rios, lagos e reservatórios foram comprometidas devido ao constante crescimento demográfico e industrial nos últimos anos. E esse agrava-mento se justifica, sobretudo pela impossibilidade de aplicar medidas corretivas

para reverter à situação. A disponibilidade de água em todos os continentes tende a diminuir cada vez

mais. Torna-se necessário preservar os recursos hídricos. A população cresce constantemente, e com ela o consumo de água, por isso é necessário mudar os hábitos, evitar o desperdício. Lembre-se, não é possível aumentar a quantidade de água no planeta.

Exemplos a serem seguidosCriadores preocupados com a situação revelam suas ações em prol do consumo consciente da água

especial Água

97,5% são de água salgada, não potável;

0,51% é de água doce subterrânea, na forma de vapor

(não disponível para uso imediato);

0,006%

é de água doce disponível para

consumo em rios e lagos, nos quais

grande parte já se encontra

poluída;

Fonte: Universidade da Água

A Terra possui 75% de sua superfície coberta

por Água, onde:

1.97% é de água doce, na forma de geleiras

(não disponíveis ao consumo humano);

0,001% é de água existente na

atmosfera.

Page 9: Jornal holandes março 2015

Jornal Holandês Fevereiro de 2015

9O associado e criador Armando Edu-

ardo de Lima Menge divide com nossos leitores importantes ações e medidas realizadas na Fazenda Santa Maria - Menge Gado Holandês, localizada em Pouso Alegre – MG.

Para Armando Menge “em primeiro lugar, e muito importante, é a conscien-tização de todos nós de que a situação

da água – obtenção e utilização – vem mudando nos últimos anos. Indepen-dentemente da determinação das cau-sas dessas mudanças, seja por conta de fenômeno cíclico ou devido ao aque-cimento do planeta, o que temos de concreto é que, especialmente nos últi-mos dois anos, temos acompanhado uma diminuição das chuvas. Por outro

lado, com o aumento da população e sua maior concentração em zonas urbanas, o consumo vem aumentando. Como se trata de um bem escasso, essencial para a vida e utilizado para uma enorme variedade de propósitos, a água precisa ser utilizada de forma muito racional.”

A Fazenda Santa Maria - Menge Gado

Holandês há alguns anos já toma uma série de medidas de proteção das nascen-tes e de racionalização do consumo.

Compartilhe com os nossos leitores as suas ações, conte a sua experiência, envie a sua história com fotos para

[email protected]. A troca de experiência é fundamental.

Utilização de forma racional

a) desmatamento zero e rearborização de áreas de topografia mais acidentada; proteção da cabeceira do principal grupo de minas de água, com o plantio de árvores apropriadas;

b) emprego do plantio direto, mantendo sempre uma cobertura vegetal nas áreas de cultura, de forma a respeitar a topografia do terreno e, consequentemente, diminuindo as erosões;

c) construção de cacimbas para acumular água oriunda de chuvas muito intensas e concentradas (muito volume em pouco tempo) de forma a permitir uma gradual absorção dessa água excedente pelo solo (infiltração lenta).

quanto ao consumo, podemos mencionar algumas medidas estruturais:a) os nossos free-stalls, construídos entre 1995 e 2005, foram projetados para não utilizarem o sistema de “flush” de água, ou seja, a limpeza dos dejetos é feita sem o emprego de água;

b) há mais de 5 anos, operamos um sistema de tratamento de efluentes líquidos, que tem por objetivo tratar os resíduos líquidos dos free stall e da sala de ordenha. após o tratamento a água é devolvida para o solo e, na sequência, para as represas, sem contaminá-las;

c) construção de uma represa para captação de águas pluviais, provenientes das coberturas dos free-stalls e sala de ordenha, além das áreas de pátios calçados. esta represa recebe também água acumulada em 4 represas situadas a uma cota 60 metros mais baixa. as águas pluviais captadas e

água oriunda dessas 4 represas são utilizadas para a limpeza de sala de espera de ordenha e das instalações que possam utilizar água de reuso.

finalmente, cabe ressaltar as medidas que tomamos para enfrentar a atual conjuntura negativa, muito séria e preocupante:a) conscientização de todos nossos empregados sobre a gravidade da situação e a necessidade de redução do consumo;

b) suspensão do funcionamento do sistema de nebulização e de arrefecimento dos free stalls e sala de espera de ordenha;

c) diminuição da frequência da lavagem de pátios e instalações (fazemos o mínimo necessário);

d) suspensão da irrigação de árvores e plantas ornamentais;

e) transposição de água entre as represas para evitar que as menos profundas sequem totalmente. há muitos anos a fazenda instalou um pluviômetro para fazer um acompanhamento preciso das precipitações pluviométricas efetivamente ocorridas.

A Fazenda Menge Gado Holandês é um bom exemplo a ser seguido!

MEdidas dE protEção Na FazENda saNta Maria - MENGE Gado holaNdês

Em vista aérea da fazenda é possível observar as represas e a proteção das matas

Sistema de tratamento de efluentes líquidos utilizados na Fazenda Santa Maria - Menge Gado Holandês

fotos arquivo fazenda santa - menge gado holandês

Page 10: Jornal holandes março 2015

Jorn

al H

olan

dês

Mar

ço d

e 20

15

10

ROTEIRO PROgRamaDO 2015

maRçO: SUL DE MINAS (Cruzilia, Caxambu, Itanhandu, Três Corações, etc.)

abRIl: EXTREMO SUL DE MINAS (Pouso Alegre, Itajuba, Poços de Caldas, etc.)

maIO: CENTRO SUL e SUDOESTE MINEIRO (Lavras, Varginha, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Passos, etc.)

JuNhO: ZONA DA MATA (Juiz de Fora, Leopoldina, etc.) VERTENTES (Barbacena, São João del Rei, etc.) CENTRO-OESTE (Belo Horizonte, Sete Lagoas, Bom Despacho, Divinópolis, etc.)

JulhO: TRIÂNGULO MINEIRO (Uberaba, Uberlândia, Tupaciguara, etc.) ALTO PARANAÍBA (Patos de Minas, Patrocínio, Coromandel, etc.) NOROESTE DE MINAS (Paracatu, Unaí, etc.)

agOSTO: SUL DE MINAS (Cruzilia, Caxambu, Itanhandu, Três Corações, etc.)

SETEmbRO: ZONA DA MATA (Juiz de Fora, Leopoldina, etc.) RIO DE JANEIRO (todo o Estado)

OuTubRO: EXTREMO SUL DE MINAS (Pouso Alegre, Itajuba, Poços de Caldas, etc.)

NOVEmbRO: CENTRO SUL e SUDOESTE MINEIRO (Lavras, Varginha, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Passos, etc.)

DEzEmbRO: REUNIÕES DE FECHAMENTO E BALANCETES

serviços

serviços que dão resultado

Números que fazem a diferençaVocê sabe qual a importância de reali-

zar o Controle Leiteiro, Registro Genealógico e Classificação Linear? Você criador pequeno, médio ou grande tem a chance de melhorar o seu rebanho e organizar econo-micamente a sua propriedade por meio das informações geradas por esses serviços. A equipe da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG formada por experientes profis-sionais percorre esse mês o sul de Minas Gerais. Já no mês de abril o extremos sul de Minas receberá a visita dos técnicos. O agendamento é fácil e rápido. Basta ligar para a sede da ACGHMG, em horário

comercial. Toda visita deverá ser agen-dada com um prazo mínimo de 20 dias para a data inicial do Roteiro Programado para sua região.

Solicitações fora dos Roteiros Programa-dos poderão ser realizadas. Entre em con-tato e saiba sobre os investimentos necessá-rios para a visita especial.

Fique atendo ao Roteiro, programe com o seu vizinho e amigos da região para rece-ber a equipe da Associação Mineira.

Conquiste vários ganhos: economize financeiramente e ganhe importantes informações!

Mais informações: 32 4009 4300

eventosExPOSIçãO | RIO PaRDO - RSA décima quinta Expoagro Afubra acontecerá de 24 a 26 de março, no Par-

que de Exposições em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo – RS. O evento reunirá vários segmentos do agronegócio nacional e contará com palestras, reuniões entre outras importantes atividades. Destaque para o Concurso Lei-teiro e julgamentos da raça Holandesa.

Mais informações: [email protected]

PalESTRa | bRaÚNaS - mgAcontecerá no dia 18 de março o Dia de Campo Educampo, na Fazenda

Pitanga, na cidade de Braúnas – MG. O evento contará com palestra sobre o tema “Pastagens: Como Aumentar a Produtividade e Potencializar os Lucros na Pecuá-ria Leiteira”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Sila Carneiro da Silva, profes-sor associado do Departamento de Zootecnia da Esal/USP e Pesquisador do CNPq. O Dia de Campo possui o apoio da CCPR/Itambé e da Coopercentro.

Mais informações: (31) 9689-1990 ou (33) 3421-3337.

cuRSO | EaDO curso Oportunidades Econômicas da Agropecuária Sustentável capacita

pessoas do meio rural - produtores, trabalhadores, famílias - e demais interes-sados em adaptar sua produção agropecuária às mudanças climáticas, a fim de estimular a prática de sustentabilidade por meio da redução de emissão de gases de efeito estufa e obter vantagens econômicas.

O curso acontece em ambiente virtual na modalidade EaD (Educação a Distância), com todo o conteúdo, atividades pedagógicas e acompanhamento feitos pela internet, com orientação da tutoria (para sanar suas dúvidas refe-rentes ao conteúdo) e de monitoria (para auxiliá-lo em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O curso Oportunidades Econômicas da Agropecuária Sustentável é gra-tuito, com duração máxima de 30 dias. Você terá direito a um certificado de 25 horas/aula que ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Mais informações: www.ffn-brasil.org.br/cursos

SImPóSIO | cuRITIba - PRO V Simpósio Internacional Leite Integral acontecerá no período de 7 a 10 de

abril, em Curitiba - PR. A programação do evento conta com curso, palestras, mesa-redonda e visitas técnicas, reunindo os maiores especialistas do Brasil e do mundo para tratarem sobre o tema Período de Transição.

O Simpósio é destinado a agrônomos, pesquisadores, produtores de leite, veterinários, zootecnistas e estudantes.

Acontecerá também o curso pré-simpósio de Utilização de Novas Tecnolo-gias no Monitoramento e Tratamento Preventivo de Vacas em Período de Tran-sição. Neste curso serão discutidos temas relacionados a estratégias de manejo e suplementação alimentar e hormonal para reduzir a imunossupressão durante o periparto, reduzir a incidência de doenças pós-parto e maximizar a produção de leite. Além disso, serão abordadas novas tecnologias para moni-toramento de vacas durante o período de transição. O curso será baseado em dados científicos recentemente publicados ou ainda não publicados, sendo encorajada a discussão entre os participantes para determinar quais estraté-gias são viáveis em fazendas comerciais.

Mais informações: www.simposioleiteintegral.com.br

A edição do ano passado contou com grande participação de público

divulgação

Page 11: Jornal holandes março 2015

Jornal Holandês M

arço de 2015

11

trabalho em equipe

“Quero crescer com a empresa e sei que possuímos as ferramentas necessárias para a boa execução dos serviços.”

ADRIANO APARECIDO

DA SILVA técnico de

controle leiteiro

ADÍLIO ROSÁRIO DE

OLIVEIRAtécnico de

controle leiteiro

DIEGO SANTOScoordenador geral serviço controle leiteiro

VANDER AFONSO DE OLIVEIRA supervisor de controle leiteiro

PHILLIPPE DOMINGOS MONTEIROinspetor técnico de registro

JOSIMAR DE PAULAtécnico de controle leiteiro

VALQUÍRIA SANT'ANA OLIVEIRAchefe de processamento srg

JESSICA NOBRE - assistente administrativo

ÁLVARO GOMES gerente administratico e financeiro

MICHELLE MENDESchefe de processamento scl

RODOLFO TOSTES LEMOS - assistente operacional srg

MÁRCIA LOURES - gerente de cobrança

DAMIÃO ARRIGHI CONDÉ - supervisor de controle leiteiro

HELENICE GERMANO assistente operacional srg

DAYSE HELENA MARQUINIS auxiliar operacional

foto

s w

agne

r co

rrea

MAYCON CÉSAR DE OLIVEIRAtécnico de controle leiteiro

CLEOCY JR.diretor executivo

SILVANO CARVALHOJÚNIORsuperintendentetécnico substituto

wagner correa

faTOS ENgRaçaDOS quE fazEm hISTóRIa“Uma vez troquei o nome de uma funcionária da empresa,

pelo nome da Vaca que ela estava me pedindo.”

“A maior gafe que ficou para a minha história foi quando uma funcionária me passou uma ligação e não disse de quem se tratava,

quando atendi a pessoa disse “oi filha, vc tá boa?”, eu respondi, “oi pai, sim, tudo joia”, sei que ele não me entendeu, e deve ter me

achado louca, se identificou, e eu quase morri de vergonha.”

“Já encaminhei uma carta a um criador como se ele fosse mulher.”

“Para não fugir de minhas responsabilidades, tive que viajar a BH, nos primeiros meses de gestação, e fui passando mal até lá, vomitando

no carro do Superintendente Técnico da época Ricardo Bertola que era zerinho... risos. No meio do caminho tive que contatar meu

obstetra, para saber como fazer, se poderia retornar.”

“Na época que viajava para os núcleos regionais, um funcionário que me levou e me traria de volta, me esqueceu em Itanhandu,

sem mala e sem dinheiro...” risos

faTOS ENgRaçaDOS quE fazEm hISTóRIa

“Quero crescer com a empresa e sei que possuímos as ferramentas necessárias para a boa execução dos serviços.”

“Quero crescer com a empresa e sei que possuímos as ferramentas necessárias para a boa execução dos serviços.”ferramentas necessárias para a boa execução dos serviços.”ferramentas necessárias para a boa execução dos serviços.”

“Quero crescer com a empresa e sei que possuímos as “Quero crescer com a empresa e sei que possuímos as ferramentas necessárias para a boa execução dos serviços.”

Março é o mês das Mulheres e para homenageá-las o JORNAL HOLANDÊS revela os caminhos de uma profissio-nal que há 23 anos trabalha na Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG. Lidando com a vida, com nascimentos, ela conhece bem a impor-tância da história, da família e das conquistas... Você já sabe de quem estou falando? Nesta edição, a chefe de Pro-cessamento do Serviço de Registro Genealógico, Valquíria Oliveira de Souza Sant´Ana explica a importância do seu setor, faz revelações engraçadas e muito mais.

Valquíria começou na Associação Mineira traba-lhando no setor de Registro, depois foi transferida para o Controle Leiteiro e atualmente retornou ao início da sua jornada. Hoje é a chefe pelo Processamento do Registro Genealógico – SRG.

Ela é responsável por toda a parte de triagem, proces-samento, devolução, impressão dos serviços do setor: parte de registro, transferências/proprietário, baixas de morte/vendas, DNA, atualização de plantel, e dados em geral de animais e clientes.

Também realiza atendimento direto aos criadores e parceiros, como outras associações, laboratórios, orientações gerais aos nossos associados de como uti-lizar nossa web, e todos os demais serviços do setor, além de devolução de documentos, entre outras ativi-dades. “A primeira coisa que faço todos os dias é abrir e responder os e-mails, que são muitos, acho que sou a pessoa que mais recebe e-mails e telefonemas, até

mais que o nosso Diretor Executivo Cleocy Jr,” comenta Valquíria em meio a risos.

“Acredito que estou no coração da empresa, é o setor mais importante junto ao Controle Leiteiro, é aonde se vê para que serve nosso trabalho, a valorização e importân-cia de se ter um gado com pedigree, de raça, de boa qua-lidade. Fico entusiasmada quando um animal ganha uma premiação em exposição, quando um criador ganha um título de mérito, me orgulho em saber que fiz parte de um pedacinho dessa conquista,” diz Valquíria.

Para desenvolver essa função Valquíria acredita que é fundamental amor no que faz, comprometimento, dedica-ção, gostar de desafios, ser dinâmico e capacidade de relacionamento. “A cada dia surge uma situação diferente, e temos que saber contorná-las e, além disso, ter muita, muita paciência são alguns dos quesitos indispensáveis para o setor”, comenta Valquíria.

mENSagEm aOS cRIaDORES“Criadores, invistam mais na raça, pois é uma raça

com imenso potencial, temos capacidade de ser o melhor estado do Brasil em número de animais registrados e con-trolados. Aproveito para me desculpar se algum dia desa-gradei ou falhei com alguém. Procuro sempre fazer o meu melhor, atendê-los imediatamente, não meço esforços para ajudá-los. Fiz grandes e eternas amizades nesses muitos e poucos anos. E sou muito grata a todos que parti-ciparam e participam dessa minha caminhada.”

"No coração da empresa"

Page 12: Jornal holandes março 2015

Jorn

al H

olan

dês

Mar

ço d

e 20

15

12

abS glObal aNuNcIa cOmPRa DE IN VITRO bRaSIl A ABS® Global, líder mundial em genética bovina, serviços de reprodução e

tecnologia de inseminação artificial, anunciou a compra de 51% da In Vitro Brasil S.A. (IVB®). A IVB é uma empresa de biotecnologia focada em produção de embriões bovinos por fertilização in vitro (FIV). Sediada no Brasil, a compa-nhia opera em 13 países, incluindo Estados Unidos, Colômbia e Uruguai.

O valor total do investimento é de R$ 20 milhões à vista, incluindo um acordo de prioridade para compra do restante das ações. O grupo Genus espera adquirir os restantes 49 % de ações da IVB no primeiro semestre de 2018. Para a futura negociação, existem certas condições de desempenho e o valor está limitado a R$49 milhões . A conclusão da transação está sujeita a uma série de condições, que deverão ser cumpridas no primeiro trimestre de 2015. Em 2014, a IVB faturou mais de R$17 milhões.

A transação fortalece a liderança global da ABS no desenvolvimento e fornecimento de genética bovina diferenciada ao mercado, através da intro-dução da tecnologia de FIV. Já com o apoio e presença global da ABS, com atuação em mais de 70 países, a IVB estará estrategicamente posicionada para atender a crescente demanda por FIV das indústrias de corte e leite, pos-sibilitando que os pecuaristas acelerem ainda mais o melhoramento genético dos seus rebanhos. "Esta parceria nos permite oferecer aos nossos clientes uma solução genética abrangente com benefícios econômicos reais", afirma Saskia Korink, CEO (Chief Operating Officer) da ABS.

A IVB foi fundada em 2002 por José Henrique F. Pontes, atual diretor da empresa que vai continuar dirigindo a IVB dentro da ABS. A companhia foi criada para atender a necessidade de tecnologia de fertilização in vitro de pecuaristas brasileiros de leite e corte. “Nós compartilhamos também do mesmo forte foco que é traduzir capacidade técnica em valores para nossos clientes” ressalta Jose Henrique.

O diretor da ABS Pecplan, Márcio Nery, também comemorou a junção de forças. “Estamos muito felizes em poder anunciar essa aquisição, porque são duas empresas que compartilham dos mesmos valores de pioneirismo e ino-vação, ambas líderes em seus mercados. Quem sai ganhando é o cliente ABS In Vitro, que vai ter muito mais opções de melhoramento genético levadas até a sua fazenda”.

cRV lagOa REfORça Sua EquIPE A CRV Lagoa tem novo gerente técnico

de Serviços. Trata-se do médico veterinário André Dal Maso, que vai gerenciar serviços e programas como o Ensino Avançado CRV Lagoa, IATF/IFert, o Insemina Fácil e o Pra-leite, entre outros. Possui uma longa trajetó-ria no segmento pecuário, onde atua desde 2003 com consultoria técnica administra-tiva para renomadas empresas, comerciali-zação de produtos de nutrição e saúde ani-mal, recrutamento, treinamento e acompa-nhamento de representantes comerciais.

Em sua mais recente experiência de campo, André trabalhou com diagnósticos em sistemas de produção, avaliando dados produtivos, gerenciais e econômicos, visando maiores retornos e sustentabilidade em projetos pecuários, confina-mento e integração lavoura-pecuária.

Para a CRV Lagoa, o gerente técnico de Serviços tem grandes expectativas de colaborar com a empresa, trabalhando em conjunto com a equipe comer-cial, na sede em Sertãozinho - SP e também no campo, através dos consultores espalhados por todo o Brasil.

SEmEx REalIza a VIII cONVENçãO NacIONal DE VENDaS A VIII Convenção Nacional de Vendas, da Semex Brasil, aconteceu mês

passado na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Com participações selecionadas, entre as Distritais, Regionais e Diretores,

o evento que tem o intuito de mostrar as novidades nas baterias de corte e leite, análises de crescimento do mercado e métodos para o desenvolvimento de um atendimento qualificado, vem mostrando a sua importância para o desenvol-vimento profissional de todos e já está em seu oitavo ano consecutivo.

Além da convenção aconteceu a cerimônia dos Melhores do Ano de 2014, contando com a entrega dos troféus Destaques, Master Mind e o TOP 5 em vendas. A noite terminou em uma confraternização, que contou com a pre-sença de toda a equipe da matriz de Blumenau.

TOYSTORY É hOmENagEaDO E VIRa NOmE DE camPuS Da cRIA missão de TOYSTORY, de ter produzido 2.415.000 doses de sêmen, impac-

tando positivamente rebanhos leiteiros em todo o mundo, é certamente digna de homenagem. Diante disso, como um tributo ao reprodutor, que faleceu em novem-bro de 2014, a Cooperative Resources International decidiu nomear as instalações localizadas na sede da CRI, em Shawano, de “Campus TOYSTORY”. O novo nome inclui o alojamento e laboratório onde TOYSTORY produziu o sêmen que lhe deu as coleções dos recordes mundiais quebrados ao longo de sua vida.

Em abril de 2009, ele se juntou ao grupo de elite dos touros que comercializaram 1 milhão de doses, o seleto grupo chamado por todos de “O CLUBE DOS MILIONÁ-RIOS”. Em maio de 2011, tornou-se o grande líder de todos os tempos, superando o recorde anterior, de 1.767.000 doses, do Holandês Sunny Boy. Em maio de 2012, TOYSTORY impactou ainda mais a indústria de inseminação artificial, alcançando 2 milhões de doses. No momento da sua morte, TOYSTORY marcava o número de 2.415.000 doses, consagrando-se o maior reprodutor da história da raça.

“Um fato raro dentro da genética permitiu que TOYSTORY fosse expoente da raça Holandesa. Ele associou a grande produção de sêmen à uniformidade de suas filhas, com características de tipo equilibradas, determinando tanto resultados de produção, como vitórias nas pistas”, declara o gerente comercial Francisco Aragão.

O famoso touro Holandês da bateria da CRI é o número 1 do ranking, com maior quantidade de fêmeas registradas no Paraná, em 2010 e 2011, atingindo um saldo de 612 registros de seus filhos em um ano - sendo esses 454 fêmeas e 158 machos. Esse alto número de filhos se deve a taxa de concepção do touro (SCR), avaliada em 0.60, reafirma que ela tem aproximadamente 1% a mais de prenhez em relação à de um touro de fertilidade (SCR) 0.00, garantindo o melhor aproveitamento e rendi-mento do sêmen, consequentemente maior número de descendentes nascidos e maior rentabilidade aos produtores.

Apesar da morte do grande reprodutor, os criadores têm a última chance de adquirir a genética de um animal desse porte, uma vez que a CRI ainda conta com algumas doses de sêmen de Toystory.

notasdivulgação abs pecplan divulgação crv lagoa

divulgação semex brasil

A comemoração após assinatura do contrato

Foto oficial da VIII Convenção Nacional de Vendas, da Semex Brasil

Page 13: Jornal holandes março 2015

Jornal Holandês M

arço de 2015

13

mÉdia de rebanhos referentes ao perÍodo NovEMbro dE 2013 a oUtUbro dE 2014 - 2 ordenhas

mÉdia de rebanhos referentes ao perÍodo NovEMbro dE 2013 a oUtUbro dE 2014 - 3 ordenhas

com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(25 rebanhos concorrentes)

1 aniceto manuel aires antonio carlos - mg 22 10.871 2x bimestral

2 luiz clovis braz scarpa itanhandu - mg 22 10.310 2x mensal

3 adahilton de campos bello barbacena - mg 22 9.605 2x bimestral

4 gustavo gomes fernandes e outros conceicao do rio verde - mg 17 8.851 2x bimestral

5 carlos alberto mendes mancilha pouso alto - mg 24 8.840 2x mensal

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(13 rebanhos concorrentes)

1 dirceu de mancilha itanhandu - mg 38 12.679 2x mensal

2 cesar garcia brito e/ou siomara s.g.brito tres pontas - mg 50 10.605 2x bimestral

3 almir pinto reis itanhandu - mg 28 10.212 2x mensal

4 manuel Jacinto goncalves itanhandu - mg 47 10.192 2x mensal

5 altair da silva reis itanhandu - mg 46 9.988 2x mensal

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(07 rebanhos concorrentes)

1 marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota carmo da cachoeira - mg 62 10.243 2x bimestral

2 agronelli agroindustria ltda uberaba - mg 52 9.806 2x bimestral

3 raul pinto itanhandu - mg 58 9.183 2x mensal

4 Jose ricardo xavier eloi mendes - mg 64 9.048 2x bimestral

5 gilberto vilela oliveira carmo do rio claro - mg 74 8.968 2x bimestral

rebanhos com 75 a 100 vacas encerradas(01 rebanhos concorrentes)

1 caYuaba genetica & pecuaria ltda entre rios de minas - mg 78 10.146 2x

acima de 100 vacas encerradas(02 rebanhos concorrentes)

1 eudes anselmo de assis braga carmo do paranaiba - mg 125 10.353 2x bimestral

2 vicente antonio marins e filhos tres coracoes - mg 149 9.101 2x mensal

Melhores médias de produção por rebanho - holandês

produçÕes individuais de animais submetidos ao controle oficial aferidas em Janeiro/2015

Super RankEste caderno é um oferecimento:

CadErNo

10 maiores produções individuais diárias por rebanho

2 ordenhas

PROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

othon martins de souza sumidouro confiança do paiol sr35907 7/8 50,0 08/01/2015altair da silva reis itanhandu santos reis maestro rosalice bx415605 po 48,8 20/01/2015vicente antonio marins e filhos tres coracoes vam aman amandita finest br1563503 gc-04 48,1 06/01/2015gerson rodegheri barbacena dema china picolo red 055 br1714458 15/16 47,6 14/01/2015cesar garcia brito e/ou siomara s.g.brito tres pontas c.s.c.s. sirene all-red-567 br1586718 gc-03 44,8 06/01/2015raul pinto itanhandu lucia linda mortY bx402791 po 44,8 08/01/2015almir pinto reis itanhandu alana aeroline valdirene bx393547 po 44,4 20/01/2015Jose ahir de mancilha pouso alto ahir garca sr35051 po 43,9 23/01/2015andres roJas virginia fase tuta sr37702 1/2 42,6 26/01/2015eudes anselmo de assis braga carmo do paranaiba e.a.b. catira 022 br1634318 pcod 42,0 07/01/2015

3 ordenhas

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO PROPRIETÁRIOMUNICÍPIO MUNICÍPIOLACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

LEITE305IA

LEITE305IA

MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

armando eduardo de lima menge pouso alegre menge minister viena 1400 bx402572 po 64,5 21/01/2015seKita agronegocios rio paranaiba seKita manaus 2030 wildman bx467162 po 64,3 12/01/2015marielle campos lima assis carmo de minas limassis samia olivia mac bx464188 po 63,3 11/01/2015luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres carmo do rio claro onda sul boliver 2021 br1589410 gc-02 61,0 14/01/2015dirceu de mancilha itanhandu galena avenca aftershocK bx430661 po 60,0 19/01/2015dJair boscatti itapeva boscatti imaculada mistral br1576611 gc-03 57,8 23/01/2015caYuaba genetica & pecuaria ltda entre rios de minas alfY caYuaba danza dulcina-te bx393508 po 57,0 06/01/2015evaristo francisco marques/leandro s.marques guaxupe ef & ls argentina carlota instamatic br1617282 gc-02 56,4 19/01/2015carlos alberto mendes mancilha pouso alto sgm marilia toYstorY br1637629 31/32 53,6 12/01/2015geraldo viotto turvolandia viotto oxidavel o-247 br1635906 pcod 53,4 24/01/2015

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(06 rebanhos concorrentes)1 marcelo elias rigueira barbacena - mg 19 12.467 3x mensal2 mauro antonio costa de arauJo sete lagoas - mg 16 10.611 3x mensal3 Jose ricardo xavier eloi mendes - mg 21 10.470 3x bimestral4 antonio de padua martins sao Joao batista gloria - mg 21 10.161 3x mensal5 carlos fabio nogueira rivelli e outro alfredo vasconcelos - mg 12 9.869 3x mensal

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(12 rebanhos concorrentes)1 Jose adir loiola espirito santo do dourado - mg 40 12.534 3x bimestral2 dJair boscatti itapeva - mg 48 11.714 3x mensal3 caYuaba genetica & pecuaria ltda entre rios de minas - mg 28 11.504 3x mensal4 Jose enio carneiro mendes itanhandu - mg 28 11.134 3x mensal5 rafael tadeu simoes pouso alegre - mg 41 10.983 3x mensal

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(06 rebanhos concorrentes)1 marielle campos lima assis carmo de minas - mg 71 12.985 3x mensal2 collem construtora mohallem ltda ressaquinha - mg 63 11.393 3x bimestral3 douglas de oliveira pereira alpinopolis - mg 65 10.283 3x bimestral4 marcio maciel leite cruzilia - mg 60 9.995 3x mensal5 luciano p. c. peres e/ou rogerio p.peres carmo do rio claro - mg 59 9.827 3x mensal

rebanhos com 75 a 100 vacas encerradas(04 rebanhos concorrentes)1 evaristo f. marques/leandro s.marques guaxupe - mg 94 12.536 3x mensal2 marcio flavio penido oliveira sao goncalo do sapucai - mg 94 9.845 3x mensal3 dora norremose vieira marques cruzilia - mg 93 9.738 3x mensal4 argemiro magalhaes netto sao goncalo do sapucai - mg 82 9.110 3x bimestral

acima de 100 vacas encerradas(06 rebanhos concorrentes)1 armando eduardo de lima menge pouso alegre - mg 150 13.509 3x mensal2 seKita agronegocios rio paranaiba - mg 561 12.192 3x mensal3 geraldo viotto turvolandia - mg 112 11.524 3x mensal4 rogerio luiz seibt presidente olegario - mg 209 10.596 3x mensal5 wladimir antonio puggina alfenas - mg 184 10.275 3x mensal

Page 14: Jornal holandes março 2015

Jorn

al H

olan

dês

Mar

ço d

e 20

15

14

primeira divisão atÉ 305 dias 2 ordenhas - perÍodo 01/12/2014 a 31/12/2014 raça: holandesNoME aNiMal rEGistro Class idadE dias

laCt.prodlEitE

prodGord.

prodprot.

% Gord

% prot.

tit. propriEtário UF NoME do pai

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

adultaJunior

5 anos

7 anos

adultasenior

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

primeira divisão atÉ 305 dias 3 ordenhas - perÍodo 01/12/2014 a 31/12/2014 raça: holandesaNoME aNiMal rEGistro Class idadE dias

laCt.prodlEitE

prodGord.

prodprot.

% Gord

% prot.

tit. propriEtário UF NoME do pai

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

adultaJunior

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recordista atual mineira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 305 15996,8 405,1 2,53 460,3 2,88 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETseKita galiza 2187 paramount br1624317 b 78 01-11 305 15036,5 454,5 3,02 490,5 3,26 lm seKita agronegocios mg delta paramountmenge lauthoritY a1843-fiv bx439429 mb86 01-10 305 14511,6 431,5 2,97 429,4 2,96 lm armando eduardo de lima menge mg comestar lauthoritYrecordista atual mineira EF & LS LILIANA TOYSTORY BX404701 B+-82 02-05 305 15482,9 475,2 3,07 489,7 3,16 LE EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2011 JENNY-LOU MRSHL TOYSTORY ETmenge toYstorY z 1660 bx426007 b+83 02-05 305 14406,3 451,5 3,13 435,6 3,02 lm armando eduardo de lima menge mg JennY-lou mrshl toYstorY etseKita cintura quimica 2303 JerricK-fiv bx433449 b+83 02-04 305 13472,5 445,9 3,31 402,8 2,99 lm seKita agronegocios mg gillette JerricKrecordista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 305 16711,9 466,3 2,79 536,4 3,21 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 menge advent z 1677-te bx426379 mb85 02-11 304 15427,8 459,8 2,98 457,7 2,97 lm armando eduardo de lima menge mg Khw Kite advent-red etlimassis tulipa mariana 1502 classic bx460967 b+83 02-10 305 12418,0 326,3 2,63 386,5 3,11 lm marielle campos lima assis mg poos stadel classicrecordista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 305 18335,3 391,2 2,13 553,8 3,02 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETseKita fernanda 1662 olYmpic br1583614 b+81 03-04 305 13307,1 611,3 4,59 375,7 2,82 lm seKita agronegocios mg delta olYmpicseKita benta 1573 paramount br1583510 b 79 03-04 305 13181,4 675,8 5,13 428,6 3,25 lm seKita agronegocios mg delta paramountrecordista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 305 19947,0 612,0 3,07 241,0 1,21 LM VINICIUS DA SILVA SALGADO 2000 seKita ipanema 1605 paramount br1583531 mb85 03-06 305 15863,4 740,5 4,67 457,6 2,88 lm seKita agronegocios mg delta paramountlimassis suica havai moscow bx464193 03-07 305 15093,3 450,9 2,99 447,1 2,96 lm marielle campos lima assis mg robthom moscow etrecordista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 04-03 305 19204,6 592,2 3,08 533,3 2,78 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 seKita brizola 1313 cobra br1567489 b 78 04-01 305 12673,9 532,2 4,20 396,5 3,13 lm seKita agronegocios mg Kleverland capri cobra etcollem garrison noelle bx397760 b 79 04-04 305 12587,8 440,2 3,50 366,1 2,91 lm collem construtora mohallem ltda mg penn-england garrison etrecordista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 305 19250,5 301,3 1,56 518,4 2,69 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMlimassis ruanda iara canvas br1584030 b 77 04-08 305 14855,1 474,6 3,19 447,4 3,01 lm marielle campos lima assis mg delta canvastJemara diana penotti 715 br1505156 b+82 04-09 305 12324,3 492,0 3,99 404,0 3,28 lm agropecuaria barreiro alto mg apina penottirecordista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 305 21605,7 519,4 2,40 609,1 2,82 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita rosario 743 br1544287 b+84 05-11 305 14322,6 587,4 4,10 414,9 2,90 lm seKita agronegocios mg rolusei graze toYstorY bx393231 b 78 05-00 305 13312,2 664,4 4,99 416,1 3,13 lm rogerio luiz seibt mg JennY-lou mrshl toYstorY etrecordista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 305 18311,4 522,5 2,85 507,1 2,77 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWseKita arte 1016 br1544203 mb85 06-09 305 13966,1 476,5 3,41 363,6 2,60 lm seKita agronegocios mg seKita sonia 925 br1544515 mb85 06-08 305 13160,5 534,1 4,06 360,4 2,74 lm seKita agronegocios mg recordista atual mineira SANTOS REIS CHARISMA GRAYCE BX303469 MB-89 07-04 305 17410,1 473,0 2,72 492,0 2,83 LM ALTAIR DA SILVA REIS 2010 PETINESCA CHARISMA-ETs h a pacifica leao 1064 bx409449 b 79 07-05 305 10518,5 315,2 3,00 302,5 2,88 -- wladimir antonio puggina mg s h a leao longchamp 24 marvin roseane 1171 allegro bx396410 07-04 305 8085,6 297,4 3,68 373,8 4,62 -- marcus vinicius borges de carvalho mg canYon-breeze allegro-etrecordista atual mineira MARIA’S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 305 15723,7 526,7 3,35 462,2 2,94 ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ETmassangano cini 11533 br1521105 08-07 279 9476,6 313,2 3,31 278,8 2,94 -- seKita agronegocios mg norremose 846 amarula maxie bx418943 b+84 08-00 239 6154,1 195,6 3,18 188,7 3,07 -- dora norremose vieira marques mg Kerndt maxie-et

Este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial Melhores

lactações por Classe305

dias

A Associação Mineira existe para auxiliar o criador de gado Holandês. ligue e agende uma visita: 32 4009 4300

recordista atual mineira COLLEM MARTY CRYSTAL BX283720 B+-82 01-11 305 12374,0 374,8 3,03 347,6 2,81 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2003 RICECREST MARTY-ETmenge atwood a1861-fiv bx439435 b+84 01-09 305 10134,1 355,6 3,51 299,5 2,96 lm armando eduardo de lima menge mg maple-downs-i g w atwood-etcollem sid sandra bx436746 b 79 01-11 305 9557,6 318,6 3,33 298,8 3,13 lm collem construtora mohallem ltda mg pine-tree sid-etrecordista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 305 15970,5 800,0 5,01 443,7 2,78 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAcollem baltimor sula bx436745 b+81 02-00 301 12255,1 335,3 2,74 375,0 3,06 lm collem construtora mohallem ltda mg regancrest baltimor-etmarvin rose ii 1534 baxter br1645803 mb85 02-04 269 10126,1 359,7 3,55 406,6 4,02 lm luiz fernando pinto monteiro de barros e/ou mg emerald-acr-sa t-baxterrecordista atual mineira GALENA ETICA GARTER BX387671 B+-83 02-11 305 14328,3 442,4 3,09 430,0 3,00 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 WELCOME GARTER-ETfz-ba filomena 309 hill br1617165 b+81 02-07 305 11619,8 370,4 3,19 354,0 3,05 lm marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota mg lotta-hill shottle 41-etc.s.c.s. vitalina JaYz-634 bx436525 mb85 02-06 305 11048,3 401,7 3,64 336,4 3,04 le cesar garcia brito e/ou siomara s.g.brito mg hornland JaYz-etrecordista atual brasileira VERA CRUZ PROVINCIA BX246790 B+-82 03-02 305 15502,0 590,0 3,81 439,0 2,83 LE VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS 2002 FRAELAND LEADOFF-ETalfY caYuaba maxima favorita bx422986 b+81 03-01 305 12042,3 435,8 3,62 389,7 3,24 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg r-e-w maxima-etcollem gold perla bx416912 mb88 03-02 305 11838,4 352,8 2,98 367,1 3,10 le collem construtora mohallem ltda mg collem goldwYn gold-fiv recordista atual mineira AVANI PETECA GOLD DUSTER BX251440 MB-88 03-10 305 15532,0 533,0 3,43 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2000 WOODBINE-K GOLD DUSTER-ETa.m.a. shottle paradise-672-te bx408349 mb85 03-11 305 12324,3 569,1 4,62 389,1 3,16 lm aniceto manuel aires mg picston shottle-eta.m.a. shottle paradise 674-te bx409377 mb86 03-06 305 11524,5 467,9 4,06 363,4 3,15 lm aniceto manuel aires mg picston shottle-etrecordista atual mineira SANTA PAULA IVINA DAZZLER BX345332 B+-83 04-01 305 15664,0 475,8 3,04 438,1 2,80 LM SIDNEY NERY 2008 RADINE BELLTONE DAZZLER-ETvam fantastica fanatasia minister bx413080 b+82 04-04 305 10569,5 325,3 3,08 327,7 3,10 lm vicente antonio marins e filhos mg mr ministerfz-ba europa 275 batuque bx449041 b+80 04-00 291 9685,2 453,3 4,68 321,1 3,32 lm marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota mg fz-ba batuque cosmo recordista atual mineira GALENA ALFA JUMBO BX428035 MB-87 04-08 305 14932,9 506,8 3,39 450,7 3,02 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 GALENA JUMBO INTEGRITY marvin fan 1325 magistrate bx464268 b 78 04-11 305 11055,4 484,3 4,38 199,7 1,81 lm marcus vinicius borges de carvalho mg mY-John magistrate-etJ.m.a. eulalie sparta 308 bx446537 b+80 04-06 305 10823,6 243,6 2,25 353,8 3,27 -- agro pecuaria Jm ltda mg paradise-dnd sparta etrecordista atual brasileira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 305 17189,2 400,9 2,33 529,4 3,08 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLObocaina Jubal helenice adotada br1523002 05-01 305 11765,8 303,7 2,58 335,9 2,85 lm agropecuaria barreiro alto mg Ked brass Jubal-etdema alteroza cumullus br1546347 05-03 305 10875,6 399,8 3,68 352,2 3,24 lm gerson rodegheri mg den-K cumulus-etrecordista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 305 18062,7 821,0 4,55 535,0 2,96 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE vam nanY hanna igniter bx373813 mb87 06-01 305 13177,5 349,1 2,65 357,9 2,72 lm vicente antonio marins e filhos mg summershade igniter-etlucia irene raY bx377245 b+82 06-01 305 10585,2 240,9 2,28 326,2 3,08 -- raul pinto mg shoremar raYrecordista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 305 17110,0 340,0 1,99 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLaguida mancilha palavra 440 br1665006 07-06 305 13454,6 368,6 2,74 405,6 3,01 lm carlos alberto mendes mancilha mg caneda chiquitita 4 storm mausi te bx464290 mb88 07-07 305 9985,2 376,9 3,77 319,2 3,20 lm adahilton de campos bello mg maughlin storm-et recordista atual mineira BEATRIZ ECILA BR1015226 09-04 304 16404,0 669,0 4,08 0,00 LE NILSON GONCALVES PEREIRA 1999 santos reis lheros JoYce bx353831 mb89 08-06 305 11470,2 331,8 2,89 353,9 3,09 lm altair da silva reis mg comestar lheros-etvam carmen carla outside br1420023 b 76 09-01 305 10380,8 365,8 3,52 316,3 3,05 lm vicente antonio marins e filhos mg comestar outside-etrecordista atual mineira DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 305 15658,3 542,6 3,47 397,9 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ETfaepe diva br1287550 b 79 16-10 305 9651,8 317,8 3,29 273,0 2,83 lm fundacao de apoio ao ensino pesq.e extensao mg alfY caYuaba tarentino varanda bx317184 b+83 11-00 305 9462,1 316,5 3,35 266,2 2,81 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg alfY caYuaba celsius tarentino-te

Page 15: Jornal holandes março 2015

Jornal Holandês M

arço de 2015

15

adultaJunior

segunda divisão de 306 a 365 dias dias 2 ordenhas - perÍodo 01/12/2014 a 31/12/2014 raça: holandesaNoME aNiMal rEGistro Class idadE dias

laCt.prodlEitE

prodGord.

prodprot.

% Gord

% prot.

tit. propriEtário UF NoME do pai

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

5 anos

7 anos

adultasenior

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

segunda divisão de 306 a 365 dias 3 ordenhas - perÍodo 01/12/2014 a 31/12/2014 raça: holandesaNoME aNiMal rEGistro Class idadE dias

laCt.prodlEitE

prodGord.

prodprot.

% Gord

% prot.

tit. propriEtário UF NoME do pai

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recordista atual braileira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 365 19222,2 527,9 2,75 561,4 2,92 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETseKita galiza 2187 paramount br1624317 b 78 01-11 365 17553,8 543,3 3,09 575,3 3,28 lm seKita agronegocios mg delta paramountmenge lauthoritY a1843-fiv bx439429 mb86 01-10 358 16490,8 511,3 3,10 494,5 3,00 lm armando eduardo de lima menge mg comestar lauthoritYrecordista atual mineira MENGE BAXTER XANDOCA 1563-TE BX413344 B+-84 02-00 365 18400,2 659,4 3,58 544,2 2,96 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2013 EMERALD-ACR-SA T-BAXTERmenge toYstorY z 1660 bx426007 b+83 02-05 365 16763,3 542,2 3,23 519,1 3,10 lm armando eduardo de lima menge mg JennY-lou mrshl toYstorY etseKita marinata 2170 br1664930 b+82 02-04 365 15594,4 466,1 2,99 434,6 2,79 lm seKita agronegocios mg recordista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 365 18928,1 542,1 2,86 609,5 3,22 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita greta 2181 paramount br1624324 b 79 02-06 356 14657,4 591,4 4,03 440,3 3,00 lm seKita agronegocios mg delta paramountlimassis tulipa mariana 1502 classic bx460967 b+83 02-10 322 12962,0 346,3 2,67 404,5 3,12 lm marielle campos lima assis mg poos stadel classicrecordista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 365 21167,2 451,0 2,13 650,7 3,07 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETseKita benta 1573 paramount br1583510 b 79 03-04 365 15294,9 774,1 5,06 518,9 3,39 lm seKita agronegocios mg delta paramountseKita fernanda 1662 olYmpic br1583614 b+81 03-04 365 14464,7 641,3 4,43 410,2 2,84 lm seKita agronegocios mg delta olYmpicrecordista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 365 24051,0 792,0 3,29 367,0 1,53 LM LUIZ HENRIQUE SILVA E SORAYA T.A.MENDES SILVA 2000 seKita ipanema 1605 paramount br1583531 mb85 03-06 365 18482,5 828,7 4,48 539,0 2,92 lm seKita agronegocios mg delta paramountlimassis suica havai moscow bx464193 03-07 335 16413,9 475,8 2,90 485,7 2,96 lm marielle campos lima assis mg robthom moscow etrecordista atual mineira MENGE SPIRTE TAORMINA 1143 BX409542 EX-90 04-00 365 21781,4 612,0 2,81 618,5 2,84 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2012 CEDARWAL SPIRTEcollem garrison noelle bx397760 b 79 04-04 365 14686,3 480,7 3,27 432,7 2,95 lm collem construtora mohallem ltda mg penn-england garrison etseKita brizola 1313 cobra br1567489 b 78 04-01 365 14252,1 599,4 4,21 452,3 3,17 lm seKita agronegocios mg Kleverland capri cobra etrecordista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 338 20907,1 324,5 1,55 569,9 2,73 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMlimassis ruanda iara canvas br1584030 b 77 04-08 306 14891,2 475,5 3,19 448,5 3,01 lm marielle campos lima assis mg delta canvasmenge minister vanessa 1340 bx397795 b+84 04-08 365 13863,9 459,0 3,31 424,9 3,06 lm armando eduardo de lima menge mg mr ministerrecordista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 350 23153,7 564,1 2,44 655,6 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita rosario 743 br1544287 b+84 05-11 365 16666,0 681,2 4,09 492,5 2,95 lm seKita agronegocios mg rolusei graze toYstorY bx393231 b 78 05-00 365 15122,3 762,2 5,04 481,6 3,18 lm rogerio luiz seibt mg JennY-lou mrshl toYstorY etrecordista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 364 20778,0 598,4 2,88 587,9 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWseKita arte 1016 br1544203 mb85 06-09 365 16162,5 543,3 3,36 432,6 2,68 lm seKita agronegocios mg seKita sonia 925 br1544515 mb85 06-08 365 15525,3 613,2 3,95 431,6 2,78 lm seKita agronegocios mg recordista atual mineira LAGOS STORM LEILA 457 BX251613 B+-80 07-08 365 20238,5 616,6 3,05 517,9 2,56 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 MAUGHLIN STORM-ET s h a pacifica leao 1064 bx409449 b 79 07-05 365 11887,8 342,8 2,88 346,6 2,92 -- wladimir antonio puggina mg s h a leao longchamp 24 norremose 887 accord grander bx387807 b+83 07-00 350 9188,2 337,2 3,67 256,2 2,79 -- dora norremose vieira marques mg J-mor elton granger-et

Este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial Melhores

lactações por Classe365

dias

ROTEIRO PROGRAMADO: uma boa ideia de economia.Agende a visita de um técnico: 32 4009 4300

recordista atual mineira ALFY CAYUABA WALLACE TUCA BX283766 B+-84 01-11 365 14611,1 420,0 2,87 449,0 3,07 LE CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA 2003 ETAZON WALLACEmenge atwood a1861-fiv bx439435 b+84 01-09 358 11940,9 415,7 3,48 354,4 2,97 lm armando eduardo de lima menge mg maple-downs-i g w atwood-etfaz. esperanca Kaiser 483 br1672928 01-08 365 10207,6 355,5 3,48 315,2 3,09 lm Julio celio oliveira vargas mg recordista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 365 18096,6 876,0 4,84 515,3 2,85 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAcruzilia castela diamond bx429741 b+84 02-03 365 11259,2 437,9 3,89 404,0 3,59 lm maurilio ferreira maciel mg diamond-oaK armstead etaguida mancilha opala olYmpic 151 br1677805 02-02 365 11172,1 290,0 2,60 344,0 3,08 -- carlos alberto mendes mancilha mg delta olYmpicrecordista atual mineira ITAGUACU TIANINA 2627 BR1558539 02-07 365 14988,2 494,7 3,30 407,2 2,72 LM RUBENS ARAUJO DIAS E/OU 2006 fz-ba filomena 309 hill br1617165 b+81 02-07 365 13762,9 447,6 3,25 423,9 3,08 lm marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota mg lotta-hill shottle 41-etalfY caYuaba munster faiana bx422987 b+82 02-11 365 11951,0 477,5 4,00 426,0 3,56 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg brandt-view munster cri-etrecordista atual mineira CALANDRA CARLOTA BLACKSTAR BX158589 B -78 03-05 365 17120,0 623,0 3,64 0,00 LM MARCOS ARRUDA VIEIRA 1996 TO-MAR BLACKSTAR-ETJ.e.n. eni mr burns red-te lb2899 mb86 03-05 365 13953,3 531,5 3,81 463,9 3,32 lm aniceto manuel aires mg dudoc mr burnscollem gold perla bx416912 mb88 03-02 363 13508,8 411,3 3,04 426,3 3,16 le collem construtora mohallem ltda mg collem goldwYn gold-fiv recordista atual mineira GALENA ESTETICA CESARE BX384765 MB-87 03-07 365 17914,9 520,2 2,90 575,5 3,21 LM DIRCEU DE MANCILHA 2012 ENGENHO DA RAINHA CESARE 429 MARSHALL-TE a.m.a. shottle paradise-672-te bx408349 mb85 03-11 365 14706,3 672,9 4,58 476,5 3,24 lm aniceto manuel aires mg picston shottle-eta.m.a. shottle paradise 674-te bx409377 mb86 03-06 365 13522,5 537,0 3,97 433,9 3,21 lm aniceto manuel aires mg picston shottle-etrecordista atual mineira A.M.A. ASTRE CAMILA BX190727 MB-88 04-01 365 17388,3 594,7 3,42 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 1999 DUREGAL ASTRE STARBUCK-ETvam fantastica fanatasia minister bx413080 b+82 04-04 365 12201,3 393,6 3,23 388,4 3,18 lm vicente antonio marins e filhos mg mr ministera.m.a. spirte lulu-650 bx404571 mb87 04-03 365 10470,2 345,7 3,30 330,5 3,16 -- adahilton de campos bello mg cedarwal spirterecordista atual mineira C.J.C. ROCKY DOIDINHA BX146418 MB-85 04-08 365 16730,0 518,0 3,10 0,00 LM JOSE ALAIR COUTO 1996 SHI-LA STRAIGHT PINE ROCKYJ.m.a. eulalie sparta 308 bx446537 b+80 04-06 365 12555,4 262,4 2,09 410,2 3,27 -- agro pecuaria Jm ltda mg paradise-dnd sparta etvam lantes lance cutler br1522992 mb86 04-11 365 11499,2 395,2 3,44 354,0 3,08 lm vicente antonio marins e filhos mg gillette cutlerrecordista atual mineira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 365 19940,7 442,9 2,22 621,4 3,12 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLObocaina Jubal helenice adotada br1523002 05-01 365 13529,5 365,6 2,70 387,0 2,86 lm agropecuaria barreiro alto mg Ked brass Jubal-etdema alteroza cumullus br1546347 05-03 307 10926,0 401,8 3,68 353,9 3,24 lm gerson rodegheri mg den-K cumulus-etrecordista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 365 19488,5 818,7 4,20 601,4 3,09 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE vam nanY hanna igniter bx373813 mb87 06-01 365 14943,0 391,9 2,62 414,9 2,78 lm vicente antonio marins e filhos mg summershade igniter-etlucia irene raY bx377245 b+82 06-01 365 12162,6 295,1 2,43 387,5 3,19 -- raul pinto mg shoremar raYrecordista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 316 17557,0 354,0 2,02 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLaguida mancilha palavra 440 br1665006 07-06 365 15624,2 431,1 2,76 474,3 3,04 lm carlos alberto mendes mancilha mg dema laranJinha br1535015 07-05 365 10336,4 348,1 3,37 299,0 2,89 lm gerson rodegheri mg recordista atual mineira CRUZILIA LEGENDA FRIN BR1173977 09-07 358 17158,9 770,6 4,49 500,3 2,92 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2007 QUALITY SB FRINsantos reis lheros JoYce bx353831 mb89 08-06 329 12015,0 351,1 2,92 373,2 3,11 lm altair da silva reis mg comestar lheros-etvam carmen carla outside br1420023 b 76 09-01 365 11758,6 421,2 3,58 365,9 3,11 lm vicente antonio marins e filhos mg comestar outside-etrecordista atual mineira DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 365 17479,3 610,3 3,49 443,8 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ETalfY caYuaba tarentino varanda bx317184 b+83 11-00 365 10737,7 330,4 3,08 304,5 2,84 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg alfY caYuaba celsius tarentino-te faepe diva br1287550 b 79 16-10 365 10705,1 358,0 3,34 304,4 2,84 lm fundacao de apoio ao ensino pesq.e extensao mg

Page 16: Jornal holandes março 2015

Pedigree:

Pai:

Mãe:

Lactação:

DORCY x GOLDWYN x FREELANCE x RUDOLPHCOYNE-FARMS DORCY-ET LADYS-MANOR RUBYF GEMMA-ET EX-90 03-03 2x 310d 28.170L 5,3% 1.506G 3,5% 994P

USDA-CDCB 12/2014 Filhas 58 Rebanho 39 TPI +2050

Leite + 295 Lbs. % Teste Conf.Proteína + 19 Lbs. + 0,04 89%Gordura + 27 Lbs. + 0,06 88%Mérito líquido + $295

TipoComp. ÚbereComp. Pernas e PésComp. CorporalEstaturaForçaProf. CorporalForma LeiteiraÂngulo PélvicoLargura de GarupaAprumos Pos. LateralAprumos Pos. PosteriorÂngulo de PésEscore de Pés e PernasInserção Úbere AnteriorAltura Úbere PosteriorLargura Úbere PosteriorSuporte CentralProf. ÚbereColocação Tetos Ant.Colocação Tetos Post.Comprimento de Tetos

1,932,261,871,321,551,141,060,98

-0,400,96

-1,812,351,631,813,173,873,561,241,700,620,610,58

AltoForteProfundoAngulosaÍsqueos AltosLargaRetaParalelasAltoAltoForteAltoLargoForteRasoPróximosPróximosLongos

HA 12/2014 Confi ança 84% Nº de fi lhas 16 Nº de rebanhos 14

DPR: - 0,9 70% Conf.CÉLULA SOMÁTICA: + 2,73 82% Conf.VIDA PRODUTIVA: + 1,5 78% Conf.REAL WORLD DATA® BULL FERTILITY:

DIFICULDADE DE PARTO: 8,6% Dif. 88% Conf. 260 Obs.DIF. DE PARTO DAS FILHAS: 7,9% Dif.NATIMORTO SERVICO: 7,9% NATIMORTO FILHAS: 7,6%

(34) 3319.5400www.abspecplan.com.br

029HO16078LADYS-MANOR G DOMINIC-ET 69763912 | Nasc.: 25/06/2010

Filha: Meadow-Wood Dominic 4179 Mãe: Goldwyn Gemma

DOMINIC