Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

38
QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014 Falta uma semana para o primeiro turno das Eleições 2014, momento em que os brasileiros ornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00 CNPJ candidato 20.560.356/0002-97 Seu deputado ajudou Adamantina? Págs. 4 e 5 Evento Conscientização Educação Edição 1067 ano 17 www.ginoticias.com.br Adamantina-SP - sexta-feira, 26 de setembro de 2014 elegerão seus candidatos para ocupar o cargo de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Mas, você sabe se seu deputado ajudou a cidade nos últimos dois anos? Política Carros de som, pan- fletos, pintura de muros, cavaletes, bandeiras, uso de redes sociais, ligações, mensagens e horário obri- gatório em rádio e TV. Es- ses são alguns dos meios utilizados por candidatos para tentar conquistar vo- tos, mas que nem sempre agradam os eleitores. O efeito, muitas vezes, pode ser até contrário o contrá- rio do desejado. Pág. 7 Secretaria de Cultura traz o drama “Angústia” neste sábado na biblioteca Direção da FAI espera atrair 4 mil estudantes para a VI Mostra de Profissões Na Semana do Trânsito crianças participam do projeto “Papa Léguas” Pág. 10 Pág. 11 Pág. 7 É melhor se informar antes de votar. Por isso, o IMPACTO traz nesta edição um levantamento das emendas enviadas por deputados estaduais e federais à Adamantina, com o objetivo de auxiliar os eleitores nesse momen- to de democracia. Tamyris Araujo C M Y K CMYK

description

 

Transcript of Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

Page 1: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014

F a l t a u m a s e m a n a para o primeiro turno das Eleições 2014, momento em que os brasi leiros

ornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00

CN

PJ

can

did

ato

20.

560.

356/

0002

-97

Seu deputado ajudou Adamantina? Págs. 4 e 5

Evento Conscientização Educação

Edição 1067 • ano 17www.ginoticias.com.br

Adamantina-SP - sexta-feira, 26 de setembro de 2014

elegerão seus candidatos para ocupar o cargo de presidente, governador, senador, deputado federal

e deputado estadual. Mas, você sabe se seu

deputado ajudou a cidade nos últimos dois anos?

PolíticaCarros de som, pan-

fletos, pintura de muros, cavaletes, bandeiras, uso de redes sociais, ligações, mensagens e horário obri-gatório em rádio e TV. Es-ses são alguns dos meios utilizados por candidatos para tentar conquistar vo-tos, mas que nem sempre agradam os eleitores. O efeito, muitas vezes, pode ser até contrário o contrá-rio do desejado. Pág. 7

Secretaria de Cultura traz o drama “Angústia” neste sábado na biblioteca

Direção da FAI espera atrair 4 mil estudantes para a VI Mostra de Profissões

Na Semana do Trânsito crianças participam do projeto “Papa Léguas”

Pág. 10 Pág. 11Pág. 7

É melhor se infor mar antes de votar. Por isso, o IMPACTO traz nesta edição um levantamento

das emendas enviadas por deputados estaduais e federais à Adamantina, com o objetivo de auxiliar

os eleitores nesse momen-to de democracia.

Tamyris Araujo

C M

Y K

CMYK

Page 2: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

2 IMPACTO

-

opinião sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoLucas T. Mazoca - [email protected]

RedaçãoTamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected]

Fernanda M. Silva - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora

Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial

Foto da semana

A importância da escolha certa na hora do voto

Faltam nove dias para o primeiro tur no das Eleições 2014, momento em que os brasileiros elegerão seus candidatos para ocupar os cargos de presidente, governador, senador, deputado fede-ral e deputado estadual.

Este é um momento importantíssimo para a democracia brasileira, em que se fala muito do voto consciente, voto de respeito, mudança política, candidatos que trabalhem pela cidade e região, entre outros quesitos que devem ser analisados na eleição, no próximo domingo, 5

de outubro. Nós, como um veículo

de comunicação, traze-mos nesta edição infor-mações que podem aju-dar o eleitor a escolher melhor seus candidatos a deputado federal e esta-dual – os representantes que mais trabalham dire-tamente pelo município.

E como a informação é a melhor ‘arma’ do eleitor, nas páginas 4 e 5 do IM-PACTO você acompanha uma tabela completa com as verbas que os deputados destinaram para a cidade nos dois últimos anos. Os repasses foram para a Prefeitura de Adamantina

e as entidades Apae (As-sociação de Pais e Amigos do Excepcional), Casa do Garoto Carlos Miranda Pegoraro, Clínica de Re-pouso Nosso Lar, Iama (Instituto de Assistência ao Menor Santo Chera-ria), Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Lar Cristão de Meninas.

Agora, fica o alerta para que você eleitor ana-lise se o seu candidato trabalhou pela cidade e se merece seu voto nova-mente.

Uma política limpa e melhor depende do seu voto. Pense bem. Boa leitura.

Os capítulos 21 e 22 de Apocalipse descrevem a grande cidade, a santa Jerusalém que será localizada nos novos céus e na nova terra.

Deus nos fornece uma informação exata sobre a refe-rida Cidade, em Sua Palavra. Às vezes nós nos interrogamos queremos saber o que de fato, nos acontecerá após a morte. Para onde iremos? Como será? Todos vão para um mesmo lugar? Além de nos falar sobre o Lago de Fogo onde Satanás os demônios e toda humanidade não-salva passarão a eterni-dade, Ele também nos falou a respeito do destino eterno e glo-rioso dos redimidos: A grande cidade, a santa Jerusalém.

Este mundo terá um final dramático: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor,

no qual os céus passarão com in-trépido estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela exis-tem serão atingidos” (ver 2Pe 3.10). Então, Deus criará algo to-talmente novo e magnífico. Esse acontecimento provavelmente ocorrerá no final do Milênio (o reinado de mil anos do Messias na Terra), porque o apóstolo João escreveu: “Desceu, porém, fogo do céu e os consumiu [os malfeitores]” (Apocalipse 20.9). Este julgamento por meio do fogo é a última referência encon-trada no Apocalipse sobre a ter-ra física atualmente habitada.

Estima-se de modo conser-vador que a tal cidade teria capacidade para um número surprendent3e de 72 bilhões de habitantes. Com base nas dimensões dadas apenas em Apocalipse 21.16, não é possível determinar se a cidade será um cubo gigante ou um triângulo de base quadrada.

Os componentes de cons-trução da grande Cidade, a santa Jerusalém são espanto-sos. O muro ao redor da cidade terá portas de pérolas, cada uma com o nome de uma das tribos de Israel inscrito nela (Ap 21.12,17,18,21). Esse muro brilhará como um bracelete de diamante (Ap 21.18). Os funda-mentos da muralha da cidade serão incrustados com pedra e metais preciosos: “estrutura

“Tragédia: vem de tragóidia (tragos: bode; oidê: canto), que significa literalmente ‘ canto do bode’. A ligação entre o canto e o bode não está completamente definida. Pensa-se que as pri-meiras representações trágicas fossem acompanhadas pelo sacrifício de um bode”. (Revista História Viva, Grandes Temas, Edição Especial Temática, No. 3, Brasil, www.historiaviva.com.br)

O cenário atual da política brasileira anda com várias to-nalidades de cores e gestos para os eleitores de plantão depois dos últimos escândalos patro-cinados pelos políticos da base aliada do governo federal...

Neste contexto entre a rea-lidade e a ficção da política em tempo de pós-globalização, faz-

da muralha é de jaspe; tam-bém a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido. Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. “A praça [ou a rua] da cidade é de ouro puro, como vidro trans-parente”.

Na grande cidade, a santa Jerusalém, não haverá morte, lágrimas, lamentação, choro, nem dor (Ap 21.4). O Cordeiro (Jesus) removerá a maldição que começou no jardim edê-nico, e os salvos viverão para sempre em seu lar perfeito. Todos os aspectos da vida trarão alegria e satisfação por toda a eternidade.

Não haverá sol, nem lua, nem estrelas, “pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada”.

O que a Bíblia nos diz so-bre a esplêndida cidade, a santa Jerusalém é apenas uma gota no grande oceano de verdades não-reveladas. Na realidade, nem a metade foi dita na Bíblia – e jamais poderia ser (1 Reis 10.7)! Mas o que foi contado é su-ficiente para nos fazer perceber que seremos felizes no nosso futuro lar – a Nova Jerusalém – por toda a eternidade.

As inscrições estão abertas para você também. Basta que receba hoje mesmoJesus Cristo como teu Único e Suficiente Salvador.

A grande cidade, a santa Jerusalém

O que levará em consideração ao decidir em quem votar na próxima eleição?

Você é a favor do uso de carros de som, cavaletes e distribuição de santinhos durante as campanhas eleitorais?

- Histórico político - Propostas

- Partido - Voto em qualquer candidato

Sim, pois a propaganda durante as campanhas auxiliam na escolha dos candidatos (5%) Indiferente, as campanhas são passageiras e não atrapalham a rotina da população (34%)

Não, o som é perturbador e os santinhos viram motivo de poluição (61%) Não voto e não acompanho a política (1%)

Total de Votos: 164

Enquete da semana

Dê a sua opinião no portal

Cavaletes de candidatos expostos na esquina da avenida Rio Branco com a Deputado Cunha Bueno. População é contra a colocação dos objetos em diversos pontos da cidade, pois

atrapalha a passagem e incomoda os pedestres, além de poluir a cidade

Samuel Pereira - é pastor em Maríapolis -

[email protected]

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

POLÍTICA BRASILEIRA, UMA TRAGÉDIA GREGA?

Tamyris Araujo

Resultado Anterior

Sérgio Barbosa - jornalista pro-fissional diplomado e professor

universitário.

-se necessário estar em sinto-nia com os acontecimentos em nível glocal, ou seja, do global para o local para uma reflexão critica sobre a conjuntura social, econômica e política do Brasil...

Não se pode deixa de levar em conta nesta conjuntura, os preâmbulos destes acon-tecimentos em áreas afins aos interesses do poder ins-titucionalizado pelas trocas dos favores intermediados no apoio político ao Governo eleito por meio do processo democrático...

A História deste país traz inúmeros fatos ocorridos an-tes, durante e depois dos pleitos eleitorais para os cargos legis-lativos, bem como, executivos para os poderes municipal, estadual e federal...

Ficar apenas no momento atual é deixar de lado as ma-zelas do demais governantes do Brasil, quando os mesmos foram além do permitido nas trocas nada simbólicas do po-der pelo poder, determinando pela força democrática o jogo ditatorial do poder para o poder, com o poder e pelo poder...

Os poderes executivo, legis-lativo e judiciário continuam amargando um passado sem regras claras para os procedi-mentos democráticos num país que nunca teve compromisso com a cidadania social e edu-cacional, quanto mais com a cidadania política...

Existem várias formas de contextualização para um mes-mo fato, neste caso em especial,

ou seja, a Política brasileira deve ser levada pelas vias sem fato, haja vista os acontecimentos nos últimos meses, quando por meio de uma denúncia veicula-da pela mídia brasileira sobre quem suborna quem, num jogo mais do que viciado na política tupiniquim...

O teatro proporciona aos amantes deste gênero cenas inte-ressantes, também enigmáticas para os espectadores de um ou mais atos encenados, tal qual o palco instalado em Brasília, po-rém, aqui, tudo pode acontecer, mesmo que uma ou mais cenas determinem um final quase feliz para os personagens deste teatro político.

Claro, não se podem compa-rar os políticos tupiniquins com os artistas de teatro, todavia, podem-se levar em conta as denominadas tragédias gregas, por exemplo, “Édipo Rei” do con-sagrado “Sófocles” (496-405 a.C.), autor de mais de cem peças, porém, apenas sete chegaram até o mundo contemporâneo...

Desta forma, umas das saí-das desta “tragédia grega” que se transformou o cenário polí-tico tupiniquim, registram-se, “brasileiro”, uma das muitas opções para o nativo conhecido como “brasilis” é um encontro com a arte teatral, portanto, nada mais oportuno do que as encenações do Teatro Grego com seus mestres, entre os quais: Eurípedes (480-406 a.C.), Ésquilo (525-456 a.C.), Aristó-fanes (445-386 a.C.), além dos filósofos e historiadores do mundo grego...

Page 3: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

3IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 informe

Sob os comandos de José Leandro Périco e Thiago Pa-checo Aranda, Adamantina conta agora com a Prime

José Leandro Périco e Thiago Pacheco Aranda comandam a Prime Veículos Hornet 2012 Preta + Acessórios

Uno 1.0 - 2012 - Vermelho CompletoGol 1.0 - G5 2013 - Prata Completo

Montana 2012 - 1.4 - Completo Cinza Cross Fox 2005 - 1.6 - Completo Preto Fiesta Sedan - 1.6 - Prata Completo + Air Bags + ABS 2012

Biz 2012 Cinza

C M

Y K

CMYK

Adamantina conta agora com Prime Compra e Venda de Veículos

Compra e Venda de Veículos.Localizada na avenida

Marechal Castelo Branco, 585, vila Jamil de Lima, a

Prime inaugura com uma super promoção: Na com-pra de qualquer veículo o motorista ganha R$ 100 em

combustível. Na Prime você encontra

carros e motos novos e semi--novos para compra à vista

ou em em financiamento de até 60 vezes com uma peque-na entrada.

Para mais informações o

telefone para contato é (18) 3521-4277. Faça uma visita e conheça a Prime Compra e Venda de Veículos.

Av. Marechal Castelo Branco, 585 - VI. Jamil de Lima - Adamantina - SP

Ofertas

especiais de

inauguração

Page 4: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dos 290 estaduais que receberam votos em Adamantina, apenas 11 ajudaram a cidade nos últimos dois anos

Adamantinenses votaram em 299 deputados federais em 2010. Apenas 8 ajudaram efetivamente o município

Para ocupar o cargo de deputado estadual, a situação não foi diferente. Os adamantinenses votaram em 290 nomes. Destes, apenas 11 destinaram verbas por meio de convênios e emendas parlamentares para o município.Mauro Bragato (PSDB) foi o mais votado, com 3.777 votos, seguido por Reinaldo Alguz (PV), com 3.511 votos. Ambos destinaram verbas para a cidade, como você acompanha na tabela abaixo.

Na última eleição presidencial, ocorrida em 2010, os adamantinenses votaram em 299 candidatos a deputados federais, de acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. Destes, apenas oito destinaram parte de seu orçamento (emendas) para o município.Os mais votados foram Silvio Torres (PSDB) com 3.214 votos, seguido por Evandro Gussi (suplente), com 1.946 votos, e Eleuses Paiva. Acompanhe tabela dos mais votados e emendas destinadas para a cidade. Os dados são do site do Tribunal Superior Eleitoral.

Deputado Estadual Partido Situação Votos no município Valor de emendas destinadas MAURO BRAGATO PSDB ELEITO 3.777 1.580.000,00REINALDO DE SOUZA ALGUZ PV ELEITO 3.511 465.000,00JOSE AURELIO BORANGA PSDB SUPLENTE 1.036 MARCO AURÉLIO RIBEIRO PDT SUPLENTE 988 DILADOR BORGES DAMASCENO PSDB SUPLENTE 683 180.000,00JOSE ALDO DEMARCHI DEM ELEITO 411EDSON TOMAZINI (ED THOMAS) PSB ELEITO 401 414.993,23 DONISETE PEREIRA BRAGA PT ELEITO 362 ELZO SIGUETA PPS SUPLENTE 358 LUIZ CLAUDIO MARCOLINO PT ELEITO 342 60.000,00JOSÉ CARLOS SANCHES HERNANDES PDT SUPLENTE 324 JOSÉ TICIANO DIAS TOFFOLI PT SUPLENTE 283 ADILSON ROSSI PSC ELEITO 281 100.000,00EVANDRO LUIZ LOSACCO PSDB SUPLENTE 250 ANDRE LUIS DO PRADO PR ELEITO 233 FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA DE CAMPOS PT SUPLENTE 111 120.000,00ESTEVAM GALVÃO DEM ELEITO 0 50.000,00ORLANDO MORANDO JUNIOR PSDB ELEITO 23 150.000,00JOOJI HATO PMDB ELEITO 5 395.850,00

Deputados Federais Partido Situação Votos na cidade Valor em emendas destinadas SILVIO FRANÇA TORRES PSDB SUPLENTE 3.214 EVANDRO HERRERA BERTONE GUSSI PV SUPLENTE 1.946 ELEUSES VIEIRA DE PAIVA DEM SUPLENTE 1.583 491.700,00PAULO CESAR DE OLIVEIRA LIMA PMDB SUPLENTE 1.312 EDSON APARECIDO DOS SANTOS PSDB ELEITO 1.127 MANOEL FERREIRA DE SOUZA GASPAR PSC SUPLENTE 1.072 FRANCISCO EVERARDO OLIVEIRA SILVA (TIRIRICA) PR ELEITO 719 245.850,00JOÃO PAULO CUNHA PT ELEITO 555 197.500,00DEVANIR RIBEIRO PT ELEITO 408 550.000,00PAULO ROBERTO FREIRE DA COSTA PR ELEITO 371 100.000,00ARLINDO CHIGNALIA JUNIOR PT ELEITO 350 100.000,00PROTÓGENES PINHEIRO DE QUEIROZ PC DO B MÉDIA 316 3.500.000,00GABRIEL BENEDITO ISSAAC CHALITA PSB ELEITO 248 PAULO SALIM MALUF PP ELEITO 231 JOSÉ MENTOR GUILHERME DE MELLO NETTO PT ELEITO 203 JORGE DE FARIA MALULY DEM SUPLENTE 179 VALDEMAR COSTA NETO PR ELEITO 176VALDEMAR COSTA NETO PR ELEITO 176 253.762,00 NELSON MARQUEZELLI PTB ELEITO 108 ANTONIO CARLOS DE MENDES THAME PSDB ELEITO 104 CANDIDO ELPIDIO DE SOUZA VACCAREZZA PT ELEITO 99ARNALDO FARIA DE SÁ PTB ELEITO 82 243.750,00 JORGE TADEU MUDALEN DEM ELEITO 69 255.740,00 MARA CRISTINA GABRILLI PSDB ELEITO 10 1.200.000,00

Deputados estaduais

Deputados federaisTAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Falta uma semana para o primeiro turno das Eleições 2014, momento em que os brasileiros elegerão seus can-didatos para ocupar os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Mas, você sabe se seu deputado ajudou a cidade nos últimos dois anos? É melhor se informar antes de votar. Por isso, o IMPACTO traz nesta edição um levantamento das emendas enviadas por deputados estaduais e federais à Adamantina, com o objetivo de auxiliar os eleitores nesse momento de democracia.

Durante o período eleitoral, dezenas de candidatos visitam a cidade, prometendo investimentos e apoio, mas depois de eleitos, poucos voltam para fazer algo de concreto. Por isso, vale a pena acompanhar o que cada um fez pela cidade, quanto o deputado que você votou destinou e se realmente merece seu voto novamente.

Os dados apresentados são referentes aos dois últimos anos e foram enviados, após solicitação, pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Adamantina. Já em relação às entidades, o IMPACTO entrou em contato com o setor financeiro de cada instituição. A responsabilidade de cada informação referente aos valores de verbas são dos mesmos.

Entre os deputados estaduais, Mauro Bragato (PSDB) foi o que mais liberou verba para a cidade – R$ 1.580,000,00, seguido de Reinaldo Alguz (PV) – R$ 465.000,00 e Ed Tho-mas (PSB) – R$ 414.993,23.

No caso dos deputados federais, Protogenes de Quei-roz R$ 3.500.000,00, Devanir Ribeiro – R$ 550.000,00 e Eleu-ses Paiva – R$ 491.700,00 foram os que mais destinaram verbas para a cidade.

Acompanhe tabela em que mostra os deputados que destinaram algum recurso, em que foi aplicada cada verba e a situação em que estas se encontram.

Seu deputado ajudou a cidade nos últimos dois anos? Saiba mais antes de votar

Fon

te: Tribu

nal d

e Justiça Eleito

ral e Prefeitu

ra de A

dam

antin

a

Fon

te:Tribu

nal d

e Justiça Eleito

ral e Prefeitu

ra de A

dam

antin

a

Page 5: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

5IMPACTO

sexta-feira, 26 de setembro de 2014 geralC

M Y

K

CMYK

Informe-se: Saber o que os candidatos fazem é essencial para tomar uma decisão certa na hora de votar.Pesquise na internet: Vai ser difícil encontrar um candidato que não levante várias bandeiras. Mas é importante analisar

se ele realmente está envolvido no que diz.Investigue o passado dos candidatos: Todos os candidatos costumam ter boas propostas, mas colocá-las em prática é outra

história. Por isso é importante analisar os mandatos anteriores ou, em caso de primeira candidatura, descobrir o que cada um já fez pela sua comunidade.

Troque ideias: Conversar com amigos, parentes e colegas é a maneira de conhecer opiniões diferentes e refletir sobre suas próprias posições.

Acompanhe os candidatos nas redes sociais: Hoje a internet é um dos principais meios para os candidatos apresentarem ideias e propostas. Muitos deles mantêm blogs, sites e perfis em redes sociais.

Leia o passo a passo e descubra o que fazer antes de decidir em quem votar nestas eleições

Mauro Bragato - EstadualRecape da Avenida Marechal Castelo Branco (2013) R$ 300.000,00 Fase –Concluído

Waldemar Costa Neto - FederalConvênio 790353/2013 – Recapeamento de Vias Pú-

blicas UrbanasRepasse: R$ 253.762,00 – Contrapartida: R$ 46.322,73Fase – Em fase de licitação

Eleuses Paiva - FederalConvênio 790351/2013 – Recapeamento de Vias Pú-

blicas Urbanas Repasse: R$ 245.850,00 – Contrapartida: R$ 55.625,00Fase – Em fase de licitação

Convênio 809623/2014 – Recapeamento Asfáltico Repasse: R$ 245.850,00 – Contrapartida: R$ 16.203,97Fase –Em Execução / Elaboração dos Projetos.

Mara Gabrili - FederalConvênio 788710/2013 – Portal / Software Educacional Repasse: R$ 1.000.000,00 – Contrapartida: R$ 20.000,00Fase –Em execução / Aguardando liberação do repasse

pelo Ministério, após o período eleitoral.

Ed Thomas - EstadualEquipamentos para Academia ao Ar Livre - R$

60.000,00Fase – Entregue

Arnaldo Faria de Sá - Federal795153/2013 – Infraestrutura Esportiva – Bho. Cal-

deiras / Vestiário Jd. Repasse: R$ 243.750,00 – Contrapartida: R$ 6.250,00Fase - Aprovação dos Projetos na Prefeitura e pos-

terior envio para análise na Caixa Econômica Federal.

João Paulo Cunha - Federal786988/2013 – Aquisição de Equipamentos Perma-

nentes – Parques Infantis Repasse: R$ 97.500,00 – Contrapartida: R$ 2.500,00Fase - Em complementação / Elaboração dos Projetos

de Fundação e Acessibilidade.

Arlindo Chignalia Junior- FederalSaúde R$100.000,00- Aquisição deequipamento/material

permanenteFase –Cadastrados junto ao Ministério da Saúde

Dilador Borges - Estadual e Adilson Rossi - EstadualRecapeamento Asfáltico – Jd. Brasil e Rua Joaquim

NabucoRepasse: R$ 300.000,00 (R$ 200.000,00 – Dilador Bor-

gesR$ 100.000,00 – Adilson Rossi)Fase - Em elaboração pelo Departamento de Enge-

nharia

Paulo Roberto Freire da Costa- FederalSaúde – Deputado R$100.000,00 - Aquisição de equi-

pamento/material permanenteFase –Cadastrados junto ao Ministério da Saúde

Francisco de Assis Pereira de Campos - EstadualReforma do Centro de Atendimento à Criança e ao

Adolescente – Projeto ASARepasse: R$ 120.000,00Fase - Em elaboração pelo Departamento de Enge-

nharia, devido ao parecer GSES/CVO/0200/14

Prefeitura de Adamantina*

*Verbas aprovadas, destinadas e aplicadas

*Verbas conquistadas e já vinculadas à Prefeitura, mas ainda não liberadas

*Verbas prometidas, mas em processo de análise

Mara Gabrilli - FederalR$ 200.000,00 – Construção do Projeto Terapêutico (Apae Rural) Fase – Em análise

Estevam Galvão - Estadual R$ 50.000,00 - Compra de equipamentos Fase - Em análise

Dilador Borges - Estadual R$ 80.000,00 – Manutenção de despesas Fase - Em análise

Solicitou, mas não recebeu nenhuma verba nos úl-timos dois anos.

Por falta de documentação, a entidade não recebeu nenhuma verba.

Devanir Ribeiro - FederalR$ 50.000,00 – Custeio de alimentos, vestimentas e

materiais de limpezaFase – Aprovado

Reinaldo Alguz - EstadualR$ 200.000,00 para construção de quadra cobertaFase – Recebida e obra finalizada

Devanir Ribeiro - Federal R$ 50.000,00 – Custeio de alimentos, vestimentas e

materiais de limpezaFase – Aprovado

Mauro Bragato - Estadual R$ 100.000,00 – Custeio com medicamentos e mate-

riais hospitalaresR$ 200.000,00 – Custeio com medicamentos e mate-

riais hospitalaresR$ 680.000,00 – Custeio com medicamentos e mate-

riais hospitalares

Orlando Morandi - EstadualR$ 150.000,00 – Aquisição de três macas cirúrgicas Ed Thomas R$ 150.000,00 – Compra de aparelho de raio x, ca-

mas de UTI, cadeira de rodas de banho e carro-maca de centro cirúrgico

Reinaldo Alguz - EstadualR$ 150.000,00 – Reforma do ambulatório de raio XR$ 115.000,00 – Elevador para leito

Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional)

Casa do Garoto Carlos Miranda Pegoraro

Clínica de Repouso Nosso Lar

Iama (Instituto de Assistência ao Menor

de Adamantina Santo Cheraria)

Lar Cristão de Meninas de Adamantina

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina

Emendas destinadas à:

Cobertura de quadra na FAI (2013) R$ 300.000,00 Fase – Concluído

Jooji Hato – Estadual e Arlindo Chinaglia - Federal Convênio 806056/2014 – Pavimentação – Estrada Con-

junto Habitacional – Deputado Jooji Hato (245.850,00) e Deputado Arlindo Chinaglia (R$ 987.600,00):

Repasse: R$ 1.233.450,00 – Contrapartida Provisória: R$ 345.067,94

Fase –Em Execução / Elaboração dos Projetos.

Jooji Hato – EstadualAquisição de ambulância Fase –R$ 150.000,00

Jorge Tadeu Mudalem - FederalConvênio 804182/2014 – Recapeamento Asfáltico Repasse: R$ 255.740,00 – Contrapartida: R$ 27.021,59Fase –Em Execução / Elaboração dos Projetos.

Tiririca - FederalConvênio 804181/2014 – Recapeamento AsfálticoRepasse: R$ 245.850,00 – Contrapartida: R$ 818,97Fase –Em Execução / Elaboração dos Projetos.

Devanir Ribeiro- FederalSaúde – Compra de equipamentos para Unidade de

Saúde da Cecap- R$ 250.000,00Fase –Licitação e construção da Academia da Saúde

Ed Thomas - EstadualProcesso SELJ nº 0055/2014 – Reforma do Estádio

Antonio Goulart MarmoRepasse: R$ 204.993,23 – Contrapartida: R$ 54.942,89Fase - Aguardando a conclusão da averbação do local

onde se encontra o estádio.

José Aldo Demarchi - EstadualAquisição de LivrosRepasse: R$ 60.000,00Em fase de orçamentos e conclusão do Plano de

Trabalho.

Protógenes - FederalProposta 028241/2014 – Cursos de Capacitação TEM Repasse: R$ 500.000,00 – Contrapartida: R$ 6.000,00Fase - Em fase de ajustes no cronograma devido ao

período eleitoral.

Proposta 035212/2014 – Programas CulturaisRepasse: R$ 1.000.000,00 – Contrapartida: R$ 60.000,00Fase - Em análise pelo Ministério da Cultura

Proposta 913868/14-001 – Programa Anti-DrogasRepasse: R$ 2.000.000,00Fase - Em análise pelo Fundo Nacional da Saúde / Mi-

nistério da Saúde

Devanir Ribeiro- FederalSaúdeR$200.000,00- Incremento temporáriodo Piso da

Atenção Básica (PAB).Fase –Cadastrados junto ao Ministério da Saúde

João Paulo Cunha- FederalSaúde R$100.000,00 -Aquisição deequipamento/material

permanenteFase –Cadastrados junto ao Ministério da Saúde

Fon

te: Prefeitu

ra de A

dam

antin

a

Fon

te: Dep

artamen

to fi

nan

ceiro d

as entid

ades

Page 6: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

6 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

informe sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ivo Santos assina contrato de R$ 20 milhões para obras na vicinal Adamantina-Mariápolis

O prefeito de Adamanti-na e presidente da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) Ivo Santos, participou na terça--feira (23) em São Paulo, da solenidade de assinatura de contrato com o Governo do Estado para obras na estrada vicinal SPA 592/294, que liga os municípios de Adamantina e Mariápolis. Prefeito Ivo Santos fala da

importante conquista

A solenidade contou com a presença do Secretário de Estado de Logística e Trans-portes, ClodaldoPelissioni, e do Governador Geraldo Alckmin. O contrato, no valor de R$ 20.790.000,00 foi assinado entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, bem como foi feito o anúncio de assina-tura de contrato com o Banco

Santarder, por meio do BIRD/MIGA, para financiamento das obras nas rodovias esta-duais. A execução da obra ficará sob responsabilidade do Estado.

De acordo com o prefeito Ivo Santos, esta é uma grande conquista visto que a reivin-dicação acontece há muitos anos. “Felizmente fomos con-templados com esta melhoria

que trará entre muitos bene-fícios, mais segurança para a população da região que utiliza a estrada quase que diariamente”, destacou.

Ainda em São Paulo, o prefeito esteve na Secretaria de Estado dos Esportes e na Se-cretaria de Estado da Justiça.

Assessoria de Imprensa

Page 7: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

C M

Y K

CMYK

6bIMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Page 8: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

sexta-feira, 26 de setembro de 2014 6a IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Page 9: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

7IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 geral

Propaganda política polui e não agrada adamantinenses

Aluno tem bicicleta furtada na escola e mãe cobra providências

Secretaria de Cultura traz o drama “Angústia” neste sábado

Delegado alerta população sobre golpes

Reivindicação

Evento Polícia Civil

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Carro de som, panfletos, pintura de muros, cavaletes, bandeiras, uso de redes sociais, ligações, mensa-gens e horário obrigatório em rádio e TV. Esses são alguns dos meios utilizados por candidatos para tentar conquistar votos, mas que nem sempre agradam os eleitores e o efeito, muitas vezes, pode ser até contrário do esperado.

Apesar de em Adamantina algu-mas ações ainda não terem come-çado, como o uso de bandeiras nas principais ruas, carros de som e cavaletes já tomam conta da cidade e geram críticas. “Tudo atrapalha nossa vida”, afirma Geisa Mariano Marques.

A adamantinense, que reside no centro da cidade, há três quadras da Prefeitura, comenta o que mais incomoda são os carros de som, que passam toda hora com volume alto. “Tenho um bebê de quatro meses e ele acorda toda hora assustado”, conta.

Os panfletos também incomo-dam a moradora, que reclama dos papéis jogados nas calçadas, ruas e quintais. “Os candidatos deveriam ser mais criativos. Ao invés de usar

Um aluno de 14 anos teve sua bi-cicleta furtada na manhã de quarta--feira (24), na escola Durvalino Grion. De acordo com a mãe do jovem, Ma-ria Ermelinda Rocha Oliveira (Mila), falta segurança e responsabilidade na unidade escolar.

Ela conta que o filho chegou a es-cola por volta das 7h e ao sair da aula, às 12h30, sentiu falta da bicicleta. Ele conversou com um inspetor de alunos que não orientou o menino a tomar nenhuma atitude e também não tomou nenhuma providência. “Ninguém fez nada. Deixaram o meu filho se virar sozinho”, relata.

O jovem ligou para a polícia, que o orientou a chegar em casa e ir com sua mãe até a delegacia. “Foi o que fi-

A Secretaria Municipal de Cul-tura e Turismo de Adamantina traz gratuitamente para a popula-ção o espetáculo Angústia, da Cia Mênades& Sátiros, de Presidente Prudente.

O drama será apresentado nes-te sábado (27), no Anfiteatro da Bi-blioteca Municipal, com entrada franca e classificação indicativa para maiores de 14 anos.

A história toda se passa em uma só cena: um homem (Iona-Potapov) e seu cavalo (Seu Rocim) estão à beira da estrada, cobertos

Uma ligação no celular informan-do que sua filha está sob poder de sequestradores e exigindo dinheiro para libertação; mensagens avisan-do que você acaba de ganhar uma casa de um programa de TV; ou uma ligação com “bença tia (o), meu carro quebrou”, são golpes comuns aplicados ultimamente. Muitos já passaram por essas situações ou co-nhecem pessoas que já foram vítimas desses golpes, que apesar de serem do conhecimento das pessoas, con-tinuam sendo aplicados e ganhando novas versões.

Para orientar a população para que não caia em 'ciladas', o delegado Cléber Augusto Batista, da DIG (De-legacia de Investigações Gerais de Adamantina), alerta a todos sobre os crimes e fornece dicas para evitar problemas futuros.

“Algumas desses golpes já estão na praça há muito tempo. Outros avançam junto à tecnologia. Vários são os exemplos de golpes aplicados, não só nesta região de Adamantina, mas em todo o Brasil”, alerta o de-legado.

Golpe do carro quebrado ou “Bença Tio (a)” - Trata-se de um golpe muito cometido por detentos. O cri-minoso liga para números aleatórios e diz “bença tia (o)”. O suspeito se passa por parente da vítima, geral-mente sobrinho, e diz que está com o carro quebrado na estrada e que precisa de dinheiro para o guincho ou mecânico. A vítima acredita e realiza o depósito. Em outra versão do golpe, o estelionatário pode pedir crédito de celular, supostamente para manter contato com a seguradora e familiares. Dicas - Conferir se o número do telefone de que recebeu a ligação é o mesmo do parente e entrar em contato com os familiares mais próximos da pessoa.

Golpe do envelope vazio - Muito usado na compra de carros, motoci-cletas e materiais de construção, mas pode acontecer também com outros produtos. O estelionatário realiza a compra dos bens e faz o depósito em um envelope sem o dinheiro. Ao apresentar o comprovante de pagamento, a vítima entrega a mer-cadoria, descobrindo depois o golpe. Dicas - Neste caso, a vítima deve ficar atenta se o valor do comprovante está ou não bloqueado e entregar a mercadoria somente quando o valor tiver liberado.

Golpe da Gincana de Programas de TV - Geralmente cometido por detentos com o objetivo de arrecadar

carro de som, poderiam utilizar apenas o horário obrigatório, que não incomoda. E ao invés de papéis, que além de sujar traz prejuízos para a natureza, que usem redes sociais, afinal, todos hoje passam grande parte do tempo na internet. Acredito que seria mais viável e assim, não conseguiriam o efeito contrário, irritar seus eleitores”, afirma Geisa.

Para Éder Ruete há exagero nos carros de som. “Apesar da iniciativa ser louvável, na hora e altura certa, as pessoas exageram. Por exemplo, na hora do almoço, quando chega-mos em casa para comer e descansar, não temos sossego devido aos carros de som com propaganda eleitoral. Além disso tenho filho pequeno e o som atrapalha muito”, afirma.

Sobre os cavaletes colocados nas esquinas da cidade, Ruete cri-tica devido a falta de espaço para pedestres. Outro problema são os panfletos, jogados na rua próximo ao dia da eleição. “Moro no centro e vejo a situação crítica que a cidade fica”, completa.

Para ele, o correto seria o can-didato trabalhar pelo município, mostrar o que fez, ao invés de apa-recer apenas em épocas eleitorais para tentar ser lembrado. “Temos como exemplo a Santa Casa, apenas

pela neve, esperando por possíveis passageiros que possam lhes ren-der algum dinheiro para matarem a fome. No entanto, o homem amarga a perda recente de seu filho, que não resistiu a uma forte febre. A narrativa fixa nos estados de alma dos dois personagens da cena: o homem que precisa desesperadamente compartilhar a dor de sua perda, e o cavalo que apenas observa a tudo sem poder responder, enquanto mastiga pau-latinamente.

Assessoria de Imprensa

créditos de celular. Neste golpe, o criminoso envia uma mensagem de texto dizendo que a pessoa acabou de ganhar, um carro, casa ou algum eletrodoméstico e que para receber o bem, basta seguir as instruções conti-das na mensagem. Quando a vítima compra o crédito de celular, o golpista oferece novos prêmios em troca de mais créditos. Dicas - A orientação neste caso é que as pessoas saibam que programas de televisão não re-alizam gincanas através do telefone nesses moldes.

Golpe do falso sequestro - O autor do golpe liga aleatoriamente para telefones de vítimas e diz que está com o filho (a) e exige dinheiro para o resgate. Com ameaças de morte e aproveitando a situação de nervosis-mo, os golpistas acabam convencendo a vítima de que realmente está com alguém da família. Dicas - A vítima deve perguntar por alguma coisa que só o filho saberia como o nome do animal de estimação ou outro lugar em que tenham morado. Antes da confirmação não se deve tentar negociar ou fazer qualquer depósito, devendo ainda tentar efetuar contato com o familiar.

Golpe do facilitador de programas de casa habitacionais do Governo - Este é um dos exemplos em que a vítima também está procurando obter uma vantagem. O golpista pede uma quantia em dinheiro para que a pessoa passe na frente de outras no recebimento de casas de progra-mas habitacionais. Após receber o dinheiro, o estelionatário some sem dar satisfação a vitima. Dicas - Os interessados em adquirir casas de programas do Governo devem ter a consciência de que existe uma ordem no sistema que a ser seguida e qual-quer forma de facilitação ou proposta de burlar o sistema, provavelmente é um forte indício de golpe.

Golpe do bilhete premiado - Um dos golpes mais antigos aplicados que apresenta duas versões. Para simular um bilhete premiado, o estelionatário pega o número já sorteado da loteria e faz um jogo, conseguindo um compro-vante, porém de um sorteio que ainda vai acontecer. Na primeira versão do golpe, o criminoso aborda uma pessoa na casa lotérica e diz que está com o bilhete premiado e pede para a vítima, olhar, anotar os números e conferir que realmente são os núme-ros sorteados. Em seguida, o golpista pede um valor pelo bilhete premiado, uma vez que não pode retirar o prê-mio por ter restrições com a polícia.

poucos deputados realmente des-tinaram verbas para a instituição filantrópica. Somos carentes de representantes políticos”, finaliza.

Luciana Pereira Fernandes ava-lia como desnecessário o investi-mento em material de campanha. “É preciso uma reavaliação de como usar o período eleitoral para divul-gação de propostas. Acredito que as reuniões com grupos, entidade e associações, tenham mais resultado do que a poluição visual e sonora que ocorre nesse período”, comenta.

Luciana Nunes Quinto afirma que tudo faz parte do processo elei-toral, mas há exageros. “Som, pa-péis e agora recebemos até ligações em casa e mensagem em celular. Mas acredito que o mais ‘chato’ é a propaganda na TV”, avalia.

O Gr upo IMPACTO lançou na última semana a enquete re-ferente a campanha política no portal Gi Notícias. Os internautas responderam a pergunta “Você é a favor do uso de carros de som, cavaletes e distribuição de san-tinhos durante as campanhas eleitorais?” e a maioria optou pela alternativa “Não, o som é perturbador e os santinhos viram motivo de poluição”, o que corres-ponde a 61%.

Espetáculo tem entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos e acontece na biblioteca

zemos. Entretanto, procurei também os responsáveis pela escola diversas vezes, pessoalmente e por telefone, e fui informada que ninguém se encon-trava no prédio. Quer dizer que não temos responsáveis em uma escola? Não temos quem oriente alunos so-bre que providência tomar, além de garantir a segurança dos mesmos?”, indaga a mãe.

Mila conta que as bicicletas ficam em um lugar aberto para a rua, de fácil acesso para pessoas más intencionadas. “Precisamos de mais segurança, respaldo e res-ponsabilidade”, completa.

A família fez ocorrência na Polícia Civil e o caso é investigado.

T.A.

“Tudo atrapalha nossa vida”, afirma eleitora Geisa Mariano Marques

A vítima acreditando que vai levar vantagem saca a quantia em dinheiro e entrega ao estelionatário em troca do bilhete falso. Dicas - Às vítimas devem evitar dar continuidade na conversa quando pessoas estranhas aparecerem falando que estão com um bilhete premiado.

Golpe do Pecúlio - A vítima recebe uma carta, supostamente vinda do Poder Judiciário, contendo infor-mações pessoais e com a notícia que tem um valor alto a receber, a título de pecúlio. Para receber, a vítima precisa pagar à custa do processo. A vítima é orientada a entrar em conta-to através de um número de telefone, pelo qual o estelionatário conduz o golpe. Dicas - Ao receber esse tipo de comunicado, a vítima deve ignorar ou se permanecer em dúvida procu-rar o seu advogado ou sua entidade de classe que teria entrado com o pedido de indenização ou a antigo órgão que trabalhava para checar.

Golpe do pacote de dinheiro - Os estelionatários observam a futura vítima sacando elevada quantia em dinheiro em um banco e a seguem. Um deles deixa propositadamente cair uma folha de cheque de alto valor ou um pacote de dinheiro falso, visan-do chamar a atenção. Um segundo estelionatário, aproxima e diz que também viu o acontecido e convence a vítima que os dois devem juntos devolver o dinheiro. O estelionatá-rio "descuidado" se diz agradecido e oferece uma recompensa à vítima e ao comparsa, dizendo que deverão comparecer a um escritório, para receber a recompensa. O também golpista vai receber a recompensa e volta com uma boa quantia em dinheiro, despertando o interesse. Na sua vez de receber, a vítima é orientada a deixar a sua bolsa e seus objetos pessoais. Dicas - Mais uma vez, procurar não confiar em pesso-as estranhas é a melhor maneira de evitar qualquer golpe.

Tamyris Araujo

Delegado Cléber Augusto Batista

Page 10: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

8 social sexta-feira, 19 de setembro de 2014 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

GRUPO IMPACTO veste a camisa do Outubro Rosa

Mônica Norbiatto e Anderson Piovesan casam neste sábado (27), em Junqueirópolis. A

recepção aos convidados acontece em grande estilo em Dracena

Dr. Albanir Gabriel Borrasca e dra. Taisa em passeio pela Itália

O pequeno Miguel, filho de Maicon (Santander) e Kelly completa um ano de vida no domingo, dia 28

Maria Laura filha de Cristina (Alpavel) e JuniorO promoter Edgar Soares Pereira, com Will, Adriano e Junior Novaes em evento na Afucal

foto Cláudio Mariano

A jovem doutora ADRIA-NA DEL COMPARI MAIA DA CUNHA, de tradicionais famílias adamantinenses, foi aprovada no último concurso (184) de ingresso na magistra-tura paulista. Os familiares e amigos da nova juíza estão radiantes de alegria, espe-cialmente seu pai, desembar-gador Maia da Cunha, que vê a filha seguir os seus passos.

Foi aprovado no recente concurso de ingresso na Ma-gistratura do Estado de São Paulo, o jovem luceliense MARCEL PANGONI GUER-RA, primeiro Juiz de Direito formado na FAI. O novo ma-gistrado foi brilhante aluno, desde então permitindo an-tever que teria sucesso no primeiro concurso, o que realmente aconteceu. Dr. MARCEL foi estagiário do Ministério Público de Lucélia por muito tempo.

O Grupo Cocipa está sa-tisfeito com os resultados do Auto Posto Cocipa de Inúbia Paulista. Tanto que já está em fase de construção um moder-no posto de combustíveis em Adamantina. Será na avenida da Saudade, esquina com o Parque dos Pioneiros.

JUDICIÁRIO I

JUDICIÁRIO II

POSTO

Page 11: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

IMPACTO

C M

Y K

CMYK

Na votação, a propositura foi aprovada por seis a dois, sendo então Adamantina autorizada a participar do Cisap

A participação de Ada-mantina no Cisap (Consór-cio Intermunicipal de Saú-de da Alta Paulista) gerou acirrada discussão durante a sessão extraordinária re-alizada pelos vereadores na terça-feira (23), às 16h.

Durante a apreciação da matéria, os vereadores questionaram a necessi-dade de urgência na vota-ção do projeto e o porquê da abertura de crédito no valor de R$ 400 mil. Além disso, documentos que não contavam anexados como, balanço financeiro e quadro de funcionários do Cisap, também fizeram parte da lista de cobranças.

Em atendimento a pedi-dos, o presidente da Câmara Hélio José dos Santos colo-cou a retirada do projeto em votação, propondo uma reunião ainda esta semana com o secretário de Saúde Jorge Chihara, entretanto, acabou negada pelo plená-rio por cinco votos a três.

Na votação, a propositu-ra foi aprovada por seis a dois, sendo então Adaman-

tina autorizada a participar do Cisap.

Além do Projeto de Lei nº 021/14, que autoriza o município a participar do consórcio, foram aprova-dos também em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo nº 006/14, da Comissão de Finanças e Or-çamento, sobre a apreciação das contas da Prefeitura de Adamantina exercício de 2012 (administração Kiko Micheloni); Projeto de Lei nº 027/14 sobre abertura de rua na Estância Dorigo; e o Projeto de Lei nº 028/14 a respeito de abertura de rua na Estrada Municipal ADM 343 (Estrada 6).

Foram votados também em segunda discussão e redação final o Projeto de Lei nº 025/14, que altera dispositivos da lei do Código Municipal de Arborização de Adamantina; e o Projeto de Lei nº 026/14 que insti-tui a Política Municipal de Proteção aos Mananciais de Água destinados ao abaste-cimento público.

Aprovadas contas 2012

– Outro projeto votado e aprovado por unanimidade na sessão extraordinária foi o Decreto Legislativo nº 006/14, assinado pela Comissão de Finanças e Or-çamento da Câmara Muni-cipal, referente às contas da Prefeitura de Adamantina no exercício de 2012 – admi-nistração Kiko Micheloni.

A votação foi nominal. Apesar de se posicionar de forma favorável, o vereador Luiz Carlos Galvão (PSDB) pediu “ressalvas” no voto por causa de apontamentos feitos pelo TCE-SP (Tribu-nal de Contas do Estado de São Paulo), referente ao não pagamento de férias. A proposta foi apresentada e aceita tendo como base o parecer favorável do TCE também emitido para aná-lise dos legisladores.

A gestão anterior teve todas as contas aprovadas referente aos oito anos de mandato (2005/2008 e 2009/2012).

A próxima sessão ordiná-ria está agendada para 13 de outubro, às 20h. Gi Noticias

Sessão extraordinária é marcada por discussão sobre Consórcio Intermunicipal de Saúde

cotidianoAdamantina-SP - sexta-feira, 26 de setembro de 2014• www.ginoticias.com.br

Política

Na Semana do Trânsito, crianças participam do projeto “Papa Léguas”

Pág. 10

Conscientização

Page 12: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 26 de setembro de 2014

C M

Y K

CMYK

Na Semana do Trânsito, crianças participam do projeto “Papa Léguas”

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Cerca de 40 crianças do Lar Cristão de Adamantina parti-ciparam na última semana do projeto “Papa Léguas”, desen-volvido pela Polícia Militar em parceria com o Lions Clube e apoio da Bicicletaria Ideal.

O objetivo do trabalho é for mar cidadãos mais cons-cientes, por isso, a equipe da PM, comandada pelos cabos Licore, Evangelista, Fortunato e Ângela, além de voluntários do Corpo de Bombeiros, ensinou as crianças noções básicas de primeiros socorros, trânsito, civismo, resistência às drogas e

manutenção de bicicletas.Além de aprender sobre as re-

gras de trânsito, a garotada par-ticipou de passeios, acompanha-dos pelos policiais monitores e

viaturas da PM que garantem a segurança, para aprender na prática o que era por exemplo, respeitar a faixa de pedestre e os outros veículos.

Alunos aprendem e se divertem durante passeio ciclístico no centro de Adamantina

Presidente da Apprar e produtores rurais da Faopdurante visita à Adamantina

Atiradores do TG recebem instruções sobre trânsito

Atiradores participam de palestra

Fruticultores de Prudente visitam Apprar

Tiro de Guerra

Agricultura

Para marcar a Semana Na-cional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, o Tiro de Guerra promoveu palestra sobre direção defensiva para carros e motos para os aproximadamente 50 atiradores.

O trabalho foi coordenado pelo instrutor técnico de trânsito Edu-

A Apprar (Associação Passiflora de Produtores Rurais de Adamantina e Região) recebeu na sexta-feira (19) a visita de produtores rurais da Faop (Fruticultores Associados do Oeste Paulista), de Presidente Prudente.

Na oportunidade, a equipe co-nheceu o trabalho desenvolvido pela associação local, a fábrica de poupa e processamento de frutas, e soube detalhes sobre a parceria da Associação com produtores rurais de Adamantina para o fortalecimento da agricultura familiar.

A Faop só vendia as frutas 'in natura' para o Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais

de São Paulo) e recentemente come-çou a integrar políticas públicas em Presidente Prudente, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimen-tos). Segundo ele, o intuito da visita à Adamantina foi buscar parcerias

com a Associação. O presidente da Apprar, Antônio

Manzano, explica que a visita foi intermediada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas). T.A.

Pós modernidade e TDAH é tema de palestra neste sábado

Adamantina

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO

O Núcleo de Apoio às Crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) de Adamantina, o IAS(Instituto Apoio Social) de Araçatuba, em parceria com a FAI (Faculdades Adamantinenses integradas), irão realizar neste sábado (27), a pales-tra com o tema: “Pós-modernidade Transtorno de Déficit de Atenção

com Hiperatividade”.O objetivo é proporcionar

orientações para profissionais da área psicológica, pedagógica, pais e alunos com TDAH.

A palestra será ministrada pelo psicólogo Felipe Mio, no Auditório Miguel Reale, das 9h às 12h, no Campus II da FAI, localizado à Avenida Francisco Bellusci, 1000.

Mais informações pelo telefone (18) 3502-7010.

ardo Carlos Febraio, que entre os temas abordados estiveram aspec-tos da condução veicular.

O 2º tenente Ramires da Fon-toura Cassuriaga falou do número de acidentes envolvendo jovens, principalmente atiradores do TG, por isso a preocupação quanto ao tema. T.A.

Page 13: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

11IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 cotidianoC

M Y

K

CMYK

Direção da FAI espera atrair 4 mil estudantes para a VI Mostra de Profissões

PRISCILA CALDEIRA Especial para o IMPACTO

A direção geral da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) espera atrair de três a quatro mil estudantes para a VI edição da Mostra de Profissões, que será realizada de 30 de setembro a 03 de outu-bro no câmpus II. O objetivo é direcionar os estudantes que irão ingressar no ensino superior para a escolha pro-fissional.

Aproximadamente 280 es-colas públicas e privadas de mais de 75 municípios dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul foram visitadas e grande parte delas já confir-

mou presença no evento.“A Mostra de Profissões é

um evento importante para que o aluno, que está prestes a ingressar no ensino superior, possa fazer uma escolha e mi-nimizar esse erro. Ele precisa visitar a instituição para ver realmente a estrutura dos cur-sos, conhecer o coordenador de curso, a estrutura física, os laboratórios”, afirma o diretor geral da FAI, professor Dr. Már-cio Cardim.

O vice-diretor da FAI e or-ganizador do evento, professor Dr. Wendel Cléber Soares, visi-tou escolas da região e de Mato Grosso do Sul junto a outros professores, a fim de convidar estudantes do Ensino Médio

para a participação.“Além das várias cidades

da região, visitamos pólos maiores a exemplo de Marília, Presidente Prudente, Araça-tuba e Rancharia. Gostaria de agradecer ao professor Ander-son Flávio Piovesan por nos auxiliar a divulgar a Mostra nos municípios”, diz Wendel.

A programação prevê uma abertura oficial seguida de palestras sobre a escolha pro-fissional, exposição das profis-sões por área de conhecimento (Agrárias, Biológicas, Exatas e Humanas), visita às insta-lações da FAI (o que inclui os laboratórios, clínicas e os três câmpus), lanche e distribuição de kits em todos os períodos

Expectativa de diretor e vice-diretor da FAI é que 4 mil estudantes participem da VI Mostra de Profissões

dos quatro dias do evento.“Nós ampliamos o leque

de visitas quando compa-rado com anos anteriores justamente para poder opor-tunizar a esses alunos essa visita e verem que a FAI é uma das maiores instituições

do estado de São Paulo. Entre as IMES [Instituições Muni-cipais de Ensino Superior] é uma das maiores, ficando junto da Unitau e a Universidade de São Caetano. Acredito que esse ano a Mostra de Profissões vai ser mais grandiosa ainda que

Daniel Torres

nos anos anteriores”, ressalta Cardim.

Mais informações sobre a programação da VI Mostra de Profissões da FAI estão dis-poníveis em www.fai.com.br/mostradeprofissoes ou pelo telefone (18) 3502-7017.

Caminhões colidem lateralmente no trevo Adamantina

Dois caminhões Merce-des Benz, um com placas de Flórida Paulista e outro de São José do Rio Preto, colidiram lateralmente no trevo de Adamantina na ma-drugada de terça-feira (23).

De acordo com as infor-mações da Polícia Militar Rodoviária de Adamantina, o acidente ocorreu por volta das 5h30, próximo ao km 592, quando o caminhão com placas de Flórida Paulista fazia o percurso no sentido Adamantina/Lucélia e coli-dio com o outro veículo, que seguia no sentido contrário.

Com o choque, o cami-nhão de Flórida Paulis-ta carregado com latas de cervejas, latas de achoco-latado e outros produtos alimentícios, teve danos

diversos, principalmente na carroceria.

O outro caminhão, que estava descarregado, também teve danos. Não houve feridos.

Gi Notícias

Folha Regional

Page 14: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 26 de setembro de 2014

C M

Y K

CMYK

C M

Y K

CMYK

Page 15: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 19 de setembro de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

IMPACTO

FERNANDA SILVA Grupo IMPACTO

Independente da ida-de, descobrir o câncer é encarar uma batalha com força de vontade em vencer na vida. O apoio da família, de amigos e voluntários que se unem para trabalhar com pa-cientes diagnosticados com a doença, são bases fundamentais para po-der vencer o câncer. Em meio a campanha ‘Outu-bro Rosa’, temas como a prevenção ao câncer de mama, de colo do útero e outros que acometem as

Programação – A pro-gramação das atividades do Outubro Rosa tem início no dia 3 de outu-bro com a noite de mas-sas beneficente junto ao Lions, na sede do clube de serviço.

Todas as se gundas--feiras do mês haverá na Rede de Combate ao Câncer, em parceria com salões da cidade, corte de cabelo para doação so-lidária e confecção de pe-rucas. Além disso, outras ações serão realizadas, como dia de beleza em parceria com o Cenaic.

A caminhada de cons-cientização ainda terá data a ser definida. O

“Nunca pense que não pode acontecer com você”, alerta paciente que teve câncer no útero

mulheres são ainda mais abordados visando a cons-cientização.

Em Adamantina, Lour-des Caliman Ramazoti, de 68 anos, descobriu o cân-cer de colo do útero no dia em que completou 65 anos. Após muito sangramento, a aposentada procurou um médico que aberta-mente deu o diagnóstico da doença. “Em menos de uma semana minha filha, que é voluntária na Rede de Combate ao Câncer, começou a correr contra o tempo e me encaminhou para Jaú, para dar início ao tratamento”, declara.

Lourdes tem todos os procedimentos anotados e sabe explicar passo a passo do seu extenso tra-tamento. “Foram 33 radio-terapias, quatro braquio-terapias e nove quimiote-rapias, no período de sete meses”.

Em 2012 a aposentada fez uma cirurgia e acredi-ta em sua cura. “Os médi-cos nunca falam em 100% de cura, dizem que está tudo bem, e eu acredito. Vou regularmente à Jaú realizar os exames, mas graças a Deus me sinto curada”.

Em três anos Loudes já

foi à Jaú por 32 vezes e de-clara que não se importa em ir outras vezes, desde que esteja se tratando para prevenir problemas futuros, e alerta a todas as amigas, vizinhas, fa-miliares e população em geral de que a doença é imprevisível e não esco-lhe idade, cor, religião ou qualquer outra descrição. “Falo para todas que não esquivem em achar que esta doença só acontece com os outros. Prevenir é a melhor for ma para que o câncer não con-tinue fazendo milhares de vítimas. As ‘Redes de

Lourdes Caliman Ramazoti, de 68 anos, fala da importância da conscientização contra o câncer

Lourdes Ramazoti com a presidente da Rede de Combate ao Câncer, Roseli Godoy

Combate ao Câncer’estão espalhadas por todos os lugares para isso, os exa-mes de Papanicolau, ma-mo g rafia entre outras dezenas, devem ser feitos

com periodicidade. Faço o apelo para as mulheres que sejam mais atentas em relação à saúde, é ela que está em jogo”, fina-liza.

passeio ciclístico junto à Igreja Católica será reali-zado em 12 de outubro, com apoio dos motoqueiros.

Neste ano algumas no-vidades serão realizadas também em bair ros do município e ações ligadas à saúde, como exames pre-ventivos.

Camisetas – O valor ar-recadado com a venda das camisetas será revertido a manutenção da Rede de Combate ao Câncer e Casa de Apoio de Jaú. Os inte-ressados podem adquirir ou fazer pedido na sede da Rede, na rua Mário Olive-ro, 259, com custo de R$ 20 cada. Mais informações pelo 3521-1815.

C M

Y K

CMYK

Page 16: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

14 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Primeira-dama de Adamantina Fernanda Vendicto e primeira-dama do estado, Lu Alckmin

Sorteio de uma moto será feito neste domingo (28), durante leilão

Fundo Social abre inscrições para curso gratuito de design de sobrancelhas e depilação

Leilão do Gado do Lar dos Velhos acontece neste domingo

Aparecida e o potencial turístico

Beneficente

turismo

O Fundo Social de Solidarie-dade de Adamantina anunciou nesta semana uma novidade. Através de parceria com o Fus-sesp (Fundo Social do Estado), irá disponibilizar dois novos cursos: design de sobrancelhas e depilação. A grade é vincula-da ao Projeto Escola de Beleza e o convênio foi assinado pela primeira-dama Fernanda Maria Vendicto.

O projeto faz parte do progra-ma de qualificação profissional criado e desenvolvido pelo Fus-sesp, que defende a capacitação com qualidade, em atividades geradoras de renda e ministra-das em curto prazo, como um dos caminhos para a promoção do emprego e da cidadania para população em situação de vulne-rabilidade social.

Os cursos oferecem apren-dizagem em depilação facial e corporal, utilizando técnicas e produtos adequados para cada região, com o objetivo de satisfa-zer às necessidades estéticas, de saúde e de bem-estar do cliente. Além disso, o curso proporciona o aprendizado correto da mo-

Acontece neste domingo (28), o 36º Leilão de Gado do Lar dos Velhos. O evento tem início às 10h, no recinto Poliesportivo “Sebastião Pires das Silva”.

De acordo com a nutricio-nista do Lar, Solange Forato Araújo, haverá um almoço com churrasco, arroz, feijão gordo, farofa, vinagrete, mandioca e pão. Além do completo serviço de bar. A refeição é vendida a R$ 20 e a entidade fornecerá também marmitex.

O presidente da entidade, José Mauro Del Campari, in-for ma que durante o leilão será feito o sorteio da moto, cujos números foram vendidos pela equipe do Lar dos Velhos. “Ainda temos números dispo-níveis. Quem puder nos ajudar, procure a entidade ou um re-presentante na esquina da Per-nambucanas. Convidamos toda a comunidade para comparecer e prestigiar o evento”, finaliza José Mauro.

JARBAS FAVORETTOEspecial para o IMPACTO

Ubarana - Temos aqui uma pequena cidade da região de São José do Rio Preto, distando 480km da capital, que merece a nossa atenção por seu poten-cial turístico a ser explorado.

A atual administração, de-pois de sanar os problemas encontrados, começa pensar em expandir os seus horizontes aproveitando principalmente os recursos naturais que o município possui, a começar por sua ‘prainha’ e por seu entorno.

Como sempre, as expecta-tivas são boas porque se nota disposição de sua gente em começar seguir a ‘cartilha’ do turismo, iniciando por seu inventário turístico, conselho municipal, etc.

Aparecida e o turismo - Por empenho da sua prefeitura, a cidade de Aparecida promove de 23 a 27 de setembro a sua primeira Semana Municipal de Turismo. Algo muito impor-tante para a cidade que mais recebe visitantes o ano todo.

O evento busca promover o debate, a interação e a discus-são de temas relevantes sobre o turismo no município, buscando melhorar os serviços prestados e dar assistência aos profissionais que atuam no turismo na cidade de Aparecida.

Agctur em Aparecida - As cidades de Aparecida, Guaratin-guetá, Lorena, Canas e Cachoei-ra Paulista formam o Circuito Turístico Religioso, que é o maior centro de peregrinação do mundo, recebendo anualmente mais de 13 milhões de pessoas.

Para atender corretamente os visitantes um batalhão de competentes e dedicados Guias de Turismo estão à disposição, principalmente devido ao fato de existir uma Associação dos Guias do Circuito Turístico (Agctur), uma entidade que também nos anuncia uma série palestras e apresentações no dia 27 de setembro próximo.

Os temas abordarão a di-mensão evangelizadora do Turismo Religioso, também a importância das agências de turismo e dos profissionais do receptivo do Turismo Religio-so e, ainda, a relação entre os profissionais e a diversidade no Turismo.

delagem de sobrancelhas, por intermédio da simetria facial, empregando a utilização.

Segundo a presidente do Fun-do Social, Fernanda, essa é mais uma conquista para o município, pois irá garantir renda para mu-lheres que buscam capacitação na área de estética e não têm condições de pagar pelos cursos.

Para a primeira turma que terá início na segunda-feira (29),

serão disponibilizadas 10 vagas. As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação Profissio-nal, que fica na alameda Arman-do Salles de Oliveira, 51. As aulas acontecerão às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h20. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se inscrever. O curso tem du-ração de aproximadamente dois meses e é inteiramente gratuito.

Assessoria de Imprensa

O Lar dos Velhos está locali-zado na rua Benedito Lemes de

Souza, 179. Mais informações pelo telefone (18) 3521-3308.

Reservas particulares - Aque-le que tem em sua propriedade particular alguma reserva de vegetação natural, não precisa, agora, temer tombamentos e, além do mais, pode até lucrar com isso.

O Gover no do Estado de São Paulo através da Funda-ção Florestal tem o programa Reserva Particular do Patri-mônio Natural (RPPN) para facilitar a vida de todos e com o reconhecimento por parte da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

RPPN, como funciona - A iniciativa da criação da RPPN é ato voluntário do proprietário. Não haverá desapropriação ou alteração no direito de uso da propriedade. Basta um plano de manejo para proteger tais recursos ambientais, permi-tindo a educação ambiental, o ecoturismo, etc.

Em termos de benefícios, citamos a isenção do Imposto Territorial Rural sobre a área preservada.

Depois, vem a prioridade no acesso à finanças, prioridade nos programas de crédito ru-ral, além de acesso a recursos técnicos e garantias oficiais. Conheça mais: (11) 2997-5063.

A Abrajet de Mir iam - A gestão de Miriam Petrone na Associação Brasileira de Jor-nalistas de Turismo, Abrajet--Nacional, terá a sua posse solene acontecendo às 20h30’ do próximo dia 24 de setembro, nas dependências do Palácio 9 de julho, mais conhecido como nossa Assembléia Legislativa.

Preocupação da AMITur - A Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turísti-co, a AMITur, que desde a sua constituição luta pelo desen-volvimento social e econômico dos municípios, principalmen-te nos se gmentos de cultu-ra, turismo e meio ambiente, preocupa-se para que todo o pessoal da área de turismo es-colha votar em deputados que defendam o seguimento.

Além de ser necessário es-colher candidatos com ficha limpa, é importante que cada profissional direta ou indi-retamente ligado ao turismo escolha candidatos da mesma linha de atuação, pois ainda há muito que fazer na parte legislativa para o progresso de todos nós.

Page 17: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

15IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 caderno2

Secretaria de Cultura realiza II Festival de Bandas e Fanfarras em outubro

Música

A Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina realiza, em comemoração ao Dia das Crianças, o II Festival de Bandas e Fanfarras.

O evento será realizado na Estação Recreio, no sábado, 11 de outubro, a partir das 16h e deverá reunir cerca de oito

bandas da região, além da anfitriã – a Banda Marcial de Adamantina.

Muita música e coreogra-fias devem embalar os presen-tes que poderão ainda partici-par das atividades da Rua de Lazer, promovida pela Secre-taria Municipal de Esportes,

Lazer e Recreação, além de colaborar com o “Show de Prêmios”, promovido pelo Lar Cristão de Adamantina, Lar dos Velhos São Vicente de Pau-la e Iama. Todas as atividades acontecerão simultaneamente na Estação Recreio.

Assessoria de Imprensa

Sincomerciários elege misses comerciárias da região

Com a participação de 26 candidatas, foi realizado no sábado (20), em Tupã a 7ª edição do concurso Miss Co-merciária de Tupã e Região.

Com beleza e simpatia, Jaqueline Bezerra de Sou-

za foi eleita a Miss Comer-ciária de Tupã 2014. Para representar as cidades da base, Daniela Pereira dos Santos, de Osvaldo Cruz, foi a escolhida.

Segundo Amauri Mor-

tágua, presidente do Sinco-merciários, o evento busca valorizar a beleza da comer-ciária. “São meninas que trabalham no comércio e não têm experiência em pas-sarela, mas, mesmo assim,

tiveram um belo desempe-nho no desfile. Parabéns a todas as candidatas pela participação”, enfatizou.

Essa é a 7ª edição do concurso, que seleciona a mais bela comerciária de Tupã e região. A primeira passagem na passarela foi com traje esporte, logo em seguida com o roupa social e para finalizar as comerci-árias desfilaram de traje de banho, demonstrando todo o charme.

O evento reuniu mais

de 200 pessoas, que além do desfile, curtiram também o som do cantor Fábio Negão e assistiram a apresentação do grupo de dança Pancadão do Axé.

Prêmios Todas as candidatas re-

ceberam um certificado pela participação e brindes doados pelas lojas, Marissol Cosméticos, Mix Biju Biju-terias e Rose Manoel Ateliê, do comércio de Tupã. A 1ª colocada, Jaqueline Bezerra de Souza, ganhou o prêmio

de R$ 1.500; a 2ª, Daniela Pe-reira dos Santos, ficou com R$ 1.200; a 3ª, Adranalina da Silva Ferreira, levou para casa R$ 1.000; a 4ª, Flávia Ramos Mariotte, faturou R$ 800; e a 5ª ganhadora, Débora Novaes Viscardi, conquistou R$ 500.

Jaqueline Bezera e Da-niela Pereira representarão Tupã e região, respectiva-mente, no Miss Comerciária Estadual em Praia Grande, que acontece em 22 de no-vembro.

Page 18: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

16 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AdamantinaJoão Carlos Rodrigues

Avenida Deputado Cunha Bueno – 1958Atual Av. Cap. José Antonio de Oliveira

Nesta área iniciou o desenvolvimento do comércio adamantinense.Na época era denominada de Rua Principal

Estação Rodoviária – inaugurada em 1949Instalada na Av. Cap. José Antonio de Oliveira com a Rua General Izidoro.

Era grande o movimento, pois a maioria da população desta época estava localizada na zona rural.

Fotos: InternetMontagem: João Carlos Rodrigues

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE

início da década de 50

Casa Cultural de Capoeira “UruCungo o ô - ide” participa de evento em Bastos

“Hoje eu quero voltar sozinho” é o filme brasileiro indicado a concorrer ao Oscar 2015

Sobremesa de morango com chocolate branco

Cinema

Receita

NATÁLIA ESSIGrupo IMPACTO

Foi realizado neste do-mingo (21) , batizado e troca de cordões com ca-poeiristas de Adamantina e região, em Bastos. O mu-

O filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, realizado com apoio do Programa de Fomento ao Cinema Paulista, da Secretaria da Cultura em parceria com a Sabesp, foi anunciado como o represen-tante do Brasil no Oscar 2015, escolha realizada por uma co-missão nomeada pelo Minis-tério da Cultura. Em janeiro de 2015 devem ser anunciados os finalistas da categoria. A 87ª edição do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.

O filme, dirigido por Da-niel Ribeiro escolhido entre 17 concorrentes nacionais, traz a temática LGBT contando a história de um menino cego que se apaixona pelo amigo e descobre a homossexuali-dade, ainda na adolescência. O filme teve estreia mundial no Festival de Berlim e entre os prêmios que recebeu está o Teddy de melhor longa para um filme com temática LGBT (Festival de Berlim) e o prê-mio da Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) de melhor filme da mostra Panorama.

nicípio foi representado por mestre Ura e família, com organização do mes-tre John Lennon.

Além disso, aconteceu a formatura de monitores e professores de capoeira axé. Segundo Ura, estive-

ram presentes mais de 150 pessoas, entre profissio-nais e adeptos da capoeira, bem como, a participação de diversos mestres como Pestana, Pena, Pereira, e também, Nelson Preto, Onça e os contramestres Buda, Careca e Coco Bala. “Parabéns, mestre John Lennon pela acolhida”, ressalta Ura.

O mestre adamanti -nense também aproveitou para agradecer o apoio do prefeito Ivo Santos e do vereador Luiz Carlos Galvão por auxiliar no deslocamento até Bastos.

‘Capoeira nos Bairros’ – Desenvolvido pela Selar (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação), o pro-jeto ‘Capoeira nos Bair-ros’ acontece em diversos bairros adamantinenses com aulas gratuitas. Mais informações pelo telefone (18) 99679-2548.

Mestre Ura e capoeiristas adamantinenses durante atividade em Bastos

Ana Lais

O longa foi um dos 19 pro-jetos pelo Programa de Fo-mento ao Cinema Paulista em 2011. No total, 107 projetos foram inscritos naquele ano e o longa de Daniel Ribeiro foi contemplado na modalidade produção no valor de R$ 600 mil.

O Programa de Fomento ao Cinema Paulista foi criado para possibilitar o patrocínio de empresas estatais paulis-

tas, via incentivo fiscal, a produções artísticas apro-vadas nas leis Rouanet e do Audiovisual. A organização do Programa cabe à Secre-taria de Estado da Cultura, que faz a seleção dos projetos de acordo com critérios es-tabelecidos em Lei e valores disponíveis para aplicação.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

Ingredientes:Primeira camada (bri-

gadeiro mole): 1 lata de leite conden-

sado; 1 colher de marga-rina; 4 colheres de cho-colate em pó; 2 caixinhas de morangos picados; e 300grs de chocolate branco em barra.

Modo de preparo:Após fazer o brigadeiro

mole, colocá-lo em uma

refratária. Em seguida, fazer uma segunda camada com os morangos pica-dos. Logo após, derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Depois de derretido, acrescentar uma lata de creme de leite e colocar por cima dos mo-rangos. Sirva gelado.

Page 19: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 41 Clube da Mafalda - Tirinha 71 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.br Palavra Cruzada #23

1. Líquido produzido pelo fígado. (5)2. Presente em malas, bolsas, calças jeans. (5)3. Pessoas que discursam em público. (8)4. Fios usados em cercas. (6)5. Rezar. (4)

1. Concha do mar usada para

consultar o futuro. (5)

4. Neste momento. (5)

7. Infecção que produz lesões na

pele. (5)

8. Flor rosa. (7)

10. Instrumento com dentes usado

para cortar coisas (plural). (8)

11. Metal precioso. (4)

13. Famoso cantor de música

sertaneja. (6)

15. Calmo, sossegado, tranquilo. (6)

17. Sigla da antiga União Soviética.

(4)

18. Ciência que estuda os animais.

(8)

22. Comportamento, modo de agir.

(7)

23. Plural de dor. (5)

24. Ter ódio. (5)

25. Assentos (em inglês). (5)

Verticais

Horizontais

6. Sabor ácido, amargo. (7)9. Finança, garantia, abonação. (5)12. O "Pai da Geometria". (8)13. Feminino de deus. (5)14. Aquele que nasceu. (7)16. Lutar seguindo as regras do boxe. (6)

19. Calão, jargão. (5)20. Machado de ___, o maior nome da literatura brasileira. (5)21. Conjunto de pessoas incubidas de avaliarem o mérito de coisas ou pessoas. (4)

Page 20: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

18 social ComércioC

M Y

K

CMYK

Caroline, Ana Paula e Paula, da Espaço Vip, já no clima do Outubro Rosa

Marina Jacinto e equipe da Espaço Vip vestem rosa

Escritório Lopes apoia Outubro Rosa e Novembro Azul

Equipe do Santander veste a camisa da campanha Outubro Rosa

Equipe da Cacris's Confecções confeccionam e vestem as camisetas do 'Outubro Rosa'

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Page 21: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

C M

Y K

CMYK

A educadora física Daniela Olivera em aula de Crossfit

Dermatologista , da Clínica Bela Pelle

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 19 de setembro de 2014• www.ginoticias.com.br

saúdeNutricosméticos: Beleza de dentro para fora

Os tão falados e de-sejados nutricosméticos surgiram no mercado como aliados da mulher moderna e antenada para dar uma turbinada em tratamentos dermatoló-gicos. São suplementos que em sua fórmula in-cluem elementos para o bom funcionamento das células como vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compos-tos bioativos de origem vegetal, que trazem doses acima da IDR (Ingestão Diária Recomendada) e possuem função estética. Podem ser usados para fortalecimento de unhas

e cabelos, retardar o apa-recimento de rugas e até potencializar o combate a celulite e gordura locali-zada. Segundo a dermato-logista Juliana Carvalho, chefe do Centro Avançado de Laser e Estética Clínica Fares em SP e Clínica Bela Pelle em Adamantina, os nutricosméticos precisam ser aliados a tratamentos multidisciplinares como por exemplo o Exímia Suaviz e,composto por óleo de Cártamo,excelente para reduzir medidas, deve ser aliado à dieta e tecnologias como Reac-tion Viora (Radiofrequên-cia Tripolar Associada a

Vácuo) para ter seus efei-tos potencializados. “Em-bora tenha muitas vanta-gens é preciso ter cuidado antes de consumir esses produtos, alguns deles tem uma concentração maior de um determinado componente o que pode acarretar efeitos colate-rais ou reações alérgicas se utilizados sem orien-tação médica adequada”, explica.

A recomendação diá-ria de consumo varia de produto para produto, assim como o tempo de tratamento,que deverá ser sempre individualizado de acordo com as necessida-

des e indicações de cada paciente.

Serviços - Essas e mui-tas outras novidades e tecnologias estarão pre-sentes na Clínica Bela Pelle, que contará com um completo e moder-no Centro Avançado de Laser,sob comando da dermatologista Juliana Carvalho, além de uma equipe multidisciplinar composta pelas nutricio-nista Luciana Lucianetti e a fisioterapeuta Ana Carolina Sant Ana. A Clínica Bela Pelle será inaugurada no próximo dia 6 de novembro em Adamantina.

Adamantina-SP - sexta-feira, 26 de setembro de 2014• www.ginoticias.com.br

Page 22: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

20 IMPACTOsaúde sexta-feira, 26 de setembro de 2014

C M

Y K

CMYK

21 de setembro: Dia Mundial da Doença de AlzheimerApoio familiar e práticas saudáveis são fundamentais para controlar a Doença de Alzheimer

Caracterizada como uma doença degene-rativa, progressiva e irreversível, a doença de Alzheimer não tem cura, mas pode ser tratada a fim de amenizar os sintomas. Entre as alterações mais significativas, está a dificuldade em armazenar fatos novos (memória recente prejudicada), enquanto as mais antigas são preservadas. É o resultado da perda de funções cognitivas causada pela destruição das células cerebrais.

Apesar de associar o Alzheimer aos ido-sos, pessoas com menos de 50 anos também podem ser vítimas.

O principal sintoma observado em um portador de DA é dificuldade de memória e perda da capacidade de exercer funções comuns de sua rotina. Outros sintomas como desorientação em locais fora de casa e mudanças comportamentais podem ocorrer na evolução da doença.

O controle de fatores de riscos cardiovas-culares como hipertensão e diabetes ajudam a prevenir a ocorrência da doença de Alzhei-mer. Estudos recentes evidenciaram que o uso prolongado de calmantes pode aumentar o risco de desenvolvimento desta doença. As investigações seguem em fase experimental, mas prometem boas expectativas para o futuro.

Diagnóstico e TratamentoO diagnóstico é clínico, a partir de entre-

vista feita com o paciente e parente ou cui-dador, associado a avaliação cognitiva feita por um médico. Em caso de dúvidas sobre as alterações cognitivas, pode-se solicitar avaliação de um neuropsicólogo. Exames complementares auxiliam para descartar ou confirmar sua existência, mas não são obri-gatórios. Em casos específicos, são utilizadas técnicas in vitro.

Em fases leves ou moderadas da doença, são indicados medicamentos anticolinestera-se, já disponíveis pela rede pública de saúde. Além disso, a atenção dos familiares e ami-gos próximos é essencial, pois o paciente não percebe os sintomas na fase inicial da doença e, muitas vezes, negam quando orientado ou advertido devido alguma manifestação.

É preciso ficar atento às alterações de comportamento e solicitar ajuda de um especialista, se necessário. Confrontos, estresse familiar e embates devem ser evi-tados, pois pioram o quadro clínico.

Uma dieta rica em frutas, verduras, amêndoas, azeite e pouco carboidrato e carne vermelha contribuem para a diminui-ção da incidência da doença e uma melhor resposta ao tratamento. Uma boa dica é a prática de exercícios físicos e mentais, como terapia ocupacional, que também cooperam para um bom estado de saúde e qualidade de vida.

C M

Y K

CMYK

Page 23: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

21IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 saúdeC

M Y

K

CMYK

Page 24: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 26 de setembro de 2014

C M

Y K

CMYK

C M

Y K

CMYK

Page 25: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

cidadesIMPACTO

C M

Y K

CMYK

Adamantina-SP - sexta-feira, 19 de setembro de 2014• www.ginoticias.

IBGE realiza encontros na região para levantamentos da produção agrícola

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

A fim de oficializar as perspectivas de produção agrícola na região, o IBGE (Intituto Brasileiro de Geo-gráfia e Estátistica) realiza reuniões dos 12 municípios da microrregião de Adaman-tina em busca de apurar os dados da agricultura nos municípios. “A credibilidade do órgão deverá contribuir muito no que diz respeito aos dados apresentados para vários fins de interesse dos produtores rurais, até mes-mo para benefícios e análise de créditos específicos por parte dos órgãos oficiais”, destaca o chefe da agência do IBGE de Adamantina, João Carlos Rodrigues.

De acordo com ele, dentre os municípios de Adaman-

tina, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Lucélia, Mariápo-lis, Osvaldo Cruz, Pacaem-bu, Sagres e Salmourão, o destaque vai para a cana-de--açúcar, porém, cada cidade aponta a produção de uma cultura em evidência.

Adamantina, por exem-plo, tem em destaque a agri-cultura familiar. O municí-pio é o único que ocupa 10 hectares de terras plantadas com verduras e hortaliças, conforme explica João Car-los. “Dentre todos as cidades, Adamantina é a única que obtém um grande retorno neste programa que consis-te em produzir as verduras e depois vende-las. São de pequenas propriedades que vêm a maioria dos alimentos consumidos no município”.

O café ocupa 2 mil ha em

Osvaldo Cruz. A cultura já chegou a ocupar 70% das plantações de todos os 12 mu-nicípios e atualmente ocupa apenas 10% da plantação em toda região.

Uma curiosidade aponta-da nos últimos levantamen-tos feito pelo órgão foi sobre a plantação do algodão. A cultura foi extinta da região há muitos anos e apenas em Flórida Paulista foi constado em 2013 uma área de 30 ha. Agora, outro levantamento é apurado para levantar dados sobre o cultivo de algodão.

Segundo Rodrigues, 2014 foi um ano atípico para o pro-dutor rural, a estiagem entre fevereiro e março prejudicou praticamente todas as pro-duções. “O rendimento este ano foi baixo, tendo em vista que os produtores rurais es-tão desanimados tanto pelo

problema climático quanto pela falta de incentivo de ór-gãos para a produção rural”, afirma.

Em cada município é for mada uma comissão agropecuária para auxi-

liar o IBGE neste proces-so, porém, a participação dos produtores rurais é de extrema importância para o resultado.

Para mais infor ma-ções sobre as reuniões,

realizadas na região bas-ta ligar na agência do IBGE de Adamantina, no telefone (18) 3521-2604, que fica localizada na Al. Navarro de Andrade, 477 – Apto 3.

Produtos que mais se destacam na microrregião de Adamantina

C M

Y K

CMYK

Page 26: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

24 IMPACTOcidades sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O atendimento público em Lucélia foi reduzido a meio período há um mês

Prefeituras da região buscam alternativas para diminuir gastos

MARIANE GASPARETTO

Especial para o IMPACTO

Desde agosto deste ano, pelo menos seis municípios da região de Presidente Prudente tomaram providências para diminuir os gastos das prefeituras. O motivo alegado pelos gestores é a queda no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) ao longo do ano, por conta da deso-neração fiscal implantada pela União. As prefeituras de Irapuru, Lucélia, Sagres, Rosana e Tupi Paulista diminuíram seu horá-rio de funcionamento, enquanto Presidente Venceslau buscou cortar gastos sem prejudicar este atendimento.

De acordo com o chefe do Exe-cutivo de Lucélia, Osvaldo Alves Saldanha (PSDB), como os valo-res destinados ao FPM são calcu-lados a partir da arrecadação de tributos, a nova política afetou diretamente as prefeituras. “O fundo figura hoje como o recurso mais representativo nas finanças dos municípios, e a exoneração do IPI [Imposto sobre Produtos In-dustrializados[ nos últimos qua-tro anos nos influenciou”, pontua. Este ano ocorreu prorrogação da redução de 80% do IPI no setor da informática e o governo também decidiu manter as reduções no IPI para automóveis novos em 3% para carros com motor 1.0 – valor que subiria para 7%.

Como noticiado neste diário, os repasses do FPM à região atin-giram no primeiro trimestre de 2013 a cifra de R$ 111,5 milhões, montante 12% maior do que no

mesmo período de 2012. No en-tanto, ao se descontar a inflação anual, o ganho real girou em tor-no de 5%. Para restabelecer as contas das prefeituras, em julho desse ano, foi noticiado o repasse de R$ 22,6 milhões aos municípios da região. No entanto, prefeitos se mostram insatisfeitos com o reajuste e afirmaram à reporta-gem que as contas continuavam apertadas. Para este ano, apenas seis municípios da região terão direito a uma fatia maior sobre os repasses do FPM. Os outros 50 permanecem com a mesma fatia.

Análise

Para o economista Eder Can-ziani, os municípios mais afeta-dos são aqueles que já não rece-bem uma arrecadação suficiente para arcar com suas despesas. “Eles deveriam fazer um plane-jamento nessa situação, e não apenas jogar o que recebem na folha de pagamento, comprome-tendo toda a verba”, diz. Para ele, a redução no horário de fun-cionamento “não é o indicado”. “Deveríamos encontrar uma solução para o problema, formas de aumentar a arrecadação, não apenas conter gastos”, afirma.

O especialista pontua que as administrações deveriam se organizar para encontrar outras formas de diminuir os gastos, sem prejudicar o atendimento à população. “Pode ser reduzir o número de veículos utilizados, cortar o uso do ar-condicionado ou de papéis. A decisão tomada vai depender das especificidades de cada município”, expõe.

Prefeituras

No início de agosto, Rosana noticiou que o atendimento ao público ocorreria a partir da-quele mês das 7h às 13h, devido à diminuição na arrecadação do município. Segundo a prefeita Sandra Aparecida de Sousa Kasai (PSDB), o município está entre os que dependem do repasse do FPM para arcar com suas despesas. Ficaram suspensas também a concessão de adiantamentos, diá-rias e passagens, salvo em caráter excepcional, com autorização expressa da chefia do Executivo; a realização de serviços extra-ordinários, ressalvados aqueles autorizados e justificados; e a redução do consumo de água, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, combustíveis e serviços terceirizados.

Já em Lucélia, conforme o che-fe do Executivo, o atendimento foi reduzido a meio período há cerca de um mês. “Como os recursos do governo estão cada dia menor, o município age como pode”, afir-ma Saldanha. De acordo com ele, a expectativa é de economizar R$ 150 mil com a medida. “Se não atingirmos esse patamar até 31 de dezembro, não compensa manter essa paralisação parcial”, acres-centa. Na cidade, até os PSFs (Postos de Saúde da Família) tiveram horário de atendimento diminuído, no entanto, já retor-naram à sua normalidade.

Em Irapuru, a contenção de gastos foi adotada há duas semanas. Conforme o prefeito Silvio Ushijima (PSD), apesar da medida ser recente, a população já está acostumada com o novo

funcionamento. “Não acho que prejudicou muito os muníci-pes, mas é algo que precisamos fazer”. Em Sagres, o horário de atendimento também foi redu-zido de agosto a dezembro deste ano, das 8h às 12h.

Por sua vez, em Tupi Paulis-ta, por conta da redução do IPI, segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, em três meses o município deixou de receber R$ 840 mil do repasse do FPM. Por conta disso, diminuiu o horário de trabalho no Paço e demais re-partições públicas municipais, das 7h às 13h, exceto o Pronto Atendimento Médico Munici-pal. Em Presidente Venceslau,

medidas também foram tomadas para diminuir as despesas, entre elas, diminuição na telefonia, na energia com o corte no uso do ar-condicionado, segundo a Assessoria de Imprensa do Exe-cutivo. Entretanto, a medida foi tomada sem que prejudicasse o funcionamento da prefeitura, “para não seguir a tendência das cidades da região que já de-finiram expediente reduzido, a fim de contenção de despesas”. Procurada pela reportagem, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que Prudente, maior cidade da re-gião, não apresenta a necessida-de de reduzir gastos e que segue com as contas em dia.

Page 27: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

25IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 cidades

Os radares já estão instalados, porém, serão inspecionados pelo Inmetro

A Ala de Amamentação funciona desde 2011

Ala de Amamentação da penitenciária de Tupi Paulista abriga 15 detentas com seus filhos

Atualmente 15 detentas da Peni-tenciária de Tupi Paulista convivem com seus bebês, de acordo com o levantamento da (SAP) Secretaria da Administração Penitenciária. A pasta estadual informou que todas elas são beneficiadas pela Resolução 132, que determina como seus filhos serão entregues após o período de amamentação.

Pela lei, as presas têm o direito de permanecer com as crianças até o sexto mês de vida e a entrega ainda pode ser feita antes deste perí-odo caso a mãe queira. A resolução entrou em vigor nessa quinta-feira (18), mas a Ala de Amamentação, conforme a SAP, funciona desde a sua inauguração, em 2011. Ao todo, são 1.121 mulheres que cumprem pena na unidade prisional.

A nota da SAP também ressalta que “desde a inauguração da Peni-tenciária de Tupi Paulista é dada importância ao desligamento mãe--bebê, sendo articuladas formas de tratar o assunto, como suporte psicossocial, por meio de 'entrevistas com as gestantes' - instrumento que orienta juiz e promotor da Vara da Infância e Juventude, na expedição de carta precatória, às comarcas de origem dos familiares das gestantes, para preparar um estudo social da futura família guardiã”.

A secretaria enfatiza que o bebê só sai da unidade, após confirmação de que a família guardiã tem condições de zelar pela criança e expedição do "Termo de Guarda e Responsabilida-de", devidamente assinado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Tupi Paulista.

“Os contatos com os familiares que ficarão com os bebês se dão re-gularmente, de modo que se inicia o preparo para o futuro desligamento mãe-bebê”, afirma a SAP.

Na ausência de familiares dispos-tos a assumir a guarda e responsabi-lidade da criança, são comunicados o juiz e promotor da Vara da Infância e Juventude, através do Conselho Tutelar local, para que o órgão acom-

panhe o processo.Após o fornecimento de Guia de

Acolhimento pela Justiça, a criança é encaminhada para uma Instituição, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A detenta pode também decidir por entregar para adoção.

“São asseguradas todas as condi-ções para que as mães permaneçam com seus filhos até completarem o sexto mês de vida e a garantia de convivência familiar, nos termos dos artigos 227, da Constituição Federal e 4º do ECA, de forma transparente, com total apoio do Juízo e Promoto-ria da Vara da Infância e Juventude de Tupi Paulista”, finaliza a SAP.

Ifronteira

Santa Casa de Misericórdia de Adamantina verbas de deputados estaduais

SP-294: DER instala quatro radares próximos na SP-294

Região

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina agradece aos deputados estaduais que se sensibilizaram com nossa luta e confiaram em nossos projetos de estruturação do hospital, para garantir a prestação de serviços de saúde com a devida qualidade. Os recursos recebidos pela Santa Casa foram utilizados de acordo com o plano de trabalho apresentado junto a DRS IX – Diretoria Regional de Saúde, órgão ao qual será apresentado as respectivas prestações de contas.

DEPUTADO REINALDO ALGUZDestinou emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para

reforma e adequação da recepção do ambulatório e salas de raio-x. O recurso possibilitou a ampliação da área de espe-ra, construção de banheiros e balcão de atendimento que atendam as normas de acessibilidade, troca de todo o piso da recepção, corredor e salas de atendimento além das salas de raio-x, climatização, disponibilidade de novos assentos individuais e água gelada para os usuários do serviço.

Destinou também, emenda parlamentar no valor de R$ 115 mil para aquisição de um elevador. Trata-se de uma conquista histórica para nosso hospital, pois atenderá as normas de acessibilidade para pessoas com limitações físicas, melhor ergonomia aos profissionais que hoje utilizam de rampas para transporte de pacientes entre os pavimentos, maior segurança aos pacientes e maior agilidade no atendimento do paciente crítico. O equipamento terá dimensões para transportar um leito de internação caso seja necessário.

DEPUTADO ORLANDO MORANDODestinou emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) implantou novos radares para fiscalização do excesso de velocidade nas estradas paulistas, e promete outros até o final do ano.

Somente na SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), especificamente no tre-cho que abrange o município de Tupã, foram instalados quatro radares. Eles estão fixados entre os quilômetros 522,8 (3º Distrito Industrial) ao 528,4 (Exapit).

A assessoria de imprensa do DER explicou que os radares já estão instalados, mas que agora serão aferidos pelo Inmetro, e só

Agradecemosaos nobres parlamentares, e esperamos continuar contando com o apoio que temos recebido não apenas em emendas parlamentares, mas principalmente com a representatividade da nossa instituição junto ao governo do estado de São Paulo.

após este serviço, serão homolo-gados pelo DER. “A operação do radar deverá ser iniciada no final de outubro deste ano”, destacou o órgão, informando que o limite de velocidade estabelecido é de 60 km/h.

Em nota, o DER esclareceu que outros serviços de medida preven-tiva de acidentes também serão implantados na rodovia, propor-cionando segurança e diminuindo o risco de acidentes. “Toda a sina-lização da rodovia será reforçada, com placas indicando a existência de radares eletrônicos e o limite a ser fiscalizado”.

Bastos já

aquisição de 03 mesas cirúrgicas, ortopédica, ginecológica e para cirurgia em paciente obeso, as quais serão utilizadas no centro cirúrgico em substituição às atuais. As novas mesas são dotadas de alta tecnologia e resultarão em melhor estrutura para o profis-sional médico e maior segurança ao paciente.

DEPUTADO ED THOMASDestinou emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para aqui-

sição de 01 Aparelho de raio-x, substituição por novas camas na UTI, 03 carros-maca para o transporte do paciente da enfermaria para o centro cirúrgico, 05 cadeiras de banho em aço inox para as enfermarias. O recurso permite que tenhamos grande melhora tec-nológica nos referidos setores e melhor acomodação dos usuários.

DEPUTADO MAURO BRAGATODestinou duas emendas parlamentar para custeio perfazendo

um total de R$ 300 mil utilizadas para compra de materiais de consumo, digo, medicamentos e materiais hospitalares. O custeio é muito importante para desafogar os hospitais que sofrem com o sub-financiamento da tabela SUS.

Destinou também, recurso de R$ 680 mil reais para aquisição de 17 máquinas de hemodiálise e possibilitou que o serviço tivesse continuidade e que melhorasse ainda mais a capacidade de aten-dimento. Com esta conquista melhoramos em qualidade, padro-nizamos nosso parque tecnológico, melhoramos nossos contratos de compra de insumos e manutenção preventiva e possibilitamos aos pacientes melhor qualidade de vida.

Informe publicitário

Page 28: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

26 IMPACTOcidades sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Em pouco mais de 27 horas, três conseguiram fugir do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu

Detentos contam com cobertura de carro para fugir do presídio de Pacaembu

Em pouco mais de 27 horas, três conseguiram fugir do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu. Em um dos casos, o mais recente, os fugitivos contaram com o auxílio de um veículo que lhes dava cobertura para conseguir escapar.

A primeira fuga ocorreu no do-mingo (21), por volta das 14h18. Segundo informações da SAP (Se-cretaria da Administração Peniten-ciária do Estado de São Paulo), um dos agentes de segurança do CPP de Pacaembu presenciou um dos reeducandos da unidade saltando o primeiro alambrado e passando por baixo do segundo, entre duas torres do presídio. Ele correu no sentido da pastagem da propriedade vizinha e tomou rumo ignorado. Foram efetu-adas buscas, porém, não obtiveram êxito.

No outro caso, nesta segunda--feira (22/09), por volta das 17h40, um agente que estava numa das torres do CPP de Pacaembu percebeu que dois sentenciados estavam escalando o primeiro alambrado e rompendo o segundo alambrado que cerca a unidade.

Imediatamente, a direção da uni-dade foi avisada e dois funcionários deslocaram-se para a área externa

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Responsabilidades nas reformas em condomíniosA série de tragédias nos últimos

anos envolvendo quedas de edifica-ções por conta de obras e reformas mal realizadas e sem o devido acompanha-mento técnico, bem como a contínua expansão do setor da construção civil dos últimos tempos, fizeram aumen-tar a preocupação do setor sobre a necessidade de uma regulamentação específica para reformas em edifícios já em pleno funcionamento, seja em suas áreas privativas ou comuns.

Neste sentido, a Associação Brasi-leira de Normas Técnicas (ABNT) editou a NBR 16.280, válida desde 18 de abril de 2014. A regulamentação surge após dois anos da tragédia ocorrida no centro da cidade do Rio de Janeiro envolvendo a queda do Edifício Liber-dade, que passava por uma reforma sem o devido acompanhamento e levou ainda à queda de duas constru-ções vizinhas.

A norma estabelece a obrigatorie-dade da apresentação de um “plano de reforma”, bem como procedimentos a serem observados durante todo o seu curso, desde sua aprovação até após a sua conclusão. As reformas que

devem se submeter às diretrizes do novo conjunto de regras incluem não só aquelas que afetem a segurança da construção, mas também as que possam alterar suas vedações, seus sis-temas de edificação, e o seu entorno.

Para tanto, a nova normativa es-tabelece que todo plano de reforma deva conter projeto técnico elaborado por profissional devidamente habili-tado, obtendo todas as autorizações devidas perante o município, bem como a apresentação da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) da obra. Deverá ainda prever todo o cronograma da reforma, com seu prazo de duração, horário de execução das obras, dados dos profis-sionais envolvidos em sua realização, local de armazenamento de insumos, procedimentos de descarte de mate-rial, entre outros.

As novas regras trazem uma série de responsabilidades ao síndico, ao qual caberá a avaliação do projeto, bem como acompanhamento e fisca-lização da obra, para garantir que esta seja feita de acordo com o previsto na

para impedir a evasão. No entanto, eles foram ameaçados com uma arma por um indivíduo que dava cobertura à saída dos dois senten-ciados.

Em seguida, os dois evadidos e o indivíduo armado correram em direção às margens da rodovia, onde havia um carro que os aguardava. O veículo saiu em alta velocidade no sentido do trevo de Pacaembu.

A SAP esclareceu que foram ela-borados Boletins de Ocorrência e ins-taurados procedimentos disciplinar apuratório e preliminar para a “de-vida elucidação dos fatos”. Quando recapturados, os sentenciados serão incluídos em unidade penal do regi-

me fechado, segundo a secretaria.“Ressalvamos também que as

unidades penais de regime semiaber-to não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto--responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”, explicou a SAP, em nota oficial encaminhada ao iFronteira.

Os presos do regime semiaberto, segundo a SAP, têm permissão para usufruírem de cinco saídas tempo-rárias por ano, nas quais se dirigem para a residência de seus familiares.

Ifronteira

Governo anuncia reforma na vicinal de Osvaldo Cruz a Sagres

Região

A vicinal que liga Osvaldo Cruz a Sagres entrou no lote de estradas que serão recapeadas pelo Governo de São Paulo. O anúncio foi nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Logística e Transportes.

No caso da vicinal Osvaldo Cruz a Sagres ao todo 17,1 km com investimentos no valor de R$ 14,08 milhões. Pela extensão, as melhorias deverão seguir até o Rio do Peixe.

Além disso serão recuperadas outras vicinais da região como os casos daquelas entre Adamanti-na-Lucélia e Mariápolis (10,76

legislação, normas técnicas, convenção e regimento interno do condomínio. O síndico poderá contratar empresa especializada ou responsável técnico para analisar os projetos e autorizá-los, parcialmente ou integralmente.

No caso de edificações nas quais não tenha expirado o prazo de garantia legal da construção, todos os projetos de reforma que possam afetar a es-trutura, a vedação ou qualquer outro sistema da edificação, incluindo seu entorno, mesmo que assinados pelo respectivo profissional competente, deverão passar, obrigatoriamente, pela análise da construtora/incorporadora idealizadora do empreendimento.

Assim, além das responsabilida-des relativas à prestação e assistência técnica ao condomínio, decorrente de vícios da construção, durante todo o prazo de garantia legal da construção, a construtora/incorporadora também deverá fornecer informações quanto a viabilidade técnica do projeto apre-sentado para a realização de reforma, bem como eventuais riscos que devam ser observados.

A responsabilidade da construtora/

km): R$ 20.790.000,00 e Dracena - SP 563 (10,76 km): R$ 11.858.000,00 para o recapeamento do trecho da rodovia SP-563 (General Euclides Figueiredo) à sede do município.

O anúncio aconteceu com a presença do secretário de Esta-do de Logística e Transportes, Clodoaldo Pelissioni, no Palácio dos Bandeirantes, através dos contratos entre o Governo do Estado e o Banco Interamerica-no de Desenvolvimento (Bid) e o Banco Santander, por meio do Bird/Miga, para financiamento de obras nas rodovias estaduais.

OCnet

incorporadora somente se cessará após decorrido o prazo de garantia legal da construção, não sendo assim mais demandada para análise de tais projetos. O síndico do condomínio, por sua vez, deve contratar um res-ponsável técnico para analisar cada um dos novos projetos de reforma, incluindo as do próprio condomínio. Seja antes ou após o prazo de garantia legal, na prática verificamos que há duplicidade do trabalho, porque deve-rá haver manifestação de um profissio-nal responsável por analisar o projeto, o qual deverá ser elaborado também por outro profissional habilitado.

É certo que a análise a ser realizada pelas construtoras/incorporadoras durante o prazo legal deverá englobar, especificamente, as questões estru-turais e de segurança da edificação em relação a execução da obra de reforma, não havendo qualquer obri-gação na condução e fiscalização da obra. No entanto, tal demanda trará custos consideráveis às empresas, que necessitarão da disponibilização por essas construtoras/incorporadoras de profissionais habilitados para este

tipo de análise, além de dever manter em arquivo todos os registros de tais projetos e as respectivas análises, de forma a se resguardar de futuras e eventuais responsabilidades que pos-sam ser alegadas em caso de danos daí decorrentes.

Ainda não é possível prever como o Judiciário se portará quanto à delimitação das responsabilidades de cada um destes participantes no processo de execução do plano de reforma, em especial na hipótese da ocorrência de quaisquer tipos de sinistros decorrentes da execução de suas obras, seja em relação ao síndico, à incorporadora/construtora, ao solici-tante e aos profissionais responsáveis pelo projeto e condução da obra. Entretanto, a iniciativa de prevenção de acidentes é sem dúvida salutar. Fonte: Olivar Vitale (pós-graduado em Direito Civil pela Escola Paulista de Magistratura, conselheiro jurídico do SECOVI-SP e do SINDUSCON-SP, professor da Universidade Secovi, ESPM e Poli-USP) e Heitor Issy Ozawa (advogado especializado em Direito Imobiliário Empresarial).

Page 29: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

27IMPACTO

De acordo com a administração municipal não será possível requerer verbas junto ao Estado ainda este ano devido ao período eleitoral

O deputado Reinaldo Alguz e o secretário de Energia Marco Antonio Mroz com os empresários Pedro Vaquer Brunet e Antonio Rodrigues

Sensei Rafael Rosseto com karateca de Flórida Gabriel Rodrigues

sexta-feira, 26 de setembro de 2014 cidades

Projeto para instalação de câmeras em Osvaldo Cruz é adiado para 2015

O projeto para a instalação de câ-meras para monitorar pontos estraté-gicos de Osvaldo Cruz foi adiado para 2015. De acordo com a administração municipal não será possível requerer verbas junto ao Estado ainda este ano devido ao período eleitoral. O estudo da ação foi iniciada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) em parceria com o Executivo, com investimento estimado em R$ 300 mil.

Conforme o advogado e presidente do órgão, Alessandro Aparecido Ro-mano, o estudo técnico foi entregue em junho e aprovado pela adminis-tração. “Já temos o espaço físico, a

Sebrae oferece workshop sobre preparação de café

Karatecas representam região em Três Lagoas

Oeste Paulista poderá ter investimentos em energia solar

Pacaembu

Esporte

Região

O Sebrae realizará nesta sexta--feira (26), às 19h30, em Pacaem-bu, o workshop "Preparação de cafés para concursos de quali-dade e perspectivas de mercado (certificações)". A palestra é gra-tuita e é destinada a produtores da região. As vagas são limitadas.

Atividade será ministrada por José Antonio Rezende da Silva e José Renato Sanches Negreiros. O primeiro é consultor do Sebrae--PR e das empresas Queston e Ter-ceira Via. Ele também é provador e classificador de café pelo Coffee

A Federação de Karatê Oficial do Estado do Moto Grosso do Sul em parceria com a Associação Zanon de Karatê, realizou no sábado (13) as finais do Campeonato Estadual na cidade de Três Lagoas (MS).

O evento contou com a partici-pação de mais de 240 karatecas da região, dentre eles, Gabriel Rodri-gues (Flórida Paulista), Matheus Nader e Rafael Lima (Adamanti-na) e Cristofer Mendes (Lucélia), comandados pelo Sensei Rafael Rossetto.

O atleta de Lucélia Cristofer, conquistou duas medalhas de prata na modalidade Shiai Kumite e Kata e o atleta de Flórida Gabriel foi homenageado com a medalha de bronze pela dedicação.

O Oeste Paulista poderá se transformar em polo de atração de investimentos em energia fotovoltaica. As condições cli-máticas e de incidência solar na região favorecem a instalação de usinas para produção de energia solar, ambientalmente limpa e renovável.

Empresas como a espanhola Solatio Energia, com grande atu-ação também no Brasil, manifes-taram ao secretário de Energia, Marco Antonio Mroz, a intenção de investir em projetos na região.

A reunião entre os empresá-rios, Pedro Vaquer Brunet e Anto-

Quality Institute da California, nos Esyados Unidos. Já Negrei-ros é consultor de Agronegócios Especialista em Certificação Fairtrade e Comércio Justo Cer-tifications.

Serviço – O workshop aconte-ce nesta sexta-feira (26), às 19h30 no salão São João localizado Rua Amador Rodrigues, s/n, próximo ao trevo de acesso a Pacaembu. Mais informações podem ser ob-tidas pelo telefone (18) 3222-8691 ou (18) 3841-9050.

G1

Sensei Rafael agradece o apoio dos pais e parabeniza os atletas

nio Rodrigues, respectivamente, presidente e diretor comercial e o secretário ocorreu na terça-feira que passou.

A Solatio Energia participará do leilão que o Ministério de Mi-nas e Energia promoverá no pró-ximo dia 31 de outubro, quando então definirá as suas próximas ações.

“Tenho me empenhado na bus-ca por soluções alternativas para produção de energia. Projetos como esse trazem ganhos econô-micos e ambientais”, declarou Reinaldo Alguz.

Assessoria de Imprensa

central de vídeomonitoramento, onde também funcionará a sede do Conseg. Estamos aguardando o posiciona-mento do Legislativo e Executivo para viabilizar a implantação das câmeras”, diz.

Romano acredita que a instalação deve ocorrer no próximo ano e as câmeras irão apontar os locais consi-derados “sensíveis”, ou seja, aqueles que merecem ser vistoriados com frequência.

“Por uma questão estratégica, as câmeras serão instaladas a fim de auxiliar o trabalho da prefeitura na fiscalização dos trabalhos prestados

ao serviço público, aos órgãos compe-tentes do trânsito, e também ao com-bate e fiscalização de delitos”, pontua.

Ao todo, foram sugeridas a instala-ção de 32 câmeras. O dinheiro investi-do será de ordem pública, mas não se descarta o apoio de empresários nas aquisições.

“Queremos também a colabora-ção da sociedade civil neste trabalho. Ainda não dá para estabelecer um prazo de quando será iniciado ou terminado todo o processo. É um projeto que vem de administrações anteriores e queremos colocá-lo em prática”, diz o presidente do Conseg.

pela participação e dedicação nos treinamentos.

Page 30: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

28 IMPACTOcidades sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Motocicleta envolvida em

acidente na vicinal

Porções de maconha estavam dentro do vaso sanitário da cela

Detento de Irapuru usa vaso sanitário de cela para esconder 92 porções de maconha

A Delegacia de Investi-gações sobre Entorpecentes (Dise) autuou em flagrante pelo crime de tráfico de dro-gas, na manhã desta terça--feira (23), um detento, de 28 anos, que cumpre pena na Penitenciária de Irapuru.

De acordo com a Polícia Civil, agentes de segurança penitenciária realizavam uma revista de rotina na unidade prisional, quando localizaram, dentro do vaso sanitário de uma das celas, 92 porções de maconha.

O acusado, que cumpria pena na mesma cela onde a droga foi apreendida, con-fessou aos agentes que o entorpecente era de sua pro-priedade.

Diante dos fatos, o sen-tenciado foi autuado em fla-grante pela prática de tráfico de entorpecentes, agravado pelo local do cometimento, “visto que os fatos ocorreram no interior de uma unidade prisional”, ali ficando detido à disposição da Justiça.

Ifronteira

Funcionário de presídio fica ferido em acidente de moto

Salmouroenses participam de cursos promovidos pela Prefeitura

Flórida Paulista

Salmourão

Um homem de 45 anos, funcionário do presídio de Flórida Paulista, ficou ferido em um acidente de moto ocorrido nesta segunda-feira (22).

De acordo com a Polí-cia Militar, o motociclista teria perdido o controle da motonas proximida-des do km 06 da Vicinal Kiichiro Hatori sentido

A Prefeitura de Salmou-rão através do Cras (Centro de Referência de Assistên-cia Social) realiza curso de açougueiro e bordado por meio do programa São Paulo Solidário.

A parceria visa a capacita-ção de pessoas para promover a geração de renda de família em situação de vulnerabili-dade social, atualmente são duas turmas em andamento - açougueiro e bordado, o curso tem duração de cinco meses.

O curso de açougueiro é

cidade/penitenciária.O homem sofreu ape-

nas ferimentos leves e escoriações pelo corpo.

Folha Regional

realizado em Osvaldo Cruz com 11 participantes durante seis dias por semana e os que se destacarem já saem empre-gados.

Já o curso de bordado é rea-lizado no Cras em Salmourão, com 20 participantes em que as aulas são ministradas por profissionais do município.

O programa envolve fa-tores de educação, saúde e qualidade de vida o que é pri-mordial na gestão do prefeito José Luis da Rocha Peres.

Assessoria de Imprensa

Participantes dos cursos de açougueiro durante capacitação

Folha regional

Page 31: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

29IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 cidades

RegiãoSamir conquista escrituras de imóveis irregulares e mais 200 moradias para Parapuã

Fiscalização Federal interdita produção da Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Paulista

Samir em encontro sobre a conquista de escrituras de imóveis em Parapuã

O prefeito Samir Alberto Pernomian participou na se-gunda-feira (15), em São Paulo, de entrega de escrituras de imó-veis que estavam irregulares em Parapuã.

Serão 93 famílias beneficia-das nos bairros Habitar Brasil I (32 unidades), Jardim Moreira (36 unidades) e Fazan (25 unida-des). Até o final deste mês será realizada a entrega de todas escrituras.

Na reunião estiveram pre-sentes o secretário de Habi-tação Marcos Penido, Gabriel Veiga e Aguinaldo.

A Prefeitura ainda trabalha para legalizar as escrituras dos bairros Jardim Bela Vista (34 unidades), Conjunto Estação Ferroviária (48 unidades habi-tacionais), Travessa Ferroban (55 unidades), Prolurb (32 uni-dades) e Habitar Brasil II (28 unidades) em total de mais 197 famílias que terão o direito de escrituras da casa própria.

Para toda estas legalizações o Governo do Estado através da Secretaria de Habitação, investiu cerca de R$ 300 mil, sendo R$ 50 mil da Prefeitura de Parapuã.

“Isto foi promessa de todos os ex-prefeitos que nunca saia do papel, e graças ao meu em-penho e de toda equipe da pre-

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) lacrou na tarde desta segunda--feira (22) a produção da Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Pau-lista (Coplap). De acordo com o fiscal responsável pelo órgão, Waldir Bran-dão, a estrutura deficitária da Coope-rativa não lhe permite condições de rastrear a origem do leite – matéria prima para a produção de queijo e outros subprodutos.

“A paralisação das atividades vinha se procedendo desde a semana passada e foi determinada por ques-tões técnicas e sanitárias. A suspen-são é baseada na falta de condições de analise do leite dos produtores, falta de reagente para apurar a qualidade e até de um técnico de laticínio para acompanhar a produção”, explicou Brandão.

Uma produção de queijo foi se-questrada e a câmara fria foi lacrada. Uma análise vai apurar se o produto pode ser colocado no mercado ou o material será condenado. O objetivo é evitar que esses produtos sob suspeita sejam vendidos colocando em risco a saúde pública.

Concomitantemente a essa inter-dição dezenas de produtores protesta-ram pela falta de pagamento pelo leite vendido à Coplap. O protesto foi feito na porta da casa dos diretores e no período da tarde no portão de entra-da da Cooperativa de leite. A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram chamados para contornar a situação.

feitura, através da Drª Janaina Piccirilli, consegui este pleito”, destaca Samir.

200 casas da CDHU - Na oportunidade Samir recebeu a notícia de que Parapuã havia conquistado 130 unidades ha-bitacionais através do trabalho realizado pelo deputado estadu-al Mauro Bragato e deputado Federal Silvio Torres, porém graças ao trabalho dos mesmos este número passou para 200 unidades habitacionais. Serão

O fogo que atingiu apenas um dos pneus foi controlado e a PM orientou os produtores para registrar ocorrên-cia na delegacia sobre preservação de direitos. Nos últimos dias cerca de 100 funcionários foram demitidos.

A produção de leite, queijo, iogur-tes e demais produtos está comprome-tida. No auge da produção, a Coplap chegou a contar com 900 produtores associados, 200 funcionários e 100 con-tratados, gerando, aproximadamente, 5.000 empregos diretos e indiretos.

Arrendamento - No dia 7 de agosto o gerente de operações da Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Paulista (Coplap), Manoel Augusto de Freitas Alves, anunciou que um grupo de empresários pas-saria a operar a indústria láctea. O contrato teria sido assinado na manhã seguinte.

Os empresários, que trabalham na área de carnes, decidiram ex-pandir o ramo, iniciando mais uma exploração com a indústria láctea. O grupo não é de Tupã e, inicialmente, realizou a contratação da marca, permanecendo a produção normal da bebida Néctar, mantendo o nome e todos os produtos até então produ-zidos.

Fundada no dia 18 de junho de 1971, a Coplap teve a primeira dire-toria comandada por Raul de Mello Senra Filho, que permaneceu por muitos anos.

Diário de Tupã

mais de R$ 15 mi de investimen-tos em moradias. A prefeitura já está atrás de terrenos e em breve assinará o convênio para início das obras.

“Em minha gestão já foram entregues 119 casas que es-tavam paradas com diversos problemas. Temos previsão de entrega para abril de 2015 as 109 unidades habitacionais e agora teremos mais 200, o que reduzirá o déficit habitacional do município”.

Page 32: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

30 IMPACTO

Língua Quente I – Segundo comentários nos bastidores, dizem que após a derrota e desclassificação da equipe de Adamantina diante do time de Lacanga na sexta feira (19) em Marilia, pela Copa TV Record de Futsal, o clima era de velório entre os jogadores. Também pudera, tinha os patrocínios da Marmorária Unipedras (Tumúlo), HOS (Caixão e Coroas) e Churrascaria Gaúcha (Cafézinho).

Língua Quente II – Sem ofensas. Aliás, eu não sei porquê a equipe de Adamantina entrou nesta competição com o ginásio de esportes Paulo Camargo interditado. Acabou tendo que atuar longe dos seus domínios, o que causou a desclassificação.

Língua Quente III – Nos anos 80 a 90 tínhamos em nossa ‘Cidade Joia’ passeios ciclísticos, festival de pipas, rua de lazer, campeonatos veteranos, varzeanos, juvenil, festival de natação, campeonatos de futsal (abertos e menores), corrida de pedestres e muitas outras competições. De um tempo pra cá tudo mudou e muito. Fazer o que?

Língua Quente IV – Segundo comentários de informantes, dizem que alguns bairros foram presenteados com algumas bolas que foram, prometidas em uma competição esportiva. Se isso aconteceu, alguma promessa já começou a ser cumprida.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da Vila Rennó de Lucélia jogaram sábado (20), no estádio municipal de Bastos, contra o time do Chida e empatou em 2 a 2. Neste sábado (27), às 16h, a equipe joga no estádio municipal de Flórida Paulista contra o time do Edilson.

Betão F.C. – A equipe do Betão F.C. no sábado (20), jogou no estádio municipal de Florida Paulista, contra o time do Gersinho e perdeu de goleada por 6 a 1. Neste sábado (27), às 16h, a equipe joga no campo Jardim Adamantina contra Gabriel Monteiro.

E.C. Vetaranos de Pacaembu - A equipe do E.C. Veteranos joga neste sábado (27), às 16h, no estádio municipal de Braúna contra o time local. No sábado (20), o time recebeu em seu campo os jogadores do Samurai de Ouro Verde e empatou em 1 a 1.

Lagoa Seca F.C. – Neste sábado (27), às 16h, a equipe da Lagoa Seca F.C. joga no estádio municipal de Pracinha contra o time do Independente F.C. do Damião. No compromisso do dia (20), a equipe jogou em Santa Mercedes contra o time do Laércio e perdeu de 4 a 1.

Santa Helena F.C.- A equipe da Vila Santa Helena de Parapuã jogou no sábado (20), em seus domínios, contra Santopólis do Aguapei e venceu por 1 a 0. Neste sábado (27), às 16h, a equipe joga novamente no mesmo local contra o time do Chida de Bastos.

Sevip Inúbia Paulista – A Sevip de Inúbia Paulista recebeu no estádio municipal, dia (20), a equipe do B E.C. do Saci de Bastos e venceu pelo apertado placar de 5 a 4.

esporte sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTAS

Em partida pela 8ª rodada do 1º turno da tradicional Copa ATC/FAI Aberto de Futebol Médio, realizada nos dias 20 e 21 com quatro partidas o destaque foi para o time do Indaiá F.C. de Flórida Paulista, que com os gols marcados por Alemão e Altair desbancou o bom time do Bar do

As equipes da Auto Mecânica Laís, do Sérgio Maia e Drogaria Farmalar, do Fernando Furmiga, estarão neste domingo (27), a partir das 8h30, fazendo uma grande par-tida na disputa final da 3º edição do Campeonato Interno Veteranos de Futebol no ‘campão’ do ATC. As duas equipes conquistaram suas classifi-cações para a disputa após vencer

Após a confirmação das equi-pes do Audax, Parque Iguaçu, Amcot e Mariápolis, mais duas equipes, sendo elas Grêmio da Vila Rennó/LN Multimarcas de Lucélia e Escolinha da Camila, aceitaram o convite para par-ticipar do tradicional Festival Esportivo Dia das Crianças de Futsal, nas categorias pré-mirim (5 a 8 e 9 a 10 anos) que acontece

Os dirigentes da equipe Re-frigeração Teixeira ladeados pelo presidente, jogador Luis Carlos Teixeira e outros, deve-rão anular a disputa final da 3º edição do Campeonato Interno de Veteranos do ‘campão’ do ATC, que acontece neste do-mingo (27) entre Auto Mecâni-ca Lais e Drogaria Farmalar. Segundo o dirigente, o motivo seria a escalação irregular do jogador Valdir Azevedo, “Di Gráfica Actual”, da equipe da

A tradicional Copa ATC/FAI Aberto de Futebol nem bem ter-minou o seu primeiro turno e nos bastidores do “Bar do Cícero”, dizem que os floridenses jogadores Chiquinho e Adriano da equipe da A-5 Implantes Clínica Odontológi-ca/Aqui Barato/Tadeu F.C. já esta-riam acertando um pré-contrato

Indaiá vence Bar do Mangaia na Copa ATC/FAI

Mecânica Lais e Farmalar decidem final do Interno do ATC

Festival de Futsal do Paulista define equipes para competição

Refrigeração Teixeira pode ‘melar’ decisão do Interno do ATC

Jogadores floridenses acertam pré-contrato com Arsenal

Apoio: WM Informática do empresário e esportista Marcelo Aguilar ‘Carioca’.Os ex-jogadores do Lucélia Futebol Clube, Agnaldo Té, Marcelo Gonzaga e Vini-cius Peixeiro, em evento na Afucal

Os jogadores Chiquinho e Adriano

O zagueiro Baiano da equipe do Indaiá F.C.

Dill (Farmalar ) e Maia (Mecânica Lais)

Apoio – Construtora Paulinho Bobô – Construindo com qualidade e honestidade (18) 9 9675-2615

-Apoio – Marlene Calçados e Confecções

Mangaia/Elite Ar Condicionado Automotivo/Ricardo Carpinteiro/Marcelo Grego/ Ln Multimarcas/Fernandez Segurança Patrimo-niais/Marcinho Funilaria e Pin-tura ao vencer por 2 a 1. Ainda no domingo (21), tivemos A-5 Implantes Clínica Odontológica/Aqui Barato/Tadeu F.C. 3 a 0 Vila Freitas/Marmo-raria Fort Pedras. No sábado (20), o Parque do Sol/Parabrisa Rici/Zona da Mata/Acácias F.C. perdeu de 5 a 0 a para o San Remo E.C./Alencar Encanador e o Arsenal/Supermer-cado Godoy venceu por 5 a 1 o Parque Iguaçu/Marmoraria Unipedras.

Neste fim de semana acontece a 9ª rodada e os confrontos começam às 16h. No sábado (26), A5 Implantes en-frenta o San Remo e às 17h o Iguaçu enfrenta Vila Freitas. Já no domingo (27), às 9h, o Indaiá F.C. enfrenta a Arena e às 10h o Arsenal joga contra o Bar do Mangaia, a A5 Implantes joga contra o Vila Freitas e o Parque do Sol descansa na rodada.

Do Fundo do BaúColaboração: Sinval

Recordamos nesta edição do Fundo do Baú, com o apoio da Marmoraria Unipedras do empresário/esportista Dirceu Xavier

Auto Mecânica Lais, que mar-cou os dois na goleada do seu time por 4 a 2, que atou apenas nesta partida desde do inicío da competição, quando no regula-mento está que o jogador tem que participar de pelo menos três. O departamento de esporte do clube, através do presidente Sérginho Carvalho, enviou a súmula do jogo via sedex para o STJD que análisará o fato, e vai informar a decisão até o domingo (27), antes da disputa.

no dia 4, na quadra poliesportivo coberta do Projeto ASA. O evento esportivo é organizado pela fa-mília Souza e Silva em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Paulista, Nilza, San Fernando e Novo Horizonte. Mais informações com Jair Souza, pelo telefone (18) 99767-6858. Este evento não terá parceria e apoio da Selar

com a equipe do Arsenal/Super-mercado Godoy para a próxima competição. Comenta-se ainda que o jogador Dário, que também é de Flórida Paulista, foi quem inter-mediou juntamente com o técnico e presidente Kimba as negociações do acerto do pré-contrato. As bases ainda não foram reveladas.

seus advesários, sendo a Refrigera-ção Teixeira e Construtora Laís por 4 a 1 e 7 a 2 em jogos realizados pelas as semi-finais no domingo (21). Após o jogo, haverá uma confraternização entre os jogadores que participaram da competição e o show musical com ‘Pintinho da Alpavel’, ‘Paulao do Violão’, Ivanilto com a Banda Mais Voce e convidados.

?

Page 33: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

31IMPACTO sexta-feira, 19 de setembro de 2014 \ classificados

ClassificadosVEÍCULOS

Vende-se som automotivo (cd,rádio FM, pen drive, mp3 da marca pionner, caixas de som traseira e frontal, tratar (18) 99717-6040.

Vende-se Astra Adventure 2008, prata, completo, com 4 pneus novos e rodas de aro 17. Tratar no 99668-6469 com César.

Vende-se Astra Adventure 2008, prata, completo, com 4 pneus novos e rodas de aro 17. Tratar no 99668-6469 com César.

2014 Vende-se Sienna 1.4 ELX, flex, ano 2008/2009, completo, preto, tratar com Simone Cardoso, tratar no 99794-2309.

2014 Vendo Saveiro 1997, 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-3336/99796-5607.

Ve n d e - s e S i e n n a 1 . 4 ELX, flex, ano 2008/2009, completo, preto, tratar com Simone Cardoso.

IMÓVEIS

Vende-se 01 lote de 275m, 11x25, no Residencial E l d o r a d o I I , e m Adamantina. Valor: R$ 52.000,00 ou R$ 33.500,00 m a i s 3 9 p a r c e l a s d e R $ 4 8 2 , 7 5 . A c e i t o financiamento. Propostas para André. Tel: (18) 99609-1619

V e n d e - s e u m a churrasqueira de mesa, inox a gás, tratar no (18) 99717-6040.

Vende-se ponto comercial, bem centralizado, ótima licalização, bem montado e completo na Alameda dr. Ar mando Salles de Oliveira, contato:- (18) 3522-3768/99640-3587.

Ve n d o re s i d ê n c i a n a Alameda Armindo Silva, 426, na Vila Cicma, entrar e m c o n t a t o n o 3 5 2 2 -3336/99796-5607 c/ Paulo.

Casa nova com 01 sala, 01 cozinha americana, 01 banheiro, 02 quartos e área de serviço toda murada, excelente localização por apenas R$ 120.000,00 negociáveis

Vende-se um terreno em

Adamantina com ótima localização no residencial Monte Alegre, Quadra A, Lote 11 com 250 metros quadrados, interessados entrar em contato com André no (18) 99609-1619 após as 18:00 hrs.

Vendo casa de lage, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, dispensa, área d e s e r v i ç o, g a r a g e m grande p/ 2 carros. Uma casa no fundo de lage, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, todos grandes e área de serviço, no valor de R$ 145.000,00 (negociável) na avenida Rio Branco - Jardim Adamantina, tratar nos fones: 99721-8662/3522-2106 Vende-se casa nova, com 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha americana, 1 banheiro, área de lavanderia, toda murada no valor de R$ 130.000,00 ne gociável, tratar pelo (18) 99700-9015 c/ Rodrigo.

445 na Vila Jamil de Lima com 982 metros quadrados no valor de $ 450.000,00, tratar com Maria no 3522-2602/99669-0014.

Aluga-se cômodo com banheiro, tratar 3522-2 1 8 9 / 9 9 7 3 0 - 5 1 0 5 c o m Helena.

Procura-se trabalho.Oferece para trabalhar c o m o m o t o r i s t a categoria D, operador de empilhadeira, para período integral ou bico, tratar fone:- 99664-

ELETRÔNICO

Vende-se Corsa Sedam 2002 4p, ar, trava, alarme, documentação 2014 paga. Tratar: Lucilene (18) 99739-6452

Vende-se CG Titan ESD, Mix/Flex, Único dono, 2012/2013, R$ 6300,00. Tratar com Allan, (18) 99612-6944

J.A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: - re paros de hidráulica, elétrica e serviços de pedreiro e m g e r a l , t e m o s o s melhores profissionais do mercado, atendemos 24 horas por dia e aos sábados e domingos, o r ç a m e n t o s e m compromisso, tratar:- (18) 99765-8859 com José Aparecido.

Vende-se negócio de ocasiãoVendo sítio em Mariápolis, a 1km da cidade, na vicinal asfaltada Mariápolis/Adamantina - excelente localização, casa com amplavaranda, 3 quartos, sala, churrasqueira, ajardinado com palmeiraspróximo à casa - negócio de ocasião - Tratar: (18) 99729-1823

OPORTUNIDADE: COTA CONTEMPLADAC a r t a d e c r é d i t o contemplada R$ 250 Mil Reais para ImóvelwQuero R$ 27 mil, e transfiro o saldo devedor 18-99643-1110

OPORTUNIDADE: Oferece-se para cuidar de crianças (possuo experiência), interessados entrar em contato no 99682-7364.

Vende-se Astra 2008/08, cor prata, único dono, completo, ar, direção hidráulica, vidro elétrico, rodas, pneus novos, som DVD, carro em estado de okm, 95.000 km.Não aceito troca, preço R$ 24.000.

Motorista profissional p r o c u r a t r a b a l h o , interessados entrar em contato com Jair Fernandes Guimarães no (18) 99604-1494.

Vendo terreno com área tota l de 144 metros quadrados, localizado na Vila Jamil de Lima na rua Francisco Troncon (esquina com a Alameda Curitiba), localizado atrás da FORD Adamantina, terreno de esquina, interessados entrar em contato no (18) 99609-4772

Page 34: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

32 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Cidades sexta-feira, 26 de setembro de 2014

C M

Y K

CMYK

Page 35: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

33IMPACTO

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 26 de setembro de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

Quedas frequentes de energia são motivo de ação judicial em Lucélia

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

‘Apagão’. A palavra mais ouvida em Lucélia, seja em bairros ou no comércio, as quedas de energia já se tornaram frequentes no município. O problema

- De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o primeiro passo é pro-curar a concessionária de energia elétrica que abastece a região, em um prazo de 90 dias, estabe-lecido pela Aneel (Agên-cia Nacional de Energia Elétrica);

- Após este contato, a distribuidora terá dez dias para a inspeção e vistoria do aparelho que foi danificado. No caso de equipamento utiliza-do para conservar ali-mentos perecíveis ou medicamentos, o prazo

levou o vereador Valdemir Antonio Uemura (DEM) e o advogado Rodrigo Fazan a entrarem com ação civil pública na promotoria de Lucélia contra a distribui-dora de energia Energisa (antiga Caiuá).

De acordo com Fazan, o

promotor exigiu que para apurar os fatos seja feita uma vistoria no sistema de energia do município pela Arcesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), para que sejam tomadas as medidas necessárias.

“Não podemos pensar apenas em danos materiais, claro que é uma questão pre-ocupante, porém, existem inúmeros fatores a serem analisados. A segurança das residências e comércios fica em risco, a saúde também”, destaca

Recentemente foram dois sábados seguidos que no pe-ríodo da noite os lucelienses ficaram sem energia, sem contar durante o dia, em que as oscilações são frequentes.

Em relação aos que fo-ram lesionados por conta das quedas de energia, o

advogado orienta para que entrem com ação civil pú-blica por danos contra a empresa responsável.

O IMPACTO relacionou alguns direitos que o con-sumidor tem com base no Código de Defesa do Consu-midor, confira:

para inspeção e vistoria é apenas um dia útil;

- Após a inspeção, a empresa tem 15 dias para informar se o pedido será aceito;

- Em caso positivo, o consumidor deverá ser ressarcido em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento danifica-do em 20 dias corridos, a partir da data da resposta da empresa;

- Segundo o Idec, a con-cessionária só pode negar a prestação do serviço caso sejam comprovados o uso incorreto do equi-pamento, defeitos gerados

por instalações internas da unidade consumidora, inexistência de relação entre o estrago do apa-relho e a provável causa alegada ou ainda se o con-sumidor providenciar por conta própria a reparação do equipamento antes do término do prazo para a inspeção.

- O Código de Defesa do Consumidor prevê que, em caso de danos não materiais, o consumidor também pode pedir a re-paração à concessionária e, caso não seja atendido, deve buscar o Procon ou órgão similar da cidade.

Page 36: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

34 IMPACTOlucélia sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Via Rápida Emprego forma turma de Panificação

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Na última quinta-feira (18), terminou em Lucélia o curso de Panificação Artesanal promovido pelo programa Via Rápida Em-prego. Ao todo foram 60 partici-pantes divididos em três turmas que participaram das aulas na carreta que ficou estacionada em frente a Casa de Cultura “Dona Filhinha” durante 30 dias.

O programa é coordenado pela SDECTI (Secretaria de Desen-volvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Diretoria de Cultura, foi uma con-quista dos vereadores Juninho Agra(PTB), Valdemir Antonio

Uemura (DEM) e Moacyr Pacheco Duarte (PT).

O curso básico de qualificação profissional teve o objetivo de

capacitar gratuitamente a popu-lação para atuar , em panificado-ras ou docerias ou para gerir o próprio negócio.

VW Corretora de Seguros realiza emissão de Certificado Digital

Ace realiza palestra sobre motivação e sucesso

Mulher que traficava junto com o neto adolescente é presa em Lucélia

Saúde Encontro

Polícia

Há pouco mais de três anos tornou-se obrigatória a utilização de Certificado Digital para acessar o portal de diversos órgãos fiscali-zadores, financeiros e governamen-tais. Essa mudança ocorreu para garantir mais autenticidade e segu-rança às informações prestadas na internet, pois apenas quem possui o Certificado pode realizar certas transações. Ou seja, funciona da mesma maneira que os documentos tradicionais, como o RG e o CPF, que precisam ser apresentados em determinadas operações.

Em Lucélia, a emissão destes cartões podem ser realizadas na WB Corretora de Seguros. De acordo com o responsável Waldir Baessa, todo empresário deve reali-zar a emissão dos cartões e-CPF ou e-CNPJ. “Ao abrir uma empresa é importante ter em mãos o Certifi-cado, que é uma assinatura oficial e permite o acesso a vários servi-ços. Sem o Certificado, a empresa fica com o acesso restrito à Receita Federal, por exemplo”.

Existem dois tipos de certifica-

Nesta sexta-feira (26), a ACE (As-sociação Comercial e Empresarial) de Adamantina e Lucélia realizam, por meio de parceria, a palestra denominada Motivação e Sucesso.

O encontro será na Faculdades de Ciências Contábeis e Gerenciais de Lucélia, às 19h30, com o objetivo de mostrar para as pessoas que su-cesso não é uma questão de sorte, e

Uma mulher de 48 anos foi presa por tráfico de dro gas durante a noite de quinta-feira (18), na Vila Rancharia, em Lucélia. De acordo com a Polícia Militar, a acusada usava o neto de 16 anos para co-mercializar os entorpecentes. Ela

dos o e-CNPJ que garante a confia-bilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realiza-das via Internet. Além disso, o certi-ficado digital tem validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que seu proprietário concorda com o documento assinado. E o e-CPF, que o cidadão pode enviar sua de-claração do Imposto de Renda via Internet, consultar e atualizar seu cadastro como contribuinte pessoa

física, recuperar informações sobre seu histórico de declarações e veri-ficar sua situação na "malha fina". Além disso, pode obter certidões da Receita Federal, cadastrar pro-curações e acompanhar processos tributários eletronicamente, com a conveniência de não precisar deslo-car-se até um posto de atendimento.

Serviços – A WB Corretora de Seguros fica localizada na rua Pro-fessora Sonia Maria Campagone, 53. O telefone para mais informa-ções é (18) 3551-9400

Waldir Baessa, proprietário da WB Corretora de Seguros

Amauri Crozarioli ministrará palestra 'Motivação e Sucesso' em Lucélia

Os vereadores Juninho Agra, Moacyr Pacheco Duarte e Valdemir Antonio Uemura com participantes do curso de panificação.

Participantes expõem alimentos produzidos durante o curso

Os participantes receberam material didático, R$ 150 de subsí-dio para transporte e R$ 100 para alimentação. Já os desemprega-

dos, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, tiveram direito a R$ 210 de bolsa-auxílio durante o período da capacitação.

sim de escolha e comprometimento.A palestra será ministrada por

Amauri Crozarioli que utiliza de recursos como paródias para fixar o conteúdo trabalhado, dentro do tema e com extrema qualidade. Quem tiver interesse em participar deve levar 2 kg de alimentos não pe-recíveis que serão doados ao Fundo Social. F.S.

foi denunciada.Conforme ocorrência, os poli-

ciais foram até a residência da mu-lher após receberem denúncias de que o local era ponto de tráfico e que familiares a ajudavam no crime.

Durante o patrulhamento, quan-

do o adolescente percebeu a che-gada da viatura, ele correu para o interior do imóvel e ao ser revista-do, três porções de maconha foram encontradas em um de seus bolsos.

Na vistoria realizada na casa, a polícia localizou mais duas porções

da droga que estavam escondidas em um banheiro.

Segundo o BO de ocorrência, na abordagem uma usuária de entorpecentes, que estava no local, confessou que sempre ia até a re-sidência para comprar as porções.

O neto da mulher, que já havia sido apreendido por tráfico e roubo, foi levado para a Cadeia de Adaman-tina. Já a mulher, foi encaminhada à Cadeia de Dracena, para posterior remoção à Penitenciária de Tupi de Paulista. G1

Page 37: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

35IMPACTO sexta-feira, 26 de setembro de 2014 lucélia

“Não podemos abaixar a cabeça para o caos de Lucélia”

SÉRGIO VANDERLEIFERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

O município de Lucélia enfrenta uma aparente crise que se espalha por todos os setores da administração pública. Preocupados com os impas-ses que envolvem a cidade, um grupo de empresários pretende unir forças a fim de discutir os problemas e suas soluções.

“Nós cidadãos lucelienses não podemos mais deixar nosso mu-nicípio ser sinônimo de dívidas, má administração pública, crise e precariedade. O problema maior é a falta de transparência que existe em Lucélia, não apenas nesta gestão, mas das anteriores também. Somos (a população) os mais prejudicados. A comunidade precisa discutir política

para o bem do município”.A fala do empresário Nelson

Brilhante, 45 anos, que procurou a redação do IMPACTO nesta semana, reflete esta preocupação de parte da comunidade de Lucélia. Ele, junta-mente com outros empresários e lideranças do município, pretende fazer com que outras pessoas e, prin-cipalmente, os mais jovens comecem a debater a crise instalada na cidade. Além disso, esses empresários visam maior aproximação dos poderes Legislativo e Executivo com a comu-nidade. “Devemos iniciar um novo momento em nosso município, em que crianças, adolescentes, adultos e idosos, passem a exercer mais efetivamente sua cidadania, ou seja, conhecer seus reais direitos e suas obrigações, visando reivindicá-los através dos meios disponibilizados

pelo nosso sistema democrático”, ressalta Bico.

Para outro empresário Elisandro Valério “Bico”, 36 anos, todos os seto-res públicos municipais enfrentam dificuldades, seja por falta de verba ou falta de pessoas competentes para assumir as secretarias. “A adminis-tração pública não faz política e sim politicagem. Deixa aparentar que os políticos no desempenho de suas fun-ções só fazem algo se houver algum tipo de vantagem pessoal. Presencia-mos obras paralisadas, porém fotos e projetos mirabolantes são divulgados sem quaisquer âncoras de estudos e pesquisas. Deparamos com o envol-vimento de políticos com o desvio de verbas públicas e gastos sem planejamento, causando prejuízos incalculáveis a população. Quantas exonerações de cargos tivemos nes-

Santa Casa tem novo interventor interino

Alunos da E.E. José Firpo participam de palestra sobre drogas

Vereadora apresenta indicação para mudança do local feira livre

Saúde

Conscientização

Política

Por meio de Decreto Municipal, o prefeito Osvaldo Saldanha no-meou no dia 10 o novo interventor público municipal da Santa Casa, Gilberto Aparecido Alberto.

O cargo estava à disposição des-de o dia 4, quando o então secretário da Saúde e interventor Aparecido Pelloso pediu exoneração por mo-tivos pessoais.

A Saúde do município é motivo de muitas contestações da popula-ção e políticos. Na última semana foi cogitada a transferência do atendimento da Santa Casa para

Os alunos da Escola Estadual José Firpo participaram nesta semana de palestra educativa sobre prevenção e riscos do uso de drogas. A exposição do tema foi feita pelo farmacêutico Alex Romão e dentre os assuntos fo-ram discutidos drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, e as drogas ilícitas, como cocaina e maconha.

“Os alunos participaram tirando muitas dúvidas, inclusive no risco da automedicação e a importância de procurar um farmacêutico para orientação”, destaca Alex.

De acordo com ele, a campanha será realizada em todo o município.

A feira livre que ocorre às quar-tas-feiras em Lucélia, no pátio da Casa da Cultura, foi alvo de indicação apresentada na última sessão pela vereadora Ivone Pernomian (PSDB).

De acordo com ela, um dos mo-tivos que para a mudança é o mau desempenho dos alunos da Escola Estadual “José Firpo” na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).

“Durante o horário da feira, é grande o número de alunos que dei-

a unidade de Adamantina, porém, é aguarda a autorização do DRS

(Diretoria Regional de Saúde) de Marília. F.S.

te ano? Quando esses cargos serão preenchidos? E os concursos mal elaborados? Todas perguntas sem resposta. Até quando?”, questiona.

A partir desta edição o IMPACTO abrirá espaço para toda a população de Lucélia, empresários e líderes comunitários que, como os empre-

sários acima, queiram discutir os problemas relacionados a Lucélia, como Saúde, Educação, Infraestru-tura, Comércio e outros. Qualquer cidadão pode entrar em contato com nossa redação pelo telefone (18) 3522-1199 – 99704-9007, email [email protected].

Gilberto Aparecido Alberto novo interventor da Santa Casa de Lucélia

Alex Romão, farmacêutico, Fernanda B. Malheiros, vice-presidente do CRF de Adamantina e Maria Lúcia, presidente do CRF de Adamantina e

coordenadora do curso de farmácia da FAI Ivone Pernomian indica mudança do local onde é realizada a feira livre

Os empresários Nelson Brilhante e Elisandro Valério discutem problemas enfrentados no município

xam de assistir as aulas para ficar na praça ou na feira”, justifica.

A sugestão de Ivone é que a Prefeitura realize um estudo para encontrar um local mais adequado para a realização da feira livre, e que não fique tão próxima as unidades escolares do município.

A E.E. José Firpo alcançou a nota de 4,2 ficando abaixo da meta esta-belecida pelo Ideb de 4,7. No último resultado em 2011, a escola ficou com 4,1. F.S.

Page 38: Jornal IMPACTO - Sexta-feira 26 de setembro de 2014

IMPACTOsexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fernando (Fininho) comemora mais um aniversário ao lado dos amigos e familiares em Avaré

Recentemente inaugurada em Lucélia, a Top Rações, dos proprietários Jean e Thalita, com as amigas Eveline e Áurea

Carmen com os aniversariantes Bispo e Domingos

As aniversariantes de setembro Maninha, Neo Campagnoni e Silvia em clima de festa

Os pais Leandro e Mariane comemoram aniversário de dois anos da filha Manuella

A proprietária do Atêlie Terapia das Cores, Marisa, com a funcionária Rosângela e a cliente Livie

Luana, Denise e Raquel, em click para o Régistrando

C M

Y K

CMYK