jornal impacto 22 de agosto de 2014

39
Rotary organiza campanha “Troque seu óleo usado por novo” na ExpoVerde Prefeitura lança “Cidadão Online”, aplicativo que recebe reclamações Humildade e perseverança: palavras que definem a campeã Izabela Rodrigues QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014 C M Y K CMYK SEXTA-FEIRA 22 DE AGOSTO DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1063 • ANO 17 - ADAMANTINA Não é de hoje que o IM- PACTO noticia a situação dos centros comunitários de Adamantina. Falhas em projetos, inaugura- ções antes de obras finali- zadas, prazos e promessas Crianças e adolescentes de Adamantina e Junqueirópolis mostraram suas habilidades na quarta-feira (20), durante ‘Clínica de Atletismo’ promovida pelo Sesi de Piracicaba em parceria com a Secretaria de Esportes de Adamantina. A proposta da atividade é difundir a prática espor- tiva, mesmo para quem não quer se tornar atleta. Pág. 11 Pág. 13 Pág. 9 Pág. 7 Tecnologia Meio Ambiente Esporte Polícia não cumpridas são apenas algumas das realidades enfrentadas por comuni- dades de diversos bairros, entre eles Mário Covas, Parque do Sol e Jardim das Acácias. ornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00 CNPJ candidato 20.560.356/0002-97 Continua impasse em centros comunitários de Adamantina Delegado faz balanço do primeiro ano frente a seccional de Adamantina Pág. 5 ‘Clínica de Atletismo’ Pág. 7 Tamyris Araujo

description

 

Transcript of jornal impacto 22 de agosto de 2014

Page 1: jornal impacto 22 de agosto de 2014

Rotary organiza campanha “Troque seu óleo usado por novo” na ExpoVerde

Prefeitura lança “Cidadão Online”, aplicativo que recebe reclamações

Humildade e perseverança: palavras que definem a campeã Izabela Rodrigues

QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014

C M

Y K

CMYK

SEXTA-FEIRA 22 DE AGOSTO DE 2014

ginoticias.com.br

EDIÇÃO 1063 • ANO 17 - ADAMANTINA

Não é de hoje que o IM-PACTO noticia a situação dos centros comunitários de Adamantina. Falhas em projetos, inaugura-ções antes de obras finali-zadas, prazos e promessas

Crianças e adolescentes de Adamantina e Junqueirópolis mostraram suas habilidades na quarta-feira (20), durante ‘Clínica de Atletismo’ promovida pelo Sesi de Piracicaba em parceria com a Secretaria de Esportes de Adamantina. A proposta da atividade é difundir a prática espor-tiva, mesmo para quem não quer se tornar atleta.

Pág. 11 Pág. 13Pág. 9

Pág. 7

Tecnologia Meio Ambiente Esporte

Polícia

não cumpridas são apenas algumas das realidades enfrentadas por comuni-dades de diversos bairros, entre eles Mário Covas, Parque do Sol e Jardim das Acácias.

ornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00

CN

PJ

can

did

ato

20.

560.

356/

0002

-97

Continua impasse em centros comunitários de Adamantina

Delegado faz balanço do primeiro ano frente a seccional de Adamantina

Pág. 5

‘Clínica de Atletismo’

Pág. 7

Tamyris Araujo

Page 2: jornal impacto 22 de agosto de 2014

2 IMPACTO

-

opinião sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoLucas T. Mazoca - [email protected]

RedaçãoTamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected]

Fernanda M. Silva - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora

Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial

Foto da semana

Tecnologia a serviço da comunidade A Prefeitura de Ada-

mantina inovou nesta semana ao lançar um pro g rama especí f ico para receber reclama-ções, um canal dire -to entre comunidade e prefeitura – o “Cidadão Online”.

A ferramenta on-line 24h pode ser baixada gratuitamente em smar-tphone, tablets e compu-tadores e está disponível inicialmente para as se-

cretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, de Obras e Serviços e Planejamento.

Com tal iniciativa, a administração pública pretende filtrar os pro-blemas, antes apontados em redes sociais, como buracos, semáforo que-brado, vazamentos, en-tulho, que muitas vezes não chegavam as pessoas competentes que pode-riam solucionar o caso.

Isso não quer dizer que todos os problemas serão solucionados, en-tretanto, quando o mu-nícipe fizer a ocorrên-cia, a reclamação será enviada para o setor responsável, que retor-nará com as possíveis medidas adotadas para solucionar o caso. Além disso, um protocolo é emitido.

É a tecnologia a ser-viço da comunidade.

Na página “Ciência e Fé na trilha do equilíbrio”, explanei sobre Baruch Spi-noza (1632-1677), autor de amplos sistemas metafí-sicos que influenciaram e influenciam grandes pen-sadores. “Ignoro por que a matéria deva ser indigna da natureza divina, já que fora de Deus não pode existir nenhuma substância do-tada de natureza divina... Por isso, de forma alguma se pode asseverar que... a substância extensa... é in-digna da natureza divina, desde que eter na e infi-nita”, destacou o famoso filósofo.

Em minha coluna, da-tada de 29 de abril de 1993, escrevi que, durante muito tempo, a matéria foi consi-derada obstáculo ao Espíri-to. Contudo, agora deixará de ser, à medida que perce-bermos e respeitarmos sua função superior. (...)

O malefício não se en-

contra na matéria, ou no que dela restou depois da refor ma da Ciência Físi-ca instituída por Einstein (1879-1955), mas no uso que dela fizermos.

O mal, que ainda dificul-ta aos cérebros excessiva-mente céticos vislumbrar os mais extensos horizon-tes na esfera do Espírito, é querer apenas aceitar os fatos do ponto de vista fí-sico absoluto. Não querem admitir, nem mesmo como argumento, que o “Tudo”, na verdade, está submetido à ação de Sublimes Poderes, que nos colocam em postura distinta da que têm como probabilidade legítima, vis-to que a perspectiva restrita à matéria, no entanto, não passa de enor me delírio, ao contrário do que alguns pensam da visão espiritual da Ciência. O que se com-preende como inexistente é o real. (...) A respeito do assunto, comenta o físico Juliano Carvalho Bento, que me honra com a sua leitura e audição: “A Ciên-cia hoje prova que podemos observar no ‘nada’ físico, ou seja, no vácuo absoluto (que por si só já não é possível detectar na Natureza por so-mente existir em condições ideais), a existência de um resíduo de energia que, pela física clássica ou newtonia-na, não pode ocorrer. Isso só foi possível verificar com o advento da Mecânica Quântica, pois, se esse vá-cuo total existisse, estaria contrariando o Princípio da Incerteza de Heisenberg (um dos pilares da física dos

quanta), que evidencia que sempre deve existir uma energia mínima no cosmos. Uma comprovação desse fato se deu com o chamado efeito Casimir, no qual se detectou que duas placas metálicas paralelas neutras no vácuo se atraem pelo fato de surgir uma força proveniente desta energia do vazio. O suposto ‘nada’ esconde muita coisa. Como assegura Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Esta-dista, em Seu Evangelho, segundo Mateus, 10:26: ‘(...) nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido’”.

ATUAÇÃO DO INVISÍVEL NO VISÍVEL

No “Tao Te Ching”, tam-bém chamado de “O Livro do Caminho e da sua Virtu-de”, o filósofo chinês Lao--tsé (570-490 a.C.) ensinou:

“Trinta raios convergen-tes no centro,/ Tem uma roda,/ Mas somente os vá-cuos entre os raios/ É que facultam seu movimento./ O oleiro faz um vaso, mani-pulando a argila,/ Mas é o oco do vaso que lhe dá uti-lidade./ Paredes são massas com portas e janelas,/ Mas somente o vácuo entre as massas/ Lhes dá utilidade –/ Assim são as coisas fí-sicas,/ Que parecem ser o principal,/ Mas o seu valor está no metafísico”.

O tema é realmente ins-tigante e nos leva a exal-çadas reflexões sobre a existência humana e o papel que desempenhamos na contextura do Universo.

Spinoza, Lao-tsé e natureza da matéria

Qual sua opinião sobre o aplicativo ‘Cidadão Online’ lançado esta semana pela Prefeitura?

Você faz o uso do celular enquanto dirige?

- Irá facilitar muito, tanto para a população quanto para a Prefeitura, para filtrar os problemas da cidade- Não gostei, a Prefeitura deveria investir em outras prioridades da cidade

- Indiferente, não utilizo este tipos de meios para fazer reclamações- Não fiscalizava, mas agora com este aplicativo irei me atentar mais aos problemas da cidade

As vezes, apenas em casos de emergências (23%)Não uso celular no trânsito, respeito as leis (42%)

Meu carro tem sistema que interliga o telefone ao veículo (15%)wSim, mas com responsabilidades (21%)

Enquete da semana

Dê a sua opinião no portal

Aprender brincando – Alunos de Adamantina e Junqueirópolis participaram na quarta-feira (20) da ‘Clínica de Atletismo’, oferecida pelo Sesi em parceria com a Secretaria de Esportes.

Durante as atividades, muitos tiveram a oportunidade de aprender brincando e mostrar suas habilidades.

José de Paiva Netto - escritor, jornalista, radialista, composi-

tor e poetaNossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

Israel sempre foi um povo atribulado, com sua existência ameaçada e sua sobrevivência por um fio muito fino. Rodeado por vi-zinhos hostis, que juraram destruí-lo, ele vive atual-mentecercado pela mídia maliciosa, por políticos gananciosos, por manipu-ladores e oportunista e se agarratenuamente à vida.

Tendo passado pela for-nalha da aflição, os judeus agora são perseguidos por revisionistas, que acusam os sobreviventes da Alemanha nazistas de inventar o Holo-causto para obter simpatia.

Tendo passado pela for-nalha da aflição, os judeus agora são perseguidos por revisionistas, que acusam os sobreviventes da Alemanha nazista de inventar o Holo-

causto para obter simpatia. A Igreja faria bem em

redescobrir o significado bíblico de Sião. Devemos redescobrir aqueles cris-tãos heróicos que têm zelo e compaixão por Jerusalém, que batalham contra o racis-mo, o preconceito e o ódio contra os judeus. Acima de tudo, que a Palavra de Deus nos convença daquilo que o Senhor investiu em Israel.

Esta tarefa de informar os outros sobre as tribula-ções do povo de Israel não é para os fracos de espírito, preconcei tuosos e igno-rantes. Nosso propósito é a j u d a r p e s s o a s s é r i a s e atenciosas a terem cons-ciência do assunto mais importante do nosso tempo. Crentes que amam Sião li-dam com os problemas mais sérios e os temores mais sóbrios, mas sua mensagem é de esperança, tanto para o presente quanto para o futuro. Israel sobreviverá nesse ambiente hostil? A resposta é sim, mas todos têm sérias escolhas diante de si. A Igreja, o povo judeu, políticos e nações do mundo estão se submetendo a um teste fundamental.

O resultado final dessas escolhas ainda está por vir. Os piores tempos a serem enfrentados pela humani-dade podem estar próximos. Chamados “tempos da an-gústia de Jacó” 2.600 anos atrás, agora também podem

ser chamados de “tempo da angústia dos gentios”. O livro de Apocalipse afirma que pelo menos 50 % da po-pulação da Terra morrerá durante esses sete anos de Tribulação (ver Apocalipse 6.8; 9.15-18). Apenas Israel tem promessa se sobrevivên-cia. Outras nações podem sobreviver, com capacidade reduzida, mas apenas Je-rusalém tem a promessa de existência contínua.

Ao fim da Tribulação (7 anos após o Arrebatamento da Igreja, pode acontecer a qualquer momento. Digo o Arrebatamento. Digo ainda, após o referido Arrebata-mento, o Anticristo firmará, concretizará a aliança da paz com a nação de Israel, é nesse momento que se inicia o período da Grande Tribulação para a nação de Israel e as nações, todas as nações do mundo se le-vantarão contra Jerusalém para fazer guerra contra o povo de Deus (ver Zacarias capítulos 12 ao 14). Esta será a última provocação à ira divina. Nosso Senhor, o próprio Messias, liderará os exércitos celestes para o conflito final desta era. A Batalha de Armagedom será travada e vencida pelo Senhor Jesus.

Disse Jesus: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passa-rão” (Marcos 13.31). Prepa-ra-te, Jesus breve virá!

Israel na Tribulação Tamyris Araujo

Resultado Anterior

Samuel Pereira - é pastor em Mariápolis - pastorsamuel-

[email protected]

Page 3: jornal impacto 22 de agosto de 2014

3IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 informeC

M Y

K

CMYK

Page 4: jornal impacto 22 de agosto de 2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Marechal Castelo Branco recebe sinalização

Érica, Franciele e Eliane, da Apae de Adamantina

Prefeitura de Adamantina executa sinalização na Castelo Branco

Palestra com especialista belga é destaque na Semana da Pessoa com Deficiência

Obras

C M

Y K

CMYK

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO A Apae (Associação de

Pais e Amigos dos Excepcio-nais) promove até o próximo dia 29 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Defi-ciência Intelectual e Múltipla. Entre as atividades previstas o destaque vai para a palestra com Katrien Van Heurck, ortopedagoga belga que mi-nistrará ‘Um olhar diferente sobre o aspecto Autismo: a prática e a teoria’.

O evento, promovido pela Feapae (Federação das Apaes do Estado de São Paulo) é voltado a todos os profissio-nais das Apaes da região, instituições de ensino, pais e estudantes. “A especialista é referência, sendo a primeira vez que a região recebe a profissional que tem mais 24 anos de trabalho voltado ao Autismo”, destaca Eliane Tas-sinari Manoel, coordenadora pedagógica da entidade.

A diretora pedagógica Franciele Temporin, explica que as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.

feapaesp.org.br. “O evento é gratuito, mas também dispo-nibilizaremos almoço no salão da Apae no valor de R$ 12. Os interessados devem reservar a vaga no ato da inscrição, que já pode ser feita pelo e-mail”, explica.

A palestra, que acontece no dia 29, a partir das 8h30, no Campus II da FAI (Fa-culdades Adamantinenses Integradas), encerra a Se-

mana Nacional da Pessoa com Deficiência. Neste ano, a Apae preparou uma série de atividades, entre elas visita ao cinema, passeio no trenzinho do Pula-Pula Mania, almoço especial, entre outras atividades. “Atualmente, 215 são aten-didos pela Apae nas áreas de educação, saúde e assis-tência social, sendo 16 com Autismo. A Semana marca

toda uma trajetória de luta efetiva para inclusão da pessoa com deficiência, na busca, ainda constante, do rompimento das barreiras atitudinais, com a intenção de que todos sejam apenas pessoas na sociedade, inde-pendentemente de raça, cor, sexo, credo e da deficiência que possuem”, comenta Éri-ca Grespi Maion, diretora administrativa da Apae.

A equipe do Departa-mento Municipal de Trân-sito executou nesta sema-na a pintura de solo na Avenida Marechal Castelo Branco, principal acesso à SP-294 (rodovia Coman-dante João Ribeiro de Bar-ros).

Os trabalhos foram re-alizados por servidores e

maquinários da Prefeitura de Adamantina.

O recape da rua foi inaugurado em junho, no aniversário da cidade, e até o momento estava sem sinalização, o que gerou reclamações e descontento entre motoristas e inter-nautas em redes sociais.

Gi Notícias

Assessoria de Impresa

Page 5: jornal impacto 22 de agosto de 2014

5IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 geral

Delegado faz balanço do primeiro ano frente à seccional de Adamantina

Delegado Seccional Domingos Lazaretti Neto em entrevista

concedida no Grupo IMPACTO

SÉRGIO VANDERLEITAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Nesta semana o IMPACTO recebeu em sua sede o delega-do de Polícia Civil Domingos Lazaretti Neto, que fez balan-ço do primeiro ano frente à seccional de Adamantina. “Como trabalhei muito tempo como assistente de seccional, tinha noção da dificuldade de administrar uma delega-cia, pois lidamos com seres humanos. São em média 150 policiais sob minha responsa-bilidade, de 12 municípios. Já conhecia todos os delegados e funcionários e sabia do po-tencial de cada um”, ressalta.

C M

Y K

CMYK

Com 36 anos de Polícia Civil, entre as conquistas do primeiro ano frente ao novo cargo, ele destaca a estrutura física e material das unidades policiais, que nunca estiveram tão bem servidas. “Todas funcionam em prédios re-formados, se não novos, com equipamentos e viaturas no-vos”, afirma. Sobre as dificul-dades, Lazaretti cita apenas da defasagem em relação aos servidores, mas explica que a situação já está sendo resol-vida com concurso para dele-gado, escrivão e investigador.

Com a saída do delegado Ricardo Martinês, Lazaretti afirma que não fez muitas al-terações na seccional, que era bem administrada. Somente deu sequência aos trabalhos e fez pequenos ajustes. “Tudo caminha bem, até porque Ada-mantina é uma das cidades mais tranquilas do Estado, podendo ser comparada com outras do mesmo tamanho e dificilmente algum mês iremos perder em taxas de criminalidade. Na nossa re-gião há quase um ano não é registrado homicídio, roubo a banco, roubo de carga, cri-mes hediondos, e isso ajuda a administrar, pois teríamos que correr atrás desses casos, que muitas vezes são de difícil solução”, explica.

Questionado ao que se deve esse índice de seguran-ça, um dos melhores do Es-tado, o delegado seccional afirma ser um conjunto de fatores, mas principalmente ao trabalho das Polícias e das

características da população. “A comunidade é ordeira, não tem essa natureza de praticar crimes. Até porque os crimes que aqui ocorrem e ganham notoriedade são rapidamen-te solucionados, e isso tem repercussão no mundo crimi-nal. Claro que nossa atuação contribui para isso, mas as características da população, calma, é fundamental. Mesmo sendo rodeados por presídios, e não obstante disso, nossa região continua tranquila”, avalia o delegado.

Criminalidade na região–Questionado se os presídios aumentaram a criminalidade na região, Lazaretti avalia que não. “Há um aumento da quantidade de serviço para as delegacias próximas, como por exemplo as cartas preca-tórias que os presos têm que prestar declarações dos cri-mes que cometeram em suas cidades de origem, são no mínimo cada presidio 30 pre-catórias mês. Dentro do pre-sídio ocorrem crimes, lesão corporal, homicídio, suicídio, e em termos policiais dá um volume de trabalho grande, mas isso não quer dizer que aumentou a criminalidade. É raro o caso de um ou outro que que sai do semiaberto e comete crime. Nada que afete ou desestabilize a região”.

Seccional- Sobre o novo prédio da seccional de Ada-mantina, o delegado destaca que apenas aguarda o desfe-cho da licitação, que está há um tempo para ser resolvido. “Não tenho acompanhado

muito de perto. Às vezes, por questões burocráticas, temos que encaminhar um ofício ao prefeito solicitando informações de como anda o processo para anexar em nossa documentação, mas não temos como interferir, a partir do momento em que foi celebrado o convênio, o gover-no liberou o dinheiro, cabe a prefeitura a administração e execução da obra. Estamos aguardando e torcemos que saia logo”.

Parcerias– A parceria foi um dos pontos destacados pelo seccional. “Temos um excelente relacionamento com o Judiciário e Ministério Público, a confiança que eles depositam em nós vale mais que qualquer outra coisa. Temos um respaldo para re-alização dos trabalhos muito grande, que merece destaque, e desde já nossos agradeci-mentos”.

Em relação a Polícia Mili-tar, Lazaretti ressalta que há uma relação que em nenhuma região do Estado existe tal entrosamento. “Não é o dese-jado, mas é muito bom. Traba-lhamos em conjunto, fazemos operações e temos sucesso. Mensalmente nos reunimos para discutir a criminalidade da área em Presidente Pru-dente, com a presença de toda a área da seccional, e também projetamos o mês vindouro. É uma boa relação”.

Para ele, tais parcerias e trabalho também contribuem para uma região mais tran-quila para se viver.

Page 6: jornal impacto 22 de agosto de 2014

6 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

informe sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Page 7: jornal impacto 22 de agosto de 2014

7IMPACTO

‘Clínica de Atletismo’ do Sesi motiva crianças à prática esportiva

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Crianças e adolescentes de Adamantina e Junqueirópolis par-ticiparam na quarta-feira (20) da ‘Clínica de Atletismo’, promovida pelo Sesi de Piracicaba em parceria com a secretaria de Esportes de Adamantina.

Várias atividades com o objeti-vo de estimular a pratica da moda-lidade, tiveram a participação do orientador de esportes e lazer do Sesi, Jair da Costa Moreira, tecni-co Darci Ferreira da Silva; atleta da prova lançamento de martelo David Aparecido Santos; atleta 400 metros rasos e 400 com barreira e Larissa Antônio da Conceição; e orientador esportivo do Sesi de Presidente Prudente, Clóvis Fran-ça Bressanin.

As crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, participaram de várias provas pré-esportivas. “Nossa pro-posta é difundir a ideia da prática esportiva, mesmo para quem não quer se tornar atleta”, explica Cló-vis França.

A Prefeitura de Adamantina, através do Departamento de Trân-sito, finalizou a instalação de sina-lização vertical (placas) alertando sobre a transformação da rua Benedito Lemes de Souza, no Con-junto Oiti-Tipuanas em sentido único de direção (mão-única), no trecho entre as avenidas Miguel Veiga e Bráulio Molina Frias.

A mudança é uma das reivindica-ções apresentadas pela Associação de Moradores do Conjunto Oiti--Tipuanasdurante a terceira etapa do projeto Governo Itinerante e anunciadas pelo prefeito Ivo Santos.

Nenhum interessado compareceu a licitação modalidade Concorrência Pública 03/2014 de concessão do Matadouro Municipal, que foi con-siderada deserta na segunda-feira (18), pela Prefeitura de Adamantina. O local, que está interditado desde outubro de 2013, permanece na mes-ma condição.

A concessão previa que a empresa vencedora estaria autorizada a ex-plorar economicamente por 15 anos,

Não é de hoje que o IMPACTO noticia a situação dos centros co-munitários de Adamantina. Falhas em projetos, inaugurações antes de obras finalizadas, prazos e promes-sas não cumpridas são apenas algu-mas das realidades enfrentadas por comunidades de diversos bairros, entre eles Mário Covas, Parque do Sol e Jardim das Acácias.

De acordo com levantamento feito pelo jornal, dos três centros comunitários inaugurados pela administração Kiko Micheloni em novembro de 2012 - Bela Vista, Oiti/ Tipuanas e Mário Covas, a admi-nistração Ivo Santos regularizou apenas um – o do Oiti/ Tipuanas, onde entre o que havia para ser feito destaca-se a substituição de portas de correr por de abrir, de acordo com exigências dos Corpo Bombeiros. Já o do Bela Vista, a própria associação vendeu as portas colocadas de ma-neira errada e arcou com a diferença do custo. No Mário Covas, o salão continua com as portas inadequadas de acordo com a lei.

Parque do Sol - No Parque do Sol a situação é semelhante, onde a empreiteira de Penápolis finalizou a obra e a prefeitura deve fazer vistoria para verificar se tudo está

A atividade foi realizada na pista de atletismo do Jardim Adamanti-na e foi destinada a alunos do PAF (Programa Atleta do Futuro).

Para a secretária de Esportes Marlene Ribeiro, a atividade foi de grande importância para os peque-nos atletas. “Eles vieram dividir conhecimento, estimular nossas

Crianças mostram suas habilidades durante oficina de atletismo, na pista do Jardim Adamantina

Presidente da associação de bairro do Parque do Sol, Walter Gosso, cobra finalização do centro comunitário do bairro

Matadouro, que está interditado desde outubro de 2013, permanece na mesma condição

Bela Vista estima R$ 2 mil de prejuízo após queda de energia

Rua Benedito Lemes de Souza será mão única

Licitação do Matadouro não apresenta interessados

Continua impasse em centros comunitários de Adamantina

Bairro

Trânsito

Fechado

Política

sexta-feira, 22 de agosto de 2014 geral

crianças e mostrar que o esporte da certo sim. Contaram que iniciaram aos 12 anos nesta modalidade e to-dos têm chance”, ressaltou.

Adamantina recebe no próximo mês mais uma oficina do Sesi, no dia 3, a equipe de Franca fará ativi-dades na Quadra da Escola Eudécio Vicente sobre o basquete.

A Associação de Moradores do bairro Bela Vista estima R$ 2 mil em prejuízo devido a queda de energia no último sábado (16), na mesma noite da Festa Agostina do bairro.

De acordo com a presidente da associação, Sirlene da Costa Barros, a equipe se organizou e comprou o material necessário para reali-zação da festa, já que pouca coisa foi doada, e no dia do evento foram surpreendidos com o pico de ener-gia. "Marcamos a Festa Agostina em um fim de semana que não tinha outro evento, o tempo estava bom, mas fomos surpreendidos e com isso tivemos prejuízo de aproxima-damente R$ 2 mil", relata Sirlene.

Ela explica que a festa começou com apresentação da Banda Mar-cial, e neste momento as pessoas não consumiam, mas assistiam a

conforme contrato. De acordo com o presidente do bairro, Walter Gosso, o local deveria estar pronto em no-vembro de 2013, mas até o momento a comunidade não conta com um local adequado para reuniões e entrega de alimentos do PAA (Pro-grama de Aquisição de Alimentos), por exemplo, que é feita na casa do presidente.

Ele explica que entre os reparos no centro comunitário do bairro destacam-se substituição das portas, forro na parte externa, casinha de gás, luzes de emergência e barra de segurança no palco. “Não sabemos quem realizará tais reparos nem quanto tempo irá demorar, mas sabemos que necessitamos do lo-cal. Espero que não demore, pois o Parque do Sol precisa de um espaço apropriado”.

Acácias - No Jardim das Acácias a situação é um pouco diferente. A verba para reforma do local está dis-ponível, entretanto, alegando falta de mão de obra, a reforma ainda não começou. E a situação se estende por muito tempo e foi assunto de cobran-ça também na sessão da Câmara de segunda-feira (18), durante fala das vereadoras Maria de Lourdes Santos Gil (DEM) e Noriko Onishi

Saito (PV).De acordo com o presidente da

associação de moradores das Acá-cias, Ademir Rodrigues Gimenez, todos os papeis da ‘prometida re-forma’ foram confirmados no fim de 2013, mas até agora continuam engavetados. Gimenez explica que já foi na prefeitura conversar com o chefe de gabinete, Alfredo Peixoto, e foi informado que a Emda (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Adamantina) realizará a obra, entretanto, só depois que finalizar dois PSF (Pro-gramas de Estratégia da Família). “Enquanto isso aguardamos. O projeto foi concluído em novem-bro de 2013 e disseram que teria início no início deste ano, mas até agora nada”, relatou.

Em nota, em 13 de dezembro, durante série de entrevistas do IMPACTO nos Bairros, a Prefeitura de Adamantina informou que “pro-cesso de contratação de empresa es-pecializada para reforma do centro comunitário do Jardim das Acácias será iniciado em janeiro de 2013. O projeto foi concluído no fim de no-vembro de 2012 e aguarda parecer jurídico para início da licitação. As obras estão orçadas em R$ 57.852,47, com previsão de restauração da fundação, alvenaria, revestimento interno, ferragens, forro, pintura, instalações de água e elétrica, além de obras de acessibilidade e limpeza. A previsão de conclusão é de 90 dias após emissão da Ordem de Início de Serviço”.

O outro lado - Nesta semana o IMPACTO entrou em contato com a Prefeitura novamente, e o secretário de Planejamento Rogério Buchala informou que no caso das Acácias, a obra que deve ter início após o processo eleitoral, por questões bu-rocráticas. A construção será feita pela Emda.

Sobre o Parque do Sol, o secretá-rio confirmou que resta fazer o que estava fora das planilhas. “Fizemos orçamentos e aguardamos o dono da empresa para definir que fará, eles ou a Emda”, explica.

Sobre o Mário Covas, Buchala afirmou que está com orçamentos em mãos e pretende regularizar o problema em breve. T.A.

atração. Em seguida houve o pico de energia e todos começaram a ir embora, os carros que passavam no local nem paravam, já que estava tudo escuro. Foi um tumulto só com as lâmpadas de emergência”, conta.

A solução foi vender os produtos no outro dia, a preço de custo para ao menos pagar as contas.

Segundo nota enviada pela Caiuá, o apagão ocorreu por conta do desligamento de um transfor-mador da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), localizado na subesta-ção de Flórida Paulista.“Mesmo se tratando de um problema em equipamento pertencente à CTEEP, os eletricistas e técnicos da Caiuá trabalharam para restabelecer a energia o mais rápido possível”.

T.A.

O sentido único de direção (mão-única) que para os morado-res representa maior segurança foi alvo de estudo por parte do setor de trânsito visando adequar as rotas do serviço de transporte circular e não prejudicar o iti-nerário dos ônibus, bem como organizar a sinalização existente.

A mudança passa a valer a partir da próxima semana, quan-do as placas serão descobertas. Motoristas, motociclistas e pe-destres devem redobrar a atenção no local.

Assessoria de Imprensa

prorrogável por igual período. E com base no edital que regia o processo, somente deveriam ser aceitas as propostas com valor mínimo de 500 UFM (Unidade Fiscal do Município), ou seja, R$ 2,4626.

Uma das sugestões apresenta-das pelos vereadores na sessão de segunda-feira (18), foi a concessão do Matadouro Municipal para as Facul-dades Adamantinenses Integradas.

T.A.

Page 8: jornal impacto 22 de agosto de 2014

8 social sexta-feira, 1 de agosto de 2014 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Michel Boiam e Fabiana Golfeto em ensaio fotográfico, by Unitta Fotografia

Lia Luz comemora aniverario em grande estilo. Parabéns!

Juliano Ueda, Lidiana Dosso e Marcelo Costa na inauguração da Clínica Especializada Dosso

Deovanil Romanine,

Fabrício, Nico Romanini,

Neto Grion e Fernando

Chagas Fraga na inauguração

da galeria do diretores da FAI

Os vereadores Diniz Parussolo, Noriko Saito, Hélio Santos, Dinha Gil e Aguinaldo Galvão em concorrido evento promovido pela FAI

Page 9: jornal impacto 22 de agosto de 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 22 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

TAMYRIS ARAUJOCom informações da assessoria

A Prefeitura de Adamantina implantou na tarde de terça-feira (19) uma ferramenta on-line des-tinada a receber as reclamações da comunidade – o “Cidadão Online”, que pode ser baixada gratuitamente em smartphone, tablets e computadores. Com o serviço, disponível 24h, a admi-nistração pública pretende filtrar os problemas, antes apontados em redes sociais.

A ferramenta é desenvolvido pela 4R Sistemas em conjunto com GeneXus e a consultoria técnica da Heurys e inicialmente estão disponíveis serviços relacionados às secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, de Obras e Serviços e Planeja-mento.

Através do “Cidadão Online” o munícipe pode informar os problemas da cidade à prefei-tura, como ruas com buracos, semáforo quebrado, vazamentos, entulho, esses são alguns exem-plos dos problemas diários, que estão presentes na maioria das cidades brasileiras e podem ser comunicados ao Poder Público. “Esse será um canal direto com a

IMPACTO

Prefeitura lança “Cidadão Online”, aplicativo que recebe reclamações da comunidade

C M

Y K

CMYK

comunidade, esperamos que os que precisarem utilizem a nova ferramenta e com isso os problemas sejam direcio-nados da maneira correta”, relata o prefeito Ivo Santos.

Para ter acesso ao “Ci-dadão Online”, o munícipe deve instalar/baixar o App no celular, uma vez instalado deve se cadastrar e pode rela-tar os problemas à prefeitura que, por sua vez, toma as de-vidas providências. Quando o munícipe faz a ocorrência, a reclamação é enviada para o setor responsável e um protocolo é gerado.

O “Cidadão Online” é

gratuito e pode ser baixado pelo endereço: www.cidada-oonline.sistemas4r.com.br/cidadaonline.html. Também está disponível para down-load na Apple Store e no Google Play.

Todas as informações enviadas pelo munícipe são monitoradas através do Goo-gle Maps e são organizadas por tipo de serviço, sendo a execução de cada solicitação estabelecida com prazos pré--determinados. O cidadão pode ainda acompanhar suas solicitações através da página da plataforma, pelo e-mail e pelo aplicativo.

Prefeito Ivo Santos e equipe durante coletiva de lançamento da ferramenta “Cidadão Online”

cotidiano

O munícipe deve instalar/baixar o App no celular para relatar os problemas à prefeitura

Page 10: jornal impacto 22 de agosto de 2014

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Polícia Rodoviária doa agasalho para Lar dos Velhos

Adamantina sedia reunião de coordenadorias do Fecomercio/SP

Equipe da Polícia Rodoviária e Lar dos Velhos durante ação social

Representantes sindicais durante reunião de coordenadorias no Sincomercio

Adolescente de 15 anos fica ferido após capotar carro da mãe

DIG devolve dois tratores apreendidos em fevereiro

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Polícia Rodoviária de Ada-mantina realizou entre os policiais a tradicional Campanha do Agasalho, que arrecadou cerca de 90 peças.

De acordo com o sargento Vargas, comandante da base da Polícia Ro-doviária de Adamantina, as roupas arrecadadas foram doadas no início do mês para o Lar dos Velhos São Vi-cente de Paula de Adamantina, e su-perou a arrecadação do ano anterior.

Como a entidade conta com cos-tureiras voluntárias, todas as peças doadas, entre elas camisas, vestidos, blusas e agasalhos, serão utilizadas pelos idosos.

O presidente do Lar, José Mauro

Na manhã de sexta-feira (15), 20 presidentes de sindicatos da região Oeste e Noroeste do Estado se reuni-ram no Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região) para discutir assuntos de interesse do comércio varejista.

O presidente da coordenadoria Oeste, Gener Silva, esteve presente e destacou a importância de debater assuntos pertinentes ao sindicalismo patronal.

Para o presidente do Sincomercio de Tupã e coordenador da região Noroeste, Milton Zamora, é impor-tante unir os representantes das duas regiões para debater e relatar os

Acidente

Polícia

Destaque

Na terça-feira (18), por volta das 13h30, um adolescente de 15 anos ficou ferido após capotar o carro que conduzia no km 4, da Estrada Vicinal Seis, em Adamantina. De acordo com as informações da Polícia Militar, o menor alegou que perdeu o controle do Gol ao atender o celular.

O Corpo de Bombeiros foi aciona-do no local e socorreu o jovem, que estava consciente e com escoriações leves. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro do município, onde ficou em observação.

Mesmo o adolescente tendo afir-

Arquivo Lar dos Velhos

problemas do comércio e as medidas a serem impostas para solucioná-los. “Embora a economia nacional não esteja em seu melhor momento, o comércio do interior é muito repre-sentativo e pode contribuir muito para o Estado”.

De acordo com o presidente do Sincomercio de Adamantina, Sérgio Vanderlei, assuntos relacionados ao acordo coletivo do salário dos co-merciários, que será estipulado em setembro, também foram tratados na reunião.

Fecomercio/SP - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo

A Polícia Civil de Adamantina, através da DIG (Delegacia de In-vestigações Gerais), devolveu na última semana dois tratores Massey Ferguson, apreendidos em fevereiro deste ano.

No decorrer do inquérito policial que foi instaurado pela DIG, ficou apurado que o trator de marca MF 275 havia sido roubado mediante a ameaça com arma de fogo, no dia 3 de fevereiro em Limeira, e o trator de modelo MF 680 HD havia sido furtado em Rio das Pedras, no dia 4 de fevereiro.

Os tratores fazem parte de um lote de oito máquinas agrícolas que foram apreendidas pela DIG entre fevereiro e março deste ano, durante ação operacional visando combater os delitos de furto, roubo e adulte-ração de tratores, sendo que ficou constatado que três deles não tinham adulteração e nem eram produtos

Adolescente alegou perder o controle ao atender o celular

é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por ad-ministrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Ser-viço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindica-tos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Assessoria Sincomercio

Del Campari, agradeceu as doações e o carinho dos integrantes da Base

da Polícia Militar Rodoviária de Adamantina.

mado durante o registro do boletim de ocorrência que havia pego o carro sem consentimento de sua mãe, ela foi autuada por entregar o veículo para que um menor o conduzisse, além da infração por dirigir sem possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Conforme a PM, ambas as multas são gravíssimas e somaram sete pon-tos cada uma na carteira da responsá-vel pelo jovem. Como o carro estava com a documentação regular, mesmo com perda total, o veículo foi liberado.

G1

ilícitos e comprovado que os outros quatro eram produtos de furto na região de Piracicaba e Limeira.

Além dos dois tratores devol-vidos, já havia sido restituída anteriormente a retroescavadeira da marca JCB, que foi roubada em janeiro e pertencia à Prefeitura de Limeira. Um outro trator, da marca Valtra, também foi identifi-cado como sendo produto de roubo, com a utilização de arma de fogo, ocorrido em 2013, em Piracicaba. Neste caso, a Polícia Civil aguarda a vítima para ser feita a devida restituição.

De acordo com o delegado titu-lar da DIG, Cléber Augusto Batista, a investigação também aguarda carta laudo da montadora a fim de verificar eventual adulteração e a procedência de uma pá carregadei-ra apreendida.

Gi Notícias

Page 11: jornal impacto 22 de agosto de 2014

11IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 cotidiano

Imagens da câmera de segurança da lotérica

Professor Carlos Koyama divulga a abertura de vagas para o curso de

Introdução ao AutoCAD

Companheiros do Rotary definem detalhes da campanha “Troque seu óleo usado por novo”

Um celular furtado na manhã de terça-feira (19) em uma casa lotérica de Adamantina foi en-contrado na mesma tarde após investigações da DIG (Delegacia de Investigações Gerais de Ada-mantina).

Segundo a vítima, após dirigir--se até o estabelecimento comer-cial a fim de fazer uma aposta, dei-xando seu aparelho celular sobre o balcão, sendo que ao retornar para buscá-lo não o encontrou mais.

A escola Durvalino Grion realizou em 6 de agosto palestra trabalhando com os estudantes das 8as séries e ensino médio (1º,2º e 3º ano) os temas Direitos Humanos e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

De acordo com a educadora Ana Angélica Crepaldi, da Sala de Leitura, na oportunidade foi aprofundada as diferenças de Ato Infracional e Ato Indisci-plinar. Os assuntos foram tra-

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O Rotary Club de Adamantina leva para a ExpoVerde 2014 a cam-panha “Troque seu óleo usado por novo”, organizada pelo clube de serviço na cidade em que a cada quatro litros de óleo usado podem ser trocados por um litro novo. Além disso, as pessoas podem doar o ma-terial inutilizado às quintas-feiras, junto com o lixo reciclável.

De acordo com o presidente da comissão de serviços huma-nos do clube, Rogério Monteiro de Barros,haverá um stand do Rotary durante a Expo para que todos façam a troca ou doem o óleo inutilizável. “As doações serão trocadas por ma-terial novo e destinadas a entidades da cidade. Pedimos que todos colabo-rem e contribuíam com a preserva-ção do meio ambiente, já que o óleo arrecadado será reciclado e utilizado como biodiesel, colaborando assim com o efeito estufa, pela redução dos gazes poluentes”.

A campanha “Troque seu óleo usado por novo” conta com apoio do Rotaract, Interact, Casa da Amizade e Prefeitura de Adamantina. Duran-

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO Devido ao sucesso do curso mi-

nistrado no primeiro semestre, o curso de Introdução ao AutoCAD será novamente oferecido na FAI (Faculdades Adamantinenses In-tegradas). As inscrições estarão disponíveis a partir do próximo dia 25, nas secretarias dos campi I e II da FAI. Estendido a toda a comunidade, o curso será minis-trado aos sábados, das 12h30 às 15h30, a partir de 20 de setembro.

“Nessa segunda edição do ano, o curso está sendo oferecido aos sábados para dar oportunidades para aqueles que não têm o sá-bado pela manhã livre”, afirma o professor Carlos Koyama.

Com carga horária de 24h, o curso vai abordar comandos

Rotary organiza campanha “Troque seu óleo usado por novo” na ExpoVerde 2014

DIG recupera celular furtado em lotérica

Durvalino Grion faz palestra sobre Direitos Humanos e Estatuto da Criança

FAI abre inscrições para curso de Introdução ao AutoCAD a partir do dia 25

Polícia

Especial

Educação

Acionados, policiais Civis da DIG dirigiram-se até a lotérica e foram solicitadas as imagens do sistema interno de gravação, sendo verificado o momento em que uma mulher que aguardava na fila e furtou o objeto, colocando no interior de sua bolsa. A autora foi identificada como F.T.S., de 29 anos, moradora de Adamantina. O celular foi recuperado e devolvido à vítima.

Gi Notícias

tados pelo professor Emerson de Lima Benitez.

Com total apoio da direção da Durvalino Grion, o profes-sor ressalta que todos pude-ram expandir o conhecimento, conduzindo os educandos para uma cidadania de qualidade. “O projeto foi alvo de elogios e de reconhecimento a tal ponto que houve procura por outras escolas neste sentido”, ressalta.

T.A.

te todos os dias da feira, nos períodos da tarde e noite, haverá voluntários para efetuar a troca.Poderão ser doados qualquer quantidade de óleo.

Quintas-feiras – Além da Expo-Verde, Barros ressalta que todos podem colaborar, descartando o óleo usado às quintas-feiras, em garrafas pets, junto com o lixo reciclável. “Ao invés de jogar nos ralos das pia e pre-judicar o meio ambiente, doando as

básicos de um ambiente 2D e também uma parte inicial sobre modelagem 3D. “Conseguimos encaixar uma pequena introdução nessa parte de 3D fazendo com que o aluno possa, a partir dos recur-sos vistos, conseguir desenvolver pequenos projetos no ambiente 2D”, explica.

O número de vagas é limitado e é necessária a presença do aluno em 75% das aulas para emissão de certificado. “Nós temos uma quan-tidade de vagas limitadas. O valor do curso é uma parcela única de R$ 140. Serão oito sábados para a conclusão do curso”, finaliza Koyama.

Mais informações sobre o curso de Introdução ao AutoCAD podem ser obtidas na secretaria do Câmpus I ou pelo telefone (18) 3502-7010.

quintas a população contribui com as entidades da cidade, que recebem óleos novos em forma de doação”.

Pontos fixos – Para os que prefe-rem trocar os quatro litros usados por um novo, o clube de serviço montou pontos fixos de coleta. São eles: escritório da Sabesp, sede da Secretaria Municipal de Agricultu-ra e Meio Ambiente, IAMA e Lar Cristão.

Priscila Caldeira

DIG

Page 12: jornal impacto 22 de agosto de 2014

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lemon

Page 13: jornal impacto 22 de agosto de 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 22 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

IMPACTO

Humildade e perseverança: palavras que definem a campeã adamantinense Izabela Rodrigues

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Humildade, com certeza, é um dos pilares que susten-ta a atleta Izabela Rodrigues da Silva, de 19 anos, que ganhou o ouro no Mundial Júnior de Atletismo.

Neste fim de semana, a jovem que atualmente reside em São Caetano do Sul, esteve em Adamantina visitando os pais e revendo amigos, e na oportunidade concedeu entrevista para a imprensa e foi homena-geada pela Prefeitura de Adamantina.

Os pais Luis Rodrigues da Silva e Helaine Cristina Alves dos Santos Silva con-taram que assistiram a com-petição sozinhos em casa, e quando viram o arremesso

da filha choraram. “Todos só falavam do americano, mas quando vi o arremesso espe-tacular já comecei a chorar. Temos muito orgulho da nossa Izabela”, comenta Luis.

Depois de quatro meses sem se ver, o reencontro da família foi emocionante, e como cita a mãe, todos ficaram irradiantes de feli-cidade. “Sempre ensinamos para nossa filha valores que ela leva até hoje, e cremos que levará para toda vida, e isso é motivo de orgulho. Graças a Deus, humildade é um deles”.

Para a jovem, voltar ao campo onde começou a treinar, na Acrea (Asso-ciação Cultural Recreativa Esportiva de Adamantina), é uma felicidade imensa,

ainda mais com a presença dos amigos, treinadores, familiares. O primeiro pro-fessor de Izabela, ainda na Escola Durvalino Grion, Pedro Milanesi, e o treinador Domingos Carmo Rocetão, estiveram presentes no dia, assim como a secretária de Esportes Marlene Ribeiro e representantes da Acrea.

Izabela revela que se sen-te feliz com o título, mas que ainda ‘não caiu a ficha’, ape-sar das muitas entrevistas. “Continuo a mesma pessoa, mas com uma medalha. Sou humilde e persistente, pois foi assim que aprendi e que me ensinaram”, conta.

Para a garotada, que hoje tem Izabela como ídolo, a jovem deixa um recado: “So-nhem. Treinem. Não desis-tam. Sempre enxerguem o lado bom da vida e mesmo que os treinos sejam sofri-dos, virá a recompensa. Foi assim comigo”.

Os próximos desafios de Izabela são o SulAmericano e o Troféu Brasil ainda esse ano e o Mundial e Panameri-cano em 2015.

“Sonhem. Treinem. Não desistam. Sempre enxerguem o lado bom da vida e mesmo que os treinos sejam sofridos, virá a recompensa. Foi assim comigo”

“Continuo a mesma pes-soa, mas com uma medalha. Sou humilde e persistente, pois foi assim que aprendi”

Izabela Rodrigues da Silva, de 19 anos

Izabela Rodrigues da Silva, de 19 anos Izabela recebe o carinho da secretária de Esportes Marlene Ribeiro e dos treinadores Domingos Carmo Rocetão e Pedro Milanesi

O reencontro da jovem adamantinense Izabela com os pais Luis e Helaine foi emocionante e, entre os destaques, estão os valores passados pela família

Page 14: jornal impacto 22 de agosto de 2014

14 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mobilização da Campanha “Cerol Corta Vidas” é sucesso com participação de crianças

Casa Cultural de Capoeira “Urucungo oô-de” participa de evento em Araçatuba

Pavê de Sonho de Valsa

ReceitaCapoeira

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Aconteceu no sábado (16) uma das mobilizações da campanha “Cerol Corta Vidas”, promovida pela Selar (Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação de Adamanti-na).

De acordo com a secretária de

No domingo (17), a Casa Cultural de Capoeira Urucungo oô-ide representou Adamantina no VII Batizado de Capoeira, troca de cordas e formatura de monitores e professores.

Além disso, foi realizado

Secretária de Esportes Marlene Ribeiro e voluntários durante mobilização da campanha Campanha “Cerol Corta Vidas”

Crianças participam da ação “Cerol Corta Vidas”, que contou com exposição de cartazes e festival de pipas

Niviane Proença ensina receita de pavê

Os mestres Ura, Pena e Tatu durante arbitragem no III Campeonato Interestadual de Capoeira

Esporte Marlene Ribeiro Esteves, o evento foi sucesso, com partici-pação de crianças e dos pais.

A ação teve início com “cola--cola”de adesivos na Praça Élio Micheloni, passeata e carreata até o Campo do Marroco e festival de pipas, com conscientização das crianças sobre o perigo do cerol, inclusive com imagens de conse-

também o III Campeonato Inte-restadual em Araçatuba, sob a organização da escola de capo-eira Raça Unida e direção geral do anfitrião mestre Senzala.

Mestre Ura foi um dos con-vidados de honra para integrar

o conjunto de árbitros no cam-peonato interestadual, onde diversas cidades participaram. Vários mestres marcaram pre-sença, entre eles Pereira, Pena, Lenon, Pelezinho, Tatu, Luiz, Café, Chachá, Ura, e o mes-tríssimo Onça, entre os vários monitores, professores, contra--mestres e formandos.

Ura agradece ao prefeito Ivo e a secretaria de Esportes Mar-lene Ribeiro que colaboraram para que Adamantina estivesse presente no evento.

‘Capoeira nos Bairros’ – É desenvolvido em Adamantina o projeto ‘Capoeira nos Bairros’, pela secretaria de Esportes. O responsável pela ação, que é to-talmente gratuita, mestre Ura, ressalta que os interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 99679-2548 ou na secretaria, 3522-4312, para que o projeto seja estendido a demais bairros.

Gi Notícias

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 2 medi-

das da lata de leite comum, 3 gemas passadas na peneira, 2 colheres de sopa maisena, 4 gotas de essência de baunilha, 10 bombons picados, 3 claras em neve, 1 caixa de creme de leite, ½ copo de achocolatado em pó, Chocolate em barra e cereja para decorar.

Modo de preparo: Leve ao fogo o leite condensado, o

leite comum, as gemas, a maisena e a essência de baunilha, mexendo sem-pre até formar um creme espesso. Deixe cozinhar por 10 minutos, mexa bem. Despeje em um pirex retan-gular e reserve. Pique os bombons, misture ½ copo de leite e 3 colheres de achocolatado em pó, despeje sobre o creme ainda quente. - Bata as claras em neve, adicionando 4 colheres de açúcar, bata em ponto suspiro, mis-ture o creme de leite, mexa delicada-mente e despeje sobre os bombons. Leve ao freezer por 1 hora. Decore com raspas de chocolate ou paçoca e cereja. Volte ao freezer por 3 horas, retire do freezer e passe para a gela-deira 1 hora antes de servir.

quências causadas pelo uso de pipas com linha de cerol e a "Linha Chilena".

A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Tiro de Guerra, Grupo HOS, Moto-clube Caveira do Oeste, pessoas ci-vis e representantes de entidades.

Foram distribuídos lanches e medalhas após o festival de pipas.

O tema também foi trabalhado durante as semanas nas escolas e a secretária de Esportes destaca a coragem das crianças e adolescen-tes em reconhecer o erro. “Ficamos surpresos com a adesão. Tivemos a grata surpresa da devolução por parte de algumas crianças”, relata. “Esperamos que além deles, os pais se conscientizem da gravida-

de do uso do cerol ou similares e que entendam que só de portar o carretel dessas linhas a criança já estará cometendo uma infração, que poderá gerar multas e respon-sabilidades para os pais”, explica.

A próxima ação da Campanha “Cerol Corta Vidas” será uma dramatização dos riscos do cerol, apresentada nas escolas.

Estela Mensdes

Page 15: jornal impacto 22 de agosto de 2014

15IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 caderno2

1ª edição do ‘Caveiras Moto Rock’ acontece em setembro

Camarotes da ExpoVerde estão a venda

Evento

Novidade

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O motoclube Caveiras do Oeste realiza em 6 e 7 de setembro, na Fazenda Jacu-tinga Fest em Adamantina, a 1ª edição do ‘Caveiras Moto Rock’, evento com finalidade beneficente.

De acordo com Márcio Zaparoli, presidente do motoclube, a iniciativa do evento surgiu devido as ações sociais feitas pelo clube, e essa é mais uma delas, já que toda a renda será destinada a Clínica de Repouso Nosso Lar e Creres (de Adamantina) e Projeto Arco-Íris (de Flórida Pau-lista).

Acontece de 3 a 7 de se-tembro a maior feira de portões abertos da região – a ExpoVerde 2014, que tem como tema ‘Alimentar pes-soas, respeitar o planeta’.

Neste ano, a Feira do Verde e Exposição Agro-pecuária, Comercial e In-dustrial conta com várias novidades, entre elas, os camarotes.

Oferecendo mais ex-

Para participar, é pre-ciso doar R$ 10 + 2 kg de alimentos para pessoas com coletes; R$ 15 + 2 kg de alimentos para pessoas sem coletes ou ainda R$ 20 sem doação.

As bandas que se apre-sentarão no evento são Ali-ce D, Castelo de Ferro, Toxi-na, Sllyver, Drop The Bomb, Mr. Louis, Iredescent, Scoth & Beer, Hecatomic, Benzina.

“Agradecemos as bandas participantes, que não co-braram para tocar, e dessa maneira toda renda será doada. Agradeço o apoio de comerciantes locais tame-bém”, completa Zaparoli.

O ‘Caveiras Moto Rock’ terá início por volta das 14h

clusividade e conforto, os camarotes já são comer-cializados pela Comissão Organizadora da ExpoVer-de. É mais uma opção para quem quer curtir a festa de maneira tranquila e maior qualidade.

De acordo com Marcos Lama, diretor do Rodeio, cada camarote comporta 10 pessoas e é comercializado a R$ 1.700. “O local será de-

de sábado (6) e se estende até domingo (7), por isso, contará também com área de camping, ducha quente, piscina, estacionamento, caldo da madrugada, loja de acessórios, troféu para M.C., praça de alimentação, studio de tattoo e completo serviço de bar.

Participantes do norte do Parará, Minas Gerais, Campo Grande, São Paulo, Santa Catarina, além de cidades da região, já confir-maram presença. “Será um evento para toda a família”, afirma o organizador.

Informações – disk perdi-dos: (18) 99602-6101/ 99687-3712/ Facebook.com/ cavei-rasdooeste

corado e contará com bistrô e bancos”, explica o diretor.

É a primeira vez que a ExpoVerde oferece a mesma estrutura de camarotes do Rodeio dentro da ExpoVer-de. No local, haverá também completo serviço de bar exclusivo.

Interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura, por meio do telefone 3522-1776. T.A.

Equipe do Caveiras Moto Clube

Com muitas novidades, ExpoVerde 2014 promete superar público do ano anterior

Page 16: jornal impacto 22 de agosto de 2014

16 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Câmara Municipal de Adamantina aprovou na sessão de segunda-feira (18), em segunda discussão, a concessão de título de Cidadã Adamantinense à Tuika Yamamoto de Olivei-ra Lima, em homenagem aos relevantes serviços prestados ao município. A honraria é de autoria do vereador Diniz Parussolo Martins (DEM).

Hoje com 84 anos, Tui-ka é filha de Chidetao Yamamoto e Luzia Yama-moto. Possui escolaridade superior. É professora primária for mada pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus de Bauru. Pela FAFIA, hoje Faculdades Adamantinenses Integra-das, fez pedagogia com habilitação em Supervi-são e Inspeção Escolar. Passou a infância e juven-tude em Bauru, de onde saiu em 1949 vindo para Adamantina lecionar no 1º Grupo Escolar até o seu ingresso no magis-tério da Escola Mista do Córrego da Fortuna. Fez cursos de especialização em Matemática, Ciências e Artes Industriais com Prof. Malba Taham, mate-mático e escritor, de quem recebeu vários livros au-tografados.

Lecionou no 3º Grupo Escolar de Adamantina (hoje Ter uyo Kikuta) , onde também exerceu a direção em substitui-ção. Foi diretora também do Curso Primário ane-

xo à Escola Nor mal de Adamantina, atual Helen Keler. Aprovada em Con-curso de Títulos e Provas para Diretor de Escola em 1962, ingressando no Grupo Escolar da Aide-lândia e, no ano seguinte removeu-se para o Grupo Escolar do Patrimônio Tucuruvi, onde se apo-sentou em 1981. Lecionou Matemática e Ciências na Escola Fleurides Cavalini durante muitos anos.

Vereadora por dois mandatos de 1997 a 2000 e de 2000 a 2004, Tuika parti-cipou do processo político do município desde sua emancipação em 1949. Tida como polêmica por aqueles que não querem entender o verdadeiro papel da pessoa pública. Tuika, durante seus mandatos votou a favor de todos os projetos que beneficiavam a muni-cipalidade rejeitando os maus e imorais.

Sócia fundadora do Rotary Club de Adamanti-na, presidente do mesmo no ano rotário 1993/1994 g e s t ã o d o g ove r n a d o r Luiz Carlos de Melo e em 1999/2000 na gestão do governador Demerval Antonio Gre gório. Foi agraciada com a comen-da Paulo Harris, um dos mais significativos títulos do Rotary Internacional.

Foi casada com Celso de Oliveira Lima (faleci-do) e dessa união nasce-ram: Maria Lúcia, Ana Lúcia, Edna Lúcia e Lin-

AdamantinaJoão Carlos Rodrigues

Walter Menechino (vereador), secretário do governador, Tino Romanini (presidente da Câmara), Dr Adhemar de Barros (governador do Estado de São Paulo), Osvaldo Romanini (presidente do Partido Social Progressista-PSP), Antonio Cescon (prefeito) e deputado José Costa.

reivindiCAções de AdAmAntinenses Ao governAdor dr AdhemAr de bArros – 1964

Câmara concede título de Cidadã Adamantinense à Tuika Yamamoto de Oliveira Lima

coln (falecido), que lhe deram seis netos e sete bisnetos. Teve também uma filha de criação Iva-nete, formada em biologia que lhe deu três netos.

Tuika participou de diversas pastorais na igreja. Em toda sua vida, dedicou especial atenção ao trabalho social nas entidades, nos clubes de serviços e Associações de Moradores da Vila Cicma, ajuda e promove ações pela melhoria da vida comunitária. O prédio do Centro Comunitário de seu bairro é uma delas.

Pertenceu a Rede Fe-minina de Combate ao Câncer, ao Lar dos Velhos, Lar Cristão, Pastoral Car-cerária e outros. Há vá-rios anos atua no Amor Exigente, na prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes de álcool e outras drogas e também reestruturação de suas famílias. Partici-pou do 1º Fórum Nacional Antidrogas, na cidade de Brasília.

Escolhida pela revista Leia Hoje para receber o troféu Melhores Vereado-res Brasileiros no Copaca-bana Palace no Rio de Ja-neiro, onde foram home-nageados os vereadores que mais se destacaram em transparência, credi-bilidade e ação social no Brasil, principalmente nas comunidades mais carentes.

Gi Notícias

Foto: Walter MenechinoPesquisa: João Carlos Rodrigues

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE

Tuika Yamamoto de Oliveira Lima receberá titulo de Cidadão Adamantinense em breve

Ilma Correia, presidente da Associação do Jardim Brasil

Jardim Brasil realiza ‘Festa Agostina’ neste sábado

Bairro

A associação de bairro do Jardim Brasil realiza neste sábado (23) mais uma tradi-cional festa agostina. O evento beneficente será na Estação Recreio, a partir das 19h.

De acordo com a presiden-te da associação, Ilma Correia da Silva Pereira, a renda será revertida para a entidade. Ha-verá completo serviço de bar, barracas de pastel, espetinho, kaftas, algodão doce, tapioca, milho verde, bolo, maça do amor, quentão, chocolate quente, além de pula-pula para crianças.

“Convidamos toda co-munidade para prestigiar a

nossa festa, no Pátio da Feira, neste sábado. Será um evento

para toda a família”, ressalta Ilma.

Page 17: jornal impacto 22 de agosto de 2014

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 27 Clube da Mafalda - Tirinha 67 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.br Palavra Cruzada #23

2. Frouxo; relaxado; gasto. (5)3. Esposas do Rei. (7)4. Normalmente pintada com esmalte pelas mulheres. (4)5. Causar atrofia. (8)

1. Órgão de reprodução sexuada

das plantas. (4)

4. Que é da opinião de todos;

relativo a todos. (plural) (8)

8. Esticar, estender, alongar (8)

9. ___ querido: pessoa

importante na sua vida. (4)

10. Peça de cortiça usada para

tapar garrafas. (5)

11. Dar como oferta; oferecer. (7)

13. Pessoa, em inglês. (6)

15. Cavidade entre o braço e o

ombro. (plural) (6)

17. Encanador, em inglês. (7)

19. O que há de melhor; minoria

poderosa. (5)

22. Frutos da videira. (4)

23. Exercício do magistério. (8)

24. Dispersa; difundida; solta.

(plural) (8)

25. Seven, em português. (4)

Verticais

Horizontais

6. Projetar; planejar; criar uma idéia. (5)7. Via de transporte terrestre. (7)12. Que tem ondas. (8)14. Relativo aos eslavos. (feminino, plural) (7)

16. Ilhas, em inglês. (7)18. Dar na ___: ter o mesmo resultado. (5)20. Girar, torcer, em inglês. (5)21. Habitações indígenas. (4)

Page 18: jornal impacto 22 de agosto de 2014

18 social ComércioC

M Y

K

CMYK

O aniversariante Fausto comemora idade nova ao lado dos pais Beth e Manoel, da

Bet'Man Calçados

Vendedora Vilma, Mavesa Honda, curtindo merecida viagem a Bahia, prêmio conquistado pelo Consorcio Nacional Honda

Angela, da Intuição, comemora mais um ano de vida e recebe o carinho de clientes e amigos

Sandra e Mauro Oshima, da fábrica de Shoyu Daimaru

de Lucélia

Denis Bertolazo, novo proprietário da Sorveteria Cherry

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Page 19: jornal impacto 22 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

A educadora física Daniela Olivera em aula de Crossfit

O tamanho da ortese é apropriado ao paciente

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 22 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

saúdePodóloga explica sobre aplicação de ortese de silicone

Podóloga Luciana Maria Miguel já realiza aplicação da técnica ortese FERNANDA SILVA

Grupo IMPACTO

O uso de ortese é uma nova técnica usado por podólogos que traz bem estar e conforto aqueles que a utilizam, e além de melhorar a dinâmica da pisada, fazem desaparecer

processos inflamatórios e situações dolorosas.

As orteses plantares de silicone não resolvem todos os distúrbios orto podológicos, elas são feitas apenas para o ante-pé, mais especificamente para os artelhos (dedos).

Segundo a podóloga Lu-ciana Maria Miguel, a técni-ca serve para proteger calos interdigitais, calos dorsais e exostoses sub-hálux.

Outros casos em que a or-tese de silicone é aplicada são:

Hallux rígidos - É uma for-ma de artrose que tem como quadro clínico a inflexibilida-de da articulação.

Hálux valgo - Nome cientí-fico dado para Joanete.

Dedos em garrras - Defor-midades caracterizada pela flexão da articulação.

Dedos em martelos - Uma das várias deformidades dos dedos dos pés, obtida pela fle-xão da articulação interfalan-giana proximal dos pequenos dedos.

Metatarsalgia - Desequilí-brio muscular induzido pela forma do sapato, em que a forte inclinação pressiona o metatarso.

Calo distal - Surge na re-gião distal dos dedos planta-res.

Calo do sesamóide: Surge na região plantar.

Calo duro - É muito fre-qüente devido causadas pelo

uso de calçado apertado, de salto alto, bico fino, onde todos os dedos são comprimidos, causando alteração anatô-mica.

Calo infeccioso - Presença de agente infecciosos no nú-cleo do calo.

Calo interdigital - Origina-do nos meios dos dedos.

Calo joanete: Surge devido a uma elevada protuberância que se forma no osso metar-siano.

Calo sobre o tendão do cal-câneo -Forma-se devido ao uso de calçado com o contraforme alto, duro ou por deformidade do retropé.

Calo subungueal - Situa-se nas bordas das unhas devido

a pressão das mesmas.Onicofose - Queratose que

se forma ao lado das unhas.Além deste, a técnica é

utilizada para pés de atletas a fim de diminuir o impacto de exercícios físicos, como caminhas e corridas.

Luciana explica que ortese é confeccionada e personaliza-da, sendo seu uso individual e seu tamanho apropriado ao paciente, com isto a melhora é percebida imediatamente tendo como resultado o con-forto aqueles que utilizam além de melhorar a dinâmica da marcha e situações dolosas

trazendo alívio da dor e bem--estar ao pés. “Ela é moldada nos pés do paciente, logo após ele terá que vestir um calçado de costume, conforme a anato-mia dos pés, aguardar 5min e retirar a ortese. O material fica pronto em um prazo de 24h”.

O tempo de duração de uma ortese é de seis a oito meses e não existe um prazo estabe-lecido para deixar de usá-las, sendo que estas são confeccio-nadas para estabilizar e trazer alívio das dores e melhorar qualidade de vida, porém dei-xar de utilizar significa uma regressão do tratamento.

Page 20: jornal impacto 22 de agosto de 2014

20 IMPACTO

Você tem alguma dica contra a ressaca? Especialistas explicam o que funciona ou não na hora de evitar e acabar com o mal-estar.Beber demais não é nada saudável. Mas se acontecer de você sair da linha é bom saber: não há uma solução capaz de eliminar o álcool do organismo de uma vez só, evitando os

sintomas pós-noitada. As receitinhas populares podem aliviar o enjoo e a dor de cabeça, mas nem todas funcionam.

saúde sexta-feira, 22 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

Mitos e verdades sobre RESSACA

Por que faz mal beber de estômago vazio?Sem outro alimento no estômago para digerir, o organismo

absorve a bebida rapidamente, fazendo com que você sinta os efeitos do álcool logo nos primeiros goles. Então, sempre coma algo leve (uma fatia de pão integral com peito de peru, por exem-plo) antes de beber e, se possível, durante. Mas evite petiscos picantes junto com a bebida, pois a pimenta irrita a mucosa do estômago piorando um sintoma comum quando você exagera no número de drinques: a gastrite do dia seguinte.

Tomar uma colher de azeite antes e depois de beber ameniza a ressaca?

Sim, especialmente o azeite extravirgem. Rico em ácidos graxos essen-ciais, ele protege o fígado dos efeitos danosos do álcool, além de forrar a mucosa do estômago, reduzindo a absorção da bebida. Outros óleos com esse potencial: coco, macadâmia e abacate.

Por que devo tomar água junto com a bebida?

A água dilui a concentração de álcool, amenizando seu poder de desidratar o organismo. O ideal é intercalar a be-bida com goles de água, consumindo pelo menos um copo.

Bebidas alcoólicas de boa qualidade não dão ressaca?

As bebidas de qualidade inferior tendem a ter muito corante ou ingredientes que potencializam o efeito do ál-cool, intensificando os sintomas da ressaca: dor de cabeça, enjoo, confusão mental... Mas, pior que uma bebida ruim é exagerar na dose, ultrapassando a quantidade de álcool que o fígado é capaz de processar.

Remédios antiressaca funcionam?Eles podem aliviar o enjoo ou a dor de cabeça. Mas não

são capazes de acelerar o processo do fígado para eliminar as toxinas do álcool.

Café ou banho frio cortam os efeitos do álcool?São estratégias que estimulam o sistema nervoso cen-

tral, reduzindo sutilmente a sensação de moleza e cansaço. O café também ajuda a reorganizar a confusão mental provocada pela bebida.

Fazer exercício alivia a moleza pós--noitada?

Mexer o corpo aumenta a circulação, acelerando a eliminação das toxinas do álcool. Mas pegue leve na in-tensidade para não ficar ainda mais desidratada, e beba bastante líquido.

Misturar bebida faz diferença?Sim, quanto mais tipos de bebida você misturar, pior

será a ressaca. Evite esse tipo de alquimia principalmente com os destilados (uísque, cachaça, vodca), que têm um teor alcoólico alto.

Beber mais uma dose pela manhã cura ressaca?

A ressaca é sinal de que o fígado não está dando conta da bebida consumida na noite anterior. Beber mais só vai piorar a situação. Por que às vezes fico mal mesmo be-

bendo pouco?As mulheres são pouco resistentes ao álcool (bem me-

nos que os homens). Na TPM, por causa das alterações hormonais, esse limite é ainda menor e você não precisa chegar até o fim do primeiro copo para sentir os efeitos da bebida.

No dia seguinte, devo comer pouco?Depois de abusar da bebida, é importante desintoxicar o organis-

mo com uma dieta leve, à base de verduras, legumes e, especialmente, frutas. A frutose acelera a metabolização do álcool e a eliminação das toxinas. Também é bom beber bastante água, água de coco, chá e suco.

Fonte: MdeMulher

Page 21: jornal impacto 22 de agosto de 2014

21IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 saúdeC

M Y

K

CMYK

O judô e os benefícios de sua prática na infância

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Introduzir os filhos para a prática de esportes desde infância é algo comprovado que faz bem para a saúde, embora muitos pensam que praticar artes marciais seja algo impróprio para as crianças, entretan-to o mestre Lauro Teshima, da Academia de Judô de Adamantina e Lucélia, explica que uma de suas modalidades – o judô, trás inúmeros benefícios para a saúde.

Segundo o profissional, o propósito do judô é o de formação, isto é, educativo e fortalecedor para o desenvolvimento do indivíduo. A prática da modalidade é um meio de formação para que possam se de-senvolver adequada e harmoniosamente na busca de suas qualidades interiores.

“O judô é um instrumento eficaz para o auxílio no desenvolvimento motor, men-tal e emocional durante a infância, desde que utilize a didática lúdica e recreativa”, afirma.

A prática do judô tem efeito positivo sobre o crescimento e desenvolvimento

do adolescente e das crianças, além de ser uma forte ferramenta de inclusão social e proporcionar uma melhor qualidade de vida, cria um ciclo de amizade e diversão aos praticantes, principalmente aqueles com algumas dificuldades e se sentem mais à von-tade para mostrar suas habilidades ou desenvolvê-las.

“Ser judoca é não dar espaço para más influências que as ruas nos trás. Sua prática tem extrema importância para as crianças, oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a pre-encher construtivamente seu tempo li-vre, contribuindo para sua formação”, destaca o profissional.

Competição – As competições ser-vem para aprimorar os ensinamentos educativos, tais como, o respeito as regras, ao adversário, convivência com ideias e atitudes diferentes, e principal-mente mostrar que o mais importante não é vencer, e sim, aceitar que seu oponente é um contribuinte para o seu progresso.

Sistema Neuropsicomotor – Como os golpes buscam desequilibrar, deslocar e surpreender o adversário, o judô estimula a agilidade e aguça os reflexos. Os benefícios não são imediatos: aparecem depois de um ano de treinos.

Cérebro – O judoca aprende a amortecer a queda quando projetado, rolando ou virando cambalhotas, da qual estimula o crescimento da massa cinzenta do cérebro.

Alongamentos – O judoca tem que ser ágil, flexível e forte, o alongamento além de relaxar e aliviar as tensões musculares, melhora a circulação sanguínea, fortalece os ligamentos, músculos, tendões e a estrutura óssea.

O judô faz bem para o corpo

Judô traz efeitos positivos sobre o crescimento e desenvolvimento do aluno

Page 22: jornal impacto 22 de agosto de 2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 22 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

Page 23: jornal impacto 22 de agosto de 2014

cidadesIMPACTO

C M

Y K

CMYK

Adamantina-SP - sexta-feira, 22 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

Osvaldo Cruz é a principal exportadora da região

ELAINE SOARESEspecial para o IMPACTO

Osvaldo Cruz é destaque na região no que diz respeito à exportação. No primeiro semestre do ano, o muni-cípio levantou o aporte de US$ 137.803.138 ao enviar produtos para outros países, o equivalente a 32% do valor total gerado pela região que foi US$ 418.403.294.

Além de ser a maior cifra observada entre as 21 cida-des que negociaram com o exterior este ano, e a 38ª do Estado, os rendimentos do município nos seis primeiros meses de 2014 representam

um aumento de 34% em re-lação ao montante registrado no mesmo período do ano passado.

Com área igual a 248,391 km² e população passando dos 30 mil habitantes, Osval-do Cruz superou a capital do Oeste Paulista no valor levantado em exportações, já que Presidente Prudente – cidade com mais do que o do-bro da extensão territorial e com quase sete vezes o núme-ro de habitantes – encerrou o semestre com US$ 61.172.358, ou seja, 14% do valor alçado regionalmente. Os dados são do Ministério do Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio

Exterior.Na balança comercial, o

Osvaldo Cruz também obteve o melhor saldo regional, US$ 136.366.522. Isto porque não importou mais do que US$ 1.436.616 no último semes-tre. No topo dos produtos exportados estão os que o ministério classifica como “bagaços e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja”, responsável por 97,23% de tudo o que foi exportado no período. O setor, inclusive aumentou seu valor negocia-do em 36% se comparado aos seis primeiros meses de 2013. A França foi o principal país a fazer negócio com o muni-

cípio, seguido pela Holanda, Turquia, Espanha, Coreia do Sul, dentre outros.

Além do setor citado e da indústria que lida com o tipo de matéria-prima colocado, Ed Luis Jundi, secretário municipal da Indústria e Comércio, ainda cita outros que, segundo ele, também têm cooperado para elevar os números do município. “Temos em nosso território uma das maiores indústrias de estofados da América Lati-na e ainda algumas empresas que atuam no ramo do vestu-ário, fabricando roupas de fitness que também enviam seus produtos para fora do

país”, lembra.Visando melhorar os

resultados alcançados, o secretário comenta que a ad-ministração municipal pre-para uma área de 197 m² para receber novas indústrias. O espaço, de acordo com o ele, será o terceiro distrito indus-trial do município.

Mas se engana quem pensa que a prefeitura está interessada apenas em in-centivar a atrair grandes indústrias. De acordo com Jundi, em dois anos, o mu-nicípio aumentou seu nú-mero de MEIs (Micro Em-

preendedores Individuais) de 230 para 1.200 e a meta é ampliar esta quantidade até dezembro. “Estamos com os olhos no futuro. Queremos que os micro e pequenos empresários também aju-dem a aumentar a cifra de exportação, por que não? Para isso, estamos orga-nizando uma semana de palestra que os ensinará a dar os primeiros passos na negociação com o exterior. Com isso, movimentaremos toda a parte do agronegócio, a fruticultura e uma série de setores”, conclui.

Page 24: jornal impacto 22 de agosto de 2014

24 IMPACTOcidades sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mais de 200 oportunidades de emprego são oferecidas pelo Programa Emprega São Paulo/Mais Emprego na região.

Ao todo são 132 vagas para áreas de serviço, 90 oportunida-des para o comércio e 45 vagas disponíveis para a construção civil. Escolaridade e experiência exigidos para o preenchimento das vagas variam de acordo com a área de atuação e com a empresa.

Entre os cargos em destaque, está o de técnico de aplicação em computação, com 15 vagas. A exigência é que o candidato tenha o ensino fundamental completo e não é exigida experiência.

Hà oportunidade também para o cargo de vendedor interno. Ao todo são seis vagas e é preciso ter concluído o ensino médio, além de ter experiência na área. Para auxiliar de marceneiro es-tão disponíveis cinco vagas, não

Emprega SP oferece mais de 200 vagas para a região

DER implanta 26 radares nas rodovias da região

MARIANE GASPARETOEspecial para o IMPACTO

A região receberá 26 rada-res fixos que serão instalados pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem), a fim de reduzir acidentes em nove rodovias, que se localizam nas proximidades de 15 cidades. Para a escolha dos locais, o ór-gão realizou um estudo técnico

em parceria com a Polícia Rodo-viária do Estado, no qual foram apontados “pontos de atenção” que recebem ocorrências de excesso de velocidade.

Se gundo a Assessoria de Imprensa do DER, a atuação deverá ter início em setembro deste ano, visto que os equipa-mentos precisam ser aferidos pelo Inmetro e homologados

pelo DER – que informará, por meio de nota, sobre a

funcionalidade.

Cidade Rodovia km

João Ramalho Prefeito Homero Severo Lins (SP-284) 502,3

Martinópolis Prefeito Homero Severo Lins (SP-284) 537,5

Rancharia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284) 518

Irapuru Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) 630,4

Dracena Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) 646,5

Parapuã Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) 563

Rancharia Prefeito Jorge Bassil Dower (SP-421) 94,9

Taciba Prefeito Jorge Bassil Dower (SP-421) 147,4

Parapuã Assis Chateaubriand (SP-425) 394,8

Martinópolis Assis Chateaubriand (SP-425) 432,7

Rancharia Brigadeiro Eduardo Gomes (SP-457) 62,4

Rancharia Brigadeiro Eduardo Gomes (SP-457) 55

Rancharia Brigadeiro Eduardo Gomes (SP-457) 66

Taciba José Batista de Souza (SP-483) 5,2

Taciba José Batista de Souza (SP-483) 33,4

Alfredo Marcondes Julio Budisk (SP-501) 26,1

Presidente Prudente Julio Budisk (SP-501) 2,7

Mirante do Paranapanema eneral Euclides de Oliveira Figueiredo (563) 4,2

Mirante do Paranapanema General Euclides de Oliveira Figueiredo (563) 18,7

Presidente Venceslau General Euclides de Oliveira Figueiredo (563) 79,3

Dracena General Euclides de Oliveira Figueiredo (563) 114,8

Tupi Paulista General Euclides de Oliveira Figueiredo (563) 144,7

Teodoro Sampaio Arlindo Bettio (SP-613) 8,7

Teodoro Sampaio Arlindo Bettio (SP-613) 12,7

Teodoro Sampaio Arlindo Bettio (SP-613) 18

Euclides da Cunha Paulista Arlindo Bettio (SP-613) 31,7

Fonte: DER (Departamento de Estradas e Rodagem)

De acordo com o órgão, cada trecho da rodovia possui um limite de velocidade específico. Nos quilômetros onde os rada-res serão implantados haverá placas indicando esse limite e também a presença de fiscali-zação eletrônica nas rodovias.

Conforme o DER, o radar fixo é um equipamento eletrônico, computadorizado, que visa mo-nitorar um determinado ponto da rodovia ou toda ela, estabele-cendo uma rotina de fiscalização e buscando, através dessas ações,

a redução das estatísticas de acidentes com vítimas fatais nas vias, disciplinando a curto e mé-dio prazo o motorista no que se refere ao controle de velocidade.

O equipamento opera de for-ma automática, sem intervenção humana, e pode ser instalado em postes, pórticos e semipórticos, fiscalizando 24 por dia. Ele con-tém um sistema infravermelho de captação de imagens, com confirmação adicional do ex-cesso de velocidade do veículo infrator.

Nas proximidades do mu-nicípio de Rancharia cinco radares serão implantados; os municípios de Taciba e Teodoro Sampaio receberão três redu-tores de velocidade cada um; Martinópolis, Mirante do Para-napanema e Parapuã receberão dois equipamentos; e apenas um radar será implantado nos municípios de João Ramanho, Irapuru, Alfredo Marcondes, Presidente Venceslau, Dra-cena, Tupi Paulista, Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista e Presidente Prudente.

é preciso ter terminado o ensino fundamental, mas exige-se expe-riência na função.

Os interessados podem ainda comparecer pessoalmente ao PAT

Localização dos radares

Localização

( Posto de Atendimento ao Trabalhador) de sua cidade com RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho.

GiNotícias

Page 25: jornal impacto 22 de agosto de 2014

25IMPACTO

Entorpecentes encontrados com mulher de 29 anos

Ônibus da prefeitura com diferencial quebrado entre Adamantina e Osvaldo Cruz

Casal é surpreendido por assaltantes enquanto jogavam vídeo game

Último suspeito de assalto a posto de gasolina é detido em operação policial

Vendedor é preso transportando 1 kg de maconha na jaqueta

Mulher é presa acusada de tráfico de entorpecente

Universitários denunciam péssima conservação em ônibus da Prefeitura

Osvaldo Cruz

Osvaldo Cruz Parapuã

sexta-feira, 22 de agosto de 2014 cidades

Através da rede social estu-dantes de Osvaldo Cruz que uti-lizam transporte universitário para cidades como Adamantina e Presidente Prudente, princi-palmente, denunciaram desde a semana passada incidentes envolvendo ônibus da frota mu-nicipal.

O primeiro caso aconteceu na SP-294 ( rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) entre Adamantina e Osvaldo Cruz (veja a primeira foto). Segundo os estudantes, o motorista infor-mou que o diferencial do ônibus se soltou e o motorista ficou sem ter como controlar o veículo. O coletivo ficou atravessado na pis-ta sentido Adamantina-Osvaldo

Cruz. Felizmente ninguém se feriu, mas os universitários cri-ticaram duramente a qualidade dos serviços e principalmente a conservação do veículo.

Testemunhas que passaram pelo local narraram que alguns universitários ficaram na pista pedindo carona.

Transporte gratuitoPerto de 600 estudantes que

cursam faculdades e escolas téc-nicas de Adamantina, Lucélia, Presidente Prudente e Tupã são transportados diariamente pela Prefeitura de Osvaldo Cruz.

Parte dos serviços é tercei-rizado, mas parte é feito com veículos da própria prefeitura. A reclamação dos estudantes é

Bandidos invadiram uma re-sidência em Osvaldo Cruz, na madrugada de domingo (17), en-quanto um casal estava no quarto jogando vídeo game. Segundo a Polícia Militar um dos assaltantes estava armado com revólver. Os bandidos fugiram levando diver-sos produtos eletrônicos.

O casal estava no quarto quan-do o assaltante armado chegou na janela e exigiu que o portão fosse

em relação aos ônibus antigos da frota municipal.

Através de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura in-formou que aos poucos a frota está sendo renovada e que um ônibus foi adquirido no ano passado para substituição a um outro mais antigo e que acaba de adquirir um novo veículo.

Algumas linhas do período noturno para Adamantina, Lu-célia e Tupã também são feitas por empresas locais contratadas e que o setor competente está atento ao fato de conservação dos veículos e à necessidade de conservação dos mesmos e que quebras podem ocorrer.

Portal Ocnet

Crédito: Facebook

aberto. As vítimas obedeceram a ordem e foram abordadas na por-ta, por outro homem, que estava com uma camiseta na cabeça.

Ao entrar na residência os ban-didos roubaram dois celulares, um MP3, um notebook, quatro vi-deogames, duas bolsas e diversas roupas. Em seguida, a dupla fugiu em direção ao cemitério da cidade.

As vítimas encontraram um controle de videogame nas pro-

O ultimo suspeito de envolvi-mento em assalto a um posto de ga-solina em Bastos e depois ter trocado tiros em Osvaldo Cruz, ocorrido em julho foi detido por meio de operação policial civil das delegacias de Bas-

Após aparentar nervosismo durante patrulhamento da po-lícia no bairro Promorar, em Osvaldo Cruz, um jovem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

A prisão ocorreu na sexta-fei-ra (15) e conforme informações da Polícia Militar, ele estava com um tijolo de maconha de 1 kg em

ximidades do cemitério e a PM realizou buscas no local, porém nenhum suspeito foi localizado.

O casal descreveu os bandidos um como pardo, magro, trajando camiseta de cor escura e armado, já o outro, estava com uma cami-seta enrolada na cabeça e também era magro e pardo, possuia ainda tatuagens na barriga.

O caso permanece sob investi-gação na Polícia Civil.

Após denúncias de tráfico de drogas, uma mulher de 29 anos, foi presa em Parapuã acusada de realizar tráfico de entorpecente no bairro Nova Parapuã.

Na sexta-feira (15), PMs reali-zavam patrulhamento no bairro quando foram informados que um condutor de um veículo de cor prata, placas de Osvaldo Cruz, havia adentrado em uma residên-cia carregando um saco plástico de cor preta, e, logo em seguida deixado o local.

Ao adentrar no estabelecimen-to e realizar buscas, encontraram atrás do sofá o pacote plástico, contendo sete pedaços de maco-nha, que totalizaram 183 gramas.

A mulher recebeu voz de pri-

são e foi conduzida à Delegacia de Polícia, onde foi autuada em flagrante e conduzida para a Ca-deia Pública de Pirajuí, onde per-manece à disposição da Justiça.

tos e Osvaldo Cruz.Segundo informações, o rapaz

de 23 anos era o único dos três envolvidos que ainda estava em liberdade.

Todos envolvidos são morado-

um dos bolsos da jaqueta.Ao ser questionado sobre a

origem da droga, o indiciado confessou que havia adquirido o entorpecente no terminal rodovi-ário da cidade e que havia pago R$ 600. Ele disse ainda, de acordo com a PM, que um desconhecido, morador de Presidente Prudente, teria trazido a encomenda “espe-

res de Osvaldo Cruz e conhecidos no meio policial em razão de envol-vimentos em crimes.

O acusado foi interrogado e recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Caiuá.

cialmente” para ele.Durante buscas feitas na casa

do vendedor, também foi localiza-da uma balança de precisão. Ele foi encaminhado à delegacia do município, onde teve a prisão ra-tificada. O acusado foi conduzido à Cadeia de Adamantina.

A droga e a balança foram apreendidas.

Page 26: jornal impacto 22 de agosto de 2014

26 IMPACTO

Penitenciária de Flórida Paulista terá sistema automático para fechar celas

VINICIUS PACHECOEspecial para o IMPACTO

A Penitenciária de Flórida Paulista, com capacidade para 844 detentos, contará com a auto-matização do fechamento das ce-las, conforme a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo). De acor-do com oSindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Peniten-ciários do Estado de São Paulo), a decisão foi informada ao sindi-cato nos últimos dias e garante uma mudança importante para

a segurança dos trabalhadores.“A instalação deste sistema

evita vários casos de agressões, já que os agentes se expõem me-nos. Independentemente de qual for o prazo para ela ser instalada, isso já demonstra um avanço na segurança, mesmo porque muitos destes presídios estão sobrecarregados”, afirma.

De acordo com a SAP, no úl-timo balanço divulgado em sua página na internet, datado de quinta-feira (14), a penitenciá-ria de Flórida Paulista possui 1801 detentos, 957 a mais que a

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Palestra do Crea-SP no TCM-SP destacou importância do Livro de Ordem

No dia 15 de julho, o Crea-SP ministrou nova palestra na Escola de Contas do TCM-SP para capacitação dos participantes nos assuntos Livro de Ordem e Responsabilidades em Obras Públicas.

A palestra foi conduzida pelo Engenheiro Ademir Alves do Amaral, Gerente do Departamento Operacio-nal do Crea-SP, acompanhado pela agente fiscal Meteorologista Lucyara Rodrigues Pereira. O Livro de Ordem foi apresentado como a memória

A Procuradoria Geral do Municí-pio de São Paulo lançou o Edital de Credenciamento para Engenheiros, Arquitetos e Contadores que tenham interesse em atuar nas perícias ju-diciais e processos administrativos extrajudiciais de interesse da Pre-feitura de São Paulo. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 1 de setembro de 2014.

Para se inscrever, o interessado

escrita de todo o histórico dos empre-endimentos de Engenharia, coibindo a prática ilegal do empréstimo de nome.

Na ocasião, a dupla foi recepciona-da pelo Diretor da Escola de Contas, Abrão Blumen.

“O Livro de Ordem serve para comprovar, caso o engenheiro seja acionado para prestar esclarecimen-tos na ocorrência de sinistros, que o profissional responsável registrou por escrito as devidas orientações à

deve comparecer pessoalmente à Pro-curadoria Geral do Município de São Paulo das 9 às 17h, localizada na Rua Maria Paula, 270 - 8°andar Centro.

Para mais informações clique aqui.

Leia o Edital no Diário Oficial, pu-blicado em 22/07/2014 na página 105.

Em caso de dúvidas, envie email para: [email protected].

cidades sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Secretária de Agricultura entrega dois trechos do programa Melhor Caminho

Secretária de agricultura e autoridades em entrega do programa Melhor Caminho em Osvaldo Cruz

A penitenciária de Flórida Paulista possui 1801 detentos

Osvaldo Cruz

A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, en-tregou em Osvaldo Cruz mais dois trechos de melhorias em estradas rurais a partir do programa Melhor Caminho.

Os trechos inaugurados são da estrada entre os bairros Lagoa Azul e Coqueiros (estrada rural OVC- 138), com 6,2 mil metros e na estrada entre o bairro Coqueiros unindo o bairro Barreiros (este já no município de Rinópolis na estrada rural OVC- 324)

com 1 mil metros de extensão. As melhorias foram comemo-

radas por proprietários rurais da região e autoridades locais porque o programa Melhor Caminho elimina erosões nas estradas não pavimen-tadas, oferecendo excelentes condi-ções para escoamento da produção e acesso dos moradores à cidade e zona rural.

A região é produtora de cana de açúcar, café, urucum e pecuária bovina.

Melhor Caminho

Durante o evento a secretária de Agricultura e Abastecimento do Es-tado, Mônika Bergamaschi, lembrou a importância do programa Melhor Caminho.

"Já recuperamos mais de 11 mil quilômetros de estradas rurais atra-vés do Melhor Caminho. É como se conseguíssemos ir e vir uma vez e meia do norte ao sul do Brasil. O estado tem 220 mil quilômetros de estradas rurais", enfatizou a secre-tária Mônika.

Além dos dois trechos inaugura-

capacidade.Os trabalhos de confecção

de peças e instalação devem ser iniciados após concluídas as automações de demais peni-tenciárias, como as de Martinó-polis, Presidente Bernardes e a masculina de Tupi Paulista.

Ainda na região da Croeste (Coordenadoria da Região Oeste do Estado), também devem re-ceber a automação as unidades de Dracena, Junqueirópolis, Lu-célia, Pacaembu, além do CPD (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá, entre outros.

Estão abertas as inscrições para credenciamento de peritos assistentes técnicos

sua equipe”, destacou o Engenheiro Ademir, ressaltando que “a ausência do Livro de Ordem já é um indício de que o profissional não teve efetiva participação na obra ou serviço, além da falta de ética profissional”.

Foram ainda destacadas as parce-rias aliadas à fiscalização do Crea-SP em benefício da sociedade, valori-zando o profissional que trabalha com técnica e ética. Também foram apresentados casos de fiscalização já feitos em parceria com o TCM-SP.

dos, o prefeito Edmar Mazucato fez a solicitação à secretária de Agri-cultura e Abastecimento de mais duas estradas rurais para o Melhor Caminho. São elas a do bairro Ne-

grinha, ligando a cidade até o limite do município de Parapuã e entre Osvaldo Cruz e Parapuã, a chamada antiga estrada do IB

Assessoria de Imprensa

Profissional: confirme ou altere seu local de votaçãoJá estão disponíveis aos profissionais que votarão nas eleições

do Sistema Confea/Crea/Mútua os locais de votação para confir-mação ou alteração.

A opção deve ser feita até o dia 30 de setembro no link:http://eleicao.creasp.org.br/escolhaLocalVotacao/escolher-

LocalVotacao.aspx

Eleições do Sistema Confea/Crea/Mútua

Page 27: jornal impacto 22 de agosto de 2014

27IMPACTO

Mais de 23 mil aposentados são registrados pelo IBGE

2ª Corrida da Vila Santa Helena é sucesso

FERNANDA SILVA Grupo IMPACTO

Um blecaute de aproxima-damente 45 minutos atingiu as cidades de Adamantina e Lucélia na noite de sábado (16).

De acordo com a Caiuá, o apa-gão ocorreu por conta do desliga-

Alunos da rede municipal de ensino recebem kit dental

Problema na rede transmissora deixa cidades no escuro

Festa do Peão de Osvaldo Cruz arrecada 1.500kg de alimentos

Adamantina, Flora Rica, Fló-rida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Lucélia, Mariápolis, Os-valdo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Sagres e Salmourão somam 23.565 aposentados, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas).

Destas, 5.158 estavam ocupa-das na data de referência do Censo 2010, representando. 21,89% em um ou mais trabalhos.

Osvaldo Cruz apresenta 5.394 aposentados, destas 1.407 pessoas na condição de ocupados, equiva-lente a 26,08%.

Em Adamantina são 1.497 ocupados, das 6.493 pessoas apo-sentadas ou pensionistas, ou seja 23,05%.

Em Lucélia os dados registram 3.168 aposentados e ou pensionis-tas, tendo 702 moradores ocupa-dos, atingindo a 22,15%.

Com 19,84% dos moradores com ocupação, Flórida Paulista possui 378, dos 1.905 aposentados

Alunos da Magnani com o prefeito Ismael Calori, secretários Enver e Rodrigo, diretor Alaor, dentista Vivian e professoras Raquel e Vera, durante

a entrega dos kits

Ao todo 435 atletas participaram da corrida

Adamantina e Lucélia

Parapuã

sexta-feira, 22 de agosto de 2014 cidades

ou pensionistas.As porcentagens apresentadas

nestes municípios estão próximas da Mesorregião de Presidente Prudente, que apresenta 22,27% de pessoas ocupadas.

Segundo levantamento, uma das principais causas destes resultados é decorrente do valor aposentadoria ou pensão muitas vezes, abaixo do necessário o que faz com que as pessoas continuem no mercado de trabalho para com-plementarem seus rendimentos.

Além disso, há pessoas que se integraram no trabalho ainda adolescentes, passaram grande parte da sua existência ocupadas e não se identificam ou não se acos-tumam a deixaram de exercerem alguma atividade.

A longevidade atual também é um fator relevante que faz com que pessoas com mais com 60 anos ou mais se sintam em plenas con-dições de continuarem a exercer alguma atividade. F.S.

Os alunos da rede municipal de ensino de Mariápolis recebe-ram kit dental na terça-feira (12), contendo uma escova, um creme dental, um fio dental e um estojo plástico para armazenamento dos itens.

A entrega dos kits aos alunos da escola Nelson Magnani teve a presença do prefeito Ismael Calo-ri, secretário de Saúde Enver de Freitas, secretário de Educação Rodrigo Soares, diretor Alaor Sil-vestre Nunes, dentista da Atenção Básica de Saúde Vivian Dosso Fi-gueiredo e as professoras Raquel e Vera.

Conforme o secretário Enver, os kits foram entregues para os alunos das escolas Nelson Mag-nani, Pequeno Polegar e creche municipal “Criança Esperança”.

Com a participação de 25 ci-dades a 2ª edição da Corrida da Vila Santa Helena foi sucesso em Parapuã.

Realizada na manhã do domin-go (17), o evento obteve 435 atletas inscritos.

A corrida foi organizada pelo Departamento Municipal de Es-porte Lazer e Turismo com auxílio do atleta parapuense Anderson (DÊ) e apoio da Prefeitura de Para-puã. A prova contou com apoio da Polícia Milotar, Escola da Família da Vila Santa Helena e Programa Atleta do Futuro.Todos os atletas receberam medalhas e os três primeiros em cada categoria rece-beram troféus. F.S.

Nesta segunda-feira (18), a Co-missão Organizadora da 5ª Festa do Peão de Osvaldo Cruz doou alimen-tos comprados a partir de parte do dinheiro arrecadado com a venda de parte das permanentes ao público.

"Um empresário doou alguns

“Além dos kits, será realizada se-manalmente, em todas as crianças, uma escovação supervisionada e bochecho de flúor”, acrescentou.

O secretário enfatizou que a aquisição dos kits foi feita pela Se-cretaria Municipal de Saúde atra-vés da prefeitura. Destacou ainda que trata-se de uma ação ocorrida anualmente. “A importância desse trabalho é conscientizar e ensinar as crianças a cuidarem da higiene bucal corretamente. Desta forma, teremos crianças com uma boca mais saudável e futuramente, com menos problemas como a cárie, canal, restauração, dentadura, entre outros”, alertou. “É uma prevenção essencial e diminui os custos futuros de tratamento para o município”, encerrou o secretá-rio Enver. Assessoria de Imprensa

Mariápolis

Região

ingressos permanentes, que foram oferecidos ao público a título de troca de alimentos, de forma antecipada. Esses recursos foram separados em favor das entidades", explicou o pre-sidente da Comissão Organizadora do rodeio, Agenor Galheira.

Ao todo foi doada 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis. Foram beneficiados o SOS (Serviço de Obras Sociais), Santa Casa, Cantinho Dona Alice, APAE e o Lar São Vicente de Paulo (conhecido Asilo).

A entrega ocorreu na sede do SOS no começo de semana. Repre-sentantes das entidades estiveram presentes, onde houve a divisão dos donativos.

"Como presidente do SOS agrade-ço em nome das entidades a inicia-tiva da Comissão Organizadora da Festa do Peão porque com essa ação solidária movimentamos a favor da comunidade uma parte importante do evento", disse a presidente do Serviço de Obras Sociais, Eliana Mazucato.

Foram doados arroz, feijão e óleo de soja, já que são os principais itens utilizados no dia a dia pelas entidades.

A Festa do Peão de Osvaldo Cruz aconteceu no último final de semana no estádio Breno Ribeiro do Val em quatro dias. Em dois dias houve a cobrança de ingressos.

Assessoria de Imprensa

mento de um transformador da CTEEP (Companhia de Transmis-são de Energia Elétrica Paulista). O problema foi ocasionado na empresa transmissora responsá-vel pela entrega de energia para a Caiuá, a CTEEP, que fica localizada na subestação de Flórida Paulista.

Em nota a CTEEP declarou que

equipes da companhia trabalham a fim de descobrir as possíveis causas do ocorrido.

“Mesmo se tratando de um problema em equipamento per-tencente à CTEEP, os eletricistas e técnicos da Caiuá trabalharam para restabelecer a situação”, informou a Caiuá em nota.

Foram doados arroz, feijão e óleo de soja, que são os principais itens utilizados no dia a dia pelas entidades

Page 28: jornal impacto 22 de agosto de 2014

28 IMPACTOcidades sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sindasp toma medidas para manter revista íntima até regulamentação

Região

Conforme o diretor do Sindasp, a Penitenciária II de Presidente Venceslau é a única que possui mais de um aparelho para checar a

presença de materiais com visitantes

A leiConforme a lei, foi vetado todo procedimento que obrigue o visitante a despir-se, fazer agachamento ou dar saltos e submeter-se a exames clínicos invasivos. A partir da regu-lamentação da lei, que tem uma previsão de seis meses, as pessoas que buscam adentrar às unidades devem passar por revista mecânica, em local reservado, por meio da utilização “de equipamentos capazes de garantir segurança ao estabe-lecimento prisional”.Caso duas avaliações tenham dado positivo, ou seja, duas constatações de que o indivíduo está tentando entrar com materiais dentro das unidades, o mesmo pode ser impedido e encaminhado para a Delegacia de Polícia para que sejam tomadas “as providências cabíveis”, segundo o texto.O documento leva as assinaturas do Secretário de Adminis-tração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes; do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; e do secretário-chefe da Casa Civil, Saulo de Castro Abreu Filho.

VINICIUS PACHECOEspecial para o IMPACTO

O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciá-rios do Estado de São Paulo (Sindasp) informou nesta segunda-feira (18) que já toma medidas para garantir o cumprimento do prazo de 180 dias para a regulamen-tação da lei que proíbe a revista íntima nos presídios do Estado. Isso porque o sindicato confirmou que, neste final de semana, todos os visitantes passaram ape-nas pelo detector de metais antes de entrar no interior das unidades, já que os dire-tores foram comunicados, segundo a categoria, que de-veriam cumprir na íntegra a determinação nos dias 16 e 17 de julho, o que impediu a revista corporal.

Conforme o diretor ju-rídico do Sindasp, Rozalvo José da Silva, a categoria procurará o Ministério Pú-blico e deve elaborar uma ação civil para garantir que o prazo determinado de seis meses seja garantido, mesmo porque as 160 peni-tenciárias paulistas ainda não estão preparados para

esta transição, conforme ele. “São poucas as unidades que possuem os equipamentos necessários para garantir a segurança. A lei determina que é preciso mais de um equipamento para analisar se o visitante está com al-gum material, porém só o portal [detector de metais] está garantido”, afirma.

O representante do Sin-dasp informa que não é possível medir o tamanho dos prejuízos que a classe pode ter se a determinação tiver validade nos próxi-mos finais de semana. “São vários os questionamentos. Além da falta de treinamen-to dos agentes para utilizar estes aparelhos, aquele que tentar entrar com droga ou qualquer outro material de fibra de carbono, por exem-plo, terá facilidade. Isso porque estes ítens não serão identificados pelas máqui-nas instaladas atualmente e não será feita a checagem por meio da revista íntima, que é o procedimento vigen-te. Situações assim expõem ainda mais a fragilidade do sistema carcerário”, relata.

Os servidores cumpri-ram a determinação dos

diretores por medo de re-presália, de acordo com Sil-va, porém houve confusão, principalmente por conta da troca de turnos. “A efetiva entrada de visitas demorou cerca de duas horas, duas horas e meia, em alguns lo-cais. Isto porque os agentes não sabiam o que fazer: se seguiam a lei ou a orienta-ção dos diretores”, conta.

De acordo com a repro-dução de um e-mail, encami-nhado pelos coordenadores regionais da SAP aos direto-res de cada unidade, segun-do o sindicato, foi exigido o cumprimento da medida, que foi sancionada no dia 12 de agosto. “Permitir o fim da revista íntima, na verdade, fere a lei, porque ela estipu-lava um período de 180 dias para adaptação”, destaca.

Conforme o diretor do Sindasp, a Penitenciária II de Presidente Venceslau é a única que possui mais de um aparelho para checar a presença de materiais com visitantes. “Lá existe o de-tector de metais e o scanner corporal. Porém, este segun-do aparelho só foi utilizado neste final de semana, após anos de recebimento”, diz.

A preocupação é porque, em cada unidade, é preciso ter, pelo menos, dois apare-lhos tecnológicos. Se a uni-dade tiver um, por exemplo, não terá como tirar a 'dúvi-da' sobre a posse de mate-riais irregulares e nem terá como fazer a revista íntima, de acordo com o Sindasp.

“Nem as penitenciá-rias, nem os servidores estão preparados para cumprir esta deter mi-nação. Não há aparelhos ou servidores prepara-dos. Nós compreendemos que a revista íntima é constrangedora, mas nós se guimos uma ordem superior e válida. Fazer valer a medida antes do prazo de regulamentação colocou as unidades em risco e constrangeu a ca-tegoria”, comenta o dire-tor jurídico do sindicato.

O Sindasp infor ma que as dúvidas em rela-ção ao cumprimento ou não das novas normas começou na sexta-feira (15). “O que tem que fi-car claro aos agentes e à população é que a lei não está em vigor”, reforça Silva.

Page 29: jornal impacto 22 de agosto de 2014

29IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 cidades

Associação dos Produtores de Mariápolis participa da Agrifam 2014 Incêndio danifica Kombi na SP-

294 próximo á Flórida Paulista

Igreja Batista comemora 65 anos com festividade neste sábado

Flórida Paulista

Região

A Associação dos Produtores Rurais do Município de Mariápo-lis (Assomar) participou da Agri-fam 2014 – Feira da Agricultura Familiar, em Lençóis Paulista, ocorrida entre os dias 1º e 3 de agosto.

Conforme o presidente da As-somar, Esmael Pigari, Mariápolis visitou a feira no dia 1º, sexta-feira e todos tiveram a oportunidade de conhecer os diversos estandes. Também estiveram presentes os vereadores Airton Ferreira e Paulo Dantas, chefe da Patrulha Agrícola Alcionio, presidente da Associação de Astronomia Unifi-

Uma Kombi com placas de Jun-queirópolis foi parcialmente danifi-cada pelas chamas de um incêndio ocorrido por volta das 16h30 desta terça-feira (19) na SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Bar-ros) no trecho entre a subestação de energia elétrica e o trevo do municí-pio de Flórida Paulista.

O motorista da Kombi que seguia sozinho no sentido Adamantina/Pacaembu informou que o veículo teve danos em todo o motor e no espaço interno.

Alguns itens, pertences do moto-rista também foram danificados pelo fogo. O incêndio foi rapidamente controlado por funcionários de uma usina de cana de açúcar através de um caminhão tanque.

O proprietário da Kombi reside

Estela MendesEspecial para o IMPACTO A Igreja Batista de Flórida Pau-

lista completa 65 anos de fundação nesse mês de agosto e a comemora-ção acontece na noite do próximo sábado, 23, no Salão ImperialEven-tos, a partir das 20 horas.

O pastor Aguinaldo Carvalho convida a todos para participar da festividade que é aberta a popula-ção local e regional, com entrada franca.

Estarão presentes as igrejas batistas da região, como de Pa-norama, Ouro Verde, Irapuru, Presidente da Assomar Esmael Pigari com os demais participantes da Agrifam

O veículo teve danos em todo o motor e no espaço interno

cada de Mariápolis, João Ferreira Silva, produtores rurais e demais.

A Feira - O objetivo da Agrifam é integrar o agricultor ao mundo da tecnologia e informação para que ele possa melhorar a produti-vidade de sua produção. Para isso, a Feira ofereceu contato direto com pesquisas e tecnologias em produtos e serviços. Na Agrifam toda a cadeia produtiva é contem-plada, com empresas, institutos de pesquisa, entidades representati-vas de agronegócios e pecuária, associações, universidades, entre outras. Houve demonstração e comercialização de máquinas e

em Dracena e é vendedor de produtos destinados á escolas.

Apesar do susto não houve feri-dos. Folha Regional

Pacaembu, Adamantina, Lucélia, Inúbia Paulista e Castilho, cujas orquestras farão apresentações especiais juntamente com a orques-tra Maranata, da igreja de Flórida Paulista. Segundo o pastor, haverá pregação com o pastor Carlos Alberto Rodrigues, da cidade de Ouro Verde.

Na ocasião, o pastor também ce-lebrará seus quatro anos à frente da igreja e ressaltará os principaispro-jetos desenvolvidos na igreja junto à comunidade, como por exemplo, o da Orquestra Maranata.

O Salão Imperial Eventos fica loca-lizado na rua Leonor Spanghero, 475.

implementos agrícolas, insumos, mudas e sementes, ferramentas e diversos outros produtos que aten-dem as necessidades do agricultor. O público pode trocar experiências com outros agricultores que ex-puseram e comercializaram seus produtos agroindustrializados e artesanais, além de opções do mundo orgânico, turismo rural, aplicações com energias alternati-vas, biodigestores etc. Além disso, a feira levou informações com palestras e debates, prestação de serviços de cidadania, entre outras atrações.

Assessoria de Imprensa

Folha Regional

Page 30: jornal impacto 22 de agosto de 2014

30 IMPACTO

Língua Quente I – Segundo comentários nos bastidores, diz que na pressa de querer utilizar uma praça de esportes que estava interditada e sair bem na foto, um coordenador de esportes solicitou a presença do Corpo de Bombeiros para fazer a vistoria da mesma. Quando foram vistoriar tinham diversas irregularidade sendo o local reprovado. A pressa é inimiga da perfeição.

Língua Quente II – O esporte em Lucélia “Cidade Amizade” realmente não para. Mesmo depois da Copa Auto Escola Modelo e do Campeonato Crys Sport de Futsal agora tem as competições, o campeonato Veteranos de Futebol Médio e o Varzeano de Futebol. Já por aqui temos os amistosos de algumas das equipes de bairros e o ATC o resto somente o som do grilo.

Língua Quente III – Depois da escolinha de futsal do Audax que ganhaou bolas de um empresário de Mariápolis para os treinamentos e jogos, agora foi a vez da equipe do A.G. Sport que da mesma forma conseguiram coletes de um empresário de Flórida Paulista. Como diz Bóris Casoy: “Isso é uma vergonha”.

Sevip Inúbia Paulista – A equipe da Sevip de Inúbia Paulista, joga neste sábado (23), às 16h, em Adamantina, no Bairro Lagoa Seca, contra o time local. No último compromisso (16), o time jogou em Parapuã, contra a equipe da Vila Santa Helena e perdeu por 2 a 0.

E.C. Vetaranos de Pacaembu - A equipe do E.C. Veteranos, joga neste sábado (23), às 16h, em seus domínios no estadio municipal contra o time de Emiliánopolis. No sábado (16), a equipe jogou em Adamantina contra o Betão F.C. e empatou em 3 a 3.

Lagoa Seca F.C. – Neste sábado (23), às 16h, a equipe da Lagoa Seca F.C. recebe em seu campo o Sevip de Inúbia Paulista. No sábado (16), a equipe iria jogar em Rancharia, mas foi pega de surpresa com o cancelamento do jogo na última hora pela equipe da Prefeitura.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da Vila Rennó de Lucélia, jogou sábado (16), em Pracinha contra o time do Damião, perdendo por 3 a 2. Neste sábado (23), às 16h, a equipe joga em Flórida Paulista contra o time do Gersinho.

Betão F.C. – A equipe do Betão F.C. no sábado (16), no campo do Jardim Adamantina, empatou com o E.C.Veteranos de Pacaembu em 3 a 3. Neste sábado (23), às 16h, a equipe joga em Santópolis do Aguapei.

Santa Helena F.C. - A equipe da Vila Santa Helena de Parapuã recebeu no sábado (16), em seu campo o Sevip de Inúbia Paulista e venceu por 2 a 0. Neste sábado (23), às 16h, no mesmo local, a equipe joga contra João Ramalho.

esporte sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTAS

A equipe do Arena/Marte/Gráfica Santo Antônio (atual cam-peã), conquistou sua terceira vitó-ria consecutiva na Copa ATC/FAI e se manteve na liderança com nove pontos. O triunfo da equipe do técnico Pedrinho Rufino, foi diante da equipe do San Remo E.C./Alencar Encanador, por 2 a 0 com gols marcados por Jõao Paulo Dall Acqua e Anderson Japa, em partida no sábado (16), pela ter-ceira rodada da competição jogou a A-5 Implantes Cliníca Odon-tológica/Aqui Barato/Tadeu F.C. vencendo por 3 a 1 o Parque Iguaçu/Marmoraria Unipedras. Já no domingo (17), encerrando a rodada o Indaiá F.C.de Flórida Paulista venceu por 5 a 3 a Vila Freitas/Marmoraria Fort Pedras e o Unidos F.C. de Lucélia/Bar do Mangaia/Madereira Machado venceu por 3 a 0 o Parque do Sol/Parabrisa Rici/Zona da Mata/

A equipe do Chicão Frutas/Todos Treli Art, conquistou o título de campeã do Torneio Aberto Beneficente de Futebol Médio do Jardim das Alaman-das. A conquista da equipe, foi diante do time do San Remo/Alencar Encanador/Emprei-teira Tinetti, ao empatar no tempo normal em 2 a 2 e vencer nos pênaltis por 2 a 1, com o go-leiro Tiago defendo a cobrança de Bab Dy. A competição es-portiva realizada no domingo (17) teve como o organizador Clóvis Terrinha e contou com a participação de 16 equipes de Adamantina e região

Acontece neste domingo (24), no campão do ATC, a segunda rodada da terceira edição do Campeonato Interno de Futebol Médio, com os se-guintes jogos: às 8h30, a Construtora Laís enfrenta a Auto Mecânica Laís e encerrando às 9h30 a Bicicletaria Ideal enfrenta a Drogaria Farmalar.

A CME (Comissão Municipal de Esportes) de Inúbia Paulista, coordenado por Joãozinho do Esportes, organizou no domingo (17), nas dependências do campo de bocha “Luis Bernardes”, o Torneio de Truco Municipal em

A secretaria de Esportes de Mariápolis, sob a coordenação de Hudson, promoveu no domin-go (17), na quadra poliesportiva da Escola “Nelson Magnani”, o tradicional torneio de futsal, que contou com a participação de oito equipes. Após vários jo-

O conceituado e competente mirandoplense Ronaldo Pereira Dutra, o “Tuiuiú”, teve seu nome especulado para comandar o DELL (Departamento de Esporte e Lazer de Lucélia), em reunião que o prefeito Osvaldo Salda-nha realizou com os esportista lucelienses após a saída de Fer-nando de Morais Dutra. Tuiuiu comandandou a secretaria de Esportes de Adamantina de 2009 a 2013, onde desenvolveu grande trabalho, organizando várias competições em modalidades diferentes e fazendo parcerias com os presidentes de bairros

Arena vence e se mantém na liderança da Copa ATC

Chicão Frutas conquista título no Torneio na Alamandas

Campeonato Interno do ATC terá segunda rodada

CME de Inúbia realiza Torneio de Truco

Ousadia é campeão do Torneio de Futsal de Mariápolis

Mirandopolense tem nome especulado para assumir o DELL

Didi Rufino (presidente da Cecap), Dinha (vereadora),Hélio José dos Santos (pre-sidente da Câmara) e Rogério Macarrão em evento esportivo na Cidade Joia.

O meio campista Luis Henrique da equipe da Arena

Construtora Paulinho Bobô – Construindo com qualidade e honestidad(18) 9 9675-2615

Apoio: WM Informática do empresário e esportista Marcelo Aguilar ‘Carioca’.

Acácias F.C.Descansou na rodada o Arse-

nal/Supermercado Godoy.Neste fim de semana séra re-

alizado a quarta rodada com os seguintes confrontos: no sábado (23), às 16h o San Remo E.C./Alen-car Encanador enfrenta o Indaiá F.C.de Flórida Paulista e às 17h, a Arena/Marte/Gráfica Santo An-tônio (atual campeão) joga contra o Parque do Sol/Parabrisa Rici/Zona da Mata/Acácias F.C. Já no domingo (24), no complemento da rodada mais dois jogos às 9h o Unidos F.C. de Lucélia/Bar do Mangaia/Madereira Machado enfrenta a A-5 Implantes da Cli-níca Odontológica /Aqui Barato/Tadeu F.C. e às 10h a Vila Freitas/Marmoraria Fort Pedras enfrenta o Arsenal/Supermercado Godoy.

Descansando na rodada Par-que Iguaçu/Marmoraria Unipe-dras.

Folga na rodada a Refrigeração Teixeira.

No jogo de abertura, realizado no dia 17, tiveram os seguintes resulta-dos: Refrigeração Teixeira perdeu por 3 a 2 para a Drogaria Farmalar e a Construtora Laís venceu de go-leada por 4 a 1 a Bicicletaria Ideal .

Duplas.A classificação ficou da seguin-

te forma: - 1º lugar- Marcio Gian-donti e Fabio Ferrari, 2º- Doda e Joel e 3º- Manoel Caetano e Lucia-no. Nos patos: 1º lugar- José Freire e Manoel e em 2º Maciel e Adriano.

gos a equipe do Atlético Ousadia consagrou-se campeã ao vencer na final por 5 a 3 o New Olds Boys, a equipe da Boa Esperança ficou em terceiro lugar, o artilheiro foi Mateus, do Atlético Ousadia e o goleiro menos vazado Rafael, do New Olds Boys.

da Cidade Jóia e ficou feliz em ter seu nome lembrado pelos es-portista da cidade vizinha, mas preferiu ficar em Adamantina, onde presta serviços na secreta-ria da Eduacação.

Do Fundo do BaúColaboração – Armando Pintor

Recordamos nesta edição do Fundo do Baú, com o apoio da Marmoraria Unipedras do empresário/esportista Dirceu Xavier, a extinta equipe da Sociedade

Esportiva Indústria Romanini E.C. de Adamantina, durante competição em 1979 em partida pela Copa Camda de Futebol Médio. Em pé, da esquerda para direita:

Nezão, Di “CartGraf”, José Carlos Cardoso, Nilo Corveloni (In memorian), Pedro Cervante e Salvador Bida. Abaixados na mesma ordem: Bill Cacote, Armandinho,

João Serrante e Valmir Corveloni (In memorian).

Page 31: jornal impacto 22 de agosto de 2014

31IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 \ classificados

ClassificadosVEÍCULOS

Vende-se Astra Adventure 2008, prata, completo, com 4 pneus novos e rodas de aro 17. Tratar no 99668-6469 com César.

Vende-se Astra Adventure 2008, prata, completo, com 4 pneus novos e rodas de aro 17. Tratar no 99668-6469 com César.

2014 Vende-se Sienna 1.4 ELX, flex, ano 2008/2009, completo, preto, tratar com Simone Cardoso, tratar no 99794-2309.

2014 Vendo Saveiro 1997, 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-3336/99796-5607.

Ve n d e - s e S i e n n a 1 . 4 ELX, flex, ano 2008/2009, completo, preto, tratar com Simone Cardoso.

Ve n d o S ave i r o 1 9 9 7 , 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-3336/99796-5607.

Vendo um Toyota/Corola XEI, 1.8 flex, ano 09/10, cinza, manual, ótimo estado de conservação.T r a t a r n o ( 1 8 ) 3 5 5 1 -1969/98146-0596 com Maria Inês.

Vende-se Corolla SEG 2009, interessados tratar no (18) 99695-2881.

2014 Vendo Saveiro 1997, 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-3336/99796-5607.

,

IMÓVEIS

Vende-se ponto comercial e instalações para loja . Contato (18) 99711-7458

Vende-se 1 apartamento no residencial Ipanema c o n t e n d o 1 q u a r t o , sala, co zinha, 1 vag a na garagem, com 54,44 metros de construção na rua Aimores 159, centro na cidade de Marília.Contato:- 3502-3210/998009261.

2014 Vende-se residência n o P a r q u e I t a i p u s contendo 3 quartos sendo 1 suite, copa,cozinha, 1 banheiro, g aragem.Tratar:- (18) 99602-2926 com Edimar.

Vende-se residência no Parque Itaipus contendo 3 quartos sendo 1 suite, copa,cozinha, 1 banheiro, g aragem.Tratar: - (18) 99602-2926 com Edimar.

Vende-se apartamento no residencial Aimores na rua Aimores 156 no centro na cidade de Marília, contendo quarto, sala, cozinha e uma vaga na garagem. Contato:- 3502-3210/998009261.

Vende-se residência no Recanto do Sol/Recanto das Águas em Paulicéia c o n t e n d o 2 q u a r t o s , cozinha, banheiro e uma área medindo 4 por 12 metros.Tratar:- (18) 99602-2926 com Edimar.

Vende-se ponto comercial, bem centralizado, ótima licalização, bem montado e completo na Alameda

dr. Ar mando Salles de Oliveira, contato:- (18) 3522-3768/99640-3587.

Ve n d o re s i d ê n c i a n a Alameda Armindo Silva, 426, na Vila Cicma, entrar e m c o n t a t o n o 3 5 2 2 -3336/99796-5607 c/ Paulo.

Vende-se ponto comercial, bem centralizado, ótima licalização, bem montado e completo na Alameda dr. Ar mando Salles de Oliveira, contato:- (18) 3522-3768/99640-3587.

Casa nova com 01 sala, 01 cozinha americana, 01 banheiro, 02 quartos e área de serviço toda murada, excelente localização por apenas R$ 120.000,00 negociáveis

Vendo casa de lage, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, dispensa, área d e s e r v i ç o, g a r a g e m grande p/ 2 carros. Uma casa no fundo de lage, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, todos grandes e área de serviço, no valor de R$ 145.000,00 (negociável) na avenida Rio Branco - Jardim Adamantina, tratar nos fones: 99721-8662/3522-2106

Vende-se casa nova, com 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha americana, 1 banheiro, área de lavanderia, toda murada no valor de R$ 130.000,00 ne gociável, tratar pelo (18) 99700-9015 c/ Rodrigo.

J.A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: - re paros de hidráulica, elétrica e serviços de pedreiro e m g e r a l , t e m o s o s melhores profissionais do mercado, atendemos 24 horas por dia e aos sábados e domingos, o r ç a m e n t o s e m compromisso, tratar:- (18) 99765-8859 com José Aparecido.

Vende-se negócio de ocasiãoVendo sítio em Mariápolis, a 1km da cidade, na vicinal asfaltada Mariápolis/Adamantina - excelente localização, casa com amplavaranda, 3 quartos, sala, churrasqueira, ajardinado com palmeiraspróximo à casa - negócio de ocasião - Tratar: (18) 99729-1823 OPORTUNIDADE:

COTA CONTEMPLADAC a r t a d e c r é d i t o contemplada R$ 250 Mil Reais para ImóvelwQuero R$ 27 mil, e transfiro o saldo devedor 18-99643-1110

Vende-se Astra 2008/08, cor prata, único dono, completo, ar, direção hidráulica, vidro elétrico, rodas, pneus novos, som DVD, carro em estado de okm, 95.000 km.Não aceito troca, preço R$ 24.000.

Vende-se GOLF 2002, preto, completo, 1.6, faróis com lâmpadas xênon.Tratar no (18) 3522-4585/99688-6800.

Page 32: jornal impacto 22 de agosto de 2014

32 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Cidades sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Serviço - Telefone 3551-1392. Avenida Internacional, 1.844, Lucélia

Page 33: jornal impacto 22 de agosto de 2014

33IMPACTO

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 22 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

Após notificação vinda do Ministério da Saúde, a prefeitura de Lucélia devolveu na quarta-feira (20) a ambulância do Samu devido ao alto custo que implicaria nos cofres mu-nicipais.

De acordo com o órgão, a instalação do Samu em Lucélia teria um gasto de R$ 27 mil por mês, valor que não seria suportado pela prefeitura, em razão dos altos gastos já reali-zados com saúde pública.

Anualmente, o Depar-tamento de Controle de Vetores de Lucélia realiza o Inquérito Canino para a detecção da Leishmaniose Visceral Canina no muni-cípio. O início da coleta de sangue em cães estava pre-visto para agosto, porém, devido ao atraso na entrega de kits de teste rápido, pelo Instituto Adolfo Lutz, o setor trabalha a possibili-

Lucélia devolve ambulância do Samu

Não houve adesão do go-verno estadual no rateio desse custeio, ficando toda a responsabilidade para as cidades, o que inviabilizou sua operacionalização.

A ambulância foi entre-gue em Tatuí para repre-sentantes do órgão, e será destinada para a cidade de Marabá, no estado do Pará.

A questão que envolve as ambulâncias do Samu foi amplamente discutida nos últimos meses entre os

municípios da região, que receberam os veículos em 2010 e não colocaram o ser-viço em funcionamento, sobretudo pelo alto custo financeiro em torno das cidades que seriam bene-ficiadas. Essa situação levou o Ministério Público Federal, por meio da Pro-curadoria da República no Município de Marília a instaurar inquérito civil.

Outras cidades da re-gião devem realizar o mes-mo procedimento.

Por atraso na entrega de materiais, Controle de Vetores adia campanha

dade de começar o serviço na segunda quinzena de setembro, com duração até dezembro.

Outro problema enfren-tado pelo Controle de Ve-tores está relacionado à Vacinação Antirrábica, que aconteceria no dia 30 de agosto. O Ministério da Saúde ainda não disponibi-lizou as vacinas e solicitou aos municípios que adias-

sem a campanha para o quarto trimestre de 2014. Em Lucélia, a vacinação será realizada, entre os dias 13 e 17, na área rural e no dia 18 de outubro na área urbana, em treze pon-tos diferentes, que serão informados nos próximos dias.

Estima-se que 3050 cães e 950 gatos sejam vacina-dos. Assessoria de Impresa

Page 34: jornal impacto 22 de agosto de 2014

34 IMPACTOlucélia sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Os números foram apurados pela Administração Municipal, a partir das despesa com a realização do transporte de estudantes

O Projeto visa a formação e o incentivo a prática do teatro

Cultura recebe inscrições para oficina de teatro

Prefeitura usa frota própria e despesas com transporte escolar caem 52%

Agradecimento

Projeto Ademar Guerra

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Interessados em participar de oficina de teatro sob orienta-ções do Projeto Ademar Guerra, podem realizar as inscrições na Casa da Cultura em Lucélia.

Ao todos, são 30 vagas dispo-níveis para interessados a partir

Os familiares de Luiz Carlos Tazinazzio agradecem a todas as manifestações de carinho e apoio que receberam pelo seu falecimento e convidam a todos para a missa de sétimo dia pelo eterno descanso de sua alma realizada no sábado (23), às 19h na Igreja Matriz de Lucélia.

dos 10 anos, que devem apresen-tar documentos pessoais.

A orientação artística visa à valorização do grupo, promo-vendo a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortale-cendo assim a produção cultural na cidade.

As despesas com transporte escolar no Município de Lucélia, realizados desde 1º de janeiro de 2013, com o emprego da frota pró-pria, permitiram uma economia de R$ 161.617,26 aos cofres municipais. Os números foram apurados pela Administração Municipal, a partir das despesas com a realização do transporte de estudantes.

Em 2012 o transporte era rea-lizado em grande maioria com o emprego de frota terceirizada, por meio de duas empresas. Foram pagos R$ 198.469,41 para a empresa Pasco-turismo Transporte de Passageiros e Locação de Veículos e R$ 18.395,52 para a empresa Nilson Bovo Guerra – ME. Somadas as despesas com as duas empresas, o total de recursos financeiros empregados com a ter-ceirização foi de R$ 216.864,93.

Porém, além dessas despesas com

terceirização, a Prefeitura de Lu-célia adquiriu em 2012 o montante de R$ R$ 93.937,50 em combustíveis para a frota escolar própria. Juntas, a soma das despesas com serviço terceirizado e para a aquisição de combustíveis para a frota própria somam R$ 310.802,43.

Em 2013, a atual Administração decidiu empregar, exclusivamen-te, todo o seu efetivo de veículos e motoristas da educação para o transporte escolar urbano e rural, nas diversas linhas existentes na cidade, que atendem as creches e escolas de Lucélia, sem qualquer serviço terceirizado para transporte escolar, e teve como despesas com combustíveis o total de R$ 148.815,40, uma diferença, a menor, de 52%.

A decisão por empregar a frota própria, adotada pelo prefeito Os-valdo Saldanha, visou, sobretudo,

utilizar a estrutura existente, pois o município conta com uma frota escolar relativamente nova, em ex-celente estado de uso e conservação, e conta com pessoal (motoristas) em seu quadro, para a execução desses serviços.

Na realização do transporte es-colar, além do repasse de recursos por parte do governo para o trans-porte de estudantes, o Município recebe recursos financeiros para manutenção mecânica, elétrica e outras dos veículos, bem como para aquisição de pneus. “Assim que assumimos esse desafio de ad-ministrar a cidade, em 1º de janeiro do ano passado, nos deparamos com a necessidade de tomar uma série de decisões e medidas importan-tes, sobretudo para a economia de recursos públicos, e este é mais um caso em que acertamos”, relata o prefeito Osvaldo Saldanha. “Os nú-meros mostram isso e são a maior prova de que há capacidade para realizarmos o transporte escolar com o emprego de frota própria, que se mostrou mais econômico e vantajoso aos cofres municipais”, completa.

A decisão pela realização do transporte escolar com o emprego da frota própria, do Município de Lucélia considerou sobretudo os aspectos técnicos, ou seja, há veí-culos e profissionais motoristas em número suficiente para a realização dos serviços, e há subvenção por meio de convênio, para custear as despesas com combustíveis e ma-nutenção dos veículos.

Assessoria de Imprensa

Page 35: jornal impacto 22 de agosto de 2014

35IMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 lucélia

Em 1 ano, Prefeitura reduz em 54% despesas com horas extras

Creche José Cândido é alvo de denúncias do Legislativo

Vereador Julio Moreno desabafa sobre o esporte de Lucélia

Galeria para passagem de água construída em rua da Vila Cayres

Legislativo recebe denúncias da Creche José Cândido

Os números foram apurados pela Administração Municipal, a partir das despesa com a realização do transporte de estudantes

Rua Josefina Storti Rapacci recebe galerias

O Feirão dos Tecidos é reinaugurado em Lucélia

“Estamos perdendo projetos sociais no esporte por falta de representatividade”, cita vereador

Melhorias

Economia

Comércio

Política

Desde o início de 2013 a atual Ad-ministração Municipal tem tomado uma série de medidas visando pro-mover a melhor gestão financeira e administrativa da estrutura pública da Prefeitura de Lucélia. As medidas foram determinadas pelo prefeito Osvaldo Saldanha e visam, sobre-tudo, promover ações concretas que aprimorem os diversos aspectos do serviço público.

Uma das ações concretas, e com resultados já mensuráveis, foi a redução no volume de horas extras, realizadas pelos funcionários mu-nicipais. Em 2012, no último ano da Administração anterior, foram reali-zadas 92.241 horas extras, que pagas pelos cofres municipais geraram uma despesa de R$ 496.673,45.

Em 2013, no primeiro ano da atual Administração, as medidas de contenção e regularização das horas extras atingiram os vários setores. Mesmo com um considerável au-mento no volume de trabalhos – o que pode ser visualizado com as diversas ações desencadeadas desde o início de janeiro do ano passado – foi pos-sível reduzir o volume total de horas extras para 37.438, com o valor total pago de R$ 225.547,59.

Em termos de horas extras, o volume de 2013 (37.438 horas extras realizadas) é 59% menor do que o apurado em 2012 (92.241 horas extras realizadas). A diferença é de 54.803 horas extras realizadas a menos.

Em termos financeiros, a redução é de 54,5%, sendo que em 2012 foram pagos R$ 496.673,45 em horas extras e em 2013 foram pagos R$ R$ 225.547,59, permitindo uma diferença a menor de R$ 271.125,86.

Mesmo com essa redução no volume de horas extras, não houve qualquer prejuízo ao serviço público prestado à comunidade, nas diversas

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Durante sessão ordinária da Câ-mara Municipal, na segunda-feira (18), a vereadora Ângela Iura (PV), declarou que recebeu denúncias de pais referente a Creche José Cândi-do, na Vila Rancharia.

Segundo informações, com o afastamento de professores devido

Após muitos transtor nos ocorridos por conta de mal es-coamento de águas de chuvas, a secretaria de Obras realiza serviços de instalação de ga-lerias na rua Josephina Storti Rapacci, Vila Cayres.

Segundo infor mações dos moradores, quando chovia a água entrava nas residências e causava vários transtornos. “Já perdi uma geladeira e meu vizinho teve o muro derrubado por conta da água da chuva que entrava, foram muitos anos de sofrimento”, relata o morador José da Silva Eugênio, de 42 anos.

De acordo com o setor a obra deve ficar pronta em torno de 15 dias.

F.S.

Na última sessão ordinária da Câmara de Lucélia, ocorrida na segunda-feira (18), o vereador Julio Moreno declarou a preocu-pação com o setor de esportes da cidade. Para ele a administração está demorando para tomar providências e ocupar o cargo de diretor de Esportes, após demissão de Fernando Moraes, na sexta-feira (7). “Achei que o prefeito de imediato iria contra-tar alguém para a substituição do cargo, ainda não foi feito e pelo visto não será. O esporte não é feito apenas com futebol, mas sim com projetos sociais e devido a falta desses projetos Lucélia está ficando para trás. A partir do momento que teremos um diretor de Esportes designa-

a licenças, estagiários passam a cuidar das crianças, oferecendo ris-cos às mesmas.”Isso não pode estar acontecendo, as crianças podem ser vítimas de acidentes. A secretaria de Educação tem que resolver este problema o mais rápido possível, antes que aconteça algo grave", afirmou.

Procurada pelo IMPACTO, a Prefeitura informou que o caso é

do ao cargo ele pode conquistar tais projetos, mas iremos cobrar de quem se no setor não existe um cargo específico?”, desabafa Julio.

De acordo com o vereador, um dos programas que Lucélia per-de é o PAF (Programa Atleta do Futuro). Ele cita que em visita a Parapuã o programa atende 1.120 crianças. “Com o PAF o municí-pio passa a ter ônibus gratuito para levar os atletas em compe-tições, além de alimentação, sem isso estamos ficando para trás não só neste mas em vários ou-tros. Se não tivermos a preocupa-ção de tratarmos nossas crianças com igualdade qual será o futuro que elas podem traçar?”, finaliza o vereador. F.S.

frentes de trabalho. “As mesmas pessoas estão trabalhando dentro de uma nova dinâmica, onde a atual administração busca a participação e o empenho de todos para novas res-ponsabilidades e compromisso com o serviço público”, explica o prefeito Osvaldo Alves Saldanha.

Ainda segundo o prefeito, esse novo compromisso ao trabalho, colaborativo e com o empenho de todos, se orienta para atender um dos princípios da administração púbica. “À medida que o admi-nistrador se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência, ou seja, a melhor utilização dos recursos disponíveis”, completa.

Além desses aspectos centrais, a atual Administração mapeou que algumas situações de pagamento de horas extras ocorria, até 2012, sem que de fato as mesmas tivessem sido efetivamente executadas, com ou sem autorização das chefias respon-sáveis, sendo que esse dispositivo era usado para privilegiar determinados funcionários alinhados politicamen-te com a Administração anterior, simpatizantes políticos e outros, ou como uma espécie de compensação para melhoria salarial, dirigida àqueles alinhados com os dirigentes administrativos da época.

Dentro desse universo, segundo o prefeito, foram tomadas todas as medidas dentro do desafio de promover a correta apuração do pagamento de horas extras, exclusivamente para quem de fato foi convocado para serviços extraordinários além do horário. E considerando a real necessidade, as horas extras foram reduzidas significativamente, como os núme-ros retratam.

Assessoria de Imprensa

verídico, porém as crianças ficam com estudantes de pedagogia capa-citados mas com supervisão cons-tante de professores e monitores.No caso de afastamento de 15 dias a Prefeitura não tem como colocar outro substituto no lugar, apenas se ocorrer o pedido de licença de mais de 15 dias quando o professor passa a receber pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Foi reinaugurado em novo local O Feirão dos Tecidos, em Lucélia. Sob direção de Ângela Francia a loja conta com tecidos, cama, mesa, banho e confecções para todos os gostos.

De acordo com a proprietá-ria o novo local é mais arejado e oferece conforto aos clientes,

diversas opções em tecidos são encontrados na loja e objetos de decoração para deixar o ambien-te mais bonito.

Bancas promocionais de até 50% de desconto podem ser encontradas no O Feirão dos Te-cidos e as formas de pagamento também são especiais, em cartão

as compras podem ser parcela-das em até 6x sem juros, cheque 5x e crediário em até 4x.

“Convidamos a todos para conhecer nossa nova instalação e os produtos que oferecemos sempre com as melhores con-fecções em tecidos e tendências em decorações”. F.S.

Page 36: jornal impacto 22 de agosto de 2014

IMPACTOsexta-feira, 22 de agosto de 2014

O pequeno Theo exibe a nova coleção infantil da Ótica Visão

A vereadora de Mariápolis Lucimar Barbosa comemorou mais um ano de vida na terça-feira (19) e recebe o carinho do neto Miguel, filhas Pâmella e Luana e genro Ivan

O aniversariante Milton recebe o carinho das netas Sthefanie e Ana Julia

Milton com os amigos Evandro, Samuca, Michele e Darci que comandaram os preparativos da festa

Elisandro, da JF Ferragens, em almoço com sua esposa Tatiana e o pequeno José Eduardo (2)

Marcio, Patrícia, Sueli, Diego e Alysson da JF FerragensAdamantina

C M

Y K

CMYK

Page 37: jornal impacto 22 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

34aIMPACTO sexta-feira, 22 de agosto de 2014 especial

= EXTRATO DE CONTRATO =CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SALMOURÃO. CONTRATADA: DIANE

LOPES DOS SANTOS, Inscrita no CNPJ nº 17.924.171/0001-00, estabelecida na Rua Atilio Pigozzi, nº 135, Conjunto José Valter Sioviero, na cidade de Osvaldo Cruz – SP, neste ato representado pela Senhora DIANE LOPES DOS SANTOS, brasileira, maior, empresária, residente e domiciliado na Rua Atilio Pigozzi, nº 135, Conjunto José Valter Sioviero, na cidade de Osvaldo Cruz – SP, portadora do RG. Nº 49.735.711-8-SSP/SP e do CPF/MF nº 421.371.298-25, celebram o presente instrumento de contrato de acordo com as disposições nele contidas, e por ele tem partes entre si, justos e acertados os termos e condições que se seguem: OBJETO: contratação de empresa especializada para ministrar aulas de Artesanato e Dança para as famílias atendidas pelo PAIF – Programa de Atendimento Integral a Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo. PAGAMENTO: A Contratante pagará à Contratada a importância de R$ 40,00 (quarenta reais) por hora sendo o valor total de R$ 10.320,00 (dez mil, trezentos e vinte reais), será pago mensalmente, através de depósito em conta-corrente da Contratada e/ou na Tesouraria Municipal, com o prazo de até 10 (dez) dias, a contar da apresentação das respectivas faturas, de-vidamente atestadas pelo setor responsável, com apresentação de relatório dos serviços prestados. No valor contratado estão incluídos todos os custos diretos e indiretos, bem como os encargos trabalhistas, previdenciários, tributários e demais despesas de qualquer natureza que são de única e exclusiva responsabilidade da CONTRATADA. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Órgão: 02 Poder Executivo, Unidade Orçamentária: 02.00 Fundo Municipal de Assistência Social, Função/Sub-função: 08.244 Assistência Social – Assistência Comunitária, Projeto/Atividade: 2007 Ma-nutenção da Assistência Comunitária, Categoria Econômica: 3.3.90 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica, Ficha: 48. O AMPARO LEGAL: Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores, Convite nº. 018/2014 – Processo n° 034/2014. FORO: Fica eleito o da Comarca de Osvaldo Cruz – SP, para dirimir qualquer duvida oriunda do contrato. DISPOSIÇÕES FINAIS: A integra do contrato está à disposição dos interessados no Setor de Licitação. Salmourão, 06 de agosto de 2014. ASSINATURAS: JOSÉ LUIZ ROCHA PERES, Prefeito Municipal,

EMPRESA: DIANE LOPES DOS SANTOS.

JOSÉ LUIZ ROCHA PERES

Prefeito Municipal

Page 38: jornal impacto 22 de agosto de 2014

cotidiano sexta-feira, 22 de agosto de 2014 34b IMPACTOC

M Y

K

CMYK

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ

EXTRATO DE CONTRATOS

RESCISÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 02/2014

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ

CONTRATADO: COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO INTERIOR PAULISTA CLÁUSULA PRIMEIRA: CONTRATANTE E CONTRATADA decidem rescindir amigavelmente o Contrato nº 02/2014, firmado entre as partes em 03 de fevereiro de 2014.

CLÁUSULA SEGUNDA: A presente rescisão amigável do Contrato nº 02/2014 não implicará em direito a qualquer indenização a nenhuma das partes contratantes, uma vez que é feito em comum acordo entre as partes, gerando desobrigação com-pleta, geral e irrestrita entre as partes, sem qualquer desembolso adicional pela CONTRATANTE e sem a aplicação de qualquer sanção à CONTRATADA.

CLÁUSULA TERCEIRA: Ficam ratificadas os seus termos e condições as demais cláusulas do contrato vinculado ao Termo de Compromisso ora aditado, ficando este Termo fazendo parte integrante e complementar daquele, a fim de que juntos produzam um só efeito.

CLÁUSULA QUARTA: O presente Termo de Rescisão de Contrato Administrativo de Forma Amigável será levado à publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), dentro do prazo estabelecido pelas normas em vigor.

CLÁUSULA QUINTA: E por estarem justos e acertados firmam o presente em duas vias de igual valor, teor e forma, na presença de duas testemunhas que tam-bém o assinam.

DATA DA RESCISÃO: 06/08/2014

Parapuã, 13 de agosto de 2014.

GILBERTO HOSHINO

Presidente da Comissão Permanente de Licitações

DECRETO Nº 3.785, DE 07 DE AGOSTO DE 2014.

“DECLARA COMO HÓSPEDE OFICIAL DO MUNICÍPIO DE PARAPUÃ, A

VOSSA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA DOM LUIZ ANTÔNIO CIPOLINI, BISPO DA DIOCESE DE MARÍLIA”.

SAMIR ALBERTO PERNOMIAN, Prefeito Municipal de Parapuã, Comarca de Osvaldo Cruz, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais;

D E C R E T A

Artigo 1º - Fica declarado como HÓSPEDE OFICIAL do

município de Parapuã, nos dias 07, 08, 09 e 10 de agosto de 2014, a Vossa Ex-celência Reverendíssima DOM LUIZ ANTÔNIO CIPOLINI, Bispo da Diocese de Marília, homenagem do povo parapuense pela visita pastoral às entidades sociais e igrejas, pelos relevantes serviços e projetos sociais desenvolvidos, bem como o cumprimento de sua missão de fortalecimento da fé cristã.

Artigo 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando--se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Parapuã, aos 07 de agosto de 2014.

SAMIR ALBERTO PERNOMIAN

Prefeito Municipal

Publicado e registrado em livro próprio na Secretaria da Prefeitura Municipal de Parapuã, e afixado em lugar de costume na data supra.

CLAYTON FERREIRA DA SILVACoordenador de Administração e Planejamento

= EXTRATO DE CONTRATO =

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SALMOURÃO. CONTRATADA: MEP CONSULTORIA E AMBIENTAL LTDA, Inscrita no CNPJ nº 12.561.325/0001-22, estabe-lecida na Rua Lima e Costa, nº 209, na cidade de Marília – SP, neste ato represen-tado pelo Senhor HERCILIO FASSONI JUNIOR, brasileiro, solteiro, maior advogado, residente e domiciliado na Rua Cel. José Brás, nº 500, Marília - SP, portador do RG. Nº 24.600.776-SSP/SP e do CPF/MF nº 174.062.948-59, celebram o presente instrumento de contrato de acordo com as disposições nele contidas, e por ele tem partes entre si, justos e acertados os termos e condições que se seguem: OBJETO: contratação de empresa especializada contratação de empresa especializada para elaboração de Plano Diretor de Drenagem Urbana em Salmourão – SP, conforme descrição contida no cronograma físico financeiro apresentado e aprovado pelo FEHIDRO Nº 216/2014 – Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. PAGAMEN-TO: A Contratante pagará à Contratada a importância de R$ 114.997,80 (cento e quatorze mil, novecentos e noventa e sete reais e oitenta centavos), de acordo com o serviço realizado, através de depósito em conta-corrente da Contratada e/ou na Tesouraria Municipal, com o prazo de até 10 (dez) dias, a contar da apre-sentação das respectivas faturas, devidamente atestadas pelo setor responsável, com apresentação de relatório dos serviços prestados. No valor contratado estão incluídos todos os custos diretos e indiretos, bem como os encargos trabalhistas, previdenciários, tributários e demais despesas de qualquer natureza que são de única e exclusiva responsabilidade da CONTRATADA. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁ-RIA: Órgão: 02 Poder Executivo, Unidade Orçamentária: 05.00 Departamento de Obras, Agricultura e Serviços, Função/Sub-função: 15.452 Urbanismo – Serviços Urbanos, Projeto/Atividade: 2024 Manutenção dos Serviços Urbanos e Transporte, Categoria Econômica: 3.3.90 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica, Ficha: 175, Órgão: 02 Poder Executivo, Unidade Orçamentária: 05.00 Departamento de Obras, Agricultura e Serviços, Função/Sub-função: 15.452 Urbanismo – Serviços Urbanos, Projeto/Atividade: 2024 Manutenção dos Serviços Urbanos e Transporte, Categoria Econômica: 4.4.90 Obras e Instalações, Ficha: 194. O AMPARO LEGAL: Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores, Convite nº. 017/2014 – Processo n° 033/2014. FORO: Fica eleito o da Comarca de Osvaldo Cruz – SP, para dirimir qualquer duvida oriunda do contrato. DISPOSI-ÇÕES FINAIS: A integra do contrato está à disposição dos interessados no Setor de Licitação. Salmourão, 04 de agosto de 2014. ASSINATURAS: JOSÉ LUIZ ROCHA PERES, Prefeito Municipal, EMPRESA: MEP CONSULTORIA E AMBIENTAL LTDA.

JOSÉ LUIZ ROCHA PERES

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALMOURÃO - ATERRO SANITÁRIO EM VALAS torna público que recebeu da CETESB a Licença de Operação N° 67000541 , válida até 05/08/2019, para Depósitos de lixo e aterros sanitários para disposição de resíduos não à ESTRADA MUNICIPAL SLM 270, S/Nº, KM 1, PÉ DE GALINHA, SALMOURÃO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃEXTRATO DE CONVÊNIO

TERMO DE CONVÊNIO 001/2014 FIRMADO EM 01 DE AGOSTO DE 2014 ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ E A IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PARAPUÃ tendo em vista o que dispõe a Constituição Federal, em especial os seus artigos 196 e seguintes; a Constituição Estadual, em especial os seus artigos 218 e seguintes; as Leis nº8080/90 e 8142/90; a Lei Federal nº8666/93 e alterações posteriores; a Lei Municipal nº 2.392, de 10/12/2007; a Lei Orgânica do Município de Parapuã e demais disposições legais e regulamentares aplicáveis à espécie, referente à assistência integral à saúde. A PREFEITURA MU-NICIPAL DE PARAPUÃ e a IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PARAPUÃ celebram o presente Termo de Convênio firmado em 1º de Agosto de 2.014, tendo justos e acertados as cláusulas e condições que seguem:

(...)

SAMIR ALBERTO PERNOMIAN

Prefeito Municipal de Parapuã

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ

ARIOVALDO APARECIDO CAVICCHIO

ProvedorIRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PARAPUÃ

CONVENIADA

LEI N.º 2.824, DE 07 DE AGOSTO DE 2014.

“ACRESCENTA PARÁGRAFO AO ARTIGO QUE ESPECIFICA, DA LEI MUNICIPAL Nº 2.192, DE 24 DE JUNHO DE 2004, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

SAMIR ALBERTO PERNOMIAN, Prefeito Municipal de Parapuã, Comarca de Osvaldo Cruz, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, faz saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE PARAPUÃ APROVOU e ele SANCIONA e PROMULGA em redação final a seguinte Lei:

Artigo 1º - Fica acrescentado o parágrafo 5º ao artigo 3º, da Lei Municipal nº 2.192, de 24 de junho de 2004, com a seguinte redação:

§5º - A evolução de que trata o caput do artigo 3º, não se estende aos

servidores do quadro do magistério público municipal, abrangidos pela Lei Municipal nº

1.977, de 18 de fevereiro de 1999, com suas posteriores e eventuais alterações, mantendo-

se, porém, as gratificações já concedidas. Artigo 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas

as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Parapuã, aos 07 de agosto de 2014.

SAMIR ALBERTO PERNOMIAN Prefeito Municipal

Publicada e registrada em livro próprio na Secretaria da Prefeitura

Municipal de Parapuã e afixada em lugar de costume na data supra.

CLAYTON FERREIRA DA SILVA Coordenador de Administração e Planejamento

Page 39: jornal impacto 22 de agosto de 2014

39IMPACTO 27a sexta-feira, 22 de agosto de 2014 editais

Prefeitura de Parapuã

Prefeitura de Parapuã Prefeitura de Parapuã

Prefeitura de Parapuã