Jornal IMPACTO - Sexta-feira - 04/04/2014

36
Nesta semana comemorou-se o Dia da Mentira – 1º de abril. Conheça alguns assuntos que a população de Adamantina espera ver como verdade, e que até o momento fazem parte apenas de discursos políticos. Entre os ‘projetos’ mais comentados estão Parque dos Pioneiros, Fatec, UPA, Balneário, Capital da Educação, ciclovia, união regional, eleição de deputados, praças esportivas e outros. Com o objetivo de cons- cientizar a comunidade adamantinense sobre os sintomas do autismo e a importância do diagnós- tico precoce, a equipe da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcio- A alguns dias da realização do 1º Bota-Fora de Adamantina os comerciantes já se preparam para a grande promoção, que acontece de 10 a 12 de abril. Durante os dias de iniciativa do Sincomercio, as lojas participantes oferecerão descontos de até 80%. Iniciativa Problema Cultura Solidariedade Educação Rua esburacada causa acidentes na Vila Freitas Adamantina é contemplada com Kit Cinema, do Governo do Estado Rede de Combate ao Câncer faz campanha para mobiliar Casa de Apoio em Jau Escola de Lucélia obtêm pior nota da região em avaliação; Osvaldo Cruz alcança melhor média Pág. 11 Pág. 23 Pág. 10 Pág. 5 Pág. 9 Pág. 4 Pág. 7 Na semana da MENTIRA, conheça as VERDADES que a população espera ver Apae realiza mobilização para conscientizar pais sobre autismo 4 DE ABRIL DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1043 • ANO 17 - ADAMANTINA nais) de Adamantina rea- lizou na quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscien- tização do Autismo, uma mobilização no centro da cidade e também nas es- colas, creches, postos de saúde e comércio.

description

 

Transcript of Jornal IMPACTO - Sexta-feira - 04/04/2014

Nesta semana comemorou-se o Dia da Mentira – 1º de abril. Conheça alguns assuntos que a população de Adamantina espera ver como verdade, e que até o momento fazem parte apenas de discursos políticos. Entre os ‘projetos’ mais comentados estão Parque dos Pioneiros, Fatec, UPA, Balneário, Capital da Educação, ciclovia, união regional, eleição de deputados, praças esportivas e outros.

Com o objetivo de cons-cientizar a comunidade adamantinense sobre os sintomas do autismo e a importância do diagnós-tico precoce, a equipe da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-

A alguns dias da realização do 1º Bota-Fora de Adamantina os comerciantes já se preparam para a grande promoção, que acontece de 10 a 12 de abril. Durante os dias de iniciativa do Sincomercio, as lojas participantes oferecerão descontos de até 80%.

Iniciativa

Problema

Cultura

Solidariedade

Educação

Rua esburacada causa acidentes na Vila Freitas

Adamantina é contemplada com Kit Cinema, do Governo do Estado

Rede de Combate ao Câncer faz campanha para mobiliar Casa de Apoio em Jau

Escola de Lucélia obtêm pior nota da região em avaliação; Osvaldo Cruz alcança melhor média

Pág. 11

Pág. 23

Pág. 10Pág. 5

Pág. 9

Pág. 4

Pág. 7

Na semana da MENTIRA, conheça as VERDADES que a população espera ver

Apae realiza mobilização para conscientizar pais sobre autismo

4 DE ABRIL DE 2014

ginoticias.com.brEDIÇÃO 1043 • ANO 17 - ADAMANTINA

nais) de Adamantina rea-lizou na quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscien-tização do Autismo, uma mobilização no centro da cidade e também nas es-colas, creches, postos de saúde e comércio.

2 IMPACTOopinião sexta-feira, 4 de abril de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoMarco Aurelio - [email protected]

RedaçãoJoão Vinícius - [email protected]

Tamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora Rica -

Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial Foto da semana

Alimentos de qualidade para quem precisa

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura de Adamantina, em parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Cati, Ministério do Desenvol-vimento Social, entre outras instituições, volta a ser de-senvolvido no município.

Neste mês, as entidades cadastradas no projeto pas-sam a receber novamente a doação de diversos tipos de artigos de hortifruti, produ-zidos por meio da agricul-

tura familiar. São produtos como acerola, berinjela, mi-lho, cenoura, abóbora, toma-te, alface, caqui, amendoim, maracujá e muitos outros que deixam o cardápio da popula-ção semanalmente mais rico em nutrientes.

Em Adamantina são 13 associações de moradores, duas associações de pais e mestres, quatro entidades religiosas, cinco entidades ligadas à saúde e sete da área de assistência social. No total, 15.701 beneficiados por meio do programa.

Diferente dos anos ante-riores, agora, todo o processo é organizado pelo Banco de Alimentos, que dá mais rigo-rosidade e fiscaliza a distri-buição. Nada mais justo para que os alimentos possam realmente beneficiar quem precisa. Afinal, somente nes-te ano o PAA será responsá-vel pela aquisição de mais de R$ 1 milhão em hortifrutis, aquecendo diretamente da agricultura familiar local.

É o campo e os produtores tendo destaque novamente no interior.

Profª Izabel Castanha Gil - CEETEPS e FAI

“Aprender, dói. “ Mestres da pedagogia defendem essa máxima. Em que consisti-ria a dor do conhecimento? No cotidiano da vida, mui-tas vezes aprendemos com os próprios erros. E isso pode nos custar dissabores sociais, prejuízos finan-ceiros, e perdas de tempo. No ensino formal, anos e anos frequentando a escola, exaustivas horas de leitura ou resolução de exercícios, provas elaboradas por pro-fessores exigentes. Tudo em nome da construção da chamada experiência de vida ou da obtenção de um diploma, que, supostamen-

te, serve como uma senha para a inserção mais segura no mundo do trabalho.Trazendo para o ambiente escolar, essa máxima nos faz refletir. O foco da escola é a construção do conhe-cimento. A tão almejada qualidade do ensino está diretamente relacionada à materialização de sua iden-tidade e funcionalidade: ensinar. Preocupada com a obrigação de ensinar, mui-tas vezes a escola contribui para o engessamento de seu escopo, tornando mais árdua a tarefa de ensinar e, aos olhos do aluno, até antipático o ato de aprender.Ensino não é só o conteúdo formal. Aprende-se com a convivência, com a parti-cipação em eventos, e de outras tantas formas, que o professor e a escola podem criar. A contemporaneidade marcada pelas conexões em rede precisa fazer-se presente na estruturação pedagógica das aulas e na organização politico-pe-dagógica da escola. Dessa forma, a rigidez ou a aridez de determinados conteúdos disciplinares podem ser su-

avizadas com os momentos de descontração, mas igual-mente de aprendizado. Gin-canas, competições ou amis-tosos esportivos, projeções mais elaboradas de filmes, representações artísticas e culturais tematizadas, são formas de descontrair os alunos e aliviar o fazer pedagógico do professor, cujos resultados vão muito além do previsto.Eventos como esses tor-nam-se o amálgama, que dá coesão ao grupo e constrói a identidade de cada unidade escolar. Proporcionam tam-bém a oportunidade de a escola inserir-se na comuni-dade, trazendo para dentro dela as suas forças vivas, que são as famílias e as instituições. A intersecção desses agentes: diferentes segmentos da comunidade escolar, famílias, e insti-tuições públicas, sociais e privadas podem constituir a plataforma que dá sustenta-ção ao anseio de educadores e da própria sociedade, qual seja, o de fazer da educação e, por princípio, da escola, um dos principais agentes de transformação social.

Escola, ensino e transformação social: pérolas, convicções e sutilezas

De que é composto o Universo? Essa pergunta é curiosa e ao mesmo tempo comum, afinal o que com-põe as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e tudo que os cerca? Tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos. Foram necessá-rios vários anos de estudo para se chegar a essa con-cepção do átomo e atual-mente se faz importante o conhecimento da teoria atômica para entender a tecnologia presente o tempo todo em nossas vidas. Por exemplo, saber que até eletrodomésticos como o forno microondas e a televisão, são apare-lhos que possuem seus princípios de funciona-mento baseados no átomo.

Mas mesmo sabendo desses dados básicos, ainda há muito para se descobrir sobre a com-posição do Universo, ou pelo menos do que vemos nele, pois existe algum tipo de matéria que os as-trônomos não conseguem ver, mas sabem que existe

porque exerce alguma for-ça sobre a matéria visível, a qual sofre algum tipo de reação, como por exemplo, a expansão do Universo (teoria de que tudo que se pode ver, todos os astros e galáxias, estão se distan-ciando uns dos outros).

De acordo com os mais recentes estudos da cosmo-logia, o Universo é cons-tituído por cerca de 68% de energia escura, 27% de matéria escura, e 5% de matéria normal (matéria que reflete algum tipo de luz, portanto, que podemos ver). Assim sendo, há na galáxia um tipo de matéria que não irradia luz, e ficou conhecida como matéria escura.

Dentro dos 5% de maté-ria normal que a ciência conhece, a maior parte é hidrogénioe hélio, depois temos as estrelas, plane-tas, asteróide, cometas. O hidrogênio é o elemento mais abundante do Uni-verso.

A energia escura, a componente misteriosa que faz com que o Universo

se expanda cada vez mais rápido, é um dos maiores mistérios da astronomia. Quanto a matéria escura, astrônomos já fizeram algumas hipóteses sobre sua composição, mas nada ainda é definitivo.

Enquanto a matéria es-cura está associada a uma força gravitacional atra-tiva que tende a tornar a expansão do Universo mais lenta, a energia es-cura é repulsiva e tende a acelerar a expansão.

Em qualquer dos casos, existem já vários modelos teóricos que pretendem explicar a natureza e evo-lução deste componentes. Contudo, a sua existência dá origem a problemas técnicos difíceis do ponto de vista teórico, cuja re-solução terá muito prova-velmente consequências revolucionárias para a cosmologia e para a física fundamental.

Adaptado da fonte: por-taldoastronomo

Asaum (Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis)

A composição do universoR

ESU

LTA

DO

AN

TER

IOR

Na próxima semana o Sincomercio realiza o 1º Bota-Fora em Adamantina. Você pretende aproveitar os descontos?

- Sim, pois é um bom momento para comprar com baixos preços- Não, estou sem condições financeiras- Acredito que sim, mas depende do que será oferecido pelos comerciantes- Não compro em Adamantina

Enquete da semana

A Prefeitura de Adamantina anunciou esta semana a abertura da licitação para promover o rodeio. Você acredita que vai dar tempo do evento acontecer?

Sim, se realmente há interessados, dá tempo de promover a festa (22%)Não, a prefeitura demorou muito para tomar esta decisão (47%)

Sim, desde que não seja em junho, como de costume (12%)Indiferente, não frequento este tipo de evento (18%)

Dê a sua opinião no portal

Pouca adesão – Apesar da relevância do assunto que foi tratado na reunião do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), na sexta-feira (28), em Adamantina, o que marcou não foi a

importância do prolongamento da rodovia Castelo Bramco, mas sim a presença de apenas de três dos 31 prefeitos que fazem parte da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista).

João Vinicius

3IMPACTO

Realização

O COMÉRCIO INTEIRO NO MAIOR BOTA FORA DA CIDADE,MAIS DE MIL LOJAS LIQUIDANDO TUDO

APROVEITE.COMPRE MAIS E PAGUE MENOS,VOCÊ NUNCA VIU NADA IGUAL.

60%

70%

80%50%30%

40%

MARQUE NA AGENDA

10, 11 E 12 DE ABRILDIA 12 (SÁBADO) ABERTO ATÉ ÀS 16 HORAS

Procure bancas e araras nas lojas participantes com os produtos selecionados para a promoção

sexta-feira, 4 de abril de 2014 informe

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 4 de abril de 2014

Adamantina é contemplada com Kit Cinema, do Governo do Estado

Nas vésperas de inaugu-rar o anfiteatro da Biblioteca Municipal, Adamantina foi contemplada com o Kit de In-centivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica (Kit Cinema) do Governo do Esta-do. A confirmação aconteceu na visita da equipe da Secreta-ria de Cultura e o prefeito Ivo Santos na Secretaria de Estado da Cultura, na capital paulista.

A adesão do Município à iniciativa foi uma conquista da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e possibilitará que uma sala de cinema seja mon-tada para a população.

A inserção da cidade no programa de Incentivo à Cria-ção de Salas de Exibição Ci-nematográfica, desenvolvido pela Unidade de Fomento e

Em virtude da composição obtida no âmbito da Ação Cível nº 300106661.2013.8.26.0081, EU, IVO FRANCISCO DOS SANTOS JÚNIOR, venho a públi-co a fim de esclarecer o seguinte: 1) quanto à publi-cação no jornal Diário do Oeste no dia 01.08.2012 e a entrevista na Rádio Brasil de Adamantina no dia 10.08.2012 às 11:30 minutos, não houve, em nenhum momento, a intenção de dirigir crítica pessoal ou aos familiares do Sr. José Pedro Forghieri Ruete; 2) a menção à não instalação do AME baseou-se ape-nas em fatos expostos por membro do Legislativo Municipal, em plenário; 3) nesta ocasião, retrato-me com relação à alegação de que o AME não veio para Adamantina por questões pessoais envolvendo o Sr. José Pedro, embora, mantenho a firme convicção de que cumpriria à Administração passada ter en-vidado maiores esforços na instalação do AME em Adamantina.

e um kit com 43 DVDs para exibição ao público, totali-zando o investimento de R$ 12.040,55.

Segundo a secretaria mu-nicipal de Cultura, o equipa-mento deverá ser instalado no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal Cônego João Batista de Aquino, que deverá ser inaugurada em breve, com capacidade para 300 lugares e ambiente cli-matizado.

“Esta é, sem dúvidas, uma grande conquista para Ada-mantina, que era uma das únicas cidades da região que não possuíam o kit. Com o equipamento, poderemos oferecer sessões gratuitas, abertas a toda a população”, destaca a secretária.

Assessoria de Imprensa

Difusão da Produção Cultural (UFDPC) do Governo Estadu-al, foi solicitada pela secretária de Cultura Natália Bachi Bor-ro, que também é presidente do Conselho do Focop (Fórum dos Dirigentes de Cultura do Oeste Paulista), que esteve pessoalmente com Tiezzi em evento realizado na região no segundo semestre de 2013.

De acordo com a Secreta-ria de Estado da Cultura, em breve o prefeito Ivo Santos de-verá assinar em São Paulo o termo de convênio de doação para o recebimento do kit, que é composto por uma tela de projeção de 200 polegadas, um projetor multimídia, um aparelho leitor de DVD, um mixer profissional, duas cai-xas de som amplificadas para sonorização de ambientes

5IMPACTO sexta-feira, 4 de abril de 2014 geral

Rede de Combate ao Câncer faz campanha para mobiliar Casa de Apoio em Jaú

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Rede de Combate ao Câncer de Adamantina, em parceria com a Secreta-ria de Saúde, instala uma Casa de Apoio em Jaú com

Equipe da Rede de Combate ao Câncer pede colaboração da comunidade para mobiliar casa em Jaú

Divulgação

Equipe atende 173 ocorrências em marçoCorpo de Bombeiros

A equipe do Corpo de Bombeiros de Adamantina atendeu 173 ocorrências durante março. O balanço do terceiro mês de 2014 foi divulgado pela corporação nesta semana.

Foram atendidas 123 ocorrências de resgate. Dessas, 37 foram de aci-dentes de trânsito com vítima e 48 vítimas de acidente de trânsito.

Além disso, foram 33

a finalidade de fornecer aos pacientes acometidos da doença que necessitam de tratamento e acom-panhamento médico, um local em que possam des-cansar, alimentar-se e até pernoitar, após consultas e

salvamentos e um trabalho de auxílio à comunidade.

Foram atendidos tam-bém 13 ocorrências de in-cêndio em vegetação, dois em veículos e um acidente com edifício.

O Posto de Bombeiros de Adamantina está loca-lizado na rua Josefina Dal' AntoniaTiveron, 300. O telefone para emergências é 193.

Gi Notícias

sessões de quimioterapia/radioterapia.

Para a concretização do projeto, a equipe da Rede realiza a campanha ‘Ajude-nos a ajudar’, que pede a contribuição da comunidade para mobi-liar a Casa de Apoio, pois são necessários móveis e utensílios básicos do lar. A residência contará com 12 leitos distribuídos em quatro quartos.

Roseli LozanoGodoy, representante da enti-dade, explica que podem ser doados valores para aquisição de móveis que necessariamente deverão ser novos. “Precisamos adquirir camas, colchões, travesseiros, roupas de cama e banho, e outros itens”, relata.

A Rede aceita também doação de móveis novos ou seminovos como fogão, ge-ladeira, micro-ondas, mesa com cadeiras e cadeiras de áreas.“Contamos com a colaboração também de

igrejas”, ressalta.Aqueles que quiserem

doar valores em moeda corrente, podem efetuar depósito junto ao Banco do Brasil, Agência 0407-7, Conta Corrente Nº14247-6 em nome da Rede de Combate ao Câncer de Adamantina.

As pessoas que quise-rem também poderão en-trar em contato direto com a Rede de Combate ao Cân-cer onde existe uma lista dos itens necessários para a instalação da Casa de Apoio. A sede fica situada a rua Mário Olivero, 259, na Vila Cicma. O telefone para mais informações é (18)3521-1815.

A casa – Roseli expli-ca que de início, a casa de apoio não oferecerá refeições, apenas café e/ou lanche tarde, mas terá disponível uma cozinha para que o paciente e seu acompanhante possam preparar uma alimenta-ção, caso queira.

6 IMPACTOinforme sexta-feira, 4 de abril de 2014

7IMPACTO sexta-feira, 4 de abril de 2014 geral

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Não é de hoje que moradores da Vila Freitas reclamam de bura-cos. Eles são notados em diversas vias, entretanto, na rua Paulista a situação é mais crítica. O local é palco de constantes acidentes.

De acordo com a presidente da Associação de Bairro, Roseli Serafim da Silva, na tentativa de sanar o problema, moradores jogam até terra e cimento nos buracos, mas, os objetivos são frustrados. “Eu reclamo sempre no setor competente, mas não sou atendida. No ano passado me informaram que até março deste ano a situação seria resolvida, es-tamos em abril e até agora nada. Dizem que estão esperando, desde o ano passado, a chuva parar. Mas que chuva é essa que ainda não parou? A cada semana vemos um acidente, são motociclistas que não veem os buracos e caem, caminhões que vão desviar e quase atingem casas e pedestres que não podem transitar com segurança”, relata.

Outra moradora, que mora próximo a uma cratera, reclama

A Prefeitura de Adamantina retomou no início de março as atividades do Projeto de Exercício Físico Orientado para a Melhor Idade. A reativação do projeto foi anunciada pelo prefeito Ivo Santos, no início de janeiro, durante a 2ª etapa do Governo Itinerante, no Jardim Adamantina.

A ação, desenvolvida por meio das secretarias de Saúde e de Es-portes, Lazer e Recreação, oferece aos idosos do município atividades físicas, através de grupos de ca-minhada. O projeto é direcionado a hipertensos e diabéticos e tem atuação de profissional capacita-do e com formação em Educação Física.

De acordo com o secretário Jorge Chihara (Saúde), a prática regular de uma atividade física é

Rua esburacada causa acidentes na Vila Freitas

do surgimento de bichos em sua residência, como ratos, escorpi-ões e outros bichos. “Não sei de onde surgem, se são dos buracos ou dos bueiros que necessitam de limpeza, mas eles estão por toda parte”.

Para ‘avisar’ os motoristas do grande problema, a prefeitura colocou uma placa sinalizando o local.

Outro buraco na rua foi alvo do famoso ‘jogo de responsabili-dades’ entre Sabesp e Prefeitura. “O buraco ficou incomodando a todos por mais de cinco meses e, depois de muitas reclamações e empurra-empurra, a Sabesp arrumou um deles. Não tem cabi-mento a nossa rua ficar em uma situação dessa”, afirma Rose.

Rose diz que uma moradora encontrou na última semana 10 escorpiões em sua casa. “Preci-sam fazer alguma coisa, o nosso bairro não pode ficar esquecido e tomado por bichos”.

Prefeitura - A prefeitura fez tapa-buracos em todo o bairro durante novembro de 2013. Já no caso da rua Paulista, o local foi vistoriado na manhã de quarta--feira (2) e os reparos no sistema

essencial em todas as idades, por questões ligadas a saúde mental e física, mas essa prática é positiva principalmente na terceira idade, porque com o aumento da expec-tativa de vida e com as transfor-mações sofridas no corpo com o passar do tempo é necessário ter mais cuidados com os idosos.

“A terceira idade pode e deve praticar exercícios físicos, ativida-des que estejam de acordo com as possibilidades e limitações de cada idoso”, revela o secretário, que des-taca ainda que a educadora física Camila da Silva Carvalho de Souza será responsável pelo acompanha-mento e orientações necessárias para a prática saudável.

Jorge lembra ainda que “os benefícios para os praticantes são muitos, além de melhorar a qua-

de escoamento de águas pluviais, aplicação de nova pavimentação e restauração da calçada, danifica-da pelas chuvas, serão iniciados na segunda-feira (7), se houver condições favoráveis.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Controle de Vetores, Luis Carlos Putinatti, foram feitas diversas ações no bairro. A equipe realizou traba-lho de busca-ativa com maior amplitude, atingindo não só as residências onde houve registro, mas também outras casas pró-ximas.

Putinatti revela que, em uma das casas, logo após uma grande limpeza realizada pelo morador, foi feita vistoria no terreno e foram encontrados escorpiões em materiais que continuavam acumulados no terreno.

Em caso de denúncia o aten-dimento é realizado com rapidez e sempre acompanhado pelo responsável pelo setor. Putinatti esclarece ainda que o Controle de Vetores dispõe de equipe qualifi-cada para o trabalho de combate. Ele pede para que a população notifique os casos pelo telefone (18) 3522-5120 encaminhar equipe.

lidade de vida”. De acordo com o secretário, que também recebeu uma comissão de moradores do Jardim Brasil, reivindicando a reativação do projeto, “fornecer aos idosos independência, dispo-sição, maior mobilidade para ati-vidades do dia-a-dia, aumento da auto-estima e do convívio social, estimula também, na prevenção e na superação de muitas doenças como reumatismo, osteoporose, hi-pertensão, diabetes, entre outros”.

As atividades serão desen-volvidas no período da manhã, nos seguintes bairros; Jardim Adamantina – segunda às 7h30 e quarta às 8h30; Jardim Itamaraty – segunda às 8h30 e sexta às 7h30; Mário Covas – segunda e quarta às 9h30; Jardim Paulista/CICMA/ Pacientes do CAP – terça às 7h30 e quinta às 8h30; Jardim Bela Vista/Dorigo/Poetas – terça e quinta às 9h30; e Jardim Brasil – quarta às 7h30 e sexta às 8h30; Vila Jamil/Vila Jardim – terça 8h30 e quarta às 7h30.

Mais informações sobre o pro-jeto podem ser obtidas na Secre-tária de Saúde, pelo telefone (18) 3502-3130, ou na Secretaria de Es-portes, Lazer e Recreação, pelo (18) 3522-4312. Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Adamantina e o Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Paulo oferecem, no período de 7 de abril a 6 junho, os cursos Missão Impossível e Sabor na Me-dida Certa do programa Alimente--se Bem, visando a implementação de novos hábitos alimentares.

Em Adamantina, de acordo com a assistente técnico-pedagógica de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Roseli Aparecida Fardin, o projeto aten-derá 1.680 alunos da rede pública municipal nos períodos da manhã e tarde. No período noturno as atividades serão abertas à comuni-dade, com inscrições disponíveis a partir do dia 7, na própria unidade.

As atividades pedagógicas de alimentação saudável do Sesi são desenvolvidas na unidade móvel, uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, destinada à realização dos cursos.A carreta do Alimente-se Bem estará es-tacionada nas proximidades da Praça Élio Micheloni e Biblioteca Municipal “Cônego João Baptista

A Prefeitura de Adamantina divulgou nesta semana edital do processo seletivo para admissão de estagiários, com bolsa auxilio de R$ 480 para jornada de 6h diárias e 30h semanais. As inscrições serão rece-bidas até 11 de abril de 2014, das 9h às 16h, na rua Osvaldo Cruz, nº 255, em frente ao Paço Municipal.

Serão oferecidas as vagas por cur-sos e o prazo de validade do processo seletivo será de um ano.

Poderão inscrever-se ao Processo Seletivo, todos os alunos devidamen-te matriculados na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), a par-tir do 1º termo até o penúltimo termo.

Há vagas para alunos de adminis-tração, ciência da computação, ciên-cias biológicas, ciências econômicas, desenho industrial, direito, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de alimentos, farmácia, fisioterapia, geografia, gerontologia, história, jornalismo, letras, matemática, nutrição, pe-dagogia, psicologia, publicidade e

A Diretoria de Ensino de Adamantina está com inscrições abertas para processo seletivo para os cargos de analista téc-nico de readaptação e auxiliar de escritório. As vagas são para a Unidade de Pericia Médica a ser implantado entre a Fundação Faculdade de Medicina e a Se-cretaria de Estado da Educação.

Adamantina recebe Unidade Móvel do Sesi a partir de segunda

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de estagiários

Diretoria de ensino abre inscrições para processo seletivo

Prefeitura de Adamantina retoma projeto de atividade física para idosos

Hábitos alimentares

Oportunidade

Oportunidade

Saúde

de Aquino”.O projeto Alimente-se Bem

surgiu a partir de pesquisas rea-lizadas por nutricionistas da ins-tituição que observaram hábitos alimentares, preço dos alimentos e teor nutritivo, concluindo que existe um grande desperdício. Com base nessas informações foram desenvolvidas receitas que utili-zam cascas, talos, folhas e ramas em pratos saudáveis, nutritivos, saborosos e econômicos.

Os participantes do curso terão aulas teóricas e práticas, ministra-das por nutricionistas. Durante as aulas aprendem a preparar uma alimentação saudável, evitando o desperdício e com baixo custo, além de cuidados com a higiene dos alimentos, planejamento de compras, cardápios para a família, reconhecimento dos alimentos próprios para consumo e armaze-namento antes e após o preparo. Ao final das aulas o aluno recebe o livro de receitas desenvolvido pela equipe de nutricionistas.

Assessoria de Imprensa

propaganda, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e terapia ocupacional.

No ato da inscrição o aluno/candidato, deverá portar ficha de-vidamente preenchida e assinada (disponível no site da Prefeitura), cópia de documento de identidade (RG), documento que comprove estar regularmente matriculado na FAI e comprovante de endereço.

As provas serão realizadas no dia 26 de abril, às 14h, no prédio da EMEF “Profª Teruyo Kikuta”.

O resultado será publicado na imprensa local, no site da Prefeitura e afixado no Paço Municipal e os aprovados serão distribuídos nos departamentos da Prefeitura, de acordo com a necessidade de cada Secretaria, após verificação da exis-tência de condições de proporcionar experiência prática na linha de for-mação do estagiário.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura www.adamanti-na.sp.gov.br. T.A.

Para participar do processo seletivo os interessados devem entrar no site www.ffm.br, no link ‘Trabalhe conosco’ e pre-encher o formulário ‘deixe o seu currículo conosco´. As in-formações são disponibilizadas também no site da Diretoria de Ensino deadamantina.edunet.sp.gov.br.

Presidente da Associação de Bairro da Vila Freitas, Roseli Serafim da Silva, mostra a situação do bairro

Atividades são realizadas com acompanhamento

Unidade Móvel do Sesi estará em Adamantina a partir de segunda-feira

8 geral sexta-feira, 4 de abril de 2014 IMPACTO

Rosânia

Virtude

A professora de dan-ça Rosânia Gonçalves é cheia de energia. E sempre dá a volta por cima quando a vida lhe apresenta obstáculos. Dá gosto de ver a academia dela nesses dias “bom-bando” de gente atrás da boa forma.

A nova loja Virtude Mó-veis na avenida Marechal

Castello Branco é digna de visita. A decoradora e empresária Lúcia Prado

prova mais uma vez que tem bom gosto e visão

estratégia.

Grito

Bombeiros

Teatro

O evento organizado pela agência Marte, o Grito Rock, que rolou no Bar do Tala no último sábado, merece todos os reconhecimentos e elogios. Evento digno de grandes centros, reuniu artistas que realizaram excelentes performances.

O bombeiro Gabriel Valente Silva embarca no

dia 8 para Indianápolis--EUA, onde participará da Feira Internacional

de Bombeiros. Ao lado de outros 12 bombeiros,

ele representa o Corpo de Bombeiros do Estado em visitação à feira para

conhecer o que há de mais moderno em mate-riais e equipamentos nos

serviços de bombeiros no mundo. Tal viagem é um prêmio de reconhe-cimento ao histórico de sua carreira que no mês de agosto, completa 15

anos.

O grupo de teatro Cia. de Baquicos esteve presente no Grito Rock. Arrancou suspiros e aplausos da plateia, relembrando grandes nomes da músi-ca brasileira e internacio-nal. Parabéns!

O advogado Leandro Carvalho em festa de idade nova com a esposa Maria Helena e os amigos Capitão Júlio e Fran

Márcio Zapparolli, do Caveiras do Oeste, com os amigos Clóvis de Oliveira Junior e José Nilton dos Santos, delegados

da Polícia Federal e integrantes do Moto Rider de Tupã – presentes na 'Rua de Lazer' promovido no fim de semana

Bruna Vergílio, Ana Karina Vergílio, Mayra Azevedo e Talita Manrique, em bate papo no Verdurão

O vendedor Oliveira em viagem no cruzeiro Preziosa, como prêmio da Proeste Chevrolet

Renato e Adriana Arioli e filhos em dia de aniversário

A dentista Carolina Grespi Bortolo comemora idade nova ao lado do filhão

Enzo e do maridão Fabiano

Adamantina-SP - sexta-feira, 4 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

A alguns dias da realiza-ção do 1º Bota-Fora de Ada-mantina, os comerciantes já se preparam para a grande promoção.

O evento será dos dias 10 a 12 de abril. Em março, representantes do Sincomer-cio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região)visitaram todas as lojas e praticamente 90% do comércio garantiu partici-pação.

Entre os empresários que confirmaram participação

na iniciativa do Sincomercio está Lucilene Paloni, com a adesão de suas quatro lojas, Moda Íntima, Moda Íntima Mais, Espaço Modas e Arma-zém. “Este será um grande evento para Adamantina, já estou organizando todas as minhas lojas, vou colocar bancas de promoções com ótimos produtos”, destaca.

No setor infantil as lojas Karamelada e 0 a 5 também estarão entre as participan-tes. “Em nossas lojas os con-sumidores encontrarão as

melhores peças infantis com ótimos preços. Enfeitare-mos as duas empresas para participar dos três dias de Bota-Fora”, destaca Vanessa Barrocal.

O empresário Luis Car-los Stechi garante a adesão da Calce Bem Calçados na promoção. “Aqui os consumi-dores terão várias opções de sapatos para toda a família com os melhores preços”, afirma.

O presidente do Sinco-mercio Sérgio Vanderlei da Silva, está otimista com o evento. “Apoiamos todo o comércio a participar, todos estão se mostrando inte-ressados e com isso vamos divulgar o que o comércio de Adamantina tem de melhor”, ressalta.

Os descontos oferecidos serão de 30% até 80% e os comerciantes que ainda não confirmaram a participação podem entrar em contato com o Sincomercio, localiza-do na alameda Armando de Salles Oliveira, 747, no centro de Adamantina, para retirar os panfletos e banners do Bota-Fora. Mais informações pelo telefone (18) 3521-5515.

Assessoria Sincomercio

IMPACTOcotidianoComerciantes já se preparam para o 1º Bota-Fora

80%30% 40%

50%

60%

70%

Proc

ure

banc

as e

ara

ras

nas

loja

s pa

rtici

pant

es

com

os

prod

utos

sel

ecio

nado

s pa

ra a

pro

moç

ão

Equipe da Moda Íntima Mais se prepara para liquidação do Bota-Fora

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 4 de abril de 2014

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A secretária municipal Marlene Esteves Ribeiro (Esporte), em entre-vista exclusiva ao IMPACTO, falou da situação das diversas praças esportivas da cidade e afirmou: "não fechamos nada", referindo-se a co-mentários que circulam pela cidade. “Apenas cumprimos ordens. Falam que a Secretaria de Esportes pediu para as praças serem fechadas, mas não é verdade. Temos documentos que comprovam ser uma ordem do Ministério Público e vamos reverter essa situação”.

Na oportunidade, a secretária respondeu a matéria publicada na última semana no IMPACTO e questionou o por que de tanta co-brança apenas agora, quando está tudo fechado, e não antes, já que os problemas são todos antigos. “São questões que ficaram pendentes há anos, mas ninguém se manifestou antes. Agora, todos resolveram falar. A iniciativa é válida, mas pergunto por que não antes? E por que não unir forças?”.

A secretária ressalta não ter sido procurada por ninguém para unir forças em prol do esporte. “Em todas as entrevistas deixei claro que estava aberta a esclarecimentos e novas ideias, entretanto, ninguém me procurou”. Ela não discorda das exigências legais impostas, apenas gostaria de maior prazo para a busca de recursos e as adequações.

Com o fechamento de diversas praças muitos alunos tiveram que se deslocar para outros campos, cau-sando transtornos aos pais. “Como educadores sabemos da necessidade das crianças treinarem próximas de suas casas, mas como se tornou inviável devido aos acontecimentos, negociamos passes para que crian-ças possam transitar com mais segurança pela cidade”, revela.

Na semana passada, esportistas questionaram a não utilização do estádio Antônio Goulart Marmo para treinos infantis e projetos desenvolvidos com idosos. Sobre o assunto, a secretária esclarece que no TAC (Termo de Ajustamento de

SANDRA GABALDI WOLFEspecial para o IMPACTO A Clínica Veterinária das Facul-

dades Adamantinenses Integradas (FAI), inaugurada em outubro de 2005, é a alma do curso de Medicina Veterinária da instituição e um exemplo de laboratório prático.

O local conta com a presença de sete professores médicos veteri-nários, sendo cinco doutores e dois mestres, todos com ampla vivência prática, além de mais dois médicos veterinários capacitados que atuam como orientadores de estágio.

Há o registro de 6,5 mil animais que passaram, até então, pelas di-versas áreas de especialidades como atendimentos na clínica médica e cirúrgica de animais de grande porte (equinos, bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos), clínica médica e cirúrgica de animais de pequeno porte (caninos e felinos), reprodução animal e, ainda, atendimentos em animais selvagens e aves.

A Clínica Veterinária da FAI tem como suporte diagnóstico exa-mes de necropsia, histopatológico, leishmaniose (punção de linfono-do), radiologia, ultrassonografia, eletrocardiografia, laboratório de análises clínicas (sangue, urina, fezes, pele e pelo), perfazendo cerca de 4 mil procedimentos ao ano.

“Nossa Clínica Veterinária (Cli-vet) tem como prioridade o ensino

Com o objetivo de conscientizar a comunidade adamantinense sobre os sintomas do autismo e a impor-tância do diagnóstico precoce, a equipe da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ada-mantina realizou na quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mobilização no centro da cidade e também nas escolas, creches, postos de saúde e comércio.

15 profissionais, entre profes-sores e equipe técnica, estiveram na avenida Rio Branco entregando panfletos e falando dos sintomas, como brincar e usar brinquedos de forma incomum, dificuldade de relacionar-se com crianças da

Dois indivíduos roubaram uma residência no Parque das Nações, em Adamantina, por volta das 16h30 desta quarta--feira (2). De acordo com ocor-rência da Polícia Civil, a víti-ma estava dormindo quando foi acordada por dois homens que faziam busca no quarto exigindo dinheiro.

Ambos não estavam ar-mados nem encapuzados, e ao notar um cofre no quarto

Secretária afirma: “não fechamos nenhuma praça esportiva, apenas cumprimos ordens”

Conduta) consta que a prefeitura deve “abster-se de autorizar sua utilização, até que seja estabelecido o documento de AVCB (Auto de Vis-toria do Corpo de Bombeiros). Deste modo, está totalmente descabida a realização de atividades naquelas localidades”. Na tentativa de que o Estádio fosse utilizado por peque-nos grupos, em dezembro o prefeito Ivo Santos (PSDB) enviou ofício ao Ministério Público pedindo a libe-ração para atividades da secretaria, sendo negado e estipulado multa por descumprimento.

Sobre a afirmação de moradores de que o estádio estava abandonado, a secretária desmente e explica que o zelador estava com férias atrasa-das. “Além disso, o pedido para que a Secretaria de Obras fizesse limpeza no local estava protocolado há dias, esperávamos apenas a agenda da-quela pasta, que tem suas priorida-des. O serviço mais leve é executado pela equipe, mas precisamos das máquinas do setor de Obras. Agora, depois de roçado, adubaremos o campo para conservação”.

Marlene afirma também que por falta de zeladores está sendo feito revezamento de servidores para manutenção do estádio, quadra do projeto ASA, ginásio de esportes Paulo Camargo, e campo de malha e bocha.

Pombos –Sobre o excesso de pombos próximo as praças espor-tivas, Marlene afirma que falta conscientização das pessoas. “Já foram realizadas campanhas entre Secretaria de Esportes, Vigilância Sanitária e Epidemiológica ao redor das praças e em locais onde temos muitos pombos, mas falta conscientização, e assim não temos sucesso nas ações. Em breve fare-mos novos trabalhos”.

Quadra da Navarro - Sobre a quadra da Navarro ‘Carlos Santana Bueno’, ela relata que o problema também é bem antigo. “Nem sem-pre dá para fazer o que gostaría-mos. O morador que reclamou para o jornal na semana passada utiliza-va o local com equipes formadas por jogadores que nem sempre são de nossa cidade, e vamos priorizar

e treinamento dos alunos, extensão e pesquisa, apresentando como característica principal, o apren-dizado prático dos alunos, o que nos diferencia de outras entidades de Ensino Superior. Nossos alunos acompanham as atividades profis-sionais desde o 4º termo do curso em práticas hospitalares, iniciando com noções gerais de enfermagem veterinária e manejo animal, pas-sando para o acompanhamento da rotina de atendimentos sendo que nos últimos termos, ocorre a atu-ação direta nessas atividades, sob supervisão profissional”, afirmou a Profª. Drª. Sandra Helena Gabaldi Wolf, uma das docentes do curso.

O número diário de atendimen-tos é controlado, devendo ser agen-dado pelo telefone (18) 3502-5306, exceto emergência (intoxicações e atropelamentos). Para o atendimen-to, os animais devem estar acompa-nhados pelo proprietário e/ou res-ponsável (maior de idade). Os cães devem estar contidos com coleira e os de raça agressiva (Rotweiler, Pitbull, Mastim Napolitano e Do-berman) devem ser encaminhados à Clínica com focinheira. Já os gatos devem estar contidos em caixas de transporte ou em sacos-rede.

A Clínica Veterinária da FAI funciona na avenida Francisco Bellusci, 1.000, de segunda a sexta--feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17 horas.

mesma idade, choro ou risada ina-propriada, hiperatividade ou muita passividade, sensibilidade a alguns sons, apego a objetos diferentes, fala ruim ou ausência de fala, dificuldade para lidar com alteração de rotina e falta de consciência do perigo.

Considerada um transtorno, o Autismo afeta cerca de 1% da população mundial. A Apae de Ada-mantina conta com três salas de aula exclusivas para alunos portadores de autismo, onde eles são ensinados por meio do método ‘Teacch’, que em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação. T.A.

pediram para que a vítima abrisse o objeto, mas como o mesmo não dispunha das chaves, os acusados jogaram o cofre no chão o que causou grande barulho. Mediante ao fato, a vítima informou os in-divíduos que um vizinho era delegado, ocasião em que os autores roubaram celulares, pulseiras de ouro e semijóias, fugindo em seguida do local.

A vítima conseguiu ver que

os adamantinenses, as nossas crianças, que pagam impostos aqui”, relata. “Buscamos a regula-rização, pois é muito importante para a secretaria, principalmente por ser central”, completa.

Praça do Jardim Adamantina – Para o bairro, Marlene afirma que a administração já conquistou banheiros, vestiários, bebedouro, parquinho infantil e cantina.

Praça do Jardim Brasil – Para o local foram conquistados parque infantil e o aumento do campo em 6m. Além disso, a administração, com o apoio de vereador, busca R$ 150 mil para reforma dos vestiários e será reativada no segundo semes-tre a quadra do antigo Cefam.

Parque do Caldeiras– Foram conquistados banheiros, bebedou-ros, parque infantil e revitalização da praça.

Estádio – Foi conquistado, mas até o momento não liberado até o momento R$ 204 mil para adequa-ção do local. Entretanto, a secretá-ria lamenta os vândalos que aden-traram o local quebrando parte do que já tinha sido preparado para a perícia, como implantação de luzes de emergências, destruíram cade-ados e outros detalhes citados por ela, como vandalismo. “Fizemos até ocorrência policial”.

Campo do Marroco – Marlene explica que o campo do Marroco, que conta agora com banheiros, parou de ser murado devido a pedido de moradores do próprio bairro. “Paramos de construir os muros atendendo a comunidade e também por entender que os muros abrigariam possíveis delinquentes. Assim que for possível, implanta-remos alambrados. Conquistamos para o campo também academia ao ar livre, parque infantil e pista de caminhada”, ressalta.

Quadra do Projeto ASA – A quadra está liberada para uso, com laudo AVCB, limpa e os projetos no local já foram retomados.

Quadra do Mário Covas – A qua-dra do bairro está sendo retomada, e o projeto de escolinha de futebol está em pleno funcionamento. O bairro será contemplado com par-que infantil.

Campo de Malha e Bocha – Inaugurado com irregularidades, o campo de malha e bocha das Alamandas será reformado pela atual administração.

Copa Amizade-Jóia – Para con-cluir, Marlene fala da 2ª Copa Sul--Americana de Futebol – a Copa Amizade-Jóia, que será realizada entre as prefeituras de Adamanti-na e Lucélia de 5 a 11 de julho. “A pedido também do comércio, já que a primeira copa movimentou em média R$ 500 mil em nossa cidade, vamos realizar a copa. Caso ainda nosso estádio esteja interditado, a Prefeitura de Inúbia Paulista já ofereceu o município como alter-nativa”.

Clínica Veterinária: a alma do curso de Medicina Veterinária e um exemplo de laboratório prático

Apae realiza mobilização para conscientizar pais sobre autismo

Dois roubam casa no Parque das Nações

FAI

Iniciativa

Polícia

Secretária de Esportes detalha situação de cada praça esportiva na cidade

Equipe da Apae durante mobilização no centro de Adamantina

Clínica Veterinária da FAI é laboratório prático para futuros profissionais da área

Arquivo FAI

os indivíduos saíram com um Corola com placas de Bady Bassit (SP). A PM foi acionada e policiais rodoviários avista-ram o veículo próximo ao trevo de Osvaldo Cruz. Iniciou-se uma perseguição e então, os acusados abandonaram o ve-ículo em um matagal fugiram da cidade.

O veículo não tinha queixa de furto. A vítima não sofreu nenhuma lesão. T.A.

11IMPACTO sexta-feira, 4 de abril de 2014 cotidiano

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Nesta semana comemorou-se o Dia da Mentira – 1º de abril. Conheça alguns assuntos que a população de Adamantina gostaria de ver como verdade e que hoje fazem parte ape-nas dos discursos políticos. Entre os ‘projetos’ mais comentados estão Parque dos Pioneiros, Fatec, UPA, Balneário, Capital da Educação, ciclovia, união regional, eleição de deputados, reabertura das praças esportivas, entre outros.

UPA – A Unidade de Pronto Aten-dimento era para ter sido finalizada em janeiro de 2012. O valor inicial do investimento é de R$ 1.076.250,12, en-tretanto, a prefeitura já conquistou mais R$ 600 mil para aquisição de equipamentos e material permanen-te. Estamos em abril e não há previ-são para inauguração da unidade.

Parque dos Pioneiros – Interdita-do desde outubro de 2013, o Parque dos Pioneiros continua sendo um dos locais em que os adamantinen-ses mais gostariam de ver revitaliza-do. Com crateras e erosões surgindo desde as chuvas do início do ano passado, a Prefeitura de Adamanti-na estima que o valor da obra passe de R$ 6 milhões.

Já estamos em abril e até o mo-mento a licitação para a realização do rodeio em 2014 não foi publicada pela Prefeitura de Adamantina, como amplamente divulgado e pro-metido. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a licita-ção na modalidade concorrência pública para a seleção da empresa, passa pelos últimos ajustes e será publicada nos próximos dias no site da Prefeitura de Adamantina e em jornal, inclusive de grande circulação.

O IMPACTO questionou a as-sessoria o por que da demora. Em resposta foi dito que a adminis-tração tomou conhecimento dos apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas somente no fim do ano. “O relatório contabiliza mais de 100 folhas que foram analisadas e todos os apontamentos são alvo de estudos e ajustes por parte da atual admi-nistração. Em relação à promoção do rodeio, evento realizado com o mesmo procedimento por diversos anos e sem que houvesse aponta-mento, a mudança de procedimento

Com objetivo de resgatar eventos do segmento sertanejo e agropecuá-rio, como provas de três tambores, cavalgadas e outros, foi oficializada na noite de segunda-feira (31) a dire-toria da Associação dos Tropeiros, Cavaleiros e Amazonas de Ada-mantina. A assembleia de eleição e posse aconteceu na Secretaria de Agricultura.

Marcos Antonio Gonçalves da Silva (Lama) foi eleito presidente da chapa “Clube dos Cavaleiros” que foi escolhida por aclamação, já que não houve concorrência.A associação é composta ainda pelo vice Ériston Bellusci, 1º tesoureiro Antonio Tiveron Netto, 2º tesoureiro Neivaldo Marcos Dias de Moraes, 1º secretário Armando Citeli e 2º secretário Takashi Yokohama. O Conselho Fiscal traz como membros Ivanor de Barros, Rafael Marcos Dal-bello e Osmar Finotti Silva, além dos suplentes Osmar de Souza Carvalho; Rafael Henrique Carlos Sartorato e Guilherme Bianchi Marques

13 associações de moradores,2 associações de pais e mestres, 4 entidades religiosas, 5 entidades ligadas a saúde, e 7 da áreade assis-tência social. No total, mais de 15 mil adamantinenses beneficiados de maneira direta com o PAA (Pro-grama de Aquisição de Alimentos), que foi retomado nesta semana em evento realizado na sede da Apprar (Associação Passiflora dos Produtores Rurais de Adamantina e Região), no Tucuruvi.

No total, serão investidos R$ 1.023.000,00 no programa em 2014. Na oportunidade, a secretária mu-nicipal Brina Veiga (Assistência e Desenvolvimento Social) explicou que com o Banco de Alimentos, que agora gerencia os produtos do PAA, haverá mais rigorosidade na hora da distribuição, principalmente

Na semana da MENTIRA, conheça as VERDADES que a população espera

Córrego do Caldeiras – Além da falta de acesso à ponte, a galeria do Córrego do Caldeiras precisa de re-paros urgentes, já que o número de buracos e a distribuição da parede de proteção de pedras aumentam constantemente.

Fatec – Após mudança de local para a construção da Faculdade de Tecnologia do Estado para a SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), ainda existem trâmites legais que precisam ser resolvidos, como a finalização da doação do terreno para o Centro Paula Souza. Enquanto isso, nem as aulas provi-sórias e nem as obras começaram.

UBS do Jardim Brasil – Após superar entraves burocráticos, em janeiro a administração Ivo Santos repassou a responsabilidade de conclusão do prédio da futura USF (Unidade da Saúde da Família) do Jardim Brasil para a Emda (Empre-sa Municipal de Desenvolvimento de Adamantina). Nos últimos dois meses a obra não andou. A USF começou a ser edificada na gestão passada pela construtora Tractor, que teve problemas de ordem econô-mico-financeira e abandonou a obra ainda nas primeiras etapas.

Ciclovia - Falta ciclovia, calçadas, acostamento ou qualquer outra op-

é considerável e complexa. Um procedimento licitatório desse porte exige uma série de estudos. Outro fator preponderante é a burocracia imposta pela legislação, sobretudo pela Lei 8.666/93”.

Em nota, a prefeitura deixa claro que o referido edital para a escolha da empresa promotora do rodeio terá ajustes necessários à realidade local, proporcionando, inclusive, a promoção do evento em outro mês, exceto em setembro (já reservado para a ExpoVerde).

Outro fator destacado pela asses-soria quanto à demora da licitação é que o Departamento de Licitações da Prefeitura de Adamantina, apenas no primeiro trimestre, realizou 38 licitações e possui outras dezenas de procedimentos pendentes.

Em enquete publicada no Gi Notícias a maioria dos internautas mostrou acreditar ser tarde parar a realização da festa. O item: prefeitu-ra demorou muito para tomar esta decisão, teve 47% dos votos.

Em entrevista ao Jornal Folha Regional, Ricardo Bentinho Dias,

Caldeira.De acordo com Lama, a associa-

ção tem CNPJ e todos os requisitos para em breve poder participar de organizações maiores, como rodeio. “Neste ano infelizmente não tínha-mos tempo hábil para participar desta festa, mas para o próximo ano com certeza daremos um salto maior e inovaremos neste sentido”, revela.

Entretanto, a associação realiza-rá outros eventos na cidade, como a cavalgada junto a ExpoVerde em parceria com alguma entidade, em 31 de agosto.

A associação trabalha também em busca de sede própria, com pista de prova de tambor profissional e de laço e para isso busca parceria com a prefeitura, para doação de terreno.

Lama afirma que o grupo fará recadastramento dos membros já existentes e convida novas pessoas para participarem da associação. A mensalidade é de R$ 10 revertidos a eventos e construções da associa-ção. T.A.

ao que se refere as associações de bairro. “Faremos uma triagem das famílias que realmente necessitam dos alimentos e estão cadastradas no CadÚnico, do governo. Todos que recebem deverão ser cadastrados e aos poucos faremos essa triagem. Cada presidente de associação será responsável por prestar contas nes-te primeiro momento”, relata.

Maurício Konrad, da Casa da Agricultura, falou da variedade e qualidade dos alimentos e do novo sistema imposto pela Conab (Companhia Nacional de Abasteci-mento). “Hoje temos 185 produtores beneficiados com o programa. Acre-dito que com esse novo sistema de gerenciamento as famílias que real-mente precisam sejam atendidas e não haja desperdício de alimentos”, completa. T.A.

ção que ligue a cidade aos bairros Bela Vista, Poetas, Jardim Bandei-rantes e Estância Dorigo, e também a Lucélia. E quem sofre as consequ-ências, correndo inclusive risco de morte, são os pedestres e ciclistas, obrigados a utilizar as margens da vicinal Moysés Justino da Silva. No início do ano a administração iniciou a construção de calçadas, entretanto, não deu continuidade.

Praças esportivas – Vários locais destinados a praticas esportivas es-tão interditados, entre eles o estádio Antônio Goulart Marmo e ginásio de esportes Paulo Camargo.

Balneário – Discurso antigo de políticos, o prometido balneário que movimentaria a economia local de Adamantina também não aconteceu.

União regional e eleição de depu-tados – Geralmente, os gestores dos municípios da Nova Alta Paulista pensam de maneira individual e não coletiva e, quem perde é a re-gião como um todo. A união, que também fica apenas nos discursos políticos, é uma das histórias de 1º de abril. Sem eleger nomes aos cargos de deputados federal e estadual, a falta de representatividade política representa inúmeros prejuízos aos municípios.

dono da 3B Eventos e promotor do AIR (Adamantina International Rodeo) em 2012, afirmou que não disputará o direito de voltar a fazer o evento em 2014. “Categoricamente, pelo menos por enquanto, não tenho interesse em promover o rodeio. Ano passado a nova administração optou por outro empresário e, apesar de não entender os motivos, aceitei. Ainda assim tentei usar o mesmo cri-tério de quando perdi, protocolando um pedido de uso do recinto um ano antes da festa, mas não me foi dada uma resposta ao requerimento até hoje, mais de seis meses depois. Ago-ra apareceu uma nova história de licitação. Não vou entrar”, decretou.

Já José Romão, promotor da 27ª Festa do Peão Boiadeiro, em 2013,não confirmou a participação na licita-ção, mas também não descartou a possibilidade. “Ainda preciso anali-sar. Por isso prefiro me manifestar somente depois de tomada uma decisão concreta”.

Enquanto isso, o assunto é desta-que em redes sociais e nos bastidores políticos de Adamantina. T.A.

Com objetivo de resgatar eventos, Associação dos Tropeiros, Cavaleiros e Amazonas reativa diretoria

PAA beneficia 15 mil adamantinenses

Demora na licitação pode inviabilizar rodeio em 2014

Tradição

Agricultura

Impasse Nova diretoria da Associação dos Tropeiros, Cavaleiros e Amazonas de Adamantina em dia de eleição

Erivaldo Lopes/Clikar

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 4 de abril de 2014

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 4 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O artista plástico adaman-tinense Josué Pantaleão da Silva foi homenageado pela Conbla (Confederação Bra-sileira de Letras e Artes) em São Paulo. Ele é o mais novo delegado regional e ‘Embai-xador da Paz’ da Confederação Brasileira de Letras e Artes na região de Adamantina.

O Barão Comendador Em-baixador da Paz, Anastáciano Vadinho, e príncipe Dom Yde-nir, concederam honrarias em noite de gala na Maison Bacca-rat, em evento realizado pela Confederação em 15 de março.

Os prudentinos professor Josué Pantaleão, Jéssica Na-varro Guilherme, príncipe Dom Ydenir, a machadense Li-sandra Ferruzi, comendador Barão Vadinho, Domicciano de Dracena e a secretária de Cultura de Marília, a Barone-sa Dama Comendadora Tais Vanessa Monteiro, que já é membro da Confederação, mas teve sua indicação para Baronesa e Delegada Regional na região Centro Oeste de São Paulo, participaram do evento.

O artista plástico literata Vadinho - delegado estadual de Cultura Letras e Artes pela Conbla de São Caetano do Sul, apresentou sua entidade ar-

tistas de variados lugares do estado de São Paulo e Brasil, assim como os da região do Oeste Paulista como os novos membros efetivos, delegados regionais e Embaixadores da Paz e membros do IHGG (Ins-tituto Histórico Geográfico e Genealógico do Grande), ABC e do Grupo Royal Society Group Brazile Royal y Group Heraldry & Genealogy.

Os artistas Josué, Jéssica Navarro Guilherme de Pre-sidente Prudente, Lisandra Ferruzzi de Álvares Machado, Domicciano de Dracena, sen-do que o Josué é o delegado da região de Adamantina par-ticiparam do evento. Os de-mais membros foram Denise Campos Justino de Marília, a renomada artista plástica Ci-naraMattioti Luca de Marília, e Ricardo Rocha dos Anjos de Bastos, todos representando o Centro Oeste.

A grande escritora e au-tora de Cora Coralina, Rita Elisa Seda, e atuante acadê-mica da Academia Joesense de Letras e Artes para região do Vale da Paraíba São José dos Campos também foram

homenageados. Foram ainda empossados Jose Reginaldo Galão de Santa Catarina e Iolanda Contijo de Belo Ho-rizonte.

Vadinho teve a honra de receber a cruz do mérito acadêmico e profissional da Câmara Brasileira de Cultu-ra, por sua diretoria e conse-lho, e com a autoridade que lhe foi conferido no capítulo XIV, artigo 81 do seu estatuto, e que resolveram outorgar ao Comendador Barão Eri-valdo Santos de Accabhare o presente diploma na área das Artes Plásticas pela evi-dência de sua capacidade profissional, cultural, ética e intelectual.

“Nossa maior missão será agregar artistas e valores de todo o seguimento cultural onde, pelos novos amigos, pela expectativa de novas parcerias, de eventos que valorizam os artistas e na certeza que saímos com uma incumbência, a de agregar os artistas, coisa que têm sido capacitados para fazer e tendo a consciência de quem os capacita”, ressalta Josué.

Homenageados de Marília durante evento

Josué em momento de posse e condecorações

Josué Pantaleão da Silva recebe o diploma e a indicações como Delegado Regional para a região de Adamantina

Artista plástico adamantinense é homenageado pela Conbla

Josué Pantaleão da Silva é o mais novo delegado regional e ‘Embaixador da Paz’ da Confederação Brasileira de Letras e Artes na região de Adamantina.

Delegado Regional e Embaixador da Paz

14 IMPACTO

Há alguns meses, o Lions Clube de Adamantina passou a desen-volver importante campanha nas entidades assistenciais da cidade. Trata-se de aulas gratuitas de dança e coral com as crianças aten-didas pelo Iama (Instituto de Assis-tência ao Menor de Adamantina).

Segundo o presidente do Lions Clube, Paulo Nakae, as atividades estão sendo realizadas na sede do Iama, com a participação de apro-ximadamente 80 crianças.

“Nosso objetivo é que essas atividades se transformem em pro-jetos permanentes do clube, pois nossa proposta é investir no ser humano desde criança”, destaca Paulo Nakae.

caderno2 sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Motoclube ‘Caveiras do Oeste’ participou de um evento social neste fim de semana: a Rua de Lazer, rea-lizada pela Prefeitura de Adaman-tina nos bairros Oiti e Tipuanas no sábado (29). Aproximadamente 150 motociclistas da região estiveram na ‘Cidade Joia’ para prestigiar a iniciativa e desenvolver atividades diferenciadas com a garotada.

De acordo com Márcio Zapparoli, presidente dos ‘Caveiras’, Adaman-tina foi sede de um encontro de motociclistas das cidades de Tupã,

O grupo adamantinense de teatro ‘Báquicos’, participou no último dia 15, em São Paulo, de uma entrevista para o Projeto Ademar Guerra – Programa da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

A entrevista aconteceu com os 120 grupos pré-selecionados – se-gunda fase do processo de seleção de grupos de teatro que integrarão o Projeto em sua edição de 2014. O ator Willian Aléssio foi quem re-presentou o grupo adamantinense.

Já no último final de semana, Grupo adamantinense se destaca

durante seleção

Motoclube dos Caveiras participa de Rua de Lazer

Osvaldo Cruz, Andradina, Araçatu-ba, Dracena, Três Lagoas, Álvares Machado, Santópolis do Aguapeí, Parapuã, Iacri, Presidente Vences-lau, Bastos, Birigui e Lucélia.

Os participantes distribuíram sorvete para as crianças que parti-ciparam da Rua de Lazer, além de participar das atividades recreativas propostas pela ação da prefeitura. As motos também ficaram expostas para que as crianças pudessem ver e tirar fotos.

“Estamos abertos a parcerias,

dias 22 e 23, o ator Rafael Teixeira foi quem representou a Cia Báqui-cos na última etapa da seletiva que aconteceu em Presidente Prudente.

Na oportunidade ele participou de uma oficina de consciência cor-poral, de um fórum com os grupos em ‘orientação padrão, especial e específica’, com Sérgio Ferrara, curador do Projeto, e oficinas de expressão corporal e composição de cena.

A expectativa é que o grupo seja selecionado para as orientações que terão início em 19 de abril.

Assessoria de Imprensa

tanto com meio público ou privado, para participação de eventos educa-tivos. Queremos difundir nossa ide-ologia para que a população conheça um pouco mais do Motoclubismo e o Motoclube ‘Caveiras do Oeste’, pois somos uma grande família, dividida em cidades próximas”, destaca.

Entre os motoclubes que estive-ram presentes, destacam-se Calibre 12 MC Presidente Prudente, 100 fronteiras MC, Dragões de Aço MC, Nardeli MC, Alienigenas Moto Ca-sal, Metal Triciclos MC, Scorpions MC, Fantasmas do Oeste MC, Escu-deria Estradeiros MC, Rota 376 MC, Dragões da BR MC e Tupã Moto Riders MC.

“E importante pensarmos o que temos a oferecer a população, partin-do do princípio que se cada um fizer algo, podemos mudar a realidade. A parceria com a prefeitura e suas secretarias mostrou a nós podemos muito em prol da população. Juntos somos muito mais forte. Passamos um tarde maravilhosa, e nos sen-timos realizados por termos feito nossa parte”, finaliza.

O encontro foi encerrado com churrasco entre motociclistas e or-ganizadores da festa.

A equipe agradece os patrocina-dores que contribuíram com a ação: Cocipa, MdKremer, Posto Progresso, Supermercado Godoy, Conserv, Via Sabor Panificadora, Casa de Ferragens Paulista, SpeedSounde Film, Florigas, Serratram, Márcio Moto Peças, Ricardo Veículos, Feijão Nicoval, Mosconi Pneus, Sorveteria Tropical, Supermercado Casa São José, Fadel Moto Peças, Laércio Miguel, Maristela Antônio e Casa da Água. T.A.

Teatro: Grupo adamantinense participa de seleção em SP para Projeto Ademar Guerra

Destaque

Participantes de diversos motoclubes durante encontro em Adamntina

Motos ficaram expostas para crianças conhecerem e fotografarem

Pizzaria Mister K conta com sabores especiais para a Páscoa

Lions Clube desenvolve projetos sociais com as crianças atendidas pelo Iama

Iniciativa

Social

TAMYRIS ARAUJO Grupo IMPACTO

Pizzas de doces são ótimas opções para esta Páscoa. E a Mister K conta com novidades para a época, como os sabores de chocolate, chocolate com banana, banana com canela, banana com goiabada e Romeu e Julieta.

Nesta época religiosa, que muitos não comem carne vermelha até a Páscoa, o empresário Kleber Bachi indica aos clientes as pizzas de ba-calhau, atum e legumes. “Estas são as mais procuradas, principalmente nas sextas-feiras”, comenta.

Para as crianças, a Mister K conta

Kleber Bachi e equipe da Mister K

a famosa pizza de cachorro-quente, com direito a salsinha, molho e ba-tata palha.

E, em breve, a pizzaria oferecerá aos clientes novas receitas, com o novo ‘cream cheese’ da Catupiry, marca que a Mister K é revendedo-ra exclusiva. “Por ser um catupiry mais light, vamos oferecer algumas receitas com combinação de frango e lombo, por exemplo”, destaca.

As novidades poderão ser encon-tradas em breve na Mister K.

A pizzaria atende das 17h às 23h e não cobra taxa de entrega. O telefone para mais informações é 99800-8750 ou 3522-8750.

As crianças contam com as orientações da profissional, Ju-liana Martinelli, proprietária da “Oficina da Música”, empresa parceria do Lions Clube.

“Com essa campanha preten-demos oferecer atividades dife-renciadas às crianças de nossa comunidade, como forma preven-tiva e assim, contribuir em sua formação, evitando que nossas crianças entrem no mundo das drogas e outras práticas ilícitas”, completou Paulo Nakae.

As atividades são coordenadas pela Comissão de Educação do Lions Clube e tem total apoio da diretoria do IAMA.

Assessoria Lions

15IMPACTO

27ª Festa do Peão de Pacaembu 3 a 6 de Abril

Mega Country Festival LoubetClube das Bandeiras - Osvaldo Cruz

19 de Abril

Agenda

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Opções para quem pre-tende produzir seu próprio ovo de Páscoa, ou então itens decorativos para montar ces-tas, são apenas algumas das opções que a Doces Rezende oferece aos clientes nesta época.

De acordo com a empresá-ria Neide Rezende, a loja con-

O Rotary Clube de Ada-mantina realiza neste do-mingo (6) a VII edição do Espeto na Mesa. A ação be-neficente acontece a partir das 12h, na sede do clube de serviço.

Neide Rezende, Larissa, Débora e Fernanda mostram algumas das novidades que a loja oferece para a Páscoa

Número de computadores com acesso à internet para uso gratuito da população é ampliado

Doces Rezende oferece inúmeras variedades para esta Páscoa

ta com muita variedade em sacolas, caixas e embalagens de todos os tamanhos. “Temos caixas que já vem com ursos de pelúcia, caixas para meio ovo com colher e caixas de diversos tamanhos e modelos, desde as mais comuns até as com formato de cenoura e co-elho, para não deixar a Páscoa passar despercebida”, ressal-ta. A loja aceita encomenda de cestas de Páscoa.

De acordo com o presi-dente do Rotary, Antônio Donizete Pereira, os convites são vendidos a R$ 30 por pes-soa e crianças menores de R$ 10 não pagam. Será servido marmitex a partir das 11h30.

sexta-feira, 4 de abril de 2014 caderno2

Cultura amplia número de computadores com acesso à internet gratuita na Biblioteca

Rotary realiza VII Espeto na Mesa Conquista Evento

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo am-pliou em março o número de computadores com acesso à internet para uso gratuito da população, disponíveis na Biblioteca Pública Munici-pal “Cônego João Batista de Aquino”. Até então o espaço contava com apenas cinco computadores, do progra-ma Acessa SP, que também oferece serviços do Poupa-Tempo.

De acordo com a Secreta-ria de Cultura, Natália Bachi Borro, foram instalados mais nove computadores que tam-bém oferecem acesso gratui-to à internet, no espaço que foi ampliado no térreo. A ampliação do atendimento aconteceu devido a grande demanda no centro da cida-de. Como o ponto se tornou referência na região central, tendo sempre pessoas em espera para utilizar as má-

quinas, a Secretaria optou por transferir as máquinas que eram utilizadas no anti-go TeleCentro Comunitário, que ficava na Vila Jardim.

O programa TeleCentro Comunitário, que era uma parceria entre município e Ministério das Comunica-ções, foi finalizado em 2011, mas continuou a receber o sinal de internet até 2013. Depois da doação dos equi-pamentos feita pelo Minis-tério ao município e a baixa procura pela utilização dos equipamentos no bairro, a Secretaria optou por otimi-zar a utilização dos mesmos, transferindo-os para onde a procura era maior.

Outro objetivo da Secre-taria Municipal de Cultura e Turismo é ampliar o horário de atendimento da Bibliote-ca. “Temos observado uma crescente procura pelo es-paço, seja para uso dos com-

E para quem pretende produzir seu próprio ovo, a Rezende conta chocolates e diversas formas e embala-gens. A novidade deste ano é a forma da Galinha Pinta-dinha.

Para quem procura mais praticidade, a empresa ofere-ce os ovos de Páscoa prontos das marcas Kinder Ovo, de 125g e 150g ; do Patati e Patata 120g; e da Poema 500g.

O cardápio do VII Espeto na Mesa conta com arroz branco, churrasco (espeto na mesa), farofa, vinagrete e salada. Convites são ven-didos na Padaria Cristal.

T.A.

putadores como empréstimo de livros e até mesmo para estudo, por isso já estamos fazendo as adequações ne-cessárias para ampliarmos o atendimento. Desde janeiro o espaço já funciona das 8h às 17h, sem pausa duran-te o horário de almoço. O objetivo agora é manter a Biblioteca aberta até às 21h e também aos sábados, das 9h às 12h”, destaca a secretária de Cultura Natália Bachi Borro.

Segundo ela, as mudan-ças acontecerão a partir de abril, em um período de tes-tes para adequações quanto a demanda.

“Nosso maior objetivo é transformar a Biblioteca Municipal como principal ponto de fomento da Cultura no município. Por isso esta-mos trabalhando com uma série de investimentos”, fina-liza. Assessoria de Imprensa

16 IMPACTO

Balada Futebol Clube

APRESENTA

música futebol baladas celebridades entrevistas

Entrevista #batebola

sábados dàs 16h às 19h

@samucabarros

com Dr. Cleber Belloni

VIPArmazem

Flor de Lótus conta com novidades para a Páscoa

Equipe realiza estágio de atualização do sistema de Serviço Militar

Programa de rádio evangélico completa 31 anos no ar

Cadastramento

Assembléia de Deus

A 15ª Delegacia de Serviço Mi-litar de Dracena, órgão que é res-ponsável pelas Juntas de Serviço Militar dos municípios de Flora Rica, Irapuru, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporan-ga, Ouro Verde, Panorama, Pau-liceia, Santa Mercedes, São João Do Pau D´Alho e Tupi Paulista, realizou em 27 de março, o está-gio de atualização do sistema de Serviço Militar, realizado na sede do Tiro-de-Guerra de Dracena.

O Delegado de Serviço Militar, 2º tenente João Batista Ferreira de Lima, informa que para rea-

lizar o alistamento o jovem deve comparecer na Junta Militar do município onde reside munido dos seguintes de duas fotos 3x4, certidão de nascimento (original e cópia); RG (original e cópia); CPF (original e cópia); compro-vante de residência e de escola-ridade.

A previsão é que aproximada-mente mil jovens se alistem em toda a área da Delegacia e, em Dracena, aproximadamente 300 alistadosserão encaminhados para a Seleção Geral do Tiro-de--Guerra no meio do ano. O alis-

caderno2 sexta-feira, 4 de abril de 2014

Em abril, o programa Fonte de Alegria da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério Belém, completa 31 anos no ar na rádio Brasil AM, sem interrupção, todos os sábados das 13h às 14h.

O programa é apresentado pelo pastor Benedito Guimarães e presbítero Lucio Nakao. “Desde o dia 13 de abril de 1983 levamos aos

Andrea Messina, Luma Fernandes e Renata Marin mostram as novidades da Flor de Lotus

Equipe responsável pelas Juntas de Serviço Militar da região

Presbítero Lucio Nakao e pastor Benedito Guimarães realizam o programa todos os sábados das 13h às 14h na Rádio Brasil

lares a palavra de Deus para todos os públicos, recebemos ligações de pessoas de diversas regiões, não apenas de onde a rádio alcança, mas também de ouvintes pela internet. Temos muitos testemu-nhos do que o programa tem feito nas vidas das pessoas e estamos felizes por isso”, destaca Nakao.

T.A.

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Páscoa é marcada por choco-lates e mimos como cestas e ursos. E a floricultura Flor de Lotus conta com inúmeras opções para quem quer presentear nesta data come-morativa.

De acordo com a florista Luma Fernandes, a empresa oferece desde opções para pequenas lembranças, como sacos para bombons com coe-lhos, cestas com chocolates, urso de pelúcia, até cestas mais completas, como as com ovos de Páscoa e cestas de café da manhã com ovos de cho-colate. “Temos produtos prontos e montamos também de acordo com a preferência do cliente”, ressalta.

A Flor de Lotus fará entregas no domingo de Páscoa. Para mais informações os telefones são (18) 3522-8668 ou 99740-1746.

tamento militar é obrigatório e o cidadão deve se alistar apenas no seu município de residência.

No Estágio foi feito uma home-nagem ao mérito a Célia Maria Rodrigues Flores do Nascimento, que durante o período de 2 de janeiro de 2005 a 31 de janeiro de 2014, manteve excelente ativi-dade e modelar comportamento, como confirmam os seus serviços prestados e a observação do modo como desempenhou as funções que lhe foram atribuídas na 78ª Junta de Serviço Militar de Jun-queirópolis.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 84

COC

ORIGINARIO

PMUIIPM

HARPAPARI

CALTAUG

SABERENGAN

O

ACOREI

UNGIUOTAN

SADATEVSG

PLTESEU

MAFIARSEM

GLADIADOR

P

AADOBRO

CADASID

DEPENDENTE

Armadilhapara apa-nhar peixes

em rios

Local depasseatase mani-

festações

"Quemperguntaquer (?)"

(dito)

Pressão(?): a "as-sassina

silenciosa"

(?) up:levantar-se, eminglês

Percepçãoconfundida

pelodaltônico

Causa demortes

porcocaína

"Celeiro de(?)", hinodo Inter

(fut.) Aliança

militar depaíses ca-pitalistas

Reprova-das (pro-

postas de leis)

Organiza-ção crimi-nosa comoa Yakuza

FredAstaire,

dançarinodos EUA

Heróigrego quematou o

Minotauro

AnnoDomini(abrev.)

O MeninoProdígio

(HQ)

AdéliaPrado,poetisamineira

8, emrelação a4 (Mat.)

Vitaminaque

previne o raquitismo

IsmaelSilva,

sambista fluminense

Pão, emespanholDesejo do materialista

Ligaçãoerrada

Fora, eminglês

Planta que afasta mau-olhado, no imaginário popularConceitomáximo

Peça de madeira doestrado de camas

Hotel deluxo da or-la carioca,tombado

pelo Iphan

Abençooucom óleo

Muito(apócope)"Rotação",em RPM

Instru-mento

dos anjos

O macar-rão, emrelaçãoà China

Unidade de um todoAgregadodo titular

Filme que deu um Os-car a Rus-sell Crowe

(?) pés:ápodePróton

(símbolo)

Princípiobásico àfunçãojudicial

"Tudo", em"onipotente"

Sinal que indica oresultado (Mat.)

3/get — out — pan. 4/ases. 5/teseu. 16/copacabana palace. 17/comigo-ninguém-pode.

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 09 Clube da Mafalda - Tirinha 694 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.brPalavra Cruzada #06

2. ___ Eleitorais. (5)3. Fruto do mar, em inglês. (7)4. Ato de cair, em inglês. (4)5. Entrar, surgir com ímpeto. (8)6. Usados para lubrificar máquinas. (5)

1. Freiras, em inglês (4)4. Sem importância (plural). (8)8. Colocar dentro de uma jaula. (8)9. Tipo de planta. (4)10. ___ do ofício. (5)11. Descuidados, negligentes. (7)13. Escapar de, evitar. (6)15. Embriagados. (6)18. Pessoa que só se preocupa com si mesma. (7)20. Fazer eco. (5)23. ___ Celcius, subdivisões da escala Celcius. (4)24. Que nasceu (feminino, plural). (8)25. Moldado. (8)26. 365 dias (plural). (4)

Verticais

Horizontais

7. Pequena cavidade. (7)10. Número um, em inglês. (3)12. Grã-___, uma das Ilhas Britânicas. (8)14. Vigarista. (7)16. Mulher que trabalha na

roça. (7)17. Acontecer, suceder, haver. (3)19. Isento, livre. (5)21. Que tem avareza. (5)22. ___ É, revista de circulação semanal. (4)

18 social sexta-feira, 4 de abril de 2014 comércio

Neide Rezende e

Ane Godoi, que confere

sempre as forminhas

para doces finos de

festas da Doces

Rezende

Meninas da Pé Direito em noite de coquetel

Equipe eficiente da Chamomilla de Adamantina

Juli e professores da Oficina da Música em noite de festa

Beth, da Bet'Man Calçados, e equipe sinônimo de competência e profissionalismo

Restaurante

Fogão à lenha

Agora�no�almoço�voc��tem�mais�uma�opção.Comida�caseira��direto�do�fogão���lenha.

Self-service�a���������Marmitex:

�e�uena���������������M�dia����������������rande����������

�ntrega�das���h��s���h.����-������������-����

M�dia���������������rande����������Marmitex��e�uena�não�acompanha�fei�oada

Aos�S��ados�Serviremos��ei�oada

Aos��omingos

Self-service

e�churrasco

��������

Av. Cap. José Antôniode Oliveira, 286Adamantina

saúdeIMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 4 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

Especialista orienta sobre cuidados com a visão

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Estudos apontam que 80% das informações rece-bidas são por intermédio da visão. Manter a saúde dos olhos não é tão simples

como se pensa, apenas en-xergar bem não significa que a saúde ocular está em dia.

O médico oftalmológico Tairo Hosoume orienta sobre a saúde ocular e do-enças que podem passar

despercebidas.Heterocromiairidis: O

nome pode até ser compli-cado, mas o especialista explica que é uma condi-ção hereditária,ou seja, se dá nos membros da mes-ma família. “Isto existe quando a pessoa tem duas cores diferentes na íris, po-rém há casos que as cores mudam depois de adulto e isso pode ser sinal de alguma doença. É preciso acompanhamento de um oftalmologista. No caso de bebês que nascem com as cores nos olhos diferentes e não têm casos hetero-cromiairidis na família, também devem procurar um especialista”, explica Tairo.

Queimadura ocular: A maioria das pessoas pensa que o sol provoca queima-dura apenas na pele, e es-quece que os olhos também são órgão sensíveis aos raios UVA. “A queimadura solar da pele é diferente da queimadura ocular,

pois na pele os efeitos são imediatos como irritação, vermelhidão e ardor. Nos olhos os sintomas apare-cem depois de um longo período de exposição, o que acarreta em degene-ração no tecido dentro dos olhos, podendo exigir uma cirurgia ocular”, alerta o oftalmologista.

Flutuadores Oculares: São sombras projetadas na retina dos olhos. Mui-tos se assustam, mas este desconforto não possui perigo, como explica Tairo. “Essas sombras aparecem na superfície interna dos olhos, como uma mancha e mesmo que tentamos focar a visão em um ponto ela se moverá. Mas se esse desconforto aparecer após uma cirur-gia, ferimento ou causar alguma distorção fora do normal, um especialista deve ser consultado”.

Fotofobia: Condição ocular que provoca uma sensibilidade da luz causa Tairo Hosoume orienta sobre cuidados básicos com a visão

ndo desconforto e até dor nos olhos. “São vários fatores que podem levar a sensibilidade, cór-nea ar ranhada, retina danificada, infecção, doença ocular ou reação a alguma tipo de medi-camento. Por isso é re-comendado o uso de len-tes fotossensíveis que se adaptam às condições de luminosidade presentes no dia a dia, mas isso um especialista irá direcionar o paciente qual o melhor tratamento”.

Alimentação: Tairo in-dica alguns tipos de ali-mentos que contribuem bastante para a manuten-ção da saúde dos olhos. “Incluir ovos no café da manhã, por exemplo, cola-bora para que a retina fi-que mais forte para conter danos oxidativos e a perda gradual da visão. O peixe é rico em ômega 3 e ômega 6, e ajuda no combate a ‘Sín-

drome do Olho Seco’, que costuma atingir muito os idosos. A cenoura contém vitamina A que contri-bui no fortalecimento da retina. Frutas vermelhas possuem potentes antio-xidantes e auxiliam na prevenção ou progressão de doenças, como envelhe-cimento da retina”.

O especialista orienta ainda que antes de fazer uma mudança radical no cardápio seja para saúde do corporal ou ocular, deve sempre consultar um pro-fissional da saúde.

20 IMPACTOsaúde sexta-feira, 4 de abril de 2014

Psicóloga fala sobre os exageros e abusos despercebidos do dia-a-dia

FERNANDA SILVA Grupo IMPACTO

Excesso no dicionário significa aquilo que está a mais, quantidade que excede os limites comuns e ordinários de alguma coisa.

A rotina diária é mar-cada por muita cor re-ria e, com isso, muitos e x c e s s o s p a s s a m p o r despercebidos e podem causar mal a saúde. A psicóloga,psicoterapeuta e psicanalistaGiovana Lo-pes, alerta sobre o mal que os exageros diários podem acarretar.

A especialista cita al-guns hábitos que podem ser considerados exageros diários. “O uso excessivo violência, seja ela verbal ou física, de dispositi-vos tecnológicos (celular, tablets,laptop,para cone-xão com as mídias sociais e sites,blogs,sites de rela-cionamento outros meios); uso excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas; excesso estético diversos; de atividade física em busca de um corpo per-feito; compras em geral; tatuagens, excesso de ba-rulho entre muitos outros, podem ser prejudiciais”, explica Giovana

A insatisfação da pes-soa é motivo de muitos

excessos e eles costumam ser mais prejudiciais que as faltas, mas demoram um tempo maior para serem percebidos. Com isso, as consequências são maiores e Giovana faz um alerta.

“Na análise psicológica encontramos resultados ligados ao sofrimento em relação à solidez. A pessoa que lida com abusos das suas próprias atitudes pode sofrer com depressão ou síndrome do pânico.

Em outro extremo as atu-ações dos mais variados tipos, como por exemplo, as adições, as compulsões, entre outras”.

Giovana ressalta ainda que infelizmente o excesso já faz parte da vida, mas a questão é saber lidar com ele. “De certa for ma, o mundo moderno empurra as pessoas para os exces-sos em todas as áreas da vida e estimula os compor-tamentos compulsivos.As

propagandas, as diversida-des dos produtos, das lojas, o cartão de crédito, os che-ques pré-datados,excesso de imagens, de luz, en-fim, tudo está ao nosso alcance e para satisfa-zer os nossos desejos.O limite,portanto,é algo in-terno e individual”, afir-ma Giovana.

A psicóloga cita uma frase de Charles CalebCol-ton que exemplifica bem os exageros da vida. “Os excessos de nossa mocida-

de são saques sobre a nos-sa velhice, pagáveis com juros trinta anos depois”.

Um bom começo para libertar dos excessos é co-meçar a questionar a raiz de suas motivações, o por-que de suas escolhas. “A cada atitude que tomamos perguntar se realmente é necessário fazer aquilo, a mudança começa quando passamos a ter ciência dos nossos atos”, finaliza a psicóloga.

Excessos da vida

Giovana Lopes, psicóloga, psicoterapeuta e psicanalista, orienta sobre cuidados necessários com o excesso

Regina Romão

21IMPACTO sexta-feira, 4 de abril de 2014 saúde

“Prática beneficia o desenvolvimento total do ser humano”, explica profissional

Benefícios

• A redução dos níveis de stress e ansiedade é o principal benefício da yoga, que, através dos exercícios, promove também a concentração, o relaxamento e uma sensação intensa de bem-estar;• A união entre corpo e mente fica potencializada, originando sensações de serenidade, conforto, autoconfiança e uma maior percepção de si e dos outros;• Potencia o equilíbrio mental e a estabilidade emocional• Promove a integração social

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Conhecida como um ca-minho para o autoconhe-cimento, desenvolvido na Ìndia há mais de 5 mil anos, a yoga, diferente do que muitos pensam, não é uma prática de meditação e sim, a meditação faz parte das ferramentas do exercício.

A profissional Flávia Gui-marães Tebaldi, que atua na Clínica Saúde Integrada, explica que a yoga não é seita nem religião, e sim uma filo-sofia de vida baseada em estu-dos e ciência. “Os benefícios da yoga são consequências de toda transformação espiritual e do funcionamento adequa-do dos órgãos, conquistados pelos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis”, explica Flávia.

Os benefícios físicos do

exercício refletem no bom funcionamento de todo o organismo e os posturais são métodos para integrar a alma, o mundo exterior e o univer-so. "A prática é completa, be-neficiando o desenvolvimento total do ser humano, como corpo, energia, emoções, pen-samentos e intuição".

Podendo ser praticada por todas as idades, a yoga não possui contra indicações. Os exercícios podem envolver toda a família, porém, são adaptados para cada idade. “A yoga pode ser praticada por todos, sem exclusão de sexo, idade ou condicionamento físico, até pelos homens que se enganam acreditando que os benefícios são voltados só para as mulher”, afirma a profissional.

Para os que estão acima do peso, a yoga também é recomendado. “É possível

praticar yoga mesmo estando acima do peso, mas antes de iniciar as aulas é importante visitar um médico, fazer o

Yoga

Flavia Guimarães Tebaldi da Clínica Saúde Integrada

Colaborou: D24AM

Profissional garante que os exercícios da Yoga refletem no bom funcionamento de todo organismo

exame ergométrico e receber a permissão para realizar a atividade física”, finaliza Flávia.

e a paz interior;• Ajuda a combater pensamentos negativos, sintomas de depressão e letargia, através do desenvolvimento de uma forma de estar mais positiva em relação à vida.Para grávidas• Favorece a oxigenação da mãe e do bebê, graças à correta respiração; • Melhora a circulação sanguínea, minimizando os inchaços e varizes;• Trabalha e fortalece os músculos mais importantes para o momento do parto; • Ajuda a prevenir as dores nas

costas, já que corrige a postura;• Reduz consideravelmente os níveis de stress e ansiedade; • Promove uma rápida recuperação após o parto;Para crianças• Promove o relaxamento, a concentração e a disciplina; • Estimula a criatividade, a

autoestima e o bem-estar; • Melhora a postura e a coordenação motora; • Promove uma respiração correta e relaxante; • Fortalece o sistema imunitário;• Ajuda a equilibrar o sistema nervoso.

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ministério da Saúde assegura que vacina contra HPV não traz riscos

O Papilomavirus Humano

2,3 milhões de meninas já foram vacinadas contra o HPV, doença que pode ocasionar câncer de colo de útero.

HPV são víruscapazes de infectar a pele ou a mucosa. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto riscos e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.

Em Adamantina a campanha vai até 10 de abril é a estimativa é de 635 meninas vacinadas. O Ministério da Saúde disponibilizou para os profissionais da saúde encartes e apostilas com as devidas explicações sobre ovírus.Foram montadas equipes de enfermeiros que passarão pelas escolas de Adamantina, orientando as meninassobre a doença. A escola visitada recebe uma carta de orientação aos professores os procedimentos da campanha e ainda uma autorização em que os pais podem aceitar ou recusara vacinação nos filhos.

ALINE LEAL Especial para o IMPACTO

Após seis ocorrências de reações à vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde enfatiza para a população que a imunização é segura. “É uma vacina que tem qua-se dez anos de uso no mundo inteiro. É uma vacina nova aqui no Brasil, mas há 50 pa-íses no mundo que utilizam, quase 175 milhões de doses da vacina aplicadas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A va-cinação segue normalmente em todo o país.

Até sexta-feira,(28) cerca de 2,3 milhões de meninas fo-ram vacinadas contra o HPV, doença que pode ocasionar câncer de colo de útero. A meta é que até o final de 2014 sejam vacinados 4,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos de idade.

Segundo Barbosa, é co-mum os jovens terem medo de vacina, e por isso pode ter casos de tontura, e em raras vezes desmaio, mas isso acontece “com qualquer

injeção”. “Por isso que o Mi-nistério da Saúde recomenda que a menina seja vacinada sentada e que ela não faça esforços físicos logo após tomar a vacina”, ressaltou.

Casos de vermelhidão e pequeno inchaço na região onde foi aplicada a vacina são comuns, por isso não de-vem ser motivo de preocupa-ção. Mesmo assim, Barbosa garante que os 35 mil postos de saúde onde há vacinação são orientados a registrarem todas as reações ligadas às vacinas, não só a do HPV.

Essa semana foram noti-ficados seis casos de reações adversas depois da aplicação da vacina contra o HPV que estão sendo investigados. Desses, três meninas de 13 anos tiveram mal estar, dores musculares, dor de cabeça, náusea. Elas foram atendi-das por médico, e melho-raram sem hospitalização. Outras duas apresentaram os mesmos sintomas com menor intensidade.

O sexto caso registrado é de uma menina de 11 anos que mora em Veranópolis. Na última quinta-feira, de-

pois de ser vacinada, ela teve uma crise convulsiva. A me-nina foi atendida, passa bem e está sob acompanhamento neurológico. “Algumas das meninas podem apresentar problemas de saúde que apresentariam sem tomar a vacina e isso muitas vezes é confundido. De qualquer forma o Ministério da Saú-de investiga rigorosamente todas as reações adversas que possam estar relaciona-da à imunização”, explicou Barbosa.

As seis meninas foram va-cinadas com doses do mesmo lote, composto por um total de 89 mil doses, que teve uso suspenso no Rio Grande do Sul como medida de precau-ção enquanto ocorrem as investigações sobre o motivo

das reações. Segundo Bar-bosa, o lote foi aprovado nos testes feitos e está sendo usa-do em outros estados. Não houve registros de reações adversas em outros locais.

Essa semana foram notificados seis casos de reações adversas depois da aplicação da vacina contra o HPV que estão sendo investigados.

Ag

ência B

rasil

Adamantina-SP - sexta-feira, 4 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

cidadesIMPACTO

Escola de Lucélia obtém pior nota da região em avaliação do Estado; Osvaldo Cruz alcança melhor média

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A escola estadual José Firpo, de Lucélia, foi a pior avaliada pelo Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) entre as 12 unidades educacionais da microrre-gião de Adamantina. Com média de 1,66, a instituição luceliense ficou bem atrás da Osvaldo Martins, escola de Osvaldo Cruz que alcan-çou média de 3,14.

O Idesp foi desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como um programa que avalia a qualidade do en-sino em cada ciclo escolar. O programa, anualmente em março, apresenta para cada instituição uma nota

Média das cidades da microrregião no Idesp9º ano E.F. 3º E.M. 9º ano E.F. 3º E.M.

Adamantina 2,82 2,13Flora Rica Sem avaliação 2,06 Flórida Pta 2,62 1,55Inúbia Pta 2,63 1,68Irapuru 2,53 2,52 Lucélia 1,77 1,55

referente ao ano anterior e estabelece uma meta a ser atingida pela escola no ano seguinte.

A José Firpo, além de ficar abaixo da média da Diretoria de Ensino (2,45) e do Estado (2,16), alcançou nota menor que a registrada em 2012. A escola foi avalia-da nas categorias 9º ano do ensino fundamental (conhe-cida coma 8ª série) e 3º ano do ensino médio, quando tirou nota 1,77 e 1,55, respec-tivamente, sendo as metas 2,14 e 2,22. No ano anterior, a unidade registrou nota 2, no 9º ano, e 2,11, no 3º do ensino médio.

A escola melhor colo-cada – Osvaldo Martins, foi avaliada com média de 3,55 no ensino fundamen-tal. Outra instituição de

Osvaldo Cruz, que tirou a mesma nota, foi a professo-ra Maria Aparecida Lopes, mas ficou abaixo no ensino médio, com 2,47, enquanto a Osvaldo Martins tirou 2,74.

Em Adamantina, a esco-la que apresentou o melhor resultado foi a E.E. profes-sora Fleurides Cavallini Menechino, que obteve 3,07, na categoria 9º ano do ensi-no fundamental, e 2,81 no 3º ano do ensino médio.O Idesp estabeleceu metas para o ano passado de 2,99 e 2,54 consecutivamente, as quais foram superadas.

O Idesp é calculado a partir do fluxo escolar e das notas nas provas de Portu-guês e Matemática do Sa-resp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

A escola estadual José Firpo tem pior nota da microrregião no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do

Estado de São Paulo)

Mariápolis 2,53 2,09Osvaldo Cruz 3,35 2,41Pacaembu 2,55 1,98Pracinha 2,64 1,29Sagres 2,45 1,60Salmourão 2,33 2,02

9º ano do E.F.2012 – 22013 – 1,77Meta 2013 – 2,14

3º ano E.M.2012 – 2,112013 – 1,55Meta 2013 – 2,22

24 IMPACTOcidades sexta-feira, 4 de abril de 2014

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Salmourão contará em breve com novo Bosque Municipal.

Prefeito anuncia revitalização do Bosque Municipal

Salmourão

Localizado no Parque Continen-tal, o espaço será revitalização com a instalação de quiosques, parque de idosos e de crianças e pista de caminhada. A maior

parte do material usado será reciclado, segundo informou o prefeito José Luis Rocha Peres, e as atividades do Cras (Centro de Referência da Assistência So-cial) serão realizadas no local.

“Este será um ambiente para acolher toda população de Salmourão. Aqui todos te-rão lazer e poderão promover atividades socioeducativas. O bosque voltará a ser um grande orgulho para a cidade”, ressalta o prefeito.

O projeto do bosque já é ela-borado e a prefeitura iniciará o trabalho de limpe za para que local seja demarcado para instalação dos equipamentos. “Pretendemos começar com os trabalhos de limpeza em maio, para que o bosque seja inaugu-rado em 12 de outubro”, afirma José Luis.

Alunos da rede municipal ainda não receberam uniformes de 2014

VINÍCIUS PACHECOEspecial para o IMPACTO

Cerca de 4 mil alunos da rede pública de ensino de Osvaldo Cruz ainda não receberam o uniforme escolar referente ao ano de 2014. Após problemas com a licitação, a entrega das camisetas e bermudas só devem ser concluídas no dia 25 de abril,

após a chegada de todos as peças.De acordo com a prefeitura,

as empresas que concorreram para vencer a licitação entraram com muitos recursos durante o andamento da disputa de preços, o que provocou o atraso, que tota-lizará 30 dias. “A previsão inicial era de que as roupas estariam nas mãos dos alunos no dia 24 de março", declara.

A administração pública afir-

Escola Alice Bernardes da Silva, no Jardim Paraíso, é uma das que integram a rede municipal

Prefeito José Luis e vice Édis Gabau no bosque que será revitalizado

Giuliano Panvéchio

Prefeitura Municipal de Salmourão

Estado de São Paulo Praça da Bandeira, 600 – CEP:- 17.720-000 – Tel:- (018) 3557-1192

NOTIFICAÇÃO

Em virtude de pendências constatadas na execução de obra oriunda

do processo licitatório na modalidade Tomada de Preços n° 004/2012 – Processo nº

025/2012, cujo objeto é contratação para execução de 292,20 m2 de reforma e 84,68 m2 de

ampliação do Terminal Rodoviário deste município de Salmourão, de acordo com o

Convênio com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional/Unidade de

Articulação com Municípios, processo SPDR nº 1936/2012, fica Vossa Senhoria

NOTIFICADA do prazo de 05 (cinco) dias úteis, sendo que a empresa já foi notificada via

A.R., em 24 de julho de 2013, constatado que mudou-se do endereço que consta nos

documentos anexo ao processo, novamente foi notificada no dia 16 de agosto de 2013,

sendo localizada na cidade de Junqueiropolis não apresentando novo endereço, sendo

comunicado pela Secretaria de Obras e Serviços que a contratada paralisou a obra sem

qualquer justificativa ou comunicação a Administração, não sendo possível ser localizada,

dar-se-á por ciente, (sendo o termo inicial a partir da data de publicação na Imprensa Oficial

e jornal de grande circulação regional) para comparecer ao Setor de Obras e Planejamento

a fim de proceder a conclusão da obra e regularizar da respectiva C.N.D., ou apresentar

defesa escrita, explicitando os fundamentos de fato e de direito julgados cabíveis.

O silêncio da empresa contratada implicará em sanções legais

previstas na Lei n.º 8.666/93 e posteriores alterações e rescisão contratual.

Salmourão, 28 de março de 2013.

JOSÉ LUIZ ROCHA PERES Prefeito Municipal

À Empresa ANDRÉIA DE P. F. OLIVEIRA – ME CNPJ Nº 13.568.893/0001-18 Rua Sebastiana de Oliveira, 880 – Sala 01 Junqueiropolis - SP

Publicar o texto abaixo por um dia em jornal local ou regional, e encaminhar a página da publicação para a MS Tecnologia e Consultoria LTDA. aos cuidados do Departamento Ambiental. AUTO POSTO VANUIRE LTDA., torna público que requereu junto a CETESB a Licença de Operação para comércio varejista de combustíveis e lubrificantes, sito à Av. Dr. Adhemar de Barros, 582, Centro, CEP17800-000 em Adamantina /SP.

Osvaldo Cruz

ma que parte das remessas já se encontra na cidade, porém a dis-tribuição só pode ser feita após receberam a quantidade total. “Mesmo porque existe a triagem por sexo, tamanho, idade e série. Esta separação já começou a ser feita, mas só poderá ser concluí-da com a chegada dos uniformes restantes”, posiciona-se.

Ainda de acordo com o Exe-cutivo, os estudantes das cinco escolas de ensino fundamental e das cinco creches de Osvaldo Cruz não tiveram nenhuma dificuldade em frequentar as aulas por causa deste atraso. “A maioria já possui o uniforme do ano passado. Já aqueles que não têm, ou seja, os alunos que ingressaram na rede municipal de ensino em 2014, frequentam as aulas com as roupas que considerarem adequadas. Nesta situação, são aproximadamente 500 estudantes”, aponta.

A prefeitura da cidade tam-bém informou que deve adiantar os trâmites para a licitação refe-rente aos materiais de 2015. No próximo ano, o uniforme deve ser composto por mais itens, como os agasalhos para o período de frio.

Editais

25IMPACTO

Dnit apresenta prolongamento da Castelo Branco em reunião da Amnap

O superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte) Ricardo Madalena, apresentou na sexta--feira (28), projeto de prolonga-mento da BR-374 (rodovia Castelo Branco), beneficiando municípios da Nova Alta Paulista. Ao todo, serão 52,5 km de construções.

Somente os prefeitos de Ada-mantina (Ivo Santos), Junquei-rópolis (Hélio Furini), Dracena (José Antonio Pedretti) e o vice--prefeito de Parapuã Jerôncio Francisco da Silva, comparece-ram na reunião, além de assesso-res parlamentares e representan-tes políticos da região.

Segundo o engenheiro Ricardo Madalena, o estudo comprova a viabilidade do trabalho que será finalizado em 30 dias. Após esta etapa, começará a elaboração do projeto com duração de aproxi-madamente um ano, depois mais

Região

sexta-feira, 4 de abril de 2014 cidades

quatro meses para aprovação e de 24 a 30 meses para execução da obra.

Entre os objetivos do prolon-gamento estão o aumento do desenvolvimento da região, a diminuição do tempo de viagem entre a capital paulista e o interior de São Paulo, além da melhora no escoamento da produção agrícola da região. Também são destacados pelo projeto as reduções de custos operacionais de veículos, o menor tempo de deslocamento dos mo-toristas, a geração temporária de

emprego e o impacto tributário.Para a elaboração do estudo foi

realizado estudo do tráfego, com base no VDM (Volume Diário Mé-dio) de veículos que passam pelo trajeto; estudo topográfico; socio-econômico e por fim os estudos ambientais da região, quando foi observado que, com a implanta-ção da BR-374, aproximadamente 42,08% dos veículos que transitam no sentido interior à capital irão utilizar este novo caminho. Já no sentido contrário serão 39,61%.

Gi Notícias

Sabesp abre 11 vagas para estagiários na região

Palestra da Semana do Mi-croempreendedor Individu-alacontece nesta sexta em Osvaldo Cruz

Crédito da Nota Paulista será liberado na sexta

Vacinação contra o HPV atin-ge 71% da meta em OC

Parapuã solicita ingresso no Civap

Dentre os assuntos tratados na assembleia realizada na semana passada pelo Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Parana-panema), destacou a apresentação da solicitação de ingresso de Para-puã na entidade, pelo vice-prefeito Jerôncio da Silva e pelo diretor administrativo Paulo Sergio. A solicitação foi aprovada por una-nimidade, restando apenas o envio da documentação necessária, que incluiu a aprovação de uma Lei na Câmara Municipal. O Civap é con-siderado exemplo de gestão pública regional, oportunizando ações e projetos regionais, relacionados às áreas de meio ambiente, obras e planejamento, e outros.

Cerca de 71% das meninas de 11 a 13 anos já receberam a vacina contra o HPV em Osvaldo Cruz. O número, no entanto, ainda é baixo e a meta, de acordo com a responsável pela sala de vacinas Camila Silva. “A cobertura é boa, mas ainda não estamos na nossa meta”, explicou Camila. A enfer-meira lembrou que, para alcançar a meta, o departamento de saúde de Osvaldo Cruz mantém, junto às escolas da cidade, campanha que leva a vacinação às unidades educacionais. Além das escolas, as unidade de saúde que mantém salas de vacinas também oferecem a vacinação contra o HPV.

Ocnet

Os créditos da Nota Fiscal Pau-lista das compras feitas no segundo semestre do ano passado serão libe-rados para os consumidores nesta sexta-feira (4), segundo a Secretaria de Estado da Fazenda.

O valor total de créditos já pode ser consultado, inclusive com as compras de Natal.

A pesquisa deve ser feita no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

Veja na edição impressa o passo a passo de como realizar a consulta na internet. Quando os créditos forem liberados, o contribuinte poderá transferir os valores para a sua conta--corrente. Quem fizer a transferência nesta semana terá a grana na conta no dia 9 deste mês. Agora

O Escritório Regional do Sebrae em Presidente Prudente segue com diversificada programação de palestras gratuitas sobre a 6ª Se-mana do MEI (Microempreendedor Individual).

Nesta sexta-feira (4), Osvaldo Cruz receberá, às 19h, a palestra "Tudo que o MEI precisa saber para estar legal". A pelestra será realizada na unidade Sebrae Mó-vel, que ficará na praça Hermínio Elorza, nº448.

tempo de ir até o Escritório do Sebrae-SP. Ele aproveitou as uni-dades móveis para tirar todas as dúvidas.

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Sabesp que prevê 11 vagas sendo, uma vaga na área de Administração de Empresas e uma vaga para Jornalismo, uma para Engenharia Cartográfica e uma vaga na área de Química disponível em Prudente; três para Engenharia Ambiental em Adamantina, Pru-dente e Tupã; duas para Engenharia Civil em Prudente e Assis; três vagas para a área de Informática, sendo uma vaga em Adamantina e duas em Prudente. As inscrições vão até 25 de abril e são realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, onde deverá também ser consultado o edital.

Editais

Superintendente do Dnit apresenta projeto de viabilidade do prolongamento

Prolongamento da Castelo Branco será até o município de Lupércio, região de Marília

mariápolis sexta-feira, 4 de abril de 2014

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Itápolis e Ibitinga vão ganhar novas sedes do Crea GT do Colégio de Presidentes em reunião no Crea

Nesta sexta-feira (4), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - Crea-SP irá fazer o lançamento da pedra fundamental de suas sedes próprias nos municípios de Itápolis e Ibitinga.

Em Itápolis, a cerimônia acontece às 11h30, na Av. Duque de Caxias, na

Na sexta-feira (28), aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho Assistência Técnica do Colégio de Presidentes, realizada no Gabinete da Presidência do Crea-SP em São Paulo.

Integrante do GT, o Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori, recebeu em seu gabinete o Eng. Civ. Juares Silveira Samaniego, Presidente do Crea-MT e Coordenador do GT; e o Eng. Civ. Antonio J. Xavier, Assessor Técnico do Crea-MA, representando o Eng. Mec. Alcino Araujo Nascimento Filho, Presidente daquele Regional. Também presentes à reunião, o Eng. Mec. e Seg. Trab. Carlos Augusto

esquina com a Rua Joaquim Nabuco, na Vila Santos, onde será instalada a nova sede, que irá abrigar a Unidade Operacional de Inspetoria local, melhorando o atendimento aos profissionais e empresas da área tecnológica na região.

O Pres idente do Crea -SP,

Ramos Kirchner, membro de GT do Crea-SP, e a Assessora da Presidência do Crea-SP, Eng. Agr. Thaís Pascholati.

Acompanhando o Presidente do Crea-MT, estiveram sua esposa, Eliana Cássia Imbriani Samaniego; o Prefeito do município de Neves Paulista, Octávio Martins Garcia Filho, e sua esposa Silvia Mara Martins Garcia; a Vice-Prefeita Daniela Angelina Padua Dourado; e o Diretor de Finanças do município, Eurides Pereira Dourado.

A cartilha “Habitação de Interesse Social – Assistência Técnica e Fiscalização” produzida pelo Crea-SP foi destacada durante a reunião.

Engenheiro Francisco Kurimori, e o Presidente da Faeasp, Arq. Urb. Valdir Bergamini, estarão presentes na data. Autoridades municipais, como os Prefeitos Flor isvaldo Antonio Fiorentino (Ibitinga) e Júlio César Nigro Mazzo (Itápolis) e os Presidentes das Associações locais Arq. Urb. e Eng. Seg. Trab. Bernardete Maria Senise Guedes (Ibitinga) e Eng. Agr. e Seg. Trab. Laudinei José Romanini (Itápolis) estão convidadas para a cerimônia.

Assim como vem estabelecendo um padrão de atendimento e fiscalização em todo o Estado, respeitando as particularidades, carac ter í s t i cas e demandas locais quanto a aspectos físicos, econômicos e culturais, o Crea-SP também irá estabelecer uma padronização visual para as suas Unidades, conferindo-lhes uma identidade que permita à sociedade saber que existe um posto do Conselho naquele local.

O projeto de revitalização das Unidades visa ao fortalecimento das atividades do Crea-SP em suas regiões administrativas.

Prefeito Ismael Calori comemora conquista de motoniveladora e caminhão

Cavalgada dos Amigos acontece neste domingo

Benefício

MACIEL DANTASEspecial para o IMPACTO

O chefe do poder executivo de Ma-riápolis, Ismael Calori, comemora o recebimento de uma motoniveladora e um caminhão caçamba que foi entregue no dia 25, em Araçatuba.

A cerimônia de doação de equi-pamentos foi do PAC2 realizada pelo Governo Federal, por meio do MDA(Ministério do Desenvolvimen-to Agrário). Além de prefeitos e do ministro Miguel Rossetto, também teve a presença de deputados federal e estadual, vereadores e população. De Mariápolis também estiveram o vereador e presidente do PT local Sigmar e o vereador Maciel Lou-renço.

A entrega simbólica das chaves foi feita pelo ministro Miguel Ros-setto. “Temos todos os motivos para festejar porque, com este evento, atingimos a marca de 1.006 equi-pamentos entregues pelo MDA a municípios paulistas. Até o fim do programa, as 521 prefeituras sele-cionadas pelo PAC2 terão recebido mais de 1,5 mil equipamentos, que ajudarão no trabalho de quase um

Aconetece neste domingo (6), a partir das 8h30 com café da manhã, a 9ª Cavalgada dos Amigos. Às 10h, dará início ao desfile pelas avenidas e zona rural do município.

Dando sequência, haverá o almo-ço às 12h, com churrasco, completo serviço de bar e música ao vivo, no centro comunitário “Maria Vieira Rodrigues”.

Lembrando que a cavalgada é uma tradição em Mariápolis com a participação de cavaleiros e ama-

milhão de agricultores familiares”, enfatizou o ministro.

A presidenta Dilma Rousseff não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem aos presentes por meio de um vídeo. “Hoje os municípios estão radiantes de alegria com estas máquinas ad-quiridas a custo zero”, acrescentou a presidenta.

“Agradeço o deputado federal José Mentor (PT) que havia se comprometido em ajudar o nosso município com emendas em prol

zonas com as diversas comitivas da região. Além de cavalos, alguns bois domesticados e carroças são utiliza-dos pelos participantes na cavalgada.

O almoço custa apenas R$ 10. A realização do evento é da Comitiva dos Amigos. Para mais informações, entre em contato com os organiza-dores Rogério Calori (99759-7702) ou Pedrinha (99714-1030). O evento também tem o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Mariápolis, patrocinadores da cidade e região.

Mariápolis é beneficiada por programa do governo federal

Cavalgada acontece neste domingo (6), a partir das 8h30

de aquisição desses maquinários, porém, os mesmos vieram através do PAC2. É importante lembrar que Mariápolis também recebeu uma retroescavadeira que faz parte do programa Federal”, destacou o prefeito Ismael Calori. “Agradeço ainda a presidente Dilma pela ação e reconhecimento com os municípios pequenos que jamais teriam condi-ções de comprar esses veículos com recursos próprios, principalmente a motoniveladora”, finalizou Ismael Calori.

26 IMPACTO

Evento

27IMPACTO sexta-feira, 4 de abril de 2014 cidades

Alunos recebem apostilas, estojos e mochilas da Educação e Prefeitura

Licenciamento de veículos placa final 1 deve ser feito até 30 de abril

Samir anuncia vinda de médico cubano

Os veículos de placa final 1 têm até o dia 30 de abril para emitirem o Certificado de Regis-tro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2014. O procedimen-to é obrigatório para todos os proprietários, que podem optar pelo sistema de licenciamento eletrônico ou fazer o procedi-mento pessoalmente, nas uni-dades do Detran.SP ou Ciretran (Circunscrição Regional de

Os alunos da rede municipal de ensino (Emef Manoel Tei-xeira Júnior e Emei Dr. José Francisco Ferreira) foram con-templados com mais materiais escolares adquiridos pela Pre-feitura e Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa tem como objetivo dar igualdade de condições de aprendizado a todos que freqüentam as escolas do município.

As apostilas – com comple-mentação audiovisual (CD/DVD) –, os estojos e as mochilas já estão sendo utilizadas pelos estudantes do 1º ao 5º ano e tam-bém às crianças da pré-escola.

Apenas neste ano já é a se-gunda vez que a administração

DANIEL TORRESEspecial para o IMPACTO

O prefeito de Parapuã, Samir Alberto Pernomian (PP), parti-cipou de um encontro no Minis-tério de Saúde do Estado de São Paulo, na semana passada, para confirmar a vinda de um médico cubano para o município atra-vés do programa Mais Médicos do Governo Federal.

O programa visa melhorar o atendimento aos usuários do SUS(Sistema Único de Saúde), prevendo investimentos em hospitais e unidades de saúde, levando médicos para as regiões mais necessitadas de profissio-nais.

Segundo o Portal da Saúde, as vagas são oferecidas priori-tariamente aos médicos brasi-leiros, que estejam interessados em atuar nas regiões onde falta

Trânsito).Caso realize o procedimento

pela internet, o cidadão deve efetuar o pagamento da "taxa de emissão", no valor de R$ 68,48, mais R$ 11 para envio do docu-mento pelo Correio, via sistema bancário (agências bancárias, caixa eletrônico ou bancos on-line) e aguardar o recebimento do documento no endereço cadastrado junto ao Detran.SP.

“Um Governo Para Todos” be-neficia os alunos das unidades municipais com material. No começo do ano letivo a Secreta-ria de Educação da Prefeitura de Pacaembu adquiriu e entre-gou uma grande quantidade de kits escolares, compostos de cadernos, lápis, borracha, lápis de cor, tinta, caderno de dese-nho, apontador, régua e massa de modelar. O segundo lote de material conta com mochila e estojo.

Segundo a secretária Silvia Cruz de Souza e o prefeito Ma-ciel Corpa, os investimentos na Educação serão constantes e progressivos.

Assessoria de Imprensa

Prefeito Samir com representante do Ministério da Saúde

Alunos da rede municipal recebem material didático

este atendimento, porém no caso do não preenchimento de todas as vagas serão aceitos canditos estrangeiros.

De acordo com as informa-ções cedidas pelo Ministério da Saúde, a previsão para que o médico cubano inicie seu tra-balho em Parapuã é para o dia 17 de abril. A contra partida do município será, moradia e alimentação.

Na oportunidade o prefeito Samir agradeceu o Gover no Federal pela parceria firmada com a cidade. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o aten-dimento na área da saúde em nosso município. A vinda desse médico é apenas mais um passo para suprir as necessidades de toda a população. Estaremos tra-balhando e fazendo muito mais pela comunidade parapuense”, completou.

Para fazer o licenciamento, é preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) do exercício 2013. O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou adminis-trativas, assim como débitos de multas, IPVA ou DPVAT.

Assessoria de Imprensa

Pacaembu

Estado

Parapuã

28 IMPACTOeditais sexta-feira, 4 de abril de 2014

CNPJ 53.300.331/0001-03

Avenida São Paulo, 1.113 - centro - CEP 17.730-000 - Fone/Fax (18) 3582-9020

PARAPUÃ – SP

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 002/2014 CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS A Prefeitura Municipal de Parapuã, Estado de São Paulo, por seu Prefeito que este subscreve,

CONVOCA os candidatos inscritos no Processo Seletivo Público, para contratação temporária pela Consolidação

das Leis do Trabalho - CLT, aos empregos de: AUXILIAR BRAÇAL, MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR e

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I, para as provas que serão realizadas às 10h (dez horas), do dia 13 de

abril de 2014, na EMEF “Zizi Pereira de Souza”, na Rua João Pessoa, 376, Centro, em Parapuã - SP.

Os candidatos deverão comparecer ao local onde serão realizadas as provas, com 30 (trinta)

minutos de antecedência, munidos de: documento de identificação com fotografia, protocolo de inscrição, caneta

azul ou preta, lápis e borracha.

Os portões do prédio da EMEF “Zizi Pereira de Souza”, serão fechados às 9h25, portanto, 5

(cinco) minutos antes do horário determinado para o início das provas.

Não haverá segunda chamada para as provas, não importando o motivo alegado e a ausência do

candidato acarretará sua eliminação do Processo Seletivo Público.

É de responsabilidade exclusiva do candidato, identificar corretamente o seu local de prova e

comparecer no horário determinado por este Edital. A divulgação oficial é aquela publicada pela imprensa escrita,

tendo em vista que outros meios de convocação são apenas informativos.

Em hipótese alguma as provas poderão ser realizadas em local diferente do determinado por este

Edital.

Todas as inscrições foram homologadas, estando os candidatos aptos a prestarem as provas.

Parapuã, 01 de abril de 2014.

SAMIR ALBERTO PERMONIAN

PREFEITO MUNICIPAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO N. 01/2013

SAMIR ALBERTO PERNOMIAN, Presidente do Consórcio Intermunicipal para Tratamento e Disposição Final do Lixo, COTRALIX, Parapuã, Comarca de Osvaldo Cruz, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais;

R E S O L V E

Convocar os candidatos abaixo relacionados, aprovados em Processo

Seletivo nº 01/2013, para assumirem as vagas das funções especificadas, de acordo com

a classificação, devendo os mesmos se apresentarem dentro do prazo de 30 (trinta) dias

a contar da publicação, no Setor de Recursos Humanos do COTRALIX, para assumirem

os cargos para os quais estão sendo convocados:

CARGO NOME

MOTORISTA

1º CLASSIFICADO GUILHERME FRANCISCO CORREA

OPERADOR DE MÁQUINA

1º CLASSIFICADO EDUARDO BEZERRA DE ARAÚJO

SERVIÇOS GERAIS

1º CLASSIFICADO LUIZ ANTONIO DA SILVA

2º CLASSIFICADO EDILMA NEIVA PARDO

3º CLASSIFICADO WILDNEY VAL

4º CLASSIFICADO RAFAEL RODRIGUES DE BRITTO

ZELADOR

1º CLASSIFICADO JOSÉ LUIS FREGONEZE

Parapuã/SP, aos 26 de março de 2.014.

SAMIR ALBERTO PERNOMIAN

- Presidente -

29IMPACTO

VINÍCIUS PACHECO YNAIÊ BOTELHOEspecial para o IMPACTO

Um estudo realizado pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), em conjunto com as polícias Civil e Militar, defi-niu alguns pontos de Osvaldo Cruz, considerados “sensíveis” a serem monitorados por câme-ras. O documento foi encami-nhado para o Executivo há cerca de oito meses. De acordo com o advogado do Conseg do mu-nicípio, Alessandro Aparecido Romano, o órgão e a prefeitura buscam meios de viabilizar o orçamento necessário para a implantação do sistema.

“O projeto de vídeo monito-ramento sempre foi um anseio do Conseg com vistas à inibição, prevenção a elucidação de fatos delituosos de qualquer nature-za. Além disso, o órgão acredita que o sistema terá impacto em outras áreas, tais como guarda do patrimônio público, infra-ções de trânsito, garantia da lei e da ordem, dentre outros”, explica.

Segundo ele, o projeto prevê a instalação de câmeras de vídeo monitoramento espalhadas pela cidade em diversos locais, além de uma central de monitoramen-to em tempo real para “coibir crimes e gravação de imagens para posterior análise em casos de investigação”.

Para que as câmeras come-cem a funcionar no município,

O vereador de Flórida Paulista Roberto Florindo, de 53 anos, faleceu na segunda-feira (31), por volta das 23h50, vítima de infarto. Roberto é natural de Flórida e bastante conhe-cido na cidade por seus trabalhos desenvolvidos na igreja católica.

Foi eleito vereador em 2012, com 329 votos, era coordenador de pas-torais e trabalhava como servidor público na Delegacia da Polícia Civil.

A substituta de Roberto Florindo que deverá tomar posse no Legisla-tivo, é a 1ª suplente Neide Aléssio Camacho, que obteve 233 votos.

O corpo do vereador foi velado na Igreja Nossa Senhora Aparecida, e o sepultamento ocorreu na terça-feira (1°). O vereador deixa esposa e dois filhos. Gi Notícias

o advogado do órgão afirma que após os estudos orçamentários, haverá um processo licitatório para definir a contratação da empresa.

“Existe uma estimativa de custo que poderá variar para mais ou para menos dependendo da necessidade. É certo que a administração pública está ads-trita ao principio da legalidade no que tange a aquisição de bens ou contratação de serviços e, portanto, o custo operacional só será definido após a realização de licitação”.

Conforme Romano, os pontos das câmeras já estão definidos, mas não serão divulgados por questões “estratégicas”. De acordo com o advogado, algumas equipamentes serão itinerantes e poderão ser deslocados para pontos diversos de acordo com a necessidade.

A Prefeitura de Osvaldo Cruz por meio de nota informou que tem o projeto como prioridade, no entanto, “depende de defi-nições dos pontos em que as câmeras de vídeo deverão ser implantadas”.

O Executivo informou ainda que trabalha em conjunto com o Conseg para dar continuidade ao processo, porém, afirma que “o que falta é a informação sobre o custo operacional, que está em andamento pelo Conseg. Assim que houver informações sobre o levantamento de custos, a Pre-feitura deverá abrir processo de licitação”.

Unidade Móvel AgroSebrae atende agricultores nesta terça

Aguarda recursos para implantar câmeras de monitoramento

Pacaembu

Osvaldo CruzFlórida Paulista

Vereador morre na segunda-feira (31), vitíma de infarto

Arquivo Pessoal

sexta-feira, 4 de abril de 2014 cidades

Vereador Roberto Florindo morre vítima de infarto

Na terça-feira (8), Pacaem-bu receberá a Unidade Móvel AgroSebrae, das 7h30 as 11h30, em frente a Aprap (Associação dos Produtores Rurais de Pa-caembu), no mesmo local de recebimento dos produtos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A unidade trará informações sobre Gestão da Propriedade Ru-

ral aos Produtores Rurais, Con-troles financeiros na proprieda-de Rural, caderno de campo e outras orientações/informações para os produtores rurais.

Trata-se de um veículo equi-pado com TV, áudio, e material para atendimento especifica-mente aos produtores rurais.

“Vale salientar que temos no Sebrae um importante par-

ceiro, que muito tem feito pelos agricultores de nosso município, especialmente aos pequenos produtores de café, frutas e hor-taliças. E queremos manter essa parceria, se possível, aumentar o número de produtores atendidos por esse órgão”, relata o diretor municipal de agricultura Waldir Visioli.

Assessoria de Imprensa

30 IMPACTOesporte sexta-feira, 4 de abril de 2014

A equipe mirim feminino de voleibol da Selar/Adamantina, do técnico Sidnei Dourado, faz sua estreia pela primeira rodada da Livea( Liga de Voleibol Entre

Após iniciar as disputa do difícil e disputado Campeonato Paulista da Segunda Divisão ‘Segundona’, o adamantinense David Sorriso (ex-Osvaldo Cruz F.C e Jacareí F.C. ), deixou a equipe do Fernandópolis E.C. “Fefece “ e foi emprestado para o Sumaré A.C. que também vai disputar a competição.

David foi apresentado ao seu novo clube e deverá estreiar neste domingo (6), às 10h, na primeira rodada do campeona-to, onde o seu time vai jogar em Hortolândia contra o S.E.V.

Prossegue neste final de se-mana nas praça de esportes do Parque Iguaçu e da Vila Freitas, os jogos da 6ª rodada do 1º Cam-peonato Inter Bairros Dirceu de Souza Pereira ‘Fardão’ de Futebol Médio.

Os duelos que seram dispu-tados são os seguintes, confira: no sábado (5), a rodada acontece no Parque Iguaçu. O primeiro jogo será às 15h30, na categoria sub 11 disputado entre Iguaçu 1 e Vila Freitas/A.G. Sport, o segundo jogo, às 16h20, na categoria livre B, Iguaçu 2 en-frenta Alamandas/Portuguesa/Adriano Encanador. Encerran-

O Departamento de Esportes de Inúbia Paulista, através do competente diretor de esportes João Carlos de Almeida, definiu com o presidente Valter Zaparolli, do Osvaldo Cruz F.C., o acertou de parceria com o município visando

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

Lagoa Seca F.C . – Neste sábado (5), às 16h, a equipe de veteranos da Lagoa Seca F.C. joga em Pracinha contra o Independente F.C. do Damião. No sábado (29), em Lucélia , a equipe perdeu de goleada por 8 a 2 para o Grêmio da vila Rennó.

Betão F.C. – No sábado (29), a equipe do Betão F.C. jogou em Lucélia contra o time do ABC F.C. da vila Rancharia e venceu por 2 a 1. Neste sábado (5), às 16h, a equipe joga no campo do Jardim Adamantina contra Ouro Verde.

E.C. Vetaranos de Pacaembu – A equipe do E.C. Veteranos de Pacaembu jogou no sábado (29), no estádio municipal de Dracena, contra a equipe do Mauro e surprendeu os mesmo ao vencer por 2 a 0 com os gols marcados por Esquilo e Elder. Neste final de semana a equipe folga.

ABC F.C. - A equipe de veteranos do ABC F.C. de Lucélia, no sábado (29), recebeu em seus domínios o time do Betão F.C. e perdeu por 2 a 1. Neste sábado (5), às 16h, recebe no campo da vila Rancharia o time da SEVIP de Inúbia Paulista.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da vila Rennó de Lucélia, jogam neste sábado (5) , às 16h, no estádio municipal de Rinópolis, onde enfrentam o time do Cebola. No sábado (29), a equipe recebeu em seu campo o time da Lagoa Seca F.C., vencendo pelo placar de 8 a 2.

Sevip Inúbia Paulista – Os veteranos da Sevip de Inúbia Paulista, no sábado (29), recebeu no estádio municipal o jovem time do Clube Neves, perdendo de goleada por 4 a 1. Neste sábado (5), às 16h, em Lucélia, a equipe joga contra o time do ABC F.C. do Paulinho.

O jogador Alemão, do dentão da Selar

Do Fundo do BaúApoio: Cido Cabeça /Auto Mecânica Fabris

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTASApoio: WM INFORMÁTICA do empresário e esportista Marcelo Aguilar ‘Carioca’.

Apoio: Marcelo Grego Construtor (18) 99635-8432, Chicão Frutas – disk frutas (18) 99727-6922 e Julio Moreno, o ‘vereador dos esportistas’ Bar do Mangaia e Rancho da W.L. (18) 9 9617-7926.

Apoio: Brexo do Cida – Móveis novos e usados (18) 99755-5603 Klever

Os competentes Maia Seixas,

Caburé e Marcelo Motta (89 FM), em

evento esportivo no Aspumulu.

Recordamos no Fundo do Baú, com apoio da Marmoraria Unipedras do empresário e esportista Dirceu Xavier, a extinta equipe do Santa Cruz F.C. de Adamantina, durante

partida em 2 de abril nos anos de 1970. Em pé: Rubão, Cido Cabeça, Ivair Adami, Jair Machado, Marão, Ézio Kobori, Élio e Canine. Abaixados: Paulinho Tapajós, Rosseto, Bettio,

Ademir, Nelson e Souza.

Voleibol da Selar estreia na Livea em Martinópolis

Adamantinense deixa Fefece e acerta com Sumaré

‘Inter Fardão’ tem rodada no Iguaçu e Vila Freitas

CME de Inúbia acerta parceria com Azulão

As equipes dentinho, dente de leite e dentão da Selar/Ada-mantina estiveram se apresen-tando no sábado (29), no estádio municipal Francisco Spanghe-ro, em Flórida Paulista, onde jogaram contra as equipes da CME local em partidas pela 2ª rodada do 6ª edição do Cam-peonato Regional “Cidade de Dracena” de Futebol de Campo categorias menores. Nos três jogos realizados as equipes adamantinenses obtiveram os seguintes resultados: dentinho (4 a 1) , dente ( perdeu 2 a 5) e dentão ( 3 a 2).

Apoio - Construtora Paulinho Bobó – construindo com qualidade e honestidade - (18) 99675-2615

CAMPEONATO PAULISTA CHEVROLET Série A1 “Paulistão”

1º JOGO DA FINAL - 06/04, às 16h – Pacaembu

SANTOS X ITUANO

Matériasesportivas no

Facebook

curta,comente e

compartilhe

TOCANDODE KBÇA

A.G. Sport estreia com derrota no Regional de Dracena

Adamantina F.C./Selar jogam em Flórida pelo Regional

O experiente zagueiro Catu, do Bar do Mangaia

Luan Guerra, da A.G. Sport

O jogador adamantinense David Sorriso

As equipes dente de leite e dentão da A.G. Sport , sob o comando dos técnicos Alex Fratelo’s, Luan Guerra e Afrânio Mendonça, pela 16ª edição do Campeonato Regional “Cidade de Dracena” de futebol de campo categorias menores, na segunda rodada, fizeram sua estreia no sábado (29), no campo do Jardim Adamantina, contra os times da CME de Valparaíso, sendo derro-tado nos dois duelos - dente por 0 a 2 e dentão 3 a 5.

Neste domingo (6), a partir das 9h, novamente na praça de esportes do Aspumulu, será realizado a 2ª rodada da 2ª edição Copa Regional Aberto "Auto Escola Modelo" de Futebol Médio de Lucélia, com dois jogos.

Confira os confrontos: no primei-ro jogo, às 9h, a equipe dos Galaticos F.C. enfrenta a equipe da Fazenda Sao Lucas/Vila Dalva e no segun-do jogo, às 10h, a equipe do Bar do Mangaia/Marmoraria Lucélia/Guina Truck Center/Auto Torno Viana enfrenta a equipe do ABC F.C./Supermercado Barcelos.

No domingo (30), tivemos a roda-da de abertura no mesmo local, com dois jogos. Os resultados foram os seguintes: no primeiro jogo, a equi-pe do Piapara F.C. empatou em 1 a 1 com a equipe do Rancho W.L., e no segundo jogo o Grêmio da vila Rennó empatou sem abertura de contagem

Copa Modelo realiza mais uma rodada no Aspumulu

Amigos) de Presidente Epitacio, jogando neste sábado (5), às 14h, no Ginásio de Esportes de Mar-tinópolis, onde vai enfrenta a equipe do Derem local.

do a rodada, às 17h, categoria veterano, Iguaçu joga contra o Amjaip .

A rodada terá a continui-dade no domingo (6) no campo da Vila Freitas com mais três jogos. O primeiro jogo acontece às08h, na categoria sub 11, en-tre os times do Vila Freitas/A.G. Sport e Jardim Brasil/R2 , o segundo jogo será às 9h, na cate-goria livre A, entre os times do Iguaçu 1 e Vila Jardim /Conap e encerrando as disputas, às 10h, com o terceiro jogo na categoria livre A , a equipe da Vila Freitas /Fort Pedras enfrentando o Jar-dim Brasil/Amigos do Thiago

a disputa do Campeonato Paulista Sub-11.

A Comissão Técnica será de Inúbia Paulista, os jogos acontece-rão em Osvaldo Cruz e os treinos da equipe Sub-11 também serão em Inúbia. Parabéns pela iniciativa.

com a equipe do Todos Poli Art /Calha Dois Irmãos /Chicão Frutas (atual campeão).

A competição tem a participação de oito equipes, e o organizador é Julio Moreno, da Auto Escola.

31IMPACTO

Classificados

sexta-feira, 4 de abril de 2014 classificados

VEÍCULOS

Vende-se novo corsa premiun 1.4, 2009/2010, único dono, preto, completo, com 46.000 km, roda e farol de neblina, flex. Tratar com Roberto pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Toyota Corolla XEI, 2005/2006, com 58.000 km, prata, com 4 pneus novos, completo, com roda de liga leve e farol de neblina, gasolina. Tratar com Roberto pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Voyage 1.6, Confort Line, 2009/2009, único dono, prata, completo, flex, com 60.000 km. Tratar com Roberto pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Corsa Wind 1.0, 2001/2002, prata no valor de $ 14.500,00. Tratar com Antonio pelo (18) 99757-2229.

Vende-se gol 2010, prata, flex, quatro portas, completo. Tratar pelo (18) 99728-8217/98134-0731 com Henrique.

Vende-se Peugeot 307 Hatch Presence Pack 16V, 1.6, flex, 4 portas, gasolina, completo, preto, teto solar, automático, bancos de couro.Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Biz 100 KS, 13/14, vermelha, zero km. Tratar pelo (18) 3522-8535.

Vende-se Fiat Uno 94/95, 4 portas,vermelho, gasolina. Tratar pelo (18) 99606-2604.

Vende-se Cruze LT, 2012, prata, automático, completo, kit multimídia, câmera de ré, sensor estacionamento, DVD, GPS, couro. Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Space Fox Route 2009, prata, completo. Tratar com Leonardo (18) 3521-2567/99707-8591.

Vende-se

Corsa Sedan 1.0, 98/99, gasolina, 4 portas, prata, trava, alarme e pneus novos. R$ 13 mil. Tratar pelo (18) 99612-6944.

Vende-se Corolla XVI, 2004, banco de couro, airbag, segundo dono. Tratar com Marcelo, (18) 98144-1823 .

Vende-se Siena 1.4 ELX, preto, flex, completo, 08/09. Tratar pelo (18) 99794-2309.

Vende-se Honda Fit LX, 06/07, dourado metálico, completo. Tratar com Roberto (18) 3521-2278/99707-5806.

IMÓVEIS

Aluga-se salas comerciais na av. Demétrio Cavilack 2.519. Tratar com Vera Pires Corveloni (18) 3551-1018.

Vende-se casa na Vila Rennó na rua Amélio Cavalaro, 19. 2 quartos, sala, área, cozinha, banheiro, dispensa e garagem para 2 carros. 10x40 m², com o IPTU pago Valor R$ 80 mil. Tratar com José Aparecido no (18) 99796-8859.

Vende-se casa de madeira na Vila Cicma na rua José Vicente 293. 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros e área no fundo. 12x32 m², escriturada, com o IPTU pago. R$ 62 mil. Tratar com José Aparecido no (18) 99796-8859.

Troca-se ou vende-se casa em Cuiabá por uma em Adamantina.Tratar com Dorival, (18) 3521-1050.

Vende-se casa na vila Lucelinha com 2 quartos, 2 cozinhas, sala, banheiro, 2 áreas, vaga para 3 carros, 10x20 m², escriturada. R$ 180 mil, na alameda Demétrio Cavilak 3.186, próximo ao posto de saúde, padaria e mercado. Tratar com José Aparecido 99796-8859.

Vende-se ponto comercial bem centralizado na al. Armando Salles de Oliveira, 578. Tratar pelo (18) 99150-0950.

Alug a-se casa com 3 dormitórios (1 suite), cozinha, copa, sala, banheiro social, garagem para 2 carros, na rua Euclides da Cunha 791. Tratar com Antônio, (18) 99757-2229.

Serviços

Construtora Maranhão oferece serviços de construção civil, casas novas e reforma, e também, demolição em geral. Tratar com João Maranhão (18) 9 9730-0072 ou 3521-1974.

EMPREGO

Contrata-se - A Acqualaine Academia está contratando profissionais de Ed. Física, dança, dança de salão, lutas em geral, recepcionista e faxineira. Interessados enviar curriculo para [email protected], ou entregar na AV. Internacional, 2501 em Lucélia até o dia 10/04/2014.

Contrata-se funcionários no ramo de ajudante de cozinha.

Tratar na J.C.V Congelados em Lucélia, (18) 3551-1018.

Contrata-se

Contrata-se auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, enviar curriculum para: [email protected] ou na Mario Olivero, 223.

Cuida-se de criança de colo (menos de 1 ano). Tratar com Maria Madalena, (18) 99749-6477.

Contrata-se

Divulgadora comercial, com moto ou carro. Tratar na Oral Master, na rua Fioravante Spósito, 301 ou (18) 3522-2800/3521-2770

Procura-se emprego em limpeza geral, auxiliar de cozinha, cobradora de ônibus ou doméstica. Tratar com Suelo, (18) 99602-3598.

A Editora Galatas abre vagas de emprego, com salário fixo mais comissões que podem chegar até R$ 1.500, para exercer a função de vendedores. Entregar currículo na rua Joaquim Nabuco, 173, sala 1. Para maiores informações (18) 3522-2796, 99136-5569 ou 99623-9834.

ELETRÔNICO

Vende-se aparelho de gisnástica com monitor. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

Vende-se frigobar 122L Eletroluz. R$ 480, semi-novo. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

Vende-se geladeira duplex Brastemp em perfeito estado.Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

DIVERSOS

Wagner Gil comunica que perdeu autorização para aquisição de veículo por ser portador de deficiência física. Quem encontrar entrar em contato pelo telefone (18) 3521-4410.

Vende-se filhotes de LHASA APSO macho e POODLE MICRO TOY macho. Tratar pelo (18) 99725-5153 com Katia Fukuyama

Vende-se Santo Antonio de inox para S10, cabine dupla. Tratar com Ramon (18) 3521-2585.

COMUNICADO DE PERDA

Valdivina Pereira dos Santos comunica que perdeu sua Carteira de Trabalho. Quem encontrar o documento, favor entrar em contato pelo celular: (18) 9 9700-4391.

32 IMPACTO

AIRTON MESSINETTEEspecial para o IMPACTO

O deputado estadual Ed Thomas (PSB) foi informa-

O deputado estadual Ed Thomas (PSB) recebeu em seu escritório político, em Presi-dente Prudente na manhã de segunda-feira (31), a diretora seccional do Conselho Regio-nal de Farmácias do Estado de São Paulo (CRF/SP), Rosilene Martins Viel.

Na oportunidade, entre

do pelo secretário de Estado da Habitação, Sílvio Torres, na quarta-feira (26), que o Governo de São Paulo já autorizou a liberação de R$

outros assuntos tratados, a representante do setor parabe-nizou o parlamentar pela sua brilhante iniciativa, de através da Lei Estadual 13.820/2009, determinar afixação nas far-mácias e drogarias, de placas informando o nome e o núme-ro de inscrição no Conselho Regional de Farmácia (CRF)

170 mil para importantes obras de infraestrutura em Adamantina.

Segundo o parlamentar, os recursos serão utilizados pelo prefeito Ivo Santos, do PSDB, para recapeamento asfáltico no Jardim Brasil.

Trata-se de pedido tam-bém empenhado por este parlamentar, junto ao go-verno estadual, através do competente vereador Rogé-rio Sacoman, o “Macarrão”, representante do PSB na Câmara Municipal de Ada-mantina, que participou da entrega das Casas Populares, no final do ano passado em Bastos, onde aproveitou e entregou requerimento no valor de R$ 500 mil para in-fraestrutura.

do profissional farmacêutico responsável.

Ainda aproveitou para con-vidar o deputado para partici-par de um importante evento do setor farmacêutico em São Paulo e apoio para o projeto lei 4.385, que estabelece a farmá-cia como estabelecimento de saúde, de iniciativa do depu-

informe sexta-feira, 4 de abril de 2014

Deputado recebe cumprimentos de representante do Conselho Regional de Farmácias

Ed Thomas confirma liberação de recursos para recapeamento no Jardim Brasil, em Adamantina

“Este é um importante recurso que atenderá a comunidade do Jardim Brasil. Serão R$ 170 mil investidos no recapeamento das ruas do bairro, melhorando o tráfego e proporcionando uma condição melhor aos moradores”, afirma o deputado Ed Thomas

Vereador Macarrão entrega ofício ao governador Alckmin, na presença do prefeito Ivo Santos

Cecília, deputado Ed Thomas e Rosilene

Alex Schneider

Deputado Ed Thomas com o prefeito Ivo Santos no Palácio dos Bandeirantes

Em seguida, encaminhou o referido requerimento ao deputado que por sua vez se concretizou em R$ 170 mil, mais uma conquista para a população de Adamantina.

“Agradeço a atenção do Secretário de Habitação, Sílvio Torres, e ao gover-nador Geraldo Alckmin, pela autorização da verba”, ressaltou o vereador Rogério Sacoman.

tado federal Ivan Valente. O parlamentar manifestou total apoio ao setor, que conta com 552 estabelecimentos e 844 profissionais farmacêuticos no Estado de São Paulo.

A audiência contou com a assessora técnica do par-lamentar, professora Maria Cecília. A.M.

33IMPACTO

IMPACTOlucélia

Eu escolho

Instituição Pública Municipal - Ensino, pesquisa e extensão

Adamantina/SP

Após um ano sem receber alimentos, associações de bairro pedem retomada do PAA

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Os moradores dos jardins das Palmeiras e Monte Alto questionam os motivos dos bairros pararem de receber os alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Há um ano, as comunidades eram beneficiadas com legu-mes, verduras e frutas pelo programa que incentiva a agricultura familiar, mas devido alguns utilizarem o programa para fazer “politi-cagem”, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que gerência o projeto, mudou os critérios de aquisição e dis-

tribuição dos alimentos.Com isso, as associações

de bairro pararam de ser be-neficiadas pelo programa em Lucélia, após a Assistência Social assumir a gerência do PAA. Somente no Jardim das Palmeiras (300 casas), eram 110 famílias que re-cebiam semanalmente os alimentos dos agricultores. “Nossa comunidade é caren-te, muitos necessecitam dos produtos que eram distruídos gratuitamente para reforçar a alimentação. Disseram que mudou os critérios e que as associações de bairro não se encaixavam, mas por quê em Adamantina continuam rece-

bendo normalmente?”, ques-tiona o presidente de bairro, Márcio Firmino Gonçalves.

A moradora Eliete Ma-noel dos Santos diz que era importante o programa para sua família. “Toda semana vinha alface, banana, tomate e outros. A variedade era grande. Antes de cortarem o programa, nossa refeição era mais rica, tinha mais opções, sempre fazíamos uma receita nova aproveitando os alimen-tos”, lembra.

Esta realidade é diferente na cidade vizinha. Na terça--feira (1), em evento que mar-cou a retomada do PAA, a Prefeitura de Adamantina

Adamantina-SP - sexta-feira, 4 de abril de 2014 • [email protected]

Comunidade do Parque das Palmeiras pede retomada do PAA

informou que 13 associações de bairro fazem parte dos atendidos pelo programa, que, segundo a secretária municipal Briana Veiga (As-sistência Social), que também podem ser contempladas pelo programa. “Estamos cadas-trando os moradores para que possam continuar recebendo normalmente os alimentos. No total, o programa atende 15 mil pessoas”.

Já em Lucélia, os atendidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar dos Velhos, CCI (Centro de Convivência do Idoso), Grill (Grupo Recreativo do Idoso) e as Associações Antialcoo-

licas do município, além dos programas BPC Deficiente e BPC Idoso, fazem parte dos beneficiados pelo PAA, totali-zando aproximadamente 800 pessoas.

No Jardim Monte Alto, aproximadamente 100 pessoas pararam de receber os alimen-tos do programa. O presidente da associação de moradores Luiz Amorin, afirma que des-conhece se alguém do bairro

participa do PAA por estas en-tidades ou programas sociais.

“Sabemos que devem ser respeitados os critérios da Conab, mas sabemos tam-bém as necessidades da nos-sa comunidade. Era muito gratificante quando víamos as senhoras, até com dificulda-des, carregando sacolas cheias de alimentos. Mas, agora isso não acontece mais”, afirma Gonçalves.

Prefeitura diz que somente entidades cadastradas em Conselho

podem ser beneficiadas pelo PAAPág. 34

34 IMPACTOlucélia sexta-feira, 4 de abril de 2014

Prefeitura diz que somente entidades cadastradas em Conselho podem ser beneficiadas pelo PAA

A população de Lucélia será con-templada com dois cursos profissio-nalizantes do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa, por meio da qualificação, gerar emprego e renda. Os cursos, que serão realizados em junho, são conquistas dos vereado-res Moacyr Pacheco Duarte (PT), Valdemir Antônio Uemura – Miro do DEM, e João Armando Agra Júnior (PTB), em parceria com a Prefeitura de Lucélia.

O vereador petista explica que os cursos serão oferecidos em etapas, que beneficiará todo o processo de aprendizagem. Os alunos apren-derão sobre panificação artesanal, pizzaiolo, masseiro, panetones, manipulação e higienização de ali-

O “Dia Mundial da Água” que é comemorado no dia 22 de março, foi lembrado por alunos e professores das escolas muni-cipais de Lucélia.

As professoras trabalharam para levar aos alunos a reflexão sobre a importância da água para a vida no planeta Terra e despertá-los quanto à necessi-dade de preservação e cuidados.

Durante o mês de março, as Emef ’s Argemiro de Almeida Gonzaga, Carlos Bueno, José

Após oito anos, o impasse entre a Prefeitura de Lucélia e a Sabesp terminou. O prefeito Osvaldo Al-ves Saldanha (PSDB) assinou na última semana, convênio de coope-ração com o Governo do Estado de São Paulo e contrato de programa com a Sabesp para prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pelos pró-ximos 30 anos.

O evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador, Geraldo Alckmin; do secretário de Sanea-

Panorama sediou no dia 23 de março, o 5º Troféu Panorama de Karatê. O evento foi organizado pela AZK (Associação Zanon de Karatê) e contou com a presença de 300 atletas da região e deTrês Lagoas (MS).

Os Karatecas de Lucélia con-quistaram um total de 16 meda-lhas, sendo sete medalhas de prata e nove de bronze.

O professor Sensei Rafael Ros-setto e a Associação de Karatê de

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) atende aproximada-mente 40 produtores da Assorural que entregam os alimentos na ‘Vaca Mecânica’, onde é realizada a distri-buição, beneficiando 800 pessoas.

Com as mudanças nos critérios da Conab, a Assistência Social pas-sou a administrar o programa. Com isso, segundo a secretária munici-pal Andréia Regina Ribeiro (Assis-tência Social), somente poderão ser atendidos quem estiver cadastrado no CadSuas (Sistema Unificado de

mentos, magarefe e cortes especiais de carne, com 80h, cada.

Durante a qualificação, os partici-pantes receberão material didático, auxílio alimentação de R$ 100 e subsídio transporte de R$ 150. De-sempregados, que não contam com seguro desemprego ou benefício pre-videnciário, também terão direito a uma bolsa mensal de R$ 210.

A carreta do Via Rápida perma-necerá no município por 30 dias, ofertando os cursos em três turnos, sendo 60 vagas, 20 em cada turno.

Inscrições - As inscrições são realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir em um dos municípios atendidos. Os documentos necessários são RG e

Cândido, Maria do Carmo de Meneses Mendonça e as Emeis Adelita Firpo, Inah Magosso Martineli e Dona Joaninha de-senvolveram várias atividades, tais como: cartazes, criação de livrinhos educadores, poesias, produções de texto e puderam expor os desenhos no mural da escola. Os alunos dos 5°s anos vi-sitaram a estação de tratamento de água da SABESP em Osvaldo Cruz, onde conheceram os está-gios pelo qual a água passa antes

mento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; da diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena; do diretor de Sistemas Regionais da Companhia, Luiz Paulo de Almeida Neto; e do superintendente regional, Antero Moreira França Junior.

Nos próximos 30 anos, devem ser investidos outros R$ 7,2 mi-lhões, garantindo qualidade na prestação dos serviços. Entre as obras previstas, estão a perfuração de um poço profundo e melhorias na Estação Elevatória de Água Bruta da Captação. Gi Notícias

Lucélia exaltam e agradecem o apoio e o incentivo da Prefeitura de Lucélia, Diretoria de Esportes e do vereador Ney Roberto Da-damo (PV) tornando possível a presença da equipe em Panorama.

O próximo compromisso do Karatê de Lucélia será em Jales, no dia 25 de maio. Mais informa-ções sobre as aulas em Lucélia, entrar em contato com o Sensei Rafael Rossetto pelo telefone (18) 99722-5864.Assessoria de Imprensa

Assistência Social) ou Conselho Municipal de Assistência Social e Fundo Municipal de Assistencia Social.“Cada município adequou as exigências do programa com a sua realidade. Em Lucélia, o Conselho definiu que somente as entidades cadastradas e regularizadas pode-riam receber os alimentos”.

Após verificação em vários municípios, o gerente regional da Conab, Nivaldo Maia, constatou que praticamente nenhuma enti-dade assistencial do Estado estava legalizada no ano passado. “Assim, e com o objetivo de evitar a des-continuidade dos projetos do PAA,

bem como para efeito da doação direta, passamos a operar com as seguintes prioridades para recebi-mento de doações nos municípios: EPSs (Equipamentos de Proteção Social), que são restaurantes po-pulares, cozinhas comunitárias ou banco de alimentos, caso de Adamantina”.

Nos municípios onde não há EPSs, as doações são recebidas pelo Fundo Municipal de Assis-tência Social, a quem caberá a incumbência de receber, atestar a quantidade e qualidade, distribuir para entidades assistenciais nele cadastradas e prestar contas para a Conab, MDS (Ministério de De-senvolvimento Social) ou órgão de controle, que é o caso de Lucélia.

“As entidades que serão aten-didas precisam estar cadastradas e legalizadas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Peço especial cuidado com re-lação às associações de bairros, alvos preferenciais de políticos e pessoas inescrupulosas. Toda esta operação deverá ser atestada por um conselho fiscal“, ressaltou o gerente da Conab.

A secretária afirma ainda que os beneficiados são atendidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar dos Velhos, CCI (Centro de Convivência do Ido-so), Grill (Grupo Recreativo do Ido-so) e as Associações Antialcoolicas do município, além dos programas BPC Deficiente e BPC Idoso, fazem parte dos beneficiados pelo PAA, totalizando aproximadamente 800 pessoas.

Lucélia é contemplada com cursos profissionalizantes do Via Rápida

Após oito anos, Sabesp e prefeitura renovam contrato

Karatecas conquistam medalhas em torneio regional

Qualificação

Fim de impasse

Esporte

Escolas municipais comemoram o ‘Dia Mundial da Água’

Concurso

Prefeito Osvaldo Saldanha (PSDB) e secretária municipal Andréia Regina Ribeiro (Assistência Social), com agricultores durante entrega dos alimentos

do PAA

Karatecas de Lucélia durante competição em Panorama

Prefeito Osvaldo Saldanha com representantes da Sabesp durante formalização de contrato em São Paulo

Alunos da rede municipal participam de atividades referente ao Dia da Água

CPF. O nível de escolaridade exigido é variado.

A seleção é feita pela SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos ins-critos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os participantes serão informados por correspondência oficial.

“A conquista destes cursos mos-tra que os vereadores trabalham para melhorar a condição de vida dos lucelienses. Agora, a população tem que se inscrever e participar das qualificações, que são importantes para melhorar sua renda familiar”, afirma Miro.

J.V.

de chegar às casas. No dia da comemoração, as

escolas de educação infantil re-alizaram apresentações teatrais e musicais.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, passou a ser destina-do à discussão sobre os diversos temas relacionados a este impor-tante bem natural. Assessoria de Imprensa

35IMPACTO

Projeto que concede reajuste para professores deve ser votado nesta segunda na Câmara

sexta-feira, 4 de abril de 2014 lucélia

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O polêmico projeto do Executi-vo que concede aumento salarial para os profissionais do magisté-rio que recebem abaixo do piso nacional, de R$ 1.697 para jornada de 40h semanais, deve ser votado nesta segunda-feira (7), pela Câma-ra Municipal de Lucélia.

Nas últimas duas sessões, o pro-jeto de Lei foi retirado da pauta da sessão para análise das comissões do Legislativo e possível mudança pela administração municipal, o que não ocorreu.

Em tentativa de reverter à decisão do Executivo, todos os parlamentares assinaram indi-cação que solicita mudanças no projeto de Lei, mas sem resulta-do. “Ao invés de se conceder uma complementação, seja atualizada toda a tabela do plano de carreira do magistério, beneficiando assim, todos os profissionais do magisté-rio público da educação básica”, previa a indicação.

Pelo projeto de Lei, somente os professores das faixas 1 a 3 e dos níveis A e B terão o salário rea-justado, já que recebem abaixo do piso nacional. Para o docente que trabalha 40h semanais da faixa 3 e nível A, o aumento será de R$ 146,56, por exemplo.

Segundo a Câmara, a adequa-ção do vencimento do magisté-rio municipal ao piso nacional, através da concessão de “com-plementação”, com o decorrer do

O Circuito Cultural Paulista, com apoio da Diretoria de Cultura, traz para Lucélia neste domingo (6), o espetáculo teatral ‘Cais ou da Indiferença das Embarcações’ com o grupo Velha Companhia. A apresentação será no Ginásio de Esportes às 20h.

Segundo Dirceu Alves Júnior, “no fim de outubro de 2012, a mon-tagem da Velha Companhia estreou de mansinho no Instituto Cultural Capobianco. Fez-se, então, um boca a boca em torno do drama épico es-crito e dirigido por Kiko Marques. Algo compreensível não apenas por sua história arrebatadora, que enfoca três gerações de uma famí-lia, mas também pela forma como a encenação simples reproduz a trama ambientada na Ilha Grande, no litoral fluminense. No fim da

tempo, descaracterizará o Plano de Carreira do magistério, já que a concessão de sucessivas com-plementações deixará a tabela de progressão defasada, chegando a situação em que não haverá mais distinção entre os níveis e faixas. “Tal situação, além de gerar gran-de desconforto entre os profissio-nais do magistério municipal, desmotiva os mesmos, que se veem desvalorizados e insatisfeitos”.

O secretário da Educação Os-valdo José, afirmou ao IMPACTO que a prefeitura não possui condi-

década de 20, a garotinha Magnó-lia (Tatiana de Marca) conhece um rapaz crescido (o ator Marcelo Marothy), e os dois se apaixonam. A Revolução de 30 e o Estado Novo afastam a possibilidade de um re-encontro, e ela se casa com outro. Quem traz essa história à tona — e suas conseqüências trágicas — é o ator Walter Portella, na pele de um narrador que representa um barco. Efeitos especiais ou recursos sofis-ticados são dispensados. Em cena estão dois músicos e doze atores, entre eles Rose de Oliveira, Marco Aurélio Campos, Marcelo Laham, Patrícia Gordo e o autor. Estreou em 2012”.

O evento será gratuito com classificação etária para maiores de 14 anos.

Assessoria de Imprensa

Circuito Cultural apresenta ‘Cais ou da Indiferença das Embarcações’ neste domingo

Teatro

Câmara Municipal de Lucélia deve voltar projeto polêmico do Executivo nesta segunda-feira (7)

Espetáculo ‘Cais ou da Indiferença das Embarcações’ será apresentado no Ginásio de Esportes

Equipe de Handebol de Lucélia joga neste sábado (5), em Birigui

Agência Folha

ções financeiras de beneficiar todas as faixas da tabela do magistério. “Sabemos que todos os professores merecem reajustes, mas temos que levar em consideração a situação financeira do município, por isso o projeto é somente para adequação ao piso nacional, conforme exige a promotoria”, explica.

Caso o projeto não seja aprova-do pela maioria dos vereadores, o prefeito Osvaldo Alves Saldanha (PSDB) pode fazer decreto para aplicar a concessão aos professo-res.

Apae realiza campanha so-bre Autismo nesta sexta e sábado

Lucélia conquista caminhão caçamba e motoniveladora pelo PAC 2

Moto de luceliense é encon-trada queimada em Osvaldo Cruz

Handebol estreia com vitória em Pederneiras pela Liga Regional

No sábado (29), as equipes de base de Handebol da Diretoria de Esportes e Lazer de Lucélia - CHF / COCIPA / DELL foram até Peder-neiras e estrearam com vitórias na competição.Na categoria mirim masculino, a equipe luceliense CHF/COCIPA/DELL enfrentou a equipe de Lençóis Paulista e venceu pelo elástico placar de 33 a 18. Na categoria infantil masculino, CHF/COCIPA/DELL enfrentou a equipe da casa (Pederneiras) e venceu com o placar de 27 a 15.

O próximo compromisso das equipes é neste sábado(5), em Biri-

A Polícia Militar de Osval-do Cruz encontrou, na noite de quinta-feira (27), uma moto CG-150 queimada em uma vegetação em Osvaldo Cruz. Através de denúncia, a PM foi até o local, na rua Japão.

Policiais, então, comunicaram o fato para o dono da moto, um tapeceiro da cidade de Lucélia. À PM, ele contou que havia em-prestado a moto para um amigo, de nome Vinícius, que viria até Osvaldo Cruz para buscar uma garota. A moto estava totalmente destruída. Ocnet

Lucélia recebeu um caminhão caçamba e uma motoniveladora pelo PAC-2 (Programa de Acelera-ção do Crescimento) do Governo Federal. A entrega dos equipa-mentos foi realizada em Araça-tuba, na semana passada. Para o prefeito Osvaldo Saldanha, a mo-toniveladora e o caminhão, além de auxiliar nos serviços urbanos, serão importantes na conservação e recuperação de estradas rurais, proporcionando melhores condi-ções de trafegabilidade e escoa-mento da produção, fortalecendo a agricultura familiar.

A Apae (Associação Pais e Ami-gos dos Excepcionais) de Lucélia, por meio de sua equipe multipro-fissional, em comemoração ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ - 2 de abril, realizará cam-panha de conscientização.

Nesta sexta-feira (4), a equipe visitará instituições públicas e privadas dando orientações sobre o autismo e seu tratamento. No sábado (5), na avenida Internacio-nal, próximo ao Banco Santander, haverá distribuição de panfletos orientando sobre o tratamento do autismo.

gui, pela Liga Regional de Hande-bol de Dracena, onde na ocasião a equipe infantil masculino enfrenta Penápolis. O sub-21 enfrenta Birigui e o adulto também enfrenta Birigui.

IMPACTOsexta-feira, 4 de abril de 2014

Mariana Audi, da Clínica Saúde Integrada, em apresentação de dança do ventre com a professora Gigi Nayma, em Lucélia

Claudia comemora mais um ano de vida ao lado do esposo Binho. Parabéns!

João Crepaldi comemora aniversário ao lado da esposa Cristiane

Primeira-dama Fernanda, prefeito Ivo e a filha Luisa, durante show de Bruna Caram

Adilson, Wesley, Cristiane, Glaucia e Geisa - equipe da Flor de Lotus durante atendimento em Flórida Paulista

Alexandre, Micheli, Valdir e Neusa Arribamar, em evento do Lions Clube de Lucélia