Jornal impacto 15 de agosto de 2014

29
Adamantina conquista dois ônibus e diversos recursos por meio do PAR Tempo seco aumenta queimadas em Adamantina e região Moradores criticam empresa clandestina de lixo reciclável na Vila Freitas QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014 C M Y K CMYK SEXTA-FEIRA 15 DE AGOSTO DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1062 • ANO 17 - ADAMANTINA A superlotação de pre- sídios já é um problema antigo, não só na região, mas em todo país. Quatro municípios da Nova Alta Paulista apresentam um grande diferencial da popu- lação carcerária permitida com a existente. Pág. 5 Pág. 7 Pág. 4b Pág. 23 Ocorrências Educação Impasse Política Ao todo, são 4.886 deten- tos que ocupam as peniten- ciárias de Osvaldo Cruz, Lucélia, Flórida Paulista e Pacaembu, um problema agravante que causa inse- gurança aos familiares e agentes das unidades. Tamyris Araujo O perigo está em suas mãos A tecnologia domi- na o mundo e ver pes- soas com celular é co- mum. Cada dia é mais comum ver pessoas com celular no trânsito – enquanto dirigem ou transitam pelas ruas a pé. De acordo com o capitão da Polícia Mi- litar de Adamantina, Júlio Romagnoli, os dois exemplos podem causar acidentes e es- tão inseridos no Códi- go de Trânsito. Pág. 7 Jornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00 CNPJ candidato 20.560.356/0002-97 Presídios da região sofrem com superlotação Câmara retorna do recesso com retirada de projeto para melhores estudos Pág. 7

description

 

Transcript of Jornal impacto 15 de agosto de 2014

Page 1: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

Adamantina conquista dois ônibus e diversos recursos por meio do PAR

Tempo seco aumenta queimadas em Adamantina e região

Moradores criticam empresa clandestina de lixo reciclável na Vila Freitas

QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014

C M

Y K

CMYK

SEXTA-FEIRA 15 DE AGOSTO DE 2014

ginoticias.com.br

EDIÇÃO 1062 • ANO 17 - ADAMANTINA

A superlotação de pre-sídios já é um problema antigo, não só na região, mas em todo país. Quatro municípios da Nova Alta Paulista apresentam um grande diferencial da popu-lação carcerária permitida com a existente.

Pág. 5 Pág. 7Pág. 4b

Pág. 23

OcorrênciasEducação Impasse

Política

Ao todo, são 4.886 deten-tos que ocupam as peniten-ciárias de Osvaldo Cruz, Lucélia, Flórida Paulista e Pacaembu, um problema agravante que causa inse-gurança aos familiares e agentes das unidades.

Tamyris Araujo

O perigo está em suas mãos

A tecnologia domi-na o mundo e ver pes-soas com celular é co-mum. Cada dia é mais comum ver pessoas com celular no trânsito – enquanto dirigem ou transitam pelas ruas a pé. De acordo com o capitão da Polícia Mi-litar de Adamantina, Júl io Romagnoli , os dois exemplos podem causar acidentes e es-tão inseridos no Códi-go de Trânsito.

Pág. 7

Jornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00

CN

PJ

can

did

ato

20.

560.

356/

0002

-97

Presídios da região sofrem com superlotação

Câmara retorna do recesso com retirada de projeto para melhores estudos Pág. 7

Page 2: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

2 IMPACTO

-

opinião sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoLucas T. Mazoca - [email protected]

RedaçãoTamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected]

Fernanda M. Silva - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora

Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial

Foto da semana

Tecnologia X imprudência humana Atualmente todos têm

celular. E o aparelho é usado em diversos locais e para di-versas finalidades – ligação, SMS, câmera fotográfica, filmadora, gravador de voz, etc.

Tanta tecnologia pode ser considerada um perigo, já que muitas pessoas são sabem respeitar limites. De acordo com o capitão da Polícia Militar de Adaman-tina, Júlio Romagnoli, o uso do aparelho celular no

trânsito pode causar graves consequências – tanto para motoristas, quanto para pe-destres.

Muitos pedestres acredi-tam que apenas os motoris-tas estão errados em caso de acidentes, mas, se estiverem distraídos enquanto atraves-sam a rua com o sinal verde, por exemplo, são responsá-veis pelo incidente e terá que arcar com as consequências.

E a cena é cada dia mais comum. Passar por pessoas

conhecidas, que não notam nossa presença por estarem ao celular, já parece rotina. Ou, ver pessoas dirigindo falando ao celular.

São acidentes, gastos mé-dicos, auxilio saúde para ca-sos de afastamento, roubos, furtos e muitas outras con-sequências que com certeza poderiam ser evitadas com mais atenção e prudência.

Vamos saber usar a tec-nologia em nosso favor? Quanta imprudência...

É preciso manter a aten-ção constante aos fatos. Por menores que sejam, podem tornar-se tormen-tosos. Diante da vastidão do planeta, um ser humano é minúsculo, mas como é imensa a sua importância; portanto, a dos seus atos também. Valho-me, por exemplo, da Primeira Guer-ra Mundial, que, em 28/7, completou 100 anos.

Um mês antes, quem matou, em 28 de junho de 1914, o arquiduque Fran-cisco Ferdinando e a espo-sa, Sofia, desencadeando, mesmo como pretexto, a partir da pequena Sérvia, o primeiro grande confli-to? Uma minúscula célula humana. Não significa que eu esteja desfazendo do seu valor como criatura, porém necessito formar uma com-paração. Usaram-no cap-ciosamente como estopim, ao que mal sabiam o que seria. É o que não podemos admitir que façam conosco em tempo algum. Era um jovem ainda, Gavrilo Prin-

cip. Assassinou o herdeiro do império austro-húngaro, em Sarajevo. Tivemos a Pri-meira Grande Guerra, que Georges Clemenceau (1841-1929) considerou como a que ter minaria com todas as outras. O primeiro-ministro da França, naquele tempo, representou-a no Tratado subscrito na Galeria dos Espelhos do Palácio de Ver-salhes, construído por Luís XIV, o Rei Sol, que também se apagou, por ser passagei-ro. Esse documento decidiu sobre a divisão dos despojos da Alemanha, subjugada em 1918, e determinou que ela pagasse onerosíssimas in-denizações aos vencedores. Não souberam gerenciar a vitória, que requer especial talento. Diversos analistas observam que, por ter sido muito severo, o Tratado oprimiu por demais o povo alemão, deixando-o à mercê do primeiro aventureiro que aparecesse. Isso, entre outros fatores, propiciou a ascensão ao poder de Adolf Hitler (1889-1945), que ins-tituiu, por onde passou, o repugnante racismo como ideologia de Estado. E deu no que deu, porque racismo contra um será fatalmente contra todos. Arrastou os povos, incluído o Brasil, ao Segundo Grande Conflito Mundial (1939-1945), que chacinou e feriu milhões de pessoas. Outro pormenor: o sombrio Adolf subiu ao poder com minoria de votos. Depois, usando de vários artifícios, até mesmo contra o Marechal Hindenburg, destruiu a frágil República de Weimar, tornando-se di-tador incontestável. Era um

estratego, acham alguns. À serpente denunciada no Apocalipse de Jesus (12:9) não se deve permitir levan-tar a cabeça de novo. Deve-mos aludir também ao fato de que ela não se apresenta obrigatoriamente de forma espetacular. É infiltrante, intrometida, astuta. Exerce, com solércia, a sedução. Atentemos para a violência que cresce no mundo! Exis-tem aqueles que, em deter-minadas circunstâncias, a consideram um “mal neces-sário”. E assim estabelecem perigoso equívoco.

Então, qualquer ato “pe-queno” poderá repercutir globalmente. Não são ape-nas as medidas próprias de estado que recaem sobre nós, por toda a parte. Não! As nossas atitudes igual-mente, por menores que sejamos, refletem-se em extensão. A coletividade so-mos nós multiplicados. É tal qual uma charada a pedir decifração, um emaranhado de destinos, estabelecendo roteiros nem sempre agra-dáveis.

Para o Criador, todas as Suas criaturas são impor-tantes. É urgente que aqueles que influenciam o mundo entendam que o ser humano é Patrimônio Divino, antes que seja tarde. Recordemos um antigo ditado que avisa: “O graveto é que derruba a panela”.

O povo precisa instruir-se, espiritual e intelectualmente, para saber melhor influen-ciar sua própria destinação. Instruído e ecumenicamente espiritualizado, saberá defen-der-se com acerto no terceiro milênio que apenas se inicia.

Uma pequena célula humana

Você faz uso do celular enquanto dirige?- As vezes, apenas em caso de emergência

- Não uso celular no trânsito, respeito as leis- Meu carro tem sistema que interliga o telefone ao veículo

- Sim, mas com responsabilidade

Enquete da semana

Dê a sua opinião no portal

O tempo seco faz com que o número de ocorrências de queimadas atendidas pelo Corpo de Bombeiros aumente

José de Paiva Netto - escritor, jornalista, radialista, composi-

tor e poeta

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais. (...) Eu a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).

Em 2001, o Reverendo Franklin Graham terminou sua oração na cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, George Bush, com as seguintes palavras:

Agora, ó Senhor, dedicamos esta cerimônia de posse presi-dencial a Ti. Que este seja o iní-cio de um novo amanhecer para os Estados Unidos, à medida que nos humilhamos diante de Ti e reconhecemos que somente Tu és o nosso Senhor, nosso Salva-dor e nosso Redentor. Oramos em nome de Jesus Cristo, e do Espírito Santo. Amém.

Sua referência à Trindade, e ao Senhor Jesus Cristo em es-pecial, levantou uma gigantesca

controvérsia, instigando tanto um processo legal quanto apelos para que o Reverendo Graham fosse declarado persona non gra-ta em eventos públicos. O clamor exemplifica a intensidade da opo-sição ao Cristianismo, à medida que ateus e outros enlameiam a sociedade em um neopaganismo designado a reformular o sonho americano em um pesadelo anar-quista de ódio a Deus.

Jesus Cristo não é um par-ceiro silencioso. A história dos Evangelhos é a encarnação, o ministério, a morte, a ressurrei-ção, a ascensão e a volta de Jesus Cristo. Quando Deus entrou no tempo na Pessoa de Seu Filho, Ele não apareceu como um ator coadjuvante da História. Embora a degeneração pagã se agitasse em volta dEle, Jesus continuou como a única solução para o di-lema humano. Ele não pode ser minimizado, marginalizado, nem ignorado. Ele é o fator decisivo que determina se morreremos ou viveremos, se prosperaremos ou pereceremos. Em termos bí-blicos, nos é ensinado que Deus, o Pai, exerceu Seu poder:

“...em Cristo, ressuscitando--o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo prin-cipado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindou-ro’ (Efésio 1.20-21).

Uma das mais grandiosas cenas desenroladas no palco da História foi o choque de domínios em Jerusalém, quando Jesus

permaneceu em pé, condenado diante do emissário de Roma, Pôncio Pilatos. Depois de confli-tar verbalmente com os acusado-res de Jesus, Pilatos confrontou o Cristo:

"Tornou Pilatos a entrar no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? (...) Respondeu-lhe Jesus: O meu reino não é deste mundo. (...) Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verda-de. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade?” (João 18.33,36-38).

Pouco importa se o gover-nador, perplexo, tenha feito a pergunta motivada pelo ridí-culo, pelo sarcasmo, ou pela sinceridade. Sua pergunta ainda soa pesadamente no ar em nossos dias. O que, de fato, é a verdade?

Ele colocou Sua missão dian-te de Pilatos: “Vim ao mundo (...) a fim de dar testemunho da verdade” (João 18.37). Tudo na administração de Deus é baseado na verdade – a verdade que é personificada em Cristo, o Salvador.

Talvez, hoje, Deus esteja pe-dindo a você que se decida entre a verdade e o erro, entre a estrada larga e o caminho estreito. Como declarou o grande líder judeu que sucedeu Moisés: “Escolhei, hoje, a quem sirvais. (...) Eu e a minha casa serviremos ao Se-nhor” (Josué 24.15).

Existe um caminho de volta?

Corpo de Bombeiros

Samuel Pereira - é pastor em Mariápolis - pastorsamuel-

[email protected]

Page 3: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

3IMPACTO sexta-feira, 15 de agosto de 2014 informeC

M Y

K

CMYK

Page 4: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Sindicato Rural promove nesta sexta-feira dia de campo na Apta

Sebrae oferece oficina de Plano de Marketing

Segundo o coordenador de cursos do Sindicato, Geraldo Mantovani, a demanda pela bovinocultura vem crescendo a cada ano

O local passará a atender como Posto de Saúde no bairro

O Sindicato Rural e a Apta Alta Paulista promovem nes-ta sexta-feira (15), a partir das 8h, dia de campo na Estação Experimental, quando serão debatidos técnicas de bovino-cultura de corte.

Segundo o coordenador de cursos do Sindicato, Geraldo Mantovani, durante o dia, serão ministrados três pales-tras, sendo a primeira sobre a importância da escolha do touro com Vanessa Gomes Ueno, da Etec Herval Bellusci. Em seguida, Edemar Moro, da Unoeste, concede palestra sobre a renovação de pasta-gens decradadas e, para finali-zar, Wander Luis Barbosa, da

Construlix vence licitação para reforma e ampliação da unidade de saúde do Cecap

Palestra

Oportunidade

C M

Y K

CMYK

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A empresa Construlix foi a vencedora da licitação de reforma e ampliação do anti-go prédio da Creche Pequeno Polegar, localizado no bairro Cecap, que passará a funcio-nar em breve como unidade de saúde.

No projeto e na planilha orçamentária constam itens como troca de piso cerâmico, troca de forro, troca de cober-

tura, ampliação de salas, troca e adequação de aparelhos sanitários, entre outros.

O cronograma previsto para as obras é de cinco meses de execução após a ordem de início de serviços emitida pelo departamento de engenharia. O valor do contrato é de R$ 292.741,66.

Depois de reformulado totalmente para atender as necessidades do departamen-to de Saúde, o local passará a atender como Posto de Saúde

no bairro, com equipe de Saú-de da Família exclusiva para a região, descentralizando a distribuição de medicamentos e atendimentos.

Jardim Brasil – A unidade de saúde do Jardim Brasil, que a Emda (Empresa Muni-cipal de Desenvolvimento de Adamantina) assumiu a obra, ainda não foi retomada, pois de acordo com informações da Prefeitura de Adamantina, a Caixa Econômica ainda não autorizou a retomada.

Apta Noroeste Paulista, fala sobre integração da lavoura com a pecuária. O seminário

O posto do Sebrae de Ada-mantina oferece nos próxi-mos dias 19 e 20 de agosto a oficina ‘Plano de Marketing’. A atividade tem carga horá-ria de 8h e tem início às 19h, com investimento de R$ 50.

A oficina apoia o empre-sário na compreensão dos

é gratuito, como café e almoço. As incrições podem ser feitas no local. Gi Notícias

principais elementos para a elaboração de um plano de marketing, refletindo sobre a atuação da empresa na dinâmica do mercado e elabo-rando um plano de marketing inicial.

A atividade será reali-zada na ACE (Associação

Comercial e Empresarial de Adamantina) e é destinado a microempreendedores forma-lizados com CNPJ.

Informações e inscrições pelo telefone 3521-1831 ou 99711-9295, ou ainda pelo email [email protected].

T.A.

Page 5: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

5IMPACTO sexta-feira, 15 de agosto de 2014 geral

Adamantina conquista dois ônibus e diversos recursos por meio do PAR

Motos se chocam no centro de Adamantina

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Prefeitura de Ada-mantina recebeu na última semana dois ônibus 0 km destinados a educação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no valor de 481 mil, com capacidade para 60 crianças ou 40 adultos, já que cada banco tem três cintos.

De acordo com o secre-tário de Educação Wilson Hermenegildo, os veículos foram conquistados por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas), elabo-rado por equipe adamanti-nense. Os carros estiveram expostos em frente ao Paço Municipal e serão usados para transporte escolar rural.

Hermenegildo ressalta que, por meio do PAR, ela-borado a cada quatro anos por professores locais, a secretaria de Educação de Adamantina conquistou também 1.320 carteiras e cadeiras (adequadas para a idade escolar da criança),

Educação

Polícia

C M

Y K

CMYK

43 mesas e cadeiras para professores, 47 mesas para portadores de necessidades especiais (cadeirantes), brinquedos para educação infantil, equipamentos para cozinha e a cobertura da quadra da escola Navarro de Andrade, no valor de R$ 187 mil, que já foi feita a li-citação, porém, uma das em-presas participantes entrou

Duas motos, uma Hon-da Biz e uma Titan, se chocaram no centro da ci-dade por volda das 22h30

com recurso, o que atrasa o início das obras. Outra conquista são os R$ 105 mil para mobília da creche Pro-Infância. “Essas foram benefícios aprovados, mas que ainda não chegaram ao município, além do que os professores e funcionários da rede municipal de ensino passam constantemente por capacitação, em busca da

na terça-feira (12).De acordo com ocor-

rência, o acidente acon-teceu na avenida Capitão

melhor qualidade do ensi-no”, explica Hermenegildo.

Para ele, “receber todo esse material sem custo para o município (contra-partida), por meio do plano elaborado pela equipe de profissionais local, não de-pendendo de politica, com certeza é gratificante e será muito útil para nossa cida-de”, finaliza.

José Antônio de Oliveira e a condutora da Bis, G.C.G.Y., de 26 anos, teve escoriações na perna e

cotovelo esquerdo, sen-do socorrida no Pronto Socorro local.

Gi Notícias

Secretário de Educação Wilson Hermenegildo e prefeito Ivo Santos com um dos ônibus conquistados recentemente

Page 6: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

6 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

informe sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Page 7: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

7IMPACTO

Uso de celular no trânsito causa prejuízos para motoristas e pedestres

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A tecnologia domina o mun-do e ver pessoas com celular é comum. Cada dia é mais co-mum ver pessoas com celular no trânsito – enquanto dirigem ou transitam pelas ruas a pé. De acordo com o capitão da Polícia Militar de Adamantina, Júlio Romagnoli, os dois exem-plos podem causar acidentes e estão inseridos no Código de Trânsito.

O capitão alerta que a distra-ção de pedestres ao atravessar a rua, por exemplo, em um si-naleiro, pode causar acidentes. “Se o sinal estiver verde para o motorista, por exemplo, e acontecer o acidente, e for com-provado isso, a pessoa que ficar ferida ainda terá que arcar com as consequências”, relata.

Além disso, ele explica que a falta de atenção deixa o pe-destre muito mais vulnerável a ações de criminosos, seja em bancos ou até mesmo na rua, ocasionando roubos e furtos com mais facilidade.

Para os motoristas que insis-tem em fazer o uso do aparelho celular enquanto dirigem, seja para fazer ligação ou mandar

Moradores da Vila Freitas, próximo ao Colégio Objetivo, procuraram o IMPACTO na quarta-feira (13) para denun-ciar o que segundo eles, está se tornando uma empresa clandes-tina de lixo reciclável na linha férrea no fim da rua Antonio Goulart Marmo.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou que há mais de 15 dias, um grupo de Junqueirópolis fez um cercado com madeiras e portas para deposito do lixo na linha férrea.

A comunidade da Vila Frei-tas, não contente com a situa-ção, procurou o setor de fiscali-zação, meio ambiente e gabinete da Prefeitura de Adamantina, entretanto, não foram infor-mados sobre que providência seria tomada. “Na realidade, um passa a responsabilidade para o outro, e ninguém resolve o nosso problema”, destaca.

O IMPACTO entrou em con-tato com a prefeitura, que por meio do setor de Planejamento, informou que a citada área é da ALL (América Latina Logísti-ca), e a Prefeitura de Adamanti-na está notificando a secretaria de Planejamento da União e o Ministério Público da invasão da área federal, já que não é de responsabilidade local.

A prefeitura mantém apenas o local limpo e informa ainda que para abertura de qualquer empresa é necessário licença de funcionamento da Cetesb (Com-panhia de Tecnologia e Sanea-mento Ambiental), e para isso é

A Prefeitura de Adamantina resolveu no final de julho as pendências e irregularidades na documentação do estádio municipal Antônio Goulart Marmo, que dificultavam a libe-ração de R$ 204 mil destinados a obras de reformas e adequa-ções exigidas pelo Ministério Público para que haja liberação do local.

De acordo com a secretária de Esportes Marlene Ribeiro, foi conquistada emenda de R$ 204 mil e durante o processo para recebimento do recurso a equipe tomou conhecimento que a documentação do está-dio municipal não atendia as exigências legais atuais para a formalização de convênios.

Segundo Luiz Pedro da Silva (Luizinho Bil), agente de tesou-raria que atua no patrimônio, foi necessário a unificação das três transcrições existentes da-quele imóvel – 6539/13807/13808, documentos estes que datam desde 1.949 e 1.951. “As transcri-ções foram unificadas no car-tório de registros local e agora a área está registrada apenas com a matrícula 28160, com uma área de 13.902 m2”, explica.

Além disso, segundo o res-ponsável pelo setor, está sendo providenciada a averbação junto ao cartório das áreas construídas.

Interdição – O estádio está interditado desde agosto de 2013 pelo Ministério Público,

mensagem de texto, o capitão alerta que além de atropela-mentos e acidentes, a atitude é alvo de constantes multas e não é necessário parar o veículo para autuação. “As pessoas não respeitam nem a autoridade policial. Avistam as policias e continuam no celular”, afirma.

Em decorrência de descuido com o telefone, o capitão da polícia destaca como prejuízo, além dos acidentes, gastos médi-cos, auxílio saúde para caso de afastamento (prejuízo para o Es-tado), roubos, furtos, e multas.

Outras autuações – Aproxi-

Policiais orientam motoristas e pedestres quanto ao perigo do celular no trânsito

Vereadores durante primeira sessão pós recesso parlamentar trânsito

Os vereadores adamantinenses retornaram nesta segunda-feira (11) do recesso parlamentar. Duran-te 34ª sessão ordinária, a primeira encontro do segundo semestre, foram apresentadas 42 indicações, três moções e 20 requerimentos.

O projeto de Lei 017/2014, pro-posto pela Prefeitura de Adaman-tina, que deveria ser votado em primeira discussão, referente a transformação da Área Institucio-nal do Residencial Monte Alegre em via pública, foi retirado de pauta para melhores estudos.

O projeto de Lei nº 018/2014, que dispõe sobre abertura de rua de áreas de terras que especifica e dá outras providências, foi aprovado em primeira discussão.

Durante a sessão foi aprovado também a concessão de Título de Cidadão Adamantinense à Tuika Yamamoto, proposto pelo vereador

Moradores criticam empresa clandestina de lixo reciclável na Vila Freitas

Prefeitura unificar transcrição e regulariza área do estádio

Câmara retorna do recesso com retirada de projeto para melhores estudos

Impasse Esporte

Polícia Política

sexta-feira, 15 de agosto de 2014 geral

madamente 60 % das multas aplicadas em Adamantina são referentes a uso de celular no trânsito, estacionamento em lugar errado e não utilização de cinto de segurança.

“E não há restrição de sexo. Homens e mulheres devem se conscientizar quanto às normas do código de trânsito e pensar que o perigo que causam não só a eles, mas as demais pesso-as. A modernização e o celular com certeza são ótimos, mas há hora e lugar certo para utilizar, se não se tornam um perigo”, finaliza.

Diniz Parussolo Martins (DEM).Além disso, foram encaminha-

dos pelo Poder Executivo para votação em plenário os projetos de Lei Complementar nº 298/14, 299/14 e 301/14, que dispõe sobre a concessão de direito real de uso de áreas para quatro empresas (Ronaldo Oreses Maiusso & Cia. Ltda ME, Elo’s Plast Industria e Comércio de Peças Agrícolas Ltda, Organização Publicidade Adamantina Ldta, e Congelados Marbel). No entanto, a presidên-cia do Legislativo apresentou na última sessão ofício para que as comissões permanentes da Casa de Leis façam levantamento a res-peito das informações prestadas à Prefeitura e ao Conselho Munici-pal de Desenvolvimento, para que as propostas possam ser votadas pelos vereadores.

T.A.

preciso documentação de posse da área, o que pode ocasionar

problemas para os possíveis em-presários. T.A.

Moradores reivindicam contra depósito de lixo reciclável na Vila Freitas

Estádio Antônio Goulart Marmo está com escritura legalizada perante Estado

por irregularidades relativas à segurança e acessibilidade.

A secretária de Esportes afirma que algumas exigências do Ministério Público já foram atendidas, como instalações das luzes de emergências, extinto-res, enumeramos a arquibanca-da e isolamos com alambrados a outra parte dela, apontada pelos Bombeiros e Polícia Militar.

Marlene destaca ainda que foram realizados trabalhos de pintura dos sinais e setas indi-cativas, reboque e pintura da parte das paredes dos vestiários que estavam danificadas, isola-mento de área próximo aos ves-tiários, retirados os entulhos e materiais que pudessem afetar a segurança do local.

T.A.

Fernanda Silva

Page 8: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

8 social sexta-feira, 1 de agosto de 2014 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

O garotão Heitor em dia de festa de 7 anos com o pai Marcelo Corradi, a mãe Débora e a irmã Elisa

Janaina Bettio e Anelise Godoy

Rosânia Gonçalves com os filhos Matheus e Henrique

Diretor da FAI Márcio Cardin, vice Wendel e

Eduardo Fiorillo na inauguração da Galeria dos

Diretores

O ex-prefeito Sérgio Seixas, Pedro Ruete, Ivone Ramos, Jurandir Dantas, Licemari Seixas e César Molina, em evento da FAI

Page 9: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 15 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO

Com o objetivo de integrar estudantes, docentes, servido-res e a comunidade por meio da prática esportiva, acontece de 27 a 29 de agosto a sétima edição do VII JUFAI (Jogos Universitários das Faculdades Adamantinen-ses Integradas).

Neste ano, o ATC (Adamanti-na Tênis Clube) sediará o evento por possuir quadras integradas e espaço amplo, que contribui para a melhor realização das atividades.

A competição de corrida de rua, presente também nas edi-ções anteriores, terá dessa vez cinco quilômetros e a participa-ção solidária é estendida a toda a comunidade. A inscrição para a “Corrida e Caminhada Notur-na FAI5K” efetiva-se mediante a doação, no Campus III da FAI, de 1 litro de leite longa vida em prol de entidades assistenciais ou 1 pacote de papel higiênico, destinado à Santa Casa de Ada-mantina.

Com início na última quarta--feira, 13, as inscrições gratuitas estão disponíveis no portal da FAI (www.fai.com.br) e perma-

IMPACTO

7º JUFAI recebe inscrições da para “Corrida e Caminhada Noturna FAI5K”

C M

Y K

CMYK

necem até o dia 24.Serão ofertadas dez

modalidades esportivas (quatro coletivas e seis individuais), com a in-serção do vôlei de areia, biribol e tênis de quadra. São elas: Futebol Society (Masculino e Feminino), Futebol de Salão (Mascu-lino e Feminino), Tênis de Mesa (Masculino e Femini-no), Natação (Masculino e Feminino), Xadrez, Corri-da e Jogos Eletrônicos.

Cada curso terá direito a participar de uma mo-dalidade coletiva. Já nas individuais, o número de participantes será aberto.

De acordo com o co-ordenador do curso de Educação Física, professor Me. Carlos Alberto Gomes Barbosa, esta edição será marcada pelo envolvimen-to de todos os departamen-tos da FAI.

“Mais de 4.000 alunos e seus respectivos professo-res sabem o quão grandio-so é o JUFAI de 2014. Será montada uma equipe para cada uma dessas modalida-des por professores, setor

administrativo e funcioná-rios”, explica.

Cada curso receberá a nomeação de “delegação esportiva” e será eleito um representante por curso, que terá uma senha e efe-tivará a inscrição de cada equipe.

“A ideia desses jogos é fazer com que a comu-nidade conheça o esporte e os estudantes da FAI. A corrida noturna é algo fascinante, um evento real-mente muito bem pensado e organizado para a comu-nidade. Estendo o convite também à participação dos alunos, funcionários, professores, e o público externo para ver a beleza do esporte e o quanto é in-clusivo”, finaliza o docente.

O evento contará ainda com praça de alimentação promovida pelas comis-sões de formatura.

Mais informações po-dem ser obtidas pelo [email protected] ou no Câmpus III, localizado à Av. Marechal Castelo Branco, nº 660, pelo telefo-ne (18) 3522-1000.

Professor Carlos Alberto Barbosa (à dir.) e representantes da direção respectivamente, Fabrício Lopes e Fulvia Veronez, posam para a foto com a premiação do VII JUFAI

Priscila Caldeiracotidiano

Page 10: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A Polícia Militar de Adamanti-na apreendeu grande quantidade de maconha na quinta (7) e sexta--feira (8) durante três operações. Em uma das ações, uma estudante de odontologia, um de engenharia civil e um rapaz, que trabalha na Zona Azul, estavam envolvidos.

No fim da tarde de quinta, após uma reclamação de som alto em uma república na Vila Industrial, policiais militares apreenderam 2.600 kg de maconha após aden-trarem em um apartamento e abordarem duas mulheres.

Uma delas se contradizia e não quis revelar onde morava, até que a amiga disse que eram vizinhas. Nesse instante a PM ouviu barulho de descarga no apartamento ao lado, onde um homem dispensava a droga na privada e outro tentava fugir pela janela. Ele foi localizado em sua residência.

A estudante de odontologia, um universitário de engenharia civil e o rapaz da Zona Azul confessaram a posse da droga. Na casa, foram encontrados quatro tijolos de

maconha, que seriam fracionados para venda. Foram apreendidos também R$ 94, celulares, balança de precisão e materiais usados para embalagem. Todos foram presos em flagrante. A moça foi encaminhada para Tupi Paulista e os jovens para a Cadeia Pública de Adamantina.

Apreensão de menores – Dois menores, de 16 anos, foram apre-endidos com droga na manhã de sexta-feira. Um estudante, que estava em liberdade assistida, foi localizado dentro da escola Dur-valino Grion com maconha. Ele é morador do Jardim Brasil e já tem ocorrência por tráfico.

A outra ocorrência registrada foi por volta das 9h40, quando a PM patrulhava o Jardim Brasil, e um menor ao avistar a viatura, dispensou algo no chão. Durante abordagem, foi localizado cigarros de maconha, em que o jovem con-fessou ter mais em sua casa. Na geladeira foram apreendidos 18 invólucros do mesmo entorpecente e um tablete ainda não fracionado. O menor, que estava em liberdade

Prefeitura finaliza obras na pista de caminhada no Parque do Caldeiras

Carro e moto colidem no centro da cidade

Droga e objetos apreendidos pela polícia durante operações

Campo do Tangará foi contemplado com trave de voleibol, redes e pintura de solo e já pode ser utilizado pela comunidade

Pista de caminhada deve ser asfaltada nos próximos dias

PM apreende maconha durante operações

Moto e carro colidem no centro

Campo do Tangará conta agora com quadra adaptada de voleibol

A Prefeitura de Adamantina, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação (Selar), com de-dicação e esforço, passa a oferecer à população adamantinense mais uma opção de lazer e entretenimento, o Campo do Tangará recebeu na últi-ma semana, traves, redes e pintura para proporcionar atividades de voleibol.

Nos últimos meses o local foi uti-lizado para a realização de atividades da Secretaria de Esporte, Lazer e Re-creação, o que motivou a criação da quadra adaptada de voleibol, equipa-mento que beneficiará a comunidade dos bairros no entorno, agregando qualidade de vida ao seu dia a dia.

Um acidente envolvendo um carro e uma moto foi registrado por volta das 12h40, desta segunda--feira (11).

Um motociclista de 25 anos e um homem de 56 anos, que dirigia um veículo Gol, com placas de Caiabu, colidiram quando o Gol saia de ré do estacionamento de 45º da rua Deputado Salles Filho, em frente ao banco Bradesco, e atingiu o motoqueiro da Fan 125.

O jovem sofreu escoriações e foi levado para o Pronto Socorro local.

Gi Notícias

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Prefeitura de Adamantina iniciou na última semana a fina-lização da pista de caminhada do

A Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação (Selar) já iniciou tra-balho de busca por emendas para a destinação de recursos visando a melhoria da estrutura do local e a ampliação das opções de entreteni-mento, lazer e de treinamento. “É nossa intenção melhorar as praças esportivas de todos os bairros. Já conquistamos recursos para alguns e começamos a busca para outros. Estamos aguardando o início das primeiras melhorias, que ao longo dos anos trarão muitos benefícios para toda a comunidade”, desta-cou a secretária Marlene Ribeiro Esteves.

Assessoria de Imprensa

Parque do Caldeiras, no Jardim das Acácias, que estava inacabada de acordo com projeto apresen-tado.

O local foi alvo de críticas durante a série ‘IMPACTO nos

Esporte

Acidente

Operação

Bairros’, quando comunidade relatou que o asfalto da pista de caminhada parava ‘no meio do caminho’ e apenas de um lado do córrego.

De acordo com o secretário de Obras, Ântonio Tiveron Neto, a pista de caminhada será feita an-tes de recapear o acesso a ponte na alameda Padre Nobrega, para não danificar a obra posteriormente.

“Fizemos o alicerce de terra e agora esperamos a demarcação to-pográfica do setor de engenharia para colocar a tubulação de água pluvial para e dissipar a água e não termos problemas futuros. Só depois asfaltaremos a pista. Em média levarão 30 dias para que a obra seja finalizada”, relata.

Em relação ao asfaltamento da cabeceira da ponte que da acesso entre os bairros Jardim das Acá-cias, Mário Covas e Residencial Eldorado I, Eldorado II, Monte Alegre e Parque Juliano, será feito a instalação de galerias pluviais e, posteriormente, aplicação do asfalto, em media 30 dias também.

assistida por furto e dois tráficos, foi apreendido.

Gi Notícias

Foto: Polícia Civil

Page 11: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

11IMPACTO

Os consumidores em debito com o comércio local devem aproveitar a campanha lançada pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) Adamantina, por meio do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), e saldar dívidas com isenção de juros.

A iniciativa, intitulada ‘Lim-pe seu nome na praça’, teve início nesta segunda-feira (11) e se estende até 13 de setembro. Neste período, diversas lojas concederam 30%, 50% ou 100% de isenção de juros para que de-vedores quitem as contas.

De acordo com a encarregada do SCPC de Adamantina, Irene

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O coordenador do curso de De-senho Industrial e artista plástico Sérgio Genaro, comemorou 46 anos de história na arte com uma expo-sição no hall do auditório Miguel Reale da FAI (Faculdades Adaman-tinenses Integradas), intitulada “46 anos fazendo arte”.

O artistas, que tem mais de 1000 telas pintadas, entre desenhos, aquarelas, pintadas entre formas

abstratas, linguagem mais univer-sal, realismo social, cubista, natu-ralista, abstrato, neo figurativis-mo, abstracionismo, 3D e outras.

Entre as telas favoritas, está a ‘Condição Humana’, pintada na época da Ditadura Militar, em que havia agressividade cultural, e um homem pendurado em um varal, de forma impotente.

Na exposição na FAI, estiveram 22 telas e dois desenhos a grafite. Genaro agradece a todos pelo carinho.

Direção da FAI inaugura “Galeria dos Diretores”

Galeria de fotos homenageia todos os diretores e vice-diretores ao longo da história da FAI, desde as épocas da Fafia e da FEO

Sérgio Genaro expôs 22 telas de sua altoria

ACE realiza mutirão explicativo no fim de semana

Tem início campanha que dá descontos para quem quer ‘limpar nome na praça’

sexta-feira, 15 de agosto de 2014 cotidiano

Sérgio Genaro comemora 46 anos de arte com exposição na FAI

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO

O sábado (9) foi uma data me-morável para a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), na qual se celebrou a inauguração da Galeria dos Diretores no auditório Miguel Reale (campus II) e, com ela, o resgate e valorização da história da instituição.

Motivada pela comemoração dos 46 anos de funcionamento da FAI, em 4 de agosto, a equipe diretora homenageou a todos os que contribu-

íram pelo crescimento da autarquia municipal.

O diretor geral, professor Márcio Cardim, destacou a grandiosidade da instituição proporcionada pelo dedi-cado papel de cada gestor. “Se a FAI hoje tem 4.500 alunos, essa amplitude de laboratórios e cursos é porque cada um desses dirigentes deu uma contribuição, porque se um deles tivesse fraquejado na sua gestão, a FAI não estaria nas condições que está hoje. É mais do que merecida a homenagem a todos os ex-diretores, pois ajudaram a construir essa his-

“46 anos fazendo arte”

ACE

Tiago Sichieri

tória da FAI, inserida no contexto de Adamantina e região”, afirmou Cardim.

O vice-diretor prof. Dr. Wendel Cleber Soares também frisou a necessidade de resgatar a história da instituição.

Docente por 22 anos na insti-tuição e vice-diretor da extinta FEO (Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina) no período de 1988 a 1993, o médico Luiz Fernando Guimarães Santos ressaltou a qualidade do ensino e colocação profissional.

Na composição da mesa esti-veram presentes o secretário de educação do município de Ada-mantina, Wilson Hermenegildo, o diretor geral da FAI, professor doutor Márcio Cardim, o presiden-te da Câmara Municipal Hélio José dos Santos, o vice-diretor da FAI prof. Dr. Wendel Cleber Soares, a professora mestre Regina Eufrásia do Nascimento Ruete, o professor especialista Roberto Juraci Corrêa, o professor pós-doutor Gilson João Parisoto, o professor José Pedro Forghieri Ruete, o prof. Dr. Roldão Simione, a professora Célia Apare-cida Duarte Guimarães Santos, a professora Ivoni Gonçalves Ramos e a professora Maria José Zampieri Bellusci.

Kill Dias, são mais de R$ 1,5 mi-lhão de pendências no comércio local e até junho de 2014, foram aproximadamente 25 mil regis-tros no Cadastro.

Para orientar consumidores sobre a campanha, a ACE rea-lizou no sábado (9), em frente a Associação, um mutirão ex-plicativo, esclarecendo sobre os descontos oferecidos pelas lojas participantes e quais empresas participaram da campanha.

“No sábado tivemos 18 con-sultas, dessas 10 constavam restrições, e apenas dois con-sumidores eram em lojas parti-cipantes da campanha”, relata

Irene.A responsável informa ainda

que o movimento da ACE au-mento durante a semana, tanto no balcão, como de pessoas li-gando para se informar sobre a campanha.

Entre os problemas para quem tem no nome negativado, estão não conseguir crédito, par-celar compras, financiar carros ou imóveis ou alugar imóveis.

Mais informações para con-sumidores ou comerciantes podem ser obtidas na Alameda Fernão Dias, 396, ou pelo telefo-ne 3521-1831.

T.A.

Page 12: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Page 13: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 15 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

IMPACTO

Lemon inova na área de decoração e presentes em Adamantina

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Uma loja diferente e ino-vadora. Com diversas opções de presentes, móveis, design, acessórios de decoração, arte, tapetes, utensílios, demais artigos para o lar, e detalhes que fazem a diferença em qualquer ambiente. Com o objetivo de inovar na cidade, foi inaugurada há um mês a Lemon – Home Gifts.

Sob a direção de Carol Furquim e a mãe Maria Emí-lia, a loja atende em horário diferenciado, das 10h às 19h,

e oferece uma diversidade de detalhes que, segundo a jovem empresária, deixam qualquer ambiente ainda mais bonito e charmoso. “Nossa loja está sempre antenada as novida-des e tendências na área de decoração”, destaca Carol.

Na Lemon você encontra ideias de decoração para to-dos os ambientes da casa, e de forma rápida e agradável consegue transformar os am-bientes deixando tudo com mais estilo. “Montei ambien-tes diferentes em um mesmo lugar, para que as pessoas tenham ideia de como inovar

em suas casas”, explica.E para aquelas que são

apaixonadas por tendências, a loja já disponibiliza novida-des com as cores da próxima estação – verde e azul. “Te-mos pequenos acessórios de decoração que se encaixam em qualquer lugar, e objetos mais específicos, para mudar a cara dos ambientes com muito estilo e bom gosto”, completa Carol.

A Lemon – Home Gifts fica localizada na Alameda Fernão Dias, 384 – sala 1, telefone 3522-2284. Email – [email protected].

Carol Furquim e a mãe Maria Emília, da Lemon – Home Gifts

Nany Carrara

Page 14: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

14 IMPACTO

Um festival de sabores

Pela primeira vez, um dos maio-res talentos brasileiros tem sua bre-ve e trepidante trajetória contada nos palcos, através de “Cazuza Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”, de Aloísio de Abreu, com direção de João Fonseca. As apresentações acontecem no Teatro Procópio Ferreira.

O espetáculo reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza em carreira solo ou no Barão Verme-lho, como “Pro Dia Nascer Feliz” e “Codinome Beija Flor”. Canções como ‘Bete Balanço’, ‘Ideologia’, ‘O Tempo não para’, ‘Exagerado’, ‘Brasil’, ‘Preciso dizer que te amo’, ‘Faz parte do meu show’ estão presentes no roteiro, que reserva espaço também para composições de Cazuza que ele nunca chegou a gravar, como ‘Malandragem’, ‘Poema’ e ‘Mais Feliz’.

O elenco é encabeçado pelo músico e ator Emílio Dantas, de 30 anos, que faz sua segunda incursão em musicais. Outros talentos dão vida a nomes como Lucinha e João Araújo , Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Frejat, Caetano Veloso, Dé Palmeira, entre vários outros personagens que gravitaram no universo de Cazuza.

Para a construção do texto, Alo-ísio de Abreu partiu das conversas com pessoas próximas a Cazuza e

Quem estiver em São Paulo neste fim de semana não pode per-der o Festival de Sopas Ceagesp. As melhores receitas estão de volta até domingo (17). Não deixe de experi-mentar o Creme de Couve-Flor com Roquefort e o Caldo Verde. Junto com eles, chegam a Sopa de Baca-lhau à Fiorentina e o Minestrone.

As tradicionais Sopa de Cebola e Sopa de Cebola Gratinada também estão no menu. Os sabores das sopas do Festival são trocados toda semana, exceto as sopas de cebola. Canjica Doce é servida todas as quartas-feiras, e aos domingos tem Sopa de Chocolate com Frutas. Para mais detalhes e informações a respeito do evento que é sucesso pelo sexto ano consecutivo, pode acessar www.festivaldesopascea-gesp.com.br.

O Festival de Sopas Ceagesp acontece na sexta e sábado, das 18h às 2h e domingo das 18h até meia noite. As pessoas podem servir-se à vontade, apenas das sopas, por R$ 29,90. Uma farta mesa de antepastos

fez uma ampla pesquisa para acria-ção da estrutura dramática do espe-táculo. Como a vida do personagem foi curta e, ao mesmo tempo, muito intensa, o autor procurou contar a história de forma ágil, avançando sempre a partir dos momentos de virada na carreira e na vida dele A montagem dá continuidade à pesquisa desenvolvida por João Fonseca de uma cena musical brasileira mais despojada e teatral. “Este espetáculo é mais um passo do trabalho que comecei com ‘Gota d’água’ e que culminou no ‘Tim Maia’. É uma nova possibilidade de desenvolver e aperfeiçoar uma lin-guagem muito autoral de musical iniciada há alguns anos”.

Os convites para o musical cus-tam entre R$ 50 e R$ 180 e podem ser adquiridos em www.ingresso-rapido.com.br.

(cobrados à parte), com queijos, frios, conservas, patês, azeites, pimentas, pães e outras delícias que combinam bem com as sopas também esperam o visitante.

O evento oferece ainda uma carta de vinhos de várias naciona-lidades, e outras opções de bebidas, incluindo sucos e refrigerantes. As sobremesas e o café complementam o cardápio.

A entrada é pelo Portão 4 do Entreposto Terminal de São Paulo, da CEAGESP, localizado na Av. Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. O estacionamento tem preço fixo de R$ 5,00.

caderno2 sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Secretaria de Esportes e Boticário proporcionam Dia de Beleza para meninas da CTU

Kumon oferece 100% de desconto no valor da matrícula

Parceria

Educação

No sábado (2), 23 meninas de 11 a 16 anos participantes da CTU (Centro de Treinamento da Uni-med) de basquete, participaram de um Dia de Beleza, proporcionado em parceria do O Boticário com Secretaria de Esportes.

De acordo com a secretária Marlene Ribeiro, o objetivo da

Meninas do Centro de Treinamento da Unimed durante dia de beleza no O Boticário

Izabela Navarro e equipe do Kumon

ação foi melhorar a autoestima das garotas. “Estimulamos a feminili-dade, mostramos algumas noções de beleza e, com isso, melhoramos a autaestima delas”, relata.

Elas são atendidas pelo técnico Godô, no Jardim Adamantina. A equipe Selar/Unimed já ganhou vários torneios/festivais de bas-

quete pela região, inclusive uma das meninas já foi convidada para jogar por outra cidade.

Marlene agradeceu a gentileza do O Boticário durante a sessão de maquiagem e também pelos brindes doados. A ideia é estender o projeto para outras atletas.

T.A.

O Kumon - maior rede de fran-quias especializada em educação do País – oferece isenção do paga-mento da matrícula entre o período de 21/07 a 20/09. A instituição tem formado autodidatas há mais de 50 anos pelo mundo. Presente em 48 países e com mais de quatro milhões de alunos, desenvolve habilidade acadêmica, concentração, indepen-dência, hábito de estudo e raciocínio lógico. No Brasil, há quase quatro décadas, oferece as disciplinas de Matemática, Português (Língua Pátria), Inglês e Japonês.

Por meio de uma orientação indi-vidualizada e um material didático autoinstrutivo, o Kumon visa criar e estimular habilidades básicas de ensino como cálculo, leitura e interpretação. O objetivo é gerar aprendizado sem lacunas, em que os alunos estudem por si só, porém com as dicas necessárias, que são realizadas pelos orientadores das unidades.

A promoção é válida para todas as unidades do Kumon no Brasil. Para consultar a unidade mais próxima, acesse o site www.kumon.com.br.

Assessoria de Imprensa

Serviço:Kumon Adamantina: Rua Do-

mingos Xavier da Silva, 86 Telefones:

(18) 3522 1103(18) 997959164(18) 996511104Site: http://kumon.com.br

Musical conta a história de Cazuza

Page 15: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

15IMPACTO sexta-feira, 15 de agosto de 2014 caderno2

Arezzo lança nova coleção verão 2015 com muitas novidades

Karamelada comemora 2 anos de sucesso em Adamantina

Moda

O Verão 2015 Arezzo, que tem as flatforms e as sandálias estilo Birkens-t o c k c o m o p r i n c i p a i s porta-vozes, faz um resu-mo das tendências mais marcantes da temporada. Mix de prints e texturas, bordados, aplicação de pedrarias e as linhas retas que são características da estética, compõem sapatos e bolsas que atualizam o look da mulher moderna, em um piscar de olhos.

Febre nos festivais de música da Califórnia, o Neo Étnico, com suas su-per gladiadoras, espa-drillesem várias alturas, muitos bordados e franjas em acabamentos, princi-palmente nas bolsas, faz um resumo do melhor da estética hippie, mas com ar mais contemporâneo. A novidade na cartela de cores é o contraste do P&B

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Os pais já sabem – para que os filhos andem bem vestido, sem pagar muito por isso, é só visitar a Karamelada, que ofere-ce inúmeras opções de roupas e acessórios para meninos e meninas, com beleza, conforto e preços

Equipe Arezzzo durante inauguração

com as cores vivas desse universo.Outro elemento marcante é o salto em cortiça, que é usado em sandálias e plataformas.

O metalizado, espe -cialmente o prata, que aparece pontuando a ten-dência Neo Étnico, cresce no Verão 2015 e é a estrela da TimetoShine. Prata e dourado assumidos em bolsas, rasteiras, scarpins com salto stiletto, e com-binados com muita pe-draria. É para brilhar! O couro ganha duas texturas especiais: craquelado e amassado. Um metalizado com ares futuristas, para os dias e noites de verão.

Eleita dos fashionistas, a tendência Olympic Ga-mes brinca com tecidos, cores e shapes dos espor-tes. Neoprene, redes e elásticos aparecem no de-talhamento de sapatilhas,

acessíveis.E a Karamelada com-

pletou 2 anos de sucesso no comércio adamanti-nense neste sábado (9), e para comemorar a data, a ‘Galinha Pintadinha’, ícone entre as crianças, passou o dia na loja, tiran-do fotos e divertindo toda a garotada.

A empresária Vanes-

sandálias e scarpins, que também têm cortes assi-métricos. O universo do skate empresta o tênis da temporada, o slipon que vem em couro perfurado, metalizado ou estampado. A cartela de cores é vi-brante, com azul, amare-lo, vermelho, verde e rosa.

Em contraponto à car-tela de cores da tendência Olimpic Games, os tons pastel assumem a posição de novos neutros, mas, nesse verão, eles estão mais urbanos, menos ro-mânticos e aparecem em composições com preto, com branco e com o couro rústico. Nas bolsas estru-turadas e pequenas, essas composições ficam ainda mais irresistíveis.

Um Verão plural em t e n d ê n c i a s e d e s e j o s, como a moda pede.

Assessoria de Imprensa

sa Barrocal agradece a preferencia de todos e aproveita para falar da nova coleção de verão, que acaba de chegar na Karamelada.

“ T e m o s n o v i d a d e s para meninos e meninas, sempre com estilo e com frescor que a proxima estação pede”, finaliaza Vanessa.

Empresária Vanessa Barrocal comemora 2 anos de sucesso da Karamelada com a presença da Galinha Pintadinha

Page 16: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

16 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Olímpia é classificada como Estância Turística

Bela Vista realiza festa agostina neste sábado

JARBAS FAVORETTOEspecial para o IMPACTO

Olímpia, Estância Tu-rística - Além da Estância Turística de Brotas, também a cidade de Olímpia acaba de receber, através de Lei Esta-dual, a justa classificação de Estância Turística (só ficou faltando uma atenção igual para Barretos).

Com uma população de 55 mil habitantes, um prefeito realizador e uma eficiente Diretoria de Turismo, aquela cidade é uma das mais pro-curadas por turistas, princi-palmente por suas termas de águas quentes, distante da capital em apenas 450 km de excelentes estradas.

Olímpia ‘fechou’ o ano pas-sado com 58 estabelecimentos de hospedagem, divididos em 14 hotéis, 38 pousadas, 4 hotéis fazenda e 2 resorts, totalizando perto de 8.000 leitos, sem contarmos quase 200 casas que são alugadas para temporadas. Some-se à

A Associação do Bela Vista realiza neste sába-do (16) a tradicional festa agostina no centro comu-nitário do bairro a partir das 19h.

isto os seus 70 restaurantes e lanchonetes, então você já percebe que é uma cidade com todas aquelas opções que o turista aprecia.

Thermas Dos Laranjais - É um completo Parque Aquático é o mais importante atrativo de Olímpia, eis que atrai o ano inteiro 1,5 milhão de turistas, os quais se deliciam nas 50 atrações de águas termais. Há todo tipo de piscinas para todas as idades. Cascatas e as-semelhados em muitas delas.

Não falta nesse enorme Parque Aquático uma agra-dável praia com ondas arti-ficiais e coqueiros para nin-guém dar falta deles. Ainda, outros atrativos compõem esse complexo chamado Thermas dos Laranjais.

Ali estão 21 lanchonetes e 2 restaurantes. Há uma loja de produtos e serviços fotográficos, uma loja de con-veniências, um ambulatório e até um fraldário. Como se não bastasse, adquiriram mais 200 mil m2 para a instalação

AdamantinaJoão Carlos Rodrigues

Fundada em 14 de agosto de 1956Nomes que muito contribuíram para a sua realização: Antonio Onélio Gaspar, Élio Micheloni,

Francisco Drumond Marcondes Filho, Hibrain Dias Toledo, Artur Francisco, Walter Jorge, Jayme A. Faina, Eduardo R. Negrão, Waldemar Accetturi, Wilson Matta, Venicio Volpe, Ismael dos

Santos, Humberto Araki e Rosalvo H. Lima.

Piscina com seu trampolim 1958 – Atual piscina do ATC

Parque Infantil 1959

Album de 1959: Nilson AlbanezPesquisa: João Carlos RodriguesTécnico em Informações Geográficas e Estatísticas IBGE

Associação dos Bancários de Adamantina-ABA

Cantinho das Flores é revendedor exclusivo da Trapp, distribuidora de ferramentas

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O Cantinho das Flores passou a ser revendedor exclusivo da marca Trapp, uma das mais conceitua-das empresas distribuido-ras de ferramentas para jardinagem.

A Trapp conta com uma completa e diversifi-cada linha de ferramentas e acessórios, com soluções para todo tipo de atividade no jardim, horta e pomar. Segundo o empresário Pedro Pozetti, são o Can-tinho das Flores passa a oferecer os produtos práticos e duráveis, para pessoas que valorizam a natureza.

A Trapp oferece tam-bém cortadores de grama, aparadores e outras má-quinas de alta performan-ce para executar tarefas com perfeição.

O Cantinho das Flores fica localizado na rua Ar-mando Salles de Oliveira, 624. O telefone para mais informações é 3521-4845.

Pedro Pozetti, do Cantinho das Flores, com alguns dos equipamentos da Trapp

de um parque seco, com deze-nas de novos e inéditos equi-pamentos. Para Informações e reservas: (17) 3279-3500.

50º Festival Do Folclore - Até o dia 17 de agosto tere-mos na Estância Turística de Olímpia as festividades do cinqüentenário dessa tradi-cional apresentação, este ano com 48 grupos, de Olímpia mesmo e de outros 13 Estados.

O Festival do Folclore é um encontro da cultura bra-sileira. Além de preservar e manter a cultura popular, o Festival fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade e também em toda re-gião do Estado de São Paulo, lotando os hotéis de várias cidades.

Olímpia mantém e incenti-va durante todo o ano grupos folclóricos locais. O estudo de folclore no município faz parte do currículo escolar nas escolas públicas e privadas e para o futuro é almejada a criação da Universidade Livre de Folclore.

Turismo

Bairros

Haverá bar racas de cachorro-quente, serviço de bar, quentão, choco-late-quente, doces para crianças, bolos, churras-cos, caftas e outras.

De acordo com a presi-dente da associação, Sirle-ne Costa Barros, a renda será revertida em prol da associação, para compra de mesas e cadeiras.

Page 17: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 26 Clube da Mafalda - Tirinha 678 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.br Palavra Cruzada #23

1. Motoristas de táxi. (8)2. Comovedor, comovente. (7)3. Casa, habitação. (3)4. Estabelecimentos usados para conservar e expor coisas antigas. (6)5. Tipo de texto. (9)

1. Suscetível de ser tateado. (5)

4. Diminuir; tornar menor. (7)

8. Usadas para tomar café e

chá. (7)

9. Habitante da Rússia

(feminino). (5)

10. Sol (em inglês). (3)

11. Albergue, hospedaria

(plural). (8)

13. Caderno usado para

marcar compromissos e datas

importantes. (6)

14. Plural de bingo. (6)

17. Diminutivo de negra. (8)

19. Artigo indefinido. (3)

21. Unidades (em inglês). (5)

22. Pequena baía; angra. (7)

24. Tomar posse de. (7)

25. Próximo do meio. (5)

Verticais

Horizontais

6. Espiral do parafuso. (5)7. Moeda corrente no Brasil. (4)11. Aquelas que tem poder. (9)12. Vítima de esmagamento (8)15. Muito ligada ou

apegada. (7)16. Fazer ondulação. (6)18. País cuja capital é o Cairo. (5)20. Usado na mão para agasalhar, proteger. (4)23. Exprime afirmação. (3)

Page 18: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

18 social ComércioC

M Y

K

CMYK

Equipe da Empório Men de Adamantina em dia de inauguração

Maria Emília Furquim e amigas durante inauguração da Lemon

Marcelo comemora 1 ano de sucesso do Bem Brasil com equipe e clientes em noite animada

Kléber Bachi, da Pizzaria Mister K, comemora Dia dos Pais ao lado dos filhos Maria Clara e

Leonardo

Paulo Micali, esposa Tatiana e filhas curtem almoço do Dia dos Pais no Cheiro Verde

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nany Carrara

Page 19: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

A educadora física Daniela Olivera em aula de Crossfit

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 15 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

saúdePor que psicanálise?Profissional explica sobre a área

Giovana Lopes, psicóloga e psicoterapeuta

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Problemas diários fazem com que as pessoas muitas vezes tenham seus compor-tamentos alterados, fatores inconscientes podem causar sofrimento e descontenta-mento, por vezes manifestos por sintomas diversificados: tristeza e desânimo profun-do, dificuldades relacionais no plano amoroso, familiar e também profissional.

Porém, uma boa conver-sa com familiares e amigos muitas vezes não são sufi-cientes, não suprindo a real necessidade da pessoa.

Por isso, procurar um profissional é a melhor saída para um tratamento eficaz. A profissional Giovana Lopes explica sobre a psicanálise e o que consiste em seu trata-mento. “A psicanálise é uma terapia baseada na observa-ção dos processos não cons-cientes que impulsionam os comportamentos e a vida emocional das pessoas”.

O tratamento psicanalí-tico explora e clarifica como fatores inconscientes, afetam os padrões de comportamen-to do presente e os relacio-namentos atuais: uma aná-lise aprofundada da história pessoal permite esclarecer

aspectos originários, como se desenvolveram e transfor-maram no tempo, auxiliando o sujeito a lidar melhor com a realidade da vida pessoal.

Após análise das insatis-fações presentes no paciente, o psicanalista esclarece os aspectos originários, como se desenvolveram e transforma-ram no tempo, auxiliando-o a lidar melhor com a realidade presente da sua vida pessoal.

Segundo Giovana, quem mais pode se beneficiar com o tratamento é alguém que sofre ou sente alguma insa-tisfação e deseja compreen-der-se melhor. “O indivíduo pode já ter alcançado im-

portantes conquistas na sua vida, no entanto, encontra-se perante alguns sintomas persistentes: depressão ou estados de ansiedade eleva-da, dificuldades no plano da sexualidade, ou até mesmo sintomas físicos que não se encontrem justificados ple-namente por causas médicas comprovadas”.

Muitas pessoas procuram a psicanálise por causa de repetidos fracassos no campo relacional ou profissional; outras porque se sentem auto--limitadas nas suas escolhas e prazeres.

As razões podem ser ex-traordinariamente diversas,

dependentes do contexto evo-lutivo do sujeito, pelo que somente após uma avaliação criteriosa realizada por um experiente psicanalista deve-rá tomar a decisão que melhor se adéqua a si.

No decorrer do tratamen-to, os processos inconscientes inerentes ao funcionamento psíquico vão surgindo, ha-vendo então oportunidade de serem elucidados e transfor-mados. Paciente e psicanalista trabalham juntos com um

mesmo fim: não apenas o de alterar os padrões de vida do sujeito e reduzir ou anular os sintomas incapacitantes, mas também o de expandir a sua liberdade de escolha refletida no campo emocional, familiar e profissional. Habitualmente, a vida do paciente - o seu com-portamento, relações e sentido de si - altera-se em múltiplas formas.

Acompanhe Mitos e Ver-dades sobre a psicanálise na página 20.

Page 20: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

20 IMPACTO

Na atualidade, a psicanálise não se restringe a um tratamento elitizado. A questão dos valores das sessões atualmente são negociáveis entre analista e paciente. A prática da psicanálise também começa a se fazer presente nas creches, nos postos de saúde e nas instituições de saúde mental em vários lugares do Brasil. Existem também as Institui-

ções Psicanalíticas que possuem o centro de atendimento psicanalítico com os psicanalistas que disponibilizam em seus consultórios horários de atendimento em condições acessíveis à comunidade. Giovana Lopes, cita algumas perguntas frequentes sobre a psicanálise.

saúde sexta-feira, 15 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

Mitos e verdades sobre a psicanálise

A terapia psicanalítica tem como meta lidar com a angústia e com o sofrimento, aju-

1-O psicanalista nunca fala durante a sessão?

Isso diz respeito ao estilo particular de cada psicanalista, não é uma regra da terapia psicanalítica. Na minha prática clínica, eu observo, escuto, falo, interpreto, me divirto , silencio, ensino, aprendo com meus pacientes, enfim, vivencio a expe-riência da sessão com todas as emoções presentes. Convém lembrar que o próprio Freud era um psicanalista que participava verbalmente de uma forma bastante ativa, como se depreende claramente dos seus relatos clínicos.

2- Para ter resultado, é preciso fazer terapia du-rante muitos anos?

A psicanálise não pode ser definida como um tratamento breve, porque existe um tempo de elaboração, e crescer não é um processo instantâneo. Porém cada paciente tem a sua história e seu ritmo.

3- A análise é um tratamento caro?

4- O paciente não pode saber nada sobre o seu psicanalista?

É importante estabelecer limites e cabe ao analista definir até que ponto a curiosidade do paciente a seu respeito é normal e a partir de que momento isso pode se transformar em mais um problema a ser trabalhado. É uma relação íntima e de cumplicidade dentro do tratamento, porém, não como troca entre amigos ou somente um 'bate papo'. Não existe hierarquia mas o relacionamen-to não é de igual para igual. É fundamental que se mantenha um enquadre, para uma preservação do setting analítico.

5- É obrigatório deitar no divã?

O uso do divã não deve ser encarado como uma obrigação ou dever. Nos meus atendi-mentos considero uma conquista quando o paciente decide fazer a análise deitado, pois geralmente demonstra que sente confiança no vínculo e está mais relaxado e menos de-fensivo. Os meus pacientes ficam a vontade para ocuparem o espaço que desejarem em meu consultório.

dando o paciente a ser mais feliz e a encontrar um sentido para a vida. A fala é o fio condutor de um processo de autoconhecimento.

Page 21: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

21IMPACTO sexta-feira, 15 de agosto de 2014 saúdeC

M Y

K

CMYK

Conheça a neuropsicopedagogia, novo campo de atuação profissional

A neuropsicopedagogia é uma interface ou aplicação da psicologia, pedagogia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro, o comportamento humano e as diferentes formas de aprendi-zado, contudo praticamente dedica-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana, ou tal como denominado pelos pri-meiros estudos nesse campo, estuda as funções mentais superiores, deixando áreas como agressividade, sexua-lidade para abordagens mais integrativas da fisiologia e biologia (neurobiologia, neu-rofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia), ou melhor, da neurociência.

O curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clí-nica do Grupo Censupeg tem como objetivo qualificar profis-sionais das áreas da educação , no sentido de instrumentalizá--los a partir de uma fundamen-tação teórica/técnica para o exercício da neuropsicopeda-gogia e da Educação Especial Inclusiva; capacitar os profis-sionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser hu-mano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é com-provada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem; Intervir no de-senvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e

cognitivo do indivíduo; com-preender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social; estu-dar as psicopatologias e suas relações com o CID (Código Internacional de Doenças); entender o uso das medicações utilizadas para transtornos mentais compreendendo seus efeitos e suas alterações quími-cas no cérebro.

O curso visa capacitar os profissionais frente à compre-ensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja efici-ência científica é comprovada

pela literatura, que potencializarão o processo de apren-dizagem. Intervir no desenvolvimen-to da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cogniti-vo do indivíduo, estabelecendo um diálogo entre a neu-rociência e a educação, fornecendo subsídios para a elaboração de es-tratégias clínicas e pedagógicas mais assertivas.

Assessoria de Impresa Apoio Gestor Censupeg

Page 22: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 15 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

Page 23: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

cidadesIMPACTO

C M

Y K

CMYK

Adamantina-SP - sexta-feira, 15 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

Presídios da região sofrem com superlotação

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

A superlotação de presídios já é um problema antigo, não só na região, mas no país inteiro. Porém, quatro muni-cípios apresentam um grande diferencial da população car-cerária permitida e da atual.

Ao todo, são 4.886 detentos que ocupam as penitenciárias de Osvaldo Cruz, Lucélia, Flórida Paulista e Pacaembu, um problema agravante que causa insegurança aos fami-liares e agentes das unidades.

Flórida Paulista tem o maior número de detentos encarcerados, são 1.809 sendo

que a capacidade máxima é para 844.

Osvaldo Cruz ocupa o se-gundo lugar, com 1.700 presos em regime fechado, para 844 permitidos.

Já Pacaembu abriga 1.261 detentos, ultrapassando a capacidade máxima de 873. Em abril deste ano o Estado autorizou mais duas unida-des prisionais na cidade, que serão construídas em estrada vicinal que liga o município a Martinópolis.

A SAP (Secretaria da Ad-ministração Penitenciária) informou que trabalha para ampliar o número de vagas e criou um Plano de Expansão

das Unidades Prisionais do Es-tado, porém, a construção das unidades de Pacaembu ainda não estão previstas.

Outras medidas estudadas para diminuir a população carcerária é solicitar à Defen-soria Pública, a designação de Defensores Públicos para atu-arem nessas unidades penais. De acordo com a SAP “(...) O ideal seria que em cada CDP, por onde os presos entram no sistema penitenciário pau-lista, houvesse um defensor público, para acompanha-mento da situação processual do preso, a partir da data da prisão, e não somente depois de condenado”, afirmam.

Ilustrativa

Page 24: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

24 IMPACTOcidades sexta-feira, 15 de agosto de 2014

As unidades de internação do interior e do litoral do Estado encontram-se em situação análoga

MPE aponta superlotação de 21% na Fundação de Irapuru

O Ministério Público Estadu-al (MPE) constatou uma super-lotação que chegou ao índice de 21,42% na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) em Irapuru. Cada uma das duas unidades existentes no município conta com capacidade para abrigar 56 menores.

Conforme os dados do MPE, a unidade 1 mantinha uma popu-lação de 65 jovens no mês de ju-lho de 2013 (16,07% acima da ca-pacidade), de 62 no mês de abril (10,7% acima da capacidade) e de 68 no mês de julho de 2014 (21,42% acima da capacidade).

Já a unidade 2, ainda con-forme o MPE, contava com uma população de 67 menores no mês de abril de 2014 (19,69% acima da capacidade).

Os dados foram apresentados em uma ação civil pública movi-da pela Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da capital contra o Estado e a Fun-dação Casa.

Os membros da Promotoria de Justiça da Infância e da Ju-ventude fizeram, bimestralmen-te, visitas de inspeção às unida-des da Fundação Casa, através de inquéritos civis instaurados para apurar a superlotação dos locais de internação e de semi-liberdade, nos anos de 2013 e 2014. Nestas oportunidades, os promotores constataram que a grande maioria delas atendia número de adolescentes supe-rior à capacidade definida em portaria da própria entidade.

“A seriedade da situação atin-ge patamares inimagináveis, e alcança o espetacular índice de 80% de superlotação - próximo a dois adolescentes/jovens para cada vaga disponibilizada. A demanda para internações na capital de São Paulo já atingiu a exigência de 3.623 vagas. A oferta máxima na mesma região é de 3.061 vagas em internação. Deste modo, conclui-se que, so-mente na capital de São Paulo, atualmente a Fundação Casa apresenta déficit de 562 vagas de internação – equivalente a 18,36% do quanto oferecido”, relatam os promotores.

Ainda conforme o MPE, as unidades de internação (provi-sória e definitiva) do interior e do litoral do Estado de São Paulo encontram-se em situação

análoga.Foi identificada superlotação

em 79 das 80 unidades de inter-nação (provisória e definitiva) do interior e do litoral de São Paulo. Isso indica que o proble-ma assola 98,75% do sistema de internação de adolescentes e jovens do litoral e do interior de São Paulo.

“A seriedade da situação atin-ge patamares inimagináveis, e alcança o espetacular índice de 158,33% de superlotação – quase três adolescentes/jovens para cada vaga disponibilizada”, aponta a ação civil pública.

Segundo o MPE, a demanda para internações no interior e no litoral do Estado de São Paulo já atingiu a exigência de 5.926 vagas. Já a oferta máxima na mesma área é de 5.018 vagas em internação. Deste modo, a Promotoria conclui que, no li-toral e no interior de São Paulo, atualmente a Fundação Casa apresenta déficit de 908 vagas de internação – equivalente a 18,09% do total oferecido.

Na avaliação dos promotores, “não basta a oferta de vagas, por meio da criação de novas unidades, com a capacidade máxima exigida pelo Conanda/Sinase”. “Todas as unidades de internação e semiliberdade atualmente existentes e geri-das pela Fundação Casa e que não atendem o limite máximo permitido também devem ser readequadas, providenciando-se o necessário remanejamento dos internos e atendidos exceden-tes”, argumentam os autores da ação civil pública.

“É de comezinho conheci-mento que a demanda de vagas na Fundação Casa aumentou nos últimos anos sem a corres-pondente oferta em condições dignas. O descompasso culmi-nou neste quadro deplorável hoje existente em todo Estado”, salienta a ação.

O MPE entende que “a man-tença de um número de adoles-centes superior àquele compor-tado por cada uma das Unidades causa prejuízos expressivos e evidentes. A situação, de séria gravidade, configura flagrante desrespeito aos direitos huma-nos dos adolescentes, ou seja, infringe os básicos e essenciais direitos garantidores de uma existência minimamente dig-

na”.Liminar- Na ação, a Promoto-

ria requer que a Justiça deter-mina, através de uma medida liminar, que a Fundação Casa atenda, no prazo máximo de seis meses, a demanda de vagas de internação e de semiliberdade de adolescentes e jovens atual-mente existente na capital de São Paulo, com o implemento da oferta em 562 novas vagas de internação e 128 novas vagas de semiliberdade na capital de São Paulo, e 908 novas vagas de in-ternação no litoral e no interior de São Paulo, no mínimo – bem como aquelas cuja necessidade sobrevier ao ajuizamento da ação –, na exata forma determi-nada pelo Sinase, vedada a alte-ração, a maior, das portarias das unidades atualmente existentes. O MPE solicita uma pena de pa-gamento de multa diária de R$ 10 mil por vaga não oferecida, fechamento da unidade e afasta-mento provisório dos dirigentes da Fundação Casa.

Outro pedido do MPE é para que a Fundação Casa ofereça, no prazo máximo de 12 meses, todas as vagas necessárias para o cumprimento das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade decretadas pelo Poder Judiciário, respeitando obrigatoriamente as diretrizes técnico-nor mativas exigidas pelo Conanda/Sinase, ou seja, unidades de internação com ca-pacidade máxima de 40 internos, com tolerância máxima de 15% (46 internos no total), e unidades de semiliberdade com capacida-de máxima de 20 atendidos, com tolerância máxima de 15% (23 atendidos no total), com pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil por vaga não ofere-cida, fechamento da unidade e afastamento provisório dos di-rigentes da Fundação Casa, em caso de custódia de adolescentes e jovens acima da capacidade de cada unidade.

Na ação, o MPE ainda solicita que a Fundação Casa apresente, no prazo máximo de 90 dias, cronograma detalhado, descre-vendo as medidas já adotadas e as que serão implementadas para o atendimento dos itens anteriores, com pena de multa diária de R$ 1 milhão e afasta-mento provisório dos dirigentes da entidade.

Além disso, superado o ano mencionado no segundo pedi-do, a Promotoria requer que a Fundação Casa se abstenha de custodiar, a qualquer título, adolescentes acima do percen-tual de 15% do número de vagas das unidades de internação e semiliberdade, com pena de pa-gamento de multa diária de R$ 100 mil para cada adolescente que ali permanecer custodiado, fechamento da unidade e afasta-mento provisório dos dirigentes da Fundação Casa.

O último pedido no âmbito li-minar feito pelo MPE à Justiça é para que a Fundação Casa apre-sente, no prazo máximo de seis meses, cronograma das medidas que pretende adotar para aten-der a demanda futura – além daquela já existente –, com pena de multa diária de R$ 1 milhão

e afastamento provisório dos dirigentes da Fundação Casa.

Ao final da ação, o MPE soli-cita a confirmação dos efeitos da medida liminar pleiteada.

Outro lado - Por meio de nota, a Fundação Casa informou no sábado (9) que ainda não foi no-tificada sobre a ação civil. “Por este motivo, não é possível fazer-mos qualquer comentário sobre este conteúdo. Mesmo assim, es-clarecemos que o excedente que existe na instituição deve-se, principalmente, às exageradas internações e internações pro-visórias decretadas pelo Poder Judiciário paulista, principal-mente pelo ato infracional de tráfico de drogas, em contradi-ção à orientação da Súmula 492, do Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, complementou a entida-de. Ifronteira

Incêndio atinge duas fazendas e caminhões pipas

Um incêndio destruiu na tarde desta segunda-feira (11) uma área de 40 hectares de duas fazendas e ainda queimou dois caminhões pipas de uma usina em Salmourão. As cha-mas atingiram grande parte de uma área de preservação permanente.

O Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz foi acionado por volta das 13h para atender à ocorrência de incêndio, que teria começado na Fazenda Bandeirantes.

Quando a guar nição che-

gou ao local, o fogo já havia se alastrado e atingido a área de preservação per manente e uma propriedade vizinha, a Fazenda Aymoré, onde há uma plantação de cana.

Foram cerca de quatro horas de trabalho para controlar as chamas. A ação contou com um caminhão dos bombeiros, 12 caminhões pipas e tratores da Prefeitura. No total, 25 ho-mens, incluindo a participação de civis, ajudaram no combate ao fogo.

Ifronteira

Salmourão

Page 25: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

25IMPACTO

Prefeito entrega chave de residência para contemplados em situação análoga

Veículo envolvido em colisão com caminhão na SP-294

Marcos e Belutti anima a festa no sábado (16)

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Teve início nesta quinta-feira (14), a 5ª Festa do Peão de Boiadeiro de Os-valdo Cruz. Com quatro dias de festa o evento terá dois shows principais com entrada paga, nesta sexta-feira (15), Hugo e Tiago participam da festa, com entrada antecipada no valor de R$ 25 e sábado (16) é a vez da dupla Marcos e Belluti, com entrada

Um Corsa colidiu em um ca-minhão carregado de blocos na SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), às 13h, da terça-feira (12).

O veículo seguia no sentido Pa-caembu/Flórida Paulista quando ocorreu a colisão traseira contra o caminhão da Mercedes Benz. A Polícia Rodoviária esteve no local para atender a ocorrência. Apesar do susto ninguém ficou ferido.

Com a colisão, a frente do ve-ículo Corsa ficou totalmente des-truída indo parar do outro lado da pista. As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

GiNotícias

PEDRO AFONSOEspecial para o IMPACTO

A Prefeitura de Osvaldo Cruz entre gou na noite de terça-feira (12), as 34 casas para famílias que moravam em áreas de risco, ou casas que corriam algum risco de desabamento.

A construção das 34 casas foi uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. As famí-lias contempladas ganharam as residências de graça, mas esperaram cerca de cinco anos pela conclusão das obras.

“A gente fica muito feliz em poder entregar as chaves dessas casas para que essas famílias possam ter uma mora-dia digna”, resumiu o prefeito Edmar Mazucato (PSDB).

Prefeitura realiza entrega de 34 casas

Festa do Peão acontece neste fim de semana

Veículo colide em caminhão carregado de blocos

Flórida Paulista

Osvaldo CruzOsvaldo Cruz

sexta-feira, 15 de agosto de 2014 cidades

antecipada de R$ 30. Os interessados podem adquirir o permanente dos dois shows por R$ 40 reais (1º lote).

Na noite de ontem, quem animou o evento foi Marciano e no domingo (17) encerra a festa a dupla Luis Hen-rique e Léo.

O evento será realizado no estádio municipal Breno Ribeiro do Val com início previsto para às 20h.

A Festa do Peão de Boiadeiro tem apoio da Prefeitura de Osvaldo Cruz.

Já o vice-prefeito, Luiz Antô-nio Gumiero (PV), que acompa-nhou as obras desde o início, fez um apelo para que os moradores conservem o local.

“O Poder Público fica feliz em poder entregar essas ca-sas. Agora é cuidar bem dessa moradia. Já temos algumas famílias que estão morando no local, mas ainda faltam algu-mas coisas para serem feitas no conjunto. No entanto, temos um carpinteiro e um mestre de obras que estão nas casinhas para cuidar daquilo que for ne-cessário até que todo o proble-ma seja solucionado”, destacou Gumiero.

SonhoA felicidade tomou conta de

quem recebeu as chaves da nova

moradia.“É a realização de um sonho

e para nós é uma conquista que nos tira de uma área de risco e nos coloca em um lugar bem melhor. Quando tinha os temporais, a eu temia pela segu-rança da minha família. Agora, fica um legado para os nossos filhos”, contou o emocionado Ednilson, que foi receber as chaves com a mulher e o filho.

Quem também comemorou a nova casa foi a dona Apareci-da que, ao atender a imprensa garantiu: “mudo hoje mesmo”.

“Agora tenho que cuidar bem dessa casa que é uma bênção de Deus. Na casa onde eu morava enchia de água todas as vezes que chovia. Por isso estou mui-to feliz”, disse.

Objetos apreendidos em operação policial na região

Civil e Militar realizam mega operação policial

Região

Policiais civis das delegacias da Seccional de Adamantina, em conjunto com a Polícia Militar, realizaram operação na manhã de terça-feira (12), em quatro cidades da região - Irapuru, Pacaembu, Ada-mantina e Lucélia, em que mais de 50 policiais e 20 viaturas trabalharam na ação que foi planejada para escla-recer crimes patrimoniais e combate ao tráfico de drogas.

Ainda houve participação do he-licóptero águia e do canil da Polícia Militar. A operação tive os seguintes resultados:

Irapuru - Foram cumpridos cinco mandados de buscas domiciliares e apreendidos vários objetos de ori-gem suspeita, que servirão de base para investigação e esclarecimentos de furtos. Também um homem foi preso em cumprimento à ordem judicial por prisão civil.

Pacaembu - Dois homens e uma mulher foram presos em cumpri-mento a mandado de prisão preven-tiva pela prática de associação ao tráfico.

Lucélia - Foram cumpridos três mandados de buscas domiciliares e um homem foi preso devido a man-dado de prisão e outros dois apreen-didos em razão de crimes de tráfico, cometidos por eles quando menores.

Adamantina - Dois adolescentes, sendo um menino e uma garota, fo-ram apreendidos por ordem judicial tendo em vista que não cumpriram os requisitos de liberdade assistida por praticarem tráfico e assim sendo encaminhados à Fundação Casa.

GiNotícias

Page 26: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

26 IMPACTO

Prestadora de serviços abre falência e deixa terceirizados sem pagamentos em Fórum da região

DANIEL TORRESEspecial para o IMPACTO

Um grupo de cinco funcioná-rias terceirizadas do serviço de limpeza do Fórum da Comarca de Osvaldo Cruz está sem salários e com férias atrasadas há quase 90 dias.

A razão, segundo informações das trabalhadoras, é que a Empa-serv (Empresa Paulistana de Ser-viços Ltda - Me.), sediada na rua Conselheiro Cândido de Oliveira, 407, vila Anastácio, na cidade de São Paulo, empresa terceirizada

contratada para a prestação de serviços teria decretado falência, deixando as funcionárias “a ver navios”.

“Estávamos trabalhando com ela havia dois anos e, de um ano para cá, ela [Empaserv] começou a atrasar o nosso pagamento, a faltar vale-refeição e cesta bási-ca, e a gente sempre reclamando. Conforme foi passando o tempo e foi chegando o tempo do fim do contrato [com o Poder Judiciário], que seria agora em julho, para fa-zer o nosso acerto, simplesmente ela sumiu, nos deixando sem o pa-

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Lei garante direito de Engenheiro Civil exercer atividade técnica de projeto arquitetônico

Câmara Municipal de São Paulo homenageia Conselho do Crea-SP

Em atendimento às consultas encaminhadas nos últimos me-ses à Superintendência de Cole-giados e à Ouvidoria do Crea-SP sobre as atribuições legais do Engenheiro Civil em relação a projetos arquitetônicos, o Con-selho decidiu, após minuciosa análise da legislação, manter no formulário da ART o campo da atividade técnica que permite ao engenheiro civil exercer aquela atividade que há décadas compartilha com os colegas da Arquitetura.

Esta decisão do Crea-SP ba-seou-se na legislação que trata tanto da formação acadêmica do Engenheiro Civil como de suas atribuições profissionais.

A Lei nº 5.194/66, que regu-la o exercício das profissões de Engenheiro e Engenheiro--Agrônomo, diz em seu artigo

Localizado no Palácio Anchieta, na capital paulista, o Auditório Pres-tes Maia da Câmara Municipal de São Paulo ficou repleto de convidados na noite de 7 de agosto, à ocasião da sessão solene que homenageou os 80 anos do Crea-SP.

Profissionais da área tecnoló-gica, representantes de entidades e instituições parceiras, gestores e funcionários do Conselho acompa-nharam com interesse a cerimônia, que destacou a importância do Con-selho nas últimas oito décadas para o

10 que “cabe às congregações das escolas e faculdades de En-genharia e Agronomia indicar ao Conselho Federal, em função dos títulos apreciados através da formação profissional, em termos genéricos, as caracte-rísticas dos profissionais por elas diplomados”. Já em relação às suas atribuições, que são reguladas pelos artigos 28 e 29 do Decreto Federal nº 23.569/33 ou pelo artigo 7º da Resolução nº 218/73 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, os Engenheiros Civis, devida-mente habilitados, possuem competência legal para se res-ponsabilizarem tecnicamente pelas atividades de “Projeto Arquitetônico” ou “Projeto de Arquitetura”, com a devida emissão da Anotação de Res-ponsabilidade Técnica (ART), o

crescimento da cidade e a valorização da engenharia paulistana.

A sessão foi presidida pelo Vere-ador Mário Covas Neto, proponente da homenagem. “O Crea-SP faz da segurança e do bem-estar da popu-lação sua motivação”, destacou o vereador, lembrando que seu pai, o ex-Governador Mário Covas Júnior, engenheiro de formação, foi estagiá-rio fiscal do Conselho. “São Paulo é tida como uma das maiores metrópo-les do mundo e muito disso é fruto do trabalho do Crea-SP”, afirmou.

que lhes permite, então, a soli-citação da Certidão de Acervo Técnico (CAT).

Segundo a Justiça, a Re-solução nº 51 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, publicada em 17 de ju-lho de 2013 numa tentativa de especificar uma série de ativi-dades, atribuições e campos de atuação como exclusivos dos arquitetos e urbanistas, tor-nou-se inócua ao determinar, contrariamente à legislação vigente, que engenheiros civis não poderiam se responsabili-zar tecnicamente pela elabora-ção de projetos arquitetônicos.

Para certificar-se do emba-samento utilizado na decisão do Crea-SP, os profissionais interessados podem consultar a legislação acima referida no site www.creasp.org.br.

cidades sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Aterro de Salmourão está regular perante a Lei, garante prefeito

O prefeito José Luis acompanhado do vice-prefeito Edis Gabau, vereador Ednaldo Francisco de Jesus e funcionários municipais Neguinho e Claudio

Manoel, no aterro sanitário.

Região

Osvaldo Cruz

O prazo pra adequação dos ater-ros sanitários foi até sábado (2). Na última semana, seis cidades do Oeste Paulista foram citadas como irre-gulares pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambien-tal) e entre elas Salmourão. Porém, a administração municipal garante que o município está de acordo com a Lei da Política de Resíduos Sólido, aprovada em 2010.

Segundo o prefeito José Luis Rocha Peres, os dados divulgados

recentemente são de 2013, quando o município ultilizava aterro antigo, com cerca de 13 anos e por isso o espaço era insuficiente.

Mas, no início de julho, Salmou-rão foi contemplada com uma nova área onde foi instalado outro aterro sanitário que cumpre todas as nor-mas estipulada por Lei.

O aterro fica no bairro Pé de Gali-nha e contém valas que ocupam uma área de 1,2 hectares, com vida útil de aproximadamente 10 anos, não

sendo necessário impermeabilizar o solo que é solicitado para municípios com mais de 10 mil habitantes.

Prazo - O governo não vai estipu-lará prazo para que o municípios re-gularizem os aterros, o assunto será debatido no Congresso Nacional, mas enquanto isso governo vai tra-balhar com os Ministérios Públicos para “construir soluções” de acordo com a realidade de cada município. Uma reunião está marcada para o dia 22 de agosto para debater o assunto.

gamento dos últimos três meses, sem férias e o 13º”, contou uma das funcionárias terceirizadas do serviço de limpeza do Fórum de Osvaldo Cruz, que preferiu não se identificar por medo de represálias, ao lembrar também do bloqueio do saque do FGTS.

Após o decreto de falência da Empaserv, a empresa FFA Serviços Eireli, sediada em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, assumiu em regime de ur-gência o contrato da prestação de serviços de limpeza de 15 Fóruns da região, assumindo também o

contrato dos trabalhadores.Indignados com a situação,

os funcionários terceirizados levaram a questão ao Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Tra-balhadores na Limpeza Urbana de Presidente Prudente e Região (Siemaco), que abriu um processo contra a Empaserv.

“A gente teve que entrar com uma ação no Sindicato de Presi-dente Prudente para tentar receber os atrasados, só que a gente ficou esses dois meses sem nada e nem tem como receber porque a firma

entrou com o pedido de falência”, disse a funcionária, ao mencionar que a ação foi aberta ainda em maio.

Segundo as terceirizadas, a advogada do Siemaco, Maria Stela Nogueira Watanabe, que cuida do caso, teria informado que uma audi-ência sobre o assunto está marcada para o mês de novembro.

“Aí você pergunta quem é res-ponsável e eles respondem que o Fórum não é responsável, que a empresa sumiu, que o Tribunal de Justiça também não é responsável. Então, quem é responsável? Quem vai pagar a gente?”, questionaram.

Page 27: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

27IMPACTO

Amnap participa e apoia movimento em defesa dos municípios

Foram entregues durante os dias 5 e 6 de agosto os novos uniformes da rede municipal de ensino em Parapuã. O prefei-to Samir Alberto Pernomiam, juntamente com o vice Jerôn-cio, primeira-dama Sandra Per-nomiam e diretora de Educação Rosa Maria, visitaram as esco-las municipais para entregar pessoalmente os itens.

O kit entregue é compos-to por uma bermuda e duas camisetas, para cada aluno, tudo gratuitamente. Aproxi-madamente 1000 kits foram

Prefeitura realiza licitação para construção de muro no cemitério

Alunos municipais recebem kit com novo uniforme escolar

O prefeito de Adamantina e presidente da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), Ivo Santos, participou na tarde desta sexta-feira do mo-vimento S.O.S. Municípios, que discutiu a grave crise financeira provocada pela queda de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O encontro, realizado na sede do Centro das Indústrias do Esta-do de São Paulo (Ciesp), em São José do Rio Preto, contou com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Muni-cípios (CNM), da Associação Pau-lista dos Municípios (APM), da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e de entida-des e associações municipalistas que representam 342 cidades do Estado de São Paulo, além de mais de 100 prefeitos e vereadores.

Por aclamação, os chefes de Executivo aprovaram proposta que pede à União o repasse de uma 14ª parcela do FPM ainda

Ivo Santos, presidente da Amnap e prefeito de Adamantina, participou de evento que debateu a grave crise financeira enfrentada pelos municípios

Parapuã

sexta-feira, 15 de agosto de 2014 cidades

este ano como forma de amenizar a crise que atinge todos os muni-cípios brasileiros.

O movimento luta ainda pela aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC 406/2009), que visa aumentar em 1% o repasse às prefeituras em relação ao que já é repassado via FPM. Em tramita-ção na Câmara dos Deputados, a PEC estabelece um valor mínimo anual de recursos para o FPM e aumenta a parcela municipal na distribuição dos recursos arre-cadados com tributos federais e estaduais.

O aumento seria repassado em duas etapas, a primeira, de 0,5%, em 2015, e a outra, mais 0,5%, em 2016. Parte dos municípios defende aumento de 2% nos repasses.

Para a definição e encaminha-mento da proposta, os prefeitos realizam um novo encontro, no dia 18 de agosto, a partir das 10 horas, em Araraquara. Para esta reunião, que será realizada no Centro Internacional de Conven-

ção Dr. Nelson Barbieri, serão convidados todos os prefeitos do Estado de São Paulo. A mobiliza-ção será feita por Marcos Monti, presidente da Associação Paulista de Municípios (APM).

Já no dia 5 de setembro, em São Paulo, os prefeitos reúnem-se com o Ministério Público Federal para tratar da necessidade do au-mento de repasses para a saúde. O prefeito Ivo Santos participou do primeiro debate, que trata do subfinanciamento da saúde e ressaltou que é a primeira vez que o MPF assume esse debate. “É um momento histórico para os municípios e a união dos prefeitos e entidades é fundamental para que seja estabelecido um novo debate sobre as responsabilidades de cada um dos entes federativos. Hoje as responsabilidades estão sendo repassadas quase que total-mente aos municípios”, ressalta.

Ivo Santos destacou que “a si-tuação dos municípios, principal-mente os pequenos, é grave em de-

corrência da queda dos repasses”. Ivo afirmou que a Amnap apóia o movimento S.O.S. Municípios e entende que todos os presidenci-áveis devem assumir um compro-misso formal com todos os muni-cípios. “A queda da arrecadação é reflexo da política econômica e as

cidades estão pagando caro. Mui-tas já reduziram funcionamento, cortaram pagamentos e deixam de fazer serviços. A situação é grave e a população precisa saber que o Governo não está repassando os recursos necessários”, concluiu.

Assessoria de Imprensa

distribuídos com um total de 3000 peças, entregues em to-das as escolas e creches, tudo adquirido com recursos muni-cipais no valor aproximado de R$ 36 mil. A prefeitura estuda posteriormente a confecção de calças e jaquetas.

O prefeito Samir falou da ale-gria em poder concretizar este projeto “Este é um sonho que conseguimos realizar, entregar uniformes para todos os alu-nos com recursos municipais é fazer a diferença na educação. Sei do gasto que a compra de

Prefeito, vice, primeira-dama e diretora da Educação em entrega de uniformes

Muro já foi alvo de criticas dos floridenses

unifor mes gera na família, imagine, por exemplo, os pais que tém quatro ou cinco filhos, fica muito caro e afeta o orça-mento. Agora esse dinheiro que era gasto com as roupas pode ser investido em outras áreas”, afirmou.

“Todas as crianças terão iguais condições de vir para a escola uniformizadas, isso é muito bom, entre outras van-tagens facilita a identificação dos alunos municipais”, frisou a diretora de Educação Rosa Maria.

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Após reclamações de mora-dores devido aos diversos pro-blemas que o muro do cemitério ocasionou, a Prefeitura de Flóri-da Paulista publicou a abertura de licitação para a contratação de empresa para a realização de

obra e ampliação do cemitério municipal. O local foi alvo de diversas críticas da população e foram conquistadas duas ver-bas no valor de R$ 200 mil pelo Governo Estadual.

De acordo com o prefeito Max, será feito um muro moderno e um portal valorizando a entrada principal do cemitério.

Flórida Paulista

Estela Mendes

Page 28: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

28 IMPACTOcidades sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Polícia Militar prende dois homens por furto

Asaum realiza atividades astronômicas em agosto

Produtores rurais devem realizar declaração do ITR 2014

Irapuru

Região Mariápolis

Benefício é concedido a dependentes de 7.096 presos que estão em penitenciárias da região 6 de agosto

Grupo presencia fenômeno “Super Lua”, na Asaum

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Os produtores rurais

Uma pessoa foi vítima de bandidos na quarta-feira (12), em Irapuru. Segundo informações, I.J.B.P. depa-rou-se com duas pessoas ao chegar em sua residência e observou que a porta da cozinha estava arrombada.

No domingo (10), ocor-reu o fenômeno natural denominado “Super Lua”, e os interessados em astrono-mia puderam comparecer na Asaum (Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis) para presen-ciar o fenômeno, em que o satélite fica 30 mil km mais próximo da Terra . Agosto também será marcado por diversas atividades que envolvem a astronomia, entre os dias 14 e 21, ocorre as configurações entre os planetas Vênus e Jupiter, também entre a Lua e os planetas Júpiter e Vênus, vista a partir das 5h45.

Ao ligar para a polícia, os dois bandidos tentaram fugir, sendo abordados por PMs na saída da residên-cia. Próximo ao local, os indivíduos abandonaram uma carriola contendo um aparelho de som marca

No dia 31, a Lua e o pla-neta Saturno, estarão muito próximos com possibilidade de ocultação do planeta pela Lua em várias localidades brasileiras, vista ao anoi-tecer a noroeste, poderá ser notado o planeta Marte acima e à esquerda da Lua. Para agendar uma visita na Asaum entrar em contato pelo telefone (18) 99679-3848 ou (18) 99613-0553, o local fica aberto as quartas-feiras no Centro Cultural de Ma-riápolis. Mais informações também pelo Facebook: [email protected]

Ginotícias

SLIN VT 2000, uma grelha de churrasco, um lampião sem marca, um aparelho de som marca Sony, dois es-petos para churrasco, um botijão de gás e uma faca.

Foi dada voz de pri-são em flagrante aos in-

diciados e feito boletim de ocorrência por furto qualificado, sendo ambos conduzidos à Cadeia Pú-blica de Adamantina, per-manecendo à disposição da justiça.

Ginotícias

da região podem realizar a partir da terça-feira (18) a declaração do ITR (Imposto Territorial Rural), confor-

me divulgado pela Secreta-ria da Receita Federal.

Os contribuintes terão até 30 de setembro para re-alizar a declaração, em que são obrigados pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título; um dos condôminos (quando o imóvel perten-cer a várias pessoas); e o inventariante, em nome do espólio (enquanto não for concluída a partilha). A entrega é obrigatória inclusive para os contri-buintes imunes ou isentos do ITR.

O imposto pode ser par-celado em quatro cotas (de setembro a dezembro), desde que nenhuma seja inferior a R$ 50 e até R$ 100

e deve ser pago em uma só vez. O mínimo a ser pago é de R$ 10, mesmo que o valor calculado seja menor.

Na região são espera-das 40.882 declarações e os produtores que não respei-tarem a data limite estão sujeito a multas de 1% por mês de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, não podendo ser inferior a R$ 50.

A declaração pode ser realizada pela internet, através do programa da Receita Federal ou por es-critórios e sindicatos.

Em caso de erros nas informações enviadas até o dia 30 de setembro, o de-clarante pode encaminhar correções também pelo mesmo sistema.

Facebook

Page 29: Jornal impacto 15 de agosto de 2014

29IMPACTO sexta-feira, 15 de agosto de 2014 cidades

Departamento de Cultura firma parceria com cinema 6D e beneficia alunos de escolas públicas

Prefeitura efetua compra do prédio do Almoxarifado

Projeto prevê que animais sejam recolhidos de vias públicas

Osvaldo Cruz

Osvaldo CruzParapuã

Os alunos das escolas públicas de Parapuã assistem desde o fim de julho gratuitamente a sessões de cinema 6D.

O cinema móvel fica em uma espécie de container, que é trans-portado para as cidades, levando diversão aos moradores de muni-cípios do interior.

O Cinema 6D foi instalado na Praça da Matriz e para propiciar o acesso aos estudantes o Depar-tamento de Cultura firmou par-ceria com a empresa. “Sabemos da importância do acesso a todas as formas de arte para o desen-

PEDRO AFONSOEspecial para o IMPACTO

A Prefeitura de Osvaldo Cruz concluiu nesta segunda--feira (11), a compra do prédio onde está instalado o Almoxari-fado. O processo, que se arrasta há 20 anos, foi finalizado ontem com a assinatura da transfe-rência.

O prédio pertencia ao Gover-no do Estado, através da Com-panhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).

O presidente da Codasp, Jairo de Almeida Machado Jú-nior, esteve em Osvaldo Cruz onde assinou a transferência do imóvel.

“Trabalhamos e contamos com a ajuda do prefeito de Os-valdo Cruz e hoje estamos assi-nando toda a documentação”,

A prefeitura encaminhará projeto de Lei para a Câmara Municipal de Osvaldo Cruz que visa solucionar problemas de animais soltos em vias públicas.

O objetivo é acabar com di-versas reclamações e acidentes que envolvem animais soltos.

Se o Le gislativo aprovar tal projeto, será destinado um

Alunos visitam cinema 6D instalado na praça da Matriz

volvimento pessoal. O cinema é uma destas artes, a qual leva entretenimento, conhecimento e diversão às pessoas. Pensando nisso, fizemos uma parceria com a empresa para que todos os alunos das escolas municipais pudessem assistir aos filmes, ao todo cerca de 1000 ingressos foram distri-buídos para os alunos”, relata o diretor de Cultura, Douglas José de Souza.

O cinema 6D promove intera-ção com o filme, estimulando os sentidos de quem assiste. Além das imagens, o expectador poderá

destacou Machado Júnior.InvestimentosA Prefeitura desembolsou

cerca de R$ 400 mil para efe-tuar a compra do prédio. No início da administração do ex--prefeito, Valter Martins, houve pagamentos parcelados desse investimento.

Além disso, o atual prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Ma-zucato (PSDB), destacou os investimentos que foram feitos no local e ainda que tem a ideia de deslocar o almoxarifado para a região da indústria Granol.

“ É u m a á r e a ( d e q u a s e 32.000m²) que nós ainda não tínhamos a escritura e agora passa a ser patrimônio do mu-nicípio. Temos outros projetos, pois é um local de área nobre e pode ser usado para área da habitação”, disse Mazucato.

lugar próprio para acolher os animais e os proprietários que tiverem seus animais recolhi-dos devem pagar para realizar a retirada.

Segundo a lei, se o animal for recolhido mais de uma vez, o dono não terá a chance de recupera-lo. GiNotícias

sentir outras sensações ao longo do filme, como aromas, vento e chuva. As cadeiras se movem e cada expectador usa um óculos 3D.

Cada sessão dura aproximada-mente cinco minutos e são oito op-ções de filmes para acompanhar: Mina de Ouro, O Trem Fantasma, Parque dos Dinossauros, Guerra nas Estrelas, Fábrica de Choco-lates, Viagem ao Fundo do Mar, Viagem ao Centro da Terra e A T umba do Faraó. Os ingressos cus-tam R$ 5 e as sessões acontecem das 13h às 21h em curta temporada

Assessoria de Impresa